BR112019007304B1 - Método, equipamento de usuário e estação base para recepção de ptrs para cancelamento de fase de ruído no sistema de comunicação sem fio - Google Patents

Método, equipamento de usuário e estação base para recepção de ptrs para cancelamento de fase de ruído no sistema de comunicação sem fio Download PDF

Info

Publication number
BR112019007304B1
BR112019007304B1 BR112019007304-3A BR112019007304A BR112019007304B1 BR 112019007304 B1 BR112019007304 B1 BR 112019007304B1 BR 112019007304 A BR112019007304 A BR 112019007304A BR 112019007304 B1 BR112019007304 B1 BR 112019007304B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
antenna port
ptrs
dmrs
mcs
codewords
Prior art date
Application number
BR112019007304-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019007304A2 (pt
Inventor
Kilbom LEE
Jiwon Kang
Kijun KIM
Kyuseok Kim
Kunil YUM
Original Assignee
Lg Electronics Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lg Electronics Inc filed Critical Lg Electronics Inc
Priority claimed from PCT/KR2018/003455 external-priority patent/WO2018182242A2/ko
Publication of BR112019007304A2 publication Critical patent/BR112019007304A2/pt
Publication of BR112019007304B1 publication Critical patent/BR112019007304B1/pt

Links

Abstract

Método para operar um equipamento de usuário (UE) em uma comunicação sem fio é fornecido como uma forma de realização da presente invenção. O método pode incluir: receber informação de esquema de modulação e codificação (MCS) para cada uma de duas ou mais palavras de código a partir de uma estação base (BS); determinar uma porta de antena de sinal de referência de demodulação (DMRS) para a qual uma porta de antena de sinal de referência de seguimento de fase (PTRS) é mapeada com base na informação de MCS; e receber um PTRS baseado na porta de antena DMRS, em que uma porta de antena DMRS com o menor índice entre uma ou mais portas de antena DMRS incluídas em uma palavra de código com o mais elevado MCS entre as duas ou mais palavras de código pode ser determinada como a porta de antena DMRS.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção refere-se a um sistema de comunicação sem fio e, mais particularmente, a um método para receber um sinal de referência de rastreamento de fase (PTRS) para cancelamento de ruído de fase em um sistema e dispositivo para esse fim.
ANTECEDENTES
[002] Um sistema de comunicação de rádio de frequência ultra-alta usando mmWave é configurado para operar em uma frequência central na faixa de vários GHz a várias dezenas de GHz. Devido a esse recurso de frequência central, pode ocorrer uma perda significativa de trajetória em uma área sombreada no sistema de comunicação mmWave. Considerando que um sinal de sincronização deve ser transmitido de forma estável a todos os equipamentos de usuário (UEs) localizados dentro da cobertura de uma estação base (BS), o sinal de sincronização precisa ser projetado e transmitido em consideração ao potencial fenômeno de nulo profundo, que pode ocorrer devido para a característica de banda de frequência ultra-alta, descrita acima, no sistema de comunicação mmWave.
APRESENTAÇÃO DA INVENÇÃO TAREFA TÉCNICA
[003] A presente invenção é planejada para resolver os problemas acima mencionados. Consequentemente, um objetivo da presente invenção é fornecer um método para receber um PTRS.
[004] Em outra forma de realização da presente invenção é decodificar com precisão os sinais recebidos melhorando o procedimento de cancelamento de ruído de fase realizado por um equipamento de usuário (UE) em um sistema de comunicação sem fio.
[005] Em outra forma de realização da presente invenção é fornecer um método para melhorar a eficiência da transmissão de sinal para cancelamento de ruído de fase.
[006] Ainda outro objeto da presente invenção é melhorar a operação do lado de recepção, fornecendo informações sobre transmissão de sinal para cancelamento de ruído de fase.
[007] Ainda, outra forma de realização da presente invenção é fornecer um método de transmissão de um sinal para cancelamento de ruído de fase considerando a compensação de ruído de fase e a sobrecarga do sinal de referência.
SOLUÇÕES TÉCNICAS
[008] Em um aspecto da presente invenção, fornecido aqui é um método para operar um equipamento de usuário (UE) em um sistema de comunicação sem fio. O método pode incluir: receber informações de esquema de modulação e codificação (MCS) para cada uma de duas ou mais palavras de código a partir de uma estação base (BS); determinar uma porta de antena de sinal de referência de demodulação (DMRS) para a qual uma porta de antena de sinal de referência de seguimento de fase (PTRS) é mapeada com base nas informações de MCS; e receber um PTRS baseado na porta de antena DMRS, em que uma porta de antena DMRS com o menor índice entre uma ou mais portas de antena DMRS incluídas em uma palavra de código com o mais elevado MCS entre as duas ou mais palavras de código pode ser determinada como a porta de antena DMRS.
[009] Se as duas ou mais palavras de código tiverem o mesmo MCS, uma porta de antena DMRS com o menor índice entre todas as portas de antena DMRS incluídas nas duas ou mais palavras de código pode ser determinada como a porta de antena DMRS.
[010] Todas as portas de antena DMRS incluídas nas duas ou mais palavras de código podem pertencer a um grupo de portas de antena DMRS.
[011] Se todas as portas de antena DMRS incluídas nas duas ou mais palavras de código pertencem a dois ou mais grupos de portas de antena DMRS, o número de portas de antena PTRS pode ser igual ou menor que o número de dois ou mais grupos de portas de antena DMRS.
[012] O método pode ainda incluir a recepção de informações sobre o número de portas de antena PTRS da BS.
[013] Quando todas as portas de antena DMRS incluídas nas duas ou mais palavras de código pertencem a dois ou mais grupos de portas de antena DMRS, se o número de portas de antena PTRS for uma, uma porta de antena DMRS com o menor índice entre uma ou mais antenas DMRS portas pertencentes a um grupo de portas de antenas DMRS incluídas na palavra de código com o mais alto MCS entre as duas ou mais palavras de código podem ser determinadas como a porta de antena DMRS.
[014] O método pode ainda incluir: transmitir, para a BS, informações de qualidade de canal (CQI) para cada uma das duas ou mais palavras de código; e transmitir, para a BS, o índice de camada de uma camada com a melhor qualidade de canal entre uma ou mais camadas incluídas em uma palavra de código com o maior CQI entre as duas ou mais palavras de código.
[015] Em outro aspecto da presente invenção, é fornecido aqui um equipamento de usuário (UE) operando em um sistema de comunicação sem fio. O UE inclui: um transceptor configurado para transmitir e receber sinais de e para uma estação base (BS); e um processador ligado ao transceptor, em que o processador é configurado para: receber informações de esquema de modulação e codificação (MCS) para cada uma de duas ou mais palavras de código da BS; determinar uma porta de antena de sinal de referência de demodulação (DMRS) para a qual uma porta de antena de sinal de referência de seguimento de fase (PTRS) é mapeada com base nas informações de MCS; e receber um PTRS baseado na porta de antena DMRS, em que uma porta de antena DMRS com o menor índice entre uma ou mais portas de antena DMRS incluídas em uma palavra de código com o mais elevado MCS entre as duas ou mais palavras de código pode ser determinada como a porta de antena DMRS.
EFEITOS AVANÇADOS
[016] De acordo com a presente especificação, os sinais recebidos podem ser decodificados com precisão melhorando um procedimento de cancelamento de ruído de fase realizado por um equipamento de usuário (UE) em um sistema de comunicação sem fio.
[017] De acordo com a presente especificação, um método para melhorar a eficiência da transmissão de sinal para cancelamento de ruído de fase pode ser fornecido.
[018] De acordo com a presente especificação, a operação do lado do recebimento pode ser melhorada, fornecendo informações sobre a transmissão do sinal para o cancelamento de ruído de fase.
[019] De acordo com a presente especificação, um método de alocação PTRS pode ser fornecido.
[020] De acordo com a presente especificação, um método de transmissão de um sinal para o cancelamento de ruído de fase, considerando compensação para ruído de fase e sobrecarga de sinal de referência pode ser fornecido.
[021] Será apreciado pelos especialistas na técnica que os efeitos que podem ser alcançados através da presente especificação não estão limitados ao que foi particularmente descrito aqui acima e outras vantagens da presente invenção serão mais claramente entendidas a partir dos seguintes detalhes: descrição.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[022] Os desenhos anexos, que são incluídos para proporcionar uma compreensão adicional da invenção e são incorporados e constituem uma parte desta especificação, ilustram formas de realização da invenção e, juntamente com a descrição, servem para explicar os princípios da invenção.
[023] A figura 1 ilustra um método pelo qual um UE transmite um índice de camada de acordo com uma forma de realização da presente invenção.
[024] A figura 2 ilustra um método pelo qual um UE recebe um PTRS de acordo com uma forma de realização da presente invenção.
[025] A figura 3 ilustra um método para mapear portas PTRS para portas DMRS.
[026] A figura 4 ilustra um método para mapear portas PTRS para portas DMRS.
[027] A figura 5 é um diagrama que ilustra a configuração de um equipamento de utilizador e uma estação base de acordo com uma forma de realização da presente invenção.
MELHOR FORMA DA INVENÇÃO
[028] Embora os termos usados na presente invenção sejam selecionados a partir de termos geralmente conhecidos e usados, os termos usados aqui podem ser variados dependendo da intenção ou costumes do operador na técnica, aparência de nova tecnologia ou semelhantes. Adicionalmente, alguns dos termos mencionados na descrição da presente invenção foram selecionados pelo requerente à sua discrição, cujos significados detalhados são descritos em partes relevantes da descrição aqui. Além disso, é necessário que a presente invenção seja entendida não apenas pelos termos reais utilizados, mas pelos significados de cada termo que se encontra no interior.
[029] As seguintes formas de realização são propostas pela combinação de componentes constituintes e características da presente invenção de acordo com um formato predeterminado. Os componentes ou características constituintes individuais devem ser considerados fatores opcionais na condição de que não haja observações adicionais. Se necessário, os componentes ou características constituintes individuais não podem ser combinados com outros componentes ou características. Além disso, alguns componentes constituintes e / ou características podem ser combinados para implementar as formas de realização da presente invenção. A ordem de operações a ser divulgada nas formas de realização da presente invenção pode ser alterada. Alguns componentes ou características de qualquer forma de realização podem também ser incluídos em outras formas de realização, ou podem ser substituídos com os das outras formas de realização, conforme necessário.
[030] Ao descrever a presente invenção, se for determinado que a descrição detalhada de uma função ou construção conhecida relacionada torna o escopo da presente invenção desnecessariamente ambíguo, a descrição detalhada da mesma será omitida.
[031] Em toda a especificação, quando uma determinada porção “compreende ou inclui” um determinado componente, isso indica que os outros componentes não estão excluídos e podem ser incluídos a menos que seja especialmente descrito de outra forma. Os termos "unidade", "ou / e" e "módulo" descritos na especificação indicam uma unidade para processar pelo menos uma função ou operação, que pode ser implementada por hardware, software ou uma combinação dos mesmos. As palavras “um ou uma”, “um”, “o” e palavras relacionadas podem ser usadas para incluir uma expressão singular e uma expressão plural, a menos que o contexto descrevendo a presente invenção (particularmente, o contexto das seguintes reivindicações) claramente indica o contrário.
[032] Nesta especificação, as formas de realização da presente invenção foram descritas com base em uma relação de transmissão e recepção de dados entre uma estação móvel e uma estação base. Aqui, a estação base pode significar um nó terminal da rede que se comunica diretamente com a estação móvel. Neste documento, uma operação específica descrita como executada pela estação base também pode ser executada por um nó superior da estação base.
[033] Ou seja, na rede que consiste em uma série de nós de rede, incluindo a estação base, várias operações realizadas para comunicação com a estação móvel podem ser realizadas pela estação base ou outros nós de rede, exceto a estação base. O termo “estação base” pode ser substituído por termos como “estação fixa”, “Node-B”, “enode-B (eNB)”, “estação base avançada (ABS)”, “ponto de acesso”, etc.
[034] O termo “estação móvel (MS)” pode ser substituído por termos como “equipamento de usuário (UE)”, “estação de assinante (SS)”, “estação de assinante móvel (MSS)”, “terminal móvel”, “estação móvel avançada (AMS)”, “terminal”, etc.
[035] Além disso, um final de transmissão refere-se a um nó fixo e / ou móvel que transmite dados ou serviços de voz, e um final de recepção refere-se a um nó fixo e / ou móvel que recebe serviços de dados ou voz. Por conseguinte, na ligação ascendente, a estação móvel e a estação base podem corresponder à extremidade de transmissão e à extremidade de recepção, respectivamente. Do mesmo modo, na ligação descendente, a estação móvel e a estação base podem corresponder à extremidade receptora e à extremidade transmissora, respectivamente.
[036] Quando um dispositivo executa comunicação com uma 'célula', pode indicar que o dispositivo transmite e recebe sinais com uma estação base da célula. Isto é, embora o dispositivo realmente transmita e receba sinais com uma estação base específica, pode ser interpretado como significando que o dispositivo transmite e recebe sinais com uma célula formada pela estação base específica. Da mesma forma, “célula macro” e / ou “célula pequena” podem significar não apenas uma cobertura específica, mas também “estação base macro suportando a célula macro” e / ou “estação base de pequena célula suportando a célula pequena”.
[037] As formas de realização da presente invenção podem ser suportadas por documentos padrão divulgados em pelo menos um dos sistemas de acesso sem fio, incluindo o sistema IEEE 802.xx, sistema 3GPP, sistema 3GPP LTE e sistema 3GPP2. Ou seja, os passos ou partes, que não são explicados para revelar claramente a ideia técnica da presente invenção, nas formas de realização da presente invenção podem ser suportados pelos documentos acima.
[038] Além disso, detalhes de todos os termos mencionados no presente documento podem ser encontrados nos documentos padrão acima. Em particular, as formas de realização da presente invenção podem ser suportadas por pelo menos um dos documentos P802.16e-2004, P802.16e-2005, P802.16.1, P802.16p e P802.16.1b, que são documentos padrão para o IEEE Sistema 802.16.
[039] A seguir, as formas de realização preferidas da presente invenção serão descritas em detalhe com referência aos desenhos anexos. É para ser entendido que a descrição detalhada que será divulgada juntamente com os desenhos anexos pretende descrever as concretizações exemplificativas do presente invento e não pretende descrever uma concretização única para levar a cabo o presente invento.
[040] Deve-se notar que os termos específicos divulgados na presente invenção são fornecidos para melhor compreensão da presente invenção e estes termos específicos podem ser alterados para outros termos sem se afastar do escopo técnico ou do espírito da presente invenção.
[041] De acordo com uma forma de realização da presente invenção, todas as camadas podem ter o mesmo erro de fase comum (CPE). Neste caso, uma BS pode transmitir um sinal de referência de seguimento de fase (PTRS) através de uma certa camada entre uma série de camadas, que são configuradas para a BS, e cada camada pode ter uma qualidade de recepção diferente (por exemplo, SNR ou SINR). Neste caso, a BS transmite o PTRS através de uma camada (ou porta DMRS) com a mais alta qualidade para melhorar o desempenho da estimativa do UE. Por exemplo, uma porta de antena PTRS pode ser mapeada para uma porta DMRS em um grupo de portas de antena DMRS. Se uma porta de antena PTRS for mapeada para uma porta de antena DMRS (ou pré-codificação) com a melhor qualidade de canal, o desempenho da estimativa de CPE poderá ser melhorado. No entanto, para este fim, a sinalização separada deve ser definida. Entretanto, se um MCS é definido por palavra de código (CW), a BS / UE pode saber qual CW tem a melhor qualidade. Ou seja, com base nos recursos do CW, é possível reduzir a sobrecarga de sinalização necessária para indicar a porta de antena DMRS (ou pré-codificação) com a melhor qualidade de canal.
[042] Por exemplo, no caso de enlace descendente (downlink), um UE pode reportar CQI a cada CW (ou grupo de camadas). O CW é composto por uma ou mais camadas. Por exemplo, no novo sistema de rádio (NR), até dois CWs são permitidos, e o número máximo de camadas em cada CW pode ser definido como 4. Por exemplo, se cinco camadas forem configuradas, CW # 0 poderá ter duas camadas e CW # 1 pode ter três camadas.
[043] Como outro exemplo, os dois CWs podem pertencer a um grupo de portas DMRS (antena). Alternativamente, um CW pode ter dois grupos de portas de antena DMRS. Em outras palavras, é possível definir um grupo de camadas e um grupo de portas de antenas DMRS de maneira independente
[044] Por exemplo, quando um grupo de portas de antenas DMRS tem dois CWs, a BS pode saber qual CW tem uma qualidade melhor recebendo CQI por CW. Se a BS mapear uma porta de antena PTRS para uma das portas de antena DMRS pertencentes ao melhor CW, o desempenho da estimativa de CPE pode ser melhorado. Entretanto, o UE pode conhecer o CW selecionado pela BS para o mapeamento do PTRS depois de verificar o MCS do CW. No entanto, o UE não pode saber qual porta de antena DMRS está mapeada para a porta de antena PTRS. Para este fim, o seguinte método pode ser considerado.
[045] Como outro exemplo, quando todas as portas de antena DMRS incluídas em dois ou mais CWs pertencem a dois ou mais grupos de portas de antenas DMRS e quando o número de portas de antena PTRS é uma, uma porta de antena DMRS com o menor índice entre um ou mais As portas de antena DMRS incluídas em um grupo de portas de antena DMRS incluídas em um CW com o mais alto MCS entre os dois ou mais CWs podem ser determinadas como a porta de antena DMRS.
[046] A figura 1 ilustra um método pelo qual um UE transmite um índice de camada de acordo com uma forma de realização da presente invenção.
[047] Com referência à figura 1, o UE pode agrupar uma série de camadas em dois ou mais grupos de camadas [S110]. Por exemplo, no sistema LTE e NR, até dois grupos de camadas (ou CWs) podem ser permitidos. Em seguida, o UE pode transmitir informações de qualidade de canal (CQI) para cada um dos dois ou mais grupos de camadas (ou CWs) para a BS [S120]. No sistema de comunicação comercial (por exemplo, LTE, NR, etc.), o UE realiza o agrupamento de camadas e define diferentes IQC para cada grupo. Além disso, o UE pode repotencializar o CQI para a BS. Nesse caso, o relatório CQI inclui que um determinado grupo de camadas possui uma qualidade superior a outros grupos de camadas.
[048] Em seguida, o UE pode transmitir, para a BS, o índice de camada de uma camada com a melhor qualidade de canal entre uma ou mais camadas pertencentes a um grupo de camadas com o maior CQI entre os dois ou mais grupos de camadas [S130].
[049] Por exemplo, o equipamento de usuário pode selecionar a camada com a mais alta qualidade do grupo de camadas com o maior CQI e repotencializar a camada selecionada para a BS. Neste caso, o UE pode reduzir a sobrecarga requerida para reportar a melhor camada. Por exemplo, no caso de rank = 7, dois grupos de camadas podem ser definidos, e os dois grupos de camadas podem ter três camadas e quatro camadas, respectivamente. Se o CQI do primeiro grupo de camadas for melhor que o do segundo grupo de camadas, a melhor camada pode ser selecionada a partir do primeiro grupo de camadas. Nesse caso, as camadas incluídas em cada grupo de camadas podem ser indexadas de 0 em cada grupo de camadas. Assim, quando há sete camadas, a sobrecarga de três bits é necessária para informar a melhor camada. No entanto, quando o CQI é usado, a quantidade de sobrecarga necessária é reduzida para dois bits. Ou seja, a sobrecarga é reduzida em um bit. Em resumo, se o UE utilizar o CQI para reportar a camada com a mais alta qualidade ao transmissor, a sobrecarga pode ser reduzida.
[050] A figura 2 ilustra um método pelo qual um UE recebe um PTRS de acordo com uma forma de realização da presente invenção.
[051] Com referência à figura 2, o UE pode receber informações de esquema de modulação e codificação (MCS) para cada um dos dois ou mais CWs da BS [S210]. Por exemplo, no sistema LTE e NR, até dois grupos de camadas (ou CWs) podem ser permitidos.
[052] Por exemplo, a BS pode determinar o MCS baseado no CQI para cada um dos grupos de camadas. Neste caso, a determinação baseada em CQI significa que a BS determina o MCS usando o CQI para cada grupo de camadas, mas também pode significar que a BS determina o MCS independentemente do CQI para cada grupo de camadas.
[053] Quando a BS determina o MCS usando o CQI para cada grupo de camadas, a BS pode mapear portas de antena DMRS para portas de antena PTRS de tal forma que uma série de camadas pertencentes ao grupo de camadas (ou CW) com o maior CQI coincide com o PTRS portas de antena.
[054] Por exemplo, na transmissão de 8 camadas, primeiro e segundo CWs são definidos, e é assumido que o primeiro CW é mapeado para as portas de antena DMRS # 1 a # 4 e o segundo CW é mapeado para as portas de antena DMRS # 5 para # 8. Neste caso, se o CQI do primeiro CW for melhor que o do segundo CW, as portas de antenas DMRS de # 1 a # 4 podem corresponder às portas de antena # 11 a # 14 do PTRS. Neste momento, as portas # 11 a # 14 do PTRS podem ser transmitidas alternadamente no domínio da frequência. Alternativamente, se o CQI do segundo CW for melhor que aquele do primeiro CW, as portas de antenas DMRS de # 5 a # 8 podem corresponder às portas de antenas de PTRS de # 11 a # 14.
[055] Como outro exemplo, quando os dois CWs têm o mesmo CQI, o UE pode preferencialmente usar um CW específico (por exemplo, o primeiro CW) em todos os momentos. Como outro exemplo, o UE pode selecionar um CW com mais camadas. Neste caso, espera-se que a diversidade espacial seja relativamente aumentada. Enquanto isso, algumas das portas de antena PTRS de # 11 a # 14 podem ser selecionadas, e então as portas de PT-RS selecionadas podem ser transmitidas alternadamente no domínio de frequência. Por exemplo, se o número de portas de antena PTRS disponíveis para RRC for 2, somente as portas de antena # 11 e # 12 de PTRS serão transmitidas alternadamente no domínio de frequência.
[056] Em outras palavras, a BS pode agrupar camadas e definir um MCS diferente para cada grupo. Neste caso, a BS pode determinar o agrupamento de camadas e o MCS de cada grupo de camadas com base nas informações de agrupamento de camadas e CQI reportados pelo UE. Neste momento, embora a BS possa usar as informações de agrupamento e o CQI relatados pelo UE como estão, isso não é garantido. Por razões semelhantes, a BS não pode transmitir o PTRS através da melhor camada, que é recomendada pelo UE.
[057] Ao transmitir camadas, a BS pode definir uma porta de antena DMRS para cada camada. Assim, neste caso, pode ser representado que as portas de antena PTRS sejam mapeadas para camadas, e mais preferencialmente, as portas de antena PTRS sejam mapeadas para as portas de antena DMRS. Além disso, o mapeamento de uma porta de antena PTRS para uma porta de antena DMRS pode significar que a porta de antena PTRS tem o mesmo pré-codificador da porta de antena DMRS para a qual a porta de antena PTRS é mapeada. Além disso, a porta de antena PTRS e a porta de antena DMRS podem estar localizadas no mesmo local de frequência. Neste caso, o tamanho (por exemplo, norma 2) do pré-codificador pode ser diferente ou igual.
[058] Como descrito acima, o UE pode determinar a porta de antena DMRS para o qual a porta de antena PTRS é mapeada [S220].
[059] Por exemplo, o UE pode determinar a porta de antena onde um sinal de referência de rastreamento de fase (PTRS) é transmitido.
[060] Por exemplo, quando a BS mapeia um PTRS para ser transmitido para uma porta de antena DMRS (ou camada) com a melhor qualidade, a BS pode informar explicitamente o UE da porta de antena DMRS para a qual a porta de antena PTRS é mapeada. Neste caso, se a porta de antena PTRS transmitida da BS é mapeada para uma das portas de antena DMRS pertencentes a uma CW com o mais alto MCS, a sobrecarga de sinalização pode ser reduzida.
[061] Por exemplo, no caso de rank = 7, dois CWs podem ser definidos, e os dois CWs podem ter três portas de antena DMRS e quatro portas de antena DMRS, respectivamente. Se o MCS do primeiro CW for superior ao do segundo CW, a porta de antena DMRS com a melhor qualidade pode ser selecionada entre as portas de antena DMRS pertencentes ao primeiro CW. Assim, quando há sete portas de antena DMRS, a sobrecarga de três bits é necessária para informar a porta de antena DMRS com a melhor qualidade. No entanto, quando o MCS é usado, a quantidade de sobrecarga necessária é reduzida para dois bits. Ou seja, a sobrecarga é reduzida em um bit. Em resumo, se a BS informar o UE do índice da porta de antena DMRS para a qual a porta de antena PTRS é mapeada, a sobrecarga pode ser reduzida com base nas informações do MCS.
[062] Como outro exemplo, quando dois ou mais CWs possuem o mesmo MCS, o índice de porta de antena pode indicar a porta de antena incluída no CW (por exemplo, CW # 0) com o menor índice entre os grupos de portas de antenas.
[063] Como um outro exemplo, o PTRS pode ser recebido através de uma porta de antena com o menor índice entre as portas de antena incluídas em um CW com o maior MCS entre os CWs.
[064] Por exemplo, quando o UE está programado com dois CWs, a porta de antena PTRS pode ser associada a uma porta de antena DMRS com o menor índice entre as portas de antena DMRS alocadas para um CW com um MCS mais alto. Se os dois CWs tiverem o mesmo MCS, a porta de antena PTRS pode ser associada a uma porta de antena DMRS com o menor índice alocado para CW # 0. Alternativamente, se os dois CWs tiverem o mesmo MCS, a porta de antena PTRS pode ser associada a uma porta de antena DMRS com o menor índice entre todas as portas de antena DMRS incluídas nos dois CWs.
[065] Como outro exemplo, quando o UE está agendado com dois CWs, a porta de antena PTRS pode ser associada a uma porta de antena DMRS com o maior índice entre portas de antena DMRS alocadas para um CW com um MCS mais alto. Além disso, se os dois CWs tiverem o mesmo MCS, a porta de antena PTRS pode estar associada a uma porta de antena DMRS com o maior índice alocado para CW # 0. Alternativamente, se os dois CWs tiverem o mesmo MCS, a porta de antena PTRS pode ser associada a uma porta de antena DMRS com o maior índice entre todas as portas de antena DMRS incluídas nos dois CWs.
[066] Entretanto, se uma porta de antena PTRS estiver associada a um grupo de portas de antena DMRS (1: M (> = 1)), o valor de estimativa CPE ou deslocamento de fase, que é calculado usando a porta PTRS, pode ser aplicado a todos Portas de antena DMRS pertencentes ao grupo de portas de antena DMRS. Além disso, se uma porta de antena PTRS estiver associada a uma porta de antena DMRS (1 : 1), a porta de antena PTRS e a porta de antena DMRS usarão o mesmo pré-codificador e podem ser definidas no mesmo local de frequência.
[067] Todas as portas de antena DMRS incluídas em dois ou mais CWs podem pertencer a um grupo de portas de antena DMRS ou podem pertencer a dois ou mais grupos de portas de antenas DMRS. Por exemplo, se todas as portas de antena DMRS incluídas em dois ou mais CWs DMRS pertencem a dois ou mais grupos de portas de antena DMRS, o número de portas de antena PTRS pode ser igual ou menor que o número de dois ou mais grupos de portas de antena DMRS.
[068] Por exemplo, quando existe um grupo de portas de antenas DMRS e um ou dois CWs, uma porta de antena PTRS pode ser definida. Neste caso, a forma de realização acima descrita pode ser aplicada. Enquanto isso, quando dois grupos de portas de antenas DMRS existem e um ou dois CWs existem, duas portas de antena PTRS podem ser definidas. O número de portas PTRS pode ser igual ou menor que o número de grupos de portas de antenas DMRS. Neste caso, o número de CWs não afeta o número de portas da antena PTRS. Além disso, cada uma das duas portas de antena PTRS pode ser mapeada para qualquer uma das portas DMRS em cada um dos dois grupos de portas de antena DMRS. Por exemplo, cada uma das duas portas de antena PTRS pode estar associada a uma porta DMRS com o menor índice entre as portas DMRS em cada um dos dois grupos de portas de antena DMRS.
[069] Além disso, o UE pode receber informações sobre o número de portas de antena PTRS da BS.
[070] Ao transmitir uma porta de antena PTRS, a BS pode mapear a porta de antena PTRS para uma porta de antena DMRS com o menor índice entre as portas de antena DMRS alocadas. Isto pode ser conseguido se a BS alocar a porta de antena DMRS com o menor índice para a camada com a melhor qualidade, que é reportada pelo UE. Ao fazê-lo, neste caso, a BS não precisa informar explicitamente o UE da porta de antena DMRS para a qual a porta de antena PTRS é mapeada.
[071] Entretanto, quando a BS transmite dois CWs para o UE, uma ou mais portas de antena DMRS podem ser definidas por CW. Por exemplo, no caso de rank = 7, CW # 0 pode ter portas de antena DMRS # 0, # 1 e # 2, e CW # 1 pode ter portas de antena DMRS # 3, # 4, # 5 e # 6. Se a porta PTRS é mapeada para uma porta de antena DMRS com o menor índice, independentemente do MCS de cada CW, o problema a seguir pode ocorrer. Por exemplo, de acordo com este esquema de mapeamento, se o MCS de CW # 0 for menor que o de CW # 1, a porta de antena PTRS é mapeada para uma porta de antena DMRS com um baixo MCS. Para superar esse problema, a porta de antena PTRS deve ser mapeada para uma porta de antena DMRS com o menor índice em um grupo de portas de antena DMRS com um alto MCS.
[072] Por exemplo, supondo que o UE relate a coluna # 3 de CW # 0, a BS pode alternar entre a localização da terceira coluna e a localização da primeira coluna. Em outras palavras, uma porta de antena DMRS correspondente à primeira pré- codificação pode ter a melhor qualidade. Portanto, a BS pode mapear a porta de antena PTRS para a porta DMRS correspondente à primeira coluna (pré-codificação) em todos os momentos. Neste caso, a BS não precisa informar o UE da porta de antena DMRS para a qual a porta de antena PTRS é mapeada.
[073] Posteriormente, o UE pode receber o PTRS com base na porta de antena DMRS determinada [S230].
[074] As figuras 3 e 4 ilustram um método para mapear portas PTRS para portas DMRS.
[075] Com referência à figura 3, em um CW, um PTRS pode estar associado a uma porta de antena DMRS com o menor índice em um grupo de portas de antenas DMRS. Por exemplo, na figura 3, se o grupo de portas de antenas DMRS for composto por portas de antenas DMRS # 0, # 1 e # 2, a porta de antena PTRS pode estar associada à porta de antena DMRS # 0. No entanto, quando dois CWs são aplicados como descrito acima, uma porta DMRS na qual o PTRS precisa ser mapeado deve ser determinada. Por exemplo, assume-se que o primeiro CW (CW # 0) corresponde às portas DMRS {# 0, # 1} e o segundo CW (CW # 1) corresponde às portas DMRS {# 2, # 3, # 4}. Neste caso, por exemplo, se o PTRS for mapeado para uma porta de antena DMRS pertencente a um CW com um MCS mais alto, espera-se que o desempenho seja melhorado. Em outras palavras, o PTRS precisa ser combinado com a porta de antena DMRS pertencente ao CW, o MCS mais alto. Neste caso, a BS (por exemplo, gNB) pode selecionar um CW que pode ser mapeado para a base de PTRS no CQI reportado pelo UE. Nesse caso, ganhos adicionais podem ser determinados de acordo com a Equação 1, considerando-se a melhoria do desempenho do CPE.
[076] [Equação 1]
[077] Ganho adicional = 1,8 dB X CQI diferença CQI entre dois CWs
[078] Neste caso, como outro exemplo, dois CWs podem ser usados como mostrado na figura 4. Neste caso, por exemplo, se um UE é alocado na classificação 5 ou mais, dois CWs podem ser usados. Neste momento, um PTRS pode estar associado a uma porta de antena DMRS com o menor índice em um CW com o maior MCS.
[079] Por exemplo, referindo-se figura 4, o primeiro CW (CW # 0) pode ser combinado com as portas da antena DMRS {# 0, # 1}, e o segundo CW (CW # 1) pode ser combinado com as portas da antena DMRS {# 2, # 3, # 4 }.
[080] Neste caso, o MCS do segundo CW é superior ao do primeiro CW (ou quando o CQI do segundo CW é maior do que o do primeiro CW), a porta do PTRS pode ser associada a uma antena DMRS porta com o menor índice no segundo CW. Ou seja, a porta PTRS pode estar associada à porta de antena DMRS # 2. Ao fazer isso, o desempenho da estimativa de CPE pode ser melhorado com base no PTRS sem qualquer sobrecarga de sinalização.
[081] Além disso, por exemplo, no caso de enlace descendente, o UE pode relatar a melhor camada em um CW específico. Neste caso, o UE seleciona uma camada correspondendo a uma CW com um CQI elevado para uma PTRS de ligação descendente e se comunica à BS através da camada selecionada, reduzindo assim os bits de reporte. Por exemplo, os bits de retorno das informações de controle da ligação ascendente (UCI) podem ser diminuídos de 3 bits para 2 bits.
[082] Além disso, no caso de ligação ascendente, o UE pode transmitir um PTRS de ligação ascendente para a BS através da melhor camada. A BS pode informar o UE de uma camada a ser usada para transmissão de PTRS de ligação ascendente através de DCI. Neste caso, se uma camada correspondente a um CW com um alto MCS for selecionada como descrito acima, o número de bits em um campo correspondente incluído no DCI pode ser reduzido. No entanto, a presente invenção não está limitada a isso.
[083] A figura 5 é um diagrama que ilustra a configuração de um equipamento de utilizador e uma estação base de acordo com uma forma de realização da presente invenção. Na figura 5, o equipamento de utilizador 100 e a estação de base 200 podem incluir unidades de radiofrequência (RF) 110 e 210, processadores 120 e 220 e memórias 130 e 230, respectivamente. Embora a figura 5 mostra um ambiente de comunicação 1 : 1 entre o equipamento de usuário 100 e a estação base 200, um ambiente de comunicação pode ser estabelecido entre uma série de equipamentos de usuário e uma estação base. Além disso, a configuração da estação base 200 mostrada na figura 5 pode ser aplicado a uma estação base de macro célula e a uma estação base de célula pequena.
[084] As unidades RF 110 e 210 podem incluir os transmissores 112 e 212 e os receptores 114 e 214, respectivamente. O transmissor 112 e o receptor 114 do equipamento de usuário 100 são configurados para transmitir e receber sinais de e para a estação base 200 e outros equipamentos de usuário, e o processador 120 é conectado funcionalmente ao transmissor 112 e ao receptor 114 para controlar os processos executados no transmissor 112 e no receptor 114 para transmitir e receber sinais para e de outros dispositivos. O processador 120 processa um sinal a ser transmitido, envia o sinal processado para o transmissor 112 e processa um sinal recebido pelo receptor 114.
[085] Se necessário, o processador 120 pode armazenar informações incluídas em uma mensagem trocada na memória 130. Devido a esta estrutura, o equipamento de usuário 100 pode realizar os métodos descritos em várias modalidades da presente invenção.
[086] O transmissor 212 e o receptor 214 da estação base 200 são configurados para transmitir e receber sinais de e para outra estação base e equipamentos de usuário, e o processador 220 é conectado funcionalmente ao transmissor 212 e o receptor 214 para controlar processos realizado no transmissor 212 e no receptor 214 para transmitir e receber sinais para e de outros dispositivos. O processador 220 processa um sinal a ser transmitido, envia o sinal processado para o transmissor 212 e processa um sinal recebido pelo receptor 214. Se necessário, o processador 220 pode armazenar informações incluídas em uma mensagem trocada na memória 230. Devido a Nesta estrutura, a estação base 200 pode realizar os métodos descritos em várias formas de realização da presente invenção.
[087] Os processadores 120 e 220 do equipamento de usuário 100 e a estação de base 200 instruem (por exemplo, controlam, ajustam ou gerenciam) a operação do equipamento de usuário 100 e da estação de base 200, respectivamente. Os processadores 120 e 220 podem ser ligados às memórias 130 e 230 para armazenar código de programa e dados, respectivamente. As memórias 130 e 230 estão respectivamente ligadas aos processadores 120 e 220 de modo a armazenar sistemas operativos, aplicações e ficheiros gerais.
[088] Cada um dos processadores 120 e 220 da presente invenção pode ser chamado de um controlador, um microcontrolador, um microprocessador, um microcomputador, etc. Cada um dos processadores 120 e 220 pode ser implementado por hardware, firmware, software, ou qualquer combinação destes.
[089] Quando as formas de realização da presente invenção são implementadas por hardware, circuitos integrados de aplicação específica (ASICs), processadores de sinal digital (DSPs), dispositivos de processamento de sinal digital (DSPDs), dispositivos lógicos programáveis (PLDs), matrizes de portas programáveis em campo (FPGAs) e similares podem ser incluídos nos processadores 120 e 220.
[090] No caso da implementação por firmware ou software, um método de acordo com cada forma de realização da presente invenção pode ser implementado por módulos, procedimentos e / ou funções para executar as funções ou operações acima explicadas. O código do software pode ser armazenado em uma unidade de memória e ser executado por um processador. A unidade de memória pode ser fornecida dentro ou fora do processador para trocar dados com o processador através dos vários meios conhecidos do público.
[091] Como mencionado na descrição anterior, as descrições detalhadas para as formas de realização preferidas da presente invenção são fornecidas para ser implementados por aqueles qualificados na técnica. Embora a presente invenção tenha sido descrita e ilustrada aqui com referência às suas formas de realização preferidas, será evidente para os especialistas na técnica que podem ser feitas várias modificações e variações sem sair do espírito e âmbito da invenção. Por conseguinte, a presente invenção não é limitada pelas formas de realização aqui divulgadas, mas pretende dar um âmbito mais amplo que corresponde aos princípios e novas características aqui descritas. Além disso, embora a presente invenção tenha sido descrita com referência às suas formas de realização preferidas, será evidente para os especialistas na técnica que não apenas a invenção não está limitada às formas de realização específicas acima mencionadas, mas várias modificações podem ser feitas na presente invenção. invenção sem sair do espírito ou âmbito da invenção. Tais modificações não devem ser interpretadas individualmente a partir do espírito técnico e âmbito da presente invenção.
[092] Além disso, tanto uma invenção de aparelho quanto uma invenção de método são explicadas na presente especificação e, se necessário, a explicação de ambas as invenções pode ser aplicada de maneira complementar.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
[093] O método acima descrito pode ser aplicado não apenas ao sistema 3GPP, mas também a vários sistemas de comunicação sem fio, incluindo um sistema IEEE 802.16x e um sistema IEEE 802.11x. Além disso, o método proposto também pode ser aplicado a um sistema de comunicação mmWave usando banda de frequência ultra-alta.

Claims (17)

1. Método para operar um equipamento de usuário (UE) (100) em um sistema de comunicação sem fio, o método CARACTERIZADO por compreender: receber (S210) informações de esquema de modulação e codificação (MCS) para cada uma dentre duas palavras de código (codewords) de uma estação base (BS) (200); determinar (S220), com base nas informações MCS recebidas, uma porta de antena de sinal de referência de demodulação (DMRS), dentre uma pluralidade de portas de antena DMRS, para a qual uma porta de antena de sinal de referência de rastreamento de fase (PTRS) foi mapeada; e receber (S230) um PTRS através da porta de antena PTRS, em que, em um caso em que as duas palavras de código possuem um MCS diferente, a porta de antena PTRS foi mapeada para uma porta de antena DMRS com o menor índice entre uma ou mais portas de antena DMRS para uma palavra de código com o maior MCS dentre as duas palavras de código, e em que, em um caso em que as duas palavras de código possuem o mesmo MCS, a porta de antena PTRS foi mapeada para uma porta de antena DMRS com o menor índice dentre a pluralidade de portas de antena DMRS para as duas palavras de código.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que todas as portas de antena DMRS relacionadas às duas palavras de código pertencem a um grupo de portas de antena DMRS.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a porta de antena PTRS possui pelo menos um dos índices de subportadora configurados para a porta DMRS para a qual a porta de antena PTRS foi mapeada.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a porta de antena PTRS e a porta DMRS, para a qual a porta de antena PTRS foi mapeada, possuem a mesma pré-codificação.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de compreender ainda: transmitir (S120), para a BS (200), informações de qualidade de canal (CQI) para cada uma das duas palavras de código; e transmitir (S130), para a BS (200), informações sobre índice de camada de uma camada com a melhor qualidade de canal entre uma ou mais camadas incluídas em uma palavra de código com o maior CQI entre as duas palavras de código.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o UE (100) recebe (S230) o PTRS através da porta de antena PTRS, com base na determinação.
7. Equipamento de usuário (UE) (100) operando em um sistema de comunicação sem fio, o UE (100) CARACTERIZADO pelo fato de compreender: um transmissor (112); um receptor (114); pelo menos um processador (120); e pelo menos uma memória de computador (130) conectável operacionalmente ao pelo menos um processador (120) e armazenando instruções que, quando executadas pelo pelo menos um processador (120), executa operações compreendendo: receber (S210) informações de esquema de modulação e codificação (MCS) para cada uma dentre duas palavras de código de uma estação base (BS) (200); determinar (S220), com base nas informações MCS recebidas, uma porta de antena de sinal de referência de demodulação (DMRS), dentre uma pluralidade de portas de antena DMRS, para a qual uma porta de antena de sinal de referência de rastreamento de fase (PTRS) foi mapeada; e receber (S230) um PTRS através da porta de antena PTRS com base na determinação, em que, em um caso em que as duas palavras de código possuem um MCS diferente, a porta de antena PTRS foi mapeada para uma porta de antena DMRS com o menor índice entre uma ou mais portas de antena DMRS para uma palavra de código com o maior MCS entre as duas palavras de código, e em que, em um caso em que as duas palavras de código possuem o mesmo MCS, a porta de antena PTRS foi mapeada para uma porta de antena DMRS com o menor índice entre a pluralidade de portas de antena DMRS para as duas palavras de código.
8. Equipamento de usuário (100), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que todas as portas de antena DMRS relacionadas às duas palavras de código pertencem a um grupo de portas de antena DMRS.
9. Equipamento de usuário (100), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que a porta de antena PTRS possui pelo menos um dos índices de subportadora configurados para a porta DMRS para a qual a porta de antena PTRS foi mapeada.
10. Equipamento de usuário (100), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que a porta de antena PTRS e a porta DMRS, para a qual a porta de antena PTRS foi mapeada, possuem a mesma pré-codificação.
11. Equipamento de usuário (100), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que as operações compreendem ainda: transmitir (S120), para a BS (200), informações de qualidade de canal (CQI) para cada uma das duas palavras de código; e transmitir (S130), para a BS (200), informações sobre índice de camada de uma camada com a melhor qualidade de canal entre uma ou mais camadas incluídas em uma palavra de código com o maior CQI entre as duas palavras de código.
12. Equipamento de usuário (100), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que o UE (100) recebe (S230) o PTRS através da porta de antena PTRS, com base na determinação.
13. Estação base (BS) (200) que opera em um sistema de comunicação sem fio, a BS (200) CARACTERIZADA pelo fato de que compreende: um transmissor (212); um receptor (214); pelo menos um processador (220); e pelo menos uma memória de computador (230) conectável operacionalmente ao pelo menos um processador (220) e armazenando instruções que, quando executadas pelo pelo menos um processador (220), executa operações compreendendo: transmitir, para um equipamento de usuário (UE) (100), informações de esquema de modulação e codificação (MCS) para cada uma dentre duas palavras de código; transmitir, para o UE (100), um sinal de referência de rastreamento de fase (PTRS) através de uma porta de antena PTRS; em que a porta de antena PTRS é mapeada para uma porta de antena de sinal de referência de demodulação (DMRS), dentre uma pluralidade de portas de antena DMRS, em que, em um caso em que as duas palavras de código possuem um MCS diferente, a porta de antena PTRS é mapeada para uma porta de antena DMRS com o menor índice entre uma ou mais portas de antena DMRS para uma palavra de código com o maior MCS entre as duas palavras de código, e em que, em um caso em que as duas palavras de código possuem o mesmo MCS, a porta de antena PTRS é mapeada para uma porta de antena DMRS com o menor índice dentre a pluralidade de portas de antena DMRS para as duas palavras de código.
14. Estação base (200), de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADA pelo fato de que todas as portas de antena DMRS relacionadas às duas palavras de código pertencem a um grupo de portas de antena DMRS.
15. Estação base (200), de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADA pelo fato de que a porta de antena PTRS possui pelo menos um dos índices de subportadora configurados para a porta DMRS para a qual a porta de antena PTRS é mapeada.
16. Estação base (200), de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADA pelo fato de que a porta de antena PTRS e a porta DMRS, para a qual a porta de antena PTRS é mapeada, possuem a mesma pré-codificação.
17. Estação base (200), de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADA pelo fato de que as operações compreendem ainda: receber, do UE (100), informações de qualidade de canal (CQI) para cada uma das duas palavras de código; e receber, do UE (100), informações sobre índice de camada de uma camada com a melhor qualidade de canal dentre uma ou mais camadas incluídas em uma palavra de código com o maior CQI entre as duas palavras de código.
BR112019007304-3A 2017-03-25 2018-03-23 Método, equipamento de usuário e estação base para recepção de ptrs para cancelamento de fase de ruído no sistema de comunicação sem fio BR112019007304B1 (pt)

Applications Claiming Priority (9)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201762476744P 2017-03-25 2017-03-25
US62/476,744 2017-03-25
US201762520666P 2017-06-16 2017-06-16
US62/520,666 2017-06-16
US201762525775P 2017-06-28 2017-06-28
US62/525,775 2017-06-28
US201762531299P 2017-07-11 2017-07-11
US62/531,299 2017-07-11
PCT/KR2018/003455 WO2018182242A2 (ko) 2017-03-25 2018-03-23 무선 통신 시스템에서 위상 잡음 제거를 위한 ptrs 수신 방법 및 그 장치

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019007304A2 BR112019007304A2 (pt) 2019-07-02
BR112019007304B1 true BR112019007304B1 (pt) 2023-08-29

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11476879B2 (en) Method and device for receiving PTRS for cancelling phase noise in wireless communication system
US20240137186A1 (en) Terminal, communication method, base station, and system
US20220116183A1 (en) Harq ack for multi-pdcch scheduled pdsch transmission over multiple transmission reception points
US20220312452A1 (en) Rate matching for non-coherent joint-transmission with dynamic spectrum sharing
BR112019019372A2 (pt) terminal e método de radiocomunicação
US11881968B2 (en) User terminal and radio communication method
US11489643B2 (en) Apparatus and methods for communicating configuration information over a radio resource channel
JP7013382B2 (ja) 端末、無線通信方法、基地局及びシステム
BR112019018970A2 (pt) terminal de usuário e método de radiocomunicação
US11470597B2 (en) Configured grants in time division duplex communications
US20210250206A1 (en) Information Receiving Method and Apparatus and Information Sending Method and Apparatus
US11510252B2 (en) Terminal, radio communication method, base station, and system
KR20220097490A (ko) Ptrs-dmrs 포트 연관
US20200413362A1 (en) User terminal and radio communication method
JP2023526813A (ja) 複数のtrpにわたる単一のcoresetに基づいたpdcchのダイバーシティ
BR112020016012A2 (pt) Terminal, método de radiocomunicação para um terminal e estação base
US11012127B2 (en) Apparatus and radio communication method
EP4224912A1 (en) Terminal, radio communication method, and base station
ES2910141T3 (es) Realimentación de estado de canal con alternativas de selección de red
BR112019007304B1 (pt) Método, equipamento de usuário e estação base para recepção de ptrs para cancelamento de fase de ruído no sistema de comunicação sem fio
US20230318676A1 (en) Terminal, radio communication method, and base station
CN110506434A (zh) 用户终端以及无线通信方法
WO2021071411A1 (en) Multi-layer sci transmission
EP4052403A1 (en) Sharing of sounding reference signals (srs) resources between new radio and long term evolution
WO2023031853A1 (en) Framework for simultaneous multi-panel uplink transmission