BR112019027766A2 - sistema de dispensação refrigerado de inventário controlado - Google Patents

sistema de dispensação refrigerado de inventário controlado Download PDF

Info

Publication number
BR112019027766A2
BR112019027766A2 BR112019027766-8A BR112019027766A BR112019027766A2 BR 112019027766 A2 BR112019027766 A2 BR 112019027766A2 BR 112019027766 A BR112019027766 A BR 112019027766A BR 112019027766 A2 BR112019027766 A2 BR 112019027766A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
dispensing
product
refrigerated storage
dispensing unit
fact
Prior art date
Application number
BR112019027766-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Mark T. Cosgrove
Paul Knox
Alan K. Stratton
George Bonnoitt
Original Assignee
Minibar North America, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US15/629,890 external-priority patent/US20170284732A1/en
Application filed by Minibar North America, Inc. filed Critical Minibar North America, Inc.
Publication of BR112019027766A2 publication Critical patent/BR112019027766A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47FSPECIAL FURNITURE, FITTINGS, OR ACCESSORIES FOR SHOPS, STOREHOUSES, BARS, RESTAURANTS OR THE LIKE; PAYING COUNTERS
    • A47F3/00Show cases or show cabinets
    • A47F3/04Show cases or show cabinets air-conditioned, refrigerated
    • A47F3/0404Cases or cabinets of the closed type
    • A47F3/0426Details
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25DREFRIGERATORS; COLD ROOMS; ICE-BOXES; COOLING OR FREEZING APPARATUS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F25D25/00Charging, supporting, and discharging the articles to be cooled
    • F25D25/02Charging, supporting, and discharging the articles to be cooled by shelves
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25DREFRIGERATORS; COLD ROOMS; ICE-BOXES; COOLING OR FREEZING APPARATUS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F25D2500/00Problems to be solved
    • F25D2500/06Stock management
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25DREFRIGERATORS; COLD ROOMS; ICE-BOXES; COOLING OR FREEZING APPARATUS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F25D2700/00Means for sensing or measuring; Sensors therefor
    • F25D2700/08Sensors using Radio Frequency Identification [RFID]

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Devices That Are Associated With Refrigeration Equipment (AREA)
  • Warehouses Or Storage Devices (AREA)

Abstract

Trata-se de um sistema de dispensação refrigerado incluindo um armário de refrigerador externo e um chassi removível interior que monta uma pluralidade de cartuchos de dispensação e armazenamento de produto separadamente removíveis. Embora os cartuchos individuais sejam posicionáveis de modo removível em fendas em uma ou mais prateleiras dentro do chassi, o chassi inteiro (com cartuchos posicionados no mesmo) pode ser removido do armário de refrigerador externo, visto que pode ser desejável no caso de uma perda de potência para o armário de refrigerador externo. As prateleiras são preferencialmente de um projeto modular e reconfigurável, permitindo, assim, que porções do chassi (por exemplo, prateleiras individuais ou porções das mesmas) sejam modificadas ou substituídas por prateleiras alternativas ou outros dispositivos de armazenamento para satisfazer as necessidades atuais de armazenamento de produto refrigerado de qualquer instalação particular.

Description

“SISTEMA DE DISPENSAÇÃO REFRIGERADO DE INVENTÁRIO CONTROLADO” ANTECEDENTES DA INVENÇÃO CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] A presente invenção refere-se geralmente ao armazenamento e dispensação de produtos refrigerados e, mais particularmente, a um sistema de refrigeração para armazenar produtos (como produtos farmacêuticos) e dispensar tais produtos de maneira controlada que permita o rastreamento automático do inventário distribuído e mantido dentro da unidade de dispensação refrigerada.
ANTECEDENTES
[0002] Os produtos farmacêuticos são distribuídos de diversas maneiras. Em muitos casos, o produto farmacêutico deve ser mantido a uma temperatura específica para garantir que seus ingredientes ativos mantenham suas propriedades químicas. Por exemplo, algumas vacinas e antibióticos devem ser mantidos refrigerados para garantir que eles mantenham suas capacidades farmacêuticas. Nos dispensários, sejam farmácias ou consultórios médicos, esses medicamentos geralmente são mantidos em geladeiras tradicionais. Há um nível mínimo de segurança e a manutenção de um inventário dos produtos pode ser um esforço tedioso e trabalhoso.
[0003] Os refrigeradores existentes e outros recipientes desse tipo não fornecem ao médico ou farmacêutico um método fácil e seguro para dispensação de medicamentos que exijam refrigeração. Portanto, é necessário um recipiente refrigerado que permita que médicos, farmacêuticos e outras pessoas responsáveis pela distribuição de medicamentos dispensem facilmente os produtos e mantenham um inventário preciso dos produtos.
[0004] Além disso, muitos sistemas de dispensação de produtos farmacêuticos são mantidos em um conjunto seguro, como um armário trancado, para impedir o acesso não autorizado. No entanto, no caso de esse sistema ser refrigerado e manter seu conteúdo em condições refrigeradas, com a perda de energia, pode ser difícil, se não impossível, remover o produto para armazenamento refrigerado alternativo. Da mesma forma, para sistemas que armazenam muitos produtos farmacêuticos diferentes, pode ser uma tarefa significativamente demorada remover cada produto farmacêutico do sistema de dispensação, de modo a colocá-lo em um local alternativo de armazenamento refrigerado. Assim, é necessário um recipiente refrigerado para produtos farmacêuticos ou outros produtos valiosos que permitam acesso rápido e alternativo ao conteúdo bloqueado durante uma perda de energia e que permita a fácil remoção desse conteúdo a granel durante essas condições.
[0005] Além disso, instalações médicas variadas têm produtos farmacêuticos variados armazenados de vez em quando e, portanto, têm necessidades de armazenamento de produtos farmacêuticos que podem variar ao longo do tempo. Diferentes produtos farmacêuticos podem ser fornecidos em embalagens de tamanhos variados, de modo que um sistema de dispensação de tais produtos possa não ser adequado para todos os produtos farmacêuticos armazenados em qualquer instalação. Assim, é necessário um sistema farmacêutico ou outro sistema valioso de armazenamento e dispensação de produtos que seja adaptável para poder armazenar e dispensar, com segurança, produtos variados ao longo do tempo.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0006] A presente invenção aborda um ou mais dos problemas descritos acima e outros problemas associados ao armazenamento tradicional de produtos refrigerados que requerem um inventário controlado. Um sistema de dispensação refrigerado é fornecido que inclui um armário de refrigerador externo e um chassi removível interior que monta uma pluralidade de cartuchos de dispensação e armazenamento de produto separadamente removíveis. Embora os cartuchos individuais sejam posicionáveis de modo removível em fendas em uma ou mais prateleiras dentro do chassi, o chassi inteiro (com cartuchos posicionados no mesmo) pode ser removido do armário de refrigerador externo, visto que pode ser desejável no caso de uma perda de potência para o armário de refrigerador externo. As prateleiras são preferencialmente de um projeto modular e reconfigurável, permitindo, assim, que porções do chassi (por exemplo, prateleiras individuais ou porções das mesmas) sejam modificadas ou substituídas por prateleiras alternativas ou outros dispositivos de armazenamento para satisfazer as necessidades atuais de armazenamento de produto refrigerado de qualquer instalação particular.
[0007] Com respeito a uma modalidade particular, uma unidade de armazenamento e dispensação refrigerada é fornecida, que compreende um armário de refrigerador, um chassi posicionado em um interior do armário de refrigerador que tem paredes que definem um cavidade aberta em um interior do chassi, uma prateleira afixada às paredes do chassi dentro da cavidade aberta, e uma pluralidade de cartuchos de dispensação de produto posicionada de modo removível na prateleira, sendo que cada cartucho de dispensação de produto compreende adicionalmente um alojamento vertical que retém uma pluralidade de unidades de produto e uma gaveta de dispensação configurada para movimento horizontal para fora do alojamento, em que cada cartucho de dispensação de produto é configurado para dispensar sequencialmente uma única das unidades de produto mediante cada extensão horizontal da gaveta de dispensação a partir de uma posição completamente fechada para uma posição completamente aberta.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0008] A presente invenção e vários aspectos, características e vantagens fornecidos por ela são descritos em detalhes abaixo com referência a modalidades exemplares e não limitativas e com referência aos desenhos, que constituem parte desta especificação e fornecem representações gráficas de certas modalidades exemplares. A seguir, é apresentada uma breve descrição dos desenhos:
[0009] A Figura 1 é uma vista em perspectiva frontal de uma unidade de armazenamento e dispensação refrigerada de acordo com certos aspectos de uma modalidade da invenção.
[0010] A Figura 2 é um diagrama de blocos do compartimento de controle e refrigeração.
[0011] A Figura 3A é uma vista em perspectiva frontal da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada da Figura 1 com sua porta frontal aberta para fornecer acesso ao interior da unidade. A Figura 3B é uma vista em perspectiva frontal da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada da Figura 3A com cartuchos de dispensação posicionado em uma prateleira inferior.
[0012] A Figura 4 é uma vista em perspectiva frontal de um chassi interior para uso com a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada da Figura 1.
[0013] A Figura 5 é uma vista explodida do chassi interior da Figura
4.
[0014] A Figura 6 é uma vista ampliada de um sistema de liberação de chassi para uso com o chassi interior da Figura 4.
[0015] A Figura 7 é uma vista frontal do chassi da Figura 4.
[0016] A Figura 8 é uma vista em perspectiva de uma prateleira de armazenamento e gaveta de armazenamento combinadas para uso com o chassi da Figura 4.
[0017] A Figura 9 é uma vista ampliada da prateleira de armazenamento e gaveta de armazenamento combinadas da Figura 8.
[0018] A Figura 10 é uma vista frontal da prateleira de armazenamento e gaveta de armazenamento combinadas da Figura 8.
[0019] A Figura 11 é uma vista em perspectiva da prateleira de armazenamento e gaveta de armazenamento combinadas da Figura 4 com a placa de circuito impresso e placa inferior removidas para fins de clareza.
[0020] A Figura 12 é uma vista em perspectiva da prateleira de armazenamento e gaveta de armazenamento combinadas da Figura 11 apenas com a placa de circuito impresso removida para fins de clareza.
[0021] A Figura 13 é uma vista em perspectiva lateral da prateleira de armazenamento e gaveta de armazenamento combinadas da Figura 11.
[0022] A Figura 14 é uma vista em perspectiva superior da prateleira de armazenamento e gaveta de armazenamento combinadas da Figura 11.
[0023] A Figura 15 é uma vista em perspectiva traseira da prateleira de armazenamento e gaveta de armazenamento combinadas da Figura 11.
[0024] A Figura 16 é uma vista em perspectiva traseira ampliada da prateleira de armazenamento e gaveta de armazenamento combinadas da Figura 11. A Figura 17 é uma vista em perspectiva frontal de um cartucho de dispensação para uso com a unidade de armazenamento e dispensação da Figura 1.
[0025] A Figura 18 é uma vista em perspectiva traseira do cartucho de dispensação da Figura 17.
[0026] A Figura 19 é uma vista em corte transversal de uma caixa aberta RFID para uso com a unidade de armazenamento e dispensação da Figura 1.
[0027] A Figura 20 é uma vista traseira da caixa aberta RFID da Figura 19.
[0028] A Figura 21 é um diagrama de blocos de um compartimento de congelador para uso com a unidade de armazenamento e dispensação da Figura 1.
[0029] A Figura 22 é um diagrama esquemático de um sistema de acordo com certos aspectos de modalidade da invenção.
[0030] A Figura 23 é um diagrama esquemático de uma rede para implementação do sistema da Figura 22.
[0031] A Figura 24 é um fluxograma de um processo para dispensação produtos de acordo com aspectos adicionais de uma modalidade da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0032] A invenção resumida acima pode ser melhor compreendida com referência à descrição a seguir, que deve ser lida em conjunto com as reivindicações e desenhos anexos, nos quais números de referência semelhantes são usados para partes semelhantes. A descrição a seguir é de uma modalidade particular da invenção, estabelecida para permitir a prática de uma implementação da invenção, e não se destina a limitar a modalidade preferida, mas a servir como um exemplo particular da mesma. Os versados na técnica devem compreender que eles podem usar prontamente a concepção e modalidades específicas divulgadas como base para modificar ou projetar outros métodos e sistemas para realizar os mesmos objetivos da presente invenção. Os versados na técnica também devem perceber que esses conjuntos equivalentes não se afastam do espírito e escopo da invenção em sua forma mais ampla. Primeiro, com referência à Figura 1, uma unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 exemplificativa de acordo com certos aspectos de uma modalidade da invenção consiste em um armário de refrigerador 102 que tem uma porta 105 e um compartimento de controle 115, e tal compartimento de controle 1 15 pode incluir uma interface de comunicação configurada para se comunicar com um servidor remoto. O armário de refrigerador 102 pode incluir um resfriador (mais preferencialmente absorção de amônia, mas em certas modalidades um compressor será usado).
[0033] Um sistema que utiliza tal unidade de armazenamento e dispensação refrigerada pode ser operado por uma pessoa que remove um produto a partir de um interior de armário de refrigerador 102, e em que o compartimento de controle 115 registra a remoção de produto como uma transação em sua memória local no compartimento de controle 115. Periodicamente, o compartimento de controle 115 pode usar a interface de comunicação para enviar dados de transação junto com eventos (por exemplo, dados históricos de temperatura, quedas de energia, eventos que causam alarmes, etc.) a um servidor remoto. O servidor remoto pode, em seguida, se comunicar com entidades externas para controle de estoque, manutenção, alarmes, cobrança e outras tarefas essenciais. Um técnico ou especialista em recarga pode se comunicar com a unidade refrigerada de armazenamento e distribuição 100 usando um monitor 130 e teclado 140 no compartimento de controle 115 ou, opcionalmente, através de um dispositivo ativado pela Web,
dispositivo BLUETOOTH ou outro dispositivo remoto para gerenciar as funções e recarregar da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100.
[0034] De preferência, a porta externa 105 é dotada de uma trava elétrica ou mecânica e é usada para controlar o acesso aos produtos armazenados na unidade refrigerada de armazenamento e dispensação 100. Se uma trava elétrica é fornecida, essa trava elétrica é preferencialmente controlada por um processador de computador no compartimento de controle 115 após a inserção de um código de acesso válido ou, como descrito mais detalhadamente abaixo, quando ocorrem eventos específicos que exigem que a porta seja trancada ou destrancada. O compartimento de controle 115 fornece uma interface de usuário que um farmacêutico, médico ou outro usuário pode contratar para gerenciar a unidade refrigerada de armazenamento e dispensação 100. De acordo com certos aspectos de uma modalidade da invenção e como observado acima, o compartimento de controle 115 inclui, de preferência, um visor 130 e um dispositivo de entrada do usuário 140. O visor 130 pode consistir em um LCD, e o dispositivo de entrada do usuário pode ser um teclado. Opcionalmente, o dispositivo de entrada do usuário 140 e o visor 130 podem ser combinados em uma tela sensível ao toque, como será reconhecido por uma pessoa versada na técnica. O compartimento de controle 115 também pode incluir opcionalmente um ou mais dos seguintes elementos: um alarme sonoro, uma câmera para um leitor de código de barras, uma interface de comunicação USB, uma interface de comunicação externa (Ethernet, PLC, POTS, Celular, Satélite, WiFi, etc.), e uma interface de comunicação interna (I2C e GPIO) para comunicação entre os componentes internos da unidade refrigerada de armazenamento e distribuição (conforme discutido em mais detalhes abaixo), todos controlados por um processador de computador.
[0035] O compartimento de controle 115 inclui preferencialmente o processador do computador, memória, RTC, bateria reserva e interfaces necessárias para se comunicar com todo o hardware. O processador do computador pode usar um sistema operacional Linux com um sistema operacional Android e um aplicativo em execução, embora possam ser utilizados sistemas operacionais alternativos. A Figura 2 fornece um diagrama esquemático das conexões elétricas de um compartimento de controle exemplificativo 115.
[0036] De preferência, todo controle e comunicação são gerenciados pelo compartimento de controle 115. Os usuários se comunicam com o refrigerador de vendas 100 por meio da interface do usuário, por exemplo, teclado 140 e LCD 130, tela sensível ao toque ou dispositivo habilitado para Web ou BLUETOOTH, como um telefone inteligente, computador do tipo tablet, computar do tipo laptop etc. As comunicações com um servidor e usuários externos são realizadas por meio da interface de comunicação externa. A interface do usuário pode ser gerenciada através de um aplicativo de dispositivo móvel para controlar as telas, a tela sensível ao toque e o teclado. O mesmo aplicativo móvel ou um website remoto pode ser usado em um dispositivo móvel e, portanto, o usuário não precisa estar colocalizado com a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 para afetar esse controle. O aplicativo móvel ou website remoto permite que qualquer dispositivo de comunicação sem fio interaja com a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 ou o sistema que inclui a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100.
[0037] Um sinal sonoro de alarme pode ser usado para significar aos usuários locais que ocorreu um evento crítico (por exemplo, falta de energia, temperatura fora da faixa etc.) e que é necessário um que usuário atenda à unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. O usuário pode silenciar o alarme, por exemplo, por meio de LCD 130 e/ou teclado 140. Uma interface USB fornece, de preferência, uma porta de manutenção para diagnóstico e transferência por download emergencial de dados. Está contemplado que a interface possa ser qualquer porta, USB ou outra, que permita acesso eletrônico físico aos componentes internos da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100, por exemplo, porta Ethernet, HDMI, etc. Essa interface também pode ser usada para configurar a unidade refrigerada de armazenamento e dispensação 100 e para assistência na fabricação. Um leitor de código de barras, que consiste em uma câmera,
interface de câmera e um aplicativo para gerenciar o leitor, por exemplo, um dispositivo móvel ou dispositivo sem fio, pode ser usado para ler dados dos produtos a serem armazenados na unidade de armazenamento e distribuição refrigerada 100. Os dados típicos podem incluir o tipo de produto, data de validade e código do lote.
[0038] A fonte de alimentação principal é preferencialmente monitorada para determinar o tipo de corrente que está sendo fornecida, por exemplo, CA ou CC, a tensão atual e a situação atual da bateria. A interface também é usada para controlar a alternância entre CA e uma fonte de bateria para testar a bateria e durante a perda de energia CA. O comutador também é usado para reduzir a carga do resfriador, se o suprimento de bateria estiver baixo. Uma fonte de alimentação reserva na placa do processador, que consiste em uma bateria ou supercapacitor, é usada no caso de a fonte de energia principal não estar presente. No caso de a fonte de energia principal não estar presente, o software executável pelo compartimento de controle 115 carregará os dados voláteis na memória não volátil (Flash, MRAM, FRAM, EEPROM, etc.) usando esta fonte de alimentação reserva. As comunicações internas dentre os componentes da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 (discutidos em detalhes abaixo) podem ser gerenciadas por meio de I2C de GPIO. A I2C é preferencialmente usada para a as comunicações principais para controle e situação. O GPIO é preferencialmente usado para interrupções e programação em tempo real.
[0039] As Figuras 3a e 3b mostram a porta 105 de armário de refrigerador 102 aberta para fornecer acesso a produtos armazenados dentro da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. Conforme mostrado na Figura 3a e de acordo com certos aspectos de uma modalidade da invenção, a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada pode incluir um chassi interior 300, uma prateleira superior 320, uma prateleira inferior 340, e um conjunto de gavetas intermediário 360, todos os quais são discutidos em maiores detalhes abaixo. A prateleira superior 320 e a prateleira inferior 340 definem fendas paralelas configuradas para receber cartuchos de dispensação de produtos individuais 400 (Figura 3b), com tais cartuchos de dispensação de produto dispostos paralelos entre si ao longo de sua respectiva prateleira. Mais particularmente, cada tal cartucho de dispensação de produto 400 retém uma pluralidade de recipientes de produto, tais como frascos de produtos farmacêuticos injetáveis, pacotes de seringa ou outros pacotes semelhantes como pode ser adequado para uma instalação ou configuração particular. Além do mais, cada um dos tais cartuchos de dispensação de produto 400 inclui uma gaveta de dispensação na base de cada cartucho, sendo que cada um dos tais cartuchos de dispensação 400 é configurado para dispensar apenas um único recipiente de produto em um instante a partir de sua respectiva gaveta de dispensação. Os cartuchos de dispensação de produto 400 são inseríveis em fendas na prateleira 320 e na prateleira 340. Tais fendas para prateleira superior 320 são definidas por abas guias 322 que se estendem para cima a partir da prateleira 320 e divisores 324 que se estendem para baixo a partir de uma parede divisória superior definida pela parede superior de chassi 300, e as fendas para prateleira inferior 340 são definidas pelas abas guias 342 que se estendem para cima a partir da prateleira 340 e divisores 344 que se estendem para baixo a partir de uma parede divisória inferior definida pela parede inferior do conjunto de gavetas intermediário 360. Adicionalmente e, como discutido em detalhes abaixo, os cartuchos de dispensação de produto 400 podem ser travados no lugar na prateleira 320 e na prateleira 340 com fechos móveis que engatam a traseira de cada cartucho de dispensação de produto 400.
[0040] Cada uma dentre a prateleira superior 320 e a prateleira inferior 340 preferencialmente inclui sensores que engatam com cartuchos de dispensação de produto 400 (mostrados na Figura 3b) para detectar dispensação de produto a partir de tais dispensadores 400. Para coletar tais dados a partir da prateleira superior 320 e prateleira inferior 340, um painel traseiro 380 é localizado na traseira do chassi 300, e prateleiras de dispensação 320 e 340 conectadas eletronicamente ao painel traseiro 380 para transferir dados coletados por sensores nas prateleiras de dispensação 320 e 340 para compartimento de controle 115. O painel traseiro 380 armazena temporariamente os sinais de comunicação entre a prateleira superior 320 e a prateleira inferior 340 e o processador de compartimento de controle 115. Os sensores de temperatura no painel traseiro 380 podem fornecer dados de temperatura ao processador do compartimento de controle 115. Os controles para um ventilador e trancas de porta estão preferencialmente localizados no painel traseiro 380 e estão em comunicação com o processador do compartimento de controle 115. A lógica do sensor da porta é preferencialmente armazenada no painel traseiro 380 para o processador do compartimento de controle 115 acessar. A lógica de controle no painel traseiro 380 pode determinar com qual interface de prateleira, dispositivo ou congelador a plataforma do processador se comunica. A energia da fonte de alimentação principal é distribuída no painel traseiro 380 para as prateleiras 320 e 340 e lógica. A energia é preferencialmente reduzida no painel traseiro 380 para o processador no compartimento de controle 115.
[0041] Como mencionado acima, prateleira superior 320 e prateleira inferior 340 recebem cartuchos de dispensação de produto 400, sendo que tal cartucho de dispensação de produto repousa no topo de uma prateleira 320 ou 340, com contatos na gaveta de dispensação móvel de cada cartucho de dispensação de produto posicionados e, de outro modo, configurados para ativarem os sensores na prateleira (discutidos em maiores detalhes abaixo). De acordo com certos aspectos de uma modalidade da invenção, cada de prateleira 320 e 340 tem diversos blocos de sensor debaixo de cada cartucho de dispensação de produto 400. Mais particularmente, e a título de exemplo não limitativo, cada uma das prateleiras 320 e 340 pode ter pelo menos três blocos de sensor voltados para cima em uma configuração que permita a detecção de produto e gaveta, conforme descrito em mais detalhes abaixo. Os blocos de sensor são conectados a um processador na respectiva prateleira 320 ou 340, ou diretamente ao processador do compartimento de controle 115 através do painel traseiro 380. Os sensores podem ser, por exemplo não limitativo, capacitivos, infravermelhos ou mecânicos. Um aplicativo sensor em execução no processador detecta a presença ou ausência de produto nesse sensor específico e também pode detectar a posição mecânica de diferentes partes do cartucho dispensador de produto. Esses dados são enviados ao processador do compartimento de controle 115 para determinar se o produto foi removido ou se há um mau funcionamento. Os dados de um sensor digital de temperatura também são enviados ao processador do compartimento de controle 115 para serem usados no controle de um aquecedor/resfriador, para dados históricos de envelhecimento do produto e para alarmes.
[0042] A Figura 4 fornece uma vista em perspectiva, e a Figura 5 uma vista em perspectiva explodida, do chassi 300 removido do armário de refrigerador 102 (armário de refrigerador 102 não mostrado para fins de clareza). Podem surgir circunstâncias que criam uma conveniência ou necessidade de remover todo o conteúdo do sistema de armazenamento e dispensação refrigerado 100, como no caso de uma perda de energia a longo prazo que exigiria mover todo o conteúdo para um armazenamento refrigerado alternativo. Para fornecer essa capacidade, todo o chassi 300 é removível do interior do gabinete do refrigerador 102. Uma porca de montagem do armário de geladeira 104 é montada de maneira fixa em pelo menos uma e, de preferência, ambas as paredes laterais internas do armário de geladeira 102. O chassi 300 tem uma fenda de porca de montagem horizontal 302 em, preferencialmente, ambas as paredes laterais do chassi 300, cuja fenda de porca de montagem 302 recebe de maneira deslizável a porca de montagem de armário de refrigerador 104. Conforme mostrado na Figura 5 e na Figura 6 (na qual o chassi 300 é mostrado em linha pontilhada), a rosca de montagem 104 serve como uma âncora para reter de modo liberável o chassi 300 no armário de refrigerador 102. Uma barra de liberação de chassi 304 é montada de modo pivotável ao conjunto de gavetas intermediário 360 na montagem de parafuso de pivotação 306. Como melhor visto na vista em perspectiva lateral ampliada do conjunto de gavetas intermediário 360 e da prateleira superior 320 da Figura 9, a barra de liberação de chassi 304 tem um entalhe 308 em uma extremidade traseira de barra de liberação de chassi 304, cujo entalhe 308 recebe a rosca de montagem do armário de refrigerador 104. Embora a barra de liberação de chassi 304 seja pivotável em torno da montagem de parafuso de pivotação 306, uma mola 310 inclina a barra de liberação de chassi 304 para uma posição que engata o entalhe 308 com a rosca de montagem 104, por sua vez, travando o chassi 300 no armário de refrigerador 102. Um manípulo 312 é fornecido na extremidade frontal de barra de liberação de chassi 304, cujo manípulo 312 pode ser engato manualmente e empurrado para baixo para pivotar a barra de liberação de chassi 304 em torno da montagem de parafuso de pivotação 306, que desengata o entalhe 308 a partir da rosca de montagem 104, e, assim, permite que todo o chassi 300 (junto com a prateleira superior 320, a prateleira inferior 340 e o conjunto de gavetas 360) seja puxado horizontalmente para fora do armário de refrigerador 102. Preferencialmente, uma placa de cobertura da barra de liberação 314 é montada de maneira removível por, por exemplo, parafusos de segurança à face frontal do conjunto de gavetas intermediário 360, permitindo que uma pessoa autorizada acesse o manípulo 312 para desengatar a barra de liberação de chassi 304 a partir da rosca de montagem 104 e remover todo o chassi e seus conteúdos a partir do armário de refrigerador 102.
[0043] Como mencionado acima, a prateleira superior 320, a prateleira inferior 340 e o conjunto de gavetas intermediário 360 são montados ao chassi 300. A Figura 7 é uma vista frontal do chassi 300 com a prateleira superior 320, a prateleira inferior 340 e o conjunto de gavetas intermediário 360 removidos para fins de clareza. O chassi 300 inclui uma parede superior 702, uma parede lateral direita 704, e um parede lateral esquerda 706. O chassi 300 também fornece uma parede de montagem 708 para o painel traseiro 380. A parede lateral direita 704 e a parede lateral esquerda 706 incluem flanges de suporte superior 710 que se estendem para o interior do chassi 300 a partir de cada respectiva calçada. Os flanges de suporte superior 710 recebem e sustentam a parede inferior da prateleira superior 320, tal como por meio de conectores roscados 712 (Figuras 8 e 9). A parede lateral direita 704 e a parede lateral esquerda 706 também incluem flanges de suporte inferiores 714 que se estendem para o interior do chassi 300 a partir de cada calçada respectiva. Os flanges de suporte inferiores 714 recebem e sustentam a parede inferior de conjunto de gavetas intermediário 360, tal como por meio dos conectores roscados 716. Ainda mais, a parede lateral direita 704 e a parede lateral esquerda 706 incluem suportes de montagem inferiores 718 que se estendem para o interior do chassi 300 de cada calçada respectiva. Assim como nos flanges de suporte superiores 710, os suportes de montagem inferiores 718 recebem e sustentam a parede inferior da prateleira inferior 342, como por meio de conectores roscados.
[0044] Tal configuração de suporte permite a substituição de qualquer uma dentre a prateleira superior 320, a prateleira inferior 340 ou conjunto de gavetas intermediário 360 com esforço mínimo, como pode ser desejável para atender às mudanças nas necessidades de armazenamento de produto refrigerados. A título de exemplo não limitativo, uma determinada instalação pode desejar dedicar apenas a prateleira inferior 340 a receber cartuchos 400 e pode desejar fornecer espaço de armazenamento alternativo na porção superior do chassi 300. Nesse caso, a prateleira superior 320 pode ser removida do chassi 300 através da remoção dos conectores roscados 712, e o tal conjunto de armazenamento alternativo, como pode ser selecionado por pessoas versada na técnica, pode ser afixado em seu lugar. Em certas configurações, uma caixa de armazenamento frontal aberta equipada com uma antena de identificação por radiofrequência ("RFID") pode ser colocada no lugar da prateleira superior 320 e anexada aos flanges de suporte superior 710, ou posicionada diretamente na prateleira superior 320 ou um porção da mesma (tal como à placa inferior 326 de prateleira superior 320, discutida abaixo), que pode receber e armazenar recipientes de produto marcados por RFID, conforme discutido em maiores detalhes abaixo.
[0045] Em referência continuada às Figuras 7 e 8, a prateleira superior 320 inclui um painel plano 321 que serve como a sustentação para os cartuchos de dispensação de produto 400. Em certas configurações, o painel plano 321 compreende uma placa de circuito impresso. As abas guias 322 são posicionadas adjacentes a uma borda frontal do painel plano 321 e servem para posicionar apropriadamente os cartuchos de dispensação de produto 400 à medida que estiverem sendo colocados na prateleira superior 320. Para auxiliar adicionalmente no posicionamento apropriado dos cartuchos de dispensação de produto, postes da guia traseira 325 são, de modo semelhante, fornecidos e posicionados no alinhamento com as abas guias 322, definindo, assim fendas individuais 323 configuradas para receber um cartucho de dispensação de produto 400. Os sensores 324 como discutido acima são posicionados na face superior do painel plano 321 de modo que se alinhem com uma gaveta de dispensação inferior e horizontalmente móvel em cada cartucho 400, permitindo assim que sensores no fundo de tais gavetas ativem os sensores 324 no painel plano 321, por sua vez, permitindo que o processador de compartimento de controle 115 registre a dispensação de produto a partir de um cartucho de dispensação de produto particular 400. A prateleira superior 320 também inclui a placa inferior 326, que tanto monta a prateleira superior 320 aos flanges de suporte superior 710, quanto posiciona o painel plano 321 a uma distância vertical acima da placa inferior 326.
[0046] Como mostrados nas Figuras 8 a 11, embora a prateleira superior 320 seja posicionada imediatamente acima do conjunto de gavetas intermediário 360, como discutido acima, a mesma é montada independentemente ao chassi 300, permitindo que o conjunto de gavetas 360 deslize horizontalmente para fora (na direção da seta 1100 na Figura 11) a partir do chassi 300 para colocação e recuperação de produto. Como melhor visto na Figura 11 (na qual o painel plano 321 foi removido para fins de clareza), a frente da gaveta 800 pode ser puxada para fora na direção da seta 1100 a partir do conjunto de gavetas intermediário 360, tais como por meio de trilhos de deslizamento de gaveta padrões 1102. Os trilhos de deslizamento 1102 são anexados a ambos os lados do conjunto de gavetas 360, permitindo que a gaveta seja puxada para fora a partir do chassi 300 por cima da placa de sustentação do conjunto de gavetas 1101 sem afetar a prateleira superior 320 ou a prateleira inferior 342, ou os cartuchos de dispensação 400 armazenados nas mesmas. O conjunto de gavetas 360 inclui uma tampa articulada 802, articulada ao corpo da gaveta 804 por meio de um membro de articulação 806. A tampa articulada 802 é preferencialmente perfurada com uma pluralidade de aberturas 808 permitindo que ar frio passe através do conjunto de gavetas 360 de modo a manter os conteúdos de conjunto de gavetas 360 frios com o resto dos produtos armazenados na unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. A tampa articulada 802 pode ser dotada de uma trava separada 810 para fornecer acesso restrito aos conteúdos do conjunto de gavetas 360. O conjunto das gavetas 360 pode ser útil para armazenar produtos que foram retirados de forma inadequada ou incorreta dos cartuchos de dispensação, produtos que já foram distribuídos, mas apenas parcialmente utilizados, ou produtos em recipientes de formato estranho que não cabem nos cartuchos de dispensação 400.
[0047] A Figura 12 mostra o conjunto de gavetas 360 com a placa inferior 326 de prateleira superior 320 no lugar acima do conjunto de gavetas
360. De modo semelhante, as Figuras 13 a 16 mostram conjunto de gavetas com a placa inferior 326 removida. Cada uma das Figuras 12 a 16 mostra o mecanismo de liberação de cartucho 1210 montado de modo pivotável à placa inferior 326. Mais particularmente, e com referência contínua às Figuras 12 a 16, o mecanismo de liberação de cartucho 1210 inclui o braço de montagem 1212 montado de modo pivotável na aba de pivô 328 à placa inferior 326. Uma pluralidade de ganchos 1214 é montada à face frontal do braço de montagem 1212, com um gancho 1214 alinhado com cada fenda 323. Os ganchos 1214 são configurados para engatar uma crista na traseira de cada cartucho de dispensação 400. Assim, quando o mecanismo de liberação de cartucho está em sua posição para baixo, os ganchos 1214 engatam a traseira dos cartuchos de dispensação 400 para impedir sua remoção a partir da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. Quando o mecanismo de liberação de cartucho é pivotado para sua posição para cima, os ganchos 1214 desengatam de seus respectivos cartuchos de dispensação 400, permitindo que os cartuchos de dispensação sejam removidos de suas respectivas prateleiras 320 e 340. O mecanismo de liberação de cartucho 1210 é preferencialmente inclinado por mola para sua posição para baixo, de modo a impedir a remoção de cartuchos de dispensação 400 na ausência de uma ação afirmativa e autorizada para engatar/elevar o mecanismo de liberação de cartucho 1210.
[0048] Para fazer com que o mecanismo de liberação de cartucho 1210 eleve os ganchos 1214, um atuador controlado pelo processador, e, mais particularmente, um motor de acionamento 1220, é posicionado na traseira da placa inferior 326. O motor de acionamento 1220 aciona uma roda de came 1222, cuja roda de came 1222 engata o atuador 1213 no braço de montagem
1212. Especificamente, à medida que a roda de came 1222 é girada pelo motor de acionamento 1220 na direção da seta 12A (Figura 13), o braço de montagem 1212 é girado na direção da seta 12B (Figura 13) para abaixar os ganchos 1214 para sua posição de travamento para baixo. De modo semelhante, à medida que a roda de came 1222 é girada na direção oposta da seta 12 A, o braço de montagem 1212 é girado na direção oposta da seta 12B para suspender os ganchos 1214 para sua posição destravada para cima. O motor de acionamento 1220 é, preferencialmente, operado pelo compartimento de controle 115 em resposta à recepção de instruções a partir de um uso autorizado, ou para travar, ou para destravar os cartuchos de dispensação 400 a partir de suas respectivas prateleiras. No caso de uma perda de energia, e no caso em que durante essa perda de energia é necessário ou desejável remover os cartuchos 400, também é fornecida uma barra de liberação manual 1230. A barra de liberação manual 1230 é montada de forma deslizante na parte superior da placa inferior 326 e é montada para movimento na direção da seta 12C (Figura 12). A barra de liberação 1230 tem uma aba de puxar 1232 posicionada na extremidade frontal da barra de liberação 1230. Preferencialmente, aba de puxar 1232 é ocultada atrás da parede frontal 322a de abas guia de cartucho 322, de modo que a parede frontal 322a sirva como um painel de segurança para impedir acesso não autorizado à aba de puxar 1232. Além do mais, a parede frontal 322a é preferencialmente montada à placa inferior 326 com uma pluralidade de parafusos de segurança, de modo que uma pessoa possa somente acessar a aba de puxar 1232 com a ferramenta apropriada, e com conhecimento de que a aba de puxar ocultada 1232 é posicionada atrás da parede frontal 322a de abas guia de cartucho 322. A extremidade traseira de barra de liberação 1230 inclui um cabeça de elevação 1234 que engata o lado inferior do braço de montagem
1212. Quando a roda de came 1222 é girada de modo a permitir que ganchos de posição 1214 sejam puxados para sua posição de travamento para baixo, a barra de liberação 1230 pode ser empurrada para sua posição mais traseira (isto é, a posição mostrada nas Figuras 12 à 16), fazendo com que a cabeça de elevação 1234 empurre contra o braço de montagem 1212 e eleve o braço de montagem 1212 e os ganchos 1214 para sua posição destravada para cima, permitindo, por sua vez a remoção de cartuchos de dispensação 400. Como melhor visto nas Figuras 15 e 16, a cabeça de elevação 1234 inclui um borda angular inferior 1236 que engata um parafuso de ajuste 1240, de modo que à medida em que a cabeça de elevação 1234 é empurrada na direção traseira, a borda angular inferior 1236 em contato com o parafuso de ajuste 1240 faz com que a cabeça de elevação 1234 levemente eleve o braço de montagem 1212, pivotando o braço de montagem 1212 para cima e fazendo com que os ganchos 1214 se elevem para sua posição destravada para cima.
[0049] Embora as Figuras 12 a 16 mostrem o braço de montagem 1212 e os ganchos 1214 e mecanismos relacionados na prateleira superior 320, um conjunto idêntico é, de modo semelhante, preferencialmente fornecido para a prateleira inferior 340 (sem o conjunto de gavetas intermediário 360).
[0050] A Figura 17 mostra um cartucho de dispensação 400 exemplificativo para uso com a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. Cada cartucho de dispensação 400 compreende um alojamento geralmente vertical 402 e uma gaveta de dispensação 420 no fundo do alojamento 402. A gaveta de dispensação 420 é configurada para deslizamento horizontal para fora a partir do alojamento 402, e de volta para dentro do mesmo.
[0051] Além do mais, como discutido Pedido de Patente copendente nos U.S. ___, cujos relatórios descritivos são incorporados ao presente documento a título de referência, cada cartucho de dispensação 400 inclui um mecanismo de dispensação que permite que apenas uma única unidade de produto armazenada no cartucho de dispensação 400 (por exemplo, um único frasco de produto farmacêutico, uma única caixa que contenha uma seringa, etc.) seja dispensada com cada puxamento de gaveta de dispensação 420, bloqueie tal unidade de produto de ser reinserida no cartucho de dispensação 400 após a gaveta de dispensação 420 ter sido puxada para fora do alojamento 402, impede o fechamento da gaveta de dispensação até a remoção da única unidade de produto da gaveta de dispensação 420, e impede a recarga da próxima tal unidade de produto na gaveta de dispensação 420 até que a gaveta de dispensação 420 seja empurrada totalmente de volta para o interior do alojamento 402. Cada cartucho de dispensação 400 é configurado para entregar a próxima unidade de produto através de alimentação por gravidade na gaveta de dispensação 420 após a gaveta de dispensação 420 ter sido totalmente fechada, em seguida a uma operação de dispensação (isto é, abertura completa da gaveta de dispensação 420 a partir do cartucho 400 e remoção da unidade de produto dispensada).
[0052] Cada cartucho de dispensação 400 inclui uma face frontal 404, duas paredes laterais 406 e uma parede superior 408. Quando posicionado em uma dentre a prateleira superior 320 e a prateleira inferior 340, a face frontal 410 de cada cartucho de dispensação 400 é voltada para a frente do armário de refrigerador 102. Uma porta de recarga de produto 410 é acessível a partir da face frontal 404, que pode ser aberta por um usuário para recarregar produto adicional. No entanto, a porta de recarga de produto 410 tem tanto uma porção vertical 410a quanto uma porção horizontal 410b, em que o acesso à porção horizontal 410b é bloqueado quando o cartucho de dispensação 400 é completamente inserido na unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. Assim, um usuário pode apenas abrir o cartucho de dispensação 400, e assim acessar o produto armazenado no mesmo, após a remoção autorizada do cartucho 400 a partir da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. As paredes laterais 406 do cartucho de dispensação 400 incluem uma pluralidade de aberturas 412. As aberturas 412, junto com a traseira aberta (melhor vista na Figura 18) de cada cartucho de dispensação 400, fornecem fluxo de ar em torno do produto armazenado dentro do cartucho de dispensação 400 para garantir que todos dos tais produtos permaneçam uniformemente refrigerados. Adicionalmente, a face frontal 404 tem uma largura mais ampla que a parede superior 408, criando, assim, um espaço entre cartuchos de dispensação adjacentes 400 quando são posicionados na prateleira superior 320 e prateleira inferior 340, permitindo adicionalmente fluxo de ar refrigerado nos espaços entre cartuchos de dispensação adjacentes 400. As bordas externas 404a da face frontal 404 dos cartuchos de dispensação adjacentes 400 estão em contiguidade, de modo a formar uma parede frontal relativamente uniforme com intervalo de ar mínimo entre os mesmos, mantendo, assim, tanto do ar refrigerado atrás das faces frontais 404 dos cartuchos de dispensação 400 quando o armário do refrigerador 102 está aberto. Uma aba de puxar 405 pode ser fornecido que se estendem verticalmente ao longo da face frontal 404 de cada cartucho de dispensação 400 de modo a permitir a fácil remoção de um único cartucho de dispensação 400 a partir da prateleira superior 320 ou prateleira inferior 340 quando desejado (e destravada), tais como para fins de reabastecimento.
[0053] Como melhor visto na Figura 18, a crista horizontal 414 se estende através do lado traseiro inferior do cartucho de dispensação 400. A crista 414 fornece uma superfície de engate contra a qual os ganchos 1214 de mecanismo de liberação de cartucho 1210 agem para travar cada cartucho de dispensação 400 no lugar em sua respectiva prateleira superior 320 ou prateleira inferior 340. Mais particularmente, quando os ganchos 1214 são pivotados para suas posições de travamento para baixo, a extremidade dianteira de um gancho 1214 engatará a crista 414 de um cartucho de dispensação alinhado 400,
travando, assim, o cartucho de dispensação 400 em sua respectiva prateleira. De modo semelhante, quando os ganchos 1214 são pivotados para sua posição destravada para cima, a extremidade dianteira de tal gancho 1214 desengata a partir da crista 414 do cartucho de dispensação alinhado 400, destravando, assim, o cartucho de dispensação 400 a partir de sua respectiva prateleira e permitindo sua remoção individual a partir da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. Em uma configuração particular, os cartuchos de dispensação 400 podem incluir um sensor de produto que detecta a presença de produto dentro do cartucho de dispensação 400. Mais particularmente, quando a gaveta de dispensação 420 é fechada e há produto no cartucho de dispensação 400, o próximo produto a ser dispensado pode empurrar a extremidade frontal de uma alavanca sensora para baixo de modo a fazer com que a extremidade traseira de tal alavanca sensora se eleve, por sua vez, quebrando uma conexão entre o sensor de produto e o sensor a respectiva prateleira 320 ou 340 na qual o cartucho de dispensação 400 está posicionado, indicando, assim, que há um produto em tal cartucho de dispensação 400 em posição para dispensação. Quando a gaveta de dispensação 420 é aberta e não há produto adicional pressionando a extremidade frontal de tal alavanca sensora, a extremidade traseira da alavanca sensora é abaixada e conecta o sensor de produto com o sensor na respectiva prateleira de dispensação 320 ou 340, indicando que não há atualmente nenhum produto em linha para ser dispensado. Quando a gaveta de dispensação 420 é fechada, o próximo produto em linha no cartucho de dispensação 400 se move para a gaveta de dispensação 420, empurrando para baixo a extremidade frontal da alavanca sensora e fazendo com que a extremidade traseira do sensor de produto se eleve e perca sua conexão com o sensor na respectiva prateleira de dispensação 320 ou 340. Contempla-se que outras configurações de sensor de produto possam ser prontamente implementadas por uma pessoa de habilidade comum na técnica.
[0054] Em uma configuração particular, os cartuchos de dispensação 400 também podem incluir um sensor de posição de gaveta localizado no fundo da gaveta de dispensação 420. O sensor de posição de gaveta pode se conectar com um sensor de posição fechada na respectiva prateleira superior 320 e prateleira inferior 340 quando a gaveta de dispensação 420 estiver fechada, indicando para o compartimento de controle 115 que a gaveta de dispensação 420 está fechada. O sensor de posição de gaveta também pode se conectar com um sensor de posição aberta na respectiva prateleira superior 320 e prateleira inferior 340 quando a gaveta de dispensação 420 estiver totalmente aberta, indicando para o compartimento de controle 115 que a gaveta de dispensação 420 está totalmente aberta. As pessoas versadas na técnica reconhecerão que uma grande variedade de sensores de posição e sensores de detecção de produto podem ser usados com os cartuchos de dispensação 400 e a prateleira superior 320 e a prateleira inferior 340 da unidade de armazenamento, e a dispensação refrigerada 100 descrita no presente documento sem se afastar do escopo e do espírito da presente invenção.
[0055] Como mencionado acima, dado a construção modular da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 discutida acima, em vez dos cartuchos de dispensação 400, um conjunto de armazenamento alternativo pode ser fornecido à medida que pode ser selecionado por pessoas versadas na técnica. Como mostrado na vista em corte transversal lateral da Figura 19, tal conjunto de armazenamento alternativo pode, em certas configurações, compreender uma caixa de armazenamento frontal aberta 500 equipada com uma antena de identificação por radiofrequência plana ("RFID") 550, que pode receber e armazenar recipientes de produto marcado por RFID.
[0056] A caixa de armazenamento frontal aberta 500 define um espaço interno aberto 502 que pode receber produtos de formas e tamanhos variados e, portanto, pode ser usado para armazenar produtos que não estão configurados para armazenamento e dispensação de cartuchos de dispensação 400, mas que, no entanto, são desejados que sejam armazenados com esses produtos em um único sistema refrigerado de armazenamento e dispensação
100. Em referência continuada à Figura 19 e à vista traseira da Figura 20, a caixa de armazenamento frontal aberta 500 pode ter uma face inferior 504, cuja face inferior 504 pode ser dimensionada e, de outro modo, configurada para repousar diretamente no painel plano 321 no lugar dos cartuchos de dispensação 400, ou alternativamente na placa inferior 326. A caixa de armazenamento frontal aberta 500 pode incluir cristas 514 em um lado traseiro da mesma configuradas para engatar com ganchos 1214 do mecanismo de liberação de cartucho 1210, permitindo, assim, que a caixa de armazenamento frontal aberta 500 seja travada à prateleira superior 320 ou à prateleira inferior 340 da mesma maneira que os cartuchos de dispensação 400 podem ser travados à prateleira superior 320 ou à prateleira inferior 340. A caixa de armazenamento frontal aberta 500 pode incluir uma fenda 504 que se estende para o interior do corpo superior da caixa de armazenamento frontal aberta 500 a partir de um lado traseiro da mesma, cuja fenda 504 recebe a antena RFID planar 550. Um cabo elétrico 552 pode se estender a partir da antena plana 550 para fora da fenda 504 para conexão ao compartimento de controle 115. A antena plana 552 pode ser configurada para ler identificações de RFID posicionadas nos produtos ou recipientes de produto que devem ser armazenados na caixa de armazenamento frontal aberta 500, e mais particularmente, para detectar sua localização na caixa de armazenamento frontal aberta 500, e sua remoção a partir da mesma. As antenas RFID planas e identificações de RFID legíveis pelas mesmas estão prontamente disponíveis comercialmente e sua construção é conhecida pelas pessoas versadas na técnica, de modo que sua configuração específica e operação não é detalhada adicionalmente no presente documento.
[0057] Uma caixa de junção pode controlar um aquecedor para um resfriador de absorção de amônia ou o compressor para manter uma temperatura constante no compartimento refrigerado do armário do refrigerador
102. Em certas configurações, a caixa de junção pode incluir um processador, SSR ou SCR, interface de comunicação I2C, sonda de temperatura NTC e fonte de alimentação. Caso o resfriador seja absorção de amônia, o processador preferencialmente executa um algoritmo PID padrão e controle numeral-impulso com modificações para sobre-temperatura. A função de sobre-temperatura é configurada para desligar o aquecedor quando parece que o resfriador está superaquecendo devido a pouco gás, um aquecedor danificado ou danificado ou alta corrente. A configuração de temperatura nominal para o interior do compartimento refrigerado será controlada pelo processador do compartimento de controle 115 que se comunica com a caixa de junção. A situação atual da caixa de junção pode ser lida pelo processador do compartimento de controle
115.
[0058] Uma fonte de alimentação CA/CC com filtro de linha é preferencialmente usada para fornecer uma tensão estável para todos os componentes eletrônicos incluídos na unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. A saída da fonte de alimentação é preferencialmente usada para carregar uma bateria reserva. A saída da fonte de alimentação e a bateria de reserva são preferencialmente controladas por um interruptor. O interruptor é preferencialmente controlado pelo processador do compartimento de controle 115 para selecionar como os componentes eletrônicos e o compartimento refrigerado 115 serão alimentados. O processador pode monitorar a fonte de alimentação principal e bateria reserva por meio da interface de comunicação I2C. De acordo com certos aspectos de uma modalidade da invenção, em que um compartimento de congelador é incluído na unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100, o compartimento de congelador preferencialmente inclui um invólucro com um compressor resfriador, prateleiras para reter cartuchos de dispensação 400, um conjunto de gavetas intermediário 360, prateleiras detectoras de dispensação, detecção de temperatura, LEDs, travas elétricas, um sensor da porta, um ventilador, um termostato controlado por processador, uma fonte de alimentação com UPS, e um enlace de comunicação para o compartimento resfriado ou o compartimento de controle 115. A Figura 21 fornece um diagrama de blocos para os componentes mencionados anteriormente. Se fornecido, um compartimento de congelador preferencialmente inclui uma interface de congelador que contém sinais de I2C e GPIO necessários para comunicações com o processador do compartimento de controle 115. Estes sinais são armazenados temporariamente e enviados ao processador através do painel traseiro 380. Está contemplado que um compartimento congelador fornecido como no presente documento será configurado da mesma maneira que o compartimento resfriado e inclui os mesmos recursos, exceto que sua temperatura pode ser definida abaixo do ponto de congelamento para manter os produtos em temperaturas mais baixas do que no compartimento refrigerado do armário do refrigerador 102 discutido acima.
[0059] Todo controle e comunicações são preferencialmente manuseados pelo compartimento de controle 115. O refrigerador de venda automática pode ser configurado para se comunicar com um servidor. Nessa configuração, o servidor consiste em um computador executando o software aplicativo localizado em uma instalação externa. Este software de aplicativo processa os dados recebidos da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 e gera os dados necessários para controle de estoque, manutenção, alarmes, cobrança e quaisquer outras tarefas essenciais. Os dados também são usados para despachar pessoal para manutenção, suporte ao cliente para alarmes e recarga.
[0060] O servidor e a unidade de refrigeração podem se comunicar entre si e formar parte de um sistema totalmente integrado de suprimento, armazenamento e distribuição de produtos, como descrito mais adiante abaixo e como mostrado esquematicamente no fluxograma exemplificativo mostrado na Figura 22. O primeiro elemento do sistema é uma instalação do usuário 600. A instalação de usuário 600 é a instalação em que a unidade refrigerada de armazenamento e dispensação 100 é colocada. A instalação do usuário 600 pode ser um consultório médico, mas pode ser qualquer outro local em que a unidade refrigerada de armazenamento e dispensação 100 seja usada, por exemplo, uma farmácia, um escritório do departamento de saúde, etc. Outro elemento do sistema é um fabricante de produto 610, como uma empresa que fabrica os produtos a serem distribuídos pelo refrigerador de venda automática. Um elemento opcional do sistema é um distribuidor 620, que é usado pelo fabricante 610 para entregar o produto ao usuário 600. Um parceiro de produto
640 também pode ser fornecido que tenha a responsabilidade de gerenciar o inventário do produto na unidade de armazenamento e distribuição refrigerada
100. Um parceiro de gerenciamento 605 pode ser usado em certos casos para controlar as funções da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada
100. Em alguns casos, o parceiro de gerenciamento 605 é o fabricante da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 e é responsável pela manutenção do equipamento e pelos dados coletados a partir da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. Um parceiro de cobrança 615 pode ser responsável por faturar e liquidar contas com os vários outros membros do sistema. O provedor de seguros 630 pode ser outro componente, que está em comunicação com o parceiro de cobrança 615 para gerenciar o pagamento pelo produto gasto.
[0061] O sistema é implementado através de uma rede integrada, como mostrado na Figura 23. De acordo com certos aspectos de uma modalidade da invenção, a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 é conectada de forma comunicativa com o servidor de controle 1705 no parceiro de gerenciamento 605, o servidor do fabricante do produto 1710, o servidor distribuidor 1720, o servidor parceiro 1740, o servidor de cobrança 1715 e o servidor de seguros 1730. Uma pessoa de habilidade comum na técnica reconhecerá que o refrigerador de vendas não precisa estar conectado a todos os componentes listados acima. Por exemplo, a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 pode ser conectada ao servidor de controle 1705, e o servidor de controle 1705 pode ser usado para se comunicar com todos os outros componentes, conforme necessário.
[0062] O sistema descrito acima é usado para implementar um método para distribuição e dispensação de produtos. Um produto é entregue primeiro ao usuário 600 a partir do fabricante 610 ou distribuidor 620. Os dados são coletados a partir do compartimento de controle 115 que correspondem ao conteúdo e operação da unidade refrigerada de armazenamento e dispensação 100 e enviados ao servidor de controle 1705. O servidor de controle 1705 lida com todas as transações relativas aos produtos dispensados através da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. Todos os dados, incluindo alarmes da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100, são enviados e processados pelo servidor de controle 1705. O servidor de controle 1705 processa os dados e determina se a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 precisa ser recarregada ou se é necessária manutenção.
[0063] Opcionalmente, um servidor de cobrança 1715 no parceiro de cobrança 615 pode receber informações diretamente da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 ou do servidor de controle 1705. O servidor de cobrança 1715 gerencia o a cobrança a partir do usuário 600 e para o mesmo, cobrança a partir da companhia de seguros 630 e para a mesma, e solicita o estoque do fabricante do produto 610. O servidor de cobrança 1715 também pode agendar visitas de um parceiro de produto 640 para ir ao usuário 600, enquanto coordena com a entrega do produto. O parceiro de produto 640 pode ser uma organização com indivíduos qualificados para armazenar e manter o estoque de vacinas do médico. Em tais casos, o parceiro de produto 640 utiliza preferencialmente um documento de manuseio de vacina CDC no estabelecimento de procedimentos. Quando um paciente recebe uma vacina ou outro medicamento dispensado através da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100, as informações são enviadas de um frasco digitalizado ou extraídas do POMIS (Sistema de Informações Médicas e de Gerenciamento do Consultório Médico) para o servidor de cobrança 1715 para cobrar a companhia de seguros 630 pelo paciente a quem o produto foi fornecido. O servidor de controle 1705 enviará solicitações de recarga de estoque para o servidor de cobrança 1715 quando os níveis de estoque caírem abaixo dos valores predeterminados. O servidor de cobrança 1715 precisa fazer esses pedidos em tempo hábil para garantir que o consultório médico não fique sem nenhum medicamento, por exemplo, uma vacina. O servidor de controle 1705 rastreará todo o estoque disponível. O servidor de cobrança 1715 rastreará todos os pedidos de entregas e fornecerá informações de entrega ao servidor de controle 1705. Todos os alarmes da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 no consultório médico serão enviados por meio do servidor de controle 1705 ao servidor de cobrança 1715 para notificação. O seguro 630 refere-se a entidades que reembolsam o parceiro do produto 640 pelo custo do medicamento, por exemplo, uma vacina, e reembolsam o médico pela administração do medicamento. O servidor de cobrança 1715 cobrará a companhia de seguros 630 e lidará com o gerenciamento da transação de pagamento do seguro.
[0064] O fabricante 610 refere-se a entidades que vão fornecer produtos, por exemplo, medicamentos, vacinas, etc. ao usuário 600 ou parceiro de produto 640. O fabricante 610 recebe no servidor do fabricante do produto 1710 um pedido do servidor de cobrança 1715. O pedido é então enviado diretamente ao usuário 600 ou ao parceiro de produto 640 com o número de rastreamento e o manifesto enviado ao servidor de cobrança 1715, que retransmitirá essas informações para o servidor de controle 1705. Está previsto que o produto chegue em tempo hábil, por exemplo, dentro de 48 horas após o envio.
[0065] Um método exemplificativo de acordo com uma modalidade é fornecido na Figura 24. Em uma primeira etapa 1800, um operador, tal como uma enfermeira no consultório médico 600, remove um único recipiente de produto (por exemplo, um frasco armazenado em um cartucho de distribuição 400) da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. Em uma segunda etapa 1805, a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 registra a remoção e envia as informações ao servidor de controle 1705. Em uma terceira etapa 1810, o operador insere as informações no registro do cliente (por exemplo, paciente) e os dados são enviados ao servidor de cobrança 1715 para cobrança, extraindo as informações relevantes do POMIS. Na etapa seguinte de 1815, o servidor de cobrança cobra a companhia de seguros pelo reembolso. Na etapa 1820, o servidor de controle 1705 reconhece e rastreia o uso do frasco e, se o número de frascos estiver abaixo do nível nominal, se comunica com o servidor de cobrança 1715 para solicitar mais produto. Na etapa
1825, o servidor de cobrança 1715 solicita um refil do fabricante 610, fazendo um pedido ao fabricante 610 para obter mais produtos.
[0066] O fabricante 610 envia o produto; gera um número de rastreamento, manifesto e fatura; e envia as informações para o servidor de cobrança 1715 na etapa 1830. O servidor de cobrança 1715 retransmite o número de rastreamento e o manifesto para o servidor de controle 1705 e para o parceiro de produto 640 na etapa 1835. A unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 é então recarregada na etapa 1840 e notifica o servidor de controle 1705 quando foi recarregada na etapa 1845. Em seguida, na etapa 1850, o servidor de controle 1705 informa o servidor de cobrança 1715 sobre a entrega do produto e os níveis de estoque atualizados. O servidor de cobrança 1 15 então liquida a fatura do fabricante pelo custo do produto na etapa
1855. O processo é concluído quando o servidor de cobrança 1715 recebe reembolso do seguro na etapa 1860.
[0067] Um fluxo de sistema geral exemplificativo para o sistema descrito acima é como a seguir. Está contemplado que os pedidos de preenchimento possam ser enviados através do teclado da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100, um telefone inteligente ou um dispositivo móvel com um aplicativo de software que receba informações da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 e que possa ser conectado comunicativamente com o sistema, por exemplo, o servidor de controle 1705 ou o servidor de cobrança 1715. O sistema de reabastecimento também pode ser controlado através de uma página da web conectada comunicativamente com a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100, por exemplo, através do servidor de controle 1705 ou do servidor de cobrança 1715.
[0068] A unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 pode capturar informações de produto através do uso de um escâner de código de barras. O escâner de código de barras pode estar localizado no compartimento de controle 115. A pessoa encarregada de abastecer a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 pode escanear cada produto, por exemplo, uma vacina, antes de reencher os cartuchos de dispensação 400. A unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 pode conter um servidor dentro do compartimento de controle 115 que mantém a comunicação entre o escritório do usuário e um servidor de controle 1705 em um fornecedor que fabrica e mantém a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada
100. A unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 pode relatar todos os movimentos do produto e evento ou alarme que exijam ação ao fabricante da unidade de armazenamento e distribuição refrigerada 100.
[0069] Como explicado acima, os cartuchos de dispensação 400 não permitem que um produto seja devolvido através da gaveta dispensadora
420. Se um produto for removido, o mesmo pode ser colocado no conjunto de gavetas 360. Opcionalmente, os produtos que permitem que múltiplas dosagens possam ser colocadas no conjunto da gaveta 360 após a dosagem inicial desse produto. Preferencialmente, a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 apenas rastreia a possibilidade de um produto estar em um cartucho de dispensação 400. O usuário é responsável por rastrear os pagamentos e a distribuição do produto em casos de doses múltiplas.
[0070] Um médico e/ou enfermeiro podem utilizar o seguinte processo exemplar no uso da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. O médico, enfermeiro ou outro usuário efetua logon usando seu próprio código de usuário exclusivo. O usuário abre a porta da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 e puxa o frasco necessário da gaveta de distribuição 420 do cartucho de dispensação 400. Se o usuário puxar o frasco errado, o frasco pode ser colocado no conjunto da gaveta 360. De modo similar, se o produto é uma vacina de doses múltiplas, o restante pode ser colocado no conjunto da gaveta 360. O usuário então fecha a porta 105 da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100, fornece o produto ao paciente ou destinatário final, registra a dosagem no POMIS e descarta o frasco ou seringa sob procedimentos normais de operação. A dispensação é registrada na unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 e retransmitida, por exemplo, para o fabricante da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 ou qualquer outra parte que monitora o uso do refrigerador. O sistema de cobrança é, preferencialmente, configurado para garantir que o produto, por exemplo, vacina, seja cobrado dentro de 24 horas após o uso na companhia de seguros. Os pedidos de recarga são preferencialmente feitos quando os níveis de estoque são reduzidos ou em intervalos específicos.
[0071] Em um processo exemplar adicional empregado por um especialista em produtos, a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 pode ser otimamente utilizada de acordo com o processo a seguir. O fabricante ou gerente da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 estabelece um inventário inicial do produto, por exemplo, vacinas. Quando um frasco de produto é removido da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100, a redução do estoque é registrada no compartimento de controle 115 e retransmitida para o parceiro de gerenciamento 605 ou o servidor de controle 1705. O parceiro de gerenciamento 605 ou servidor de controle 1705 reconhece quando um nível de estoque, e mais preferencialmente um nível de estoque não expirado, cai abaixo do par e notifica o servidor de cobrança 1715 ou parceiro designado para fazer e gerenciar pedidos de produtos. O servidor de cobrança 1715, ou o parceiro designado para gerenciar pedidos, faz um pedido ao fabricante do produto 610. O fabricante do produto 610 envia o pedido e alerta o servidor de cobrança 1715 das informações de rastreamento, que são então retransmitidas para o servidor de controle ou fabricante/gerente da unidade de armazenamento e distribuição refrigerada 100.
[0072] O servidor de cobrança 1715 ou a parte designada para gerenciar pedidos notifica um parceiro de produto e o fabricante/gerente dos dados recebidos da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100, incluindo, preferencialmente, que X entregas de produtos específicos ocorram no dia seguinte para fins de programação. O parceiro do produto agenda um horário para visitar o escritório do usuário e reabastece a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 a partir do pedido do produto entregue. Se a entrega chegar antes da chegada do especialista do parceiro do produto, o usuário poderá colocá-lo em um refrigerador apropriado para manter o controle de temperatura. O especialista do parceiro de produto verifica se o indicador térmico na caixa está em condições adequadas; efetua logon através do teclado usando um código único; destrava o compartimento da vacina; substitui o produto de acordo com os padrões do setor (por exemplo, usando o princípio FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair)); e escaneia o código de barras de cada frasco e interage com o LCD/tela sensível ao toque do painel frontal da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 para identificar o produto a ser carregado. A unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 e o gerente da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 ou software do fabricante, preferencialmente, registra o nome do produto, o número de doses recebidas, a data que o produto foi recebido, a condição do produto mediante chegada, o fabricante do produto, o número do lote e a data de validade do produto, como determinado pelo escâner e pelo diálogo do painel frontal. A unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 pode incluir pode incluir um LED (ou LEDs) piscando sob o cartucho/fenda para indicar qual deles deve ser preenchido, e o reabastecedor verifica de preferência que a vacina que está sendo substituída está entrando no cartucho/fenda correta, um de cada vez. Os produtos vencidos são preferencialmente removidos e enviados ao fabricante para reembolso e/ou substituição. Vacinas vencidas podem ocorrer devido à falta de energia, além do prazo de validade ou flutuações de temperatura.
[0073] É contemplado que o servidor de controle 1705 possa ser configurado para permitir a devolução de produtos vencidos. Essa opção pode ser incluída em uma opção de menu de inventário intitulada "devolução ao fabricante/produto vencido". Os produtos vencidos nos cartuchos de dispensação ou no conjunto da gaveta 360 também podem ser devolvidos ao fabricante do produto para descarte e/ou reembolso.
[0074] O especialista do parceiro de produto garante que todos os frascos não vencidos (e não recuperados) no conjunto da gaveta 360 permaneçam lá para uso futuro. Opcionalmente, o especialista trava o compartimento da vacina, substitui todos os itens diversos conforme necessário (etiquetas, caixas, recipientes etc.) e verifica com o usuário para conferir se há algum tipo de problema. O especialista do produto também pergunta se há algum item de manutenção que precisa ser verificado e informa o fabricante e/ou gerente da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. A temperatura da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 é controlada automaticamente, de modo que não haveria necessidade de o especialista do produto registrar tais informações. O especialista do produto fornece um resumo do uso do produto, de preferência durante o mês, e responde a quaisquer perguntas relacionadas ao produto.
[0075] De acordo com um aspecto de uma modalidade da invenção, o sistema emprega um processo de reconciliação de inventário exemplificativo da seguinte maneira. O especialista do produto pode realizar um inventário físico da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 para reconciliação com a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 e os níveis de inventário registrados do fabricante/servidor de controle 1705. O especialista em produto ou outro usuário que conduz o inventário interage com o diálogo do LCD/tela sensível ao toque 130 da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100, ou dispositivo de entrada do usuário 140, para observar toda e qualquer discrepância no inventário. Os níveis de inventário registrados da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 e fabricante/servidor de controle 1705 são ajustados para corresponder ao inventário físico, com uma nota de tempo que explica o ajuste.
[0076] Em alguns casos, pode ser desejável modificar os menus de entrada. Um exemplo de processo de alteração de menu pode incluir as seguintes etapas. Se for esperado que a demanda do produto mude, por exemplo, necessário para o período de volta às aulas ou gripe quando certas vacinas estiverem em alta demanda, o menu e o inventário poderão ser alterados. O parceiro de produto pode avaliar a necessidade de uma segunda unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 ou mudar a quantidade de produto abastecido. O parceiro do produto pode enviar uma "alteração de menu" ao fabricante ou gerente da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. O gerente ou fabricante criará o novo menu e fará transferência por download do novo menu para a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 através da rede. O fabricante ou gerente da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 pode armazenar todos os dados históricos em um servidor para serem usados para análise conforme necessário, tais como localização, tipo de produto (por exemplo, vacina) e usuário. O especialista do produto chega ao escritório do usuário e entra em contato com o gerente ou o departamento técnico do fabricante para obter assistência na conclusão da alteração do menu. O sistema foi projetado para incluir procedimentos quando houver produto restante no cartucho (ou cartuchos)/fenda (ou fendas) afetadas. Por exemplo, uma opção "Extração" permite a movimentação do produto sem gerar uma fatura de cobrança ou pedido de reabastecimento. O inventário é recarregado e o sistema é atualizado.
[0077] Se houver um mau funcionamento ou um alarme for ativado, o sistema está configurado para empregar o seguinte processo. Uma vez que um alarme for ativado, a unidade refrigerada de armazenamento e distribuição 100 registrará o alarme e retransmitirá a notificação do alarme ao fabricante/gerente da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada
100. O número de telefone do serviço é exibido de preferência no visor da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. O fabricante/gerente pode notificar o especialista do produto o mais rápido possível por e-mail, SMS ou qualquer outro meio eletrônico. O especialista do produto, de preferência, entra em contato com o usuário para determinar a causa do alarme (por exemplo, unidade desconectada, queda de temperatura etc.) e resolver o problema (se possível). O especialista do produto pode seguir um protocolo especificado. O resultado da chamada é registrado no banco de dados do fabricante/gerente para avaliação pela gerência. As informações coletadas podem incluir a data, o nome da pessoa com quem foi falado, a hora e quaisquer outras informações consideradas cruciais pelo usuário, fabricante ou provedor de serviços. O especialista do produto pode entrar em contato com o fabricante/gerente da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 para obter suporte técnico se o problema persistir. O fabricante/gerente pode então enviar um técnico, conforme necessário. Os itens que o técnico pode verificar incluem a duração da energia de reserva disponível na bateria - no mínimo 48 horas, preferencialmente 72 horas, o que permite fins de semana de férias, quando o escritório pode ficar fechado por três dias. Os seguintes eventos são exemplos de itens que podem causar o acionamento de um alarme: fora da faixa de temperatura, porta aberta além de um período predeterminado de tempo, sem energia principal (isto é, comutada para a bateria), iminente perda total de energia (isto é, não principal e bateria esgotada), nenhuma comunicação com o servidor, acesso ilegal ou contagem de tentativas de acesso excedida, cartucho/fenda específico não se comunicando, baterias fracas (carga CA/CC de teste), dispensa de uma vacina vencida e dispensa de uma vacina recuperada ou em quarentena. Os registros podem ser armazenados, por três anos no servidor do fabricante ou conforme exigido pela lei ou prática comercial aplicável.
[0078] Em uma modalidade, a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 pode fornecer sistemas redundantes para resolver possíveis quedas de energia. A unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 pode incluir uma bateria reserva para fornecer energia no caso de uma queda de energia. A unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 pode ser programada para travar e não dispensar produtos a fim de manter temperatura e proteger os produtos armazenados. Uma substituição de bloqueio após a entrada de um código de acesso especial pode ser fornecida para permitir a entrada de emergência ou a remoção do produto para outro local.
Além disso, após um intervalo de tempo configurável, os compartimentos refrigerados ou do congelador podem ser fechados para economizar energia da bateria e a trava continuará bloqueada durante esse estágio. Quando a bateria falhar completamente, a unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 será deixada em um estado destravado.
[0079] Um processo também pode ser implementado para tratar da recuperação e quarentena de produtos armazenados. Nesse caso, o fabricante/gerente registrará a retirada/quarentena de um produto específico, por exemplo, vacina, incluindo o número do lote na unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. O produto será identificado como "Em espera" na exibição da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100. Em algumas modalidades, o cartucho de dispensação 400 será travado para impedir a dispensação do produto. A unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 também pode piscar LED (ou LEDs) para alertar contra o uso de um produto, exibir um alerta no visor de painel frontal, disparar um alarme se o produto em quarentena for dispensado e travar em condições configuráveis por software. Um especialista em produto pode remover a vacina recuperada da unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 depois de inserir um código e colocar essa vacina recuperada no refrigerador do usuário até que seja resolvida ou removê-la em suas próprias instalações.
[0080] O sistema pode ser ainda configurado para permitir a transferência de vacinas entre locais diferentes, por exemplo, entre consultórios médicos em um território parceiro da vacina. O software para implementar o sistema pode implementar o seguinte processo. Primeiro, o fabricante define os níveis de estoque para o gerenciamento do processo. A unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 e o software de fabricante tem a capacidade de aceitar a vacina de transferência de outro usuário. O software pode incluir práticas de transporte estabelecidas para um especialista em vacinas, por exemplo, capacidade de um receptáculo de transporte com conversor de energia CC de 12 volts para resfriar o recipiente como uma opção que pode ser conectada a receptáculos elétricos em um veículo. O software também rastreia a temperatura da cadeia de frio. Em alguns casos, o receptáculo de transporte pode ser outra unidade de armazenamento e dispensação refrigerada 100 na qual um cartucho de dispensação 400 pode ser conectado e que é alimentado por um carro. Este software especial seria usado apenas para transporte.
[0081] O software e o sistema também podem incluir soluções para discrepâncias e erros. Em uma modalidade exemplificativa, quando ocorrem erros de remessa, o especialista do produto combina a solicitação de remessa do servidor ou parceiro de cobrança com o documento de remessa do fabricante do produto e alerta o servidor de cobrança ou parceiro de discrepâncias. O software pode incluir um processo de validação para verificar se o que foi pedido é o que foi entregue e subsequentemente colocado no cartucho/fenda individual no cartucho de dispensação 400.
[0082] Tendo agora apresentado completamente as modalidades preferidas e certas modificações do conceito subjacente à presente invenção, várias outras modalidades, bem como certas variações e modificações das modalidades no presente documento mostradas e descritas, ocorrerão obviamente aos especialistas na técnica ao se familiarizarem com o referido conceito subjacente. Deverá entender-se, portanto, que a invenção pode ser praticada de outra forma que não especificamente estabelecida no presente documento.

Claims (22)

REIVINDICAÇÕES
1. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada CARACTERIZADA pelo fato de que compreende: um armário de refrigerador; um chassi posicionado em um interior do dito armário de refrigerador que tem paredes que definem uma cavidade aberta em um interior do dito chassi; uma prateleira afixada às ditas paredes do dito chassi na dita cavidade aberta; e uma pluralidade de cartuchos de dispensação de produto posicionada de modo removível na dita prateleira, em que cada dito cartucho de dispensação de produto compreende adicionalmente um alojamento vertical que retém uma pluralidade de unidades de produto e uma gaveta de dispensação configurada para movimento horizontal fora do dito alojamento, em que cada dito cartucho de dispensação de produto é configurado para dispensar sequencialmente uma única das ditas unidades de produto mediante cada extensão horizontal da dita gaveta de dispensação de uma posição completamente fechada a uma posição completamente aberta.
2. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que cada dito cartucho de dispensação é adicionalmente configurado para alimentar por gravidade uma unidade de produto à dita gaveta de dispensação mediante fechamento da dita gaveta de dispensação de uma posição completamente aberta.
3. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a dita prateleira compreende adicionalmente uma pluralidade de fechos móveis montados em um lado traseiro da dita prateleira, em que cada dito fecho engata uma crista em um lado traseiro de um dos ditos cartuchos de dispensação de produto.
4. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADA pelo fato de que os ditos fechos são inclinados para baixo a uma posição de travamento que trava cada um dos ditos cartuchos de dispensação de produto à dita prateleira.
5. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende adicionalmente um atuador controlado por processador que engata os ditos fechos e configurado para pivotar os ditos fechos para cima a uma posição de destravamento que possibilita a remoção dos ditos cartuchos de dispensação de produto da dita prateleira.
6. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende adicionalmente uma barra de liberação manual que tem uma extremidade traseira que engata os ditos fechos e uma extremidade frontal acessível a partir de um lado frontal da dita prateleira.
7. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADA pelo fato de que a dita extremidade frontal da dita barra de liberação manual é posicionada atrás de um painel de segurança removível.
8. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que cada dito cartucho de dispensação de produto compreende adicionalmente duas paredes laterais paralelas, uma parede superior, e uma parede frontal, em que cada uma das ditas paredes laterais é perfurada para fornecer aberturas de fluxo de ar através das ditas paredes laterais.
9. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADA pelo fato de que a dita parede frontal tem uma dimensão de largura que é maior do que uma dimensão de largura da dita parede superior, e em que as bordas laterais das ditas paredes frontais das adjacentes dos ditos cartuchos de dispensação estão em contiguidade.
10. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADA pelo fato de que o dito cartucho de dispensação compreende adicionalmente uma porta de recarga de produto montada de modo pivotável na dita parede frontal do dito cartucho de dispensação, em que cada dita porta de recarga de produto tem uma porção vertical alinhada à dita parede frontal do dito cartucho de dispensação e uma porção horizontal alinhada à dita parede superior do dito cartucho de dispensação.
11. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a dita prateleira compreende adicionalmente uma pluralidade de fendas, em que cada dita fenda recebe um dos ditos cartuchos de dispensação.
12. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende adicionalmente abas guia de cartucho que se estendem para cima da dita prateleira e que define as ditas fendas.
13. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADA pelo fato de que a dita fenda compreende adicionalmente um sensor configurado para detectar a dispensação de unidades de produto de um dos ditos cartuchos de dispensação.
14. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADA pelo fato de que os ditos sensores são configurados para detectar a dispensação de unidades de produto de um dos ditos cartuchos de dispensação mediante abertura da dita gaveta de dispensação no dito um dos ditos cartuchos de dispensação a uma posição completamente aberta.
15. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende adicionalmente um conjunto de gavetas afixado às ditas paredes do dito chassi na dita cavidade aberta, em que o dito conjunto de gavetas compreende adicionalmente uma gaveta horizontalmente deslizável.
16. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADA pelo fato de que a dita gaveta compreende adicionalmente uma porta articulada perfurada em uma parede superior da dita gaveta.
17. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende adicionalmente uma barra de liberação de chassi montada de modo pivotável no interior do dito chassi e que engata uma rosca de montagem afixada ao dito interior do dito armário de refrigerador.
18. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 17, CARACTERIZADA pelo fato de que a dita barra de liberação de chassi é inclinada por mola em direção ao engate com a dita rosca de montagem.
19. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende adicionalmente uma segunda prateleira afixada às ditas paredes do dito chassi na dita cavidade aberta.
20. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende adicionalmente uma caixa de armazenamento frontal aberta posicionada na dita segunda prateleira.
21. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADA pelo fato de que a dita caixa de armazenamento frontal aberta que tem uma parede oca que tem uma antena RFID plana posicionada na mesma e configurada para detectar sinais de radiofrequência emitidos a partir de unidades de produto posicionadas na dita caixa de armazenamento frontal aberta.
22. Unidade de armazenamento e dispensação refrigerada, de acordo com a reivindicação 21, CARACTERIZADA pelo fato de que a dita segunda prateleira compreende adicionalmente uma pluralidade de fechos móveis montados em um lado traseiro da dita segunda prateleira, em que cada dito fecho engata uma crista em um um lado traseiro de caixa de armazenamento frontal aberta.
BR112019027766-8A 2017-06-22 2018-06-21 sistema de dispensação refrigerado de inventário controlado BR112019027766A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US15/629,890 US20170284732A1 (en) 2013-04-23 2017-06-22 Controlled inventory refrigerated dispensing system
US15/629,890 2017-06-22
PCT/US2018/038731 WO2018237130A1 (en) 2017-06-22 2018-06-21 CONTROLLED REFRIGERATED STOCK DISTRIBUTION SYSTEM

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112019027766A2 true BR112019027766A2 (pt) 2020-07-07

Family

ID=64735792

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112019027766-8A BR112019027766A2 (pt) 2017-06-22 2018-06-21 sistema de dispensação refrigerado de inventário controlado

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP3641598A4 (pt)
CN (1) CN111107768B (pt)
BR (1) BR112019027766A2 (pt)
CA (1) CA3068266A1 (pt)
PH (1) PH12019502911A1 (pt)
SG (1) SG11201912776YA (pt)
WO (1) WO2018237130A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN112426305B (zh) * 2020-10-12 2021-08-24 河南科技大学第一附属医院 一种整形外科植皮后康复装置

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5661978A (en) * 1994-12-09 1997-09-02 Pyxis Corporation Medical dispensing drawer and thermoelectric device for cooling the contents therein
JP4462689B2 (ja) * 2000-01-18 2010-05-12 株式会社トーショー 薬品収納装置
US8152004B2 (en) * 2005-05-05 2012-04-10 Dixie Consumer Products Llc Dispenser for disposable cutlery and components therefor
CN101919625A (zh) * 2009-06-15 2010-12-22 玺瑞股份有限公司 具有检知功能的储药装置
US8749356B2 (en) * 2009-12-07 2014-06-10 Meps Real-Time, Inc. RFID enabled drawer refrigeration system
US20110172815A1 (en) * 2010-01-11 2011-07-14 Jvm Co., Ltd. Medicine management apparatus and method, bin for the apparatus, and cart for the apparatus
US8517214B2 (en) * 2010-10-19 2013-08-27 Deborah J. Lowry Gravity-fed dispenser
US8434838B2 (en) * 2011-02-16 2013-05-07 Joseph ZABBATINO Individual locker assembly for refrigerators
KR101529772B1 (ko) * 2012-04-18 2015-06-17 (주)제이브이엠 약품 보충장치 및 그의 제어방법
CN202928250U (zh) * 2012-11-08 2013-05-08 杭州金松优诺电器有限公司 单体储藏柜
KR101338378B1 (ko) * 2013-04-05 2013-12-06 아르네코리아(주) 냉장, 냉동용 조립식 패널의 결합구조
CA2910157C (en) * 2013-04-23 2021-05-25 Mark T. Cosgrove Controlled inventory refrigerated dispensing system
WO2015016866A1 (en) * 2013-07-31 2015-02-05 Empire Technology Development Llc Dynamic chemical sensors
US9803403B2 (en) * 2014-01-24 2017-10-31 Kason Industries, Inc. Panel fastener
US9395116B1 (en) * 2015-08-28 2016-07-19 Sonoco Development, Inc. Dual temperature insulated container

Also Published As

Publication number Publication date
WO2018237130A1 (en) 2018-12-27
SG11201912776YA (en) 2020-01-30
PH12019502911A1 (en) 2020-12-07
CN111107768B (zh) 2022-01-11
CN111107768A (zh) 2020-05-05
CA3068266A1 (en) 2018-12-27
EP3641598A1 (en) 2020-04-29
EP3641598A4 (en) 2020-12-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10657223B2 (en) Controlled inventory refrigerated dispensing system
US20170284732A1 (en) Controlled inventory refrigerated dispensing system
US20220011042A1 (en) Controlled inventory refrigerated dispensing system
KR102511455B1 (ko) 전용 메커니즘을 갖는 의료 장비
EP2174251B1 (en) Patient-specific medication dispensing and notification system
US9626485B2 (en) Secure medication transport and administration system
US9715671B2 (en) Facility-wide medication management systems
US9098983B2 (en) Single-item-access drawer
US20130123974A1 (en) Combined pharmaceutical packager and prepackaged pharmaceutical system
BR112019027766A2 (pt) sistema de dispensação refrigerado de inventário controlado
CN213664319U (zh) 一种消毒、储存一体式医用智能储存柜
US9626817B2 (en) Apparatuses, systems, and methods for storing and dispensing medication proximate a patient

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]