BR112020006489B1 - Contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios - Google Patents

Contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios Download PDF

Info

Publication number
BR112020006489B1
BR112020006489B1 BR112020006489-0A BR112020006489A BR112020006489B1 BR 112020006489 B1 BR112020006489 B1 BR 112020006489B1 BR 112020006489 A BR112020006489 A BR 112020006489A BR 112020006489 B1 BR112020006489 B1 BR 112020006489B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
container
explosive
tube
hole
allows
Prior art date
Application number
BR112020006489-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020006489A2 (pt
Inventor
Pedro Augusto Novo Mercado
Original Assignee
Fabriser, S.A. De C.V
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fabriser, S.A. De C.V filed Critical Fabriser, S.A. De C.V
Publication of BR112020006489A2 publication Critical patent/BR112020006489A2/pt
Publication of BR112020006489B1 publication Critical patent/BR112020006489B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42BEXPLOSIVE CHARGES, e.g. FOR BLASTING, FIREWORKS, AMMUNITION
    • F42B3/00Blasting cartridges, i.e. case and explosive
    • F42B3/087Flexible or deformable blasting cartridges, e.g. bags or hoses for slurries
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42DBLASTING
    • F42D1/00Blasting methods or apparatus, e.g. loading or tamping
    • F42D1/08Tamping methods; Methods for loading boreholes with explosives; Apparatus therefor

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
  • Drilling And Exploitation, And Mining Machines And Methods (AREA)
  • Containers And Packaging Bodies Having A Special Means To Remove Contents (AREA)
  • Rigid Containers With Two Or More Constituent Elements (AREA)
  • Housing For Livestock And Birds (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Buffer Packaging (AREA)

Abstract

a presente invenção refere-se a uma invenção melhorada que é dobrável, antiestática com capacidade para ser parcialmente comprimido, semiflexível, de parede fina, com acessórios; que pode servir como isolante de água, estabilizador do solo, de extensão contínua independentemente do comprimento, e mesmo em casos de grutas e/ou falhas geológicas permite detonações amortecidas por desacoplamento do furo, e é utilizado nos processos de desmonte para a extração de minerais por meio da colocação de um contentor em um furo natural. a invenção melhorada permite que os contentores tenham o comprimento que for necessário, facilitando o transporte e permitindo a continuidade; a principal característica é que pode ser dobrado e desdobrado, sem afetar a sua forma ou funcionalidade quando utilizado na perfuração. além disso, permite o fácil carregamento do explosivo apesar da presença de água, fissuras, falhas geológicas, obras de mineração previas e/ou solo solto; evita também obstruções por conta das vibrações durante o processo de perfuração, permitindo obter um furo limpo, contínuo, seco e estável, o que garante o máximo de progresso e evita dispendiosos trabalhos repetitivos. esta invenção também permite a dosagem do explosivo utilizando um contentor de menor diâmetro e um anel separador e de ancoragem para formar uma câmara de ar entre a parede a ser protegida e obter uma detonação amortecida, com o resultado de tetos e/ou paredes firmes; em perfurações longas ascendentes, pode dar continuidade e permitir o carregamento de qualquer explosivo, e finalmente, elimina-se o risco de acumulação de cargas estáticas, evitando a possibilidade de acidentes.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção está relacionada principalmente com as indústrias de mineração e construção, em particular com a fase de perfuração e detonação, especificamente refere-se a um contentor para explosivos, com as características opcionais de ser dobrável, enquanto oferece continuidade, estabilização do furo natural, capacidade de dosar o explosivo, e pode desdobrar-se quando introduzido no furo independentemente do comprimento e diâmetro, bem como os acessórios com os quais atua sinergicamente, o que permite melhorar o desempenho das perfurações, de modo que é considerado uma invenção de tipo mecânico.
FUNDAMENTOS
[002] A presente invenção é utilizada em áreas que requerem perfurações, onde posteriormente se procede a detonações para a extração de material de rocha inerte ou com alguma concentração de algum mineral. Se os consumíveis (explosivos, aço para desmonte, energia etc.), e o trabalho de máquinas e homens conseguirem obter a quantidade mínima estimada de extração, teremos então uma detonação bem sucedida.
[003] Atualmente, dois tipos de misturas de explosivos simples são geralmente utilizados para realizar detonações, a primeira corresponde a uma gama de gelatinas ou altos explosivos resistentes à água, e a segunda corresponde a uma mistura composta de nitrato de amônio e vários tipos de óleos combustíveis (convencionalmente chamados de ANFO) que são mais econômicos e normalmente utilizados a granel, porém, a limitação destes é a presença de água, uma vez que se dissolvem nela e se tornam inúteis.
[004] No caso de furos de túnel, devido aos lençóis freáticos ou à ação tribológica dos materiais que compõem as brocas que necessitam de água para resfriamento, a água acumula-se em lavras com inclinação negativa e pode inundar os furos inferiores. Nestes casos, não é possível utilizar explosivos do tipo ANFO, os quais são substituídos por gelatinas/altos explosivos que podem ser granulados, gerando custos superiores no processo de desmonte.
[005] Outro problema na perfuração de túneis é a obstrução dos furos inferiores pelo resíduo de rocha causado pelos furos superiores e, em geral, por quaisquer furos feitos em solo solto ou instável que são obstruídos pela vibração do processo de perfuração. Isto obriga a um reprocessamento de limpeza que nem sempre é bem sucedido e impede o carregamento correto de explosivos posteriormente.
[006] Tanto no caso dos furos de túnel como no caso das chamadas “perfurações longas” existem imperfeições geológicas (para além da presença de água), algumas são: solo irregular, ou seja, com uma composição pedregosa e quebradiça, instável ou solto, grutas, fendas ou falhas geológicas naturais ou causadas pela lavra anterior, estas falhas impedem a obtenção de um furo seco, contínuo, limpo e estável (necessário para o correto carregado de explosivos) gerando resíduos explosivos, vazamento de energia e impedindo uma detonação bem sucedida com uma quantidade mínima de material projetado. Pelo contrário, estas áreas são sobrecarregadas com explosivos devido à presença de grutas, pelo que os danos causados pela explosão serão maiores do que os danos estimados e a estabilidade e segurança da área ficará comprometida, o que terá de ser reparado, se for necessário, causando custos excessivos.
[007] Outro problema com certos métodos de perfuração “longa”, nos quais são feitos furos de reserva para futuros desmontes, é que quando se detonam as linhas prévias os movimentos do solo muitas vezes obstruem os “furos de reserva”, forçando um dispendioso reprocessamento.
[008] Outro problema na “perfuração longa” descendente é que o trânsito do equipamento sobre os furos pré-fabricados causa a sua obstrução e força o reprocessamento.
[009] Também, tanto em túneis como em certos casos de "perfuração longa" é necessário dosear a capacidade explosiva nos contornos para obter tetos e paredes mais estáveis e para evitar a quebra excessiva, isto é resolvido com o uso de explosivos graduados ou acessórios desacoplados com explosivos, estes são normalmente ou caros e/ou não adequados.
[010] Outro problema em perfurações longas ascendentes é que a ação da gravidade age sobre o explosivo ANFO em terra seca e ele derrama, tendo que ser carregado com alto explosivo com o custo extra, em caso de grutas ou fendas haverá vazamento de energia e desperdício de qualquer explosivo utilizado. Além disso, são necessários furos de reserva em terrenos altamente fragmentados e explosivos e, devido a detonações anteriores, correm o risco de serem parcial ou totalmente descarregados e terão de ser completamente lavados antes de poderem ser perfurados e carregados novamente, o que aumenta consideravelmente o tempo despendido e os custos.
[011] A fim de obter o resultado estimado, é necessário o uso de contentores específicos adequados para cada caso particular, ou seja, contentores projetados para o tamanho (diâmetro e comprimento) da operação e adequados para contato com explosivos. Os contentores atuais nem sempre cumprem estes requisitos nem têm a força e flexibilidade necessárias para o seu manuseamento, transporte e uso áspero, isto implica atrasos nos processos, e provoca mais tempo de trabalho para as máquinas e o pessoal causado por trabalhos repetitivos, desperdício de explosivos e, como consequência, custos adicionais da operação e baixa produtividade. Alguns acessórios utilizados, que não são antiestáticos, também não são adequados para carregamento com explosivos, uma vez que existe uma acumulação de cargas estáticas e um risco potencial de explosões antecipadas, que podem causar danos a bens, instalações e pessoas, aumentando o risco da operação.
[012] Convencionalmente, os contendores existentes são feitos de materiais plásticos, no entanto, existem também as seguintes invenções no estado da técnica, particularmente porque a minha invenção anterior é modificada, apresento-a inicialmente como a mais próxima das invenções propostas.
[013] A invenção própria WO2007004857 A1, refere-se a um furo sintético para construção e mineração subterrânea, e consiste em um tubo plástico semirrígido que facilita as cargas de explosivos granulados. Este tubo mantém o explosivo seco e o retém de acordo com a estrutura do furo, além de contê-lo, é importante mencionar que ele o protege da estrutura e das vibrações produzidas durante as vibrações do solo. No corpo da invenção, refere-se especificamente a um conjunto de melhoramentos nos furos utilizados na indústria mineira subterrânea e na construção, o seu foco principal é a extração de minerais e terraplanagens, e particularmente trata-se de um revestimento interno e/ou extensão das perfurações (furos) realizadas onde o explosivo será carregado para fazer explodir o solo. O tubo plástico é composto por uma parede fina, é cilíndrico, reto, semirrígido, antiestático, e caracteriza-se por ser um tubo cilíndrico alongado, aberto em uma extremidade onde o explosivo é carregado e tem uma vedação hermética para evitar a entrada de água na outra extremidade.
[014] A presente invenção é melhorada, por um lado, é feito de um material semiflexível, e nenhuma proposta tinha sido feita para torná-lo dobrável para o transporte. Por outro lado, quando se desdobra pode voltar à sua forma original, permitindo que o material explosivo chegue à extremidade mais distal de onde é introduzido. Da mesma forma, as diferentes pontas permitem a sua utilização em diferentes tipos de terreno e oferecem a capacidade de autossustentação e/ou fechamento em perfurações longas descendentes, além disso, permitem a retenção do explosivo em perfurações longas ascendentes, bem como o desacoplamento e dosagem do explosivo, tanto em perfurações de contorno, em túneis e em muros longos de perfuração. Embora esta seja a invenção melhorada, já existem outras invenções de tecnologia de ponta que não excedem ou não estão relacionadas com esta característica técnica da minha invenção.
[015] Outra invenção deste tipo é a US2015053106 A1 que consiste num cartucho fornecido com um recipiente que tem um propulsor e uma extremidade aberta com um dispositivo de reboque preso à extremidade aberta, para formar um recipiente substancialmente fechado. O dispositivo de haste pode ser operado para causar expansão radial e tem um membro estático preso ao recipiente e um pistão móvel, pelo menos parcialmente dentro do recipiente, em relação ao membro estático e ao recipiente. O cartucho é configurado para que a ignição do propulsor provoque o movimento do pistão para acionar o dispositivo de reboque e causar sua expansão radial antes que o receptáculo se quebre.
[016] Entre suas variantes, possui buchas, pistões, e cordéis que o atravessam longitudinalmente e são acionados por botões que provocam explosões radiais por meio de ranhuras circunferencialmente espaçadas com elementos de ancoragem.
[017] A invenção US8028624B2 consiste num cartucho para fazer perfurações com um tubo alongado, cuja primeira extremidade tem uma abertura com um detonador. A segunda extremidade fecha o tubo e tem um conector para libertar um segundo cartucho adjacente, essencialmente de forma cilíndrica, que é inserido num monólito primeiro de forma axial com um flange e que é imobilizado com uma pega, e finalmente um pino de disparo ativa-o, uma vez que forma um colar, que recebe uma conexão de um detonador. Entre suas variantes, o colar é de pelo menos 10% da parede do cartucho, o detonador pode ser operado por botões, o cartucho é feito de polímero sintético, o pino de disparo consiste em uma parte saliente rodeada por uma região angular, de preferência esta região angular é de 10% de qualquer parede do cartucho.
[018] A invenção CN2784865 Y consiste num modelo de utilidade que consiste num tubo liso, composto por um corpo que não gera faíscas. O modelo de utilidade caracteriza-se porque as paredes laterais do corpo do tubo são simétricas no sentido longitudinal e côncavas no interior, para formar dois canais de armazenamento de energia alongados. A cavidade do corpo do tubo é dividida em duas cavidades por uma placa espaçadora ao longo do sentido longitudinal. Os dois acumuladores de energia estão dispostos do mesmo lado da placa espaçadora e da cavidade de contenção, e os canais de acumulação de energia são preenchidos com um explosivo. Quando utilizada, a cavidade do tubo protege as rochas circundantes de serem esmagadas.
[019] Finalmente, a invenção GB1018089A consiste numa carcaça que é fabricada por compressão e sintetização de um pó metálico, que é submetido a um tratamento termoquímico que provoca a difusão de gases. A carcaça é feita para conter uma carga explosiva composta por pó de ferro comprimido a 500°C, reduzido em atmosfera de hidrogênio a 1040°C e endurecido em atmosfera de monóxido de carbono a 900°C, com algumas variantes onde pode haver oxidação a uma profundidade de 500°C, ou impregnação com 26% de cobre durante o tratamento com hidrogênio.
RELATÓRIO DESCRITIVO
[020] Os detalhes característicos deste inovador contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios são claramente mostrados na descrição seguinte e nas ilustrações fornecidas, assim como uma descrição das áreas que têm os mesmos sinais de referência para indicar as peças e ilustrações mostradas.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[021] Figura 1 é uma perspectiva convencional seccionada do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios.
[022] Figura 2 é uma vista de perspectiva que mostra o contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade para ser parcialmente comprimido, quando está na sua posição dobrada que permite fácil transporte e manuseamento no transporte e dentro dos túneis das minas quando são muito longos. Estes são apenas dois exemplos do seu uso e dois locais onde é utilizado.
[023] Figura 3 é uma vista de perspectiva convencional, girada (em relação à primeira figura) onde o contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios é mostrado seccionado, cuja ponta é de forma tipo chave de fenda.
[024] Figura 4 é uma perspectiva convencional ampliada e seccionada do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, cuja ponta é de forma tipo chave de fenda.
[025] Figura 5 é um grande plano, com vista lateral seccionada do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, cuja ponta é de forma cônica e quando o contentor é parcialmente comprimido permite que ele seja mais facilmente introduzido em caso de obstruções parciais.
[026] Figura 6 é uma perspectiva convencional ampliada e seccionada do contentor acoplado à ponta (usado com a ponta cônica neste exemplo).
[027] Figura 7 é uma perspectiva convencional e ampliada do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, cuja ponta é de forma oval.
[028] Figura 8 é uma perspectiva convencional superior do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, onde é mostrado seccionado com ampliação da sua ponta de forma tipo chave de fenda.
[029] Figura 9 é uma perspectiva transversal dos elementos que compõem o contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, enquanto usado em uma seção da área de detonação, para uso de forma horizontal ou ligeiramente inclinada.
[030] Figura 10 é uma perspectiva convencional da travessa de fixação na extremidade superior do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, que é utilizada em perfurações longas descendentes.
[031] Figura 11 é uma perspectiva superior do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial junto com a travessa.
[032] Figura 12 é uma perspectiva convencional, ampliada, seccionada e em detalhe da folha utilizada em perfurações longas descendentes. A folha é colocada numa das extremidades do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, e funciona como um fixador-obturador na entrada do contentor, e evita obstruções pelos materiais em trânsito dos veículos. Esta folha autossustenta a invenção.
[033] Figura 13 é uma perspectiva convencional, ampliada, seccionada e em detalhe da tampa do tipo “chapéu” que é utilizada em perfurações longas descendentes. A tampa é colocada numa das extremidades do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, e funciona como um fixador-obturador na entrada do contentor, e evita obstruções pelos materiais em trânsito dos veículos. Esta tampa autossustenta a invenção.
[034] Figura 14 é uma perspectiva explodida dos componentes da tampa do tipo “chapéu”, que é usada em perfurações longas descendentes e colocada em uma das extremidades do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, em uma das variantes.
[035] Figura 15 é uma perspectiva lateral, seccionada e em detalhe do sistema de ancoragem e suporte para perfurações longas ascendentes do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, em uma das variantes. Este sistema funciona como um fixador-obturador na sua entrada e impede a sua queda pela atração da gravidade, mesmo quando está carregado com explosivos. Este sistema autossustenta a invenção.
[036] Figura 16 é uma perspectiva explodida do sistema de ancoragem e suporte para perfurações longas ascendentes do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, em uma das variantes.
[037] Figura 17 é uma perspectiva convencional da tampa isolante do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios.
[038] Figura 18 é uma perspectiva convencional da tampa de energia subterrânea do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios.
[039] Figura 19 é uma perspectiva explodida convencional dos componentes do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, visto da extremidade oposta ao local onde se encontra a ponta.
[040] Figura 20 é uma perspectiva convencional do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, na sua forma desacoplada e enquanto é utilizado num furo natural, onde o solo é seccionado prismaticamente para compreender o seu uso.
[041] Figura 21 é uma imagem do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, enquanto é utilizado em um furo horizontal natural na área da placa, formando uma câmara de ar por meio do acessório do anel separador e de ancoragem.
[042] Figura 22 é uma perspectiva convencional do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, enquanto é utilizado nos furos de contorno do teto e da tábua, neste último o contentor está na sua forma desdobrada junto com o acessório do anel separador e de ancoragem, e mostra as câmaras de ar formadas em ambos, a do teto formada pela ação da gravidade.
[043] Figura 23 é uma perspectiva convencional do contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, enquanto é utilizado em um furo natural descendente, na sua forma desdobrada, junto com o acessório do anel separador e de ancoragem.
[044] Figura 24 é uma perspectiva convencional do acessório do anel separador e de ancoragem.
COMENTÁRIO
[045] Os exemplos das variantes apresentadas são meramente ilustrativos, mas não limitativos.
[046] Com base nas ilustrações anteriores, o contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios é introduzido num furo natural N produzido por maquinaria perfuratriz convencional como tampa para o furo. Como o contendor é semiflexível e parcialmente compressível, ele evita as imperfeições que provavelmente existem em alguns solos, sejam elas acentuadas ou geradas pela perfuração. Em alguns tipos de solo, o contendor pode até ser obrigado a utilizar uma ponta para guiar a sua penetração no furo natural N.
[047] O contendor dobrável (figura 1) para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios, consiste num tubo 1 de preferência aberto numa extremidade 2, através da qual o explosivo é introduzido, e na outra extremidade 3 é fechado. Este tubo 1 é feito de um material antiestático semiflexível que lhe permite dobrar para o transporte e facilitar o seu manuseamento até chegar ao local de utilização. Uma vez lá, o contentor desdobra-se e recupera a sua forma original, esta propriedade permite-lhe ter qualquer diâmetro e comprimento necessários sem perder as suas características, uma vez que a deformação sofrida nas dobras A (ver figura 2) é invertida ao desdobrar-se. O contendor tem uma ponta (figura 6) 5C que é colocada por meio de um conector 4, que tem pelo menos um entalhe 4D que permite acoplá-lo sob pressão, termicamente ou por outros meios a uma das extremidades do tubo 1 e devido à sua propriedade de ser parcialmente comprimido pode ser inserido mais facilmente em caso de obstruções. Dentro do tubo 1 (figura 9), um detonador 6 (que pode ser sem cordel) é fixado a um cartucho 7, e o detonador 6 é fixado a um cordel iniciador 8 que se estende até a saída do furo natural N. O material explosivo B é colocado ao longo do interior do tubo 1, quando a carga de percussão é ativada pelo fio iniciador 8, então o detonador 6 é ativado, ou também pode ser ativado sem o cordel, e a explosão é produzida.
[048] Quando o contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios é utilizado em contornos, ele terá preferencialmente menor diâmetro e comprimento do que para o furo natural N (Figura 9), exceto para os furos verticais, com o objetivo de dosear o explosivo em menor quantidade no caso de furos horizontais. Se houver presença de água nos furos horizontais o ANFO pode ser utilizado junto com a tampa isolante 18, e para conter a energia a tampa 19 deve ser colocada num intervalo de cinco a trinta centímetros da boca do furo natural N, esta tampa 19 junto com a invenção formarão uma câmara de ar convencional 25 que irá amortecer os efeitos da detonação. Esta câmara é formada pela gravidade em tetos ou furos superiores, e telhados, tábuas ou laterais (27) que têm um espaçador e anel de ancoragem (24). No caso dos furos verticais descendentes (ver figura 23) o contendor terá um diâmetro menor para que seja separado por vários anéis da parede a ser protegida, isto formará uma câmara de ar que amortecerá os efeitos da detonação. Se for necessário reter o iniciador e confinar o explosivo, então o contendor terá uma redução no diâmetro no final do fundo 28.
[049] Todas as variantes do conector (ver figura 6) podem substituir os entalhes 4D com roscas, selos etc. ou qualquer combinação destes. Algumas das variantes são descritas abaixo.
[050] Uma primeira variante do contendor dobrável descrito acima, utilizado nos furos horizontais, tem a ponta que é acoplada no tubo 1 tem o topo de forma oval 5A (ver figura 7), e é usada preferencialmente em solos de rocha dura que geralmente não apresentam arestas. A ponta com forma oval permite deslizar a invenção até o ponto desejado para realizar a detonação, esta variante pode ser usada com ou sem a presença de água dentro do furo. É importante ressaltar que a propriedade de ser parcialmente comprimido permite evitar pequenas obstruções.
[051] Uma segunda variante do contentor dobrável descrito acima, utilizado nas perfurações horizontais, tem uma extremidade do tubo 1 que é fundida termicamente com uma forma de ponta tipo chave de fendas 5B (ver ilustrações 4 e 8), isto serve para remover os materiais se desatacam quando é introduzido no furo natural N, como resultado final teremos um furo limpo, seco, contínuo e estável, que pode ser carregado com qualquer explosivo, mesmo que esteja inundado de água.
[052] Uma terceira variante do contentor dobrável descrito acima tem a ponta 5 com forma cônica 5C (ver figura 5), que lhe permite deslizar de lado os materiais que se destacam quando se faz o furo natural N onde é inserido, além disso, torna-o hermético, pois quando é parcialmente comprimido permite que o contentor seja introduzido apesar de haver alguns rejeitos gerados quando se faz o furo natural N onde é inserido e permite a sua introdução mais fácil, mesmo em furos muito compridos.
[053] Uma quarta variante do contentor dobrável descrito acima pode ter qualquer uma das pontas descritas acima e pode ser utilizado em perfurações descendentes que não tenham piso de suporte e sejam carregados, para o que se coloca uma travessa 11 (figura 10) na entrada que funciona como suporte para o contentor carregado.
[054] Uma quinta variante do contentor dobrável descrito acima pode ter qualquer uma das pontas descritas acima e pode ser utilizado em perfurações descendentes que não tenham piso de suporte e são deixadas como furos de reserva, para o qual requerem um fixador-obturador na entrada do furo para evitar que seja obstruído pelo material do tráfego de veículos, ele é composto por uma folha 11A (figura 12), que o autossustenta e/ou sela, e no momento da carga é removida e pode ser substituída por uma travessa 11.
[055] Uma sexta variante do contentor dobrável descrito acima pode ter qualquer uma das pontas descritas acima e pode ser utilizado em perfurações longas descendentes que não tenham piso de suporte e são deixadas como furos de reserva, para o qual requerem um fixador-obturador na entrada do furo para evitar que seja obstruído pelo material do tráfego dos veículos. O fixador é composto por um primeiro anel 16 que autossuporta o tubo 1, porque a sua parte superior é maior em diâmetro do que o furo natural e é fixado ao tubo com pelo menos um entalhe 18, inserindo a parte inferior 15 e fixando- o por meio de um orifício 19, formando uma única peça, um segundo anel 12 serve como tampa para evitar a obstrução do furo natural e é fixado ao primeiro anel por meio de uma protuberância 13 que entra pelo menos em um orifício 14 e é removido no momento da carga com uma simples volta.
[056] Uma sétima variante do contentor dobrável descrito acima pode ter qualquer uma das pontas descritas acima e pode ser utilizado em perfurações ascendentes, ele requer de um fixador-obturador na sua entrada para evitar a sua queda ou do explosivo pela ação da gravidade. Uma vez introduzido o tubo 1, será colocado sobre ele um anel 20, que será segurado por 2 estacas 21, será carregado com o explosivo e será colocada a tampa de energia subterrânea 10, que é sobreposto a um tubo 22 que deve ter o comprimento exigido pela câmara de ar M, este descansará sobre o obturador 23 de forma truncada cônica, que tem a função de reter o explosivo e permitir a passagem do cordel iniciador da detonação através dele. Este obturador tem uma estrutura em forma de rosca que passa dentro do anel 20, de modo a que o contentor e o explosivo fiquem confinados ao fundo sem serem afetados pela gravidade.
[057] Uma oitava variante do contentor dobrável descrito acima pode ter qualquer uma das pontas descritas, ele é caracterizado por ter um diâmetro significativamente menor do que o furo natural, por isso é separado da parede a ser protegida por meio de vários anéis de separação e ancoragem 24, isto forma uma câmara de ar 25 que permite uma detonação amortecida (figura 23). Se for necessário, uma das suas extremidades pode ser parcialmente reduzida para deter o iniciador e confinar o explosivo.
[058] A presente invenção tem de preferência uma espessura de parede entre 1 mm a 8 mm e um diâmetro de preferência entre 1,27 cm a 35,56 cm, e um comprimento de preferência entre 0,5 metros a 50 metros, o que permite que o dispositivo se adapte a qualquer tipo de furo na obra.
FUNCIONAMENTO DA INVENÇÃO
[059] Tendo a informação do tipo de furo e da geologia, será definida a modalidade do contentor e se ele precisa de algum dos acessórios para a sua introdução, sem que se tenha em conta a profundidade, graças à sua propriedade de ser dobrável, ele servirá como estabilizador evitando colapsos ou bloqueios causados por vibração ou queda de rochas em terrenos instáveis, ou por movimentos de terra de detonações anteriores e/ou trânsito de veículos acima deles, também dará continuidade ao furo, mesmo que haja grutas/ou falhas geológicas, uma vez que é possível utilizar diâmetros e comprimentos conforme necessário em uma só peça, permitirá dosear a quantidade de explosivo, o que tornará possível uma detonação amortecida, a sua propriedade antiestática evita a acumulação de cargas eléctricas, quando a ponta é utilizada numa das suas extremidades torna-se hermético e impermeável, e é possível carregá-lo com qualquer explosivo em áreas com presença de água, não é necessário ligar tubos ou montar secções, pois devido à sua propriedade de ser parcialmente comprimido, pode ser dobrado transversalmente, transportado, introduzido no furo natural e formar um único corpo ao longo do furo independentemente do seu comprimento. É importante notar que devido à sua propriedade de ser parcialmente comprimido, permitirá evitar pequenas obstruções.

Claims (12)

1. CONTENTOR DOBRÁVEL PARA DESMONTES, ANTIESTÁTICO COM CAPACIDADE DE COMPRESSÃO PARCIAL E SEUS ACESSÓRIOS, que consiste em um tubo (1) feito de material plástico antiestático semiflexível que, permite que seja dobrado para o transporte; uma vez no local, ele é desdobrado e recupera sua forma original, caracterizado por consistir num tubo (1), de preferência aberto numa extremidade (2), através da qual o explosivo é introduzido, e é fechado na outra extremidade (3), o tubo (1) é de material plástico antiestático semiflexível, o que lhe permite dobrar para o transporte e, uma vez desdobrado, esta propriedade permite-lhe ter qualquer diâmetro e comprimento necessários, sem perder as suas características, porque a deformação das dobras do contentor é invertida quando ele se desdobra, o tubo (1) tem uma ponta (5) que é colocada por meio de um conector (4), que tem pelo menos um entalhe 4D para encaixar numa das extremidades do tubo (1) e, devido à sua propriedade de ser parcialmente comprimido, um detonador (6), podendo ser sem cordel, é colocado dentro do tubo (1) e preso a um cartucho (7); o detonador (6) é preso a um cordel iniciador (8) que se estende até à saída do furo natural (N) e o material explosivo (B) é colocado ao longo do interior do tubo (1); quando a carga de disparo é ativada pelo cordel iniciador (8), ele aciona o detonador (6) e então a explosão é atingida, o contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial é de preferência de menor diâmetro e maior que o furo natural (N), para que o explosivo possa ser dosado em menores proporções, no caso de furos horizontais, se houver água, o ANFO pode ser usado junto com a tampa (19) para isolá-lo, para conter a energia a tampa (19) é colocada num intervalo de cinco a trinta centímetros da boca do furo natural (N), esta tampa (19) formará, em conjunto com a invenção, uma câmara de ar convencional (25) que irá amortecer os efeitos da detonação; no caso de tábuas (27), o espaçador e o anel de ancoragem (24) devem ser utilizados para formar esta câmara de ar (25), nos furos verticais, de preferência, o tubo (1) também será menor em diâmetro e comprimento, e reter o iniciador e confinar o explosivo, o tubo (1) terá um diâmetro reduzido na extremidade (3) do fundo (28); em que o comprimento longitudinal do corpo tubular permite que a extremidade (2) aberta se estenda para fora do furo para receber um dispositivo explosivo e/ou materiais explosivos B e/ou iniciadores explosivos no mesmo.
2. CONTENTOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela ponta (5) ser acoplada no tubo (1) tem o topo de forma oval (5A) e é usada preferencialmente em solos de rocha dura que geralmente não apresentam arestas, a ponta (5) com forma oval (5A) permite deslizar a invenção até o ponto desejado para realizar a detonação, esta variante pode ser usada com ou sem a presença de água dentro do furo.
3. CONTENTOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela extremidade (3) do tubo (1) ser termofundida com a forma de uma ponta (5B) tipo chave de fenda, que serve para remover os materiais que se destacam quando é introduzido no furo natural (N).
4. CONTENTOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela ponta (5) ter uma forma cônica (5C) que lhe permite deslizar de lado os materiais que se destacam quando se faz o furo natural (N) onde é inserido; além disso, a ponta (5) torna-o hermético.
5. CONTENTOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado por quando utilizados em perfurações descendentes não terem piso de suporte, devem ser carregados e colocados sobre eles uma travessa (11) na entrada que funcione como suporte do contentor.
6. CONTENTOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado por quando utilizados em perfurações descendentes não terem piso de suporte e são deixados como furos de reserva requerem um fixador-obturador na entrada do furo para evitar obstruções causadas pelo material do trânsito dos veículos, ele é composto por uma folha (11A) que o autossustenta e/ou sela, e no momento do carregamento é removida e pode ser substituída por uma travessa (11); esta folha (11A) pode ser substituída por um acessório do tipo “chapéu”, que tem a mesma função, apenas tem mais um par de entalhes 4D diametrais para permitir a passagem para a travessa (11).
7. CONTENTOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado por quando utilizados em perfurações descendentes não terem piso de suporte e são deixados como furos de reserva requerem um fixador-obturador na entrada do furo para evitar obstruções causadas pelo material do trânsito dos veículos, este fixador-obturador é composto por um acessório de tampa (19) com um trincho que o autossustenta e sela; este fixador é composto por um primeiro anel (16) que na sua periferia externa tem pelo menos uma protuberância (13) que é colocada dentro de um orifício (14) feito no contentor, este primeiro anel (16) tem uma tampa colocada na parte superior que é fixada girando um entalhe perimetral (18) para segurá-la, e é retirada girando na direção oposta.
8. CONTENTOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado por quando utilizados em perfurações ascendentes poderem ser carregados com explosivos, para isso necessitam de um fixador-obturador na entrada para evitar a sua queda devido à ação da gravidade e ao peso conferido pelo explosivo, este fixador é composto por um anel (20) segurado por duas estacas (21), uma vez carregado o explosivo, coloca-se uma tampa de energia subterrânea (10) e um tubo (22) para criar uma câmara de ar (M), estes elementos repousarão sobre um obturador (23) de forma cônica, que tem a função de reter o explosivo, este obturador (23) tem uma estrutura em forma de rosca que é introduzida no interior do anel (16).
9. CONTENTOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado por, uma de suas extremidades ser parcialmente reduzida para deter o iniciador e confinar o explosivo.
10. CONTENTOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado por ter um diâmetro menor do que o furo natural, ficando com uma separação da parede a ser protegida mediante um anel separador e de ancoragem (24), formando uma câmara de ar (25) que permite uma detonação amortecida.
11. CONTENTOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 9, caracterizado por terem preferencialmente uma espessura na parede entre 1 mm a 8 mm e um diâmetro de preferência entre 0,5 cm a 35,56 cm, e um comprimento de preferência entre 0,5 metros a 50 metros, o que permite que o dispositivo se adapte a qualquer tipo de furo na obra.
12. CONTENTOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 10, caracterizado por no conector (4), em vez de entalhes (18), eles têm roscas, selos ou qualquer combinação destes.
BR112020006489-0A 2017-10-03 2018-09-21 Contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios BR112020006489B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
MX2017012724A MX2017012724A (es) 2017-10-03 2017-10-03 Contenedor plegable para voladuras, antiestático con capacidad para comprimirse parcialmente y sus accesorios.
MXMX/A/2017/012724 2017-10-03
PCT/MX2018/000096 WO2019070110A1 (es) 2017-10-03 2018-09-21 Contenedor plegable para voladuras, antiestático con capacidad para comprimirse parcialmente y sus accesorios

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020006489A2 BR112020006489A2 (pt) 2020-10-13
BR112020006489B1 true BR112020006489B1 (pt) 2023-10-03

Family

ID=65994622

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020006489-0A BR112020006489B1 (pt) 2017-10-03 2018-09-21 Contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios

Country Status (10)

Country Link
US (1) US11236974B2 (pt)
CN (1) CN111183329B (pt)
AU (1) AU2018346063B2 (pt)
BR (1) BR112020006489B1 (pt)
CA (1) CA3078176A1 (pt)
CL (1) CL2020000782A1 (pt)
CO (1) CO2020005516A2 (pt)
MX (1) MX2017012724A (pt)
PE (1) PE20201145A1 (pt)
WO (1) WO2019070110A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111829399A (zh) * 2020-08-14 2020-10-27 葛洲坝易普力(湖南)科技有限公司 气体膨胀爆破柔性化致裂管及其使用方法
CN112378298B (zh) * 2020-09-28 2022-11-04 新疆雪峰爆破工程有限公司 一种水孔爆破装置及使用方法

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL284195A (pt) 1961-10-10
US3122096A (en) * 1962-03-16 1964-02-25 Alfred E Wick Expansible explosive package
US3837279A (en) 1973-03-05 1974-09-24 Du Pont Blasting cartridge and primer
US4000696A (en) * 1975-09-05 1977-01-04 Excoa, Inc. Cartridge for two component field mixed explosive
US4369711A (en) * 1980-11-24 1983-01-25 Harold Leader Bag for explosives with lower reinforcing sleeves
US4787316A (en) * 1984-09-10 1988-11-29 Econex, Inc. Expandable, self-tamping explosive bag
US5259316A (en) 1992-11-09 1993-11-09 Nelson James E Method and apparatus for wet/dry, small bore hole explosive device
AUPM305393A0 (en) * 1993-12-20 1994-01-20 Initiating Explosives Systems Proprietary Limited Signal tube of improved oil resistance
US6631684B2 (en) * 1999-09-16 2003-10-14 Dae Woo Kang Rock blasting method using air bladders embedded in loading layers
WO2003004960A1 (en) 2001-07-02 2003-01-16 Barry Anthony Hodgkinson System with connectable blasting cartridges
CN2784865Y (zh) 2004-09-30 2006-05-31 山东招金集团蚕庄金矿 光面爆破管
KR100680855B1 (ko) 2005-03-11 2007-02-08 강대우 발파용 에어튜브 및 그것을 이용한 암반발파방법
WO2007004857A1 (es) 2005-07-01 2007-01-11 Pedro Augusto Novo Mercado Barreno sintético
US8028624B2 (en) 2007-02-02 2011-10-04 Mattson Inter Tool Gmbh Rock-blasting cartridge and blasting method
EA018208B1 (ru) * 2008-06-05 2013-06-28 Максам Дантекс Саут Эфрика (Пропрайэтри) Лимитед Способ и устройство для загрузки направленных вверх шпуров поддающимся насосной перекачке материалом
AR080529A1 (es) 2010-03-24 2012-04-11 Dyna Energetics Gmbh & Co Kg Sistema de cartuchos para materiales explosivos preparados como cargas
CN102207361A (zh) * 2011-05-12 2011-10-05 汉通建设集团有限公司 一种深海(深水)炸药的包装药筒及布设方法
US20150053106A1 (en) 2012-04-03 2015-02-26 Fowlds 3 Limited Blasting cartridge
CN102706226A (zh) * 2012-04-26 2012-10-03 中铁隧道集团有限公司 深孔爆破工程中防止已成钻孔坍塌的装药方法
CN103148748B (zh) * 2013-03-08 2014-10-29 中国矿业大学 一种可调承压膨胀塑胶管深孔爆破控制方法

Also Published As

Publication number Publication date
AU2018346063B2 (en) 2024-08-15
CL2020000782A1 (es) 2020-10-23
CO2020005516A2 (es) 2020-05-15
BR112020006489A2 (pt) 2020-10-13
US11236974B2 (en) 2022-02-01
AU2018346063A1 (en) 2020-05-14
WO2019070110A1 (es) 2019-04-11
CA3078176A1 (en) 2019-04-11
MX2017012724A (es) 2019-03-07
US20200248994A1 (en) 2020-08-06
PE20201145A1 (es) 2020-10-26
CN111183329A (zh) 2020-05-19
CN111183329B (zh) 2023-03-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6634375B2 (ja) エアギャップを有する爆薬チューブ管、及びこれを用いた岩盤発破工法
US4090447A (en) Directional blasting tubes and method of use
RU164461U1 (ru) Клин-фиксатор для фиксации заряда взрывчатых веществ в зарядной полости
BR112020006489B1 (pt) Contentor dobrável para desmontes, antiestático com capacidade de compressão parcial e seus acessórios
US9702226B2 (en) Booster explosive support device for anchoring an explosive booster in a borehold
CN215810502U (zh) 聚能水压爆破的炮眼装药结构
CA2922574A1 (en) Friction-modified wedge stemming plugs
GB2468133A (en) Directional gas pressure device
JP2009138955A (ja) 爆薬装填方法
RU2778746C1 (ru) Складной антистатический контейнер для размещения взрывчатого вещества
US20160231091A1 (en) Improved directional gas pressure device
RU2688996C1 (ru) Фиксатор заряда при буровзрывных работах
US3710718A (en) Method for creating underground cavities employing explosives
JP2001050700A (ja) 爆薬装填装置及び装填方法
JPS63254400A (ja) 起爆手段の装填方法
KR101271573B1 (ko) 폭약 설치용 기구 및 이를 이용한 폭약 설치방법
WO2007004857A1 (es) Barreno sintético
RU2422637C1 (ru) Устройство для разрушения твердых пород или бетона
RU1818521C (ru) Способ разрушени горных пород
RU2705430C2 (ru) Устройство заряжания горизонтального шпура
US1385943A (en) Drill-hole shooting-plug
Kalatehjari Evaluation of effective parameters for the drilling and blasting of boulders
CN113758389A (zh) 聚能水压爆破的炮眼装药结构
RU2089844C1 (ru) Способ взрывной отбойки малоустойчивых рудных тел
RU2117912C1 (ru) Способ выполнения зарядов взрывчатого вещества для заряжания сухих и обводненных скважин

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: application reinstated [chapter 4.3 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/09/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS