BR112020009647B1 - Método para determinar informação de controle de enlace descendente e aparelho de comunicações - Google Patents

Método para determinar informação de controle de enlace descendente e aparelho de comunicações Download PDF

Info

Publication number
BR112020009647B1
BR112020009647B1 BR112020009647-4A BR112020009647A BR112020009647B1 BR 112020009647 B1 BR112020009647 B1 BR 112020009647B1 BR 112020009647 A BR112020009647 A BR 112020009647A BR 112020009647 B1 BR112020009647 B1 BR 112020009647B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
downlink control
information
control information
information field
dci
Prior art date
Application number
BR112020009647-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020009647A2 (pt
Inventor
Ruixiang Ma
Yongxia Lyu
Jiafeng SHAO
Xinghua Song
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from CN201711149124.6A external-priority patent/CN109802755B/zh
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd
Publication of BR112020009647A2 publication Critical patent/BR112020009647A2/pt
Publication of BR112020009647B1 publication Critical patent/BR112020009647B1/pt

Links

Abstract

As modalidades deste pedido divulgam um método para determinar informação de controle de enlace descendente e um aparelho. Um dispositivo de rede determina (301) informação de controle de enlace descendente, onde a informação de controle de enlace descendente inclui pelo menos um campo de informação. O dispositivo de rede envia (302) a informação de controle de enlace descendente em um espaço de pesquisa comum ou em um conjunto de recursos de controle comum, ou envia a informação de controle de enlace descendente em um espaço de pesquisa específico ou em um conjunto de recursos de controle específico de um dispositivo terminal. O dispositivo terminal recebe (303) a informação de controle de enlace descendente, e determina a informação indicada por o pelo menos um campo de informação. De acordo com as soluções fornecidas nas modalidades deste pedido, os requisitos de vários cenários de comunicação podem ser mais bem atendidos.

Description

[0001] Este pedido reivindica prioridade do Pedido de Patente Chinesa n° 201711149124.6, arquivado na Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China em 17 de novembro de 2017 e intitulado "METHOD FOR DETERMINING DOWNLINK CONTROL INFORMATION AND COMMUNICATIONS APPARATUS", o qual é incorporado neste documento por referência em sua totalidade.
CAMPO TÉCNICO
[0002] Este pedido refere-se ao campo de comunicações, e, em particular, a um método para determinar informação de controle de enlace descendente e um aparelho de comunicações.
ANTECEDENTES
[0003] Em um sistema de comunicações, antes de enviar dados de enlace ascendente ou receber dados de enlace descendente, um dispositivo terminal precisa obter informação de escalonamento, como alocação de recursos de frequência de tempo ou um esquema de modulação e codificação, configurada por um dispositivo de rede para o dispositivo terminal. Além disso, o dispositivo de rede também precisa notificar o dispositivo terminal sobre informação como um comando de controle de potência relacionado à transmissão de enlace ascendente. Portanto, o dispositivo de rede envia informação de controle de enlace descendente (downlink control information, DCI) para o dispositivo terminal, a informação de controle de enlace descendente transporta um ou mais campos de informação, e cada campo de informação indica informação como informação de escalonamento e um comando de controle de potência para o dispositivo terminal. Pode-se considerar que a informação de controle de enlace descendente é usada para escalonar a transmissão de dados.
[0004] No sistema de comunicações, um canal de controle de enlace descendente é comumente usado para transportar a informação de controle de enlace descendente (por exemplo, um canal de controle de enlace descendente físico (physical downlink control channel, PDCCH), onde certamente a informação de controle de enlace descendente pode ser transportada alternativamente usando outro canal). O equipamento de usuário precisa primeiro realizar a detecção cega em um conjunto de recursos de controle ou um espaço de pesquisa em uma área de controle. O espaço de pesquisa pode ser considerado como um conjunto de canais de controle de enlace descendente que são monitorados pelo dispositivo terminal. O espaço de pesquisa inclui um espaço de pesquisa comum e um espaço de pesquisa específico de equipamento de usuário (ou referido como um espaço de pesquisa específico de dispositivo terminal, um espaço de pesquisa específico para abreviar). O espaço de pesquisa comum é um espaço de pesquisa que precisa ser monitorado por uma pluralidade de dispositivos terminais, e o espaço de pesquisa específico é um espaço de pesquisa que precisa ser monitorado por um dispositivo de terminal específico em uma célula. Para informação de controle de enlace descendente com a mesma quantidade de bits (tamanho da carga útil), mesmo se os formatos da informação de controle de enlace descendente sejam diferentes, o dispositivo terminal precisa realizar a detecção cega apenas uma vez no espaço de pesquisa, e, em seguida, determina um formato específico da informação de controle de enlace descendente após receber a informação de controle de enlace descendente. No entanto, para informação de controle de enlace descendente com diferentes quantidades de bits, o dispositivo terminal precisa realizar uma detecção cega uma vez para cada quantidade de bits. Uma quantidade maior de tempos de detecção cega indica um tempo mais longo para o qual o dispositivo terminal realiza detecção cega, e, portanto, indica uma latência de transmissão de dados mais longa e maior consumo de energia do dispositivo terminal. Além disso, uma quantidade maior de bits de informação de controle de enlace descendente indica overheads mais elevados dos recursos de sistema ocupados pela informação de controle de enlace descendente, resultando em menor eficiência na transmissão de dados.
[0005] Para lidar com o crescimento explosivo do tráfego de dados móveis, conexões de dispositivo de comunicações móveis massivas, e vários serviços e cenários surgindo no futuro, um sistema de comunicações móveis de 5a geração (5th Generation, 5G) emerge. No entanto, diferentes serviços e cenários também têm requisitos diferentes no sistema de comunicações móveis. Por exemplo, um cenário de comunicações ultra-confiáveis e de baixa latência (Ultra-Reliable and Low Latency Communications, URLLC) possui requisitos muito rigorosos de confiabilidade e latência na transmissão de dados. Por exemplo, uma latência de plano de usuário de enlace ascendente ou enlace descendente não pode exceder 0,5 milissegundos, e uma taxa de erro de bit dentro de 1 milissegundo não pode exceder 0,0001%. Portanto, como projetar informação de controle de enlace descendente que possam atender melhor a um requisito de serviço e a um requisito de cenário é um problema que precisa ser resolvido com urgência.
SUMÁRIO
[0006] As modalidades deste pedido fornecem uma pluralidade de métodos para determinar informação de controle de enlace descendente e aparelhos, para melhor atender a um requisito de serviço e a um requisito de cenário.
[0007] De acordo com um primeiro aspecto, uma modalidade deste pedido fornece um método para determinar informação de controle de enlace descendente por um dispositivo terminal. O método inclui: receber informação de controle de enlace descendente em um espaço de pesquisa comum ou em um conjunto de recursos de controle comum; ou receber a informação de controle de enlace descendente em um espaço de pesquisa específico ou em um conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, onde a informação de controle de enlace descendente inclui pelo menos um campo de informação; e determinar informação indicada por o pelo menos um campo de informação.
[0008] Em um projeto possível, o pelo menos um campo de informação inclui um primeiro campo de informação, o primeiro campo de informação indica um formato da informação de controle de enlace descendente, o formato da informação de controle de enlace descendente é um de uma pluralidade de formatos, e a pluralidade de formatos corresponde a uma mesma quantidade de bits.
[0009] Em uma maneira supracitada, a informação de controle de enlace descendente na pluralidade de formatos corresponde a uma mesma quantidade de bits, isto é, as quantidades de bits da informação de controle de enlace descendente na pluralidade de formatos são as mesmas. O dispositivo terminal pode receber informação de controle de enlace descendente em um dos formatos realizando apenas um processo de detecção cega, de modo que a latência no recebimento da informação de controle de enlace descendente pelo dispositivo terminal seja reduzida, e a energia elétrica seja economizada, atendendo melhor a um requisito de cenário ou requisito de serviço.
[0010] Em um projeto possível, o primeiro campo de informação indica ainda uma direção de transmissão da transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente.
[0011] Em um projeto possível, quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é um primeiro formato, o pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada por um segundo campo de informação; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebida é um segundo formato, o pelo menos um campo de informação inclui um segundo campo de informação; e o método inclui ainda: receber sinalização de camada superior, onde a sinalização de camada superior indica que a informação de controle de enlace descendente inclui o segundo campo de informação, e / ou a sinalização de camada superior indica uma quantidade de bits do segundo campo de informação; e o segundo campo de informação indica uma portadora correspondente à transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente, ou o segundo campo de informação indica se um recurso de frequência de tempo que não está ocupado em um conjunto de recursos pré- configurado pode ser ocupado pela transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente.
[0012] Em um projeto possível, o pelo menos um campo de informação inclui um terceiro campo de informação, e o terceiro campo de informação indica uma localização de recurso no domínio da frequência ocupado pela transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente; e quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o primeiro formato,a informação de controle de enlace descendente é criptografada usando um primeiro identificador temporário de rede de rádio, a localização de recurso no domínio da frequência indicada pelo terceiro campo de informação está em uma primeira parte de largura de banda, e uma localização de um bloco de recurso físico de referência 0 da localização de recurso no domínio da frequência indicada pelo terceiro campo de informação é um bloco de recurso físico 0 na primeira parte de largura de banda; ou a informação de controle de enlace descendente é criptografada usando um segundo identificador temporário de rede de rádio, a localização de recurso no domínio da frequência indicada pelo terceiro campo de informação na informação de controle de enlace descendente está em uma segunda parte de largura de banda, e uma localização de um bloco de recurso físico de referência 0 da localização de recurso no domínio da frequência indicada pelo terceiro campo de informação é um bloco de recurso físico 0 na segunda parte de largura de banda; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o segundo formato,a localização de recurso no domínio da frequência correspondentemente indicada pelo terceiro campo de informação na informação de controle de enlace descendente está em uma terceira parte de largura de banda, e uma localização de um bloco de recurso físico de referência 0 da localização de recurso no domínio da frequência indicada pelo terceiro campo de informação é um bloco de recurso físico 0 na terceira parte de largura de banda.
[0013] Em um projeto possível, quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o primeiro formato, o pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada por um quarto campo de informação, a informação de controle de enlace descendente corresponde à informação de recurso no domínio do tempo predefinida, e a informação de recurso no domínio do tempo predefinida indica uma localização de recurso no domínio do tempo ocupado pela transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente; ou pelo menos um campo de informação inclui o quarto campo de informação, o quarto campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bi ts corresponde a uma linha em uma primeira tabela, pelo menos uma linha na primeira tabela indica pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, e N é um número inteiro positivo; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o segundo formato, o pelo menos um campo de informação inclui o quarto campo de informação, o quarto campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a uma linha em uma segunda tabela, pelo menos uma linha na segunda tabela indica pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, e M é um número inteiro positivo; e o quarto campo de informação indica a localização de recurso no domínio do tempo ocupado pela transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente.
[0014] Em um projeto possível, a primeira tabela consiste em N linhas em uma terceira tabela, pelo menos uma linha na terceira tabela indica pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, e a terceira tabela é estipulada em um protocolo, ou a terceira tabela é configurada usando sinalização de camada superior; e / ou a segunda tabela consiste em M linhas em uma quarta tabela, pelo menos uma linha na quarta tabela indica pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, e a quarta tabela é estipulada em um protocolo, ou a quarta tabela é configurada usando sinalização de camada superior.
[0015] Em um projeto possível, quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o primeiro formato, o pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada por um quinto campo de informação, a informação de controle de enlace descendente corresponde a um K valor predefinido, e o K valor predefinido indica um intervalo de tempo entre um tempo de recebimento de dados agendados usando a informação de controle de enlace descendente e um tempo de transmissão de uma retroalimentação de HARQ correspondente aos dados; ou o pelo menos um campo de informação inclui um quinto campo de informação, o quinto campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a um dos P valores K, cada um dos P valores K indica um intervalo de tempo entre um tempo de recebimento de dados agendados usando a informação de controle de enlace descendente e um tempo de transmissão de uma retroalimentação de HARQ correspondente aos dados, e P é um número inteiro positivo; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o segundo formato, o pelo menos um campo de informação inclui um quinto campo de informação; e o método inclui ainda: receber informação de configuração, onde a informação de configuração indica um conjunto de K valores, o conjunto de K valores inclui Q K valores, o quinto campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a um dos Q K valores, cada um dos Q K valores indica um intervalo de tempo entre um tempo de recebimento de dados agendados usando a informação de controle de enlace descendente e um tempo de transmissão de uma retroalimentação de HARQ correspondente aos dados, e Q é um número inteiro positivo.
[0016] Em um projeto possível, quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o primeiro formato, o pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada por um sexto campo de informação; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o segundo formato, o pelo menos um campo de informação inclui um sexto campo de informação, e o sexto campo de informação é maior ou igual a um bit; e o sexto campo de informação indica se o dispositivo terminal precisa reportar informação de qualidade de canal (CQI) aperiódico e / ou o sexto campo de informação instrui o dispositivo terminal se deve realizar a medição do sinal de referência de sondagem (SRS).
[0017] Em um projeto possível, quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o primeiro formato, o pelo menos um campo de informação inclui um sétimo campo de informação, o sétimo campo de informação é maior ou igual a um bit, um valor de estado do sétimo campo de informação corresponde a uma das X versões de redundância, e X é um número inteiro positivo; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o segundo formato, o pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada por um sétimo campo de informação, e uma versão de redundância predefinida é usada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente; ou o pelo menos um campo de informação inclui um sétimo campo de informação, o sétimo campo de informação é maior ou igual a um bit, um valor de estado do sétimo campo de informação corresponde a uma das L versões de redundância, e L é um número inteiro positivo; e o sétimo campo de informação é usado para indicar uma versão de redundância usada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente.
[0018] Em um projeto possível, quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o primeiro formato, o pelo menos um campo de informação não transporta informação indicada por um oitavo campo de informação; ou o pelo menos um campo de informação inclui um oitavo campo de informação, o oitavo campo de informação é maior ou igual a um bit, o oitavo campo de informação que é maior ou igual a um bit é usado para instruir o dispositivo terminal se deve reportar medição de estado de canal, e uma maneira de medição de estado de canal inclui um de realizar medição com base em um sinal de referência de um bloco de dados de sincronização mais próximo, realizar medição com base em um sinal de referência de um conjunto de recursos de controle no qual a informação de sistema está localizada. e realizar medição com base em um sinal de referência de um canal de difusão; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o segundo formato, o pelo menos um campo de informação inclui um oitavo campo de informação e um nono campo de informação, o oitavo campo de informação é maior ou igual a um bit, e o oitavo campo de informação que é maior ou igual a um bit é usado para instruir o terminal dispositivo se deve reportar a medição de estado de canal; e o nono campo de informação é maior ou igual a um bit, o nono campo de informação indica um dos V sinais de referência usados para realizar a medição de estado de canal, os V sinais de referência usados para realizar a medição de estado de canal são configurados usando sinalização de camada superior, e V é um número inteiro positivo.
[0019] Em um projeto possível, o pelo menos um campo de informação inclui um décimo campo de informação, e o décimo campo de informação indica um recurso de canal de controle de enlace ascendente configurado para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente; e quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o primeiro formato, o décimo campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a um dos B recursos de canal de controle de enlace ascendente, cada um dos B recursos de canal de controle de enlace ascendente corresponde a um índice de um item em uma quinta tabela, um item corresponde a um recurso de canal de controle de enlace ascendente, a quinta tabela é configurada usando informação de sistema, e B é um número inteiro positivo; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o segundo formato, o décimo campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bit s corresponde a um dos A recursos de canal de controle de enlace ascendente, cada um dos A recursos de canal de controle de enlace ascendente corresponde a um índice de um item em uma sexta tabela, um item corresponde a um recurso de canal de controle de enlace ascendente, e a sexta tabela é configurada usando sinalização de camada superior específica de usuário.
[0020] Em um projeto possível, quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o primeiro formato, o pelo menos um campo de informação não transporta informação indicada por um décimo primeiro campo de informação, e o décimo primeiro campo de informação indica uma suposição de uma relação quasi-co-localizada (quasi-co-located) entre uma porta de sinal de referência de demodulação usada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente e uma porta de sinal de referência de enlace descendente; e a informação de controle de enlace descendente instrui o dispositivo terminal a determinar, com base em uma relação quasi-co- localizada do espaço de pesquisa no qual a informação de controle de enlace descendente está localizada ou no conjunto de recursos de controle no qual a informação de controle de enlace descendente está localizada, a suposição da relação quasi-co-localizada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é recebida no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente recebido é o segundo formato, o pelo menos um campo de informação não transporta informação indicada por um décimo primeiro campo de informação, e o décimo primeiro campo de informação indica uma suposição de uma relação quasi-co-localizada (quasi-co-located) entre uma porta de sinal de referência de demodulação usada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente e uma porta de sinal de referência de enlace descendente; e a informação de controle de enlace descendente instrui o dispositivo terminal a determinar, com base em uma suposição de relação quasi-co-localizada predefinida, a suposição da relação quasi-co-localizada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente; ou a informação de controle de enlace descendente instrui o dispositivo terminal a determinar, com base em uma relação quasi-co-localizada do espaço de pesquisa no qual a informação de controle de enlace descendente está localizada ou no conjunto de recursos de controle no qual a informação de controle de enlace descendente está localizada, a suposição da relação quasi-co-localizado para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente.
[0021] De acordo com um segundo aspecto, um método para determinar informação de controle de enlace descendente por um dispositivo de rede é fornecido. O método inclui: determinar informação de controle de enlace descendente, onde a informação de controle de enlace descendente inclui pelo menos um campo de informação; e enviar a informação de controle de enlace descendente em um espaço de pesquisa comum ou um conjunto de recursos de controle comum; ou enviar a informação de controle de enlace descendente em um espaço de pesquisa específico ou um conjunto de recursos de controle específico de um dispositivo terminal.
[0022] Em um projeto possível, o pelo menos um campo de informação inclui um primeiro campo de informação, o primeiro campo de informação indica um formato da informação de controle de enlace descendente, o formato da informação de controle de enlace descendente é um de uma pluralidade de formatos, e a pluralidade de formatos corresponde a uma mesma quantidade de bits.
[0023] Em um projeto possível, o primeiro campo de informação indica ainda uma direção de transmissão da transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente.
[0024] Em um projeto possível, quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é um primeiro formato, o pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada por um segundo campo de informação; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é um segundo formato, o pelo menos um campo de informação inclui um segundo campo de informação; e o método inclui ainda: enviar sinalização de camada superior, onde a sinalização de camada superior indica que a informação de controle de enlace descendente inclui o segundo campo de informação, e / ou a sinalização de camada superior indica uma quantidade de bits do segundo campo de informação; eo segundo campo de informação indica uma portadora correspondente à transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente, ou o segundo campo de informação indica se um recurso de frequência de tempo que não está ocupado em um conjunto de recursos pré- configurado pode ser ocupado pela transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente.
[0025] Em um projeto possível, o pelo menos um campo de informação inclui um terceiro campo de informação, e o terceiro campo de informação indica uma localização de recurso no domínio da frequência ocupado pela transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente; e quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o primeiro formato, a informação de controle de enlace descendente é criptografada usando um primeiro identificador temporário de rede de rádio, a localização de domínio da frequência indicada pelo terceiro campo de informação está em uma primeira parte de largura de banda, e uma localização de um bloco de recurso físico de referência 0 da localização de recurso no domínio da frequência indicada por o terceiro campo de informação é um bloco de recurso físico 0 na primeira parte de largura de banda; ou a informação de controle de enlace descendente é criptografada usando um segundo identificador temporário de rede de rádio, a localização de recurso no domínio da frequência indicado pelo terceiro campo de informação na informação de controle de enlace descendente está em uma segunda parte de largura de banda, e uma localização de um bloco de recurso físico de referência 0 da localização de recurso no domínio da frequência indicada pelo terceiro campo de informação é um bloco de recurso físico 0 na segunda parte de largura de banda; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o segundo formato, a localização de recurso no domínio da frequência correspondentemente indicada pelo terceiro campo de informação na informação de controle de enlace descendente está em uma terceira parte de largura de banda, e uma localização de um bloco de recurso físico de referência 0 da localização de recurso no domínio da frequência indicada pelo terceiro campo de informação é um bloco de recurso físico 0 na terceira parte de largura de banda.
[0026] Em um projeto possível, quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o primeiro formato, o pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada por um quarto campo de informação, a informação de controle de enlace descendente corresponde à informação de recurso no domínio do tempo predefinida, e a informação de recurso no domínio do tempo predefinida indica uma localização de recurso no domínio do tempo ocupado pela transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente; ou pelo menos um campo de informação inclui o quarto campo de informação, o quarto campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bi ts corresponde a uma linha em uma primeira tabela, pelo menos uma linha na primeira tabela indica pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, e N é um número inteiro positivo; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o segundo formato, o pelo menos um campo de informação inclui o quarto campo de informação, o quarto campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a uma linha em uma segunda tabela, pelo menos uma linha na segunda tabela indica pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, e M é um número inteiro positivo; e o quarto campo de informação indica a localização de recurso no domínio do tempo ocupado pela transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente.
[0027] Em um projeto possível, a primeira tabela consiste em N linhas em uma terceira tabela, pelo menos uma linha na terceira tabela indica pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, e a terceira tabela é estipulada em um protocolo, ou a terceira tabela é configurada usando sinalização de camada superior; e / ou a segunda tabela consiste em M linhas em uma quarta tabela, pelo menos uma linha na quarta tabela indica pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, e a quarta tabela é estipulada em um protocolo, ou a quarta tabela é configurada usando sinalização de camada superior.
[0028] Em um projeto possível, quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o primeiro formato, o pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada por um quinto campo de informação, a informação de controle de enlace descendente corresponde a um K valor predefinido, e o K valor predefinido indica um intervalo de tempo entre um tempo de recebimento de dados agendados usando a informação de controle de enlace descendente e um tempo de transmissão de uma retroalimentação de HARQ correspondente aos dados; ou o pelo menos um campo de informação inclui um quinto campo de informação, o quinto campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a um dos P valores K, cada um dos P valores K indica um intervalo de tempo entre um tempo de recebimento de dados agendados usando a informação de controle de enlace descendente e um tempo de transmissão de uma retroalimentação de HARQ correspondente aos dados, e P é um número inteiro positivo; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o segundo formato, o pelo menos um campo de informação inclui um quinto campo de informação; e o método inclui ainda: enviar informação de configuração, onde a informação de configuração indica um conjunto de K valores, o conjunto de K valores inclui Q K valores, o quinto campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a um dos Q K valores, cada um dos Q K valores indica um intervalo de tempo entre um tempo de recebimento de dados agendados usando a informação de controle de enlace descendente e um tempo de transmissão de uma retroalimentação de HARQ correspondente aos dados, e Q é um número inteiro positivo.
[0029] Em um projeto possível, quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o primeiro formato, o pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada por um sexto campo de informação; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o segundo formato, o pelo menos um campo de informação inclui um sexto campo de informação, e o sexto campo de informação é maior ou igual a um bit; e o sexto campo de informação indica se o dispositivo terminal precisa reportar informação de qualidade de canal (CQI) aperiódico e / ou o sexto campo de informação instrui o dispositivo terminal se deve realizar a medição do sinal de referência de sondagem (SRS).
[0030] Em um projeto possível, quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o primeiro formato, o pelo menos um campo de informação inclui um sétimo campo de informação, o sétimo campo de informação é maior ou igual a um bit, um valor de estado do sétimo campo de informação corresponde a uma das X versões de redundância, e X é um número inteiro positivo; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o segundo formato, o pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada por um sétimo campo de informação, e uma versão de redundância predefinida é usada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente; ou o pelo menos um campo de informação inclui um sétimo campo de informação, o sétimo campo de informação é maior ou igual a um bit, um valor de estado do sétimo campo de informação corresponde a uma das L versões de redundância, e L é um número inteiro positivo; e o sétimo campo de informação é usado para indicar uma versão de redundância usada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente.
[0031] Em um projeto possível, quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o primeiro formato, o pelo menos um campo de informação não transporta informação indicada por um oitavo campo de informação; ou o pelo menos um campo de informação inclui um oitavo campo de informação, o oitavo campo de informação é maior ou igual a um bit, o oitavo campo de informação que é maior ou igual a um bit é usado para instruir o dispositivo terminal se deve reportar medição de estado de canal, e uma maneira de medição de estado de canal inclui um de realizar medição com base em um sinal de referência de um bloco de dados de sincronização mais próximo, realizar medição com base em um sinal de referência de um conjunto de recursos de controle no qual a informação de sistema está localizada. e realizar medição com base em um sinal de referência de um canal de difusão; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o segundo formato, o pelo menos um campo de informação inclui um oitavo campo de informação e um nono campo de informação, o oitavo campo de informação é maior ou igual a um bit, e o oitavo campo de informação que é maior ou igual a um bit é usado para instruir o terminal dispositivo se deve reportar a medição de estado de canal; e o nono campo de informação é maior ou igual a um bit, o nono campo de informação indica um dos V sinais de referência usados para realizar a medição de estado de canal, os V sinais de referência usados para realizar a medição de estado de canal são configurados usando sinalização de camada superior, e V é um número inteiro positivo.
[0032] Em um projeto possível, o pelo menos um campo de informação inclui um décimo campo de informação, e o décimo campo de informação indica um recurso de canal de controle de enlace ascendente configurado para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente; e quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o primeiro formato, o décimo campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a um dos B recursos de canal de controle de enlace ascendente, cada um dos B recursos de canal de controle de enlace ascendente corresponde a um índice de um item em uma quinta tabela, um item corresponde a um recurso de canal de controle de enlace ascendente, a quinta tabela é configurada usando informação de sistema, e B é um número inteiro positivo; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o segundo formato, o décimo campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a um dos A recursos de canal de controle de enlace ascendente, cada um dos A recursos de canal de controle de enlace ascendente corresponde a um índice de um item em uma sexta tabela, um item corresponde a um recurso de canal de controle de enlace ascendente, e a sexta tabela é configurada usando sinalização de camada superior específica de usuário.
[0033] Em um projeto possível, quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o primeiro formato, o pelo menos um campo de informação não transporta informação indicada por um décimo primeiro campo de informação, e o décimo primeiro campo de informação indica uma suposição de uma relação quasi-co-localizada (quasi-co-located) entre uma porta de sinal de referência de demodulação usada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente e uma porta de sinal de referência de enlace descendente; e a informação de controle de enlace descendente instrui o dispositivo terminal a determinar, com base em uma relação quasi-co- localizada do espaço de pesquisa no qual a informação de controle de enlace descendente está localizada ou no conjunto de recursos de controle no qual a informação de controle de enlace descendente está localizada, a suposição da relação quasi-co-localizada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente; e / ou quando a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico do dispositivo terminal, ou o formato da informação de controle de enlace descendente enviada é o segundo formato, o pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada por um décimo primeiro campo de informação, e o décimo primeiro campo de informação indica uma suposição de uma relação quasi-co- localizada (quasi-co-located) entre uma porta de sinal de referência de demodulação usada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente e uma porta de sinal de referência de enlace descendente; e a informação de controle de enlace descendente instrui o dispositivo terminal a determinar, com base em uma suposição de relação quasi-co-localizada predefinida, a suposição da relação quasi-co-localizada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente; ou a informação de controle de enlace descendente instrui o dispositivo terminal a determinar, com base em uma relação quasi-co-localizada do espaço de pesquisa no qual a informação de controle de enlace descendente está localizada ou no conjunto de recursos de controle no qual a informação de controle de enlace descendente está localizada, a suposição da relação quasi-co-localizado para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente.
[0034] De acordo com um terceiro aspecto, este pedido fornece um dispositivo terminal. O dispositivo terminal tem a função de implementar um comportamento do dispositivo terminal no método de acordo com o primeiro aspecto. A função pode ser implementada usando hardware, ou pode ser implementada por hardware executando o software correspondente. O hardware ou software inclui um ou mais módulos correspondentes à função supracitada.
[0035] De acordo com um quarto aspecto, este pedido fornece um dispositivo de rede. O dispositivo de rede tem a função de implementar um comportamento do dispositivo de rede no método de acordo com o segundo aspecto. A função pode ser implementada usando hardware, ou pode ser implementada por hardware executando o software correspondente. O hardware ou software inclui um ou mais módulos correspondentes à função supracitada.
[0036] De acordo com um quinto aspecto, este pedido fornece um dispositivo terminal. O dispositivo terminal inclui um processador e um transceptor. O processador é configurado para suportar o dispositivo terminal na realização de uma função correspondente no método supracitado, por exemplo, determinar a informação de controle de enlace descendente no método supracitada. O transceptor é configurado para suportar o dispositivo terminal no envio / recebimento de informação no método supracitado, por exemplo, no recebimento de informação de controle de enlace descendente. Em um projeto possível, uma estrutura do dispositivo terminal pode incluir ainda uma memória. A memória é configurada para: ser acoplada ao processador, e armazenar uma instrução de programa e dados que são necessários ao dispositivo terminal.
[0037] De acordo com um sexto aspecto, este pedido fornece um dispositivo de rede. O dispositivo de rede inclui um processador. O processador é configurado para suportar o dispositivo de rede na realização de uma função correspondente no método supracitado, por exemplo, determinar a informação de controle de enlace descendente no método supracitado. Em um projeto possível, o dispositivo de rede pode incluir ainda um transceptor. O transceptor é configurado para suportar o dispositivo de rede no envio / recebimento de informação no método supracitado, por exemplo, no envio de informação de controle de enlace descendente. Em um projeto possível, uma estrutura do dispositivo de rede pode incluir ainda uma memória. A memória é configurada para: ser acoplada ao processador, e armazenar uma instrução de programa e dados que são necessários ao dispositivo de rede.
[0038] De acordo com um sétimo aspecto, este pedido fornece um sistema de comunicações. O sistema inclui o dispositivo terminal e o dispositivo de rede de acordo com os aspectos supracitados. O dispositivo terminal e o dispositivo de rede se comunicam um com o outro para realizar o método para determinar a informação de controle de enlace descendente de acordo com os aspectos supracitados.
[0039] De acordo com um oitavo aspecto, este pedido fornece um meio de armazenamento de computador, configurado para armazenar uma instrução de software de computador usada pelo dispositivo terminal supracitado. A instrução de software de computador inclui um programa projetado para realizar os aspectos supracitados.
[0040] De acordo com um nono aspecto, este pedido fornece um meio de armazenamento de computador, configurado para armazenar uma instrução de software de computador usada pelo dispositivo de rede supracitado. A instrução de software de computador inclui um programa projetado para realizar os aspectos supracitados.
[0041] De acordo com um décimo aspecto, este pedido fornece um sistema de chip. O sistema de chip inclui um processador, configurado para suportar um dispositivo terminal na implementação de uma função de acordo com os aspectos supracitados, por exemplo, determinar a informação de controle de enlace descendente no método supracitado. Em um projeto possível, o sistema de chip inclui ainda uma memória, e a memória é configurada para armazenar uma instrução de programa e dados que são necessários ao dispositivo terminal. O sistema de chip pode incluir um chip, ou pode incluir um chip e outro dispositivo discreto.
[0042] De acordo com o décimo primeiro aspecto, este pedido fornece um sistema de chip. O sistema de chip inclui um processador, configurado para suportar um dispositivo de rede na implementação de uma função de acordo com os aspectos supracitados, por exemplo, determinar a informação de controle de enlace descendente no método supracitado. Em um projeto possível, o sistema de chip inclui ainda uma memória, e a memória é configurada para armazenar uma instrução de programa e dados que são necessários ao dispositivo de rede. O sistema de chip pode incluir um chip, ou pode incluir um chip e outro dispositivo discreto.
[0043] De acordo com um décimo segundo aspecto, uma modalidade deste pedido fornece um método para determinar informação de controle de enlace descendente por um dispositivo terminal. O método inclui: receber, pelo dispositivo terminal, informação de controle de enlace descendente, onde a informação de controle de enlace descendente inclui um valor de índice de um esquema de modulação e codificação (Modulation and coding scheme, MCS), o valor de índice do MCS é pelo menos um dos N valores de índice em uma tabela de MCS, um esquema de modulação correspondente a um valor de índice X nos N valores de índice é QPSK, e um valor obtido multiplicando uma taxa de código correspondente por 1024 é menor ou igual a 82; e determinar, pelo dispositivo terminal com base no valor de índice do MCS, um esquema de modulação e uma taxa de código usada para transmissão de dados.
[0044] Opcionalmente, o valor de índice X é um valor de índice 1.
[0045] Opcionalmente, um valor obtido multiplicando a taxa de código correspondente ao valor de índice X por 1024 é maior ou igual a 43; e / ou um valor de eficiência é maior ou igual a 0,083579, e / ou um valor de eficiência é menor ou igual a 0,1592.
[0046] Opcionalmente, o esquema de modulação na tabela de MCS é que um valor obtido multiplicando a taxa de código correspondente ao valor de índice X por 1024 inclui pelo menos um dos seguintes valores: 82, 65, 54, 46 e 43.
[0047] Opcionalmente, o esquema de modulação na tabela de MCS é que um valor obtido multiplicando a taxa de código correspondente ao valor de índice X por 1024 inclui pelo menos um dos seguintes valores:81, 64, 59, 46 e 43.
[0048] Opcionalmente, um esquema de modulação correspondente a cada um de um valor de índice 12 a um valor de índice 15 na tabela de MCS é 16QAM.
[0049] Opcionalmente, os N valores de índice na tabela de MCS correspondem a pelo menos dois esquemas de codificação e um esquema sem codificação, incluindo especificamente: um valor de índice 0 não corresponde a dados e um esquema de codificação, um esquema de codificação correspondente ao valor de índice X é Polar, um esquema de codificação correspondente a um valor de índice Y é LDPC, e o valor de índice Y é maior que o valor de índice X.
[0050] Opcionalmente, a tabela de MCS corresponde a pelo menos dois BLERs, e os pelo menos dois BLERs incluem especificamente um primeiro BLER correspondente ao valor de índice X e um segundo BLER correspondente ao valor de índice Y, onde o valor de índice Y é maior que o valor de índice X. Além disso, opcionalmente, o segundo BLER é menor que o primeiro BLER.
[0051] Opcionalmente, na tabela de MCS, uma quantidade de índice correspondente a um esquema de codificação LDPC é maior ou igual a uma quantidade de índice correspondente a um esquema de codificação Polar.
[0052] Opcionalmente, a tabela de MCS corresponde a pelo menos um BLER, e o BLER é pelo menos um dos seguintes: 10e- 1, 10e-2, 10e-3, 10e-4 e 10e-5.
[0053] Os efeitos benéficos das modalidades deste pedido incluem: Um sistema de LTE existente suporta apenas uma tabela de MCS 10e-1, mas uma pluralidade de BLERs já foi introduzida na 5G NR. Portanto, a tabela na técnica anterior não é aplicável a um sistema 5G. Além disso, considerando o recurso de serviço do URLLC, é necessário introduzir um MCS com uma taxa de código mais baixa. Portanto, neste pedido, podem ser fornecida informação de indicação de MCS que podem ser implementadas sob diferentes BLERs, de modo que o sistema 5G NR suporte a indicações de MCS correspondentes a uma pluralidade de BLERs, atendendo assim um requisito de suporte a um serviço URLLC.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0054] Para descrever as soluções técnicas nas modalidades deste pedido mais claramente, o seguinte descreve brevemente os desenhos anexos.
[0055] A Figura 1 é um diagrama esquemático de um possível cenário de aplicação de acordo com este pedido; a Figura 2 é um diagrama esquemático de um processo de determinação de informação de controle de enlace descendente por um dispositivo de rede e um dispositivo terminal de acordo com este pedido; a Figura 3 é um diagrama esquemático de outro processo de determinação de informação de controle de enlace descendente por um dispositivo de rede e um dispositivo terminal de acordo com este pedido; a Figura 4 é um possível diagrama estrutural esquemático de um dispositivo terminal de acordo com este pedido; e a Figura 5 é um possível diagrama estrutural esquemático de um dispositivo de rede de acordo com este pedido.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES
[0056] A seguir, são descritas as soluções técnicas nas modalidades deste pedido com referência aos desenhos anexos nas modalidades deste pedido.
[0057] Primeiro, os conceitos técnicos nas modalidades deste pedido são brevemente descritos.
[0058] O domínio do tempo de um sistema de LTE é identificado usando um quadro de rádio. Um quadro de rádio inclui 10 subquadros, um comprimento de cada subquadro é de 1 milissegundo, cada subquadro inclui dois slots, e cada slot é de 0,5 milissegundos.
[0059] Uma quantidade de símbolos incluídos em cada slot está relacionada a um comprimento de um prefixo cíclico (cyclic prefix, CP) no subquadro. Se o CP é um CP comum, cada slot inclui sete símbolos, e cada subquadro inclui 14 símbolos. Por exemplo, cada subquadro inclui símbolos cujos números de sequência são # 0, # 1, # 2, # 3, # 4, # 5, # 6, # 7, # 8, # 9, # 10, # 11, # 12, e # 13. Se o CP for um CP longo, cada slot inclui seis símbolos, e cada subquadro inclui 12 símbolos. Por exemplo, cada subquadro inclui símbolos cujos números de sequência são # 0, # 1, # 2, # 3, # 4, # 5, # 6, # 7, # 8, # 9, # 10 e # 11.
[0060] Um sistema 5G é usado como exemplo. Há uma pluralidade de tipos de serviço no sistema 5G. No entanto, a pluralidade de tipos de serviço corresponde a diferentes requisitos de serviço. Por exemplo, um cenário de comunicações ultra-confiáveis e de baixa latência (UltraReliable and Low-Latency Communications, URLLC) requer uma baixa latência e alta confiabilidade, banda larga móvel aprimorada (Enhanced Mobile Broadband, EMBB) requer alta eficiência espectral e não possui requisito de latência, comunicação massiva do tipo máquina (Massive Machine Type Communication, mMTC) requer o envio periódico de baixa potência, e assim por diante. Portanto, para atender aos requisitos de diferentes cenários, um comprimento de um subquadro no sistema 5G pode não ser de 1 milissegundo. No sistema 5G, cada subquadro inclui uma pluralidade de símbolos, e um comprimento do subquadro depende de diferentes espaçamentos de subportadora. Se um espaçamento de subportadora é 15 KHz, o comprimento do subquadro é de 1 milissegundo; ou se um espaçamento de subportadora é maior que 15 KHz, o comprimento do subquadro será menor que 1 milissegundo. O sistema 5G pode incluir transmissão de uma pluralidade de espaçamentos de subportadora. Portanto, os comprimentos de tempo dos subquadros correspondentes a diferentes espaçamentos de subportadora podem ser diferentes, e os intervalos de símbolos correspondentes aos diferentes espaços de subportadora também podem ser diferentes.
[0061] Deve-se notar que, nas modalidades deste pedido, o símbolo inclui um símbolo de enlace ascendente e um símbolo de enlace descendente. O símbolo pode ser um símbolo de múltiplo acesso por divisão de frequência de portadora única (single carrier frequency division multiple access, SC-FDMA), ou pode ser um símbolo de multiplexação ortogonal por divisão de frequência de prefixo cíclico (cyclic prefix orthogonal frequency division multiplexing, CP-OFDM), ou pode ser outro símbolo OFDM. Um modo de múltiplo acesso de enlace ascendente e um modo de múltiplo acesso de enlace descendente não são limitados neste pedido.
[0062] Um dispositivo de rede envia informação de controle de enlace descendente (Downlink Control Information, DCI) para um terminal para escalonar a transmissão de dados. A DCI pode incluir pelo menos um campo de informação. Campos de informação diferentes podem indicar informações diferentes, para instruir o dispositivo terminal a realizar diferentes processamentos. Por exemplo, a DCI inclui um campo de informação usado para indicar a potência de canal compartilhado de enlace ascendente físico (physical uplink shared channel, PUSCH). Para ser específico, o dispositivo de rede instrui o dispositivo terminal a enviar um PUSCH com base na potência de PUSCH indicada pelo campo de informação. A DCI inclui a DCI de enlace ascendente e a DCI de enlace descendente. A DCI de enlace ascendente é utilizada para escalonar dados de enlace ascendente, e a DCI de enlace descendente é utilizada para escalonar dados de enlace descendente.
[0063] Um canal de controle de enlace descendente é um canal usado para transportar a DCI, para ser específico, a DCI é transportada no canal de controle de enlace descendente. O canal de controle de enlace descendente pode ser um canal de controle de enlace descendente físico (physical downlink control channel, PDCCH), ou um PDCCH aprimorado, ou um canal que é definido em uma versão futura e que é usado para transportar a DCI. Por exemplo, se um canal que transporta a DCI estiver localizado em uma área de canal compartilhado de enlace descendente físico (physical downlink shared channel, PDSCH), o canal também será considerado como um canal de controle de enlace descendente.
[0064] Um espaço de pesquisa inclui um ou mais canais de controle de enlace descendente candidatos, e cada canal de controle de enlace descendente candidato pode ser usado para transportar a DCI. Em resumo, o espaço de pesquisa é um conjunto de canais de controle de enlace descendente candidatos. Um conjunto de recursos de controle (control resource set) pode ser referido como um CORESET, incluindo um ou mais recursos de frequência de tempo usados para transmitir um canal de controle de enlace descendente. Existem principalmente três conjuntos de recursos de controle: um CORESET configurado usando um canal de difusão, onde o CORESET é usado para escalonar uma mensagem de sistema e uma mensagem de paginação, e pode ser referido como um CORESET 1; um CORESET configurado usando informação de sistema, onde o CORESET é usado para escalonar dados em um processo de acesso aleatório, e pode ser referido como um CORESET 2; e um CORESET 3 configurado usando sinalização de camada superior específica de usuário, onde o CORESET 3 é usado para escalonar a transmissão de dados após o acesso normal de um usuário. O dispositivo terminal precisa monitorar um canal de controle de enlace descendente candidato em um CORESET disponível que já esteja ativado. Portanto, o espaço de pesquisa é um conjunto de canais de controle de enlace descendente candidatos monitorados pelo dispositivo terminal. Por exemplo, o espaço de pesquisa inclui um ou mais PDCCHs, e o espaço de pesquisa pode ser referido como um espaço de pesquisa PDCCH. Por exemplo, o espaço de pesquisa inclui um ou mais PDCCHs aprimorados, e o espaço de pesquisa pode ser referido como um espaço de pesquisa PDCCH aprimorado.
[0065] A sinalização de camada superior pode ser enviada por sinal por uma camada de protocolo superior, e a camada de protocolo superior é pelo menos uma de todas as camadas de protocolo acima de uma camada física. A camada de protocolo superior pode ser especificamente pelo menos uma das seguintes camadas de protocolo: uma camada de controle de acesso ao meio (Medium Access Control, MAC), uma camada de controle de enlace de rádio (Radio Link Control, RLC), uma camada de protocolo de convergência de dados por pacote (Packet Data Convergence Protocol, PDCP), uma camada de controle de recursos de rádio (Radio Resource Control, RRC), um estrato de não-acesso (Non-Access Stratum, NAS), e similares.
[0066] As modalidades deste pedido fornecem uma pluralidade de métodos para determinar informação de controle de enlace descendente e aparelhos, para melhor atender um requisito de serviço e um requisito de cenário. Sem perda de generalidade, as modalidades deste pedido são descritas com referência a um dispositivo de rede e um dispositivo terminal.
[0067] As modalidades deste pedido podem ser aplicadas a vários sistemas de comunicação sem fio, como um sistema global de comunicações móveis (Global System for Mobile communications, GSM), um sistema de múltiplo acesso por divisão de código (Code Division Multiple Access, CDMA), um sistema de múltiplo acesso por divisão de código de banda larga (Wideband Code Division Multiple Access, WCDMA), um sistema de serviço de rádio por pacotes geral (General Packet Radio Service, GPRS), e um sistema universal de telecomunicações móveis (Universal Mobile Telecommunications System, UMTS), e pode ser especialmente aplicado a um sistema de LTE, um sistema de LTE-A, e um sistema de NR.
[0068] O dispositivo terminal também pode ser referido como equipamento de usuário (User Equipment, UE), um terminal de acesso, uma unidade de assinante, uma estação de assinante, uma estação móvel, um console móvel, uma estação remota, um terminal remoto, um dispositivo móvel, um terminal de usuário, um terminal, um dispositivo de comunicação sem fio, um agente de usuário, um aparelho de usuário, ou semelhante. O dispositivo terminal pode ser uma estação (STATION, ST) em uma rede de área local sem fio (Wireless Local Area Network, WLAN); ou pode ser um telefone celular, um telefone sem fio, um telefone de protocolo de iniciação de sessão (Session Initiation Protocol, SIP), uma estação de loop local sem fio (Wireless Local Loop, WLL), um dispositivo de assistente digital pessoal (Personal Digital Assistant, PDA), um dispositivo portátil ou um dispositivo de computação que possui uma função de comunicação sem fio, outro dispositivo de processamento conectado a um modem sem fio, dispositivo embutido em veículo ou dispositivo vestível; ou pode ser um dispositivo terminal em um sistema de comunicações de próxima geração, por exemplo, um dispositivo terminal em um sistema 5G, um dispositivo terminal em uma futura rede móvel pública terrestre evoluída (Public Land Mobile Network, PLMN), ou um dispositivo terminal em um sistema de NR.
[0069] A título de exemplo e não de limitação, nas modalidades deste pedido, o dispositivo terminal pode ser alternativamente um dispositivo vestível. O dispositivo vestível também pode ser referido como dispositivo inteligente vestível, e é um termo geral de dispositivos vestíveis, como óculos, luvas, relógios, roupas, e sapatos, que são desenvolvidos pela aplicação de tecnologias vestíveis em projetos inteligentes de vestuário diário. O dispositivo vestível é um dispositivo portátil que pode ser usado diretamente em um corpo ou integrado a roupas ou um acessórios de um usuário. O dispositivo vestível não é apenas um dispositivo de hardware, mas é usado para implementar uma função poderosa por meio de suporte de software, troca de dados, e interação na nuvem. Os dispositivos inteligentes vestíveis generalizados incluem dispositivos de tamanho grande e com recursos completos, como relógios inteligentes ou óculos inteligentes, que podem implementar todas ou algumas funções sem depender de smartphones, e dispositivos, como várias pulseiras inteligentes ou joias inteligentes para monitoramento de sinais vitais, que focam em apenas um tipo de função de aplicação e precisa trabalhar com outros dispositivos, como smartphones.
[0070] O dispositivo de rede pode ser um dispositivo que é configurado para se comunicar com um dispositivo móvel. Por exemplo, o dispositivo de rede pode ser um ponto de acesso (Access Point, AP) em uma WLAN; uma estação transceptora base (Base Transceiver Station, BTS) em um GSM ou CDMA, um NóB (NodeB, NB) em WCDMA; um NóB evoluído (evolved NodeB, eNB or eNodeB), uma estação de retransmissão, um ponto de acesso, um dispositivo embutido em veículo, ou um dispositivo vestível em LTE; um dispositivo de rede em um futuro sistema 5G; um dispositivo de rede em um futuro PLMN evoluído; ou um gNóB de nova geração (new generation NodeB, gNodeB) em um sistema de NR.
[0071] Nas modalidades deste pedido, o dispositivo de rede serve uma célula, e o dispositivo terminal se comunica com o dispositivo de rede usando um recurso de transmissão (por exemplo, um recurso no domínio da frequência ou um recurso de espectro) usado pela célula. A célula pode ser uma célula correspondente ao dispositivo de rede (por exemplo, uma estação base). A célula pode pertencer a uma estação base macro, ou pode pertencer a uma estação base correspondente a uma célula pequena (small cell). A célula pequena neste documento pode incluir uma célula metro (Metro cell), uma microcélula (Micro cell), uma célula pico (Pico cell), uma célula femto (Femto cell), e similares. Essas células pequenas são caracterizadas por uma pequena cobertura e baixa potência de transmissão, e são adequadas para fornecer serviços de transmissão de dados de alta taxa.
[0072] Além disso, em um sistema de LTE ou um sistema de NR, uma pluralidade de células pode trabalhar em uma portadora na mesma frequência. Em alguns cenários especiais, também pode ser considerado que o conceito de portadora é equivalente ao conceito de célula. Por exemplo, em um cenário de agregação de portadora (Carrier Aggregation, CA), quando uma portadora de componente secundário é configurada para um dispositivo terminal, um índice de portadora da portadora de componente secundário e uma identidade de célula (Cell Identity, Cell ID) de uma célula servente secundária operando na portadora de componente secundário são ambos transportados. Nesse caso, pode-se considerar que o conceito de portadora é equivalente ao conceito de célula. Por exemplo, o acesso pelo dispositivo terminal a uma portadora é equivalente ao acesso a uma célula.
[0073] O método e o dispositivo fornecidos nas modalidades deste pedido podem ser aplicados a vários aparelhos de comunicações, por exemplo, aplicados a um dispositivo terminal ou dispositivo de rede. O dispositivo terminal ou o dispositivo de rede inclui uma camada de hardware, uma camada de sistema operacional performando na camada de hardware e uma camada de aplicativo performando na camada de sistema operacional. A camada de hardware inclui hardware como uma unidade central de processamento (Central Processing Unit, CPU), uma unidade de gerenciamento de memória (Memory Management Unit, MMU), e uma memória (também referida como memória principal). O sistema operacional pode ser um ou mais sistemas operacionais de computador que implementam o processamento de serviços usando um processo (Process), por exemplo, um sistema operacional Linux, um sistema operacional Unix, um sistema operacional Android, um sistema operacional iOS, ou um sistema operacional Windows. A camada de aplicativos inclui aplicativos como um navegador, uma lista de contatos, software de processamento de texto, e software de mensagens instantâneas. Além disso, nas modalidades deste pedido, uma estrutura específica de um corpo de execução do método fornecido nas modalidades deste pedido não é especificamente limitado, desde que a comunicação possa ser realizada performando um programa no qual o código do método fornecido nas modalidades deste pedido é registrado, com base no método fornecido nas modalidades deste pedido. Por exemplo, um corpo de execução do método fornecido nas modalidades deste pedido pode ser um dispositivo terminal ou um dispositivo de rede, ou um módulo de função que está em um dispositivo terminal ou em um dispositivo de rede e que pode invocar e executar o programa.
[0074] Além disso, aspectos ou recursos nas modalidades deste pedido podem ser implementados como um método, um dispositivo, ou um produto que usa tecnologias de programação e / ou tecnologias de engenharia padrão. O termo "produto" usado neste pedido abrange um programa de computador que pode ser acessado a partir de qualquer componente, portadora ou meio legível por computador. Por exemplo, o meio legível por computador pode incluir, mas não está limitado a, um componente de armazenamento magnético (por exemplo, um disco rígido, um disquete, ou uma fita magnética), um disco óptico (por exemplo, um disco compacto (Compact Disc, CD), ou um disco digital versátil (Digital Versatile Disc, DVD)), um cartão inteligente, e um componente de memória flash (por exemplo, uma memória programável somente leitura apagável (Erasable Programmable Read-Only Memory, EPROM), um cartão, uma vareta, ou uma unidade de chave). Além disso, vários meios de armazenamento descritos neste relatório descritivo podem indicar um ou mais dispositivos e / ou outros meios legíveis por máquina que são configurados para armazenar informação. O termo "meio legível por máquina" pode incluir, mas não está limitado a, um canal de rádio, e vários outros meios que podem armazenar, conter e / ou estão configurados para transmitir uma instrução e / ou dados.
[0075] Além disso, neste relatório descritivo, "uma pluralidade de" refere-se a dois ou mais de dois. O termo "e / ou" descreve uma relação de associação entre objetos associados e representa que três relações podem existir. Por exemplo, A e / ou B pode representar os três casos a seguir: Somente A existe, A e B existem, e apenas B existe. O caractere "/" geralmente indica uma relação "ou" entre os objetos associados.
[0076] A Figura 1 é um diagrama esquemático de um cenário de aplicação ao qual uma solução de acordo com uma modalidade deste pedido pode ser aplicada. Como mostrado na Figura 1, o cenário de aplicação inclui uma estação base celular 101, e um dispositivo terminal 102 e um dispositivo terminal 103 que estão localizados dentro da cobertura da estação base celular 101 e que se comunicam com a estação base celular 101. A estação base celular 101 pode ser uma estação base em um sistema de LTE, o dispositivo terminal 102 e o dispositivo terminal 103 podem ser dispositivos correspondentes no sistema de LTE, a estação base celular 101 e o dispositivo terminal 102 são ambos dispositivos que suportam transmissão de intervalo de tempo de transmissão (Transmission Time Interval, TTI) curta, e o dispositivo terminal 103 é um dispositivo que não suporta transmissão TTI curta (short TTI, sTTI). A estação base celular 101 pode se comunicar com o dispositivo terminal 102 usando uma TTI curta ou uma TTI normal de 1 milissegundo (ms). A estação base celular 101 pode se comunicar com o dispositivo terminal 103 usando o TTI normal de 1 ms.
[0077] A Figura 2 é um diagrama esquemático de um processo de interação para determinar informação de controle de enlace descendente de acordo com uma modalidade deste pedido. A modalidade na Figura 2 é descrita usando um exemplo no qual um dispositivo de rede determina informação de controle de enlace descendente (downlink control information, DCI) e envia a informação de controle de enlace descendente para um dispositivo terminal, e o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente a partir do dispositivo de rede e determina a informação de controle de enlace descendente recebida. No entanto, as modalidades deste pedido não estão limitadas a esta modalidade. Qualquer cenário de comunicação para determinar a informação de controle de enlace descendente é aplicável às soluções técnicas fornecidas nas modalidades deste pedido.
[0078] Etapa 201: O dispositivo de rede determina a informação de controle de enlace descendente, onde a informações de controle de enlace descendente inclui pelo menos um campo de informação.
[0079] Nesta modalidade deste pedido, a informação de controle de enlace descendente pode incluir um ou mais campos de informação. Os um ou mais campos de informação podem ser usados para indicar um ou mais tipos de informação. Por exemplo, os um ou mais tipos de informação podem ser informação de portadora usada para transmissão de dados agendada em um canal de controle de enlace descendente, informação sobre um recurso de frequência de tempo ocupado pelos dados agendados no canal de controle de enlace descendente, um esquema de modulação e codificação usado para os dados agendados no canal de controle de enlace descendente, uma versão de redundância usada para os dados agendados no canal de controle de enlace descendente, e similares, e todas as informações que precisam ser aprendidas em um processo de envio ou recebimento de dados agendados em um canal de dados de enlace descendente.
[0080] Em uma modalidade opcional, o pelo menos um campo de informação inclui um primeiro campo de informação, o primeiro campo de informação indica um formato da informação de controle de enlace descendente, o formato da informação de controle de enlace descendente é um de uma pluralidade de formatos, e a pluralidade de formatos corresponde a uma mesma quantidade de bits.
[0081] Nesta modalidade deste pedido, a menos que seja especificado de outra forma, tanto um formato de informação de controle de enlace descendente (DCI format) e um formato da informação de controle de enlace descendente (DCI format) é referido como um formato (format) para abreviação. Uma quantidade de bits correspondente ao formato ou uma quantidade de bits da informação de controle de enlace descendente no formato é uma quantidade de bits (tamanho da carga útil) que são realmente enviados quando o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no formato. A quantidade de bits que são realmente enviados inclui uma quantidade de bits de informação da informação de controle real, e também uma quantidade de bits de preenchimento (padding). A quantidade de bits da informação de controle de enlace descendente é também uma quantidade de bits (tamanho da carga útil) que são realmente enviados quando o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente. Os detalhes não são descritos novamente mais tarde.
[0082] Por exemplo, o primeiro campo de informação é maior ou igual a um bit, e um valor de estado de um bit do primeiro campo de informação indica o formato da informação de controle de enlace descendente. Quando a pluralidade de formatos inclui um primeiro formato e um segundo formato, o primeiro campo de informação pode indicar, usando um ou mais bits, que a informação de controle de enlace descendente está no primeiro formato ou no segundo formato. Por exemplo, quando um valor de estado de um bit no primeiro campo de informação é "0", isso indica que o formato da informação de controle de enlace descendente é o primeiro formato (ou o segundo formato), e quando o valor de estado do bit é "1", isso indica que o formato da informação de controle de enlace descendente é o segundo formato (ou o primeiro formato). Quando a pluralidade de formatos inclui quatro formatos, o primeiro campo de informação pode indicar, usando uma pluralidade de bits, que o formato da informação de controle de enlace descendente é qual dos quatro formatos. Por exemplo, quatro valores de estado "00", "01", "10" e "11" de dois bits no primeiro campo de informação correspondem a quatro formatos. Opcionalmente, os quatro formatos incluem um formato compacto de enlace ascendente, um formato compacto de enlace descendente, um formato de contingência de enlace ascendente, e um formato de contingência de enlace descendente. O formato compacto de enlace ascendente (informação de controle de enlace descendente no formato compacto de enlace ascendente) e o formato de contingência de enlace ascendente (informação de controle de enlace descendente no formato de contingência de enlace ascendente) são usados para escalonar dados de enlace ascendente. O formato compacto de enlace descendente (informação de controle de enlace descendente no formato compacto de enlace descendente) e o formato de contingência de enlace descendente (informação de controle de enlace descendente no formato de contingência de enlace descendente) são usados para escalonar dados de enlace descendente.
[0083] Opcionalmente, nesta modalidade deste pedido, o primeiro formato é um formato de contingência (fallback) e o segundo formato é um formato compacto (compact). Geralmente, a informação de controle de enlace descendente no formato de contingência são usadas para escalonar dados quando uma conexão RRC não é estabelecida ou em um processo de reconfiguração RRC. Uma característica principal da informação de controle de enlace descendente é que a informação de controle de enlace descendente não pode incluir informação de configuração RRC; ou uma quantidade de bits da informação de controle de enlace descendente geralmente não é afetada pela informação de configuração, e o conteúdo da informação de controle de enlace descendente não pode ser afetado pela sinalização RRC. Em um estado de contingência, a informação de controle de enlace descendente é usada para manter o escalonamento normal de dados. No entanto, a informação de controle de enlace descendente no formato compacto geralmente é usada para escalonar dados de um cenário ou serviço com um requisito relativamente alto de confiabilidade e / ou uma latência.
[0084] Deve-se observar que os identificadores de número de sequência, como "primeiro" e "segundo", usados neste pedido são apenas descrições usadas para facilitar o entendimento e não têm propósito real, e outros identificadores de número de sequência, como um formato A, um formato B, um oitavo formato, e um décimo formato, podem ser usados como alternativa. Além disso, a menos que seja especificado de outra forma, os identificadores de número de sequência usados nesta modalidade deste pedido não implicam uma sequência. Por exemplo, quando existe um quinto formato e um sétimo formato nesta modalidade, isso não indica que um sexto formato também existe. Além disso, diferentes identificadores de número de sequência geralmente indicam objetos diferentes. A menos que seja especificado de outra forma, todos os identificadores de número de sequência nesta modalidade deste pedido estão em conformidade com o acordo supracitado, e os detalhes não são descritos novamente.
[0085] Etapa 202: O dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente. O dispositivo de rede pode enviar a informação de controle de enlace descendente em um espaço de pesquisa comum ou em um conjunto de recursos de controle comum, ou pode enviar a informação de controle de enlace descendente em um espaço de pesquisa específico ou em um conjunto de recursos de controle específico. Certamente, o dispositivo de rede pode enviar alternativamente a informação de controle de enlace descendente em cada espaço de pesquisa ou em cada conjunto de recursos de controle.
[0086] Em uma modalidade opcional, quando o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, o pelo menos um campo de informação indica a primeira informação. Quando o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, o pelo menos um campo de informação indica a segunda informação. Por exemplo, a primeira informação e a segunda informação são informação de escalonamento e / ou informação de controle. Por exemplo, a primeira informação indica: enviar um PUSCH na primeira potência e / ou realizar salto de frequência PUSCH; e a segunda informação indica: enviar um PUSCH na segunda potência e / ou pular salto de frequência PUSCH. A primeira informação e a segunda informação podem ser informações indicadas por qualquer campo de informação nesta modalidade deste pedido.
[0087] Quando o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, uma quantidade de bits da informação de controle de enlace descendente é uma primeira quantidade de bits (tamanho da carga útil). Quando o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, uma quantidade de bits da informação de controle de enlace descendente é uma segunda quantidade de bits (tamanho da carga útil). Deve- se notar especificamente que, a primeira quantidade de bits e a segunda quantidade de bits podem ser diferentes quantidades de bits, ou podem ser as mesmas. Por exemplo, o dispositivo de rede pode enviar a informação de controle de enlace descendente com base na mesma quantidade de bits (tamanho da carga útil). A mesma quantidade de bits pode ser uma quantidade de bits predefinida (tamanho da carga útil). Portanto, em uma modalidade opcional, na etapa 202, o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente com base na quantidade de bits predefinida. Para ser específico, na etapa 202, o dispositivo de rede pode enviar a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou o conjunto de recursos de controle comum com base na quantidade de bits predefinida, ou pode enviar a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico com base na quantidade de bits predefinida. Além disso, quando o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou o conjunto de recursos de controle comum com base na quantidade de bits predefinida, o pelo menos um campo de informação indica a primeira informação. Quando o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico com base na quantidade de bits predefinida, o pelo menos um campo de informação indica a segunda informação.
[0088] Quando o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, o formato da informação de controle de enlace descendente é o primeiro formato. Quando o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, o formato da informação de controle de enlace descendente é o segundo formato. Deve-se observar especificamente que o primeiro formato e o segundo formato podem ser iguais ou diferentes. Se o primeiro formato e o segundo formato forem os mesmos, para ser específico, a informação de controle de enlace descendente em um formato pode ser enviada em diferentes espaços de pesquisa ou conjuntos de recursos de controle, mas os campos de bit na informação de controle de enlace descendente no formato em diferentes espaços de pesquisa tem diferentes entendimentos ou diferentes quantidades de bits. Se o primeiro formato for diferente do segundo formato, para ser específico, dois tipos de informações de controle serão enviados nos dois espaços de pesquisa, e os campos de bits dos dois tipos de informações de controle não tem relação necessária e podem ter definições diferentes e diferentes entendimentos.
[0089] Opcionalmente, nesta modalidade deste pedido, a informação de controle de enlace descendente enviada no espaço de pesquisa comum ou o conjunto de recursos de controle comum pode estar no formato de contingência ou implementar uma função de contingência de informação de controle de enlace descendente; e a informação de controle de enlace descendente enviada no espaço de pesquisa específico ou o conjunto de recursos de controle específico pode estar no formato compacto ou implementar uma função de compactação de informação de controle de enlace descendente. Opcionalmente, nesta modalidade deste pedido, a informação de controle de enlace descendente enviada no espaço de pesquisa específico ou o conjunto de recursos de controle específico pode estar no formato de contingência ou implementar uma função de contingência de informação de controle de enlace descendente; e a informação de controle de enlace descendente enviada no espaço de pesquisa comum ou o conjunto de recursos de controle comum pode estar no formato compacto ou implementar uma função da informação de controle de enlace descendente compacta.
[0090] Geralmente, a informação de controle de enlace descendente no formato de contingência ou a implementação da função de contingência de informação de controle de enlace descendente é usada para escalonar dados quando uma conexão RRC não é estabelecida ou em um processo de reconfiguração RRC. Uma característica principal da informação de controle de enlace descendente é que a informação de controle de enlace descendente não pode incluir informação de configuração RRC; ou uma quantidade de bits da informação de controle de enlace descendente geralmente não é afetada pela informação de configuração, e o conteúdo da informação de controle de enlace descendente não pode ser afetado pela sinalização RRC. No estado de contingência, a informação de controle de enlace descendente é usada para manter o escalonamento normal de dados. No entanto, a informação de controle de enlace descendente no formato compacto ou a implementação da função de compactação de informação de controle de enlace descendente geralmente é usada para escalonar um cenário ou um serviço com um requisito relativamente alto de confiabilidade e / ou uma latência.
[0091] Etapa 203: O dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente do dispositivo de rede, onde a informação de controle de enlace descendente inclui pelo menos um campo de informação. O dispositivo terminal recebe, realizando detecção cega, a informação de controle de enlace descendente enviada pelo dispositivo de rede. O dispositivo terminal realiza a detecção cega no espaço de pesquisa comum (ou no conjunto de recursos de controle comum) e / ou no espaço de pesquisa específico (ou no conjunto de recursos de controle específico). Se o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum. Se o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico. Pode-se considerar que, na etapa 203, o dispositivo terminal recebe com sucesso a informação de controle de enlace descendente enviada pelo dispositivo de rede.
[0092] Por exemplo, de acordo com a modalidade supracitada, a informação de controle de enlace descendente enviada pelo dispositivo de rede inclui o primeiro campo de informação, o primeiro campo de informação indica o formato da informação de controle de enlace descendente, o formato da informação de controle de enlace descendente é um de uma pluralidade de formatos, e a pluralidade de formatos corresponde a uma mesma quantidade de bits. O dispositivo terminal realiza a detecção cega com base na mesma quantidade de bits, de modo que o dispositivo terminal possa receber com êxito a informação de controle de enlace descendente. Nesse caso, a pluralidade de formatos corresponde à mesma quantidade de bits. Portanto, quando a detecção cega é realizada para a informação de controle de enlace descendente na pluralidade de formatos, o dispositivo terminal precisa realizar apenas um processo de detecção cega no espaço de pesquisa comum (ou no conjunto de recursos de controle comum) e no espaço de pesquisa específico (ou no conjunto de recursos de controle específico) com base na mesma quantidade de bits. Certamente, em um sistema de comunicações, se a informação de controle de enlace descendente na pluralidade de formatos é enviada apenas no espaço de pesquisa comum (ou no conjunto de recursos de controle comum), o dispositivo terminal pode alternativamente realizar a detecção cega apenas no espaço de pesquisa comum (ou o conjunto de recursos de controle comum) com base na mesma quantidade de bits. Do mesmo modo, se a informação de controle de enlace descendente na pluralidade de formatos é enviada apenas no espaço de pesquisa específico (ou no conjunto de recursos de controle específico), o dispositivo terminal pode alternativamente realizar o controle cego apenas no espaço de pesquisa específico (ou no conjunto de recursos de controle específico) com base na mesma quantidade de bits.
[0093] Etapa 204: O dispositivo terminal determina a informação indicada por o pelo menos um campo de informação.
[0094] Por exemplo, de acordo com a modalidade supracitada, o primeiro campo de informação da informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo terminal indica o formato da informação de controle de enlace descendente. Portanto, o dispositivo terminal pode determinar o formato da informação de controle de enlace descendente com base no primeiro campo de informação. Por exemplo, quando a pluralidade de formatos inclui o primeiro formato e o segundo formato, o dispositivo terminal pode determinar, com base em um ou mais bits no primeiro campo de informação, se o formato da informação de controle de enlace descendente é o primeiro ou o segundo formato. Por exemplo, quando um valor de estado de um bit no primeiro campo de informação é "0", é determinado que o formato da informação de controle de enlace descendente é o primeiro formato (ou o segundo formato), e quando o valor de estado do bit é "1", é determinado que o formato da informação de controle de enlace descendente é o segundo formato (ou o primeiro formato). Opcionalmente, nesta modalidade deste pedido, o primeiro formato é o formato de contingência (fallback), e o segundo formato é o formato compacto (compacto). Quando a pluralidade de formatos inclui quatro formatos, o dispositivo terminal pode determinar, com base em uma pluralidade de bits no primeiro campo de informação, que o formato da informação de controle de enlace descendente é qual dos quatro formatos. Por exemplo, quatro valores de estado "00", "01", "10" e "11" de dois bits no primeiro campo de informação correspondem a quatro formatos. Opcionalmente, os quatro formatos incluem um formato compacto de enlace ascendente, um formato compacto de enlace descendente, um formato de contingência de enlace ascendente, e um formato de contingência de enlace descendente.
[0095] Em uma modalidade opcional, quando o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, o dispositivo terminal determina que o pelo menos um campo de informação indica a primeira informação. Quando o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, o dispositivo terminal determina que o pelo menos um campo de informação indica a segunda informação. Por exemplo, a primeira informação indica: enviar um PUSCH na primeira potência e / ou realizar salto de frequência PUSCH; e a segunda informação indica: enviar um PUSCH na segunda potência e / ou pular salto de frequência PUSCH.
[0100] Quando o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, a informação de controle de enlace descendente tem uma primeira quantidade de bits (tamanho da carga útil). Quando o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou o conjunto de recursos de controle específico, a informação de controle de enlace descendente tem uma segunda quantidade de bits. Deve-se notar especificamente que a primeira quantidade de bits e a segunda quantidade de bits podem ser iguais ou diferentes. Quando a primeira quantidade de bits e a segunda quantidade de bits são iguais, isso significa que o dispositivo terminal pode receber a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no espaço de pesquisa específico realizando um processo de detecção cega. Quando a primeira quantidade de bits e a segunda quantidade de bits são diferentes, isso significa que o dispositivo terminal pode receber a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no espaço de pesquisa específico realizando dois processos de detecção cega. Se as informações de controle de enlace descendente que precisam ser detectadas tiverem a mesma quantidade de bits, o dispositivo terminal precisará realizar apenas um processo de detecção cega. Se as informações de controle de enlace descendente que precisam ser detectadas tiverem diferentes quantidades de bits, o dispositivo terminal precisará realizar uma pluralidade de processos de detecção cega. Uma quantidade maior de processos de detecção cega indica maior consumo de potência.
[0101] Portanto, em uma modalidade opcional, para informações de controle de enlace descendente com uma mesma quantidade de bits ou uma quantidade de bits predefinida, o dispositivo terminal realiza um processo de detecção cega no espaço de pesquisa comum (ou no conjunto de recursos de controle comum) e no espaço de pesquisa específico (ou o conjunto de recursos de controle específico) com base na mesma quantidade de bits ou na quantidade de bits predefinida. Para ser específico, na etapa 203, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente com base na quantidade de bits predefinida. Quando o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, na etapa 203, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum com base na quantidade de bits predefinida. Quando o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, na etapa 203, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico com base na quantidade de bits predefinida. Além disso, a informação de controle de enlace descendente inclui o pelo menos um campo de informação. Quando o dispositivo do terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, pelo menos um campo de informação indica a primeira informação. Quando o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou o conjunto de recursos de controle específico com base na quantidade de bits predefinida, o pelo menos um campo de informação indica a segunda informação.
[0102] Quando o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, o dispositivo terminal determina que o formato da informação de controle de enlace descendente é o primeiro formato. Quando o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, o dispositivo terminal determina que o formato da informação de controle de enlace descendente é o segundo formato. Deve-se observar especificamente que o primeiro formato e o segundo formato podem ser iguais ou diferentes.
[0103] De acordo com esta modalidade deste pedido, o dispositivo de rede pode determinar de maneira flexível uma estrutura, a quantidade de bits e / ou a informação indicada da informação de controle de enlace descendente, e selecionar um espaço de pesquisa apropriado para enviar a informação de controle de enlace descendente. O dispositivo terminal recebe, realizando um processo de detecção cega, a informação de controle de enlace descendente enviada pelo dispositivo de rede e determina a informação de escalonamento e / ou a informação de controle indicada pela informação de controle de enlace descendente, para concluir a transmissão de dados com base no conteúdo indicado pela informações de controle de enlace descendente, para se adaptar a vários cenários de comunicação. Além disso, o dispositivo de rede pode enviar uma pluralidade de tipos de informação de controle de enlace descendente nos espaços de pesquisa ou conjuntos de recursos de controle com base na mesma quantidade de bits. Quando o dispositivo terminal precisa realizar a detecção cega na pluralidade de tipos de informação de controle de enlace descendente, o dispositivo terminal pode receber, realizando apenas um processo de detecção cega, a informação de controle de enlace descendente enviadas pelo dispositivo de rede. Este caso é aplicável a um cenário com um requisito de latência específico e pode economizar energia. Além disso, o dispositivo de rede pode enviar, alternativamente, informação de controle de enlace descendente em um mesmo formato em diferentes espaços de pesquisa, e um mesmo campo de informação na informação de controle de enlace descendente enviada nos diferentes espaços de pesquisa possui definições diferentes, de modo que o dispositivo de rede e o dispositivo terminal possam enviar e receber de forma flexível a informação de controle de enlace descendente, para melhor atender a diferentes requisitos do cenário. É garantido que a informação de controle de enlace descendente que está em uma pluralidade de formatos e cujas quantidades de bits de informação são próximas tenham uma mesma quantidade de bits real, e um campo de cabeçalho (header) é adicionado na localização inicial da informação de controle de enlace descendente, para distinguir entre os formatos da informação de controle de enlace descendente cujas quantidades de bits são iguais. Uma pequena quantidade de bits de overhead, a saber, overheads de cabeçalho, pode ser usada para reduzir uma quantidade de tempos de detecção cega realizada pelo dispositivo terminal, reduzindo assim o consumo de energia do dispositivo terminal, e reduzindo uma latência.
[0104] Em uma modalidade deste pedido, um segundo campo de informação é usado para indicar uma portadora correspondente à transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente. Por exemplo, o dispositivo de rede pode indicar, para o dispositivo terminal usando o segundo campo de informação incluído na informação de controle de enlace descendente, a portadora usada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente. Após determinar a informação indicada pelo segundo campo de informação, o dispositivo terminal transmite dados com base na portadora indicada pelo segundo campo de informação. Em outra modalidade deste pedido, o segundo campo de informação é usado para indicar se um recurso de frequência de tempo que não está ocupado em um conjunto de recursos pré- configurado pode ser ocupado pela transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente. Por exemplo, o conjunto de recursos pré- configurado pode ser configurado usando sinalização de camada superior ou determinado em um protocolo, e o dispositivo de rede indica, para o dispositivo terminal, usando a segunda informação incluída na informação de controle de enlace descendente, se um recurso disponível no conjunto pode ser ocupado pela transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente. Deve- se notar que, o pelo menos um campo de informação incluído na informação de controle de enlace descendente determinada pelo dispositivo de rede inclui um ou mais campos de informação com o mesmo nome de referência. Isso não é limitado nesta modalidade deste pedido. Por exemplo, o pelo menos um campo de informação pode incluir um segundo campo de informação, ou pode incluir uma pluralidade de segundos campos de informação. Por exemplo, quando dois campos de informação são incluídos, um dos dois segundos campos de informação é usado para indicar a portadora correspondente à transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente, e o outro um dos dois segundos campos de informação é usado para indicar se o recurso de frequência de tempo que não está ocupado no conjunto de recursos pré-configurado pode ser ocupado pela transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente.
[0105] Nesta modalidade deste pedido, que o pelo menos um campo de informação não transporta informação indicada por um campo de informação pode significar que um bit do campo de informação na informação de controle de enlace descendente é 0 bits, para ser específico, pode ser entendido que a informação de controle de enlace descendente não inclui o campo de informação, ou pode ser entendido que a informação de controle de enlace descendente inclui o campo de informação, mas nenhum bit é alocado para o campo de informação. Alternativamente, o campo de informação está em um estado reservado (reserved). Nesse caso, o campo de informação é maior ou igual a um bit, mas o campo de informação está no estado reservado. Portanto, a informação indicada pelo campo de informação são inválidas ou não existem. Conceitos semelhantes ou iguais não são descritos novamente mais tarde.
[0106] Nesta modalidade deste pedido, o dispositivo de rede pode ainda enviar sinalização de camada superior. A sinalização de camada superior indica se a informação de controle de enlace descendente inclui o pelo menos um campo de informação, e / ou a sinalização de camada superior indica uma quantidade de bits do pelo menos um campo de informação. Como mostrado na Figura 3, as etapas 301 a 304 são semelhantes às 201 e 204, e os detalhes não são descritos novamente. Na etapa 305, o dispositivo de rede envia a sinalização de camada superior. Na etapa 306, o dispositivo terminal recebe a sinalização de camada superior. O dispositivo terminal pode determinar, como indicado pela sinalização de camada superior, se a informação de controle de enlace descendente inclui o pelo menos um campo de informação. Deve-se notar que uma ordem de execução da etapa 305 e da etapa 306 em relação à etapa 301 à etapa 304 não está limitada nesta modalidade, e a etapa 305 e a etapa 306 podem ser realizadas em qualquer ordem lógica.
[0107] Em uma modalidade deste pedido, o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, e o pelo menos um campo de informação na informação de controle de enlace descendente não transporta a informação indicada pelo segundo campo de informação. Alternativamente, o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente, a informação de controle de enlace descendente está no primeiro formato, e o pelo menos um campo de informação na informação de controle de enlace descendente não transporta a informação indicada pelo segundo campo de informação. Para ser específico, o pelo menos um campo de informação na informação de controle de enlace descendente enviada no espaço de pesquisa comum ou o conjunto de recursos de controle comum não transporta a informação indicada pelo segundo campo de informação, ou o pelo menos um campo de informação na informação de controle de enlace descendente no primeiro formato não transporta a informação indicada pelo segundo campo de informação. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no primeiro formato.
[0108] Com referência à modalidade supracitada, o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente enviada pelo dispositivo de rede está no segundo formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no segundo formato. Nesse caso, o dispositivo de rede envia ainda uma sinalização de camada superior. A sinalização de camada superior indica que a informação de controle de enlace descendente inclui o segundo campo de informação e / ou indica uma quantidade de bits do segundo campo de informação. Para ser específico, após receber a sinalização de camada superior, o dispositivo terminal pode determinar, usando a sinalização de camada superior, se a informação de controle de enlace descendente inclui o segundo campo de informação e / ou determinar a quantidade de bits do segundo campo de informação usando a sinalização de camada superior.
[0109] De acordo com o método nesta modalidade, se o dispositivo terminal receber a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o dispositivo terminal determinar que a informação de controle de enlace descendente recebida está no primeiro formato, a informação de controle de enlace descendente não inclui informação de indicação de um campo indicador da portadora ou de um campo de compartilhamento de recursos. Nesse caso, o dispositivo terminal trabalho no estado de contingência, e mantém apenas a comunicação normal, economizando assim mais potência do dispositivo terminal, e evitando uma falha de comunicação e um desperdício de recursos que são causados por diferentes entendimentos do dispositivo de rede e do dispositivo terminal em um processo de reconfiguração RRC realizado para o terminal. Se o dispositivo terminal receber a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, ou o dispositivo terminal determinar que a informação de controle de enlace descendente recebida está no segundo formato, a informação de controle de enlace descendente indica a portadora do escalonamento de dados e / ou informação de compartilhamento de recursos. Portanto, o escalonamento entre-portadoras pode ser implementado, a flexibilidade de escalonamento pode ser aprimorada, a largura de banda para transmissão de dados pode ser aumentada ou reduzida, e uma taxa de transmissão de dados pode ser aumentada. Um recurso não usado pré-configurado é alocado para um canal de dados para uso, de modo que a utilização do recurso possa ser aprimorada.
[0110] Em uma modalidade deste pedido, o pelo menos um campo de informação inclui um terceiro campo de informação, e o terceiro campo de informação indica uma localização de recurso no domínio da frequência ocupado pela transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente. O dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum; ou o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente, e a informação de controle de enlace descendente está no primeiro formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no primeiro formato. A informação de controle de enlace descendente é criptografada usando um primeiro identificador temporário de rede de rádio, a localização de recurso no domínio da frequência indicada pelo terceiro campo de informação está em uma primeira parte de largura de banda, e uma localização de um bloco de recurso físico de referência 0 da localização de recurso no domínio da frequência indicada pelo terceiro campo de informação é um bloco de recurso físico 0 na primeira parte de largura de banda; ou a informação de controle de enlace descendente é criptografada usando um segundo identificador temporário de rede de rádio, a localização de recurso no domínio da frequência indicada pelo terceiro campo de informação na informação de controle de enlace descendente está em uma segunda parte de largura de banda, e uma localização de um bloco de recurso físico de referência 0 da localização de recurso no domínio da frequência indicada pelo terceiro campo de informação é um bloco de recurso físico 0 na segunda parte de largura de banda. Por exemplo, o primeiro identificador temporário de rede de rádio é um identificador temporário de rede de rádio celular (C-RNTI), e / ou o segundo identificador temporário de rede de rádio é um identificador temporário de rede de rádio de acesso aleatório (RA-RNTI). A primeira parte de largura de banda (bandwidth part, BWP) é uma parte de largura de banda padrão (default BWP), e inclui uma parte de largura de banda de enlace ascendente padrão e / ou uma parte de largura da banda de enlace descendente padrão. A segunda parte de largura de banda é uma parte de largura de banda ativa inicial (initial active BWP), e inclui uma parte de largura de banda de enlace ascendente ativa inicial e / ou uma parte da largura da banda de enlace descendente ativa inicial. Uma terceira parte de largura de banda é uma parte de largura de banda que é ativada após o usuário estabelecer uma conexão RRC, e também inclui uma parte de largura de banda de enlace ascendente e / ou uma parte de largura de banda de enlace descendente. Qualquer caso no qual os dados agendados correspondentes a diferentes maneiras de criptografar a informação de controle de enlace descendente está em diferentes BWPs, e as localizações dos blocos de recurso físico de referência 0 das localizações de recursos no domínio da frequência indicadas pela informação de controle de enlace descendente estão em BWPs diferentes, estão dentro do escopo de proteção da presente invenção.
[0111] Com referência à modalidade supracitada, o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente enviada pelo dispositivo de rede está no segundo formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no segundo formato. A localização de recurso no domínio da frequência indicada correspondentemente pelo terceiro campo de informação na informação de controle de enlace descendente está em uma terceira parte de largura de banda, e uma localização de um bloco de recurso físico de referência 0 da localização de recurso no domínio da frequência indicada pelo terceiro campo de informação é um bloco de recurso físico 0 na terceira parte de largura de banda.
[0112] De acordo com o método nesta modalidade, após o dispositivo terminal receber informação de controle de enlace descendente em diferentes espaços de pesquisa ou diferentes conjuntos de recursos de controle, ou receber informação de controle de enlace descendente em diferentes formatos, a informação de indicação de recurso no domínio da frequência é entendida com base em diferentes maneiras de criptografar a informação de controle de enlace descendente. Dessa forma, durante o acesso aleatório, paginação, ou transmissão normal de dados, o dispositivo de rede e o dispositivo terminal podem ter um entendimento consistente, para evitar um desperdício de recursos causados por uma falha de transmissão de dados desta vez devido ao desfoque de BWP no processo, para ser específico, os dados enviados pelo dispositivo de rede estão originalmente em um BWP 1, mas um usuário recebe os dados em um BWP configurado previamente.
[0113] Em uma modalidade deste pedido, o pelo menos um campo de informação inclui o quarto campo de informação, e o quarto campo de informação indica uma localização de recurso no domínio do tempo ocupado pela transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente. O dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum; ou o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente, e a informação de controle de enlace descendente está no primeiro formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no primeiro formato. O pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada pelo quarto campo de informação. A informação de controle de enlace descendente pode corresponder à informação de recurso no domínio do tempo predefinida, e a informação de recurso no domínio do tempo predefinida indica a localização de recurso no domínio de tempo ocupado pela transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente; e / ou o quarto campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bi ts corresponde a uma linha em uma primeira tabela, pelo menos uma linha na primeira tabela indica pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, e N é um número inteiro positivo.
[0114] Com referência à modalidade supracitada, o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente enviada pelo dispositivo de rede está no segundo formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, o quarto campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a uma linha em uma segunda tabela, pelo menos uma linha na segunda tabela indica pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, e M é um número inteiro positivo. A primeira tabela e a segunda tabela podem ser configuradas usando sinalização. Para a primeira tabela e a segunda tabela, refira-se à Tabela 1.
[0115] Conforme mostrado na Tabela 1, a Tabela 1 inclui cinco linhas, e cada linha inclui um índice, e inclui pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final. Para a Tabela 1, uma linha que está na Tabela 1 e que corresponde ao quarto campo de informação pode ser indicada usando três bits. Por exemplo, um valor de estado dos três bits é "010", o qual corresponde a uma linha cujo índice é 2 na Tabela 1, de modo que a localização de recurso no domínio do tempo configurada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente possa ser determinada. Por exemplo, uma localização inicial da informação de controle de enlace descendente pode ser usada como uma referência para o símbolo inicial na tabela. Um símbolo inicial cujo valor é 0 é um símbolo apontando para a localização inicial da informação de controle de enlace descendente, o comprimento na tabela indica uma quantidade de símbolos a partir do símbolo inicial, e a localização inicial da informação de controle de enlace descendente pode ser usada como uma referência para o símbolo final na tabela. Tabela 1
[0116] Opcionalmente, a primeira tabela consiste em N linhas em uma terceira tabela, pelo menos uma linha na terceira tabela indica pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, e a terceira tabela é estipulada em um protocolo, ou a terceira tabela é configurada usando sinalização de camada superior; e / ou a segunda tabela consiste em M linhas em uma quarta tabela, pelo menos uma linha na quarta tabela indica pelo menos um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, e a quarta tabela é estipulada em um protocolo, ou a quarta tabela é configurada usando sinalização de camada superior. Para a terceira tabela e a quarta tabela, refira- se à Tabela 2.
[0117] Como mostrado na Tabela 2, a Tabela 2 inclui uma pluralidade de linhas, e cada linha na Tabela 2 pode incluir um índice, e inclui pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final. Uma tabela completa mostrada na Tabela 2 pode ser estipulada usando um protocolo, de modo que a tabela não precise ser projetada separadamente, e o dispositivo terminal ou o dispositivo de rede determine o uso de quais linhas ou itens da tabela completa, conforme necessário apenas. Por exemplo, a primeira tabela na modalidade supracitada pode consistir em linhas correspondentes aos índices 0 a 4 na Tabela 3. Dessa maneira, o dispositivo de rede e o dispositivo terminal determinam, com base em uma tabela completa, o conteúdo a ser usado. Portanto, entendimentos inconsistentes do dispositivo de rede e do dispositivo terminal durante a reconfiguração do RRC podem ser evitados, e pode ser fornecida flexibilidade, para atender os requisitos de latência e similares de vários serviços. Tabela 2
[0118] De acordo com o método nesta modalidade, se o dispositivo terminal receber a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o dispositivo terminal determinar que a informação de controle de enlace descendente recebida está no primeiro formato, a informação de controle de enlace descendente inclui informação de indicação de recurso no domínio do tempo com uma quantidade de bits limitada, por exemplo, informação de indicação de recurso no domínio do tempo de 2 bits. A informação de indicação indica uma tabela de recursos no domínio do tempo relativamente pequena predefinida em um protocolo. Embora o dispositivo terminal trabalhe no estado de contingência, e mantenha apenas a comunicação normal nesse caso, o mini escalonamento baseado em slot e o escalonamento baseado em slot podem ser implementados, de modo que os requisitos de confiabilidade de diferentes serviços sejam atendidos. Além disso, uma quantidade de bits é relativamente pequena, de modo que a confiabilidade de um canal de controle possa ser aprimorada ainda mais. Se o dispositivo terminal receber a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, ou o dispositivo terminal determinar que a informação de controle de enlace descendente recebida está no segundo formato, a informação de controle de enlace descendente inclui informação de indicação de recurso no domínio do tempo com um quantidade de bits limitada, por exemplo, informação de indicação de recurso no domínio do tempo de 3 bits. A informação de indicação indica outra tabela de recursos no domínio do tempo configurada usando sinalização de camada superior. Dessa forma, o escalonamento flexível pode ser implementado, e os diferentes requisitos de confiabilidade podem ser atendidos.
[0119] Em uma modalidade deste pedido, o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum; ou o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente, e a informação de controle de enlace descendente está no primeiro formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no primeiro formato. O pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada por um quinto campo de informação, a informação de controle de enlace descendente corresponde a um K valor predefinido, e o K valor predefinido indica um intervalo de tempo entre um tempo de recebimento de dados agendados usando a informação de controle de enlace descendente e um tempo de transmissão de uma retroalimentação de HARQ correspondente aos dados; ou o pelo menos um campo de informação inclui um quinto campo de informação, o quinto campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a um dos P valores K, cada um dos P valores K indica um intervalo de tempo entre um tempo de recebimento de dados agendados usando a informação de controle de enlace descendente e um tempo de transmissão de uma retroalimentação de HARQ correspondente aos dados, e P é um número inteiro positivo. Um K conjunto inclui os P valores K, e este conjunto é estipulado em um protocolo.
[0120] Com referência à modalidade supracitada, o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente enviada pelo dispositivo de rede está no segundo formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no segundo formato. O pelo menos um campo de informação inclui um quinto campo de informação; e o método inclui ainda: enviar informação de configuração, onde a informação de configuração indica um conjunto de K valores, o conjunto de K valores inclui Q K valores, o quinto campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a um dos Q K valores, cada um dos Q K valores indica um intervalo de tempo entre um tempo de recebimento de dados agendados usando a informação de controle de enlace descendente e um tempo de transmissão de uma retroalimentação de HARQ correspondente aos dados, e Q é um número inteiro positivo. O K conjunto inclui os Q K valores, e esse conjunto é configurado usando sinalização de camada superior.
[0121] De acordo com o método nesta modalidade, se o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, ou o dispositivo terminal determina que a informação de controle de enlace descendente recebida está no primeiro formato, a informação de controle de enlace descendente não inclui a informação indicando o intervalo de tempo entre o tempo de recebimento dos dados agendados usando a informação de controle de enlace descendente e o tempo de transmissão de uma retroalimentação de HARQ correspondente aos dados, para evitar uma falha de transmissão causada por entendimentos inconsistentes do dispositivo de rede e do dispositivo terminal durante uma fase de desfoque, como reconfiguração. Se a informação de controle de enlace descendente é enviada no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, ou se a informação de controle de enlace descendente está no segundo formato, o quinto campo de informação indica um valor em um K conjunto configurado, para fornecer flexibilidade para escalonar um lado da rede, e evitar uma colisão de enlace ascendente, garantindo assim a confiabilidade.
[0122] Em uma modalidade deste pedido, o pelo menos um campo de informação inclui um sexto campo de informação, e o sexto campo de informação indica se o dispositivo terminal precisa reportar informação de qualidade de canal (CQI) aperiódica, e / ou o sexto campo de informação instrui o terminal dispositivo se deve realizar a medição de sinal de referência de sondagem (SRS). O dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum; ou o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente, e a informação de controle de enlace descendente está no primeiro formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no primeiro formato. O pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada pelo sexto campo de informação.
[0123] Com referência à modalidade supracitada, o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente enviada pelo dispositivo de rede está no segundo formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no segundo formato. O pelo menos um campo de informação inclui um sexto campo de informação, e o sexto campo de informação é maior ou igual a um bit. Por exemplo, se o sexto campo de informação for um bit, um estado "0" do um bit indica que o dispositivo terminal precisa reportar a informação de qualidade de canal aperiódico, e / ou um estado "1" do um bit indica que o dispositivo terminal não precisa reportar a informação de qualidade de canal aperiódico. Alternativamente, o sexto campo de informação é igual a quatro bits. Por exemplo, a medição de sinal de referência de sondagem (SRS) de enlace ascendente é acionada usando um estado dos quatro bits.
[0124] Deve-se notar que, o pelo menos um campo de informação incluído na informação de controle de enlace descendente determinada pelo dispositivo de rede inclui um ou mais campos de informação com o mesmo nome de referência. Isso não é limitado nesta modalidade deste pedido. Por exemplo, o pelo menos um campo de informação pode incluir um sexto campo de informação, ou pode incluir uma pluralidade de sextos campos de informação. Por exemplo, quando dois sextos campos de informação são incluídos, um dos dois sextos campos de informação é usado para indicar se o dispositivo terminal precisa relatar a informação de qualidade de canal (CQI) aperiódico, e o outro um dos dois sextos campos de informação é usado para instruir o dispositivo terminal se deve realizar a medição de sinal de referência de sondagem (SRS).
[0125] Em uma modalidade deste pedido, o pelo menos um campo de informação é usado para indicar uma versão de redundância usada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente. O dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum; ou o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente, e a informação de controle de enlace descendente está no primeiro formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no primeiro formato. Um sétimo campo de informação é maior ou igual a um bit, um valor de estado do sétimo campo de informação corresponde a uma das X versões de redundância, e X é um número inteiro positivo.
[0126] Com referência à modalidade supracitada, o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente enviada pelo dispositivo de rede está no segundo formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no segundo formato. O pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada por um sétimo campo de informação, uma versão de redundância predefinida é usada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente, e a versão de redundância predefinida é, por exemplo, configurada usando sinalização ou estipulada em um protocolo; ou o sétimo campo de informação é maior ou igual a um bit, um valor de estado do sétimo campo de informação corresponde a uma das L versões de redundância, e L é um número inteiro positivo.
[0127] Em uma modalidade deste pedido, o pelo menos um campo de informação inclui um oitavo campo de informação, e o oitavo campo de informação é usado para instruir o dispositivo terminal se deve reportar a medição de estado de canal. O dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum; ou o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente, e a informação de controle de enlace descendente está no primeiro formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no primeiro formato. O pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada por um oitavo campo de informação; ou o oitavo campo de informação inclui um bit, o bit é usado para instruir o dispositivo terminal a reportar a medição de estado de canal, e uma maneira de medição de estado de canal inclui um da realização de medição com base em um sinal de referência de um bloco de dados de sincronização mais próximo, realização de medição com base em um sinal de referência de um recurso de controle definido no qual a informação de sistema está localizada, e realizando medição com base em um sinal de referência de um canal de difusão.
[0128] Com referência à modalidade supracitada, o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente enviada pelo dispositivo de rede está no segundo formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no segundo formato. O pelo menos um campo de informação inclui ainda um nono campo de informação, o oitavo campo de informação é maior ou igual a um bit e o oitavo campo de informação que é maior ou igual a um bit é usado para instruir o dispositivo terminal se deve informar medição de estado de canal; e o nono campo de informação é maior ou igual a um bit, o nono campo de informação indica um dos V sinais de referência usados para realizar a medição de estado de canal, e os V sinais de referência usados para realizar a medição de estado de canal podem ser configurados usando sinalização de camada superior.
[0129] Em uma modalidade deste pedido, o pelo menos um campo de informação inclui um décimo campo de informação, e o décimo campo de informação indica um recurso de canal de controle de enlace ascendente configurado para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente. O dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum; ou o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente, e a informação de controle de enlace descendente está no primeiro formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no primeiro formato. O décimo campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a pelo menos um dos B recursos de canal de controle de enlace ascendente, pelo menos um dos B recursos de canal de controle de enlace ascendente corresponde a um índice de pelo menos uma linha em uma quinta tabela, a pelo menos uma linha na quinta tabela corresponde ao pelo menos um recurso de canal de controle de enlace ascendente, e B é um número inteiro positivo. A quinta tabela pode ser configurada usando informação de sistema. Em uma implementação, uma pluralidade de quintas tabelas pode ser configurada usando informação de sistema, o dispositivo terminal determina uma quinta tabela realmente usada usando uma quantidade de bits de informação de controle de enlace ascendente que precisam ser enviada, e o décimo campo de informação na informação de controle de enlace descendente é usada para indicar um índice na quinta tabela. Em outra implementação possível, alguns componentes na tabela são configurados usando informação de sistema, por exemplo, um comprimento no domínio do tempo do recurso de canal de controle de enlace ascendente na tabela pode ser configurado, e os componentes restantes podem ser predefinidos em um protocolo.
[0130] Com referência à modalidade supracitada, o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente enviada pelo dispositivo de rede está no segundo formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no segundo formato. O décimo campo de informação inclui bits, pelo menos um valor de estado dos bit s corresponde a pelo menos um dos A recursos de canal de controle de enlace ascendente, o pelo menos um dos A recursos de canal de controle de enlace ascendente corresponde a um índice de pelo menos uma linha em uma sexta tabela, e a pelo menos uma linha corresponde ao pelo menos um recurso de canal de controle de enlace ascendente. A sexta tabela pode ser configurada usando sinalização de camada superior específica de usuário.
[0131] Em uma modalidade deste pedido, o pelo menos um campo de informação inclui um décimo primeiro campo de informação, e o décimo primeiro campo de informação indica uma suposição de uma relação quasi-co-localizada (quasi-co-located) entre uma porta de sinal de referência de demodulação usada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente e uma porta de sinal de referência de enlace descendente. O dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum; ou o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente, e a informação de controle de enlace descendente está no primeiro formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa comum ou no conjunto de recursos de controle comum, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no primeiro formato. O pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada pelo décimo primeiro campo de informação. Opcionalmente, o dispositivo terminal determina, com base em uma relação quasi-co-localizada do espaço de pesquisa no qual a informação de controle de enlace descendente está localizada ou no conjunto de recursos de controle no qual a informação de controle de enlace descendente está localizada, a suposição de relação quasi- co-localizada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente.
[0132] Com referência à modalidade supracitada, o dispositivo de rede envia a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente enviada pelo dispositivo de rede está no segundo formato. Correspondentemente, o dispositivo terminal recebe a informação de controle de enlace descendente no espaço de pesquisa específico ou no conjunto de recursos de controle específico, e / ou a informação de controle de enlace descendente recebida pelo dispositivo de terminal está no segundo formato. O pelo menos um campo de informação não transporta a informação indicada pelo décimo primeiro campo de informação. Opcionalmente, o dispositivo terminal determina, com base em uma suposição de relação quasi-co-localizada pré-definida, a suposição da relação quasi-co-localizada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente; ou o dispositivo terminal determina, com base na relação quasi-co-localizada do espaço de pesquisa no qual a informação de controle de enlace descendente está localizada ou o conjunto de recursos de controle no qual a informação de controle de enlace descendente está localizado, a suposição da relação quasi-co-localizada para a transmissão de dados agendada usando a informação de controle de enlace descendente.
[0133] As soluções técnicas fornecidas neste pedido são descritas nas modalidades supracitadas principalmente de uma perspectiva de método. Pode ser entendido que, para implementar as funções supracitadas, o dispositivo terminal e o dispositivo de rede incluem estruturas de hardware correspondentes e / ou módulos de software para realizar as funções. Uma pessoa versada na técnica deve estar ciente de que, em combinação com os exemplos de unidades e etapas de algoritmos descritos nas modalidades divulgadas neste relatório descritivo, esse pedido pode ser implementado usando hardware ou uma combinação de hardware e software de computador. Se uma função é realizada usando hardware ou hardware orientado por software de computador depende de aplicações em particular e restrições de projeto das soluções técnicas. Uma pessoa versada na técnica pode usar métodos diferentes para implementar as funções descritas para cada aplicação em particular, mas não deve ser considerado que a implementação vai além do escopo desse pedido.
[0134] A Figura 4 é um possível diagrama estrutural esquemático do dispositivo terminal nas modalidades supracitadas. Na Figura 4, uma estrutura do dispositivo terminal inclui um processador 401 e um transceptor 402. A estrutura do dispositivo pode ainda incluir uma memória 403, e a memória é configurada para: ser acoplada ao processador, e armazenar uma instrução de programa e dados que são necessários para o dispositivo terminal. O dispositivo terminal mostrado na Figura 4 pode realizar o método de envio de informação supracitado. Para evitar descrições repetidas, descrições detalhadas são omitidas neste documento.
[0135] A Figura 5 é um possível diagrama estrutural esquemático do dispositivo de rede nas modalidades supracitadas. Na Figura 5, uma estrutura do dispositivo de rede inclui um processador 501. A estrutura do dispositivo pode ainda incluir um transceptor 502. A estrutura do dispositivo pode ainda incluir uma memória 503. A memória é configurada para: ser acoplada ao processador, e armazenar uma instrução de programa e dados que são necessários ao dispositivo de rede. O dispositivo de rede mostrado na Figura 5 pode realizar o método de determinação de informação supracitado. Para evitar descrições repetidas, descrições detalhadas são omitidas neste documento.
[0136] Uma modalidade deste pedido fornece ainda um método para transmitir um esquema de modulação e codificação. O método inclui as seguintes etapas.
[0137] Etapa S601: Um dispositivo terminal recebe informação de controle de enlace descendente, onde a informação de controle de enlace descendente inclui um valor de índice de um esquema de modulação e codificação (Modulation coding scheme, MCS), o valor de índice de MCS é pelo menos um dos N valores de índice na Tabela de MCS, um esquema de modulação correspondente a um valor de índice X nos N valores de índice é QPSK, e um valor obtido multiplicando uma taxa de código correspondente ao valor de índice X por 1024 é menor ou igual a 82.
[0138] Etapa S602: O dispositivo terminal determina, com base no valor de índice do MCS, um esquema de modulação e uma taxa de código usada para transmissão de dados.
[0139] Opcionalmente, o valor de índice X é um valor de índice 1.
[0140] Opcionalmente, um valor obtido multiplicando a taxa de código correspondente ao valor de índice X por 1024 é maior ou igual a 43; e / ou um valor de eficiência é maior ou igual a 0,083579, e / ou um valor de eficiência é menor ou igual a 0,1592.
[0141] Opcionalmente, o esquema de modulação na tabela de MCS é que um valor obtido multiplicando a taxa de código correspondente ao valor de índice X por 1024 inclui pelo menos um dos seguintes valores:82, 65, 54, 46 e 43.
[0142] Opcionalmente, o esquema de modulação na tabela de MCS é que um valor obtido multiplicando a taxa de código correspondente ao valor de índice X por 1024 inclui pelo menos um dos seguintes valores:81, 64, 59, 46 e 43.
[0143] Opcionalmente, um esquema de modulação correspondente a cada um de um valor de índice 12 a um valor de índice 15 na tabela de MCS é 16QAM.
[0144] Opcionalmente, os N valores de índice na tabela de MCS correspondem a pelo menos dois esquemas de codificação e um esquema sem codificação, incluindo especificamente:um valor de índice 0 não corresponde a dados e um esquema de codificação, um esquema de codificação correspondente ao valor de índice X é Polar, um esquema de codificação correspondente a um valor de índice Y é LDPC, e o valor de índice Y é maior que o valor de índice X.
[0145] Opcionalmente, a tabela de MCS corresponde a pelo menos dois BLERs, e os pelo menos dois BLERs incluem especificamente um primeiro BLER correspondente ao valor de índice X e um segundo BLER correspondente ao valor de índice Y, onde o valor de índice Y é maior que o valor de índice X. Além disso, opcionalmente, o segundo BLER é menor que o primeiro BLER. Por exemplo, o segundo BLER é 10e-5, e o primeiro BLER é 10e-2.
[0146] Opcionalmente, para os N valores de índice na tabela de MCS, uma quantidade de valores de índice correspondente a um esquema de codificação LDPC é maior ou igual a uma quantidade de valores de índice correspondentes a um esquema de codificação Polar.
[0147] Opcionalmente, a tabela de MCS corresponde a pelo menos um BLER, e o BLER é pelo menos um dos seguintes: 10e- 1, 10e-2, 10e-3, 10e-4, 10e-5 e 10e-6.
[0148] Opcionalmente, a tabela de MCS pode incluir apenas o índice, o esquema de modulação, e a taxa de código, e não inclui o esquema de codificação (coding scheme).
[0149] Os efeitos benéficos desse pedido incluem: Um sistema de LTE existente suporta apenas uma tabela de MCS 10e-1, mas uma pluralidade de BLERs já foi introduzida na 5G NR. Portanto, a tabela na técnica anterior não é aplicável a um sistema 5G. Além disso, considerando o recurso de serviço do URLLC, é necessário introduzir um MCS com uma taxa de código mais baixa. Portanto, neste pedido, podem ser fornecida informação de indicação de MCS que podem ser implementadas sob diferentes BLERs, de modo que o sistema 5G NR suporte a indicações de MCS correspondentes a uma pluralidade de BLERs, atendendo assim um requisito de suporte a um serviço URLLC.
[0150] Além disso, os itens da Tabela 3 à Tabela 12 podem ser combinados livremente. Para ser específico, uma tabela CQI pode incluir apenas alguns itens ou alguns valores de índice na Tabela 3 à Tabela 12. Por exemplo, apenas um item cujo valor de índice é 1 na tabela CQI corresponde a um item cujo valor de índice é 1 em cada Tabela 3 a Tabela 12.Tabela 3 Tabela 4 Tabela 5 Tabela 6 Tabela 7 Tabela 8 Tabela 9 Tabela 10 Tabela 11 Tabela 12
[0151] Além disso, os itens da Tabela 3 a Tabela 12 podem ser combinados mutuamente. Para ser específico, uma tabela de MCS pode incluir alguns elementos em quaisquer duas da Tabela 3 à Tabela 12. Por exemplo, uma tabela CQI inclui valores correspondentes a 10e-1 e valores correspondentes a 10e-5. Uma coluna de indicações é adicionada à nova tabela, para indicar uma taxa de erro de bloco BLER correspondente a um MCS. Por exemplo, a Tabela 13 e / ou a Tabela 14 podem ser formadas na maneira supracitada. Deve-se notar que os elementos nas tabelas da presente invenção são exemplos, e nem todos os elementos precisam existir. Por exemplo, apenas uma linha ou algumas linhas estão incluídas.Tabela 13Tabela 14
[0152] Os componentes do dispositivo terminal e do dispositivo de rede mostrados na Figura 4 e Figura 5 são configurados para realizar o método supracitado. Portanto, para efeitos benéficos do dispositivo de rede e do dispositivo terminal, pode ser feita referência aos efeitos benéficos do método supracitado, e os detalhes não são descritos neste documento novamente.
[0153] Uma modalidade deste pedido fornece ainda um meio de armazenamento legível por computador, incluindo uma instrução, e quando a instrução é performada em um computador, o computador realiza o método para determinar a informação de controle de enlace descendente que é realizada pelo dispositivo de rede supracitado ou pelo dispositivo terminal supracitado.
[0154] Uma modalidade deste pedido fornece ainda um sistema de comunicações. O sistema de comunicações inclui o dispositivo terminal mostrado na Figura 4 e o dispositivo de rede mostrado na Figura 5. O dispositivo terminal e o dispositivo de rede se comunicam para realizar o método supracitado para envio de informação e o método supracitado para determinar informação.
[0155] Deve-se notar que, as modalidades do método supracitado nas modalidades deste pedido podem ser aplicadas a um processador, ou implementadas pelo processador. O processador pode ser um chip de circuito integrado com capacidade de processamento de sinal. Em um processo de implementação, as etapas nas modalidades do método supracitado podem ser implementadas usando um circuito lógico integrado de hardware no processador, ou usando instruções em uma forma de software. O processador pode ser um ou mais de um processador de uso geral, um processador de sinal digital (Digital Signal Processor, DSP), um circuito integrado específico de aplicação (Application-Specific Integrated Circuit, ASIC), uma matriz de portas programável em campo (Field Programmable Gate Array, FPGA) ou outro dispositivo lógico programável, uma porta discreta ou dispositivo lógico transistor, e um componente de hardware discreto. O processador pode implementar ou realizar os métodos, as etapas, e diagramas de blocos lógicos que são divulgados nas modalidades deste pedido. O processador de uso geral pode ser um microprocessador, ou o processador pode ser qualquer processador convencional ou semelhante. As etapas dos métodos divulgados com referência às modalidades deste pedido podem ser realizadas diretamente e concluídas usando um processador de decodificação de hardware, ou podem ser realizadas e concluídas usando uma combinação de módulos de hardware e software no processador de decodificação. Um módulo de software pode estar localizado em um meio de armazenamento maduro na técnica, como uma memória de acesso aleatório, uma memória flash, uma memória somente leitura, uma memória programável somente leitura, uma memória programável apagável eletricamente, ou um registro. O meio de armazenamento está localizado em uma memória, e um processador lê a informação na memória e conclui as etapas dos métodos supracitados em combinação com o hardware do processador.
[0156] Pode ser entendido que a memória nas modalidades deste pedido pode ser uma memória volátil ou uma memória não volátil, ou pode incluir uma memória volátil e uma memória não volátil. A memória não volátil pode ser uma memória somente leitura (Read-Only Memory, ROM), uma memória somente leitura programável (Programmable ROM, PROM), uma memória somente leitura programável apagável (Erasable PROM, EPROM), uma memória programável apagável eletricamente somente leitura (Electrically EPROM, EEPROM), ou uma memória flash. A memória volátil pode ser uma memória de acesso aleatório (Random Access Memory, RAM), usada como um cachê externo. A título de exemplo e não de limitação, muitas formas de RAMs podem ser usadas, por exemplo, uma memória estática de acesso aleatório (Static RAM, SRAM), uma memória dinâmica de acesso aleatório (Dynamic RAM, DRAM), uma memória de acesso aleatório dinâmico síncrono (Synchronous DRAM, SDRAM), uma memória de acesso aleatório dinâmico síncrono com taxa de dados dupla (Double Data Rate SDRAM, DDR SDRAM), uma memória de acesso aleatório dinâmico síncrona aprimorada (Enhanced SDRAM, ESDRAM), uma memória de acesso aleatório dinâmico de sincronização (Synchlink DRAM, SLDRAM), e uma memória de acesso aleatório direto ao rambus (Direct Rambus RAM, DR RAM). Deve-se notar que a memória do sistema e método descrito neste relatório descritivo pretende incluir, mas não se limita a, essas memórias e quaisquer outros tipos apropriados de memórias.
[0157] Deve ser entendido que o termo "e / ou" neste relatório descritivo descreve apenas uma relação de associação entre objetos associados e representa que três relações podem existir. Por exemplo, A e / ou B pode representar os três casos a seguir: Somente A existe, A e B existem, e apenas B existe. Além disso, o caractere "/" neste relatório descritivo geralmente indica uma relação "ou" entre os objetos associados.
[0158] Deve ser entendido que os números de sequência dos processos supracitados não significam sequências de execução em várias modalidades deste pedido. As sequências de execução dos processos devem ser determinadas com base nas funções e na lógica interna dos processos, e não devem ser interpretadas como nenhuma limitação nos processos de implementação das modalidades deste pedido.
[0159] Deve ser entendido que "uma modalidade", "uma modalidade" ou "esta modalidade deste pedido" mencionada no relatório descritivo não significa que recursos, estruturas ou características específicas relacionadas à modalidade estejam incluídas em pelo menos uma modalidade deste pedido. Portanto, "em uma modalidade", "em uma modalidade" ou "nesta modalidade deste pedido" que aparece ao longo do relatório descritivo não se refere a uma mesma modalidade. Além disso, esses recursos, estruturas ou características particulares podem ser combinados em uma ou mais modalidades de qualquer maneira apropriada.
[0160] Uma pessoa de conhecimento comum na técnica pode estar ciente de que, em combinação com os exemplos de unidades e etapas de algoritmo que são descritos nas modalidades divulgadas neste relatório descritivo, este pedido pode ser implementado usando hardware eletrônico ou uma combinação de software de computador e hardware eletrônico. Se as funções são realizadas por hardware ou software depende de aplicações específicas e restrições de projeto das soluções técnicas. Uma pessoa versada na técnica pode usar métodos diferentes para implementar as funções descritas para cada aplicação em particular, mas não deve ser considerado que a implementação vai além do escopo das modalidades deste pedido.
[0161] Uma pessoa versada na técnica pode entender claramente que, para propósito de descrição conveniente e breve, para um processo de trabalho detalhado do sistema, aparelho e unidade supracitados, pode ser feita referência a um processo correspondente nas modalidades do método supracitado, e detalhes não são descritos neste documento novamente.
[0162] Nas várias modalidades fornecidas neste pedido, deve ser entendido que o sistema, aparelho e método divulgados podem ser implementados de outras maneiras. Por exemplo, a modalidade de aparelho descrita é meramente um exemplo. Por exemplo, a divisão de unidade é meramente divisão de função lógica e pode haver outra divisão na implementação real. Por exemplo, uma pluralidade de unidades ou componentes pode ser combinada ou integrada em outro sistema, ou alguns recursos podem ser ignorados ou não realizados. Além disso, os acoplamentos mútuos exibidos ou discutidos, acoplamentos diretos ou conexões de comunicação podem ser implementados usando algumas interfaces. Os acoplamentos indiretos ou conexões de comunicação entre os aparelhos ou unidades podem ser implementados em formas eletrônicas, mecânicas, ou outras formas.
[0163] As unidades descritas como partes separadas podem ou não ser fisicamente separadas, e as partes exibidas como unidades podem ou não ser unidades físicas, e podem estar localizadas em uma posição, ou podem ser distribuídas em uma pluralidade de unidades de rede. Algumas ou todas as unidades podem ser selecionadas com base nos requisitos reais para atingir os objetivos das soluções das modalidades.
[0164] Além disso, as unidades funcionais nas modalidades deste pedido podem ser integradas em uma unidade de processamento, ou cada uma das unidades pode existir sozinha fisicamente, ou duas ou mais unidades podem ser integradas em uma unidade.
[0165] Quando as funções são implementadas na forma de uma unidade funcional de software e vendidas ou usadas como um produto independente, as funções podem ser armazenadas em um meio de armazenamento legível por computador. Com base nesse entendimento, as soluções técnicas deste pedido essencialmente, ou a parte que contribui para a técnica anterior, ou algumas das soluções técnicas, podem ser implementadas na forma de um produto de software. O produto de software de computador é armazenado em um meio de armazenamento, e inclui várias instruções para instruir um dispositivo de computador (que pode ser um computador pessoal, um servidor, um dispositivo de rede, ou semelhante) para realizar todas ou algumas das etapas dos métodos descritos nas modalidades deste pedido. O meio de armazenamento supracitado inclui qualquer meio que possa armazenar código de programa, como uma unidade flash USB, um disco rígido removível, uma memória somente leitura (ROM, Read-Only Memory), uma memória de acesso aleatório (RAM, Random Access Memory), um disco magnético ou um disco óptico.
[0166] As descrições supracitadas são meramente implementações específicas deste pedido, mas não pretendem limitar o escopo de proteção desse pedido. Qualquer variação ou substituição prontamente identificada por um especialista na técnica dentro do escopo técnico divulgado neste pedido deve estar dentro do escopo de proteção deste pedido.

Claims (16)

1. Método para determinar informação de controle de enlace descendente por um dispositivo terminal (102, 103), caracterizado por compreender: receber (203, 303) primeira informação de controle de enlace descendente (DCI) a partir de um dispositivo de rede (101), em que a primeira DCI compreende um primeiro campo de informação, o primeiro campo de informação indica uma localização de recurso de domínio de tempo ocupado pela transmissão de dados agendada pela primeira DCI, e quando a primeira DCI é recebida em um espaço de pesquisa comum, o primeiro campo de informação compreende pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a uma linha em uma primeira tabela, pelo menos uma linha na primeira tabela indica pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, em que a primeira tabela consiste em N linhas, e N é um número inteiro positivo, quando a primeira DCI é recebida em um espaço de pesquisa específico de UE, o primeiro campo de informação compreende bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a uma linha em uma segunda tabela, pelo menos uma linha na segunda tabela indica pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, em que a segunda tabela consiste em M linhas, e M é um número inteiro positivo; realizar transmissão de dados com o dispositivo de rede (101) de acordo com a primeira DCI.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira tabela é estipulada em um protocolo de comunicações.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a segunda tabela é configurada por sinalização de camada superior.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira tabela e a segunda tabela são configuradas por sinalização de camada superior, respectivamente.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a primeira DCI compreende ainda um segundo campo de informação, o segundo campo de informação indica um formato da primeira DCI, o formato da primeira DCI é um de uma pluralidade de formatos, e a quantidade de bits de cada DCI correspondendo respectivamente a cada um da pluralidade de formatos é a mesma.
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a primeira DCI compreende um terceiro campo de informação; quando a primeira DCI é recebida no espaço de pesquisa comum, o terceiro campo de informação compreendebits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a um dos P valores K, cada um dos P valores K indica um intervalo de tempo entre um tempo de recebimento de dados agendados usando a primeira DCI e um tempo de transmissão de uma retroalimentação de solicitação de repetição automática híbrida (HARQ) correspondente aos dados, e P é um número inteiro positivo; quando a primeira DCI é recebida no espaço de pesquisa específico do dispositivo terminal (102, 103), o método compreende ainda: receber informação de configuração, em que a informação de configuração indica um conjunto de K valores, o conjunto de K valores compreende Q K valores, o terceiro campo de informação compreende bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a um dos Q K valores, cada um dos Q K valores indica um intervalo de tempo entre um tempo de recebimento de dados agendados usando a primeira DCI e um tempo de transmissão de uma retroalimentação de HARQ correspondente aos dados, e Q é um número inteiro positivo.
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a primeira DCI compreende um quarto campo de informação, e o quarto campo de informação indica uma localização de recurso de domínio de frequência ocupada pela transmissão de dados agendada pela primeira DCI, a localização de recurso de domínio de frequência está em uma parte da largura de banda (BWP), e a BWP é ativada depois que uma conexão de controle de recursos de rádio (RRC) é estabelecida, e a BWP compreende uma BWP de enlace ascendente e/ou um BWP de enlace descendente.
8. Método para determinar informação de controle de enlace descendente por um dispositivo de rede (101), caracterizado por compreender: determinar (201, 301) primeira informação de controle de enlace descendente (DCI), em que a primeira DCI compreende um primeiro campo de informação, e o primeiro campo de informação indica uma localização de recurso de domínio do tempo ocupada por uma transmissão de dados agendada pela primeira DCI; e enviar (202, 302) a primeira DCI em um espaço de pesquisa específico de equipamento de usuário (UE-specific) ou em um espaço comum; em que quando a primeira DCI é enviada no espaço de pesquisa comum, o primeiro campo de informação compreende 2bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a uma linha em uma primeira tabela, pelo menos uma linha na primeira tabela indica pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, em que a primeira tabela consiste em N linhas, e N é um número inteiro positivo, quando a primeira DCI é enviada no espaço de pesquisa específico de UE, o primeiro campo de informação compreende bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a uma linha em uma segunda tabela, pelo menos uma linha na segunda tabela indica pelo menos um de um símbolo inicial, um comprimento de símbolo, e um símbolo final, em que a segunda tabela consiste em M linhas, e M é um número inteiro positivo.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a primeira tabela é estipulada em um protocolo de comunicações.
10. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a segunda tabela é configurada por sinalização de camada superior.
11. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a primeira tabela e a segunda tabela são configuradas por sinalização de camada superior, respectivamente.
12. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 11, caracterizado pelo fato de que a primeira DCI compreende ainda um segundo campo de informação, o segundo campo de informação indica um formato da primeira DCI, o formato da primeira DCI é um de uma pluralidade de formatos, e a quantidade de bits de cada DCI correspondendo respectivamente a cada um da pluralidade de formatos é a mesma.
13. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 12, caracterizado pelo fato de que a primeira DCI compreende um terceiro campo de informação; quando a primeira DCI é recebida no espaço de pesquisa comum, o terceiro campo de informação compreende bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a um dos P valores K, cada um dos P valores K indica um intervalo de tempo entre um tempo de recebimento de dados agendados usando a primeira DCI e um tempo de transmissão de uma retroalimentação de solicitação de repetição automática híbrida (HARQ) correspondente aos dados, e P é um número inteiro positivo; quando a primeira DCI é recebida no espaço de pesquisa específico do dispositivo terminal (102, 103), o método compreende ainda: receber informação de configuração, em que a informação de configuração indica um conjunto de K valores K, o conjunto de K valores compreende Q K valores, o terceiro campo de informação compreende bits, pelo menos um valor de estado dos bits corresponde a um dos Q K valores, cada um dos Q K valores indica um intervalo de tempo entre um tempo de recebimento de dados agendados usando a primeira DCI e um tempo de transmissão de uma retroalimentação de HARQ correspondente ao dados, e Q é um número inteiro positivo.
14. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 13, caracterizado pelo fato de que a primeira DCI compreende um quarto campo de informação, e o quarto campo de informação indica uma localização de recurso de domínio de frequência ocupada pela transmissão de dados agendada pela primeira DCI, a localização de recurso de domínio de frequência está em uma parte da largura de banda (BWP), e a BWP é ativada depois que uma conexão de controle de recursos de rádio (RRC) é estabelecida, e a BWP compreende uma BWP de enlace ascendente e/ou um BWP de enlace descendente.
15. Aparelho de comunicações (102, 103), caracterizado por o aparelho de comunicações (102, 103) ser um dispositivo terminal ou ser um módulo usado para um dispositivo terminal, em que o aparelho de comunicações (102, 103) compreende uma memória (403) e um processador (401), em que a memória armazena instruções de computador, e quando o processador (401) executa as instruções de computador, o aparelho de comunicações (102, 103) implementa o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 7.
16. Aparelho de comunicações (101), caracterizado por o aparelho de comunicações ser um dispositivo de rede ou ser um módulo usado para um dispositivo terminal, em que o aparelho de comunicações compreende uma memória (503) e um processador (501), em que a memória (503) armazena instruções de computador, e quando o processador (501) executa as instruções de computador, o aparelho de comunicações (101) implementa o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 8 a 14.
BR112020009647-4A 2017-11-17 2018-11-12 Método para determinar informação de controle de enlace descendente e aparelho de comunicações BR112020009647B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN201711149124.6 2017-11-17
CN201711149124.6A CN109802755B (zh) 2017-11-17 2017-11-17 下行控制信息确定方法和通信装置
PCT/CN2018/114995 WO2019096082A1 (zh) 2017-11-17 2018-11-12 下行控制信息确定方法和通信装置

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020009647A2 BR112020009647A2 (pt) 2020-11-10
BR112020009647B1 true BR112020009647B1 (pt) 2023-08-15

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2018369067B2 (en) Downlink control information determination method and communication device
CA3072524C (en) Uplink transmission method, terminal device, and network device
ES2805306T3 (es) Canal de control de enlace ascendente para comunicaciones de baja latencia
BR112019022755A2 (pt) método de envio e recepção de informações e dispositivo relacionado
JP2021013201A (ja) 異なる送信時間間隔(tti)持続時間により動作するシステムおよび方法
ES2945830T3 (es) Método para transmitir información de retroalimentación y dispositivo de comunicaciones
BR112018072927B1 (pt) dispositivo de comunicação sem fio e método de operar o mesmo
BR112019026241A2 (pt) Agregação de portador sob diferentes estruturas de subquadro em novo rádio
BR112017021896B1 (pt) Acesso aleatório para comunicações sem fio de baixa latência
BR112017016164B1 (pt) Método de comunicação sem fio de um equipamento de usuário e de uma estação base, aparelho para comunicação sem fio, bem como memória legível por computador
BR112019009052A2 (pt) método e aparelho de comunicações sem fio
BR112016006167B1 (pt) Alocação de recurso de sinal de referência
BR112021000770A2 (pt) Método de configuração de recursos e aparelho
BR112012015950B1 (pt) Operação de emergência para sinalização de portadora cruzada em operação de multiportadora
BR112020023007A2 (pt) Método para transmitir sinal de enlace ascendente, dispositivo terminal, dispositivo terminal para transmitir um sinal de enlace ascendente, mídia de armazenamento legível por computador e chip
BR112012010013A2 (pt) método para transmitir informações de controle de enlace descendente e sistema para transmitir informações de controle de enlace descendente
BR112020016778A2 (pt) Terminal, método de radiocomunicação para um terminal e estação base
BR112015033063B1 (pt) Equipamento de usuário, método para operações de descoberta de dispositivo para dispositivo (d2d) com base em pacote e mídia de armazenamento legível por computador não transitória
BR112020004552A2 (pt) método e dispositivo para enviar canal de controle de uplink
BR112020016681A2 (pt) Terminal, método de comunicação para um terminal e estação base
BR112020002725A2 (pt) método de comunicação e aparelho de comunicações
BR112020024169A2 (pt) método para transmissão de dados, dispositivo terminal, chip e mídia de armazenamento legível por computador
BR112018077453B1 (pt) Método para transmissão de sinal, método para recepção de sinal,dispositivo de rede e dispositivo terminal
BR112018010409B1 (pt) Conformação de feixe e agrupamento de equipamento de usuário
BR112019013382A2 (pt) método e aparelho de envio de informações de controle, método e aparelho de recebimento de informações de controle, aparelho de comunicações, mídia de armazenamento legível por computador, e sistema de chip