BR112020004449B1 - Distribuidor para dispensar um produto de higiene e método para operar pelo menos uma função de um distribuidor - Google Patents

Distribuidor para dispensar um produto de higiene e método para operar pelo menos uma função de um distribuidor Download PDF

Info

Publication number
BR112020004449B1
BR112020004449B1 BR112020004449-0A BR112020004449A BR112020004449B1 BR 112020004449 B1 BR112020004449 B1 BR 112020004449B1 BR 112020004449 A BR112020004449 A BR 112020004449A BR 112020004449 B1 BR112020004449 B1 BR 112020004449B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
function
zone
distributor
dispenser
sampling rate
Prior art date
Application number
BR112020004449-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020004449A2 (pt
Inventor
Boris Allan Elfstrom
Original Assignee
Essity Hygiene And Health Aktiebolag
Filing date
Publication date
Application filed by Essity Hygiene And Health Aktiebolag filed Critical Essity Hygiene And Health Aktiebolag
Priority claimed from PCT/EP2017/073757 external-priority patent/WO2019057270A1/en
Publication of BR112020004449A2 publication Critical patent/BR112020004449A2/pt
Publication of BR112020004449B1 publication Critical patent/BR112020004449B1/pt

Links

Abstract

Um distribuidor para dispensar um produto de higiene, compreendendo um sensor de tempo de voo para medir uma posição de um objeto em relação ao distribuidor; e um controlador configurado para operar seletivamente pelo menos uma função do distribuidor com base na posição medida do objeto em relação ao distribuidor.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a distribuidores para dispensar um produto de higiene e, particularmente, a distribuidores para dispensar um produto de higiene e que incluem um sensor.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] São conhecidos distribuidores que operam uma função de distribuição com base na localização de um objeto - tal como um usuário ou parte do corpo do usuário. Distribuidores desse tipo podem ter um sensor que emite alguma forma de energia (por exemplo, micro-ondas, infravermelho) e monitora a detecção de uma reflexão acima de um limiar predeterminado. A reflexão da energia emitida acima do limiar predeterminado pode ser uma indicação de que o objeto está próximo do sensor e, após essa detecção, o distribuidor opera a função de distribuição do distribuidor.
[003] Os distribuidores do tipo descrito acima dependem em grande parte da refletividade do objeto, bem como de características externas do lugar em que o distribuidor e o objeto estão localizados. Para evitar a operação inadvertida da função de distribuição quando não houver objetos nas proximidades do distribuidor, o limiar é definido para um valor relativamente grande. Uma desvantagem de fazer isso, no entanto, é que o objeto deve estar muito próximo ao sensor do distribuidor para que a função de distribuição seja acionada.
[004] Existe, portanto, a necessidade de distribuidores que possam ser operados com segurança quando objetos estiverem localizados a distâncias relativamente grandes do distribuidor. Há também a necessidade de métodos de operação de distribuidores que abordem as desvantagens discutidas acima.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[005] De acordo com uma primeira realização, é fornecido um distribuidor para dispensar um produto de higiene, compreendendo: um sensor de tempo de voo para medir uma posição de um objeto em relação ao distribuidor; e um controlador configurado para operar seletivamente pelo menos uma função do distribuidor com base na posição medida do objeto em relação ao distribuidor.
[006] Ao longo desta divulgação, o termo “produto de higiene” refere-se a um produto dispensável que é usado para fins de higiene. Por exemplo, produtos de higiene incluem guardanapos (tecidos ou não tecidos na forma de folhas ou rolos), líquidos (sabão, desinfetante) e artigos de higiene feminina.
[007] Ao longo desta divulgação, o termo “sensor de tempo de voo” refere-se a qualquer sensor que é configurado para emitir uma certa forma de energia e medir o tempo necessário para que a energia emitida seja refletida de volta ao sensor. A distância entre o sensor e um objeto que causa a reflexão pode ser calculada pelo sensor com base no tempo medido e na velocidade de percurso predeterminada da energia emitida.
[008] O sensor de tempo de voo pode ser qualquer um dos sensores descritos em US 8.879.048 B2, o qual é aqui incorporado por referência em sua totalidade.
[009] Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para emitir pulsos de luz e detectar a reflexão dos pulsos refletidos.
[010] Em uma forma de realização, a luz é luz infravermelha. O sensor de tempo de voo compreende um diodo emissor de infravermelho configurado para emitir os pulsos de luz infravermelha e um detector de infravermelho para detectar a reflexão dos pulsos infravermelhos refletidos.
[011] Cada sensor de tempo de voo pode ter uma região de detecção que é uma região na qual o sensor de tempo de voo pode ser capaz de medir a distância de um objeto.
[012] Em sensores do tipo descrito acima, a energia emitida pode estar na forma de luz ou som, por exemplo. A energia pode ser emitida em pulsos a uma taxa de amostragem.
[013] O sensor de tempo de voo pode ser configurado para determinar a posição do objeto (isto é, causando a reflexão) em uma dimensão, duas dimensões ou três dimensões. A posição pode ser representada por um vetor (isto é, um vetor unidimensional, um vetor bidimensional ou um vetor tridimensional).
[014] Ao longo desta divulgação, o termo “sensor de tempo de voo” se refere a um, dois ou mais sensores de tempo de voo. Em certas formas de realização, uma combinação de dois ou mais sensores de tempo de voo pode ser usada para determinar a posição do objeto em duas ou três dimensões. Em outras formas de realização, um sensor de tempo de voo emite energia em várias direções, de modo a determinar a posição do objeto em duas ou três dimensões.
[015] O termo “objeto” inclui um usuário ou parte do corpo de um usuário, tal como uma mão.
[016] Uma função do distribuidor pode ser qualquer processo que o distribuidor possa realizar. Uma operação da função é o acionamento desse processo do distribuidor.
[017] Como o sensor é um sensor de tempo de voo, ele é minimamente influenciado pela refletividade do objeto ou do ambiente circundante. Por conseguinte, o controlador pode ser configurado para operar pelo menos uma função do distribuidor quando houver uma distância maior entre o objeto e o sensor, sem risco de operação falsa (isto é, não intencional) da função.
[018] Portanto, com essa configuração, é possível fornecer um distribuidor que pode ser operado a uma distância maior, minimizando o risco de operação falsa.
[019] Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para operar em uma primeira taxa de amostragem quando a posição medida está em uma primeira zona e em uma segunda taxa de amostragem quando a posição medida está em uma segunda zona, sendo a primeira taxa de amostragem maior que a segunda taxa de amostragem.
[020] Ao longo desta divulgação, o termo “taxa de amostragem” refere-se à taxa na qual o sensor de tempo de voo emite pulsos de energia, o que corresponde (pelo menos em parte) à taxa na qual são realizadas medições do tempo de reflexão. Por conseguinte, uma taxa de amostragem mais alta pode resultar em uma taxa de determinação mais alta da distância ao objeto.
[021] O termo “zona” define uma região espacial em relação ao distribuidor delimitada por um intervalo em uma das três dimensões, duas das três dimensões ou três das três dimensões. Um ponto dentro de uma zona pode ser representado por um vetor (isto é, um vetor unidimensional, um vetor bidimensional ou um vetor tridimensional).
[022] À medida que o consumo de energia do sensor aumenta com o aumento da taxa de amostragem, o consumo de energia do sensor pode ser diminuído em certas zonas que não são críticas para a operação do distribuidor, sem comprometer o desempenho geral do distribuidor.
[023] Portanto, com essa configuração, o consumo de energia do sensor pode ser reduzido sem comprometer o desempenho geral do distribuidor.
[024] Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar em uma segunda taxa de amostragem para operar em uma primeira taxa de amostragem quando a posição do objeto é medida primeiro para estar na primeira zona, sendo a primeira taxa de amostragem maior que a segunda taxa de amostragem. Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para permanecer operando na primeira taxa de amostragem até que uma condição predeterminada seja atendida. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma quantidade de tempo decorrido desde a primeira medição do objeto para estar na primeira zona. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto fora da primeira zona. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto na segunda zona. Em uma forma de realização, uma vez que a condição predeterminada é atendida, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar na primeira taxa de amostragem para operar na segunda taxa de amostragem.
[025] Em uma forma de realização, o controlador é configurado para operar uma primeira função da pelo menos uma função quando a posição medida está em uma primeira zona, e em que o controlador é configurado para operar uma segunda função da pelo menos uma função quando a posição medida está em uma segunda zona.
[026] Com essa configuração, é possível fornecer um distribuidor que permita a operação conveniente de duas funções diferentes do distribuidor.
[027] Em uma forma de realização, a primeira função é uma função de distribuição.
[028] Em uma forma de realização, a segunda função é uma função de arranque ou uma função de exibição.
[029] Uma função de distribuição do distribuidor dispensa uma quantidade do produto de higiene a partir do distribuidor, de modo que essa quantidade do produto de higiene seja entregue ao usuário ou esteja pronta para o usuário retirar do distribuidor.
[030] Em um exemplo não limitativo, a função de distribuição pode incluir o acionamento de um meio de distribuição do distribuidor, de modo que uma quantidade predeterminada do produto de higiene seja entregue a uma abertura do distribuidor.
[031] Uma função de arranque do distribuidor pode ligar um elemento elétrico do distribuidor. Por exemplo, a função de arranque pode fazer a transição de um elemento elétrico a partir de um estado “desligado” para um estado “ligado”. Em outro exemplo, a função de arranque pode fazer a transição de um elemento elétrico a partir de um estado de “suspensão” para um estado “ligado”.
[032] Uma função de exibição do distribuidor pode exibir informações para o usuário de uma maneira especificada. Por exemplo, uma função de exibição pode exibir informações em um monitor LCD do distribuidor ou acender certos LEDs do distribuidor.
[033] Em uma forma de realização, a primeira função é uma função de distribuição e a segunda função é uma função de arranque.
[034] Em uma forma de realização, a primeira função é uma função de distribuição e a segunda função é uma função de exibição.
[035] Em outras formas de realização, a primeira função é uma função de distribuição e a segunda função é uma função de comunicação, uma função de som ou uma função de configurações.
[036] Uma função de configurações do distribuidor pode alterar uma ou mais configurações do distribuidor.
[037] Em uma forma de realização, a primeira função é uma função de distribuição que dispensa uma primeira quantidade do produto de higiene e a segunda função é uma função de distribuição que dispensa uma segunda quantidade do produto de higiene.
[038] Em uma forma de realização, a primeira função é uma função de exibição e a segunda função é uma função de distribuição, uma função de arranque, uma função de comunicação, uma função de som ou uma função de configurações.
[039] Em uma forma de realização, a primeira função é uma função de exibição que exibe um primeiro fragmento de informação e a segunda função é uma função de exibição que exibe um segundo fragmento de informação.
[040] Em uma forma de realização, a primeira zona está mais próxima do distribuidor do que a segunda zona.
[041] Em uma forma de realização, uma primeira zona está mais próxima do distribuidor do que uma segunda zona se a magnitude média dos vetores que representam os pontos dentro da primeira zona for menor que a magnitude média dos vetores que representam os pontos dentro da segunda zona.
[042] Em uma forma de realização, a totalidade da primeira zona está mais próxima do distribuidor do que a totalidade da segunda zona.
[043] Em uma forma de realização, a totalidade da primeira zona pode estar mais próxima do distribuidor do que a totalidade da segunda zona se a magnitude de cada um dos vetores que representam os pontos dentro da primeira zona for menor que a magnitude de cada um dos vetores que representam pontos dentro da segunda zona.
[044] Se o objeto estiver na segunda zona, a taxa de determinação da distância do distribuidor ao objeto pode não ser um fator crítico, pois o usuário pode não estar procurando imediatamente interagir com uma função do distribuidor devido à separação relativamente grande entre esse objeto e o distribuidor.
[045] Portanto, com essas configurações, o consumo de energia do sensor pode ser reduzido sem comprometer o desempenho do distribuidor.
[046] Como usado neste documento, “R” refere-se a uma distância de um ponto em uma face do distribuidor ao longo de uma direção específica para longe do distribuidor. Em uma forma de realização, a face do distribuidor inclui uma abertura de distribuição e, opcionalmente, em que o ponto na face do distribuidor (isto é, a partir do qual “R” é medido) está na abertura de distribuição. Em uma forma de realização específica, a face do distribuidor é configurada para estar voltada para o usuário. A direção associada a ‘R” pode definir um ângulo agudo com a face do distribuidor, com esse ângulo agudo estando entre cerca de 45° e cerca de 90°. Em uma forma de realização específica, esse ângulo pode ser de cerca de 90°, de modo que a direção seja substancialmente perpendicular à face do distribuidor.
[047] Em uma forma de realização, 0 cm < R < 5 cm para a primeira zona e, opcionalmente, R > 5 cm para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 5 cm < R < 500 cm para a segunda zona.
[048] Em uma forma de realização, a primeira zona se estende de R = 0 cm a R = 5 cm e, opcionalmente, a segunda zona se estende de R = 5 cm e, opcionalmente, a segunda zona se estende de R = 5 cm a R = 500 cm.
[049] Em uma forma de realização, 0 cm < R < 10 cm para a primeira zona e, opcionalmente, R > 10 cm para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 10 cm < R < 500 cm para a segunda zona.
[050] Em uma forma de realização, a primeira zona se estende de R = 0 cm a R = 10 cm e, opcionalmente, a segunda zona se estende de R = 10 cm e, ainda mais opcionalmente, a segunda zona se estende de R = 10 cm a R = 500 cm.
[051] Em uma forma de realização, α define um ângulo entre uma face do distribuidor e uma linha que conecta um ponto na face do distribuidor a um local. Em uma forma de realização, α define um ângulo horizontal. Em outra forma de realização, α define um ângulo vertical.
[052] Em uma forma de realização, 0° < α < 60° para a primeira zona e, opcionalmente, α > 60° para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 60° < α < 120° para a segunda zona.
[053] Em uma forma de realização, a primeira zona se estende de α = 0° a α = 60° e, opcionalmente, a segunda zona se estende de α = 60° e, ainda mais opcionalmente, a segunda zona se estende de α = 60° a α = 120°.
[054] Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para operar em uma primeira taxa de amostragem quando a posição medida está na primeira zona e em uma segunda taxa de amostragem quando a posição medida está na segunda zona, sendo a primeira taxa de amostragem maior que a segunda taxa de amostragem.
[055] Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar em uma segunda taxa de amostragem para operar em uma primeira taxa de amostragem quando a posição do objeto é medida primeiro para estar na primeira zona, sendo a primeira taxa de amostragem maior que a segunda taxa de amostragem. Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para permanecer operando na primeira taxa de amostragem até que uma condição predeterminada seja atendida. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma quantidade de tempo decorrido desde a primeira medição do objeto para estar na primeira zona. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto fora da primeira zona. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto na segunda zona. Em uma forma de realização, uma vez que a condição predeterminada é atendida, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar na primeira taxa de amostragem para operar na segunda taxa de amostragem.
[056] Em uma forma de realização, o controlador é configurado para calcular uma velocidade do objeto em relação ao distribuidor com base nas posições medidas do objeto, com o controlador sendo configurado para operar uma primeira função da pelo menos uma função se a velocidade estiver dentro de uma primeira faixa predeterminada de velocidades.
[057] A velocidade do objeto pode ser determinada calculando a mudança na posição do objeto entre duas posições determinadas do objeto e dividindo a mudança na posição pelo tempo decorrido entre as duas posições determinadas.
[058] A velocidade pode ser representada por um vetor (isto é, um vetor unidimensional, um vetor bidimensional ou um vetor tridimensional).
[059] Uma velocidade está dentro de uma faixa predeterminada de velocidades se todos os componentes (um, dois ou três) da velocidade caírem dentro das respectivas faixas predeterminadas para esses componentes de velocidade.
[060] Uma faixa predeterminada de um componente de velocidade pode ser definida como infinito negativo para infinito positivo, se esse componente de velocidade não se destina a ser limitado de forma alguma.
[061] A operação de uma função com base na velocidade de um objeto pode ser desejável, a fim de permitir a operação intuitiva do distribuidor.
[062] Portanto, com essa configuração, uma função do distribuidor pode ser intuitivamente operada pelo usuário.
[063] Em uma forma de realização, a primeira função é uma função de distribuição que dispensa uma primeira quantidade predeterminada de produto de higiene.
[064] Sem pretender ser limitativo, “quantidade” do produto de higiene pode se referir a vários produtos em folha, um comprimento do produto, um volume do produto (particularmente produto líquido) ou um peso do produto.
[065] Com essa configuração, uma função de distribuição do distribuidor pode ser convenientemente operada pelo usuário.
[066] Em uma forma de realização, o controlador é configurado para operar uma segunda função da pelo menos uma função se a velocidade estiver dentro de uma segunda faixa predeterminada de velocidades, com a segunda função sendo uma função de distribuição que dispensa uma segunda quantidade de produto de higiene.
[067] A primeira quantia e a segunda quantia são diferentes.
[068] Com essa configuração, diferentes quantidades do produto de higiene podem ser dispensadas de maneira conveniente pelo usuário.
[069] Em uma forma de realização, a magnitude de pelo menos algumas das velocidades da primeira faixa predeterminada é menor que a magnitude de pelo menos algumas das velocidades da segunda faixa predeterminada, e a primeira quantidade a ser dispensada é menor que a segunda quantidade.
[070] A magnitude da velocidade do objeto refere-se à velocidade associada ao movimento do objeto, independentemente da direção do movimento desse objeto.
[071] Em uma forma de realização, as magnitudes de todas as velocidades dentro da primeira faixa predeterminada são menores que as magnitudes de todas as velocidades dentro da segunda faixa predeterminada, e a primeira quantidade a ser dispensada é menor que a segunda quantidade.
[072] Com essa configuração, diferentes quantidades do produto de higiene podem ser dispensadas de maneira conveniente e intuitiva pelo usuário.
[073] Em uma forma de realização, o controlador é configurado para calcular a velocidade do objeto em relação ao distribuidor com base nas posições medidas do objeto, com o controlador sendo configurado para operar uma primeira função da pelo menos uma função se a velocidade estiver dentro de uma primeira faixa predeterminada.
[074] Em uma forma de realização, a primeira função é uma função de distribuição que dispensa uma primeira quantidade de produto de higiene.
[075] Em uma forma de realização, o controlador é configurado para operar uma segunda função da pelo menos uma função se a velocidade estiver dentro de uma segunda faixa predeterminada, com a segunda função sendo uma função de distribuição que dispensa uma segunda quantidade de produto de higiene.
[076] Em uma forma de realização, a primeira faixa predeterminada é menor que a segunda faixa predeterminada e a primeira quantidade é menor que a segunda quantidade.
[077] Em uma forma de realização, a primeira função é uma função de exibição que exibe um primeiro fragmento de informação.
[078] Um fragmento de informação pode se referir a informações relacionadas à operação ou a uma característica do distribuidor.
[079] Em uma forma de realização, o fragmento de informação está na forma de uma indicação de se o distribuidor está ou não operacional e/ou associado à quantidade de produto de higiene restante no distribuidor.
[080] Em uma forma de realização, o controlador é configurado para operar uma segunda função da pelo menos uma função se a velocidade medida estiver dentro de uma segunda faixa predeterminada de velocidades, com a segunda função sendo uma função de exibição que exibe um segundo fragmento de informação.
[081] O primeiro fragmento de informação e o segundo fragmento de informação são diferentes.
[082] Com essa configuração, diferentes fragmentos de informação podem ser apresentados ao usuário de maneira conveniente.
[083] Em uma forma de realização, o controlador é configurado para operar uma função do distribuidor apenas se a velocidade do objeto estiver em uma direção pré-especificada, por exemplo, em direção ao distribuidor.
[084] Uma velocidade está em direção ao distribuidor se o vetor associado a essa velocidade é direcionado em direção ao distribuidor.
[085] Com essa configuração, a operação não intencional de uma função do distribuidor pode ser evitada.
[086] Em uma forma de realização, uma das pelo menos uma função do distribuidor é uma função de comunicação na qual o distribuidor se comunica com uma entidade externa.
[087] Com essa configuração, a comunicação do distribuidor pode ser acionada de maneira conveniente.
[088] Em uma forma de realização, o controlador é configurado para determinar um movimento do objeto em relação ao distribuidor com base nas posições medidas do objeto, e configurado para operar uma função da pelo menos uma função do distribuidor se o movimento determinado for um movimento predeterminado. Em uma forma de realização, o movimento predeterminado é um movimento lateral em relação ao distribuidor. Em uma forma de realização, o movimento predeterminado é um movimento na direção ou em direção oposta do distribuidor. Em uma forma de realização, o movimento predeterminado é um movimento lateral em relação ao distribuidor, seguido de um movimento em direção ou em direção oposta do distribuidor. Em uma forma de realização, o movimento predeterminado é um movimento em direção ou em direção oposta do distribuidor, seguido por um movimento lateral em relação ao distribuidor. Em uma forma de realização, o movimento predeterminado é um primeiro movimento lateral em relação ao distribuidor, seguido por um segundo movimento lateral em relação ao distribuidor.
[089] Em uma forma de realização, a função da pelo menos uma função do distribuidor é uma função de exibição que exibe um estado do distribuidor e, opcionalmente, quando o estado é um nível de produto, nível de bateria ou semelhante.
[090] Em uma forma de realização, o controlador é configurado para determinar um movimento do objeto em relação ao distribuidor com base nas posições medidas do objeto, para operar uma primeira função da pelo menos uma função do distribuidor se o movimento determinado for um primeiro movimento predeterminado, e para operar uma segunda função da pelo menos uma função do distribuidor, se o movimento determinado for um segundo movimento predeterminado.
[091] Em uma forma de realização, a primeira função é uma função de exibição que exibe um primeiro estado do distribuidor, e a segunda função é uma função de exibição que exibe um segundo estado do distribuidor. O primeiro estado e/ou o segundo estado podem ser um nível de produto, nível de bateria ou semelhante.
[092] Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo compreende um primeiro sensor de tempo de voo e um segundo sensor de tempo de voo. O controlador está configurado para determinar um primeiro movimento do movimento determinado com base nas posições medidas do objeto medido pelo primeiro sensor de tempo de voo, e um segundo movimento do movimento determinado com base nas posições medidas do objeto medido pelo segundo sensor de tempo de voo. Opcionalmente, o primeiro sensor de tempo de voo e o segundo sensor de tempo de voo estão afastados um do outro. Em certas formas de realização, o primeiro sensor de tempo de voo e o segundo sensor de tempo de voo são espaçados um do outro na direção horizontal ou vertical.
[093] Em uma forma de realização, o controlador está configurado para operar uma primeira função da pelo menos uma função quando a posição medida de um objeto está em uma primeira zona, configurado para operar uma segunda função da pelo menos uma função quando a posição medida está em uma segunda zona e/ou configurado para operar uma terceira função da pelo menos uma função quando a posição medida está em uma terceira zona.
[094] A primeira função pode ser uma função de distribuição que dispensa uma primeira quantidade de produto de higiene, uma função de exibição que exibe um primeiro fragmento de informação, uma função de arranque que inicializa um primeiro elemento elétrico, uma primeira função de comunicação, uma função de som que emite um primeiro som e/ou uma primeira função de configurações.
[095] A segunda função pode ser uma função de distribuição que dispensa uma segunda quantidade de produto de higiene, uma função de exibição que exibe um segundo fragmento de informação, uma função de arranque que inicializa um segundo elemento elétrico, uma segunda função de comunicação, uma função de som que emite um segundo som e/ou uma segunda função de configurações.
[096] A terceira função pode ser uma função de distribuição que dispensa uma terceira quantidade de produto de higiene, uma função de exibição que exibe um terceiro fragmento de informação, uma função de arranque que inicializa um terceiro elemento elétrico, uma terceira função de comunicação, uma função de som que emite um terceiro som e/ou uma terceira função de configurações.
[097] A primeira zona pode estar mais próxima do distribuidor em relação ao local da segunda zona. Adicionalmente ou alternativamente, a segunda zona pode estar mais próxima do distribuidor em relação ao local da terceira zona.
[098] A totalidade da primeira zona pode estar mais próxima do distribuidor do que a totalidade da segunda zona. Adicionalmente ou alternativamente, a totalidade da segunda zona pode estar mais próxima do distribuidor do que a totalidade da terceira zona.
[099] Em uma forma de realização, R define uma distância a partir de um ponto em uma face do distribuidor ao longo de uma direção distante do distribuidor. Em uma forma de realização, a face do distribuidor tem uma abertura de distribuição e, opcionalmente, o ponto na face do distribuidor está localizado na abertura de distribuição. Em uma forma de realização, a face do distribuidor pode ser configurada para estar voltada para o usuário. Em algumas formas de realização, a direção associada a R pode definir um ângulo agudo com a face do distribuidor e situar-se, por exemplo, entre cerca de 45° e cerca de 90°. Em uma forma de realização, o ângulo entre a direção associada a R e a face do distribuidor é de cerca de 90°, isto é, a direção é perpendicular à face do distribuidor.
[0100] Em uma forma de realização, 0 cm < R < 5 cm para a primeira zona e, opcionalmente, R > 5 cm para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 5 cm < R < 500 cm para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 500 cm < R para a terceira zona e, ainda mais opcionalmente, 500 cm < R < 1000 cm para a terceira zona.
[0101] Em uma forma de realização, a primeira zona se estende de R = 0 cm a R = 5 cm e, opcionalmente, a segunda zona se estende de R = 5 cm e, mais opcionalmente, a segunda zona se estende de R = 5 cm a R = 500 cm e, ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de R = 500 cm, e ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de R = 500 cm a R = 1000 cm.
[0102] Em uma forma de realização, 0 cm < R <10 cm para a primeira zona e, opcionalmente, R > 10 cm para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 10 cm < R < 500 cm para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 500 cm < R para a terceira zona e, ainda mais opcionalmente, 500 cm < R < 1000 cm para a terceira zona.
[0103] Em uma forma de realização, a primeira zona se estende de R = 0 cm a R = 10 cm e, opcionalmente, a segunda zona se estende de R = 10 cm e, mais opcionalmente, a segunda zona se estende de R = 10 cm a R = 500 cm e, ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de R = 500 cm, e ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de R = 500 cm a R = 1000 cm.
[0104] Em uma forma de realização, i cm < R < j cm para a primeira zona e, opcionalmente, R > j cm para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, j cm < R < k cm para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, k cm < R para a terceira zona e, ainda mais opcionalmente, k cm < R < l cm para a terceira zona.
[0105] Em uma forma de realização, a primeira zona se estende de R = i cm a R = j cm e, opcionalmente, a segunda zona se estende de R = j cm e, ainda mais opcionalmente, a segunda zona se estende de R = j cm a R = k cm e, ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de R = k cm, e ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de R = k cm a R = l cm.
[0106] Em uma forma de realização, o valor de i pode ser tal que 0 cm < i < 5 cm, especificamente tal que 0 cm < i < 2,5 cm, mais especificamente tal que 0 cm < i < 1 cm.
[0107] Em uma forma de realização, o valor de j pode ser tal que 5 cm < j < 15 cm, especificamente tal que 5 cm < j < 10 cm, mais especificamente tal que 6,5 cm < j < 8,5 cm.
[0108] Em uma forma de realização, o valor de k pode ser tal que 200 cm < k < 700 cm, especificamente tal que 300 cm < k < 600 cm, mais especificamente tal que 450 cm < k < 550 cm.
[0109] Em uma forma de realização, o valor de l pode ser tal que 500 cm < l < 1500 cm, especificamente tal que 800 cm < l < 1200 cm, mais especificamente tal que 950 cm < l < 1050 cm.
[0110] Em uma forma de realização, i = 0 cm, 0,1 cm, 0,2 cm, 0,3 cm, 0,4 cm, 0,5 cm, 0,6 cm, 0,7 cm, 0,8 cm, 0,9 cm, 1 cm, 1,5 cm, 2 cm, 2,5 cm, 3 cm, 3,5 cm, 4 cm, 4,5 cm, 5 cm, 10 cm, 15 cm, 20 cm, 25 cm, 30 cm, 35 cm, 40 cm, 45 cm, 50 cm, 55 cm ou 60 cm.
[0111] Em uma forma de realização, j = 0,1 cm, 0,2 cm, 0,3 cm, 0,4 cm, 0,5 cm, 0,6 cm, 0,7 cm, 0,8 cm, 0,9 cm, 1 cm, 1,5 cm, 2 cm, 2,5 cm, 3 cm, 3,5 cm, 4 cm, 4,5 cm, 5 cm, 10 cm, 15 cm, 20 cm, 25 cm, 30 cm, 35 cm, 40 cm, 45 cm, 50 cm, 55 cm, 60 cm, 65 cm, 70 cm, 75 cm, 80 cm, 85 cm, 90 cm, 95 cm ou 100 cm.
[0112] Em uma forma de realização, k = 5 cm, 10 cm, 15 cm, 20 cm, 25 cm, 30 cm, 35 cm, 40 cm, 45 cm, 50 cm, 55 cm, 60 cm, 65 cm, 70 cm, 75 cm, 80 cm, 85 cm, 90 cm, 95 cm, 100 cm, 150 cm, 200 cm, 250 cm, 300 cm, 350 cm, 400 cm, 450 cm, 500 cm, 550 cm, 600 cm, 650 cm, 700 cm, 750 cm, 800 cm, 850 cm, 900 cm, 950 cm ou 1000 cm.
[0113] Em uma forma de realização, l = 100 cm, 150 cm, 200 cm, 250 cm, 300 cm, 350 cm, 400 cm, 450 cm, 500 cm, 550 cm, 600 cm, 650 cm, 700 cm, 750 cm, 800 cm, 850 cm, 900 cm, 950 cm, 1000 cm, 1050 cm, 1100 cm, 1150 cm, 1200 cm, 1250 cm, 1300 cm, 1350 cm, 1400 cm, 1450 cm ou 1500 cm.
[0114] O símbolo α representa um ângulo definido entre uma face do distribuidor e uma linha que conecta um ponto na face do distribuidor a um local. Em uma forma de realização, α pode ser um ângulo horizontal. Em outra forma de realização, α pode ser um ângulo vertical.
[0115] Em uma forma de realização, 0° < α < 60° para a primeira zona e, opcionalmente, α > 60° para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 60° < α <120° para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 120° < α para a terceira zona e, ainda mais opcionalmente, 120° < α < 180° para a terceira zona.
[0116] Em uma forma de realização, a primeira zona se estende de α = 0° a α = 60° e, opcionalmente, a segunda zona se estende de α = 60° e, mais opcionalmente, a segunda zona se estende de α = 60° a α = 120° e, ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de α = 120°, e ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de α = 120° a α = 180°.
[0117] Em uma forma de realização, 0° < α < 90° para a primeira zona e, opcionalmente, α > 90° para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 90° < α < 180° para a segunda zona.
[0118] Em uma forma de realização, a primeira zona se estende de α = 0° a α = 90° e, opcionalmente, a segunda zona se estende de α = 90° e, mais opcionalmente, a segunda zona se estende de α = 90° a α = 180°.
[0119] Em uma forma de realização, a° < α < b° para a primeira zona e, opcionalmente, α > b° para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, b° < α < c° para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, c° < α para a terceira zona e, ainda mais opcionalmente, c° < α < d° para a terceira zona.
[0120] Em uma forma de realização, a primeira zona se estende de α = a° a α = b° e, opcionalmente, a segunda zona se estende de α = b° e, mais opcionalmente, a segunda zona se estende de α = b° a α = c° e, ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de α = c°, e ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de α = c° a α = d°.
[0121] Em uma forma de realização, 0° < a < 5°, especificamente 0° < a < 2,5° e, mais especificamente, 0° < a < 1°.
[0122] Em uma forma de realização, 40° < b < 80°, especificamente 50° < b < 70° e, mais especificamente, 55° < b < 65°. Em outra forma de realização, 70° < b < 110°, especificamente 80° < b < 100°, e mais especificamente 85° < b < 95°.
[0123] Em uma forma de realização, 100° < c < 140°, especificamente 110° < c < 130° e, mais especificamente, 115° < c < 125°. Em outra forma de realização, 160° < b < 200°, especificamente 170° < b < 190° e, mais especificamente, 175° < b < 185°.
[0124] Em uma forma de realização, 160° < d < 200°, especificamente 170° < d < 190°, e mais especificamente 175° < d < 185°.
[0125] Em uma forma de realização, a = 0°, 5°, 10°, 15°, 20°, 25°, 30°, 35°, 40°, 45°, 50°, 55°, 60°, 65°, 70°, 75°, 80°, 85°, 90°, 95°, 100°, 105°, 110°, 115°, 120°, 125°, 130°, 135°, 140°, 145°, 150°, 155°, 160°, 165°, 170°, 175° ou 180°.
[0126] Em uma forma de realização, b = 0°, 5°, 10°, 15°, 20°, 25°, 30°, 35°, 40°, 45°, 50°, 55°, 60°, 65°, 70°, 75°, 80°, 85°, 90°, 95°, 100°, 105°, 110°, 115°, 120°, 125°, 130°, 135°, 140°, 145°, 150°, 155°, 160°, 165°, 170°, 175° ou 180°.
[0127] Em uma forma de realização, c = 0°, 5°, 10°, 15°, 20°, 25°, 30°, 35°, 40°, 45°, 50°, 55°, 60°, 65°, 70°, 75°, 80°, 85°, 90°, 95°, 100°, 105°, 110°, 115°, 120°, 125°, 130°, 135°, 140°, 145°, 150°, 155°, 160°, 165°, 170°, 175° ou 180°.
[0128] Em uma forma de realização, d = 0°, 5°, 10°, 15°, 20°, 25°, 30°, 35°, 40°, 45°, 50°, 55°, 60°, 65°, 70°, 75°, 80°, 85°, 90°, 95°, 100°, 105°, 110°, 115°, 120°, 125°, 130°, 135°, 140°, 145°, 150°, 155°, 160°, 165°, 170°, 175° ou 180°.
[0129] Em uma forma de realização, 90° - a1/2 < a < 90° + a1/2 para a primeira zona. Em uma forma de realização, a primeira zona se estende de a = 90° - a1/2 a a = 90° + a1/2.
[0130] Em uma forma de realização, α1 = 10°, 20°, 30°, 40°, 50°, 60°, 70°, 80°, 90°, 100°, 110°, 120°, 130°, 140°, 150°, 160°, 170° ou 180°.
[0131] Em uma forma de realização, 10° < αi < 50°, especificamente 20° < αi < 40° e, mais especificamente, 25° < αi < 35°.
[0132] Em uma forma de realização, 90° - α2/2 < α < 90° - α1/2 e 90° + α1/2 < α < 90° + α2/2, para a segunda zona. Em uma forma de realização, a segunda zona se estende de α = 90° - α2/2 a α = 90° - α1/2 e de α = 90° + α1/2 a α = 90° + α2/2.
[0133] Em uma forma de realização, α2 = 10°, 20°, 30°, 40°, 50°, 60°, 70°, 80°, 90°, 100°, 110°, 120°, 130°, 140°, 150°, 160°, 170° ou 180°.
[0134] Em uma forma de realização, 30° < α2 < 110°, especificamente 50° < α1 < 90° e, mais especificamente, 60° < α1 < 80°.
[0135] Em uma forma de realização, 90° - α3/2 < α < 90° - α2/2 e 90° + α2/2 < α < 90° + α3/2, para a terceira zona. Em uma forma de realização, a terceira zona se estende de α = 90° - α3/2 a α = 90° - α2/2 e de α = 90° + α2/2 a α = 90° + α3/2.
[0136] Em uma forma de realização, α3 = 10°, 20°, 30°, 40°, 50°, 60°, 70°, 80°, 90°, 100°, 110°, 120°, 130°, 140°, 150°, 160°, 170° ou 180°.
[0137] Em uma forma de realização, 50° < α3 < 130°, especificamente 70° < α3 < 120°, e mais especificamente 80° < α3 < 110°.
[0138] Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para operar em uma primeira taxa de amostragem quando a posição medida está na primeira zona, em uma segunda taxa de amostragem quando a posição medida está na segunda zona e em uma terceira taxa de amostragem quando a posição medida está na terceira zona, em que a primeira taxa de amostragem é maior que a segunda taxa de amostragem, em que a segunda taxa de amostragem é maior que a terceira taxa de amostragem.
[0139] Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar em uma segunda taxa de amostragem para operar em uma primeira taxa de amostragem quando a posição do objeto é medida primeiro para estar na primeira zona, sendo a primeira taxa de amostragem maior que a segunda taxa de amostragem. Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para permanecer operando na primeira taxa de amostragem até que uma condição predeterminada seja atendida. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma quantidade de tempo decorrido desde a primeira medição do objeto para estar na primeira zona. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto fora da primeira zona. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto na segunda zona. Em uma forma de realização, uma vez que a condição predeterminada é atendida, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar na primeira taxa de amostragem para operar na segunda taxa de amostragem.
[0140] Adicionalmente ou alternativamente, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar em uma terceira taxa de amostragem para operar em uma segunda taxa de amostragem quando a posição do objeto é medida primeiro para estar na segunda zona, sendo a segunda taxa de amostragem maior que a terceira taxa de amostragem. Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para permanecer operando na segunda taxa de amostragem até que uma condição predeterminada seja atendida. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma quantidade de tempo decorrido desde a primeira medição do objeto para estar na segunda zona. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto fora da segunda zona. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto na terceira zona e, opcionalmente, uma vez que a condição predeterminada é atendida, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar na segunda taxa de amostragem para operar na terceira taxa de amostragem. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto na primeira zona e, opcionalmente, uma vez que a condição predeterminada é atendida, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar na segunda taxa de amostragem para operar na primeira taxa de amostragem.
[0141] Uma localização em relação ao distribuidor pode ser definida por um vetor (r, θ, Φ) em um sistema de coordenadas esféricas, em que a origem está localizada em uma face do distribuidor, em que θ é um ângulo agudo entre a localização e um eixo que se estende perpendicularmente em direção oposta à face e onde Φ é um ângulo agudo entre a localização e um eixo que se estende no plano da face.
[0142] O ângulo Φ pode ser um ângulo agudo entre a localização e um eixo que se estende no plano da face e está alinhado com um eixo vertical do distribuidor.
[0143] Em uma forma de realização, 0 cm < r < 5 cm para a primeira zona e, opcionalmente, r > 5 cm para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 5 cm < r < 500 cm para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 500 cm < r para a terceira zona e, ainda mais opcionalmente, 500 cm < r < 1000 cm para a terceira zona.
[0144] Em uma forma de realização, a primeira zona se estende de r = 0 cm a r = 5 cm e, opcionalmente, a segunda zona se estende de r = 5 cm e, mais opcionalmente, a segunda zona se estende de r = 5 cm a r = 500 cm e, ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de r = 500 cm, e ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de r = 500 cm a r = 1000 cm.
[0145] Em uma forma de realização, 0 cm < r < 10 cm para a primeira zona e, opcionalmente, r > 10 cm para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 10 cm < r < 500 cm para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 500 cm < r para a terceira zona e, ainda mais opcionalmente, 500 cm < r < 1000 cm para a terceira zona.
[0146] Em uma forma de realização, a primeira zona se estende de r = 0 cm a r = 10 cm e, opcionalmente, a segunda zona se estende de r = 10 cm e, mais opcionalmente, a segunda zona se estende de r = 10 cm para r = 500 cm e, ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de r = 500 cm, e ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de r = 500 cm a r = 1000 cm.
[0147] Em uma forma de realização, 0° < Φ < 60° para a primeira zona e, opcionalmente, Φ - 60° para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 60° < Φ < 120° para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 120° < Φ para a terceira zona e, ainda mais opcionalmente, 120° < Φ < 180° para a terceira zona.
[0148] Em uma forma de realização, a primeira zona se estende de Φ = 0° a Φ = 60° e, opcionalmente, a segunda zona se estende de Φ = 60° e, mais opcionalmente, a segunda zona se estende de Φ = 60° a Φ = 120° e, ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de Φ = 120°, e ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de Φ = 180° a Φ = 180°.
[0149] Em uma forma de realização, 0° cm < Φ < 90° para a primeira zona e, opcionalmente, Φ - 90° para a segunda zona e, mais opcionalmente, 90° < Φ < 180° para a segunda zona.
[0150] Em uma forma de realização, a primeira zona se estende de Φ = 0° a Φ = 90° e, opcionalmente, a segunda zona se estende de Φ = 90° e, mais opcionalmente, a segunda zona se estende de Φ = 90° a Φ = 180°.
[0151] Em uma forma de realização, -10° < θ < 10° para a primeira zona e, opcionalmente, θ - 10° e θ < -10° para a segunda zona e, mais opcionalmente, 10° < θ < 20° e - 20° < θ <-10° para a segunda zona e, ainda mais opcionalmente, 20° < θ e -20° > θ para a terceira zona e, ainda mais opcionalmente, 20° < θ < 30° e -30° < θ < -20° para a terceira zona.
[0152] Em uma forma de realização, a primeira zona se estende de θ = -10° a θ = 10° e, opcionalmente, a segunda zona se estende de θ = 10° e de θ = -10° e, mais opcionalmente, a segunda zona se estende de θ = 10° a θ = 20° e de θ = -20° a θ = -10° e, ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de θ = 20° e de θ = -20°, e ainda mais opcionalmente, a terceira zona se estende de θ = 20° a θ = 30° e de θ = -30° a θ = -20°.
[0153] Em uma forma de realização, Φ define um ângulo horizontal.
[0154] Em uma forma de realização, Φ define um ângulo vertical.
[0155] Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para operar em uma primeira taxa de amostragem quando a posição medida está na primeira zona, em uma segunda taxa de amostragem quando a posição medida está na segunda zona e em uma terceira taxa de amostragem quando a posição medida está na terceira zona, a primeira taxa de amostragem sendo maior que a segunda taxa de amostragem, a segunda taxa de amostragem sendo maior que a terceira taxa de amostragem.
[0156] Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar em uma segunda taxa de amostragem para operar em uma primeira taxa de amostragem quando a posição do objeto é medida primeiro para estar na primeira zona, a primeira taxa de amostragem sendo maior que a segunda taxa de amostragem. Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para permanecer operando na primeira taxa de amostragem até que uma condição predeterminada seja atendida. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma quantidade de tempo decorrido desde a primeira medição do objeto para estar na primeira zona. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto fora da primeira zona. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto na segunda zona. Em uma forma de realização, uma vez que a condição predeterminada é atendida, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar na primeira taxa de amostragem para operar na segunda taxa de amostragem.
[0157] Adicionalmente ou alternativamente, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar em uma terceira taxa de amostragem para operar em uma segunda taxa de amostragem quando a posição do objeto é medida primeiro para estar na segunda zona, a segunda taxa de amostragem sendo maior que a terceira taxa de amostragem. Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para permanecer operando na segunda taxa de amostragem até que uma condição predeterminada seja atendida. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma quantidade de tempo decorrido desde a primeira medição do objeto para estar na segunda zona. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto fora da segunda zona. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto na terceira zona e, opcionalmente, uma vez que a condição predeterminada é atendida, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar na segunda taxa de amostragem para operar na terceira taxa de amostragem. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto na primeira zona e, opcionalmente, uma vez que a condição predeterminada é atendida, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar na segunda taxa de amostragem para operar na primeira taxa de amostragem.
[0158] Ao longo desta divulgação, uma zona que se estende de A a B é uma zona que: se estende de A ou se estende de um valor infinitesimalmente maior que A; e/ou se estende para B ou se estende para um valor infinitamente menor que B. Em outras palavras, uma zona que se estende de A a B é uma zona que: se estende até e incluindo A ou se estende até e incluindo um valor infinitesimalmente maior que A; e/ou se estende até e incluindo B ou se estende até e incluindo um valor infinitesimalmente menor que B.
[0159] De acordo com um segundo aspecto, é fornecido um método para operar pelo menos uma função de um distribuidor para dispensar um produto de higiene. O método inclui medir com um sensor de tempo de voo uma posição de um objeto em relação ao distribuidor e usar um controlador para operar seletivamente a pelo menos uma função do distribuidor com base na posição medida do objeto em relação ao distribuidor.
[0160] Outras características e efeitos do distribuidor e do método para operar pelo menos uma função de um distribuidor de acordo com a presente invenção serão evidentes a partir da descrição a seguir de certas formas de realização. Na descrição dessas formas de realização, é feita referência aos desenhos anexos.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0161] Para uma melhor compreensão dos objetivos e características da presente invenção e para mostrar como os mesmos podem ser realizados, agora será feita referência, apenas a título de exemplo, aos desenhos anexos, nos quais: A Figura 1 é uma vista em perspectiva de um distribuidor para dispensar um produto de higiene em folha de acordo com uma forma de realização da presente invenção; A Figura 2 é uma vista em perspectiva de um distribuidor para dispensar um produto de higiene líquido de acordo com outra forma de realização da presente invenção; A Figura 3a é uma vista plana de um distribuidor para dispensar um produto de higiene de acordo com ainda outra forma de realização da presente invenção; A Figura 3b é uma vista lateral do distribuidor da Figura 3a; A Figura 4a é uma vista plana de um distribuidor para dispensar um produto de higiene de acordo com outra forma de realização da presente invenção; A Figura 4b é uma vista lateral do distribuidor da Figura 4a; A Figura 5 é uma vista plana de um distribuidor para dispensar um produto de higiene de acordo com ainda outra forma de realização da presente invenção; e A Figura 6 mostra uma vista lateral de um distribuidor para dispensar um produto de higiene de acordo com outra forma de realização da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0162] A Figura 1 é uma vista em perspectiva de um distribuidor (10) de produto de higiene configurado para dispensar um produto de higiene na forma de folhas (não mostradas).
[0163] O distribuidor (10) tem um alojamento (11) que define um volume interior para receber uma pilha de produtos em folha no mesmo (não mostrada).
[0164] O alojamento (11) tem uma face frontal (11a) que está configurada para estar voltada para o usuário do distribuidor de produtos em folha (10), uma face superior (11b), uma face inferior (não mostrada), duas faces laterais (11c) (apenas uma mostrada na Figura 1) e uma face traseira (não mostrada na Figura 1).
[0165] A face frontal (11a) do alojamento (11) define uma abertura de distribuição (12) para dispensar um ou mais dos produtos em folha através da mesma. O distribuidor (10) inclui ainda um mecanismo de distribuição (não mostrado) que é acionável para assim dispensar um ou mais dos produtos em folha através da abertura de distribuição (12).
[0166] O distribuidor (10) também inclui um monitor (13). O monitor (13) pode ser um monitor de LCD ou painel de LED no qual a informação é exibida. As informações exibidas podem, por exemplo, relacionar- se à operação do distribuidor (10), tal como uma indicação de se o distribuidor (10) está ou não operacional e/ou a quantidade de produto em folha restante no distribuidor (10).
[0167] O distribuidor (10) compreende ainda um sensor de tempo de voo (TF) (mostrado esquematicamente na Figura 1). O sensor de tempo de voo no distribuidor de amostras da Figura 1 está localizado atrás da abertura de distribuição (12), embora outros locais sejam igualmente contemplados.
[0168] O sensor de tempo de voo (TF) mede uma posição de um objeto (100) em relação ao distribuidor (10). Na forma de realização ilustrada, o sensor de tempo de voo (TF) pode determinar a posição de um objeto (100) em três dimensões.
[0169] Como mostrado na Figura 1, a posição do objeto (100) em relação ao distribuidor (10) pode ser representada por um vetor de três componentes (r, θ, Φ) em um sistema de coordenadas esféricas. Por exemplo, como mostrado na Figura 1, o sistema de coordenadas esféricas pode ter sua origem localizada na abertura de distribuição (12) na face frontal (11a) do distribuidor (10).
[0170] Como também mostrado na Figura 1, uma localização em relação ao distribuidor pode ser definida por um vetor (x, y, z) em um sistema de coordenadas cartesianas com a origem disposta na face frontal (11a) do distribuidor (100), em que o eixo x positivo se estende perpendicularmente para longe da face frontal (11a) do distribuidor (10). Como mostrado, o eixo y se alinha com um eixo horizontal do distribuidor e o eixo z se alinha com um eixo vertical do distribuidor (10).
[0171] No sistema de coordenadas esféricas, e referindo-se particularmente à Figura 1, θ é um ângulo agudo definido no plano X-Y, entre uma linha que se projeta desde a origem até a posição do objeto (100) e um eixo que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (11a), ou seja, o eixo x. O símbolo Φ representa um ângulo agudo definido no plano X -Z, entre uma linha hipotética que se projeta desde a origem até a posição do objeto (100) e um eixo que se estende no plano da face frontal (11a) e que está alinhado com o eixo vertical do distribuidor (10), isto é, o eixo z.
[0172] O distribuidor (10) tem um controlador (CT) (mostrado esquematicamente), que está configurado para operar seletivamente pelo menos uma função do distribuidor (10) com base na posição medida do objeto (100) em relação ao distribuidor (10). Especificamente, o controlador (CT) pode ser configurado para operar a pelo menos uma função quando a posição medida do objeto (100) atende a certos critérios predeterminados. Para esse fim, o controlador (CT) é acoplado comunicativamente ao sensor de tempo de voo (TF), de modo que o sensor de tempo de voo (TF) possa fornecer dados relacionados à posição medida do objeto (100) ao controlador (CT). Exemplos de vários critérios predeterminados são descritos abaixo em conexão com as Figuras 3a a 6.
[0173] As funções do distribuidor (10) podem ser qualquer uma ou uma combinação das funções aqui descritas.
[0174] Por exemplo, uma função de distribuição do distribuidor (10) pode ser dispensar uma quantidade (por exemplo, várias folhas) do produto de higiene do distribuidor (10), de modo que essa quantidade do produto de higiene seja entregue ao usuário ou esteja pronta para o usuário recuperar do distribuidor (10). Nesta forma de realização, a função de distribuição do distribuidor (10) é tal que o mecanismo de distribuição do distribuidor (10) é acionado para fazer com que uma quantidade predeterminada do produto em folha seja entregue através da abertura (12) do distribuidor (10).
[0175] Como outro exemplo, o distribuidor (10) pode ter uma função de exibição. A função de exibição do distribuidor (10) inclui exibir informações para o usuário no monitor (13).
[0176] Na forma de realização da Figura 1, o distribuidor (10) inclui ainda uma bateria (não mostrada) para fornecer energia aos vários elementos do distribuidor (10), tais como o sensor de tempo de voo, controlador, mecanismo de distribuição e/ou monitor (13).
[0177] Agora é feita referência à Figura 2, que é uma vista em perspectiva de um distribuidor (20) de produto de higiene configurado para dispensar um produto de higiene líquido (não mostrado).
[0178] O distribuidor (20) inclui características semelhantes às do distribuidor (10) (Figura 1). Para facilitar o entendimento, essas características recebem sinais e números de referência semelhantes.
[0179] O distribuidor (20) tem um alojamento (21) que define um volume interior para receber um líquido no mesmo (não mostrado).
[0180] O alojamento (21) tem uma face frontal (21a) que está configurada para estar voltada para o usuário do distribuidor (20), uma face superior (21b), uma face inferior (não mostrada), duas faces laterais (21c) (apenas uma mostrada na Figura 2) e uma face traseira (não mostrada na Figura 2).
[0181] O alojamento (21) define uma abertura de distribuição (22) para dispensar uma quantidade do líquido através da mesma. O distribuidor (20) inclui ainda um mecanismo de distribuição (não mostrado) que é acionável para assim dispensar o líquido através da abertura de distribuição (22).
[0182] O distribuidor (20) também inclui um monitor (23). O monitor (23) pode ser um monitor de LCD ou painel de LED no qual são exibidas informações relacionadas à operação do distribuidor (20). As informações exibidas podem, por exemplo, ser uma indicação sobre se o distribuidor (20) está ou não está operacional e/ou a quantidade de líquido restante no distribuidor (20).
[0183] O distribuidor (20) inclui ainda um sensor de tempo de voo (TF) (mostrado esquematicamente na Figura 2) semelhante ao descrito em relação ao distribuidor (10) (Figura 1). O sensor de tempo de voo (TF) no distribuidor (20) está localizado atrás da abertura de distribuição (22), embora outros locais sejam igualmente contemplados.
[0184] Como mostrado na Figura 2, de uma maneira semelhante ao distribuidor (10), a posição do objeto (100) em relação ao distribuidor (20) pode ser representada por um vetor de três componentes (r, θ, Φ) em um sistema de coordenadas esféricas. Por exemplo, como mostrado na Figura 2, o sistema de coordenadas esféricas pode ter sua origem localizada na abertura de distribuição (22) na face frontal (21a) do distribuidor (20).
[0185] No sistema de coordenadas esféricas, e referindo-se à Figura 2, θ é um ângulo agudo - definido no plano X-Y - entre uma linha que se projeta desde a origem até a posição do objeto (100) e um eixo x que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (21a). O símbolo Φ refere-se a um ângulo agudo definido - no plano X-Z - entre uma linha que se projeta desde a origem até a posição do objeto (100) e um eixo z que se estende no plano da face frontal (11a) e que está alinhado com o eixo vertical do distribuidor (20).
[0186] O distribuidor (20) inclui ainda um controlador (CT) (mostrado esquematicamente na Figura 2) semelhante ao descrito em relação ao distribuidor (10) da Figura 1. Novamente, exemplos dos vários critérios predeterminados são descritos abaixo em relação às Figuras 3a a 6.
[0187] As funções do distribuidor (20) podem ser qualquer uma ou uma combinação das funções aqui descritas.
[0188] Por exemplo, uma função de distribuição do distribuidor (20) de produtos líquidos pode incluir a distribuição de uma quantidade (por exemplo, um peso ou volume predeterminado) do produto de higiene líquido a partir do distribuidor (20), com essa quantidade sendo entregue ao usuário ou fazendo essa quantidade pronta para recuperação pelo usuário a partir do distribuidor. Nesta forma de realização, a função de distribuição inclui o acionamento do mecanismo de distribuição do distribuidor (10), de modo que uma quantidade predeterminada do produto líquido é entregue através da abertura (22) do distribuidor (20).
[0189] Como outro exemplo, o distribuidor (20) também tem uma função de exibição semelhante à descrita em relação ao distribuidor (10) da Figura 1.
[0190] Na forma de realização ilustrada, o distribuidor (20) também inclui uma bateria (não mostrada) para fornecer energia aos vários elementos do distribuidor (20), tais como o sensor de tempo de voo, controlador, mecanismo de distribuição e/ou monitor (23).
[0191] Estão contempladas várias configurações do controlador e do sensor de tempo de voo. Para facilitar a explicação e o entendimento, os distribuidores genéricos mostrados nas Figuras 3a a 6 podem se referir a um distribuidor de produtos em folha, tal como o distribuidor (10) (Figura 1) ou a um distribuidor de produtos líquidos, tal como o distribuidor (20) (Figura 2), e cada um pode incluir todos os elementos descritos acima em conexão com as formas de realização das Figuras 1 e 2. Números de referência semelhantes denotam elementos semelhantes.
[0192] Com referência às Figuras 3a e 3b, um distribuidor (30) é configurado para dispensar um produto de higiene.
[0193] A Figura 3a mostra uma face frontal (31a), uma face superior (31b) e duas faces laterais (31c) do alojamento (31). A Figura 3b mostra a face frontal (31a), a face superior (31b) e uma das duas faces laterais (31c) de um alojamento (31) do distribuidor (30). A Figura 3b também mostra uma abertura de distribuição (32) do distribuidor (30).
[0194] Na forma de realização ilustrada, um controlador do distribuidor (30) é configurado para operar uma primeira função da pelo menos uma função do distribuidor (30) quando a posição medida de um objeto (100) está em uma primeira zona (Z1). O controlador também está configurado para operar uma segunda função (diferente) da pelo menos uma função do distribuidor (30) quando a posição medida do objeto (100) está em uma segunda zona (Z2). As funções operadas na primeira zona (Z1) e na segunda zona (Z2) podem ser qualquer uma ou uma combinação das funções aqui descritas.
[0195] Como pode ser visto nas Figuras 3a e 3b, a primeira zona (Z1) está mais próxima do distribuidor do que a segunda zona (Z2).
[0196] Nesta forma de realização, a primeira zona (Z1) é uma região tridimensional com a forma de um cone esférico de raio r1 centrado na origem O e com um eixo que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (31a) (isto é, coincide com o eixo x).
[0197] A segunda zona (Z2) é uma região tridimensional com a forma definida por um cone esférico de raio r2 centrado na origem O e com um eixo que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (31a) e exclui o volume ocupado pelo cone esférico de raio r1 centrado na origem O e com um eixo que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (31a). Por conseguinte, a segunda zona (Z2) é uma região tridimensional que define uma casca circular com uma espessura de r2 - r1, sendo o eixo da casca circular coincidente com o eixo do cone esférico da primeira zona (Z1).
[0198] Por conseguinte, no sistema de coordenadas esféricas mostrado nas Figuras 1 e 2 (e parcialmente mostrado nas Figuras 3a e 3b), a primeira zona (Z1) se estende de r = 0 a r = ri, de θ = -θi a θ = +θi, e de Φ = Φi a Φ = Φi’. Por exemplo, ri = 5 cm ou 10 cm, θi = 45°, Φi = 45° e Φ1’ = 135°.
[0199] A segunda zona (Z2) se estende de r = ri a r = r2, de θ = -θ2 a θ = +θ2 e de Φ = Φ2 a Φ = Φ2’. Por exemplo, ri = 5 cm ou i0 cm, r2 = i00 cm, θ2 = 45°, Φ2 = 45° e Φ2’ = i35°.
[0200] Voltando agora às Figuras 4a e 4b, essas figuras mostram um distribuidor (40) para dispensar um produto de higiene.
[0201] A Figura 4a mostra uma face frontal (4ia), uma face superior (4ib) e duas faces laterais (4ic) de um alojamento (4i) do distribuidor (40). A Figura 4b mostra a face frontal (4ia), a face superior (4ib) e uma das duas faces laterais (4ic) do alojamento (4i). A Figura 4b também mostra uma abertura de distribuição (42) do distribuidor (40).
[0202] Nesta forma de realização, um controlador do distribuidor (40) está configurado para operar uma primeira função da pelo menos uma função do distribuidor (40) quando a posição medida de um objeto (i00) está em uma primeira zona (Zi). O controlador também está configurado para operar uma segunda função (diferente) da pelo menos uma função do distribuidor (40) quando a posição medida do objeto (i00) está em uma segunda zona (Z2). O controlador é ainda configurado para operar uma terceira função (diferente) da pelo menos uma função do distribuidor (40) quando a posição medida do objeto (i00) está em uma terceira zona (Z3). As funções operadas na primeira zona (Zi), na segunda zona (Z2) e na terceira zona (Z3) podem ser qualquer uma ou uma combinação das funções aqui descritas.
[0203] Como pode ser visto nas Figuras 4a e 4b, a primeira zona (Zi) está mais próxima do distribuidor (40) do que a segunda zona (Z2), e a segunda zona (Z2) está mais próxima do distribuidor (40) do que a terceira zona (Z3).
[0204] Nesta forma de realização ilustrada, a primeira zona (Z1) é uma região tridimensional com a forma de um cone esférico de raio r1 centrado na origem O e com um eixo que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (41a).
[0205] A segunda zona (Z2) é uma região tridimensional com a forma definida por um cone esférico de raio r2 centrado na origem O e com um eixo que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (41a) e exclui o volume ocupado por um cone esférico de raio r1 centrado na origem O e com um eixo que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (41a). Por conseguinte, a segunda zona (Z2) é uma região tridimensional com a forma de uma casca circular com uma espessura de r2 - r1, sendo o eixo da casca circular coincidente com o eixo do cone esférico da primeira zona (Z1).
[0206] A terceira zona (Z3) é uma região tridimensional com a forma definida por um cone esférico de raio r3 centrado na origem O e com um eixo que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (41a) e exclui o volume ocupado por um cone esférico de raio r2 centrado na origem O e com um eixo que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (41a). Por conseguinte, a terceira zona (Z3) é uma região tridimensional com a forma de uma casca circular com uma espessura de r3 - r2, sendo o eixo da casca circular coincidente com o eixo do cone esférico da primeira zona (Z1).
[0207] Por conseguinte, no sistema de coordenadas esféricas mostrado nas Figuras 1 e 2 (e parcialmente mostrado nas Figuras 4a e 4b), a primeira zona (Z1) se estende de r = 0 a r = ri, de θ = -θi a θ = +θi, e de Φ = Φi a Φ = Φi’. Por exemplo, ri = 5 cm ou 10 cm, θi = 45°, Φi = 45° e Φ1’ = 135°.
[0208] A segunda zona (Z2) se estende de r = ri a r = r2, de θ = -θ2 a θ = + θ2 e de Φ = Φ2 a Φ = Φ2’. Por exemplo, ri = 5 cm ou i0 cm, r2 = 50 cm, θ2 = 45°, Φ2 = 45° e Φ2’ = i35°.
[0209] A terceira zona (Z3) se estende de r = r2 a r = r3, de θ = -θ3 a θ = +θ3 e de Φ = Φ3 a Φ = Φ3’- Por exemplo, r2 = 50 cm, r3 = 100 cm, θ3 = 45°, Φ3 = 45° e Φ3’ = 135°.
[0210] Agora é feita referência à Figura 5, que mostra um distribuidor (50) para dispensar um produto de higiene.
[0211] A Figura 5 mostra uma face frontal (51a), uma face superior (51b) e duas faces laterais (51c) de um alojamento (51) do distribuidor (50).
[0212] Nesta forma de realização, um controlador do distribuidor (50) está configurado para operar uma primeira função da pelo menos uma função do distribuidor (50) quando a posição medida de um objeto (100) está em uma primeira zona (Z1). O controlador também está configurado para operar uma segunda função da pelo menos uma função do distribuidor (50) quando a posição medida do objeto (100) está em uma segunda zona (Z2). As funções operadas na primeira zona (Z1) e na segunda zona (Z2) podem ser qualquer uma ou uma combinação das funções aqui descritas.
[0213] Nesta forma de realização, a primeira zona (Z1) é uma região tridimensional com a forma de metade de um cone esférico de raio r1 centrado na origem O e com um eixo que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (51a) e que fica no lado y positivo do plano x-z.
[0214] A segunda zona (Z2) é uma região tridimensional com a forma de metade de um cone esférico de raio r1 centrado na origem O e com um eixo que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (51a) e que fica no lado y negativo do plano x-z.
[0215] Nesta forma de realização, não há sobreposição entre a primeira zona (Z1) e a segunda zona (Z2) e as regiões tridimensionais combinadas da primeira zona (Z1) e da segunda zona (Z2) formam um cone esférico de raio r1 centrado na origem O e com um eixo que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (51a).
[0216] Por conseguinte, no sistema de coordenadas esféricas mostrado nas Figuras 1 e 2 (e parcialmente mostrado na Figura 5), a primeira zona (Z1) se estende de r = 0 a r = ri, de θ = 0° a θ = +θi e de Φ = Φi a Φ = Φ1’- Por exemplo, ri = 100 cm, θi = 45°, Φi = 45° e Φ1’ = 135°-
[0217] A segunda zona (Z2) se estende de r = 0 a r = r1, de θ = 0° a θ = -θi e de Φ = Φi a Φ = Φ1’- Por exemplo, ri = i00 cm, θi = 45°, Φi = 45° e Φ1’ = i35°-
[0218] O sensor de tempo de voo (não mostrado) do distribuidor (50) pode compreender dois sensores de tempo de voo espaçados um do outro em uma direção horizontal (isto é, ao longo de um eixo horizontal (y) do distribuidor (50))-
[0219] As regiões de detecção dos dois sensores de tempo de voo podem se sobrepor pelo menos parcialmente-
[0220] O sensor de tempo de voo pode ser configurado para operar em uma primeira taxa de amostragem quando a posição medida estiver na primeira zona (Zi) e em uma segunda taxa de amostragem quando a posição medida estiver na segunda zona (Z2), sendo a primeira taxa de amostragem maior que a segunda taxa de amostragem-
[0221] Em outra forma de realização, o sensor de tempo de voo pode ser configurado para mudar de operar em uma segunda taxa de amostragem para operar em uma primeira taxa de amostragem quando a posição do objeto (i00) é medida primeiro para estar na primeira zona (Zi), a primeira taxa de amostragem sendo maior que a segunda taxa de amostragem- Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para permanecer operando na primeira taxa de amostragem até que uma condição predeterminada seja atendida- Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma quantidade de tempo decorrido desde a primeira vez que o objeto (i00) é medido para estar na primeira zona (Zi)- Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto (i00) fora da primeira zona (Z1). Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto (100) na segunda zona (Z2). Em uma forma de realização, uma vez que a condição predeterminada é atendida, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar na primeira taxa de amostragem para operar na segunda taxa de amostragem.
[0222] Referindo-se agora à Figura 6, essa figura mostra um distribuidor (60) para dispensar um produto de higiene e possuir uma face frontal (61a), uma face superior (61b) e duas faces laterais (61c) de um alojamento (61) do distribuidor (60). A Figura 6 também mostra uma abertura de distribuição (62) do distribuidor (60).
[0223] Nesta forma de realização, um controlador do distribuidor (60) é configurado para operar uma primeira função da pelo menos uma função do distribuidor (60) quando a posição medida de um objeto (100) está em uma primeira zona (Z1). O controlador também está configurado para operar uma segunda função da pelo menos uma função do distribuidor (60) quando a posição medida do objeto (100) está em uma segunda zona (Z2). As funções operadas na primeira zona (Z1) e na segunda zona (Z2) podem ser qualquer uma ou uma combinação das funções aqui descritas.
[0224] Nesta forma de realização, a primeira zona (Z1) é uma região tridimensional com a forma de metade de um cone esférico de raio r1 centrado na origem O e com um eixo que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (61a) e que fica no lado z negativo do plano x-y.
[0225] A segunda zona (Z2) é uma região tridimensional com a forma de metade de um cone esférico de raio r1 centrado na origem O e com um eixo que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (61a) e que fica no lado z positivo do plano x-y.
[0226] Nesta forma de realização, não há sobreposição entre a primeira zona (Z1) e a segunda zona (Z2) e as regiões tridimensionais combinadas da primeira zona (Z1) e da segunda zona (Z2) formam um cone esférico de raio r1 centrado na origem O e com um eixo que se estende perpendicularmente para longe da face frontal (61a).
[0227] Por conseguinte, no sistema de coordenadas esféricas mostrado nas Figuras 1 e 2 (e parcialmente mostrado na Figura 6), a primeira zona (Z1) se estende de r = 0 a r = ri, de θ = -θi a θ = +θi e de Φ = Φi a Φ = Φi’- Por exemplo, ri = 100 cm, θi = 45°, Φi = 45° e Φi’ = 90°-
[0228] A segunda zona (Z2) se estende de r = 0 a r = ri, de θ = -θi a θ = +θi e de Φ = Φ2 a Φ = Φ2’. Por exemplo, ri = i00 cm, θi = 45°, Φ2 = 90° e Φ2’ = i35°.
[0229] O sensor de tempo de voo (não mostrado) do distribuidor (60) pode compreender dois sensores de tempo de voo espaçados um do outro em uma direção vertical (isto é, ao longo de um eixo vertical (z) do distribuidor (60)).
[0230] As regiões de detecção dos dois sensores de tempo de voo podem se sobrepor pelo menos parcialmente.
[0231] O sensor de tempo de voo pode ser configurado para operar em uma primeira taxa de amostragem quando a posição medida estiver na primeira zona (Zi) e em uma segunda taxa de amostragem quando a posição medida estiver na segunda zona (Z2), sendo a primeira taxa de amostragem maior que a segunda taxa de amostragem.
[0232] Em outra forma de realização, o sensor de tempo de voo pode ser configurado para mudar de operar em uma segunda taxa de amostragem para operar em uma primeira taxa de amostragem quando a posição do objeto (i00) é medida primeiro para estar na primeira zona (Zi), sendo a primeira taxa de amostragem maior que a segunda taxa de amostragem. Em uma forma de realização, o sensor de tempo de voo é configurado para permanecer operando na primeira taxa de amostragem até que uma condição predeterminada seja atendida. Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma quantidade de tempo decorrido desde a primeira vez que o objeto (100) é medido para estar na primeira zona (Z1). Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto (100) fora da primeira zona (Z1). Em uma forma de realização, a condição predeterminada é uma medição do objeto (100) na segunda zona (Z2). Em uma forma de realização, uma vez que a condição predeterminada é atendida, o sensor de tempo de voo é configurado para mudar de operar na primeira taxa de amostragem para operar na segunda taxa de amostragem.
[0233] Os distribuidores mostrados nas Figuras 3a a 6 podem estar, por exemplo e sem limitação, na forma de um distribuidor de produtos em folha, tal como o distribuidor (10) da Figura 1, ou um distribuidor de produto líquido, tal como o distribuidor (20) da Figura 2. O distribuidor descrito com referência a essas figuras pode ser fornecido em um local adequado para uso por um usuário que requer um produto de higiene.
[0234] Como um objeto (100), por exemplo, uma mão de um usuário, se move em direção a uma abertura de distribuição de um distribuidor, o sensor de tempo de voo mede a posição da mão do usuário em relação ao distribuidor. O controlador opera seletivamente pelo menos uma função do distribuidor com base na posição medida da mão do usuário em relação ao distribuidor.
[0235] Em particular, como a mão do usuário se move em direção ao distribuidor, o controlador pode ser configurado para operar seletivamente uma segunda função da pelo menos uma função do distribuidor quando a posição medida da mão do usuário estiver em uma segunda zona (Z2). Esta segunda função pode ser uma função de exibição, por exemplo.
[0236] À medida que a mão do usuário continua se movendo em direção ao distribuidor, a mão do usuário pode entrar em uma primeira zona (Z1) que está mais próxima do distribuidor do que a segunda zona (Z2). O controlador pode ser configurado para operar seletivamente uma primeira função da pelo menos uma função do distribuidor quando a posição medida da mão do usuário estiver na primeira zona (Z1). A primeira função pode ser uma função de distribuição, por exemplo.
[0237] A função de distribuição do distribuidor aciona o mecanismo de distribuição do distribuidor, de modo que uma quantidade predeterminada do produto de higiene é entregue à abertura de distribuição do distribuidor pronta para o usuário recuperar do distribuidor. A extensão da primeira zona (Z1) pode ser tal que a mão do usuário esteja próxima da abertura de distribuição quando a função de distribuição é operada pelo controlador.
[0238] O usuário pode então recuperar ou receber manualmente o produto de higiene a partir da abertura de distribuição do distribuidor.
[0239] Embora a explicação acima seja considerada para esclarecer completamente como a presente invenção pode ser realizada por técnicos no assunto, ela deve ser considerada puramente ilustrativa.
[0240] Em particular, existem várias variações que são possíveis, como pode ser apreciado pelos técnicos no assunto.
[0241] Por exemplo, nas formas de realização mostradas nas Figuras 3a a 6, o controlador é configurado para operar uma primeira função da pelo menos uma função quando a posição medida do objeto (100) está em uma primeira zona (Z1), e o controlador está configurado para operar uma segunda função da pelo menos uma função quando a posição medida do objeto (100) está em uma segunda zona (Z2) e, opcionalmente, o controlador está configurado para operar uma terceira função da pelo menos uma função quando a posição medida do objeto (100) está em uma terceira zona (Z3).
[0242] Em formas de realização alternativas, o controlador pode não ativar as funções com base na posição do objeto dentro de uma zona especificada. Especificamente, o controlador pode adicionalmente ou alternativamente ser configurado para calcular uma velocidade do objeto em relação ao distribuidor com base nas posições medidas do objeto, e operar uma primeira função da pelo menos uma função se a velocidade estiver dentro de uma primeira faixa predeterminada de velocidades. Opcionalmente, o controlador pode ser ainda configurado para operar uma segunda função da pelo menos uma função se a velocidade estiver dentro de uma segunda faixa predeterminada de velocidades.
[0243] Em uma forma de realização alternativa adicional, o controlador pode ser configurado para operar seletivamente pelo menos uma função do distribuidor de acordo com qualquer algoritmo ou processo de determinação adequado, desde que seja baseado na posição medida do objeto em relação ao distribuidor.
[0244] Nas formas de realização mostradas nas Figuras 1 a 6, o controlador está configurado para operar seletivamente pelo menos uma função do distribuidor com base apenas na posição medida do objeto (100) em relação ao distribuidor.
[0245] Em uma forma de realização alternativa, o controlador pode ser configurado para operar seletivamente pelo menos uma função do distribuidor se a direção da velocidade do objeto estiver em direção ao distribuidor. Além disso, o controlador pode ser configurado para operar seletivamente pelo menos uma função do distribuidor com base na posição medida do objeto em relação ao distribuidor e em qualquer outro fator adequado.
[0246] A título de exemplo adicional, nas formas de realização mostradas nas Figuras 1 e 2, o distribuidor (10, 20) é um distribuidor (10, 20) para dispensar um produto de higiene na forma de folhas ou um produto de higiene líquido.
[0247] Em uma forma de realização alternativa, o distribuidor pode ser um distribuidor para dispensar guardanapos na forma de rolos, artigos de higiene feminina ou qualquer outro produto de higiene que seja adequado para fornecer a um usuário por um distribuidor.
[0248] Em um exemplo adicional, nas formas de realização mostradas nas Figuras 1 a 6, o sensor de tempo de voo pode ser configurado para operar em uma única taxa de amostragem.
[0249] Nas formas de realização acima, o sensor de tempo de voo opera a uma taxa de amostragem. No entanto, em uma forma de realização alternativa, o sensor de tempo de voo pode ser configurado para operar em uma primeira taxa de amostragem quando a posição medida estiver em uma primeira zona e em uma segunda taxa de amostragem quando a posição medida estiver em uma segunda zona, a primeira taxa de amostragem sendo maior que a segunda taxa de amostragem. O sensor de tempo de voo pode ser configurado para operar em uma terceira taxa de amostragem quando a posição medida estiver em uma terceira zona, sendo a segunda taxa de amostragem maior que a terceira taxa de amostragem.
[0250] Alternativamente, a taxa de amostragem selecionada pode ser baseada na posição medida do objeto em relação ao distribuidor ou qualquer outro fator adequado.
[0251] Nas formas de realização mostradas nas Figuras 1 a 6, o controlador está configurado para operar seletivamente uma função de distribuição ou uma função de exibição.
[0252] Em uma forma de realização alternativa, o controlador pode ser configurado para operar qualquer função adequada ou qualquer combinação adequada de funções. A função pode ser uma função de arranque, uma função de comunicação, uma função de som ou uma função de configurações.
[0253] Alternativamente, o controlador pode ser configurado para operar uma pluralidade de funções de distribuição com base na posição medida do objeto em relação ao distribuidor, com cada função de distribuição incluindo a distribuição de uma quantidade diferente de produto de higiene.
[0254] Em uma forma de realização alternativa adicional, o controlador pode ser configurado para operar uma pluralidade de funções de exibição com base na posição medida do objeto em relação ao distribuidor, com cada função de exibição incluindo a exibição de um fragmento de informação diferente.
[0255] A título de exemplo adicional, nas formas de realização mostradas nas Figuras 3a a 6, o controlador é configurado para operar seletivamente pelo menos uma função do distribuidor quando a posição medida do objeto (100) estiver em uma das duas zonas (Z1), (Z2) ou três zonas (Z1), (Z2), (Z3).
[0256] Em uma forma de realização alternativa, o controlador pode ser configurado para operar seletivamente pelo menos uma função do distribuidor quando a posição medida do objeto estiver em uma de quatro ou mais zonas.
[0257] À luz disso, haverá muitas alternativas que implementam o ensinamento da presente invenção. Espera-se que um técnico no assunto seja capaz de modificar e adaptar a divulgação acima para adequar circunstâncias e requisitos particulares dentro do escopo da presente invenção, mantendo alguns ou todos os efeitos técnicos da mesma, revelados ou deriváveis do acima exposto, à luz do conhecimento geral comum nesta arte. Todos esses equivalentes, modificações ou adaptações estão dentro do escopo da invenção, conforme definido pelas reivindicações anexas.

Claims (14)

1. DISTRIBUIDOR (10, 20, 30, 40, 50, 60) PARA DISPENSAR UM PRODUTO DE HIGIENE, que compreende: um sensor de tempo de voo (TF) para medir uma posição de um objeto em relação ao distribuidor (10, 20, 30, 40, 50, 60); e um controlador (CT) configurado para operar seletivamente pelo menos uma função do distribuidor (10, 20, 30, 40, 50, 60) com base na posição medida do objeto (100) em relação ao distribuidor (10, 20, 30, 40, 50, 60); caracterizado pelo sensor de tempo de voo (TF) ser configurado para operar em uma primeira taxa de amostragem quando a posição medida está em uma primeira zona (Z1) e em uma segunda taxa de amostragem quando a posição medida está em uma segunda zona (Z2), a primeira taxa de amostragem sendo maior que a segunda taxa de amostragem.
2. DISTRIBUIDOR (10, 20, 30, 40, 50, 60), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo controlador (CT) ser configurado para operar uma primeira função da pelo menos uma função quando a posição medida estiver em uma primeira zona (Z1) e em que o controlador (CT) é configurado para operar uma segunda função da pelo menos uma função quando a posição medida estiver em uma segunda zona (Z2).
3. DISTRIBUIDOR (10, 20, 30, 40, 50, 60), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pela primeira função ser uma função de distribuição.
4. DISTRIBUIDOR (10, 20, 30, 40, 50, 60), de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 3, caracterizado pela segunda função ser uma função de arranque ou uma função de exibição.
5. DISTRIBUIDOR (10, 20, 30, 40, 50, 60), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pela primeira zona (Z1) estar mais próxima do distribuidor (10, 20, 30, 40, 50, 60) do que a segunda zona (Z2).
6. DISTRIBUIDOR (10, 20, 30, 40, 50, 60), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo controlador (CT) ser configurado para calcular uma velocidade do objeto em relação ao distribuidor (10, 20, 30, 40, 50, 60) com base nas posições medidas do objeto (100) e em que o controlador (CT) é configurado para operar uma primeira função da pelo menos uma função se a velocidade estiver dentro de uma primeira faixa predeterminada de velocidades.
7. DISTRIBUIDOR (10, 20, 30, 40, 50, 60), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pela primeira função ser uma função de distribuição que dispensa uma primeira quantidade de produto de higiene.
8. DISTRIBUIDOR (10, 20, 30, 40, 50, 60), de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo controlador (CT) ser configurado para operar uma segunda função da pelo menos uma função se a velocidade estiver dentro de uma segunda faixa predeterminada de velocidades, em que a segunda função é uma função de distribuição que dispensa uma segunda quantidade de produto de higiene.
9. DISTRIBUIDOR (10, 20, 30, 40, 50, 60), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pela magnitude de pelo menos algumas das velocidades da primeira faixa predeterminada ser menor que a magnitude de pelo menos algumas das velocidades da segunda faixa predeterminada e em que a primeira quantidade é menor que a segunda quantidade.
10. DISTRIBUIDOR (10, 20, 30, 40, 50, 60), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pela primeira função ser uma função de exibição que exibe um primeiro fragmento de informação.
11. DISTRIBUIDOR (10, 20, 30, 40, 50, 60), de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo controlador (CT) ser configurado para operar uma segunda função da pelo menos uma função se a velocidade estiver dentro de uma segunda faixa predeterminada de velocidades, em que a segunda função é uma função de exibição que exibe um segundo fragmento de informação.
12. DISTRIBUIDOR (10, 20, 30, 40, 50, 60), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo controlador (CT) ser configurado para operar uma função do distribuidor (10, 20, 30, 40, 50, 60) apenas se a direção da velocidade for em direção ao distribuidor (10, 20, 30, 40, 50, 60).
13. DISTRIBUIDOR (10, 20, 30, 40, 50, 60), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por uma das pelo menos uma função ser uma função de comunicação que se comunica com uma entidade externa.
14. MÉTODO PARA OPERAR PELO MENOS UMA FUNÇÃO DE UM DISTRIBUIDOR (10, 20, 30, 40, 50, 60) para dispensar um produto de higiene, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo método compreender: medir com um sensor de tempo de voo (TF) uma posição de um objeto em relação ao distribuidor (10, 20); e usar um controlador (CT) para operar seletivamente a pelo menos uma função do distribuidor (10, 20, 30, 40, 50, 60) com base na posição medida do objeto (100) em relação ao distribuidor (10, 20, 30, 40, 50, 60).
BR112020004449-0A 2017-09-20 Distribuidor para dispensar um produto de higiene e método para operar pelo menos uma função de um distribuidor BR112020004449B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2017/073757 WO2019057270A1 (en) 2017-09-20 2017-09-20 HYGIENE PRODUCT DISPENSING DISTRIBUTOR AND METHOD OF OPERATING THE SAME

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020004449A2 BR112020004449A2 (pt) 2020-09-15
BR112020004449B1 true BR112020004449B1 (pt) 2023-08-01

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2625158T3 (es) Sensor de nivel de producto para un dispensador de producto
US10791884B2 (en) Automatic paper towel dispenser with LIDAR sensor
EP2757439B1 (en) Flexible display and method for measuring angle of the same
US8109301B1 (en) Illuminated refrigerator dispenser system with sensors
BRPI0819694B1 (pt) Sistema para detecção de pouco produto ou ausência de produto com o uso de célula de carga e suporte de célula de carga
US11393274B2 (en) Method for detecting quantity of items, and vending machine
BR112012027362A2 (pt) máquina de bebida com transceptor ultrassônico integrado
US9052191B1 (en) Multifunctional bubble level
US8522446B1 (en) Level assembly
US11666184B2 (en) Dispenser for dispensing a hygiene product and associated method of operating
US20190051088A1 (en) Automated vending machine with tray transport system
BR112020004449B1 (pt) Distribuidor para dispensar um produto de higiene e método para operar pelo menos uma função de um distribuidor
AU2020334856A1 (en) Allocation control system for refrigerating appliance
BR122023002579B1 (pt) Distribuidor para dispensar um produto de higiene e método para operar pelo menos uma função de um distribuidor
US9267795B2 (en) System with a measurement bar and a measurement device
EP3523787A1 (de) Vorrichtung zur präsentation von waren
PT1842117E (pt) CARRO DE CONDUÆO AUTOMáTICA PARA TRANSPORTAR OBJECTOS, PARTICULARMENTE EM CAMPOS DE GOLFE
CN105793681A (zh) 遮光罩
US9002582B2 (en) Multi-sonic sensor
CN207946878U (zh) 一种货盘、自动售货机及货架
NZ762265B2 (en) A dispenser for dispensing a hygiene product and a method of operating the same
KR200490581Y1 (ko) 쇼케이스
JP5851120B2 (ja) 自動分析装置
JP2003225028A (ja) 摂取監視システム
CA3050975C (en) Fluid dispenser with sensor for determining the volume of fluid in a collapsible container