BR112020014062A2 - conector para um implemento manual para tratamento bucal - Google Patents

conector para um implemento manual para tratamento bucal Download PDF

Info

Publication number
BR112020014062A2
BR112020014062A2 BR112020014062-7A BR112020014062A BR112020014062A2 BR 112020014062 A2 BR112020014062 A2 BR 112020014062A2 BR 112020014062 A BR112020014062 A BR 112020014062A BR 112020014062 A2 BR112020014062 A2 BR 112020014062A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
substantially cylindrical
handle
connector
head
cylindrical section
Prior art date
Application number
BR112020014062-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Uwe Jungnickel
Jens Alinski
Original Assignee
The Gillette Company Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by The Gillette Company Llc filed Critical The Gillette Company Llc
Publication of BR112020014062A2 publication Critical patent/BR112020014062A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B5/00Brush bodies; Handles integral with brushware
    • A46B5/0095Removable or interchangeable brush heads
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B9/00Arrangements of the bristles in the brush body
    • A46B9/02Position or arrangement of bristles in relation to surface of the brush body, e.g. inclined, in rows, in groups
    • A46B9/04Arranged like in or for toothbrushes
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B2200/00Brushes characterized by their functions, uses or applications
    • A46B2200/10For human or animal care
    • A46B2200/1066Toothbrush for cleaning the teeth or dentures

Landscapes

  • Brushes (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)

Abstract

Trata-se de um conector para repetidamente fixar e remover uma cabeça a/de uma empunhadura de um implemento manual para tratamento bucal que compreende uma primeira seção substancialmente cilíndrica, uma segunda seção substancialmente cilíndrica e uma seção ao menos parcialmente cônica que conecta a primeira e a segunda seções cilíndricas. A primeira e a segunda seções substancialmente cilíndricas e a seção ao menos parcialmente cônica definem uma extensão de comprimento longitudinal do conector, sendo que a primeira seção substancialmente cilíndrica e a segunda seção substancialmente cilíndrica são posicionadas fora de centro em relação à extensão de comprimento longitudinal.

Description

"CONECTOR PARA UM IMPLEMENTO MANUAL PARA TRATAMENTO BUCAL" CAMPO DA INVENÇÃO
[0001]A presente revelação se refere a um conector para repetidamente fixar e remover uma cabeça a/de uma empunhadura de um implemento manual para tratamento bucal. A presente descrição adicionalmente diz respeito a uma empunhadura de um implemento manual para tratamento bucal, sendo que a empunhadura compreende o dito conector, e também a um implemento manual para tratamento bucal que compreende as ditas empunhadura e cabeça.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[0002]Cabeças e empunhaduras para implementos para tratamento bucal, como escovas de dentes manuais ou elétricas, são bem conhecidas na técnica. Em geral, os tufos de cerdas ou outros elementos de limpeza para limpeza dos dentes e do tecido mole da boca são fixados a um suporte para cerdas ou em uma superfície de fixação da cabeça da escova destinada à inserção na cavidade bucal de um usuário. Em geral, a empunhadura é fixada à cabeça e é empunhada pelo usuário durante a escovação. Normalmente, as cabeças de escovas de dentes manuais são permanentemente conectadas à dita empunhadura, por exemplo mediante a modelagem por injeção do suporte para cerdas, da empunhadura, e de um pescoço conectando a cabeça e a empunhadura, em uma etapa de moldagem por injeção. Após a vida útil habitual de uma escova de dentes, isto é, após cerca de três meses de uso, a escova de dentes é descartada. A fim de fornecer escovas de dentes manuais ambientalmente amigáveis/sustentáveis que geram menos resíduos quando as escovas são descartadas, são conhecidas escovas de dentes manuais que compreendem cabeças ou recargas de cabeça que são intercambiáveis, isto é, capazes de serem repetidamente fixadas à, e removidas da, empunhadura. Em vez de comprar uma escova de dentes completamente nova, os consumidores podem reutilizar a empunhadura e comprar apenas uma nova recarga de cabeça. Tais recargas são geralmente menos dispendiosas e geram menos resíduos do que uma escova de dentes manual convencional.
[0003]Por exemplo, são conhecidas escovas de dentes manuais compreendendo uma empunhadura à qual é conectada uma cabeça substituível. A empunhadura é dotada de uma cavidade no interior da qual a cabeça é inserível. Para fornecer conexão suficientemente forte entre a cabeça e a empunhadura, a cabeça da escova é formada com um pescoço que tem uma âncora de acoplamento com várias reentrâncias para se engatar a um mecanismo de engate complementar no interior de um colarinho da empunhadura.
[0004]No entanto, tal âncora/mecanismo de engate tem uma geometria externa relativamente complexa que não é fácil de limpar após o uso da escova de dentes. Creme dental e pasta fluida podem se acumular nas reentrâncias da âncora/mecanismo de engate e podem impedir que a cabeça da escova seja precisamente fixável à empunhadura. Além disso, tal mecanismo de engate não fornece à escova de dentes proteção contra torção suficiente para a cabeça da escova na empunhadura durante a escovação.
[0005]Adicionalmente, são conhecidas soluções de conector com pequenos ganchos plásticos que interagem com respectivas aberturas. No entanto, esses ganchos plásticos relaxam com o tempo e o usuário precisa ativamente empurrar para trás os ganchos em paralelo para puxar o refil para remover da empunhadura a cabeça da escova. Essa solução de conector não é intuitiva nem fácil de usar para o consumidor. Além disso, tais conectores não são fáceis de limpar. Adicionalmente, são necessárias partes de engate fornecidas no refil da escova, o que resulta em custos de fabricação e complexidade adicionais.
[0006]Se a cabeça não for presa/fixada com precisão na empunhadura, por exemplo porque o conector não está suficientemente limpo devido ao acúmulo de pasta fluida e creme dental nas pequenas reentrâncias, e/ou se a cabeça da escova durante a escovação torcer para fora, a manobrabilidade do implemento para tratamento bucal durante a escovação será ruim, impedindo que o usuário alcance todas as áreas na cavidade oral. Consequentemente, a manobrabilidade da escova como um todo pode não ser suficiente. Entretanto, a fim de obter e preservar a boa saúde bucal, e para evitar gengivite, é importante limpar cuidadosamente os dentes e as gengivas, em particular em áreas de difícil acesso, por exemplo na região dos molares posteriores. Adicionalmente, os vãos entre os dentes e o periodonto, os chamados sulcos gengivais, precisam ser cuidadosamente limpos, o que requer uma boa e bem coordenada técnica de escovação, algo que pode não ser feito usando-se as escovas de dentes manuais supracitadas.
[0007]É um objetivo da presente revelação fornecer um conector, uma empunhadura que compreende o dito conector e um implemento para tratamento bucal que elimine ao menos uma das desvantagens mencionadas acima, em particular fornecer um implemento para tratamento bucal que compreenda uma cabeça da escova que seja conectável de forma suficientemente forte a uma empunhadura e que não gire/torça para o lado durante a escovação.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0008]De acordo com um aspecto, é fornecido um conector para repetidamente fixar e remover uma cabeça a/de uma empunhadura de um implemento manual para tratamento bucal, sendo que o conector compreende uma primeira seção substancialmente cilíndrica, uma segunda seção substancialmente cilíndrica, e uma seção ao menos parcialmente cônica que conecta a primeira e a segunda seções cilíndricas, sendo que a primeira e a segunda seções substancialmente cilíndricas e a seção ao menos parcialmente cônica definem uma extensão de comprimento longitudinal do conector, sendo que a primeira seção substancialmente cilíndrica e a segunda seção substancialmente cilíndrica são posicionadas fora de centro em relação à extensão de comprimento longitudinal.
[0009]De acordo com um aspecto, é fornecida uma empunhadura de um implemento manual para tratamento bucal, sendo que a empunhadura compreende o dito conector.
[0010]De acordo com um aspecto, é fornecido um implemento manual para tratamento bucal, sendo que o implemento compreende uma cabeça, de preferência uma cabeça da escova, e uma empunhadura de acordo com a presente revelação, sendo que a cabeça é repetidamente fixável à, e removível da, empunhadura através de um conector de acordo com a presente revelação.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0011]A invenção é descrita com mais detalhes, abaixo, com referência às várias modalidades e figuras, sendo que:
[0012]A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de uma modalidade exemplificadora de um implemento manual para tratamento bucal de acordo com a presente revelação, sendo que o implemento para tratamento bucal compreende uma cabeça, uma empunhadura e um conector;
[0013]A Figura 2 mostra uma vista em perspectiva da empunhadura com o conector da Figura 1;
[0014]A Figura 3 mostra uma vista lateral esquemática da empunhadura com o conector mostrado na Figura 2;
[0015]A Figura 4 mostra uma vista frontal esquemática da empunhadura com o conector mostrado na Figura 2;
[0016]A Figura 5 mostra uma vista esquemática de cima para baixo da empunhadura com o conector mostrado na Figura 2;
[0017]A Figura 6 mostra uma vista frontal de uma modalidade exemplificadora de um conector de acordo com a presente revelação;
[0018]A Figura 7 mostra uma vista lateral do conector da Figura 6;
[0019]A Figura 8 mostra uma vista em seção transversal longitudinal da empunhadura com o conector da Figura 2;
[0020]A Figura 9 mostra a vista em seção transversal ao longo da linha A-A;
[0021]A Figura 10 mostra a vista em seção transversal ao longo da linha B-B;
[0022]A Figura 11 mostra uma vista esquemática em perspectiva da cabeça do implemento para tratamento bucal da Figura 1; e
[0023]A Figura 12 mostra uma vista de fundo da cabeça da Figura 11.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0024]O implemento manual para tratamento bucal de acordo com a presente revelação compreende uma empunhadura e uma cabeça na qual é fixado pelo menos um elemento de limpeza dos dentes e/ou de tecido, por exemplo um tufo de cerdas e/ou um elemento elastomérico. A cabeça pode ser repetidamente fixada à, e removida da, empunhadura. O implemento para tratamento bucal pode também ser uma escova de dentes manual ou, alternativamente, uma escova interproximal, um raspador de placa ou um limpador de tecido/língua.
[0025]A cabeça pode ser repetidamente fixada à, e removida da, empunhadura por um conector. O conector compreende uma primeira seção substancialmente cilíndrica e uma segunda seção substancialmente cilíndrica, sendo que a primeira e a segunda seções cilíndricas são conectadas por uma seção ao menos parcialmente cônica. A primeira seção substancialmente cilíndrica, a seção ao menos parcialmente cônica e a segunda seção substancialmente cilíndrica são dispostas em ordem consecutiva e definem uma extensão de comprimento longitudinal do conector. A primeira e a segunda seções substancialmente cilíndricas são posicionadas fora de centro em relação à extensão de comprimento longitudinal do conector.
[0026]A seção substancialmente cilíndrica é definida por um corpo tridimensional com uma extensão de comprimento longitudinal e uma área de seção transversal que se estende de modo substancialmente perpendicular à extensão de comprimento longitudinal. A área da seção transversal tem um formato que é substancialmente constante ao longo da extensão de comprimento longitudinal. Como o conector pode ser fabricado por um processo de moldagem por injeção, uma seção substancialmente cilíndrica compreende também seções/corpos que têm um leve ângulo de saída de até 2°. Em outras palavras, uma seção substancialmente cilíndrica compreende também uma seção/corpo que afunila levemente por até 2° em direção a uma extremidade proximal que fica na posição mais próxima da cabeça quando a cabeça está fixada ao conector.
[0027]A área da seção transversal pode ter qualquer formato, por exemplo substancialmente circular, elipsoide, retangular, semicircular, circular com uma porção de achatamento, convexa ou côncava. A área da seção transversal pode ter o formato de um polígono, por exemplo de um quadrado ou triângulo. A superfície lateral externa que circunda o cilindro ao longo de sua extensão de comprimento pode ser definida como sendo composta de linhas retas que são substancialmente paralelas em relação à extensão de comprimento longitudinal do cilindro.
[0028]A cabeça do implemento para tratamento bucal tem uma extremidade distal e uma extremidade proximal, sendo que a extremidade proximal é definida como a extremidade mais próxima da empunhadura. A extremidade proximal da cabeça compreende uma porção oca para receber uma parte do conector, por exemplo, a segunda seção substancialmente cilíndrica, a seção ao menos parcialmente cônica e uma parte da primeira seção substancialmente cilíndrica. A porção oca da cabeça tem uma parede interna com uma geometria/contorno que corresponde à geometria/contorno externo da parte do conector a ser inserida na porção oca da cabeça. A disposição excêntrica/posicionamento fora de centro das seções substancialmente cilíndricas do conector possibilita o posicionamento preciso da cabeça da escova na empunhadura. A posição geométrica da cabeça pode ser claramente definida. Como a empunhadura compreende o conector em uma extremidade proximal mais próxima da cabeça, a disposição excêntrica/fora de centro das duas seções substancialmente cilíndricas age como um elemento de orientação quando um usuário conecta a cabeça à empunhadura. Em outras palavras, as duas seções substancialmente cilíndricas possibilitam o ajuste preciso entre a cabeça e a empunhadura. Além disso, a disposição excêntrica/fora de centro das duas seções substancialmente cilíndricas fornece uma proteção contra torção para a cabeça na empunhadura durante a escovação, por exemplo se uma força lateral é aplicada sobre a cabeça.
[0029]A primeira seção substancialmente cilíndrica e a segunda seção substancialmente cilíndrica têm uma extensão de comprimento e uma área da seção transversal que se estende de modo substancialmente perpendicular à extensão de comprimento, e a área da seção transversal da primeira seção substancialmente cilíndrica e/ou da segunda seção substancialmente cilíndrica pode ser substancialmente circular. Tal geometria fornece uma estrutura robusta e simples que é fácil de limpar após o uso do implemento para tratamento bucal. Além disso, como a geometria externa é relativamente simples, tal conector pode ser fabricado de uma maneira econômica.
[0030]A primeira seção substancialmente cilíndrica pode ter uma área da seção transversal maior que a área da seção transversal da segunda seção substancialmente cilíndrica. Por exemplo, a primeira seção substancialmente cilíndrica a ser inserida em uma porção oca na extremidade proximal da empunhadura pode ter uma área da seção transversal substancialmente circular com um diâmetro de cerca de 8 mm a cerca de 10 mm, de preferência cerca de 9 mm, enquanto a segunda seção substancialmente cilíndrica a ser inserida em uma porção oca na extremidade proximal da cabeça pode ter uma área da seção transversal substancialmente circular com um diâmetro de cerca de 4 mm a cerca de 6 mm, de preferência cerca de 5 mm.
[0031]A primeira e a segunda seções substancialmente cilíndricas podem ter um primeiro e um segundo eixo geométrico central longitudinal, respectivamente, que são definidos como o eixo de simetria da primeira e da segunda seções substancialmente cilíndricas. A primeira e a segunda seções substancialmente cilíndricas podem ser posicionadas/dispostas uma em relação à outra de modo que o segundo eixo geométrico central longitudinal da segunda seção cilíndrica esteja localizado fora de centro em relação ao primeiro eixo geométrico central longitudinal da primeira seção cilíndrica cerca de
1 mm a cerca de 2,5 mm, ou cerca de 1,5 mm a cerca de 2 mm, ou cerca de 1,65 mm. Em outras palavras, o centro da segunda seção substancialmente cilíndrica é deslocado/excêntrico a partir do eixo geométrico central longitudinal da primeira seção substancialmente cilíndrica por uma distância de cerca de 1 mm a cerca de 2,5 mm, ou de cerca de 1,5 mm a cerca de 2 mm, ou de cerca de 1,65 mm.
[0032]Tal conector pode ser de fácil fabricação, por exemplo por moldagem por injeção, e fornece estabilidade de torção suficiente ao implemento para tratamento bucal caso forças laterais sejam aplicadas sobre a cabeça da escova.
[0033]A primeira e/ou a segunda seção substancialmente cilíndrica pode compreender uma porção de achatamento que se estende ao longo da extensão de comprimento da primeira e/ou da segunda seção substancialmente cilíndrica. Essa porção de achatamento pode proporcionar à escova de dentes proteção adicional contra torção para a cabeça sendo conectada à empunhadura durante a escovação, por exemplo se uma força lateral for aplicada sobre a cabeça.
[0034]A cabeça do implemento para tratamento bucal pode ser fixável à empunhadura através do conector por um mecanismo de travamento de encaixe por pressão para fornecer uma conexão suficientemente forte e estabilidade entre a cabeça e a empunhadura, por exemplo para permitir que um usuário execute uma ação de escovação. Para essa finalidade, a primeira e/ou a segunda seção substancialmente cilíndrica, de preferência a porção de achatamento, pode compreender um elemento esférico acionado por mola, sendo que o elemento esférico acionado por mola compreende uma esfera e uma mola, em que a mola aplica uma força radial sobre a esfera.
A seguir, uma força radial é definida por uma força aplicada em uma direção que é substancialmente perpendicular à extensão de comprimento longitudinal do conector.
A porção de achatamento pode ser fornecida na superfície lateral externa da primeira seção substancialmente cilíndrica ao longo de sua extensão de comprimento e pode compreender uma reentrância na qual o elemento esférico acionado por mola é inserido.
O elemento esférico acionado por mola pode ser fixado na reentrância por um processo de encaixe por pressão e/ou colagem.
A mola aplica uma força sobre a esfera/empurra a esfera para fora de modo a fazer com que a esfera se estenda um pouco além da superfície lateral externa da porção de achatamento da seção substancialmente cilíndrica.
A parede interna da porção oca da cabeça pode compreender uma reentrância para receber a esfera do elemento esférico acionado por mola.
Uma vez que a cabeça é encaixada por pressão sobre o conector, a cabeça é fixada na empunhadura/conector em uma direção axial.
Em outras palavras, a cabeça é fixada na empunhadura até uma força específica/predeterminada no sentido contrário ser aplicada.
A conexão entre a cabeça e o conector é suficientemente forte, possibilitando técnicas de escovação bem coordenadas sem que a cabeça seja afrouxada na empunhadura.
Além disso, o elemento esférico acionado por mola permite que a cabeça seja facilmente fixável à, e removível da, empunhadura.
O elemento esférico acionado por mola pode proporcionar ao usuário uma retroinformação tátil assim que o usuário se certificar de que a cabeça está adequadamente fixada sobre o conector. Em outras palavras, o usuário percebe quando a esfera engata na reentrância fornecida na parede interna da porção oca da cabeça. A esfera e/ou a mola do elemento esférico acionado por mola pode ser produzida a partir de aço inoxidável. Enquanto elementos de encaixe por pressão típicos compreendem um elemento de mola produzido a partir de plástico que apresenta efeitos de relaxamento e envelhecimento ao longo do tempo, uma mola de aço inoxidável apresenta um coeficiente de mola constante ao longo do tempo, mesmo sob condições de uso prolongado (por exemplo, temperatura). Um elemento esférico acionado por mola produzido a partir de aço inoxidável pode fornecer fixação confiável e duradoura da cabeça no conector/empunhadura.
[0035]Além disso, se o elemento de encaixe esférico acionado por mola for produzido totalmente a partir de aço inoxidável, um contato elétrico entre a empunhadura e o refil pode ser realizado facilmente. Para fornecer um circuito elétrico fechado, um anel condutor elétrico na extremidade proximal da empunhadura pode ser fixado como um segundo contato. Um contato elétrico entre a empunhadura e o refil possibilita várias funções adicionais, por exemplo luz para diagnóstico ou tratamento, por exemplo para iontoforese.
[0036]A primeira e a segunda seções substancialmente cilíndricas têm uma primeira e uma segunda superfícies externas, respectivamente, e a primeira e a segunda seções substancialmente cilíndricas podem ser dispostas uma em relação à outra de modo que uma parte da primeira superfície externa e uma parte da segunda superfície externa estejam substancialmente em alinhamento linear. A porção de achatamento, compreendendo opcionalmente o elemento esférico acionado por mola, pode ser disposta de forma oposta à primeira e à segunda superfícies externas estando substancialmente em alinhamento linear. Tal conector tem uma geometria externa fácil de limpar. O conector é robusto, fácil de usar e pode ser fabricado de maneira econômica.
[0037]A empunhadura do implemento para tratamento bucal tem uma extremidade distal e uma extremidade proximal, sendo que a extremidade proximal é oposta à extremidade distal e mais próxima da cabeça quando a cabeça está acoplada à empunhadura. A extremidade proximal da empunhadura pode compreender uma porção oca/reentrância na qual uma parte da primeira seção substancialmente cilíndrica é fixada, por exemplo, por meio de um processo de encaixe por pressão e/ou colagem. Se o conector formar uma parte da empunhadura, o conector – representando uma parte relativamente cara do implemento para tratamento bucal como um todo – pode ser usado durante um período de tempo prolongado/mais longo. A cabeça, por ter uma estrutura relativamente simples e ser relativamente barata em comparação com a empunhadura que compreende o conector, pode ser substituída a cada três meses. Um novo refil da cabeça pode ser adquirido a custos relativamente baixos. Enquanto as cabeças de escova substituíveis de acordo com o estado da técnica consistem em um conjunto de múltiplas partes ou compreendem pelo menos um elemento inserível adicional, as cabeças de escova frequentemente substituíveis do implemento para tratamento bucal de acordo com a presente revelação podem ser produzidas a custos mais baixos.
[0038]A extremidade proximal da empunhadura pode compreender uma superfície chanfrada. Tal superfície chanfrada pode fornecer ao implemento para tratamento bucal uma proteção contra torção adicional durante o uso. A superfície chanfrada e uma área da seção transversal da empunhadura podem definir um ângulo α de cerca de 15° a cerca de 30°, ou de cerca de 18° a cerca de 28°, ou de cerca de 25°. A dita área da seção transversal é definida por uma área que se estende de modo substancialmente perpendicular à extensão de comprimento longitudinal da empunhadura. Surpreendentemente, descobriu-se que tal superfície em ângulo/chanfrada proporciona proteção superior contra torção. Além disso, a superfície chanfrada/em ângulo permite a drenagem de fluidos para fora, como pasta fluida de creme dental e saliva, após o uso do implemento para tratamento bucal, impedindo assim a acumulação de tais fluidos ao longo do tempo.
[0039]O conector e o implemento para tratamento bucal que compreende o dito conector, respectivamente, possibilitam a fácil fixação/remoção da cabeça à e da empunhadura. O usuário pode fixar a cabeça à empunhadura por meio de um simples movimento linear. Com o design específico das seções substancialmente cilíndricas dispostas fora de centro e a superfície chanfrada da empunhadura, a cabeça é girada na orientação correta automaticamente durante o movimento de fixação (dentro de certas tolerâncias). Portanto, o consumidor não é forçado a posicionar precisamente a cabeça na empunhadura antes de encaixá-la. Além disso, o encaixe por esfera fornece uma fixação precisa da cabeça da escova, e uma clara retroinformação tátil é dada ao consumidor de que a cabeça está encaixada firmemente. A cabeça da escova pode ser facilmente removida, sem qualquer ação sincronizada com outros elementos (mecanismos de destravamento). Além disso, o conector pode ser limpo facilmente. O design específico do conector pode não ter nenhuma reentrância na qual sujeira, creme dental e/ou saliva se acumulam. O conector pode também evitar quaisquer estruturas frágeis por compreender apenas bordas substancialmente redondas, o que pode dificultar a quebra ou danos das superfícies.
[0040]Para permitir o encaixe suficientemente adequado da cabeça da escova no conector caso ocorram tolerâncias de produção, a parede interna da porção oca da cabeça pode compreender pelo menos um rasgo, ou dois rasgos dispostos de forma oposta entre si, para ajustar precisamente a cabeça no conector/empunhadura. Além disso, o ao menos um rasgo pode impedir a compressão de ar na porção oca da cabeça que pode agir como uma mola ou como resistência adicional ao encaixar a cabeça no conector/empunhadura.
[0041]Ao menos uma porção da cabeça, por exemplo, o pescoço/haste e o suporte para cerdas, pode ser ao menos parcialmente produzida a partir de um material que tem uma densidade de cerca de 0,5 g/cm 3 a cerca de 1,2 g/cm3, ou de cerca de 0,7 g/cm 3 a cerca de 1,0 g/cm3, ou de cerca de 0,9 g/cm3. Por exemplo, a cabeça pode ser moldada por injeção a partir de um polímero termoplástico, por exemplo polipropileno, com uma densidade de cerca de 0,9 g/cm3. Em contraste com a cabeça, o cabo pode ser ao menos parcialmente produzido a partir de um material que tem uma densidade significativamente mais alta, isto é, uma densidade de cerca de 2,1 g/cm3 a cerca de 3,1 g/cm3, ou de cerca de 2,3 g/cm 3 a cerca de 2,8 g/cm3, ou de cerca de 2,5 g/cm3 a cerca de 2,7 g/cm3.
[0042]O peso do material da empunhadura pode ser relativamente alto, para proporcionar ao usuário uma percepção de alta qualidade e uma sensação confortável durante o uso do implemento para tratamento bucal. Geralmente, os usuários estão acostumados que os produtos, em particular no setor de cuidados com a saúde pessoal, tenham um certo peso que garante a alta qualidade do produto e fornece uma sensação confortável durante o uso do produto. Consequentemente, tal implemento para tratamento bucal fornece tal percepção de qualidade superior do produto.
[0043]Adicionalmente, como o material da empunhadura pode ter uma densidade mais alta do que o material da cabeça, o centro de massa/centro de gravidade reside no interior da empunhadura (mesmo que a cabeça da escova esteja carregada com creme dental), o que permite aos usuários executar uma técnica de escovação bem coordenada com melhor sensação sensorial durante a escovação. O centro de gravidade no centro da empunhadura pode fornecer um implemento para tratamento bucal que é mais equilibrado e que não tomba/não faz com que a carga fique na cabeça após a aplicação do creme dental na cabeça da escova. Quando os usuários aplicam diferentes estilos de pega/técnicas de escovação, o implemento para tratamento bucal de acordo com a presente revelação tem a vantagem de que o centro de gravidade está no, ou muito próximo do, ponto de pivô da articulação do pulso. Uma escova de dentes equilibrada é mais fácil de ser controlada na boca, permitindo assim movimentos de escovação mais precisos e exatos, o que possibilita uma melhor limpeza.
[0044]Embora a empunhadura de alta qualidade e relativamente cara do implemento para tratamento bucal possa ser adaptada para uso por um período de tempo mais longo, em comparação com as escovas de dentes manuais comuns, que são descartadas após cerca de três meses de uso, o refil da escova relativamente barato pode ser trocado regularmente, por exemplo após cerca de três meses. Isso proporciona um implemento para tratamento bucal de alta qualidade, com boa relação custo-benefício, ecologicamente sustentável e com propriedades de manuseio aprimoradas.
[0045]Anteriormente, era observado que, após escovar os dentes, o usuário geralmente armazenava a escova molhada em um copo para escova de dentes, para secagem. No entanto, em um copo para escova de dentes clássico, os fluidos drenados se coletam e acumulam no fundo do copo, e os fluidos ficam em contato com a escova de dentes durante um período de tempo mais longo. Como o copo é aberto apenas em um lado, a escova de dentes seca relativamente devagar. As bactérias vivendo em condições úmidas/em um ambiente molhado podem se proliferar rapidamente, contaminar a escova de dentes e por fim tornar a escova não higiênica. Consequentemente, existe uma necessidade por uma solução para armazenar e secar higienicamente uma escova de dentes manual, permitindo assim que a água, a pasta de dente fluidificada e a saliva restantes escorram da escova. A escova secará rapidamente, inibindo assim a multiplicação de bactérias.
[0046]O material da cabeça pode ser produzido a partir de um material não magnético ou não ferromagnético, enquanto o material da empunhadura pode ser produzido a partir de um material magnético e/ou ferromagnético. O material magnético/ferromagnético não só tem uma densidade relativamente alta e, portanto, um peso relativamente alto, o que pode proporcionar ao implemento para tratamento bucal os benefícios mencionados acima, mas o material magnético/ferromagnético também permite que o implemento para tratamento bucal seja fixado magneticamente a um suporte magnético. O material magnético/ferromagnético da empunhadura pode permitir o armazenamento higiênico do implemento para tratamento bucal. Se o implemento para tratamento bucal for magneticamente fixado a um suporte magnético, a água restante, pasta fluida de creme dental e saliva podem escorrer da escova. O implemento para tratamento bucal pode secar relativamente rápido. Consequentemente, a proliferação de bactérias pode ser significativamente reduzida, tornando assim mais higiênico o implemento para tratamento bucal. Em contraste com uma escova de dentes comum, que é armazenada em um copo para escova de dentes, onde os fluidos drenados se coletam e acumulam no fundo do copo, a escova de acordo com a presente revelação é exposta a condições molhadas ao longo de um período de tempo significativamente mais curto.
[0047]Por exemplo, o suporte magnético pode ter a forma de um disco plano fixável a uma parede. Esse disco plano pode representar uma superfície fácil de limpar. Adicionalmente, um usuário só precisa colocar o implemento para tratamento bucal em estreita proximidade com o suporte magnético, e então o implemento para tratamento bucal será fixado automaticamente. Não é necessário qualquer posicionamento preciso ou rosqueamento, como ocorre com os suportes comuns para escova de dentes. Como as propriedades magnéticas são fornecidas apenas na empunhadura, e não na cabeça, a porção de cabeça não pode ser acidentalmente fixada ao suporte magnético, reduzindo assim o risco de sujar o suporte magnético.
[0048]O material magnético e/ou ferromagnético que forma pelo menos uma parte da empunhadura pode compreender uma resina termoplástica amorfa. O material magnético e/ou ferromagnético pode compreender, adicionalmente, óxido de alumínio, nitreto de boro ou silicato de alumínio. Além disso, o material magnético e/ou ferromagnético pode compreender, adicional ou alternativamente, óxido de ferro. O material magnético e/ou ferromagnético pode compreender, adicionalmente, fibras de vidro que podem ser pré-misturadas com ao menos uma porção da resina termoplástica amorfa. Tal material da empunhadura permite o controle do peso da empunhadura em qualquer local, por exemplo mediante variação da carga. O controle da escova de dentes como um todo é necessário, devido ao peso relativamente alto da empunhadura. Agora é possível usar a distribuição de massa/peso do material para adaptação do momento de inércia da escova de dentes acabada.
[0049]O material magnético e/ou ferromagnético pode compreender de cerca de 13 por cento, em peso, a cerca de 30 por cento, em peso, de uma resina termoplástica amorfa; de cerca de 3 por cento, em peso, a cerca de 25 por cento, em peso, de óxido de alumínio, nitreto de boro ou silicato de alumínio; e de cerca de 45 por cento, em peso, a cerca de 67 por cento, em peso, de óxido de ferro. Essa composição proporciona uma densidade de material que é cerca de três vezes a densidade de um material plástico padrão usado para escovas de dentes, por exemplo o polipropileno. Com o maior peso e a condutividade térmica mais alta, o material eleva a percepção de valor, em particular em combinação com um revestimento galvânico. Esse revestimento pode ser feito de metal verdadeiro. O revestimento galvânico pode ser aplicado em um processo de galvanoplastia seletiva. Durante esse processo de revestimento para uma parte plástica multicomponentes, uma camada metálica só é depositada sobre um material duro enquanto um outro componente macio moldado com sobreposição pode permanecer não afetado.
[0050]O material magnético e/ou ferromagnético pode compreender cerca de 27,5 por cento, em peso, de uma resina termoplástica amorfa, cerca de 17 por cento, em peso, de óxido de alumínio, cerca de 51 por cento, em peso, de óxido de ferro e cerca de 4,5% de fibra de vidro.
[0051]A resina termoplástica amorfa pode compreender uma resina de estireno, por exemplo estireno acrilonitrila (SAN – "styrene acrylonitrile"). A resina termoplástica amorfa pode ser selecionada da lista que consiste em acrilonitrila butadieno estireno, poliestireno e estireno acrilonitrila.
[0052]A resina termoplástica amorfa pode compreender cerca de 17 por cento, em peso, de estireno acrilonitrila, e 10,5 por cento, em peso, de uma mistura compreendendo tereftalato de polibutileno e tereftalato de polietileno.
[0053]Descobriu-se, surpreendentemente, que a dita composição fornece um material de moldagem de alta gravidade, adequado para moldagem por injeção ou moldagem por extrusão. É fornecido um material de moldagem com alta gravidade específica e alta dureza de superfície, excelente em termos de características de revestimento bem como excelente em termos de condutividade térmica.
[0054]O uso de materiais de moldagem tendo uma gravidade específica relativamente alta é conhecido. Esses materiais de moldagem geralmente contêm uma resina polimérica e uma carga de alta densidade, como óxido de ferro. Nesses materiais de moldagem, porém, a quantidade de óxido de ferro que pode ser incluída é limitada, já que as propriedades de condutividade térmica do material de moldagem são relativamente insatisfatórias. Dessa forma, por um lado a condutividade térmica mais baixa leva a tempos de ciclo relativamente mais longos durante a fabricação, a fim de permitir que o material de moldagem resfrie após a moldagem. Por outro lado, se os materiais poliméricos pesados forem carregados com aditivos condutivos de alto calor, como fibras ou pó de metal, a adição desses materiais leva a janelas de processo apertadas na moldagem, por causa do congelamento imediato quando o material fundido entra em contato com a parede fria da ferramenta. Esse congelamento rápido leva a uma alta velocidade de injeção e baixa razão entre comprimento de fluxo e espessura de parede na peça produzida.
[0055]Descobriu-se agora, surpreendentemente, que o material de moldagem de acordo com a presente revelação tem uma alta gravidade específica e propriedades de condutividade térmica otimamente controladas para reduzir ou expandir o tempo necessário para que o material de moldagem resfrie durante ou após a moldagem por injeção. Descobriu-se, surpreendentemente, que uma porcentagem relativamente alta de óxido de ferro pode ser mantida no material de moldagem, ao mesmo tempo em que são melhoradas as propriedades de condutividade térmica do material de moldagem. A adição de óxido de alumínio, ao nitreto de boro ou ao silicato de alumínio fornece ao material de moldagem uma melhor condutividade térmica, em comparação com materiais contendo apenas uma resina de estireno e óxido de ferro. Essa melhor condutividade térmica pode levar a tempos de ciclo mais curtos, já que o material de moldagem precisa de menos tempo para resfriar após a moldagem.
[0056]Um outro benefício da adição de óxido de alumínio, nitreto de boro ou silicato de alumínio ao material é a capacidade de aumentar a quantidade total de óxido de ferro no material de moldagem, em comparação com materiais que compreendem óxido de ferro e resinas antigas. Os aprimoramentos nas propriedades do material de moldagem vêm da adição de quantidades relativamente pequenas de óxido de alumínio, nitreto de boro ou silicato de alumínio. Uma composição material compreendendo uma porcentagem relativamente alta de óxido de ferro (magnetita), isto é, de cerca de 45 por cento, em peso, a cerca de 67 por cento em peso, de preferência cerca de 51 por cento em peso, fornece boas propriedades magnéticas e um peso relativamente alto do material como um todo.
[0057]O estireno acrilonitrila "SAN" fornece propriedades de alta resistência térmica. As unidades de acrilonitrila na cadeia permitem que o SAN tenha uma temperatura de transição vítrea maior que 100°C. As propriedades do SAN podem permitir um tempo de ciclo reduzido devido à temperatura de transição vítrea relativamente mais precoce e mais rápida. Os polímeros amorfos são adequados para os compostos de resina pesada da presente revelação devido à temperatura de transição vítrea Tg sob a qual um polímero amorfo é transformado, de maneira reversível, de uma condição viscosa ou borrachosa para uma condição dura. Mediante a moldagem por injeção do material de resina pesado da presente revelação, a temperatura do material fundido fica acima da região de Tg (condição viscosa ou borrachosa). Durante o resfriamento, o composto chega mais cedo à alta temperatura de Tg e atinge a estabilidade dimensional (condição vítrea). A moldagem com sobreposição do material de resina pesada é possível, pois o material permanece dimensionalmente estável devido à alta Tg do material.
[0058]O tereftalato de polibutileno (PBT) e/ou o tereftalato de polietileno (PET) fornecem propriedades de superfície de alta qualidade à empunhadura, inclusive características ópticas melhoradas e alta resistência ao impacto. Uma vez aquecidos, uma mistura de PBT e PET representa um material fundido resistente a altas temperaturas com baixa viscosidade e um alto índice de fluidez (MFI - "Melt Flow Index"). Portanto, é melhorada a processabilidade do material magnético/ferromagnético durante a moldagem.
[0059]Sabe-se que materiais de resina pesados tendem a apresentar altos efeitos de encolhimento para produtos com paredes/dimensões espessas. Entretanto, descobriu-se surpreendentemente que as fibras de vidro adicionadas ao material magnético/ferromagnético proporcionam à composição material uma melhor estabilidade e baixos efeitos de encolhimento.
[0060]O material de acordo com a presente revelação é uma alternativa ao material de metal/zinco fundido em matriz. O material da revelação permite oferecer uma solução atraente em relação ao processo de fabricação de acordo com a presente revelação, ao preço e ao meio-ambiente. Essa alternativa permite que a empunhadura tenha a aparência e o toque, no estado final, como um produto de metal. Ao mesmo tempo, o material da presente revelação seria facilmente processável via moldagem por injeção e economizaria no esforço de montagem. Por exemplo, para o processo da presente revelação são necessários três passos básicos: (1) moldagem por injeção da empunhadura 12; (2) moldagem por injeção com dois componentes de material duro e/ou material macio, por exemplo para formar um descanso para o polegar 16; e (3) galvanoplastia da empunhadura, por exemplo para formar uma camada de metal na forma de um anel 18. Em contraste, quando se usa um material de zinco fundido em matriz, são necessárias cinco etapas: (1) fabricação da parte principal de zinco fundido em matriz; (2) rebarbação da parte principal; (3) galvanoplastia da parte principal; (4) produção separada de uma peça de material macio; (5) e montagem da parte principal com a parte de material macio produzida separadamente. Um lubrificante pode ser adicionado ao material, a fim de melhorar a fluidez do processo de moldagem.
[0061]A Tabela 1 mostra os resultados de fluidez e de transferência de calor de várias fórmulas/composições de material diferentes: Teste n° 20 % 20 % SAN 15 % SAN 17% SAN SAN 5% óxido 10% óxido 16% óxido 80 % de de de óxido alumínio alumínio alumínio de 75% óxido 75% óxido 67 % óxido ferro de ferro de ferro de ferro Peso 2,91 2,95 2,99 3,06 específico [g/cm3] 1 21 16 13 9 2 20 16 13 9 20 16 13 10 3 4 21 16 13 9 5 20 16 14 9 6 20 16 13 8 7 20 16 13 9 8 20 16 13 9 9 20 16 13 9 10 20 16 13 9 Média (cm) 20,2 16 13,1 9 Teor de Al-Ox 0 5 10 16 [%] Taxa de transferência 0,87 0,96 1,2 1,43 de calor [W/m*K] 0,89 1,06 1,22 1,41 0,88 1,01 1,23 1,44 Valor médio 0,88 1,01 1,21666667 1,42666667 [W/m*K]
Tabela 1: Fluidez e transferência de calor
[0062]O Gráfico 1 plota os resultados médios da transferência de calor e da distância de fluxo das fórmulas/composições de materiais da Tabela 1.
Gráfico 1: Resultados médios da transferência de calor e da distância de fluxo
[0063]Como pode ser visto, diferentes cargas e diferentes concentrações de cargas controlam a condutividade térmica ou a transmissão de calor e a fluidez do material.
[0064]Os resultados dos testes revelaram que o uso do nitreto de boro ou do silicato de alumínio apresentou resultados muito similares àqueles do óxido de alumínio, mostrados na Tabela 1 e no Gráfico 1, acima.
[0065]A energia térmica e o aquecimento por cisalhamento afetam a fluidez do material de resina pesada e, assim, a janela de processo para um processo eficaz de moldagem por injeção pode ser controlada com precisão. Adicionalmente, com a capacidade do material da presente revelação para preencher quaisquer cavidades disponíveis no interior do molde, é possível usar a distribuição de massa/peso do material para adaptação do momento de inércia da empunhadura acabada.
[0066]Há várias vantagens relacionadas ao material da presente revelação: A empunhadura fabricada com o material da presente revelação tem a aparência e o toque de uma empunhadura pesada de metal, e é resistente à corrosão. O material tem, também, vantagens de fabricação e vantagens de economia de custo, com tempos de ciclo rápidos devido a suas propriedades de transferência de calor, em comparação com empunhaduras e produtos com inserto de metal ou fundidas em matriz com peças componentes montadas. O material da presente revelação exige menos energia e outros recursos essenciais para fabricação, em comparação com produtos de zinco fundido em matriz.
[0067]Em contraste com as composições materiais que são altamente carregadas com cargas, o material magnético/ferromagnético da presente revelação apresenta propriedades mecânicas otimizadas, em especial a estabilidade dimensional sob calor e a resistência a impacto, devido à viscosidade do fundido e à temperatura de transição vítrea melhoradas.
[0068]O material da presente revelação tem a capacidade de aderir a outros componentes/materiais, por exemplo substratos e resinas, o que é importante para a moldagem por injeção de multicomponentes, por exemplo para moldagem de empunhaduras compreendendo dois ou três materiais diferentes.
[0069]A empunhadura ou a parte da empunhadura pode ser galvanizada para adicionar aparência aprimorada e um toque agradável. Os elastômeros termoplásticos são adequados à galvanoplastia, já que permitem a criação de componentes compósitos tanto duros quanto macios a serem seletivamente galvanizados em uma única operação.
[0070]Por exemplo, a empunhadura pode compreender um apoio para polegar feito de um material elastomérico termoplástico e/ou de um material de polipropileno. Esses materiais podem ser facilmente moldados por injeção sobre o material de resina pesada, conforme discutido acima. Esse apoio para polegar pode fornecer à empunhadura do implemento para tratamento bucal propriedades de manuseio melhoradas, por exemplo com propriedades antiderrapantes, para otimizar a manobrabilidade do implemento para tratamento bucal sob condições molhadas, por exemplo quando um usuário escova seus dentes. O apoio para polegar pode ser feito de um elastômero termoplástico com uma dureza Shore A de cerca de 30 a cerca de 60, ou cerca de 40, para impedir que o implemento para tratamento bucal fique muito escorregadio quando usado em condições molhadas. Pelo menos uma porção do apoio para polegar pode ter um formato côncavo com um ângulo α em relação à área da porção restante do apoio para polegar, de cerca de 20° a cerca de 25°, ou cerca de 24°. Pode-se fixar o apoio para polegar ou uma região de preensão à superfície frontal da empunhadura, na região perto da extremidade proximal, isto é, mais próxima da cabeça. O apoio para polegar pode compreender uma pluralidade de nervuras que se estendem de modo substancialmente perpendicular ao eixo geométrico longitudinal do implemento para tratamento bucal. Tais nervuras podem permitir que o usuário/consumidor use o implemento para tratamento bucal com mais controle ainda. O usuário/consumidor pode segurar melhor e manipular a empunhadura do implemento para tratamento bucal durante a escovação. Essa empunhadura pode fornecer um controle adicionalmente aprimorado e maior conforto durante a escovação, em particular sob condições molhadas.
[0071]Ademais, a empunhadura pode ser feita de pelo menos duas, ou pelo menos três, materiais diferentes, cada qual formando diferentes partes da empunhadura. Por exemplo, um primeiro material de acordo com a presente revelação, por exemplo, um material magnético e/ou ferromagnético, pode ser moldado por injeção em um primeiro componente da empunhadura, formando assim uma estrutura básica subjacente do implemento para tratamento bucal. Um segundo componente, por exemplo de material de polipropileno, pode ser moldado por injeção sobre o primeiro componente, e/ou um terceiro componente, por exemplo de material elastomérico termoplástico, pode ser moldado por injeção sobre o primeiro componente e/ou o segundo componente.
[0072]O terceiro componente de material elastomérico termoplástico pode formar o apoio para polegar na superfície frontal do implemento para tratamento bucal e/ou uma pega de palma na superfície traseira, oposta à superfície frontal a ser segura pelos dedos e polegar do usuário/consumidor. Essa configuração de empunhadura pode ser ainda mais resistente ao escorregamento durante o uso. O material elastomérico termoplástico pode se estender através de uma abertura fornecida na estrutura de base subjacente e/ou segundo componente da empunhadura.
[0073]Os elementos de limpeza dos dentes do implemento para tratamento bucal, por exemplo um feixe de filamentos formando um tufo ou uma pluralidade de tufos, podem ser fixados à cabeça por meio de um processo de formação de tufos a quente. Um método de fabricação da cabeça com tufos de filamentos embutidos na cabeça pode compreender as seguintes etapas: Em uma primeira etapa, os tufos são formados mediante o fornecimento de uma quantidade desejada de filamentos. Em uma segunda etapa, os tufos são colocados em uma cavidade de molde, de modo que as extremidades dos filamentos que se destinam a ser fixadas à cabeça se estendam para dentro da dita cavidade. As extremidades opostas dos filamentos, que não se estendem para dentro da dita cavidade, podem ter extremidades arredondadas ou extremidades não arredondadas. Por exemplo, os filamentos podem ter extremidades não arredondadas se forem filamentos afunilados com ponta afilada. Em uma terceira etapa, a cabeça é formada em torno das extremidades dos filamentos que se estendem para dentro da cavidade do molde, por meio de um processo de moldagem por injeção, ancorando assim os tufos na cabeça. Alternativamente, os tufos podem ser ancorados mediante a formação de uma primeira parte da cabeça – uma assim chamada "placa de vedação" – ao redor das extremidades dos filamentos que se estendem para dentro da cavidade do molde, por meio de um processo de moldagem por injeção, antes que seja formada a parte restante do implemento para tratamento bucal. Antes de começar o processo de moldagem por injeção, as extremidades dos tufos que se estendem na cavidade do molde podem ser opcionalmente fundidas ou ligadas por fusão para juntar os filamentos em uma massa ou bola fundida, para que as massas ou bolas fundidas fiquem localizadas dentro da cavidade. Os tufos podem ser mantidos na cavidade do molde por uma barra de molde com orifícios cegos que correspondem à posição desejada dos tufos na cabeça finalizada do implemento para tratamento bucal. Em outras palavras, os tufos fixados à cabeça por meio do processo de formação de tufos a quente não são duplicados na porção central ao longo de seu comprimento e não são montados na cabeça usando uma âncora/um grampo. Os tufos são montados na cabeça por meio de um processo de formação de tufos livre de âncoras.
[0074]Alternativamente, a cabeça do implemento para tratamento bucal pode ser dotada de um suporte para cerdas tendo ao menos um orifício para tufo, por exemplo um orifício com fundo cego. Um tufo compreendendo uma pluralidade de filamentos pode ser fixado/ancorado no dito orifício para tufo por meio de um processo de grampeamento/método de formação de tufos por ancoramento. Isto significa que os filamentos do tufo são fletidos/dobrados em torno de uma âncora, por exemplo, um fio de ancoramento ou uma placa de ancoramento, por exemplo feita de metal, de maneira substancialmente em formato de U. Os filamentos juntamente com a âncora são empurrados para dentro do orifício para tufo de modo que a âncora penetre em paredes laterais opostas do orifício para tufo ancorando/fixando/prendendo, assim, os filamentos ao suporte de cerdas. A âncora pode ser fixada em paredes laterais opostas por engate positivo e por atrito. No caso de o orifício para tufo ser um orifício de extremidade cega, a âncora mantém os filamentos contra um fundo do orifício. Em outras palavras, a âncora pode se situar sobre a curva em formato de U de maneira substancialmente perpendicular. Uma vez os filamentos do tufo sejam dobrados em torno da âncora em uma configuração substancialmente em formato de U, um primeiro ramo e um segundo ramo de cada filamento se estendem a partir do suporte para cerdas na direção de um filamento. Os tipos de filamento que podem ser usados/são adequados para uso em um processo de grampeamento são também chamados de "filamentos de dois lados". Cabeças para implementos para tratamento bucal que são produzidas por um processo de grampeamento podem ser fornecidas em uma forma relativamente barata e rápida.
[0075]A seguir encontra-se uma discussão não limitadora de modalidades de exemplo de implementos para tratamento bucal e partes dos mesmos, de acordo com a presente revelação, onde referência às Figuras é feita.
[0076]A Figura 1 mostra um implemento manual para tratamento bucal 10, nesta modalidade específica uma escova de dentes manual 10. A escova de dentes manual 10 compreende uma empunhadura 12, à qual um conector 14 é acoplado, e uma cabeça da escova 16. A cabeça da escova 16 pode ser repetidamente fixável à, e removível da, empunhadura 12 por um conector 14.
[0077]As Figuras 2 a 5 mostram uma vista esquemática em perspectiva, uma vista lateral, uma vista frontal e uma vista de cima para baixo da empunhadura 12, respectivamente, sendo que a empunhadura 12 compreende o conector 14. O conector 14 compreende uma primeira seção substancialmente cilíndrica 18, uma segunda seção substancialmente cilíndrica 20 e uma seção ao menos parcialmente cônica 22 que conecta a primeira e a segunda seções cilíndricas 18, 20. A primeira seção substancialmente cilíndrica 18, a seção ao menos parcialmente cônica 22 e a segunda seção substancialmente cilíndrica 20 são dispostas em ordem consecutiva e juntas definem uma extensão de comprimento longitudinal 24 do conector 14. A primeira seção substancialmente cilíndrica 18 e a segunda seção substancialmente cilíndrica 20 são posicionadas fora de centro em relação à extensão de comprimento longitudinal 24 do conector 14. Como se pode inferir a partir da vista lateral da Figura 7, a primeira e a segunda seções substancialmente cilíndricas 18, 20 têm um primeiro e um segundo eixo geométrico central longitudinal 74, 76, respectivamente, que são definidos como o eixo de simetria da primeira e da segunda seções substancialmente cilíndricas 18, 20. A primeira e a segunda seções substancialmente cilíndricas 18, 20 podem ser posicionadas/dispostas uma em relação à outra de modo que o segundo eixo geométrico central longitudinal 76 da segunda seção cilíndrica 20 esteja localizado fora de centro em relação ao primeiro eixo geométrico central longitudinal 74 da primeira seção cilíndrica 18 por uma distância de cerca de 1 mm a cerca de 2,5 mm, ou cerca de 1,5 mm a cerca de 2 mm, ou cerca de 1,65 mm. Em outras palavras, quando visto em uma vista lateral (em comparação com as Figuras 3, 7 e 8), o eixo geométrico central da segunda seção substancialmente cilíndrica 20 é deslocado/excêntrico a partir do eixo geométrico central longitudinal 74 da primeira seção substancialmente cilíndrica 18 por uma distância 78 de cerca de 1 mm a cerca de 2,5 mm, ou de cerca de 1,5 mm a cerca de 2 mm, ou de cerca de 1,65 mm.
[0078]A empunhadura 12 tem uma extremidade distal 54 e uma extremidade proximal 56, sendo que a extremidade proximal 56 é mais próxima a uma cabeça da escova 16 fixável à empunhadura 12. Conforme mostrado nas Figuras 8 a 10, a extremidade proximal 56 da empunhadura 12 compreende uma porção oca/reentrância 58 na qual uma porção da primeira seção substancialmente cilíndrica 18 é fixada, por exemplo, por meio de um processo de encaixe por pressão e/ou colagem.
[0079]A extremidade proximal 56 da empunhadura 12 compreende uma superfície chanfrada 60. A área da seção transversal 62 que se estende de modo substancialmente perpendicular à extensão de comprimento longitudinal 64 e a superfície chanfrada 60 definem um ângulo α de cerca de 15° a cerca de 30°, ou de cerca de 18° a cerca de 28°, ou de cerca de 25°.
[0080]As Figuras 6 e 7 mostram uma vista esquemática frontal e lateral do conector 14, respectivamente. A primeira seção substancialmente cilíndrica 18 e a segunda seção substancialmente cilíndrica 20 têm, cada uma, uma extensão de comprimento 26, 28 e uma área da seção transversal 30, 32 que se estende de modo substancialmente perpendicular à extensão de comprimento 26,
28. A área da seção transversal 30 da primeira seção substancialmente cilíndrica 18 e a segunda área da seção transversal 32 da segunda seção substancialmente cilíndrica 20 são substancialmente circulares. A primeira seção substancialmente cilíndrica 18 tem uma área da seção transversal 30 maior que a área da seção transversal 32 da segunda seção substancialmente cilíndrica 20. A primeira área da seção transversal 30 tem um diâmetro 36 de cerca de 8 mm a cerca de 10 mm, ou de cerca de 9 mm, enquanto a segunda área da seção transversal 32 tem um diâmetro 34 de cerca de 4 mm a cerca de 6 mm, ou de cerca de 5 mm.
[0081]A primeira seção substancialmente cilíndrica 18 compreende uma porção de achatamento 38 na superfície lateral externa 80 do conector 14. A porção de achatamento 38 se estende ao longo da extensão de comprimento 26 da primeira seção substancialmente cilíndrica 18. Conforme se pode inferir adicionalmente a partir das Figuras 8 a 10, a porção de achatamento compreende uma reentrância 40 que forma uma cavidade interna 82 dentro do conector 14. Um elemento esférico acionado por mola 42 é inserido na cavidade 82 e é fixo ao mesmo, por exemplo, por um processo de encaixe por pressão e/ou colagem. O elemento esférico acionado por mola 42 é um elemento com um mecanismo de travamento de encaixe por pressão para fornecer conexão suficientemente forte e estabilidade entre a cabeça 16 e a empunhadura 12 em uma direção axial, isto é, ao longo da extensão de comprimento longitudinal 24 do conector e do implemento para tratamento bucal 10. O elemento esférico acionado por mola 42 compreende uma esfera 44 e uma mola 46, sendo que a mola 46 aplica uma força radial sobre a esfera 44 em direção à circunferência externa 48 e à superfície lateral externa 80 do conector 14. Quando a cabeça da escova 16 é fixada à empunhadura, a esfera 44 se estende um pouco além da superfície lateral externa da primeira seção substancialmente cilíndrica 18 e é presa em uma reentrância correspondente 70 fornecida em uma porção oca (66) da haste da cabeça (em comparação com as Figuras 11 e 12). Tanto a mola 46 quanto a esfera 44 podem ser produzidas a partir de aço inoxidável.
[0082]A primeira e a segunda seções substancialmente cilíndricas 18, 20 têm uma primeira e uma segunda superfícies laterais externas 50, 52, respectivamente, e a primeira e a segunda seções substancialmente cilíndricas 18, 20 são dispostas uma em relação à outra de modo que uma parte da primeira superfície lateral externa 50 e uma parte da segunda superfície lateral externa 52 estejam substancialmente em alinhamento linear. A porção de achatamento 38 é disposta de modo oposto à primeira e à segunda superfícies externas 50, 52 estando substancialmente em alinhamento linear.
[0083]A Figura 11 ilustra uma vista em perspectiva da cabeça da escova 16, e a Figura 12 uma respectiva vista de fundo. A cabeça 16 compreende uma porção oca 66 para receber a segunda seção substancialmente cilíndrica 20, a seção ao menos parcialmente cônica 22 e uma parte da primeira seção substancialmente cilíndrica 18 do conector 14. A porção oca 66 tem uma parede interna 68 que compreende uma reentrância 70 para receber uma porção da esfera 44 do elemento esférico acionado por mola 42. A parede interna 68 da porção oca 66 compreende adicionalmente dois rasgos 72 dispostos de forma oposta entre si para ajustar precisamente a cabeça 16 no conector 14.
[0084]No contexto desta revelação, o termo "substancialmente" refere-se a uma disposição de elementos ou recursos que, embora em teoria seria esperado que apresentassem correspondência ou comportamento exato, pode, na prática, abranger algo um pouco menos do que o exato. Como tal, o termo denota o grau pelo qual um valor, medição ou outra representação relacionada quantitativa pode variar de uma referência estabelecida sem resultar em uma mudança na função básica do assunto em debate.
[0085]As dimensões e os valores aqui revelados não devem ser entendidos como estando estritamente limitados aos valores numéricos exatos mencionados. Em vez disso, exceto onde especificado em contrário, cada uma dessas dimensões se destina a significar tanto o valor mencionado como uma faixa de valores funcionalmente equivalentes em torno daquele valor. Por exemplo, uma dimensão revelada como "40 mm" se destina a significar "cerca de 40 mm".

Claims (15)

REIVINDICAÇÕES
1. Conector (14) para repetidamente fixar e remover uma cabeça (16) a/de uma empunhadura (12) de um implemento manual para tratamento bucal (10), sendo o conector caracterizado por compreender uma primeira seção substancialmente cilíndrica (18), uma segunda seção substancialmente cilíndrica (20), e uma seção ao menos parcialmente cônica (22) que conecta a primeira e a segunda seções cilíndricas (18, 20), sendo que a primeira e a segunda seções substancialmente cilíndricas (18, 20) e a seção ao menos parcialmente cônica (22) definem uma extensão de comprimento longitudinal (24) do conector (14), sendo ainda que a primeira seção substancialmente cilíndrica (18) e a segunda seção substancialmente cilíndrica (20) são posicionadas fora de centro em relação à extensão de comprimento longitudinal (24).
2. Conector (14), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a primeira seção substancialmente cilíndrica (18) e a segunda seção substancialmente cilíndrica (20) terem, cada uma, uma extensão de comprimento (26, 28) e uma área da seção transversal (30, 32) que se estende de modo substancialmente perpendicular à extensão de comprimento (26, 28), e a área da seção transversal (30) da primeira seção substancialmente cilíndrica (18) e/ou a área da seção transversal (32) da segunda seção substancialmente cilíndrica (20) serem substancialmente circulares.
3. Conector (14), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a primeira e/ou a segunda seção substancialmente cilíndrica (18, 20)
compreender uma porção de achatamento (38) que se estende ao longo da extensão de comprimento (26, 28) da primeira e/ou da segunda seção substancialmente cilíndrica (18, 20).
4. Conector (14), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a primeira e/ou a segunda seção substancialmente cilíndrica (18, 20), de preferência, a porção de achatamento (38), compreender um elemento esférico acionado por mola (42), sendo que o elemento esférico acionado por mola (42) compreende uma esfera (44) e uma mola (46), em que a mola (46) aplica uma força radial na esfera (44) em uma direção voltada para a superfície lateral externa (80) do conector (14).
5. Conector (14), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a primeira seção substancialmente cilíndrica (18) ter uma área da seção transversal (30) maior que a área da seção transversal (32) da segunda seção substancialmente cilíndrica (20).
6. Conector (14), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a primeira e a segunda seções substancialmente cilíndricas (18, 20) terem uma primeira e uma segunda superfícies externas (50, 52), respectivamente, e a primeira e a segunda seções substancialmente cilíndricas (18, 20) serem dispostas uma em relação à outra de modo que uma parte da primeira superfície externa (50) e uma parte da segunda superfície externa (52) estejam substancialmente em alinhamento linear.
7. Conector (14), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a porção de achatamento (38) ser disposta de modo oposto à primeira e à segunda superfícies externas (50, 52) estando substancialmente em alinhamento linear.
8. Empunhadura (12) de um implemento manual para tratamento bucal (10), sendo a empunhadura (12) caracterizada por compreender um conector (14) conforme definido em qualquer uma das reivindicações anteriores.
9. Empunhadura (12), de acordo com a reivindicação 8, sendo a empunhadura (12) caracterizada por ter uma extremidade distal (54) e uma extremidade proximal (56), sendo que a extremidade proximal (56) é mais próxima de uma cabeça (16) fixável à empunhadura (12), e a extremidade proximal (56) da empunhadura (12) compreende uma porção oca (58) dentro da qual uma porção da primeira seção substancialmente cilíndrica (18) é fixada.
10. Empunhadura (12), de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizada por a extremidade proximal (56) da empunhadura (12) compreender uma superfície chanfrada (60).
11. Empunhadura (12), de acordo com a reivindicação 10, caracterizada por a empunhadura (12) ter uma extensão de comprimento longitudinal (64) e uma área da seção transversal (62) que se estende de modo substancialmente perpendicular à extensão de comprimento longitudinal (64), e a superfície chanfrada (60) e a área da seção transversal (62) definirem um ângulo α de cerca de 15° a cerca de 30°, de preferência de cerca de 18° a cerca de 28°, com ainda mais preferência de cerca de 25°.
12. Implemento manual para tratamento bucal (10) caracterizado por compreender uma cabeça (16), de preferência uma cabeça da escova (16), uma empunhadura
(12) com um conector (14) conforme definida em qualquer uma das reivindicações 8 a 11, sendo a cabeça (16) repetidamente fixável à, e removível da, empunhadura (12) através do conector (14).
13. Implemento manual para tratamento bucal (10), de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por a cabeça (16) compreender uma porção oca (66) para receber a segunda seção substancialmente cilíndrica (20), a seção ao menos parcialmente cônica (22) e uma parte da primeira seção substancialmente cilíndrica (18).
14. Implemento manual para tratamento bucal (10), de acordo com a reivindicação 12 ou 13, caracterizado por a cabeça (16) compreender uma porção oca (66) com uma parede interna (68), sendo que a parede interna (68) compreende uma reentrância (70) para receber a esfera (44) do elemento esférico acionado por mola (42).
15. Implemento manual para tratamento bucal (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 14, caracterizado por a cabeça (16) compreender uma porção oca (66) com uma parede interna (68), sendo que a parede interna (68) compreende ao menos um rasgo (72), de preferência dois rasgos (72) dispostos de forma oposta entre si, para ajustar a cabeça (16) no conector (14).
BR112020014062-7A 2018-02-09 2019-02-01 conector para um implemento manual para tratamento bucal BR112020014062A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP18155967.5 2018-02-09
EP18155967.5A EP3524090A1 (en) 2018-02-09 2018-02-09 Connector for a manual oral care implement
PCT/US2019/016212 WO2019156899A1 (en) 2018-02-09 2019-02-01 Connector for a manual oral care implement

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020014062A2 true BR112020014062A2 (pt) 2020-12-01

Family

ID=61189284

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020014062-7A BR112020014062A2 (pt) 2018-02-09 2019-02-01 conector para um implemento manual para tratamento bucal

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP3524090A1 (pt)
KR (1) KR102571850B1 (pt)
CN (1) CN111698929A (pt)
AU (2) AU2019217813A1 (pt)
BR (1) BR112020014062A2 (pt)
CA (1) CA3088675C (pt)
MX (1) MX2020008156A (pt)
WO (1) WO2019156899A1 (pt)

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB766486A (en) * 1954-10-15 1957-01-23 Harry King Palethorpe Improvements in or relating to coupling joints for rods
US4384645A (en) * 1976-04-02 1983-05-24 Manfredi John A Dental hygiene kit
US5361446A (en) * 1993-05-06 1994-11-08 Mark Rufo Toothbrush
FR2835176B1 (fr) * 2002-01-30 2004-10-01 Dupont Ind Outil de soins bucco-dentaires constitue par l'assemblage de plusieurs elements
US20040016073A1 (en) * 2002-07-25 2004-01-29 Knutson James D. Disposable toothbrush system
JP5884085B2 (ja) * 2011-04-21 2016-03-15 パナソニックIpマネジメント株式会社 口腔衛生装置
JP5938723B2 (ja) * 2011-11-22 2016-06-22 パナソニックIpマネジメント株式会社 口腔衛生装置
CN202941615U (zh) * 2012-11-02 2013-05-22 朱成坚 一种可拆卸式牙刷
EP2807948B1 (en) 2013-05-29 2018-03-14 The Gillette Company LLC Method for producing a toothbrush
EP3291763B1 (de) * 2015-05-04 2019-05-15 Trisa Holding AG Elektrogerät für die körperpflege
CN105411165B (zh) * 2015-08-31 2017-04-19 浙江大学 交互式口腔清洁工具套装
WO2017139256A1 (en) * 2016-02-08 2017-08-17 Oralucent, Llc Short wavelength visible light-emitting toothbrush with an electronic signal interlock control

Also Published As

Publication number Publication date
AU2019217813A1 (en) 2020-08-13
EP3524090A1 (en) 2019-08-14
KR20200105900A (ko) 2020-09-09
CN111698929A (zh) 2020-09-22
WO2019156899A1 (en) 2019-08-15
CA3088675C (en) 2022-11-15
KR102571850B1 (ko) 2023-08-30
MX2020008156A (es) 2022-06-22
AU2022201292B2 (en) 2023-11-09
CA3088675A1 (en) 2019-08-15
AU2022201292A1 (en) 2022-03-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112020014896A2 (pt) Conector para um implemento manual para tratamento bucal
BR112020014902A2 (pt) Implemento manual para tratamento bucal
US11388985B2 (en) Connector for a manual oral care implement
US11400627B2 (en) Method for manufacturing an oral care implement
BR112020012199A2 (pt) implemento para tratamento bucal
BR112020012363A2 (pt) implemento para tratamento bucal
BR112020012392A2 (pt) implemento para tratamento bucal
BR112020012356A2 (pt) implemento para tratamento bucal
US11865748B2 (en) Connector
BR112020014062A2 (pt) conector para um implemento manual para tratamento bucal

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]