BR112021015176A2 - Métodos realizados por uma estação base e por um dispositivo terminal, estação base, dispositivo terminal, e, mídia legível por computador - Google Patents

Métodos realizados por uma estação base e por um dispositivo terminal, estação base, dispositivo terminal, e, mídia legível por computador Download PDF

Info

Publication number
BR112021015176A2
BR112021015176A2 BR112021015176-1A BR112021015176A BR112021015176A2 BR 112021015176 A2 BR112021015176 A2 BR 112021015176A2 BR 112021015176 A BR112021015176 A BR 112021015176A BR 112021015176 A2 BR112021015176 A2 BR 112021015176A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
terminal
base station
downlink data
report
antenna panel
Prior art date
Application number
BR112021015176-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Wanlu SUN
Congchi ZHANG
Zhang Zhang
Shehzad Ali ASHRAF
Ricardo Blasco Serrano
Original Assignee
Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ)
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) filed Critical Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ)
Publication of BR112021015176A2 publication Critical patent/BR112021015176A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W24/00Supervisory, monitoring or testing arrangements
    • H04W24/10Scheduling measurement reports ; Arrangements for measurement reports
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W76/00Connection management
    • H04W76/10Connection setup
    • H04W76/14Direct-mode setup
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • H04W72/23Control channels or signalling for resource management in the downlink direction of a wireless link, i.e. towards a terminal
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/50Allocation or scheduling criteria for wireless resources
    • H04W72/54Allocation or scheduling criteria for wireless resources based on quality criteria
    • H04W72/542Allocation or scheduling criteria for wireless resources based on quality criteria using measured or perceived quality

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Quality & Reliability (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

método realizado por um dispositivo terminal, estação base, e, dispositivo terminal. são providos um método e dispositivo para receber dados de enlace descendente e um método e dispositivo para transmitir dados de enlace descendente. o método para receber dados de enlace descendente inclui que um terminal determina informações de configuração do conjunto de recursos de controle (coreset), onde as informações de configuração do coreset incluem informações de identificação de um painel de antena que usa um coreset para transmitir o canal físico de controle de enlace descendente (pdcch). além disso, o terminal recebe um primeiro dci transportado em um primeiro pdcch enviado por uma estação base através de um primeiro painel de antena. além disso, em resposta a determinar que o terminal não pode determinar um feixe de recepção alvo para receber os dados de enlace descendente de acordo com o primeiro dci, o terminal determina um feixe de recepção padrão, onde o feixe de recepção padrão é o feixe de recepção usado pelo terminal para receber um segundo pdcch através do primeiro painel de antena. além disso, o terminal recebe os dados de enlace descendente usando o feixe de recepção padrão.

Description

1 / 39 MÉTODO REALIZADO POR UM DISPOSITIVO TERMINAL, ESTAÇÃO BASE, E, DISPOSITIVO TERMINAL
CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção se refere ao campo da tecnologia de comunicação e, particularmente, a um método e um dispositivo para transmitir dados de enlace descendente, um método e um dispositivo para receber dados de enlace descendente e um meio de armazenamento.
FUNDAMENTOS
[002] Em um sistema 5G NR (Novo Rádio), as estações base e os terminais podem usar feixes para transmitir e receber mensagens. Por exemplo, a sinalização de controle e os dados de serviço que interagem entre as estações base e os terminais podem ser transmitidos e recebidos usando feixes.
[003] No caso em que a estação base tem múltiplos painéis de antena, a estação base pode transmitir dados de enlace descendente para o terminal, respectivamente, por meio de diferentes painéis de antena, isto é, transmitir dados de enlace descendente para o terminal, respectivamente, por meio de diferentes feixes de transmissão. Neste momento, o terminal não pode determinar com precisão qual feixe receptor é adotado para receber os dados de enlace descendente enviados pela estação base, resultando no terminal recebendo os dados de enlace descendente por engano.
SUMÁRIO
[004] De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, um método para receber dados de enlace descendente é provido. O método inclui que um terminal determina as informações de configuração do conjunto de recursos de controle (CORESET), onde as informações de configuração do CORESET incluem as informações de identificação de um painel de antena que usa um CORESET para transmissão do canal físico de controle do enlace descendente (PDCCH).
2 / 39
[005] Além disso, o terminal recebe uma primeira informação de controle do enlace descendente (DCI) transportada por um PDCCH enviado por uma estação base através de um primeiro painel de antena, onde o primeiro DCI é configurado para programar os dados do enlace descendente transmitidos pela base estação para o terminal.
[006] Além disso, em resposta em determinar que o terminal não pode determinar um feixe de recepção alvo para receber os dados do enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, o terminal determina um feixe de recepção padrão, onde o feixe de recepção padrão é um feixe de recepção usado pelo terminal para receber um segundo PDCCH através do primeiro painel de antena, onde o segundo PDCCH é um PDCCH recebido em uma unidade de programação mais recente transmitido através do primeiro painel de antena, usando um CORESET com um número menor de CORESETs, onde o primeiro e o segundo PDCCHs são transmitidos pelos CORESETs através do primeiro painel de antena.
[007] Além disso, o terminal recebe os dados do enlace descendente pelo terminal usando o feixe de recepção padrão.
[008] De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, um método para transmitir dados de enlace descendente é provido. O método inclui que uma estação base determina as informações de configuração do CORESET relativas a uma pluralidade de painéis de antena.
[009] Além disso, a estação base transmite um primeiro PDCCH para um terminal através de um primeiro painel de antena, onde o primeiro PDCCH transporta um primeiro DCI, onde o primeiro DCI é configurado para programar os dados do enlace descendente transmitidos pela estação base para o terminal.
[0010] Além disso, a estação base transmite os dados do enlace descendente para o terminal através de um segundo painel de antena, de modo que o terminal receba os dados do enlace descendente usando um feixe de
3 / 39 recepção padrão, em que o feixe de recepção padrão é um feixe de recepção usado pelo terminal para receber um segundo PDCCH através do primeiro painel de antena, onde o segundo PDCCH é um PDCCH recebido em uma unidade de programação mais recente transmitido através do primeiro painel de antena, usando um CORESET com um número menor de CORESETs, onde os PDCCHs são transmitidos pelos CORESETs através do primeiro painel de antena.
[0011] De acordo com um terceiro aspecto da presente invenção, um dispositivo para receber dados de enlace descendente é provido. O dispositivo é aplicado a uma terminal e inclui um processador e uma memória configurada para armazenar instruções executáveis pelo processador.
[0012] Além disso, o processador é configurado para determinar as informações de configuração do CORESET, onde as informações de configuração do CORESET incluem informações de identificação de um painel de antena que usa um CORESET para transmissão do PDCCH.
[0013] Além disso, o processador é configurado para receber um primeiro DCI transportado por um primeiro PDCCH enviado por uma estação base através de um primeiro painel de antena, onde o primeiro DCI é configurado para programar os dados do enlace descendente transmitidos pela base estação para o terminal.
[0014] Além disso, em resposta em determinar que o terminal não pode determinar um feixe de recepção alvo para receber os dados do enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, o processador é configurado para determinar um feixe de recepção padrão, onde o feixe de recepção padrão é um feixe de recepção usado pelo terminal para receber um segundo PDCCH através do primeiro painel de antena, onde o segundo PDCCH é um PDCCH recebido em uma unidade de programação mais recente através do primeiro painel de antena, usando um CORESET com um número menor de CORESETs, onde os PDCCHs são transmitidos pelos CORESETs através do
4 / 39 primeiro painel de antena.
[0015] Além disso, o processador é configurado para receber os dados do enlace descendente usando o feixe de recepção padrão.
[0016] De acordo com um quarto aspecto da presente invenção, um dispositivo para transmitir dados de enlace descendente é provido. O dispositivo é aplicado a uma estação base e inclui um processador e uma memória configurada para armazenar instruções executáveis pelo processador.
[0017] Além disso, o processador é configurado para determinar as informações de configuração do CORESET relativas a uma pluralidade de painéis de antena e transmitir um primeiro PDCCH para um terminal através de um primeiro painel de antena, onde o primeiro PDCCH transporta um primeiro DCI, onde o primeiro DCI é configurado para programar os dados do enlace descendente transmitidos pela estação base para o terminal.
[0018] Além disso, o processador é configurado para transmitir os dados do enlace descendente para o terminal através do primeiro painel de antena, de modo que o terminal receba os dados do enlace descendente usando um feixe de recepção padrão, onde o feixe de recepção padrão é um feixe de recepção usado pelo terminal para receber um segundo PDCCH através do primeiro painel de antena, onde o segundo PDCCH é um PDCCH recebido em uma unidade de programação mais recente através do primeiro painel de antena, usando um CORESET com um número menor de CORESETs, onde os PDCCHs são transmitidos pelos CORESETs através do primeiro painel de antena.
[0019] Deve-se entender que tanto a descrição geral acima quanto a descrição detalhada a seguir são apenas exemplificativas e explicativas, e não são restritivas da invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0020] Os desenhos neste documento são incorporados ao relatório
5 / 39 descritivo e constituem uma parte do relatório descritivo, mostram modalidades de acordo com a presente invenção e explicam o princípio da presente invenção junto com o relatório descritivo.
[0021] A figura 1 é um diagrama esquemático de uma arquitetura de rede ilustrada de acordo com uma modalidade exemplificativa.
[0022] A figura 2 é um diagrama esquemático ilustrando um método para receber dados de enlace descendente de acordo com uma modalidade exemplificativa.
[0023] A figura 3 é um diagrama esquemático ilustrando um método para receber dados de enlace descendente de acordo com outra modalidade exemplificativa.
[0024] A figura 4 é um diagrama esquemático ilustrando um método para receber dados de enlace descendente de acordo com outra modalidade exemplificativa.
[0025] A figura 5 é um diagrama esquemático ilustrando um método para receber dados de enlace descendente de acordo com outra modalidade exemplificativa.
[0026] A figura 6 é um diagrama de blocos ilustrando um dispositivo para receber dados de enlace descendente de acordo com uma modalidade exemplificativa.
[0027] A figura 7 é um diagrama de blocos ilustrando um dispositivo para receber dados de enlace descendente de acordo com outra modalidade exemplificativa.
[0028] A figura 8 é um diagrama de blocos ilustrando um dispositivo para transmitir dados de enlace descendente de acordo com uma modalidade exemplificativa.
[0029] A figura 9 é um diagrama de blocos ilustrando um dispositivo para transmitir dados de enlace descendente de acordo com outra modalidade exemplificativa.
6 / 39
[0030] A figura 10 é um diagrama esquemático ilustrando um terminal de acordo com uma modalidade exemplificativa.
[0031] A figura 11 é um diagrama esquemático ilustrando uma estação base de acordo com uma modalidade exemplificativa.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0032] Agora será feita referência em detalhes a modalidades exemplificativas, exemplos das quais são ilustrados nos desenhos anexos. Quando a descrição a seguir se refere aos desenhos anexos, os mesmos números em desenhos diferentes representam os mesmos elementos ou similares, a menos que diferentemente representado. As implementações descritas nas seguintes modalidades exemplificativas não representam todas as implementações consistentes com a presente descrição. Em vez disso, eles são meramente exemplos de dispositivos e métodos consistentes com alguns aspectos da presente invenção, conforme detalhados nas reivindicações anexas.
[0033] A arquitetura de rede e o cenário de negócios descritos nas modalidades da presente invenção se destinam a explicar mais claramente as soluções técnicas das modalidades da presente invenção e não constituem limitação às soluções técnicas providas pelas modalidades da presente invenção. Os técnicos comuns da área sabem que, com a evolução da arquitetura de rede e o surgimento de novos cenários de negócios, as soluções técnicas providas nas modalidades da presente invenção são igualmente aplicáveis a problemas técnicos similares.
[0034] A figura 1 é um diagrama esquemático de uma arquitetura de rede ilustrada de acordo com uma modalidade exemplificativa. Esta arquitetura de rede pode incluir estações base 110 e terminais 120.
[0035] A estação base 110 é implantada em uma rede de acesso. A rede de acesso no sistema 5G NR pode ser denominada NG-RAN (Rede de Acesso via Rádio - Nova Geração). A estação 110 base e o terminal 120 se
7 / 39 comunicam entre si por meio de algum tipo de tecnologia de interface aérea, por exemplo, por meio de tecnologia celular.
[0036] A estação base 110 é um dispositivo implantado na rede de acesso para prover função de comunicação sem fio para o terminal 120. A estação base 110 pode incluir várias formas de macro estação base, micro estação base, estação de retransmissão, ponto de acesso, etc. Em sistemas com diferentes tecnologias de acesso sem fio, os nomes dos dispositivos que funcionam como estações base podem variar, como gNodeB ou gNB em sistemas 5G NR. Conforme a tecnologia de comunicação evolui, o termo “estação base” pode mudar. Para conveniência da descrição, nas modalidades da presente invenção, os dispositivos acima que proveem função de comunicação sem fio para o terminal 120 são coletivamente referidos como estações base.
[0037] O número de terminais 120 é geralmente mais de um. Um ou mais terminais 120 podem ser distribuídos na célula gerenciada por cada estação base 110. Os terminais 120 podem incluir vários dispositivos portáteis, dispositivos montados em veículos, dispositivos vestíveis, dispositivos de computação ou outros dispositivos de processamento conectados a modems sem fio que têm funções de comunicação sem fio, bem como várias formas de equipamento de usuário (UE), estação móvel (MS), dispositivos terminais e assim por diante. Por conveniência da descrição, nas modalidades da presente invenção, os dispositivos mencionados acima são coletivamente referidos como terminais.
[0038] O “sistema 5G NR” nas modalidades da presente invenção também pode ser referido como um sistema 5G ou sistema NR, mas o seu significado pode ser compreendido pelos técnicos da área. As soluções técnicas descritas nas modalidades da presente invenção podem ser aplicáveis a um sistema 5G NR ou a uma evolução subsequente de um sistema 5G NR.
[0039] Como mencionado acima, no sistema 5G NR, a estação base e
8 / 39 o terminal podem usar feixes para transmitir e receber informações. Para transmissão de enlace descendente, a estação base pode usar o feixe para transmitir dados DCI e de enlace descendente para o terminal. O DCI é transmitido por meio de PDCCH e os dados de enlace descendente são transmitidos por meio de PDSCH (Canal Compartilhado Físico de Enlace Descendente).
[0040] O terminal pode determinar o feixe de recepção do DCI da seguinte maneira. A estação base notifica o terminal de pelo menos um estado TCI (Indicação de Configuração de Transmissão) por meio da sinalização RRC (Controle de Recurso de Rádio). O estado TCI inclui a identificação de estado TCI e o tipo RS (Sinal de Referência) correspondente e a identificação RS. Se a sinalização RRC notifica múltiplos estados TCI, então a estação base ativa um dos estados TCI acima usando a sinalização MAC (Controle de Acesso ao Meio). O estado TCI ativado é a configuração do estado de transmissão do PDCCH fornecida pela estação base ao terminal. Ou seja, a estação base notifica o terminal para receber o DCI no PDCCH usando o mesmo feixe de recepção que recebe o RS correspondente ao estado TCI. O terminal pode então receber o DCI no PDCCH usando o feixe de recepção determinado acima.
[0041] O terminal pode determinar o feixe de recepção dados de enlace descendente da seguinte maneira. A estação base notifica o terminal sobre múltiplos estados TCI por meio da sinalização RRC. A estação base, então, usa a sinalização MAC para ativar alguns dos estados TCI acima (por exemplo, até 8 estados TCI) e, em seguida, notifica o terminal via DCI qual dos estados TCI ativados acima é usado para PDSCH (Canal Compartilhado Físico de enlace descendente). O canal compartilhado físico de enlace descendente é o qual dos vários estados TCI acima são ativados. O estado TCI informado pelo DCI é a configuração do estado de transmissão do PDSCH fornecida pela estação base para o terminal, ou seja, o feixe de recepção usado
9 / 39 pelo terminal ao receber dados de enlace descendente no PDSCH deve ser o mesmo que o feixe de recepção usado pelo terminal ao receber o RS correspondente ao estado TCI. O terminal pode então receber dados de enlace descendente no PDSCH usando o feixe de recepção determinado acima. Em outras palavras, antes da estação base transmitir dados de enlace descendente para o terminal através do PDSCH, ela irá primeiro transmitir um DCI (denotado como “o primeiro DCI”) para o terminal através do PDCCH. O primeiro DCI é configurado para agendar os dados de enlace descendente que a estação base irá transmitir para o terminal, tal como indicar a localização do recurso de tempo-frequência correspondente aos dados de enlace descendente, o feixe receptor alvo e outras informações.
[0042] Quando a estação base tem apenas um painel de antena, a estação base tem apenas uma direção de feixe quando realiza a transmissão de enlace descendente. A estação base pode configurar múltiplos CORESETs para o terminal para transmitir PDCCH. Dentre eles, os respectivos CORESETs vêm do mesmo painel de antena, e o PDCCH transmitido pelos respectivos CORESETs pode corresponder a diferentes estados TCI. Quando o terminal não pode determinar o feixe de recepção alvo para receber dados de enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, o terminal usa o feixe de recepção padrão para receber dados de enlace descendente. O feixe de recepção padrão é um feixe de recepção correspondente a um CORESET com um número menor nos CORESETs usados pelos PDCCHs recebidos pelo terminal em uma unidade de programação mais recente (por exemplo, o slot mais recente).
[0043] Quando a estação base tem múltiplos painéis de antena, se a comunicação entre múltiplos painéis de antena não for uma backhaul ideal, haverá um grande atraso na comunicação interativa entre múltiplos painéis de antena. Neste caso, múltiplos painéis de antena transmitem PDCCH de maneira independente para o terminal para realizar de maneira independente a
10 / 39 programação do PDSCH. Neste momento, quando o terminal não pode determinar o feixe de recepção alvo para receber dados de enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, se o feixe de recepção correspondente ao CORESET com o menor número nos CORESETs usados pelos PDCCHs recebidos pelo terminal na unidade de programação mais recente ainda é considerado como o feixe de recepção padrão, o feixe de recepção correspondente ao CORESET com o menor número pode não corresponder ao feixe de transmissão para transmitir os dados de enlace descendente, resultando em um erro na recepção dos dados de enlace descendente pelo terminal. Por exemplo, um PDCCH transmitido com o menor número de CORESET é transmitido através do painel de antena 1, enquanto os dados de enlace descendente são transmitidos através do painel de antena 2. Se o terminal receber dados de enlace descendente transmitidos através do painel de antena 2 usando o mesmo feixe de recepção usado para receber um PDCCH transmitido através do painel de antena 1, os dados de enlace descendente não serão recebidos com sucesso.
[0044] Nas soluções técnicas providas pela presente invenção, após o terminal receber o primeiro DCI transportado pelo primeiro PDCCH enviado pela estação base através do primeiro painel de antena e configurado para agendar dados de enlace descendente transmitidos pela estação base para o terminal, se o terminal não pode determinar o feixe de recepção alvo para receber os dados de enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, o terminal seleciona o feixe de recepção padrão para receber os dados de enlace descendente, em que, o feixe de recepção padrão é o feixe de recepção usado pelo terminal para receber o segundo PDCCH através do mesmo painel de antena que os dados de enlace descendente. A solução técnica provida na modalidade da presente invenção pega o feixe de recepção usado para receber o segundo PDCCH através do mesmo painel de antena com os dados de enlace descendente que o feixe de recepção padrão, assim provendo um feixe
11 / 39 de recepção padrão preciso para receber os dados de enlace descendente, assim, melhorando a precisão do terminal que recebe os dados de enlace descendente. A seguir, várias modalidades serão usadas para apresentar as soluções técnicas providas pela presente invenção.
[0045] A figura 2 é um diagrama esquemático ilustrando um método para receber dados de enlace descendente de acordo com uma modalidade exemplificativa. Este método pode ser aplicado à arquitetura de rede mostrada na figura 1. O método pode incluir as seguintes etapas (201~204).
[0046] Na etapa 201, uma estação base transmite um primeiro PDCCH para um terminal através de um primeiro painel de antena, o primeiro PDCCH carregando um primeiro DCI.
[0047] Nas modalidades da presente invenção, a estação base tem múltiplos painéis de antena através dos quais a estação base pode transmitir DCI e dados de enlace descendente para o terminal. Os múltiplos painéis de antena acima podem pertencer ao mesmo TRP (Ponto do Transmissor Receptor) ou a vários TRPs diferentes. Ou seja, uma estação base pode ter um ou mais TRPs, cada TRP pode ter um ou mais painéis de antena e diferentes painéis de antena correspondem a diferentes direções de feixe.
[0048] Nas modalidades da presente invenção, o primeiro DCI é configurado para agendar dados de enlace descendente transmitidos pela estação base para o terminal. O primeiro DCI é configurado para indicar como o terminal recebe dados de enlace descendente, por exemplo, indicar a localização do recurso de tempo-frequência correspondente aos dados de enlace descendente, o feixe receptor de destino e outras informações.
[0049] Opcionalmente, o primeiro DCI carrega informações de indicação do feixe de recepção configuradas para indicar o feixe de recepção alvo usado para receber os dados de enlace descendente. Por exemplo, as informações de indicação do feixe de recepção está em um estado TCI. Quando o estado TCI é incluído no primeiro DCI, a estação base informa ao
12 / 39 terminal o estado TCI para programar o PDSCH por meio do primeiro DCI, ou seja, quando o terminal recebe dados de enlace descendente no PDSCH, o feixe de recepção usado deve ser o mesmo que o feixe de recepção usado para receber o RS correspondente ao estado TCI. O terminal pode então usar o feixe de recepção alvo determinado acima para receber dados de enlace descendente transportados pelo PDSCH. Claro, em alguns outros casos possíveis, o primeiro DCI pode não incluir as informações de indicação do feixe de recepção, por exemplo, pode incluir apenas informações de indicação dos recursos de tempo-frequência, que são configuradas para indicar a localização do recurso de tempo-frequência correspondente aos dados de enlace descendente.
[0050] Na etapa 202, a estação base transmite os dados de enlace descendente para o terminal através de um segundo painel de antena.
[0051] O primeiro painel de antena e o segundo painel de antena são o mesmo painel de antena. Alternativamente, o primeiro painel de antena e o segundo painel de antena são dois painéis de antena diferentes. Em outras palavras, a estação base pode usar o mesmo painel de antena para transmitir o primeiro DCI e os dados de enlace descendente, ou pode usar dois painéis de antena diferentes para transmitir o primeiro DCI e os dados de enlace descendente, respectivamente.
[0052] Os dados de enlace descendente acima podem ser dados de serviço, que se referem a dados relacionados ao serviço. Para um serviço diferente, o conteúdo dos dados do serviço pode ser diferente.
[0053] Na etapa 203, quando o terminal não pode determinar um feixe de recepção alvo para receber os dados de enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, o terminal seleciona um feixe de recepção padrão.
[0054] Quando as informações de indicação do feixe de recepção não estão incluídas no primeiro DCI, isto é, após receber o primeiro DCI, o terminal não pode analisar o feixe de recepção alvo para receber os dados de
13 / 39 enlace descendente transportados pelo PDSCH do primeiro DCI, o terminal pode selecionar o feixe de recepção padrão.
[0055] Além disso, quando o intervalo de tempo entre receber o primeiro DCI e os dados de enlace descendente é menor que um período de tempo predefinido, o terminal não tem tempo para analisar as informações de indicação do feixe de recepção no primeiro DCI e o terminal não pode determinar o feixe de recepção alvo para receber os dados de enlace descendente, o terminal pode selecionar o feixe de recebimento padrão.
[0056] O feixe de recepção padrão acima é o feixe de recepção usado pelo terminal para receber o segundo PDCCH através do mesmo painel de antena que os dados de enlace descendente. Por exemplo, a estação base tem os dois painéis de antena a seguir: Painel 0 e Painel 1. A estação base transmite dados de enlace descendente para o terminal através do Painel 1 e a estação base também transmite o segundo PDCCH para o terminal através deste Painel 1. Em seguida, o terminal seleciona o feixe de recepção usado para receber o segundo PDCCH como o feixe de recepção padrão.
[0057] Opcionalmente, após receber o primeiro DCI transportado pelo primeiro PDCCH, se o terminal não puder determinar o feixe de recepção alvo para receber dados de enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, o terminal primeiro determinará o segundo painel de antena usado pela estação base para enviar dados de enlace descendente, e em seguida determinará o feixe de recepção padrão de acordo com o segundo painel de antena. O feixe de recepção padrão é o feixe de recepção usado pelo terminal para receber o segundo PDCCH do segundo painel de antena. Nas modalidades da presente invenção, não há restrição ao modo em que o terminal determina o segundo painel de antena usado pela estação base para transmitir dados de enlace descendente. Por exemplo, o terminal pode determinar o segundo painel de antena usado pela estação base para transmitir dados de enlace descendente de acordo com as informações de configuração
14 / 39 CORESET, ou pode determinar o segundo painel usado pela estação base para transmitir dados de enlace descendente a partir das informações transportadas pelo primeiro DCI. Uma explicação dos dois modos acima pode ser encontrada nas modalidades abaixo.
[0058] Na etapa 204, o terminal recebe os dados de enlace descendente usando o feixe de recepção padrão.
[0059] Após determinar o feixe de recepção padrão, o terminal pode usar o feixe de recepção padrão para receber os dados de enlace descendente transmitidos pela estação base. Uma vez que o feixe de recepção padrão tenha recebido as informações através do segundo painel de antena, não há erro quando o feixe de recepção padrão é usado para receber os dados de enlace descendente através do segundo painel de antena, o que pode garantir a recepção precisa dos dados de enlace descendente.
[0060] Em resumo, nas soluções técnicas providas pela presente invenção, após o terminal receber o primeiro DCI transportado pelo primeiro PDCCH enviado pela estação base através do primeiro painel de antena e configurado para agendar dados de enlace descendente transmitidos pela estação base para o terminal, se o terminal não pode determinar o feixe de recepção alvo para receber os dados de enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, o terminal seleciona o feixe de recepção padrão para receber os dados de enlace descendente, em que, o feixe de recepção padrão é o feixe de recepção usado pelo terminal para receber o segundo PDCCH através do mesmo painel de antena que os dados de enlace descendente. A solução técnica provida na modalidade da presente invenção pega o feixe de recepção usado para receber o segundo PDCCH através do mesmo painel de antena com os dados de enlace descendente que o feixe de recepção padrão, assim provendo um feixe de recepção padrão preciso para receber os dados de enlace descendente, assim, melhorando a precisão do terminal que recebe os dados de enlace descendente.
15 / 39
[0061] Se o DCI transportado pelo PDCCH enviado através de um painel de antena pode apenas agendar os recursos do painel de antena para transmitir dados de enlace descendente, mas não pode agendar os recursos de outros painéis de antena para transmitir dados de enlace descendente, o terminal pode determinar o feixe de recepção padrão usando o método descrito na modalidade da figura 3 abaixo.
[0062] A figura 3 é um diagrama esquemático ilustrando um método para receber dados de enlace descendente de acordo com outra modalidade exemplificativa. Este método pode ser aplicado à arquitetura de rede mostrada na figura 1. O método pode incluir as seguintes etapas (301~307).
[0063] Na etapa 301, uma estação base transmite um primeiro PDCCH para o terminal através do primeiro painel de antena, o primeiro PDCCH transportando o primeiro DCI.
[0064] O primeiro DCI é configurado para agendar a estação base para transmitir dados de enlace descendente para o terminal.
[0065] Na etapa 302, a estação base transmite os dados de enlace descendente para o terminal através do segundo painel de antena.
[0066] Nesta modalidade, uma vez que o primeiro DCI transmitido através do primeiro painel de antena pode apenas agendar recursos do primeiro painel de antena para transmitir dados de enlace descendente, o primeiro painel de antena e o segundo painel de antena são o mesmo painel de antena. Por exemplo, a estação base tem os dois painéis de antena a seguir: Painel 0 e Painel 1. A estação base transmite o primeiro DCI para o terminal através do Painel 0 e, em seguida, transmite os dados de enlace descendente para o terminal através deste Painel 0.
[0067] Na etapa 303, quando o terminal não pode determinar um feixe de recepção alvo para receber os dados de enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, o terminal determina um feixe de recepção padrão.
[0068] A estação base pode configurar uma pluralidade de
16 / 39 CORESETs para o terminal transmitir o PDCCH, e o CORESET contém recursos de tempo-frequência e outras informações usadas para transmitir o PDCCH. Após a estação base configurar o terminal com CORESETs, a estação base pode enviar as informações de configuração do CORESET para o terminal. As informações de configuração do CORESET podem incluir o número (ou seja, ID) de cada CORESET configurado pela estação base para o terminal. O número do CORESET é usado para identificar exclusivamente o CORESET, e diferentes CORESETs têm números diferentes.
[0069] Após receber o primeiro PDCCH, o terminal pode determinar qual CORESET é usado pela estação base para transmitir o primeiro PDCCH de acordo com a localização do recurso tempo-frequência ocupado pelo primeiro PDCCH, ou seja, determinar o CORESET alvo usado para o primeiro PDCCH.
[0070] Na etapa 304, o terminal determina o painel de antena correspondente ao CORESET alvo como o primeiro painel de antena usado pela estação base para transmitir o primeiro PDCCH, de acordo com as informações de configuração do CORESET.
[0071] Nesta modalidade, a informação de configuração do CORESET inclui a informação de identificação do painel de antena usando o CORESET para a transmissão do PDCCH. As informações de identificação do painel de antena são usadas para identificar exclusivamente o painel de antena, e diferentes painéis de antena têm diferentes informações de identificação.
[0072] Opcionalmente, as informações de configuração do CORESET incluem pelo menos um conjunto de correspondência entre um CORESET e um painel de antena. Como exemplo, suponha que a estação base tenha configurado três CORESETs para transmitir PDCCH para o terminal, a saber, CORESET 0, CORESET 1 e CORESET 2, então a informação de configuração do CORESET transmitida pela estação base para o terminal
17 / 39 pode incluir o seguinte: {CORESET#0, Panel#0}, {CORESET#1, Panel#1} e {CORESET#2, Panel#0}. As informações de configuração do CORESET acima indicam que o Painel 0 transmite PDCCH para o terminal usando CORESET 0 e CORESET 2, e o Painel 1 transmite PDCCH para o terminal usando CORESET 1. Quando o terminal recebe o primeiro PDCCH, assumindo que o terminal determina que o primeiro PDCCH é transmitido pelo CORESET 2 com base nas informações de configuração do CORESET, o terminal pode ainda determinar que o primeiro PDCCH seja transmitido através do Painel 0.
[0073] Na etapa 305, o terminal determina o primeiro painel de antena como o segundo painel de antena.
[0074] Nesta modalidade, uma vez que o primeiro DCI transportado pelo primeiro PDCCH transmitido através do primeiro painel de antena pode apenas agendar recursos do primeiro painel de antena para transmitir dados de enlace descendente, o primeiro painel de antena usado para transmitir o primeiro PDCCH e o segundo painel de antena usado para transmitir dados de enlace descendente são o mesmo painel de antena. Portanto, após o primeiro painel de antena ser determinado pelo terminal, o primeiro painel de antena pode ser determinado como o segundo painel de antena usado pela estação base para transmitir dados de enlace descendente. Novamente, usando o exemplo acima, após o terminal determinar que o primeiro PDCCH é transmitido através do Painel 0, o terminal determina que o segundo painel de antena usado pela estação base para transmitir dados de enlace descendente também é o Painel 0.
[0075] Na etapa 306, o terminal determina o feixe de recepção padrão de acordo com o segundo painel de antena.
[0076] O feixe de recepção padrão acima é o feixe de recepção usado pelo terminal para receber o segundo PDCCH através do segundo painel de antena. Opcionalmente, o segundo PDCCH é um PDCCH recebido em uma
18 / 39 unidade de programação mais recente transmitida através do segundo painel de antena, usando um CORESET com um número menor em CORESETs pelo qual o PDCCH é transmitido através do segundo painel de antena. A unidade de programação acima pode ser a menor unidade de programação no domínio do tempo. Por exemplo, uma unidade de programação é um slot ou um mini-slot.
[0077] Novamente, usando o exemplo acima, após o terminal determinar que o painel da antena usado pela estação base para transmitir dados de enlace descendente é o Painel 0, o terminal precisa encontrar o segundo PDCCH transmitido através do Painel 0 pelo CORESET com o menor número de CORESETs pelos quais os PDCCHs são transmitidos através do Painel 0 na última unidade de programação. Se na última unidade de programação, todos os PDCCHs recebidos através do Painel 0 são transmitidos pelo CORESET 2, então o terminal determina o PDCCH transmitido através do Painel 0 pelo CORESET 2 como o segundo PDCCH e leva o feixe de recepção para receber o segundo PDCCH como o feixe de recepção padrão. Se na última unidade de programação, todos os PDCCHs recebidos através do Painel 0 são transmitidos pelo CORESET 0, o terminal determina o PDCCH transmitido através do Painel 0 pelo CORESET 0 como o segundo PDCCH e leva o feixe de recepção para receber o segundo PDCCH como o feixe de recepção padrão. Se na última unidade de programação, todos os PDCCHs recebidos através do Painel 0 são transmitidos pelo CORESET 0, o terminal determina o PDCCH transmitido através Painel 0 pelo CORESET 0 como o segundo PDCCH e leva o feixe de recepção para receber o segundo PDCCH como o feixe de recepção padrão.
[0078] Na etapa 307, o terminal recebe os dados de enlace descendente usando o feixe de recepção padrão.
[0079] Após determinar o feixe de recepção padrão, o terminal pode usar o feixe de recepção padrão para receber os dados de enlace descendente
19 / 39 transmitidos pela estação base. Uma vez que o feixe de recepção padrão tenha recebido as informações através do segundo painel de antena, não há erro quando o feixe de recepção padrão é usado para receber os dados de enlace descendente através do segundo painel de antena, o que pode garantir a recepção precisa dos dados de enlace descendente.
[0080] Em resumo, na solução técnica provida nesta modalidade, quando o DCI transportado no PDCCH transmitido através de um determinado painel de antena pode apenas agendar os recursos do painel de antena para transmitir dados de enlace descendente, a informação de configuração do CORESET transmitida pela estação base para o terminal pode incluir a informação de identificação do painel de antena usando o CORESET para a transmissão do PDCCH. Desta forma, o terminal pode determinar o painel de antena usado pela estação base para enviar dados de enlace descendente de acordo com as informações de configuração do CORESET e, em seguida, selecionar o feixe de recepção padrão preciso para receber dados de enlace descendente, de modo a melhorar a precisão dos dados de enlace descendente recebidos pelo terminal.
[0081] Se o DCI transportado pelo PDCCH transmitido através de um determinado painel de antena pode agendar recursos do painel de antena para transmitir dados de enlace descendente, bem como recursos de outros painéis de antena para transmitir dados de enlace descendente, então o terminal pode determinar o feixe de recepção padrão usando o método descrito na modalidade da figura 4 abaixo.
[0082] A figura 4 é um diagrama esquemático ilustrando um método para receber dados de enlace descendente de acordo com outra modalidade exemplificativa. Este método pode ser aplicado à arquitetura de rede mostrada na figura 1. O método pode incluir as seguintes etapas (401~405).
[0083] Na etapa 401, uma estação base transmite um primeiro PDCCH para o terminal através do primeiro painel de antena, o primeiro
20 / 39 PDCCH transportando o primeiro DCI.
[0084] O primeiro DCI é configurado para agendar dados de enlace descendente transmitidos pela estação base para o terminal.
[0085] Na etapa 402, a estação base transmite os dados de enlace descendente para o terminal através do segundo painel de antena.
[0086] Nesta modalidade, uma vez que é possível para o primeiro DCI transmitido através do primeiro painel de antena agendar recursos de outros painéis de antena para transmitir dados de enlace descendente, o primeiro painel de antena e o segundo painel de antena podem ser dois painéis de antena diferentes. Por exemplo, a estação base tem os dois painéis de antena a seguir: Painel 0 e Painel 1. A estação base transmite o primeiro DCI ao terminal por meio do painel 0. O primeiro DCI é configurado para programar o Painel 1 para transmitir dados de enlace descendente para o terminal e, em seguida, a estação base transmite dados de enlace descendente para o terminal por meio do Painel 1. O primeiro painel de antena e o segundo painel de antena mencionados acima podem pertencer ao mesmo TRP ou podem pertencer a dois TRPs diferentes, o que não é limitado pelas modalidades da presente invenção.
[0087] Na etapa 403, quando o terminal não pode determinar o feixe de recepção alvo para receber os dados de enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, o terminal determina o segundo painel de antena de acordo com a informação de indicação do painel de antena no primeiro DCI.
[0088] A informação de indicação do painel de antena é configurada para indicar o segundo painel de antena usado pela estação base para transmitir dados de enlace descendente. O terminal pode conhecer diretamente o segundo painel de antena usado pela estação base para transmitir dados de enlace descendente de acordo com as informações de indicação do painel de antena no primeiro DCI.
[0089] Em comparação com a modalidade da figura 3, uma vez que
21 / 39 nesta modalidade, o primeiro painel de antena e o segundo painel de antena podem ser dois painéis de antena diferentes, o terminal não pode determinar diretamente o segundo painel de antena usado pela estação base para transmitir dados de enlace descendente de acordo com as informações de configuração do CORESET. Nesta modalidade, a informação de indicação do painel de antena é transportada no primeiro DCI, de modo que, com base nisso, o terminal aprenda o segundo painel de antena usado pela estação base para transmitir dados de enlace descendente.
[0090] Na etapa 404, o terminal determina o feixe de recepção padrão de acordo com o segundo painel de antena.
[0091] O feixe de recepção padrão acima é o feixe de recepção usado pelo terminal para receber o segundo PDCCH através do segundo painel de antena. Opcionalmente, o segundo PDCCH é o PDCCH transmitido através do segundo painel de antena pelo CORESET com o menor número nos CORESETs pelo qual os PDCCHs são transmitidos na unidade de programação mais recente através do segundo painel de antena. A unidade de programação acima pode ser a menor unidade de programação no domínio do tempo. Por exemplo, uma unidade de programação é um slot ou um mini-slot.
[0092] Como exemplo, suponha que a estação base tenha configurado três CORESETs para transmitir PDCCH para o terminal, a saber, CORESET 0, CORESET 1 e CORESET 2, então a informação de configuração do CORESET transmitida pela estação base para o terminal pode incluir o seguinte: {CORESET#0, Panel#0}, {CORESET#1, Panel#1} e {CORESET#2, Panel#0}. As informações de configuração do CORESET acima indicam que o Painel 0 transmite PDCCH para o terminal usando CORESET 0 e CORESET 2, e o Painel 1 transmite PDCCH para o terminal usando CORESET 1. Assumindo que após receber o DCI transportado pelo primeiro PDCCH, o terminal determina de acordo com a informação de indicação do painel de antena no primeiro DCI que o segundo painel de
22 / 39 antena que transmite os dados de enlace descendente é o Painel 0, então o terminal precisa encontrar o segundo PDCCH transmitido através do Painel 0 pelo CORESET com o menor número de CORESETs pelos quais os PDCCHs são transmitidos na última unidade de programação através do Painel 0. Se na última unidade de programação, todos os PDCCHs são transmitidos pelo CORESET 2 através do Painel 0, então o terminal determina o PDCCH transmitido através do Painel 0 usando o CORESET 2 como o segundo PDCCH e pega o feixe de recepção para receber o segundo PDCCH como o feixe de recepção padrão. Se na última unidade de programação, todos os PDCCHs são transmitidos através do Painel 0 pelo CORESET 0, o terminal determina o PDCCH transmitido através do Painel 0 pelo CORESET 0 como o segundo PDCCH e pega o feixe de recepção para receber o segundo PDCCH como o feixe de recepção padrão. Se na última de programação, todos os PDCCHs são transmitido através do Painel 0 pelo CORESET 0 e CORESET 2, o terminal determina o PDCCH transmitido através Painel 0 pelo CORESET 0 como o segundo PDCCH e pega o feixe de recepção para receber o segundo PDCCH como o feixe de recepção padrão.
[0093] Na etapa 405, o terminal recebe os dados de enlace descendente usando o feixe de recepção padrão.
[0094] Após determinar o feixe de recepção padrão, o terminal pode usar o feixe de recepção padrão para receber os dados de enlace descendente transmitidos pela estação base. Uma vez que o feixe de recepção padrão tenha recebido as informações através do segundo painel de antena, não há erro quando o feixe de recepção padrão é usado para receber os dados de enlace descendente através do segundo painel de antena, o que pode garantir a recepção precisa dos dados de enlace descendente.
[0095] Em resumo, na solução técnica provida por esta modalidade, quando o DCI transportado pelo PDCCH transmitido através de um determinado painel de antena pode programar recursos do painel de antena
23 / 39 para transmitir dados de enlace descendente, bem como recursos de outros painéis de antena para transmitir dados de enlace descendente, o estação base pode transportar as informações de indicação do painel de antena no DCI transmitido para o terminal, para indicar o painel de antena usado pela estação base para transmitir dados de enlace descendente, de modo que o terminal determine o feixe de recepção padrão preciso para receber dados de enlace descendente, melhorando assim a precisão do terminal que recebe os dados de enlace descendente.
[0096] Deve-se notar que, em alguns outros casos, se o DCI transportado pelo PDCCH transmitido através de um determinado painel de antena pode apenas programar recursos deste painel de antena para transmitir dados de enlace descendente, mas não pode programar recursos de outros painéis de antena para transmitir dados de enlace descendente, a estação base também pode transportar as informações de indicação do painel de antena no DCI transmitido para o terminal, para indicar o painel de antena usado pela estação base para transmitir dados de enlace descendente, de modo que o terminal não tenha que determinar o painel de antena usado pelo estação base para transmitir dados de enlace descendente com base nas informações de configuração do CORESET.
[0097] Além disso, se o DCI transportado pelo PDCCH transmitido através de um determinado painel de antena pode apenas programar os recursos do painel de antena para transmitir dados de enlace descendente, mas não pode programar os recursos de outros painéis de antena para transmitir dados de enlace descendente, o terminal pode também usar o método descrito na modalidade da figura 5 abaixo para determinar o feixe de recepção padrão.
[0098] A figura 5 é um diagrama esquemático ilustrando um método para receber dados de enlace descendente de acordo com outra modalidade exemplificativa. Este método pode ser aplicado à arquitetura de rede mostrada na figura 1. O método pode incluir as seguintes etapas (501~504).
24 / 39
[0099] Na etapa 501, uma estação base transmite um primeiro PDCCH para o terminal através do primeiro painel de antena, o primeiro PDCCH transportando o primeiro DCI.
[00100] O primeiro DCI é configurado para agendar dados de enlace descendente transmitidos pela estação base para o terminal.
[00101] Na etapa 502, a estação base transmite os dados de enlace descendente para o terminal através do segundo painel de antena.
[00102] Nesta modalidade, uma vez que o primeiro DCI transmitido através do primeiro painel de antena pode apenas programar recursos do primeiro painel de antena para transmitir dados de enlace descendente, o primeiro painel de antena e o segundo painel de antena são o mesmo painel de antena. Por exemplo, a estação base tem os dois painéis de antena a seguir: Painel 0 e Painel 1. A estação base transmite o primeiro DCI para o terminal através do Painel 0 e, em seguida, transmite os dados de enlace descendente para o terminal através deste Painel 0.
[00103] Na etapa 503, quando o terminal não pode determinar um feixe de recepção alvo para receber os dados de enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, o terminal determina o feixe de recepção usado para receber o primeiro PDCCH como o feixe de recepção padrão.
[00104] Nesta modalidade, uma vez que o segundo painel de antena para a estação base transmitir dados de enlace descendente é o mesmo painel de antena que o primeiro painel de antena para a estação base transmitir o primeiro PDCCH, o terminal pode usar diretamente o feixe de recepção usado para receber o primeiro PDCCH como o feixe de recepção padrão.
[00105] Como exemplo, suponha que a estação base tenha configurado um terminal com três CORESETs para transmissão o PDCCH, a saber, CORESET 0, CORESET 1 e CORESET 2. Neste caso, quando o terminal recebe o primeiro PDCCH do CORESET 2, o terminal usa diretamente o feixe de recepção para receber o primeiro PDCCH como o feixe de recepção
25 / 39 padrão para receber dados de enlace descendente.
[00106] Na etapa 504, o terminal recebe os dados de enlace descendente usando o feixe de recepção padrão.
[00107] Após determinar o feixe de recepção padrão, o terminal pode usar o feixe de recepção padrão para receber os dados de enlace descendente transmitidos pela estação base. Uma vez que o feixe de recepção padrão tenha recebido as informações através do segundo painel de antena, não há erro quando o feixe de recepção padrão é usado para receber os dados de enlace descendente através do segundo painel de antena, o que pode garantir a recepção precisa dos dados de enlace descendente.
[00108] Em resumo, na solução técnica provida nesta modalidade, quando o DCI transportado pelo PDCCH transmitido através de um determinado painel de antena pode apenas programar os recursos do painel de antena para transmitir dados de enlace descendente, o terminal pode determinar diretamente o feixe de recepção usado para receber o primeiro PDCCH como o feixe de recepção padrão após receber o primeiro PDCCH enviado pela estação base para programar os dados de enlace descendente, o que atinge a seleção precisa do feixe de recepção padrão para receber dados de enlace descendente, melhorando assim a precisão de recepção dos dados de enlace descendente.
[00109] Nas modalidades do método acima, a explicação é feita apenas a partir da perspectiva da interação entre o terminal e a estação base. As etapas acima relacionadas ao terminal podem ser implementadas independentemente como o método para receber dados de enlace descendente no lado do terminal, e as etapas acima relacionadas à estação base podem ser implementadas independentemente como o método para transmitir dados de enlace descendente no lado da estação base.
[00110] A seguir, estão as modalidades do dispositivo da presente invenção que pode ser configurado para executar as modalidades do método
26 / 39 da presente invenção. Para detalhes não descritos nas modalidades do dispositivo desta invenção, consulte as modalidades do método desta invenção.
[00111] A figura 6 é um diagrama de blocos ilustrando um dispositivo para receber dados de enlace descendente de acordo com uma modalidade exemplificativa. O dispositivo tem a função de implementar o exemplo do método no lado terminal mencionado acima, que pode ser implementado por hardware ou por meio do hardware que executa o software correspondente. O dispositivo pode ser um terminal descrito acima ou pode ser instalado em um terminal. O dispositivo 600 pode incluir um módulo de recepção de informações de controle 610, um módulo de seleção de feixe de recepção 620 e um módulo de recepção de dados de enlace descendente 630.
[00112] O módulo de recepção de informações de controle 610 é configurado para receber um primeiro DCI transportado por um primeiro PDCCH transmitido por uma estação base através de um primeiro painel de antena, em que o primeiro DCI é configurado para programar os dados de enlace descendente transmitidos pela estação base para o terminal.
[00113] O módulo de seleção de feixe de recepção 620 é configurado para selecionar um feixe de recepção padrão quando o terminal não pode determinar um feixe de recepção alvo para receber os dados de enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, em que o feixe de recepção padrão é um feixe de recepção usado pelo terminal para receber um segundo PDCCH através de um mesmo painel de antena que os dados de enlace descendente.
[00114] O módulo de recepção de dados de enlace descendente 630 é configurado para receber os dados de enlace descendente usando o feixe de recepção padrão.
[00115] Em resumo, nas soluções técnicas providas pela presente invenção, após o terminal receber o primeiro DCI transportado pelo primeiro
27 / 39 PDCCH enviado pela estação base através do primeiro painel de antena e configurado para programar dados de enlace descendente transmitidos pela estação base para o terminal, se o terminal não pode determinar o feixe de recepção alvo para receber os dados de enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, o terminal seleciona o feixe de recepção padrão para receber os dados de enlace descendente, em que, o feixe de recepção padrão é o feixe de recepção usado pelo terminal para receber o segundo PDCCH através do mesmo painel de antena que os dados de enlace descendente. A solução técnica provida na modalidade da presente invenção pega o feixe de recepção usado para receber o segundo PDCCH através do mesmo painel de antena com os dados de enlace descendente que o feixe de recepção padrão, assim provendo um feixe de recepção padrão preciso para receber os dados de enlace descendente, assim, melhorando a precisão do terminal que recebe os dados de enlace descendente.
[00116] Em uma modalidade opcional provida com base na modalidade da figura 6, como mostrada na figura 7, o módulo de seleção de feixe de recepção 620 inclui uma unidade de determinação de painel de antena 621 e uma unidade de determinação de feixe de recepção 622.
[00117] A unidade de determinação do painel de antena 621 é configurada para determinar um segundo painel de antena usado pela estação base para transmitir os dados de enlace descendente.
[00118] A unidade de determinação de feixe de recepção 622 é configurada para determinar o feixe de recepção padrão de acordo com o segundo painel de antena, em que o feixe de recepção padrão é um feixe de recepção usado pelo terminal para receber o segundo PDCCH através do segundo painel de antena.
[00119] Opcionalmente, o painel de antena e o segundo painel de antena são o mesmo painel de antena.
[00120] A unidade de determinação do painel de antena 621 é
28 / 39 configurada para: determinar um CORESET alvo usado para o primeiro PDCCH; determinar um painel de antena que corresponde ao CORESET alvo como o primeiro painel de antena usado pela estação base para transmitir o primeiro PDCCH, de acordo com as informações de configuração do CORESET, em que as informações de configuração do CORESET compreendem as informações de identificação de um painel de antena usando um CORESET para a transmissão do PDCCH; e determinar o primeiro painel de antena como o segundo painel de antena.
[00121] Opcionalmente, a unidade de determinação do painel de antena 621 é configurada para: determinar o segundo painel de antena de acordo com as informações de indicação do painel de antena transportadas no primeiro DCI, em que as informações de indicação do painel de antena são configuradas para indicar o segundo painel de antena usado pela estação base para transmitir os dados do enlace descendente.
[00122] Opcionalmente, o segundo PDCCH é um PDCCH recebido em uma unidade de programação mais recente transmitida através do segundo painel de antena, usando um CORESET com um número menor em CORESETs pelo qual o PDCCH é transmitido através do segundo painel de antena.
[00123] Em outra modalidade opcional com base na modalidade da figura 6 ou qualquer uma das modalidades opcionais acima, o segundo painel de antena e o primeiro painel de antena são o mesmo painel de antena; e o módulo de seleção de feixe de recepção 620 é configurado para: determinar um feixe de recepção usado para receber o primeiro PDCCH como o feixe de recepção padrão.
29 / 39
[00124] A figura 8 é um diagrama de blocos ilustrando um dispositivo para transmitir dados de enlace descendente de acordo com uma modalidade exemplificativa. O dispositivo tem a função de implementar o exemplo do método no lado da estação base mencionado acima, que pode ser implementado por hardware ou por meio do hardware que executa o software correspondente. O dispositivo pode ser uma estação base descrita acima ou pode ser instalado em uma estação base. O dispositivo 800 pode incluir um módulo de transmissão de informações de controle 810 e um módulo de transmissão de dados de enlace descendente 820.
[00125] O módulo de transmissão de informações de controle 810 é configurado para transmitir um primeiro PDCCH para um terminal através de um primeiro painel de antena, o primeiro PDCCH transportando um primeiro DCI, o primeiro DCI sendo configurado para programar os dados de enlace descendente transmitidos pela estação base para o terminal.
[00126] O módulo de transmissão de dados do enlace descendente 820 é configurado para transmitir dados de enlace descendente para o terminal através de um segundo painel de antena, de modo que o terminal receba os dados do enlace descendente usando um feixe de recepção padrão, em que o feixe de recepção padrão é um feixe de recepção usado pelo terminal para receber um segundo PDCCH através de um mesmo painel de antena que os dados do enlace descendente.
[00127] Em resumo, nas soluções técnicas providas pela presente invenção, após o terminal receber o primeiro DCI transportado pelo primeiro PDCCH enviado pela estação base através do primeiro painel de antena e configurado para programar dados de enlace descendente transmitidos pela estação base para o terminal, se o terminal não pode determinar o feixe de recepção alvo para receber os dados de enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, o terminal seleciona o feixe de recepção padrão para receber os dados de enlace descendente, em que, o feixe de recepção padrão é o feixe de
30 / 39 recepção usado pelo terminal para receber o segundo PDCCH através do mesmo painel de antena que os dados de enlace descendente. A solução técnica provida na modalidade da presente invenção pega o feixe de recepção usado para receber o segundo PDCCH através do mesmo painel de antena com os dados de enlace descendente que o feixe de recepção padrão, assim provendo um feixe de recepção padrão preciso para receber os dados de enlace descendente, assim, melhorando a precisão do terminal que recebe os dados de enlace descendente.
[00128] Em uma modalidade opcional provida com base na modalidade da figura 8, o primeiro painel de antena e o segundo painel de antena são o mesmo painel de antena; ou o primeiro painel de antena e o segundo painel de antena são painéis de antena diferentes.
[00129] Em outra modalidade opcional com base na modalidade da figura 8 ou qualquer uma das modalidades opcionais acima, como mostrado na figura 9, o dispositivo 800 inclui adicionalmente um módulo de transmissão de informação de configuração 830.
[00130] O módulo de transmissão de informação de configuração830 é configurado para transmitir as informações de configuração do CORESET para o terminal, em que as informações de configuração do CORESET compreendem as informações de identificação de um painel de antena usando um CORESET para a transmissão do PDCCH, de modo que o terminal determine o primeiro painel de antena usado pela estação base para transmitir o primeiro PDCCH de acordo com as informações de configuração do CORESET e determine o primeiro painel de antena como o segundo painel de antena.
[00131] Em outra modalidade opcional com base na modalidade da figura 8 ou qualquer uma das modalidades opcionais acima, as informações de indicação do painel de antena são transportadas no primeiro DCI e as informações de indicação do painel de antena são configuradas para indicar o
31 / 39 segundo painel de antena usado pela estação base para transmitir os dados de enlace descendente.
[00132] Deve-se notar que, quando o dispositivo provido nas modalidades acima implementa sua função, a divisão dos módulos de função acima é dada apenas como um exemplo. Em aplicações práticas, as funções acima podem ser alocadas a diferentes módulos de função de acordo com os requisitos reais, ou seja, a estrutura de conteúdo do dispositivo é dividida em diferentes módulos de função para completar todas ou parte das funções descritas acima.
[00133] No que diz respeito ao dispositivo nas modalidades acima, a maneira específica em que cada módulo executa a operação foi descrita em detalhes nas modalidades do método e não será elaborada aqui.
[00134] A solução técnica provida nas modalidades da presente invenção é introduzida principalmente a partir da perspectiva da interação entre o terminal e a estação base. Deve-se entender que a estação base e o terminal incluem estruturas de hardware e/ou módulos de software que executam várias funções a fim de implementar as funções acima. Em combinação com as unidades e etapas do algoritmo dos exemplos descritos nas modalidades da presente invenção, as modalidades da presente invenção podem ser implementadas na forma de hardware ou uma combinação de hardware e software de computador. Se uma função é executada por hardware ou software de computador controlado por hardware depende da aplicação específica e das restrições do projeto da solução técnica. Os versados na técnica podem adotar métodos diferentes para cada aplicação específica para implementar as funções descritas, mas tal implementação não deve ser considerada como fora do escopo das soluções técnicas das modalidades da presente invenção.
[00135] Uma modalidade exemplificativa da invenção também provê um dispositivo para receber dados de enlace descendente que é capaz de
32 / 39 implementar o método para receber dados de enlace descendente provido na invenção. O dispositivo pode ser um terminal descrito acima ou pode ser instalado em um terminal. O dispositivo inclui um processador e uma memória configurada para armazenar instruções executáveis pelo processador. O processador é configurado para: receber um primeiro DCI transportado em um primeiro PDCCH enviado por uma estação base através de um primeiro painel de antena, em que o primeiro DCI é configurado para programar os dados de enlace descendente transmitidos pela estação base para o terminal; quando o terminal não pode determinar um feixe de recepção alvo para receber os dados do enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, selecionar um feixe de recepção padrão, em que o feixe de recepção padrão é um feixe de recepção usado pelo terminal para receber um segundo PDCCH através de um mesmo painel de antena que os dados do enlace descendente; e receber os dados do enlace descendente usando o feixe de recepção padrão.
[00136] Opcionalmente, o processador é configurado adicionalmente para: determinar um segundo painel de antena usado pela estação base para transmitir os dados do enlace descendente; determinar o feixe de recepção padrão de acordo com o segundo painel de antena, em que o feixe de recepção padrão é um feixe de recepção usado pelo terminal para receber o segundo PDCCH através do segundo painel de antena.
[00137] Opcionalmente, o primeiro painel de antena e o segundo painel de antena são o mesmo painel de antena; o processador é configurado adicionalmente para: determinar um CORESET alvo usado para o primeiro
33 / 39 PDCCH; determinar um painel de antena que corresponde ao CORESET alvo como o primeiro painel de antena usado pela estação base para transmitir o primeiro PDCCH, de acordo com as informações de configuração do CORESET, em que as informações de configuração do CORESET incluem as informações de identificação de um painel de antena usando um CORESET para transmitir o PDCCH; e determinar o primeiro painel de antena como o segundo painel de antena.
[00138] Opcionalmente, o processador é configurado adicionalmente para: determinar o segundo painel de antena de acordo com as informações de indicação do painel de antena transportadas no primeiro DCI, em que as informações de indicação do painel de antena são configuradas para indicar o segundo painel de antena usado pela estação base para transmitir os dados do enlace descendente.
[00139] Opcionalmente, o segundo PDCCH é um PDCCH recebido em uma unidade de programação mais recente transmitida através do segundo painel de antena, usando um CORESET com um número menor em CORESETs pelo qual o PDCCH é transmitido através do segundo painel de antena.
[00140] Opcionalmente, o primeiro painel de antena e o segundo painel de antena são o mesmo painel de antena; o processador é configurado adicionalmente para: determinar um feixe de recepção usado para receber o primeiro PDCCH como o feixe de recepção padrão.
[00141] Uma modalidade exemplificativa da invenção também provê um dispositivo para transmitir dados de enlace descendente que é capaz de implementar o método para transmitir dados de enlace descendente provido
34 / 39 na invenção. O dispositivo pode ser uma estação base descrita acima ou pode ser instalado em uma estação base. O dispositivo inclui um processador e uma memória configurada para armazenar instruções executáveis pelo processador. O processador é configurado para: transmitir um primeiro PDCCH para um terminal através de um primeiro painel de antena, o primeiro PDCCH transportando um primeiro DCI, o primeiro DCI sendo configurado para programar os dados do enlace descendente transmitidos pela estação base para o terminal; e transmitir os dados do enlace descendente para o terminal através de um segundo painel de antena, de modo que o terminal receba os dados do enlace descendente usando um feixe de recepção padrão, em que o feixe de recepção padrão é um feixe de recepção usado pelo terminal para receber um segundo PDCCH através de um mesmo painel de antena que os dados do enlace descendente.
[00142] Opcionalmente, o primeiro painel de antena e o segundo painel de antena são o mesmo painel de antena; ou o primeiro painel de antena e o segundo painel de antena são painéis de antena diferentes.
[00143] Opcionalmente, o processador é configurado adicionalmente para: transmitir as informações de configuração do CORESET, em que as informações de configuração do CORESET inclui informações de identificação de um painel de antena que usa um CORESET para a transmissão do PDCCH, de modo que o terminal determine o primeiro painel de antena usado pela estação base para transmitir o primeiro PDCCH de acordo com as informações de configuração do CORESET e determine o primeiro painel de antena como o segundo painel de antena.
[00144] Opcionalmente, as informações de indicação do painel de antena são transportadas no primeiro DCI, e as informações de indicação do
35 / 39 painel de antena são configuradas para indicar o segundo painel de antena usado pela estação base para transmitir os dados de enlace descendente.
[00145] A figura 10 é um diagrama esquemático ilustrando um terminal de acordo com uma modalidade exemplificativa.
[00146] O terminal 1000 inclui um transmissor 1001, um receptor 1002 e um processador 1003. O processador 1003 pode ser também um controlador, representado como “controlador/processador 1003” na figura 10. Opcionalmente, o terminal 1000 também pode incluir um processador de modem 1005, em que o processador de modem 1005 pode incluir um codificador 1006, um modulador 1007, um decodificador 1008 e um demodulador 1009.
[00147] Em um exemplo, o transmissor 1001 modula (por exemplo, realiza conversão analógica, filtragem, amplificação e conversão ascendente, etc.) esta amostra de saída e gera um sinal de enlace ascendente que é transmitido através da antena para a estação base descrita na modalidade acima. No enlace descendente, a antena recebe sinais de enlace descendente transmitidos pela estação base na modalidade acima. O receptor 1002 modula (por exemplo, realiza filtragem, amplificação, conversão descendente, digitalização, etc.) o sinal recebido da antena e provê amostragem de entrada. No processador de modem 1005, o codificador 1006 recebe e processa (por exemplo, formata, codifica e intercala) os dados de negócios e as mensagens de sinalização a serem enviadas no enlace ascendente. O modulador 1007 processa adicionalmente (por exemplo, realiza mapeamento de símbolos e modulação em) dados de negócios e mensagens de sinalização codificados e provê amostragem de saída. O demodulador 1009 processa (por exemplo, demodula) esta amostragem de entrada e provê estimativa de símbolos. O decodificador 1008 processa (por exemplo, desintercala e decodifica) a estimativa de símbolos e provê dados e mensagens de sinalização decodificados enviados para o terminal 1000. O codificador 1006, o
36 / 39 modulador 1007, o demodulador 1009 e o decodificador 1008 podem ser implementados pelo processador de modem composto 1005. Essas unidades são processadas com base na tecnologia de acesso sem fio usada pela rede de acesso sem fio (por exemplo, LTE e outros sistemas em evolução). Deve-se notar que as funções acima do processador do modem 1005 também podem ser realizadas pelo processador 1003 quando o terminal 1000 não inclui o processador do modem 1005.
[00148] O processador 1003 controla e gerencia as ações do terminal 1000 e é configurado para executar o processo de processamento realizado pelo terminal 1000 nas modalidades acima da presente invenção. Por exemplo, o processador 1003 é adicionalmente configurado para executar várias etapas das modalidades de método descritas acima no lado do terminal e/ou outras etapas da solução técnica descrita na presente modalidade.
[00149] Além disso, o terminal 1000 pode incluir adicionalmente uma memória 1004, que é configurada para armazenar códigos de programa e dados usados para o terminal 1000.
[00150] Deve-se entender que a figura 10 mostra apenas um projeto simplificado do terminal 1000. Em aplicações práticas, o terminal 1000 pode conter qualquer número de transmissores, receptores, processadores, processadores de modem, memórias, etc., e todos os terminais que podem implementar modalidades desta invenção estão no escopo de proteção das modalidades da presente invenção.
[00151] A figura 11 é um diagrama esquemático ilustrando uma estação base de acordo com uma modalidade exemplificativa.
[00152] A estação base 1100 inclui um transmissor/receptor 1101 e um processador 1102. O processador 1102 pode ser também um controlador, representado como “controlador/processador 1102” na figura 11. O transmissor/receptor 1101 é configurado para suportar o envio e a recepção de informações entre a estação base e o terminal nas modalidades acima, e para
37 / 39 suportar a comunicação entre a estação base e outras entidades de rede. O processador 1102 executa várias funções para se comunicar com o terminal. No enlace ascendente, o sinal de enlace ascendente do terminal é recebido através da antena, demodulado pelo receptor 1101 (por exemplo, demodulando o sinal de alta frequência em um sinal de banda base) e posteriormente processado pelo processador 1102 para recuperar os dados de serviço e as mensagens de sinalização enviados pelo terminal. No enlace descendente, os dados de serviço e as mensagens de sinalização são processados pelo processador 1102 e modulados pelo transmissor 1101 (por exemplo, o sinal de banda base é modulado para um sinal de alta frequência) para gerar o sinal de enlace descendente que é transmitido para o terminal através da antena. Deve-se notar que as funções de demodulação ou modulação acima também podem ser realizadas pelo processador 1102. Por exemplo, o processador 1102 é adicionalmente configurado para executar várias etapas no lado da estação base das modalidades de método acima e/ou outras etapas da solução técnica descrita nas modalidades desta invenção.
[00153] Além disso, a estação base 1100 pode incluir adicionalmente uma memória 1103 que é configurada para armazenar códigos de programa e dados da estação base 1100. Além disso, a estação base 1100 pode incluir adicionalmente uma unidade de comunicação 1104. A unidade de comunicação 1104 é configurada para suportar a estação base 1100 para se comunicar com outras entidades de rede (como equipamentos de rede na rede principal, etc.). Por exemplo, em um sistema 5G NR, a unidade de comunicação 1104 pode ser uma interface NG-U, que é usada para suportar a estação base 1100 para se comunicar com entidades UPF (Função do Plano de Usuário). Alternativamente, a unidade de comunicação 1104 pode ser uma interface NG- C que é usada para suportar a estação base 1100 para se comunicar com entidades AMF (Função de Gestão de Mobilidade e Acesso).
[00154] Deve-se entender que a figura 11 mostra apenas um projeto
38 / 39 simplificado da estação base 1100. Em aplicações práticas, a estação base 1100 pode conter qualquer número de transmissores, receptores, processadores, controladores, memórias, unidades de comunicação, etc., e todas as estações base que podem implementar modalidades da presente invenção estão dentro do escopo de proteção da presente invenção.
[00155] A modalidade da presente invenção também provê um meio de armazenamento legível por computador não transitório nele armazenado com programas de computador que, quando executados por um processador de um terminal, o método para receber dados de enlace descendente no lado do terminal descrito acima é implementado.
[00156] As modalidades da presente invenção também proveem um meio de armazenamento legível por computador não transitório nele armazenado com programas de computador que, quando executados por um processador de um estação base, o método para transmitir dados de enlace descendente no lado da estação base descrito acima é implementado.
[00157] As soluções técnicas providas pelas modalidades da presente invenção põem incluir os efeitos benéficos a seguir.
[00158] Após receber o primeiro DCI configurado para programar os dados de enlace descendente transmitidos pela estação base para o terminal, e transportado pelo primeiro PDCCH enviado pela estação base através do primeiro painel de antena, o terminal seleciona o feixe de recepção padrão para receber os dados de enlace descendente quando o terminal não pode determinar o feixe de recepção alvo para receber os dados de enlace descendente de acordo com o primeiro DCI, em que o feixe de recepção padrão é o feixe de recepção usado pelo terminal para receber o segundo PDCCH através da mesma antena que os dados de enlace descendente. Com as soluções técnicas providas pelas modalidades da presente invenção, o feixe de recepção usado pelo terminal para receber o segundo PDCCH através da mesma antena que os dados de enlace descendente é usado como o feixe de
39 / 39 recepção padrão, provendo um feixe de recepção padrão preciso para receber os dados de enlace descendente, melhorando assim a precisão do terminal que recebe os dados de enlace descendente.
[00159] Deve-se entender que, neste contexto, “múltiplo” se refere a dois ou mais. “E/ou”, que descreve a relação de associação dos objetos associados, significa que pode haver três tipos de relações. Por exemplo, A e/ou B podem significar que A existe sozinho, A e B existem ao mesmo tempo e B existe sozinho. O caractere “/” geralmente indica que os objetos contextuais estão em uma relação “OU”.
[00160] Outras modalidades da presente invenção serão evidentes para os versados na técnica a partir da consideração do relatório descritivo e da prática da invenção descrita no presente documento. Este pedido destina-se a cobrir quaisquer variações, usos ou adaptações da invenção seguindo os princípios gerais da mesma e incluindo tais desvios da presente descrição como vêm dentro da prática conhecida ou habitual na técnica. Pretende-se que o relatório descritivo e os exemplos sejam considerados apenas como exemplificativos, com um verdadeiro escopo e espírito da invenção sendo indicada pelas seguintes reivindicações.
[00161] Será reconhecido que a presente invenção não é limitada à construção exata que foi descrita acima e ilustrada nos desenhos anexos e diversas modificações e mudanças podem ser feitas sem que se afastar do escopo das mesmas. Pretende-se que o escopo da presente invenção seja limitado apenas pelas reivindicações anexas.

Claims (19)

REIVINDICAÇÕES
1. Método realizado por um dispositivo terminal, caracterizado pelo fato de que o método compreende: transmitir uma solicitação de agendamento à estação base para a transmissão de pelo menos um relato, em que o pelo menos um relato indica informação de estado do canal de pelo menos uma conexão de enlace lateral associada ao dispositivo terminal; receber a partir da estação base uma concessão de enlace lateral para a transmissão do pelo menos um relato; e transmitir o pelo menos um relato que indica informação de estado do canal para outro dispositivo terminal através da pelo menos uma conexão de enlace lateral de acordo com a concessão de enlace lateral recebida.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a transmissão do pelo menos um relato compreende: transmitir um elemento de controle MAC para o pelo menos um relato que indica informação de estado do canal de pelo menos uma conexão de enlace lateral para outro dito dispositivo terminal.
3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o elemento de controle MAC para o pelo menos um relato que indica informação de estado do canal de pelo menos uma conexão de enlace lateral é gerado pela multiplexação do pelo menos um relato em um ou mais MAC PDU.
4. Método de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a multiplexação do pelo menos um relato em um ou mais MAC PDU compreende: multiplexar o pelo menos um relato com dados MAC a partir de um canal lógico associado à conexão de enlace lateral em um ou mais MAC PDUs.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, antes de transmitir o pelo menos um relato para outro dito dispositivo terminal, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: realizar priorização para determinar se a transmissão do pelo menos um relato ou a transmissão dos dados MAC deve ser priorizada através da pelo menos uma conexão de enlace lateral.
6. Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a transmissão do pelo menos um relato para outro dito dispositivo terminal é anterior à transmissão dos dados MAC, em resposta ao fato de que a determinação de priorização é priorizar um canal lógico do pelo menos um relato sobre aquele dos dados MAC.
7. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a concessão de enlace lateral compreende um identificador da pelo menos uma conexão de enlace lateral.
8. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a concessão de enlace lateral é transmitida por meio de informação de controle de enlace descendente.
9. Estação base, caracterizada pelo fato de que compreende: um ou mais processadores; e uma ou mais memórias compreendendo códigos de programa de computador, as uma ou mais memórias e os códigos de programa de computador configurados para, com os um ou mais processadores, fazer com que a estação base: receba, a partir de um primeiro dispositivo terminal, uma solicitação de agendamento para transmitir pelo menos um relato, em que o pelo menos um relato indica informação de estado do canal de pelo menos uma conexão de enlace lateral associada ao primeiro dispositivo terminal; e transmita uma concessão de enlace lateral para a transmissão do pelo menos um relato.
10. Estação base de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que a concessão de enlace lateral compreende um identificador da pelo menos uma conexão de enlace lateral.
11. Estação base de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que a concessão de enlace lateral é transmitida por meio de informação de controle do enlace descendente.
12. Dispositivo terminal, caracterizado pelo fato de que compreende: um ou mais processadores; e uma ou mais memórias compreendendo códigos de programa de computador, as uma ou mais memórias e os códigos de programa de computador configurados para, com os um ou mais processadores, fazer com que o dispositivo terminal: transmita uma solicitação de agendamento à estação base para a transmissão de pelo menos um relato, em que o pelo menos um relato indica informação de estado do canal de pelo menos uma conexão de enlace lateral associada ao dispositivo terminal; receba a estação base uma concessão de enlace lateral para a transmissão do pelo menos um relato; e transmita o pelo menos um relato que indica informação de estado do canal para outro dispositivo terminal através da pelo menos uma conexão de enlace lateral de acordo com a concessão de enlace lateral recebida.
13. Dispositivo terminal de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que as uma ou mais memórias e os códigos de programa de computador são configurados para: transmitir os elementos de controle MAC para o pelo menos um relato que indica informação de estado do canal de pelo menos uma conexão de enlace lateral para outro dito dispositivo terminal.
14. Dispositivo terminal de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a uma ou mais memórias e os códigos de programa de computador são configurados adicionalmente para: gerar o elemento de controle MAC para o pelo menos um relato que indica informação de estado do canal de pelo menos uma conexão de enlace lateral ao multiplexar o pelo menos um relato em um ou mais MAC PDUs.
15. Dispositivo terminal de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a uma ou mais memórias e os códigos de programa de computador são configurados para: multiplexar o pelo menos um relato com dados MAC a partir de um canal lógico associado à conexão de enlace lateral em um ou mais MAC PDUs.
16. Dispositivo terminal de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a uma ou mais memórias e os códigos de programa de computador são adicionalmente configurados para: antes de transmitir o pelo menos um relato para outro dito dispositivo terminal, realizar priorização para determinar se a transmissão do pelo menos um relato ou a transmissão dos dados MAC deve ser priorizada através da pelo menos uma conexão de enlace lateral.
17. Dispositivo terminal de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que uma ou mais memórias e códigos de programa de computador são configurados para: transmitir o pelo menos um relato para outro dito dispositivo terminal antes da transmissão dos dados MAC, em resposta ao fato de que a determinação de priorização é priorizar um canal lógico do pelo menos um relato sobre aquele dos dados MAC.
18. Dispositivo terminal de acordo com a reivindicação 12,
caracterizado pelo fato de que a concessão de enlace lateral compreende um identificador da pelo menos uma conexão de enlace lateral.
19. Dispositivo terminal de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a concessão de enlace lateral é transmitida por meio de informação de controle do enlace descendente.
BR112021015176-1A 2019-04-30 2020-03-31 Métodos realizados por uma estação base e por um dispositivo terminal, estação base, dispositivo terminal, e, mídia legível por computador BR112021015176A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CNPCT/CN2019/085381 2019-04-30
CN2019085381 2019-04-30
PCT/CN2020/082416 WO2020220910A1 (en) 2019-04-30 2020-03-31 Method and apparatus for handling sidelink reports

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112021015176A2 true BR112021015176A2 (pt) 2021-09-28

Family

ID=73028598

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112021015176-1A BR112021015176A2 (pt) 2019-04-30 2020-03-31 Métodos realizados por uma estação base e por um dispositivo terminal, estação base, dispositivo terminal, e, mídia legível por computador

Country Status (6)

Country Link
US (1) US20220225143A1 (pt)
EP (1) EP3963993A4 (pt)
JP (1) JP7301140B2 (pt)
CN (1) CN113647173A (pt)
BR (1) BR112021015176A2 (pt)
WO (1) WO2020220910A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11923941B2 (en) * 2020-04-16 2024-03-05 Qualcomm Incorporated Sidelink aperiodic channel state information reporting triggered by a base station
US11765736B2 (en) * 2020-06-08 2023-09-19 Qualcomm Incorporated Fast feedback for sidelink channels
US11700610B2 (en) * 2021-02-17 2023-07-11 Qualcomm Incorporated Layer one sidelink channel state information reporting
CN116848858A (zh) * 2021-02-18 2023-10-03 苹果公司 用于基于ue协调的csi反馈的系统和方法
WO2024016882A1 (en) * 2022-07-20 2024-01-25 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method and apparatus for sidelink transmission

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9295044B2 (en) * 2012-12-21 2016-03-22 Blackberry Limited Resource scheduling in direct device to device communications systems
US9942917B2 (en) * 2015-05-14 2018-04-10 Blackberry Limited Allocating resources for a device-to-device transmission
JP6545906B2 (ja) * 2015-10-27 2019-07-17 エルジー エレクトロニクス インコーポレイティド D2d通信システムにおいてバッファ状態報告をトリガーする方法及びその装置
EP3537841B1 (en) * 2016-11-26 2021-03-10 Huawei Technologies Co., Ltd. Sidelink resource scheduling devices
EP3579633B1 (en) * 2017-02-06 2023-01-25 LG Electronics Inc. Method for performing sidelink communication in wireless communication system and device therefor
US10912114B2 (en) * 2017-05-05 2021-02-02 Qualcomm Incorporated Relaying in a device-to-device communication system
JP2020524439A (ja) * 2017-06-15 2020-08-13 コンヴィーダ ワイヤレス, エルエルシー スケジューリングリクエスト、状態報告、および論理チャネル優先順位付け
KR102647886B1 (ko) * 2018-05-16 2024-03-14 삼성전자주식회사 V2x 시스템에서 dmrs 정보 설정 방법 및 장치
CN110545524B (zh) * 2018-05-28 2021-06-22 华为技术有限公司 资源分配方法以及通信设备
US11910377B2 (en) * 2018-11-30 2024-02-20 Beijing Xiaomi Mobile Software Co., Ltd. Method and apparatus for requesting scheduling sidelink resource, and storage medium
US20220078818A1 (en) * 2019-01-08 2022-03-10 Lenovo (Beijing) Limited Method and apparatus for a sidelink transmission

Also Published As

Publication number Publication date
WO2020220910A1 (en) 2020-11-05
US20220225143A1 (en) 2022-07-14
JP7301140B2 (ja) 2023-06-30
EP3963993A4 (en) 2023-01-11
JP2022531050A (ja) 2022-07-06
EP3963993A1 (en) 2022-03-09
CN113647173A (zh) 2021-11-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112021013120A2 (pt) Método e dispositivo de recebimento de dados de downlink, método e dispositivo de envio de dados de downlink e meio de armazenamento
CN111010889B (zh) 终端装置、基站和方法
US11805436B2 (en) Method, and device for reporting beam measurement report
US20220104238A1 (en) User equipments and communication methods for sidelink communication
BR112021015176A2 (pt) Métodos realizados por uma estação base e por um dispositivo terminal, estação base, dispositivo terminal, e, mídia legível por computador
US9839018B2 (en) Systems and methods for transmitting data information messages on a downlink of a wireless communication system
US20220210683A1 (en) Method and device for reporting beam failure, and storage medium
BR112021013443A2 (pt) Métodos para receber e para transmitir dados do enlace descendente, dispositivos para receber e para transmitir os dados do enlace descendente, e, mídia de armazenamento legível por computador não transitória
US20210250159A1 (en) Resource configuration method and apparatus
US20220095277A1 (en) User equipments, base stations and methods for sidelink channel state information (sl csi) reporting
BR112019027483A2 (pt) receptor e transmissor que compreendem uma antena, rede de comunicação, produto de programa de computador, método que compreende receber de um transmissor de uma rede de comunicação, método que compreende comunicar com um ou mais receptores
JP7253625B2 (ja) ダウンリンクデータ送信方法、受信方法、装置及び記憶媒体
EP4373026A2 (en) Method and apparatus for configuring rs set, and device and storage medium thereof
WO2021062580A1 (zh) 确定侧行链路传输资源的方法和装置
WO2023070390A1 (zh) 传输配置指示确定方法、装置、终端及存储介质
CN110474732B (zh) 一种调制与编码策略mcs表格的指示方法、装置及基站
US11108527B2 (en) CQI codepoint reinterpretation
JP2020502874A5 (pt)
WO2020194264A1 (en) Methods and nodes for downlink intra-ue pre-emption
RU2779162C1 (ru) Способ и устройство приема нисходящих данных, способ и устройство отправки нисходящих данных и носитель данных
US20240014968A1 (en) Data transmission method and apparatus
WO2022056678A1 (zh) 传输方法、装置、终端、网络设备
WO2021090609A1 (en) User equipments, base stations and methods for csi request
WO2020196421A1 (en) User equipments, base stations and methods for uplink control information on mini-slot pusch
WO2020196422A1 (en) User equipments, base stations and methods for multiplexing of uplink control information