BR112019008915B1 - Método para conferir resistência contra micróbios a um lócus, e, composição - Google Patents

Método para conferir resistência contra micróbios a um lócus, e, composição Download PDF

Info

Publication number
BR112019008915B1
BR112019008915B1 BR112019008915-2A BR112019008915A BR112019008915B1 BR 112019008915 B1 BR112019008915 B1 BR 112019008915B1 BR 112019008915 A BR112019008915 A BR 112019008915A BR 112019008915 B1 BR112019008915 B1 BR 112019008915B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
locus
fact
antimicrobial agent
bismuth
Prior art date
Application number
BR112019008915-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019008915A2 (pt
Inventor
Cynthia D. Baricos
Jacob S. Donlon
Victoria J. Gelling
Original Assignee
Swimc Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Swimc Llc filed Critical Swimc Llc
Priority claimed from PCT/US2017/058211 external-priority patent/WO2018085085A1/en
Publication of BR112019008915A2 publication Critical patent/BR112019008915A2/pt
Publication of BR112019008915B1 publication Critical patent/BR112019008915B1/pt

Links

Abstract

Um revestimento, intermediário de revestimento, acabamento, intermediário de acabamento, ou colorante resistentes a micróbios que incluem um agente antimicrobiano. O agente antimicrobiano é um composto inorgânico contendo bismuto e pode ser usado juntamente com outros compostos contendo bismuto ou outros agentes ou métodos biocidas. O composto contendo bismuto pode também ser utilizado para conferir resistência contra micróbios a um revestimento, intermediário de revestimento, acabamento, intermediário de acabamento, colorante, equipamento de processo ou vasos.

Description

REFERÊNCIA REMISSIVA AOS PEDIDOS RELACIONADOS
[001] Este pedido reivindica o benefício do Pedido Provisório U.S. n° 62/417.193 depositado em 3 de novembro de 2016, que é aqui incorporado em sua totalidade como referência.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[002] Matrizes em formas quer úmidas quer semissólidas são, com frequência, usadas para criar revestimentos, tintas, vernizes, pastas, loções, géis ou semelhantes. As matrizes têm uma ampla variedade de aplicações para usos comerciais. Entretanto, o ambiente de fabricação das matrizes e potencialmente as condições de armazenamento delas podem introduzir micro-organismos ou permitir o crescimento de micro-organismos. O crescimento de micro-organismos pode afetar adversamente a aplicação e o uso das matrizes. Como resultado, biocidas convencionais são frequentemente incorporados nas matrizes a fim de prevenir ou eliminar o crescimento de micro-organismos.
[003] O uso de biocidas convencionais pode suscitar determinadas preocupações com a saúde ou segurança. Muitos dos biocidas que estão disponíveis para aplicações em matrizes úmidas ou semissólidas utilizam, com frequência, materiais que são alergênicos, criam potenciais perigos para a saúde, contêm compostos orgânicos voláteis (COV), e são potencialmente tóxicos. Por exemplo, um biocida convencional é isotiazolona. Sob a classificação europeia e os padrões de rotulagem europeus, é exigido que os produtos que incorporam isotiazolonas incluam uma advertência sobre o rótulo indicando que o contato com o produto incorporando o biocida pode produzir uma reação alérgica. Além disso, o manuseio de quantidades grandes de isotiazolonas, como na produção em grande escala de matrizes, tem resultado em advertências rigorosas relacionadas aos perigos potenciais para a saúde.
[004] A partir da explicação acima, será reconhecido que o que é necessário na técnica é um biocida eficaz para matrizes que possa ser facilmente incluído em várias formulações, não prejudique o meio ambiente, seja completamente seguro para os seres humanos e tenha toxicidade baixa. Um tal biocida que pode ser usado em uma variedade de matrizes é aqui revelado e reivindicado.
SUMÁRIO
[005] A presente descrição fornece um agente antimicrobiano para conferir a um local propriedades ou características resistentes a micróbios. A composição resistente a micróbios pode ser aplicada em um lócus para funcionar como um agente sanitizador ou um conservante. Para os propósitos desta revelação, “lócus” refere-se a um sítio, local, localização, objeto, material, equipamento ou processo suscetível ao crescimento de microorganismos. Em determinadas modalidades, o lócus pode ser um revestimento, um intermediário de revestimento, um acabamento, um intermediário de acabamento, um colorante, um equipamento de processo, um vaso de armazenamento, ou qualquer combinação dos mesmos. Uma quantidade eficaz do agente antimicrobiano pode ser utilizada com ou no lócus para prevenção, redução ou eliminação de contaminação microbiana ou crescimento microbiano.
[006] Em uma modalidade, um método de tratamento de um lócus incluir fornecer uma quantidade eficaz de pelo menos um agente antimicrobiano incluindo pelo menos um composto inorgânico contendo bismuto, e adicionar o agente antimicrobiano a pelo menos uma parte ou porção do lócus para conferir resistência contra micróbios.
[007] Em ainda outra modalidade, uma composição para prevenção, redução ou eliminação de micróbios em um lócus pode ser usada. A composição tem uma quantidade eficaz de pelo menos um agente antimicrobiano incluindo pelo menos um composto inorgânico contendo bismuto para eliminar a contaminação microbiana em um lócus.
[008] O sumário acima da presente invenção não é destinado a descrever cada modalidade revelada ou cada implementação da presente invenção. A descrição que segue exemplifica mais particularmente as modalidades ilustrativas. Em vários locais em todo o pedido, é fornecida orientação mediante listas de exemplos, que podem ser usados em várias combinações. Em cada caso, a lista citada serve apenas como um grupo representativo e não deve ser interpretada como uma lista exclusiva.
[009] Os detalhes de uma ou mais modalidades da invenção são descritos na descrição abaixo. Outras características, objetivos, e vantagens da invenção serão evidentes a partir da descrição e das reivindicações.
DEFINIÇÕES SELECIONADAS
[0010] A não ser que sejam especificados de outra maneira, os seguintes termos como aqui usados têm os significados fornecidos abaixo.
[0011] O termo “agente antimicrobiano” refere-se a um composto ou componente que mata micro-organismos ou inibe o crescimento deles. Um micro-organismo neste contexto pode ser qualquer micróbio ou organismo microscópico, incluindo por exemplo, uma bactéria, um fungo, ou um vírus. Como aqui usado, o termo “antimicrobiano” inclui compostos ou componentes considerados como sendo “antibacterianos” ou “antifúngicos”.
[0012] O termo “resina aglutinante” significa um polímero natural ou sintético adequado para uso em composições de revestimento e de acabamento para formar filmes ou revestimentos secos, curados ou diferentemente endurecidos nos quais a resina aglutinante pode representar uma fase contínua.
[0013] O termo “carreador” significa um dispersante (à base de solvente) ou solvente líquido orgânico volátil ou aquoso volátil (à base de água) que pode ser usado para preparar tintas e outras composições de revestimento contendo pigmentos suspensos e outros materiais particulados sólidos suspensos.
[0014] Os termos “revestimento” e “acabamento” referem-se, em geral, a uma composição que é aplicada a um substrato como uma camada protetora, uma camada estética ou ambas e pode aumentar a durabilidade ou prolongar a vida útil do produto resultante.
[0015] O termo “colorante” refere-se a uma composição que pode ser adicionada a uma composição de revestimento base (por exemplo, um corante ou uma tinta base) de modo a alterar o matiz ou a cor de tal composição de revestimento base, e que típica e preferencialmente está substancialmente isenta de aglutinantes poliméricos formadores de filme de peso molecular alto como aqueles normalmente utilizados em tintas e outras composições de revestimento.
[0016] O termo “componente” refere-se a qualquer composto que inclui uma característica ou estrutura específica. Exemplos de componentes incluem compostos, monômeros, polímeros, e grupos orgânicos contidos nos mesmos.
[0017] O termo “compreende” e variações do mesmo não têm um significado limitador onde estes termos aparecem na descrição e nas reivindicações.
[0018] O termo “concentrado” significa uma composição que pode ser usada em uma fábrica como um intermediário a partir do qual são feitos colorantes líquidos para uso em equipamento de dispensação no ponto de venda, ou a partir do qual são feitas composições de revestimento fluidas pré- matizadas pré-misturadas, e que contêm as partículas de pigmento sólidas reveladas, o carreador líquido reativo revelado e, se necessário, agente dispersante ou umectante de pigmentos.
[0019] O termo “dispersão” quando usado com respeito a um lócus contém partículas uniformemente distribuídas em uma fase líquida contínua.
[0020] O termo “quantidade eficaz”, quando usado em conexão com um agente antimicrobiano, refere-se a uma quantidade suficiente para pelo menos afetar adversamente o crescimento de micróbios e pode incluir, completas matança, erradicação, parada de crescimento, inibição, ou uma redução do número de micróbios.
[0021] O termo “formador de filme”, quando usado referindo-se a um aglutinante polimérico, significa que uma solução ou dispersão do aglutinante polimérico pode ser revestida como uma camada úmida fina (por exemplo, de cerca de 150-200 μm de espessura) sobre um suporte adequado, e secada, curada ou diferentemente endurecida (se necessário com o auxílio de um agente coalescente adequado) para formar sobre o suporte uma camada de revestimento de filme seca substancialmente contínua (por exemplo, de cerca de 75-100 μm de espessura) contendo o polímero.
[0022] O termo “intermediário” significa uma composição ou um produto que é adequada(o) para processamento ou combinação adicional com outra composição para criar um produto final.
[0023] O termo “lócus” refere-se a um sítio, um local, uma localização, um objeto, um material, um equipamento ou um processo suscetível ao crescimento de micro-organismos. “Loci” refere-se a mais do que um lócus.
[0024] Como aqui usado, o termo “resistência contra micróbios” significa uma composição que inclui uma quantidade eficaz de um agente antimicrobiano para produzir um efeito biostático (por exemplo reduzir a contaminação microbiana em pelo menos uma classificação padrão de acordo com a escala de pontuação na norma ASTM D 2574) ou mesmo um efeito biocida (por exemplo eliminar a contaminação microbiana) e pode incluir, por exemplo, completas matança, erradicação, parada de crescimento, inibição, ou uma redução do número de micróbios. Uma redução ou eliminação da contaminação microbiana pode ocorrer (i) sobre ou em um lócus já apresentando crescimento microbiano ou contaminação microbiana, ou (ii) sobre ou em um lócus com potencial para suportar crescimento microbiano ou contaminação microbiana.
[0025] O termo “pigmento” significa um material particulado natural ou sintético tendo características absortivas de luz ou refletivas de luz e uma energia de superfície e um tamanho de partícula adequados para uso em tintas de coloração e outras composições de revestimento, e será interpretado como incluindo tanto materiais insolúveis como pigmentos inorgânicos ou orgânicos em pó, e materiais solúveis como corantes orgânicos.
[0026] O termo “ponto de venda” significa um local no qual composições de revestimento misturadas customizadas são matizadas e misturadas em lotes de batelada pequena (por exemplo, recipientes de meio pint (0,2 L), um pint (0,5 L), um quart (0,9 L), um litro, um galão (3,8 L), quatro litros, cinco galões (19 L) ou 20 litros, correspondendo a recipientes de cerca de 0,2 a 20 L) para venda aos usuários finais (por exemplo, pintores, construtores, proprietários de casas). Estabelecimentos de ponto de venda representativos incluem lojas de venda a varejo de tintas, veículos móveis de venda a varejo, lojas de ferragens, lojas fornecedoras de materiais de construção (incluindo grandes estabelecimentos comerciais), e centros de distribuição.
[0027] Salvo indicação em contrário, o termo “polímero” inclui tanto homopolímeros quanto copolímeros (isto é, polímeros de dois ou mais monômeros diferentes).
[0028] Os termos “preferido” e “preferivelmente” referem-se às modalidades da invenção que podem fornecer determinados benefícios, sob certas condições. Entretanto, outras modalidades podem também ser preferidas, sob mesmas ou outras circunstâncias. Além disso, a citação de uma ou mais modalidades preferidas não implica que outras modalidades não sejam úteis, e não é destinada à exclusão de outras modalidades do escopo da invenção.
[0029] Uma “dispersão estável” refere-se a uma dispersão que não experimenta separação de fases visivelmente detectável se permitida permanecer em repouso sem agitação dentro de um vaso de mistura limpo à temperatura ambiente durante pelo menos oito horas.
[0030] O termo “substancialmente isento” significa que o lócus contém menos que 1.000 partes por milhão (ppm) do composto citado. O termo “essencialmente isento” quando usado com respeito a um lócus significa que o lócus contém menos que 100 partes por milhão (ppm) do composto móvel citado.
[0031] Como aqui usados, “um”, “uma”, “o”, “a”, “pelo menos um(a)” e “um(a) ou mais” são utilizados de modo intercambiável. Portanto, por exemplo, uma composição de revestimento que compreende “um” aditivo pode ser interpretada com o significado de que a composição de revestimento inclui “um ou mais” aditivos.
[0032] Também aqui, as citações de faixas numérica pelos pontos de extremidade incluem todos os números incluídos dentro daquela faixa (por exemplo, 1 a 5 inclui 1, 1,5, 2, 2,75, 3, 3,80, 4, 5, etc.). Além disso, a revelação de uma faixa inclui a revelação de todas as subfaixas incluídas dentro da faixa mais ampla (por exemplo, 1 a 5 revela 1 a 4, 1,5 a 4,5, 1 a 2, etc.).
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0033] A presente descrição fornece uma composição resistente a micróbios e um método para introdução de um agente antimicrobiano em um lócus para conferir resistência contra micróbios ao mesmo. Certas modalidades de composições podem incluir, por exemplo, um revestimento, um intermediário de revestimento, um acabamento, um intermediário de acabamento ou um colorante. Alternativamente, a composição pode ser utilizada para completamente matar, erradicar, interromper o crescimento, inibir, ou reduzir o número de micróbios presentes em equipamento de processo ou vasos de armazenamento.
[0034] Em um aspecto, o lócus pode incluir um amplo espectro de composições adequadas em aplicações de revestimento, acabamento ou colorante. Por exemplo, a composição pode ser qualquer tipo de revestimento, intermediário de revestimento, acabamento, intermediário de acabamento, ou colorante orgânico, inorgânico, ou híbrido. Uma quantidade eficaz de pelo menos um agente antimicrobiano pode ser introduzida no lócus. Em algumas modalidades, o lócus pode ser um líquido, um sólido, uma pasta, uma dispersão ou uma solução que é capaz de aceitar o agente antimicrobiano. O equipamento de processo utilizado na formação ou fabricação de produtos como revestimentos, intermediários de revestimento, acabamentos, intermediários de acabamento, e colorantes pode também ser tratado com uma quantidade eficaz de pelo menos um agente antimicrobiano. Adicionalmente, vasos de armazenamento que possuem vários loci podem, outrossim, ser tratados com o agente antimicrobiano para prevenir a formação de colônias microbianas ou para reduzir ou eliminar colônias microbianas, se já estiverem presentes. Exemplos não limitadores de equipamento de processo incluem tanques, bombas, tubulação, misturadores e semelhantes que podem ser utilizados para produzir revestimentos, acabamentos, colorantes, ou intermediários deles. Exemplos não limitadores de vasos de armazenamento incluem qualquer recipiente, lata, tubo ou garrafa.
[0035] Consequentemente, em uma modalidade, a presente revelação fornece um agente antimicrobiano inorgânico contendo bismuto, para prevenir, reduzir ou eliminar contaminação microbiana ou crescimento microbiano em um lócus. O agente antimicrobiano está preferivelmente presente em uma quantidade suficiente para pelo menos prevenir que micróbios formem colônias, ou se colônias microbianas estiverem presentes após a introdução ou o uso do agente antimicrobiano, para reduzir a quantidade de colônias microbianas. Em certas aplicações nas quais colônias microbianas estão presentes, as colônias podem ser reduzidas como indicado em pelo menos uma classificação padrão de acordo com a norma ASTM D 2574, preferivelmente em pelo menos uma classificação de “1” de acordo com a norma ASTM D 2574 e com a máxima preferência uma classificação de “0” de acordo com a norma ASTM D 2574. Uma variedade de tais agentes antimicrobianos pode ser utilizada. Agentes antimicrobianos inorgânicos contendo bismuto específicos podem ser selecionados com base em, por exemplo, o(s) micro-organismo(s) a ser(em) tratado(s); a compatibilidade física e química do agente antimicrobiano com o sistema a ser tratado; a estabilidade do agente antimicrobiano sob condições de armazenamento; a toxicidade; outros fatores ambientais, ou fatores econômicos. O agente antimicrobiano descrito detalhadamente é um material não alergênico com baixa toxicidade humana. A solubilidade em água do agente antimicrobiano é um fator desejável, mas não é necessário em todas as modalidades, por exemplo, quando solventes diferentes de água ou suspensões de agentes antimicrobianos são utilizados. Misturas de agentes antimicrobianos, incluindo misturas tendo atividade sinérgica, podem ser também usadas.
[0036] Consequentemente, em um aspecto, o agente antimicrobiano inclui pelo menos um composto contendo bismuto, preferivelmente um composto inorgânico de bismuto, mais preferivelmente sais de bismuto multivalente de vários ânions, e com a máxima preferência um sal inorgânico de bismuto de um oxiânion metálico. Estes compostos incluem as formas anidras deles e, também, vários hidratos, incluindo hemi-hidrato, penta- hidrato, e outras formas hidratadas, juntamente com misturas e combinações dos mesmos, e semelhantes.
[0037] Exemplos adequados de tais sais de bismuto de vários ânions incluem, sem limitação, silicato de bismuto, aluminossilicato de bismuto e magnésio, aluminato de bismuto, borato de bismuto, manganato de bismuto, fosfato de bismuto, e semelhantes. Em um aspecto preferido, o composto inorgânico contendo bismuto é um sal de bismuto de um oxiânion metálico como, por exemplo, aluminato de bismuto, manganato de bismuto, e misturas ou combinações dos mesmos, e semelhantes. Para propósitos de ilustração, uma estrutura química de um aluminato de bismuto preferido é como segue:
[0038] Em algumas modalidades, o composto inorgânico contendo bismuto pode ser usado com um ou mais compostos orgânicos contendo bismuto, incluindo, por exemplo, subcarbonato de bismuto, subcitrato de bismuto, citrato de bismuto, titrato [sic] de bismuto, galato de bismuto, subgalato de bismuto, salicilato de bismuto, subsalicilato de bismuto, e semelhantes, por exemplo. O composto inorgânico contendo bismuto pode ser usado com um ou mais outros compostos inorgânicos contendo bismuto, por exemplo compostos de bismuto que não são oxiânions metálicos de bismuto. Exemplos adequados de tais compostos incluem, sem limitação, hidróxido de bismuto, trióxido de bismuto, nitrato de bismuto, subnitrato de bismuto, e semelhantes, e misturas e combinações dos mesmos.
[0039] Muitos compostos inorgânicos são considerados de uso difícil como agentes antibacterianos e muitos têm sérias desvantagens incluindo toxicidade ambiental e custo. Surpreendentemente, um composto inorgânico de bismuto, como aluminato de bismuto, que demonstra atividade antimicrobiana eficaz quando usado em um lócus, é relativamente barato, e não é tóxico para o ambiente.
[0040] Ainda mais, muitos sistemas biocidas ou biotensoativos convencionais atualmente usados com composições de revestimento, acabamentos ou colorantes são utilizados principalmente para reduzir ou inibir a formação de biofilme, por exemplo contaminação de micro-organismo séssil onde os micro-organismos tornam-se fixados em partes ou substratos nas(os) quais a composição é aplicada. Em contraste, o agente antimicrobiano revelado pode ser usado para tratar tanto contaminação de micro-organismo séssil quanto contaminação causada por micro-organismos livremente móveis, isto é contaminação de micro-organismos móveis.
[0041] Em vários aspectos, o lócus pode estar presente como um revestimento, um intermediário de revestimento, um acabamento, ou um intermediário de acabamento. Exemplos não limitadores de tais loci incluem uma tinta, um verniz, um colorante, uma dispersão, uma laca, um selante, um tíner, um corante, um esmalte, um revestimento básico, um calafeto, selantes, um redutor, um agente coalescente, um diluente reativo, um solvente, uma pasta, um enchimento, um adesivo, um carreador ou uma combinação dos mesmos. Em certas modalidades, uma composição de revestimento ou de acabamento em geral inclui um aglutinante ou uma resina formadora de filme, opcionalmente, um agente de cura ou de reticulação para a resina, e opcionalmente um ou mais pigmentos. Os colorantes podem incluir dispersões com um carreador e pelo menos um pigmento.
[0042] Em revestimentos, intermediários de revestimento, acabamentos e intermediários de acabamento, o lócus pode utilizar uma resina aglutinante selecionada de qualquer componente resinoso ou combinação de componentes resinosos que fornecem propriedades de filme desejadas. Exemplos não limitadores de aglutinantes poliméricos incluem materiais termorrígidos, materiais termoplásticos, ou ambos, e podem ser fabricados a partir de epóxido, poliéster, poliuretano, poliamida, acrílico, poli(cloreto de vinila), náilon, fluoropolímero, silicone, e outras resinas, ou combinações dos mesmos. Acrílicos, epóxidos, poliuretanos e poliésteres são particularmente preferidos.
[0043] Certas modalidades de um revestimento, um intermediário de revestimento, um acabamento ou um intermediário de acabamento podem incluir um agente de cura ou de reticulação para o aglutinante formador de filme ou a resina formadora de filme. A seleção de um agente de reticulação específico pode depender dos grupos funcionais presentes na resina formadora de filme. Exemplos não limitadores de agentes de reticulação incluem aqueles tendo grupos funcionais amina, grupos funcionais imina, grupos funcionais hidroxila, grupos funcionais carboxila, grupos funcionais epoxi, ou grupos funcionais isocianato.
[0044] Em um aspecto, o lócus pode incluir um ou mais componentes pigmentares, incluindo pigmentos ou enchimentos usados para matizar ou opacificar o revestimento ou acabamento. Exemplos adequados de pigmento incluem, sem limitação, por exemplo, branco de dióxido de titânio, negro de carvão, negro de fumo, óxido de ferro preto, óxido de ferro vermelho, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro marrom (uma blenda de óxido de ferro amarelo e óxido de ferro vermelho com óxido de ferro preto), verde de ftalocianina, azul de ftalocianina, vermelhos orgânicos (como vermelho de naftol, vermelho de quinacridona e vermelho de toluidina), magenta de quinacridona, violeta de quinacridona, laranja de DNA, e/ou amarelos orgânicos (como amarelo Hansa).
[0045] Adicionalmente a pelo menos uma resina aglutinante, o lócus pode incluir um ou mais aditivos. Aditivos adequados incluem, sem limitação, enchimentos, polímeros, tixótropos, modificadores de reologia, agentes fosqueantes, pigmento, aditivo, tensoativo, emulsificador, dispersante, microbicida, espessante e semelhantes. Os aditivos podem incluir um ou mais ingredientes adicionados a um lócus para modificar as propriedades ou intensificar o desempenho durante armazenamento, manuseio, aplicação e outros ou subsequentes estágios. As características de desempenho desejáveis de um revestimento ou acabamento incluem, por exemplo, resistência química, resistência à corrosão, resistência contra micróbios, resistência à abrasão, resistência à pegajosidade, dureza, brilho, refletividade, prazo de validade prolongado, aparência e/ou uma combinação de tais propriedades e outras propriedades similares. Os aditivos intensificadores de desempenho preferidos incluem lacas, ceras, agentes de alisamento, agentes antimicrobianos, aditivos para prevenir dano, abrasão e semelhantes.
[0046] Em uma modalidade, o composto inorgânico contendo bismuto pode estar presente em um lócus em uma quantidade suficiente para fornecer um efeito biostático ou biocida, dependendo da condição da aplicação pretendida, da extensão da contaminação, e semelhantes. Em um aspecto, o composto inorgânico contendo bismuto pode estar presente em uma quantidade de pelo menos cerca de 0,001% em peso, 0,2% em peso, 0,3% em peso, 0,5% em peso e até 1% em peso a cerca de 2% em peso, 5% em peso, 8% em peso, 10,0% em peso ou 20% em peso com base no peso total do lócus. Se o composto inorgânico contendo bismuto é usado juntamente com um composto orgânico contendo bismuto, um microbicida ou outro catalisador, o composto inorgânico contendo bismuto pode estar presente em uma quantidade de pelo menos cerca de 0,025% em peso, 0,05% em peso, ou 0,075% em peso e até cerca de 0,5% em peso, 1% em peso, 2% em peso ou cerca de 5% em peso, com base no peso total de sólidos de resina no lócus.
[0047] Colorantes são ainda outros loci potenciais que podem utilizar uma quantidade eficaz de um agente antimicrobiano. Colorantes são, com frequência, usados para permitir a criação de revestimentos e de acabamentos no ponto de venda. Preferivelmente, o colorante está substancialmente isento de aglutinantes poliméricos formadores de filme e, mais preferivelmente, o colorante não contém aglutinantes poliméricos formadores de filme.
[0048] As modalidades podem incluir colorantes que podem estar na forma de uma dispersão ou uma composição sólida. Em um aspecto, um colorante é uma dispersão estável concentrada usada na fabricação de colorantes fluidos ou revestimentos acabados (por exemplo, tintas), sendo que pelo menos 95% em peso do concentrado é uma mistura de (i) partículas de pigmento sólidos, (ii) um diluente líquido, preferivelmente um diluente líquido não volátil, e (iii) o composto inorgânico contendo bismuto desta revelação. Adicionalmente, em algumas modalidades, um ou mais agentes umectantes ou agentes dispersantes convencionais tipicamente serão utilizados para favorecer as dispersão e separação de partículas, impedir a aglomeração de partículas, e reduzir o tempo exigido para misturar o pigmento ou o colorante com uma composição de revestimento base.
[0049] A quantidade de partículas de pigmento sólido no colorante revelado é melhor expressada pela referência à percentagem em volume de pigmento ao invés de a percentagem em peso de pigmento, devido às diferenças em densidade dentre os vários pigmentos que serão tipicamente utilizados. A quantidade de pigmento tipicamente também dependerá do pigmento escolhido, devido às diferenças no tamanho de partícula e na intensidade de cor dentre os pigmentos disponíveis. Como uma regra geral, entretanto, um colorante conterá uma concentração maior (por exemplo pelo menos duas vezes a concentração expressada em uma base de percentagem em volume de pigmento) comparada com a concentração mais alta de tal pigmento normalmente presente em revestimentos acabados. Um exemplo não limitador de colorantes incluem aqueles revelados no Pedido Publicado PCT n° WO 2016/161387, aqui incorporado em sua totalidade como referência. Quantidades de pigmento exemplificadoras para colorantes são, por exemplo, pelo menos cerca de 2, pelo menos cerca de 4, pelo menos cerca de 6, pelo menos cerca de 8, pelo menos cerca de 10 ou pelo menos cerca de 12% em volume de pigmento, e até cerca de 60, até cerca de 50, até cerca de 40, até cerca de 30, até cerca de 25 ou até cerca de 20% em volume de pigmento.
[0050] A quantidade de composto inorgânico contendo bismuto no colorante é suficiente para conferir ao colorante resistência contra micróbios. O composto inorgânico contendo bismuto pode estar presente em uma quantidade de pelo menos cerca de 0,001% em peso, 0,2% em peso, 0,3% em peso, 0,5% em peso e até 1% em peso a cerca de 2% em peso, 5% em peso, 8% em peso, 10,0% em peso ou 20% em peso com base no peso total do lócus.
[0051] Em certas modalidades, o composto inorgânico contendo bismuto pode preferivelmente funcionar como um extensor no colorante. Os colorantes convencionas com frequência utilizam extensores como talco, sulfato de bário, carbonato de cálcio e outros como adjuvantes para reduzir a quantidade de pigmentos caros no colorante. Adicionalmente à concessão de resistência contra micróbios, a incorporação de compostos inorgânicos contendo bismuto pode reduzir ou eliminar a necessidade de adicionar outros adjuvantes ao colorante.
[0052] Em outras modalidades, o colorante pode estar na forma de uma composição sólida. Um tal composto inorgânico contendo bismuto pode ser incorporado no colorante sólido. Um exemplo não limitador de colorantes sólidos usados em composições de revestimento e de tinta de matização inclui aqueles descritos no Pedido Publicado PCT n° WO2015165994, aqui incorporado em sua totalidade como referência.
[0053] Várias técnicas têm sido usadas na indústria para prevenir ou reduzir o crescimento microbiano em equipamento de processo e vasos de armazenamento. Métodos de remoção física como lavagem sob alta pressão, por exemplo, podem ter sido usados. Métodos químicos como o uso de biocidas, compostos halogenados, e compostos contendo metal são também conhecidos. Entretanto, estes métodos apresentam várias desvantagens. São, com frequência, caros e intensivamente laboriosos, e alguns produtos químicos utilizados para reduzir ou prevenir a contaminação microbiana podem ser tóxicos. As preocupações ambientais referentes à liberação de produtos químicos tóxicos para o ar ou as correntes de águas servidas também militam contra o uso de tais produtos químicos.
[0054] Em uma modalidade, a presente descrição fornece um método para conferir resistência contra micróbios a um lócus, como equipamento de processo ou vasos de armazenamento. Exemplos não limitadores de equipamento de processo ou de vaso de armazenamento incluem um tanque, uma bomba, um misturador, uma tubulação, uma lata, um tubo, ou uma garrafa. O método pode prevenir, reduzir ou eliminar a contaminação microbiana em um lócus sem liberação de produtos químicos tóxicos para o ar ou as correntes de águas servidas e sem o uso de materiais caros ou técnicas caras e intensivamente laboriosas. Em certas modalidades, o método fornece uma quantidade eficaz de um agente antimicrobiano inorgânico contendo bismuto que pode ser introduzida no lócus. Em um aspecto, o agente antimicrobiano pode ser introduzido no lócus antes do ou durante o uso.
[0055] Em uma modalidade, o agente antimicrobiano pode ser adicionado diretamente a qualquer parte do lócus. Isto pode por exemplo incluir tanques, tubos, transportadores, trens, vagões ou locomotivas que trafegam em um só trilho, aspersores, paredes, sistemas de pós-enxágue, e semelhantes. Em uma modalidade, o agente antimicrobiano pode ser incorporado em uma solução que pode ser adicionada diretamente a, ou é parte de, um lócus. Em outra modalidade, a concentração do agente antimicrobiano na solução pode ser suficiente para reduzir ou eliminar a contaminação microbiana em um lócus. Dependendo do tipo de superfície ou de equipamento de um lócus que necessita ser tratado, o método de liberação do agente antimicrobiano pode ser correspondentemente ajustado. Em contraste com os típicos sistemas de tratamento antimicrobiano, o composto inorgânico contendo bismuto revelado em algumas modalidades pode ser adicionado diretamente a qualquer parte de uma composição transportada ou posicionada em equipamento de processo ou vasos de armazenamento.
[0056] Consequentemente, em um aspecto, o agente antimicrobiano aqui descrito pode ser fornecido em forma concentrada antes da adição a uma corrente de líquido ou a um abastecimento de líquido. Por exemplo, o agente antimicrobiano pode ser significativamente mais concentrado do que o nível de concentração exigido para o tratamento do lócus. Em um aspecto, o agente pode ser fornecido a uma concentração de cerca de 3 a cerca de 5 vezes mais alta do que a concentração em geral exigida.
[0057] Em certas modalidades, o agente antimicrobiano pode ser usado em combinação com técnicas limpadoras ou preventivas convencionais, como lavagem sob pressão, uso de biocidas, e esfregamento manual. Os biocidas podem fornecer um efeito sinérgico quando usados juntamente com o agente antimicrobiano, porque um biocida pode destruir e possivelmente eliminar uma espécie-alvo de micro-organismo. O agente antimicrobiano pode, por exemplo, ser circulado através de um processo antes de um biocida ser adicionado ao processo. Em um método exemplificador, o agente antimicrobiano pode ser aplicado e usado no lócus, como equipamento de processo ou vasos de armazenamento, cerca de 15 a cerca de 60 minutos antes da, durante ou após a adição de um biocida ao processo.
[0058] Para determinar a eficácia do agente antimicrobiano, é útil determinar os níveis de micro-organismos pelo menos antes do tratamento, e preferivelmente antes da e após a implementação de um tratamento. É conhecida na técnica uma variedade de métodos e de dispositivos para monitorar e detectar os níveis e a presença de micro-organismos em uma amostra, e qualquer um daqueles métodos ou dispositivos pode ser usado com o agente antimicrobiano revelado.
[0059] Preferivelmente, decréscimos significativos da contaminação podem ser alcançados em tempo curto, por exemplo menor que cerca de 24 horas para reduzir ou mesmo eliminar a contaminação microbiana. Entretanto, podem existir variações na eficácia do tratamento ou na duração do tempo exigido para alcançar uma redução desejada da contaminação, dependendo de quão severa era a contaminação no início do processo de limpeza.
[0060] Em uma modalidade preferida, o agente antimicrobiano ou o método pode resultar em eliminação prolongada ou em níveis decrescidos de micro-organismos no equipamento de processo ou no vaso de armazenamento durante pelo menos uma semana ou mais de tempo de operação contínuo. Se contaminação relativamente intensa reaparece e é detectada dentro de um curto período, como menos que uma semana, uma ou mais adições subsequentes do agente antimicrobiano podem reduzir ou eliminar a contaminação reaparecida.
[0061] O agente antimicrobiano pode ser usado como parte de um plano de manutenção preventiva. Tratamentos repetidos, ou intermitentemente programados como em um cronograma de manutenção preventiva, podem também ser úteis, particularmente em áreas intensamente contaminadas ou áreas que são propensas a tais contaminações.
[0062] É reconhecido que várias modalidades podem incluir um composto inorgânico contendo bismuto dispersado em solução. O composto inorgânico contendo bismuto pode estar presente em uma quantidade suficiente para quer matar micro-organismos móveis quer romper a aderência entre os micro-organismos sésseis dentro do lócus. Uma solução do agente antimicrobiano pode ser adicionada diretamente a qualquer porção do lócus, incluindo diretamente a qualquer corrente de líquido que passa através do ou é mantida no processo, ou pode ser usada como uma solução limpadora direta.
[0063] A incorporação e o uso de um composto inorgânico contendo bismuto podem intensificar um revestimento, um intermediário de revestimento, um acabamento, um intermediário de acabamento ou um colorante pela redução ou eliminação da quantidade de agentes antimicrobianos e biocidas convencionais, como isotiazolonas, ciclopentano, bronopol, formaldeído, mercúrio, e outros comuns para revestimentos, acabamentos e colorantes. Em algumas modalidades, o revestimento, o intermediário de revestimento, o acabamento, o intermediário de acabamento ou o colorante está substancialmente isento, e preferivelmente essencialmente isento de isotiazolonas, ciclopentano, bronopol, formaldeído ou mercúrio.
[0064] Em certos aspectos, o revestimento, o intermediário de revestimento, o acabamento, o intermediário de acabamento ou o colorante revelado incorporando o composto inorgânico contendo bismuto pode apresentar resistência contra micróbios após uma semana até doze semanas de envelhecimento em faixas de temperatura de cerca de 100°F (37°C) a cerca de 140°F (60°C), de acordo com a norma ASTM D 2574.
[0065] Os revestimentos, intermediários de revestimento, acabamentos, intermediários de acabamento ou colorantes revelados incorporando o agente antimicrobiano podem ser usados em uma ampla variedade de aplicações. Exemplos não limitadores incluem: revestimentos arquitetônicos, revestimentos de embalagem, revestimentos de madeira, acabamento de madeira, revestimentos industriais, revestimentos automotivos, revestimentos de plástico, revestimentos eletrônicos, e acabamentos agrícolas. O uso do agente antimicrobiano revelado previne, reduz ou elimina o crescimento microbiano sem influenciar adversamente a segurança para a saúde ou as preocupações ambientais. Preferivelmente, o lócus incorporando o composto inorgânico contendo bismuto está isento de quaisquer advertências de perigo para a saúde sob o Sistema Globalmente Harmonizado de classificação e de rotulagem de produtos químicos.
EXEMPLOS
[0066] A invenção é ilustrada pelos seguintes exemplos. É para ser entendido que os exemplos, materiais, quantidades, e procedimentos específicos devem ser interpretados amplamente de acordo com as invenções como aqui apresentadas. Salvo indicação em contrário, todas as partes e percentagens são em peso e todos os pesos moleculares são peso molecular ponderal médio. A não ser que sejam especificados de outra maneira, todos os produtos químicos estão comercialmente disponíveis, por exemplo, junto à Sigma-Aldrich, St. Louis, Missouri, EUA.
MÉTODOS DE TESTE
[0067] Salvo indicação em contrário, os seguintes métodos de teste foram utilizados nos Exemplos que seguem.
[0068] ASTM D 2574: Teste Padrão para a Resistência de Tintas de Emulsão dentro do Recipiente ao Ataque por Micro-organismos. O teste é conduzido de acordo com a norma ASTM, exceto quanto às seguintes modificações anotadas para a preparação de inóculo e o procedimento de teste.
[0069] Preparação de inóculo: há 7 bactérias usadas na formação do acervo de desafio, elas incluem: P. aeruginosa (ATCC n°10145), E. aerogenes (ATCC n°13048), E. coli (ATCC n°10536), K. pneumonia (ATCC n°10031), 5. aureus (ATCC n°6538), B. subtilis (ATCC n°6051) e 5. enterica (ATCC n°13312). Culturas bacterianas são preparadas 24 horas antes do teste e programadas para iniciar pela seleção de uma colônia de uma placa com uma alça de inoculação de 10μL, adicionando-a a tubos contendo 10mL de caldo de soja tríptica estéril e deixando-as sobre uma incubadora com agitação. Um 1 mL de cada cultura dos sete organismos é combinado em um acervo em um tubo cônico. Um 1 mL do acervo criado é, então, adicionado a 9 mL de caldo de soja tríptica estéril em um tubo cônico para obter uma concentração de inóculo de ~108 UFC/mL.
[0070] Procedimento de teste: uma diluição de 1:100 do inóculo é adicionada a cada amostra (ex. 400μL em 40mL de amostra) o que fornece um desafio de ~106 UFC/mL. As amostras são, então, deixadas dentro de incubadora a 35°C durante 24 horas para crescer novos organismos antes de cada inoculação. As amostras são inoculadas nos Dias: 0, 2, 7 e 14. As amostras são colocadas de volta na incubadora após cada inoculação. A fim de checar a contaminação, cada amostra é riscada sobre uma placa de ágar de soja estéril e incubada durante o ciclo pretendido. O crescimento bacteriano sobre as placas é observado e relatado de acordo com um padrão. O padrão é como segue: uma classificação de “0” indica sem recuperação bacteriana, “1” indica contaminação-traço (1 a 9 colônias), “2” indica contaminação pequena (10 a 99 colônias), “3” indica contaminação moderada (>100 colônias diferentes), e “4” indica contaminação intensa (colônias têm crescido juntas e são indistinguíveis). Os ciclos e as temperaturas nos quais cada amostra é incubada podem ser variados para estressar o sistema. Todas as variações, se aplicáveis, são anotadas na descrição e nos resultados relatados.
[0071] ASTM E 2315: Guia Padrão para Avaliação de Atividade Antimicrobiana Usando um Procedimento de Matança ao Longo do Tempo. Este teste é útil na determinação do potencial de um composto como um agente sanitizador. A duração do teste é relativamente curta e oferece uma maneira eficaz para medir o potencial biocida de uma formulação antimicrobiana líquida.
[0072] Uma cultura microbiana é preparada em uma maneira similar àquela da norma ASTM 2574. Volumes iguais de produto de teste são adicionados a vasos de teste estéreis suficientes. Um volume de cultura (habitualmente 1/10 do volume de produto) é colocado dentro do vaso de teste e então é imediatamente misturado. Para os propósitos desta revelação, os tempos de contato e as medições são realizados a cada hora para as primeiras 12 horas, com duas medições finais feitas a 24 horas e 7 dias. Para medir as concentrações microbianas iniciais, um vaso de controle com solução salina é inoculado com a mesma cultura microbiana e é então enumerado. Os resultados são relatados usando o mesmo padrão que o da norma ASTM D 2574.
Exemplos Exemplo 1 e Exemplo Comparativo 1.
[0073] Para o Exemplo 1 e o Exemplo Comparativo 1, dispersões de colorante foram criadas usando as matérias-primas listadas na Tabela 1 nas percentagens em peso anotadas. Especificamente, os ingredientes foram misturados e então moídos até que as partículas de pigmento alcançassem um grau de moagem Hegman de cerca de 7. Cada amostra foi submetida à norma ASTM D 2574 e modificada como indicado acima. Cada ciclo corresponde a uma semana adicional. Os resultados são relatados na Tabela 2. O Exemplo Comparativo 1 apresentou crescimento bacteriano intenso após 1 dia. O Exemplo 1 contendo aluminato de bismuto não apresentou crescimento bacteriano. Tabela 1Tabela 2
Exemplo 2 e Exemplos Comparativos 2 e 3.
[0074] As dispersões de pigmento para os Exemplos Comparativos 1 e 2 e o Exemplo 2 foram preparadas usando o mesmo procedimento como no Exemplo 1. O Exemplo 2 incorporou 5% em peso de aluminato de bismuto. O Exemplo Comparativo 2 não incluiu nenhum agente antimicrobiano.
[0075] O Exemplo Comparativo 3 utilizou isotiazolina como um agente antimicrobiano. A Tabela 3 lista todos os componentes usados na formação das dispersões de pigmento. As incubação e envelhecimento de cada exemplo de acordo com a norma ASTM D 2574 foram conduzidos pelo envelhecimento de amostras divididas. As amostras foram divididas em terços com uma designada à temperatura ambiente, uma durante 3 semanas a 60°C e a outra durante 6 semanas a 60°C. Os resultados iniciais indicaram que os conservantes aluminato de bismuto e isotiazolina foram eficazes na prevenção do crescimento microbiano. Os resultados são mostrados na Tabela 4. O composto inorgânico de bismuto foi pelo menos tão eficaz quanto o agente antimicrobiano isotiazolina. Tabela 3 Tabela 4 Tabela 5
Exemplos 3 a 6 e Exemplo Comparativo 4.
[0076] Para demonstrar o efeito antibacteriano e a eficácia sanitizadora dos compostos contendo bismuto em um meio líquido como uma tinta de látex, níveis variados de aluminato de bismuto a 0,01% em peso, 0,1% em peso, 1% em peso e 5% em peso são adicionados à água e testados de acordo com a norma ASTM E 2315. Um exemplo comparativo sem agente antimicrobiano é incluído como um controle. Os resultados previstos são listados na Tabela 5.
Exemplo 7 e Exemplo Comparativo 5.
[0077] Equipamento de processo: dois moinhos de meios horizontais Premier de 45 litros são sanitizados e preparados para processamento. No moinho n° 1, 250 galões (496 litros) de solução líquida aquosa de corante verde de ftalocianina essencialmente isenta de agentes conservantes antibacterianos são processados. No moinho n° 2, 250 galões (496 litros) de solução líquida aquosa de corante verde de ftalocianina contendo 10% em peso de aluminato de bismuto são processados. Após a completitude do processo, cada moinho é lavado com 30 galões (114 litros) de água limpa de torneira, e então são purgados com nitrogênio. Alíquotas do líquido residual são obtidas de cada moinho e submetidas à norma ASTM D 2574 como descrito sob Métodos de Teste. Os resultados previstos são listados na Tabela 6.
[0078] Dois tanques de mistura idênticos de 2.500 galões (9.464 litros) são sanitizados e preparados para processamento. No tanque n° 1, 2.000 galões (7.571 litros) de tinta de emulsão aquosa de látex essencialmente isenta de agentes conservantes antibacterianos são processados. No tanque n° 2, 2.000 galões (7.571 litros) de tinta de emulsão aquosa de látex contendo 5% em peso de aluminato de bismuto são processados. Após a completitude do processo, cada tanque é lavado com 30 galões (114 litros) de água limpa de torneira, e então são drenados. Alíquotas do líquido residual são obtidas de cada tanque e submetidas à norma ASTM D 2574 como descrito sob Métodos de Teste. Os resultados previstos são listados na Tabela 7. Tabela 7
Exemplos 9 a 11 e Exemplo Comparativo 7.
[0079] Nos Exemplos 9 a 11 e EC7, uma tinta de látex branca foi criada utilizando os componentes da Tabela 8. Uma dispersão foi criada pela combinação e agitação dos componentes sólidos, incluindo o aluminato de bismuto, em água juntamente com a amina e o agente coalescente. A dispersão foi então diluída para uma solução dos componentes restantes e agitada para criar cerca de 3,7 L de tinta branca. Uma cultura microbiana foi preparada em uma maneira similar àquela da norma ASTM 2574. Volumes iguais do produto de teste foram colocados em vasos de teste estéreis suficientes. Um volume de cultura microbiana (habitualmente 1/10 do volume de produto) foi colocado no vaso de teste e então imediatamente misturado. Para os propósitos dos Exemplos 9 a 11 e do EC7, os tempos de contato e as medições foram realizados a cada hora durante as primeiras 12 horas, com duas medições finais feitas a 24 horas e 7 dias. Os resultados são relatados na Tabela 9.
Exemplos 12 a 14 e Exemplo Comparativo 8.
[0080] Nos Exemplos 12 a 14 e EC8, uma tinta base clara foi criada utilizando os componentes da Tabela 8. Uma dispersão foi criada pela combinação e agitação dos componentes sólidos, incluindo o aluminato de bismuto, em água juntamente com a amina e o agente coalescente. A dispersão foi então diluída para uma solução dos componentes restantes e agitada para criar cerca de 3,7 L de tinta branca. Uma cultura microbiana foi preparada em uma maneira similar àquela da norma ASTM 2574. Volumes iguais do produto de teste foram colocados em vasos de teste estéreis suficientes. Um volume de cultura microbiana (habitualmente 1/10 do volume de produto) foi colocado no vaso de teste e então imediatamente misturado. Para os propósitos dos Exemplos 12 a 14 e do EC8, os tempos de contato e as medições foram realizados a cada hora durante as primeiras 12 horas, com duas medições finais feitas a 24 horas e 7 dias. Os resultados são relatados na Tabela 9. Tabela 8 Tabela 9
[0081] A revelação completa de todas as patentes, pedidos de patente, e publicações, e material eletronicamente disponível citado nos mesmos são incorporados como referências. A descrição detalhada e os exemplos precedentes foram fornecidos apenas para clareza do entendimento. Nenhuma limitação desnecessária deve ser entendida a partir dos mesmos. A invenção não é limitada aos detalhes exatos mostrados e descritos e variações evidentes a uma pessoa versada na técnica podem ser incluídas dentro da invenção definida pelas reivindicações. A invenção ilustrativamente aqui revelada pode ser praticada, em algumas modalidades, na ausência de qualquer elemento, que não é especificamente aqui revelado.

Claims (15)

1. Método para conferir resistência contra micróbios a um lócus, caracterizado pelo fato de que compreende: a) fornecer 0,001% a 20% em peso de um agente antimicrobiano compreendendo aluminato de bismuto; e b) introduzir o agente antimicrobiano em um lócus para conferir resistência contra micróbios, sendo que o lócus compreende um revestimento à base de água ou à base de solvente, um intermediário de revestimento, um acabamento, um intermediário de acabamento, ou colorante, ou equipamento de processo, ou vaso de armazenamento, ou combinações dos mesmos.
2. Composição, caracterizada pelo fato de que compreende um lócus, como definido na reivindicação 1, de um revestimento à base de água ou à base de solvente, um intermediário de revestimento, um acabamento, um intermediário de acabamento, ou colorante, ou combinação dos mesmos tendo um agente antimicrobiano incluindo aluminato de bismuto, sendo que 0,001% a 20% em peso do agente antimicrobiano está presente no lócus.
3. Método ou composição de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado(a) pelo fato de que o lócus compreende uma tinta, um verniz, uma dispersão, uma laca, um selante, um tíner, um corante, um esmalte, um revestimento básico, um calafeto, selantes, um redutor, um agente coalescente, um diluente reativo, um solvente, uma pasta, um enchimento, um adesivo, um carreador ou uma combinação dos mesmos.
4. Composição de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a composição é capaz de conferir resistência contra micróbios a equipamento de armazenamento ou a um vaso.
5. Composição ou método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada(o) pelo fato de que o agente antimicrobiano compreende, adicionalmente, um composto orgânico contendo bismuto.
6. Composição ou método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada(o) pelo fato de que o agente antimicrobiano está na forma de um sólido, uma pasta, uma dispersão ou uma solução.
7. Composição ou método de acordo a reivindicação 3, caracterizada(o) pelo fato de que o carreador é um carreador à base de água ou um carreador à base de solvente.
8. Composição ou método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada(o) pelo fato de que compreende, adicionalmente um polímero ou polímeros, um enchimento, um tixótropo, um modificador de reologia, um agente fosqueante, um pigmento, um aditivo, um tensoativo, um emulsificador, um dispersante, um microbicida, um espessante ou uma combinação dos mesmos.
9. Composição ou método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada(o) pelo fato de que o equipamento de processo ou vaso de armazenamento compreende um tanque, uma bomba, um misturador, uma tubulação, uma lata, um recipiente, um tubo ou uma garrafa.
10. Composição ou método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada(o) pelo fato de que o lócus inicialmente apresenta colônias bacterianas e sendo que a população microbiana é reduzida em uma classificação padrão conforme a escala de pontuação na norma ASTM D 2574.
11. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o agente antimicrobiano é adicionado a uma matriz como um grânulo ou um pó.
12. Composição ou método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada(o) pelo fato de que o colorante é uma dispersão de pigmento.
13. Composição ou método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada(o) pelo fato de que o lócus está isento de isotiazolonas, ciclopentano, bronopol, formaldeído ou mercúrio.
14. Composição ou método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada(o) pelo fato de que o agente antimicrobiano compreendendo aluminato de bismuto serve como um extensor.
15. Composição ou método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada(o) pelo fato de que o lócus não apresenta crescimento microbiano após três semanas de envelhecimento a 60°C conforme a norma ASTM D 2574.
BR112019008915-2A 2016-11-03 2017-10-25 Método para conferir resistência contra micróbios a um lócus, e, composição BR112019008915B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201662417193P 2016-11-03 2016-11-03
US62/417,193 2016-11-03
PCT/US2017/058211 WO2018085085A1 (en) 2016-11-03 2017-10-25 Antimicrobial agent for coatings and finishes

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019008915A2 BR112019008915A2 (pt) 2019-08-13
BR112019008915B1 true BR112019008915B1 (pt) 2023-08-15

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN109476932B (zh) 抗微生物涂料组合物及相关方法
EP2407028B1 (en) Microbicidal coatings
US20240043702A1 (en) Antimicrobial agent for coating composition
JP5156168B2 (ja) 貯蔵中のペイント、塗料、シーラント及び接着剤に物理的殺生剤相乗剤活性を提供する組成物
JP2007084823A (ja) アルカリ性コーティング組成物の殺カビ性および殺藻性仕上げのための組成物
RU2329286C1 (ru) Способ пролонгированной дезинфекции помещений, оборудования, консервации и обеззараживания воды
BR112019008915B1 (pt) Método para conferir resistência contra micróbios a um lócus, e, composição
JP5600162B2 (ja) コーティング組成物における脂環式ジオール抗微生物剤の抗微生物効果
BR112019008915A2 (pt) método para conferir resistência contra micróbios a um lócus, e, composição.
CN104023528A (zh) 杀生物涂层
CA3201206A1 (en) Process for preparing an antimicrobial coating composition, antimicrobial coating composition and use thereof to confer antimicrobial properties to the surface of a substrate
JP2022503985A (ja) ウォラストナイトを含む抗菌組成物
EP2998368B1 (en) Biocide formulation able to prevent the proliferation of microorganisms on surfaces
WO2003043421A1 (en) Composition for rendering surfaces microbial resistant
RU2190648C1 (ru) Эпоксидная композиция для биоцидных покрытий
Tanner The Manufacture and Physical Characteristics of an Antimicrobial Latex Emulsion in Latex Wall Coatings
KR20200138852A (ko) 코팅막을 쉽게 벗겨낼 수 있는 피착제 표면 보호용 난연성 코팅제 조성물
UA26842U (en) "shumer silver", paintwork material with biocide properties
CN105294906A (zh) 用于抗菌耐腐蚀底层涂料的水性苯丙乳液和抗菌耐腐蚀底层涂料