BR112020026335A2 - Aparelho de moldagem e método para produzir uma manta moldada de um material contendo alcaloides - Google Patents

Aparelho de moldagem e método para produzir uma manta moldada de um material contendo alcaloides Download PDF

Info

Publication number
BR112020026335A2
BR112020026335A2 BR112020026335-4A BR112020026335A BR112020026335A2 BR 112020026335 A2 BR112020026335 A2 BR 112020026335A2 BR 112020026335 A BR112020026335 A BR 112020026335A BR 112020026335 A2 BR112020026335 A2 BR 112020026335A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
molding
blade
material containing
paste
along
Prior art date
Application number
BR112020026335-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Marc A. F. Van Den Boogaart
Original Assignee
Philip Morris Products S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Philip Morris Products S.A. filed Critical Philip Morris Products S.A.
Publication of BR112020026335A2 publication Critical patent/BR112020026335A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24BMANUFACTURE OR PREPARATION OF TOBACCO FOR SMOKING OR CHEWING; TOBACCO; SNUFF
    • A24B3/00Preparing tobacco in the factory
    • A24B3/14Forming reconstituted tobacco products, e.g. wrapper materials, sheets, imitation leaves, rods, cakes; Forms of such products
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24BMANUFACTURE OR PREPARATION OF TOBACCO FOR SMOKING OR CHEWING; TOBACCO; SNUFF
    • A24B3/00Preparing tobacco in the factory
    • A24B3/08Blending tobacco
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24CMACHINES FOR MAKING CIGARS OR CIGARETTES
    • A24C5/00Making cigarettes; Making tipping materials for, or attaching filters or mouthpieces to, cigars or cigarettes
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24CMACHINES FOR MAKING CIGARS OR CIGARETTES
    • A24C5/00Making cigarettes; Making tipping materials for, or attaching filters or mouthpieces to, cigars or cigarettes
    • A24C5/01Making cigarettes for simulated smoking devices
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24BMANUFACTURE OR PREPARATION OF TOBACCO FOR SMOKING OR CHEWING; TOBACCO; SNUFF
    • A24B15/00Chemical features or treatment of tobacco; Tobacco substitutes, e.g. in liquid form
    • A24B15/10Chemical features of tobacco products or tobacco substitutes
    • A24B15/12Chemical features of tobacco products or tobacco substitutes of reconstituted tobacco
    • A24B15/14Chemical features of tobacco products or tobacco substitutes of reconstituted tobacco made of tobacco and a binding agent not derived from tobacco

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Manufacture Of Tobacco Products (AREA)
  • Moulding By Coating Moulds (AREA)

Abstract

a presente invenção refere-se a aparelho de moldagem (100) para a produção de uma manta moldada de um material contendo alcaloides, o referido aparelho de moldagem (100) incluindo: uma caixa de moldagem (101) adaptada para conter uma pasta; um suporte móvel (102) tendo uma superfície e se movendo ao longo de uma direção de moldagem; uma lâmina de moldagem (103), adaptada para moldar a pasta contida na caixa de moldagem (101) sobre a superfície do suporte móvel (102) ao longo da direção de moldagem de modo a formar a manta moldada de um material contendo alcaloides; em que a lâmina de moldagem (103) inclui uma parte ondulada. a invenção também se refere a método de moldagem para produzir uma manta moldada de um material contendo alcaloides e a uma manta moldada de um material contendo alcaloides obtidos a partir do referido método.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "APARE-
LHO DE MOLDAGEM E MÉTODO PARA PRODUZIR UMA MANTA MOLDADA DE UM MATERIAL CONTENDO ALCALOIDES".
[0001] A invenção refere-se a um aparelho de moldagem e um mé- todo para a produção de uma manta moldada de um material contendo alcaloides.
[0002] Tipicamente, os artigos geradores de aerossol compreen- dem uma pluralidade de elementos reunidos na forma de uma coluna. A pluralidade de elementos geralmente inclui um substrato formador de aerossol e um elemento filtrante. Um ou ambos do filtro e o substrato formador de aerossol podem incluir uma pluralidade de canais para for- necer fluxo de ar através da coluna.
[0003] Atualmente, na fabricação de produtos de tabaco, além de folhas de tabaco, também é utilizado material de tabaco homogenei- zado. Esse material de tabaco homogeneizado é normalmente fabri- cado a partir de partes da planta do tabaco que são menos adequadas para a produção de preenchimento fino como, por exemplo, caules de tabaco ou pó de tabaco. Normalmente, o pó de tabaco é criado como um produto secundário durante a manipulação das folhas de tabaco du- rante a fabricação.
[0004] A matéria-prima para a produção de material de tabaco ho- mogeneizado para o artigo gerador de aerossol também pode ser prin- cipalmente folhas de tabaco que, portanto, têm as mesmas proprieda- des físicas e de tamanho que o tabaco para a mistura de material de preenchimento cortado.
[0005] Possíveis formas de material de tabaco homogeneizado in- cluem folha de tabaco reconstituído e folha moldada. O processo para formar folhas de material de tabaco homogeneizado compreende comu- mente uma etapa em que o tabaco moído e um ligante são misturados para formar uma pasta. A pasta pode então ser usada para criar uma manta ou folha de tabaco, moldando uma pasta viscosa com uma lâ- mina de moldagem em uma correia de metal em movimento para pro- duzir uma folha contínua que é conduzida pela correia em unidades de aquecimento onde a temperatura é controlada para aquecer e secar progressivamente homogeneamente a mesma folha. A folha assim ob- tida é então normalmente enrolada em bobinas para armazenamento. Estas bobinas são posteriormente desenroladas e utilizadas para criar o componente de tabaco utilizado nos artigos tabagistas.
[0006] Durante o processo de moldagem, variações nas proprieda- des físicas da pasta, por exemplo, consistência, viscosidade, tamanho da fibra, tamanho de partícula, umidade ou idade da pasta, podem re- sultar em variações não intencionais na aplicação da pasta em um su- porte durante a moldagem de mantas de tabaco homogeneizado. Um método e aparelho de moldagem aquém do ideal podem levar à falta de homogeneidade indesejada, defeitos, rasgo ou mesmo ruptura da manta moldada de tabaco homogeneizado, a variações indesejadas de sua es- pessura e a dificuldades no manuseio subsequente ou processamento adicional da mesma manta de tabaco homogeneizado na produção do artigo gerador de aerossol.
[0007] Por exemplo, o tamanho de partícula da pasta pode variar em dimensão e partículas de tamanho maior podem causar um bloqueio do processo de moldagem, por exemplo, devido à formação de uma obstrução durante o processo de moldagem, o que pode impedir a for- mação de uma folha moldada homogênea e, portanto, pode prejudicar as propriedades da mesma.
[0008] A falta de homogeneidade indesejável, defeitos, rasgos ou ruptura podem, por exemplo, resultar em paradas da máquina e na cri- ação inadvertida de resíduos. Além disso, uma trama de tabaco não ho- mogênea pode criar diferença não intencional na distribuição de aeros- sol entre artigos geradores de aerossol que são produzidos a partir da mesma trama de tabaco homogeneizado.
[0009] Além disso, uma espessura não ideal, sub-ideal ou variável da manta pode influenciar adversamente as seguintes etapas de produ- ção, como uma etapa de crimpagem, e pode deteriorar a liberação de substâncias da folha de material ondulada para o ar que penetra a haste, além de afetar adversamente o valor da resistência à tração (RTD).
[0010] Além disso, a falta de homogeneidade indesejada e os de- feitos da manta podem dificultar também o desenrolamento das bobinas incluindo enrolamentos da mesma manta. A manta de material de ta- baco homogeneizado, quando enrolada em bobinas, pode ser real- mente difícil de desenrolar devido à sua consistência, sensibilidade ao calor, pegajosidade e baixa resistência à tração que pode ser intensifi- cada por falta de homogeneidade indesejada ou defeitos: pode ser fa- cilmente rasgada e, se for usada uma força muito alta para desencaixar as folhas, a manta pode quebrar.
[0011] Existe, portanto, a necessidade de um aparelho de molda- gem e um método para produzir uma manta moldada de um material contendo alcaloides, como material de tabaco homogeneizado, que seja capaz de fornecer uma manta moldada com propriedades melhoradas de homogeneidade, integridade, bem como propriedades mecânicas aprimoradas, sem variações indesejadas de espessura e que é facil- mente manuseada e transportada, principalmente quando necessário, e que, portanto, permite fornecer uma alimentação contínua, constante e regular de material para que o resto da linha de produção possa aumen- tar a taxa de produção global.
[0012] A invenção pode satisfazer pelo menos uma das necessida- des supracitadas.
[0013] De acordo com um primeiro aspecto, a invenção se refere a um aparelho de moldagem para a produção de uma manta moldada de um material contendo alcaloides, o referido aparelho de moldagem in- cluindo: uma caixa de moldagem adaptada para conter uma pasta; um suporte móvel tendo uma superfície e se movendo ao longo de uma direção de moldagem; uma lâmina de moldagem, adaptada para fundir a pasta contida na caixa de moldagem sobre a superfície do suporte móvel ao longo da direção de moldagem de modo a formar amanta mol- dada de um material contendo alcaloides; em que a lâmina de molda- gem inclui uma parte ondulada.
[0014] O aparelho de moldagem da invenção inclui uma caixa de moldagem, adaptada para conter uma pasta, um suporte móvel e uma lâmina de moldagem incluindo uma parte ondulada. A pasta compre- ende um material contendo alcaloides e é moldada sobre uma superfície do suporte móvel ao longo de uma direção de moldagem pela lâmina de moldagem. Durante a moldagem, uma borda da lâmina de moldagem que entra em contato com a pasta forma uma brecha com a superfície do suporte móvel e a pasta passa através da referida brecha, caindo sobre o suporte móvel. Devido à parte ondulada da lâmina presente pre- ferencialmente na borda, a pasta que passa por ela pode ser recolhida e conduzida pelas ondulações de uma maneira específica ótima.
[0015] Conforme usado neste documento, o termo "folha" denota um elemento laminar tendo uma largura e comprimento substancial- mente maiores do que sua espessura. A largura de uma folha é, prefe- rencialmente, maior que cerca de 10 milímetros, mais preferencial- mente, maior que cerca de 20 milímetros ou cerca de 30 milímetros. Ainda mais preferencialmente, a largura da folha é compreendida entre cerca de 100 milímetros e cerca de 300 milímetros. Uma "folha" contí- nua é aqui chamada de "manta".
[0016] Como usado neste documento, o termo "abertura" denota qualquer tipo de uma única ou uma pluralidade de aberturas que são fornecidas para a passagem de uma substância líquida, viscosa ou pas- toso, como a pasta. A abertura pode ter um comprimento comparativa- mente longo e uma largura comparativamente pequena.
[0017] Como usado neste documento, o termo "lâmina de molda- gem" denota um elemento em forma longitudinal que pode ter uma se- ção transversal essencialmente constante ao longo das partes princi- pais de sua extensão longitudinalmente. Inclui, preferencialmente, pelo menos uma borda que se destina a entrar em contato com uma subs- tância pastosa, viscosa ou semelhante a um líquido, como uma pasta. A pasta é moldada e, em certa medida, modelada pela referida borda. A referida borda pode ter uma forma afiada em forma de faca. Alterna- tivamente, pode ter uma forma retangular ou arredondada.
[0018] Conforme usado neste documento, o termo "parte cega" de- nota uma parte da borda da lâmina de moldagem com uma forma arre- dondada. Ou seja, uma parte cega é definida ao longo de uma seção transversal da borda da lâmina paralela à direção de moldagem, um arco de circunferência com um raio de curvatura predeterminado.
[0019] Como usado neste documento, o termo "suporte móvel" de- nota qualquer meio que compreenda uma superfície que pode ser mo- vida em pelo menos uma direção longitudinal. No entanto, o suporte móvel também pode ser movido para frente e para trás. O suporte móvel pode incluir uma correia transportadora. O suporte móvel pode ser es- sencialmente plano e pode mostrar uma superfície estruturada ou não estruturada. O suporte móvel pode não apresentar aberturas em sua superfície ou pode apresentar apenas orifícios de tal tamanho que se- jam impenetráveis para a pasta depositada sobre ele. O suporte móvel pode incluir uma faixa móvel e dobrável similar a folha. A banda pode ser feita de um material metálico, incluindo, mas não se limitando a, aço, cobre, ligas de ferro e ligas de cobre ou de um material de borracha. À banda pode ser feita de um material resistente à temperatura de modo que possa ser aquecida para acelerar o processo de secagem da pasta.
[0020] Tal como aqui utilizado, o termo "pasta" denota um material semelhante a líquido, viscoso ou pastoso que pode compreender uma emulsão de diferente material semelhante a líquido, viscoso ou pastoso e que pode conter uma certa quantidade de partículas no estado sólido, desde que o pasta ainda mostra um comportamento semelhante a lí- quido, viscoso ou pastoso, pelo menos na vizinhança da abertura defi- nida pela brecha entre a superfície do suporte móvel e a lâmina de mol- dagem.
[0021] Tal como aqui utilizado, quando referido ao aparelho de mol- dagem, a expressão "sulcos" denota uma pluralidade de saliências que se estendem alternativamente para fora em uma direção ortogonal à superfície da qual as mesmas se projetam.
[0022] Tal como aqui utilizado, quando referido ao aparelho de mol- dagem, a expressão "depressões" denota uma pluralidade de saliências que se estendem alternativamente para dentro em uma direção ortogo- nal à superfície da qual as mesmas se projetam.
[0023] Normalmente, os sulcos e depressões podem alternar-se na superfície da lâmina, formando assim um par, definindo uma ponta e um fundo que pode ter a forma de um canto ou arredondada. Por exemplo, quando uma pluralidade de sulcos e depressões se alternam na super- fície de uma borda de lâmina, as mesmas podem apresentar um perfil ondulado, quando observado em uma direção paralela à superfície.
[0024] Conforme usado neste documento, o termo "valor de ampli- tude" ou "amplitude" denota a distância entre o ponto mais inferior e o ponto mais alto dos sulcos ou depressões em uma direção ortogonal a uma dimensão dominante da lâmina de moldagem e à direção de mol- dagem. Por exemplo, na lâmina de moldagem incluindo uma pluralidade de sulcos e depressões, a amplitude denota a distância entre o ponto mais alto dos sulcos e o ponto mais inferior das depressões emparelha- das em uma direção ortogonal a uma dimensão dominante da lâmina de moldagem e a direção de moldagem.
[0025] Conforme usado neste documento, o termo "valor de passo" ou "passo" denota a distância entre dois sulcos consecutivos em uma direção paralela a uma dimensão dominante da lâmina de moldagem. Pode denotar a distância entre duas pontas consecutivas.
[0026] Conforme usado neste documento, o termo "coluna" denota geralmente um elemento geralmente cilíndrico da seção transversal substancialmente circular ou oval.
[0027] Um "material contendo alcaloides" é um material que contém um ou mais alcaloides. Os alcaloides podem compreender nicotina. À nicotina pode ser encontrada, por exemplo, no tabaco.
[0028] Alcaloides são um grupo de compostos químicos de ocorrên- cia natural que contêm principalmente átomos de nitrogênio básicos. Este grupo também inclui alguns compostos relacionados a proprieda- des neutras e até mesmo fracamente ácidas. Alguns compostos sintéti- cos de estrutura semelhante também são denominados alcaloides. Além de carbono, hidrogênio e nitrogênio, os alcaloides também podem conter oxigênio, enxofre e, mais raramente, outros elementos tais como cloro, bromo e fósforo.
[0029] Alcaloides são produzidos por uma grande variedade de or- ganismos, incluindo bactérias, fungos, plantas e animais. Eles podem ser purificados a partir de extratos brutos desses organismos por extra- ção ácido-base. Cafeína, nicotina, teobromina, atropina, tubocurarina são exemplos de alcaloides.
[0030] Conforme usado neste documento, o termo "material de ta- baco homogeneizado" denota um material formado pela aglomeração de tabaco em partículas, os quais contém a nicotina de alcaloide. O ma-
terial contendo alcaloides pode ser, assim, um material de tabaco ho- mogeneizado.
[0031] As formas mais comumente usadas de material de tabaco homogeneizado são folha de tabaco reconstituído e folha moldada. O processo para formar folhas de material de tabaco homogeneizado co- mumente compreende uma etapa em que o pó de tabaco e um ligante são misturados para formar uma pasta fluida. A pasta fluida é então usada para criar uma trama de tabaco. Por exemplo, ao moldar uma pasta viscosa sobre uma correia de metal móvel para produzir a deno- minada folha revestida. Alternativamente, uma pasta fluida com baixa viscosidade e alto teor de água pode ser usada para criar tabaco re- constituído em um processo que se assemelha à fabricação de papel.
[0032] O material de folha de tabaco homogeneizado também pode ser referido como um material de folha reconstituído e formado usando tabaco em partículas (por exemplo, tabaco reconstituído) ou uma mis- tura de partículas de tabaco, um umectante e um solvente aquoso para formar a composição de tabaco. Esta composição de tabaco pode então ser fundida, extrudida, enrolada ou prensada para formar um material em folha a partir da composição de tabaco. A folha de tabaco pode ser formada usando um processo úmido em que os grãos de tabaco são usados para fazer um material semelhante a papel; ou um processo de folha revestida, em que grãos de tabaco são misturados com um mate- rial aglutinante e moldadas em uma correia transportadora para formar uma folha.
[0033] A folha de tabaco homogeneizada geralmente inclui, além do tabaco, um aglutinante e um formador de aerossol, como guar e glice- rina. Essa composição leva a uma folha que pode ser "viscosa", isto é, cola aos objetos adjacentes e, ao mesmo tempo, é frágil, tendo uma força resistência à tração relativamente baixa.
[0034] A folha ou manta de material de tabaco homogeneizado pode então ser enrolada em bobinas que precisam ser desenroladas a fim de serem posteriormente processadas, para fazer parte, por exem- plo, de um artigo formador de aerossol, que deve ser incluído no subs- trato formador de aerossol do artigo de formação de aerossol.
[0035] Conforme usado neste documento, o termo "material forma- dor de aerossol" denota um material que é capaz de liberar compostos voláteis mediante aquecimento para gerar um aerossol. O tabaco, jun- tamente com outros compostos, pode ser classificado como um material formador de aerossol, particularmente uma folha de tabaco homogenei- zado compreendendo um formador de aerossol. Um substrato formador de aerossol pode compreender ou consistir em um material formador de aerossol. A folha de tabaco homogeneizado pode ser usada como um material formador de aerossol.
[0036] O aparelho de moldagem da invenção inclui uma caixa de moldagem, adaptada para conter uma pasta, um suporte móvel e uma lâmina de moldagem. O suporte móvel define uma superfície. Preferen- cialmente, a superfície é horizontal. Preferencialmente, a superfície é plana.
[0037] A pasta é fundida na superfície do suporte móvel ao longo de uma direção de moldagem pela lâmina de moldagem. Uma manta moldada é assim formada.
[0038] A lâmina é preferencialmente disposta perpendicularmente à direção de moldagem. A pasta da caixa de moldagem entra em contato com a lâmina de moldagem. A lâmina de moldagem define uma borda, por exemplo uma borda inferior, preferencialmente voltada para o su- porte móvel e mais preferencialmente a superfície na qual a pasta é moldada. A borda da lâmina de moldagem forma uma brecha com a superfície do suporte móvel e a pasta passa através da brecha. Assim, a espessura da manta de material moldado pode ser determinada pela distância entre a borda da lâmina de moldagem e a superfície do suporte móvel, ou seja, pela dimensão da brecha.
[0039] No aparelho da invenção, a lâmina de moldagem inclui uma parte ondulada. A pasta, portanto, ao sair da caixa de moldagem, du- rante a moldagem, entra em contato com esta porção ondulada. Por ser a parte da lâmina ondulada, ela forma uma brecha de dimensão variável ao longo de sua extensão, ou seja, a distância entre o gume da lâmina e a superfície do suporte móvel pode mudar. A parte ondulada pode ter um ou mais dos seguintes efeitos. Partículas de diferentes tamanhos que podem estar contidas na pasta que passa através da ondulação e a lacuna podem ser reunidas em diferentes posições e acionadas de forma diferente pelas ondulações da lâmina. Desta forma, mesmo que a pasta contenha partículas de dimensões maiores do que a dimensão da lacuna em um determinado local, bloqueando assim, em princípio, o fluxo da pasta, devido ao formato ondulado, a partícula pode ser condu- zida para uma - mais larga - e diferente parte da lacuna, de modo que a pasta possa fluir abaixo da lâmina. Assim, bloqueios do processo de moldagem podem ser evitados, por exemplo, minimizando a formação de obstruções ou rasgando a manta. O processo de moldagem é, por- tanto, possivelmente facilitado e melhorado em termos de homogenei- dade, integridade e propriedades mecânicas da manta.
[0040] A etapa de produção de uma bobina, ou uma etapa de crim- pagem, também pode ser possivelmente facilitada em vista das propri- edades melhoradas da referida manta. Por exemplo, a homogeneidade, integridade e as propriedades mecânicas melhoradas da manta podem permitir a aplicação de uma força tendo uma magnitude relativamente alta em uma etapa de desenrolamento com um risco reduzido de ruptura da manta. Quando a manta é enrolada em uma bobina, as ondulações formadas na manta pela porção ondulada da lâmina reduzem a superfí- cie de contato entre duas camadas da manta em contato uma com a outra na bobina. Isso reduz a "aderência" e permite um desenrolamento mais fácil. Além disso, as ondulações formadas na folha moldada for- mam canais no produto final, o que poderia melhorar a liberação de substâncias da folha crimpada de material para o ar que penetra na haste, além de afetar favoravelmente o valor de RTD.
[0041] Desta forma, a experiência de fumar dos utilizadores do ae- rossol gerado a partir da manta de material de tabaco homogeneizado do substrato de formação de aerossol pode ser possivelmente melho- rada tendo em conta as propriedades melhoradas da manta.
[0042] Preferencialmente, a parte ondulada da lâmina de moldagem está voltada para a superfície do suporte móvel.
[0043] A porção ondulada pode vantajosamente aplicar um padrão em uma superfície da manta moldada no suporte móvel. Amanta, inclu- indo o material contendo alcaloides assim obtido, pode então apresentar um padrão com saliências, mesmo após a secagem. Quando a referida manta é enrolada em uma bobina compreendendo uma pluralidade de camadas uma acima das outras, a adesão entre duas camadas conse- cutivas pode ser reduzida pela presença do referido padrão que limita a quantidade de contato superficial entre as camadas. O desenrolamento da bobina pode ser mais fácil do que no caso de bandas não padroni- zadas.
[0044] Preferencialmente, a parte ondulada inclui saliências ou de- pressões. Preferencialmente, as saliências ou depressões estendem-se numa direção ortogonal a uma dimensão dominante da lâmina de mol- dagem. Preferencialmente, as saliências ou depressões estendem-se ao longo da direção de moldagem.
[0045] Uma saliência ou depressão se estende ao longo de uma determinada direção quando o ponto mais alto ou o ponto mais baixo da saliência ou depressão segue essa direção. O ponto mais alto ou mais baixo é, portanto, substancialmente uma linha ao longo de uma deter- minada direção.
[0046] Preferencialmente, uma amplitude das saliências é variável ao longo da direção de moldagem. Mais preferencialmente, a amplitude das saliências aumenta monotonamente ao longo da direção do lança- mento. Desta forma, durante a moldagem, a pasta que entra em contato com a porção ondulada da lâmina pode então ser vantajosamente reco- lhida e conduzida ao passar pela passagem definida pela brecha entre a lâmina de moldagem e a superfície do suporte móvel. Isso pode redu- zir a ocorrência de obstruções que podem bloquear o processo de mol- dagem ou causar o rasgo da manta moldada. A configuração indicada cria canais de estreitamento que, por exemplo, podem reunir possíveis arrastadores para essas áreas de pontos mais altos do perfil e os ajuda a sair sem criar rasgos ou fraquezas na manta moldada.
[0047] Preferencialmente, as saliências ou depressões têm um passo compreendido entre cerca de 0,2 milímetro e cerca de 4 milíme- tros, preferencialmente compreendido entre cerca de 0,3 milímetro e cerca de 2 milímetros, mais preferencialmente entre cerca de 0,5 milí- metro e cerca de 1,5 milímetros.
[0048] Este passo provou ser ótimo para obter as características desejadas do aparelho de moldagem. Por exemplo, a coleta e condução desejada da pasta são assim obtidas.
[0049] Tal como aqui utilizado, quando referido à manta moldada, o termo "valor do passo" ou "passo" denota a distância de duas saliências consecutivas, por exemplo, duas cristas ou calhas consecutivas, toma- das ao longo de uma direção ortogonal à espessura da manta moldada.
[0050] Preferencialmente, uma distância entre um ponto mais baixo da porção ondulada da lâmina de moldagem e a superfície do suporte móvel voltada para a lâmina de moldagem diminui ao longo da direção de moldagem. A lâmina está, portanto, mais próxima do suporte móvel na parte a jusante do que na parte a montante.
[0051] Preferencialmente, a lâmina inclui uma primeira e uma se- gunda bordas, sendo a segunda borda a jusante da primeira borda na direção da moldagem. Preferencialmente, a primeira borda é substanci- almente plana, ou seja, não inclui qualquer ondulação. Preferencial- mente, a segunda borda é sinusoidal, isto é, inclui uma sinusoide. Pre- ferencialmente, em qualquer seção transversal da lâmina tomada ao longo de qualquer plano entre a primeira e a segunda borda, a lâmina define uma borda em tal seção transversal que inclui uma sinusoide com uma amplitude menor do que a sinusoide presente na segunda borda.
[0052] Preferencialmente, a parte ondulada define uma pluralidade de canais que se estendem ao longo da direção de moldagem.
[0053] Preferencialmente, a profundidade dos canais aumenta ao longo da direção de moldagem.
[0054] Preferencialmente, a largura dos canais diminui ao longo da direção de moldagem. Preferencialmente, a largura do canal é definida em uma direção perpendicular à direção de moldagem.
[0055] Dessa forma, durante a moldagem, a presença desses ca- nais facilita o escoamento da pasta, possivelmente facilitando o pro- cesso de moldagem, por exemplo, reduzindo a ocorrência de obstru- ções que podem bloquear o processo de moldagem ou causar o rasgo da manta moldada.
[0056] Preferencialmente, a lâmina de moldagem define uma di- mensão dominante e a lâmina de moldagem é móvel ao longo da di- mensão dominante. Preferencialmente, a dimensão dominante é defi- nida em uma direção perpendicular à direção de moldagem. Preferenci- almente, o movimento pode ser realizado graças a um atuador, que é adaptado para alterar a posição da lâmina de moldagem ao longo de uma direção paralela a uma dimensão dominante da lâmina de molda- gem.
[0057] De acordo com um segundo aspecto, a invenção se refere a um método para produzir uma manta moldada de um material contendo alcaloides, compreendendo: fornecer uma pasta do material contendo alcaloides; alimentar a pasta para uma caixa de moldagem adaptada para conter a pasta; moldar a pasta contida na caixa de moldagem por meio de uma lâmina de moldagem ao longo de uma direção de molda- gem em um suporte móvel de modo a formar a manta moldada de um material contendo alcaloides, em que a lâmina de moldagem inclui uma porção ondulada voltada para uma superfície do suporte móvel; formar uma pluralidade de ondulações na manta moldada por meio da parte ondulada da lâmina de moldagem.
[0058] As vantagens do segundo aspecto da invenção já foram des- critas com referência ao primeiro aspecto e, portanto, não serão repeti- das neste documento.
[0059] Preferencialmente, a etapa de formação da pluralidade de ondulações inclui a formação de uma pluralidade de saliências ou de- pressões. Preferencialmente, as saliências ou depressões estendem-se em uma direção paralela à direção de moldagem.
[0060] Desta forma, um padrão desejado incluindo uma pluralidade de saliências ou depressões pode ser aplicado na superfície da manta moldada. A manta incluindo o material contendo alcaloides assim obtido pode, então, mostrar um padrão desejado, mesmo após a secagem. Quando a referida manta é enrolada em uma bobina que compreende uma pluralidade de camadas da mesma manta uma acima das outras, a adesão entre duas camadas consecutivas pode ser então reduzida pela presença do referido padrão que limita a quantidade de contato superficial entre as camadas.
[0061] Ao mesmo tempo, a pluralidade de saliências ou depressões formadas na manta de um material contendo alcaloides pode contribuir para influenciar o fluxo de ar através do artigo gerador de aerossol e,
desta forma, um contato desejado entre o ar e o material contendo al- caloides incluídos no substrato de formação de aerossol pode ser ob- tido. A experiência de fumar dos usuários do aerossol gerado a partir do material de tabaco homogeneizado do substrato formador de aerossol é possivelmente melhorada.
[0062] Preferencialmente, o método para a produção de uma manta moldada de um material contendo alcaloides da invenção inclui: alterar a posição da lâmina de moldagem ao longo de uma direção ortogonal à direção de moldagem.
[0063] Preferencialmente, a etapa de alterar a posição da lâmina de moldagem inclui: alterar a posição da lâmina de moldagem ao longo de uma direção paralela a uma dimensão dominante da lâmina de molda- gem.
[0064] A espessura da manta moldada e o padrão das ondulações na mesma podem ser controlados e modificados durante o processo de moldagem. Por exemplo, por um movimento alternado de uma lâmina de moldagem ao longo de uma direção paralela a uma dimensão domi- nante da lâmina de moldagem, um padrão "ondulado" pode ser aplicado na manta moldada, quando a lâmina de moldagem inclui uma porção ondulada com uma pluralidade de saliências ou depressões. Alterar a posição da lâmina de moldagem ao longo de uma direção paralela a uma dimensão dominante da lâmina de moldagem permite alterar a di- mensão da brecha entre a lâmina de moldagem e o suporte móvel. À direção ortogonal à direção de moldagem é, preferencialmente, também ortogonal à superfície do suporte móvel.
[0065] De acordo com um terceiro aspecto, a invenção se refere a uma manta de um material contendo alcaloides tendo uma superfície livre incluindo uma porção ondulada, em que a porção ondulada inclui saliências ou depressões que se estendem em uma direção ortogonal à espessura da manta e tendo um passo compreendido entre cerca de
0,2 milímetro e cerca de 2 milímetros e em que a manta tem um teor de água compreendido de cerca de 20 por cento a cerca de 80 por cento em peso da manta.
[0066] As vantagens do terceiro aspecto já foram delineadas com referência ao primeiro e segundo aspectos e não são repetidas aqui.
[0067] Preferencialmente, a manta tem um teor de água compreen- dido de cerca de 60 por cento a cerca de 80 por cento em peso da teia, mais preferivelmente de cerca de 30 por cento a cerca de 70 por cento em peso da manta.
[0068] Preferencialmente, a parte ondulada inclui saliências ou de- pressões que se estendem numa direção ortogonal à espessura da manta.
[0069] Preferencialmente, na manta da invenção, as saliências ou depressões têm um passo compreendido entre cerca de 0,3 milímetro e cerca de 1,7 milímetros, mais preferivelmente entre cerca de 0,5 milí- metro e cerca de 1,5 milímetros.
[0070] Preferencialmente, na manta de um material que contém al- caloides, a parte ondulada inclui saliências ou depressões que se es- tendem numa direção paralela a um comprimento da manta.
[0071] A manta da invenção pode ser posteriormente processada e incluída em um componente de artigo gerador de aerossol para a pro- dução de um artigo formador de aerossol.
[0072] Artigos formadores de aerossol de acordo com a presente invenção podem estar na forma de cigarros com filtro ou outros artigos para fumar, nos quais o material de tabaco é queimado para formar fu- maça. A presente invenção abrange, adicionalmente, artigos nos quais o material de tabaco é aquecido para formar um aerossol, em vez de ser queimado, e artigos nos quais um aerossol contendo nicotina é ge- rado a partir do material de tabaco sem combustão ou aquecimento.
[0073] Os artigos formadores de aerossol de acordo com a inven- ção podem ser integrais, artigos formadores de aerossol montados ou componentes de artigos formadores de aerossol que são combinados com um ou mais outros componentes a fim de prover um artigo montado para produção de um aerossol, tais como, por exemplo, a parte consu- mível de um dispositivo para fumar aquecido.
[0074] Um artigo formador de aerossol pode ser um artigo que gera um aerossol que é diretamente inalável em um pulmão do usuário atra- vés da boca do usuário. Um artigo formador de aerossol pode parecer um artigo para fumar convencional, tal como um cigarro e pode compre- ender um tabaco. Um artigo formador de aerossol pode ser descartável. Um artigo formador de aerossol pode alternativamente ser parcialmente reutilizável e compreender um substrato formador de aerossol reabas- tecível ou substituível.
[0075] Um artigo formador de aerossol também pode incluir um ci- garro combustível. Em modalidades preferenciais, o artigo formador de aerossol pode ser de formato substancialmente cilíndrico. O artigo for- mador de aerossol pode ser substancialmente alongado. O artigo for- mador de aerossol pode ter um comprimento e uma circunferência subs- tancialmente perpendiculares ao comprimento. O artigo formador de ae- rossol pode ter um comprimento total dentre aproximadamente cerca de milímetros e aproximadamente cerca de 100 milímetros. O artigo for- mador de aerossol pode ter um diâmetro externo dentre aproximada- mente cerca de 4 milímetros e aproximadamente cerca de 12 milíme- tros.
[0076] Em todos os aspectos da invenção, preferencialmente, a manta de um material contendo alcaloides é uma manta de tabaco ho- mogeneizado, em que o material que contém alcaloides é tabaco con- tendo nicotina.
[0077] A manta de tabaco homogeneizada inclui partículas de ta- baco trituradas de folhas de tabaco (por exemplo, caule e lâmina de ta- baco).
[0078] A manta de tabaco homogeneizado também pode compre- ender uma quantidade menor de um ou mais pó de tabaco, partículas de tabaco e outros subprodutos de tabaco em partículas formadas du- rante o tratamento, manuseio e transporte de tabaco.
[0079] O tabaco presente no material de tabaco homogeneizado pode constituir a maioria do tabaco ou mesmo substancialmente a quan- tidade total de tabaco presente no artigo gerador de aerossol. O impacto nas características do aerossol, tal como o seu sabor, pode derivar pre- dominantemente do material de tabaco homogeneizado. É preferível que a liberação das substâncias do tabaco presentes no material de ta- baco homogeneizado seja simplificada, a fim de otimizar o uso do ta- baco. A seguir, o termo "partículas de tabaco" é usado através do rela- tório descritivo para indicar tabaco com um tamanho médio por peso entre cerca de 0,03 milímetro e cerca de 0,12 milímetro.
[0080] Partículas de tabaco com um tamanho médio de partícula em peso entre cerca de 0,03 milímetro e cerca de 0,12 milímetro podem melhorar a homogeneidade da pasta. A quantidade de aglutinante adi- cionada à mistura de um ou mais tipos de tabaco está preferencialmente compreendida entre cerca de 1 por cento e cerca de 5 por cento em peso seco da pasta. O ligante usado na pasta pode ser qualquer uma das gomas ou pectinas descritas neste documento. O aglutinante pode garantir que o pó de tabaco permaneça substancialmente disperso por toda a trama de tabaco homogeneizado. Para uma análise descritiva de gomas, ver Gums And Stabilizers For The Food Industry, IRL Press (G.O. Phillip et al., eds., 1988); Whistler, Industrial Gums: Polysacchari- des And Their Derivatives, Academic Press (2º ed., 1973); e Lawrence, Natural Gums For Edible Purposes, Noyes Data Corp. (1976).
[0081] O material de tabaco homogeneizado compreende preferen- cialmente entre cerca de 45 por cento e cerca de 93 por cento em peso seco com base de partículas de tabaco.
[0082] Preferencialmente, a folha de tabaco homogeneizada tam- bém inclui um aglutinante.
[0083] Embora qualquer ligante possa ser empregado, ligantes pre- ferenciais são pectinas naturais, tais como pectinas de frutas, cítricas ou de tabaco; gomas guar, tais como hidroxietil guar e hidroxipropil guar; gomas de alfarroba, tais como goma de alfarroba de hidroxietil e hidro- xipropil; alginato; amidos, tais como amidos modificados ou derivados; celuloses, tais como metil, etil, etil-hidroximetil e carboximetilcelulose; goma de tamarindo; dextrano; pululano; farinha de konjac; goma xan- tana e similares. O ligante particularmente preferencial para uso na pre- sente invenção é guar.
[0084] Preferencialmente, o aglutinante está em uma quantidade compreendida entre cerca de 1 por cento e cerca de 5 por cento em peso seco com base na manta de tabaco homogeneizado. Mais prefe- rencialmente, está compreendido entre cerca de 2 por cento e cerca de 4 por cento.
[0085] Preferencialmente, a manta de tabaco homogeneizado tam- bém inclui fibras de celulose, além das fibras de celulose já presentes no tabaco.
[0086] Fibras de celulose podem ser introduzidas na pasta. A intro- dução de fibras de celulose na pasta geralmente aumenta a resistência à tração da manta de material de tabaco, agindo como um agente de fortalecimento. Portanto, adicionar fibras de celulose pode aumentar a resiliência da rede de material de tabaco homogeneizado.
[0087] Fibras de celulose para incluir em uma pasta para material de tabaco homogeneizado são conhecidas na técnica e incluem, mas não estão limitadas a: fibras de madeira macia, fibras de madeira dura,
fibras de juta, fibras de linho, fibras de tabaco e suas combinações. Além de polpação, as fibras de celulose adicionadas podem ser submetidas a processos adequados, tais como refinação, polpação mecânica, pol- pação química, clareamento, polpação por sulfato e combinação destes.
[0088] Fibras de celulose podem incluir materiais de caule de ta- baco, talos ou outro material da planta do tabaco. Preferencialmente, fibras de celulose, tais como fibras de madeira compreendem um baixo teor de lignina. Fibras alternativas, tais como fibras vegetais, podem ser usadas com as fibras acima mencionadas ou, alternativamente, inclu- indo cânhamo e bambu.
[0089] O comprimento das fibras de celulose é vantajosamente en- tre cerca de 0,2 milímetro e cerca de 4 milímetros. Preferencialmente, o tamanho médio em peso das fibras de celulose é entre cerca de 1 milí- metro e cerca de 3 milímetros.
[0090] Além disso, preferencialmente, a quantidade de fibras de ce- lulose está compreendida entre cerca de 1 por cento e cerca de 7 por cento em peso seco com base no peso total da pasta (ou manta de ta- baco homogeneizada).
[0091] Vantajosamente, o método compreende a etapa de adição de um formador de aerossol para a pasta fluida. Formadores de aeros- sol adequados para inclusão na pasta para material de tabaco homoge- neizado são conhecidos na técnica e incluem, mas não estão limitados a: álcoois monohídricos como mentol, álcoois poliídricos, tais como trie- tilenoglicol, 1,3-butanodiol e glicerina; ésteres de álcoois poli-hídricos, tais como mono-, di- ou triacetato de glicerol; e ésteres alifáticos de áci- dos mono-, di- ou policarboxílicos, tais como dodecanodioato de dimetil e tetradecanodioato de dimetila.
[0092] Exemplos de formadores de aerossol preferenciais são a gli- cerina e o propilenoglicol.
[0093] O material de tabaco homogeneizado pode ter um teor for- mador de aerossol superior a cerca de 5 por cento em uma base em peso seco. O material de tabaco homogeneizado pode, alternativa- mente, ter um teor de formador de aerossol entre cerca de 5 por cento e cerca de 30 por cento em peso com base no peso seco. Mais prefe- rencialmente, o formador de aerossol está compreendido entre cerca de por cento a cerca de 25 por cento do peso seco do material de tabaco homogeneizado. Mais preferencialmente, o formador de aerossol está compreendido entre cerca de 15 por cento a cerca de 25 por cento do peso seco do material de tabaco homogeneizado.
[0094] O aglutinante e as fibras de celulose são preferencialmente incluídos em uma razão de peso compreendida entre cerca de 1:7 e cerca de 5:1. Mais preferencialmente, o aglutinante e as fibras de celu- lose são incluídos em uma razão de peso compreendida entre cerca de 1:1 e cerca de 3:1.
[0095] O aglutinante e o formador de aerossol são preferencial- mente incluídos em uma razão de peso compreendida entre cerca de 1:30 e cerca de 1:1. Mais preferencialmente, o aglutinante e o formador de aerossol estão incluídos em uma razão de peso compreendida entre cerca de 1:20 e cerca de 1:4.
[0096] O aglutinante e as partículas de tabaco são preferencial- mente incluídos em uma razão de peso compreendida entre cerca de 1:100 e cerca de 1:10. Mais preferencialmente, o aglutinante e as partí- culas de tabaco são incluídos em uma razão de peso compreendida en- tre cerca de 1:50 e cerca de 1:15, ainda mais preferencialmente entre cerca de 1:30 e 1:20.
[0097] O formador de aerossol e as partículas de tabaco são prefe- rencialmente incluídos em uma razão de peso compreendida entre cerca de 1:20 e cerca de 1:1. Mais preferencialmente, o formador de aerossol e as partículas de tabaco são incluídos em uma razão de peso compreendida entre cerca de 1:6 e cerca de 1:2.
[0098] O formador de aerosso!l e as fibras de celulose são preferen- cialmente incluídos em uma razão de peso compreendida entre cerca de 1:1 e cerca de 30:1. Mais preferencialmente, o formador de aerosso|l e as fibras de celulose são incluídos em uma razão de peso compreen- dida entre cerca de 5:1 e cerca de 15:1.
[0099] As fibras de celulose e as partículas de tabaco são preferen- cialmente incluídas em uma razão de peso compreendida entre cerca de 1:100 e cerca de 1:10. Mais preferencialmente, as fibras de celulose e as partículas de tabaco são preferencialmente incluídas em uma razão de peso compreendida entre cerca de 1:50 e cerca de 1:20.
[00100] As razões de peso acima mencionadas dos ingredientes da manta de tabaco homogeneizado são aplicáveis não apenas à manta de tabaco homogeneizado, mas também são as razões de peso dos vários ingredientes presentes na pasta.
[00101] —Preferencialmente, a rede moldada é seca para formar uma rede de material de tabaco homogeneizado e é, então, removida da su- perfície de suporte.
[00102] Ainvenção também pode se referir a um aparelho de molda- gem para a produção de uma manta moldada, o referido aparelho de moldagem incluindo uma caixa de moldagem adaptada para conter uma pasta; um suporte móvel tendo uma superfície e se movendo ao longo de uma direção de moldagem; uma lâmina de moldagem, adaptada para fundir a pasta contida na caixa de moldagem sobre a superfície do su- porte móvel ao longo da direção de moldagem de modo a formar a manta moldada de um material contendo alcaloides; em que a lâmina de moldagem inclui uma parte ondulada.
[00103] Ainvenção também pode se referir a um método para a pro- dução de uma manta moldada, compreendendo o fornecimento de uma pasta do material contendo alcaloides; alimentar a pasta para uma caixa de moldagem adaptada para conter a pasta; moldar a pasta contida na caixa de moldagem por meio de uma lâmina de moldagem ao longo de uma direção de moldagem em um suporte móvel de modo a formar a manta moldada de um material contendo alcaloides, em que a lâmina de moldagem inclui uma porção ondulada voltada para uma superfície do suporte móvel; e formar uma pluralidade de ondulações na manta moldada por meio da parte ondulada da lâmina de moldagem.
[00104] A invenção também pode se referir a uma manta de um ma- terial contendo alcaloides tendo uma superfície livre incluindo uma por- ção ondulada, em que a porção ondulada inclui saliências ou depres- sões que se estendem em uma direção ortogonal a uma espessura da manta, tendo um passo compreendido entre cerca de 0,2 milímetro e cerca de 2 milímetros e em que a manta tem um teor de água compre- endido entre cerca de 20 por cento e cerca de 80 por cento em peso da manta.
[00105] As modalidades específicas da invenção serão adicional- mente descritas, a título de exemplo apenas, com referência às figuras anexas, nas quais:
[00106] A Figura 1 é uma vista parcial esquemática em perspectiva de um aparelho para a produção de uma manta moldada de um material contendo alcaloides;
[00107] A Figura 2 é uma vista frontal parcial esquemática de uma lâmina de moldagem de um aparelho para a produção de uma manta moldagem de um material contendo alcaloides;
[00108] A Figura3 é uma vista parcial esquemática em perspectiva de uma seção transversal parcial de uma lâmina de moldagem de um aparelho para a produção de uma manta moldada de um material con- tendo alcaloides;
[00109] A Figura4 é uma seção transversal parcial esquemática de um aparelho para a produção de uma manta moldada de um material contendo alcaloides;
[00110] A Figura5 é uma vista parcial esquemática em perspectiva de uma manta moldada de um material contendo alcaloides; e
[00111] A Figura6 mostra um diagrama de fluxo de um método da invenção para produzir uma manta moldada de um material contendo alcaloides.
[00112] Com referência inicial à Figura 1, é mostrada uma vista par- cial esquemática em perspectiva de um aparelho 100 para a produção de uma manta moldada 200 de um material contendo alcaloides.
[00113] Preferencialmente, mas não necessariamente, o aparelho 100 coloca em operação o método da invenção descrito com referência à figura 6.
[00114] Oaparelho 100 inclui uma caixa de moldagem 101 adaptado para conter uma pasta de partículas de tabaco moídas em um agluti- nante, um suporte móvel 102, uma lâmina de moldagem 103 e um atu- ador 119.
[00115] O suporte móvel 102 inclui uma correia transportadora infi- nita 104 e um rolo 105. A correia transportadora 104 tem uma superfície superior 106.
[00116] Orolo105 gira no sentido indicado pela seta 107 e move a correia transportadora 104 ao longo de uma direção de moldagem indi- cada pela seta 108.
[00117] Alâmina de moldagem 103 se estende ao longo de uma di- reção dominante indicada pela seta 111, tem uma borda 109 incluindo uma porção ondulada 110 e está adaptada para moldar a pasta contida na caixa de moldagem 101 sobre a superfície 106 da correia transpor- tadora 104 do suporte móvel 102 ao longo a direção de moldagem 108 de modo a formar a manta moldada 200 de um material contendo alca- loides.
[00118] O atuador 119 é acoplado à lâmina de moldagem 103 e muda a posição da lâmina de moldagem 103 ao longo de uma direção paralela à direção dominante 111 e ortogonal à direção de moldagem
108.
[00119] No aparelho 100 representado na Figura 1, a porção ondu- lada 110 da borda 109 da lâmina de moldagem 103 está voltada para a superfície superior 106 do suporte móvel 102.
[00120] Nas Figuras 2 e 3, são mostradas uma vista frontal esque- mática parcial e uma perspectiva esquemática parcial, respectivamente, da lâmina de moldagem 103 do aparelho 100 para a produção de uma manta moldada 200 de um material contendo alcaloides.
[00121] Na Figura 2, a porção ondulada 110 inclui uma pluralidade de saliências e depressões, incluindo saliências 112 e a depressão em- parelhada correspondente 113. A saliência 112 se estende externa- mente em uma direção ortogonal à superfície definida pela borda 109 e ortogonalmente à direção dominante 111.
[00122] A saliência 112 tem uma amplitude 114 e uma inclinação
115. Como mostrado na Figura 3, a saliência 112 tem uma amplitude 114 que aumenta monotonamente ao longo da direção de moldagem
108.
[00123] “Como mostrado na Figura 3, a porção ondulada 110 define um canal 116 que se estende ao longo da direção de moldagem 108, que tem uma profundidade 117 e uma largura 118 (distância entre duas "pontas" de duas saliências adjacentes). A profundidade 117 aumenta ao longo da direção de moldagem 108 e a largura 118 diminui ao longo da direção de moldagem 108.
[00124] Na Figura4, uma seção transversal parcial esquemática do aparelho 100 para a produção da manta moldada 200 é mostrada.
[00125] NaFigura4, aborda 109 da lâmina de moldagem 103 define com a superfície 106 do suporte móvel 102 uma distância 120. A distân- cia 120 diminui ao longo da direção de moldagem 108.
[00126] Na Figura 5, é mostrada uma vista parcial esquemática em perspectiva da manta moldada 200.
[00127] A manta moldada 200 tem uma superfície livre 201 e uma espessura 202. A manta moldada 200 é de um material que contém al- caloides, por exemplo, um material de tabaco homogeneizado, e tem um teor de água compreendido entre cerca de 20 por cento a cerca de 80 por cento em peso da manta.
[00128] A superfície livre 201 tem uma porção ondulada 203 inclu- indo a saliência 204 e uma depressão emparelhada 205 que se estende em uma direção ortogonal à espessura 202 e paralela à direção de mol- dagem 108. Preferencialmente, a saliência 204 tem um passo 206 pre- ferencialmente compreendido entre cerca de 0,2 milímetro e cerca de 2 milímetros.
[00129] Na Figura 5, as dimensões relativas da saliência 204, de- pressão 205, espessura 202 e passo 206 são ilustradas ampliadas para uma melhor apreciação e não estão, portanto, necessariamente em es- cala.
[00130] NarFigura6, é mostrado um diagrama de fluxo de um método da invenção para produzir uma manta moldada 200 de um material con- tendo alcaloides.
[00131] “Uma primeira etapa 300 do método da invenção é o forneci- mento de uma pasta de um material contendo alcaloides. O material contendo alcaloides a ser utilizado no método da invenção inclui prefe- rencialmente um material de tabaco homogeneizado.
[00132] O método inclui uma etapa adicional 301 na qual a pasta é alimentada a uma caixa de moldagem 101, adaptada para conter a pasta.
[00133] Além disso, o método da invenção inclui uma etapa 302 de moldar a pasta contida na caixa de moldagem 101 por meio de uma lâmina de moldagem 103 ao longo de uma direção de moldagem 108 sobre um suporte móvel 102 de modo a formar a manta moldada 200 de um material de tabaco homogeneizado. No método da invenção, a lâmina de moldagem 103 inclui uma porção ondulada 110 voltada para uma superfície 106 do suporte móvel 102.
[00134] Além disso, o método da invenção inclui uma etapa 303 na qual uma pluralidade de ondulações são formadas na folha moldada 200 por meio da porção ondulada 110 de uma lâmina de moldagem 103. Preferencialmente, as ondulações incluem uma saliência 204 e uma de- pressão 205. Preferencialmente, a saliência 204 tem um passo 206 pre- ferencialmente compreendido entre cerca de 0,2 milímetro e cerca de 2 milímetros.

Claims (15)

REIVINDICAÇÕES
1. Aparelho de moldagem para a produção de uma manta moldada de um material contendo alcaloides, caracterizado pelo fato de que compreende: - uma caixa de revestimento adaptada para conter uma pasta; - um suporte móvel tendo uma superfície e se movendo ao longo de uma direção de moldagem; - uma lâmina de moldagem, adaptada para moldar a pasta contida na caixa de moldagem sobre a superfície do suporte móvel ao longo da direção de moldagem, de modo a formar a manta moldada de um material contendo alcaloides; em que a lâmina de moldagem inclui uma porção ondulada.
2. Aparelho de moldagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a porção ondulada da lâmina de molda- gem está voltada para a superfície do suporte móvel.
3. Aparelho de moldagem, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a porção ondulada inclui saliências ou depressões.
4. Aparelho de moldagem, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que as saliências ou depressões se estendem em uma direção ortogonal a uma dimensão dominante da lâmina de moldagem.
5. Aparelho de moldagem, de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que uma amplitude das saliências ou depressões é variável ao longo da direção de moldagem.
6. Aparelho de moldagem, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a amplitude das saliências aumenta mo- notonamente ao longo da direção de moldagem.
7. Aparelho de moldagem, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes quando dependentes da reivindicação 3, ca- racterizado pelo fato de que as saliências ou depressões têm um passo compreendido entre cerca de 0,2 milímetros e cerca de 4 milímetros.
8. Aparelho de moldagem, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes quando dependentes da reivindicação 2, ca- racterizado pelo fato de que uma distância entre um ponto mais baixo da porção ondulada da lâmina de moldagem e a superfície do suporte móvel voltada para a lâmina de moldagem diminui ao longo da direção de moldagem.
9. Aparelho de moldagem, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a porção on- dulada define uma pluralidade de canais que se estendem ao longo da direção de moldagem.
10. Aparelho de moldagem, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a profundidade dos canais aumenta ao longo da direção de moldagem.
11. Aparelho de moldagem, de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que a largura dos canais diminui ao longo da direção de moldagem.
12. Método para produzir uma manta moldada de um mate- rial contendo alcaloides, caracterizado pelo fato de que compreende: - fornecer uma pasta do material contendo alcaloides; - alimentar a pasta para uma caixa de moldagem adaptada para conter a pasta; - moldar a pasta contida na caixa de moldagem por meio de uma lâmina de moldagem ao longo de uma direção de moldagem em um suporte móvel de modo a formar a manta moldada de um material contendo alcaloides, em que a lâmina de moldagem inclui uma porção ondulada voltada para uma superfície do suporte móvel; e - formar uma pluralidade de ondulações na manta moldada por meio da parte ondulada da lâmina de moldagem.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a etapa de formar a pluralidade de ondulações inclui a formação de uma pluralidade de saliências ou depressões.
14. Manta de um material contendo alcaloides tendo uma su- perfície livre incluindo uma porção ondulada, caracterizada pelo fato de que a porção ondulada inclui saliências ou depressões que se estendem em uma direção ortogonal a uma espessura da manta e tendo um passo compreendido entre cerca de 0,2 milímetros e cerca de 2 milímetros, e em que a manta tem um conteúdo de água compreendido de cerca de por cento a cerca de 80 por cento em peso da manta.
15. Manta de um material contendo alcaloides, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que a porção ondu- lada inclui saliências ou depressões que se estendem em uma direção ortogonal à espessura da manta.
BR112020026335-4A 2018-06-29 2019-06-28 Aparelho de moldagem e método para produzir uma manta moldada de um material contendo alcaloides BR112020026335A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP18181018.5 2018-06-29
EP18181018 2018-06-29
PCT/EP2019/067431 WO2020002652A1 (en) 2018-06-29 2019-06-28 Casting apparatus and a method for producing a cast web of a material containing alkaloids

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020026335A2 true BR112020026335A2 (pt) 2021-03-30

Family

ID=62837833

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020026335-4A BR112020026335A2 (pt) 2018-06-29 2019-06-28 Aparelho de moldagem e método para produzir uma manta moldada de um material contendo alcaloides

Country Status (10)

Country Link
US (1) US12016373B2 (pt)
EP (1) EP3813558B1 (pt)
JP (1) JP7356461B2 (pt)
KR (1) KR20210024483A (pt)
CN (1) CN112334019B (pt)
BR (1) BR112020026335A2 (pt)
ES (1) ES2929005T3 (pt)
HU (1) HUE059636T2 (pt)
PL (1) PL3813558T3 (pt)
WO (1) WO2020002652A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2024105064A1 (en) 2022-11-18 2024-05-23 Philip Morris Products S.A. Forming of aerosol generating substrate in between conveyor surfaces

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH396730A (de) 1959-09-14 1965-07-31 Philip Morris Inc Verfahren für die Herstellung von Flachmaterial aus Tabak
JPS5112999Y1 (pt) 1970-12-29 1976-04-07
US4047536A (en) * 1974-06-19 1977-09-13 Asfour Emil S Method of making cigarettes and a cigarette made according thereto
US4724850A (en) * 1986-02-05 1988-02-16 R. J. Reynolds Tobacco Company Process for providing tobacco extender material
US4730629A (en) * 1986-03-17 1988-03-15 R. J. Reynolds Tobacco Company Process for providing tobacco extender material
US20030209027A1 (en) 2002-05-07 2003-11-13 Shawn Owens Casting apparatus and process
LT3136881T (lt) 2014-08-13 2018-01-10 Philip Morris Products S.A. Būdas strypui naudojamam kaip aerozolio formavimo substratas, turintis kontroliuojamą poringumo paskirstymą, gaminti
EP3200600B1 (en) 2014-10-01 2017-12-27 Unilever NV A tea product and process for preparing the same
KR102500008B1 (ko) 2014-12-16 2023-02-15 필립모리스 프로덕츠 에스.에이. 균질화 담배 물질의 캐스트 웹 제조용 주조 장치
JP6865166B2 (ja) 2014-12-16 2021-04-28 フィリップ・モーリス・プロダクツ・ソシエテ・アノニム 均質化したたばこ材料のキャストウェブの製造のためのキャスティング装置
CN108135248B (zh) 2015-11-27 2021-06-01 菲利普莫里斯生产公司 均质化烟草材料生产线及线上生产均质化烟草材料的方法
CN107981405B (zh) * 2017-12-12 2020-03-10 湖北中烟工业有限责任公司 一种加热不燃烧卷烟的制备方法及其应用

Also Published As

Publication number Publication date
PL3813558T3 (pl) 2023-01-02
EP3813558A1 (en) 2021-05-05
CN112334019A (zh) 2021-02-05
CN112334019B (zh) 2022-12-09
JP2021528951A (ja) 2021-10-28
HUE059636T2 (hu) 2022-12-28
US12016373B2 (en) 2024-06-25
KR20210024483A (ko) 2021-03-05
JP7356461B2 (ja) 2023-10-04
EP3813558B1 (en) 2022-09-14
US20210267259A1 (en) 2021-09-02
WO2020002652A1 (en) 2020-01-02
ES2929005T3 (es) 2022-11-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI594702B (zh) 加熱煙品
RU2628987C2 (ru) Смешанные стержни для использования в аэрозоль-генерирующих изделиях
US11571017B2 (en) Flavoured rods for use in aerosol-generating articles
KR102311146B1 (ko) 개선된 로드를 포함하는 가열식 에어로졸 발생 물품
US20200323255A1 (en) Method for the preparation of a sheet including a homogenized material containing alkaloids and aerosol forming article comprising a component prepared from it
EP3813570B1 (en) Method of manufacturing an aerosol-generating article component and aerosol-generating article including said component
BR112020026335A2 (pt) Aparelho de moldagem e método para produzir uma manta moldada de um material contendo alcaloides
RU2795215C2 (ru) Литьевое устройство и способ производства литого полотна из материала, содержащего алкалоиды
RU2795404C2 (ru) Способ производства рулона, содержащего материал, содержащий алкалоиды
RU2793309C2 (ru) Способ изготовления компонента изделия, генерирующего аэрозоль, и изделие, генерирующее аэрозоль, содержащее указанный компонент
BR112020026491A2 (pt) Bobina, e método para produzir uma bobina incluindo um material contendo alcaloides
WO2019086412A1 (en) Method for producing a bobbin of a sheet of a material containing alkaloids and bobbin comprising the same
WO2019086447A1 (en) Method for producing a sheet of a material containing alkaloids and bobbin comprising the same
WO2019086422A1 (en) Method for producing a multilayer coated sheet including a material containing alkaloids

Legal Events

Date Code Title Description
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]