BR112019013825B1 - Método de comunicação, aparelho, e mídia de armazenamento legível por computador - Google Patents

Método de comunicação, aparelho, e mídia de armazenamento legível por computador Download PDF

Info

Publication number
BR112019013825B1
BR112019013825B1 BR112019013825-0A BR112019013825A BR112019013825B1 BR 112019013825 B1 BR112019013825 B1 BR 112019013825B1 BR 112019013825 A BR112019013825 A BR 112019013825A BR 112019013825 B1 BR112019013825 B1 BR 112019013825B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mode
air interface
interface technology
network device
target
Prior art date
Application number
BR112019013825-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019013825A2 (pt
Inventor
Tingting Wang
Qinghai Zeng
Yi Guo
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from CN201710005557.8A external-priority patent/CN108271214B/zh
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd
Publication of BR112019013825A2 publication Critical patent/BR112019013825A2/pt
Publication of BR112019013825B1 publication Critical patent/BR112019013825B1/pt

Links

Abstract

Modalidades dessa aplicação fornecem um método de comunicação, um dispositivo terminal, e um dispositivo de rede. O método inclui: determinar, por um dispositivo terminal, pelo menos uma maneira alvo de uma tecnologia de interface aérea; e comunicar, pelo dispositivo terminal, com um dispositivo de rede usando-se a pelo menos uma maneira alvo da tecnologia de interface aérea. Portanto, de acordo com o método fornecido nas modalidades dessa aplicação, uma maneira alvo que é de uma tecnologia de interface aérea e que é usada durante comunicação atual pode ser determinada a partir de uma pluralidade de maneiras opcionais da tecnologia de interface aérea.

Description

[001] Este pedido reivindica prioridade ao Pedido de Patente Chinês No. 201710005557.8 depositado junto ao Escritório de Patente Chinês em 4 de janeiro de 2017 e intitulado “COMMUNICATION METHOD, TERMINAL DEVICE, AND NETWORK DEVICE”, o qual é integralmente incorporado neste relatório à título de referência.
CAMPO TÉCNICO
[002] Modalidades deste pedido referem-se ao campo das comunicações e, mais especificamente, a um método de comunicação, a um dispositivo terminal e a um dispositivo de rede.
FUNDAMENTOS
[003] Em tecnologias de evolução a longo prazo (Long Term Evolution, LTE), várias tecnologias de interface aérea (tecnologias de interface aérea, tais como um modo de acesso aleatório, uma forma de onda de enlace ascendente, um modo de múltiplo acesso de enlace ascendente, um esquema de modulação e um modo de duplexação) usam um ou mais modos determinados. É definido em um protocolo de comunicações que, para uma tecnologia de interface aérea, um modo particular é sempre usado ou um modo particular é usado sob uma condição especificada.
[004] Em um sistema LTE existente, pelo fato de que a maioria das tecnologias de interface aérea usa apenas um modo fixo, por exemplo, um intervalo de tempo de transmissão (intervalo de tempo de transmissão, duração de TTI) tem apenas um modo de 1 ms, quando um dispositivo terminal inicialmente acessa um dispositivo de rede, o dispositivo terminal acessa o sistema em um modo definido no protocolo. Entretanto, em um sistema 5G, cada tecnologia de interface aérea pode usar uma pluralidade de modos opcionais e os modos possíveis podem, respectivamente, apresentar condições de uso.
[005] Portanto, um meio técnico é urgentemente necessário para selecionar, a partir de uma pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea com base em uma situação real, um modo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação real entre um dispositivo terminal e um dispositivo de rede.
SUMÁRIO
[006] As modalidades deste pedido fornecem um método de comunicação para determinar, a partir de uma pluralidade de modos opcionais de uma tecnologia de interface aérea, um modo alvo da tecnologia de interface aérea usado durante a comunicação real.
[007] De acordo com um primeiro aspecto, um método de comunicação é fornecido, incluindo: determinar, por um dispositivo terminal, pelo menos um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea; e se comunicar, pelo dispositivo terminal, com o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[008] Portanto, de acordo com o método fornecido nesta modalidade deste pedido, um modo alvo que é de uma tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação real pode ser determinado a partir de uma pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea.
[009] Com referência ao primeiro aspecto, em uma primeira implementação possível do primeiro aspecto, a determinação, por um dispositivo terminal, de pelo menos um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea inclui: receber, pelo dispositivo terminal, uma mensagem de notificação enviada pelo dispositivo de rede, onde a mensagem de notificação porta pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea e pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea é determinado pelo dispositivo de rede a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea.
[010] Portanto, o dispositivo terminal pode determinar, a partir de uma pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea com base na mensagem de notificação enviada pelo dispositivo de rede, o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação real, e pode usar flexivelmente um modo mais apropriado da tecnologia de interface aérea com base em uma situação de comunicação real para se adaptar aos diferentes cenários de comunicação.
[011] Com referência ao primeiro aspecto e à implementação precedente do primeiro aspecto, em uma segunda implementação possível do primeiro aspecto, a mensagem de notificação é informações de sistema enviadas pelo dispositivo de rede e a comunicação com o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea inclui: inicialmente e aleatoriamente acessar o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[012] Portanto, o dispositivo terminal pode determinar, a partir de uma pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea com base na mensagem de notificação enviada pelo dispositivo de rede, um modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante o acesso aleatório inicial a um sistema, e pode usar flexivelmente um modo mais apropriado da tecnologia de interface aérea com base em uma situação de comunicação real para se adaptar a diferentes cenários de comunicação.
[013] Com referência ao primeiro aspecto e à implementação precedente do primeiro aspecto, em uma terceira implementação possível do primeiro aspecto, a mensagem de notificação é a mensagem 2 do acesso aleatório inicial e a comunicação com o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea inclui: enviar a mensagem 3 do acesso aleatório inicial para o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[014] Portanto, o dispositivo terminal pode determinar, a partir da pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface com base na mensagem 2 enviada pelo dispositivo de rede, o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado pela mensagem 3 do acesso aleatório inicial. O dispositivo terminal pode determinar um modo alvo que será usado da tecnologia de interface aérea com base em uma indicação do dispositivo de rede, para melhor se adaptar a um estado de rede real.
[015] Com referência ao primeiro aspecto e à implementação precedente do primeiro aspecto, em uma quarta implementação possível do primeiro aspecto, a mensagem 2 do acesso aleatório inicial porta pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea, pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea inclui um modo alvo de uma forma de onda de enlace ascendente e o envio da mensagem 3 do acesso aleatório inicial para o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea inclui: determinar um valor de conteúdo do campo de alocação RB de alocação de bloco de recurso na mensagem de acesso aleatório inicial 2; determinar uma localização de recurso da mensagem 3 do acesso aleatório inicial dependendo se o modo alvo da forma de onda de enlace ascendente for multiplexação por divisão de frequência ortogonal de espalhamento de transformada de Fourier discreta DFT-S-OFDM ou multiplexação por divisão de frequência ortogonal de prefixo cíclico CP-OFDM, onde uma localização de recurso da mensagem 3 do acesso aleatório inicial que é determinada quando o modo alvo da forma de onda de enlace ascendente é a DFT-S-OFDM é diferente de uma localização de recurso da mensagem 3 do acesso aleatório inicial que é determinado quando o modo alvo da forma de onda de enlace ascendente é a CP-OFDM; e enviar a mensagem 3 do acesso aleatório inicial para o dispositivo de rede na localização de recurso determinada.
[016] Com referência ao primeiro aspecto e à implementação precedente do primeiro aspecto, em uma quinta implementação possível do primeiro aspecto, o dispositivo de rede é um dispositivo de rede alvo para o qual o dispositivo terminal espera ser transferido por handover, e a mensagem de notificação é um comando handover HO command.
[017] Deve ser entendido que, quando o dispositivo terminal é transferido por handover a partir de um dispositivo de rede de origem para o dispositivo de rede alvo, o dispositivo terminal aprende, com base no comando HO enviado pelo dispositivo de rede alvo, pelo menos um modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que deve ser usado na comunicação subsequente.
[018] Portanto, o dispositivo terminal pode determinar, a partir da pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea com base na mensagem de notificação enviada pelo dispositivo de rede, um modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante o handover para o dispositivo de rede, e pode usar flexivelmente um modo mais apropriado da tecnologia de interface aérea com base em uma situação de comunicação real para se adaptar a diferentes cenários de comunicação.
[019] Com referência ao primeiro aspecto e à implementação precedente do primeiro aspecto, em uma sexta implementação possível do primeiro aspecto, depois que o dispositivo terminal inicialmente acessa o dispositivo de rede, a mensagem de notificação é aquela entre as seguintes mensagens: uma mensagem de camada física, uma mensagem de controle de acesso a mídia MAC, ou uma mensagem de controle de recurso de rádio RRC.
[020] Com referência ao primeiro aspecto e à implementação precedente do primeiro aspecto, em uma sétima implementação possível do primeiro aspecto, a determinação, por um dispositivo terminal, de pelo menos um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea inclui: selecionar, pelo dispositivo terminal, pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea, de acordo com uma política de seleção de tecnologia de interface aérea.
[021] Opcionalmente, o dispositivo terminal pode determinar a política de seleção de tecnologia de interface aérea, de acordo com uma estipulação de protocolo de comunicações. O dispositivo terminal pode determinar pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea, de acordo com a política de seleção de tecnologia de interface aérea.
[022] Portanto, o dispositivo terminal pode determinar, a partir da pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea, de acordo com a política de seleção de tecnologia de interface aérea, o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação com o dispositivo de rede. Em outras palavras, um modo mais apropriado da tecnologia de interface aérea pode ser flexivelmente usado com base em uma situação de comunicação real para se adaptar a diferentes cenários de comunicação.
[023] Com referência ao primeiro aspecto e à implementação precedente do primeiro aspecto, em uma oitava implementação possível do primeiro aspecto, o método inclui adicionalmente: receber informações de sistema enviadas pelo dispositivo de rede, onde as informações de sistema portam a política de seleção de tecnologia de interface aérea.
[024] Para ser específico, o dispositivo de rede pode enviar, para o dispositivo terminal, as informações de sistema que portam a política de seleção de tecnologia de interface aérea, para instruir o UE a determinar, a partir da pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea, o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação com o dispositivo de rede.
[025] Com referência ao primeiro aspecto e à implementação precedente do primeiro aspecto, em uma nona implementação possível do primeiro aspecto, a comunicação com o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea inclui: enviar uma mensagem de notificação de seleção para o dispositivo de rede, onde a mensagem de notificação de seleção é usada para indicar que o dispositivo terminal deve se comunicar com o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[026] Para ser específico, depois de determinar o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação com o dispositivo de rede, o dispositivo terminal precisa notificar o dispositivo de rede do modo alvo que será usado da tecnologia de interface aérea.
[027] Com referência ao primeiro aspecto e às implementações precedentes do primeiro aspecto, em uma décima implementação possível do primeiro aspecto, pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea inclui pelo menos um entre os seguintes modos: quando a tecnologia de interface aérea for um modo de acesso aleatório, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de acesso aleatório de um sistema de evolução a longo prazo LTE ou um modo de acesso aleatório simples; quando a tecnologia de interface aérea for uma forma de onda de enlace ascendente, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de prefixo cíclico CP-OFDM ou um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de espalhamento de transformada de Fourier discreta DFT-S-OFDM; quando a tecnologia de interface aérea for um modo de múltiplo acesso de enlace ascendente, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de múltiplo acesso de código escasso SCMA, um modo de acesso compartilhado de multiusuário MUSA, um modo de difusão de baixa taxa de código, um modo de difusão de domínio de frequência, um modo de múltiplo acesso codificado não ortogonal NCMA, um modo de múltiplo acesso não ortogonal NOMA, um modo de múltiplo acesso por divisão padrão PDMA, um modo de múltiplo acesso de difusão de recurso RSMA, um modo de múltiplo acesso por grade de intercalação IGMA, um modo de extensão de vetor de assinatura com espalhamento de baixa densidade LDS-SVE, um modo de acesso compartilhado com base na baixa taxa de código e assinatura LSSA, um modo de acesso codificado não ortogonal NOCA, um modo de múltiplo acesso por divisão de intercalação IDMA, um modo de múltiplo acesso por divisão de repetição RDMA ou um modo de acesso codificado ortogonal de grupo GOCA; quando a tecnologia de interface aérea for um esquema de modulação, o modo alvo é um dentre os seguintes: um esquema por chaveamento de deslocamento de fase de quadratura QPSK, um esquema de modulação de amplitude em quadratura 16 16QAM, um esquema de modulação de amplitude em quadratura 64 64QAM, um esquema de modulação de amplitude em quadratura 256 256QAM, um mapeamento de constelação entre esquema de subportadoras, um esquema de modulação de amplitude em quadratura QAM não uniforme, modulação de ordem superior em conjunto com MIMO, um esquema de modulação codificada, um esquema de modulação espacial, um esquema de mapeamentos de bits para modulação de amplitude em quadratura girada por símbolos até mapeamentos de chaveamento por deslocamento de fase binária de bits para QAM girada por símbolos até BPSK, um esquema de mapeamentos de bits para modulação de amplitude em quadratura girada por símbolos até mapeamentos de chaveamento por deslocamento de fase em quadratura de bits para QAM girada por símbolos até QPSK, ou uma interpolação de constelação; quando a tecnologia de interface aérea for um modo de duplexação, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de duplexação por divisão de frequência FDD, um modo de duplexação por divisão de tempo TDD, um modo de duplexação por divisão de tempo TDD dinâmico, um modo de duplexação flexível, um modo de duplexação total por divisão de espaço ou um modo de duplexação total em banda; quando a tecnologia de interface aérea for um modo de codificação de canal de controle de enlace ascendente de serviço de banda larga móvel melhorada eMBB, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de codificação de código polar, um modo de codificação por repetição ou um modo de codificação por bloco; quando a tecnologia de interface aérea for um modo de transmissão de dados de enlace ascendente inativo, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de transmissão livre de concessão ou um modo de acesso aleatório RACH de 2 etapas; quando a tecnologia de interface aérea for um espaçamento de subportadoras, o modo alvo é um dentre os seguintes: 15 kHz * 2n, onde n é um número inteiro; quando a tecnologia de interface aérea for um tipo intervalo, o modo alvo é um dentre os seguintes casos em que a duração do intervalo é 7 símbolos de multiplexação por divisão de frequência ortogonal OFDM ou 14 símbolos de multiplexação por divisão de frequência ortogonal OFDM ou a duração do mini-intervalo é m símbolos OFDM, onde quando a tecnologia de interface aérea for uma duração de transmissão TTI, o modo alvo é um dentre os seguintes: {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 2 símbolos OFDM }, {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 4 símbolos OFDM}, {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 7 símbolos OFDM}, {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 7 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 7 símbolos OFDM}, {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 14 símbolos OFDM} ou {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 7 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 14 símbolos OFDM}.
[028] De acordo com um segundo aspecto, um método de comunicação é fornecido, incluindo: determinar, por um dispositivo de rede, pelo menos um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea; e comunicar, pelo dispositivo de rede, com um dispositivo terminal por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[029] Portanto, de acordo com o método fornecido nesta modalidade deste pedido, o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação real pode ser determinado a partir da pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea.
[030] Com referência ao segundo aspecto, em uma primeira implementação possível do segundo aspecto, a determinação, por um dispositivo de rede, de pelo menos um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea inclui: determinar, pelo dispositivo de rede, pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea; e enviar, pelo dispositivo de rede, uma mensagem de notificação para o dispositivo terminal, onde a mensagem de notificação porta pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[031] Com referência ao segundo aspecto, em uma segunda implementação possível do segundo aspecto, a mensagem de notificação é informações de sistema, de modo que o dispositivo terminal inicialmente e aleatoriamente acessa o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[032] Com referência ao segundo aspecto, em uma terceira implementação possível do segundo aspecto, a mensagem de notificação é a mensagem 2 de um acesso aleatório inicial, de modo que o dispositivo terminal envia a mensagem 3 do acesso aleatório inicial para o dispositivo de rede com base em pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[033] Com referência ao segundo aspecto, em uma quarta implementação possível do segundo aspecto, o dispositivo de rede é um dispositivo de rede alvo para o qual o dispositivo terminal espera ser transferido por handover, e a mensagem de notificação é uma mensagem de comando HO.
[034] Com referência ao segundo aspecto, em uma quinta implementação possível do segundo aspecto, depois que o dispositivo terminal acessa o dispositivo de rede, a mensagem de notificação é aquela entre as seguintes mensagens: uma mensagem de camada física, uma mensagem de controle de acesso a mídia MAC, ou uma mensagem de controle de recurso de rádio RRC.
[035] Com referência ao segundo aspecto, em uma sexta implementação possível do segundo aspecto, pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea inclui pelo menos um entre os seguintes modos: quando a tecnologia de interface aérea for um modo de acesso aleatório, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de acesso aleatório de um sistema de evolução a longo prazo LTE ou um modo de acesso aleatório simples; quando a tecnologia de interface aérea for uma forma de onda de enlace ascendente, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de prefixo cíclico CP-OFDM ou um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de espalhamento de transformada de Fourier discreta DFT-S-OFDM; quando a tecnologia de interface aérea for um modo de múltiplo acesso de enlace ascendente, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de múltiplo acesso de código escasso SCMA, um modo de acesso compartilhado de multiusuário MUSA, um modo de difusão de baixa taxa de código, um modo de difusão de domínio de frequência, um modo de múltiplo acesso codificado não ortogonal NCMA, um modo de múltiplo acesso não ortogonal NOMA, um modo de múltiplo acesso por divisão padrão PDMA, um modo de múltiplo acesso de difusão de recurso RSMA, um modo de múltiplo acesso por grade de intercalação IGMA, um modo de extensão de vetor de assinatura com espalhamento de baixa densidade LDS-SVE, um modo de acesso compartilhado com base na baixa taxa de código e assinatura LSSA, um modo de acesso codificado não ortogonal NOCA, um modo de múltiplo acesso por divisão de intercalação IDMA, um modo de múltiplo acesso por divisão de repetição RDMA ou um modo de acesso codificado ortogonal de grupo GOCA; quando a tecnologia de interface aérea for um esquema de modulação, o modo alvo é um dentre os seguintes: um esquema por chaveamento de deslocamento de fase de quadratura QPSK, um esquema de modulação de amplitude em quadratura 16 16QAM, um esquema de modulação de amplitude em quadratura 64 64QAM, um esquema de modulação de amplitude em quadratura 256 256QAM, um mapeamento de constelação entre esquema de subportadoras, um esquema de modulação de amplitude em quadratura QAM não uniforme, modulação de ordem superior em conjunto com MIMO, um esquema de modulação codificada, um esquema de modulação espacial, um esquema de mapeamentos de bits para modulação de amplitude em quadratura girada por símbolos até chaveamento por deslocamento de fase binária, um esquema de mapeamentos de bits para modulação de amplitude em quadratura girada por símbolos até chaveamento por deslocamento de fase em quadratura ou interpolação de constelação; quando a tecnologia de interface aérea for um modo de duplexação, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de duplexação por divisão de frequência FDD, um modo de duplexação por divisão de tempo TDD, um modo de duplexação por divisão de tempo TDD dinâmico, um modo de duplexação flexível, um modo de duplexação total por divisão de espaço ou um modo de duplexação total em banda; quando a tecnologia de interface aérea for um modo de codificação de canal de controle de enlace ascendente de serviço de banda larga móvel melhorada eMBB, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de codificação de código polar, um modo de codificação por repetição ou um modo de codificação por bloco; quando a tecnologia de interface aérea for um modo de transmissão de dados de enlace ascendente inativo, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de transmissão livre de concessão ou um modo de acesso aleatório RACH de 2 etapas; quando a tecnologia de interface aérea for um espaçamento de subportadora, o modo alvo é um dentre os seguintes: 15 kHz * 2n, onde n é um número inteiro; quando a tecnologia de interface aérea for um tipo intervalo, o modo alvo é um dentre os seguintes casos em que a duração do intervalo é 7 símbolos de multiplexação por divisão de frequência ortogonal OFDM ou 14 símbolos de multiplexação por divisão de frequência ortogonal OFDM ou a duração do mini-intervalo é m símbolos OFDM, onde m e{1,6}; e/ou quando a tecnologia de interface aérea for uma duração de transmissão TTI, o modo alvo é um dentre os seguintes: {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 2 símbolos OFDM}, {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 4 símbolos OFDM}, {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 7 símbolos OFDM}, {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 7 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 7 símbolos OFDM}, {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 14 símbolos OFDM} ou {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 7 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 14 símbolos OFDM}.
[036] Portanto, o dispositivo de rede determina, a partir da pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea, o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação com o dispositivo terminal. Em outras palavras, um modo mais apropriado da tecnologia de interface aérea pode ser flexivelmente usado com base em uma situação de comunicação real para se adaptar a diferentes cenários de comunicação.
[037] De acordo com um terceiro aspecto, um dispositivo terminal é fornecido. O dispositivo terminal é configurado para implementar o método no primeiro aspecto ou qualquer implementação possível do primeiro aspecto. Especificamente, o dispositivo terminal inclui uma unidade para realizar o método no primeiro aspecto ou qualquer implementação possível do primeiro aspecto.
[038] De acordo com um quarto aspecto, um dispositivo de rede é fornecido. O dispositivo de rede é configurado para implementar o método no segundo aspecto ou qualquer implementação possível do segundo aspecto. Especificamente, o dispositivo de rede inclui uma unidade para realizar o método no segundo aspecto ou qualquer implementação possível do segundo aspecto.
[039] De acordo com um quinto aspecto, um dispositivo terminal é fornecido. O dispositivo terminal inclui: um transceptor, uma memória, um processador e um sistema de barramento. O transceptor, a memória e o processador são conectados por meio do uso do sistema de barramento. A memória é configurada para armazenar uma instrução. O processador é configurado para executar a instrução armazenada na memória, para controlar o transceptor para receber e/ou enviar um sinal. Além disso, quando o processador executa a instrução armazenada na memória, a execução permite que o processador realize o método no primeiro aspecto ou qualquer implementação possível do primeiro aspecto.
[040] De acordo com um sexto aspecto, um dispositivo de rede é fornecido. O dispositivo de rede inclui: um transceptor, uma memória, um processador e um sistema de barramento. O transceptor, a memória e o processador são conectados por meio do uso do sistema de barramento. A memória é configurada para armazenar uma instrução. O processador é configurado para executar a instrução armazenada na memória, para controlar o transceptor para receber um sinal e/ou enviar um sinal. Além disso, quando o processador executa a instrução armazenada na memória, a execução permite que o processador realize o método no segundo aspecto ou qualquer implementação possível do segundo aspecto.
[041] De acordo com um sétimo aspecto, uma mídia legível por computador é fornecida. A mídia legível por computador é configurada para armazenar um programa de computador. O programa de computador inclui uma instrução para realizar o método no primeiro aspecto ou qualquer implementação possível do primeiro aspecto.
[042] De acordo com um oitavo aspecto, uma mídia legível por computador é fornecida. A mídia legível por computador é configurada para armazenar um programa de computador. O programa de computador inclui uma instrução para realizar o método no segundo aspecto ou qualquer implementação possível do segundo aspecto.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[043] A FIG. 1 é um fluxograma esquemático de um método, de acordo com uma modalidade deste pedido;
[044] A FIG. 2 é um fluxograma de um método, de acordo com uma modalidade deste pedido;
[045] A FIG. 3 é um fluxograma esquemático de um método, de acordo com uma modalidade deste pedido;
[046] A FIG. 4 é um fluxograma de um método, de acordo com uma modalidade deste pedido;
[047] A FIG. 5 é um fluxograma esquemático de um método, de acordo com uma modalidade deste pedido;
[048] A FIG. 6 é um fluxograma esquemático de um método, de acordo com uma modalidade deste pedido;
[049] A FIG. 7 é um fluxograma esquemático de um método, de acordo com outra modalidade deste pedido;
[050] A FIG. 8 é um diagrama de blocos esquemático de um dispositivo terminal 800, de acordo com uma modalidade deste pedido;
[051] A FIG. 9 é um diagrama de blocos esquemático de um dispositivo de rede 900, de acordo com uma modalidade deste pedido;
[052] A FIG. 10 é um diagrama de blocos estrutural esquemático de um aparelho 1000, de acordo com outra modalidade deste pedido; e
[053] A FIG. 11 é um diagrama de blocos estrutural esquemático de um aparelho 1100, de acordo com outra modalidade deste pedido.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES
[054] Em seguida, são descritas as soluções técnicas nas modalidades deste pedido com referência aos desenhos anexos.
[055] Nas modalidades deste pedido, um dispositivo terminal pode ser um equipamento de usuário (user equipment, UE), um terminal de acesso, uma unidade de assinante, uma estação de assinante, uma estação móvel, um console móvel, uma estação remota, um terminal remoto, um dispositivo móvel, um terminal de usuário, um dispositivo de comunicação sem fio, um agente de usuário ou um aparelho de usuário. O terminal de acesso pode ser um telefone celular, um telefone sem fio, um telefone de Protocolo de Iniciação de Sessão (Session Initiation Protocol, SIP), uma estação sem fio local loop (wireless local loop, WLL), um assistente pessoal digital (personal digital assistant, PDA), um dispositivo portátil tendo uma função de comunicação sem fio, um dispositivo de comunicação, outro dispositivo de processamento conectado a um modem sem fio, um dispositivo no veículo, um dispositivo vestível ou um dispositivo terminal em uma futura rede 5G.
[056] Além disso, nas modalidades deste pedido, uma estação base pode ser um dispositivo de rede para comunicação com o dispositivo terminal. Por exemplo, a estação base pode ser uma estação base transceptora (base transc, BTS) em um sistema GSM ou CDMA, ou pode ser um Nó B (Node B, NB) em um sistema WCDMA, ou pode ser um Nó B evoluído (Evolutional Node B, eNB ou eNodeB) em um sistema LTE. Alternativamente, a estação base pode ser uma estação de retransmissão, um ponto de acesso, um dispositivo no veículo, um dispositivo vestível, um dispositivo do lado da rede em uma futura rede 5G ou semelhantes.
[057] A FIG. 1 é um fluxograma esquemático de um método, de acordo com uma modalidade deste pedido. Conforme mostrado na FIG. 1, o método 100 é realizado por um dispositivo terminal. Conforme mostrado na FIG. 1, o método 100 inclui as seguintes etapas.
[058] Etapa 110. O dispositivo terminal determina pelo menos um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea.
[059] Etapa 120. O dispositivo terminal se comunica com um dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[060] Deve ser entendido que cada tecnologia de interface aérea pode apresentar mais do que um modo opcional e um modo alvo da tecnologia de interface aérea precisa ser selecionado para comunicação de rede durante a comunicação real. Portanto, o dispositivo terminal precisa determinar o modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[061] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea inclui pelo menos um entre os seguintes modos: quando a tecnologia de interface aérea for um modo de acesso aleatório, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de acesso aleatório de um sistema de evolução a longo prazo LTE (Long Term Evolution, LTE) ou um modo de acesso aleatório simples; quando a tecnologia de interface aérea for uma forma de onda de enlace ascendente, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de prefixo cíclico CP-OFDM (cyclic prefix orthogonal frequency division multiplexing, CP-OFDM) ou um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de espalhamento de transformada de Fourier discreta DFT-S-OFDM (discrete Fourier transform spread orthogonal frequency division multplexing, DFT-S- OFDM); quando a tecnologia de interface aérea for um modo de múltiplo acesso de enlace ascendente, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de múltiplo acesso de código escasso SCMA (sparse code multiple acces, SCMA), um modo de acesso compartilhado de multiusuário MUSA (multi-user shared access, MUSA), modo de difusão de baixa taxa de código (low code rate spreading), modo de difusão de domínio de frequência (frequency domain spreading), um modo de múltiplo acesso codificado não ortogonal NCMA (non- orthogonal coded multiple acces, NCMA), um modo de múltiplo acesso não ortogonal NOMA (non-orthogonal multiple acces, NOMA), um modo de múltiplo acesso por divisão padrão PDMA (pattern division multiple access, PDMA), um modo de múltiplo acesso de difusão de recurso RSMA (resource spread multiple access, RSMA), um modo de múltiplo acesso por grade de intercalação IGMA (interleave-grid multiple access, IGMA), um modo de extensão de vetor de assinatura com espalhamento de baixa densidade LDS-SVE (low density spreading with signature vector extension, LDS-SVE), um modo de acesso compartilhado com base em baixa taxa de código e assinatura LSSA (low code rate and signature based shared access, LSSA), um modo de acesso codificado não ortogonal NOCA (non-orthogonal coded access, NOCA), um modo de múltiplo acesso por divisão de intercalação IDMA (interleave division multiple access, IDMA), um modo de múltiplo acesso por divisão de repetição RDMA (repetition division multiple access, RDMA) ou modo de acesso codificado ortogonal de grupo GOCA (group orthogonal coded access, GOCA); quando a tecnologia de interface aérea for um esquema de modulação, o modo alvo é um dentre os seguintes: um esquema por chaveamento de deslocamento de fase de quadratura QPSK (quadrature phase shift keying, QPSK), um esquema de modulação de amplitude em quadratura 16 16QAM (quadrature amplitude modulation, QAM), um esquema de modulação de amplitude em quadratura 64 64QAM, um esquema de modulação de amplitude em quadratura 256 256QAM, um mapeamento de constelação entre esquema de subportadoras (constellation mapping among subcarriers), um esquema de modulação de amplitude em quadratura QAM não uniforme (non-uniform QAM), uma modulação de ordem superior em conjunto com MIMO (higher order modulation in conjunction with MIMO), um esquema de modulação codificada (coded modulations), um esquema de modulação espacial (spatial modulation), um esquema de mapeamento de bits para modulação de amplitude em quadratura girada por símbolos até mapeamentos de chaveamento por deslocamento de fase em quadratura de bits para QAM girada por símbolos até QPSK (mappings of bits to symbol(s) rotated-QAM up to QPSK), ou uma interpolação de constelação (Constellation Interpolation); quando a tecnologia de interface aérea for um modo de duplexação, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de duplexação por divisão de frequência FDD (frequency division duplexing, FDD), um modo de duplexação por divisão de tempo TDD (time division duplex, TDD), um modo de duplexação por divisão de tempo TDD dinâmico (dynamic TDD), um modo de duplexação flexível (flexible duplex), um modo de duplexação total por divisão de espaço (space division full-duplex) ou um modo de duplexação total em banda (Em banda full-duplex); quando a tecnologia de interface aérea for um modo de codificação de canal de controle de enlace ascendente de serviço de banda larga móvel melhorada eMBB (enhanced mobile broadband, eMBB), o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de codificação de código polar (polar codes), um modo de codificação por repetição (repetition) ou um modo de codificação por bloco (block coding); quando a tecnologia de interface aérea for um modo de transmissão de dados de enlace ascendente inativo, o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de transmissão livre de concessão ou um modo de acesso aleatório RACH de 2 etapas; quando a tecnologia de interface aérea for um espaçamento de subportadoras, o modo alvo é um dentre os seguintes: 15 kHz * 2n, onde n é um número inteiro; quando a tecnologia de interface aérea for um tipo intervalo, o modo alvo é um dentre os seguintes casos em que a duração do intervalo (slot duration) é 7 símbolos de multiplexação por divisão de frequência ortogonal OFDM ou 14 símbolos de OFDM multiplex por divisão de frequência ortogonal ou a duração do mini-intervalo (mini-slot duration) é m símbolos OFDM, onde m e {1,6}; e/ou quando a tecnologia de interface aérea for uma duração de transmissão TTI, o modo alvo é um dentre os seguintes: {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 2 símbolos OFDM}, {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 4 símbolos OFDM}, {uma duração TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 7 símbolos OFDM}, {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 7 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 7 símbolos OFDM}, {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 14 símbolos OFDM } ou {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 7 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 14 símbolos OFDM }.
[062] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, o dispositivo terminal determina pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea, de acordo com um protocolo de comunicações.
[063] Opcionalmente, o dispositivo terminal pode alternativamente determinar pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea em outro modo.
[064] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, que o dispositivo terminal determina pelo menos um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea inclui: receber, pelo dispositivo terminal, uma mensagem de notificação enviada pelo dispositivo de rede, onde a mensagem de notificação porta pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea e pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea é determinado pelo dispositivo de rede a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea.
[065] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, quando a tecnologia de interface aérea for um modo de acesso aleatório, o modo opcional inclui: um modo de acesso aleatório de um sistema de evolução a longo prazo LTE (Long Term Evolution, LTE) ou um modo de acesso aleatório simples; quando a tecnologia de interface aérea for uma forma de onda de enlace ascendente, o modo opcional inclui: um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de prefixo cíclico (cyclic prefix orthogonal frequency division multiplexing, CP-OFDM) ou um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de espalhamento de transformada de Fourier discreta (discrete Fourier transform spread orthogonal frequency division multiplexing, DFT-S-OFDM); quando a tecnologia de interface aérea for um modo de múltiplo acesso de enlace ascendente, o modo opcional inclui: um modo de múltiplo acesso de código escasso SCMA (sparse code multiple access, SCMA), um modo de acesso compartilhado de multiusuário MUSA (multi-user shared access, MUSA), modo de difusão de baixa taxa de código (low code rate spreading), modo de difusão de domínio de frequência (frequency domain spreading), um modo de múltiplo acesso codificado não ortogonal NCMA (non-orthogonal coded multiple access, NCMA), um modo de múltiplo acesso não ortogonal NOMA (non- orthogonal multiple access, NOMA), um modo de múltiplo acesso por divisão padrão PDMA (pattern division multiple access, PDMA), um modo de múltiplo acesso de difusão de recurso RSMA (resource spread multiple access, RSMA), um modo de múltiplo acesso por grade de intercalação IGMA (interleave-grid multiple access, IGMA), um modo de extensão de vetor de assinatura com espalhamento de baixa densidade LDS-SVE (low density spreading with signature vector extension, LDS-SVE), um modo de acesso compartilhado com base em baixa taxa de código e assinatura LSSA (low code rate and signature based shared access, LSSA), um modo de acesso codificado não ortogonal NOCA (non-orthogonal coded access, NOCA), um modo de múltiplo acesso por divisão de intercalação IDMA (interleave division multiple access, IDMA), um modo de múltiplo acesso por divisão de repetição RDMA (repetition division multiple access, RDMA) ou modo de acesso codificado ortogonal de grupo GOCA (group orthogonal coded access, GOCA); quando a tecnologia de interface aérea for um esquema de modulação, o modo opcional inclui: um esquema por chaveamento de deslocamento de fase de quadratura QPSK (quadrature phase shift keying, QPSK), um esquema de modulação de amplitude em quadratura 16 16QAM (quadrature amplitude modulation, QAM), um esquema de modulação de amplitude em quadratura 64 64QAM, um esquema de modulação de amplitude em quadratura 256 256QAM, um mapeamento de constelação entre esquema de subportadoras (constellation mapping among subcarriers), um esquema de modulação de amplitude em quadratura QAM não uniforme (non-uniform QAM), uma modulação de ordem superior em conjunto com MIMO (higher order modulation in conjunction with MIMO), um esquema de modulação codificada (coded modulations), um esquema de modulação espacial (spatial modulation), um esquema de mapeamentos de bits para modulação de amplitude em quadratura girada por símbolos até mapeamentos de chaveamento por deslocamento de fase e quadratura de bits para QAM girada por símbolos até QPSK (mappings of bits to symbol(s) rotated-QAM up to QPSK) ou uma interpolação de constelação (Constellation Interpolation); quando a tecnologia de interface aérea for um modo de duplexação, o modo opcional inclui: um modo de duplexação por divisão de frequência FDD (frequency division duplexing, FDD), um modo de duplexação por divisão de tempo TDD (time division duplex, TDD), um modo de duplexação por divisão de tempo TDD dinâmico (dynamic TDD), um modo de duplexação flexível (flexible duplex), um modo de duplexação total por divisão de espaço (space division full-duplex) ou um modo de duplexação total em banda (Em banda full-duplex); quando a tecnologia de interface aérea for um modo de codificação de canal de controle de enlace ascendente de serviço de banda larga móvel melhorada eMBB (enhanced mobile broadband, eMBB), o modo alvo é um dentre os seguintes: um modo de codificação de código polar (polar codes), um modo de codificação por repetição (repetition) ou um modo de codificação por bloco (block coding); quando a tecnologia de interface aérea for um modo de transmissão de dados de enlace ascendente inativo, o modo opcional inclui: um modo de transmissão livre de concessão ou um modo de acesso aleatório RACH de 2 etapas; quando a tecnologia de interface aérea for um espaçamento de subportadoras, o modo alvo é um dentre os seguintes: 15 kHz * 2n, onde n é um número inteiro; quando a tecnologia de interface aérea for um tipo intervalo, o modo alvo é um dentre os seguintes casos em que: a duração do intervalo (slot duration) é 7 símbolos de multiplexação por divisão de frequência ortogonal OFDM ou 14 símbolos de multiplexação por divisão de frequência ortogonal OFDM ou a duração do mini- intervalo (mini-slot duration) é m símbolos OFDM, onde m e {1,6}; e/ou quando a tecnologia de interface aérea for uma duração de transmissão TTI, o modo alvo é um dentre os seguintes: {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 2 símbolos OFDM}, {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 4 símbolos OFDM}, {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 7 símbolos OFDM}, {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 7 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 7 símbolos OFDM}, {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 2 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 14 símbolos OFDM} ou {uma duração de TTI curta de enlace descendente: 7 símbolos OFDM, uma duração de TTI curta de enlace ascendente: 14 símbolos OFDM}.
[066] Deve ser entendido que cada um dos modos listados da tecnologia de interface aérea é um modo opcional da tecnologia de interface aérea. Por exemplo, quando a tecnologia de interface aérea for o modo de acesso aleatório, o modo opcional inclui: o modo de acesso aleatório de LTE ou o modo de acesso aleatório simples. O modo alvo da tecnologia de interface aérea é o modo de acesso aleatório de LTE ou o modo alvo da tecnologia de interface aérea é o modo de acesso aleatório simples.
[067] Portanto, o dispositivo terminal pode determinar, a partir de uma pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea com base na mensagem de notificação enviada pelo dispositivo de rede, o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação real e pode flexivelmente usar um modo mais apropriado da tecnologia de interface aérea com base em uma situação real de comunicação para se adaptar a diferentes cenários de comunicação.
[068] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, a mensagem de notificação são informações de sistema enviadas pelo dispositivo de rede e a comunicação com um dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea inclui: acessar inicialmente o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[069] A FIG. 2 é um fluxograma de um método, de acordo com uma modalidade deste pedido. Conforme mostrado na FIG. 2, o método inclui as seguintes etapas.
[070] Etapa 210. Uma estação base envia informações de sistema (system information) para o UE, onde as informações de sistema podem ser enviadas para o UE com um modo de transmissão por broadcast e as informações de sistema portam um modo alvo que é de uma tecnologia de interface aérea e que é selecionado por um dispositivo de rede.
[071] Etapa 220. O UE realiza o acesso aleatório inicial com base no modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é selecionado pelo dispositivo de rede.
[072] Especificamente, por exemplo, quando um modo alvo selecionado que é de uma forma de onda de enlace ascendente e que está na transmissão por broadcast de informações de sistema pela estação base é o modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de espalhamento de transformada de Fourier discreta (discrete Fourier transform spread orthogonal frequency division multiplexing, DFT-S-OFDM), o UE realiza o acesso aleatório inicial pelo uso do modo DFT-S-OFDM para acessar o dispositivo de rede.
[073] Especificamente, a estação base determina pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea com base em um cenário de comunicação real. Por exemplo, antes que o UE acesse inicialmente e aleatoriamente a estação base, a estação base não tem informações sobre o UE, não sabe uma localização do UE correntemente localizado em uma célula e não sabe como é um ambiente no qual o UE está localizado. Portanto, a estação base seleciona um modo de forma de onda com robustez mais forte para o UE, isto é, o modo DFT-S-OFDM.
[074] Portanto, um dispositivo terminal pode determinar, a partir da pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea com base na mensagem de notificação enviada pelo dispositivo de rede, um modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante o acesso inicial a um sistema e pode flexivelmente usar um modo mais apropriado da tecnologia de interface aérea com base em uma situação real de comunicação para se adaptar a diferentes cenários de comunicação.
[075] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, a mensagem de notificação é uma mensagem de acesso aleatório inicial 2 e a comunicação com o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea inclui: envio da mensagem de acesso aleatório inicial 3 para o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[076] Deve ser entendido que, com base na mensagem de acesso aleatório inicial 2, não apenas pelo menos um modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é aplicado à mensagem de acesso aleatório inicial 3 pode ser determinado, mas também um modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é subsequentemente usado durante a interação de sinalização ou a troca de dados com o dispositivo de rede pode ser especificado. Isto não é limitado neste pedido.
[077] Especificamente, a FIG. 3 é um fluxograma esquemático de um método, de acordo com uma modalidade deste pedido. Deve ser entendido que o procedimento também pode ser considerado como uma elaboração adicional da etapa 220 na FIG. 2. Conforme mostrado na FIG. 3, o método inclui as seguintes etapas.
[078] Etapa 221. O UE envia uma sequência de preâmbulo (preamble) para a estação base. Deve ser entendido que o UE pode usar o método da modalidade mostrado na FIG. 2 para determinar um modo alvo da tecnologia de interface aérea para acesso aleatório inicial para enviar a sequência de preâmbulo. A sequência de preâmbulo é uma mensagem de acesso aleatório inicial 1.
[079] Etapa 222. A estação base determina um modo alvo da tecnologia de interface aérea. Para ser específico, o dispositivo de rede pode selecionar novamente, com base em um estado de mudança de um ambiente de rede, um serviço de transmissão e semelhantes, o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado pelo UE para se comunicar com a estação base. Em outras palavras, a estação base determina adicionalmente pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea com base em um cenário de comunicação corrente.
[080] Etapa 223. A estação base envia a mensagem 2 do acesso aleatório inicial ao UE, onde a mensagem 2 do acesso aleatório inicial porta pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea. Em outras palavras, a estação base notifica o UE de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea por meio do uso da mensagem 2, de modo que o UE subsequentemente transmite dados ou sinalização com base em pelo menos um modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é portado na mensagem 2.
[081] Etapa 224. O UE envia a mensagem 3 para a estação base. Para ser específico, o UE envia a mensagem 3 para a estação base por meio do uso de pelo menos um modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é selecionado pela estação base.
[082] Deve ser entendido que, se um modo de acesso aleatório inicial do UE for um modo de acesso aleatório de quatro etapas LTE existente, com base em uma identidade de preâmbulo ID de preâmbulo de na mensagem 2, todos os UEs que usam o preâmbulo na mensagem 1 recebem a mensagem 2. Em outras palavras, todos esses UEs recebem o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é selecionado novamente pela estação base. Neste caso, todos esses UEs realizam transmissão subsequente com base na opção selecionada novamente pela estação base. Se um acesso aleatório inicial do UE é um modo simplificado de acesso aleatório em 2 etapas, a mensagem 1 porta um identificador do UE. Neste caso, a mensagem 2 é enviada apenas para o UE correspondente ao identificador portado na mensagem 1. Para ser específico, apenas o UE recebe o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é selecionado novamente pela estação base e realiza transmissão subsequente com base na opção selecionada novamente pela estação base.
[083] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, pelo menos um modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é portado na mensagem de acesso aleatório 2 inicial inclui um modo de uma forma de onda de enlace ascendente e a mensagem de envio de acesso aleatório inicial 3 para o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea inclui: determinar um valor de conteúdo de campo de alocação RB na mensagem de acesso aleatório inicial 2; determinar uma localização de recurso da mensagem de acesso aleatório inicial 3 dependendo se o modo da forma de onda de enlace ascendente for o modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de espalhamento de transformada de Fourier discreta DFT- S-OFDM ou o modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de prefixo cíclico CP-OFDM, onde uma localização de recurso da mensagem de acesso aleatório inicial 3 que é determinada quando o modo da forma de onda de enlace ascendente é a DFT-S-OFDM é diferente de uma localização de recurso da mensagem de acesso aleatório inicial 3 que é determinada quando o modo da forma de onda de enlace ascendente é a CP-OFDM; e enviar a mensagem de acesso aleatório inicial 3 ao dispositivo de rede na localização de recurso determinada.
[084] Para ser específico, o UE determina a localização de recurso da mensagem de acesso aleatório inicial 3 dependendo se o modo da forma de onda de enlace ascendente for a DFT-S-OFDM ou a CP-OFDM e com base no valor de conteúdo de campo de alocação RB em uma concessão de enlace ascendente (uplink grant, UL grant) na mensagem 2 quando o valor de conteúdo de campo de alocação RB é um valor especificado. Em geral, uma localização de recurso da mensagem 3 varia, de acordo com um modo da forma de onda de enlace ascendente. Isto ocorre pelo fato de que a DFT-S-OFDM sempre indica recursos consecutivos no domínio de frequência e a CP-OFDM pode indicar recursos não consecutivos no domínio de frequência.
[085] Etapa 225. A estação base envia uma mensagem de resolução de contenção (contention resolution) para o UE, isto é, uma mensagem de acesso aleatório inicial 4.
[086] Além disso, o UE realiza transmissão de dados e/ou transmissão de sinalização subsequente com a estação base com base no modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é selecionado novamente pela estação base.
[087] Quando a tecnologia de interface aérea for a forma de onda de enlace ascendente, o modo opcional inclui a CP-OFDM e a DFT-S-OFDM. Neste caso, a estação base pode determinar, com base na mensagem 1, uma célula em que o UE está correntemente localizado. Se o UE estiver em uma célula pequena, a estação base determina um modo de forma de onda da CP-OFDM para o UE usar. Se o UE estiver em uma célula grande, a estação base pode determinar aproximadamente, com base na qualidade do sinal da mensagem 1, se o UE estiver em uma região central ou em uma região de borda da célula grande. Se o UE estiver na região central, a estação base determina um modo da forma de onda da CP-OFDM para o UE usar. Se o UE estiver na região de borda, a estação base determina um modo de forma de onda da DFT-S-OFDM para o UE usar.
[088] Portanto, o dispositivo terminal pode determinar, a partir da pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea com base na mensagem de notificação enviada pelo dispositivo de rede, um modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante o acesso aleatório inicial a um sistema e pode usar flexivelmente um modo mais apropriado da tecnologia de interface aérea com base em uma situação real de comunicação para se adaptar a diferentes cenários de comunicação.
[089] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, o dispositivo de rede é um dispositivo de rede alvo para o qual o dispositivo terminal espera ser transferido por handover, e a mensagem de notificação é um comando HO.
[090] Para ser específico, quando um dispositivo de rede de origem acessado pelo UE determina que o UE deve ser transferido por handover para o dispositivo de rede alvo e envia uma mensagem de solicitação de handover (handover request) ao dispositivo de rede alvo e o dispositivo de rede alvo permite a solicitação, o dispositivo de rede alvo envia a mensagem de comando HO para o UE. A mensagem porta pelo menos um modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é selecionado pelo dispositivo de rede alvo.
[091] Em outras palavras, especificamente, quando a estação base de origem determina, com base em um relatório de medição do UE, que o UE deve ser transferido por handover para a estação base alvo, a estação base de origem envia a mensagem de solicitação de handover (handover request) para o dispositivo de rede alvo. Se o dispositivo de rede alvo permitir a solicitação, antes de o UE ser transferido por handover para a estação base alvo, a estação base alvo seleciona pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea com base nas informações, tais como informações de capacidade de UE e um resultado de medição do UE na mensagem de solicitação de handover recebida e notifica o UE por meio do uso da mensagem de comando HO.
[092] Por exemplo, se a estação base alvo determina, com base nas informações de capacidade do UE e no resultado de medição do UE na mensagem de solicitação de handover recebida, transferir por handover o UE a uma célula pequena servida pela estação base alvo, a estação base alvo determina, para o UE, o uso do modo da forma de onda do CP OFDM na célula alvo. Se a estação base alvo determinar transferir por handover o UE a uma célula grande servida pela estação base alvo, a estação base alvo determina, para o UE, o uso do modo da forma de onda do DFT-S-OFDM com robustez mais forte na célula alvo.
[093] A FIG. 4 é um fluxograma de um método, de acordo com uma modalidade deste pedido. Referindo-se à FIG. 4, a FIG. 4 mostra em detalhes um processo de interação entre o UE e cada estação base de origem e uma estação base alvo em um processo de handover, incluindo as seguintes etapas.
[094] Etapa 401. A estação base alvo determina um modo alvo que é de uma tecnologia de interface aérea e que é para ser usado pelo UE.
[095] Etapa 402. A estação base alvo envia uma mensagem de confirmação de solicitação de handover (handover request acknowledgement) para a estação base de origem, onde a mensagem de confirmação de solicitação de handover porta um comando HO e o comando HO pode ser usado para indicar o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é selecionado pela estação base alvo.
[096] Etapa 403. A estação base de origem envia uma mensagem de reconfiguração de conexão RRC (RRC connection reconfiguration) para o UE, onde a mensagem de reconfiguração de conexão também porta o comando HO precedente.
[097] Etapa 404. O UE se comunica com a estação base alvo e usa o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é selecionado pela estação base alvo.
[098] Portanto, um dispositivo terminal pode determinar, a partir de uma pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea com base em uma mensagem de notificação enviada por um dispositivo de rede, um modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante o handover para o dispositivo de rede e pode flexivelmente usar um modo mais apropriado da tecnologia de interface aérea com base em uma situação real de comunicação para se adaptar a diferentes cenários de comunicação.
[099] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, depois que o dispositivo terminal acessa inicialmente e aleatoriamente o dispositivo de rede, a mensagem de notificação é uma das seguintes mensagens: uma mensagem de camada física, uma mensagem MAC, ou uma mensagem RRC.
[0100] Em outras palavras, independentemente de um modo usado pelo UE, depois que o UE inicialmente e aleatoriamente acessa o dispositivo de rede, a estação base pode redefinir, com base em uma capacidade do UE e/ou um ambiente em que o UE está localizado, um modo que é da tecnologia de interface aérea e que é pode ser usado pelo UE.
[0101] Especificamente, a FIG. 5 é um fluxograma esquemático de um método, de acordo com uma modalidade deste pedido. A FIG. 5 mostra que após o UE inicialmente e aleatoriamente acessar um dispositivo de rede, o dispositivo de rede seleciona novamente um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea e fornece o modo alvo da tecnologia de interface aérea para o UE e o UE se comunica com o dispositivo de rede com base no modo alvo da tecnologia de interface aérea. Conforme mostrado na FIG. 5, o método inclui as seguintes etapas.
[0102] Etapa 501. Uma estação base determina um modo alvo que é de uma tecnologia de interface aérea e que é pode ser usado pelo UE.
[0103] Etapa 502. A estação base envia uma das seguintes mensagens para o UE: uma mensagem PHY, uma mensagem MAC, ou uma mensagem RRC. Independentemente de um tipo de mensagem especificamente enviada pela estação base para o UE, a mensagem porta pelo menos um modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é selecionado pela estação base para o UE.
[0104] Etapa 503. O UE se comunica com o dispositivo de rede.
[0105] Portanto, um dispositivo terminal pode determinar, a partir de uma pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea com base em uma mensagem de notificação enviada pelo dispositivo de rede, um modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação com o dispositivo de rede e pode flexivelmente usar um modo mais apropriado da tecnologia de interface aérea com base em uma situação real de comunicação para se adaptar a diferentes cenários de comunicação.
[0106] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, a determinação, por um dispositivo terminal, de pelo menos um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea inclui: selecionar, pelo dispositivo terminal, pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea, de acordo com uma política de seleção de tecnologia de interface aérea.
[0107] Em outras palavras, o dispositivo terminal pode realizar a seleção a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea, de acordo com a política de seleção de tecnologia de interface aérea, e se comunicar com o dispositivo de rede usando pelo menos o modo alvo de uma tecnologia de interface aérea selecionado.
[0108] Deve ser entendido que o UE pode selecionar um modo alvo da tecnologia de interface aérea a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea, de acordo com a política de seleção de tecnologia de interface aérea e com base em informações, tais como um ambiente de rede atual, uma capacidade do UE e um serviço que precisa ser transmitido.
[0109] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, quando o UE necessita comunicar as informações de controle de enlace ascendente de serviço eMBB, o UE determina um modo de codificação a ser usado com base em uma condição que precisa ser realizada por uma duração das informações de controle de enlace ascendente que precisam ser relatadas. Um procedimento específico é o seguinte: A estação base transmite por broadcast, em informações de sistema, um limite de duração de informações de controle de enlace ascendente usando um código polar, ou especifica, em um protocolo, um limite de duração de informações de controle de enlace ascendente usando um código polar. Quando a duração das informações de controle de enlace ascendente que necessita ser relatada pelo UE é maior do que o limite, o UE usa o código polar para realizar a codificação de canal nas informações de controle de enlace ascendente, e então realiza a transmissão. Caso contrário, o UE usa outro modo. Quando o UE necessita relatar as informações de controle de enlace ascendente de serviço eMBB, o UE seleciona um modo de codificação de canal apropriado com base na duração das informações de controle de enlace ascendente que necessitam ser relatadas. O UE realiza a codificação de canal nas informações de controle de enlace ascendente usando o modo de codificação e então realiza a transmissão. Deve ser entendido que a estação base deduz inversamente o modo de codificação de canal usando as informações de dados recebidas.
[0110] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, quando o UE em um modo inativo necessita transmitir dados de enlace ascendente, um modo de transmissão é determinado com base em um ambiente em que o UE está correntemente localizado e com base em uma condição que necessita ser realizada por um volume de dados dos dados de enlace ascendente que precisam ser transmitidos. A estação base transmite por broadcast, em informações de sistema, uma condição para usar um modo de transmissão livre de concessão, ou especifica, em um protocolo, uma condição para usar um modo de transmissão livre de concessão, por exemplo, com base em um limite de perda de trajetória de sinal de enlace descendente de célula, dependendo se o UE ainda permanece em uma célula em que o UE no modo inativo (um terceiro modo) está localizado ou com base em um limite de um volume de dados de enlace ascendente que necessita ser transmitido pelo UE. Se uma perda de trajetória que é do sinal de enlace descendente da célula e que é detectada pelo UE for inferior a um limite especificado ou o UE ainda permanecer na célula em que o UE no modo inativo está localizado, os dados de enlace ascendente que necessitam ser transmitidos pelo UE são inferiores a um limite especificado, o modo de transmissão livre de concessão é usado. De outro modo, um modo RACH de 2 etapas é adotado. Quando o UE no modo inativo necessita transmitir dados de enlace ascendente, um modo de transmissão de dados de enlace ascendente é selecionado com base em um ambiente em que o UE está correntemente localizado e um volume de dados dos dados de enlace ascendente necessita ser transmitido. O UE transmite os dados de enlace ascendente usando o modo transmissão determinado.
[0111] Deve ser entendido que pode haver diferentes políticas de seleção de tecnologia de interface aérea para diferentes cenários de aplicação. Isto não é limitado nesta modalidade deste pedido.
[0112] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, o método anterior inclui ainda: receber, pelo dispositivo terminal, informações de sistema enviadas pelo dispositivo de rede, onde as informações de sistema portam a política de seleção de tecnologia de interface aérea.
[0113] Deve ser entendido que a política de seleção de tecnologia de interface aérea pode ainda portar uma pluralidade de tecnologias de interface aérea e modos opcionais de cada tecnologia de interface aérea, de modo que o UE seleciona o modo alvo da tecnologia de interface aérea, de acordo com a política de tecnologia de interface aérea.
[0114] Em outras palavras, o UE pode selecionar o modo alvo da tecnologia de interface aérea, de acordo com um protocolo de comunicações ou uma política de tecnologia de interface aérea fornecida pela estação base.
[0115] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, a comunicação com o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea inclui: enviar uma mensagem de notificação de seleção para o dispositivo de rede, onde a mensagem de notificação de seleção é usada para indicar que o dispositivo terminal se comunica com o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo.
[0116] Para ser específico, depois de selecionar o modo alvo da tecnologia de interface aérea, o UE necessita notificar o dispositivo de rede do modo da tecnologia de interface aérea selecionado.
[0117] Especificamente, a FIG. 6 é um fluxograma esquemático de um método, de acordo com uma modalidade deste pedido. Conforme mostrado na FIG. 6, o método inclui as seguintes etapas.
[0118] Etapa 601. Envio de uma política de seleção de tecnologia de interface aérea para o UE.
[0119] Etapa 602. O UE seleciona um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea a partir de modos opcionais da tecnologia de interface aérea, de acordo com a política de seleção de tecnologia de interface aérea e com base em informações, tais como um ambiente de rede atual, uma capacidade do UE e um serviço que necessita ser transmitido.
[0120] Etapa 603. O UE envia uma mensagem de notificação para uma estação base por meio do uso de informações dedicadas, onde a mensagem de notificação porta o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é selecionado pelo UE.
[0121] Etapa 604. O UE se comunica com a estação base usando o modo alvo selecionado da tecnologia de interface aérea.
[0122] Portanto, um dispositivo terminal pode determinar, a partir da pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea com base na mensagem de notificação enviada por um dispositivo de rede, o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação com o dispositivo de rede e pode flexivelmente usar um modo mais apropriado da tecnologia de interface aérea com base em uma situação real de comunicação para se adaptar a diferentes cenários de comunicação.
[0123] A FIG. 7 é um fluxograma esquemático de um método, de acordo com outra modalidade deste pedido. O método pode ser realizado por um dispositivo de rede. Por exemplo, o dispositivo de rede pode ser uma estação base. Conforme mostrado na FIG. 7, o método 700 inclui as seguintes etapas.
[0124] Etapa 710. O dispositivo de rede determina pelo menos um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea.
[0125] Etapa 720. O dispositivo de rede se comunica com um dispositivo terminal por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[0126] Deve ser entendido que pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea é o mesmo que o modo alvo da tecnologia de interface aérea na modalidade mostrada na FIG. 1. Os detalhes não são novamente descritos neste relatório.
[0127] Portanto, de acordo com o método fornecido nesta modalidade deste pedido, um modo alvo que é de uma tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação real pode ser determinado a partir de uma pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea.
[0128] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, a determinação, pelo dispositivo de rede, de pelo menos um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea inclui: determinar, pelo dispositivo de rede, pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea; e enviar, pelo dispositivo de rede, uma mensagem de notificação para o dispositivo terminal, onde a mensagem de notificação porta pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[0129] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, a mensagem de notificação são informações de sistema, de modo que o dispositivo terminal acessa inicialmente e aleatoriamente o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[0130] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, a mensagem de notificação é uma mensagem de acesso aleatório inicial 2, de modo que o dispositivo terminal envia a mensagem de acesso aleatório inicial 3 para o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[0131] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, o dispositivo de rede é um dispositivo de rede alvo para o qual o dispositivo terminal espera ser transferido por handover e a mensagem de notificação é uma mensagem de comando HO.
[0132] Opcionalmente, em uma modalidade deste pedido, depois que o dispositivo terminal acessa o dispositivo de rede, a mensagem de notificação é uma das seguintes mensagens: uma mensagem de camada física, uma mensagem de controle de acesso a mídia MAC, ou uma mensagem de controle de recurso de rádio RRC.
[0133] Portanto, o dispositivo terminal pode determinar, a partir da pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea com base na mensagem de notificação enviada pelo dispositivo de rede, o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação com o dispositivo de rede e pode flexivelmente usar um modo mais apropriado da tecnologia de interface aérea com base em uma situação real de comunicação para se adaptar a diferentes cenários de comunicação.
[0134] Os procedimentos dos métodos das modalidades deste pedido são descritos em detalhes com referência à FIG. 1 a FIG. 7. Em seguida, são descritos em detalhes os dispositivos das modalidades deste pedido com referência à FIG. 8 a FIG. 11.
[0135] A FIG. 8 é um diagrama de blocos esquemático de um dispositivo terminal 800, de acordo com uma modalidade deste pedido. O dispositivo terminal 800 pode realizar as etapas que são realizadas pelo dispositivo terminal nos métodos na FIG. 1 a FIG. 7. Para evitar a repetição, os detalhes não são novamente descritos neste relatório. O dispositivo terminal 800 inclui: uma unidade de determinação 810, onde a unidade de determinação 810 é configurada para determinar pelo menos um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea; e uma unidade de envio 820, onde a unidade de envio 820 é configurada para se comunicar com um dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[0136] Portanto, o dispositivo terminal fornecido nesta modalidade deste pedido pode determinar, a partir de uma pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea, o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação real.
[0137] A FIG. 9 é um diagrama de blocos esquemático de um dispositivo de rede 900, de acordo com uma modalidade deste pedido. O dispositivo de rede 900 pode realizar as etapas que são realizadas pelo dispositivo de rede nos métodos na FIG. 1 a FIG. 7. Para evitar a repetição, os detalhes não são novamente descritos neste relatório. O dispositivo de rede 900 inclui: uma unidade de determinação 910, onde a unidade de determinação 910 é configurada para determinar pelo menos um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea; e uma unidade de envio 920, onde a unidade de envio 920 é configurada para se comunicar com um dispositivo terminal por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[0138] Portanto, o dispositivo de rede fornecido nesta modalidade deste pedido pode determinar, a partir de uma pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea, o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação real.
[0139] A FIG. 10 é um diagrama de blocos estrutural esquemático de um aparelho 1000, de acordo com outra modalidade deste pedido. Deve ser entendido que o aparelho 1000 pode realizar as etapas que são realizadas pelo dispositivo terminal nos métodos na FIG. 1 a FIG. 7. Para evitar a repetição, os detalhes não são novamente descritos neste relatório. O aparelho 1000 inclui: uma memória 1010 configurada para armazenar uma instrução; um transceptor 1020 configurado para se comunicar com outro dispositivo; e um processador 1030, onde o processador 1030 está conectado à memória 1010 e ao transceptor 1020 e configurado para executar a instrução armazenada na memória 1010 para realizar as seguintes etapas quando ao executar a instrução: determinar pelo menos um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea; e se comunicar, pelo dispositivo terminal, com o dispositivo de rede por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[0140] Portanto, o aparelho fornecido nesta modalidade deste pedido pode determinar, a partir de uma pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea, o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação real.
[0141] A FIG. 11 é um diagrama de blocos estrutural esquemático de um aparelho 1100, de acordo com outra modalidade deste pedido. Deve ser entendido que o aparelho 1100 pode realizar as etapas que são realizadas por um dispositivo de rede nos métodos na FIG. 1 a FIG. 7. Para evitar a repetição, os detalhes não são novamente descritos neste relatório. O aparelho 1100 inclui: uma memória 1110 configurada para armazenar uma instrução; um transceptor 1120 configurado para se comunicar com outro dispositivo; e um processador 1130 configurado para executar a instrução na memória 1110, onde o processador 1130 está conectado à memória 1110 e ao transceptor 1120 e configurado para executar a instrução armazenada na memória 1110 para realizar as seguintes etapas ao executar a instrução: determinar pelo menos um modo alvo de uma tecnologia de interface aérea; e se comunicar com um dispositivo terminal por meio do uso de pelo menos um modo alvo da tecnologia de interface aérea.
[0142] Portanto, o aparelho fornecido nesta modalidade deste pedido pode determinar, a partir de uma pluralidade de modos opcionais da tecnologia de interface aérea, o modo alvo que é da tecnologia de interface aérea e que é usado durante a comunicação real.
[0143] Um técnico no assunto pode estar ciente que as unidades e etapas de algoritmo nos exemplos descritos com referência às modalidades divulgadas nesta especificação podem ser implementadas por hardware eletrônico ou uma combinação de software de computador e hardware eletrônico. Se as funções são realizadas por hardware ou software, dependem de aplicações particulares e condições de restrição de projeto das soluções técnicas. Um técnico no assunto pode usar diferentes métodos para implementar as funções descritas para cada aplicação particular, mas não deve ser considerado que a implementação vai além do escopo desta aplicação.
[0144] Pode ser claramente entendido por um técnico no assunto que, por descrição conveniente e breve, pode ser feita referência a um processo correspondente nas modalidades do método para um processo de trabalho detalhado do sistema, aparelho e unidade. Os detalhes não são novamente descritos neste relatório.
[0145] Nas várias modalidades fornecidas neste pedido, deve ser entendido que o sistema, aparelho e métodos divulgados podem ser implementados em outros modos. Por exemplo, a modalidade descrita do aparelho é meramente um exemplo. Por exemplo, a divisão de unidades é meramente uma divisão de funções lógicas e pode ser outra divisão na implementação real. Por exemplo, uma pluralidade de unidade ou componentes pode ser combinada ou integrada em outro sistema ou alguns recursos podem ser ignorados ou não realizados. Além disso, os acoplamentos mútuos exibidos ou discutidos ou acoplamentos diretos ou conexões de comunicação podem ser implementados por meio do uso de algumas interfaces. Os acoplamentos indiretos ou conexões de comunicação entre os aparelhos ou unidades podem ser implementados em formas eletrônicas, mecânicas ou outras.
[0146] As unidades descritas como partes separadas podem ou não estar fisicamente separadas e partes exibidas como unidades podem ou não ser unidades físicas, podem estar localizadas em uma posição ou podem ser distribuídas em uma pluralidade de unidades de rede. Algumas ou todas as unidades podem ser selecionadas, de acordo com as necessidades reais para obter os objetivos das soluções das modalidades.
[0147] Além disso, as unidades funcionais nas modalidades deste pedido podem ser integradas em uma unidade de processamento ou cada uma das unidades pode existir sozinha fisicamente ou duas ou mais unidades são integradas em uma unidade.
[0148] Quando as funções são implementadas em uma forma de uma unidade funcional de software e vendidas ou usadas como um produto independente, as funções podem ser armazenadas em uma mídia de armazenamento legível por computador. Com base em tal entendimento, as soluções técnicas deste pedido essencialmente, ou a parte que contribui para o estado da técnica, ou algumas das soluções técnicas podem ser implementadas na forma de um produto de software. O produto de software do computador é armazenado em uma mídia de armazenamento e inclui várias instruções para instruir um dispositivo de computador (que pode ser um computador pessoal, um servidor ou um dispositivo de rede) a realizar todas ou algumas das etapas dos métodos descritos nas modalidades da presente invenção. A mídia de armazenamento anterior inclui qualquer mídia que pode armazenar um código de programa, tal como um USB flash drive, um disco rígido removível, uma memória somente de leitura (Read-Only Memory, ROM), uma memória de acesso aleatório (Random Access Memory, RAM), um disco magnético ou um disco óptico.
[0149] As descrições precedentes são meramente implementações específicas deste pedido, mas não se destinam a limitar o escopo de proteção deste pedido. Qualquer variação ou substituição prontamente determinada por um técnico no assunto no escopo técnico divulgado neste pedido deverá ser abrangida no escopo de proteção deste pedido. Portanto, o escopo de proteção da presente invenção estará sujeito ao escopo de proteção das reivindicações.

Claims (12)

1. Método de comunicação, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: receber (210), por um dispositivo terminal, informações de sistema a partir de um dispositivo de rede, em que as informações de sistema indicam um primeiro modo alvo de uma forma de onda de enlace ascendente de uma tecnologia de interface aérea, e o primeiro modo alvo de uma forma de onda de enlace ascendente é determinado pelo dispositivo de rede a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea; enviar (224), pelo dispositivo terminal, mensagem 3 usando-se o primeiro modo alvo da forma de onda de enlace ascendente para o dispositivo de rede para realizar um acesso aleatório inicial; receber (502), pelo dispositivo terminal, uma mensagem a partir do dispositivo de rede, em que a mensagem é uma mensagem de controle de recurso de rádio RRC, e em que a mensagem indica um segundo modo alvo de uma forma de onda de enlace ascendente, e o segundo modo alvo de uma forma de onda de enlace ascendente é redeterminado pelo dispositivo de rede a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea; e se comunicar (503), pelo dispositivo terminal, usando-se o segundo modo alvo da forma de onda de enlace ascendente com o dispositivo de rede.
2. Método de comunicação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações de sistema são enviadas com um modo de transmissão por broadcast.
3. Método de comunicação, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro modo alvo é qualquer um dentre os seguintes: um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de prefixo cíclico e um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de espalhamento de transformada de Fourier discreta.
4. Método de comunicação, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo modo alvo é qualquer um dentre os seguintes: um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de prefixo cíclico e um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de espalhamento de transformada de Fourier discreta.
5. Método de comunicação, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: enviar (210), por um dispositivo de rede, informações de sistema para um dispositivo terminal, em que as informações de sistema indicam um primeiro modo alvo de uma forma de onda de enlace ascendente de uma tecnologia de interface aérea, e o primeiro modo alvo de uma forma de onda de enlace ascendente é determinado pelo dispositivo de rede a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea; receber (224), pelo dispositivo de rede, mensagem 3 no primeiro modo alvo da forma de onda de enlace ascendente a partir do dispositivo terminal para realizar um acesso aleatório inicial; enviar (502), pelo dispositivo de rede, uma mensagem para o dispositivo terminal, em que a mensagem é uma mensagem de controle de recurso de rádio RRC, e em que a mensagem indica um segundo modo alvo de uma forma de onda de enlace ascendente, e o segundo modo alvo de uma forma de onda de enlace ascendente é redeterminado pelo dispositivo de rede a partir de pelo menos um modo opcional da tecnologia de interface aérea; e se comunicar (503), pelo dispositivo de rede, usando-se o segundo modo alvo da forma de onda de enlace ascendente com o dispositivo terminal.
6. Método de comunicação, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações de sistema são enviadas com um modo de transmissão por broadcast.
7. Método de comunicação, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro modo alvo da tecnologia de interface aérea ou da forma de onda de enlace ascendente é qualquer um dentre os seguintes: um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de prefixo cíclico e um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de espalhamento de transformada de Fourier discreta.
8. Método de comunicação, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo modo alvo da tecnologia de interface aérea ou da forma de onda de enlace ascendente é qualquer um dentre os seguintes: um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de prefixo cíclico e um modo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal de espalhamento de transformada de Fourier discreta.
9. Aparelho de comunicações, aplicado a um dispositivo terminal, CARACTERIZADO pelo fato de que o aparelho de comunicações é configurado para realizar o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4.
10. Aparelho de comunicações, aplicado a um dispositivo de rede, CARACTERIZADO pelo fato de que o aparelho de comunicações é configurado para realizar o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 5 a 8.
11. Mídia de armazenamento legível por computador, aplicada a um dispositivo terminal, CARACTERIZADA pelo fato de que a mídia de armazenamento legível por computador compreende uma instrução, e quando a instrução é rodada, realiza o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4.
12. Mídia de armazenamento legível por computador, aplicada a um dispositivo de rede, CARACTERIZADA pelo fato de que a mídia de armazenamento legível por computador compreende uma instrução, e quando a instrução é rodada, realiza o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 5 a 8.
BR112019013825-0A 2017-01-04 2017-12-27 Método de comunicação, aparelho, e mídia de armazenamento legível por computador BR112019013825B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN201710005557.8A CN108271214B (zh) 2017-01-04 2017-01-04 一种通信方法及其终端设备、网络设备
CN201710005557.8 2017-01-04
PCT/CN2017/119086 WO2018126972A1 (zh) 2017-01-04 2017-12-27 一种通信方法及其终端设备、网络设备

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019013825A2 BR112019013825A2 (pt) 2020-01-28
BR112019013825B1 true BR112019013825B1 (pt) 2023-06-13

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11864239B2 (en) Communication method, terminal device, and network device
WO2018143405A1 (ja) 基地局装置、端末装置、通信方法、および、集積回路
WO2018143402A1 (ja) 基地局装置、端末装置、通信方法、および、集積回路
EP3547749A1 (en) Method for unlicensed transmission, terminal and network device
BR112021002874A2 (pt) método e dispositivos de comunicação v2x, de meio de armazenamento, e de sistema de chip
US20120213196A1 (en) Method and apparatus for efficient contention-based transmission in a wireless communication system
BR112020004841A2 (pt) aparelho terminal, aparelho de estação base e método de comunicação
BR112019009100B1 (pt) Método de transmissão de dados de link superior, dispositivo terminal e dispositivo de rede
BR112020001018A2 (pt) método de comunicação, aparelho e meio de armazenamento de programa de computador
EP3113561A1 (en) Terminal device, integrated circuit, and wireless communication method
EP3565203A1 (en) Terminal device, base station device, and communication method
BR112019013476A2 (pt) Método e aparelho de transmissão de dados, circuito e mídia legível por computador
WO2020066852A1 (ja) 基地局装置、端末装置、通信方法、および、集積回路
WO2020031701A1 (ja) 基地局装置、端末装置、通信方法、および、集積回路
BR112020002809A2 (pt) método de transmissão de dados, dispositivo, dispositivo terminal, dispositivo de rede, mídia de armazenamento legível por computador, chip e sistema de comunicações de dados
JP2019179983A (ja) 基地局装置、端末装置、通信方法、および、集積回路
BR112019016777A2 (pt) Aparelho terminal, aparelho de estação base e método de comunicação
WO2020031700A1 (ja) 基地局装置、端末装置、通信方法、および、集積回路
BR112019013825B1 (pt) Método de comunicação, aparelho, e mídia de armazenamento legível por computador
WO2020066853A1 (ja) 基地局装置、端末装置、通信方法、および、集積回路
BR112019013796A2 (pt) método de transmissão de dados, dispositivo de rede, dispositivo terminal, sistema de comunicações e produto de programa de computador
JP2019179981A (ja) 基地局装置、端末装置、通信方法、および、集積回路
JP2019179982A (ja) 基地局装置、端末装置、通信方法、および、集積回路