BR112021019124B1 - Artigo absorvente, e, painel lateral para unir a região frontal da cintura e a região posterior da cintura de um chassi de artigo absorvente - Google Patents

Artigo absorvente, e, painel lateral para unir a região frontal da cintura e a região posterior da cintura de um chassi de artigo absorvente Download PDF

Info

Publication number
BR112021019124B1
BR112021019124B1 BR112021019124-0A BR112021019124A BR112021019124B1 BR 112021019124 B1 BR112021019124 B1 BR 112021019124B1 BR 112021019124 A BR112021019124 A BR 112021019124A BR 112021019124 B1 BR112021019124 B1 BR 112021019124B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
absorbent article
edge
side panels
length
slits
Prior art date
Application number
BR112021019124-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112021019124A2 (pt
Inventor
Seungkeun Park
EoYeon Hwang
Original Assignee
Kimberly-Clark Worldwide, Inc
Filing date
Publication date
Application filed by Kimberly-Clark Worldwide, Inc filed Critical Kimberly-Clark Worldwide, Inc
Priority claimed from PCT/US2019/025068 external-priority patent/WO2020204900A1/en
Publication of BR112021019124A2 publication Critical patent/BR112021019124A2/pt
Publication of BR112021019124B1 publication Critical patent/BR112021019124B1/pt

Links

Abstract

ARTIGO ABSORVENTE. Foi descoberto um novo artigo absorvente descartável tendo uma pluralidade de fendas posicionadas em uma região do meio abaixo do topo e acima das bordas inferiores dos painéis laterais do artigo absorvente. Ao colocar a pluralidade de fendas abaixo da parte superior e acima das bordas inferiores dos painéis laterais, melhora a respirabilidade do artigo absorvente e diminui a quantidade de força que o artigo absorvente aplica na perna do usuário quando vestido.

Description

FUNDAMENTOS DA DIVULGAÇÃO
[001] Bebês e outros indivíduos incontinentes usam artigos absorventes descartáveis, como fraldas, para receber e conter urina e outros exsudados corporais. A fim de conter exsudatos corporais, bem como para caber em uma ampla variedade de formas e tamanhos corporais, essas calças devem caber confortavelmente na cintura e nas pernas do usuário, sem cair, flacidez ou deslizar para baixo de sua posição no torso, bem como caber usuários maiores sem causar irritação na pele devido ao produto ser muito apertado. Assim, a calça deve ter extensibilidade elástica na cintura e nas pernas com as características elásticas proporcionando um alto grau de alongamento.
[002] Muitos artigos absorventes como fraldas, fraldas de treinamento, produtos para incontinência, outras peças de higiene pessoal ou de cuidados de saúde ou semelhantes usam elementos elásticos convencionais fixados numa condição elasticamente contraível nas aberturas da cintura e das pernas. Normalmente, a fim de assegurar um ajuste elástico total sobre a perna e a cintura, tal como é fornecido com roupas íntimas duráveis, as aberturas das pernas e da cintura são circundadas com faixas elásticas de borracha ou outros materiais posicionados ao longo da curva da abertura. Essas calças são tipicamente caracterizadas como calças "estilo balão" devido à contração causada pelas faixas elásticas em zonas específicas do produto enquanto o material restante tende a ser largo. Exemplos de tais fraldas de treinamento são divulgados na Pat. dos EUA No 5.171.239, para Igaue, et al. em 15 de dezembro de 1992 e Pat. dos EUA No 4.610.681, para Strohbeen, et al. em 9 de setembro de 1986. Embora essas calças permitam o ajuste de vários tamanhos de cintura e perna devido ao fato de que as aberturas elásticas de contração se expandirão para acomodar usuários de vários tamanhos, esses produtos ainda se encaixam em uma gama limitada de tamanhos de ajuste, porque os elementos elásticos estão em contração e não têm um alto grau de alongamento. As faixas elásticas estreitas usadas na abertura da cintura e nas aberturas das pernas também tendem a concentrar as forças de "encaixe" em uma zona estreita do corpo do usuário, levando ao aumento da incidência de marcas na pele do usuário. Além disso, os lados e o restante dos produtos normalmente não são elasticamente extensíveis, reduzindo assim o ajuste.
[003] Para resolver essa deficiência nas calças estilo balão, alguns fabricantes posicionaram fios elásticos em toda a parte frontal e traseiro do produto. Por exemplo, o documento WO 93/17648 publicado em 16 de setembro de 1993, divulga uma fralda tipo cuecas em que os painéis frontal e/ou traseiro são elasticamente contraíveis e as extremidades do núcleo absorvente estão dispostas nessas regiões. Esses fios elásticos adicionais atuam para contrair toda a parte da frente e de trás da cintura da calça, incluindo as áreas das extremidades do núcleo absorvente. Isso permite uma maior expansão do produto na região da cintura, mas faz com que o núcleo absorvente seja franzido e amontoado na abertura da cintura. Esta junção e aglomeração resultam em um risco maior de vazamento na cintura, uma vez que canais são criados ao longo do núcleo absorvente que permite que os exsudados corporais se espalhem ou fluam para fora da cintura. Este agrupamento do núcleo absorvente também afeta a aparência do produto, pois o produto não parece tão esteticamente agradável quanto as calças em forma de balão.
[004] Outro tipo de fralda de treinamento é mostrado na Pat. dos EUA 4.940.464, concedida a Van Gompel, et al. em 10 de julho de 1990, em que uma vestimenta semelhante a uma calça é formada pela fixação de elementos extensíveis discretos às bordas laterais do corpo principal da vestimenta. Este elemento extensível permite que o artigo se ajuste às variações de tamanho à medida que o membro extensível se expande para atender ao tamanho do usuário. No entanto, a costura do corpo principal com os elementos extensíveis é um grande problema no produto e no processo de fabricação. As costuras devem ser extremamente resistentes e capazes de suportar grandes forças durante a aplicação e uso. Uma calça sofre forças e tensões severas durante o uso que podem fazer com que os painéis laterais se rompam ou se rasguem da parte do corpo principal. Além disso, o controle desses elementos extensíveis separados complica gravemente o processo de fabricação e faz com que essas calças sejam mais caras para o consumidor. As costuras na parte do corpo principal também tendem a concentrar as forças de ajuste na parte superior e inferior do produto, resultando em aumento do rasgo da costura e menor ajuste da vestimenta.
[005] A Patente dos EUA No 5.246.433, concedida a Hasse, Bridges e Miller em 21 de setembro de 1993, divulga uma calça tendo painéis laterais laminados elásticos, bem como cós elásticos e faixas para as pernas. Os laminados extensíveis nos painéis laterais fornecem elasticidade nas laterais do produto para melhor ajustar a calça ao usuário. Os laminados extensíveis são unitários com o resto da calça para superar as desvantagens associadas às calças tendo elementos de painel elástico separados e distintos a ela fixados enquanto melhora o ajuste sobre as calças convencionais do tipo balão. No entanto, estas calças sofrem do inconveniente de os painéis laterais não serem suficientemente extensíveis para permitir ao utilizador puxar facilmente as calças por si próprios. Os laminados extensíveis aí divulgados fornecem uma quantidade limitada de elasticidade. Além disso, os materiais usados para formar os laminados extensíveis podem ter problemas de rasgo ou trituração durante o uso, resultando na sucata dos produtos pelo fabricante.
[006] Outra desvantagem de todos esses produtos é a respirabilidade do produto. Os painéis da calça são tipicamente formados por filmes ou formas que podem impedir a respirabilidade de tais produtos. Esta falta de respirabilidade pode resultar em um produto quente e abafado para o usuário.
[007] É, portanto, desejável fornecer um artigo absorvente descartável com um alto grau de respirabilidade nos painéis laterais para permitir a transmissão de vapor de modo que o artigo absorvente não fique quente e abafado. Além disso, é desejável fornecer um artigo absorvente descartável de modo que tenha melhor elasticidade e ajuste nos painéis laterais de modo a reduzir as tensões de carga na cintura e nas pernas para o usuário.
SUMÁRIO DA DIVULGAÇÃO
[008] Em resposta à necessidade não satisfeita acima referida na técnica, um novo artigo absorvente descartável tendo uma pluralidade de fendas posicionadas em uma região média abaixo das bordas superior e inferior dos painéis laterais do artigo absorvente foi descoberto. Colocar uma pluralidade de fendas abaixo do topo e acima das bordas inferiores dos painéis laterais melhora a respirabilidade do artigo absorvente e diminui a quantidade de força que o artigo absorvente aplica na perna do usuário quando vestido.
[009] Em uma modalidade, a presente invenção refere-se a um artigo absorvente incluindo um chassi absorvente que define: um eixo longitudinal, um eixo transversal, bordas frontal e traseiro da cintura paralelas ao eixo transversal, bordas laterais opostas se estendendo entre as bordas frontal e traseira da cintura, uma região frontal da cintura contígua à borda frontal da cintura, uma região de cintura posterior contígua com a borda posterior da cintura e uma região entrepernas que se estende entre e interconecta as regiões frontal e traseiro da cintura, a região frontal da cintura definindo um par de painéis laterais frontalmente opostos transversalmente tendo uma borda superior contígua com a borda frontal da cintura e uma borda inferior e um painel frontal central posicionado entre e interconectando os painéis laterais frontais, a região posterior da cintura definindo um par de painéis laterais opostos transversalmente tendo uma borda superior contígua com a borda posterior da cintura e uma borda inferior e um painel central posterior posicionado entre e interligando os painéis laterais traseiros, em que os painéis laterais frontal e traseiro têm um comprimento estendendo-se da borda superior para a borda inferior, uma porção superior adjacente à borda superior e tendo um comprimento da porção superior, uma parte inferior adjacente à borda inferior e tendo um comprimento de porção inferior, e uma porção intermediária disposta entre as porções superior e inferior e tendo um comprimento de porção intermediária uma pluralidade de fendas dispostas dentro da porção intermediária e em que as porções superior e inferior estão substancialmente livres de fendas.
[0010] Em outra modalidade da presente invenção, um artigo absorvente compreende:
[0011] um chassi tendo um eixo longitudinal, um eixo transversal, uma porção frontal da cintura tendo uma borda frontal da cintura e uma porção posterior da cintura tendo uma borda posterior da cintura; um par de painéis laterais frontais elastoméricos que são extensíveis na direção transversal, os painéis laterais frontais se estendendo da porção frontal da cintura e tendo uma porção da borda superior que é contígua à borda frontal da cintura e uma porção da borda inferior, uma superfície mais externa e a superfície mais interna oposta, cada painel lateral frontal tendo um comprimento que se estende da borda superior até a borda inferior, uma porção superior adjacente à borda superior e tendo um comprimento da porção superior, uma porção inferior adjacente à borda inferior e tendo uma parte inferior comprimento de porção e uma porção intermediária disposta entre as porções superior e inferior e tendo um comprimento de porção intermediária, em que a porção intermediária compreende uma pluralidade de fendas orientadas longitudinalmente que se estendem da superfície mais externa para a superfície mais interna e tendo uma primeira razão de aspecto e as porções superior e inferior são substancialmente isentas de fendas; e um par de painéis laterais traseiros elastoméricos que são extensíveis na direção transversal, os painéis laterais frontais se estendendo da parte posterior da cintura e tendo uma parte da borda superior que é contígua à borda posterior da cintura e uma parte da borda inferior, uma parte mais externa superfície e superfície mais interna oposta, cada painel lateral traseiro tendo um comprimento que se estende da borda superior à borda inferior, uma porção superior adjacente à borda superior e tendo um comprimento da porção superior, uma porção inferior adjacente à borda inferior e tendo um comprimento da porção inferior e uma porção intermediária disposta entre as porções superior e inferior e tendo um comprimento da porção intermediária, em que a porção intermediária compreende uma pluralidade de fendas orientadas longitudinalmente que se estendem da superfície mais externa para a superfície mais interna e tendo uma primeira razão de aspecto e as porções superior e inferior são substancialmente isentas de fendas, em que, ao usuário vestir o artigo, a primeira razão de aspecto diminui.
[0012] Em ainda outra modalidade, a presente invenção divulga um painel lateral para unir a região frontal da cintura e região posterior da cintura de um chassi de artigo absorvente tendo um eixo longitudinal e um eixo transversal, o painel lateral compreendendo: um laminado elástico extensível na direção transversal e compreendendo duas camadas de não tecido em cada lado de um filme elástico, o laminado tendo primeira e segunda superfícies externas opostas; uma borda superior; uma borda inferior; um comprimento que se estende da borda superior à borda inferior; uma porção superior adjacente à borda superior e tendo um comprimento da porção superior e sendo substancialmente livre de aberturas, uma porção inferior adjacente à borda inferior e tendo um comprimento da porção inferior e sendo substancialmente livre de aberturas, e uma porção intermediária disposta entre a parte superior e porções inferiores e tendo um comprimento de porção intermediária e tendo uma pluralidade de fendas orientadas longitudinalmente que se estendem da primeira para a segunda superfícies externas e tendo uma primeira razão de aspecto.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0013] A divulgação pode ser mais completamente compreendida em consideração à seguinte descrição detalhada de várias modalidades em conexão com os desenhos anexos, em que:
[0014] A Fig. 1 ilustra uma vista lateral de um tipo de artigo absorvente descartável que incorpora os princípios da presente divulgação, onde os painéis frontal e traseiro têm fendas.
[0015] A Fig. 2 ilustra uma vista plana do artigo absorvente descartável mostrado na Fig. 1 em uma condição aberta, esticada e deitada, e mostrando a superfície do artigo que está voltada para longe do usuário.
[0016] A Fig. 3 ilustra uma vista lateral semelhante à da Fig. 1, mas ilustrando os painéis laterais frontal e traseiro em um estado estendido quando colocados pelo usuário.
[0017] A Fig. 4A ilustra uma fenda linear em um estado não estendido.
[0018] A Fig. 4B ilustra um orifício em um estado estendido.
[0019] A Fig. 5A ilustra uma fenda curvilínea em um estado não estendido.
[0020] A Fig. 5B ilustra um tipo alternativo de orifício em um estado estendido.
[0021] A Fig. 6A ilustra um tipo alternativo de fenda em um estado não estendido.
[0022] A Fig. 6B ilustra um tipo alternativo de orifício em um estado estendido.
[0023] A Fig. 7A ilustra um tipo alternativo de fenda em um estado não estendido.
[0024] A Fig. 7B ilustra um tipo alternativo de orifício em um estado estendido.
[0025] As Figs. 8A-8D ilustram diferentes padrões e orifícios em um estado estendido em um painel lateral.
[0026] A Fig. 9 ilustra um padrão de orifícios em um estado estendido em um painel lateral.
[0027] A Fig. 10 ilustra um padrão de orifícios em um estado estendido em um painel lateral.
[0028] A FIG. 11 ilustra curvas de força de extensão e recuperação para histerese de dois ciclos de painéis laterais.
[0029] Embora a divulgação seja passível de várias modificações e formas alternativas, especificidades das mesmas foram mostradas a título de exemplo na figura e serão descritas em detalhe. Deve ser entendido, entretanto, que a intenção não é limitar os aspectos da divulgação às modalidades particulares descritas. Pelo contrário, a intenção é abranger todas as modificações, equivalentes e alternativas que estejam dentro do escopo da divulgação.
DEFINIÇÕES
[0030] Ao introduzir os elementos da presente divulgação ou a(s) modalidade(s) preferencial(is) desta, os artigos “um/uma”, “o/a” e “os/as” têm a intenção de indicar que há um ou mais dos elementos.
[0031] Os termos “compreendendo”, “incluindo” e “tendo” estão destinados a ser inclusivos e significam que pode haver elementos adicionais que não sejam os elementos listados.
[0032] O termo “artigo absorvente" refere-se a dispositivos que absorvem e contêm exsudatos corporais e, mais especificamente, refere-se a dispositivos que são colocados contra ou nas proximidades do corpo do usuário para absorver e conter os vários exsudatos descarregados do corpo. Os artigos absorventes podem incluir fraldas, fraldas em forma de calça, fraldas abertas, capas de fraldas com meios de fixação para prender a fralda, fraldas de treinamento, roupas íntimas para incontinência adulta, produtos de higiene feminina, protetores de seios, tapetes médicos, babadores, produtos para curativos e semelhantes. Como aqui utilizado, o termo "exsudato corporal" inclui, mas não está limitado a, urina, sangue, descargas vaginais, leite materno, suor e matéria fecal.
[0033] Os termos "longitudinal" e "transversal" têm o seu significado habitual, conforme indicado pelos eixos longitudinal e transversal representados nas FIGS. 1 e 3. O eixo longitudinal encontra-se na parte plana do artigo e fica normalmente paralelo a um plano vertical, que se bifurca, quando vestido em um usuário em pé, em metades direita e esquerda do corpo. O eixo transversal encontra-se na parte plana do artigo, geralmente perpendicular ao eixo longitudinal. O artigo ilustrado é mais longo na direção longitudinal do que na direção transversal.
[0034] O termo "tensão" inclui uma força uniaxial que tende a causar a extensão de um corpo ou a força de equilíbrio dentro desse corpo que resiste à extensão.
[0035] O termo uma "camada" ou "manta", conforme usado neste documento, é uma estrutura geralmente bidimensional que pode compreender uma ou mais camadas e pode estar na forma de um laminado feito de camadas do mesmo ou de materiais diferentes.
[0036] O termo "razão de aspecto" quando se refere às dimensões de uma abertura, como uma fenda ou orifício, é a proporção dos comprimentos dos eixos maior e menor. Por exemplo, com referência à FIG. 1, o orifício (120a) tem um eixo principal (48) tendo um primeiro comprimento e um eixo secundário (49) tendo um segundo comprimento onde a razão do primeiro comprimento para o segundo comprimento é a razão de aspecto do orifício (120a).
[0037] O termo "abertura" refere-se a lacuna, orifício, orifício ou outra abertura que se estende de uma primeira superfície a uma segunda superfície.
[0038] O termo "fenda" se refere a uma abertura com uma razão de aspecto maior que cerca de 3, tal como maior que 5, tal como maior que 10. Em certas modalidades, as fendas podem ser dispostas seletivamente na porção intermediária de um painel lateral e formar uma passagem contínua de uma primeira superfície externa do painel para uma segunda superfície externa e podem ter uma razão de aspecto relativamente alta, tal como maior do que cerca de 3, tal como maior que 5, tal como maior que 10 e uma pequena área aberta quando o painel lateral está em um estado sem tensão.
[0039] O termo "orifício" se refere a uma abertura com uma razão de aspecto menor que 3, tal como menor que 2. Em certas modalidades, os orifícios podem ser dispostos seletivamente na porção intermediária de um painel lateral e formar uma passagem contínua de uma primeira superfície externa do painel para uma segunda superfície externa e podem ter uma razão de aspecto inferior a 3, tal como inferior a 2, como de cerca de 0,5 a cerca de 1,5 e tem uma área aberta de cerca de 2 mm a cerca de 5 mm e de cerca de 3 mm a cerca de 5 mm quando em estado de tensão. As dimensões ou um orifício são geralmente medidos quando o artigo ou painel lateral é tensionado, como uma força de extensão de cerca de 700 gf.
[0040] Tal como aqui utilizado, o termo "extensível" refere-se a qualquer material que, após a aplicação de uma força de polarização, é alongável em pelo menos cerca de 10 por cento, pelo menos cerca de 20 ou pelo menos cerca de 50 por cento, sem experimentar falha catastrófica. A recuperação da deformação não é necessária para que um material seja considerado extensível.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0041] Com referência à Fig. 1, um artigo absorvente descartável, como uma fralda tipo calça 20, é ilustrado em um estado não estendido, em que os painéis laterais frontal e traseiro 34, 134 têm fendas 120. A fralda do tipo calça 20 compreende um chassi absorvente 32. O chassi absorvente 32 define uma região frontal da cintura 22, uma região posterior da cintura 24, uma região entrepernas 26 interconectando as regiões frontal e traseiro da cintura, uma superfície interna 28 que é configurada para entrar em contato com o usuário e uma superfície externa 30 oposta à superfície interna que é configurado para entrar em contato com a roupa do usuário. Com referência adicional à FIG. 2, o chassi absorvente 32 também define um par de bordas laterais opostas transversalmente 36 e um par de bordas da cintura opostas longitudinalmente, que são designadas borda frontal da cintura 38 e borda posterior da cintura 39. A região frontal de cintura 22 é contígua à borda frontal de cintura 38 e a região posterior de cintura 24 é contígua à borda posterior de cintura 39.
[0042] O chassi absorvente ilustrado 32 compreende uma estrutura composta retangular 33, um par de painéis laterais dianteiros 34 transversalmente opostos e um par de painéis laterais traseiros opostos transversalmente 134. A estrutura composta 33 e os painéis laterais 34 e 134 podem ser formados integralmente ou compreender dois ou mais elementos separados, como mostrado nas Figs. 1 e 3. A estrutura composta 33 ilustrada compreende uma cobertura externa 40, um forro do lado do corpo 42 (FIGS. 1-3) que está conectado à cobertura externa em uma relação sobreposta, um conjunto absorvente 44 (Fig. 3) que está localizado entre a cobertura externa e o forro do lado do corpo e um par de abas de contenção 46 (Fig. 2). A estrutura composta retangular 33 tem bordas de extremidade linear opostas 45 que formam porções das bordas frontal e traseira da cintura 38 e 39, e bordas laterais lineares opostas 47 que formam porções das bordas laterais 36 do chassi absorvente 32 (FIG. 2). Para referência, as setas 48 e 49 que representam a orientação do eixo longitudinal e do eixo transversal, respectivamente, da cueca de fralda 20 são ilustradas na FIG. 1.
[0043] As regiões frontal e traseiro da cintura 22 e 24 da fralda tipo calça 20 são unidas para definir uma configuração tridimensional da calça tendo uma abertura na cintura 50 e um par de aberturas para as pernas 52 (Fig. 1). A região frontal da cintura 22 compreende a porção da fralda tipo calça 20 que, quando usada, é posicionada na frente do usuário, enquanto a região posterior da cintura 24 compreende a porção da fralda tipo calça que, quando usada, é posicionada nas costas do usuário. A região entrepernas 26 da fralda tipo calça 20 compreende a parte da fralda tipo calça 20 que, quando usada, é posicionada entre as pernas do usuário e cobre a parte inferior do tronco do usuário. Os painéis laterais dianteiro e traseiro 34 e 134 compreendem as partes da fralda tipo calça 20 que, quando usadas, são posicionadas nos quadris do usuário.
[0044] A região frontal da cintura 22 do chassi absorvente 32 inclui os painéis laterais frontais opostos transversalmente 34 e um painel central frontal 35 (FIGS. 2 e 3) posicionado entre e interligando os painéis laterais. A região posterior da cintura 24 da estrutura absorvente 32 inclui os painéis laterais traseiros opostos transversalmente 134 (FIGS. 1 e 3) posicionados entre e interligando os painéis laterais.
[0045] O chassi absorvente 32 é configurado para conter e/ou absorver quaisquer exsudados corporais descarregados do usuário. Por exemplo, a estrutura absorvente 32 pode, embora não necessariamente, compreender o par de abas de contenção 46 que são configuradas para fornecer uma barreira ao fluxo transversal de exsudados corporais. Um elemento elástico de aba 53 (Fig. 2) é operativamente unido a cada aba de contenção 46 de qualquer maneira adequada como é bem conhecido na técnica. As abas de contenção elastificadas 46 definem uma borda solta que assume uma configuração vertical geralmente perpendicular pelo menos na região entrepernas 26 da fralda tipo calça 20 para formar uma vedação contra o corpo do usuário. As abas de contenção 46 podem estar localizadas ao longo das bordas laterais opostas transversalmente do chassi absorvente 32 e podem se estender longitudinalmente ao longo de todo o comprimento do chassi absorvente ou podem se estender apenas parcialmente ao longo do comprimento do chassi absorvente. Construções e arranjos adequados para as abas de contenção 46 são geralmente bem conhecidos daqueles versados na técnica e são descritos na Patente dos EUA No 4.704.116, emitida em 3 de novembro de 1987 para Enloe, que é aqui incorporada por referência.
[0046] Para aumentar ainda mais a contenção e/ou absorção de exsudados corporais, a fralda de treinamento 20 desejavelmente inclui um elemento elástico frontal da cintura 54, um elemento elástico traseiro da cintura 56 e elementos elásticos da perna 58, como são conhecidos pelos versados na técnica (Fig. 3). Os elementos elásticos da cintura 54 e 56 podem ser operativamente unidos à cobertura externa 40 e/ou forro do lado do corpo 42 ao longo das bordas opostas da cintura 38 e 39 e podem se estender sobre parte ou todas as bordas da cintura. Os elementos elásticos da perna 58 são desejavelmente unidos operativamente à cobertura externa 40 e/ou forro do lado do corpo 42 ao longo das bordas laterais opostas 36 e posicionados na região entrepernas 26 da fralda de treinamento 20. Os elementos elásticos de perna 58 são desejavelmente alinhados longitudinalmente ao longo de cada borda lateral 47 da estrutura composta 33. Cada elemento elástico da perna 58 tem um ponto terminal frontal 63 e um ponto terminal traseiro 65, cujos pontos representam as extremidades longitudinais do franzido elástico causado pelos elementos elásticos da perna. Os pontos terminais frontais 63 estão desejavelmente localizados adjacentes às partes mais internas longitudinalmente dos painéis laterais frontais 34 e os pontos terminais traseiros 65 estão desejavelmente localizados adjacentes às partes mais internas longitudinalmente dos painéis laterais traseiros 134.
[0047] Os elementos elásticos de aba 53, os elementos elásticos de cintura 54 e 56 e os elementos elásticos de perna 58 (Fig. 2) podem ser formados de qualquer material elástico adequado. Como é bem conhecido pelos especialistas na área, materiais elásticos adequados incluem lâminas, filamentos ou fitas de borracha natural, borracha sintética ou polímeros elastoméricos termoplásticos. Os materiais elásticos podem ser esticados e aderidos a um substrato, aderidos a um substrato reunido ou aderidos a um substrato e, em seguida, elasticizados ou encolhidos, por exemplo, com a aplicação de calor; de modo que forças constritivas elásticas são transmitidas ao substrato. Em uma modalidade particular, por exemplo, os elementos elásticos da perna 58 compreendem uma pluralidade de fios elastoméricos de spandex multifilamento unidos por fiação a seco vendidos sob o nome comercial LYCRA(R) e disponíveis na E.I. Du Pont de Nemours and Company, Wilmington, Del., EUA.
[0048] A cobertura externa 40 desejavelmente compreende um material que é substancialmente impermeável a líquidos e pode ser elástico, esticável ou não. A cobertura externa 40 pode ser uma única camada de material impermeável a líquidos, mas desejavelmente compreende uma estrutura laminada de múltiplas camadas na qual pelo menos uma das camadas é impermeável a líquidos. Por exemplo, a cobertura externa 40 pode incluir uma camada externa permeável a líquidos e uma camada interna impermeável a líquidos que são adequadamente unidas por um adesivo laminado (não mostrado). Adesivos laminados adequados, que podem ser aplicados de forma contínua ou intermitente como contas, um spray, redemoinhos paralelos ou similares, podem ser obtidos na Findley Adhesives, Inc., de Wauwatosa, Wis., EUA, ou na National Starch and Chemical Company, Bridgewater, NJ, EUA. A camada externa permeável a líquidos pode ser qualquer material adequado e desejavelmente um que forneça uma textura geralmente semelhante a um pano. Um exemplo de tal material é uma manta não tecida de polipropileno spunbond de 20 g/m2 (gramas por metro quadrado). A camada externa também pode ser feita daqueles materiais dos quais o forro 42 da parte externa permeável a líquidos é feito. Embora não seja necessário que a camada externa seja permeável aos líquidos, é desejável que forneça ao usuário uma textura semelhante a um pano.
[0049] A camada interna da cobertura externa 40 pode ser impermeável a líquidos e a vapor, ou pode ser impermeável a líquidos e permeável a vapor. A camada interna é desejavelmente fabricada a partir de uma película plástica fina, embora outros materiais impermeáveis a líquidos flexíveis também possam ser usados. A camada interna, ou a cobertura externa impermeável a líquidos 40 quando uma única camada, evita que os resíduos molhem os artigos, como lençóis e roupas, bem como o usuário e o cuidador. Um filme impermeável a líquidos adequado para uso como uma camada interna impermeável a líquidos, ou uma cobertura externa impermeável a líquidos de camada única 40, é um filme de polietileno de 1,0 mil comercialmente disponível na Edison Plastics Company de South Plainfield, NJ, EUA. Se a cobertura externa 40 for um camada única de material, pode ser estampada e/ou com acabamento fosco para fornecer uma aparência mais semelhante a tecido. Como mencionado anteriormente, o material impermeável a líquido pode permitir que vapores escapem do interior do artigo absorvente descartável, enquanto ainda evita que líquidos passem através da cobertura externa 40. Um material "respirável" adequado é composto por uma película de polímero microporoso ou um tecido não tecido que foi revestido ou de outro modo tratado para conferir um nível desejado de impermeabilidade a líquidos. Uma película microporosa adequada é um material de película PMP-1 disponível comercialmente por Mitsui Toatsu Chemicals, Inc., Tóquio, Japão, ou uma película de poliolefina XKO-8044 comercialmente disponível por 3M Company, Minneapolis, Minn., EUA.
[0050] Como mostrado nas FIGS. 1-3, a fralda tipo calça 20 e, em particular, a cobertura externa 40 compreende desejavelmente um ou mais componentes relacionados à aparência. Exemplos de componentes relacionados à aparência incluem, mas não estão limitados a, gráficos; destacar ou enfatizar aberturas nas pernas e na cintura para tornar a modelagem do produto mais evidente ou visível para o usuário; destacar ou enfatizar áreas do produto para simular componentes funcionais, como faixas elásticas para as pernas, faixas elásticas da cintura, "braguilhas" simuladas para meninos, babados para meninas; destacando áreas do produto para alterar a aparência do tamanho do produto; registrar indicadores de umidade, indicadores de temperatura e semelhantes no produto; registrar uma etiqueta traseira ou frontal no produto; e registrar instruções escritas em um local desejado no produto.
[0051] O forro permeável ao líquido 42 é ilustrado como se sobrepondo à tampa externa 40 e pode, mas não necessariamente, ter as mesmas dimensões que a cobertura externa 40. O forro do lado do corpo 42 é desejavelmente flexível, ao toque macio e não irritante para a pele da criança.
[0052] O forro do lado do corpo 42 pode ser fabricado a partir de uma ampla seleção de materiais de manta, como fibras sintéticas (por exemplo, fibras de poliéster ou polipropileno), fibras naturais (por exemplo, fibras de madeira ou algodão), uma combinação de fibras naturais e sintéticas, porosas espumas, espumas reticuladas, películas de plástico perfuradas ou semelhantes. Vários tecidos e não tecidos podem ser usados para o forro do lado do corpo 42. Por exemplo, o forro do lado do corpo pode ser composto de uma manta meltblown ou spunbonded de fibras de poliolefina. O forro do lado do corpo também pode ser uma manta cardada ligada composta por fibras naturais e/ou sintéticas. O forro do lado do corpo pode ser composto de um material substancialmente hidrofóbico e o material hidrofóbico pode, opcionalmente, ser tratado com um surfactante ou de outra forma processado para conferir um nível desejado de molhabilidade e hidrofilicidade. Por exemplo, o material pode ser tratado na superfície com cerca de 0,28 por cento em peso de um surfactante comercialmente disponível em Rohm and Haas Co. sob a designação comercial Triton X-102. O surfactante pode ser aplicado por quaisquer meios convencionais, tais como pulverização, impressão, forro com pincel ou semelhantes. O surfactante pode ser aplicado a todo o forro do lado do corpo 42 ou pode ser aplicado seletivamente a seções particulares do forro do lado do corpo, como a seção medial ao longo da linha central longitudinal.
[0053] Um forro do lado do corpo adequado permeável a líquido 42 é uma manta bicomponente não tecida com uma gramatura de cerca de 27 g/m2. O bicomponente não tecido pode ser uma manta bicomponente spunbond, ou uma manta bicomponente cardada ligada. As fibras descontínuas de dois componentes adequados incluem uma fibra de dois componentes de polietileno/polipropileno disponível na CHISSO Corporation, Osaka, Japão. Nesta fibra bicomponente particular, o polipropileno forma o núcleo e o polietileno forma o forro da fibra. Outras orientações de fibra são possíveis, tais como multi-lóbulos, lado-a-lado, ponta-a-ponta ou semelhantes. Embora a cobertura externa 40 e o forro do lado do corpo 42 possam compreender materiais elastoméricos, pode ser desejável em algumas modalidades que a estrutura composta seja geralmente inelástica, onde a cobertura externa, o forro do lado do corpo e o conjunto absorvente compreendem materiais que geralmente não são elastoméricos.
[0054] O conjunto absorvente 44 (Fig. 2) está posicionado entre a cobertura externa 40 e o forro do lado do corpo 42, cujos componentes podem ser unidos por qualquer meio adequado, tal como adesivos, como é bem conhecido na técnica. O conjunto absorvente 44 pode ser qualquer estrutura que seja geralmente compressível, adaptável, não irritante para a pele do bebê ou da criança e capaz de absorver e reter líquidos e certos resíduos do corpo. O conjunto absorvente 44 pode ser fabricado em uma ampla variedade de tamanhos e formas, e a partir de uma ampla variedade de materiais absorventes de líquidos comumente usados na técnica. Por exemplo, o conjunto absorvente 44 pode compreender adequadamente uma matriz de fibras hidrofílicas, como uma manta de felpa celulósica, misturada com partículas de um material de alta absorção comumente conhecido como material superabsorvente. Em uma modalidade particular, o conjunto absorvente 44 compreende uma matriz de felpa celulósica, tal como felpa de polpa de madeira e partículas formadoras de hidrogel superabsorvente. No entanto, a felpa celulósica pode ser trocada por fibras sintéticas, poliméricas ou meltblown ou uma combinação de fibras naturais e meltblown. As partículas superabsorventes podem ser misturadas de forma substancialmente homogênea com fibras hidrofílicas ou podem ser misturas de maneira não uniforme. As partículas de felpa e superabsorventes também podem ser colocadas seletivamente nas zonas desejadas do conjunto absorvente 44 para melhor conter e absorver os exsudados corporais. A concentração das partículas superabsorventes também pode variar através da espessura do conjunto absorvente 44. Alternativamente, o conjunto absorvente 44 pode compreender um laminado de mantas fibrosas e material superabsorvente ou outro meio adequado de manter um material superabsorvente em uma área localizada.
[0055] Os materiais superabsorventes adequados podem ser selecionados a partir de polímeros e materiais naturais, sintéticos e naturais modificados. Os materiais superabsorventes podem ser materiais inorgânicos, tais como géis de sílica, ou compostos orgânicos, tais como polímeros reticulados. Materiais superabsorventes adequados estão disponíveis em vários fornecedores comerciais, tais como Dow Chemical Company localizada em Midland, Michigan, EUA, e Stockhausen GmbH e Co. KG, D47805 Krefeld, República Federal da Alemanha. Normalmente, um material superabsorvente é capaz de absorver pelo menos cerca de 15 vezes o seu peso em água e, desejavelmente, é capaz de absorver mais do que cerca de 25 vezes o seu peso em água.
[0056] Em uma modalidade, o conjunto absorvente 44 é geralmente de forma retangular e compreende uma mistura de felpa de polpa de madeira e material superabsorvente. Um tipo preferido de felpa é identificado com a designação comercial CR1654, disponível na Kimberly-Clark Corporation, Neenah, Wis., EUA, e é uma pasta de madeira de sulfato branqueada e altamente absorvente contendo principalmente fibras de madeira macia. Como regra geral, o material superabsorvente está presente no conjunto absorvente 44 em uma quantidade de cerca de 5 a cerca de 90 por cento em peso com base no peso total do conjunto absorvente. O conjunto absorvente 44 tem adequadamente uma densidade na faixa de cerca de 0,10 a cerca de 0,35 grama por centímetro cúbico. O conjunto absorvente 44 pode ou não ser embrulhado ou englobado por um envoltório de tecido adequado que mantém a integridade e/ou a forma do conjunto absorvente.
[0057] O chassi absorvente 32 também pode incorporar outros materiais que são projetados principalmente para receber, armazenar temporariamente e/ou transportar líquido ao longo da superfície voltada mutuamente com o conjunto absorvente 44, maximizando assim a capacidade absorvente do conjunto absorvente. Um material adequado é referido como uma camada de pico (não mostrada) e compreende um material com uma gramatura de cerca de 50 gramas por metro quadrado e que compreende uma manta cardada ligada por ar de uma mistura homogênea de 60 por cento, 3 denier fibra bicomponente compreendendo um núcleo de poliéster/bainha de polietileno, comercialmente disponível na BASF Corporation, e 40 por cento de fibra de poliéster 6 denier, comercialmente disponível na Hoechst Celanese Corporation, em Portsmouth, Va., EUA.
[0058] Conforme observado anteriormente, a fralda tipo calça ilustrada 20 tem painéis laterais frontal e traseiro 34 e 134 dispostos em cada lado do chassi absorvente 32. Estes painéis laterais dianteiros 34 transversalmente opostos e painéis laterais traseiros transversalmente opostos 134 podem ser permanentemente ligados à estrutura composta 33 do chassi absorvente 32 nas respectivas regiões frontal e traseira da cintura 22 e 24, e são removivelmente fixados uns aos outros pela fixação sistema 80. Mais particularmente, como mostrado melhor na FIG. 2, os painéis laterais frontais 34 podem ser permanentemente ligados a e se estender transversalmente além das bordas laterais lineares 47 da estrutura composta 33 na região frontal da cintura 22 ao longo das linhas de fixação 66, e os painéis laterais traseiros 134 podem ser permanentemente ligados e se estender transversalmente além das bordas laterais lineares da estrutura composta na região posterior da cintura 24 ao longo das linhas de fixação 66. Os painéis laterais 34 e 134 podem ser fixados usando meios de fixação conhecidos daqueles versados na técnica, tais como colagem, colagem térmica ou ultrassônica. Os painéis laterais 34 e 134 também podem ser formados como uma porção de um componente da estrutura composta 33, tal como a cobertura externa ou forro do lado do corpo.
[0059] Os painéis laterais ilustrados 34 e 134 definem, cada um, uma borda distal 68 que está espaçada da linha de fixação 66, uma borda de extremidade da cintura 72 disposta em direção ao centro longitudinal da fralda de treinamento 20 e uma borda de extremidade da cintura 72 disposta em direção a uma extremidade longitudinal da fralda de treinamento. A borda da extremidade da cintura 72 se estende das bordas laterais 47 da estrutura composta 33 para as bordas distais 68. As bordas da extremidade da cintura 72 dos painéis laterais 34 e 134 fazem parte das bordas laterais 36 do chassi absorvente 32. Na região posterior da cintura 24, as bordas da extremidade da cintura 72 são desejavelmente, embora não necessariamente anguladas em relação ao eixo transversal 49, para fornecer maior cobertura em direção à parte de trás da calça em comparação com a frente da calça. As bordas da extremidade da cintura 72 são desejavelmente paralelas ao eixo transversal 49. As bordas da extremidade da cintura 72 dos painéis laterais dianteiros 34 fazem parte da borda da cintura frontal 38 do chassi absorvente 32 e as bordas da extremidade da cintura 72 dos painéis laterais traseiros 134 fazem parte da borda traseira da cintura 39 do chassi absorvente.
[0060] Os painéis laterais 34 e 134 têm desejavelmente uma dimensão de comprimento (L1) medida paralela ao eixo longitudinal 48 da borda superior frontal 60 para a borda inferior frontal 62. A dimensão do comprimento L1 pode variar, no entanto, em certas modalidades preferidas L1 é pelo menos cerca de 20 por cento, tal como pelo menos cerca de 25 por cento, tal como cerca de 30 por cento ou mais, da dimensão do comprimento total do artigo absorvente, também medido paralelamente ao eixo longitudinal 48.
[0061] Como mostrado nas FIGS. 1 e 2, em uma modalidade exemplar, a distância longitudinal L1 do primeiro e do segundo painéis laterais traseiros 134 são maiores do que a distância longitudinal L1 do primeiro e do segundo painéis laterais frontais 34. Em certas modalidades, a distância longitudinal L1 do primeiro e do segundo painéis laterais traseiros pode ser de cerca de 1 a cerca de 2,5 vezes maior do que a distância longitudinal L1 do primeiro e segundo painéis laterais frontais. Além disso, embora ilustrado como comprimentos substancialmente equivalentes, a distância longitudinal L1 para um determinado par de painéis pode ter comprimentos diferentes.
[0062] Os painéis laterais são geralmente de forma retilínea, no entanto, eles podem assumir qualquer número de formas diferentes e a forma dos painéis pode diferir um do outro. Por exemplo, a forma do primeiro e do segundo painel lateral traseiro pode ser diferente da forma do primeiro e do segundo painel lateral frontal, tal como nas modalidades ilustradas nas FIGS. 1 e 2. Naqueles casos em que um painel lateral não é retangular, como o primeiro e o segundo painéis laterais traseiros 134 das FIGS. 1 e 2, a distância longitudinal L1 é geralmente a maior distância entre as borda superior frontal 60 até a borda inferior frontal 62. Assim, em certas modalidades, enquanto os painéis laterais 34 e 134 se estendem da abertura da cintura 50 para uma das aberturas das pernas 52, os painéis laterais traseiros 134 podem ter uma dimensão de comprimento continuamente decrescente movendo-se da linha de fixação 66 para a borda distal 68, como é mostrado na FIG. 2.
[0063] Cada um dos painéis laterais 34 e 134 pode incluir uma ou mais peças de material individuais e distintas. Em modalidades particulares, por exemplo, cada painel lateral 34 e 134 pode incluir primeira e segunda porções de painel lateral que são unidas em uma costura, com pelo menos uma das porções compreendendo um material elastomérico. Ainda alternativamente, cada painel lateral individual 34 e 134 pode incluir uma única peça de material que é dobrada sobre si mesma ao longo de uma linha de dobra intermediária (não mostrada).
[0064] Os painéis laterais 34 e 134 compreendem desejavelmente um material elástico capaz de se esticar em uma direção geralmente paralela ao eixo transversal 49 da calça tipo fralda 20. Em modalidades particulares, os painéis laterais frontal e traseiro 34 e 134 podem, cada um, compreender uma porção interna 78 disposta entre a borda distal 68 e o respectivo painel frontal ou traseiro central 35 ou 135. Na modalidade ilustrada, as porções internas 78 estão dispostas entre as bordas distais 68 e as bordas laterais 47 da estrutura composta retangular 33. Ver Fig. 2. O material elástico dos painéis laterais 34 pode ser disposto nas porções internas 78 para tornar os painéis laterais elastoméricos em uma direção geralmente paralela ao eixo transversal 49. Mais desejavelmente, cada painel lateral 34 é elastomérico da borda inferior traseira 72 até a borda da extremidade da perna 70. Mais especificamente, as amostras individuais do material do painel lateral, tomadas entre a borda inferior traseira 72 e a borda da extremidade da perna 70 paralela ao eixo transversal 49 e tendo um comprimento da linha de fixação 66 à borda distal 68 são todas elastoméricas.
[0065] Materiais elásticos adequados, bem como um processo descrito de incorporação de painéis laterais elásticos em uma fralda de treinamento, são descritos nas seguintes patentes dos EUA: A Patente dos EUA 4.940.464, emitida em 10 de julho de 1990 para Van Gompel et al.; a Patente dos EUA 5.224.405, emitida em 6 de julho de 1993 para Pohjola; a Patente dos EUA 5.104.116, emitida em 14 de abril de 1992 para Pohjola; e a Pat dos EUA 5.046.272, emitida em 10 de setembro de 1991 para Vogt et al.; todas as quais são incorporadas aqui por referência. Em modalidades particulares, os materiais elásticos adequados compreendem um laminado estirado-térmico (STL), um laminado unido por estiramento em uma só direção (NBL), um laminado estirado reversível ou um laminado ligado por estiramento (SBL). Os métodos de preparação de tais materiais são bem conhecidos daqueles versados na técnica e descritos na Pat. dos EUA 4.663.220, emitida em 5 de maio de 1987 para Wisneski et al.; a Patente dos EUA 5.226.992, emitida em 13 de julho de 1993 para Mormon; e o Pedido de Patente Europeia No EP 0 217 032, publicado em 8 de abril de 1987 nos nomes de Taylor et al.; todos os quais são incorporados aqui por referência. Alternativamente, o material do painel lateral pode compreender outros materiais tecidos ou não tecidos, tais como aqueles descritos acima como sendo adequados para a cobertura externa 40 ou forro do lado do corpo 42, ou materiais elásticos, mas não elásticos.
[0066] Em uma modalidade particularmente preferida, os painéis laterais compreendem um material que é essencialmente dois materiais de revestimento ligados a um material de filme elástico disposto entre eles. O material elástico é esticado até um alongamento percentual antes da ligação com os materiais de revestimento e, em seguida, relaxado. As seguintes patentes descrevem como os fios são orientados nestes materiais elásticos: A Patente dos EUA 4.940.464, emitida em 10 de julho de 1990 para Van Gompel et al.; a Patente dos EUA 5.224.405, emitida em 6 de julho de 1993 para Pohjola; a Patente dos EUA 5.104.116, emitida em 14 de abril de 1992 para Pohjola; e a Pat dos EUA 5.046.272, emitida em 10 de setembro de 1991 para Vogt et al.; todas as quais são incorporadas aqui por referência.
[0067] A calça tipo fralda 20 de acordo com a presente invenção pode também incluir fechos do tipo gancho que tipicamente compreendem um tecido ou material tendo uma base ou estrutura de suporte e uma pluralidade de membros de gancho que se estendem para cima a partir de pelo menos uma superfície da estrutura de suporte. Em contraste com os fechos do tipo laço que desejavelmente compreendem um tecido flexível, o material do gancho vantajosamente compreende um material resiliente para minimizar o desengate não intencional dos componentes do fecho como resultado do material do gancho se deformar e prender em roupas ou outros itens. O termo "resiliente", tal como aqui utilizado, refere-se a um material de intertravamento tendo uma forma predeterminada e a propriedade do material de intertravamento para retomar a forma predeterminada após ser engatado e desengatado de um material de intertravamento complementar correspondente. O material de gancho adequado pode ser moldado ou extrudado de nylon, polipropileno ou outro material adequado. Materiais de gancho de lado único adequados para os componentes de fixação 82 e 83 ou os componentes de fixação correspondentes 84 e 85 (Fig. 2) estão disponíveis na Velcro Industries BV, Amsterdã, Holanda ou suas afiliadas, e são identificados como Velcro HTH-829 com um padrão de gancho unidirecional e tendo uma espessura de cerca de 0,089 milímetro (3,5 mils) e HTH-851 com um padrão de gancho unidirecional e tendo uma espessura de cerca de 0,051 milímetro (2 mils).
[0068] Com referência contínua às FIGS. 1 e 2, os painéis laterais são geralmente divididos em três porções, uma porção superior 90, uma porção intermediária 110 e uma porção inferior 100. As partes do painel lateral geralmente não compreendem materiais diferentes e não são construídas separadamente, mas sim definem regiões diferentes do painel lateral que podem receber tratamento diferente durante a fabricação. As três porções, superior 90, intermediário 110 e inferior 100, são geralmente definidas por sua posição relativa dentro do painel lateral 34, 134 e em relação às aberturas 120 dispostas no mesmo. Geralmente, a porção intermediária 110 pode ser definida como a porção situada entre as porções superior e inferior 90, 100, respectivamente, e limitada pelas extensões superior e inferior das aberturas. Por exemplo, como mostrado na FIG. 1, a porção intermediária 110 é limitada pela caixa (abcd), o limite superior (b) da qual é definido por uma linha desenhada tangente à porção mais superior da abertura 120 e paralela à bordas de extremidade lineares 45. O limite inferior (d) é definido por uma linha desenhada tangente à porção mais inferior da abertura 120 e paralela ao bordas de extremidade lineares 45. A distância entre o limite superior e inferior (b, d) na direção longitudinal é geralmente referida ao comprimento da porção intermediária (L4).
[0069] A porção intermediária 110 é geralmente limitada pelas porções superior e inferior 90, 100. A porção superior 90 está geralmente disposta ao longo da porção superior do painel 34, 134 com sua borda superior formando a borda da extremidade da cintura 72. A parte superior 90 é geralmente substancialmente livre de aberturas e tem um comprimento da parte superior (L2), que é a distância longitudinal entre a borda inferior traseira 72 e o limite superior (b) da parte do meio. A porção inferior 100 encontra-se abaixo da porção intermediária 110 e geralmente se estende desde o limite inferior 100 e a borda inferior traseira 72. A porção inferior 100 tem um comprimento de porção inferior (L3), que é a distância longitudinal entre a borda inferior traseira 72 e o limite inferior (d) da porção intermediária.
[0070] Nos casos em que os painéis laterais, tais como os painéis laterais traseiros 134 ilustrados na FIG. 2, têm uma dimensão de comprimento continuamente decrescente se movendo da linha de fixação 66 para a borda distal 68, o comprimento da porção superior ou inferior é geralmente a distância longitudinal mais curta entre o limite da porção média superior ou inferior e a perna ou borda inferior traseira. Por exemplo, conforme ilustrado na FIG. 2, o comprimento longitudinal da porção inferior (L2) é a distância longitudinal mais curta entre o limite da porção média (b) e a borda superior frontal 60.
[0071] Os comprimentos relativos de L2, L3 e L4 podem variar, no entanto, em certas modalidades L4 é maior do que L3, que é maior do que L2. Em modalidades particularmente preferidas L2 pode variar de cerca de 25 mm a cerca de 50 mm, tal como de cerca de 35 mm a cerca de 45 mm e L3 pode variar de cerca de 10 mm a cerca de 25 mm, tal como de cerca de 13 mm a cerca de 17 mm. Em outras modalidades, L4 pode variar de cerca de cerca de 69 mm a cerca de 29 mm, tal como de cerca de 47 mm a cerca de 51 mm. Além disso, L4 é de cerca de 28% a cerca de 66% de L1.
[0072] Independentemente dos comprimentos relativos de L2, L3 e L4, é geralmente preferido que os painéis laterais compreendam uma pluralidade de aberturas e que as aberturas estejam seletivamente dispostas na parte do meio. O número, tamanho e espaçamento das aberturas podem variar dependendo das propriedades desejadas do painel lateral, tais como retenção ideal (ou sustentada) de força na área lateral do usuário ou permeabilidade ao ar, no entanto, é geralmente preferido que as aberturas por distanciado das bordas da cintura ou das pernas. Em certas modalidades, o número de aberturas dispostas na porção do meio pode variar de cerca de 69 mm a cerca de 28 mm, tal como de cerca de 47 mm a cerca de 51 mm, tal como forma de cerca de 48 mm a cerca de 50 mm. Em certas modalidades, a área da porção do meio pode variar de cerca de 49 mm a cerca de 50 mm e o número de aberturas por área de unidade da porção do meio pode variar de cerca de 4 a cerca de 15 fendas/cm2, como de cerca de 4 a cerca de 10 fendas/cm2, como de cerca de 4 a cerca de 8 fendas/cm2.
[0073] Assim como o número de aberturas dispostas na parte do meio do painel lateral pode variar, o tamanho e a forma das aberturas também podem variar. Por exemplo, conforme ilustrado na FIG. 1, a porção intermediária 110 dos painéis laterais 34, 134 pode incluir uma pluralidade de fendas lineares orientadas longitudinalmente 120. As fendas 120 podem ter uma razão de aspecto maior do que cerca de 5:1, tal como maior do que cerca de 2:1, tal como maior do que cerca de 1:1, quando o painel lateral está em um estado sem tensão.
[0074] As fendas podem ser feitas por qualquer número de métodos bem conhecidos para formar uma abertura em uma manta, como, por exemplo, técnicas ultrassônicas ou térmicas/de pressão. Tais fendas e técnicas de formação são descritas na Patente dos EUA No 2.544.069, emitida para Cutler em 6 de março de 1951; e Patente dos EUA No 4.834.738, emitida para Kielpikowski et al. em 30 de maio de 1989; cada uma das quais é incorporada neste documento por referência. Preferencialmente, as fendas estendem-se por todas as camadas dos laminados extensíveis nos painéis laterais, de modo que as fendas se estendem de dentro para fora do produto.
[0075] Geralmente, as fendas 120 (Fig. 1) são transformadas em orifícios 120a (Fig. 3) quando o artigo é colocado por um usuário e os painéis laterais 34,134 são tensionados. Por conseguinte, em uma modalidade preferida, os painéis laterais 34,134 podem compreender uma pluralidade de orifícios dispostos seletivamente na porção média do mesmo, onde os orifícios têm uma proporção de aspecto maior do que cerca de 1:1. Mais preferencialmente, a razão de aspecto é maior do que cerca de 2:1 e pode ser cerca de 3:1, 4:1, 5:1 ou qualquer outra razão maior do que 1:1.
[0076] Várias formas de fenda e orifício úteis na presente invenção são ilustradas nas FIGURAS 4A-B, 5A-B, 6A-6B e 7A-7B. Conforme ilustrado nas FIGS. 4A, 5A, 6A e 7A conforme o painel lateral que contém as fendas é tensionado, a fenda pode ser transformada em um orifício com uma forma ditada pela forma da fenda. Por exemplo, as Figs. 4B, 5B, 6B e 7B representam vários orifícios de formas diferentes tendo um eixo principal A e um eixo menor B. Quando as fendas 120 nos painéis laterais são tensionadas, o eixo menor B se alarga, resultando em um orifício que é de cerca de 2 mm a cerca de 5 mm e de cerca de 3 mm a cerca de 5 mm . Opcionalmente, o comprimento de cada fenda também pode variar em tamanho de fenda para fenda.
[0077] Na modalidade ilustrada nas FIGS. 8A-8D, exemplos de diferentes alinhamentos de abertura e os padrões em um painel lateral de um artigo absorvente são mostrados. A FIG. 8A representa um alinhamento de abertura em ziguezague em que as aberturas não se estendem para as porções superior e inferior do painel lateral. A FIG. 8B mostra aberturas com padrão semelhante a diamante que estão alinhadas paralelamente umas às outras, onde as aberturas não se estendem para as porções superior e inferior do painel lateral. A FIG. 8C mostra aberturas aleatórias que não se estendem para a parte superior e inferior do painel lateral. A FIG. 8D representa aberturas em forma de pirâmide em que as aberturas aparecem em direção à parte inferior da parte do meio do painel lateral, mas não na parte superior ou inferior do painel lateral.
[0078] Na modalidade ilustrada na FIG. 10, os orifícios 120a têm uma forma elíptica, por exemplo, fornecem o benefício de reter mais área aberta do que as aberturas com uma razão de aspecto de cerca de 1:1 ou menos quando o painel lateral é estendido em uma direção geralmente ortogonal ao eixo principal A dos orifícios 120a. Geralmente, quando os painéis laterais frontal e traseiro 34, 134 são esticados na direção transversal, como quando a fralda tipo calça é colocada por um usuário, o eixo principal A encurta e o eixo menor B se alarga e uma abertura tendo um orifício 120a é criada. Desta maneira, os orifícios 120a nos painéis laterais 34, 134 podem ser alterados entre um estado não tenso e um estado tenso, colocado.
[0079] Quando no estado colocado tenso, a pluralidade de orifícios 120a nos painéis frontal e traseiro pode ser paralela, perpendicular ou aleatória com cada um individualmente. Os orifícios 120a podem compreender um padrão ordenado ou aleatório. Nos casos em que os orifícios são dispostos em um padrão não aleatório, o padrão pode incluir padrões geométricos simples, como círculos ou diamantes, mas também incluindo padrões complexos, como logotipos e marcas registradas.
[0080] As FIGS. 9 e 10 ilustram uma modalidade preferida da presente invenção em que a teia 280 inclui uma pluralidade de aberturas primárias 271 que são geralmente elípticas. Cada abertura primária 271 tem um eixo principal A' e um eixo menor B' perpendicular ao eixo principal A'. Como mostrado na FIG. 10, quando em um estado sem tensão, o comprimento (L) do eixo principal A' é maior do que o comprimento (w') do eixo menor B'. Em uma modalidade preferida, a razão de aspecto (comprimento do eixo principal A':comprimento do eixo principal B') é maior do que cerca de 1,5:1. Mais preferencialmente, a razão de aspecto é maior do que cerca de 2:1 e pode ser cerca de 3:1, 4:1, 5:1 ou qualquer outra razão maior do que 1:1. As aberturas elípticas 271 da manta 280 mostradas na Fig. 9 fornecem o benefício de reter mais área aberta do que as aberturas com uma razão de aspecto de cerca de 1:1 ou menos quando a manta 280 é estendida em uma direção geralmente ortogonal ao eixo principal A' das aberturas 271. Quando tensionado, o eixo maior A encurta para um comprimento de L e o eixo menor se alonga para um comprimento de w. No entanto, devido à geometria específica das aberturas 271 e às características de alongamento da teia 280, a redução na porcentagem de área aberta causada pela extensão da teia 280 é significativamente menor do que a redução da área aberta da manta 280. A Tabela I mostra o efeito da geometria nas medições da área aberta de mantas tensionadas e não tensionadas.
[0081] Outro fator que pode afetar a porcentagem de área aberta e, assim, a respirabilidade da teia 280 da presente invenção é o padrão das aberturas primárias 271. Especificamente, o padrão pode influenciar a área aberta resultante em função de uma porcentagem de deformação. Assim, um certo padrão de aberturas, tal como o padrão escalonado das aberturas 271 mostrado na Fig. 9 ou as aberturas com padrão paralelo de malha estreita 271 mostradas na FIG. 10 pode fornecer à manta 280 uma maior porcentagem de área aberta quando esticada do que um padrão de aberturas menos compactado ou de outra forma orientado de forma diferente.
[0082] Embora os padrões ilustrados nas FIGS. 9 e 10 compreendam aberturas 271 de forma e tamanho semelhantes, a invenção não é assim limitada. Em certos casos, as aberturas podem ser de diferentes formatos, ou diferentes tamanhos, ou diferentes formatos e tamanhos. Por exemplo, a largura pode ser de cerca de 2 milímetros a cerca de 5 milímetros. Na Fig. 10, w' é a largura de um orifício primário 271, em que a largura do orifício primário 271 pode ser de cerca de 2 a cerca de 5 milímetros. Além disso, o espaçamento entre as aberturas, seja dentro de um motivo ou entre os motivos de um padrão, não precisa ser o mesmo. A distância transversal entre as aberturas pode ser de 1 a 5 milímetros.
[0083] Independentemente do padrão ou tamanho e forma em particular das aberturas, os painéis laterais da presente invenção têm permeabilidade ao ar melhorada sobre os painéis laterais da técnica anterior. Geralmente, as aberturas nos painéis frontal e traseiro permitem a passagem de ar e vapor de água para e do interior da fralda tipo calça. Nesta configuração, os exsudatos são impedidos de vazar para fora das áreas adjacentes ao núcleo absorvente, mas o ar e o vapor d’água podem ser trocados no produto para ventilá-lo, de modo que o produto não se torne excessivamente úmido pela transpiração corporal e desconfortável de usar. Conforme mostrado na tabela abaixo, as calças tipo fralda de acordo com a presente invenção geralmente têm permeabilidade ao ar melhorada, tanto no estado tensionado quanto não tensionado. TABELA 1
[0084] Consequentemente, a presente invenção fornece um painel lateral com uma permeabilidade ao ar de pelo menos cerca de 67 cfm, tal como pelo menos cerca de 83,8 cfm, tal como pelo menos cerca de 89 cfm, tal como de cerca de 67 a cerca de 89 cfm quando em um estado sem tensão. Além disso, porque a invenção fornece aberturas que mudam na forma e na área quando tensionados, os painéis laterais da presente invenção aumentam a permeabilidade ao ar quando em um estado tensionado. Por exemplo, os painéis laterais podem ter uma permeabilidade ao ar tensionada de pelo menos cerca de 312 cfm, tal como pelo menos cerca de 370 cfm, tal como pelo menos cerca de 388 cfm, tal como de cerca de 312 a cerca de 388 cfm. Em outros casos, os painéis podem ter uma permeabilidade ao ar tensionada que é pelo menos cerca de 80% maior, tal como pelo menos cerca de 80% maior do que a permeabilidade ao ar não tensionada.
[0085] Em outros casos, os painéis laterais de abertura da presente invenção fornecem o benefício de reduzir a carga nas pernas do usuário. O painel lateral preferencialmente tem pico de carga de pelo menos 600 gf. Um painel lateral tendo um pico de carga variando de cerca de 600 gf a cerca de 700 gf, fornece uma vestimenta que é facilmente vestida por um usuário, mas fornece um nível adequado de ajuste/conformidade do corpo. Além disso, um painel lateral com um pico de carga variando de cerca de 600 gf a cerca de 700 gf tende a não causar marcas vermelhas na pele do usuário e geralmente não causa desconforto para o usuário durante o uso. Assim, os painéis laterais da presente invenção podem ser incorporados em artigos absorventes, particularmente fraldas e semelhantes, que fornecem força elástica suficiente para manter o artigo no lugar no usuário e proporcionam um bom ajuste ao corpo.
[0086] A FIG. 11 mostra um exemplo preferido das curvas de força de extensão e recuperação para a histerese de dois ciclos dos painéis laterais preparados de acordo com a presente invenção. Em modalidades preferidas, o pico de carga é de pelo menos 700 gf. A Força de Extensão do Primeiro Ciclo é a quantidade de força necessária para reduzir as cargas de alongamento ao redor da cintura e das pernas do usuário.
MÉTODOS DE TESTE Permeabilidade ao Ar
[0087] A permeabilidade ao ar foi testada com um instrumento FX3300 conhecido. O Testador de Permeabilidade ao Ar FX3300 é usado para uma determinação rápida, simples e precisa da permeabilidade ao ar de não tecidos e tecidos formadores. A permeabilidade do ar medida em CFM ou l/dm2.min, é determinada pela aplicação de uma diferença de pressão muito pequena (de cerca de 0,018-0,029 PSI ou 1,27-2 mbar) entre os dois lados de um tecido e, em seguida, medindo quanto ar flui através do tecido. Por exemplo, no caso de um tecido muito fino e denso, menos ar passará e, portanto, terá um valor CFM inferior. Modalidades: 1. Artigo absorvente (20), caracterizado pelo fato de que compreende: a. um chassi absorvente (32) definindo: i. um eixo longitudinal (48), um eixo transversal (49), bordas frontal e traseiro da cintura paralelas ao eixo transversal, bordas laterais opostas se estendendo entre as bordas frontal e traseira da cintura, ii. uma região frontal da cintura (22) contígua com a borda frontal da cintura, iii. uma região posterior da cintura (24) contígua com a borda posterior da cintura, e iv. uma região de virilha (26) que se estende entre e interconecta as regiões frontal e traseira da cintura, 1. a região frontal da cintura (22) definindo um par de painéis laterais frontais opostos transversalmente (34) tendo uma borda superior (60) contígua com a borda frontal da cintura e um borda inferior (62) e um painel frontal central posicionado entre e interconectando os painéis laterais frontais, 2. a região posterior da cintura definindo um par de painéis laterais opostos transversalmente (134) tendo uma borda superior (70) contígua com a borda posterior da cintura e uma borda inferior (72) e um painel central posterior posicionado entre e interligando os painéis laterais traseiros, v. em que os painéis frontal e traseiro (34, 134) têm um comprimento (L1) se estendendo da borda superior para a borda inferior, uma porção superior (90) adjacente à borda superior e tendo um comprimento da porção superior (L2), uma parte inferior (100) adjacente à borda inferior e tendo um comprimento de porção inferior (L3), e uma porção do meio (110) disposto entre as porções superior e inferior e tendo um comprimento da porção média (L4) 1. uma pluralidade de fendas (120) dispostas dentro da porção intermediária e em que as porções superior e inferior estão substancialmente livres de fendas.
[0088] 2. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os painéis laterais dianteiros e os painéis laterais traseiros têm uma primeira superfície externa e uma segunda superfície externa oposta e em que a pluralidade de fendas se estendem da primeira superfície externa para a segunda superfície externa.
[0089] 3. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as fendas têm uma razão de aspecto e a razão de aspecto diminui quando o artigo é vestido.
[0090] 4. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as fendas estão dispostas em filas que se prolongam longitudinalmente, em que as filas de fendas estão espaçadas e paralelas umas às outras.
[0091] 5. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as fendas estão dispostas em filas que se estendem transversalmente, em que as filas de fendas estão espaçadas e paralelas umas às outras.
[0092] 6. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as fendas são dispostas em filas que se estendem transversalmente, em que as filas de fendas são espaçadas e perpendiculares umas às outras.
[0093] 7. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o espaçamento transversal entre as fendas é substancialmente igual.
[0094] 8. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o espaçamento longitudinal entre as fendas é substancialmente igual.
[0095] 9. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que todas as fendas têm formas semelhantes e razões de aspecto substancialmente semelhantes.
[0096] 10. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada uma da pluralidade de fendas está espaçada uma da outra na direção longitudinal, pelo menos, cerca de 5,0 mm.
[0097] 11. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada uma da pluralidade de fendas está espaçada uma da outra na direção transversal de pelo menos cerca de 5,0 mm.
[0098] 12. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que todas as fendas têm formas semelhantes e razões de aspecto substancialmente semelhantes.
[0099] 13. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que L2 é de cerca de 24% a cerca de 48% do comprimento do painel frontal e traseiro, L3 é de cerca de 10% a cerca de 24% do comprimento do painel frontal e traseiro e L4 é cerca de 28% a cerca de 66% do comprimento dos painéis frontal e traseiro.
[00100] 14. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que L2 tem um comprimento de cerca de 40 mm e L3 tem um comprimento de cerca de 15 mm.
[00101] 15. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que L4 é maior do que L2 e L3.
[00102] 16. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que L2 é pelo menos cerca de 36% maior do que L3.
[00103] 17. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as fendas (120) estão dispostas segundo um padrão.
[00104] 18. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que o padrão é curvilíneo, linear, cruzado ou convergente.
[00105] 19. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os painéis frontal e traseiro são movidos na direção MD.
[00106] 20. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os painéis frontal e traseiro compreendem uma única camada de material elastomérico.
[00107] 21. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os painéis laterais dianteiros e os painéis laterais traseiros têm uma permeabilidade ao ar superior a cerca de 67 cfm.
[00108] 22. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os painéis laterais dianteiros e os painéis laterais traseiros têm uma Força de Extensão do Primeiro Ciclo inferior a cerca de 700 gf.
[00109] 23. Artigo absorvente (20), caracterizado pelo fato de que compreende: a. um chassi absorvente (32) definindo: i. um eixo longitudinal (48), um eixo transversal (49), bordas frontal e traseiro da cintura paralelas ao eixo transversal, bordas laterais opostas se estendendo entre as bordas frontal e traseira da cintura, ii. uma região frontal da cintura (22) contígua com a borda frontal da cintura, iii. uma região posterior da cintura (24) contígua com a borda posterior da cintura, e iv. uma região de virilha (26) que se estende entre e interconecta as regiões frontal e traseira da cintura, 1. a região frontal da cintura (22) definindo um par de painéis laterais frontais opostos transversalmente (34) tendo uma borda superior (60) contígua com a borda frontal da cintura e um borda inferior (62) e um painel frontal central posicionado entre e interconectando os painéis laterais frontais, 2. a região posterior da cintura definindo um par de painéis laterais opostos transversalmente (134) tendo uma borda superior (70) contígua com a borda posterior da cintura e uma borda inferior (72) e um painel central posterior posicionado entre e interligando os painéis laterais traseiros, a. em que os painéis frontal e traseiro (34, 134) têm um comprimento (L1) estendendo-se da borda superior até a borda inferior, uma porção superior (90) adjacente à borda superior e tendo um comprimento da porção superior (L2), uma parte inferior (100) adjacente à borda inferior e tendo um comprimento de porção inferior (L3), e uma porção do meio (110) disposto entre as porções superior e inferior e tendo um comprimento da porção média (L4).
[00110] 3. uma pluralidade de fendas (120) dispostas dentro da porção intermediária em que as porções superior e inferior estão substancialmente livres de fendas e em que as fendas (120) tornam-se orifícios (120a) quando o artigo absorvente é colocado.
[00111] 24. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que os orifícios (120a) estão dispostos segundo um padrão.
[00112] 25. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que o padrão pode ser linhas retas, linhas curvas, ângulos, círculos, quadrados, estrelas, linhas que se cruzam, retângulos, triângulos, octógonos, animais, ursinhos de pelúcia, nuvens, sinais, logotipos, personagens humanos, animais ou animados ou qualquer outro padrão de design semelhante.
[00113] 26. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que as fendas têm uma razão de aspecto e a razão de aspecto diminui quando o artigo é vestido.
[00114] 27. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que as fendas estão dispostas em filas que se prolongam longitudinalmente, em que as filas de fendas estão espaçadas e paralelas umas às outras.
[00115] 28. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que as fendas estão dispostas em filas que se estendem transversalmente, em que as filas de fendas estão espaçadas e paralelas umas às outras.
[00116] 29. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que as fendas são dispostas em filas que se estendem transversalmente, em que as filas de fendas são espaçadas e perpendiculares umas às outras.
[00117] 30. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que o espaçamento transversal entre as fendas é substancialmente igual.
[00118] 31. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que o espaçamento longitudinal entre as fendas é substancialmente igual.
[00119] 32. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que todas as fendas têm formas semelhantes e razões de aspecto substancialmente semelhantes.
[00120] 33. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que cada uma da pluralidade de fendas está espaçada uma da outra na direção longitudinal, pelo menos, cerca de 5,0 mm.
[00121] 34. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que cada uma da pluralidade de fendas está espaçada uma da outra na direção transversal de pelo menos cerca de 5,0 mm.
[00122] 35. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que todas as fendas têm formas semelhantes e razões de aspecto substancialmente semelhantes.
[00123] 36. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que L2 é de cerca de 24% a cerca de 48% do comprimento do painel frontal e traseiro, L3 é de cerca de 10% a cerca de 24% do comprimento do painel frontal e traseiro e L4 é cerca de 28% a cerca de 66% do comprimento dos painéis frontal e traseiro.
[00124] 37. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que L2 tem um comprimento de cerca de 40 mm e L3 tem um comprimento de cerca de 15 mm.
[00125] 38. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que L4 é maior do que L2 e L3.
[00126] 39. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que L2 é pelo menos cerca de 36% maior do que L3.
[00127] 40. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que as fendas (120) estão dispostas segundo um padrão.
[00128] 41. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 40, caracterizado pelo fato de que o padrão é curvilíneo, linear, cruzado ou convergente.
[00129] 42. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que os painéis frontal e traseiro são movidos na direção MD.
[00130] 43. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que os painéis frontal e traseiro compreendem uma única camada de material elastomérico.
[00131] 44. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que os painéis laterais dianteiros e os painéis laterais traseiros têm uma permeabilidade ao ar superior a cerca de 312 cfm quando o artigo absorvente é colocado.
[00132] 45. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que os painéis laterais dianteiros e os painéis laterais traseiros têm uma Força de Extensão do Primeiro Ciclo inferior a cerca de 700 gf.
[00133] 46. Artigo absorvente (20), caracterizado pelo fato de que compreende: a. um chassi (32) tendo um eixo longitudinal (48), um eixo transversal (49), uma região frontal da cintura (22) tendo uma borda superior frontal (60) e uma borda inferior frontal (62) e uma região posterior da cintura (24 ) tendo uma borda superior posterior (70) e uma borda inferior posterior (72); b. um par de painéis laterais frontais elastoméricos que são extensíveis na direção transversal, os painéis laterais frontais se estendendo da porção frontal da cintura e tendo uma porção da borda superior que é contígua à borda frontal da cintura e uma porção da borda inferior, uma superfície mais externa e a superfície mais interna oposta, cada painel lateral frontal tendo um comprimento (L1) se estendendo da borda superior para a borda inferior, uma porção superior (90) adjacente à borda superior e tendo um comprimento da porção superior (L2), uma porção inferior (100) adjacente à borda inferior e tendo um comprimento de porção inferior (L3) e uma porção intermediária (110) disposta entre as porções superior e inferior e tendo um comprimento de porção intermediária (L4), em que a porção intermediária compreende uma pluralidade de fendas orientadas longitudinalmente se estendendo da superfície mais externa para a superfície mais interna e tendo uma primeira razão de aspecto e as porções superior e inferior são substancialmente livres de fendas; e c. um par de painéis laterais traseiros elastoméricos que são extensíveis na direção transversal, os painéis laterais frontais se estendendo da região posterior da cintura (24) e tendo uma borda superior frontal (60) que é contígua à borda inferior frontal (62), e uma borda inferior traseira (72), uma superfície mais externa e a superfície mais interna oposta, cada painel lateral traseiro tendo um comprimento (L1) se estendendo da borda superior (60) até a borda inferior (62), uma porção superior (90) adjacente à borda superior e tendo um comprimento de porção superior (L2), uma porção inferior (100) adjacente à borda inferior e tendo um comprimento de porção inferior (L3) e uma porção média (110) disposta entre as porções superior e inferior e tendo um comprimento de porção intermediária (L4), em que a porção intermediária compreende uma pluralidade de fendas orientadas longitudinalmente que se estendem da superfície mais externa para a superfície mais interna e tendo uma primeira razão de aspecto e as porções superior e inferior são substancialmente livres de fendas (120), em que após vestir o artigo por um usuário, a primeira razão de aspecto é diminuída.
[00134] 47. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que as fendas estão dispostas em filas que se prolongam longitudinalmente, em que as filas de fendas estão espaçadas e paralelas umas às outras.
[00135] 48. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que as fendas estão dispostas em filas que se estendem transversalmente, em que as filas de fendas estão espaçadas e paralelas umas às outras.
[00136] 49. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que as fendas são dispostas em filas que se estendem transversalmente, em que as filas de fendas são espaçadas e perpendiculares umas às outras.
[00137] 50. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que o espaçamento transversal entre as fendas é substancialmente igual.
[00138] 51. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que o espaçamento longitudinal entre as fendas é substancialmente igual.
[00139] 52. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que todas as fendas têm formas semelhantes e razões de aspecto substancialmente semelhantes.
[00140] 53. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que cada uma da pluralidade de fendas está espaçada uma da outra na direção longitudinal, pelo menos, cerca de 5,0 mm.
[00141] 54. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que cada uma da pluralidade de fendas está espaçada uma da outra na direção transversal de pelo menos cerca de 5,0 mm.
[00142] 55. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que todas as fendas têm formas semelhantes e razões de aspecto substancialmente semelhantes.
[00143] 56. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que L2 é de cerca de 24% a cerca de 48% do comprimento do painel frontal e traseiro, L3 é de cerca de 10% a cerca de 24% do comprimento do painel frontal e traseiro e L4 é cerca de 28% a cerca de 66% do comprimento dos painéis frontal e traseiro.
[00144] 57. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que L2 tem um comprimento de cerca de 40 mm e L3 tem um comprimento de cerca de 15 mm.
[00145] 58. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que L4 é maior do que L2 e L3.
[00146] 59. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que L2 é pelo menos cerca de 36% maior do que L3.
[00147] 60. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que as fendas (120) estão dispostas segundo um padrão.
[00148] 61. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que o padrão é curvilíneo, linear, cruzado ou convergente.
[00149] 62. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que os painéis frontal e traseiro são movidos na direção MD.
[00150] 63. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que os painéis frontal e traseiro compreendem uma única camada de material elastomérico.
[00151] 64. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que os painéis laterais dianteiros e os painéis laterais traseiros têm uma permeabilidade ao ar superior a cerca de 312 cfm quando o artigo absorvente é colocado.
[00152] 65. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 46, caracterizado pelo fato de que os painéis laterais dianteiros e os painéis laterais traseiros têm uma Força de Extensão do Primeiro Ciclo inferior a cerca de 700 gf.
[00153] 66. Painel lateral para unir a região frontal da cintura (22) e a região posterior da cintura (24) de um chassi de artigo absorvente (32) tendo um eixo longitudinal (48) e um eixo transversal (49), o painel lateral caracterizado pelo fato de que compreende: a. um laminado elástico extensível na direção transversal e compreendendo duas camadas de não tecido em cada lado de um filme elástico, o laminado tendo primeira e segunda superfícies externas opostas; b. uma borda superior; c. uma borda inferior; d. um comprimento (L1) que se estende da borda superior até a borda inferior; e. uma porção superior (90) adjacente à borda superior (60), (70) e tendo um comprimento de porção superior (L2) e sendo substancialmente livre de aberturas, f. uma porção inferior (100) adjacente à borda inferior (62), (72) e tendo um comprimento de porção inferior (L3) e sendo substancialmente livre de aberturas, e uma g. porção intermediária (110) disposta entre as porções superior e inferior e tendo um comprimento de porção intermediária (L4) e tendo uma pluralidade de fendas orientadas longitudinalmente (120) se estendendo da primeira para a segunda superfícies externas e tendo uma primeira razão de aspecto.
[00154] 67. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que as fendas têm uma razão de aspecto e a razão de aspecto diminui quando o artigo é vestido.
[00155] 68. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que as fendas estão dispostas em filas que se prolongam longitudinalmente, em que as filas de fendas estão espaçadas e paralelas umas às outras.
[00156] 69. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que as fendas estão dispostas em filas que se estendem transversalmente, em que as filas de fendas estão espaçadas e paralelas umas às outras.
[00157] 70. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que as fendas são dispostas em filas que se estendem transversalmente, em que as filas de fendas são espaçadas e perpendiculares umas às outras.
[00158] 71. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que o espaçamento transversal entre as fendas é substancialmente igual.
[00159] 72. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que o espaçamento longitudinal entre as fendas é substancialmente igual.
[00160] 73. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que todas as fendas têm formas semelhantes e razões de aspecto substancialmente semelhantes.
[00161] 74. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que cada uma da pluralidade de fendas está espaçada uma da outra na direção longitudinal, pelo menos, cerca de 5,0 mm.
[00162] 75. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que cada uma da pluralidade de fendas está espaçada uma da outra na direção transversal de pelo menos cerca de 5,0 mm.
[00163] 76. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que todas as fendas têm formas semelhantes e razões de aspecto substancialmente semelhantes.
[00164] 77. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que L2 é de cerca de 24% a cerca de 48% do comprimento do painel frontal e traseiro, L3 é de cerca de 10% a cerca de 24% do comprimento do painel frontal e traseiro e L4 é cerca de 28% a cerca de 66% do comprimento dos painéis frontal e traseiro.
[00165] 78. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que L2 tem um comprimento de cerca de 40 mm e L3 tem um comprimento de cerca de 15 mm.
[00166] 79. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que L4 é maior do que L2 e L3.
[00167] 80. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que L2 é pelo menos cerca de 36% maior do que L3.
[00168] 81. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que as fendas (120) estão dispostas segundo um padrão.
[00169] 82. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que o padrão é curvilíneo, linear, cruzado ou convergente.
[00170] 83. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que os painéis frontal e traseiro são movidos na direção MD.
[00171] 84. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que os painéis frontal e traseiro compreendem uma única camada de material elastomérico.
[00172] 85. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que os painéis laterais dianteiros e os painéis laterais traseiros têm uma permeabilidade ao ar superior a cerca de 67 cfm.
[00173] 86. Artigo absorvente (20), de acordo com a reivindicação 66, caracterizado pelo fato de que os painéis laterais dianteiros e os painéis laterais traseiros têm uma Força de Extensão do Primeiro Ciclo inferior a cerca de 700 gf.

Claims (14)

1. Artigo absorvente (20), caracterizado pelo fato de que compreende: a. um chassi absorvente (32) definindo: i. um eixo longitudinal (48), um eixo transversal (49), bordas frontal e posterior da cintura paralelas ao eixo transversal, bordas laterais opostas se estendendo entre as bordas frontal e posterior da cintura, ii. uma região frontal da cintura (22) contígua com a borda frontal da cintura, iii. uma região posterior da cintura (24) contígua com a borda posterior da cintura, e iv. uma região de virilha (26) que se estende entre e interconecta as regiões frontal e posterior da cintura, 1. a região frontal da cintura (22) definindo um par de painéis laterais frontais opostos transversalmente (34) tendo uma borda superior (60) contígua com a borda frontal da cintura e uma borda inferior (62) e um painel frontal central posicionado entre e interconectando os painéis laterais frontais, 2. a região posterior da cintura definindo um par de painéis laterais opostos transversalmente (134) tendo uma borda superior (70) contígua com a borda posterior da cintura e uma borda inferior (72) e um painel central posterior posicionado entre e interligando os painéis laterais posteriores, em que os painéis frontal e posterior (34, 134) têm um comprimento (L1) se estendendo da borda superior para a borda inferior, uma porção superior (90) adjacente à borda superior e tendo um comprimento da porção superior (L2), uma parte inferior (100) adjacente à borda inferior e tendo um comprimento de porção inferior (L3), e uma porção média (110) disposto entre as porções superior e inferior e tendo um comprimento da porção média (L4) 3. uma pluralidade de fendas (120) dispostas dentro da porção média e em que as porções superior e inferior estão livres de fendas; em que os painéis laterais frontal e posterior (34, 134) compreendem dois materiais de revestimento ligados a um material de filme elástico.
2. Artigo absorvente (20) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os painéis laterais frontais (34) e os painéis laterais posteriores (134) têm uma primeira superfície externa e uma segunda superfície externa oposta e em que a pluralidade de fendas (120) se estendem da primeira superfície externa para a segunda superfície externa.
3. Artigo absorvente (20) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as fendas (120) têm uma razão de aspecto e a razão de aspecto diminui quando o artigo é colocado.
4. Artigo absorvente (20) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada uma da pluralidade de fendas (120) está espaçada uma da outra na direção longitudinal pelo menos 5,0 mm.
5. Artigo absorvente (20) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada uma da pluralidade de fendas (120) está espaçada uma da outra na direção transversal pelo menos 5,0 mm.
6. Artigo absorvente (20) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que L2 é de 24% a 48% do comprimento do painel frontal e posterior, L3 é de 10% a 24% do comprimento do painel frontal e posterior e L4 é de 28% a 66% do comprimento dos painéis frontal e posterior.
7. Artigo absorvente (20) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que L4 é maior do que L2 e L3.
8. Artigo absorvente (20) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que L2 é pelo menos 36% maior do que L3.
9. Artigo absorvente (20), caracterizado pelo fato de que compreende: a. um chassi absorvente (32) definindo: i. um eixo longitudinal (48), um eixo transversal (49), bordas frontal e posterior da cintura paralelas ao eixo transversal, bordas laterais opostas se estendendo entre as bordas frontal e posterior da cintura, ii. uma região frontal da cintura (22) contígua com a borda frontal da cintura, iii. uma região posterior da cintura (24) contígua com a borda posterior da cintura, e iv. uma região de virilha (26) que se estende entre e interconecta as regiões frontal e posterior da cintura, 1. a região frontal da cintura (22) definindo um par de painéis laterais frontais opostos transversalmente (34) tendo uma borda superior (60) contígua com a borda frontal da cintura e uma borda inferior (62) e um painel frontal central posicionado entre e interconectando os painéis laterais frontais, 2. a região posterior da cintura definindo um par de painéis laterais opostos transversalmente (134) tendo uma borda superior (70) contígua com a borda posterior da cintura e uma borda inferior (72) e um painel central posterior posicionado entre e interligando os painéis laterais posteriores, em que os painéis frontal e posterior (34, 134) têm um comprimento (L1) estendendo-se da borda superior até a borda inferior, uma porção superior (90) adjacente à borda superior e tendo um comprimento da porção superior (L2), uma parte inferior (100) adjacente à borda inferior e tendo um comprimento de porção inferior (L3), e uma porção média (110) disposto entre as porções superior e inferior e tendo um comprimento da porção média (L4). 3. uma pluralidade de fendas (120) dispostas dentro da porção intermediária em que as porções superior e inferior estão livres de fendas e em que as fendas (120) tornam-se orifícios (120a) quando o artigo absorvente é colocado; em que os painéis laterais frontal e posterior (34, 134) compreendem dois materiais de revestimento ligados a um material de filme elástico.
10. Artigo absorvente (20) de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que as fendas (120) têm uma razão de aspecto e a razão de aspecto diminui quando o artigo é colocado.
11. Artigo absorvente (20) de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que L2 é de 24% a 48% do comprimento do painel frontal e posterior, L3 é de 10% a 24% do comprimento do painel frontal e posterior e L4 é de 28% a 66% do comprimento dos painéis frontal e posterior.
12. Artigo absorvente (20) de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que L2 tem um comprimento de 40 mm e L3 tem um comprimento de 15 mm.
13. Artigo absorvente (20) de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que os painéis laterais dianteiros e os painéis laterais posteriores têm uma permeabilidade ao ar superior a 312 cfm quando o artigo absorvente é colocado.
14. Artigo absorvente (20) de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que os painéis laterais dianteiros e os painéis laterais posteriores têm uma Força de Extensão do Primeiro Ciclo inferior a 700 gf.
BR112021019124-0A 2019-03-30 Artigo absorvente, e, painel lateral para unir a região frontal da cintura e a região posterior da cintura de um chassi de artigo absorvente BR112021019124B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US2019/025068 WO2020204900A1 (en) 2019-03-30 2019-03-30 Absorbent article having apertured side panels

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112021019124A2 BR112021019124A2 (pt) 2021-11-30
BR112021019124B1 true BR112021019124B1 (pt) 2024-07-30

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2819230T3 (es) Artículos absorbentes desechables
US8282618B2 (en) Disposable boxer brief
ES2460366T3 (es) Artículos absorbentes con costuras laterales, fijables repetidamente
US20060173436A1 (en) Disposable absorbent article having a waist opening with a scalloped edge
BRPI0215020B1 (pt) sistema mecânico de fixação para um artigo, artigo absorvente para uso pessoal, processo para fabricação de um sistema mecânico de fixação para um artigo
JP4909819B2 (ja) 使い捨ておむつ
CZ282662B6 (cs) Jednorázová plena s plně elastikovaným pasovým otevřením a způsob její výroby
BRPI0710836B1 (pt) Artigo absorvente descartável pré-fixado
JPS59144601A (ja) 弾性的に収縮性の腰バンドを有する使い捨てオムツ
TW201320977A (zh) 丟棄式尿布及其製造方法
AU2016430794B2 (en) Array of absorbent products comprising three or more different sizes
JP2017504381A (ja) 形状及びフィット感を改善したおむつ
BR112019008214B1 (pt) Artigo absorvente e método para fabricar um artigo absorvente
JP2017503549A (ja) 形状及びフィット感を改善したおむつ
BR112019008631B1 (pt) Conjunto de artigos absorventes descartáveis do tipo de roupa íntima específicos por gênero e método para a fabricação de um conjunto de artigos absorventes descartáveis do tipo de roupa íntima específicos por gênero
WO2021163258A1 (en) Absorbent article with fastening system
KR102109716B1 (ko) 연장된 다리 탄성체를 갖는 흡수 용품
BR112016008387B1 (pt) Conjunto de absorvente descartável, e, artigo absorvente
BR112020023683A2 (pt) artigos de roupa íntima descartável e método para fabricar uma pluralidade de artigos de roupa íntima descartáveis
MX2008015027A (es) Un articulo absorbente desechable de tres piezas que tiene un absorbente con flexibilidad en la direccion transversal.
JP7455630B2 (ja) 連結式使い捨て着用物品
BRPI0722128A2 (pt) Artigo absorvente dotado de cinto
KR102670358B1 (ko) 천공형 측면 패널을 갖는 흡수 용품
BR112016008510B1 (pt) Artigo absorvente que tem um lado voltado para o corpo e um lado voltado para o vestuário
US20210361498A1 (en) Absorbent article with foldable insert