BR112020016521B1 - Método e dispositivo de cirurgia dentária - Google Patents

Método e dispositivo de cirurgia dentária Download PDF

Info

Publication number
BR112020016521B1
BR112020016521B1 BR112020016521-2A BR112020016521A BR112020016521B1 BR 112020016521 B1 BR112020016521 B1 BR 112020016521B1 BR 112020016521 A BR112020016521 A BR 112020016521A BR 112020016521 B1 BR112020016521 B1 BR 112020016521B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lead screw
root
thread
tooth
platform
Prior art date
Application number
BR112020016521-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020016521A2 (pt
Inventor
Castle Cameron Glenn
Castle Glen Alan
Ogle David
Original Assignee
Castle Wall Pty Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from AU2018201058A external-priority patent/AU2018201058B2/en
Application filed by Castle Wall Pty Ltd filed Critical Castle Wall Pty Ltd
Priority claimed from PCT/AU2019/050112 external-priority patent/WO2019157557A1/en
Publication of BR112020016521A2 publication Critical patent/BR112020016521A2/pt
Publication of BR112020016521B1 publication Critical patent/BR112020016521B1/pt

Links

Abstract

MÉTODO E DISPOSITIVO DE CIRURGIA DENTÁRIA. Um dispositivo para remover uma raiz de dente. O dispositivo compreende: um parafuso de avanço com um ponto de rosca para parafusar na raiz do dente e um eixo de rosca; um membro de articulação incluindo um orifício através do qual o parafuso de avanço passa, o parafuso de avanço sendo retrátil através do orifício por engate rotacional de um membro de rosca com o eixo de rosca do parafuso de avanço; e uma plataforma para suportar o membro de articulação, de modo que o parafuso de avanço possa girar em relação à plataforma. O parafuso de avanço inclui uma superfície de travamento para impedir a rotação do parafuso de avanço durante o engate rotacional do membro de rosca com o eixo de rosca.

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[001] A presente invenção refere-se a um método de cirurgia odontológica e a instrumentos para uso em cirurgia odontológica.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
[002] Quaisquer referências a métodos, aparelhos ou documentos da técnica anterior não devem ser consideradas como constituindo qualquer evidência ou admissão que eles formaram, ou fazem parte do conhecimento geral comum.
[003] A extração dentária está associada a alterações dimensionais da crista alveolar. A reabsorção óssea pode ocorrer na direção horizontal e vertical. Essas alterações reabsortivas podem continuar por toda a vida do paciente.
[004] A coroa e a ponte fixas costumam ser a modalidade de tratamento preferida para a substituição de dentes perdidos. As coroas podem ser suportadas a partir de implantes inseridos no alvéolo dentário real após a extração do dente. Em alternativa, podem ser utilizadas pontes em que a coroa utilizada para substituir o dente ou dentes em falta é suspensa de um dente natural adjacente ou de um implante dentário adjacente. Isso é chamado de coroa “pôntica”.
[005] As próteses removíveis também podem ser usadas para substituir um dente ou dentes ausentes. Os pacientes geralmente preferem uma solução fixa para substituir os dentes ausentes, pois é mais semelhante em função aos dentes naturais.
[006] A reabsorção contínua de osso e gengiva ao redor de coroas e pontes fixas pode comprometer seriamente o resultado estético do tratamento odontológico. À medida que a gengiva se retrai dos dentes interproximalmente, são criadas armadilhas irritantes para os alimentos. Essa atrofia inevitável após a perda dentária pode ser particularmente destrutiva sob próteses removíveis. A dor pode ocorrer à medida que a prótese colide com uma base reduzida de tecidos moles e a retenção dessa prótese pode diminuir com o tempo.
[007] Essa reabsorção de tecidos duros e moles é inevitável após a extração do dente, usando as técnicas atuais de extração. Ao longo dos anos, diversas abordagens foram adotadas para resolver esse problema. O padrão ouro por muitos anos tem sido a adição de osso bovino desproteinado ou adjacente à cavidade dentária para compensar esse processo de reabsorção. Os enxertos de tecido conjuntivo também foram amplamente utilizados para aumentar a espessura da gengiva para disfarçar essa atrofia.
[008] Uma técnica mais recente para combater esse problema é a técnica “Socket Shield”. A técnica “Socket Shield” envolve deixar um segmento da raiz bucal que permanece no local para evitar a reabsorção do osso e gengiva bucal. Um implante dentário é colocado atrás da raiz bucal e é usado para afixar uma coroa dentária.
[009] Uma variante desta técnica conhecida como técnica “Pontic Shield” pode ser usada para preservar a crista alveolar sob uma ponte dentária. Uma coroa pôntica é suspensa sobre o alvéolo de extração com uma porção retida da raiz bucal.
[0010] O presente inventor acredita que a técnica de “Socket Shield” é difícil para o dentista e traumática para o paciente, uma vez que tipicamente envolve cortar o dente em setores e depois perfurar e alavancar setores atrás do segmento da raiz bucal a partir do osso. Tais operações são demoradas e podem ser traumáticas para o paciente; muitas vezes há danos inadvertidos no local do implante e no tecido gengival circundante. A mobilidade do escudo também pode resultar quando os setores são removidos, causando o abandono do procedimento. Somente o osso vestibular é sustentado pela raiz do dente e não pelo osso palatino. Isso pode levar a uma atrofia futura do osso patino e da gengiva. Além disso, dependendo do dente envolvido, é difícil para o cirurgião dentista determinar a geometria desejada para o segmento da raiz bucal. Uma infecção pode se desenvolver se essa geometria estiver incorreta e o escudo se estender para fechar o ápice da raiz. Embora a técnica “Socket Shield” possa ser executada nos dentes anteriores, é mais difícil executá-la na parte posterior da mandíbula, devido ao acesso limitado e à morfologia complicada das raízes.
[0011] A migração e/ou exposição da blindagem também podem ocorrer durante o estágio provisório do tratamento, pois a blindagem não está presa ao próprio implante.
[0012] Além disso, um problema com os dispositivos de extração da raiz do dente que podem ser usados em tais procedimentos é que, quando forças usadas podem ser aplicadas ao parafuso em direções indesejáveis, o que pode fazer com que o parafuso dobre ou quebre, ou que a raiz do dente quebre, o que é claramente indesejável.
[0013] É um objetivo da presente invenção, fornecer um método e aparelho que resolva um ou mais dos problemas acima.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0014] De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, é fornecido um dispositivo para destacar uma raiz dentária compreendendo: um parafuso de avanço tendo um ponto de rosca para enroscar na raiz do dente e um eixo de rosca; um membro de articulação incluindo um orifício através do qual o parafuso de avanço passa, o parafuso de avanço sendo retrátil através do orifício por engate rotacional de um membro de rosca com o eixo roscado do parafuso de avanço; e uma plataforma para apoiar o membro de articulação, de modo que o parafuso de avanço possa girar em relação à plataforma, em que o parafuso de avanço inclui uma superfície de travamento, a superfície de travamento compreendendo superfícies planas opostas a um eixo do parafuso de avanço, a superfície de travamento configurada para ser recebida e engatada com uma ferramenta de travamento para impedir a rotação do parafuso de avanço durante o engate rotacional do membro de rosca com o eixo de rosca.
[0015] Numa modalidade, o membro de rosca compreende pelo menos parte do membro de articulação, de modo que a rotação de pelo menos parte do membro de articulação em relação ao parafuso de avanço faz com que o parafuso de avanço se retraia através do orifício.
[0016] Numa modalidade, a superfície de travamento compreende uma superfície de travamento na extremidade do parafuso de avanço. A superfície de travamento pode compreender uma saliência de acoplamento.
[0017] A superfície de travamento é configurada para ser recebida e engatada com uma ferramenta de travamento.
[0018] A superfície de travamento pode ser usada para parafusar o parafuso de avanço na raiz do dente. Alternativamente, o parafuso de avanço pode incluir uma ou mais outras superfícies de engate a serem usadas para parafusar o parafuso de avanço na raiz do dente. O parafuso de avanço pode então ser retraído para destacar ou remover a raiz do dente.
[0019] Em uma modalidade, o eixo de rosca do parafuso de avanço engata com uma porção de rosca no orifício do arranjo de articulação, de modo que a rotação do orifício em relação ao parafuso de avanço faça com que o parafuso de avanço retraia através do orifício.
[0020] Em outra modalidade, a superfície de travamento do parafuso de avanço compreende uma face plana em um lado do eixo de rosca. A face plana pode compreender uma face de um par de faces opostas. A face plana pode se estender substancialmente ao longo de um comprimento do eixo de rosca.
[0021] O dispositivo pode ser configurado de modo que possa ser pelo menos parcialmente montado após parafusar o parafuso de avanço na raiz do dente.
[0022] Numa modalidade, a plataforma tem um recesso curvo, o recesso curvo tendo uma abertura na parte inferior da mesma, o parafuso de avanço passando através da abertura no recesso curvo. O membro de articulação pode compreender uma região curva de forma complementar ao recesso curvo na plataforma, sendo a região curva do membro de articulação recebida no recesso curvo da plataforma. Quando o parafuso de avanço é posicionado através do membro de articulação, o parafuso de avanço também pode girar em relação à plataforma.
[0023] A região curva do membro de articulação pode compreender uma região hemisférica.
[0024] O membro de articulação pode incluir uma porção cardan com primeiro e segundo suportes, a porção cardan articulável em torno de um eixo geométrico do primeiro e do segundo suportes.
[0025] O membro de articulação pode incluir a primeira e a segunda porções cardan, a primeira e a segunda porções cardan giratórias em torno de eixos geométricos ortogonais.
[0026] A plataforma pode incluir canais ranhurados, nos quais são recebidos suportes da porção cardan. Os canais ranhurados podem permitir que a porção cardan gire em torno de um eixo geométrico perpendicular a um eixo geométrico dos suportes. Nesse caso, os suportes podem se deslocar longitudinalmente ao longo dos canais.
[0027] Os canais ranhurados podem ser configurados para impedir a rotação do cardan em torno do recesso curvo quando em uso.
[0028] Uma pluralidade de canais ranhurados pode ser posicionada em torno de uma periferia do recesso curvo, permitindo a rotação da porção cardan posicionando os suportes em um ou mais canais ranhurados.
[0029] Em uma modalidade alternativa, a plataforma pode incluir aberturas de retenção, nas quais são recebidos suportes da porção cardan. As aberturas de retenção podem ser configuradas para impedir a rotação do cardan em torno do recesso curvo.
[0030] Uma pluralidade de aberturas de retenção pode ser posicionada em torno de uma periferia do recesso curvo, permitindo a rotação da porção cardan posicionando os suportes em um par das aberturas de retenção.
[0031] O membro de articulação pode incluir uma primeira porção, que está bloqueada, e uma segunda porção, que pode girar. A primeira porção travada pode ser travada para impedir que o parafuso seja girado.
[0032] Numa modalidade, a plataforma é fornecida com uma almofada. A almofada pode repousar sobre os dentes do paciente durante o procedimento. A almofada pode compreender um material de silicone ou um material de borracha ou plástico duro. A almofada pode ser presa de maneira amovível à plataforma. A almofada pode compreender um artigo descartável. Almofadas de diferentes alturas podem ser usadas para nivelar a plataforma. Almofadas maiores podem ser usadas onde faltam dentes adjacentes.
[0033] A plataforma é adequadamente feita de um material rígido. A plataforma pode ser feita de metal, como um metal de grau cirúrgico ou um aço inoxidável de grau cirúrgico, ou de um material plástico rígido. A plataforma pode compreender uma plataforma de uso único ou pode ser uma plataforma reutilizável. Será apreciado que, se a plataforma for reutilizável, ela precisará ser esterilizada após cada procedimento.
[0034] O membro de articulação pode compreender um membro unitário tendo o orifício passando através dele. Em outras modalidades, o membro de articulação pode ser feito de dois ou mais componentes que são unidos. O membro de articulação pode ser feito de metal, como um metal de grau cirúrgico ou um aço inoxidável de grau cirúrgico, ou de um material plástico rígido. O membro de articulação pode compreender um membro de articulação de uso único ou pode ser um membro de articulação reutilizável. Será apreciado que, se o membro de articulação for reutilizável, ele precisará ser esterilizado após cada procedimento.
[0035] Em outra modalidade, o orifício através do membro de articulação não precisa ter uma região de rosca. Nesta modalidade, o parafuso de avanço pode simplesmente ser inserido através do orifício e, em seguida, a rotação do parafuso de avanço quando entra em contato com a raiz do dente faz com que o ponto de rosca do parafuso de avanço parafuse na raiz do dente. Quando o ponto de rosca é fixado à raiz do dente, para satisfação do cirurgião, o parafuso de avanço pode ser puxado para longe da gengiva do paciente, para assim destacar ou remover a raiz dentária da gengiva pelo engate rotacional de um membro de rosca.
[0036] De acordo com um aspecto adicional da presente invenção, é fornecido um parafuso de destacamento de raiz incluindo: um ponto de rosca, para enroscar em uma raiz de dente; um eixo de rosca que se estende para cima a partir da ponta de rosca, o eixo de rosca engatável com um membro de rosca para permitir a extração do parafuso pela rotação do membro de rosca em relação ao eixo de rosca; e uma superfície de travamento, configurada para permitir que a rotação do parafuso seja impedida ao girar o membro de rosca em relação ao eixo de rosca.
[0037] O eixo pode ter um diâmetro maior que o ponto de rosca. O eixo pode ser substancialmente uniforme em diâmetro.
[0038] A superfície de travamento pode compreender lados planos do eixo de rosca. Os lados planos podem se estender ao longo de um comprimento substancial do eixo.
[0039] De acordo com ainda outro aspecto da presente invenção, é fornecido um instrumento de destacamento de raiz dentária compreendendo: um parafuso de avanço incluindo uma porção de parafuso sobre a qual um membro operacional, por exemplo, uma porca, é rosqueado para transladar o parafuso de avanço e um ponto de rosca para enroscar na raiz do dente; um membro de articulação tendo um orifício atravessado pelo parafuso de avanço em que o membro operacional captura a porção de rosca em um lado coronal do membro de articulação; e uma plataforma para apoiar o membro de articulação, incluindo uma abertura para passagem do ponto através dela, em que o parafuso de avanço inclui uma superfície de travamento, configurada para permitir que a rotação do parafuso seja impedida durante a rotação do membro operacional em relação ao parafuso de avanço.
[0040] De preferência, o membro de articulação inclui uma porção hemisférica. O membro de articulação ou porção hemisférica é de preferência feito de um material rígido.
[0041] Uma formação de acoplamento rápida com o parafuso de avanço pode ser fornecida para aplicar rotação ao parafuso de avanço para, assim, parafusar o ponto na raiz do dente.
[0042] Numa modalidade preferida da invenção, o instrumento inclui uma alavanca giratória disposta para acoplar-se à formação de acoplamento, através da qual a rotação da alavanca giratória é transmitida ao parafuso de avanço por meio da formação de acoplamento.
[0043] Em algumas modalidades, uma arruela de empuxo ou um rolamento de empuxo pode estar localizado entre o membro operacional e o membro de articulação, de modo que a rotação do membro operacional não cause rotação do membro de articulação.
[0044] A plataforma pode ser configurada para o posicionamento sobre um dente anterior, posterior ou canino.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0045] As características, modalidades e variações preferidas da invenção podem ser discernidas a partir da Descrição Detalhada a seguir, que fornece informações suficientes para aqueles versados na técnica realizarem a invenção. A Descrição detalhada não deve ser considerada como limitativa do escopo do Sumário da Invenção anterior. A Descrição Detalhada fará referência a vários desenhos da seguinte maneira:
[0046] Figuras 1A, 1A.1 e 1B ilustram o corte em um lado de uma coroa de um dente, sendo um primeiro estágio na decoronação do dente.
[0047] Figuras 2A, 2B e 2B.1 ilustra o uso de uma alavanca para separar a coroa do restante do dente, deixando assim uma raiz do dente.
[0048] Figuras 3A, 3A.1 e 3B ilustram o uso de uma broca para reduzir a raiz abaixo da linha da gengiva.
[0049] As Figuras 4 e 4.1 mostram o uso de limas do canal radicular para aumentar o canal radicular.
[0050] As Figuras 5A a 5D mostram o uso de brocas Gates-Gliddon progressivamente maiores para aumentar sequencialmente o canal.
[0051] Figuras 6A, 6A.1 e 6B ilustram o uso de uma broca de primeiro diâmetro para aumentar ainda mais a porção coronal do canal.
[0052] Figuras 7A, 7A.1 e 7B ilustram o uso de uma segunda broca de diâmetro maior para aumentar ainda mais a porção coronal do canal.
[0053] Figuras 8A a 8C.1 ilustra o uso de brocas de diâmetro progressivamente maior para aumentar ainda mais a porção coronal do canal.
[0054] As Figuras 9A a 9D representam uma broca cônica personalizada e seu uso na fresagem da raiz do dente ao redor do canal para deixar um anel dentário na porção coronal do dente.
[0055] As Figuras 10 e 10.1 mostram vistas em corte plano e sagital do anel dentário.
[0056] As Figuras 11A a 11C mostram o uso de uma broca em forma de "T" para separar a raiz do dente do anel dentário.
[0057] As Figuras 12A, 12B e 12C mostram uma situação em que a broca em forma de "T" não cortou completamente a periferia do anel dentário.
[0058] As Figuras 13A e 13B ilustram a perfuração de um orifício na raiz do dente apical rompida.
[0059] As Figuras 14A a 14C ilustram a inserção de uma coluna na raiz dentária apical rompida.
[0060] Figuras 15A a 15B.1 ilustra a fixação da coluna em um dispositivo de extração de raiz.
[0061] As Figuras 16 e 16.1 mostram uma raiz destacada do osso após a operação do dispositivo de extração da raiz e a remoção da coluna.
[0062] As Figuras 17A e 17B ilustram o corte da raiz apical destacada.
[0063] Figura 17B.1 ilustra o final de uma ferramenta de serra piezo para seccionar a raiz destacada.
[0064] Figura 17B.2 é uma vista em corte transversal sagital do dente destacado seccionado.
[0065] As Figuras 18 e 18.1 ilustram a remoção da raiz seccionada através do lúmen do anel dentário.
[0066] A Figura 19 mostra o anel dentário deixado intacto após a remoção da raiz seccionada.
[0067] As Figuras 20 e 20.1 mostram o implante colocado através do anel dentário e preso ao osso subjacente.
[0068] A Figura 21 representa um instrumento de extração de raiz de acordo com uma modalidade preferida de um aspecto da presente invenção.
[0069] A Figura 22 representa uma chave para operar um membro operativo na forma de uma porca do instrumento de extração de raiz da Figura 21.
[0070] A Figura 23 representa uma plataforma ou "bandeja" de um instrumento de extração de raízes de acordo com uma modalidade adicional da presente invenção.
[0071] A Figura 24 mostra outras bandejas para uso do instrumento de extração dentária nos dentes anterior, posterior e canino.
[0072] A Figura 25 ilustra uma modalidade adicional do instrumento de extração de raiz, incluindo uma coluna ajustável em altura.
[0073] A Figura 26 mostra uma vista explodida de um dispositivo de acordo com outra modalidade da presente invenção para destacar uma raiz de dente.
[0074] A Figura 27 mostra uma vista em perspectiva do dispositivo montado mostrado na figura 26.
[0075] A Figura 28 mostra uma vista em perspectiva do parafuso de avanço e da porca com um volante colocado sobre a porca para permitir que a porca seja girada pelo cirurgião.
[0076] A Figura 29 é uma vista superior do dispositivo mostrado na figura 27.
[0077] A Figura 30 é uma vista frontal do dispositivo mostrado na figura 29.
[0078] A Figura 31 é uma vista lateral do dispositivo mostrado na figura 30.
[0079] A Figura 32 é uma vista em seção transversal tomada ao longo da seção J-J mostrada na figura 31.
[0080] A Figura 33 é um diagrama esquemático que mostra o dispositivo das figuras 26 a 32 em uso.
[0081] A Figura 34 é uma vista em perspectiva de um dispositivo para destacar uma raiz de dente, de acordo com uma modalidade adicional da presente invenção.
[0082] A Figura 35 é uma vista explodida do dispositivo da Figura 34.
[0083] A Figura 36 ilustra uma vista em perspectiva do dispositivo da Figura 34 em uso.
[0084] A Figura 37 é uma vista em perspectiva de um dispositivo para destacar uma raiz de dente, de acordo com uma modalidade adicional da presente invenção.
[0085] A Figura 38 é uma vista explodida do dispositivo da Figura 37.
[0086] A Figura 39 é uma vista em seção transversal de uma bandeja do dispositivo da Figura 37.
[0087] A Figura 40 é uma vista em perspectiva inferior de uma porção do dispositivo da Figura 37.
[0088] A Figura 41 é uma vista em perspectiva de um dispositivo para destacar uma raiz de dente, de acordo com uma modalidade adicional da presente invenção.
[0089] A Figura 42 é uma vista explodida do dispositivo da Figura 41.
[0090] A Figura 43 é uma vista explodida de uma porção do dispositivo da Figura 41.
[0091] A Figura 44 é uma vista em perspectiva do dispositivo da Figura 41 em uso.
[0092] A Figura 45 é uma vista explodida de um parafuso de avanço de acordo com uma modalidade da presente invenção e uma alça.
[0093] A Figura 46 é uma vista em perspectiva do parafuso de avanço e da alavanca na forma montada.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS
[0094] Um método para fixar um implante dentário de acordo com uma modalidade preferida da presente invenção será agora descrito. Inicialmente, como ilustrado nas Figuras 1A, 1A.1 e 1B, um lado da coroa 3 do dente 1 é cortado ou removido para formar um recesso 5 por meio de uma broca 7, como uma broca redonda ou broca cônica longa acionada por uma peça de mão de alto torque, resfriada a água e alta velocidade 9. A broca é usada para cortar o recesso 5 em parte da periferia externa do dente, um pouco acima da linha da gengiva.
[0095] Com referência às Figuras 2A, 2B, 2B.1, um pé de cabra 11, como um Luxator ou instrumento similar, é usado para tirar a coroa 3 do dente 1 para assim deixar um dente descoronado 1a (como mostrado na Figura 3A).
[0096] Com referência agora às Figuras 3A, 3A.1 e 3B, uma broca de diamante redonda grande 13 é montada na peça de mão 9 e é então usada para reduzir a raiz 15 da raiz descoronada 1a a cerca de 2 mm abaixo da linha da gengiva 17, ou ainda mais no caso de doença periodontal.
[0097] Como ilustrado nas Figuras 4 e 4.1, um arquivo de canal radicular convencional 19 é então usado para acessar o sistema de canal radicular 21 da raiz do dente 1a. Os canais podem ser ampliados. O controle da penetração, por meio de uma parada 23, é sugerido para dentes anormalmente curtos ou para aqueles próximos do Nervo Alveolar inferior da mandíbula.
[0098] Com referência agora às Figuras 5A-5D, as brocas Gates-Gliddon 25 podem então ser usadas sequencialmente para ampliar ainda mais o(s) canal(ais) 21. Os tamanhos 1, 3, 5 são geralmente suficientes para um aumento adequado.
[0099] Uma broca 27 de 1,5 mm de diâmetro é a seguir usada para aumentar ainda mais a porção coronal do canal até uma profundidade de 7 mm, como mostrado nas Figuras 6A e 6B. Uma broca de 2 mm de diâmetro 27 é então usada para aumentar ainda mais a porção coronal do canal até a profundidade de 7 mm, como mostrado nas Figuras 7A e 7B.
[00100] Como ilustrado nas Figuras 8A a 8C.1, brocas de perfuração sequencialmente maiores 27 são então usadas para aumentar sucessivamente a porção coronal de 7 mm 28 do canal 21 até que a espessura mínima do anel dentário se aproxime de 0,5 mm a 1 mm. Nesta fase, um orifício geralmente circular 21A foi formado na porção coronal da raiz do dente. No entanto, resta uma quantidade significativa de material dentário deixado entre o orifício geralmente circular 21A e a periferia externa do dente. As próximas etapas no método desta modalidade da presente invenção envolvem remover uma proporção significativa desse material dentário entre o orifício geralmente circular 21A e a periferia do dente, de modo que um anel dentário (ou um anel dentário) seja deixado, com o anel dentário tendo uma espessura de parede amplamente uniforme em torno de sua periferia.
[00101] Com referência às Figuras 9A a 9D, uma broca cônica personalizada com uma base plana não cortante 31 é aplicada em alto torque e alta velocidade (máx. 80.000 RPM) para continuar o aumento da porção coronal 28 do canal 21. A forma da preparação deve seguir o contorno anatômico do dente descoronado 1a. O resfriamento a água não é essencial neste momento, desde que não seja feita perfuração. A profundidade desta queima verticalmente é realizada a uma profundidade de 7 mm. Para dentes com múltiplas raízes, a remoção do núcleo de toda a câmara pulpar usando uma broca cônica é a primeira etapa. O piso pulpar é removido por inteiro e as raízes são rompidas no nível da furca ou ligeiramente abaixo, usando a broca “T” personalizada. Este nível é calculado para que 4 mm + _1 mm do anel dentário sejam preservados acima do corte feito pela broca “T”. Deve-se tomar cuidado para não perfurar o escudo em dentes com múltiplas raízes, observando cuidadosamente a morfologia da raiz. O anel dentário que conecta as raízes dentárias é o local onde ocorre a maioria das perfurações. Para molares afetados periodicamente, o osso pode ser apical na área da furca. Nesse caso, as raízes podem ser preparadas separadamente como nos dentes anteriores de raiz única.
[00102] Como ilustrado na Figura 10, no final da aplicação da broca 31, é formado um anel de dente, isto é, anel dentário 33, que acabará por atuar como um escudo para impedir a reabsorção óssea. A espessura da parede do anel dentário 33 tem aproximadamente 0,5 mm a 1,0 mm de largura. O anel dentário pode ter uma altura ou profundidade em torno de 4 ± 1 mm, embora sejam possíveis variações nessa medição. Essencialmente, o anel dentário 33 permanece no alvéolo dentário e fornece uma superfície de material dentário natural remanescente na gengiva que reforça e fortalece o alvéolo dentário.
[00103] Com referência às Figuras 11A a 11C, usando uma broca “T” personalizada dehaste longa e baixa velocidade 35 na peça de mão cirúrgica resfriada a água 9, a porção apical da raiz 37 é rompida do anel dentário 33. Isso é realizado posicionando a broca “T” 35 na base do alargamento coronal profundo de 7 mm, ou seja, na base do lúmen do anel dentário 33 e movendo a broca em contato com a periferia da parede interna e ao redor dela a raiz do dente para fazer um corte 41 através da parede interna da raiz do dente 1a. O corte 41 define uma folga entre a parte inferior do anel dentário 33 e a parte superior da porção apical da raiz do dente 37. A haste 39 precisa ser mantida com força contra as paredes para garantir a profundidade máxima de corte. A broca 35 pode ter 3 mm de diâmetro e 2,5 mm de altura e está adequadamente configurada apenas para corte de borda e de topo. A base geralmente plana da abertura na porção coronal da raiz do dente pode ser usada como um guia para a base da broca ao cortar a abertura periférica.
[00104] Se a broca em “T” personalizada não cortar completamente a raiz 37, será necessária uma redução adicional para reduzir a espessura das paredes. Uma dissecção limpa é caracterizada por sangramento ósseo e uma óbvia diferença de cor. Na situação ilustrada nas Figuras 12A a 12C, a "calha" 41A da broca de corte é claramente visível, porém não ocorreu perfuração da raiz. Nessa situação, a broca “T” personalizada é arrastada na parte superior da raiz para reduzir a espessura das paredes (ver Fig. 12B e 12C). Em seguida, a broca “T” personalizada é posicionada na base de uma preparação de 7 mm de profundidade e usada em um movimento central para romper a raiz.
[00105] Como mostrado nas Figuras 13A e 13B, uma broca de perfuração adequada 45 é então usada para perfurar um orifício na raiz rompida 37 seguindo o canal radicular 21. É preferível seguir o canal radicular para evitar o risco de perfuração. Uma profundidade de 5 a 7 mm é suficiente.
[00106] Uma coluna adequada 47 é então parafusada na raiz rompida 37 por meio da ferramenta 48, como mostrado nas Figuras 14A - 14C.
[00107] A coluna 47 é então conectada a um Benexou mecanismo de extração de raiz semelhante 46, como ilustrado nas Figuras 15A (que mostra a colocação de uma bandeja de suporte sobre a gengiva), 15B e 15B.1, para assim extrair a porção apical da raiz 37 do osso subjacente, como mostrado na Figura 15B.1.
[00108] Com referência à Figura 16, a raiz rompida 37 fica então livre para mover para cima e para baixo em um movimento vertical. A coluna 47 é então removida desparafusando-a no sentido anti-horário. A raiz cortada 37 será geralmente muito larga para passar através do lúmen do anel dentário 33, exceto nos dentes com múltiplas raízes. Portanto, conforme ilustrado nas Figuras 17A e 17B, uma broca redonda cirúrgica em uma peça de mão cirúrgica de alto torque e resfriada a água é então usada para seccionar a raiz em duas peças 49a, 49b. Alternativamente e preferencialmente, uma broca de corte piezoelétrica, como VS3-LED-HPSC, com uma ponta como ilustrado na Figura 17B.1, pode ser usada para seccionar a raiz desanexada. Isso é realizado no istmo. Os pedaços de raiz 49a e 49b podem então ser removidos através do lúmen do anel dentário 33 por meio de uma pinça 51 ou qualquer outra ferramenta adequada, como ilustrado nas Figuras 18 e 18.1. Como consequência, o anel dentário 33 é deixado intacto e tem aproximadamente 4 mm + - 1 mm de altura e 0,5-1 mm de espessura de parede, conforme ilustrado na Figura 19.
[00109] Em uma modalidade da presente invenção, um implante 53 (se necessário) é então inserido através do anel dentário 33. O implante pode obter estabilidade entrando em contato com a parede interna da proteção. É preferível que a crista do implante 55 se estenda na ou ligeiramente abaixo da base 34 do anel dentário 33, de modo que o acesso desobstruído à superfície interna do implante 53 seja preservado. As Figuras 20 e 20.1 mostram uma vista clínica de um implante dentro de um anel dentário.
[00110] Embora o mecanismo de extração do cabo Benex e da raiz da polia que foi descrito tenha sido considerado satisfatório com os dentes anteriores, o Inventor descobriu que um dispositivo menor, que pode ser mais facilmente manobrado em relação aos dentes posteriores, seria preferível.
[00111] Com referência agora à Figura 21, é representado um aparelho de remoção de raiz 56 de acordo com uma modalidade de um aspecto da presente invenção. O aparelho 56 inclui uma plataforma na forma de uma bandeja 57 que se localiza sobre a gengiva e que possui uma abertura central 75 com lados arqueados 77 que suporta uma articulação hemisférica correspondente 59 tendo um orifício central 60 formado através da mesma.
[00112] Um parafuso de avanço 65 é fornecido com uma porção de rosca 67 que passa através do orifício central 60 e que é capturada por um membro operacional na forma de uma porca 61. A porção de rosca 67 termina em uma saliência de acoplamento hexagonal 63 que é recebida em um recesso complementar 72 de uma alça giratória 71.
[00113] Uma extremidade interna do parafuso de avanço 65 termina em um ponto de rosca 69 que em uso é parafusado em um canal de uma raiz de dente 49 por rotação da alça 71. Uma vez que o ponto de rosca 69 foi suficientemente enroscado na raiz 49, a alça 71 é removida. Uma chave inglesa 73 é então colocada sobre a porca 61 e usada para girar a porca 61 em relação à porção de rosca 67 do parafuso de avanço 65. A ação de apertar a porca 61 faz com que sua face inferior se alinhe com a superfície superior do giro hemisférico 59 na bandeja hemisférica 57. Isso resulta em nenhum momento de flexão sendo aplicado ao parafuso de avanço 65. Assim, o parafuso condutor 65 é transladado para longe do osso ao qual a raiz 49 está ligada, de modo que a raiz 49 é extraída do osso subjacente.
[00114] Como tal, o giro hemisférico 59 funciona como um membro de articulação, na medida em que pode girar em relação à bandeja para alinhar com a raiz do dente 49.
[00115] Na modalidade mostrada na figura 21, a porca 61 repousa diretamente sobre o giro hemisférico 59. Quando a porca 61 é girada para retirar o parafuso de avanço 65, como a porca 61 está em contato com o giro hemisférico 59, existe o risco de que um movimento de rotação seja aplicado ao giro hemisférico 59 ou ao parafuso de avanço 65. A fim de minimizar ou evitar a rotação do giro hemisférico 59 ou do parafuso de avanço 65, um rolamento axial (não mostrado) pode ser colocado entre a porca 61 e o giro hemisférico 59. A rotação da porca causará, então, a rotação do rolamento de empuxo, mas não haverá rotação da superfície do rolamento de empuxo que está em contato com o giro hemisférico 59.
[00116] À medida que a porca 61 é girada, a saliência de acoplamento hexagonal 63 pode ser usada para impedir a rotação do parafuso condutor 65, por exemplo, usando a alça giratória 71.
[00117] A bandeja 57 pode ser fornecida em várias configurações para acomodar diferentes posições na boca. Por exemplo, a Figura 23 representa uma plataforma 57aque é projetada para ser usada com dentes molares. A Figura 24 ilustra as bandejas 57a, 57b e 57c, cada uma com formas diferentes que são para uso com os dentes posteriores, anteriores e caninos do paciente. A Figura 25 ilustra como um pino 74 com um pé ajustável 75 pode ser fornecido para auxiliar no suporte da bandeja onde está parcialmente posicionada sobre uma área desdentada da gengiva.
[00118] As Figuras 26 a 32 mostram várias vistas de um dispositivo de acordo com outra modalidade da presente invenção para destacar uma raiz de dente. O dispositivo 200 compreende um parafuso de avanço 202. O parafuso de avanço 202 inclui um ponto de rosca 204 que tem uma região de rosca que se estende para cima do eixo a partir do ponto. A porção de rosca 204 no ponto do parafuso de avanço 202 permite que o ponto de rosca do parafuso de avanço seja parafusado em uma raiz de dente. Isso é comum em vários instrumentos dentários e não precisa ser descrito mais detalhadamente, exceto para dizer que vários modelos e cones de rosca diferentes podem ser usados. A extremidade superior do parafuso de avanço 202 pode ter uma região de engate 205 na qual uma ferramenta de torneamento, como um volante, pode engatar com o parafuso para permitir, assim, que o cirurgião gire o parafuso. O parafuso de avanço 202 também inclui uma região de rosca 203 na haste do parafuso de avanço 202.
[00119] O dispositivo compreende uma plataforma 206. A plataforma 206 é feita de um material rígido, como aço inoxidável ou plástico rígido. A plataforma 206 inclui um recesso curvo 208 com uma abertura 210 em uma parte inferior do mesmo. A plataforma 206 também inclui outras aberturas 212, 214 que recebem ressaltos salientes em um membro de almofada para permitir assim que um membro de almofada 216 seja fixado de forma removível à plataforma 206. Os ressaltos salientes 218, 220 no membro de almofada 216 podem ser parcialmente vistos na figura 26. Será apreciado que os ressaltos salientes 218, 220 podem ser pressionados através das respectivas aberturas 212, 214 para assim reter o membro de almofada em posição em relação à plataforma 206. Os ressaltos salientes 218, 220 podem ter cabeças superdimensionadas que se tornam compactadas à medida que são movidas através das aberturas 212, 214 na plataforma 206. Depois que as cabeças passam pelas aberturas, elas podem voltar ao tamanho normal para manter a almofada na posição. A almofada pode ser feita de duas partes separadas, como pode ser visto melhor na figura 26.
[00120] O dispositivo também é fornecido com um membro de articulação. O membro de articulação compreende um membro superior 222 na forma de um corpo tendo uma abertura ou passagem 223 passando através do corpo. A abertura 223 tem uma região de rosca 224 na sua extremidade inferior. O membro superior 222 tem uma superfície externa curva 226 que geralmente é de forma complementar ao recesso curvo 208 da plataforma 206. O membro de articulação também inclui um membro inferior 228. O membro inferior 228 tem uma superfície curva inferior 230. O membro inferior 228 também inclui um orifício 232 que tem um diâmetro um pouco maior que o diâmetro externo do parafuso de avanço 202. Uma região de rosca 234 permite que o membro inferior 228 seja parafusado na região de rosca complementar 224 na parte inferior da abertura 223 no membro superior 222. Desta maneira, o membro inferior 228 pode ser conectado ao membro superior 222 para montar o membro de articulação 229.
[00121] Antes de conectar o membro inferior 228 ao membro superior 222, uma porca de rosca 236 é posicionada entre o membro inferior 228 e o membro superior 222. Isso resulta na porca de rosca 236 sendo capturada entre o membro inferior 228 e o membro superior 222. A porca de rosca 236 inclui um flange 238 que está posicionado entre um ressalto que se estende ao redor da parte superior da abertura 223 no membro superior 222 e uma superfície superior da porção de rosca do membro inferior 228. Isso é mais bem mostrado na figura 32. Desta maneira, a porca de rosca 236 pode girar em relação ao membro de articulação, mas é retida dentro do membro de articulação.
[00122] A porca de rosca 236 é fornecida com uma superfície de engate externo 240 que pode se engatar com uma ferramenta giratória, como um volante manual ou uma chave inglesa, para assim permitir que a porca de rosca 236 seja girada pelo cirurgião. As Figuras 26 a 32 mostram essa região como uma região de cabeça quadrada. No entanto, outras regiões moldadas, como regiões hexagonais, também podem ser utilizadas. Além disso, outros tipos de serviços de engajamento, como fendas ou aberturas para cabeças de chave de fenda ou chaves Allen ou alvéolos, também podem ser usados. Na figura 26, a superfície de engate externa 240 também foi desenhada como se estendendo através de uma abertura central 242 de uma roda giratória 244. Será apreciado que outras ferramentas também podem se engatar com a superfície de engate externa 240 da porca de rosca 236. A roda giratória 244 também possui um anel O-ring 246 para auxiliar no assentamento da roda giratória 244 na porca de rosca 236.
[00123] Como melhor mostrado na figura 32, quando o membro superior 222 e o membro inferior 228 são conectados juntos, um membro de articulação 229 é formado, o membro de articulação 229 tendo uma superfície externa curva. Adequadamente, a superfície externa do membro pivotante 229 é geralmente de forma hemisférica. O recesso curvo 208 da plataforma também tem uma forma geralmente hemisférica. Desta maneira, o membro de articulação 229 pode girar em relação ao recesso curvo 208.
[00124] A operação do dispositivo mostrado nas figuras 26 a 32 é geralmente semelhante à operação do dispositivo mostrado nas figuras 21 a 23 e a figura 33 mostra uma vista esquemática do dispositivo em uso. A este respeito, a almofada 216 é fixada à plataforma 206 e a plataforma é colocada nos dentes do paciente em torno do local da operação. Em particular, a plataforma 206 e a almofada 216 são colocadas nos dentes 300, 302 que estão localizados em ambos os lados do local da operação. A Figura 33 também mostra esquematicamente o anel dentário 304 e os ápices da raiz do dente 306 (embora o espaço entre o anel dentário 304 e a raiz do dente 306 na figura 33 seja mostrado em uma escala exagerada). O parafuso de avanço 202 é parafusado na porca de rosca 236, de modo que a região de rosca 203 do parafuso de avanço 202 engate com as roscas internas na porca de rosca 236. O membro de articulação com o parafuso de avanço engatado com rosca nele é colocado no recesso curvo na plataforma 206. O parafuso de avanço 202 é girado para se estender para baixo através da porca de rosca 236 e através do anel dentário 304 até o ponto de rosca 204 engatar com a raiz do dente 306, com o ponto de rosca 204 sendo parafusado na raiz do dente 306 para assim conectar efetivamente o parafuso de avanço 202 na raiz do dente 306. Uma vez que isso ocorreu, a roda giratória 244 é então colocada sobre a região de engate 240 da porca de rosca 236. A roda giratória é então operada pelo cirurgião para girar a porca de rosca 236. Como o parafuso de avanço 202 é efetivamente preso à raiz do dente 306, o parafuso de avanço é impedido de girar com a porca de rosca 236. Consequentemente, a rotação da porca de rosca 236 causa retração do parafuso de avanço, o que também resulta no destacamento da raiz do dente 306 da gengiva/osso. Consequentemente, a raiz do dente é afrouxada e parcialmente removida.
[00125] Como o parafuso de avanço pode girar em relação à plataforma, o parafuso de avanço pode se alinhar enquanto o parafuso de avanço está sendo retraído para destacar a raiz do dente. Como resultado, nenhum momento de flexão é aplicado ao parafuso de avanço, o que ajuda a garantir um destacamento satisfatório da raiz do dente do osso subjacente ao qual está conectado. Além disso, esse novo recurso reduz o risco de o parafuso de avanço dobrar ou quebrar.
[00126] As Figuras 34 a 36 mostram várias vistas de um dispositivo 300 de acordo com ainda outra modalidade da presente invenção para destacar uma raiz de dente. O dispositivo 300 é semelhante aos dispositivos 56 e 200, mas compreende um membro de articulação unitário 305.
[00127] O dispositivo 300 compreende um parafuso de avanço 310, semelhante ao parafuso de avanço 202, e inclui um ponto de rosca 315 na extremidade inferior do parafuso de avanço 310, para permitir que o parafuso de avanço 310 seja parafusado em uma raiz de dente. O parafuso de avanço 310 também inclui uma porção de haste de rosca 320 que se estende para uma extremidade superior do parafuso de avanço 310, que tem uma região de engate 325 na sua extremidade superior. A região de engate 325 permite que uma ferramenta giratória, como um volante, engate com o parafuso 310 para permitir que o cirurgião gire o parafuso 310, ou uma ferramenta de travamento, como uma chave de travamento, engate com o parafuso 310 para permitir que o cirurgião impeça a rotação do parafuso 310, conforme descrito em mais detalhes abaixo.
[00128] O dispositivo 300 compreende uma plataforma 330, que está configurada para ser colocada nos dentes do paciente em torno do local da operação, bem como a plataforma 206. A plataforma 330 inclui um recesso curvo 335 com uma abertura em uma parte inferior do mesmo e está configurada para receber uma base hemisférica 340 do membro de articulação 305. O recesso curvo 335 é geralmente de forma complementar à base hemisférica 340, o que permite que o membro de articulação 305 gire e se articule dentro do recesso curvo 335.
[00129] O membro de articulação 305 inclui uma abertura rosqueada 345 que se estende ao longo de um comprimento do membro de articulação 305, o que permite que o parafuso de avanço 310 seja parafusado no membro de articulação 305. Em particular, as roscas internas da abertura rosqueada 345 do membro de articulação engatam com a porção da haste de rosca 320 do parafuso de avanço 310, bem como a porca de rosca 236.
[00130] O membro de articulação 305 compreende ainda uma superfície de engate superior 350 na forma de um corpo com uma seção transversal uniforme e longitudinal, para permitir que uma ferramenta giratória, como uma chave de boca, se engate com o membro de articulação 305, desse modo permitindo que o membro de articulação 305 seja girado pelo cirurgião.
[00131] Em uso, o parafuso de avanço 310 é girado de modo que o ponto de rosca 315 engate e seja parafusado em uma raiz do dente, para assim conectar efetivamente o parafuso de avanço 310 à raiz do dente 306. Isso pode ser obtido usando uma chave inglesa ou roda giratória que se engata com a região de engate 325.
[00132] Como o parafuso de avanço 310 pode girar em relação à plataforma 330, o parafuso de avanço 310 pode ser alinhado com a raiz do dente enquanto é fixado ao dispositivo 300 através da rotação do membro de rotação. Além disso, o membro de articulação também pode o parafuso de avanço 310 se auto-alinhar quando usado e, como tal, nenhum momento de flexão é aplicado ao parafuso de avanço, reduzindo o risco de o parafuso de avanço 310 dobrar ou quebrar.
[00133] Uma vez que o parafuso de avanço é preso ao dente, a chave catraca 355 é colocada sobre e engatada com a superfície de engate superior 350 do membro de articulação 305. A chave catraca 355 é de extremidade aberta, o que permite que a região de engate 325 do parafuso de avanço 310 se estenda através dela. Uma chave de travamento 360 pode então ser colocada sobre e engatada com a região de engate 325 do parafuso de avanço 310.
[00134] A chave catraca 355 pode então ser operada pelo cirurgião para girar o membro de articulação 305 enquanto a chave de travamento 360 é usada para impedir que o parafuso de avanço 310 gire. A rotação do membro de articulação 305 em relação ao parafuso de avanço 310, causa retração do parafuso de avanço 310, o que resulta na extração da raiz do dente. A Figura 36 ilustra o dispositivo 300 em uso com a chave catraca 355 e a chave de travamento 360 fixada a ele.
[00135] A chave catraca 355 e a chave de travamento 360 podem ser mantidas manualmente no lugar (por exemplo, pelo cirurgião ou por um assistente). Alternativamente, a chave de travamento 360 pode ser acoplada a um suporte, para impedir a rotação do parafuso de avanço 310 sem exigir que a chave de travamento 360 seja realizada manualmente.
[00136] São fornecidas outras modalidades da invenção que não requerem o uso de uma chave de travamento 360, mas, em vez disso, em que a rotação do parafuso de avanço é impedida pelo próprio dispositivo, conforme descrito abaixo.
[00137] As Figuras 37 a 40 mostram várias vistas de um dispositivo 400 e seus componentes, de acordo com ainda outra modalidade da presente invenção para destacar uma raiz de dente. O dispositivo 400 é semelhante aos dispositivos 56, 200 e 300, mas compreende um mecanismo de articulação que impede a rotação de um parafuso de avanço, aliviando a necessidade de uma chave de travamento.
[00138] Em particular, o dispositivo 400 compreende um parafuso de avanço 405, semelhante ao parafuso de avanço 310, e inclui um ponto de rosca 410 em uma extremidade inferior do parafuso de avanço 405, para permitir que o parafuso de avanço 405 seja parafusado em uma raiz de dente, um porção de haste de rosca 415 que se estende para uma extremidade superior do parafuso de avanço 405 e uma região de engate 420 para permitir que uma ferramenta giratória, como um volante manual, engate com o parafuso 405.
[00139] A porção de haste de rosca 415 inclui superfícies de travamento planas 425, que se estendem ao longo de um comprimento da porção de haste de rosca 415 e permitem que o parafuso de avanço 405 seja travado na posição, conforme descrito em mais detalhes abaixo.
[00140] O dispositivo 400 compreende uma plataforma na forma de uma bandeja 430, que está configurada para ser colocada nos dentes do paciente em torno do local da operação, bem como a bandeja 57. A bandeja 430 inclui um corpo superior, através do qual o parafuso de avanço 405 se estende por meio de um mecanismo de articulação, e as paredes laterais interna e externa 430a, 430b, também referidas como asas, estendendo-se para baixo a partir da mesma.
[00141] As paredes laterais interna e externa 430a, 430b são configuradas para serem posicionadas sobre e dentro e fora do local da operação e incluem aberturas 435 para receber e reter amortecedores de silicone. Em particular, amortecedores de silício de diferentes formas e tamanhos podem ser incorporados nas placas de base para proteger os dentes do paciente ao redor da raiz do dente quando em uso.
[00142] Como melhor ilustrado nas Figuras 38 e 39, o corpo superior da bandeja 430 inclui um recesso hemisférico 440 com uma abertura em uma parte inferior do mesmo e está configurado para receber uma base hemisférica 445 de um mecanismo de articulação.
[00143] A base hemisférica 445 inclui suportes 450 em suas bordas superiores opostas, que são configuradas para serem recebidas nas ranhuras 455 do recesso hemisférico 440. Os suportes 450 permitem que a base hemisférica 445 gire em torno de um eixo geométrico definido pelo par de suportes 450 e as ranhuras 455 permitem que a base hemisférica 445 gire ao longo de uma direção das ranhuras 455 nas quais os suportes são recebidos. Como tal, pares opostos de ranhuras 455 funcionam juntos como um canal ao longo do qual a base hemisférica 445 pode girar.
[00144] As ranhuras 455 são espaçadas em torno do recesso hemisférico 440 para permitir que a base hemisférica 445 seja posicionada em um ângulo apropriado. As ranhuras 455 podem ser posicionadas em qualquer incremento adequado, mas em uma modalidade, aproximadamente 10 ranhuras são posicionadas em torno do recesso hemisférico 440, permitindo rotação em incrementos de cerca de 36°.
[00145] Um membro de engate de parafuso 460 engata com um recesso 465 da base hemisférica 445 em um arranjo de encaixe por pressão. Em particular, um flange 470 do membro de engate 460 engata com um rebordo 475 do recesso 465, para assim reter o membro de engate de parafuso 460 no recesso 465.
[00146] O flange 470 e o rebordo 475 se estendem em torno de uma periferia do membro de engate de parafuso 460 e do recesso 465, respectivamente, e são axialmente simétricos. Como resultado, o membro de engate de parafuso 460 é capaz de girar dentro do recesso 465.
[00147] O membro de engate de parafuso 460 inclui uma abertura rosqueada 480 que se estende ao longo de um comprimento do membro de engate de parafuso 460 e que permite que o parafuso de avanço 405 seja parafusado no membro de engate de parafuso 460. Em particular, as roscas internas da abertura rosqueada 480 engatam com a parte da haste de rosca do parafuso de avanço 405, como uma porca de rosca.
[00148] Como melhor ilustrado na Figura 40, a base hemisférica 445 inclui uma abertura com fenda 485 em uma base da mesma. A abertura com fenda 485 é dimensionada de tal modo que os lados lineares 490 da abertura com fenda 485 engatam com as superfícies de travamento planas 425 do parafuso de avanço 405 e, assim, impedem a rotação do parafuso de avanço 405 em relação à base hemisférica 445 e, portanto, à bandeja 430 e por sua vez, a raiz do dente.
[00149] O membro de engate de parafuso 460 inclui uma superfície de engate superior 495 na forma de um corpo com uma seção transversal uniforme e longitudinal, para permitir que uma ferramenta rotativa, como uma chave de boca, engate com o membro de engate de parafuso 460, permitindo assim que o membro de engate de parafuso 460 seja girado pelo cirurgião.
[00150] Em uso, o parafuso de avanço 405 é parafusado na raiz do dente usando um volante ou uma chave inglesa que engata com a região de engate 420 do parafuso de avanço 405 até que o parafuso seja efetivamente fixado à raiz do dente. Isso é vantajosamente realizado enquanto o mecanismo de rotação é desmontado da bandeja.
[00151] O mecanismo de articulação (isto é, a base hemisférica 445 e o membro de engate de parafuso 460) é então montado na bandeja 430, de modo que o parafuso se estenda através da abertura 485 da base hemisférica 445 e no membro de engate de parafuso 460. Neste ponto, a base hemisférica 445 é travada rotativamente à bandeja 430 pelos suportes 450 nas ranhuras 455. Como resultado, o parafuso não consegue girar em relação à bandeja 430.
[00152] Como uma superfície inferior da base hemisférica 445 corresponde a uma superfície interna do recesso hemisférico 440, essas superfícies da base hemisférica 445e do recesso hemisférico 440 engatam entre si para transferir uma força axial aplicada à base hemisférica 445 (por exemplo, de rotação do parafuso 405) para a bandeja 430. Como tal, os suportes 450 não carregam toda essa força axial, o que protege os suportes 450.
[00153] Uma chave inglesa ou semelhante pode então ser colocada sobre e engatada com a superfície de engate superior 495 do membro de engate de parafuso 460. A chave inglesa pode então ser operada pelo cirurgião para girar o membro de engate de parafuso 460 em relação ao parafuso de avanço 405 para causar retração do parafuso de avanço 405, o que resulta na extração da raiz do dente.
[00154] As Figuras 41 a 44 mostram várias vistas de um dispositivo 500 e seus componentes, de acordo com ainda outra modalidade da presente invenção para destacar uma raiz de dente. O dispositivo 500 é semelhante ao dispositivo 500, mas compreende vários membros de articulação hemisféricos.
[00155] Em particular, o dispositivo 500 compreende o parafuso de avanço 405, incluindo superfícies de travamento planas 425, idênticas às do dispositivo 400, e uma plataforma na forma de uma bandeja 505, semelhante à bandeja 430. A bandeja 505 inclui um corpo superior, semelhante à bandeja 430, através do qual o parafuso de avanço 405 se estende por meio de um mecanismo de articulação e as paredes laterais interna e externa 430a, 430b, estendendo-se para baixo a partir da mesma. No entanto, em vez das ranhuras 455, a bandeja 505 inclui uma pluralidade de aberturas de retenção 510 em torno de uma periferia de um recesso hemisférico 515.
[00156] O recesso hemisférico 515 é configurado para receber uma porção cardan hemisférica inferior 520, que por sua vez é configurada para receber uma porção cardan hemisférica superior 525. A porção cardan hemisférica inferior 520 inclui suportes 530, que são configurados para serem recebidos dentro de um par das aberturas de retenção 510, o que permite que o cardan hemisférico inferior 520 gire em torno de um eixo geométrico definido pelo par de suportes 530 e um par de aberturas de retenção 510, impedindo a rotação do cardan hemisférico inferior 520.
[00157] A porção cardan hemisférica superior 525 também inclui um par de suportes 535, que são recebidos dentro das aberturas de retenção 540 da porção cardan hemisférica inferior. As aberturas de retenção 540 são posicionadas em ângulos retos em relação a um eixo geométrico definido pelos suportes 530. Como tal, as porções cardan hemisféricas superior e inferior 530, 525 são capazes de girar ao longo de eixos geométricos ortogonais entre si.
[00158] As aberturas de retenção 510 permitem que o cardan hemisférico inferior 520seja posicionado de modo que gire ao longo de uma direção das aberturas de retenção 510 nas quais os suportes 530 são recebidos. Como tal, as aberturas de retenção 510 que são usadas podem ser selecionadas de modo que o cardan hemisférico inferior 520 seja posicionado em um ângulo apropriado em relação à bandeja 505. As aberturas de retenção 510 podem ser posicionadas em qualquer incremento adequado, mas em uma modalidade aproximadamente 16 aberturas de retenção 510 são posicionadas em torno do recesso hemisférico 515, permitindo a rotação em incrementos de cerca de 22,5°.
[00159] Um membro de engate de parafuso 545, semelhante ao membro de engate de parafuso 460, engata com um recesso 550 da porção cardan hemisférica superior 525 em um arranjo de encaixe por pressão. Em particular, um flange 555 do membro de engate 545 engata com uma borda do recesso 550, para assim reter o membro de engate de parafuso 545 no recesso 550, enquanto permite que o membro de engate de parafuso 545 gire em relação à porção cardan hemisférica superior 525. Além disso, o membro de engate de parafuso 545 inclui uma abertura rosqueada 565 que se estende ao longo de um comprimento do membro de engate de parafuso 545 e que permite que o parafuso de avanço 405 seja parafusado no membro de engate de parafuso 545.
[00160] Como mais bem ilustrado na Figura 43, a porção cardan hemisférica superior 525 inclui uma abertura com fenda 570 em uma base da mesma, e a porção cardan hemisférica inferior 520 inclui uma fenda alongada 575 ao longo da direção na qual a porção cardan hemisférica superior 525 pode girar.
[00161] A abertura com fenda 570 é dimensionada de tal modo que os lados lineares 580 da abertura com fenda 570 engatam com as superfícies de travamento planas 425 do parafuso de avanço 405 e, assim, impedem a rotação do parafuso de avanço 405 em relação à porção cardan hemisférica superior 525. A porção cardan hemisférica superior 525 é incapaz de girar em relação à porção cardan hemisférica inferior 520, que é incapaz de girar em relação à bandeja 505 e, por sua vez, à raiz do dente e, assim, o parafuso de avanço é impedido de girar (e importante em relação à raiz do dente).
[00162] Como uma superfície inferior da porção cardan hemisférica superior 525 corresponde a uma superfície interna da porção cardan hemisférica inferior 520, e uma superfície inferior da porção cardan hemisférica inferior 520 corresponde a uma superfície interna do recesso hemisférico 515, essas superfícies da porção cardan hemisférica superior 525, a porção cardan hemisférica inferior 520 e o recesso hemisférico 515 engatam entre si para transferir uma força axial aplicada à porção cardan hemisférica superior 525 (por exemplo, da rotação do parafuso 405) para a bandeja 430. Como tal, os suportes 530, 535 não carregam toda essa força axial, o que protege os suportes 530, 535.
[00163] O membro de engate de parafuso 545 inclui uma superfície de engate superior 585, bem como a superfície de engate superior 495, para permitir que uma ferramenta giratória, como uma chave inglesa, engate com o membro de engate de parafuso 545, permitindo assim que o membro de engate de parafuso 545 seja girado pelo cirurgião.
[00164] Em uso, o parafuso de avanço 405 é parafusado na raiz do dente usando um volante ou uma chave inglesa que engata com a região de engate 420 do parafuso de avanço 405 até que o parafuso seja efetivamente fixado à raiz do dente, vantajosamente realizado enquanto o mecanismo de articulação é desmontado da bandeja 505.
[00165] O mecanismo de articulação (isto é, as porções cardan hemisféricas superior e inferior 525, 520 e o membro de engate do parafuso 545) é então montado na bandeja 505 de modo que o parafuso 405 se estenda através da fenda alongada 575 da porção cardan hemisférica inferior 520, a abertura com fendas 570 da porção cardan hemisférica superior 525 e no membro de engate de parafuso 545. Neste ponto, a porção cardan hemisférica inferior 520 é travada rotativamente à bandeja 505 pelas aberturas de retenção 510. Como resultado, o parafuso 405 não consegue girar em relação à bandeja 505.
[00166] Uma roda manual 590 (ou ferramenta similar) pode então ser colocada sobre e engatada com a superfície de engate superior 585 do membro de engate de parafuso545. O volante 590 pode então ser operado pelo cirurgião para girar o membro de engate de parafuso 545 em relação ao parafuso de avanço 405. Uma vez que o membro de engate de parafuso 545 está firmemente engatado com o parafuso de avanço 405, o cirurgião pode mudar para uma chave inglesa ou catraca para permitir que mais força seja aplicada ao membro de engate de parafuso 545 para causar retração do parafuso de avanço 405, o que resulta em extração da raiz do dente. O parafuso manual 590 inclui uma abertura com chave 595, adaptada para caber na superfície de engate 585.
[00167] Como descrito acima, o parafuso de avanço 405 inclui uma região de engate 420, que permite que uma ferramenta como um volante seja engatada com o parafuso de avanço 405. A Figura 45 ilustra uma vista explodida de um parafuso de avanço 405 com um volante 600 e a Figura 46 ilustra uma vista montada do parafuso de avanço 405 com o volante 600 conectado.
[00168] A roda manual 600 inclui uma pluralidade de porções de preensão 605 em torno de uma periferia da mesma e uma abertura com chave 610 em uma porção central da mesma. A abertura com chave 610 inclui lados planares 615 que se engatam com lados planares da região de engate 420.
[00169] Os lados planares da região de engate 420 são cônicos, o que garante um ajuste confortável na abertura com chave 610, que por sua vez fornece estabilidade aprimorada e maior controle.
[00170] Enquanto a ilustração é ilustrada, os parafusos de avanço podem incluir uma rosca de corte quadrado, particularmente na porção do eixo, para reduzir as forças de rotação aplicadas aos parafusos pelos membros de engate do parafuso, que funcionam como uma porca, e para fornecer resistência à rosca dos parafusos.
[00171] A invenção acredita que a capacidade de travar o parafuso, para impedir a rotação, reduz a probabilidade de forças indesejadas serem aplicadas ao parafuso, o que por sua vez pode reduzir a probabilidade de quebrar a raiz do dente.
[00172] O inventor acredita que as ferramentas de extração podem ser suficientemente compactas para serem usadas em relação aos dentes posteriores, onde as ferramentas de extração de linha e polia, como o Benex, podem ser difíceis de utilizar. Além disso, o inventor acredita que as ferramentas de extração podem ser mais fortes que as ferramentas de extração baseadas em linha, pois não dependem de uma linha que possa quebrar sob altas cargas, o que pode ser o caso dos dentes posteriores.
[00173] O inventor descobriu que modalidades do método descrito anteriormente para colocação de implantes dentários podem ser praticadas rapidamente, de modo que o tempo que o paciente seja submetido ao procedimento seja relativamente breve. Além disso, a etapa de fazer o anel dentário e, em seguida, retirar a raiz extraída através do anel aborda as dificuldades que foram descritas anteriormente em relação à técnica de “Socket Shield” e “Pontic Shield”. Nomeadamente, não é necessário tirar o dente seccionado do osso e a dificuldade de deixar um segmento da raiz bucal é evitada.
[00174] O presente inventor acredita que deixar o anel dentário no alvéolo da gengiva reduzirá ou impedirá a reabsorção alveolar ao longo do tempo. Em particular, o anel dentário fornece um anel de material natural do dente no alvéolo da gengiva. Isso reforça a parte coronal do alvéolo da gengiva. Além disso, é provável que a reabsorção seja minimizada, pois o material dentário é um material natural do corpo.
[00175] Modalidades da presente invenção também envolvem significativamente menos trauma no alvéolo da gengiva do que a técnica "Socket Shield". Isso resulta em menos dor e desconforto para o paciente e em um tempo de recuperação mais rápido da cirurgia.
[00176] De acordo com os estatutos, a invenção foi descrita em linguagem mais ou menos específica para características estruturais ou metódicas. O termo "compreende" e suas variações, como "compreendendo" e "compreendido" são utilizados em todo um sentido inclusivo e não excluindo quaisquer recursos adicionais. Deve ser entendido que a invenção não se limita aos recursos específicos mostrados ou descritos, uma vez que os meios aqui descritos compreendem formas preferidas de colocar a invenção em prática. A invenção é, portanto, reivindicada em qualquer uma de suas formas ou modificações dentro do escopo apropriado das reivindicações anexas, adequadamente interpretadas pelos versados na técnica.
[00177] Em todo o relatório descritivo e reivindicações (se presentes), a menos que o contexto exija de outra forma, o termo "substancialmente" ou "cerca de" será entendido como não limitado ao valor do intervalo qualificado pelos termos.
[00178] Qualquer modalidade da invenção deve ser apenas ilustrativa e não é limitativa da invenção. Portanto, deve ser apreciado que várias outras alterações e modificações podem ser feitas em qualquer modalidade descrita sem se afastar do espírito e do escopo da invenção.

Claims (14)

1. Dispositivo para destacar uma raiz de dente, caracterizado pelo fato de que compreende: um parafuso de avanço tendo um ponto de rosca para parafusar na raiz do dente e um eixo de rosca; um membro de articulação incluindo um orifício através do qual o parafuso de avanço passa, sendo o parafuso de avanço retrátil através do orifício por engate rotacional de um membro de rosca com o eixo de rosca do parafuso de avanço; e uma plataforma para apoiar o membro de articulação, de modo que o parafuso de avanço possa girar em relação à plataforma, em que o parafuso de travamento inclui uma superfície de travamento, a superfície de travamento compreendendo superfícies planas opostas a um eixo do parafuso de chumbo, a superfície de bloqueio configurada para ser recebida e engatada com uma ferramenta de travamento para impedir a rotação do parafuso de avanço durante o engate rotacional do membro de rosca com o eixo de rosca.
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o membro de rosca compreende pelo menos parte do membro de articulação, de modo que a rotação de pelo menos parte do membro de articulação em relação ao parafuso de avanço faz com que o parafuso de avanço se retraia através do orifício.
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a superfície de travamento compreende uma superfície de travamento em uma extremidade do parafuso de avanço.
4. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a superfície de travamento compreende uma face plana em um lado do eixo de rosca.
5. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a face plana se estende substancialmente ao longo de um comprimento do eixo de rosca.
6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a plataforma tem um recesso curvo, o recesso curvo tendo uma abertura na parte inferior da mesma, o parafuso de avanço passando pela abertura no recesso curvo e em que o membro de articulação compreende uma região curva de forma complementar ao recesso curvo na plataforma, a região curva do membro de articulação sendo recebida no recesso curvo da plataforma.
7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a região curva do membro de articulação compreende uma região hemisférica.
8. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o membro de articulação inclui uma porção cardan com primeiro e segundo suportes, a porção cardan articulável em torno de um eixo geométrico do primeiro e do segundo suportes.
9. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o membro de articulação inclui a primeira e a segunda porções cardan, a primeira e a segunda porções cardan rotativas em torno de eixos geométricos ortogonais.
10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a plataforma inclui canais ranhurados, nos quais são recebidos suportes da porção cardan, os canais ranhurados permitindo que a porção cardan gire em torno de um eixo geométrico perpendicular a um eixo geométrico dos suportes, permitindo que os suportes percorram longitudinalmente os canais.
11. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que os canais ranhurados são configurados para impedir a rotação do cardan em torno do recesso curvo quando em uso.
12. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de canais ranhurados é posicionada em torno de uma periferia de um recesso curvo, permitindo a rotação da porção cardan em torno do recesso curvo, posicionando os suportes em um ou mais dos canais ranhurados.
13. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a plataforma inclui aberturas de retenção, nas quais são recebidos suportes da porção do cardan, e uma pluralidade de aberturas de retenção são posicionadas em torno de uma periferia de um recesso curvo, permitindo a rotação da porção do cardan em torno do recesso curvo, posicionando os suportes em um par de aberturas de retenção.
14. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o membro de articulação inclui uma primeira porção, que é travada para impedir que o parafuso seja girado, e uma segunda porção, que pode girar.
BR112020016521-2A 2018-02-13 2019-02-13 Método e dispositivo de cirurgia dentária BR112020016521B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AU2018201058 2018-02-13
AU2018201058A AU2018201058B2 (en) 2018-02-13 2018-02-13 Dental Surgery Method
AU2018901687A AU2018901687A0 (en) 2018-05-15 Dental Surgery Method
AU2018901687 2018-05-15
PCT/AU2019/050112 WO2019157557A1 (en) 2018-02-13 2019-02-13 Dental surgery method and device

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020016521A2 BR112020016521A2 (pt) 2020-12-15
BR112020016521B1 true BR112020016521B1 (pt) 2023-07-04

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2012367264B2 (en) Method and apparatus for recording spatial gingival soft tissue relationship to implant placement within alveolar bone for immediate-implant placement
US5989025A (en) Drill guide
Babbush Titanium plasma spray screw implant system for reconstruction of the edentulous mandible
US11576749B2 (en) Dental surgery method and device
JP2006526474A (ja) 補綴物取付け装置及びアセンブリー
Mizumoto et al. A risk-based decision making tree for managing fractured abutment and prosthetic screws: A systematic review
ES2809998T3 (es) Dispositivo para guiar una fresa hueca quirúrgica dental
US20210330426A1 (en) Endodontic file
JP2016517334A (ja) 歯科インプラントを実施するための精密手術用ガイダンスツールシステムおよび提供方法
US20010012606A1 (en) Implant body and rotatory body
US20090291414A1 (en) Method for forming a dental implant
US20140030674A1 (en) Prefabricated immediate no-drill dental implant
Lee Selectable implant removal methods due to mechanical and biological failures
Minoretti et al. Predetermined implant positioning by means of a novel guide template technique
US20080124672A1 (en) Dental implant drill guide with handle
EP3752090B1 (en) Dental surgery device
BR112020016521B1 (pt) Método e dispositivo de cirurgia dentária
US20090098509A1 (en) Dental tooth extraction implement and method thereof
AU2020201283B2 (en) Dental surgery method and device
Palmer et al. Immediate and early replacement implants and restorations
AU2018201058B2 (en) Dental Surgery Method
KR20100119593A (ko) 치조골 두께 측정자
RU2799138C1 (ru) Двухэтапный имплантат из диоксида циркония
Zinner et al. Solutions to complications of implant therapy
WO2017206138A1 (zh) 一种牙种植体