BR112020001612B1 - Método para montagem de um artigo absorvente, e, artigo absorvente - Google Patents

Método para montagem de um artigo absorvente, e, artigo absorvente Download PDF

Info

Publication number
BR112020001612B1
BR112020001612B1 BR112020001612-8A BR112020001612A BR112020001612B1 BR 112020001612 B1 BR112020001612 B1 BR 112020001612B1 BR 112020001612 A BR112020001612 A BR 112020001612A BR 112020001612 B1 BR112020001612 B1 BR 112020001612B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
waist
panel
adhesive
elastic
region
Prior art date
Application number
BR112020001612-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020001612A2 (pt
Inventor
Joseph D. Coenen
Jerry L. Hameister
Brian K. Rhodes
Original Assignee
Kimberly-Clark Worldwide, Inc
Filing date
Publication date
Application filed by Kimberly-Clark Worldwide, Inc filed Critical Kimberly-Clark Worldwide, Inc
Priority claimed from PCT/US2017/044660 external-priority patent/WO2019027418A1/en
Publication of BR112020001612A2 publication Critical patent/BR112020001612A2/pt
Publication of BR112020001612B1 publication Critical patent/BR112020001612B1/pt

Links

Abstract

Artigos absorventes e métodos de fabricação de artigos absorventes são divulgados. Em uma modalidade, um artigo absorvente pode compreender um chassi compreendendo um painel elástico frontal da cintura e material elástico do painel traseiro da cintura e uma inserção absorvente acoplada aos painéis frontal e traseiro da cintura. O painel frontal da cintura pode compreender uma manta voltada para o vestuário, uma manta voltada para o corpo e uma pluralidade de fios elastoméricos dispostos entre a manta voltada para o vestuário e a manta voltada para o corpo. O painel frontal da cintura pode ainda compreender uma primeira região adesiva do painel frontal compreendendo um primeiro adesivo, mas não um segundo adesivo e uma segunda região adesiva do painel frontal compreendendo o segundo adesivo, mas não o primeiro adesivo. O painel traseiro da cintura pode compreender os mesmos componentes e regiões adesivas que o painel frontal da cintura. Uma inserção absorvente também pode ser acoplada ao painel frontal da cintura e ao painel traseiro da cintura.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente divulgação é direcionada a artigos absorventes elásticos e, mais particularmente, a padrões de aplicação de adesivos para construção de artigos absorventes elásticos.
FUNDAMENTOS DA DIVULGAÇÃO
[002] Uma das principais funções de artigos absorventes para cuidados pessoais é a de absorver e reter exsudados corporais, tais como urina, matéria fecal, sangue e fluxo menstrual. Diferentes variedades de artigos absorventes descartáveis têm diferentes mecanismos para manterem-se fixados a um utilizador. Por exemplo, fraldas abertas podem ter um ou mais meios de fixação semelhantes a Velcro para prender uma porção traseira da fralda à parte frontal da fralda ao redor da cintura do utilizador. Outros artigos absorventes como fraldas-calças ou fraldas para adultos podem ter um painel de cintura frontal que fica permanentemente preso a um painel de cintura traseiro, com filamentos elásticos passando ao redor da abertura da cintura. Tais artigos absorventes são projetados para serem vestidos, com os filamentos elásticos usados para segurar firmemente o artigo ao redor da cintura do utilizador. Tanto fraldas abertas quanto calças absorventes também podem ter filamentos elásticos passando ao redor das aberturas das pernas dos artigos para prender o artigo ao redor as pernas do utilizador.
[003] Artigos absorventes podem ser feitos de uma variedade de diferentes maneiras. Um grupo de processos de fabricação geral é conhecido como processos na direção transversal (CD). Nos processos CD, cada um dos painéis de cintura frontal e traseiro se desloca durante a fabricação na direção de máquina, enquanto o núcleo absorvente é aplicado entre os painéis de cintura na direção transversal de máquina. Uma das características benéficas destes tipos de processos de fabricação é a facilidade de aplicação dos filamentos elásticos nos painéis de cintura frontal e traseiro e ao redor das aberturas para pernas, já que os filamentos elásticos podem ser aplicados na direção de deslocamento das tramas dos painéis de cintura. Há um desejo contínuo de melhorias nos processos de fabricação CD, que reduzem custos, aumentam as taxas de produção e/ou minimizam o desperdício.
SUMÁRIO DA DIVULGAÇÃO
[004] A divulgação é direcionada para vários designs, materiais, e métodos de fabricação de artigos absorventes alternativos.
[005] Em um primeiro exemplo ilustrativo, um método para a montagem de um artigo absorvente, o artigo absorvente compreendendo um chassi compreendendo uma região frontal da cintura com uma borda frontal da cintura, uma região traseira da cintura tendo uma borda traseira da cintura e uma região entrepernas disposta entre a cintura frontal região e região posterior da cintura, e um inserto absorvente disposto na região entrepernas e acoplado à região frontal da cintura e na região posterior da cintura, pode compreender formar um primeiro material elástico do painel da cintura. A formação do primeiro material elastificado do painel da cintura pode compreender avançar um primeiro material de substrato contínuo com uma superfície superior e uma superfície inferior na direção da máquina, avançar um segundo material de substrato contínuo com uma superfície superior e uma superfície inferior na direção da máquina, avançar uma pluralidade de fios elastoméricos em um estado esticado na direção da máquina, aplicar um primeiro adesivo intermitentemente a pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos, aplicar um segundo adesivo intermitentemente a pelo menos uma da superfície inferior do primeiro material de substrato contínuo e a parte superior superfície do segundo material de substrato contínuo e colocar a pluralidade de fios elastoméricos entre a superfície inferior do primeiro material de substrato contínuo e a superfície superior do segundo material de substrato contínuo que forma o primeiro material elástico do painel da cintura. Os fios podem ser colocados de modo que o primeiro material elastificado do painel da cintura compreenda as primeiras regiões adesivas compreendendo o primeiro material de substrato contínuo, o segundo material de substrato contínuo, pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos e o primeiro adesivo aplicado de forma intermitente, mas não o segundo adesivo intermitentemente aplicado, e o primeiro material elástico do painel da cintura compreende segundas regiões adesivas compreendendo o primeiro material de substrato contínuo, o segundo material de substrato contínuo, pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos e o segundo adesivo aplicado intermitentemente, mas não o primeiro adesivo aplicado intermitentemente. O método pode ainda compreender formar um segundo material de painel de cintura elástico, acoplar uma inserção absorvente ao primeiro material de painel de cintura elástico e o segundo material de painel de cintura elástico, a inserção absorvente compreendendo um corpo absorvente e um forro do lado do corpo, e separar o material do primeiro painel de cintura elástico e o material do segundo painel de cintura elástico para formar um artigo absorvente individual, o material do primeiro painel de cintura elástico formando a região frontal da cintura e o material do segundo painel de cintura elástico formando a região traseira da cintura.
[006] Em um segundo exemplo ilustrativo, o método do primeiro exemplo ilustrativo pode ainda compreender a ligação do primeiro painel de cintura elástico ao segundo painel de cintura elástico.
[007] Em um terceiro exemplo ilustrativo, o método de qualquer um dos primeiro e segundo exemplos ilustrativos pode compreender ainda a aplicação do primeiro adesivo continuamente a pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos, e o primeiro painel de cintura elástico pode compreender ainda regiões terceiras do adesivo compreendendo o primeiro material de substrato contínuo, o segundo material de substrato contínuo, pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos, e o primeiro adesivo aplicado continuamente, mas não o segundo adesivo.
[008] Em um quarto exemplo ilustrativo, pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos do terceiro exemplo ilustrativo tendo o primeiro adesivo aplicado continuamente pode formar pelo menos uma porção de uma faixa frontal do artigo absorvente e está localizado mais próximo à borda frontal da cintura do artigo absorvente do que qualquer uma da pluralidade de fios elastoméricos que têm o primeiro adesivo aplicado intermitentemente.
[009] Em um quinto exemplo ilustrativo, a inserção absorvente de qualquer um do primeiro a quarto exemplos ilustrativos pode ser acoplada ao primeiro painel de cintura elástico, de modo que o corpo absorvente se sobreponha à segunda região adesiva e a nenhuma das primeiras regiões adesivas.
[0010] Em um sexto exemplo ilustrativo, a inserção absorvente do terceiro exemplo ilustrativo pode ser acoplada ao primeiro painel de cintura elástico, de modo que o corpo absorvente se sobreponha à segunda região adesiva, mas não se sobreponha à terceira região adesiva.
[0011] Em um sétimo exemplo ilustrativo, o primeiro adesivo de qualquer um do primeiro a sexto exemplos ilustrativos pode ser um adesivo elástico.
[0012] Em um oitavo exemplo ilustrativo, o segundo adesivo de qualquer um do primeiro a sétimo exemplos ilustrativos pode ser um adesivo de laminação.
[0013] Em um nono exemplo ilustrativo, a formação do segundo painel de cintura elástico de qualquer um do primeiro a oitavo exemplos ilustrativos pode compreender as etapas de formação do primeiro painel de cintura elástico.
[0014] Em um décimo exemplo ilustrativo, um método para a montagem de um artigo absorvente, o artigo absorvente compreendendo um chassi compreendendo uma região frontal da cintura com uma borda frontal da cintura, uma região traseira da cintura com uma borda traseira da cintura e uma região entrepernas disposta entre a região frontal da cintura e a região posterior da cintura e uma inserção absorvente disposta na região entrepernas e que se estende da região frontal da cintura até a região traseira da cintura podem compreender a formação de um painel elástico frontal da cintura. A formação do painel frontal elástico da cintura pode compreender a aplicação de um primeiro adesivo intermitentemente a um primeiro de um primeiro painel de cintura elástico, um segundo painel de cintura elástico e pelo menos um dentre uma pluralidade de fios elastoméricos do painel frontal da cintura, a aplicação de um segundo adesivo intermitentemente a um segundo, diferente do primeiro material do painel frontal da cintura, do segundo material do painel frontal da cintura e de pelo menos um da pluralidade de fios elastoméricos do painel frontal da cintura e da combinação do primeiro painel de cintura elástico e do segundo painel de cintura elástico com pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos do painel frontal da cintura dispostos entre eles, formando as primeiras regiões adesivas do painel frontal, onde apenas o primeiro adesivo está presente e as segundas regiões adesivas do painel frontal, onde apenas o segundo adesivo está presente. O método pode ainda compreender formar um painel de cintura traseiro elástico que por sua vez pode compreender aplicar o primeiro adesivo intermitentemente a um primeiro de um primeiro material de painel de cintura traseiro, um segundo material de painel de cintura traseiro e pelo menos um dentre uma pluralidade de fios elastoméricos do painel de cintura traseiro, aplicar o segundo adesivo de forma intermitente a um segundo, diferente do primeiro material do painel traseiro da cintura, do segundo material do painel traseiro da cintura e de pelo menos um da pluralidade de fios elastoméricos do painel traseiro da cintura e combinar o primeiro material do painel da cintura e o segundo material do painel da cintura traseiro com pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos do painel da cintura traseiro dispostos entre eles formando as primeiras regiões adesivas do painel traseiro em que apenas o primeiro adesivo está presente e as regiões adesivas do segundo painel traseiro em que apenas o segundo adesivo é presente. O método do décimo exemplo ilustrativo pode ainda compreender ainda o acoplamento de uma inserção absorvente ao material elástico do painel frontal da cintura e ao material elástico traseiro do painel da cintura, a inserção absorvente compreendendo um corpo absorvente e um forro do lado do corpo e separar uma porção do painel frontal elástico da cintura e o painel traseiro elástico da cintura com a inserção absorvente disposta entre eles para formar um artigo absorvente individual.
[0015] Em um décimo primeiro exemplo ilustrativo, a inserção absorvente do décimo exemplo ilustrativo pode ser acoplada ao painel elástico frontal da cintura, de modo que o corpo absorvente se sobreponha à segunda região adesiva do painel frontal e à segunda região adesiva do painel traseiro.
[0016] Em um décimo segundo exemplo ilustrativo, o método de qualquer um do décimo e décimo primeiro exemplos ilustrativos pode compreender ainda a aplicação de um do primeiro adesivo e do segundo adesivo continuamente a pelo menos um dos fios elastoméricos da cintura do painel frontal da cintura.
[0017] Em um décimo terceiro exemplo ilustrativo, o método de qualquer um do décimo ao décimo segundo exemplos ilustrativos pode ainda compreender separar pelo menos um dos fios elastoméricos do painel frontal da cintura em um local dentro da segunda região adesiva do material do painel frontal da cintura e cortar pelo menos um dos fios elastoméricos do painel traseiro da cintura em um local dentro da segunda região adesiva do material do painel traseiro da cintura.
[0018] Em um décimo quarto exemplo ilustrativo, o segundo material do painel frontal da cintura e o primeiro material do painel frontal da cintura de qualquer um do décimo ao décimo terceiro exemplos ilustrativos podem compreender a mesma manta de material.
[0019] Em um décimo quinto exemplo ilustrativo, o método de qualquer um do décimo ao décimo quarto exemplos ilustrativos pode compreender ainda a ligação do painel frontal elástico da cintura ao painel traseiro elástico da cintura.
[0020] Em um décimo sexto exemplo ilustrativo, o primeiro adesivo de qualquer um do décimo ao décimo quinto exemplos ilustrativos pode ser diferente do segundo adesivo.
[0021] Em um décimo sétimo exemplo ilustrativo, o primeiro adesivo de qualquer um do décimo ao décimo sexto exemplos ilustrativos pode ser aplicado intermitentemente a pelo menos um dos fios elastoméricos do painel frontal da cintura e os fios elastoméricos do painel traseiro da cintura, e o primeiro adesivo pode ser um adesivo elástico.
[0022] Em um décimo oitavo exemplo ilustrativo, um artigo absorvente pode compreender um chassi compreendendo um painel elástico frontal da cintura, o painel elástico frontal da cintura compreendendo uma manta voltada para a peça de vestuário do painel frontal, uma manta voltada para o corpo do painel frontal e uma pluralidade de fios elastoméricos dispostos entre a manta voltada para o vestuário do painel frontal e a manta voltada para o corpo do painel frontal, o painel frontal da cintura compreendendo ainda uma primeira região adesiva do painel frontal compreendendo um primeiro adesivo, mas não um segundo adesivo e uma segunda região adesiva do painel frontal compreendendo o segundo adesivo, mas não o primeiro adesivo. O chassi pode ainda compreender um painel de cintura traseiro elástico, o painel de cintura traseiro elástico compreendendo uma manta voltada para o vestuário do painel traseiro, uma manta voltada para o corpo do painel traseiro e uma pluralidade de fios elastoméricos dispostos entre a manta voltada para o vestuário do painel traseiro e o corpo do painel traseiro voltado para a manta, o painel traseiro da cintura compreendendo ainda uma primeira região adesiva do painel traseiro compreendendo o primeiro adesivo, mas não o segundo adesivo, e uma segunda região adesiva do painel traseiro compreendendo o segundo adesivo, mas não o primeiro adesivo e uma inserção absorvente acoplado ao painel de cintura elastificado frontal e o painel de cintura elastificado traseiro, a inserção absorvente compreendendo um corpo absorvente e um forro do lado do corpo.
[0023] Em um décimo nono exemplo ilustrativo, o artigo absorvente do décimo oitavo exemplo ilustrativo pode compreender uma única manta que se estende entre o painel frontal da cintura e o painel traseiro da cintura formando a manta voltada para o vestuário do painel frontal e a manta voltada para o vestuário do painel traseiro.
[0024] Em um vigésimo exemplo ilustrativo, o corpo absorvente da inserção absorvente de qualquer um do décimo oitavo ao décimo nono exemplos ilustrativos pode se sobrepor à segunda região adesiva do painel frontal, mas não à primeira região adesiva do painel frontal e à segunda região adesiva do painel traseiro, mas não à região adesiva do primeiro painel traseiro.
[0025] O sumário acima de algumas modalidades exemplificativas não se destina a descrever cada modalidade divulgada ou cada implementação de aspectos da divulgação.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0026] Os aspectos da divulgação podem ser entendidos mais a fundo levando em consideração a seguinte descrição detalhada de várias modalidades em conexão com as figuras anexas, nas quais: As FIGS. 1A e 1B são vistas em perspectiva de vistas de sistemas alternativos 100A, 100B para formar um artigo absorvente, de acordo com aspectos da presente divulgação; A FIG. 2 é uma vista plana aproximada da região 2 da FIG. 1A representando adesivos e zonas adesivas, de acordo com aspectos da presente divulgação; A FIG. 3 é uma vista plana de um artigo absorvente exemplar da presente divulgação em uma configuração não dobrada e plana; A FIG. 4A é uma vista plana do artigo absorvente exemplar da FIG. 3 com porções removidas para representar adesivos e regiões adesivas do artigo absorvente; A FIG. 4B é outra vista plana do artigo absorvente exemplar da FIG. 3 com porções removidas para representar adesivos e regiões adesivas do artigo absorvente; e A FIG. 5 é uma vista plana de um artigo absorvente exemplar alternativo, de acordo com aspectos da presente divulgação.
[0027] O uso repetido de caracteres de referência no presente relatório descritivo e nas figuras tem como objetivo representar as características ou elementos iguais ou análogos da presente divulgação. Além disso, embora os aspectos da divulgação sejam susceptíveis a várias modificações e formas alternativas, modalidades específicas da mesma foram demonstradas a título de exemplo nas figuras e serão descritas abaixo em mais detalhes. Deve ser entendido, entretanto, que a intenção não é limitar os aspectos da divulgação às modalidades particulares descritas. Pelo contrário, a intenção é abranger todas as modificações, equivalentes e alternativas que estejam dentro do espírito e escopo da divulgação.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA DIVULGAÇÃO
[0028] A presente divulgação é geralmente direcionada a artigos absorventes elastificados, incluindo regiões adesivas diferentes e não sobrepostas. Em alguns processos para a formação de artigos absorventes, diferentes adesivos podem ser aplicados a fios elásticos e a uma ou mais mantas voltadas. O adesivo aplicado aos fios elásticos, por exemplo, um adesivo elástico, pode ajudar a manter a posição dos fios elásticos dentro do artigo absorvente, enquanto o adesivo aplicado às uma ou mais mantas voltadas, por exemplo, um adesivo de laminação, pode impedir duas manta coladas a partir de delaminação. No entanto, nas regiões do artigo em que os fios elásticos estão presentes e em que o adesivo elástico está presente, o adesivo elástico pode operar para impedir que as duas mantas que imprensam os fios elásticos sejam delaminadas. Por conseguinte, o adesivo de laminação pode ser redundante nessas regiões. A fim de reduzir custos, pode ser benéfico garantir que os artigos absorventes contenham primeiras regiões onde apenas o adesivo elástico está presente e segundas regiões onde apenas o adesivo para laminação está presente.
[0029] A seguinte descrição detalhada deve ser lida com referência às figuras nas quais elementos semelhantes em diferentes figuras são numerados de forma igual. A descrição detalhada e as figuras, que não estão necessariamente em escala, retratam modalidades ilustrativas e não se destinam a limitar o escopo da divulgação. As modalidades ilustrativas retratadas têm finalidade apenas exemplar. Recursos selecionados de qualquer modalidade ilustrativa podem ser incorporados a uma modalidade adicional a menos que claramente indicado em contrário.
[0030] Ao introduzir os elementos da presente divulgação ou a(s) modalidade(s) preferencial(is) desta, os artigos “um/uma”, “a/o” e “dito(a)” têm a intenção de indicar que há um ou mais dos elementos. Os termos “compreendendo”, “incluindo” e “tendo” estão destinados a ser inclusivos e significam que pode haver elementos adicionais que não sejam os elementos listados. Muitas modificações e variações da presente divulgação podem ser feitas sem se afastar do espírito e do escopo desta. Portanto, as modalidades exemplares descritas acima não devem ser usadas para limitar o escopo da invenção. Definições:
[0031] O termo "artigo absorvente" neste documento se refere a um artigo que pode ser colocado contra ou próximo ao corpo (isto é, contíguo ao corpo) do utilizador para absorver e conter vários exsudatos líquidos, sólidos e semissólidos liberados pelo corpo. Tais artigos absorventes, como descritos neste documento, se destinam a ser descartados após um período limitado de uso em vez de serem lavados ou de outro modo restaurados para a reutilização. Deve-se entender que a presente divulgação é aplicável a vários artigos absorventes descartáveis, incluindo, mas não se limitando a fraldas, fraldas de treinamento, calças para crianças, roupas para natação, produtos de higiene feminina, incluindo, mas não se limitando a absorventes, produtos para incontinência, vestuário médicos, compressas cirúrgicas e curativos, outros vestuários para cuidados pessoais ou de cuidados da saúde e similares, sem se afastar do escopo da presente divulgação.
[0032] O termo “ligado” se refere neste documento a unir, aderir, conectar, fixar, ou similar, dois elementos. Dois elementos serão considerados ligados quando estiverem unidos, aderidos, conectados, fixados, ou similar, direta ou indiretamente um ao outro, por exemplo, quando cada um está diretamente ligado aos elementos intermediários. A ligação de um elemento a outro pode ocorrer por meio de ligações contínuas ou intermitentes.
[0033] O termo “trama cardada” refere-se, neste documento, a uma trama contendo fibras naturais ou sintéticas de comprimento descontínuo normalmente com comprimentos de fibra inferiores a cerca de 100 mm. Fardos de fibras descontínuas podem ser submetidos ao processo de abertura para separação das fibras, as quais são então enviadas a um processo de cardagem que separa e penteia as fibras a fim de alinhá-las na direção da máquina depois de serem depositadas sobre um arame em movimento para processamento adicional. Essas tramas geralmente são submetidas a algum tipo de processo de ligação, tais como ligação térmica, usando calor e/ou pressão. Além disso, ou em vez disso, as fibras podem ser submetidas a processos adesivos para ligar as fibras umas às outras, tal como pelo uso de adesivos em pó. A trama cardada pode ser submetida a entrelaçamento fluido, tal como hidroentrelaçamento, para entrelaçar ainda mais as fibras e, assim, melhorar a integridade da trama cardada. As tramas cardadas, devido ao alinhamento das fibras na direção de máquina, quando são ligadas, geralmente terão mais resistência na direção de máquina do que resistência na direção transversal de máquina.
[0034] O termo “película” se refere neste documento a uma película termoplástica feita usando um processo de extrusão e/ou formação, tal como o processo de extrusão de película fundida ou de película soprada. O termo inclui películas com aberturas, películas com fendas e outras películas porosas, as quais constituem películas de transferência de líquido, bem como películas que não transferem fluidos, tais como, mas não limitadas a, películas de barreira, películas preenchidas, películas respiráveis e películas orientadas.
[0035] O termo “g/m2” se refere neste documento a gramas por metro cúbico.
[0036] O termo “hidrofílico” se refere neste documento a fibras ou a superfícies de fibras que são molhadas por líquidos aquosos em contato com as fibras. O grau de molhamento dos materiais pode, por sua vez, ser descrito em termos de ângulos de contato e de tensões superficiais dos líquidos e materiais implicados. Os equipamentos e técnicas adequados para a medição da molhabilidade de materiais fibrosos específicos ou de misturas de materiais fibrosos podem ser fornecidos por Cahn SFA-222 Surface Force Analyzer System (sistema de analisador de resistência de superfície) ou por um sistema substancialmente equivalente. Quando medidas com este sistema, as fibras que possuem ângulos de contato menores do que 90 são designadas como “molháveis” ou hidrofílicas, e fibras com ângulos de contato maiores do que 90 são designadas “não molháveis” ou hidrofóbicas.
[0037] O termo “impermeável a líquidos” se refere neste documento a um laminado de camada simples ou múltiplas camadas no qual os exsudatos corporais líquidos, tais como urina, não passarão pela camada ou laminado, sob condições normais de uso, em um sentido geralmente perpendicular ao plano da camada ou laminado no ponto de contato com o líquido.
[0038] O termo “permeável a líquidos” se refere neste documento a qualquer material que não seja impermeável a líquidos.
[0039] O termo “meltblown” se refere neste documento às fibras formadas pela extrusão de um material termoplástico fundido, por meio de uma pluralidade de moldes capilares finos, geralmente circulares, como fios ou filamentos fundidos, em fluxos de gás aquecido de convergência em alta velocidade (por exemplo, ar), que atenuam os filamentos de material termoplástico fundido a fim de reduzir seus diâmetros, que pode ser um diâmetro de microfibra. Por conseguinte, as fibras meltblown são carregadas pelo fluxo de gás em alta velocidade e são depositadas em uma superfície de coleta de modo a formar uma trama de fibras meltblown dispersas aleatoriamente. Tal processo é divulgado, por exemplo, na Patente dos EUA n° 3.849.241 para Butin, et al., incorporada neste documento por referência. Fibras meltblown são microfibras que podem ser contínuas ou descontínuas, normalmente são menores do que 0,6 denier e podem ser pegajosas e autoaderentes quando depositadas sobre uma superfície coletora.
[0040] O termo “não tecido” se refere neste documento a materiais e tramas de materiais formados sem o auxílio de um processo de tecelagem ou tricotagem têxtil. Os materiais e tramas de materiais podem ter uma estrutura de fibras individuais, filamentos ou fios (coletivamente referidos como “fibras”) que podem estar intercalados, mas não de uma forma identificável, como em um tecido de malha. Tramas ou materiais não tecidos podem ser formados a partir de muitos processos, por exemplo, mas não limitados a, processos de meltblown, processos de spunbond, processos de trama cardada etc.
[0041] O termo “spunbond” se refere neste documento a fibras de pequeno diâmetro formadas pela extrusão de material termoplástico fundido como filamentos a partir de uma pluralidade de capilares finos de uma fieira, com uma configuração circular ou de outro tipo, e o diâmetro dos filamentos extrudados é reduzido rapidamente por meio de um processo convencional, por exemplo, extrusão por tração, e processos descritos na Patente dos EUA n° 4.340.563 para Appel et al., Patente dos EUA n° 3.692.618 para Dorschner et al., Patente dos EUA n° 3.802.817 para Matsuki et al., Patente dos EUA n° 3.338.992 e 3.341.394 para Kinney, Patente dos EUA n° 3.502.763 para Hartmann, Patente dos EUA n° 3.502.538 para Peterson e Patente dos EUA n° 3.542.615 para Dobo et al., cada uma delas incorporada neste documento em sua totalidade para referência. As fibras spunbond são geralmente contínuas e muitas vezes apresentam uma média de comprimento denier maior que 0,3, e em uma modalidade, entre cerca de 0,6, 5 e 10 e cerca de 15, 20 e 40. Normalmente, as fibras spunbond não são aderentes quando são depositadas em uma superfície de coleta.
[0042] O termo "superabsorvente" se refere neste documento a um material orgânico ou inorgânico insolúvel em água e expansível em água capaz de absorver, sob as condições mais favoráveis, pelo menos cerca de 15 vezes o seu peso, e em uma modalidade, pelo menos cerca de 30 vezes seu peso, numa solução aquosa contendo de cerca de 0,9 por cento em peso de cloreto de sódio. Os materiais superabsorventes podem ser polímeros e materiais naturais, sintéticos e naturais modificados. Além disso, os materiais superabsorventes podem ser materiais inorgânicos, como géis de sílica, ou compostos orgânicos, como polímeros reticulados.
[0043] O termo “termoplástico” se refere neste documento a um material que amolece e que pode ser moldado quando exposto ao calor e que, substancialmente, retorna a uma condição não amolecida quando resfriado.
[0044] O termo "usuário" ou "cuidador" neste documento se refere a uma pessoa que veste um artigo absorvente, tal como, mas não limitado a, uma fralda, fralda de treinamento, calça para crianças, produto para incontinentes ou outro artigo absorvente em torno do utilizador de um desses artigos absorventes. Um usuário e um utilizador podem ser a mesma pessoa.
[0045] As FIGS. 1A e 1B representam métodos alternativos para formar artigos absorventes de acordo com a presente divulgação: métodos 100A e 100B, respectivamente. De acordo com o método 100A da FIG. 1A, o primeiro painel frontal de cintura elastificado 162 tendo uma borda frontal da cintura 126 pode ser formado avançando uma primeira manta do painel frontal da cintura 111, uma segunda manta do painel frontal da cintura 113e um ou mais fios elastoméricos do painel frontal da cintura 121 em uma direção da máquina 102. Um ou mais fios elastoméricos do painel frontal da cintura 121 estão posicionados entre a primeira manta do painel frontal da cintura 111 e a segunda manta do painel frontal da cintura 113 e podem ser aplicados a uma das mantas 111, 113. Da mesma forma, um painel traseiro elástico da cintura 172 tendo uma borda traseira da cintura 128 pode ser formado avançando uma primeira manta do painel traseiro da cintura 115, uma segunda manta do painel traseiro da cintura 117e um ou mais fios elastoméricos do painel traseiro da cintura 123 na direção da máquina 102. Um ou mais fios elastoméricos do painel traseiro da cintura 123 estão posicionados entre a primeira manta do painel traseiro da cintura 115 e a segunda manta do painel traseiro da cintura 117 e podem ser aplicados a uma das mantas. Qualquer uma das mantas 111, 113, 115, 117 também pode ser denominada materiais de substrato ao longo da presente divulgação.
[0046] A fim de facilitar a ligação das mantas 111, 113 com os fios elastoméricos 121 e das mantas 115, 117 com os fios elastoméricos 123, o adesivo pode ser aplicado às mantas 111, 113, 115, 117 e/ou aos fios elastoméricos 121, 123. Em algumas modalidades, um primeiro adesivo 142 pode ser aplicado pelo aplicador de adesivo 132 a pelo menos alguns dos um ou mais fios elastoméricos 121. Um segundo adesivo 144 pode ser aplicado pelo aplicador adesivo 134 à manta 113. Embora, em outras modalidades, o aplicador de adesivo 134 possa ser posicionado para aplicar o adesivo 144 na manta 111, ou até mesmo vários aplicadores de adesivo 134 que apliquem o adesivo 144 nas mantas 111 e 113. Naturalmente, cada uma das mantas 111, 113 tem superfícies voltadas para o corpo e superfícies voltadas para vestuário, com as superfícies voltadas para o corpo sendo as superfícies voltadas para cima, como visto nas FIGS. 1A e 1B. Nas modalidades em que o adesivo 144 é aplicado à manta 111, o adesivo pode ser aplicado a uma superfície voltada para o corpo da manta 111, enquanto que se o adesivo 144 for aplicado à manta 1113, o adesivo 143 pode ser aplicado à superfície voltada para a roupa da manta 113.
[0047] Em qualquer uma dessas modalidades, para formar o painel frontal da cintura 162, o adesivo 144 pode ser aplicado de forma intermitente às mantas 111 e/ou 113. Nas modalidades em que o adesivo 144 é aplicado a ambas as mantas 111, 113, o adesivo 144 pode ser aplicado intermitentemente a ambas as mantas 111, 1113 de uma maneira coordenada, de modo que o adesivo 144 aplicado a ambas as mantas 111, 113 coincide quando as manta 111, 113 são reunidas no estreitamento 131. Além disso, para os fios elastoméricos 121 aos quais o adesivo 142 é aplicado, o adesivo 142 também pode ser aplicado de maneira intermitente. A aplicação intermitente a ambos os fios 121 e as mantas 111 e/ou 113 pode ser feita de uma maneira coordenada de modo que exista uma sobreposição mínima ou inexistente do adesivo 142 com o adesivo 144 quando os fios 121 e as mantas 111, 113 são reunidos.
[0048] Para o painel traseiro da cintura 172, o primeiro adesivo 143 e o segundo adesivo 145, aplicados pelos aplicadores de adesivo 133, 135, respectivamente, podem ser aplicados aos fios 123 e às mantas 115, 117 da mesma maneira que a descrita em relação ao painel frontal da cintura 162. As mantas 111, 113, com os fios 121 dispostos entre as mesmas, e as mantas 115, 117 com os fios 123 dispostos entre elas são então reunidas nos estreitamento 131 e 133, respectivamente, onde as mantas 111, 113, 115, 117 e os fios 121, 123 são ligados entre si, formando os painéis frontal e traseiro da cintura 162, 172.
[0049] A formação dos painéis frontal e traseiro da cintura 162, 172 dessa maneira criará as primeiras regiões adesivas dentro dos painéis 162, 172, onde o primeiro adesivo142, 143 está presente, mas o segundo adesivo 144, 145 não está presente e a segunda região adesiva, onde o segundo adesivo 144, 145 está presente e o primeiro adesivo 142, 143 não está presente. Essas regiões adesivas serão descritas em mais detalhes abaixo em relação a outras figuras.
[0050] Em pelo menos algumas modalidades, os primeiros adesivos 142, 143 podem ser o mesmo adesivo. Alguns adesivos adequados para os primeiros adesivos 142, 143 são adesivos elásticos. Tais adesivos elásticos são geralmente conhecidos na técnica. Os segundos adesivos 144, 145 também podem ser o mesmo adesivo em algumas modalidades. Alguns adesivos adequados para segundos adesivos 144, 145 podem compreender o que é conhecido como adesivos de revestimento ou adesivos de laminação na técnica. Por conseguinte, em pelo menos algumas modalidades, os primeiros adesivos 142, 143 podem diferir dos segundos adesivos 144, 145. No entanto, em algumas modalidades, todos os adesivos 142, 143, 144 e 145 podem ser o mesmo adesivo.
[0051] O método 100A em modalidades particulares inclui ainda fornecer um suprimento 158 de inserções absorventes individuais 58, sobrepondo as inserções absorventes individuais 58 entre o painel frontal da cintura 162 e o painel traseiro da cintura 172 e anexando as inserções absorventes individuais 58 ao painel frontal da cintura 162 e ao painel traseiro da cintura 172. Conforme será mostrado em mais detalhes, em pelo menos algumas modalidades, as inserções absorventes individuais 58 podem ser acopladas ao painel frontal da cintura 162 e ao painel traseiro da cintura 172, de modo que as inserções absorventes individuais 58 se sobreponham às segundas regiões adesivas do painel de cintura frontal 162 e do painel de cintura traseiro 172, mas não as primeiras regiões adesivas do painel frontal da cintura 162 e do painel traseiro da cintura 172. Em certas modalidades, as inserções absorventes 58 podem ser fabricadas em uma orientação, conforme indicado pelo suprimento 158 de inserções absorventes individuais 58 e, em seguida, cortadas e rotacionadas em 90 graus (como na estação de corte e rotação 159) antes da fixação no painel frontal da cintura 162 e painel traseiro da cintura 172.
[0052] O método pode, em modalidades particulares, ainda incluir a remoção de porções 105A do painel frontal da cintura 162 e do painel traseiro da cintura 172 (como na estação de corte 108) para definir uma série de recuos espaçados 106. Tais etapas produzem uma definição no painel frontal da cintura 162 e no painel traseiro da cintura 172 de uma série interconectada 120 de artigos absorventes descartáveis 20. Embora as porções 105A sejam mostradas sendo removidas antes da aplicação das inserções absorventes individuais 58, deve ser entendido que essa remoção pode ocorrer em diferentes locais dentro do método 100A em diferentes modalidades.
[0053] O método 100A pode ainda incluir dobrar a série interconectada 120 de artigos absorventes descartáveis 20, como em uma estação de dobragem de artigos 112, ao longo de uma linha de dobragem longitudinal centralizada transversalmente que se estende na direção da máquina 102, de modo que a borda frontal da cintura 126 seja trazida em estreita proximidade com a borda da cintura traseira 128. Em modalidades particulares, o método 100A compreende ainda fixar o painel frontal da cintura 162 ao painel traseiro da cintura 172 para criar uma série de ligações de costura laterais 150 (como na estação de costura 152) espaçadas na direção da máquina 102. O método compreende adicionalmente cortar a série dobrada e interconectada 120 de artigos absorventes descartáveis 20 em uma série de locais de corte 155 (como na estação de corte 156) espaçados na direção da máquina 102 para criar a pluralidade de artigos absorventes descartáveis 20.
[0054] Em outras modalidades, o método 100A pode incluir etapas adicionais. Por exemplo, o método 100A pode ainda incluir a fixação de um elemento elástico de perna contínuo (não mostrado) a um ou ambos o painel frontal da cintura 162 e o painel traseiro da cintura 172. Em tais modalidades, os elementos elásticos de perna podem se estender na direção da máquina 102 e sobrepor os elementos elásticos de perna com o painel frontal da cintura 162 e/ou o painel traseiro de cintura 172 e posicionar uma folha de transporte (não mostrada) sobre o(s) elemento(s) elástico(s) de perna. A folha transportadora pode então ser colada ao painel frontal da cintura 162 e/ou ao painel traseiro da cintura 172 com o(s) elemento(s) elástico(s) de perna disposto(s) entre a folha transportadora e o painel frontal da cintura 162 e/ou o painel traseiro da cintura 172. O(s) elemento(s) elástico(s) de perna podem ainda ser rompidos em algumas modalidades em uma série de pontos de corte elásticos espaçados na direção da máquina 102, cada ponto de corte elástico sendo geralmente alinhado na direção da máquina 102 com um respectivo conjunto absorvente individual 58 (não mostrado).
[0055] Adicionalmente ou alternativamente em ainda outras modalidades, o método 100A pode ainda incluir dobrar a borda frontal da cintura 126 da manta do primeiro painel frontal da cintura 111, tal como em uma estação de dobragem frontal da cintura 136, para criar uma dobra frontal da borda da cintura 127 e envolver um ou mais dos fios elastoméricos 121 do painel frontal da cintura formando uma região frontal do cós. Em tal modalidade, a dobra frontal da borda da cintura 127 define a borda frontal da cintura 126 do artigo 20. O método pode incluir, em vez disso ou adicionalmente, dobrar a borda traseira da cintura 128 da manta do primeiro painel traseiro da cintura 115, tal como na estação de dobramento traseira da cintura 138, para criar uma dobra traseira da borda traseira da cintura 129 e envolver um ou mais dos fios elastoméricos do painel traseiro da cintura 123, formando uma região traseira da cintura. Em tal modalidade, a dobra da borda traseira da cintura 129 define a borda traseira da cintura 128 do artigo 20.
[0056] Dobrar as mantas bandas 111 e/ou 115 é apenas um método possível de formar regiões da cintura do artigo 20. Outros métodos podem incluir anexar um material de manta e dobrar o material de manta anexado para envolver um ou mais dos fios 121 e/ou 123. Alternativamente, a manta anexada pode ser uma manta elástica, proporcionando uma função elástica sem a necessidade de envolver um ou mais dos fios 121 e/ou 123. Nas modalidades em que um ou mais dos fios 121 e/ou 123 são encerrados formando região(ões) da cintura, o primeiro adesivo 142, 143 pode ser aplicado aos fios 121 e/ou 123 de uma maneira contínua, em contraste com a aplicação intermitente a um ou mais dos fios 121 e/ou 123 que não fazem parte de nenhuma região da cintura. Os vários padrões e regiões adesivas diferentes são descritos em mais detalhes abaixo com relação a figuras adicionais.
[0057] Em ainda outras modalidades adicionais ou alternativas, um ou mais dos fios elastoméricos 121, 123 podem ser deselastificados em um ou mais locais nos fios 121 e/ou 123. Por exemplo, as inserções absorventes individuais 58 podem ser conectadas ao painel frontal da cintura 162 e/ou ao painel traseiro da cintura 172 sobrepondo-se a um ou mais dos fios 121, 123. A natureza elastomérica dos fios 121, 123 pode causar um agrupamento indesejável das mantas 111, 113, 115 e/ou 117 e/ou das inserções absorventes individuais 58. Por conseguinte, os fios 121 e/ou 123 podem ser deselastificados na região onde os fios 121, 123 se sobrepõem às inserções absorventes individuais 58. Um método de deselastificar os fios 121 e/ou 123 é cortar os fios. Em tais modalidades, os fios 121 e/ou 123 podem ser cortados em um ou mais locais ao longo de seu comprimento na direção da máquina 102, onde os fios 121 e/ou 123 se sobrepõem às inserções absorventes individuais 58. Conforme será reconhecido, esta região em que os fios 121 e/ou 123 se sobrepõem às inserções absorventes individuais 58 corresponde às segundas regiões 204, onde apenas o segundo adesivo 144 está presente. O segundo adesivo 144 pode não ser suficientemente forte o suficiente para impedir que os fios 121 e/ou 123 se retraiam após serem cortados. Por conseguinte, depois que os fios 121 e/ou 123 foram cortados, os fios 121 e/ou 123 podem se retrair em direção às primeiras regiões 202.
[0058] A FIG. 1B representa o método alternativo 100B para formar os artigos absorventes descartáveis 20. O método da FIG. 1B é muito semelhante ao método da FIG. 1A, com algumas diferenças importantes. Uma diferença é que, em vez de fornecer a manta do primeiro painel frontal da cintura 111 e o material do primeiro painel traseiro da cintura 115, o método 100B usa um primeiro material unitário do painel da cintura 114. Conforme pode ser visto na FIG. 1B, o primeiro material unitário do painel da cintura 114 tem uma largura na direção contrária da máquina 103 suficiente para abranger e sobrepor o segundo material do painel frontal da cintura 113 e o segundo material traseiro do painel da cintura 117. Por conseguinte, o painel frontal da cintura 162 compreende o primeiro material unitário do painel da cintura 114, um ou mais fios elastoméricos do painel frontal da cintura 121 e o segundo material do painel frontal da cintura 113, enquanto o painel traseiro da cintura 172 compreende o primeiro material unitário do painel da cintura 114, um ou mais fios elastoméricos do painel traseiro da cintura 123 e o segundo material do painel traseiro da cintura 117. Além disso, em tais modalidades, as porções unitárias 105B podem ser removidas na estação de corte 108 em oposição às duas porções separadas 105A do método 100A. As outras etapas opcionais e adicionais descritas em relação ao método 100A podem ser utilizadas em conjunto com o método 100B de maneira semelhante.
[0059] Para maior clareza e facilidade de descrição, as modalidades adicionais descritas na presente divulgação referem-se a artigos absorventes descartáveis 20 formados de acordo com o método 100A. Deve-se entender que isso não pretende limitar o escopo desta divulgação de nenhuma maneira.
[0060] A FIG. 2 é uma ampliação da caixa 2 da FIG. 1, representando uma região do painel frontal da cintura 162 compreendendo a primeira manta do painel frontal da cintura 111, a segunda manta do painel frontal da cintura 113 e um ou mais fios elastoméricos do painel frontal da cintura 121 e também representando as primeiras regiões adesivas 202 e uma segunda região adesiva 204, formada pelo primeiro adesivo 142 e pelo segundo adesivo 144 que foram aplicados a um ou mais fios elastoméricos do painel frontal da cintura 121 e à primeira manta do painel frontal da cintura 111 e/ou à segunda manta do painel frontal da cintura 113.
[0061] Conforme pode ser visto na FIG. 2, nenhum do primeiro adesivo 142, que é representado por hachura angular disposta em torno dos fios elastoméricos do painel frontal da cintura 121 nas primeiras regiões 202, e o segundo adesivo 144, que é representado por hachura cruzada disposta na segunda região 204, se sobrepõe. As linhas 210 representam os limites entre as primeiras regiões 202 e a segunda região 204. No entanto, em algumas modalidades, o primeiro adesivo 142 e o segundo adesivo 144 podem se sobrepor parcialmente. Por exemplo, pode haver uma zona de sobreposição (não mostrada) de linhas próximas 210, onde o primeiro adesivo 142 e o segundo adesivo 144 estão presentes. Em algumas modalidades, esta zona de sobreposição pode ter uma largura de zona 211 que pode ter um valor entre cerca de 1 mm e cerca de 20 mm, ou entre cerca de 2 mm e cerca de 10 mm, ou cerca de 1 mm, cerca de 2 mm, cerca de 3 mm, cerca de 4 mm, cerca de 5 mm, cerca de 6 mm, cerca de 7 mm, cerca de 8 mm, cerca de 9 mm, cerca de 10 mm, cerca de 11 mm, cerca de 12 mm, cerca de 13 mm, cerca de 14 mm, cerca de 15 mm ou qualquer outro valor adequado. Tais zonas de sobreposição podem ocorrer onde os aplicadores de adesivo 132, 134 têm um tempo de resposta suficientemente lento e/ou os adesivos 142, 144 têm viscosidades baixas o suficiente para que o fluxo dos adesivos 142, 144 possa não ser capaz de iniciar e parar com rapidez suficiente para fornecer regiões exatas e discretas 202, 204.
[0062] A FIG. 3 é uma vista plana de um artigo absorvente exemplar 20 em uma configuração desdobrada e plana. O artigo 20 tem uma região frontal da cintura 252, uma região entrepernas 254 e uma região posterior da cintura 256 e pode se estender em uma direção longitudinal entre uma borda frontal da cintura 126 e uma borda traseira da cintura 128. A região da cintura frontal 252 pode ser definida pela extensão longitudinal da segunda manta do painel frontal da cintura 113, enquanto a região da cintura traseira 256 pode ser definida pela extensão longitudinal da segunda manta do painel da cintura traseira 117. Em algumas modalidades, cada uma das regiões 252, 254 e 256 pode representar um terço de um comprimento longitudinal geral do artigo 20, mas isso não é necessário em todas as modalidades.
[0063] O artigo 20 compreende o painel frontal da cintura 162, o painel traseiro da cintura 172 e a inserção absorvente 58 acoplada ao painel frontal da cintura 162 e ao painel traseiro da cintura 172. A inserção absorvente 58 pode geralmente compreender uma cobertura externa 60, um forro do lado do corpo 57e um corpo absorvente 59 disposto entre a cobertura externa 60 e o forro do lado do corpo 57. Em algumas modalidades, uma extensão lateral da cobertura externa 60 e o forro do lado do corpo 57 pode ser maior que a extensão lateral do corpo absorvente 59. Em tais modalidades, a cobertura externa 60 e o forro do lado do corpo 57 podem ser ligados entre si para envolver completamente o corpo absorvente 59 em todos os lados. Embora ainda em outras modalidades o forro do lado do corpo 57 não possa se estender além do corpo absorvente 59.
[0064] O forro do lado do corpo 57 pode ser fabricado a partir de uma ampla seleção de materiais, como fibras sintéticas (por exemplo, fibras de poliéster ou polipropileno), fibras naturais (por exemplo, fibras de madeira ou algodão), uma combinação de fibras naturais e sintéticas, espumas porosas, espumas reticuladas, películas plásticas abertas ou similares. Exemplos de materiais adequados incluem, mas não estão limitados a raion, madeira, algodão, poliéster, polipropileno, polietileno, náilon, ou outras fibras ligadas por calor, poliolefinas, tais como, mas não limitadas a copolímeros de polipropileno e polietileno, polietileno linear de baixa densidade e ésteres alifáticos como o ácido polilático, tramas de películas finamente perfuradas, materiais de rede e similares, bem como suas combinações.
[0065] Vários tecidos e não tecidos podem ser usados para o forro do lado do corpo 57. O forro do lado do corpo 57 pode incluir um tecido, um não tecido, uma película de polímero, um laminado de tecido-película ou semelhante, bem como combinações dos mesmos. Exemplos de um tecido não tecido podem incluir tecido spunbond, tecido meltblown, tecido coformado, trama cardada, trama cardada e ligada, tecido spunbond bicomponente, spunlace ou similares, bem como suas combinações. O forro do lado do corpo 57 não precisa ser uma estrutura de camada unitária e, portanto, pode incluir mais de uma camada de tecidos, películas e/ou mantas, bem como combinações dos mesmos. Por exemplo, o forro do lado do corpo 57 pode incluir uma camada de suporte e uma camada de projeção que podem ser hidroentremeadas. A camada de projeção pode incluir projeções ocas, como as divulgadas na Patente dos EUA 9.474.660, para Kirby, Scott S.C. et al, cuja totalidade é aqui incorporada por referência.
[0066] Em outros exemplos, o forro do lado do corpo 57 pode ser composto por uma manta meltblown ou spunbond de fibras de poliolefina. Alternativamente, o forro do lado do corpo 57 pode ser uma manta ligada- cardada composta de fibras naturais e/ou sintéticas. O forro do lado do corpo 57 pode ser composto de um material substancialmente hidrofóbico, e o material hidrofóbico pode, opcionalmente, ser tratado com um surfactante ou processado de outro modo para proporcionar um nível desejado de molhabilidade e hidrofilicidade. O surfactante pode ser aplicado por quaisquer meios convencionais, tais como pulverização, impressão, forro com pincel ou semelhantes. O surfactante pode ser aplicado a todo o forro do lado do corpo 57 ou pode ser aplicado seletivamente a seções particulares do forro do lado do corpo 57.
[0067] Em uma modalidade, um forro do lado do corpo 57 pode ser construído de uma manta de dois componentes não tecidos. A trama não tecida bicomponente pode ser uma trama spunbonded bicomponente ou uma trama bicomponente cardada e ligada. Um exemplo de uma fibra descontínua bicomponente inclui uma fibra bicomponente de polietileno/polipropileno. Nesta fibra bicomponente particular, o polipropileno forma o núcleo e o polietileno forma o forro da fibra. Fibras com outras orientações, tais como multilobal, lado a lado, ponta a ponta podem ser usadas sem se afastar do escopo da presente divulgação. Em uma modalidade, um forro do lado do corpo 57 pode ser um substrato fiado com uma gramatura de cerca de 10 ou 12 a cerca de 15 ou 20 g/m2. Em uma modalidade, um forro do lado do corpo 57 pode ser um substrato spunbond-meltblown-spunbond de 12 g/m2 com 10% de teor meltblown aplicado entre as duas camadas de spunbond.
[0068] A cobertura externa 60 e/ou porções da mesma podem ser respiráveis e/ou impermeáveis a líquidos. A cobertura externa 60 e/ou porções da mesma pode ser elástica, elástica ou não elástica. A cobertura externa 60 pode ser construída de uma única camada, múltiplas camadas, laminados, tecidos spunbond, películas, tecidos meltblown, rede elástica, mantas microporosas, mantas ligadas-cardadas ou espumas fornecidas por materiais elastoméricos ou poliméricos. Em uma modalidade, por exemplo, a cobertura externa 60 pode ser construída de uma película polimérica microporosa, tal como polietileno ou polipropileno.
[0069] Em algumas modalidades específicas, a cobertura externa 60 pode ser uma única camada de um material impermeável a líquidos, como uma película polimérica. Em outras modalidades, a cobertura externa 60 pode ser um laminado de múltiplas camadas no qual pelo menos uma das camadas é impermeável a líquidos. Em algumas modalidades, a cobertura externa 60 pode ser uma construção de duas camadas, incluindo uma camada externa (não mostrada) e uma camada interna (não mostrada) que podem ser ligadas entre si, como por um adesivo laminado. Os adesivos laminados apropriados podem ser aplicados continuamente ou intermitentemente como grânulos, um spray, redemoinhos paralelos ou similares, mas deve ser entendido que a camada interior pode ser ligada à camada exterior por outros métodos de ligação, incluindo, mas não limitado a, ligações ultrassônicas, ligações térmicas, ligações por pressão, ou similar.
[0070] A camada externa da cobertura externa 60 pode ser qualquer material adequado e pode ser um que forneça uma textura ou aparência geralmente semelhante a tecido ao usuário. Um exemplo de tal material pode ser uma manta cardada-ligada de 100% de polipropileno com um padrão de ligação em diamante disponível junto à Sandler A.G., Alemanha, tal como a Sawabond 4185® de 30 g/m2 ou equivalente. Outro exemplo de material adequado para uso como uma camada externa de uma cobertura externa 60 pode ser uma manta não tecida de 20 g/m2 de polipropileno não tecido. A camada externa também pode ser feita com os mesmos materiais dos quais pode ser feito o forro do lado do corpo 60, conforme descrito aqui.
[0071] A camada interna impermeável aos líquidos da cobertura externa 60 (ou a cobertura externa impermeável aos líquidos 60, onde a cobertura externa 60 é de construção de camada única) pode ser permeável ao vapor (isto é, "respirável") ou impermeável ao vapor. A camada interna impermeável ao líquido (ou a cobertura externa impermeável ao líquido 60, onde a cobertura externa 60 é de uma construção de camada única) pode ser fabricada a partir de uma fina película plástica. A camada interna impermeável ao líquido (ou a cobertura externa impermeável ao líquido 60, onde a cobertura externa 60 é de uma construção de camada única) pode inibir que os exsudatos líquidos do corpo vazem do artigo absorvente 20 e molhem os artigos, como lençóis e roupas de cama, assim como o usuário e o cuidador.
[0072] Conforme pode ser visto, o painel frontal da cintura 162 pode geralmente estar localizado dentro da região frontal da cintura 252 enquanto o painel traseiro da cintura 172 pode geralmente estar localizado dentro da região traseira da cintura 256. Cada um dos painéis 162, 172 é mostrado compreendendo um número de fios elastoméricos 121, 123. Embora na modalidade da FIG. 3, cada painel 162, 172 seja mostrado compreendendo cinco (5) fios elastoméricos 121, 123, isso não pretende ser de forma alguma limitativo. Por exemplo, em modalidades alternativas, cada um dos painéis 162, 172 pode compreender qualquer número adequado de fios elastoméricos 121, 123, tais como entre cerca de 3 e cerca de 20, ou entre cerca de 5 e cerca de 15, ou entre cerca de 7 e cerca de 13. Além disso, em algumas modalidades, o número de fios elastoméricos 121, 123 pode ser diferente em cada um dos painéis 121, 123.
[0073] Os fios 121, 123 podem ser formados a partir de borracha ou outros materiais elastoméricos. Alguns materiais adequados incluem filamentos elásticos da marca Lycra® disponíveis pela DuPont Corporation. Em algumas modalidades, os fios elastoméricos 121, 123 são feitos de Creora Spandex 940 decitex, que corresponde a um diâmetro de cerca de 0,016 polegadas por fio. Além disso, cada um dos fios individuais 121, 123 pode ser compreendido entre cerca de 10 e cerca de 50 micro-fios que são enrolados em conjunto para formar fios elásticos compostos.
[0074] Geralmente, as mantas 111, 113, 115 e 117 podem compreender qualquer material adequado para uso em um artigo absorvente, como o artigo 20. As mantas 113 e 117 são mantas voltadas para o corpo, que podem estar em contato com um usuário quando o artigo 20 é usado. Por conseguinte, as mantas 113, 117 podem compreender qualquer um dos materiais descritos em relação ao forro do lado do corpo 57. Por exemplo, as mantas 113, 117 podem preferencialmente ter uma sensação suave de conforto quando usadas contra um corpo. As mantas 111, 115, em contraste, são mantas voltadas para o vestuário que podem ser expostas a vestimentas quando usadas por um usuário. Geralmente, as mantas 111, 115 também podem compreender qualquer um dos materiais descritos em relação ao forro do lado do corpo 57 e podem ser do mesmo material que as mantas correspondentes 113, 117. Embora, em outras modalidades, as mantas 111, 115 possam compreender qualquer um dos materiais descritos em relação à cobertura externa 60. Por exemplo, pode ser benéfico, em algumas modalidades, para as mantas 113, 117 serem impermeáveis aos líquidos, a fim de desempenhar uma função semelhante à cobertura externa 60, para evitar vazamentos de líquidos fora do artigo 20 e nas roupas de vestuário de um usuário.
[0075] O corpo absorvente 59 pode ser adequadamente construído para ser geralmente compressível, conformável, maleável, não irritante para a pele do usuário e capaz de absorver e reter exsudatos corporais líquidos. O corpo absorvente 59 pode ser fabricado em uma ampla variedade de tamanhos e formas (por exemplo, retangular, trapezoidal, em forma de T, em forma de I, em forma de ampulheta, etc.) e em uma ampla variedade de materiais. O tamanho e a capacidade absorvente do corpo absorvente 59 podem geralmente ser compatíveis com o tamanho do usuário pretendido (bebês a adultos) e a carga de líquido conferida pelo uso pretendido do artigo absorvente 20. O corpo absorvente 59 pode ter um comprimento e largura que podem ser menores ou iguais ao comprimento e largura do artigo absorvente 20.
[0076] Em uma modalidade, o corpo absorvente 20 pode ser composto de um material de manta de fibras hidrofílicas, fibras celulósicas (por exemplo, fibras de polpa de madeira), fibras naturais, fibras sintéticas, folhas tecidas ou não tecidas, rede de reforço ou outras estruturas estabilizadoras, material superabsorvente, materiais aglutinantes, surfactantes, materiais hidrofóbicos e hidrofílicos selecionados, pigmentos, loções, agentes de controle de odores ou similares, bem como combinações dos mesmos. Em uma modalidade, o corpo absorvente 59 pode ser uma matriz de cotão celulósico e material superabsorvente. Em uma modalidade, o corpo absorvente 59 pode ser construído de uma única camada de materiais ou, em alternativa, pode ser construído de duas ou mais camadas de materiais.
[0077] Vários tipos de fibras hidrofílicas molháveis podem ser utilizados no corpo absorvente 59. Exemplos de fibras adequadas incluem fibras naturais, fibras celulósicas, fibras sintéticas compostas de celulose ou derivados de celulose, tais como fibras de raiom; fibras inorgânicas constituídas por um material inerentemente molhável, tal como fibras de vidro; fibras sintéticas feitas de polímeros termoplásticos inerentemente molháveis, tais como fibras particulares de poliéster ou de poliamida, ou composto de polímeros termoplásticos não molháveis, tais como fibras de poliolefina, que foram hidrofilizadas por meios apropriados. As fibras podem ser hidrofilizadas, por exemplo, por tratamento com um surfactante, tratamento com sílica, tratamento com um material que tem uma porção hidrofílica adequada e não é facilmente removido da fibra, ou pelo forro da fibra hidrofóbica não molhável com um polímero hidrofílico durante ou após a formação da fibra. Os materiais superabsorventes adequados podem ser selecionados dentre materiais e polímeros naturais, sintéticos e naturais modificados. Os materiais superabsorventes podem ser materiais inorgânicos, como géis de sílica, ou compostos orgânicos, tais como polímeros reticulados. Em uma modalidade, o corpo absorvente 59 pode estar livre de material superabsorvente.
[0078] A FIG. 3 mostra ainda a região da cintura frontal 231 e a região da cintura traseira 232. Conforme descrito anteriormente, em algumas modalidades uma porção de uma das mantas 111, 113 e/ou 115, 117 pode ser dobrada para envolver um ou mais dos fios 121, 123 para formar as regiões da cintura 231 e/ou 232. Na modalidade da FIG. 3, a região do cós frontal 231 e a região do cós traseiro 232 são mostradas compreendendo dois fios elastoméricos 121, 123, respectivamente. No entanto, em outras modalidades, o número de fios 121, 123 compreendendo a região da cintura frontal 231 e/ou a região da cintura traseira 232 pode ser qualquer número adequado, como entre cerca de 2 e cerca de 15 ou entre cerca de 4 e cerca de 15 ou entre cerca de 5 e cerca de 10. Em contraste com os fios elastoméricos 121, 123 dispostos fora das regiões da cintura 231, 232, os fios elastoméricos 121, 123 das regiões da cintura 231, 232 podem ter os primeiros adesivos 143, 145 aplicados continuamente, como pode ser melhor visto nas FIGS. 4A e 4B.
[0079] Além disso, como pode ser visto, a inserção absorvente 158 pode se estender entre o painel frontal da cintura 162 e o painel traseiro da cintura 172. As FIGS. 4A e 4B representam ainda o artigo absorvente 20 em uma configuração plana e desdobrada com as mantas 111 e 117 removidas para ver mais claramente os adesivos 142, 143, 144, 145 e sua relação com os diferentes componentes do artigo 20, incluindo a inserção absorvente 58. Como foi o caso na FIG. 2, o primeiro adesivo 142 é mostrado disposto sobre os fios elastoméricos 121 do painel frontal da cintura 162. No entanto, o primeiro adesivo 142 é disposto apenas sobre os fios 121 nas primeiras regiões adesivas 202 e na região da cintura frontal 231. Na segunda região adesiva 204, não há primeiro adesivo 142 disposto sobre os fios 121. Em vez disso, a segunda região adesiva 204 compreende o segundo adesivo 144. Da mesma forma, no painel traseiro da cintura 172, o primeiro adesivo 143 é mostrado disposto ao redor dos fios 123 nas primeiras regiões adesivas 202 e na região traseira da cintura 232. O segundo adesivo 145 é mostrado disposto dentro da segunda região adesiva 204 da região traseira da cintura 232. Conforme descrito anteriormente, esse padrão de adesivo pode ser alcançado aplicando-se intermitentemente os primeiros adesivos 142, 143 a pelo menos alguns dos fios elastoméricos 121,123 e aplicando os segundos adesivos 143, 145 intermitentemente à primeira manta do painel frontal da cintura 111, à segunda manta do painel frontal da cintura 113, ou ambos, e à primeira manta do painel traseiro da cintura 115, a segunda mantas do painel traseiro da cintura 117, ou ambos. Os primeiros adesivos 143, 145 foram aplicados continuamente aos fios 121, 123, formando a região da cintura frontal 231 e a região da cintura traseira 232.
[0080] Além disso, embora os primeiros adesivos 142, 143 sejam mostrados como não tendo sobreposição com os segundos adesivos 144, 145 nas FIGS. 4A e 4B, em pelo menos algumas modalidades pode haver regiões onde os adesivos 142, 143 se sobrepõem aos adesivos 144, 145, como foi descrito em relação à FIG. 2. No exemplo das FIGS. 4A e 4B, a inserção absorvente é mostrada abrangendo ambas as primeiras regiões adesivas 202 e as segundas regiões adesivas 204 de ambos o painel frontal da cintura 162 e o painel traseiro da cintura 172, enquanto o corpo absorvente 59 sobrepõe apenas as segundas regiões adesivas 204. Em outras modalidades, toda a inserção absorvente 58 pode se sobrepor apenas às segundas regiões adesivas 204 em vez de ambas as primeiras regiões adesivas 202 e as segundas regiões adesivas 204. Além disso, a inserção absorvente 58 é mostrada como não sobrepondo a região da cintura frontal 231 ou a região da cintura traseira 232. No entanto, isso pode não ser o caso em todas as modalidades.
[0081] A FIG. 4A ainda mostra pontos de corte elástico 215. Em algumas modalidades, um ou mais dos fios elastoméricos 121, 123 podem ser deselastificados como descrito anteriormente. Em algumas modalidades em que os fios 121, 123 cruzam o corpo absorvente 59, os fios 121, 123 podem causar um agrupamento indesejável do corpo absorvente 59 ou outro material dentro da vizinhança do corpo absorvente 59. Um método possível para deselastificar um ou mais dos fios 121, 123 é cortar os fios 121, 123. Os pontos de corte elástico 215 demonstram possíveis locais onde os fios 121, 123 podem ser cortados. Embora cada fio 121, 123 seja mostrado apenas como tendo um único ponto de corte elástico 215, em outras modalidades, cada um dos fios 121, 123 pode ter vários pontos de corte elástico 215 nos quais os fios 121, 123 são cortados. Os pontos de corte elástico 215 podem geralmente estar localizados dentro das segundas regiões adesivas 204. Em algumas modalidades, os segundos adesivos 144, 145 podem não ser suficientemente fortes para suportar uma retração dos fios elásticos 121, 123 quando cortados - pois os fios 121, 123 foram colocados dentro dos painéis da cintura 162, 172 em um estado esticado. A FIG. 4B mostra o artigo 20 com pelo menos alguns dos fios 121, 123 cortados, com as extremidades dos fios 217 destacadas.
[0082] A FIG. 5 representa outro artigo absorvente exemplar 20' em uma configuração desdobrada e plana. O artigo 20' pode diferir do artigo 20 em que o artigo 20' pode ter sido produzido pelo processo 100B, utilizando um primeiro material unitário do painel da cintura 114. Por conseguinte, o artigo 20' da FIG. 5 tem muitas das mesmas características do artigo 20, como mostrado na FIG. 3, mas está faltando notavelmente a primeira manta do painel frontal da cintura 111 e a primeira manta do painel traseiro da cintura 115. Em vez disso, o primeiro material unitário do painel da cintura 114 se estende entre a região frontal da cintura 252 e a região traseira da cintura 256. A segunda manta do painel frontal da cintura 113 e a segunda manta do painel traseiro da cintura 117 são então ligadas ao primeiro material unitário do painel da cintura 114 com os fios 121, 123 dispostos entre as mantas 113, 114 e 117.

Claims (19)

1. Método para montagem de um artigo absorvente (20, 20'), o artigo absorvente (20, 20') caracterizado pelo fato de que compreende um chassi compreendendo uma região da cintura frontal (252) tendo uma borda da cintura frontal (126), uma região da cintura traseira (256) tendo uma borda da cintura traseira (128) e uma região entrepernas (254) disposta entre a região da cintura frontal (252) e a região da cintura traseira (256), e uma inserção absorvente (58) disposta na região entrepernas (254) e acoplada à região da cintura frontal (252) e à região da cintura traseira (256), o método compreendendo: formar um primeiro material de painel de cintura elástico compreendendo as etapas de: avançar um primeiro material de substrato contínuo tendo uma superfície superior e uma superfície inferior na direção da máquina (102); avançar um segundo material de substrato contínuo tendo uma superfície superior e uma superfície inferior na direção da máquina (102); avançar uma pluralidade de fios elastoméricos (121) em um estado esticado na direção da máquina (102); aplicar um primeiro adesivo (142) intermitentemente apenas a pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos (121) ao longo de uma direção transversal do artigo absorvente (20, 20'), excluindo-o da área entre a pluralidade de fios elastoméricos (121) entre a superfície inferior do primeiro material de substrato contínuo e a superfície superior do segundo material de substrato contínuo onde um fio elastomérico está ausente; aplicar um segundo adesivo (144) intermitentemente a pelo menos uma dentre a superfície inferior do primeiro material de substrato contínuo e a superfície superior do segundo material de substrato contínuo ao longo da direção transversal do artigo absorvente (20, 20'), em que o primeiro adesivo (142) é diferente do segundo adesivo (144); colocar a pluralidade de fios elastoméricos (121) entre a superfície inferior do primeiro material de substrato contínuo e a superfície superior do segundo material de substrato contínuo, formando o primeiro material elástico do painel da cintura, de modo que: o primeiro material de painel de cintura elástico compreende as primeiras regiões adesivas (202) compreendendo o primeiro material de substrato contínuo, o segundo material de substrato contínuo, pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos (121) e o primeiro adesivo (142) aplicado intermitentemente, excluindo o segundo adesivo (144) aplicado intermitentemente, e o primeiro material elástico do painel da cintura compreende segundas regiões adesivas (204) compreendendo o primeiro material de substrato contínuo, o segundo material de substrato contínuo, pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos (121) e o segundo adesivo (144) aplicado intermitentemente, excluindo o primeiro adesivo (142) aplicado intermitentemente; formar um segundo material elástico do painel da cintura; acoplar uma inserção absorvente (58) ao primeiro material elástico do painel da cintura nas segundas regiões adesivas (204) e ao segundo material elástico do painel da cintura, a inserção absorvente (58) compreendendo um corpo absorvente (59) e um forro do lado do corpo (57); e cortar o primeiro material elástico do painel da cintura e o segundo material elástico do painel da cintura para formar um artigo absorvente individual (20, 20'), o primeiro material elástico do painel da cintura formando a região frontal da cintura (252) e o segundo material elástico do painel da cintura formando a região traseira da cintura (254).
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda a ligação do primeiro material elástico do painel da cintura ao segundo material elástico do painel da cintura.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda a aplicação contínua do primeiro adesivo (142) a pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos (121), e em que o primeiro material elástico do painel da cintura compreende ainda outras regiões adesivas compreendendo o primeiro material de substrato contínuo, o segundo material de substrato contínuo, pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos (121) e o primeiro adesivo (142) aplicado continuamente, excluindo o segundo adesivo (144).
4. Método de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos (121) com o primeiro adesivo (142) aplicado continuamente forma pelo menos uma porção de uma faixa frontal (231) do artigo absorvente (20, 20') e está localizado mais próximo à borda da cintura frontal (126) do artigo absorvente (20, 20') do que qualquer um da pluralidade de fios elastoméricos (121) que têm o primeiro adesivo (142) aplicado intermitentemente.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a inserção absorvente (58) é acoplada ao primeiro material elástico do painel da cintura, de modo que o corpo absorvente (59) se sobreponha à segunda região adesiva (204) e a nenhuma das primeiras regiões adesivas (202).
6. Método de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a inserção absorvente (58) é acoplada ao primeiro material elástico do painel da cintura, de modo que o corpo absorvente (59) se sobreponha à segunda região adesiva (204), mas não se sobreponha à terceira região adesiva.
7. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro adesivo (142) é um adesivo elástico.
8. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 7, caracterizado pelo fato de que o segundo adesivo (144) é um adesivo de laminação.
9. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a formação do segundo material elastificado do painel da cintura compreende as etapas de formação do primeiro material elástico do painel da cintura.
10. Método de acordo com a reivindicação 1, o artigo absorvente (20, 20') caracterizado pelo fato de que compreende um chassi compreendendo uma região da cintura frontal (252) tendo uma borda da cintura frontal (126), uma região da cintura traseira (256) tendo uma borda da cintura traseira (128) e uma região entrepernas (254) disposta entre a região da cintura frontal (252) e a região da cintura traseira (256), e uma inserção absorvente (58) disposta na região entrepernas (254) e que se estende da região da cintura frontal (252) à região da cintura traseira (256), o método compreendendo: formar um painel frontal elástico da cintura, compreendendo: aplicar um primeiro adesivo (142) intermitentemente a um primeiro dentre um primeiro material do painel frontal da cintura, um segundo material do painel frontal da cintura e apenas a pelo menos um dentre uma pluralidade de fios elastoméricos (121) do painel frontal da cintura, ao longo de uma direção transversal do artigo absorvente (20, 20'), excluindo-o da área entre a pluralidade de fios elastoméricos (121) do painel frontal da cintura entre o primeiro material do painel frontal da cintura e o segundo material do painel frontal da cintura onde um fio elastomérico (121) está ausente do painel frontal da cintura. aplicar um segundo adesivo (144) intermitentemente a um segundo, diferente do primeiro material do painel frontal da cintura, o segundo material do painel frontal da cintura e o pelo menos um da pluralidade de fios elastoméricos (121) do painel frontal da cintura, ao longo da direção transversal do artigo absorvente (20, 20'), em que o primeiro adesivo (142) é diferente do segundo adesivo (144), e combinar o primeiro material do painel frontal da cintura e o segundo material do painel frontal da cintura com pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos (121) do painel frontal da cintura dispostos entre eles, formando as primeiras regiões adesivas do painel frontal (162), onde apenas o primeiro adesivo (142) está presente e as segundas regiões adesivas do painel frontal (204), onde apenas o segundo adesivo (144) está presente; formar um painel traseiro elástico na cintura, compreendendo: aplicar o primeiro adesivo (143) intermitentemente a um primeiro dentre um primeiro material do painel traseiro da cintura, um segundo material do painel traseiro da cintura e apenas a pelo menos um dentre uma pluralidade de fios elastoméricos (123) do painel traseiro da cintura, ao longo da direção transversal do artigo absorvente (20, 20'), excluindo-o da área entre a pluralidade de fios elastoméricos (123) do painel traseiro da cintura entre o primeiro material do painel traseiro da cintura e o segundo material do painel traseiro da cintura onde um fio elastomérico (123) está ausente do painel traseiro da cintura, aplicar o segundo adesivo (145) intermitentemente a um segundo, diferente do primeiro material do painel traseiro da cintura, o segundo material do painel traseiro da cintura e pelo menos um da pluralidade de fios elastoméricos (123) do painel traseiro da cintura, ao longo da direção transversal do artigo absorvente (20, 20'), e combinar o primeiro material do painel traseiro da cintura e o segundo material do painel traseiro da cintura com pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos (123) do painel traseiro da cintura dispostos entre eles, formando as primeiras regiões adesivas do painel traseiro (202), onde apenas o primeiro adesivo (143) está presente e as segundas regiões adesivas do painel traseiro (204), onde apenas o segundo adesivo (145) está presente; nas segundas regiões adesivas, acoplar uma inserção absorvente (58) ao material elástico do painel frontal da cintura e ao material elástico traseiro do painel da cintura, a inserção absorvente (58) compreendendo um corpo absorvente (59) e um forro do lado do corpo (57); e separar uma porção do painel frontal elástico da cintura e o painel traseiro elástico da cintura com a inserção absorvente (58) disposta entre eles para formar um artigo absorvente individual (20, 20').
11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a inserção absorvente (58) é acoplada ao painel elástico frontal da cintura, de modo que o corpo absorvente (59) se sobreponha à segunda região adesiva do painel frontal (204) e à segunda região adesiva do painel traseiro (204).
12. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que compreende ainda a aplicação de um dentre o primeiro adesivo (142) e o segundo adesivo (144) continuamente a pelo menos um dos fios elastoméricos (121) da cintura do painel frontal da cintura.
13. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por compreender adicionalmente: cortar pelo menos um dos fios elastoméricos (121) do painel frontal da cintura em um local dentro da segunda região adesiva (204) do material do painel frontal da cintura; e cortar pelo menos um dos fios elastoméricos (123) do painel traseiro da cintura em um local dentro da segunda região adesiva (204) do material do painel traseiro da cintura.
14. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o segundo material do painel frontal da cintura e o primeiro material do painel frontal da cintura compreendem a mesma manta de material.
15. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que compreende ainda a ligação do painel frontal elástico da cintura (162) ao painel traseiro elástico da cintura (172).
16. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o primeiro adesivo (142) é aplicado intermitentemente a pelo menos um dos fios elastoméricos (121) do painel frontal da cintura e os fios elastoméricos (123) do painel traseiro da cintura e em que o primeiro adesivo (142) é um adesivo elástico.
17. Artigo absorvente (20, 20') montado por um método como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de que compreende: um chassi compreendendo: um painel frontal elástico da cintura (162), o painel frontal elástico da cintura compreendendo uma manta voltada para o vestuário do painel frontal (111), uma manta voltada para o corpo do painel frontal (113) e uma pluralidade de fios elastoméricos (121) dispostos entre a manta voltada para o vestuário do painel frontal (111) e a manta voltada para o corpo do painel frontal (113), o painel frontal da cintura (162) compreendendo ainda uma primeira região adesiva (202) do painel frontal compreendendo um primeiro adesivo (142) aplicado ao longo da direção transversal do artigo absorvente (20, 20'), excluindo um segundo adesivo (144), em que o primeiro adesivo (142) é aplicado apenas a pelo menos um dentre a pluralidade de fios elastoméricos (121), excluindo-o da área entre a pluralidade de fios elastoméricos (121) entre a manta voltada para o vestuário do painel frontal (111) e a manta voltada para o corpo do painel frontal (113) onde um fio elastomérico (121) está ausente; e uma segunda região adesiva (204) do painel frontal compreendendo o segundo adesivo (144) aplicado ao longo da direção transversal do artigo absorvente (20, 20'), excluindo o primeiro adesivo (142), em que o primeiro adesivo (142) é diferente do segundo adesivo (144), e um painel traseiro elástico da cintura (172), o painel traseiro elástico da cintura (172) compreendendo uma manta voltada para o vestuário do painel traseiro (115), uma manta voltada para o corpo do painel traseiro (117) e uma pluralidade de fios elastoméricos (123) dispostos entre a manta voltada para o vestuário do painel traseiro (115) e a manta voltada para o corpo do painel traseiro (117), o painel traseiro da cintura (172) compreendendo ainda uma primeira região adesiva (202) do painel traseiro compreendendo o primeiro adesivo (143) aplicado ao longo da direção transversal do artigo absorvente (20, 20'), excluindo o segundo adesivo (145), em que o primeiro adesivo (143) é aplicado apenas a pelo menos um dentre a pluralidade fios elastoméricos (123) ao invés de ser aplicado entre a pluralidade de fios elastoméricos (123) entre a manta voltada para o vestuário do painel traseiro (115) e a manta voltada para o corpo do painel traseiro (117) onde um fio elastomérico (123) está ausente; e uma segunda região adesiva (204) do painel traseiro compreendendo o segundo adesivo (145) aplicado ao longo da direção transversal do artigo absorvente (20, 20'), excluindo o primeiro adesivo (143); e uma inserção absorvente (58) acoplada ao painel frontal elástico da cintura (162) e ao painel traseiro elástico da cintura (172), nas segundas regiões adesivas (204), a inserção absorvente (58) compreendendo um corpo absorvente (59) e um forro do lado do corpo (57).
18. Artigo absorvente (20, 20') de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que uma única manta se estende entre o painel frontal da cintura (162) e o painel traseiro da cintura (172), formando a manta voltada para o vestuário do painel frontal (111) e a manta voltada para o vestuário do painel traseiro (115).
19. Artigo absorvente (20, 20') de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que o corpo absorvente (59) da inserção absorvente (58) sobrepõe a segunda região adesiva (204) do painel frontal, excluindo a primeira região adesiva (202) do painel frontal e a segunda região adesiva do painel traseiro (204), excluindo a primeira região adesiva do painel traseiro (202).
BR112020001612-8A 2017-07-31 Método para montagem de um artigo absorvente, e, artigo absorvente BR112020001612B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US2017/044660 WO2019027418A1 (en) 2017-07-31 2017-07-31 ELASTIC ABSORBENT ARTICLES AND METHODS FOR FORMING ELASTIC ABSORBENT ARTICLES

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020001612A2 BR112020001612A2 (pt) 2020-07-21
BR112020001612B1 true BR112020001612B1 (pt) 2024-04-09

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112020008926B1 (pt) Artigo absorvente, e, matriz de artigos absorventes
BR112017018888B1 (pt) Artigo absorvente, e, método de fabricação de um artigo absorvente
BR112018004622B1 (pt) Artigo absorvente com elemento de contenção de cintura posicionado seletivamente tendo uma vedação de cintura melhorada
BR112018002363B1 (pt) Compósito elástico e artigo absorvente incluindo o mesmo
BR112018002636B1 (pt) Artigo absorvente
BRPI0621808A2 (pt) vestuário absorvente dotado de cinto
BR112020007021A2 (pt) material elástico
BRPI0621809A2 (pt) vestuário absorvente dotado de cinto
BR112019014944B1 (pt) Vestuário absorvente
BR112019010449A2 (pt) artigo absorvente.
BR112020013595A2 (pt) vestuário absorvente.
BR112017006885B1 (pt) Artigo absorvente
BR112016008387B1 (pt) Conjunto de absorvente descartável, e, artigo absorvente
BR112020001272A2 (pt) artigo absorvente
BR112017001519B1 (pt) Método para a fabricação de um artigo absorvente
BR112019021768B1 (pt) Material elastificado, e, artigo absorvente
RU2752864C2 (ru) Впитывающее изделие с усовершенствованными эластичными элементами для ног и отворота
BR112019022646B1 (pt) Artigo absorvente
BR112020001612B1 (pt) Método para montagem de um artigo absorvente, e, artigo absorvente
BR112021011526A2 (pt) Artigo absorvente
BR112020001612A2 (pt) método para montagem de um artigo absorvente, e, artigo absorvente.
BR112019011542B1 (pt) Artigo absorvente, e, método de formação de um artigo absorvente.
BR112020014655B1 (pt) Corpo e artigo absorvente que inclui um eixo longitudinal e um eixo lateral
BR112021011570B1 (pt) Método de formação de um artigo absorvente
BR112020014655A2 (pt) corpo e artigo absorvente que inclui um eixo longitudinal e um eixo lateral.