“APARELHO DE COLOCAÇÃO DE ENXERTO DE CABELO USADO PARA TRANSPLANTE” [01] Este invento está relacionado com um aparelho de colocação de enxerto de cabelo que permite a colocação de enxertos de cabelo previamente obtidos em incisões feitas no couro cabeludo careca durante o processo de transplante capilar.
[02] Durante a embriogênese, os chamados cabelos (extensões não vivas) se desenvolvem a partir dos folículos que se originam do alongamento das células do mesênquima na direção da derme ou tecido subcutâneo. O corpo humano contém pêlos de diferentes comprimentos em muitas áreas.
[03] Bolsos de folículos pilosos invisíveis estão presentes na área da cabeça do corpo humano, na área da pele que é chamada de couro cabeludo. Os folículos tomam-se ativos através de sinais de certas áreas do corpo e o cabelo emerge por baixo do couro cabeludo, crescendo em média 0,41 mm por dia. Tipicamente, a área da cabeça humana contém 100.000-125.000 fibras de cabelo. Cada fibra capilar tem seu próprio ciclo de vida independente dos outros. Todos os dias, durante o ciclo, uma média de 100 fibras capilares é perdida.
[04] Além do padrão de perda de cabelo normal, as pessoas que estão expostas a condições como estresse, fumo, radiação, quimioterapia, vários tratamentos médicos, caráter genético, etc., experimentam ainda mais perda de cabelo. No entanto, eles não observam nenhum crescimento de pêlos. Com o tempo, algumas partes do couro cabeludo ou tudo isso pode ficar careca. O método de transplante de cabelo denominado Extração de Unidade Folicular permite a colheita de folículos capilares e seu posterior transplante para outras áreas do couro cabeludo careca, proporcionando assim a cobertura do cabelo onde antes faltava.
Petição 870190042672, de 06/05/2019, pág. 7/19
2/6 [05] O transplante de cabelo geralmente começa com o corte da área total do couro cabeludo do paciente. Os folículos pilosos são então extraídos do tecido do couro cabeludo subcutâneo do paciente, usando um punção cirúrgico manual ou um dispositivo motorizado. Após a extração, as incisões pré-fabricadas são realizadas com lâminas de micro safira na área do couro cabeludo onde os enxertos serão transplantados. Os enxertos são tradicionalmente inseridos com um leve movimento de empurrar nas incisões pré-feitas usando uma pinça. A viabilidade dos enxertos utilizando este método de colocação é de 8 em 10 enxertos. Portanto, uma perda de 20% está presente. Uma vez que este procedimento está sendo realizado durante um longo período de tempo, pode ser entediante e dispendioso. Uma taxa de ineficiência de 20% podería ser considerada alta neste caso. Além disso, a densidade esperada e a aparência natural desejada podem ser afetadas, o que, por sua vez, afeta os possíveis resultados. Com este sistema, as incisões de transplante demoram mais tempo a cicatrizar e o crescimento antecipado do cabelo pode demorar até 1 ano.
[06] Os seguintes problemas foram resolvidos pela presente invemção:
[07] Esta invenção permite a colocação sem complicações de enxertos em incisões pré-fabricadas com 100% de eficiência durante o procedimento de transplante de cabelo e permite um crescimento mais rápido a partir de então.
[08] Antes da concepção deste novo instrumento, a colocação de enxertos de cabelo em incisões pré-feitas usando fórceps era considerada a norma. No entanto, o uso de fórceps deixou espaço para erros na colocação e incorporação do enxerto. Isto deveu-se à fadiga do técnico e à pressão inadequada resultante sobre a pinça, a restrição do tamanho da incisão enquanto aguarda o recebimento do enxerto, e a incapacidade de determinar o
Petição 870190042672, de 06/05/2019, pág. 8/19
3/6 ângulo da incisão. Muitas vezes, nestas condições, os enxertos começaram a enrolar dentro do local da incisão em um período inferior a 24 horas. Esse fenômeno, por sua vez, inibiu o crescimento do cabelo e os resultados esperados, afetando assim o crescimento saudável de 2 de 10 enxertos de cabelo. Como hipótese, no procedimento sendo realizado com uma contagem de enxerto de pelo menos 2000-2500 enxertos onde a pinça é usada para implantação, pode-se esperar uma perda de 500 enxertos. Esta situação é agravada por uma falha em atingir a densidade esperada e a aparência natural desejada.
[09] Como a espessura da parede do instrumento é de 0,05 mm, é possível inserir o enxerto na incisão sem pressão e sem procurar por ângulos de incisão. Isso evita a ondulação e permite maiores taxas de crescimento com 100% de sucesso. A taxa de sucesso de 100% e a prevenção de procedimentos de transplante capilar tediosos e dispendiosos, ao mesmo tempo que atingem a densidade esperada e a aparência natural, é um resultado ideal.
[010] O instrumento é igualmente eficaz para procedimentos de cabelos compridos ou parcialmente raspados. Usando o procediemnto Extração de Unidade Folicular nos cabelos longos e nos parcialmente raspados, o cabelo do paciente é encurtado ou parcialmente raspado para a extração dos folículos. Os enxertos são colocados em microincisões pré-fabricadas como nos procedimentos de Extração de Unidade Folicular totalmente raspados. (As incisões depois aparecem como milhares de pequenos pontos vermelhos a olho nu). Após a implantação dos enxertos, leva aproximadamente 12 meses para que essa aparência desapareça completamente. Com estes dois procedimentos Extração de Unidade Folicular, os locais de incisão são cobertos por cabelos compridos e mal
Petição 870190042672, de 06/05/2019, pág. 9/19
podem ser vistos através das fibras capilares. Graças a essa possibilidade, os pacientes podem retomar suas vidas normais no dia seguinte.
[011] |
Para melhor compreensão do presente |
invento, são anexadas as seguintes figuras:
[012] invenção;e
[013]
Final da Invenção. |
FIGURA 1., que mostra a vista lateral da
FIGURA 2., que mostra a vista da Região |
[014]
partes do aparelho: |
Números utilizados na identificação das |
[015] |
1. espessura da parede |
[016] |
2. Região final |
[017] |
3. canal estreito |
[018] |
4. canal largo |
[019] |
5. tubo metalicoó. Manipulo aderente |
[020] |
7. abertura para encaixe de dedos |
[021] explicações |
Características técnicas da invenção e das |
[022] |
Este invento está relacionado com um |
aparelho de colocação de enxerto de cabelo que permite a colocação de enxertos de cabelo previamente obtidos em micro incisões realizadas num couro cabeludo calvo durante o processo de transplante capilar. A invenção consiste na espessura da parede (1), região final (2), canal estreito (3), canal largo (4), tubo metálico (5), manipulo aderente (6) e abertura para encaixe de dedos (7).
[023] |
O transplante de cabelo começa com a |
extração de folículos pilosos. Durante a extração dos folículos pilosos, o barbear ou não fazer a barba do cabelo não é importante em termos de
Petição 870190042672, de 06/05/2019, pág. 10/19
5/6 aplicação. A invenção é também adequada para o transplante de cabelos longos. Os enxertos de cabelo extraídos são mantidos em ambiente adequado e as micro-incisões são feitas com lâminas de safira na área de implantação. [024] A pessoa que está realizando o procedimento de transplante de cabelo coloca seu dedo da mão direita ou esquerda na abertura para encaixe de dedos (7) e segura o aparelho da invenção através do manipulo aderente (6). Os enxertos de cabelo previamente extraídos que aguardam o transplante são posicionados no canal estreito (3) através de fórceps sob um microscópio que permite a colocação do folículo capilar no canal largo (4). O canal estreito (3), canal largo (4) estão localizados dentro do tubo metálico (5). A espessura da parede (1) presente na região final (2) foi projetada para ter 0,05 mm de espessura, o que permite fácil inserção e extração dentro das incisões.
[025] O operador coloca o folículo piloso no aparelho da invenção e coloca a região final (2) na incisão. O enxerto de cabelo dentro do canal estreito (3) e canal largo (4) é deslizado dentro do canal com a ajuda de um controle deslizante fino. Nenhuma pressão é exercida sobre o enxerto de cabelo durante este procedimento que pode causar algum dano ao enxerto de cabelo. O enxerto de cabelo se move sem grudar em qualquer ponto e, portanto, não sustenta nenhum dano e não se enrola. Após o enxerto atingir a profundidade necessária dentro do tubo metálico (5), a ferramenta de colocação é retraída e o folículo piloso é deixado dentro da incisão. A taxa de sucesso através desta técnica da invenção é de 100%.
[026] O manipulo aderente (6) é feito em silicone e evita o escorregamento. Além disso, é adequado para limpeza em dispositivos de alta temperatura utilizados para esterilização.
[027] Uma abertura para encaixe de dedos (7) está presente onde o operador pode posicionar seu dedo na ferramenta de
Petição 870190042672, de 06/05/2019, pág. 11/19
6/6 colocação. O operador é capaz de executar facilmente os movimentos necessários através da abertura para encaixe de dedos (7). A abertura para encaixe de dedos (7) pode estar localizada nas extremidades direita ou esquerda da ferramenta de colocação.