BR112020015296A2 - Peça de equipamento de higiene, método de operação de uma peça de equipamento de higiene e sistema - Google Patents

Peça de equipamento de higiene, método de operação de uma peça de equipamento de higiene e sistema Download PDF

Info

Publication number
BR112020015296A2
BR112020015296A2 BR112020015296-0A BR112020015296A BR112020015296A2 BR 112020015296 A2 BR112020015296 A2 BR 112020015296A2 BR 112020015296 A BR112020015296 A BR 112020015296A BR 112020015296 A2 BR112020015296 A2 BR 112020015296A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hygiene equipment
piece
detector
information
location
Prior art date
Application number
BR112020015296-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Hakan Lindström
Original Assignee
Essity Hygiene And Health Aktiebolag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Essity Hygiene And Health Aktiebolag filed Critical Essity Hygiene And Health Aktiebolag
Publication of BR112020015296A2 publication Critical patent/BR112020015296A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G08SIGNALLING
    • G08BSIGNALLING OR CALLING SYSTEMS; ORDER TELEGRAPHS; ALARM SYSTEMS
    • G08B21/00Alarms responsive to a single specified undesired or abnormal condition and not otherwise provided for
    • G08B21/18Status alarms
    • G08B21/24Reminder alarms, e.g. anti-loss alarms
    • G08B21/245Reminder of hygiene compliance policies, e.g. of washing hands
    • GPHYSICS
    • G08SIGNALLING
    • G08BSIGNALLING OR CALLING SYSTEMS; ORDER TELEGRAPHS; ALARM SYSTEMS
    • G08B25/00Alarm systems in which the location of the alarm condition is signalled to a central station, e.g. fire or police telegraphic systems
    • G08B25/003Address allocation methods and details

Landscapes

  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Emergency Management (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Apparatus For Disinfection Or Sterilisation (AREA)
  • Selective Calling Equipment (AREA)
  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)

Abstract

uma peça de equipamento de higiene disposta para dispensar ou descartar um elemento consumível para ou de um usuário, compreendendo um detector disposto para detectar um elemento observável do entorno da peça de equipamento de higiene e para fornecer um resultado do detector correspondente e uma unidade de processamento disposta para receber o resultado do detector, para processar o resultado do detector e gerar informações para determinar uma localização da referida peça de equipamento de higiene.

Description

“PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE, MÉTODO DE OPERAÇÃO DE UMA PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE E SISTEMA” CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se à instalação de equipamento de higiene. De forma mais específica, a presente invenção refere-se a uma peça de equipamento de higiene que é disposta para distribuir um elemento consumível para um usuário e/ ou descartar um elemento consumível de um usuário, e pode ser associada a um local durante ou após um procedimento de instalação.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Os equipamentos de higiene na forma de, por exemplo, dispensadores de vários líquidos e/ ou toalhas de papel, são de forma geral comuns hoje em locais frequentados por muitas pessoas. De forma específica, essas instalações podem ser edifícios de escritórios, fábricas, hospitais, aeroportos, estações de trem, terminais de ônibus, shoppings, hotéis, restaurantes, escolas, jardins de infância e afins, que todos têm em comum que são lugares visitados por um número considerável de pessoas e que a higiene ou limpeza das mãos ou do corpo em geral é desejada, pelo menos até certo ponto. Como consequência, essas instalações fornecerão banheiros ou instalações relacionadas às pessoas que trabalham ou ficam nessas instalações.
[003] Em tais instalações, o equipamento de higiene mencionado pode ser instalado na forma de dispensadores de sabão, espuma ou toalha, dispensadores de desinfetantes (por exemplo, álcool! gel etc.), purificadores de ar, dispensadores de papel higiênico, dispensadores de sacos de higiene, dispensadores de produtos de higiene, como artigos absorventes, fraldas, produtos para incontinência e outros dispositivos relacionados. Normalmente, esse equipamento de higiene está predominantemente presente em banheiros ou lavabos. Da mesma forma, esse equipamento pode ser encontrado em halls de entrada, cozinhas, cozinhas americanas, escritórios, restaurantes, cantinas, salas de conferências/ reuniões, recepções, áreas de recepção, elevador, áreas de espera, salas de impressão e documentadores, academias ou áreas de disposição. No caso de um hospital, por exemplo, o equipamento de higiene estará presente em praticamente todos os lugares, já que médicos e profissionais de saúde precisarão acessar essas instalações também quando não estiverem em banheiros ou lavabos. De forma específica, pode haver regras e esquemas que prescrevam o uso de equipamentos de higiene sempre que entrar em uma área dedicada, ao abordar um paciente ou, de forma geral, antes de executar qualquer tarefa que exija a respectiva higiene.
[004] É conhecido no estado da técnica o fornecimento de equipamento de higiene na forma de dispensadores com sensores que podem detectar que um determinado suprimento está prestes a acabar ou ficou vazio. Como alternativa ou além disso, também pode haver sensores que detectam uma instância de uso, por exemplo, quando um usuário dispensa uma quantidade de desinfetante ou descarta uma toalha usada. O resultado dessa detecção pode ser visível no distribuidor, de forma que, por exemplo, o pessoal de serviço possa perceber a necessidade de reabastecer o distribuidor. Da mesma forma, é conhecido por fornecer a esses equipamentos de higiene com recursos eletrônicos, não apenas para detectar a necessidade de um refil ou uso, mas também para transmitir informações sobre eventos relacionados a um local um tanto central.
[005] Por exemplo, um servidor de, ou conectado a uma rede de dados (por exemplo, Internet) pode receber e armazenar essas notificações para permitir que o pessoal de serviço receba ou obtenha as indicações correspondentes de que uma recarga precisa ser realizada. Da mesma forma, é possível, por meio das respectivas notificações de uso, observar e avaliar centralmente o uso real do equipamento de higiene no campo, por exemplo, considerações sobre conformidade. Nesses casos, o equipamento de higiene pode ter capacidade para transmitir sinais relacionados às notificações mencionadas por meio de, por exemplo, um sinal de rádio sem fio para uma estação receptora colocada suficientemente próxima ao equipamento de higiene.
[006] Além disso, é comum que nos casos de uso mencionados acima de hospitais e similares, muitas vezes haja um número considerável de peças de equipamento de higiene individuais. De forma específica, um hospital, aeroporto ou hotel terá um número considerável de quartos e banheiros associados e, consequentemente, o número de peças de equipamento de higiene individuais muitas vezes alcançará décimos, centenas ou até milhares. Ao mesmo tempo, no entanto, o equipamento de higiene deve empregar suas capacidades de detecção e comunicação de maneira sensata, de forma que - entre outros - cada peça de equipamento de higiene individual possa detectar que seu suprimento de consumíveis está vazio e relatar a necessidade correspondente de um reabastecimento para algum tipo de entidade central, que, por sua vez, pode agendar uma recarga enviando pessoal para o local desejado. Em outras palavras, será necessário saber o que levar para cumprir o pedido de recarga ou se deseja saber qual distribuidor específico foi usado em uma determinada instância.
[007] Nesse momento, fica claro que deve haver algum conhecimento sobre onde uma peça de equipamento de higiene está instalada e que identificação possui ou de que tipo é, para que quaisquer dados recebidos do campo possam ser associados à peça de equipamento de higiene correto. Embora o estado da técnica preveja equipamentos de higiene capazes de (sem fio) relatar a necessidade de um refil e suas respectivas informações de identificação, as informações sobre a configuração da instalação, incluindo,
entre outras, a nomeação de cada distribuidor, definem, descrevem e atribuem um local para cada dispensador e a criação de estruturas lógicas e gerenciáveis no software, ainda é necessário obter uma configuração manual tediosa, com até agora apenas suporte limitado de sistemas automatizados. Estes déficits no estado da técnica tornam-se talvez mais iminentes quando o número de peças de equipamento de higiene individuais se torna grande, por exemplo atinge ou está acima de cem.
[008] Portanto, é um objetivo da presente invenção fornecer uma solução que possa facilitar substancialmente o alojamento e instalação de equipamentos de higiene, mesmo quando o número de peças individuais a serem instaladas se tornar grande. Em algum sentido, é um objetivo adicional da presente invenção fornecer uma peça de equipamento de higiene capaz de se localizar mesmo dentro de um grupo de peças de equipamentos de higiene vizinhos e obter e/ ou transmitir a uma entidade desejada, por exemplo, servidor central, essas informações relacionadas.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[009] Os problemas mencionados são resolvidos pelo objeto das reivindicações independentes. Outras formas de realização preferidas são definidas nas reivindicações dependentes.
[010] De acordo com uma forma de realização da presente invenção, é fornecido uma peça de equipamento de higiene disposta para dispensar ou descartar um elemento consumível para ou de um usuário compreendendo um detector disposto para detectar um elemento observável do entorno da peça de equipamento de higiene e fornecer um resultado do detector correspondente e uma unidade de processamento disposta para receber o resultado do detector, processar o resultado do detector e gerar informações para determinar uma localização da referida peça de equipamento de higiene.
[011] De acordo com outra forma de realização da presente invenção, é fornecido um método de operação de uma peça de equipamento de higiene disposta para dispensar ou descartar um elemento consumível para ou de um usuário e compreendendo um detector e uma unidade de processamento, o método compreendendo as etapas de detecção com o detector de um elemento observável do entorno da peça de equipamento de higiene e fornecer um resultado correspondente do detector; receber na unidade de processamento o resultado do detector; processar na unidade de processamento o resultado do detector; e gerar na unidade de processamento informações para determinar uma localização da referida peça de equipamento de higiene.
[012] De acordo com outra forma de realização da presente invenção, é fornecido um sistema compreendendo uma peça de equipamento de higiene de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 19 e uma entidade sendo disposta para receber informações da peça de equipamento de higiene por uma ou mais redes, a entidade compreendendo ou tendo acesse a recursos de processamento dispostos para determinar o referido local.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[013] Formas de realização da presente invenção, que são apresentadas para melhor compreensão dos conceitos inventivos e que não devem ser vistas como limitativas da invenção, serão agora descritas com referência às Figuras nas quais: - A Figura 1A mostra uma vista esquemática de uma peça de equipamento de higiene de acordo com uma forma de realização da presente invenção; - A Figura 1B mostra uma vista esquemática de uma peça de equipamento de higiene de acordo com outra forma de realização da presente invenção;
- As Figuras 2A a 2C mostram diagramas esquemáticos para representar a detecção, processamento e geração de informações de acordo com outra forma de realização da presente invenção; - A Figura 3 mostra um fluxograma esquemático de uma forma de realização geral do método da presente invenção; - As Figuras 4A a 4C mostram vistas esquemáticas de uma seção de uma peça de equipamento de higiene de acordo com outras formas de realização da presente invenção; - A Figura 5 mostra uma vista esquemática de uma peça de equipamento de higiene que está disposta para descartar um elemento consumível de um usuário de acordo com outra forma de realização da presente invenção; - A Figura 6 mostra uma vista esquemática de um dispositivo disposto para emitir um sinal que pode ser detectado por uma peça de equipamento de higiene de acordo com outra forma de realização da presente invenção; - As Figuras 7A a 7D mostram vistas esquemáticas de padrões e modelo de comportamento de um elemento observável de acordo com outras formas de realização da presente invenção; e - A Figura 8 mostra uma vista esquemática de um dispositivo na forma de um exemplo de sensor de porta de passagem de acordo com outra forma de realização da presente invenção.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[014] A Figura 1A mostra uma vista esquemática de uma peça de equipamento de higiene de acordo com uma forma de realização da presente invenção. De forma específica, a Figura mostra uma peça de equipamento de higiene na forma de saboneteira, gel, espuma ou dispensador de líquido (11). Como mostrado, o dispensador (11) está configurado para dispensar um elemento consumível para um usuário em que, por exemplo, uma alavanca (110) é acionada para acionar um mecanismo de ejeção, que, por sua vez, ejeta uma quantidade (3) do elemento consumível mantido em um reservatório. O elemento consumível pode ser, consequentemente, sabão líquido ou sólido, um líquido desinfetante/ elemento consumível, um líquido espumante etc. Como consequência, a mão de um usuário que aciona a alavanca (110) pode ser fornecida com a quantidade (3) de sabão, espuma ou desinfetante. Embora um dispensador de líquido seja mostrado, os detalhes a seguir podem ser combinados igualmente com os respectivos componentes de um dispensador para substâncias sólidas, toalhas de papel, toalhas, artigos absorventes ou outros artigos de higiene. Da mesma forma, a forma de realização também pode ser aplicada a uma peça de equipamento de higiene que está disposto para descartar um elemento consumível de um usuário (por exemplo, uma lixeira que recebe uma toalha usada de um usuário).
[015] A peça de equipamento de higiene (por exemplo, dispensador (11) é, portanto, de forma geral arranjada para dispensar ou descartar um elemento consumível para ou de um usuário e compreende um detector (120) que é arranjado para detectar um elemento observável do entorno da peça de equipamento de higiene e fornecer um resultado do detector correspondente. O ambiente circundante pode ser identificado como a sala A onde o dispensador (11) está instalado e o elemento observável mencionado pode ser qualquer quantidade física que possa ser detectada, incluindo elementos observáveis tal como luz, radiação, calor, som, áudio, odor, cheiro, ondas eletromagnéticas, vibração e gosto. A peça de equipamento de higiene (11) compreende ainda uma unidade de processamento (130) que está disposta para receber o resultado do detector, processar o resultado do detector e gerar informações para determinar uma localização da referida peça de equipamento de higiene.
[016] Como um exemplo, um originador de um sinal de elemento observável pode estar presente na sala A na forma de um dispositivo móvel (21) (por exemplo, smartphone, dispositivo de computador portátil ou qualquer outro dispositivo adequado). Este dispositivo (21) pode atuar como um originador de um sinal (S) (por exemplo, sinal óptico na forma de um flash de luz) que por sua vez pode ser detectado como um elemento observável pelo detector (120) da peça de equipamento de higiene (11). O resultado do detector pode ser processado localmente na unidade de processamento (130), de modo a distinguir o sinal (S) recebido de outra entrada do ambiente, como a luz ambiente. O sinal para esse fim pode ter um padrão específico de intensidade ou modulação que a unidade de processamento pode decodificar e identificar. O sinal pode ainda transportar desta maneira informações sobre um número de quarto ou posição ou local, de forma que o distribuidor (11) possa determinar e armazenar o local localmente e independentemente de qualquer outra entidade.
[017] Nesta forma de realização, é empregada a circunstância de que o fato do sinal ser recebido como tal já implica informação da localização. De forma específica, uma outra peça de equipamento de higiene (por exemplo, dispensador (12) pode estar presente em uma sala B adjacente. No entanto, apenas o dispensador (11) detecta o sinal (S) como o elemento observável enquanto o dispensador (12) pode - por exemplo no caso de um sinal (S) óptico - não ser capaz de receber o sinal e, portanto, não pode assumir que esteja na mesma sala A. O fato de o distribuidor (11) receber o sinal (S), no entanto, pode dizer ao distribuidor (11) que está localizado na sala A de forma que quaisquer ações adicionais do distribuidor (11) possam ser associadas à sala A. Por exemplo, durante o uso e operação regulares, o distribuidor (11) pode detectar um uso por um usuário e/ ou pode detectar que seu reservatório de elemento consumível fica vazio. Nesse caso, uma notificação correspondente pode estar associada ao fato de o distribuidor (11) estar localizado na sala A, para que quaisquer entidades de nível superior possam enviar um refil para a sala A (e não para a sala B) e/ ou associar o uso aos usuários presentes na sala A (e não na sala B).
[018] Deste modo, uma peça de equipamento de higiene de acordo com uma forma de realização da presente invenção pode gerar informações para determinar uma localização em si detectando um elemento observável de um ambiente circundante da peça de equipamento de higiene. Essa configuração emprega a circunstância de que a localização do detector está relacionada ao entorno da peça de equipamento de higiene e, por sua vez, a localização do entorno está relacionada ao originador de um sinal que pode ser detectado como elemento observável pelo detector. Se a localização do remetente puder ser conhecida, é possível obter informações sobre a localização da peça de equipamento de higiene. Além disso, esta forma de realização emprega a circunstância de existir tipos de barreiras que definem ao mesmo tempo um local e um ambiente: por exemplo, no caso de um sinal óptico (luz, elemento observável = intensidade da luz e/ ou cor), uma parede pode definir uma sala (nesse caso, local) e a área circundante, de forma que um detector em outra sala não possa detectar o elemento observável, como mostrado no contexto do distribuidor (12) na Figura 1A.
[019] Em geral, uma peça de equipamento de higiene de acordo com uma forma de realização da presente invenção pode compreender uma unidade de relatório disposta para enviar mensagens e/ ou notificações para uma rede e/ ou uma entidade de computação, processamento e/ ou armazenamento de dados (por exemplo, um computador do servidor). Os mecanismos relacionados são assim conhecidos; portanto, a peça de equipamento de higiene pode ser conectado a uma rede local ou à Internet via Ethernet, Ethernet via linha de energia, rede local, rede local sem fio (WLAN,
WiFi, etc.), pacote geral de serviço de rádio (GPRS), sistema universal de telecomunicações móveis (UMTS), Internet das Coisas (loT), redes 3GPP, 3G, 4G, 5G e similares. As tecnologias relacionadas fornecem mecanismo estabelecido para transmitir dados de um remetente (isto é, aqui uma peça de equipamento de higiene) para um destinatário (por exemplo, um servidor onde, por exemplo, a determinação da localização ocorre).
[020] Essa infraestrutura de telecomunicações também pode fornecer mecanismos para determinar um local de um originador de mensagem ou notificação. Por exemplo, uma identificação de um ponto de acesse, estação base ou outro nó de acesse da rede ou conexão pode ser conhecida. Os dados correspondentes também podem ser considerados ao determinar a localização. Isso pode envolver de forma específica informações que indicam um local para onde uma mensagem/ notificação de uma peça de equipamento de higiene e/ ou de um telefone celular foi enviada.
[021] A Figura 1B mostra uma vista esquemática de uma peça de equipamento de higiene de acordo com outra forma de realização da presente invenção. No que diz respeito às propriedades e funcionalidades de distribuição e/ ou eliminação, é de notar que o referido acima pode igualmente aplicar-se aos distribuidores (11 e 12), como mostrado na Figura 1B. Além disso, esses distribuidores (11 e 12) compreendem um detector (120) disposto para detectar o elemento observável e uma unidade de processamento (130) preparada para receber o resultado do detector, processar o resultado do detector e gerar informações para determinar a localização.
[022] Nesta forma de realização, o originador do elemento observável é casual, no sentido de que é empregada a circunstância de que o ambiente como tal, incluindo natureza, vida cotidianay operação de equipamentos, vida, etc. também gere e emita sinais que podem ser detectados como elementos observáveis. Nesta forma de realização, é mostrado o exemplo dos raios de luz do sol que penetram através das janelas (W e W') nas salas A e B. Esses raios podem ser identificados como um sinal (S') sendo detectado como elemento observável pelos detectores (130) dos dispensadores (11 e 12). O resultado do detector pode ser processado e informações podem ser geradas para determinar a localização dos dispensadores (11 e 12). Por exemplo, padrões de intensidade de luz ao longo do tempo podem ser processados e comparados a alguma linha do tempo, a fim de identificar uma similaridade dos padrões observado pelos distribuidores (11 e 12). A partir disso, pode-se determinar que os distribuidores (11 e 12) estão na mesma sala que já constitui informação em um local no contexto da presente invenção.
[023] De forma mais específica, a janela (W') na sala B adjacente pode ser instalada em outra orientação, em comparação com a janela (W) na sala A. Portanto, os raios do sol na sala B podem desenvolver um padrão de intensidade diferente ao longo do tempo em comparação com os raios do sol em sala A. Qualquer peça de equipamento de higiene de acordo com qualquer forma de realização da presente invenção pode assim detectar a intensidade da luz como elemento observável com um padrão diferente. Dessa maneira, pode-se distinguir que alguns dispensadores estão localizados na sala A, enquanto outros podem estar localizados na sala B. Da mesma forma, esse resultado do sensor pode ser processado para gerar informações mais absolutas sobre a localização dos detectores (peça de equipamento de higiene). De forma específica, os raios do sol podem ser detectados como elementos observáveis e os padrões detectados podem ser distinguidos para diferentes orientações geográficas. Por exemplo, é possível identificar todas as peças de equipamento de higiene instalados em salas voltadas para uma orientação geográfica (por exemplo, Leste), enquanto outro grupo de peças de equipamento de higiene pode ser identificado são instalados em salas voltadas para outra orientação geográfica (por exemplo, Sul).
[024] De forma geral, além da luz, as quantidades físicas que podem ser detectadas incluem também elementos observáveis, como luz visível, luz infravermelha, luz ultravioleta, radiação, calor, som, áudio, ultrassom, infrassom, odor, cheiro, ondas eletromagnéticas, vibração, concentrações de gás, níveis de CO>, temperatura, pressão do ar, umidade e similares. Dessa maneira, mais de um elemento observável pode ser detectado e um grupo de conjuntos de dados relacionados pode ser processado para encontrar relacionamentos e correlações, a fim de gerar informações sobre a localização de alguns ou todas as peças de equipamento de higiene em um sistema. Por exemplo, o ruído acústico gerado por uma equipe de limpeza em movimento (empregando, por exemplo, um aspirador de pó) pode ser detectado e empregado para refinar ainda mais os dados detectados relacionados a outro elemento observável. Em conjunto, é possível obter uma imagem precisa - ou pelo menos suficientemente precisa para a aplicação correspondente - em qual parte da peça de equipamento de higiene está localizada. Isso, no entanto, mesmo sem a necessidade de gerar sinais específicos e dedicados e também sem a necessidade de configurações manuais tediosas e procedimentos de instalação, pois eles ainda são empregados nos estados da técnica convencionais.
[025] Portanto, o tipo de elemento observável pode variar e/ ou ser selecionado de forma específica para um ambiente. Por exemplo, sinais ópticos podem ser usados e pode ser suficiente para definir uma “sala” por cortinas (por exemplo, cortinas de privacidade em torno de camas de hospital) ou telas (por exemplo, telas que separam bancas em um banheiro público). Da mesma forma, outros tipos de sinais e elementos observáveis (por exemplo, sinais de áudio) podem ter outras características e, assim, penetrarão através das cortinas e/ ou telas exemplares acima mencionadas. Isso pode ser usado em combinação, de forma que um sinal de áudio possa ser usado para identificar todo o banheiro, incluindo todas as cabines, e um sinal óptico identificará cada cabine separadamente. Em geral, uma forma de realização da presente invenção também inclui a observação de uma pluralidade de elementos — observáveis e empregar esses elementos observáveis individualmente ou combinações dos mesmos em diferentes estágios da geração da informação sobre a localização do equipamento de higiene.
[026] A Figura 2A mostra um diagrama esquemático para representar a detecção, processamento e geração de informações de acordo com outra forma de realização da presente invenção. Em uma etapa S101, um sinal é gerado a partir de um A circundante por meio, por exemplo, de um dispositivo (21). Este sinal (S) é detectado como um elemento observável por um detector de uma peça de equipamento de higiene (11). Em uma etapa S102, o detector fornece um resultado do detector correspondente a uma unidade de processamento da peça de equipamento de higiene (11). A unidade de processamento recebe o resultado do detector e processa o resultado do detector na etapa S103. Esse processamento pode compreender conversão de analógico para digital, limiarização, filtração e similares. O principal objetivo do processamento de S103 pode estar no fato de que o resultado do detector é identificado como relevante para processamento adicional e, portanto, é discriminado de outros sinais recebidos que podem não ser adequados ou sujeitos a processamento adicional no contexto da determinação da localização da peça de equipamento de higiene (11).
[027] Em uma etapa S104 são geradas informações para determinar uma localização da peça de equipamento de higiene. Na presente forma de realização, isso também pode envolver a determinação, como tal, da localização. Por exemplo, isso pode ser alcançado recuperando dados da carga útil do sinal (S) que podem ter sido impressos no sinal pelo dispositivo
(21). Esses dados da carga útil podem indicar direta ou indiretamente a localização da peça de equipamento de higiene que pode detectar o sinal como um elemento observável. Um exemplo detalhado dessa solução é fornecido abaixo em conjunto com a Figura 6. De qualquer forma, o local determinado pode ser armazenado localmente para acesso durante a operação posterior da peça de equipamento de higiene (por exemplo, ao enviar um suprimento ou usar uma notificação (N/ M) em direção a uma rede (31) na etapa opcional S105). Como uma etapa opcional adicional S106, também o local determinado pode ser transportado como informação (i) em direção à rede (31). Isso pode fazer parte do processe de registro, para que uma entidade central (servidor) possa ser criada ciente da instalação e configuração bem-sucedidas da peça de equipamento de higiene (11), em combinação com o fato de já conhecer o local respectivo, para que qualquer informação e mensagem recebida durante a operação desta peça de equipamento de higiene possa ser processada e colocada no contexto correto.
[028] A Figura 2B mostra um diagrama esquemático para representar a detecção, processamento e geração de informações de acordo com outra forma de realização da presente invenção. A operação nas etapas S101 a S103 pode ser idêntica ou semelhante à descrita acima em conjunto com a Figura 2A. Na etapa S114, as informações são geradas para determinar um local da peça de equipamento de higiene na forma de compilar uma notificação ou mensagem contendo informações sobre o elemento observável detectado (por exemplo, relatório de medição, perfil, dados de registro e similares). Esta notificação ou mensagem (N/ M) é então enviada na etapa S115 em direção a uma rede (31). Esta última (ou uma entidade da mesma, como um servidor) pode receber direta ou indiretamente informações (i) em um local do entorno do ou dispositivo (21) em uma etapa opcional S116. Dessa maneira, o lado da rede pode determinar na etapa S117 a localização da peça de equipamento de higiene (11), que pode ser opcionalmente relatada de volta à peça de equipamento de higiene (11) na etapa S118.
[029] Em um exemplo para a presente forma de realização, o sinal (S) pode se originar de um smartphone (21) na forma de um flash de luz. A peça de equipamento de higiene (11) detecta esse flash e o reporta ao lado da rede na etapa S115. Quando (ou pouco antes ou depois), o smartphone (21) determina sua localização (por exemplo, via GPS, Galileo, GLONASS, sistemas de posicionamento interno empregando qualquer um dos tipos de alcance, faixa ultra larga (UWB), Bluetooth!" e/ ou outros sistemas aplicáveis) e relata esse local na etapa S116 também para a rede. Em seguida, pode-se determinar que há uma notificação de um flash detectado por uma peça de equipamento de higiene específico, bem como um relatório de um flash emitido em um local conhecido. Portanto, na etapa S117, pode-se determinar que a peça de equipamento de higiene (11) específica está localizada na sala A onde o dispositivo (21) emitiu o sinal.
[030] A Figura 2C mostra um diagrama esquemático para representar a detecção, processamento e geração de informações de acordo com outra forma de realização da presente invenção. Esta forma de realização considera a determinação de um local a partir de elementos observáveis que estão disponíveis de qualquer maneira em implementações do mundo real. De forma específica, a peça de equipamento de higiene (11) detecta repetidamente um elemento observável nas etapas S121-1 a S121-n. Nas etapas correspondentes S122-1 a S122-n, o resultado do detector é fornecido e recebido pela unidade de processamento da peça de equipamento de higiene (11). O resultado recebido é processado na etapa S123 e informações para determinar uma localização da peça de equipamento de higiene (11) são geradas na etapa S124. Por exemplo, um perfil de comportamento do elemento observável detectado é compilado e pode ser transmitido por meio de uma notificação ou mensagem (N/ M) na etapa S125 para um lado da rede (31).
[031] Por exemplo, uma entidade ou acoplada à rede (31) (por exemplo, um servidor) recebe a notificação ou mensagem (N/ M) da etapa 8125 e determina a localização da peça de equipamento de higiene (11) na etapa S126. Isso pode envolver análise de comparação ou coincidência, possivelmente envolvendo também dados de outras peças de equipamento de higiene. Por exemplo, luz solar, ruído, tempo e outros dados podem ser processados como na forma de realização exemplar da Figura 1B para eventualmente determinar a localização de uma ou mais peças de equipamento de higiene no campo. Como opção, o local determinado pode ser notificado à peça de equipamento de higiene (11) correspondente na etapa Ss127.
[032] De forma geral, portanto, uma peça de equipamento de higiene de acordo com uma forma de realização da presente invenção precisa apenas gerar informações para determinar uma localização da peça de equipamento de higiene. Ou seja, a determinação do local não precisa ser realizada localmente na peça de equipamento de higiene, mas pode ser bem executada centralmente ou em um local remoto acoplado a uma rede. Isso permite uma abordagem poderosa para determinar a localização de dispositivos individuais a partir de dados coletados de uma pluralidade de dispositivos, mesmo nos casos em que a determinação de uma localização a partir de dados de um ou apenas alguns dispositivos seria impossível ou difícil. No entanto, como explicado acima, a determinação também pode ser realizada localmente se os dados disponíveis permitirem, por exemplo, quando o sinal recebido detectado como o elemento observável carrega dados de carga útil indicando a localização.
[033] Além disso, o tempo, os horários e o período de tempo para detectar o elemento observável podem ser selecionados conforme apropriado. De forma específica, a coleta de sinais da vida real e a aquisição correspondente de dados para determinar a posição podem continuar por dias, semanas ou até mais, o que significa que de forma geral quanto mais informações são coletadas, melhor a precisão do local determinado. Além disso, métodos estatísticos e/ ou aprendizado de máquina podem ser usados para estimar a probabilidade de uma atribuição correta do equipamento às salas ou, de maneira mais geral, ao local determinado.
[034] Em uma forma de realização adicional, a peça de equipamento de higiene é disposta para detectar um ou mais elementos observáveis em uma determinada sequência (aleatória, periodicamente, acionada pelo limiar, etc.). Em um primeiro modo, um ou mais elementos observáveis são detectados de maneira semelhante à descrita em conjunto com as etapas S121-1 a S121-n na Figura 2C. No entanto, pelo menos a geração de informações para determinar um local é realizada apenas em um segundo modo que pode começar após o primeiro modo. Por exemplo, o segundo modo pode ser acionado pela peça de equipamento de higiene que recebe um sinal específico através do detector ou de qualquer outra unidade receptora. Além disso, a peça de equipamento de higiene também pode compreender um interruptor manual, cuja operação inicia o segundo modo. Dessa maneira, uma pluralidade de peças de equipamento de higiene pode ser instalada em algumas instalações (por exemplo, hospital) e elas começam a detectar e registrar o elemento observável. Uma vez concluído o estágio de instalação, pode-se iniciar o segundo modo e a determinação do respectivo local pode começar.
[035] A Figura 3 mostra um fluxograma esquemático de uma forma de realização geral do método da presente invenção. De forma específica, é fornecido um método de operação de uma peça de equipamento de higiene disposta para dispensar ou descartar um elemento consumível para ou de um usuário e compreendendo um detector e uma unidade de processamento. O método de acordo com esta forma de realização compreende uma etapa S31 de detectar com o detector um elemento observável de um entorno da peça de equipamento de higiene e fornecer um resultado do detector correspondente, uma etapa S32 de receber na unidade de processamento o resultado do detector, uma etapa S33 de processamento na unidade de processamento do resultado do detector e uma etapa S34 de gerar na unidade de processamento informações para determinar uma localização da referida peça de equipamento de higiene.
[036] As Figuras 4A a 4C mostram vistas esquemáticas de uma seção de uma peça de equipamento de higiene de acordo com outras formas de realização da presente invenção. De forma específica, é mostrada uma seção superior de uma peça de equipamento de higiene (11), por exemplo, um dispensador, onde está localizada a janela de um detector. Uma janela pode ser renderizada adequada para sinais de várias quantidades físicas para alcançar o detector, incluindo sinais ópticos (luz visível, luz solar, iluminação, sinais de luz emitidos por dispositivos), sinais acústicos (ruído, fala, som), sinais de cheiro (ou seja, partículas, portadores de cheiro, gases etc.) e outros.
[037] Na Figura 4A, uma janela (121) está localizada na face frontal da peça de equipamento de higiene (11). Dessa forma, podem ser detectados sinais ópticos ou sonoros que se originam de um ambiente à frente da peça de equipamento de higiene (11). Na Figura 4B, uma janela (122) está localizada na face superior da peça de equipamento de higiene (11). Dessa maneira, podem ser detectados sinais ópticos que podem não precisar se originar de um ambiente diretamente em frente à peça de equipamento de higiene (11). Em vez disso, também a luz indireta pode ser capturada, uma vez que a janela superior (122) também pode coletar luz que é refletida pela parede ou pelo teto. Desta forma, a luz ambiental originária também do exterior (luz do sol e da lua) pode ser detectada. Além disso, no caso de a janela (122) ser permeável, os suportes de cheiro também podem afundar no detector pelo motivo de muitos cheiros serem transportados por substâncias e partículas mais pesadas que o ar.
[038] Na Figura 4C, uma peça de equipamento de higiene (11) é mostrada com um detector e uma janela de detector (123) disposta para detectar também uma direção a partir da qual um elemento observável é recebido. De preferência, o detector compreende um conjunto de detectores incluindo uma pluralidade de elementos de detector (124), em que cada elemento de detector (124) está associado a uma faixa de direções. Nesta forma de realização, a direção na qual uma quantidade física é incidente na peça de equipamento de higiene pode ser detectada e - se desejado - relatada. Por exemplo, um raio de luz pode ser incidente em um ângulo a, onde é predominantemente detectado por um elemento detector central, enquanto outro raio de luz pode ser incidente em um àângulo BB, onde é predominantemente detectado por um elemento detector descentralizado. Dessa forma, informações adicionais sobre um local podem ser determinadas. De forma específica, pode ser distinguido, por exemplo, em que parede uma peça de equipamento de higiene está montada, de forma que peças de equipamento de higiene individuais possam ser distinguidas mesmo se presentes na mesma sala.
[039] A Figura 5 mostra uma vista esquemática de uma peça de equipamento de higiene que está disposto para descartar um elemento consumível de um usuário de acordo com outra forma de realização da presente invenção. Aqui, uma peça de equipamento de higiene (13) é mostrada na forma de uma caixa que está disposta para descartar um elemento consumível de um usuário. Para este propósito, o compartimento (13) fornece um reservatório (130) para receber resíduos na forma predominante assumida de artigos de higiene, como uma toalha de papel usada (4). Se este compartimento (13) for, por exemplo, colocado nas proximidades do lavatório, o uso do compartimento, ou seja, descarte de toalhas ou outros itens, pode indicar o uso de equipamento de higiene. Esta utilização pode ser detectada, por exemplo, por meio de uma barreira leve (131) que detecta a passagem de um item, por exemplo, uma toalha (4). Além disso, a barreira contra a luz (131) pode ser disposta para detectar um estado em que o reservatório está cheio e a lixeira precisa de manutenção para que seja esvaziada. Como nas outras formas de realização, a peça de equipamento de higiene (13) fornece um detector (132) que está disposto para detectar uma unidade de elemento observável e de processamento, conforme explicado, em conjunto com a presente invenção.
[040] A Figura 6 mostra uma vista esquemática de um dispositivo disposto para emitir um sinal que pode ser detectado por uma peça de equipamento de higiene de acordo com outra forma de realização da presente invenção. De forma específica, o dispositivo (21) pode estar na forma de um smartphone, tablet ou outro dispositivo de computador adequado (21). De preferência, no entanto, o dispositivo (21) é programável para que um programa aplicativo (app) possa ser instalado e executado. Esse aplicativo pode apresentar um teclado para um usuário que é solicitado a inserir um indicador em um local. Por exemplo, um usuário digita “021” como um número de sala (supondo que o usuário esteja localizado em uma sala à qual esse número de sala foi, é ou será atribuído) e ativa um botão de flash (»).
[041] Em resposta a isso, o dispositivo (21) gera um padrão que transporta informações indicando o número da sala e emite um sinal (por exemplo, sequência de flash óptico) modulado de acordo. Dessa maneira, o sinal emitido carrega como informação de carga útil indicando a informação inserida. Subsequentemente, uma peça de equipamento de higiene de acordo com uma forma de realização da presente invenção detecta o sinal de luz emitido como um elemento observável e processa o resultado do detector. Dessa forma, a carga útil pode ser decodificada e a peça de equipamento de higiene pode obter conhecimento sobre sua localização, recuperando os dados que indicam o número do quarto. Na operação subsequente, a peça de equipamento de higiene pode relatar eventos de uso ou necessidades de manutenção em associação com o local, para que se saiba para onde a manutenção precisa ser enviada e/ ou onde uma peça de equipamento de higiene foi realmente usada.
[042] As Figuras 7A a 7D mostram vistas esquemáticas de padrões e modelos de comportamento relacionados a elementos observáveis de acordo com outras formas de realização da presente invenção. De forma específica, qualquer elemento observável pode se comportar em algum padrão ao longo do tempo ou pode ser modulado em termos de intensidade, amplitude, comprimento de onda, cor e/ ou frequência. Essa modulação pode ser empregada para fornecer um sinal com dados de carga útil que podem ser detectados e recuperados pela peça de equipamento de higiene. Além disso, essas propriedades podem tornar mais confiável que qualquer dispositivo de recepção/ detecção possa distinguir um sinal de qualquer outro fenômeno que possa estar presente no mundo real (por exemplo, reflexos de luz, ativações de controles remotos infravermelhos e similares).
[043] A Figura 7A mostra uma vista esquemática de um padrão de amplitude versus tempo de um elemento observável. De forma específica, a amplitude pode representar uma intensidade de luz (1) detectada por um detector de uma peça de equipamento de higiene e pode seguir a distribuição exemplar 1-11. Por exemplo, o ponto no tempo x pode representar meio-dia (12:00) e o ponto no tempo y pode representar algum tempo à noite, digamos 20:00. À medida que o sol nasce, ele pode iluminar através de uma janela uma sala na qual a peça de equipamento de higiene está localizada (veja por exemplo, o dispensador (11) na sala A nas Figuras 1 A/B). A época do ano, a posição geográfica e a orientação da janela podem ser tais que uma intensidade de luz seja observada ao longo da amplitude 1-11, que apresenta um máximo logo antes do meio dia.
[044] Em comparação, outra peça de equipamento de higiene (por exemplo, um dispensador ou outra peça de equipamento de higiene na sala B na Figura 1B) observa uma intensidade de luz ao longo da amplitude 1-
12. Como, por exemplo, uma janela da sala B é orientada em outra direção geográfica, o comportamento da amplitude pode ser semelhante, mas alterado no tempo. Por exemplo, se uma janela da sala B na Figura 1B estiver orientada mais a oeste, o máximo de iluminação pelo sol poderá ser mais tarde em comparação com a sala A com uma janela voltada para o sul (assumindo que as instalações estejam localizadas no hemisfério norte). De qualquer forma, a partir do elemento observável detectado, um local pode ser determinado pelo menos em relação a algumas salas ou grupo de salas que possuem janelas com uma orientação específica.
[045] A Figura 7B mostra uma vista esquemática de um padrão de amplitude versus tempo de acordo com outra forma de realização da presente invenção. De forma específica, é mostrada uma intensidade de luz detectada 1-21 que resulta de uma superposição da iluminação da luz solar 1- 211 e da luz artificial 1-212 ativada e desativada em alguns momentos. Esta informação também pode ser empregada ao determinar a localização de uma peça de equipamento de higiene de detecção. Em particular, os tempos de ativação e desativação da iluminação em um local específico podem ser bem conhecidos do sistema de distribuição de energia elétrica do edifício, que pode ser consultado para recuperar informações correspondentes sobre quando e onde, por exemplo, a iluminação foi ligada ou desligada.
[046] Além disso, o detector nesta forma de realização está disposto para detectar pelo menos um outro elemento observável com amplitude observada ao longo do tempo 1-22. Por exemplo, pode ser observado som ou ruído proveniente de uma equipe de limpeza (por exemplo, aspirador de pó). Se houver informações sobre quando a equipe de limpeza estava onde (em que sala) e a que horas, informações correspondentes podem ser empregadas ao determinar o local. Além disso, quaisquer duas ou mais peças de equipamento de higiene que detectam ou experimentam um padrão igual ou semelhante de um respectivo elemento observável (por exemplo, a iluminação acima mencionada ou o som/ ruído mencionado anteriormente) podem determinar que estão na mesma sala, por exemplo. De forma geral, mais de um elemento observável pode ser detectado, processado e empregado ao determinar a localização de uma peça de equipamento de higiene de detecção.
[047] A Figura 7C mostra uma vista esquemática de um padrão de amplitude versus tempo de um flash óptico de acordo com outra forma de realização da presente invenção. De forma específica, a amplitude assume a forma de um pico pronunciado específico 1-31 e pode assim ser distinguido do fundo 1-32 durante o processamento do resultado do detector. A partir do resultado do detector, características como intensidade, duração do tempo, tempo de subida, tempo de queda etc. podem ser consideradas. Além disso, outras propriedades como cor, comprimento de onda etc. podem ser levadas em consideração ao processar o resultado do detector. Além disso, um sinal pode ser modulado de forma periódica no sentido de uma frequência bem definida. Essa frequência pode ser filtrada por processamento para distinguir o flash de luz emitido de qualquer outra luz existente, incluindo luz de fontes de luz elétrica portadoras de um componente de frequência principal ou de um dispositivo de acionamento de lâmpada. A frequência pode ser selecionada de forma a maximizar a seletividade e, assim, contribuir para tornar a detecção como um todo mais confiável. De forma geral, novamente, para quaisquer duas ou mais peças de equipamento de higiene que detectam ou experimentam um padrão igual ou semelhante de um respectivo elemento observável, pode ser determinado que eles estão na mesma sala, por exemplo.
[048] A Figura 7D mostra uma vista esquemática de um padrão de intensidade versus tempo de um sinal óptico de acordo com outra forma de realização da presente invenção. De forma específica, a intensidade (1) varia de maneira periódica, mas aqui também as informações são moduladas na frequência portadora monótona, com o resultado de uma sequência de pulsos 1-4, na qual os dados de informação e carga útil podem ser codificados por meio da distinção entre presença de pulso e ausência de pulso. De forma mais específica, um pulso presente pode corresponder ao binário “1”, enquanto um pulso ausente pode corresponder ao binário “0”. Desta maneira ou de maneira semelhante, as informações podem ser transportadas pelo sinal e, por exemplo, transmitir informações sobre qualquer local, número de quarto, registro de data e hora e similares. Pode ser aplicado qualquer protocolo adequado que permita a codificação dos dados em um padrão de intensidade.
[049] De acordo com uma forma de realização adicional, é fornecido um dispositivo compreendendo um detector disposto para detectar um elemento observável de um entorno do dispositivo e fornecer um resultado de detector correspondente e uma unidade de processamento disposta para receber o resultado do detector, processar o resultado do detector e gerar informações para determinar uma localização do referido dispositivo. O dispositivo pode ser configurado da mesma maneira que qualquer peça de equipamento de higiene descrito na presente invenção, exceto pelo fato de que o dispositivo não precisa necessariamente ser disposto para dispensar ou descartar um elemento consumível para ou de um usuário. O dispositivo pode ser, por exemplo, qualquer dispositivo de Internet das Coisas (loT) ou um sensor de porta de passagem tal como, por exemplo, aquele mostrado na Figura 8. Este dispositivo (14) compreende um detector (141) disposto para detectar um elemento observável de um entorno do dispositivo e fornecer um resultado do detector correspondente e uma unidade de processamento (142) disposta para receber o resultado do detector, para processar o resultado do detector, e gerar informações para determinar uma localização do referido dispositivo.
[050] De acordo com outras formas de realização, é fornecido um método de operação de um dispositivo compreendendo um detector e uma unidade de processamento, o método compreendendo as etapas de detecção com o detector de um elemento observável a partir do entorno do dispositivo e o fornecimento de um resultado do detector correspondente, recebendo na unidade de processamento do resultado do detector, processamento na unidade de processamento do resultado do detector e geração da informação da unidade de processamento para determinar uma localização do referido dispositivo e, respectivamente, um sistema compreendendo um dispositivo de acordo com qualquer forma de realização aplicável e uma entidade sendo preparada para receber informações do dispositivo em uma ou mais redes, a entidade compreendendo ou tendo acesse a recursos de processamento dispostos para determinar um local do dispositivo.
[051] Portanto, as formas de realização da presente invenção podem ser aplicadas e podem ser úteis nas seguintes situações: Ao instalar muitos dispensadores para equipamento de higiene em uma grande instalação, pode ser benéfico conectá-los a um sistema de gerenciamento de limpeza. Isso pode ser feito via conexão loT de cada dispositivo individual a um serviço de nuvem (rede). No software, pode ser útil organizar os dispensadores individuais com base na localização, como “este dispensador está localizado na sala X”.
Hoje, isso é feito manualmente, o que muitas vezes cria um gargalo de recursos durante grandes instalações. Um método simples e econômico para facilitar a alocação de salas dos dispensadores seria, portanto, benéfico. Em uma forma de realização, um dispositivo ou sensor pode ser assim equipado com um sensor de luz de algum tipo. O sinal (dinâmico) recebido do sensor pode ser comparado entre sensores e, se for alcançada correlação suficiente, deduz-se que os sensores estejam localizados na mesma sala.
[052] Em geral, uma ou mais opções operacionais alternativas podem ser fornecidas: Em uma opção “acionada”, por exemplo, um flash de luz (por exemplo, um flash da câmera (do telefone) ou um flash infravermelho dedicado, pode ser disparado em uma sala. Todo distribuidor que registra/ detecta o flash - dado um intervalo de tempo determinado e estreito — que pode ser considerado nessa metodologia também permite que o flash seja disparado em uma sala conhecida: “Agora vou disparar o flash na sala X, todo dispensador que vê o flash está, portanto, localizado na sala X”. A especificidade desse flash pode ser aumentada se o sinal se destacar claramente da luz ambiente, como comprimento de onda específico (especialmente INFRA ou ULTRA) ou modulação no domínio do tempo de alguma forma. Também, em uma opção de “aprendizado”, o sensor/ detector no dispensador monitora a luz por um longo período de tempo, como a luz ambiente sendo ligada ou desligada, o sol nascendo e se pondo através de uma janela, e etc. Esses padrões são comparados entre os dispensadores por, por exemplo, métodos estatísticos, aprendizado profundo, IA ou até que uma conclusão suficientemente certa possa ser tirada que “esses dispensadores experimentam uma mudança semelhante/ idêntica nos padrões de luz registrados para tirar a conclusão de que estão na mesma sala”. Em contraste com a opção “acionada”, a metodologia de “aprendizado”, portanto, não requer um acionador ativo de um operador, mas configura-se passivamente em segundo plano ao longo do tempo. A alocação de sala, no entanto, ainda pode ser feita manualmente para cada cluster de dispensadores - de preferência auxiliado pela metodologia “acionada”.
[053] Em geral, a luz pode ser uma fonte de entrada de dados. No entanto, os princípios descritos podem funcionar igualmente bem com qualquer um dos itens abaixo (incluindo combinações desses e também de outros elementos observáveis, como mencionado no contexto de toda a presente invenção): luz (por exemplo, também modulada em tempo e/ ou frequência (ULTRA/ visível/ INFRA) para obter especificidade extra (no entanto, a luz de forma geral não se propaga através das paredes, o que significa que um sinal de luz é limitado a uma sala e é por isso que o risco de acionar o dispensador nas salas vizinhas é muito limitado), som (da mesma forma como na luz, o som também pode ser modulado no domínio do tempo e/ ou frequência (INFRA/ audível/ ULTRA) para uma especificidade extra (o som penetra em certa medida limitada através das paredes (dependendo da frequência), razão pela qual a especificidade correspondente pode ser explorada em algumas aplicações e formas de realização; no entanto, isso pode ser visto em certas situações como uma vantagem se uma “sala” consistir em, por exemplo, cortinas opacas que separam várias cabines na mesma sala. Nesses casos, o som pode atravessar as persianas de uma maneira que a luz não pode), a temperatura e/ ou a umidade podem ser adequadas especialmente para a versão de “aprendizado” da invenção, o rádio (que de forma geral penetra através de paredes que limita a geografia não das salas, mas a “áreas dentro do alcance do rádio”) e outros.
[054] De acordo com uma forma de realização, o seguinte exemplo de operação pode ser obtido: antes que todos os distribuidores possam ser configurados sob uma “raiz” (edifício, portão, e etc.) na qual estão localizados por padrão à medida que ficam online:
- RAIZ - Distribuidor 1 - Distribuidor 2 - Distribuidor 3 - Distribuidor N.
[055] Após a ativação e a realização de uma forma de realização da presente invenção, os dispensadores podem ser alocados em certas salas: - RAIZ - Sala À - Distribuidor 1 - Distribuidor 2 - Sala B - Distribuidor 3 - Distribuidor N.
[056] Em uma opção adicional, um modo de “escuta” pode ser implementado. Durante a instalação e configuração, todos os dispositivos na instalação - incluindo também, por exemplo, portões e pontos de acesso - podem ser configurados no modo “ouvir”, onde eles ouvem ativamente um sinal como descrito acima. Isso pode facilitar a configuração, embora possa ser preferido fazer essa configuração inicial via protocolo de rádio para maximizar a cobertura de um portão.
[057] Embora formas de realização detalhadas tenham sido descritas, elas servem apenas para fornecer uma melhor compreensão da invenção definida pelas reivindicações independentes e não devem ser vistas como limitativas.

Claims (21)

REIVINDICAÇÕES
1. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), disposta para dispensar ou descartar um elemento consumível para ou de um usuário, caracterizada por compreender: um detector (120) disposto para detectar um elemento observável do entorno da peça de equipamento de higiene e para fornecer um resultado do detector correspondente; uma unidade de processamento (130) disposta para receber o resultado do detector (120), processar o resultado do detector e gerar informações para determinar uma localização da peça de equipamento de higiene (11, 12).
2. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pela unidade de processamento (130) ser ainda configurada para determinar informações sobre a localização da peça de equipamento de higiene (11, 12).
3. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizada pela unidade de processamento (130) ser ainda configurada para determinar se uma notificação deve ou não ser transmitida com base no processamento do resultado do detector e/ ou na geração de informação.
4. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por compreender ainda uma unidade de relatório disposta para gerar e transmitir para uma entidade de controle a notificação.
5. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pela geração de informação compreender determinar um padrão de comportamento elemento observável.
6. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pela unidade de processamento (130) ser configurada para determinar informações em um local da peça de equipamento de higiene (11, 12) com base no padrão de comportamento determinado e nas informações de referência.
7. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por compreender ainda uma unidade receptora disposta para receber um sinal transmitindo a informação de referência.
8. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pela geração de informações compreender a compilação de uma mensagem contendo informações que permite determinar um padrão de comportamento elemento observável.
9. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por compreender ainda uma unidade de relatório disposta para gerar e transmitir para a entidade de controle a mensagem.
10. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada pela unidade de processamento (130) ser configurada para obter um perfil de propriedade do elemento observável detectado e para derivar informações do perfil de propriedade obtido.
11. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pela propriedade ser qualquer uma de intensidade, modulação e comprimento de onda do elemento observável.
12. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 11, caracterizada pela unidade de processamento (130) estar configurada para derivar informações indicando uma localização e/ ou uma identificação de um originador de um sinal (S) de elemento observável a partir do perfil de propriedade obtido.
13. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pela unidade de processamento (130) estar configurada para derivar informações de localização para a peça de equipamento de higiene (11, 12) a partir das informações que indicam uma localização e/ ou uma identificação do remetente.
14. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizada por compreender ainda uma unidade receptora disposta para receber informações de localização para a peça de equipamento de higiene (11, 12) em resposta à determinação de uma localização da peça de equipamento de higiene (11, 12).
15. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 14, caracterizada por compreender ainda uma unidade de memória que fornece um alojamento para as informações de localização.
16. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizada por compreender ainda um sensor disposto para detectar um evento de uso e uma unidade de relatório disposta para gerar e transmitir para uma entidade de controle uma notificação adicional em resposta à detecção do evento de uso.
17. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11 ,12), de acordo com qualquer uma das reivindicações 15 a 16, caracterizada pela unidade de relatório estar disposta para acessar as informações de localização e incluir uma indicação de informações de localização na notificação adicional.
18. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11 ,12), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizada pelo detector (120) estar disposto para detectar uma direção da qual o elemento observável é recebido.
19. PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), de acordo com a reivindicação 18, caracterizada pelo detector (120) compreender uma matriz de detectores que inclui uma pluralidade de elementos detectores, cada elemento detector sendo associado a uma variedade de direções.
20. MÉTODO DE OPERAÇÃO DE UMA PEÇA DE EQUIPAMENTO DE HIGIENE (11, 12), disposta para dispensar ou descartar um elemento consumível para ou de um usuário e compreendendo um detector (120) e uma unidade de processamento (130), o método caracterizado por compreender as etapas de: detectar (S101) com o detector um elemento observável do entorno da peça de equipamento de higiene e fornecer um resultado detector correspondente; receber (S102) na unidade de processamento (130) o resultado do detector; processar (S103) na unidade de processamento (130) o resultado do detector; e gerar (S104) na unidade de processamento (130) informações para determinar uma localização da peça de equipamento de higiene (11, 12).
21. SISTEMA, caracterizado por compreender uma peça de equipamento de higiene (11, 12), conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 19, e uma entidade sendo disposta para receber informações da peça de equipamento de higiene (11, 12) em uma ou mais redes, a entidade compreendendo ou tendo acesso a recursos de processamento dispostos para determinar o local.
BR112020015296-0A 2018-02-08 2018-02-08 Peça de equipamento de higiene, método de operação de uma peça de equipamento de higiene e sistema BR112020015296A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2018/053158 WO2019154497A1 (en) 2018-02-08 2018-02-08 Installation of hygiene equipment

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020015296A2 true BR112020015296A2 (pt) 2020-12-08

Family

ID=61188826

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020015296-0A BR112020015296A2 (pt) 2018-02-08 2018-02-08 Peça de equipamento de higiene, método de operação de uma peça de equipamento de higiene e sistema

Country Status (9)

Country Link
US (1) US11282371B2 (pt)
EP (1) EP3750142B1 (pt)
CN (1) CN111684500B (pt)
AU (1) AU2018408306A1 (pt)
BR (1) BR112020015296A2 (pt)
CA (1) CA3090731A1 (pt)
CO (1) CO2020010064A2 (pt)
MX (1) MX2020008313A (pt)
WO (1) WO2019154497A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2019154497A1 (en) * 2018-02-08 2019-08-15 Essity Hygiene And Health Aktiebolag Installation of hygiene equipment
EP4004576A1 (en) * 2019-07-26 2022-06-01 Gojo Industries, Inc. Systems and methods for increased accuracy for tracking hygiene compliance

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2008086024A (ja) 2007-10-09 2008-04-10 Navitime Japan Co Ltd 位置情報送信ユニットおよび位置情報提供システム
US20100173581A1 (en) * 2009-01-02 2010-07-08 Dolan Michael J Method and apparatus for analysis and improvement of hand hygiene practices
US20120245729A1 (en) * 2011-03-24 2012-09-27 Gojo Industries, Inc. Network enabled dispenser
US20130342349A1 (en) * 2012-06-20 2013-12-26 Nestor G. Cruz Systems and methods for hand hygiene compliance
WO2014205283A1 (en) * 2013-06-19 2014-12-24 Clean Hands Safe Hands System and methods for wireless hand hygiene monitoring
US20150235549A1 (en) 2014-02-20 2015-08-20 Debmed Usa Llc Electronically monitored and portable point-of-care hand hygiene dispenser having security features
US9619125B2 (en) * 2014-11-24 2017-04-11 Siemens Industry, Inc. Systems and methods for addressably programming a notification safety device
US9898001B2 (en) * 2015-03-27 2018-02-20 Rockwell Automation Technologies, Inc. Systems and methods for enhancing monitoring of an industrial automation system
US10607471B2 (en) * 2015-10-06 2020-03-31 Hill-Rom Services, Inc. Hand hygiene monitoring system with customizable thresholds
CN105389959B (zh) 2015-11-13 2017-09-29 上海斐讯数据通信技术有限公司 一种基于低功耗局域网协议的厕纸纸尽告警方法及系统
US11257350B2 (en) * 2017-04-05 2022-02-22 Microsensor Labs, LLC System and method for opportunity-based reminding or compliance with one or more health protocols
US10529219B2 (en) * 2017-11-10 2020-01-07 Ecolab Usa Inc. Hand hygiene compliance monitoring
WO2019106078A1 (en) * 2017-11-29 2019-06-06 Essity Hygiene And Health Aktiebolag Usage detection of hygiene equipment
WO2019154497A1 (en) * 2018-02-08 2019-08-15 Essity Hygiene And Health Aktiebolag Installation of hygiene equipment

Also Published As

Publication number Publication date
US20210217291A1 (en) 2021-07-15
AU2018408306A1 (en) 2020-07-16
CN111684500B (zh) 2022-03-04
EP3750142A1 (en) 2020-12-16
US11282371B2 (en) 2022-03-22
CN111684500A (zh) 2020-09-18
EP3750142B1 (en) 2023-11-29
CO2020010064A2 (es) 2020-08-31
MX2020008313A (es) 2020-09-21
WO2019154497A1 (en) 2019-08-15
CA3090731A1 (en) 2019-08-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN102598073B (zh) 用于激发和/或督促人洗手的系统和方法
CA2704577C (en) Restroom convenience center
US9659481B2 (en) Data collection and monitoring system and method
KR20140010962A (ko) 네트워크화 가능한 디스펜서
AU2012388839A1 (en) A system and a method for data collection and monitoring of a defined space
JP2016204833A (ja) トイレ情報システム、トイレ情報処理方法、及びトイレ情報処理プログラム
US11317264B2 (en) Sensor and system for monitoring dispenser levels, traffic flow, and staff location
US20140074285A1 (en) Dispenser apparatus with network capabilities and methods for installing the same
BR112020015296A2 (pt) Peça de equipamento de higiene, método de operação de uma peça de equipamento de higiene e sistema
KR20180118849A (ko) 스마트 미러 및 이를 이용하는 IoT 스마트 화장실 서비스 방법
TW201824198A (zh) 具有無線電傳送功能的衛生設備
Gupta et al. IoT-Galvanized pandemic special E-Toilet for generation of sanitized environment
CN108259550B (zh) 一种目标对象使用状态管理方法及装置
WO2018197023A1 (en) Hygiene compliance indicator device
TW201824011A (zh) 衛生設備的自動設定
US20230199349A1 (en) Data collection and monitoring for hygiene equipment
ES2973649T3 (es) Instalación de equipos de higiene
JP2015153341A (ja) 水栓装置
US11910291B2 (en) Sensor and system for monitoring dispenser levels, traffic flow, and staff location
Parkar et al. HygieniTech–The Smart Toilet
JP2021129955A (ja) トイレ管理方法、トイレ管理システム、トイレ管理装置、及びトイレ管理プログラム
WO2018103845A1 (en) Hygiene equipment system for positioning
Radhika et al. International Journal of Multidisciplinary Research Transactions

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2708 DE 29-11-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.