BR112020005973B1 - Plataforma para uma colheitadeira agrícola - Google Patents

Plataforma para uma colheitadeira agrícola Download PDF

Info

Publication number
BR112020005973B1
BR112020005973B1 BR112020005973-0A BR112020005973A BR112020005973B1 BR 112020005973 B1 BR112020005973 B1 BR 112020005973B1 BR 112020005973 A BR112020005973 A BR 112020005973A BR 112020005973 B1 BR112020005973 B1 BR 112020005973B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
platform
epicyclic
fact
geometric axis
output shaft
Prior art date
Application number
BR112020005973-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020005973A2 (pt
Inventor
Joel Timothy Cook
Original Assignee
Cnh Industrial America Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US15/718,142 external-priority patent/US10820496B2/en
Application filed by Cnh Industrial America Llc filed Critical Cnh Industrial America Llc
Publication of BR112020005973A2 publication Critical patent/BR112020005973A2/pt
Publication of BR112020005973B1 publication Critical patent/BR112020005973B1/pt

Links

Abstract

Trata se de uma plataforma para uma colheitadeira agrícola que compreende uma armação e um acionador epicíclico operativamente conectado à armação. O acionador epicíclico inclui uma primeira roda rotatória que tem um primeiro eixo geométrico central rotatório e um primeiro flange. O primeiro flange inclui um primeiro eixo geométrico excêntrico rotatório acercado primeiro eixo geométrico central rotatório, e um primeiro eixo de saída afastado do primeiro eixo geométrico excêntrico. O acionador epicíclico adicionalmente inclui uma segunda roda rotatória que tem um segundo eixo geométrico central rotatório e um segundo flange. O segundo flange inclui um segundo eixo geométrico excêntrico rotatório acerca do segundo eixo geométrico central rotatório, e um segundo eixo de saída afastado do segundo eixo geométrico excêntrico. A plataforma adicionalmente inclui uma primeira barra de corte diretamente conectada ao primeiro eixo de saída e uma segunda barra de corte diretamente conectada ao segundo eixo de saída. A operação do acionador epicíclico resulta em movimento oscilante substancialmente linear das barras de corte.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] As realizações exemplificativas da presente invenção, de um modo geral, se relacionam a uma plataforma de uma máquina de corte de planta (por exemplo, uma ceifeira debulhadora) e, mais especificamente, a uma plataforma que tem uma engrenagem epicíclica diretamente conectado a e que aciona uma barra de corte.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Uma colheitadeira agrícola, por exemplo, uma máquina de corte de planta, tal como, mas sem limitação, uma colheitadeira combinada ou um enleirador, geralmente inclui uma plataforma operável para separar e coletar planta ou material de cultura conforme a colheitadeira é conduzida sobre um campo de cultura. A plataforma tem um mecanismo de corte de planta, por exemplo, uma barra de corte, para separar as plantas ou culturas por meio de, por exemplo, um mecanismo falciforme alongado que tem um movimento alternado lateral em relação a uma estrutura de proteção sem movimento alternado. Despois que as culturas são cortadas, elas são coletadas dentro da plataforma e transportadas por meio de um transportador como uma correia draper em direção a um alojamento de alimentador localizado centralmente dentro da plataforma.
[003] Os acionadores de lâmina epicíclicos de barra de corte oscilam o primeiro e o segundo mecanismos falciformes de barras de corte em direções opostas a fim de cortar cultura. Tal cortador epicíclico é descrito no documento US7,121,074. Entretanto, acionadores de lâmina epicíclicos convencionais geram momentos e/ou outras forças que podem levar a tensões nos discos de lâmina bem como nas conexões dos elementos de disco para a barra de corte. Além disso, em virtude de sua orientação horizontal com eixos de saída verticais, elas são propensas ao acúmulo de sujeita e detritos que levam à degradação de lacres e uso prematuro de engrenagens e outros componentes. Uma barra de corte epicíclica alternativa é mostrada no documento US4,446,683, onde dois acionadores são instalados, cada um em um lado exterior do primeio e segundo mecanismos falciformes para acionar o respectivo mecanismo falciforme.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[004] De acordo com uma realização exemplificativa é fornecido uma plataforma para uma colheitadeira agrícola que compreende uma armação e um acionador epicíclico operativamente conectado à armação. O acionador epicíclico inclui uma primeira roda rotatória que tem um primeiro eixo geométrico rotatório central e um primeiro flange planetrário. O primeiro flange planetrário inclui um primeiro eixo geométrico excêntrico. O primeiro flange planetário é rotatório acerca do primeiro eixo geométrico excêntrico e revolvível em relação do primeiro eixo geométrico rotatório central, e um primeiro eixo de saída afastado do primeiro eixo geométrico excêntrico. A operação do acionador epicíclico resulta em uma oscilação linear ou movimento oscilante substancialmente linear em uma direção transversa ao primeiro eixo geométrico rotatório central. A plataforma inclui adicionalmente uma primeira barra de corte diretamente conectada ao primeiro eixo de saída, a primeira barra de corte se estendendo em uma direção transversa ao primeiro eixo geométrico rotatório central. O movimento oscilante do primeiro eixo de saída está alinhado com um eixo geométrico longitudinal da primeira barra de corte.
[005] Um aspecto da realização exemplificativa é que o acionador epicíclico adicionalmente inclui uma segunda roda rotatória que tem um segundo eixo geométrico central rotatório e um segundo flange. O segundo flange inclui um segundo eixo geométrico central rotatório acerca do segundo eixo geométrico central rotatório, e um segundo eixo de saída afastado do segundo eixo geométrico excêntrico. A operação do acionador epicíclico resulta em oscilação linear ou movimento oscilante substancialmente linear em uma direção transversa ao segundo eixo geométrico central rotatório. Adicionalmente, o segundo eixo geométrico central rotatório é paralelo e afastado do primeiro eixo geométrico central rotatório. A plataforma adicionalmente inclui uma segunda barra de corte diretamente conectada ao segundo eixo de saída e se estende em uma direção transversa ao segundo eixo geométrico central rotatório.
[006] Outro aspecto da realização exemplificativa é que a primeira roda rotatória é adjacente à primeira barra de corte. Adicionalmente, uma extremidade distal do primeiro eixo de saída se estende projetando-se do primeiro flange para engatar a primeira barra de corte. Além disso, o primeiro eixo geométrico central longitudinal se estende perpendicular ou substancialmente transverso à extremidade dianteira da plataforma.
[007] Outro aspecto da realização exemplificativa é que o acionador epicíclico é montado centralmente ao longo da armação. Outro aspecto da realização exemplificativa é que o acionador epicíclico é afastado do centro da armação.
[008] Outro aspecto da realização exemplificativa é que o primeiro e o segundo eixos de saída são configuradas para oscilar em direções opostas e ao longo de um único plano. Adicionalmente, uma extremidade distal do segundo eixo de saída se estende projetando-se do segundo flange para engatar a segunda barra de corte.
[009] Outro aspecto da realização exemplificativa é que o primeiro eixo geométrico central rotatório da primeira roda rotatória é paralelo ao primeiro eixo geométrico excêntrico do primeiro flange e ao primeiro eixo de saída. Ademais, o acionador epicíclico está voltado para uma direção anterior da plataforma. Isto é, o primeiro eixo geométrico central rotatório e o segundo eixo geométrico central rotatório se estendem perpendicular ou substancialmente transversos à extremidade dianteira da plataforma.
[010] Outro aspecto da realização exemplificativa é que um transportador é fixado a armação e o acionador epicíclico é posicionado entre a primeira barra de corte o transportador. Outro aspecto da realização exemplificativa é que o transportador é um transportador de alimentação draper. Outro aspecto da realização exemplificativa é que o transportador é um transportador draper lateral. Outro aspecto da realização exemplificativa é que o acionador epicíclico inclui um eixo de acionador se estendendo entre porções altas e baixas do transportador draper e conectadas a um mecanismo de acionador. Outro aspecto da realização exemplificativa é que um alojamento contém o acionador epicíclico, em que o alojamento inclui um contorno rebaixado entre a primeira e a segunda rodas rotatórias. Outro aspecto da realização exemplificativa é que um alojamento contém o acionador epicíclico, em que o alojamento inclui uma superfície inferior que define uma curvatura decrescente contínua se estendendo de uma parte dianteira do alojamento para uma parte traseira do alojamento.
[011] De acordo com as realizações exemplificativas, é fornecido um eixo de saída do acionador de lâmina epicíclico que é diretamente conectada à barra de corte. Quando a invenção em questão é usada em combinação com uma colheitadeira agrícola, a invenção supera uma ou mais das desvantagens mencionadas abaixo ao fornecer uma plataforma que tem um acionador de placa epicíclica conectado diretamente à barra de corte alongada eliminando, desse modo, uma estrutura intermediária entre o acionador de lâmina e a barra de corte e tensões associados a tal estrutura. Além disso, a montagem tem menos massa e é mais leve em peso o que é vantajoso já que a colheitadeira combinada exige menos energia para levantar a plataforma, e há menos massa para flutuar no solo desse modo reduzindo a probabilidade de as barras de corte penetrarem no solo durante operação. A invenção em questão fornece uma plataforma que tem uma face anterior, acionador de lâmina epicíclica autolimpante que efetivamente se livra de poeira prejudicial e detritos desse modo prolongando a vida de serviço do acionador de lâmina epicíclico.
[012] Outros recursos e vantagens da invenção em questão serão aparentes a partir da descrição mais detalhada a seguir das realizações exemplificativas.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[013] A descrição resumida anterior, bem como a seguinte descrição detalhada das realizações exemplificativas da invenção em questão, será mais bem entendidas quando lidas em conjunto com os desenhos anexados. Com o objetivo de ilustrar a presente invenção, são mostradas nos desenhos realizações exemplificativas. Deveria ser entendido, entretanto, que a aplicação em questão não é limitada às disposições e instrumentalidades precisas mostradas. A Figura 1 é uma vista de elevação frontal de uma colheitadeira agrícola que inclui uma plataforma de acordo com uma realização exemplificativa da invenção em questão; A Figura 2 é uma vista explodida em perspectiva da montagem de acionador de lâmina de acordo com a invenção em questão adequada para uso com a plataforma da Figura 1; A Figura 3 é uma vista em perspectiva superior das barras de corte e a montagem de acionador de lâmina da Figura 2 com certos elementos omitidos para propósitos de ilustração; A Figura 4 é uma vista em elevação frontal das barras de corte e a montagem de acionador de lâmina da Figura 2 com certos elementos omitidos para propósitos de ilustração; A Figura 5 é uma vista plana superior de uma extremidade dianteira de uma plataforma de colheitadeira agrícola de um projeto convencional; A Figura 6 é uma vista plana superior de uma extremidade dianteira de uma colheitadeira plataforma incluindo uma montagem de acionador de lâmina de acordo com uma realização exemplificativa da invenção em questão; A Figura 7 é uma vista superior em perspectiva de uma extremidade dianteira de uma plataforma de colheitadeira agrícola incluindo uma montagem de acionador de lâmina de acordo com outra realização exemplificativa da invenção em questão; A Figura 8 é uma vista plana superior da plataforma de colheitadeira agrícola da Figura 7; e A Figura 9 é uma vista elevada de extremidade da montagem de acionador de lâmina das Figuras 2-4.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[014] Agora será feita referência detalhada às várias realizações exemplificativas da invenção em questão ilustrada nas Figuras correspondentes. Sempre que possível, os mesmos números de referência ou similares serão usados ao longo das Figuras para se referir aos mesmos ou similares recursos. Deveria ser notado que as Figuras estão em forma simplificada e não são desenhadas em escala precisa. Uma certa terminologia é usada na seguinte descrição por conveniência apenas e não é limitadora. Termos direcionais como superior, inferior, esquerda, direita, acima, abaixo e diagonal, são usados com respeito às Figuras correspondentes. O termo “distal” significa longe do centro de um corpo. O termo “proximal” significa mais perto em direção ao centro de um corpo e/ou longe da extremidade “distal”. As expressões “para dentro” e “para fora” se referem a direções em direção ao e longe do, respectivamente, centro geométrico do elemento identificado e partes designadas do mesmo. Tais termos direcionais usados em combinação com a seguinte descrição das Figuras não deveriam ser construídos para limitar o escopo da aplicação em questão em qualquer maneira não explicitada apresentada. Adicionalmente, o termo “um”, como usado na especificação, significa “pelo menos um.” A terminologia inclui as palavras acima especificamente mencionadas, derivados das mesmas, e palavras de sentido similar.
[015] Os termos “grão”, “espiga”, “caule”, “folha”, e “material de cultura” são usados ao longo da especificação por conveniência e deveria ser entendido que esses termos não devem ser limitantes. Portanto, “grão” se refere à parte de uma cultura que é colhida e separada das porções descartáveis do material de cultura. A plataforma da aplicação em questão é aplicável a uma variedade de culturas, incluindo, mas sem limitação, a trigo, soja e grãos pequenos. Os termos “detritos”, “material que não grão” e similares são usados intercambiavelmente.
[016] “Acerca” como usado no presente documento quando se referindo a um valor mensurável como um montante, uma duração temporal e similares, se destinam a abranger variações de ±20%, ±10%, ±5%, ±1%, ou ±0.1% do valor especificado, como tais variações são apropriadas.
[017] “Substancialmente” como usado no presente documento significará considerável em extensão, em grande parte, mas não a totalidade do que foi especificado, ou uma variação apropriada da mesma conforme é aceitável no campo da técnica.
[018] Se referindo agora às Figuras, a Figura 1 ilustra uma colheitadeira agrícola 100 de acordo com uma realização exemplificativa da presente invenção. Apenas para propósitos exemplificativos, a colheitadeira agrícola é ilustrada como uma ceifeira debulhadora. A colheitadeira 100 inclui uma plataforma 102 fixada a uma extremidade dianteira da colheitadeira 100, que é configurada para cortar culturas, incluindo (sem limitação) grãos pequenos (por exemplo, trigo, soja, grão, etc.), e para introduzir as culturas cortadas em um alojamento de alimentador 106 conforme a colheitadeira avança sobre um campo de cultura.
[019] A plataforma 102 inclui uma armação 103 que tem um piso 104 que é apoiado na proximidade desejada à superfície de um campo de cultura. A primeira e a segunda montagens de corte 200A, 200B se estendem transversalmente ao longo de uma borda dianteira do piso 104 isto é, em uma direção no sentido da largura da colheitadeira. A primeira e a segunda montagens de corte 200A, 200B, descritas em maiores detalhes no presente documento, são configuradas para cortar culturas em preparação para indução no alojamento de alimentador 106. A plataforma pode incluir uma ou mais correias transportadoras draper para transportar culturas cortadas para o alojamento de alimentador 106, que é configurado para transportas as culturas cortadas na colheitadeira 102 para debulhar e limpar conforme a colheitadeira 100 avança sobre um campo de cultura. A plataforma 102 adicionalmente inclui um tambor alonga, rotatório 116 que se estende acima e em estreita proximidade à primeira e à segunda montagens de corte 200A, 200B. O tambor rotatório 116 é configurado para cooperar com o um ou mais transportador draper no transporte de culturas cortadas para o alojamento de alimentador 106 para debulhar e limpar. Embora os aspectos anteriores da colheitadeira estejam sendo descritos com respeito à plataforma mostrada, a montagem de corte da aplicação em questão pode ser aplicada a qualquer outra plataforma tendo uso para tal montagem de corte.
[020] As montagens de corte 200A, 200B se estendem ao longo de uma extremidade dianteira 110 do piso 104, e são geralmente limitadas por uma primeira borda lateral112 e uma segunda borda lateral oposta 114, ambas adjacentes ao piso 104.
[021] De acordo com uma realização exemplificativa, como mostrado na Figura 1, as montagens de corte 200A, 200B incluem uma primeira barra de corte 242 e uma segunda barra de corte 242’. As montagens de corte 200A, 200B são acionadas por um conjunto de acionamento de lâmina 220, não ilustrado na Figura 1, mas descrita abaixo, que aciona as cabeças de cabeça de lâmina do cortador em movimento oscilante, em que as cabeças de lâmina se movem lateralmente para a esquerda e direita.
[022] Se referindo às Figuras 2 a 4, é mostrado um conjunto de acionamento de lâmina 220 construída de acordo com a invenção em questão. O conjunto de acionamento de lâmina 220 inclui um alojamento 222 que aloja um par de acionadores epicíclicos 224, 226 que convertem movimento rotacional para movimento oscilante em uma maneira descrita em mais detalhes abaixo. O primeiro e o segundo acionadores epicíclicos 224, 226 são montados à armação da plataforma 103 em virtude do alojamento 222. A Figura 2 retrata ambas uma vista em perspectiva explodida do primeiro acionador epicíclico224 e uma vista em perspectiva montada do segundo acionador epicíclico226. Como visto em conexão com a Figura 2, o primeiro acionador epicíclico 224 (em que o segundo acionador epicíclico226 é construído em um modo de imagem espelhada) inclui uma primeira roda rotatória 232 que tem um primeiro eixo geométrico central rotatório 234. O acionador adicionalmente inclui um primeiro flange ou membro planetário 236 que tem um primeiro eixo geométrico excêntrico 238 rotatório acerca do primeiro eixo geométrico central rotatório 234, e um primeiro eixo de saída 240 afastada do primeiro eixo geométrico excêntrico. A operação do primeiro acionador epicíclico resulta em oscilação linear ou movimento de oscilação substancialmente linear do eixo de saída em uma direção transversa ao primeiro eixo geométrico central rotatório 234. O movimento de oscilação do primeiro eixo de saída é alinhado com um eixo geométrico longitudinal da primeira barra de corte.
[023] Da mesma forma, o segundo acionador epicíclico 226 inclui uma segunda roda rotatória 232’ que tem um segundo eixo geométrico central rotatório 234’. O segundo acionador epicíclico adicionalmente inclui um segundo flange ou membro planetário 236’ que tem um segundo eixo geométrico excêntrico 238’ rotatório acerca do segundo eixo geométrico central rotatório, e um segundo eixo de saída afastado do segundo eixo geométrico excêntrico. O segundo eixo de saída está oculto na vista na Figura 2 por uma placa de cobertura de um mancal que, por sua vez, é fixado a uma barra de corte em uma maneira descrita abaixo. A operação do segundo acionador epicíclico resulta em oscilação linear ou movimento oscilante substancialmente linear de seu eixo de saída em uma direção transversa ao segundo eixo geométrico central rotatório. Assim construído e disposto, o segundo eixo geométrico central rotatório 234’ é paralelo e afastado do primeiro eixo geométrico central rotatório 234. Além disso, o primeiro eixo geométrico central rotatório da primeira roda rotatória é paralelo ao primeiro eixo geométrico excêntrico do primeiro flange e o primeiro eixo de saída, e o segundo eixo geométrico central rotatório da segunda roda rotatória é paralela ao segundo eixo geométrico excêntrico do segundo flange e ao segundo eixo de saída.
[024] Como mostrado na Figura 2, a primeira roda rotatória 232 é montada para rotação em um rolamento externo ou bucha 246 que é acomodado em uma primeira abertura voltada para frente 248 do alojamento 222. A primeira roda rotatória 232 é afixado para rotação em uma primeira roda rotatória traseira 250 por meio de um conector geralmente de forma crescente 252 por prendedores como parafusos, cavilhas ou similares. A primeira roda rotatória traseira 250 é montada para rotação em um rolamento externo traseiro ou bucha 254 que é acomodado na abertura 248 do alojamento 222. Situado entre a primeira roda rotatória 232 e a primeira roda rotatória traseira 250 é uma engrenagem central estacionária 256 que tem dentes de engrenagem internos 258. Um eixo 260 tem dentes de engrenagem externos 262 adaptados para se engatar de modo conjugado aos dentes de engrenagem internos 258 da engrenagem central 256. Um eixo 260 tem porções 264, 266 que respectivamente rotacionam em um primeiro rolamento ou bucha interior 268 que reside em uma abertura 270 na primeira roda rotatória 232 e um rolamento externo traseiro ou bucha 272 que reside em uma abertura 274 na primeira roda rotatória traseira 250. A extremidade dianteira de eixo 260 tem um exterior estriado ou dentado 276 que é adaptado para se engatar de modo conjugado ao interior dentado ou estriado de modo similar do primeiro flange 236. Um par de engrenagens de acionador 278 e 280 é mostrado à frente do alojamento por propósito de ilustração, entretanto, será entendido que engrenagens 278, 280 estão realmente dispostas no alojamento. As engrenagens de acionador 278, 280 são acionadas juntamente com uma pluralidade de engrenagens de acionador adicionais 282 dispostas no alojamento 222 de modo a acionar os acionadores epicíclicos 224, 226 em direções opostas.
[025] O movimento dos vários componentes do primeiro acionador epicíclico 224 é atingido da seguinte forma. Um acionador adequado 284 como o motor de fluido ilustrado, um eixo acionador, um eixo de tomada de força (PTO), um motor elétrico, correias, correntes ou uma combinação desses acionadores engata as engrenagens de acionador 282 e rotaciona a engrenagem de acionador 278 em uma primeira direção. A engrenagem de acionador 278, por sua vez, engata e aciona uma engrenagem 286 afixada à primeira roda rotatória traseira 250 causando rotação da mesma bem como bem como a primeira roda rotatória 232 em uma direção oposta à primeira direção acerca do primeiro eixo geométrico central rotatório 234. Como resultado, o eixo 260 é carregado pelos rolamentos internos dianteiros e traseiros e buchas 268, 272 que residem nas aberturas 270, 274 na primeira roda rotatória 232 e na primeira roda traseira rotatória 250 em que o eixo 260 é orbitado acerca do primeiro eixo geométrico central rotatório 234. À medida que o eixo 260 orbita acerca do primeiro eixo geométrico central rotatório 234, 262 seus dentes de engrenagem 258 da engrenagem central estacionária 256 causando a contra rotação do eixo 260 e o primeiro flange 236 engatado por meio dele. À medida que o primeiro flange 236 rotaciona, o eixo de saída 240 carregado desse modo exibe um movimento oscilante linear ou substancialmente linear em uma direção transversal ao primeiro eixo geométrico central rotatório 234.
[026] É entendido que a operação do segundo acionador epicíclico 226 produz um idêntico, mas oposto movimento de oscilação em seu segundo eixo de saída de flange 240’ (ver Figuras 3 e 4). Isto é, os eixos de saída do primeiro e do segundo acionadores epicíclicos são configurados para oscilar em direções opostas e ao longo de um único plano. Consequentemente, em um extremo no movimento dos eixos de saída do primeiro e do segundo acionadores epicíclicos 224, 226 os eixos de saída estão a uma distância transversal mínima da outra e no extremo oposto os eixos de saída estão a uma distância transversal máxima uma da outra. Em conformidade, quando conectado à cabeça de lâmina de barra de corte na maneira escrita abaixo, os eixos de saída do primeiro e do segundo acionadores epicíclicos 224, 226 movem as barras de corte para frente e para trás em movimento horizontal ou substancialmente horizontal através do qual as barras de corte cortam cultura conforme a colheitadeira agrícola 100 e a plataforma 102 avançam.
[027] A primeira e a segunda barras de corte são configuradas, por exemplo, como mostrado nas Figuras 3 e 4. A primeira barra de corte 242 se estende em uma direção transversa ao primeiro eixo geométrico central rotatório 234, e a segunda barra de corte 242’ se estende em uma direção transversa ao segundo eixo geométrico central rotatório 234’ oposto à primeira barra de corte.
[028] Se referindo às Figuras 3 e 4, a primeira roda rotatória 232 é adjacente à primeira barra de corte 242 e a segunda roda rotatória 232’ é adjacente à segunda barra de corte 242’. Adicionalmente, uma extremidade distal do primeiro eixo de saída 240 se estende projetando-se do primeiro flange 236 através do qual a primeiro eixo de saída engata a primeira barra de corte 242. Do mesmo modo, uma extremidade distal do segundo eixo de saída 240’ se estende projetando-se do segundo flange 236’ através do qual o segundo eixo de saída engata a segunda barra de corte 242’. Mais particularmente, como mostrado nas Figuras 3-5, um mancal 241 ou estrutura similar é fixado à primeira barra de corte 242por fixadores não ilustrados, por exemplo, cavilhas ou similares. Do mesmo modo, um mancal 241’ ou estrutura similar é fixada a segunda barra de corte 242’. As Figuras 3 e 4 revelam esses mancais 241, 241’ definem aberturas 246, 246‘ para receber respectivamente rolamentos ou buchas 247, 247’ dentro dos quais são respectivamente recebidos o primeiro e o segundo eixos de saída de flange 240, 240’. Deste modo, a primeira e a segunda barras de corte 242, 242’ são diretamente conectadas ao primeiro e ao segundo eixos de saída de flange 240, 240’.
[029] Além disso, o primeiro e o segundo eixos de saída 240, 240’ e assim o primeiro e o segundo eixos geométricos centrais rotatórios do primeiro e do segundo acionadores epicíclicos 224, 226 se estendem paralelos ou substancialmente paralelos às barras de corte 242, 242’ da plataforma 102. Em outras palavras, os eixos geométricos centrais rotatórios 234, 234’ dos acionadores epicíclicos enfrentam uma direção interior ou substancialmente anterior em que as primeiras rodas rotatórias 232, 232’ são orientadas verticalmente ou substancialmente verticalmente, isto é, seus eixos geométricos rotatórios são horizontais ou substancialmente orientais. A orientação vertical ou substancialmente vertical das primeiras rodas rotatórias 232, 232’ faz vantajosamente com que as rodas rotatórias dispersem a sujeira e os detritos que atinges as rodas rotatórias durante a operação da colheitadeira agrícola, prevenindo assim tais sujeiras e detritos serão coletados nos acionadores epicíclicos 224, 226 e causando danos aos rolamentos internos e externos ou buchas 254, 268. Adicionalmente, os rolamentos e buchas do primeiro e do segundo eixo de saída de flange 247, 247’ são protegidas do ingresso de poeira e detritos pelas coberturas de mancal 249, 249’ (Figura 2).
[030] Como mostrado nas Figuras 3 e 4, a superfície superior do alojamento 222 entre os acionadores epicíclicos 224, 226 é rebaixado ou contornado para baixo 251 em relação às áreas de alojamento que contém os acionadores epicíclicos. Esse rebaixamento cria um perfil distinto no centro do alimentador que promove ou incentiva corte de material de cultura a fluir sobre o alojamento nas correias transportadoras draper situadas atrás do alojamento como descrito em mais detalhes abaixo.
[031] Se referindo à Figura 5 é mostrado em vista plana uma plataforma 302 de construção convencional. Como visto na Figura 5, a plataforma 302 inclui um par de transportadores draper se estendendo lateralmente 305 que direciona o corte de cultura pelas barras de corte 342, 342’ para um par de transportadores de alimentação draper centralmente localizados, se estendendo para frente e para trás 307 que direciona o corte de cultura para um alojamento de alimentador. Uma montagem de acionador de lâmina 309 que é acionada por um acionador adequado 311como um motor de fluido, um eixo de transmissão, um eixo de PTO, um motor eletrônico, correias, correntes ou uma combinação de tais acionadores aciona e braços montados de modo pivotável e que se estende para frente 313 para pivotar em direções opostas. As extremidades distais de braços 313 são conectadas às barras de corte 342, 342’ pelas quais as barras de corte oscilam lateralmente em direções opostas para cortar cultura na maneira conhecida na técnica. A montagem de acionador de lâmina convencional 309 tem eixos de transmissão direcionados para cima 315 que acionam componentes de acionador internos de modo geral horizontalmente dispostos. Os componentes de acionador horizontalmente dispostos acoplados com os braços de pivotação que se estendem para frente 313 consumem espaço horizontal considerável atrás das barras de corte 342, 342’. Isto é, as bordas mais à frente dos transportadores de alimentação draper 305 são afastadas em uma distância “d”, por exemplo, cerca de 20 a 25 polegadas, das barras de corte. Consequentemente, corte de cultura pelas porções centrais das barras de corte tendem a se acumular em uma placa não ilustrada que se sobrepõe à montagem de acionador de lâmina 309 entre as barras de corte e os transportadores de alimentação de modo que o corte de cultura não seja levantado e entregue pelos transportadores de alimentação para o alojamento de alimentador.
[032] Em contraste, a Figura 6 mostra uma plataforma 102A construída de acordo com uma primeira realização da invenção em questão. A plataforma 102A inclui um par de transportadores draper se estendendo lateralmente 105 que direcionam o corte de cultura pelas barras de corte 342, 342’ para um par de transportadores de alimentação centralmente localizados, se estendendo para frente e para trás 107 que direcionam o corte de cultura para o supracitado alojamento de alimentador 106 (Figura 1). Ao contrário da plataforma 302, entretanto, os acionadores epicíclicos 224, 226 de acordo com a invenção em questão, a face anterior e não a vertical, e os eixos de saída dos acionadores epicíclicos são diretamente conectados às barras de corte 242, 242’. O resultado é uma construção que consome consideravelmente menos distância das barras de corte para as bordas mais à frente dos transportadores de alimentação draper. Isto é, as bordas mais à frente dos transportadores de alimentação draper 107 são movidas para frente de modo que elas sejam afastadas em uma distância “D”, por exemplo, cerca de 15 centímetros (6 polegadas) ou menos que cerca de 25, 30, 36, 41, 46, 51 centímetros (10, 12, 14,16, 18 ou 20 polegadas), das barras de corte. Consequentemente, quantidades mínimas de corte de cultura pelas porções centrais das barras de corte podem acumular entre as barras de corte e os transportadores de alimentação draper e o corte de cultura levantado e entregue pelos transportadores de alimentação draper para o alojamento de alimentador é maximizado.
[033] Adicionalmente, o rebaixamento central 251 do alojamento de acionador epicíclico 222 (Figuras 3, 4 e7) permite que o topo do rebaixamento seja disposto de modo que o corte de cultura flua facilmente através do espaço entre as porções do alojamento 222 entre os acionadores epicíclicos 224, 226 em direção aos transportadores de alimentação draper 107 (Figura 6) ou transportador draper lateral (Figuras 7 e 8). Além disso, a profundidade (por exemplo, a distância de frente para a trás) da montagem de acionador de lâmina 220 é quase a mesma que a profundidade das inclinações de cultura 253 (Figura 7) das barras de corte para os transportadores draper posteriores 105, discutidas abaixo.
[034] Se referindo à Figura 6, a montagem de acionador de lâmina 220 pode ser montada centralmente na plataforma 102A. Em contraste, se referindo às Figuras 7 e 8, a montagem de acionador de lâmina 220 pode ser montada a certa distância do centro da plataforma 102B. Adicionalmente, a montagem de acionador de faca mostrada nas Figuras 7 e 8 é mostrada para ser situada imediatamente adjacente a um transportador draper lateral 105. Mais uma vez, esse posicionamento da montagem de acionador de lâmina 220 é possível por causa da profundidade comparativamente curta “da frente para trás” ou horizontal da montagem de acionador de lâmina.
[035] Como notado acima, os acionadores epicíclicos 224, 226 de acordo com a invenção em questão podem ser acionados por um motor de fluido, um eixo de PTO, um motor elétrico ou outros acionadores comuns como correias ou correntes ou uma combinação de tais acionadores. Alternativamente, os acionadores epicíclicos podem inclui um eixo de acionador 230 (Figuras 7 e 8) que se estende entre porções superiores e inferiores da correia draper 105 e conectado a um mecanismo de acionador regular (não mostrado) carregado pela plataforma 102B ou pela colheitadeira 100.
[036] Como notado acima, as Figuras 6 a 8 revelam que o alojamento 222 pode ser situado de modo que o rebaixamento 251 (Figuras 3 e 4) seja essencialmente coplanar com a superfície superior das barras de corte. Ao faze-lo, a parte inferior do alojamento 222 se projeta para baixo a partir do piso pelo qual parte inferior do alojamento pode entrar em contato com a superfície do piso conforme a colheitadeira se move sobre o piso. Em conformidade, como mostrado na Figura 9, o alojamento 222 é preferencialmente contornado ao longo de uma superfície inferior 290 como um sapato de deslizamento para permitir que o alojamento entre em contato com a superfície do solo com resistência mínima à medida que a plataforma e a colheitadeira agrícola avançam. Isto é, a forma do sapato de deslizamento é definida por uma curvatura descendente contínua que se estende ao longo da superfície inferior do alojamento, da frente para trás do mesmo.
[037] De acordo com as realizações exemplificativas da invenção em questão, os acionadores epicíclicos 224, 226 são diretamente conectados á e movem suas respectivas barras de corte, por exemplo, sem estruturas intermediárias exceto por rolamentos ou buchas 247, 247’ que facilitam rotação do primeiro e do segundo eixos de saída de flange 240, 240’ nos mancais 249, 249’. Em outras palavras, as barras de corte diretamente engatam os eixos de saída dos acionadores epicíclicos. Esse resultado vantajoso em uma disposição compacta de partes que evita a necessidade de elementos de acionador ou outras estruturas intermediárias para abranger uma distância entre os acionadores epicíclicos e as barras de corte. Consequentemente, momentos ou outras forças que podem levar a tensões prejudiciais nos acionadores epicíclicos são evitados. Indicado diferentemente, os acionadores epicíclicos 224, 226 permitem instalação dos rolamentos 246, 246’ geralmente em um plano vertical com as lâminas, tornando assim a cabeça da faca mais forte nas direções de flexão cima/baixo e dianteira/traseira enquanto minimiza fatiga causada pelos momentos decorrentes de braços se estendendo dos acionadores epicíclicos para as barras de corte.
[038] A profundidade relativamente estreita da parte frontal para a parte traseira da montagem de acionador de lâmina de acordo com a invenção em questão também permite que a montagem seja colocada no centro da plataforma ou em locações afastadas do centro da plataforma. Como resultado, a montagem pode ser colocada estreitamente adjacentes aos transportadores de alimentação draper ou aos transportadores draper laterais. Adicionalmente, a montagem tem menos massa e é mais leve que projetos convencionais o que é vantajoso porque a colheitadeira combinada exige menos energia para levantar a plataforma e há menos massa para flutuar no piso desse modo reduzindo a probabilidade de as barras de corte penetrarem no piso durante a operação. Ademais, em virtude da disposição anterior ou substancialmente anterior dos acionadores epicíclicos de acordo com a invenção em questão, a primeira e a segunda rodas rotatórias orientadas verticalmente com seus eixos de saída horizontais ou substancialmente horizontais efetivamente dispersa poeira e detritos dos acionadores, desse modo mantendo rolamentos e lacres mais limpos e prolongando as vidas de serviço dos acionadores epicíclicos.

Claims (19)

1. PLATAFORMA PARA UMA COLHEITADEIRA AGRÍCOLA que compreende: uma armação (103); um conjunto de acionamento de lâmina (220) incluindo um alojamento (222) que acomoda um primeiro acionador epicíclico (224) e suporta o primeiro acionador epicíclico (224) na armação (103), o primeiro acionador epicíclico (224) inclui: uma primeira roda rotatória (232) que tem um primeiro eixo geométrico central rotatório (234), e um primeiro flange planetário (236) que tem: um primeiro eixo geométrico excêntrico (238), o primeiro flange planetário (236) rotatório acerca do primeiro eixo geométrico excêntrico (238) e revolvivel acerca do primeiro eixo geométrico central rotatório (234), e um primeiro eixo de saída (240), carregado pelo primeiro flange planetário (236) e afastado do primeiro eixo geométrico excêntrico (238), em que a operação do acionador epicíclico resulta em um movimento de oscilação do primeiro eixo de saída (240) em uma direção transversa ao primeiro eixo geométrico central rotatório (234); e uma primeira barra de corte (242) diretamente conectada ao primeiro eixo de saída (240), a primeira barra de corte (242) que se estende em uma direção transversa ao primeiro eixo geométrico central rotatório (234); caracterizada pelo fato que o alojamento (222) acomoda adicionalmente um segundo acionador epicíclico (226) e suporta o segundo acionador epicíclico (226) à armação (103), o segundo acionador epicíclico (226) inclui: uma segunda roda rotatória (232’) que tem um segundo eixo geométrico central rotatório (234’); e um segundo flange planetário (236’) que tem: um segundo eixo geométrico excêntrico (238’), o segundo flange planetário (236’) sendo rotatório acerca do segundo eixo geométrico excêntrico (238’) e revolvível a cerca do segundo eixo geométrico central rotatório (234’), e um segundo eixo de saída (240’), carregado pelo segundo flange planetário (236’) afastado do segundo eixo geométrico excêntrico (238’), em que a operação do acionador epicíclico resulta em um movimento de oscilação do segundo eixo de saída (240’) em uma direção transversa ao segundo eixo geométrico central rotatório (234’); e em que a plataforma (102) compreende adicionalmente: uma segunda barra de corte (242’) diretamente conectada ao segundo eixo de saída (240’), e a segunda barra de corte (242’) se estende em uma direção transversa ao segundo eixo geométrico central rotatório (234’).
2. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a primeira roda rotatória (232) é adjacente à primeira barra de corte (242).
3. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que uma extremidade distal do primeiro eixo de saída (240) se estende projetando-se do primeiro flange (236).
4. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o conjunto acionador de lâmina (220) é montado centralmente ao longo da armação (103).
5. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o conjunto acionador de lâmina (220) é afastado do centro da armação (103).
6. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o segundo eixo geométrico central rotatório (234’) é paralelo e afastado do primeiro eixo geométrico central rotatório (234).
7. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o primeiro e o segundo eixos de saída (240, 240’) são configurados para oscilar em direções opostas.
8. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que uma extremidade distal do segundo eixo de saída (240’) se estende projetando-se do segundo flange (236’).
9. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o primeiro e o segundo eixos de saída (240, 240’) oscilam ao longo de um único plano.
10. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o primeiro eixo geométrico central rotatório (234) e o segundo eixo geométrico central (234’) rotatório se estendem transversos a uma extremidade dianteira da plataforma.
11. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o primeiro eixo geométrico central (234) rotatório da primeira roda rotatória (232) é paralelo ao primeiro eixo geométrico excêntrico (238) do primeiro flange (236) e ao primeiro eixo de saída (240), e em que o segundo eixo geométrico central (234’) rotatório da segunda roda rotatória (232’) é paralelo ao segundo eixo geométrico excêntrico (238’) do segundo flange (236’) e ao segundo eixo de saída (240’).
12. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o acionador epicíclico está voltado para uma direção anterior da plataforma (102).
13. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende, adicionalmente, um transportador (105, 107) fixado à armação (103), e em que o acionador epicíclico é posicionado entre a primeira e a segunda barras de corte (242, 242’) e o transportador (105, 107).
14. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que o transportador é um transportador de alimentação draper (105).
15. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que o transportador é um transportador draper lateral (107).
16. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o conjunto acionador de lâmina (220) inclui um eixo de acionador (230) que se estende entre as porções superiores e inferiores do transportador draper (105) e é conectado a um mecanismo de acionador.
17. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende, adicionalmente, um alojamento (222) que contém o acionador epicíclico, em que o alojamento (222) inclui um contorno rebaixado (251) entre a primeira e a segunda rodas rotatórias (232, 232’).
18. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o alojamento (222) inclui uma superfície inferior (290) que define uma curvatura decrescente contínua que se estende de uma parte dianteira do alojamento (222) para uma parte traseira do alojamento (222).
19. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o movimento de oscilação do primeiro eixo de saída (240) está alinhado com um eixo geométrico longitudinal da primeira barra de corte (242).
BR112020005973-0A 2017-09-28 2018-09-28 Plataforma para uma colheitadeira agrícola BR112020005973B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US15/718,142 US10820496B2 (en) 2017-09-28 2017-09-28 Center knife drive for an agricultural harvester
US15/718,142 2017-09-28
PCT/US2018/053638 WO2019068044A1 (en) 2017-09-28 2018-09-28 CENTER KNIFE DRIVE FOR AN AGRICULTURAL HARVESTER

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020005973A2 BR112020005973A2 (pt) 2020-10-06
BR112020005973B1 true BR112020005973B1 (pt) 2023-08-08

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10827673B2 (en) Center knife drive for an agricultural harvester
EP3687274B1 (en) Center knife drive for an agricultural harvester
BR112020008707B1 (pt) Plataforma para uma colheitadeira agrícola
EP3508050A1 (en) Center link knife drive for a header of an agricultural harvester
BR112015027626B1 (pt) conjunto de guardas protetoras de corte para um acionamento de faca de um implemento agrícola
BR102018072310B1 (pt) Plataforma para uma colheitadeira agrícola
BR112020005973B1 (pt) Plataforma para uma colheitadeira agrícola
BR102018072309B1 (pt) Plataforma para uma colheitadeira agrícola
US10820495B2 (en) Knife drive with integral hydraulic motor for a header of an agricultural harvester
BR102013029922A2 (pt) colhedora de grãos