BR112019012744B1 - Arranjo de geração e distribuição de energia e unidade flutuante compreendendo tal arranjo - Google Patents

Arranjo de geração e distribuição de energia e unidade flutuante compreendendo tal arranjo Download PDF

Info

Publication number
BR112019012744B1
BR112019012744B1 BR112019012744-5A BR112019012744A BR112019012744B1 BR 112019012744 B1 BR112019012744 B1 BR 112019012744B1 BR 112019012744 A BR112019012744 A BR 112019012744A BR 112019012744 B1 BR112019012744 B1 BR 112019012744B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
power
power generation
distribution arrangement
distribution
switchgear
Prior art date
Application number
BR112019012744-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019012744A2 (pt
Inventor
Marino BENUSSI
Hendrikus Johannes Tetteroo
Original Assignee
Single Buoy Moorings Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Single Buoy Moorings Inc filed Critical Single Buoy Moorings Inc
Priority claimed from PCT/EP2017/084156 external-priority patent/WO2018115318A1/en
Publication of BR112019012744A2 publication Critical patent/BR112019012744A2/pt
Publication of BR112019012744B1 publication Critical patent/BR112019012744B1/pt

Links

Abstract

Um arranjo de geração e distribuição de energia que inclui pelo menos três seções do aparelho de comutação. Cada aparelho de comutação inclui pelo menos um ou mais geradores de energia e um barramento interno em que o um ou mais geradores de energia são eletricamente conectados ao barramento interno. O barramento interno de cada aparelho de comutação tem uma extremidade de conexão que é eletricamente conectada a um nó condutor comum do arranjo. O nó condutor comum inclui um barramento de interconexão externo entre as seções do aparelho de comutação.

Description

Campo da Invenção
[0001]A presente invenção refere-se a um arranjo de geração e distribuição de energia. Adicionalmente, a invenção refere-se a uma instalação marítima ou unidade flutuante compreendendo tal arranjo de geração e distribuição de energia.
Fundamentos
[0002]Na técnica anterior, as instalações de geração e distribuição de energia em unidades flutuantes ou instalações marítimas, aparelhos de comutação do arranjo de geração e distribuição de energia são tipicamente conectados em série através de um comutador. Tal aparelho de comutação é uma combinação de comutadores elétricos, e disjuntores que estão dispostos para controlar uma conexão entre uma fonte de energia (um gerador de energia) e dispositivos de consumo ou consumidores de energia elétrica. O aparelho de comutação compreende um barramento interno e é eletricamente conectado a pelo menos um ou mais geradores de energia e equipamento elétrico de usuário, em que o um ou mais geradores de energia e os consumidores de energia elétrica são eletricamente conectados ao barramento interno. Tipicamente, as instalações elétricas da técnica anterior usam uma tensão até 15 kV, devido aos requisitos de classificação para equipamento elétrico para aplicações marítimas.
[0003]À medida que mais equipamento elétrico é instalado em instalações marítimas e sua demanda de energia está crescendo, a produção de energia de tais instalações elétricas a bordo de grandes instalações de produção de óleo e gás está atingindo agora e até superando limites.
[0004]Como um resultado, existe uma necessidade de aumentar a geração de energia de tais instalações. Um aumento pode ser obtido por várias opções, tais como selecionar uma tensão mais alta ou instalar os aparelhos de comutação/geradores em duas ou mais “ilhas” independentes ou para ligar em cadeia os geradores de energia ou os aparelhos de comutação. Em todas estas opções a energia gerada é aumentada.
[0005]Aumentar a tensão de saída dos geradores de energia para níveis acima da tensão de classificação, exigiria instalação de transformadores elevadores a uma alta tensão que permite a comutação de correntes adequadas para o equipamento comercialmente disponível e transformadores reduzidos para produzir tensão de operação para os consumidores de energia elétrica instalados. Também, os transformadores ocupariam espaço adicional a bordo da instalação marítima e adicionaria peso significativo à instalação elétrica geral.
[0006]Instalar os aparelhos de comutação/geradores em duas ou mais ilhas independentes exigiria que geradores de energia sobressalentes estivessem disponíveis em cada “ilha”.
[0007]Para ligar em cadeia os geradores de energia ou para ligar em cadeia os aparelhos de comutação tem uma desvantagem em que os aparelhos de comutação e os geradores de energia são limitados em seus níveis de curto circuito e capacidade de transporte de corrente. Um curto circuito em uma da ligação em cadeia dos aparelhos de comutação causa altas correntes também nos outros aparelhos de comutação na conexão em série. Isso pode até fazer com que um aparelho de comutação funcionando adequadamente seja sobrecarregado pela alta corrente que flui através do aparelho de comutação de curto circuito, que excede sua avaliação de curto circuito, e se torna inoperante.
[0008]É um objeto da presente invenção fornecer um arranjo de geração e distribuição de energia que supere ou mitigue os efeitos prejudiciais acima.
Sumário da Invenção
[0009]O objeto acima é obtido por um arranjo de geração e distribuição de energia compreendendo pelo menos três aparelhos de comutação e pelo menos um gerador de energia associado com cada aparelho de comutação, cada aparelho de comutação compreendendo um barramento interno, em que o pelo menos um gerador de energia é eletricamente conectado ao barramento interno do aparelho de comutação associado, em que o barramento interno de cada aparelho de comutação tem uma extremidade de conexão que é eletricamente conectada a um nó condutor comum do arranjo.
[0010]Providenciando que todos os aparelhos de comutação sejam conectados em um nó condutor comum do arranjo, é possível compartilhar carga entre os geradores de energia acoplados a cada um dos aparelhos de comutação: qualquer corrente permitida que pode fluir entre dois aparelhos de comutação individuais flui através de uma conexão direta entre os dois aparelhos de comutação individuais. Além disso, o arranjo prevê que a corrente entre qualquer par de aparelhos de comutação possa fluir sem afetar qualquer outro aparelho de comutação no arranjo. Como um resultado, o risco de sobrecarregar um aparelho de comutação funcionando adequadamente é significantemente reduzido.
[0011]De acordo com um aspecto, a invenção fornece o arranjo de geração e distribuição de energia como definido acima, em que o nó condutor comum compreende um barramento de interconexão.
[0012]Ao usar o barramento de interconexão como nó comum para a interconexão, um arranjo espacial dos aparelhos de comutação pode ser otimizado.
[0013]De acordo com um aspecto, a invenção fornece o arranjo de geração e distribuição de energia como definido acima, em que entre a extremidade de conexão do barramento interno e o nó condutor comum está disposto um acoplamento intermediário.
[0014]O acoplamento intermediário na extremidade de conexão do aparelho de comutação permite desligar e desconectar o aparelho de comutação, em caso de manutenção ou mau funcionamento.
[0015]De acordo com um aspecto, a invenção fornece o arranjo de geração e distribuição de energia como definido acima, em que o acoplamento intermediário compreende um disjuntor.
[0016]Ao usar um disjuntor para acoplamento, os aparelhos de comutação podem ser desconectados quando o disjuntor estiver sobrecarregado, isto é, quando o aparelho de comutação compreendendo o disjuntor solicitar mais do que a corrente nominal pelo disjuntor a partir de outros aparelhos de comutação no arranjo de geração e na distribuição de energia. Isso pode evitar danos para os outros aparelhos de comutação, no caso o aparelho de comutação compreendendo o disjuntor esteja sobrecarregado ou em curto circuito.
[0017]De acordo com um aspecto, a invenção fornece o arranjo de geração e distribuição de energia como definido acima, em que o acoplamento intermediário compreende um dispositivo limitador de corrente. O dispositivo limitador de corrente do aparelho de comutação fornece que a corrente aproveitada a partir de outros aparelhos de comutação seja limitada a um nível permitido para esses outros aparelhos de comutação.
[0018]De acordo com um aspecto, a invenção fornece o arranjo de geração e distribuição de energia como definido acima, em que no acoplamento intermediário o disjuntor está disposto entre o barramento interno e o dispositivo limitador de corrente.
[0019]Ao dispor o disjuntor entre o barramento interno e o dispositivo limitador de corrente, é evitado que a avaliação de curto circuito do aparelho de comutação compreendendo o dispositivo limitador de corrente, seja excedida graças à ação do dispositivo limitador de corrente. Também oferecendo-se coordenação entre os dispositivos limitadores de corrente, é possível não ter mais do que um dispositivo disparando e isolando apenas o aparelho de comutação com a falha.
[0020]De acordo com um aspecto, a invenção fornece o arranjo de geração e distribuição de energia como definido acima, em que nenhum acoplamento intermediário do dispositivo limitador de corrente está disposto entre o disjuntor e o barramento interno.
[0021]De acordo com um aspecto, a invenção fornece o arranjo de geração e distribuição de energia como definido acima, em que pelo menos um gerador de energia adicional é diretamente acoplado ao nó condutor comum do arranjo.
[0022]Um tal gerador de energia adicional pode fornecer energia adicional a qualquer um dos aparelhos de comutação conectado ao nó condutor comum, e pode assim, reduzir qualquer fluxo de corrente entre aparelhos de comutação.
[0023]De acordo com um aspecto, a invenção fornece o arranjo de geração e distribuição de energia como definido acima, em que os geradores de energia são cada um acionados por uma turbina a gás.
[0024]De acordo com um aspecto, a invenção fornece o arranjo de geração e distribuição de energia como definido acima, em que pelo menos um dos aparelhos de comutação adicionalmente compreende um gerador de energia acionado por uma turbina a vapor.
[0025]Ao combinar um gerador de energia acionado por turbina a gás com um gerador de energia acionado por turbina a vapor, a energia térmica a partir da exaustão da turbina a gás pode ser alimentada a uma caldeira para produzir vapor usado como fonte de energia para a turbina a vapor.
[0026]De acordo com um aspecto, a invenção fornece o arranjo de geração e distribuição de energia como definido acima, em que cada aparelho de comutação adicionalmente compreende uma pluralidade de dispositivos consumidores de energia. Tais dispositivos consumidores de energia relate aos consumidores de energia elétrica tais como motores, transformadores, conversores, e outros equipamentos utilitários.
[0027]De acordo com um aspecto, a invenção fornece o arranjo de geração e distribuição de energia como definido acima, em que o barramento de interconexão tem uma avaliação máxima de cerca de 8000 Ampère a uma tensão de CA em uma faixa de cerca de 11 kV a 15 kV.
[0028]De acordo com um aspecto, a invenção fornece o arranjo de geração e distribuição de energia como definido acima, em que o dispositivo limitador de corrente tem uma avaliação máxima de 4000 Ampère a uma tensão de CA em uma faixa de cerca de 11 kV a 15 kV.
[0029]De acordo com um aspecto, a invenção fornece o arranjo de geração e distribuição de energia como definido acima, em que o arranjo de geração e distribuição de energia são configurados para gerar e distribuir entre 90 e 250 MW de energia elétrica.
[0030]De acordo com um aspecto, a invenção fornece um arranjo de geração e distribuição de energia, que estão dispostos para instalação em uma instalação marítima. Tal instalação marítima pode ser uma embarcação, semissubmersível, plataforma de pernas tensionadas (TLP), estrutura de longarina ou estrutura de revestimento.
[0031]De acordo com um aspecto, a invenção fornece o arranjo de geração e distribuição de energia como definido acima, que são dispostos para instalação em uma instalação de extração de petróleo offshore e/ou gás, ou uma embarcação de descarga e armazenamento (produção) flutuante ou uma unidade flutuante de gás natural liquefeito.
[0032]De acordo com um aspecto, a invenção fornece uma instalação marítima compreendendo o arranjo de geração e distribuição de energia como definido acima, em que a instalação marítima é uma unidade de descarga e armazenamento de produção flutuante ou uma unidade de descarga e armazenamento flutuante ou uma unidade flutuante de gás natural liquefeito.
[0033]As modalidades vantajosas são ainda definidas pelas reivindicações dependentes.
Breve Descrição dos Desenhos
[0034]A invenção será explicada em mais detalhes abaixo com referência aos desenhos em que modalidades ilustrativas destes são mostradas. Eles são intencionados exclusivamente para propósitos ilustrativos e não para restringir o conceito inventivo, que é definido pelas reivindicações anexas.
[0035]A Figura 1 mostra uma disposição esquemática de um arranjo de geração e distribuição de energia de acordo com a presente invenção;
[0036]A Figura 2 mostra uma disposição esquemática de um arranjo de geração e distribuição de energia de acordo com uma modalidade da invenção, e
[0037]A Figura 3 mostra uma disposição esquemática de um arranjo de geração e distribuição de energia de acordo com uma modalidade da invenção.
Descrição Detalhada das Modalidades
[0038]A Figura 1 mostra uma disposição esquemática de um arranjo de geração e distribuição de energia de acordo com a presente invenção.
[0039]O arranjo de geração e distribuição de energia compreende pelo menos três módulos de distribuição de energia M1, M2, M3. Cada módulo de distribuição de energia M1; M2; M3 compreende um aparelho de comutação (seção) S1; S2; S3, pelo menos um gerador de energia G e consumidores de energia elétrica C.
[0040]Dentro de cada módulo de distribuição de energia, o aparelho de comutação é disposto para fornecer um acoplamento elétrico entre o pelo menos um gerador de energia G e os consumidores de energia elétrica instalados no módulo de distribuição de energia. O acoplamento elétrico compreende pelo menos uma rede de comutadores e disjuntores que permitem comutar o gerador de energia e/ou os consumidores de energia elétrica. Tipicamente, os aparelhos de comutação cada um compreende um barramento interno B1; B2; B3 para distribuir a energia gerada por pelo menos um gerador de energia para os consumidores de energia elétrica através da rede.
[0041]De acordo com a invenção, os módulos de distribuição de energia são interconectados em um ponto ou conexão “estrela”, conectando-se uma extremidade de conexão E1; E2; E3 do respectivo barramento B1; B2; B3 a um nó condutor comum N através de uma linha de conexão L1; L2; L3.
[0042]Ao fornecer uma conexão estrela entre os módulos de distribuição de energia, o compartimento de carga entre os módulos de distribuição de energia pode ocorrer através do nó condutor comum, dependendo do equilíbrio real entre geração de energia no gerador de energia (geradores de energia) e consumo de energia por consumidores de energia elétrica em cada módulo de distribuição de energia. Um módulo de distribuição de energia que consome temporariamente mais energia do que gerada, pode receber energia de um outro módulo de distribuição de energia que tem um excedente de energia substancialmente sem afetar outros módulos de distribuição de energia na conexão estrela.
[0043]A Figura 2 mostra uma disposição esquemática de um arranjo de geração e distribuição de energia de acordo com uma modalidade da invenção.
[0044]Na Figura 2, os elementos com o mesmo número de referência como mostrado na Figura 1 refere-se aos elementos correspondentes ou semelhantes.
[0045]De acordo com esta modalidade, o pelo menos três módulos de distribuição de energia M1; M2; M3 são interconectados a suas respectivas extremidades de conexão E1; E2; E3 por um barramento de interconexão (externo) N1 entre os aparelhos de comutação que funciona como nó condutor comum.
[0046]Cada módulo de distribuição de energia M1; M2; M3 compreende geradores de energia G11, G12; G21, G22; G31, G32, um barramento interno B1; B2; B3 e consumidores de energia elétrica C11, C12; C21, C22; C31, C32. Tanto os geradores de energia quanto os consumidores de energia elétrica são eletricamente acoplados ao barramento interno pelos dispositivos de rede de aparelho de comutação. Em cada módulo de distribuição de energia M1; M2; M3 entre a extremidade de conexão E1; E2; E3 do barramento interno B1; B2; B3 e o barramento de interconexão N1, um acoplamento intermediário F1; F2; F3 é disposto.
[0047]O acoplamento intermediário Fl; F2; F3 compreende um comutador Y1; Y2; Y3 e um dispositivo limitador de corrente X1; X2; X3.
[0048]O dispositivo limitador de corrente X1; X2; X3 funciona como um dispositivo limitador de corrente para limitar a corrente de curto circuito a uma corrente máxima que flui a partir do barramento de interconexão N1 para (o barramento interno de) o módulo de distribuição de energia.
[0049]De acordo com uma modalidade, o disjuntor Y1; Y2; Y3 é implementado para desligar a conexão para o barramento de interconexão N1. O disjuntor está configurado para ultrapassar correntes nominais e assim, proteger o equipamento, neste caso para romper o aparelho de comutação a partir do barramento de interconexão N1.
[0050]Na combinação de dispositivo limitador de corrente e disjuntor em cada módulo de distribuição de energia, o dispositivo limitador de corrente tem uma classificação atual tipicamente a mesma como a classificação atual do comutador.
[0051]Em uma modalidade, a classificação atual do disjuntor Y1; Y2; Y3 é 4000 Ampère, e a classificação atual do dispositivo limitador de corrente X1; X2; X3 é 4000 Ampère.
[0052]No caso de um curto circuito em um módulo de distribuição de energia, por exemplo, o módulo de distribuição de energia M1, os outros módulos de distribuição de energia M2; M3 são limitados pelo dispositivo limitador de corrente a partir de M1 para evitar danos internos. O dispositivo limitador de corrente do módulo de distribuição de energia em curto circuito M1 seria ativado, visto que, a corrente através do barramento de interconexão N1 transportaria as correntes a partir de ambos os módulos de distribuição de energia M2; M3. A classificação atual do barramento de interconexão N1 tipicamente tem a mesma classificação atual como a classificação atual do aparelho de comutação individual.
[0053]Se a classificação atual do dispositivo limitador de corrente do aparelho de comutação for, por exemplo, 4000 Ampère, a classificação atual do barramento de interconexão N1 é 4000 Ampère.
[0054]Desta maneira, o fusível do módulo de distribuição de energia em curto circuito romperá e isolará o módulo a partir dos outros módulos de distribuição de energia M2, M3. Em circunstâncias práticas, a tensão de operação dos geradores de energia G11, G12; G21, G22; G31, G32 pode ser, por exemplo, cerca de 11 kV de CA ou cerca de 13,8 kV de AC.
[0055]No caso de uma tensão de operação de 11 kV de AC, a energia aparente de um aparelho de comutação seção é classificada a cerca de 76 MVA. Em 13,8 kV, a energia aparente é cerca de 96 MVA. Observa-se que a carga aparente total de consumidores de energia elétrica conectados a um aparelho de comutação não deve exceder a potência aparente nominal do aparelho de comutação. Seguindo-se esses critérios, nenhum barramento está sobrecarregado.
[0056]A Figura 3 mostra uma disposição esquemática de um arranjo de geração e distribuição de energia de acordo com uma modalidade da invenção.
[0057]Na Figura 3, os elementos com o mesmo número de referência como mostrado na Figura 1 e na Figura 2 refere- se aos elementos correspondentes ou semelhantes.
[0058]A modalidade mostrada na Figura 3 é semelhante à modalidade da Figura 2, mas adicionalmente compreende um ou mais geradores de energia adicionais G41, G42 que são diretamente acoplados ao barramento de interconexão N1 através de um respectivo disjuntor local Y41, Y42.
[0059]Desta maneira, a energia adicional pode ser fornecida aos módulos de distribuição de energia instalados M1; M2; M3. Esse arranjo pode ser útil, por exemplo, no caso, os geradores de energia são usados nos módulos de distribuição de energia que têm uma tensão ou potência nominal relativamente baixa. De acordo com a modalidade, os geradores de energia adicionais G41, G42 fornecem energia ao barramento de interconexão N1 para consumidores de energia elétrica em um ou mais do pelo menos três módulos de distribuição de energia.
[0060]Similarmente como na outra modalidade, o arranjo de geração e distribuição de energia fornecem o mesmo mecanismo contra curto circuito como descrito acima. Além disso, o disjuntor local Y41, Y42 têm uma avaliação mais baixa do que os disjuntores Y1; Y2; Y3 dos módulos de distribuição de energia M1; M2, M3.
[0061]Observa-se que se um dos geradores de energia adicionais G41; G42 entraria em curto circuito, então o disjuntor local Y41; Y42 romperia antes de qualquer um dos disjuntores Y1; Y2; Y3 dos módulos de distribuição de energia.
[0062]As posições reais dos módulos de distribuição de energia separados no arranjo de geração e distribuição de energia serão dadas selecionando-se a disposição e o comprimento das linhas de conexão L1, L2, L3 como será avaliado pela pessoa na técnica.
[0063]De acordo com uma modalidade, a tensão de operação dos geradores de energia G11, G12; G21, G22; G31, G32; G41, G42 é cerca de 11 kV de CA com uma potência de 36 MVA por gerador. A classificação atual do disjuntor Y1; Y2; Y3 ou dispositivo limitador de corrente X1; X2; X3 do aparelho de comutação é, por exemplo, 4000 Ampère, a classificação atual do barramento de interconexão N1 é 8000 Ampère. Os geradores de energia adicionais G41, G42 são conectados ao disjuntor local Y41; Y42 com uma avaliação de 2000 Ampère por gerador de energia adicional. Desta maneira, a combinação de geradores de energia adicionais tem uma mesma classificação como os aparelhos de comutação individuais.
[0064]De acordo com a invenção, cada aparelho de comutação inclui consumidores de energia elétrica, isto é, consumidores (motores, transformadores, conversores, etc.), vários geradores e um link de importação/exportação para as outras seções através do ponto “estrela”, o nó condutor comum.
[0065]Preferencialmente, os consumidores que são parte de um mesmo sistema devem ser distribuídos entre seções (por exemplo, 3 x 50 % de bombas A-B-C, cada uma conectada a uma seção).
[0066]A carga aparente total dos consumidores conectados a uma seção não deve exceder a potência aparente nominal do aparelho de comutação (por exemplo, 76 MVA para um 11 kV, 4000A de aparelho de comutação avaliado e 96 MVA para um 13,8 kV, 4000A de aparelho de comutação avaliado).
[0067]Ao seguir os critérios acima, nenhum barramento está sobrecarregado.
[0068]Os geradores conectados a uma seção do aparelho de comutação fornecem energia aos consumidores daquela seção, dentro de sua capacidade; se um gerador não estiver operando, a energia gerada em uma seção pode ser insuficiente e a energia é importada a partir das outras seções no nó condutor comum, isto é, o barramento de interconexão. Por outro lado, se a capacidade de geração em uma seção do aparelho de comutação não for completamente utilizada pelos consumidores daquela seção, a energia pode ser exportada para outras seções, onde existe uma falta de energia gerada versus energia consumida. Os geradores de energia podem compartilhar a carga igualmente, independentemente da distribuição de cargas através das seções do aparelho de comutação.
[0069]Cada seção do aparelho de comutação é verificada para avaliação de curto circuito levando em consideração a contribuição do curto circuito do gerador, contribuição do curto circuito da carga e qualquer contribuição através dos dispositivos de limitação de curto circuito (se aplicável).
[0070]No caso de curto circuito em uma seção do aparelho de comutação (gerador, consumidor, cabo, etc.), a avaliação de curto circuito daquela seção do aparelho de comutação não é excedida graças à ação dos dispositivos limitadores de corrente; onde a coordenação entre dispositivos limitadores de corrente é oferecida, é possível não ter mais do que uma fase disparando e isolando a seção do aparelho de comutação com a falha de curto circuito.
[0071]Outras alternativas e modalidades equivalentes da presente invenção são concebíveis dentro da ideia da invenção, como será claro para a pessoa versada na técnica. O escopo da invenção é limitado apenas pelas reivindicações anexas.

Claims (10)

1. Arranjo de geração e distribuição de energia de CA caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos três módulos de distribuição de energia (M1, M2, M3), cada módulo de distribuição de energia compreendendo um aparelho de comutação (S1, S2, S3), e cada aparelho de comutação configurado para conexão elétrica com pelo menos um gerador de energia de CA (G11, G12, G21, G22, G31, G32) e/ou com pelo menos um consumidor de energia (C11, C12, C21, C22, C31, C32); cada aparelho de comutação (S1, S2, S3) compreendendo um barramento interno (B1, B2, B3) para distribuir energia gerada por pelos menos um gerador de energia conectado para pelo menos um consumidor de energia conectado, em que o pelo menos um gerador de energia de CA (G11, G12, G21, G22, G31, G32) é eletricamente conectado em modo de CA por uma rede de comutadores e disjuntores ao barramento interno (B1, B2, B3) do aparelho de comutação (S1, S2, S3) associado; em que o barramento interno (B1, B2, B3) de cada aparelho de comutação (S1, S2, S3) tem uma extremidade de conexão (E1, E2, E3) que é eletricamente conectada ao nó condutor comum, cujo nó condutor comum é um barramento de interconexão (N1) entre os aparelhos de comutação (S1, S2, S3) dos pelo menos três módulos de distribuição de energia (M1, M2, M3); um acoplamento intermediário (F1, F2, F3) disposto entre a extremidade de conexão (E1, E2, E3) do barramento interno (B1, B2, B3) de cada aparelho de comutação (S1, S2, S3) e o barramento de interconexão (N1), e em que cada acoplamento intermediário (F1, F2, F3) compreende um dispositivo limitador de corrente (X1, X2, X3) e um disjuntor (Y1, Y2, Y3), e em que pelo menos um gerador de energia de CA adicional é diretamente acoplado ao nó condutor comum do arranjo.
2. Arranjo de geração e distribuição de energia de CA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, no acoplamento intermediário, o dispositivo limitador de corrente é disposto entre o barramento interno e o disjuntor.
3. Arranjo de geração e distribuição de energia de CA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que no acoplamento intermediário o disjuntor está disposto entre o barramento interno e o dispositivo limitador de corrente.
4. Arranjo de geração e distribuição de energia de CA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que os geradores de energia de CA são, cada um, acionados por uma turbina a gás.
5. Arranjo de geração e distribuição de energia de CA, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que pelo menos um dos aparelhos de comutação adicionalmente compreende um gerador de energia de CA acionado por uma turbina a vapor ou um motor a diesel.
6. Arranjo de geração e distribuição de energia de CA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 5, caracterizado pelo fato de que o barramento de interconexão tem uma avaliação máxima de 8000 Ampère a uma tensão de CA em uma faixa de 11 kV a 15 kV.
7. Arranjo de geração e distribuição de energia de CA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o disjuntor tem uma avaliação de 4000 Ampère a uma tensão de CA em uma faixa de 11 kV a 15 kV, e/ou o dispositivo limitador de corrente tem uma avaliação de 4000 Ampère a uma tensão de CA em uma faixa de 11 kV a 15 kV.
8. Arranjo de geração e distribuição de energia de CA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o arranjo de geração e distribuição de energia de CA é configurado para gerar e distribuir entre 90 e 250 MW de energia elétrica.
9. Instalação marítima caracterizada pelo fato de compreende um arranjo de geração e distribuição de energia de CA conforme definido em qualquer uma das reivindicações anteriores 1 a 8.
10. Instalação marítima de acordo com reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que a instalação marítima é uma instalação de extração de petróleo offshore e/ou gás, ou uma unidade de descarga e armazenamento de produção flutuante ou uma unidade de descarga e armazenamento flutuante ou uma unidade flutuante de gás natural liquefeito.
BR112019012744-5A 2016-12-21 2017-12-21 Arranjo de geração e distribuição de energia e unidade flutuante compreendendo tal arranjo BR112019012744B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP16205887 2016-12-21
EP16205887.9 2016-12-21
PCT/EP2017/084156 WO2018115318A1 (en) 2016-12-21 2017-12-21 Power generation and distribution arrangement and floating unit comprising such an arrangement

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019012744A2 BR112019012744A2 (pt) 2019-11-26
BR112019012744B1 true BR112019012744B1 (pt) 2023-06-20

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10958076B2 (en) Power generation and distribution arrangement and floating unit comprising such an arrangement
Barker et al. A current flow controller for use in HVDC grids
CN107210621A (zh) 船舶上的电能的分配
BR112013027423B1 (pt) sistema e rede de transmissão e distribuição de energia de corrente contínua de alta tensão
Hansen et al. Increased operational performance of OSVs by Onboard DC Grid
Blair et al. Application of multiple resistive superconducting fault-current limiters for fast fault detection in highly interconnected distribution systems
JP2024040384A (ja) 光発電システムの保護装置及び保護方法並びに光発電システム
Favuzza et al. An investigation of protection devices coordination effects on distributed generators capacity in radial distribution systems
US9692227B2 (en) DC supply unit for a power provision unit
BR102016001451B1 (pt) Sistema de potência de corrente contínua e método de suprimento de potência de corrente contínua
Kandula et al. Field test results for a 3-phase 12.47 kV 1 MVA power router
EP3335289B1 (en) Phase compensation system
BR112019012744B1 (pt) Arranjo de geração e distribuição de energia e unidade flutuante compreendendo tal arranjo
WO2017097308A1 (en) A wind power plant
US20240195183A1 (en) Method of supplying power to a wind farm in a low wind condition
EP3204636A1 (en) Method and system for protecting wind farm during disconnection to utility grid
CN108964112A (zh) 小汽轮发电机接入高压厂用电系统的接线结构及其运行方法
Ciontea et al. Review of network topologies and protection principles in marine and offshore applications
US20230096943A1 (en) Electricity Distribution System for a Domestic Installation Comprising Multiple Electrical Sources
Gilany et al. Reducing the short circuit levels in Kuwait transmission network (A case study)
CN218976029U (zh) 一种智能配电箱
CN219086487U (zh) 一种智能配电箱
CN212323810U (zh) 一种减少下网电用电量的机组连接装置
Basu et al. Rebuilding of three-phase load voltage during single-phase auto reclosing in medium voltage distribution lines
JP7507870B2 (ja) 光発電システム、光発電インバータ、直流コンバイナボックス