BR112020012413B1 - Conjunto de fechamento de garrafas com composição de homopolímero de polietileno - Google Patents

Conjunto de fechamento de garrafas com composição de homopolímero de polietileno Download PDF

Info

Publication number
BR112020012413B1
BR112020012413B1 BR112020012413-3A BR112020012413A BR112020012413B1 BR 112020012413 B1 BR112020012413 B1 BR 112020012413B1 BR 112020012413 A BR112020012413 A BR 112020012413A BR 112020012413 B1 BR112020012413 B1 BR 112020012413B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bottle
tie
homopolymer
disclosure
ethylene homopolymer
Prior art date
Application number
BR112020012413-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020012413A2 (pt
Inventor
XiaoChuan Wang
Ian Gibbons
Eric Vignola
Cliff Baar
Amin Mirzadeh
Original Assignee
Nova Chemicals (International) S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nova Chemicals (International) S.A. filed Critical Nova Chemicals (International) S.A.
Priority claimed from PCT/IB2018/060063 external-priority patent/WO2019123157A1/en
Publication of BR112020012413A2 publication Critical patent/BR112020012413A2/pt
Publication of BR112020012413B1 publication Critical patent/BR112020012413B1/pt

Links

Abstract

A presente divulgação descreve conjuntos de fechamento de garrafa que são feitos pelo menos em parte com uma composição de homopolímero de polietileno. O conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, uma porção de amarração alongada e uma porção de meios de retenção. As porções de meios de retenção engatam no gargalo da garrafa ou na porção superior da garrafa. A porção de amarração alongada conecta pelo menos um ponto na porção de tampa a pelo menos um ponto na porção de meios de retenção, de modo a evitar a perda da porção de tampa de uma garrafa.

Description

Campo técnico
[001]A presente divulgação é direcionada a conjuntos de fechamento de garrafa que são feitos pelo menos em parte com uma composição de homopolímero de polietileno. O conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, uma porção de amarração e uma porção de meios de retenção.
Fundamentos da técnica
[002]A fabricação de tampas simples de peça única utilizando composições de polietileno é bem conhecida dos especialistas na técnica.
[003]Os sistemas e desenhos de fechamento de garrafa que incorporam um meio de amarração integrado, que prende uma porção de tampa a uma garrafa depois que a porção de tampa foi removida de uma abertura de garrafa também são bem conhecidos. Tais projetos tipicamente envolvem processos de moldagem que apresentam um caminho de fluxo mais complicado e mais longo para um material plástico escolhido em relação a projetos de fechamento simples de uma peça. Como tal, seria vantajoso criar sistemas de fechamento amarrados usando um material termoplástico que mostre bom desempenho em aplicações de moldagem, especialmente aquelas que envolvem caminhos de fluxo mais longos e tortuosos em um molde. Também seria vantajoso fazer um sistema de fechamento com amarração usando um material que tenha resistência e flexibilidade suficientes à trinca por estresse, pois a porção de amarração precisaria ser forte o suficiente para evitar a perda da parte da tampa depois de removida da abertura da garrafa e flexível o suficiente para permitir que a porção de amarração seja formada ou dobrada em projetos de sistema de fechamento adequados.
Sumário da invenção
[004]A presente divulgação se refere aos conjuntos de fechamento de garrafa compreendendo uma porção de tampa, uma porção de amarração e uma porção de meios de retenção, em que o conjunto de fechamento de garrafa é feito pelo menos em parte a partir de uma composição de homopolímero de polietileno.
[005]Uma modalidade da presente divulgação fornece um conjunto de fechamento de garrafa que compreende uma porção de tampa, uma porção de amarração e uma porção de meios de retenção, sendo o conjunto de fechamento de garrafa feito pelo menos em parte a partir de uma composição de homopolímero de polietileno compreendendo: (I) 95 a 5% em peso de um primeiro homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3; e (II) 5 a 95% em peso de um segundo homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3, em que a proporção do índice de fusão I2 do segundo homopolímero de etileno para o índice de fusão I2 do primeiro homopolímero de etileno é pelo menos 10.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[006]A Figura 1A mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa montado em uma abertura de garrafa e em uma posição “fechada” ou “vedada”. A Figura 1B mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa à medida que uma porção de tampa é girada para provocar sua remoção de uma abertura de garrafa. A Figura 1C mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa depois que uma porção de tampa foi removida de uma abertura de garrafa. A Figura 1C mostra como uma porção de amarra alongada conecta pelo menos um ponto em uma porção de tampa a pelo menos um ponto em uma porção de colar de retenção depois que uma porção de tampa é removida de uma abertura de garrafa.
[007]A Figura 2A mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa montado sobre uma abertura de garrafa e antes que uma porção da tampa foi removida de uma garrafa. A Figura 2B mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa depois que uma porção de tampa foi removida de uma abertura de garrafa. A Figura 2B também mostra como uma porção de amarração alongada conecta pelo menos um ponto em uma porção de tampa a pelo menos um ponto em uma porção de colar de retenção, uma vez que uma porção de tampa foi removida de uma abertura de garrafa, evitando assim sua perda.
[008]A Figura 3A mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa. A Figura 3B mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa depois que uma porção de tampa foi removida de uma abertura de garrafa. A Figura 3B também mostra como uma porção de amarração alongada conecta pelo menos um ponto em uma porção de tampa a pelo menos um ponto em uma porção de colar de retenção, uma vez que uma porção de tampa foi removida de uma abertura de garrafa, evitando assim sua perda. A Figura 3C mostra como uma porção de amarra alongada conecta pelo menos um ponto em uma porção de tampa a pelo menos um ponto em uma porção de colar de retenção depois que uma porção de tampa é removida de uma abertura de garrafa. A Figura 3C mostra ainda que uma garrafa pode ser uma caixa, um recipiente ou qualquer outro recipiente de contenção adequado que tenha ou esteja equipado com uma abertura ou abertura que possa ser coberta ou vedada usando um conjunto de fechamento de garrafa.
[009]A Figura 4A mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa na ausência de uma garrafa. O conjunto de fechamento de garrafa tem uma porção de tampa, uma porção de corrente alongada e uma porção de colar de retenção. A Figura 4B mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa montado sobre uma abertura de garrafa e antes que uma porção da tampa tenha sido removida de uma abertura de garrafa. A Figura 4C mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa depois que uma porção de tampa foi removida de uma abertura de garrafa.
[010]A Figura 5A mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa na ausência de uma garrafa. A Figura 5B mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa à medida que uma porção de tampa é girada para provocar sua remoção de uma abertura de garrafa.
[011]A Figura 6A mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa que se encaixa sobre uma abertura de garrafa. A Figura 6B mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa depois que uma porção de tampa foi removida de uma abertura de garrafa. A Figura 6B mostra como uma porção de amarração alongada conecta pelo menos um ponto em uma porção de tampa a pelo menos um ponto em uma porção de colar de retenção depois que uma porção de tampa é removida de uma abertura de garrafa.
[012]A Figura 7A mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa montado em uma abertura de garrafa e em uma posição “fechada” ou “vedada”. A Figura 7B mostra uma modalidade de um conjunto de fechamento de garrafa depois que uma porção de tampa foi removida de uma abertura de garrafa. A Figura 7B mostra como uma porção de amarração alongada conecta pelo menos um ponto em uma porção de tampa a pelo menos um ponto em uma porção de colar de retenção depois que uma porção de tampa é removida de uma abertura de garrafa.
[013]A Figura 8 mostra um cromatógrafo de permeação em gel para uma composição de homopolímero de polietileno usada em uma modalidade da presente divulgação.
[014]A Figura 9A mostra uma vista em perspectiva de um fechamento com um proxy de amarração. A Figura 9B mostra uma vista em elevação frontal de um fechamento com um proxy de amarração. Nas Figuras 9A e 9B, um proxy de amarração conecta uma porção de tampa a uma banda inviolável.
[015]A Figura 10A mostra uma vista em perspectiva de um fechamento que possui um proxy de amarração depois que grande parte da banda inviolável foi removida. Na Figura 10A, um proxy de amarração conecta uma porção de tampa à seção restante da banda inviolável.
[016]A Figura 10B mostra uma vista esquemática em seção transversal parcial de elevação frontal de um fechamento com um proxy de amarração e sendo montado em uma pré-forma para teste de deformação por cisalhamento. Antes de montar o fechamento na pré-forma, grande parte da banda inviolável foi removida. O proxy de amarração conecta uma porção de tampa à seção restante da banda inviolável. Para medir a deformação por cisalhamento do proxy de amarração, a seção restante da banda inviolável é presa em uma posição estacionária à pré-forma, enquanto a parte da tampa é girada dentro de um testador de torque, como mostrado.
[017]A Figura 10C mostra uma vista esquemática em seção transversal parcial de elevação lateral de um fechamento com um proxy de amarração e sendo montado em uma pré-forma para teste de deformação ao rasgo. A banda inviolável foi desviada para baixo e para longe da parte da tampa, deixando intacto o proxy de amarração. O proxy de amarração conecta a parte do tampão à banda inviolável desviada para baixo. Para medir a deformação por rasgo do proxy de amarração, a banda inviolável desviada para baixo é presa em uma posição estacionária à pré- forma, enquanto a parte da tampa é girada dentro de um testador de torque, como mostrado.
[018]As Figuras 11A e 11B mostram uma vista em perspectiva e uma vista em elevação frontal, respectivamente, de um proxy de amarração depois que grande parte da porção da tampa e grande parte da banda inviolável foram removidas. Para medir a deformação à tração do proxy de amarração, a seção restante da porção da tampa e a seção restante da banda inviolável são cada uma presas e depois separadas na direção vertical, dentro de um testador de tração, conforme mostrado.
Descrição das modalidades
[019]Qualquer projeto de conjunto de fechamento de garrafa adequado compreendendo uma porção de tampa ou uma porção de fechamento, uma porção de amarração e uma porção de meios de retenção é contemplado para uso na presente divulgação, desde que seja feito, pelo menos em parte, usando uma composição de homopolímero de polietileno, como aqui descrito. No entanto, alguns exemplos não limitativos específicos de conjuntos adequados de fechamento de garrafas para uso na presente divulgação são divulgados nas Patentes U.S. 3.904.062; 4.474.302; 4.557.393; 4.564.114; 4.573.602; 4.583.652; 4.805.792; 5.725.115; 8.443.994; 8.720.716; 9.493.283; e 9.776.779; publicação de Pat. U.S. No. 2004/0016715 e 2008/0197135; Pat. de Desenho U.S. No. D593.856; e WO 2015/061834; todos os quais são incorporados aqui por referência. Para referência adicional, alguns projetos de conjunto de fechamento de garrafa que podem ser usados em modalidades da presente divulgação são mostrados nas Figuras 1 a 7.
[020]Uma modalidade da divulgação é um conjunto de fechamento de garrafa que compreende: uma porção de tampa, uma porção de amarração e uma porção de meios de retenção, a porção de tampa sendo moldada para engatar reversivelmente e cobrir uma abertura de garrafa, a porção de meios de retenção sendo moldada para engatar irreversivelmente um gargalo de garrafa ou uma porção superior de uma garrafa, e onde a porção de amarração conecta pelo menos um ponto na porção de tampa a pelo menos um ponto na porção de meios de retenção, em que a porção de tampa, opcionalmente a porção de amarração, e opcionalmente a porção de meios de retenção é feita a partir de uma composição de homopolímero de polietileno compreendendo: (I) 95 a 5% em peso de um primeiro homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3; e (II) 5 a 95% em peso de um segundo homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3, em que a proporção do índice de fusão I2 do segundo homopolímero de etileno para o índice de fusão I2 do primeiro homopolímero de etileno é pelo menos 10.
[021]Uma modalidade da divulgação é um conjunto de fechamento de garrafa que compreende: uma porção de tampa, uma porção de amarração alongada e uma porção de meios de retenção, a porção de tampa sendo moldada para engatar reversivelmente e cobrir uma abertura de garrafa, a porção de meios de retenção sendo moldada para engatar irreversivelmente um gargalo de garrafa ou uma porção superior de uma garrafa, e a porção de amarração alongada sendo moldada para conectar pelo menos um ponto na porção de tampa a pelo menos um ponto na porção de meios de retenção, em que a porção de tampa, opcionalmente a porção de amarração alongada, e opcionalmente a porção de meios de retenção são feitas de uma composição de homopolímero de polietileno compreendendo: (I) 95 a 5% em peso de um primeiro homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3; e (II) 5 a 95% em peso de um segundo homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3, em que a proporção do índice de fusão I2 do segundo homopolímero de etileno para o índice de fusão I2 do primeiro homopolímero de etileno é pelo menos 10.
[022]Uma modalidade da divulgação é um conjunto de fechamento de garrafa compreendendo uma porção de tampa, porção de amarração e porção de meios de retenção moldada integralmente; a porção de tampa sendo moldada para engatar reversivelmente e cobrir uma abertura de garrafa, a porção de meios de retenção sendo moldada para engatar irreversivelmente um gargalo de garrafa ou uma porção superior de uma garrafa e a porção de amarração sendo moldada para conectar pelo menos um ponto na porção de tampa a pelo menos um ponto na porção de meios de retenção; em que a porção de tampa moldada integralmente, a porção de amarração e a porção de meios de retenção são feitas de uma composição de homopolímero de polietileno compreendendo: (I) 95 a 5% em peso de um primeiro homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3; e (II) 5 a 95% em peso de um segundo homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3, em que a proporção do índice de fusão I2 do segundo homopolímero de etileno para o índice de fusão I2 do primeiro homopolímero de etileno é pelo menos 10.
[023]Uma modalidade da divulgação é um conjunto de fechamento de garrafa compreendendo uma porção de tampa moldada integralmente: parte de amarração alongada e porção de meios de retenção; a porção de tampa sendo moldada para engatar e cobrir reversivelmente uma abertura de garrafa, a porção de meios de retenção sendo moldada para engatar irreversivelmente um gargalo de garrafa ou uma porção superior de uma garrafa e a porção de amarração alongada sendo moldada para conectar pelo menos um ponto na porção de tampa a pelo menos um ponto na porção de meios de retenção; em que o moldado integralmente: porção de tampa, porção de amarração alongada e porção de meios de retenção são feitas de uma composição de homopolímero de polietileno compreendendo: (I) 95 a 5% em peso de um primeiro homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3; e (II) 5 a 95% em peso de um segundo homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3, em que a proporção do índice de fusão I2 do segundo homopolímero de etileno para o índice de fusão I2 do primeiro homopolímero de etileno é pelo menos 10.
[024]Uma modalidade da divulgação é um conjunto de fechamento de garrafa compreendendo uma porção de tampa moldada integralmente: porção de amarração alongada e porção de colar de retenção; a porção da tampa sendo moldada para engatar e cobrir reversivelmente uma abertura da garrafa, a porção do colar de retenção sendo moldada para engatar irreversivelmente um gargalo da garrafa ou uma porção superior de uma garrafa, e a porção de amarração alongada sendo moldada para conectar pelo menos um ponto na tampa de porção a pelo menos um ponto na porção de colar de retenção; em que a porção de tampa moldada integralmente, a porção de amarração alongada e a porção do colar de retenção são feitas de uma composição de homopolímero de polietileno compreendendo: (I) 95 a 5% em peso de um primeiro homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3; e (II) 5 a 95% em peso de um segundo homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3, em que a proporção do índice de fusão I2 do segundo homopolímero de etileno para o índice de fusão I2 do primeiro homopolímero de etileno é pelo menos 10.
[025]Uma modalidade da divulgação é um conjunto de fechamento de garrafa que compreende: uma porção de tampa, uma porção de amarração alongada e uma porção de colar de retenção, a porção de tampa sendo moldada para engatar reversivelmente e cobrir uma abertura de garrafa, a porção de colar de retenção sendo moldada para engatar irreversivelmente um gargalo de garrafa ou uma porção superior de uma garrafa, a porção de amarração alongada compreendendo uma tira de amarração que é conectada de maneira frangível ao longo de uma porção de sua borda superior a uma borda anular descendente da porção de tampa e que é conectada de maneira frangível ao longo de uma porção de sua borda inferior a uma borda anular superior da porção de colar de retenção, a tira de amarração sendo formada integralmente e conectada em uma extremidade a pelo menos um ponto na porção de tampa e formada integralmente com e conectada em outra extremidade a pelo menos um ponto na porção de retenção de colar, as seções frangíveis são quebráveis quando a porção da tampa é removida da abertura da garrafa, mas onde a porção da tampa permanece conectada à porção de colar de retenção através da tira de amarração; em que a porção de tampa, a porção de amarração alongada e a porção de colar de retenção são integralmente moldadas a partir de uma composição de polietileno compreendendo: (I) 95 a 5% em peso de um primeiro homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3; e (II) 5 a 95% em peso de um segundo homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3, em que a proporção do índice de fusão I2 do segundo homopolímero de etileno para o índice de fusão I2 do primeiro homopolímero de etileno é pelo menos 10.
[026]Uma modalidade da divulgação é um conjunto de fechamento de garrafa que compreende: uma porção de tampa, uma porção de amarração alongada e uma porção de colar de retenção, a porção de tampa sendo moldada para engatar e cobrir reversivelmente uma abertura de garrafa, a porção de amarração alongada compreendendo uma tira de amarração que é conectado de modo frangível ao longo de uma porção de sua borda superior a uma borda anular descendente da porção de tampa e que é conectado de modo frangível ao longo de uma porção de sua borda inferior a uma borda anular superior da porção de colar de retenção, a tira de amarração sendo formada integralmente com e conectada em uma extremidade a pelo menos um ponto na porção da tampa e formado integralmente e conectado em outra extremidade a pelo menos um ponto na porção do colar de retenção, as seções frangíveis sendo quebráveis quando a porção da tampa é removida de uma abertura de garrafa, mas onde a porção da tampa permanece conectada ao colar de retenção através da tira de amarração; em que a porção de tampa, a porção de amarração alongada e a porção de colar de retenção são integralmente moldadas a partir de uma composição de homopolímero de polietileno compreendendo: (I) 95 a 5% em peso de um primeiro homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3; e (II) 5 a 95% em peso de um segundo homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3, em que a proporção do índice de fusão I2 do segundo homopolímero de etileno para o índice de fusão I2 do primeiro homopolímero de etileno é pelo menos 10.
[027]Uma modalidade da divulgação é um conjunto de fechamento de garrafa que compreende: uma porção de tampa, uma porção de amarração e uma porção de meios de retenção, a porção de tampa sendo moldada para engatar reversivelmente e cobrir uma abertura de garrafa, a porção de meios de retenção sendo moldada para engatar irreversivelmente um gargalo de garrafa ou uma porção superior de uma garrafa, e onde a porção de amarração liga pelo menos um ponto na porção de tampa a pelo menos um ponto na porção de meios de retenção, em que a porção de tampa, opcionalmente a porção de fixação, e opcionalmente a porção de meios de retenção são feitas de uma composição de polietileno compreendendo: (I) 95 a 5% em peso de um primeiro homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,955-0,965 g/cm3; e (II) 5 a 95% em peso de um segundo homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3, em que a proporção do índice de fusão I2 do segundo homopolímero de etileno para o índice de fusão I2 do primeiro o homopolímero de etileno é pelo menos 10; e em que a composição de polietileno tem um índice de fusão, I2 de 0,5 a 10 g/10 min e uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3.
[028]Quando moldado integralmente, o conjunto de fechamento da garrafa apresenta longos caminhos de fluxo para um material plástico preencher durante a fabricação. Na presente divulgação, o termo “moldado integralmente” significa que os componentes referidos são moldados em um único molde contínuo.
[029]Em algumas modalidades, a porção da tampa é moldada para engatar reversivelmente e cobrir uma abertura ou abertura de garrafa da qual um líquido ou outro tipo de alimento pode ser dispensado e, portanto, é removível a partir dele.
[030]Em algumas modalidades, a porção de meios de retenção, que em algumas modalidades pode ser uma porção de colar de retenção, geralmente não deve ser removida ou não é facilmente removível de uma garrafa e em outras modalidades da divulgação, o colar de retenção engata um gargalo de garrafa ou uma parte superior de uma garrafa.
[031]Em algumas modalidades, a porção de amarração, que pode, em uma modalidade da divulgação, ser uma porção de amarração alongada, conecta pelo menos um ponto da porção de tampa a pelo menos um ponto na porção de meios de retenção, de modo que quando a porção de tampa é removida a partir de uma abertura de garrafa, a porção de tampa permanece fixada de forma flexível à garrafa através da porção de amarração e da porção de meios de retenção.
[032]Na presente divulgação, os termos “garrafa”, “recipiente”, “jarra”, “caixa”, “bolsa”, “embalagem” e semelhantes podem ser usados de forma intercambiável na presente divulgação. Ou seja, um “conjunto de fechamento de garrafa” também pode ser considerado um “conjunto de fechamento de recipiente”, um “conjunto de fechamento de frasco”, um “conjunto de fechamento de caixa”, um “conjunto de fechamento de bolsa”, um “conjunto de fechamento de embalagem” e semelhantes. Uma técnico especialista no assunto entenderá que um “conjunto de fechamento de garrafa”, conforme descrito na presente divulgação, pode ser usado para fechar ou vedar vários tipos diferentes de recipientes estruturais com diferentes desenhos e contornos.
[033]Os termos “tampa”, “fechamento”, “porção de fechamento”, “porção de tampa” e semelhantes, são usados na presente divulgação para conotar qualquer artigo moldado de forma adequada para englobar, vedar, fechar ou cobrir etc., um formato de abertura adequado, uma abertura adequadamente moldada, uma estrutura de gargalo aberto ou semelhante usada em combinação com um recipiente, uma garrafa, uma jarra e semelhantes.
[034]Em uma modalidade da divulgação, a porção de meios de retenção pode engatar reversível ou irreversivelmente um gargalo de garrafa, uma seção de ombro de uma garrafa ou uma porção superior de uma garrafa ou um acessório (por exemplo, um acessório em uma bolsa ou caixa).
[035]Em uma modalidade da divulgação, a porção de meios de retenção também pode servir como uma banda inviolável (TEB).
[036]Na presente divulgação, o termo “gargalo da garrafa” deve ser interpretado como um gargalo da garrafa em si, mas também qualquer tipo de estrutura semelhante ou funcionalmente equivalente, como uma bica, uma torneira, um acessório ou semelhante.
[037]Em uma modalidade da divulgação, a porção de meios de retenção é moldada ou modelada para engatar reversível ou irreversivelmente um gargalo de garrafa, uma seção de ombro de uma garrafa ou uma porção superior de uma garrafa.
[038]Em uma modalidade da divulgação, a porção de meios de retenção é uma porção do colar de retenção que engata reversível ou irreversivelmente um gargalo de garrafa, uma seção de ombro de uma garrafa ou uma porção superior de uma garrafa.
[039]Em uma modalidade da divulgação, a porção de colar de retenção é circular ou anularmente moldada de modo a engatar reversível ou irreversivelmente um gargalo de garrafa, uma seção de ombro de uma garrafa ou uma porção superior de uma garrafa.
[040]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, uma porção de amarração e uma porção de meios de retenção, onde a porção de tampa, a porção de amarração e a porção de meios de retenção são todas integralmente moldadas em uma única peça.
[041]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, uma porção de amarração e uma porção de colar de retenção, onde a porção de tampa, a porção de amarração e a porção de colar de retenção são todas integralmente moldadas em uma peça.
[042]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, uma porção de amarração alongada e uma porção de meios de retenção, onde a porção de tampa, a porção de amarração alongada e a porção de meios de retenção são todas integralmente moldadas em uma única peça.
[043]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, uma porção de amarração alongada e uma porção de colar de retenção, onde a porção de tampa, a porção de amarração alongada e a porção de colar de retenção são todas integralmente moldadas em uma única peça.
[044]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, uma porção de amarração e uma porção de meios de retenção em que a porção de tampa, a porção de amarração e a porção de meios de retenção são moldadas separadamente.
[045]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, uma porção de amarração e uma porção de colar de retenção, onde a porção de tampa, a porção de amarração e a porção de colar de retenção são moldadas separadamente.
[046]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, uma porção de amarração alongada e uma porção de meios de retenção onde a porção de tampa, a porção de amarração alongada e a porção de meios de retenção são moldadas separadamente.
[047]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, uma porção de amarração alongada e uma porção de colar de retenção, onde a porção de tampa, a porção de amarração alongada e a porção de colar de retenção são moldadas separadamente.
[048]Nas modalidades da divulgação, quando moldadas separadamente a porção de tampa, a porção de amarração e a porção de meios de retenção podem ser fixadas juntas usando qualquer meio conhecido na técnica. Por exemplo, a parte da tampa, a porção de tampa e a porção de meios de retenção podem ser coladas ou soldadas usando calor aplicado, sonicação ou outros métodos conhecidos na técnica para fundir materiais plásticos.
[049]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, uma porção de amarração e uma porção de meios de retenção, onde a porção de tampa, a porção de amarração e a porção de meios de retenção são feitas do mesmo ou de diferentes materiais.
[050]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, uma porção de amarração e uma porção de colar de retenção, onde a porção de tampa, a porção de amarração e a porção de colar de retenção são feitas do mesmo ou de diferentes materiais.
[051]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, uma porção de amarração alongada e uma porção de meios de retenção onde a porção de tampa, a porção de amarração alongada e a porção de meios de retenção são feitas dos mesmos materiais ou de materiais diferentes.
[052]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, uma porção de amarração alongada e uma porção de colar de retenção, onde a porção de tampa, a porção de amarração alongada e a porção de colar de retenção são feitas do mesmo ou de diferentes materiais.
[053]Em uma modalidade da presente divulgação, a “porção de amarração” é de comprimento suficiente e/ou tem um desenho que permite a remoção de uma “porção de tampa” de uma abertura de garrafa e, ao mesmo tempo, impede a perda da porção de tampa, mantendo uma conexão entre a porção de tampa e uma garrafa, recipiente ou semelhante, formando uma conexão entre pelo menos um ponto na porção de tampa e pelo menos um ponto em uma “porção de meios de retenção”.
[054]Em uma modalidade da presente divulgação, a porção de amarração pode ser uma “porção de amarração alongada”, onde “alongada” significa que a porção de amarração terá pelo menos uma dimensão (comprimento) que é maior que pelo menos uma outra dimensão (largura ou altura/espessura) ou vice-versa. Ou, de outro modo, “alongada” significa que a amarração tem um comprimento maior que sua largura e/ou altura/espessura.
[055]Em uma modalidade da presente divulgação, a porção de amarração terá dimensões (por exemplo, largura e/ou altura/espessura) que oferecem resistência suficiente para impedir a clivagem ou quebra fácil da amarração quando colocadas sob tensão ou pressão, como por exemplo quando a amarração está sujeito a forças de dobramento ou flexão. Por exemplo, em uma modalidade da divulgação, a amarração terá largura e/ou altura/espessura suficientes, de modo a impedir a quebra fácil da amarração quando mastigado.
[056]Em uma modalidade da presente divulgação, a “porção de amarração alongada” é de comprimento suficiente e/ou tem um desenho que permite a remoção de uma “porção de tampa” de uma abertura de garrafa e, ao mesmo tempo, impede a perda da porção de tampa de manter uma conexão entre a porção de tampa e uma garrafa, recipiente ou semelhante, formando uma conexão entre pelo menos um ponto na porção de tampa e pelo menos um ponto em uma “porção de meios de retenção”.
[057]Nas modalidades da divulgação, a porção de meios de retenção pode ser uma “porção de colar de retenção” que engata em alguma porção de um gargalo de garrafa ou em uma porção superior de uma garrafa, recipiente ou semelhante.
[058]Em modalidades da divulgação, a porção de meios de retenção pode ser uma “porção de colar de retenção” que engata irreversivelmente uma porção de um gargalo de garrafa, uma bica, uma torneira, um acessório em uma bolsa ou semelhante.
[059]Alternativamente, a porção de meios de retenção pode ser uma “porção de colar de retenção” que engata no gargalo da garrafa ou na porção superior de uma garrafa, recipiente ou semelhante.
[060]Em uma modalidade da divulgação, a porção de colar de retenção pode engatar rotativamente um gargalo de garrafa, ou porção superior de uma garrafa, recipiente ou semelhante.
[061]Em uma modalidade da divulgação, a porção de meios de retenção é uma porção do colar de retenção que é moldada para engatar irreversivelmente um gargalo de garrafa ou uma porção superior de uma garrafa, recipiente ou semelhante.
[062]Em uma modalidade da divulgação, a porção de colar de retenção é anular ou circular e pode encaixar e engatar um gargalo de garrafa ou uma porção superior de uma garrafa, recipiente ou semelhante.
[063]A porção da tampa pode ser uma única peça contígua, ou pode ela própria compreender uma ou mais estruturas da porção da tampa.
[064]A porção de amarração na presente divulgação não precisa servir como uma conexão articulada entre uma porção de tampa e uma porção de meios de retenção (como, por exemplo, uma porção de colar de retenção), e a porção de amarração não precisa compreender uma porção ou área de amarração, mas a amarração porção pode, em algumas modalidades da divulgação, compreender uma dobradiça e, quando presente, a dobradiça pode ser a chamada “dobradiça viva”.
[065]Em uma modalidade da divulgação, a porção de amarração alongada tem um comprimento que é suficiente para permitir que a porção de tampa do conjunto de fechamento de garrafa balance ou pendure para fora do caminho de uma abertura de garrafa, abertura ou semelhante, de modo a não interferir com a dispensação do conteúdo do frasco, enquanto ao mesmo tempo amarra a porção da tampa a um frasco através da porção de meios de retenção.
[066]A porção da tampa pode ela própria ser uma tampa de rosca que engata com rosca um sistema rosqueado no gargalo, na torneira, no bico, na válvula, na fixação em uma bolsa ou semelhante. A porção de tampa pode, alternativamente, ser uma tampa de pressão que engata reversivelmente em um gargalo, torneira, bico ou semelhante. A porção de tampa também pode engatar reversivelmente uma porção de colar de retenção em um encaixe de pressão ou em um arranjo complementar de estruturas rosqueadas. A porção de tampa pode compreender uma primeira porção de tampa e uma segunda porção de tampa, em que a primeira porção de tampa engata a segunda porção de tampa em um encaixe de pressão e a segunda porção de tampa engata um gargalo de garrafa, ou a porção superior de uma garrafa em uma maneira reversível ou irreversível. Por exemplo, uma segunda porção de tampa pode ter uma estrutura rosqueada que engata com rosqueando um sistema rosqueado no gargalo da garrafa. Alternativamente, a segunda porção de tampa pode ela mesma engatar um gargalo de garrafa por qualquer tipo adequado de encaixe de pressão. A porção de tampa também pode compreender mais de duas porções de tampa.
[067]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa adaptada para fechar uma abertura em uma garrafa ou semelhante, fazendo um engate de fricção com a abertura.
[068]Em uma modalidade da divulgação, a porção da tampa tem roscas internas que coincidem com as roscas externas em torno de uma abertura em uma garrafa, como em um gargalo de garrafa, torneira ou bico, por exemplo.
[069]Em uma modalidade da divulgação, a porção de colar de retenção é adaptada para cooperar com um ombro ou um flange no gargalo de uma garrafa ou uma porção superior de uma garrafa que deve ser vedada pela porção de tampa.
[070]Em uma modalidade da divulgação, a porção de colar de retenção é de forma anular ou cilíndrica e se encaixa no gargalo de uma garrafa e é acoplada à mesma, usando qualquer meio de acoplamento adequado, como um encaixe de pressão ou um engate rosqueado. Em uma modalidade, a porção do colar de retenção é moldada para encaixar no gargalo da garrafa, na abertura da garrafa, na torneira, no bico ou semelhante. Em uma modalidade, a porção de colar de retenção pode ser rosqueada em um gargalo de garrafa, abertura de garrafa, torneira, bico ou semelhante. Em uma modalidade, a porção de colar de retenção pode ela própria ter um sistema de rosqueamento interno que se acopla com roscas externas em um gargalo de garrafa, abertura de garrafa, torneira, bico ou semelhante. Em uma modalidade, a porção de colar de retenção é dimensionada para ser engatada sob um flange ou ombro moldado em um gargalo de garrafa ou em uma porção superior de uma garrafa. Por exemplo, a porção de colar de retenção pode ter uma dimensão radial anular que impede que ela se mova além de um ombro anular moldado integralmente em um gargalo de garrafa ou em uma porção superior de uma garrafa. Neste caso, o ombro anular que se estende para fora no gargalo da garrafa ou na parte superior da garrafa atua como uma superfície de camuflagem que impede o movimento do colar de retenção em direção a uma abertura da garrafa. Um tal ombro em uma garrafa pode, por exemplo, ter uma borda anular externa cônica que permite que a porção do colar de retenção seja deslizada sobre a garrafa de uma maneira irreversível. Em uma modalidade da divulgação, pode haver saliências espaçadas anularmente estendidas para fora ou semelhantes em um gargalo de garrafa ou em uma porção superior de uma garrafa, contra as quais o colar de retenção se apoia para segurá-lo a um gargalo de garrafa, abertura de garrafa, torneira, bico ou semelhante. Os técnicos especialistas no assunto apreciarão que outros meios podem ser utilizados para fixar a porção do colar de retenção a um gargalo de garrafa, à porção superior de uma garrafa, a um bico, torneira e semelhantes.
[071]Em uma modalidade da divulgação, a porção de amarração alongada compreende uma tira de conexão tendo uma primeira extremidade conectada a pelo menos um ponto da porção de tampa e uma segunda extremidade conectada a pelo menos um ponto da porção de colar de retenção, uma borda inferior e uma borda superior, em que quando a porção de tampa é ajustada a uma abertura de garrafa, a tira de conexão circunda pelo menos parcialmente um gargalo, bico ou semelhante entre a porção de tampa e a porção de colar de retenção e em que pelo menos uma porção da borda superior da tira de conexão é conectada de modo frangível a uma borda inferior da porção da tampa e onde pelo menos uma porção da borda inferior da tira de conexão é conectada de modo frangível a uma borda superior da porção do colar de retenção e quando a tampa porção é removida de uma abertura de garrafa quebrando as conexões frágeis entre a porção de tampa, a tira de conexão e a porção de colar de retenção, a porção de tampa permanece presa à porção de colar de retenção e do frasco através da tira de conexão.
[072]Em uma modalidade, a porção de amarração alongada é uma tira de conexão cilíndrica adaptada que circunda pelo menos parcialmente um gargalo, bico ou semelhante e está localizada entre a porção de tampa e a porção de colar de retenção antes da remoção da porção de tampa de uma abertura de garrafa.
[073]Em uma modalidade, a porção de amarração alongada tem uma primeira extremidade que está conectada a pelo menos um ponto na porção de tampa e uma segunda extremidade que está conectada a pelo menos um ponto na porção de colar de retenção.
[074]Em uma modalidade, a porção de tampa, a porção de amarração alongada e a porção de colar de retenção são integralmente moldadas de modo que a porção de amarração alongada tenha uma primeira extremidade que está conectada a pelo menos um ponto na porção de tampa e uma segunda extremidade que está conectada a pelo menos um ponto no colar de retenção.
[075]Em uma modalidade, a porção de tampa, a porção de amarração alongada e a porção de colar de retenção são integralmente moldadas de modo que a porção de amarração alongada tenha uma primeira extremidade que está conectada a pelo menos um ponto na porção de tampa e uma segunda extremidade que está conectada a pelo menos um ponto na porção de colar de retenção, e em que a porção de amarração alongada tem uma borda superior e uma borda inferior, em que pelo menos uma porção da borda superior é conectada de maneira frangível a uma borda inferior da porção de tampa e pelo menos uma a porção da borda inferior é conectada de maneira frangível a uma borda superior da porção de colar de retenção, sendo as partes conectadas de maneira frangível sendo quebráveis quando o fechamento é removido de uma abertura de garrafa.
[076]Em uma modalidade da divulgação, as conexões frangíveis ou porções conectadas de forma frangível são seções moldadas espaçadas regular ou irregularmente (por exemplo, pinos) tendo uma dimensão adequadamente pequena para permitir quebra fácil.
[077]Conexões frangíveis ou porções conectadas de modo frangível também podem ser consideradas como definindo uma linha de enfraquecimento ao longo da qual a porção de amarração alongada pode ser separada da porção de tampa e da porção de colar de retenção. Tais linhas de enfraquecimento podem ser geralmente definidas como seções abertas alternando com seções de pontes, em que as seções de pontes têm uma dimensão adequadamente pequena para permitir quebra fácil. Alternativamente, as linhas de enfraquecimento são definidas por linhas de plástico que foram feitas finas o suficiente para quebrar sob tensão.
[078]Em uma modalidade da divulgação, uma única peça de um plástico moldado com uma forma adequada é propositalmente enfraquecida (por exemplo, cortes regulares ou irregulares) ao longo de linhas predeterminadas para definir uma porção de tampa, uma porção de amarração alongada e uma porção de colar de retenção, em que a porção de tampa é moldada para engatar reversivelmente e cobrir uma abertura de garrafa, a porção de meios de retenção é moldada para engatar irreversivelmente um gargalo de garrafa ou uma porção superior de uma garrafa, e onde a porção de amarração alongada conecta pelo menos um ponto na porção de tampa até pelo menos um ponto na porção de meios de retenção.
[079]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa superior, uma porção de amarração alongada intermediária e uma porção de colar de retenção inferior, onde a porção de amarração alongada intermediária tem uma primeira extremidade permanentemente conectada a pelo menos um ponto da parte superior da porção de tampa e uma segunda extremidade permanentemente conectada a pelo menos um ponto na porção de colar de retenção inferior, em que a porção de amarração intermediária alongada é parcialmente unida a uma borda anular inferior da porção de tampa superior ao longo de uma primeira linha de enfraquecimento periférica e a porção de amarração alongada intermediária é parcialmente unida a uma borda anular superior da porção de colar de retenção inferior ao longo de uma segunda linha de enfraquecimento periférica, em que a remoção da porção de tampa superior de uma garrafa separa a porção de tampa superior da porção de amarração alongada intermediária ao longo da primeira linha de enfraquecimento periférica e separa a porção de colar de retenção inferior a partir da porção de amarração intermediaria alongada ao longo da segunda linha de enfraquecimento, enquanto mantendo uma ligação entre a porção de tampa superior e a porção de colar de retenção inferior através da porção de amarração alongada intermediária.
[080]Em uma modalidade da divulgação, e com referência às Figuras 1A-1C, o conjunto de fechamento de garrafa compreende: uma porção de tampa superior, 1 dimensionada para cobrir e fechar reversivelmente uma abertura de garrafa, uma porção de colar de retenção inferior, 10 dimensionada para engatar irreversivelmente uma gargalo de garrafa, ou uma porção superior de uma garrafa e uma porção de amarração alongada, 5 sendo dimensionada como uma tira que circunda pelo menos parcialmente um gargalo de garrafa entre a porção de tampa superior e a porção de colar de retenção inferior, a tira compreendendo uma primeira extremidade, uma segunda extremidade, uma borda superior e uma borda inferior, cuja borda superior é em parte contígua à porção de tampa superior, cuja borda inferior é em parte contígua à porção de colar de retenção inferior, pelo que a remoção da porção de tampa superior a partir de uma garrafa (por exemplo, rotação em torno de um sistema rosqueado no gargalo da garrafa) separa a porção de amarração alongado da porção da tampa superior e da porção inferior de colar de retenção, deixando ao mesmo tempo a porção da tampa superior presa ao colar de retenção inferior através da porção de amarração alongada.
[081]Em uma modalidade da divulgação, e com referência às Figuras 2A e 2B, o conjunto de fechamento de garrafa compreende: uma porção de tampa superior, 1 dimensionada para cobrir e fechar reversivelmente uma abertura de garrafa, 2 uma porção de colar de retenção inferior, 10 dimensionada para engatar irreversivelmente um gargalo de garrafa, 3 ou uma porção superior de uma garrafa e uma porção de amarração alongada, 5 sendo dimensionada como uma tira que circunda pelo menos parcialmente um gargalo de garrafa entre a porção de tampa superior e a porção de colar de retenção inferior, a tira compreendendo uma primeira extremidade, 6 uma segunda extremidade, 7 uma borda superior, 11 e uma borda inferior, 12, cuja borda superior está parcialmente conectada de maneira frangível, 8 à porção superior da tampa e em parte contígua à porção superior da tampa, a porção inferior a borda da qual é parcialmente conectada de maneira frangível, 9 à parte inferior do colar de retenção e em parte contígua à porção inferior do colar de retenção, pelo que a remoção da parte superior da tampa de uma garrafa romperá as conexões frangíveis enquanto deixa a porção de tampa superior fixada à porção de colar de retenção inferior através da porção de amarração alongada. Em uma modalidade e com referência à Figura 2B, a abertura do frasco pode ter roscas periféricas, 15 que engatam roscas no interior da porção de tampa.
[082]Em uma modalidade da divulgação, e com referência às Figuras 3A-3C, o conjunto de fechamento de garrafa compreende: uma porção de tampa superior, 1 dimensionada para cobrir e fechar reversivelmente uma abertura de garrafa, uma porção de colar de retenção inferior, 10 dimensionada para engatar irreversivelmente uma gargalo de garrafa, 3 ou uma porção superior de uma garrafa e uma porção de amarração alongada, 5 sendo dimensionada como uma tira que circunda pelo menos parcialmente um gargalo de garrafa entre a porção de tampa superior e a porção de colar de retenção inferior, a tira tendo uma primeira extremidade, 6 uma segunda extremidade, 7 uma borda superior e uma borda inferior, cuja borda superior é em parte fixada de maneira frangível na porção superior da tampa por elementos frangíveis, 20 (como por exemplo pinos quebráveis) e em parte contígua com a porção de tampa superior, cuja borda inferior é em parte fixada de maneira frangível na parte inferior do colar de retenção por elementos frangíveis, 20 (como por exemplo pinos quebráveis) e em parte contígua à porção inferior de colar de retenção, em que por remoção da porção de tampa superior de uma abertura de garrafa, romperá as conexões frangíveis, deixando a porção de tampa superior presa à porção de colar de retenção inferior através da porção de amarração alongada, 5. Em uma modalidade e com referência à Figura 3B, o gargalo e a abertura da garrafa podem ter roscas periféricas, 15 que engatam roscas no interior da porção de tampa.
[083]Em uma modalidade da divulgação, e com referência às Figuras 4A-4C, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, 1, uma porção de amarração alongada, 5 e uma porção de colar de retenção 10.
[084]Em uma modalidade da divulgação, e com referência às Figuras 5A e 5B, o conjunto de fechamento de garrafa compreende: uma porção de tampa, 1 uma porção de amarração, 5 e uma porção de meios de retenção, 10 a porção de tampa sendo moldada para engatar e cobrir reversivelmente uma abertura da garrafa, a porção de meios de retenção sendo moldada para engatar irreversivelmente um gargalo de garrafa ou uma porção superior de uma garrafa, 18 e a porção de amarração sendo moldada para conectar pelo menos um ponto na porção da tampa a pelo menos um ponto na porção de meios de retenção, a porção de tampa e a porção de colar de retenção se estendendo coaxialmente entre si, a porção de amarração compreendendo uma tira de amarração com abas que é formada integralmente e fixada em suas respectivas extremidades (6 e 7) à porção de tampa e à porção de colar de retenção, à tira de amarração sendo unida à porção da tampa e ao colar de retenção ao longo de um comprimento pré-selecionado da tira de amarração a ser manualmente separada da porção da tampa e da porção do colar de retenção por elementos frangíveis, 20 de uma espessura pré-selecionada para permitir que a tira de amarração alongada seja separada manualmente da porção da tampa e a porção de colar de retenção ao longo do comprimento pré-selecionado, sendo a tira de amarração de tal comprimento para permitir a remoção da porção da tampa a partir de uma abertura de garrafa, enquanto o mesmo restante está preso à garrafa através da tira de amarração e do colar de retenção. Em uma modalidade e como mostrado na Figura 5B, uma porção de tampa pode ter uma parede superior circular 16 e uma parede lateral anular descendente 17.
[085]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende: uma porção de tampa com uma parede superior e uma parede lateral, uma porção de amarração alongada e uma porção de colar de retenção, sendo a porção de tampa moldada para engatar e cobrir reversivelmente uma abertura de garrafa, a porção de colar de retenção sendo anular e sendo moldada para engatar irreversivelmente uma crista ou flange em um gargalo de garrafa ou em uma porção superior de uma garrafa, e a porção de amarração alongada sendo integralmente moldada com a porção de tampa e a porção de colar de retenção para conectar pelo menos um ponto na parede lateral da tampa para pelo menos um ponto na porção do colar de retenção, em que a porção alongada da amarração corre entre a parede lateral da tampa e a porção do colar de retenção ao longo da circunferência da porção da tampa quando a porção da tampa está em uma garrafa e a porção de amarração alongada conecta pelo menos um ponto na parede lateral da tampa a pelo menos um ponto na porção do colar de retenção quando a porção da tampa é removida de uma garrafa.
[086]Em uma modalidade da divulgação, e com referência às Figuras 6A e 6B, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa superior, 1 uma porção de amarração intermediária alongada, 5 e uma porção de colar de retenção inferior, 10 onde a porção de amarração alongada intermediária tem uma primeira extremidade permanentemente conectada a pelo menos um ponto da porção da tampa superior e uma segunda extremidade permanentemente conectada a pelo menos um ponto na porção do colar de retenção inferior, em que a porção de amarração intermediária alongada é parcialmente unida a uma borda anular inferior da tampa superior porção ao longo de uma primeira linha de enfraquecimento periférica definida por perfurações 25 e a porção intermediária de amarração alongada é parcialmente unida a uma borda anular superior da referida porção de colar de retenção inferior ao longo de uma segunda linha de enfraquecimento periférica definida por perfurações, 25 em que a remoção da porção de tampa superior de uma garrafa separa a porção da tampa superior da porção de amarração ao longo da primeira enfraquecimento periférica e separa a porção de colar de retenção inferior da porção de amarração ao longo da segunda linha de enfraquecimento, mantendo uma ligação entre a porção de tampa superior e a porção de colar de retenção inferior através da porção de amarração alongada intermediária.
[087]Em uma modalidade da divulgação e com referência às Figuras 6A e 6B, um gargalo de garrafa 3, pode ter uma ranhura anular 28, que apresenta um flange no qual a porção de tampa 1 pode se engatar reversivelmente em um arranjo de encaixe de pressão. Em uma modalidade e com referência às Figuras 6A e 6B, um gargalo de garrafa pode ter um flange anular estendido para fora, 29 o que impede que uma porção do colar de retenção 10 seja removida do gargalo de garrafa.
[088]Em uma modalidade da divulgação, e com referência às Figuras 7A e 7B, o conjunto de fechamento de garrafa compreende uma porção de tampa, 1, uma porção de amarração alongada, 5 e uma porção de colar de retenção 10. A porção de amarração alongada conecta pelo menos um ponto da porção de tampa em uma primeira extremidade, 6 a pelo menos um ponto da porção de colar de retenção em uma segunda extremidade, 7. A porção de amarração alongada pode ser ainda unida à porção de tampa ao longo de uma conexão frangível 8. A porção de amarração alongada pode ser ainda unida à porção de colar de retenção ao longo de uma conexão frágil 9. A separação da porção de tampa da porção de amarração alongada ao longo de uma conexão frangível 8, juntamente com a separação da porção de colar de retenção da porção de amarração alongada ao longo de uma conexão frangível 9, permite a remoção da porção de tampa de uma abertura de garrafa e, ao mesmo tempo, assegura para a garrafa através da porção alongada da amarração e da porção do colar de retenção.
[089]Em uma modalidade da divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa compreende: uma porção de tampa, a porção de tampa sendo dimensionada para cobrir e fechar uma abertura de garrafa, uma porção de colar de retenção e uma porção de amarração alongada que forma uma conexão elástica entre pelo menos um ponto na porção da tampa e pelo menos um ponto na porção de colar de retenção.
[090]Em uma modalidade da divulgação, a porção de meios de retenção é integralmente moldada em uma garrafa, recipiente ou semelhante.
[091]Em uma modalidade da divulgação, a porção de colar de retenção é integralmente moldada em uma garrafa, recipiente ou semelhante.
[092]Em uma modalidade da divulgação, a porção de amarração fixa a porção de tampa à porção de colar de retenção que permanece presa à garrafa, dificultando a separação da porção de tampa da garrafa, evitando assim sua perda, permitindo ao mesmo tempo a rotação da porção da tampa para remoção fácil e substituição da mesma de e para uma abertura de garrafa.
[093]Na presente divulgação, o conjunto de fechamento de garrafa é feito em parte ou na totalidade, usando uma composição de homopolímero de polietileno compreendendo: (I) 95 a 5% em peso de um primeiro homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3; e (II) 5 a 95% em peso de um segundo homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3, em que a proporção do índice de fusão I2 do segundo homopolímero de etileno para o índice de fusão I2 do primeiro homopolímero de etileno é pelo menos 10.
[094]Em uma modalidade da divulgação, a porção de tampa, opcionalmente a porção de fixação e, opcionalmente, a porção de colar de retenção são feitas de uma composição de homopolímero de polietileno compreendendo: (I) 95 a 5% em peso de um primeiro homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3; e (II) 5 a 95% em peso de um segundo homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3, em que a proporção do índice de fusão I2 do segundo homopolímero de etileno para o índice de fusão I2 do primeiro homopolímero de etileno é pelo menos 10.
[095]Em uma modalidade da divulgação, a porção de tampa, a porção de fixação e a porção de colar de retenção são todas moldadas integralmente a partir de uma composição de homopolímero de polietileno compreendendo: (I) 95 a 5% em peso de um primeiro homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3; e (II) 5 a 95% em peso de um segundo homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3, em que a proporção do índice de fusão I2 do segundo homopolímero de etileno para o índice de fusão I2 do primeiro homopolímero de etileno é pelo menos 10.
[096]Outras composições de homopolímeros de polietileno adequadas para uso na fabricação de parte ou de todo o conjunto de fechamento de garrafa discutido acima são divulgadas, por exemplo, nas Patentes U.S. Nos. 7.737.220; US 9.587.093; US 9.644.087 e Publicação de Pat. U.S. No. US2015/0203671; US20170130040; e US2008/0118749, todos os quais são incorporados aqui na sua totalidade.
[097]As composições de homopolímero de polietileno adequadas para uso na fabricação de parte ou de todo o conjunto de fechamento de garrafa são descritas em mais detalhes abaixo.
[098]Com o termo “homopolímero de etileno” ou “homopolímero de polietileno”, entende-se que o polímero do produto é o produto de um processo de polimerização, onde apenas etileno foi adicionado deliberadamente como uma olefina polimerizável.
[099]Pelo termo “copolímero de etileno” ou “copolímero de polietileno”, entende-se que o polímero do produto é o produto de um processo de polimerização, em que etileno e um ou mais de um comonômero foram adicionados deliberadamente ou estavam presentes deliberadamente como olefinas polimerizáveis.
[0100]O termo “unimodal” é aqui definido para significar que haverá apenas um pico ou máximo significativo evidente em uma curva GPC. Um perfil unimodal inclui um perfil unimodal amplo. Como alternativa, o termo “unimodal” conota a presença de um único máximo em uma curva de distribuição de peso molecular gerada de acordo com o método da ASTM D6474-99. Por outro lado, com o termo “bimodal”, significa que haverá um pico ou ombro secundário evidente em uma curva GPC que representa um componente de peso molecular maior ou menor (isto é, a distribuição de peso molecular, pode-se dizer que possui dois máximos em uma curva de distribuição de peso molecular). Como alternativa, o termo “bimodal” conota a presença de dois máximos em uma curva de distribuição de peso molecular gerada de acordo com o método da ASTM D6474-99. O termo “multimodal” indica a presença de dois ou mais máximos em uma curva de distribuição de peso molecular gerada de acordo com o método da ASTM D6474-99.
[0101]Em uma modalidade da divulgação, a composição de homopolímero de polietileno compreende pelo menos um primeiro homopolímero de etileno e pelo menos um segundo homopolímero de etileno que é diferente do primeiro homopolímero de etileno.
I) O primeiro homopolímero de etileno
[0102]Na presente divulgação, o primeiro homopolímero de etileno compreende quantidades desprezíveis de comonômero.
[0103]Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno tem um índice de fusão, I2, que é mais baixo do que o índice de fusão, I2 do segundo homopolímero de etileno.
[0104]Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno tem um índice de fusão, I2, que é, pelo menos, 50 por cento menor do que o índice de fusão do que, I2 do segundo homopolímero de etileno.
[0105]Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno tem um índice de fusão, I2, que é pelo menos 10 vezes menor do que o índice de fusão, I2 do segundo homopolímero de etileno.
[0106]Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno tem um peso molecular médio em peso, Mw que é maior que o peso molecular médio em peso, Mw do segundo homopolímero de etileno.
[0107]Como será reconhecido pelos técnicos especialistas no assunto, o índice de fusão, I2, é em geral inversamente proporcional ao peso molecular. Assim, em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno tem um índice de fusão comparativamente baixo, I2 (ou, alternativamente declarado, um peso molecular comparativamente alto), em comparação com o segundo homopolímero de etileno.
[0108]Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno tem uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3. Em outra modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno tem uma densidade de 0,955 a 0,970 g/cm3. Em outra modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno tem uma densidade de 0,955 a 0,965 g/cm3.
[0109]Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno tem um índice de fusão, I2 inferior a cerca de 1,0 gramas/10 minutos (g/10min).
[0110]Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno tem um índice de fusão, I2 de cerca de 0,01 a cerca de 1,0 gramas/10 minutos (g/10min).
[0111]Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno tem um índice de fusão, I2 de cerca de 0,1 a cerca de 2,0 gramas/10 minutos (g/10min).
[0112]Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno tem um índice de fusão, I2 de cerca de 0,8 a cerca de 2,0 gramas/10 minutos (g/10min).
[0113]Em uma modalidade da divulgação, a distribuição de peso molecular (Mw/Mn) do primeiro homopolímero de etileno é de cerca de 1,7 a cerca de 20,0. Em outras modalidades da divulgação, a distribuição de peso molecular (Mw/Mn) do primeiro homopolímero de etileno é de cerca de 2,0 a cerca de 20,0, ou de cerca de 1,7 a cerca de 4,0, ou de cerca de 2,0 a cerca de 4,0.
[0114]Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno pode ele próprio compreender um ou mais subcomponentes de homopolímero de etileno de alta densidade.
[0115]Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno compreende de 95 a 5 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno compreende de 95 a 20 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno compreende de 95 a 30 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno compreende de 95 a 40 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno compreende de 90 a 30 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno compreende de 85 a 30 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno compreende de 80 a 30 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno compreende de 75 a 30 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno compreende de 70 a 30 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno compreende de 65 a 35 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno compreende de 60 a 40 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno.
II) O segundo homopolímero de etileno
[0116]Na presente divulgação, o segundo homopolímero de etileno compreende quantidades desprezíveis de comonômero.
[0117]Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno tem um índice de fusão, I2, que é maior do que o índice de fusão, I2 do primeiro homopolímero de etileno.
[0118]Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno tem um índice de fusão, I2, que é pelo menos 50 por cento maior do que o índice de fusão, I2 do primeiro homopolímero de etileno.
[0119]Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno tem um índice de fusão, I2, que é pelo menos 10 vezes maior do que o índice de fusão, I2 do primeiro homopolímero de etileno.
[0120]Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno tem um peso molecular médio em peso, Mw que é menor que o peso molecular médio em peso, Mw do primeiro homopolímero de etileno.
[0121]Como será reconhecido pelos técnicos especialistas no assunto, o índice de fusão, I2, é em geral inversamente proporcional ao peso molecular. Assim, em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno tem um índice de fusão relativamente elevado, I2 (ou, alternativamente declarado, um peso molecular comparativamente baixo) em comparação com o primeiro homopolímero de etileno.
[0122]Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno tem uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3. Em uma outra modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno tem uma densidade de 0,955 a 0,970 g/cm3. Em uma outra modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno tem uma densidade de 0,955 a 0,965 g/cm3.
[0123]Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno tem um índice de fusão, I2 superior a cerca de 5,0 g/10min. Em outras modalidades, o segundo homopolímero de etileno pode ter um índice de fusão superior a cerca de 5,0 a cerca de 50 g/10min, ou superior a 5,0 a cerca de 40,0 g/10min ou superior a 5,0 a cerca de 30 g/10min, ou superior a 5,0 a cerca de 20,0 g/10 min.
[0124]Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno tem um índice de fusão, I2 de 15,0 a 30,0 g/10 min.
[0125]Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno tem um índice de fusão, I2 superior a cerca de 100 g/10min, ou superior a cerca de 500 g/10min, ou superior a cerca de 1000 g/10min, ou superior a cerca de 5000 g/10 min.
[0126]Em uma modalidade da divulgação, a distribuição de peso molecular (Mw/Mn) do segundo homopolímero de etileno é de cerca de 1,7 a cerca de 20,0. Em outras modalidades da divulgação, a distribuição de peso molecular (Mw/Mn) do segundo homopolímero de etileno é de cerca de 2,0 a cerca de 20,0, ou de cerca de 1,7 a cerca de 4,0, ou de cerca de 2,0 a cerca de 4,0.
[0127]Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno pode ele próprio compreender um ou mais subcomponentes de homopolímero de etileno de alta densidade.
[0128]Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno compreende de 5 a 95 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno compreende de 5 a 80 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno compreende de 5 a 70 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno compreende de 5 a 60 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno compreende de 10 a 70 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno compreende de 15 a 70 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno compreende de 20 a 70 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Numa modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno compreende de 25 a 70 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o primeiro homopolímero de etileno compreende de 30 a 70 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno compreende de 35 a 65 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno. Em uma modalidade da divulgação, o segundo homopolímero de etileno compreende de 40 a 60 por cento em peso (% em peso) do peso total dos primeiro e segundo homopolímeros de etileno.
A composição do homopolímero de polietileno
[0129]Em uma modalidade da divulgação, a composição de homopolímero de polietileno compreende minimamente um I) primeiro homopolímero de etileno; e II) um segundo homopolímero de etileno.
[0130]Em uma modalidade da divulgação, a proporção entre o índice de fusão, I2 do segundo homopolímero de etileno para o índice de fusão, I2 do primeiro homopolímero de etileno, (ou seja, o I2 do segundo homopolímero de etileno dividido pelo I2 do primeiro homopolímero de etileno) é pelo menos 10 (isto é, a proporção é pelo menos 10/1).
[0131]Em uma modalidade da divulgação, a composição de homopolímero de polietileno tem um perfil bimodal em um cromatógrafo de permeação em gel.
[0132]Em uma modalidade da divulgação, a composição de homopolímero de polietileno tem um perfil multimodal em um cromatógrafo de permeação em gel.
[0133]Em uma modalidade da divulgação, a composição de homopolímero de polietileno compreende um ou mais de um agente de nucleação.
[0134]Em uma modalidade da divulgação, a composição de polietileno homopolímero tem uma densidade de pelo menos 0,950 gramas por centímetro cúbico, g/cm3. Em uma outra modalidade da divulgação, a composição de polietileno homopolímero tem uma densidade de pelo menos 0,955 gramas por centímetro cúbico, g/cm3.
[0135]Em modalidades da invenção, a composição de polietileno homopolímero tem uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3, ou 0,952 a 0,973 g/cm3, ou 0,955 a 0,970 g/cm3, ou 0,955 a 0,967 g/cm3, ou 0,955 a 0,965 g/cm3.
[0136]Em uma modalidade da divulgação, a composição de polietileno homopolímero tem um índice de fusão, I2 de 0,5 a 10 g/10 min. Em uma outra modalidade da divulgação, a composição de polietileno homopolímero tem um índice de fusão, I2 de 0,8 a 8 g/10 min.
[0137]Em uma modalidade da divulgação, a composição de homopolímero de polietileno tem uma distribuição de peso molecular (Mw/Mn) de cerca de 3,0 a cerca de 20,0.
[0138]A composição de homopolímero de polietileno pode ser feita por qualquer processo de mistura, como: 1) mistura física de resinas particuladas; 2) co- alimentação de diferentes resinas a uma extrusora comum; 3) mistura por fusão (em qualquer aparelho convencional de mistura de polímeros); 4) mistura da solução; ou 5) um processo de polimerização que emprega 2 ou mais reatores.
[0139]Em uma modalidade da divulgação, a composição de homopolímero de polietileno é preparada por um processo de polimerização em solução usando dois reatores que operam sob diferentes condições de polimerização. Isso fornece uma mistura in situ uniforme dos primeiro e segundo componentes do homopolímero de etileno. Um exemplo desse processo é descrito na publicação Pat. U.S. Publicada No. 2006/0047078, cuja divulgação é aqui incorporada por referência.
[0140]Em uma modalidade da divulgação, a composição de homopolímero de polietileno é preparada misturando por fusão um primeiro e um segundo homopolímero de etileno em uma extrusora.
[0141]Em uma modalidade da divulgação, a composição de homopolímero de polietileno é preparada misturando por fusão os dois componentes de mistura a seguir em uma extrusora:
[0142]de 90 a 70% em peso de I) um primeiro homopolímero de etileno que é um polietileno convencional de alta densidade (HDPE) com um índice de fusão, I2, de cerca de 0,8 a cerca de 2,0 gramas/10 minutos e uma densidade de 0,955 a 0,965 g/cm3, com de 10 a 30% em peso de II) um segundo homopolímero de etileno, que é um polietileno convencional de alta densidade (PEAD) tendo um índice de fusão, I2, de cerca de 15 a cerca de 30 gramas/10 minutos e uma densidade de 0,950 a 0,960 g/cm3.
[0143]Exemplos de resinas de HDPE comercialmente disponíveis que são adequados para uso como o primeiro homopolímero de etileno incluem (com o índice de fusão típico e os valores de densidade mostrados entre parênteses): Sclair® 19G, disponível a partir NOVA Chemicals (I2 = 1,2 g/10 min, densidade = 0,962 g/cm3); MARFLEX® 9659, disponível a partir de Chevron Phillips (I2 = 1 g/10 min, densidade = 0,962 g/cm3); e Alathon® L 5885, disponível a partir de Equistar (I2 = 0,9 g/10 min, densidade = 0,958 g/cm3).
[0144]Um exemplo de uma resina de HDPE disponível comercialmente que é adequada para uso como o segundo homopolímero de etileno é vendido sob a marca registrada SCLAIR 79F, que é uma resina de HDPE que é preparada pela homopolimerização de etileno com um catalisador Ziegler-Natta convencional. Este tem um índice de fusão típico, I2, de 18 g/10 min, uma densidade típica de 0,963 g/cm3 e uma distribuição de peso molecular típica de cerca de 2,7.
[0145]Em uma modalidade da divulgação, a composição de homopolímero de polietileno é preparada por um processo de polimerização em solução usando dois reatores que operam sob diferentes condições de polimerização. Isso fornece uma mistura in situ uniforme dos primeiro e segundo componentes do homopolímero de etileno. Uma tal mistura pode, por exemplo, ser feita de acordo com a publicação de Pat. U.S. No. No. US2013/0225743, US2015/0203671, US2017/0002186, US20170130040, ou US2008/0118749.
Agentes de nucleação
[0146]O termo “agente de nucleação”, como usado aqui, destina-se a transmitir seu significado convencional aos técnicos especialistas no assunto de preparação de composições de poliolefina nucleada, ou seja, um aditivo que altera o comportamento de cristalização de um polímero à medida que o polímero fundido é resfriado.
[0147]Uma revisão dos agentes de nucleação é fornecida nas Pat. U.S. Nos. 5.981.636, 6.465.551 e 6.599.971, cujas divulgações são aqui incorporadas por referência.
[0148]Os agentes de nucleação que estão disponíveis comercialmente e que podem ser adicionados à composição do homopolímero de polietileno são ésteres de dibenzilideno sorbital (como os produtos vendidos sob a marca registrada MILLAD® 3988 por Milliken Chemical e IRGACLEAR® por Ciba Specialty Chemicals). Outros exemplos de agentes de nucleação que podem ser adicionados à composição de homopolímero de polietileno incluem as estruturas orgânicas cíclicas divulgadas na Patente U.S. No. 5.981.636 (e sais dos mesmos, como dicarboxilato de biciclo [2.2.1] hepteno dissódico); as versões saturadas das estruturas divulgadas na Pat. U.S. No. 5.981.636 (como divulgado na Pat. U.S. No. 6.465.551; Zhao et al., Para Milliken); os sais de certos ácidos dicarboxílicos cíclicos possuindo uma estrutura de ácido hexa- hidroftálico (ou estrutura “HHPA”), como divulgado na Patente U.S. No. 6.599.971 (Dotson et al., Para Milliken); e ésteres de fosfato, tais como os divulgados na Pat. U.S. No. 5.342.868 e as vendidas sob os nomes comerciais NA-11 e NA-21 por Asahi Denka Kogyo, dicarboxilatos cíclicos e sais dos mesmos, como os sais de metais divalentes ou metaloides, (particularmente sais de cálcio) das estruturas HHPA divulgadas na Pat. U.S. No. 6.599.971. Para maior clareza, a estrutura HHPA geralmente compreende uma estrutura em anel com seis átomos de carbono no anel e dois grupos de ácidos carboxílicos que são substituintes em átomos adjacentes da estrutura em anel. Os outros quatro átomos de carbono no anel podem ser substituídos, como divulgado na Pat. U.S. No. 6.599.971. Um exemplo é o ácido 1,2- ciclohexanodicarboxílico, sal de cálcio (número de registro CAS 491589-22-1). Ainda outros exemplos de agentes de nucleação que podem ser adicionados à composição de homopolímero de polietileno incluem os divulgados nos documentos WO2015042561, WO2015042563, WO2015042562 e WO2011050042.
[0149]Muitos dos agentes de nucleação descritos acima podem ser difíceis de misturar com a composição de homopolímero de polietileno que está sendo nucleada e é conhecido o uso de auxiliares de dispersão, como por exemplo, estearato de zinco, para mitigar esse problema.
[0150]Em uma modalidade da divulgação, os agentes de nucleação estão bem dispersos na composição de homopolímero de polietileno.
[0151]Em uma modalidade da divulgação, a quantidade de agente de nucleação usada é comparativamente pequena - de 100 a 3000 partes em milhão por peso (com base no peso da composição de polietileno), de modo que será apreciado pelos técnicos especialistas no assunto qual algum cuidado deve ser tomado para garantir que o agente de nucleação esteja bem disperso. Em uma modalidade da divulgação, o agente de nucleação é adicionado na forma finamente dividida (menos de 50 microns, especialmente menos de 10 microns) à composição de homopolímero de polietileno para facilitar a mistura. Esse tipo de “mistura física” (isto é, uma mistura do agente de nucleação e da resina na forma sólida) é geralmente preferencial ao uso de um “lote mestre” do nucleador (onde o termo “lote mestre” se refere à prática da primeira mistura de fusão do aditivo - o nucleador, nesse caso - com uma pequena quantidade da composição de homopolímero de polietileno - depois a mistura de fusão do “lote principal” com o restante da composição de homopolímero de polietileno).
[0152]Em uma modalidade da divulgação, um aditivo como agente de nucleação pode ser adicionado à composição de homopolímero de polietileno por meio de um “lote mestre”, em que o termo “lote mestre” se refere à prática da primeira mistura por fusão do aditivo (por exemplo, um nucleador) com uma pequena quantidade da composição de homopolímero de polietileno, seguida pela mistura por fusão do “lote principal” com a massa restante da composição de homopolímero de polietileno.
[0153]Em uma modalidade da divulgação, a composição de homopolímero de polietileno compreende um agente de nucleação ou uma mistura de agentes de nucleação.
Outros aditivos
[0154]A composição de homopolímero de polietileno também pode conter outros aditivos convencionais, especialmente (1) antioxidantes primários (como fenóis impedidos, incluindo vitamina E); (2) antioxidantes secundários (especialmente fosfitos e fosfonitos); e (3) auxiliares de processo (especialmente fluoroelastômero e/ou auxiliar de processo ligado ao polietileno glicol).
[0155]Ainda outros aditivos que podem ser adicionados ao homopolímero de polietileno incluem nitronas, antiácidos, absorvedores de UV, desativadores de metais, pigmentos, corantes, diluentes e agentes de reforço, materiais orgânicos ou inorgânicos em escala nano, agentes antiestáticos, agentes lubrificantes como estearatos de cálcio e aditivos antiderrapantes, como erucimida e behenamida.
[0156]As composições de homopolímeros de polietileno descritas acima são usadas na formação de conjuntos de fechamento de garrafas. Por exemplo, são contemplados conjuntos de fechamento de garrafas formados em parte no todo por moldagem por compressão e moldagem por injeção.
[0157]Em uma modalidade, o conjunto de fechamento de garrafa compreende a composição de homopolímero de polietileno descrita acima, que possui boas propriedades de barreira. Os conjuntos de fechamento de garrafa são bem adequados para vedar garrafas, recipientes e semelhantes, por exemplo garrafas que podem conter água potável e outros alimentos, incluindo mas não se limitando a líquidos pressurizados (por exemplo, bebidas gaseificadas ou líquidos potáveis pressurizados adequadamente). Os conjuntos de fechamento de garrafas também podem ser usados para vedar garrafas contendo água potável ou bebidas não gaseificadas (por exemplo, suco). Outras aplicações incluem conjuntos de fechamento de garrafas para garrafas e recipientes contendo alimentos, como por exemplo garrafas de ketchup e semelhantes.
[0158]Os conjuntos de fechamento de garrafa da presente divulgação podem ser feitos de acordo com qualquer método conhecido, incluindo, por exemplo, técnicas de moldagem por injeção e moldagem por compressão que são bem conhecidas dos técnicos especialistas no assunto. Portanto, em uma modalidade da divulgação, um conjunto de fechamento de garrafa que compreende a composição de homopolímero de polietileno (definido acima) é preparado com um processo que compreende pelo menos uma etapa de moldagem por compressão e/ou pelo menos uma etapa de moldagem por injeção.
[0159]Detalhes não limitativos adicionais da divulgação são fornecidos nos exemplos a seguir. Os exemplos são apresentados com a finalidade de ilustrar modalidades selecionadas desta divulgação, sendo entendido que os exemplos apresentados não limitam as reivindicações apresentadas.
EXEMPLOS
[0160]Mn, Mw, e MZ (g/mol) foram determinados por Cromatografia de Permeação em Gel (GPC) em alta temperatura com detecção por índice de refracção diferencial (DRI) usando a calibração universal (por exemplo, ASTM -D6474-99). Os dados do GPC foram obtidos usando um instrumento vendido sob o nome comercial “Waters 150c”, com 1,2,4-triclorobenzeno como fase móvel a 140°C. As amostras foram preparadas dissolvendo o polímero neste solvente e foram corridas sem filtração. Os pesos moleculares são expressos como equivalentes de polietileno com um desvio padrão relativo de 2,9% para o número de peso molecular médio (“Mn”) e 5,0% para o peso molecular de peso médio (“Mw”). A distribuição do peso molecular (MwD) é o peso molecular médio ponderado dividido pelo peso molecular médio numérico, Mw/Mn. A distribuição do peso molecular médio em z é Mz/Mn. As soluções de amostra de polímero (1 a 2 mg/mL) foram preparadas aquecendo o polímero em 1,2,4-triclorobenzeno (TCB) e girando em uma roda por 4 horas a 150°C em um forno. O antioxidante 2,6-di-terc-butil-4-metilfenol (BHT) foi adicionado à mistura a fim de estabilizar o polímero contra a degradação oxidativa. A concentração de BHT foi de 250 ppm. As soluções de amostra foram cromatografadas a 140°C em uma unidade de cromatografia de alta temperatura PL 220 equipada com quatro colunas Shodex (HT803, HT804, HT805 e HT806) usando TCB como fase móvel com uma vazão de 1,0 mL/minuto, com um índice de refração diferencial (DRI) como detector de concentração. Adicionou-se BHT à fase móvel a uma concentração de 250 ppm para proteger as colunas da degradação oxidativa. O volume de injeção da amostra foi de 200 mL. Os dados brutos foram processados com o software Cirrus GPC. As colunas foram calibradas com padrões estreitos de poliestireno de distribuição. Os pesos moleculares de poliestireno foram convertidos em pesos moleculares de polietileno usando a equação de Mark-Houwink, como descrito no método de teste padrão AS64 D6474.
[0161]As insaturações na composição do homopolímero de polietileno foram determinadas por Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) conforme ASTM D3124-98. Um espectrofotômetro Thermo-Nicolet 750 Magna- IR equipado com o software OMNIC versão 7.2a foi utilizado para as medições.
[0162]Polietileno de densidade composição (g/cm3) foi medido de acordo com ASTM D792.
[0163]Os índices de fusão I2, I5, I6 e I21 para a composição de polietileno foram medidos de acordo com a norma ASTM D1238 (quando realizada a 190°C, usando um peso de 2,16 kg, 5 kg, 6,48 kg e 21 kg de peso, respectivamente).
[0164]Os extratores de hexano foram determinados de acordo com ASTM D5227.
[0165]O chamado “expoente de tensão” é definido como Log 10 [I6/I2]/Log 10 [6,48/2,16].
[0166]A viscosidade de cisalhamento foi medida usando um reômetro capilar Kayeness WinKARS (modelo # D5052M-115). Para a viscosidade de cisalhamento em taxas de cisalhamento mais baixas, foi utilizada uma matriz com um diâmetro de matriz de 0,06 polegadas e proporção L/D de 20 e um ângulo de entrada de 180 graus. Para a viscosidade de cisalhamento em taxas de cisalhamento mais altas, foi utilizada uma matriz com um diâmetro de matriz de 0,012 polegadas e proporção L/D de 20.
[0167]A proporção de viscosidade de cisalhamento, conforme o termo usado na presente divulgação, é definida como: ^10/^1000 a 240°C. O ^10 é a viscosidade de cisalhamento fundido na taxa de cisalhamento de ^1000 é a viscosidade de cisalhamento fundido na taxa de cisalhamento de 1000 s-1 medido a 240°C.
[0168]As placas moldadas a partir das composições de polietileno foram testadas de acordo com os seguintes métodos ASTM: Resistência à Rachadura por Estresse Ambiental da Tira Curvada (ESCR) na Condição B a 10% de IGEPAL a 50°C, ASTM D1693; propriedades de impacto Izod com entalhe, ASTM D256; Propriedades Flexurais, ASTM D 790; Propriedades de tração, ASTM D 638; Ponto de amolecimento Vicat, ASTM D 1525; Temperatura de deflexão térmica, ASTM D 648.
[0169]As análises mecânicas dinâmicas foram realizadas com um reômetro, ou seja, Espectrômetro Dinâmico Reométrico (RDS-II) ou Rheometrics SR5 ou ATS Stresstech, em amostras moldadas por compressão sob atmosfera de nitrogênio a 190°C, utilizando geometria de cone e placa de 25 mm de diâmetro. Os experimentos de cisalhamento oscilatório foram realizadas dentro da faixa viscoelástica linear de deformação (10% de deformação) em frequências de 0,05 a 100 rad/s. Os valores de módulo de armazenamento (G'), módulo de perda (G”), módulo complexo (G*) e viscosidade complexa (q*) foram obtidos em função da frequência. Os mesmos dados reológicos também podem ser obtidos usando uma geometria de placa paralela de 25 mm de diâmetro a 190°C sob atmosfera de nitrogênio. O valor SHI (1.100) é calculado de acordo com os métodos descritos nos documentos WO 2006/048253 e WO 2006/048254.
[0170]Uma composição de homopolímero de polietileno foi preparada em um processo de polimerização em solução de reator duplo usando um catalisador de fosfinimina, de uma maneira descrita na publicação de Patente U.S. No. 2008/0118749 e 2015/0203671, os quais são aqui incorporados na sua totalidade. Como observado acima, o índice de fusão (I2) é geralmente inversamente proporcional ao peso molecular das resinas de polietileno. Isto foi confirmado por resinas HDPE de homopolímero tendo uma estreita distribuição de peso molecular (inferior a 3), através da preparação de um gráfico de log (I2) versus (peso molecular médio ponderal, Mw). Para preparar este gráfico, foram medidos o índice de fusão (I2) e o peso molecular médio de Mw) de mais de 15 diferentes resinas homopoliméricas de HDPE. Essas resinas homopoliméricas de HDPE tinham uma distribuição de peso molecular estreita (menor que 3), mas tinham diferentes Mw variando de cerca de 30.000 a 150.000. (Tal como será apreciado pelos técnicos especialistas no assunto, é difícil obter valores I2 reprodutíveis para as resinas de polietileno com um peso molecular que se situa fora desta faixa). Um gráfico log/log desses valores de I2 e Mw foi usado para calcular a seguinte relação entre I2 e Mw para essas resinas homopoliméricas de HDPE: l2=(1,774x10-19)x(Mw-3-86). Extrapolação (com base na relação acima) foi utilizada para estimar os valores de I2 do I) primeiro componente homopolímero de etileno e o II) segundo componente homopolímero de etileno presente na composição de homopolímero de polietileno. Ou seja, o peso molecular do componente I e do componente II foi medido e os valores de Mw foram utilizados para estimar os valores de I2.
[0171]A composição de homopolímero de polietileno do Exemplo 1 tinha uma densidade de 0,968 g/cm3, um índice de fusão (I2) de 6 g/10 min, uma distribuição de peso molecular (Mw/Mn) de 5,5, e foi nucleada com 1200 ppm (partes por milhão em peso) de HPN-20E, disponível comercialmente na Milliken. A composição de homopolímero de polietileno do Exemplo 2 tinha uma densidade de 0,967 g/cm3, um índice de fusão (I2) de 1,2 g/10 min, uma distribuição de peso molecular (Mw/Mn) de 8,2, e foi nucleada com 1200 ppm (partes por milhão em peso) de HPN-20E, disponível comercialmente na Milliken. Para nuclear as composições de homopolímeros de polietileno, cada uma foi composta por fusão com um lote principal de HPN-20E. Detalhes adicionais de polímero e de placa para as composições de homopolímero de polietileno nucleado dos Exemplos 1 e 2 são mostrados na Tabela 1. Um perfil GPC para a composição de homopolímero de polietileno do Exemplo 1 é mostrado na Figura 8.
[0172]A composição de homopolímero de polietileno do Exemplo 2 tinha duas frações distintas que variavam de acordo com o peso molecular. A fração de baixo peso molecular tinha um índice de fusão que foi estimado como sendo superior a cerca de 5000 g/10 min. A fração de elevado peso molecular tinha um índice de fusão que foi estimado como sendo inferior a cerca de 0,1 g/10 min. Tabela 1 Dados de polímeros e placas
[0173]As composições de homopolímero de polietileno descritas acima podem ser usadas na formação de conjuntos de fechamento de garrafa. Por exemplo, são contemplados conjuntos de fechamento de garrafa formados em parte no todo por moldagem por compressão e/ou moldagem por injeção.
[0174]Em uma modalidade, o conjunto de fechamento de garrafa compreende a composição de homopolímero de polietileno descrita acima e tem boas propriedades de barreira. Portanto, os conjuntos de fechamento de garrafas são bem adequados para vedar garrafas, recipientes e semelhantes, por exemplo garrafas que podem conter água potável e outros alimentos, incluindo, mas não se limitando a, líquidos pressurizados ou não pressurizados.
[0175]Em uma modalidade da divulgação, um conjunto de fechamento de garrafa que compreende uma composição de homopolímero de polietileno definida como acima é preparado com um processo que compreende pelo menos uma etapa de moldagem por compressão e/ou pelo menos uma etapa de moldagem por injeção.
Preparação de um proxy de amarração para teste de deformação
[0176]A fim de fornecer uma proxy de uma porção de amarração que pode ser analisada sob condições de cisalhamento, rasgo e deformação por tração, um fechamento (consulte as Figuras 9A e 9B) foi moldado por compressão como descrito abaixo e, em seguida, uma banda inviolável, 10* (um proxy para uma porção de meios de retenção, 10) foi formada dobrando-se e cortando a borda circular inferior do fechamento usando uma máquina de dobrar/cortar com uma lâmina modificada, de modo que uma banda inviolável (10*) que foi unida à porção de tampa (1) por várias seções estreitas (tipo “pino”) de conexão (marcadas pela linha frangível 9 nas Figuras 9A e 9B) e uma seção contínua maior (isto é, contínua com uma porção da parede lateral da porção da tampa), com a seção contínua maior servindo como proxy para uma amarração (a área marcada como 40 nas Figuras 9A e 9B). A seção contínua maior ou a seção “proxy de amarração” foi projetada para ter um comprimento arqueado de 6 mm. A seção “proxy de amarração” tinha uma largura (ou espessura) de seção transversal de 0,6 mm, conforme determinado pelas dimensões do molde de fechamento usado para o processo de moldagem por compressão (veja abaixo). A seção “proxy de amarração”, ou simplesmente “proxy de amarração” 40 foi então submetida a deformações de cisalhamento e rasgo e à deformação por tração usando uma unidade de teste de torque e uma unidade de teste de tração, respectivamente (veja abaixo).
Método de fechamento por moldagem por compressão
[0177]Uma máquina de moldagem por compressão SACMI (modelo CCM24SB) e um molde de fechamento PCO (somente fechamento plástico) 1881 para refrigerante com gás (CSD) foram usados para preparar os fechamentos. Dependendo da densidade do material, do índice de fusão (I2) e do tamanho de tampão escolhido, o peso do fechamento variou entre 2,15 g e 2,45 gramas, com as condições do processo ajustadas para atingir um fechamento com um peso de cerca de 2,3 gramas. Durante o processo de preparação do fechamento, as dimensões gerais do fechamento, como, por exemplo, o diâmetro e a altura do fechamento foram medidas e mantidas dentro das especificações “controladas pela qualidade” desejadas. Os fechamentos com baixa circularidade ou com deformação significativa longe das especificações predefinidas foram rejeitados por um sistema de visão automática instalado na máquina de moldagem por compressão. Depois que o fechamento foi moldado por compressão, uma banda inviolável, inclusive uma seção contínua maior (um proxy para uma porção de amarração) foi cortada na borda inferior do fechamento usando uma máquina de dobrar/cortar equipada com uma lâmina modificada. Os dados experimentais e simulados confirmaram que 99% de todas as diferenças de peso do fechamento foram devidas às diferenças na espessura do painel superior (da porção de tampa, veja a Figura 9A) para cada um dos fechamentos moldados por compressão. Por exemplo, nos fechamentos preparados por moldagem por compressão, os valores de espessura do painel superior dos fechamentos com um peso variando de 2,15 gramas a 2,45 gramas foram considerados ligeiramente diferentes, mas cada uma das espessuras da parede lateral do fechamento foi idêntica. Como resultado, esperava-se que pequenas diferenças no peso da tampa moldada por compressão não causassem impacto nas dimensões da banda inviolável ou na seção de proxy de amarração (veja acima): em cada caso, o proxy de amarração tinha um comprimento arqueado de 6 mm e uma espessura de seção transversal de 0,6 mm.
[0178]Fechamentos tipo 1 foram moldados por compressão a partir da composição de polietileno do Exemplo 1 que tinha um índice de fusão, I2, de 6 g/10 min e uma densidade de 0,968 g/cm3.
[0179]Fechamentos tipo 2 foram moldados por compressão a partir da composição de polietileno do Exemplo 2, que tinha um índice de fusão, I2 de 1,2 g/10 min e uma densidade de 0,967 g/cm3.
[0180]Os fechamentos do tipo 3 (comparativos) foram moldados por compressão a partir de um copolímero de etileno e 1-buteno de polietileno unimodal com um índice de fusão I2 de 32 g/10min, uma densidade de 0,951 g/cm3 e uma distribuição de peso molecular, Mw/Mn de 2,88, e que é feito usando um catalisador Ziegler-Natta em um processo de polimerização em solução de olefina. Esta resina está comercialmente disponível na NOVA Chemicals Corporation como SCLAIR 2712.
[0181]As condições de moldagem por compressão usadas para fazer cada tipo de fechamento são fornecidas na Tabela 2. Tabela 2 Condições de processamento de moldagem por compressão
Deformação por cisalhamento de um proxy de amarração
[0182]Uma unidade testadora de torque TMS 5000 fabricada por Steinfurth foi usada para realizar o teste de deformação por cisalhamento de proxy de amarração. A unidade foi ajustada para operar no “modo de torque de remoção”. Um fechamento que possui uma seção de proxy de amarração (área 40 nas Figuras 9A e 9B) com um comprimento arqueado de 6 mm e uma largura de seção transversal de 0,6 mm que conecta uma porção de tampa (1) a uma banda inviolável 10* (um proxy para porção de meios de retenção 10) e adequado para acoplar com um acabamento de garrafa PCO 1881. Antes do teste, a banda inviolável (10*) foi desdobrada e, em seguida, quase totalmente removida, cortando a banda inviolável a uma distância de aproximadamente 2 mm de cada extremidade da seção de proxy de amarração. A porção restante da banda inviolável (como mostrado nas Figuras 10A e 10B) compreende, então, a seção de proxy de amarração com um comprimento arqueado de 6 mm e uma seção de comprimento de arco adicional de 2 mm em ambos os lados da seção de proxy de amarração, todas dos quais tem uma largura de seção transversal de 0,6 mm. A adição de 2 mm em ambos os lados da seção de proxy de amarração fornece uma área de superfície maior para segurar ao realizar o teste de deformação por cisalhamento. Para apoiar o fechamento para teste na unidade testadora de Torque, foi utilizado um pré-molde tubular modificado (item 45 na Figura 10B). A pré-forma tubular 45 foi feita de tereftalato de polietileno e foi modificada para ter paredes externas lisas. Em seguida, uma haste de latão (50), com um diâmetro que se encaixa confortavelmente dentro da pré-forma (45) foi inserida como um plugue para proporcionar rigidez à pré-forma e impedir sua deformação durante o teste. Em seguida, o fechamento foi colocado no topo da pré-forma e a seção restante da banda inviolável (10*) foi presa à pré-forma usando alças vice. O fechamento e a pré-forma foram montados no testador de Torque. A porção da tampa (1) foi agarrada por cima dentro de um mandril adequadamente projetado e girada a uma velocidade de torque de remoção de 0,8 rpm, em relação à seção presa da banda inviolável, usando o testador de Torque. A resistência ao cisalhamento do proxy de amarração (40) é definida como o torque máximo (em polegadas.libras) necessário para separar a porção da tampa (1) da seção restante da seção de banda inviolável (10*) quebrando o proxy de amarração (40) A resistência ao cisalhamento relatada na Tabela 3 é a média de pelo menos 5 desses testes de deformação por cisalhamento.
Deformação por rasgo de um proxy de amarração
[0183]Uma unidade testadora de torque TMS 5000 fabricada por Steinfurth foi usada para realizar o teste de deformação por cisalhamento de proxy de amarração. A unidade foi ajustada para operar no “modo de torque de remoção”. Um fechamento que possui uma seção de proxy de amarração (área 40 nas Figuras 9A e 9B) com um comprimento arqueado de 6 mm e uma largura de seção transversal de 0,6 mm que conecta uma porção de tampa (1) a uma banda inviolável 10* (um proxy para porção de meios de retenção 10) e adequado para acoplar com um acabamento de garrafa PCO 1881. Para apoiar o fechamento para teste na unidade testadora de Torque, foi utilizada uma pré-forma tubular modificada (item 45 na Figura 10C). A pré-forma tubular 45 foi feita de tereftalato de polietileno e foi modificada para ter paredes externas lisas. Em seguida, uma haste de latão (50), com um diâmetro que se encaixa confortavelmente dentro da pré-forma (45) foi inserida como um bujão para proporcionar rigidez à pré-forma e impedir sua deformação durante o teste. Em seguida, o fechamento foi colocado no topo da pré-forma. Antes do teste, a banda inviolável (10*) foi desviada para baixo (no lado oposto da seção de proxy de amarração) e afastada da porção da tampa (1), como é mostrado na Figura 10C. A deflexão para baixo quebra todas as seções estreitas dos pinos (a linha frangível 9 nas Figuras 9A e 9B) unindo a borda superior da banda inviolável à borda inferior da porção de tampa, deixando a seção contínua maior, a seção proxy de amarração (40), intacta. A banda inviolável (10*) é desviada para baixo e para longe da porção de tampa (1) até que a borda superior da banda inviolável faça um ângulo com a borda inferior da porção de tampa de cerca de 27 graus, enquanto a porção de amarração permanece intacta ao longo de seu comprimento arqueado de 6 mm (veja a Figura 10C). A banda inviolável (10*) foi então presa à pré-forma nesta posição desviada para baixo usando garras vice. O fechamento e a pré-forma foram montados no testador de Torque. A porção de tampa (1) foi agarrada por cima dentro de um mandril adequadamente projetado e girada a uma velocidade de torque de remoção de 0,8 rpm, em relação à banda inviolável (10*), usando o testador de Torque. A resistência ao rasgo do proxy de amarração (40) é definida como o torque máximo (em polegadas.libras) necessário para separar a porção da tampa (1) da banda inviolável (10*) desviada para baixo, quebrando o proxy de amarração (40). A resistência ao rasgo relatada na Tabela 3 é a média de pelo menos 5 desses testes de deformação ao rasgo. Deformação por Tração de um Proxy de amarração
[0184] Os testes de deformação à tração foram realizados usando uma máquina de tração (um testador universal Instron 4204, com uma célula de carga com capacidade de 1 KN (225 lbf)) com a velocidade da cruzeta ajustada em 50 mm/min. Um fechamento que possui uma seção de proxy de amarração (área 40 nas Figuras 9A e 9B) com um comprimento arqueado de 6 mm e uma largura de seção transversal de 0,6 mm que conecta uma porção de tampa (1) a uma banda inviolável 10* (um proxy para porção de meios de retenção 10) e adequado para acoplar com um acabamento de garrafa PCO 1881. Antes do teste, a banda inviolável (10*) foi desdobrada e, em seguida, quase totalmente removida, cortando-a a uma distância de aproximadamente 2 mm de cada extremidade da seção de proxy de amarração (ver as Figuras 10A, 11A e 11B) A porção restante da banda inviolável (como mostrado nas Figuras 10A, 11A e 11B) compreende, então, a seção de proxy de amarração com um comprimento arqueado de 6 mm e uma seção de comprimento de arco adicional de 2 mm em ambos os lados da seção de proxy de amarração, todos com uma largura de seção transversal de 0,6 mm. A adição de 2 mm em ambos os lados da seção de proxy de amarração fornece uma área de superfície maior para segurar ao realizar o teste de deformação à tração. Para o teste de deformação por tração, a maior parte da porção de tampa (1) foi cortada de maneira semelhante, deixando apenas uma seção da parede lateral da porção de tampa conectada ao que restava da banda inviolável (ver Figuras 11A e 11B). Essa seção “cortada” do fechamento foi então montada no testador de tração, com a parede lateral da porção restante da tampa e a banda inviolável cada uma sendo presa com garras serrilhadas de aço com 0,5 polegada de largura em uma separação de garra de 0,25 polegada. Durante o teste de tração, a seção restante da porção de tampa (1) e a seção restante da banda inviolável (10*) foram separadas verticalmente. A resistência à tração do proxy de amarração (40) é definida como a carga máxima (em gramas.força, gf) necessária para separar a porção restante de tampa (1) da seção de banda inviolável (10*), quebrando o proxy de amarração (40) A resistência à tração relatada na Tabela 3 é a média de pelo menos 5 desses testes de deformação à tração. Tabela 3 Deformação média por cisalhamento, rasgo e tração de um proxy de amarração
[0185]Um técnico especialista no assunto reconhecerá, a partir dos dados fornecidos na Tabela 3, que um proxy de amarração feito usando uma composição de homopolímero de polietileno de acordo com a presente divulgação pode ter uma capacidade relativamente boa de resistir a deformações de cisalhamento, rasgo e tração (em relação a um proxy de amarração comparativo feito a partir de um copolímero de polietileno unimodal de etileno e 1-buteno, SCLAIR 2712). Os dados, portanto, fornecem mais evidências de que as composições de homopolímeros de polietileno aqui descritas podem ser úteis na produção de conjuntos de fechamento de garrafas, impedindo a separação fácil de uma porção de tampa de uma porção de meios de retenção ou de uma garrafa e geralmente ajudando a evitar perda ou desassociação de uma porção de tampa (um fluxo potencial de resíduos de plástico) de uma garrafa, onde a porção de tampa poderia, de outra forma, contribuir para problemas ambientais.
[0186]A presente divulgação foi descrita com referência a certos detalhes de modalidades particulares da mesma. Não se pretende que esses detalhes sejam considerados limitações ao escopo da divulgação, exceto na medida em que sejam incluídos nas reivindicações anexas.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
[0187]A divulgação fornece um conjunto de fechamento de garrafa que é feito pelo menos em parte com uma composição de homopolímero de polietileno compreendendo um primeiro homopolímero de etileno e um segundo homopolímero de etileno. O conjunto de fechamento de garrafa compreende uma tampa ou porção de fechamento, uma porção de amarração e uma porção de meios de retenção, em que a porção de amarração ajuda a impedir a perda ou desassociação de uma tampa ou porção de fechamento de uma garrafa ou recipiente, o que pode contribuir para os fluxos de resíduos ambientais.

Claims (9)

1. Conjunto de fechamento de garrafa CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma porção de tampa (1), uma porção de amarração alongada (5) e uma porção de colar de retenção (10), a porção de tampa sendo moldada para engatar reversivelmente e cobrir uma abertura de garrafa, a porção de colar de retenção sendo moldada para engatar irreversivelmente um gargalo de garrafa ou uma porção superior de uma garrafa, e onde a porção de amarração alongada conecta pelo menos um ponto na porção de tampa a pelo menos um ponto na porção de colar de retenção, em que a porção de amarração alongada (5) compreende uma tira de amarração que é conectada de maneira frangível ao longo de uma porção de sua borda superior a uma borda anular descendente da porção de tampa e que é conectada de maneira frangível ao longo de uma porção de sua borda inferior a uma borda anular superior da porção de colar de retenção (10), a tira de amarração sendo formada integralmente com e conectada em uma extremidade a pelo menos um ponto na porção de tampa e formada integralmente com e conectada em outra extremidade a pelo menos um ponto na porção do colar de retenção, as seções frangíveis (20) são quebráveis quando a porção de tampa é removida de uma abertura de garrafa, mas onde a porção de tampa permanece conectada ao colar de retenção pela tira de amarração; em que a porção de tampa, a porção de amarração alongada e a porção de colar de retenção são moldadas integralmente a partir de uma composição de homopolímero de polietileno compreendendo: (I) 95 a 5% em peso de um primeiro homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3; e (II) 5 a 95% em peso de um segundo homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3, em que a proporção do índice de fusão I2 do segundo homopolímero de etileno para o índice de fusão I2 do primeiro homopolímero de etileno é pelo menos 10, em que a densidade é medida de acordo com ASTM D792 e o índice de fusão I2 é medido de acordo com ASTM D1238 a 190 °C, usando um peso de 2,16 kg.
2. Conjunto de fechamento de garrafa, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a composição de homopolímero de polietileno compreende: 95 a 5% em peso de um primeiro homopolímero de etileno tendo uma densidade de 0,955 a 0,965 g/cm3; e a composição de polietileno tem um índice de fusão I2 de 0,5 a 10 g/10 min e uma densidade de 0,950 a 0,975 g/cm3.
3. Conjunto de fechamento de garrafa, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro homopolímero de etileno tem um peso molecular médio ponderal Mw que é superior ao peso molecular médio ponderal, Mw do segundo homopolímero de etileno, conforme determinado por Cromatografia de Permeação em Gel (GPC) em alta temperatura com detecção por índice de refracção diferencial (DRI) usando a calibração universal ASTM D6474-99, com 1,2,4- triclorobenzeno como fase móvel a 140 °C.
4. Conjunto de fechamento de garrafa, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro homopolímero de etileno tem um índice de fusão I2 inferior a 1,0 g/10 min.
5. Conjunto de fechamento de garrafa, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de que a distribuição de peso molecular (Mw/Mn) do primeiro homopolímero de etileno é de 1,7 a 20,0, conforme determinado por Cromatografia de Permeação em Gel (GPC) em alta temperatura com detecção por índice de refracção diferencial (DRI) usando a calibração universal ASTM D6474-99, com 1,2,4- triclorobenzeno como fase móvel a 140 °C.
6. Conjunto de fechamento de garrafa, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo homopolímero de etileno tem um índice de fusão I2 superior a cerca de 5,0 g/10 min.
7. Conjunto de fechamento de garrafa, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO pelo fato de que a distribuição de peso molecular (Mw/Mn) do segundo homopolímero de etileno é de 1,7 a 20,0, conforme determinado por Cromatografia de Permeação em Gel (GPC) em alta temperatura com detecção por índice de refracção diferencial (DRI) usando a calibração universal ASTM D6474-99, com 1,2,4- triclorobenzeno como fase móvel a 140 °C.
8. Conjunto de fechamento de garrafa, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, CARACTERIZADO pelo fato de que a composição de homopolímero de polietileno tem um perfil bimodal ou um perfil multimodal em um cromatógrafo de permeação em gel.
9. Conjunto de fechamento de garrafa, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, CARACTERIZADO pelo fato de que a composição de homopolímero de polietileno compreende um ou mais de um agente de nucleação.
BR112020012413-3A 2017-12-19 2018-12-13 Conjunto de fechamento de garrafas com composição de homopolímero de polietileno BR112020012413B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201762607343P 2017-12-19 2017-12-19
US62/607,343 2017-12-19
PCT/IB2018/060063 WO2019123157A1 (en) 2017-12-19 2018-12-13 Bottle closure assembly comprising a polyethylene homopolymer composition

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020012413A2 BR112020012413A2 (pt) 2020-11-24
BR112020012413B1 true BR112020012413B1 (pt) 2023-06-06

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN111655441B (zh) 包含聚乙烯均聚物组合物的瓶封闭组件
BR112020009680B1 (pt) Montagem de fechamento de frascos compreendendo uma composição de polietileno
JP2021504259A (ja) 良好な寸法安定性を有するポリエチレン組成物を含むボトル・クロージャ・アセンブリ
CN109715673B (zh) 核化聚乙烯共混物和它们在模塑制品中的用途
BR112018011787B1 (pt) Processo para encher um recipiente
US20190185232A1 (en) Bottle closure assembly including a polyethylene composition
US20190185219A1 (en) Bottle closure assembly including a polyethylene copolymer
BR112020012413B1 (pt) Conjunto de fechamento de garrafas com composição de homopolímero de polietileno
WO2017221124A1 (en) Hinged component made from high density unimodal polyethylene
BR112020010001B1 (pt) Montagem de fechamento de garrafa que compreende uma composição de polietileno que tem boa estabilidade dimensional
JP2023146472A (ja) 螺子キャップ用ポリプロピレン組成物
WO2023079517A1 (en) Cap for container