BR112019004866B1 - Conjunto de recipiente para reter partes de recipiente farmacêutico aninhadas, sistema para carregar recipientes farmacêuticos aninhados com uma substância fluida farmacêutica, e, método para remover em um ambiente esterilizável uma cobertura de uma cuba vedada com a cobertura - Google Patents

Conjunto de recipiente para reter partes de recipiente farmacêutico aninhadas, sistema para carregar recipientes farmacêuticos aninhados com uma substância fluida farmacêutica, e, método para remover em um ambiente esterilizável uma cobertura de uma cuba vedada com a cobertura Download PDF

Info

Publication number
BR112019004866B1
BR112019004866B1 BR112019004866-9A BR112019004866A BR112019004866B1 BR 112019004866 B1 BR112019004866 B1 BR 112019004866B1 BR 112019004866 A BR112019004866 A BR 112019004866A BR 112019004866 B1 BR112019004866 B1 BR 112019004866B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
container
cover
nest
pharmaceutical
rotary stage
Prior art date
Application number
BR112019004866-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019004866A2 (pt
Inventor
Juvenal Naing
Yakov Gofman
Marcin Cichy
John Senger
Carlos Alberto Diaz Guerrero
Original Assignee
Vanrx Pharmasystems Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US15/264,554 external-priority patent/US20180072446A1/en
Priority claimed from US15/465,516 external-priority patent/US10524980B2/en
Priority claimed from US15/647,633 external-priority patent/US10710758B2/en
Application filed by Vanrx Pharmasystems Inc filed Critical Vanrx Pharmasystems Inc
Priority to BR122022026476-0A priority Critical patent/BR122022026476B1/pt
Priority claimed from PCT/CA2017/051071 external-priority patent/WO2018049516A1/en
Publication of BR112019004866A2 publication Critical patent/BR112019004866A2/pt
Publication of BR112019004866B1 publication Critical patent/BR112019004866B1/pt

Links

Abstract

O sistema da invenção envolve monitorar e controlar em um ambiente esterilizável o descascamento de uma cobertura de uma cuba vedada pela cobertura. O sistema e método associado empregam uma plataforma que tem uma estrutura de localização de fonte fiducial para reter a cuba, uma estação de remoção de cobertura disposta para engatar com a cobertura e para descascar a cobertura da cuba. O conjunto de recipiente para reter partes de recipiente farmacêutico aninhadas compreende um fundo, um rebordo superior que fornece uma superfície de vedação superior horizontal que tem um contorno periférico, e paredes laterais localizadas entre o fundo e o rebordo superior, uma cobertura de recipiente descascável que consiste em uma folha de material flexível vedada na superfície de vedação do rebordo superior do recipiente retangular para vedar o conteúdo do recipiente e um acessório de remoção de cobertura na cobertura de recipiente.

Description

Antecedentes da invenção Campo da invenção
[001] Esta presente invenção refere-se ao campo médico conforme exemplificado em A61 de classe IPC e mais particularmente ao aparelho e métodos associados para esterilização, e manuseio esterilizado, de materiais e recipientes farmacêuticos para produtos farmacêuticos, que incluem colocar produtos farmacêuticos na forma para administração em pacientes veterinários ou médicos. Em um aspecto, se refere à operação programada e automática de tal aparelho.
Antecedentes
[002] A matéria de carregamento de produtos farmacêuticos em recipientes farmacêuticos é um aspecto principal da indústria farmacêutica. A matéria é altamente controlada por várias entidades governamentais e oficiais em vários países. Tecnologicamente, a matéria é um desafio visto que os produtos farmacêuticos necessitam ser carregados nos recipientes sob condições assépticas muito restritas. Procedimentos muito específicos são especificados para essa tarefa em um grau que torna o manuseio de produtos farmacêuticos profundamente diferente do manuseio de qualquer outro produto industrial, incluindo especificamente semicondutores, que também demandam condições ambientais extremas e consistentes. De fato, os paralelos entre o manuseio de semicondutores em "laboratórios limpos" de semicondutor e o manuseio de produtos farmacêuticos em isoladores assépticos são superficiais. Os mesmos compartilham o uso de tais "laboratórios limpos", porém, não há exigência asséptica inerente associada à fabricação de semicondutor.
[003] O carregamento de recipientes farmacêuticos com produtos farmacêuticos fluidos exige especificamente o manuseio asséptico tanto dos recipientes quanto do próprio fluido farmacêutico. Isso resulta em mecanismos e procedimentos complexos, em que vários desses podem ser automáticos em um grau ou outro. Por vezes, o equipamento de produção para manuseio de fluido farmacêutico é grande e caro. Isso cria um problema para operações menores, particularmente na produção em pequena escala e ambientes em desenvolvimento. Conforme o campo se desenvolveu, a necessidade de equipamento menor e mais compacto, particularmente no carregamento e composição de produtos farmacêuticos fluidos, se tornou evidente.
[004] A técnica anterior é tipicamente caracterizada pelo uso de bacias vibratórias e escapamentos. Diversos sistemas da técnica anterior também empregam o uso de luvas pelo operador para acessar o interior da câmara.
Sumário da invenção
[005] Em um aspecto geral, a invenção apresenta um método para carregar recipientes farmacêuticos aninhados com uma substância fluida farmacêutica, tal como um líquido, solução ou suspensão que tem propriedades terapêuticas. O método inclui fornecer um sistema de carregamento que compreende uma câmara esterilizável que tem capacidade para manter uma condição asséptica, em que a câmara compreende uma estação de carregamento e um estágio rotatório plano que tem uma estrutura de localização fiducial de destino que inclui superfícies de restrição. O método também inclui transferir para a câmara pelo menos uma cuba de recipiente vedada por uma cobertura de cuba de recipiente e que contém um ninho de recipiente que suporta uma pluralidade de recipientes farmacêuticos, vedar assepticamente a câmara e estabelecer uma condição asséptica dentro da câmara. O ninho de recipiente que suporta a pluralidade de recipientes farmacêuticos é transferido para a estrutura de localização fiducial de destino, de modo que o ninho de recipiente seja mantido no lugar pelas superfícies de restrição e a substância fluida farmacêutica seja distribuída em pelo menos uma porção dentre a pluralidade de recipientes farmacêuticos operando-se tanto o estágio rotatório quanto a estação de carregamento.
[006] Em algumas modalidades a operação da estação de carregamento pode incluir rodar a estação de carregamento. A distribuição da substância fluida farmacêutica pode compreender distribuir a substância fluida farmacêutica em uma base iterativa e serial nos recipientes. Fornecer um sistema de carregamento pode compreender fornecer um aparelho de carregamento que compreende pelo menos uma estação de remoção de cobertura dentro da câmara, em que transferir para a estrutura de localização fiducial de destino o ninho de recipiente compreende remover a cobertura de cuba de recipiente da cuba de recipiente operando-se tanto o estágio rotatório quanto a pelo menos uma estação de remoção de cobertura. Operar a pelo menos uma estação de remoção de cobertura pode compreender rodar a pelo menos uma estação de remoção de cobertura. Fornecer o sistema de carregamento pode compreender fornecer dentro da câmara pelo menos uma estação de remoção de cobertura que tem uma ferramenta de engate, transferir para a câmara pelo menos uma cuba de recipiente pode compreender fixar à cobertura de cuba de recipiente um acessório de remoção de cobertura e operar a pelo menos uma estação de remoção de cobertura pode compreender engatar a ferramenta de engate com o acessório de remoção de cobertura.
[007] O método pode compreender, adicionalmente, transferir para a câmara uma cuba de encerramento de recipiente vedada por uma cobertura de cuba de encerramento de recipiente e conter pelo menos um ninho de encerramento de recipiente que suporta uma pluralidade de encerramentos de recipiente farmacêutico. O método pode compreender, adicionalmente, posicionar um dentre os ninhos de pelo menos um encerramento para alinhar encerramentos no pelo menos um ninho de encerramento com recipientes correspondentes no ninho de recipiente, transferir os ninhos de encerramentos e recipientes alinhados para a estação de pressionamento rodando-se o estágio rotatório e forçar os encerramentos nos recipientes correspondentes. Posicionar um dentre o pelo menos um ninho de encerramento pode compreender obter informações de imagem sobre o um dentre o pelo menos um ninho de encerramento, e posicionar o um dentre o pelo menos um ninho de encerramento com base nas informações de imagem.
[008] Posicionar um dentre o pelo menos um ninho de encerramento pode compreender aplicar um vácuo aos copos de sucção, levantar o ninho de encerramento de recipiente com os copos de sucção e operar o estágio rotatório. Transferir para a abertura de localização fiducial de destino o ninho de recipiente pode compreender aplicar um vácuo aos copos de sucção, levantar o ninho de recipiente com os copos de sucção e operar o estágio rotatório. Distribuir a substância fluida farmacêutica pode compreender operar de simultânea e/ou serialmente o estágio rotatório e a estação de carregamento, e remover a cobertura de cuba de recipiente pode compreender operar simultânea e/ou serialmente o estágio rotatório e a pelo menos uma estação de remoção de cobertura.
[009] Em outro aspecto geral, a invenção apresenta um sistema para carregar recipientes farmacêuticos aninhados com uma substância fluida farmacêutica que compreende uma câmara esterilizável que tem capacidade para manter uma condição asséptica. A câmara inclui uma estação de carregamento e um estágio rotatório plano que tem um eixo geométrico de rotação do estágio rotatório e que compreende uma estrutura de localização fiducial de destino que inclui superfícies de restrição dispostas e conformadas para receber e reter um ninho de recipiente farmacêutico que suporta uma pluralidade de recipientes farmacêuticos.
[010] Em modalidades adicionais, a estação de carregamento pode compreender uma cabeça de distribuidor de produto fluido, em que a estação de carregamento é configurada para ser rotatória em torno de um eixo geométrico de rotação de estação de carregamento paralelo ao eixo geométrico de rotação do estágio rotatório para posicionar, em combinação com a rotação do estágio rotatório, a cabeça de distribuidor sobre qualquer um dentre a pluralidade de recipientes farmacêuticos retidos no ninho de recipiente na estrutura de localização fiducial de destino. A câmara pode compreender, adicionalmente, pelo menos uma estação de remoção de cobertura e o estágio rotatório pode compreender, adicionalmente, uma primeira estrutura de localização de fiducial de fonte que inclui superfícies de restrição dispostas e conformadas para receber e reter uma cuba de encerramento de recipiente farmacêutico vedada por uma cobertura de cuba de encerramento de recipiente e que contém pelo menos um ninho de encerramento de recipiente farmacêutico que suporta uma pluralidade de encerramentos de recipiente farmacêutico e pelo menos uma segunda abertura de localização fiducial de fonte disposta e conformada para receber e reter uma cuba de recipiente farmacêutico vedada por uma cobertura de cuba de recipiente e que contém um ninho de recipiente farmacêutico que suporta uma pluralidade de recipientes farmacêuticos.
[011] A pelo menos uma estação de remoção de cobertura pode estar disposta e configurada para ser rotatória em torno de um eixo geométrico de rotação de estação de remoção de cobertura paralelo ao eixo geométrico de rotação do estágio rotatório para remover, em combinação com a rotação do estágio rotatório, a cobertura de cuba de recipiente da pelo menos uma cuba de recipiente e a cobertura de cuba de encerramento de recipiente da cuba de encerramento de recipiente. Pelo menos uma estação de remoção de cobertura pode compreender uma ferramenta de engate disposta e configurada para engatar com acessórios de engate pré- fixados à cobertura de cuba de recipiente e à cobertura de cuba de encerramento de recipiente.
[012] O sistema pode compreender, adicionalmente, pelo menos uma câmera disposta para obter informações de imagem sobre pelo menos um dentre o ninho de recipiente e o ninho de encerramento, e um controlador, em que a câmara compreende adicionalmente pelo menos um sistema de coleta a vácuo que compreende copos de sucção dispostos para engatar com os ninhos de recipiente e os ninhos de encerramento de recipiente, sendo que o pelo menos um sistema de coleta a vácuo é configurado, em combinação com a rotação do estágio rotatório, para levantar um ninho de recipiente farmacêutico de uma cuba de recipiente farmacêutico retida em uma dentre a pelo menos uma segunda abertura de localização fiducial de fonte e para depositar o ninho de recipiente farmacêutico na abertura de localização fiducial de destino em combinação com rotação do estágio rotatório e para levantar um ninho de encerramento de recipiente farmacêutico de uma cuba de encerramento de recipiente farmacêutico retida na primeira abertura de localização fiducial de fonte e para depositar o ninho de encerramento de recipiente sobre o ninho de recipiente farmacêutico sob controle do controlador.
[013] O controlador pode ser operativo para instruir a pelo menos uma câmera a fornecer ao controlador as informações de imagem e o controlador pode ser operativo para controlar a rotação do estágio rotatório para colocar os encerramentos no ninho de encerramento em correspondência com recipientes no ninho de recipiente. O sistema pode compreender, adicionalmente, um sistema de pressionamento configurado para forçar os encerramentos nos recipientes correspondentes.
[014] O sistema pode compreender, adicionalmente, pelo menos uma estação de remoção de cobertura rotatória que tem um eixo geométrico de rotação de estação de remoção de cobertura paralelo ao eixo geométrico de rotação do estágio rotatório, pelo menos um sistema de coleta a vácuo para colocar o ninho de encerramento de recipiente no ninho de recipiente com encerramentos no ninho de encerramento em correspondência com recipientes no ninho de recipiente, e um sistema de pressionamento para forçar os encerramentos nos recipientes, em que a estação de carregamento é uma estação de carregamento rotatória que tem um eixo geométrico de rotação de estação de carregamento paralelo ao eixo geométrico de rotação do estágio rotatório e que compreende uma cabeça de distribuidor de produto fluido. O sistema pode compreender, adicionalmente, pelo menos uma câmera para obter informações de imagem de pelo menos um dentre o ninho de recipiente e o ninho de encerramento, e um controlador que compreende uma memória e um processador. O controlador pode ser operativo para instruir o estágio rotatório a rodar para posições angulares que são uma das predeterminadas e com base nas informações de imagem e a controlar a pelo menos uma estação de remoção de cobertura, a estação de carregamento, o pelo menos um sistema de coleta a vácuo e o sistema de pressionamento para operar em conjunto com o estágio rotatório.
[015] Em um aspecto geral adicional, a invenção apresenta um sistema para carregar recipientes farmacêuticos aninhados com uma substância fluida farmacêutica que inclui meios para estabelecer e manter uma condição asséptica em uma câmara, meios para restringir um ninho de recipiente que suporta uma pluralidade de recipientes farmacêuticos na câmara e meios para transferir um ninho de recipiente aos meios para restringir de uma cuba de recipiente na câmara. A mesma também inclui meios para rodar os meios para restringir na câmara; e meios para distribuir a substância fluida farmacêutica em pelo menos uma porção da pluralidade de recipientes farmacêuticos no ninho de recipiente enquanto o ninho de recipiente é restringido pelos meios para restringir.
[016] Em um aspecto adicional, um sistema é fornecido para carregar recipientes farmacêuticos aninhados com uma substância fluida farmacêutica, sendo que o sistema compreende uma câmara esterilizável que tem capacidade para manter uma condição asséptica, em que a câmara compreende: um estágio rotatório plano que tem um eixo geométrico de rotação do estágio rotatório, uma pluralidade de estruturas de localização posicionadas com relação ao estágio rotatório em posições diferentes ao redor do eixo geométrico de rotação do estágio rotatório, para reter ninhos de partes de recipiente farmacêutico nas posições diferentes ao redor do eixo geométrico de rotação do estágio rotatório e uma estação de carregamento de recipiente que tem uma cabeça de distribuição para carregar os recipientes enquanto são retidos em um ninho em uma das estruturas de localização. As estruturas de localização podem incluir superfícies associadas a uma primeira abertura de retenção de cuba no estágio rotatório para reter uma primeira cuba que contém pelo menos um ninho de recipientes, superfícies associadas a uma segunda abertura de retenção de cuba no estágio rotatório para reter uma segunda cuba que contém pelo menos um ninho de fechamentos e superfícies associadas a uma abertura de retenção de ninho de destino no estágio rotatório para reter pelo menos um ninho.
[017] A câmara pode compreender, adicionalmente, pelo menos um sistema de coleta a vácuo que compreende copos de sucção dispostos para engatar com o ninho de recipiente e ninho de encerramento de recipiente retido no estágio rotatório, sendo que o pelo menos um sistema de coleta a vácuo é configurado em combinação com a rotação do estágio rotatório para levantar um ninho de recipiente farmacêutico de uma cuba de recipiente farmacêutico e para depositar o ninho de recipiente farmacêutico na abertura de destino em combinação com a rotação do estágio rotatório e para levantar um ninho de encerramento de recipiente farmacêutico de uma cuba de encerramento de recipiente farmacêutico e para depositar o ninho de encerramento de recipiente sobre o ninho de recipiente farmacêutico.
[018] Pelo menos uma das estruturas de localização pode incluir uma estrutura de localização reconfigurável com uma ou mais superfícies de posicionamento ajustáveis para posicionar uma cuba com relação ao estágio rotatório. A estrutura de localização reconfigurável pode incluir pelo menos um par de um membro de parada reconfigurável e um membro de restrição dispostos opostos entre si através de uma abertura no estágio rotatório para posicionar precisamente em uma primeira posição predeterminada uma cuba que contém pelo menos um ninho. O membro de parada pode ser ajustável para parar a cuba na primeira posição predeterminada através de um ajuste rotatório e o membro de restrição pode estar disposto para restringir a cuba na primeira posição predeterminada.
[019] Pelo menos uma primeira dentre as estruturas de localização reconfiguráveis pode incluir um elemento de posicionamento rotatório que tem um eixo geométrico de rotação paralelo a um plano do estágio rotatório e inclui uma pluralidade de superfícies de posicionamento diferentes que são selecionáveis rodando-se o elemento de posicionamento rotatório. Pelo menos uma das estruturas de localização reconfiguráveis pode incluir um par de elementos de posicionamento rotatórios opostos, em que cada um tem um eixo geométrico de rotação paralelo a um plano do estágio rotatório e cada um pode incluir uma pluralidade de superfícies de posicionamento diferentes que são selecionáveis rodando-se os elementos de posicionamento rotatórios para acomodar diferentes larguras de ninho.
[020] Pelo menos uma dentre as estruturas de localização reconfiguráveis pode incluir pelo menos um primeiro par de elementos de posicionamento opostos que definem superfícies de posicionamento que se opõem ao longo de um primeiro eixo geométrico de posicionamento que é pelo menos geralmente paralelo a um plano do estágio rotatório e pelo menos um segundo par de elementos de posicionamento opostos que definem superfícies de posicionamento que se opõem ao longo de um segundo eixo geométrico de posicionamento que é pelo menos geralmente paralelo a um plano do estágio rotatório e pelo menos geralmente perpendicular ao primeiro eixo geométrico de posicionamento. O pelo menos um dentre os elementos de posicionamento em cada um dentre o primeiro e segundo pares de elementos de posicionamento pode incluir um elemento de posicionamento rotatório que tem um eixo geométrico de rotação paralelo a um plano do estágio rotatório e inclui uma pluralidade de superfícies de posicionamento diferentes.
[021] O sistema pode incluir, adicionalmente, um sistema de coleta a vácuo reconfigurável que compreende: um primeiro conjunto de copos de sucção dispostos em um primeiro padrão, um segundo conjunto de copos de sucção dispostos em um segundo padrão diferente do primeiro padrão e um mecanismo de seleção operativo para posicionar o primeiro conjunto de copos de sucção ou o segundo conjunto de copos de sucção para engatar com o pelo menos um primeiro dentre os ninhos de partes de recipiente farmacêutico enquanto é retido por uma dentre a pluralidade de estruturas de localização. O mecanismo de seleção do sistema de coleta a vácuo reconfigurável pode incluir um mecanismo rotatório operativo para posicionar o primeiro ou o segundo conjuntos de copos de sucção em uma posição de engate.
[022] O sistema pode incluir, adicionalmente, pelo menos uma estação de remoção de cobertura posicionada para remover coberturas de cubas que contêm pelo menos um ninho de materiais de embalagem farmacêutica retidos em uma das estruturas de localização. A pelo menos uma estação de remoção de cobertura pode ser rotatória em torno de um eixo geométrico de rotação de estação de remoção de cobertura paralelo ao eixo geométrico de rotação do estágio rotatório para remover as coberturas de cuba em combinação com rotação do estágio rotatório. A pelo menos uma estação de remoção de cobertura pode compreender uma ferramenta de engate disposta e configurada para engatar com um acessório de remoção de cobertura na cobertura de cuba.
[023] A estação de carregamento pode ser configurada para ser rotatória em torno de um eixo geométrico de rotação de estação de carregamento paralelo ao eixo geométrico de rotação do estágio rotatório para posicionar, em combinação com a rotação do estágio rotatório, a cabeça de distribuidor sobre qualquer um dentre a pluralidade de recipientes farmacêuticos retidos por uma dentre as estruturas de localização.
[024] O sistema pode compreender, adicionalmente, pelo menos uma câmera disposta para obter informações de imagem sobre pelo menos um dentre os ninhos de partes de recipiente farmacêutico. O sistema pode compreender, adicionalmente, um sistema de pressionamento configurado para forçar encerramentos aninhados em recipientes aninhados correspondentes.
[025] O sistema pode compreender, adicionalmente, pelo menos uma estação de remoção de cobertura rotatória que tem um eixo geométrico de rotação de estação de remoção de cobertura paralelo ao eixo geométrico de rotação do estágio rotatório, pelo menos um sistema de coleta a vácuo para colocar um ninho de encerramento de recipiente em um ninho de recipiente com encerramentos no ninho de encerramento em correspondência com recipientes no ninho de recipiente; um sistema de pressionamento para forçar os encerramentos nos recipientes; e em que a estação de carregamento é uma estação de carregamento rotatória que tem um eixo geométrico de rotação de estação de carregamento paralelo ao eixo geométrico de rotação do estágio rotatório e que compreende uma cabeça de distribuidor de produto fluido.
[026] O sistema pode compreender, adicionalmente, pelo menos uma câmera para obter informações de imagem de pelo menos um dentre o ninho de recipiente e o ninho de encerramento, um controlador que compreende uma memória e um processador, e em que o controlador é operativo para instruir o estágio rotatório a rodar para posições angulares que são uma das predeterminadas e com base nas informações de imagem e a controlar a pelo menos uma estação de remoção de cobertura, a estação de carregamento, o pelo menos um sistema de coleta a vácuo e o sistema de pressionamento para operar em conjunto com o estágio rotatório.
[027] Em outro aspecto, um sistema é fornecido para carregar recipientes farmacêuticos aninhados com uma substância fluida farmacêutica que compreende: meios para estabelecer e manter uma condição asséptica em uma câmara; meios para restringir um ninho de recipiente que suporta uma pluralidade de recipientes farmacêuticos na câmara; meios para transferir aos meios para restringir um ninho de recipiente de uma cuba de recipiente na câmara; meios para rodar os meios para restringir na câmara; e meios para distribuir a substância fluida farmacêutica em pelo menos uma porção da pluralidade de recipientes farmacêuticos no ninho de recipiente enquanto o ninho de recipiente é restringido pelos meios para restringir.
[028] Em um aspecto adicional, um método é fornecido para carregar recipientes farmacêuticos aninhados com uma substância fluida farmacêutica, sendo que o método compreende: fornecer um sistema de carregamento que compreende uma câmara esterilizável que tem capacidade para manter uma condição asséptica, sendo que a câmara compreende uma estação de carregamento e um estágio rotatório plano que tem uma estrutura de localização de destino; transferir para a câmara pelo menos uma cuba de recipiente vedada por uma cobertura de cuba de recipiente e que contém um ninho de recipiente que suporta uma pluralidade de recipientes farmacêuticos; vedar assepticamente a câmara; estabelecer uma condição asséptica dentro da câmara; transferir para a estrutura de localização de destino o ninho de recipiente que suporta a pluralidade de recipientes farmacêuticos, de modo que o ninho de recipiente seja mantido no lugar; e distribuir a substância fluida farmacêutica em pelo menos uma porção da pluralidade de recipientes farmacêuticos operando-se tanto o estágio rotatório quanto a estação de carregamento. A operação da estação de carregamento pode incluir rodar a estação de carregamento. A distribuição da substância fluida farmacêutica pode compreender distribuir a substância fluida farmacêutica em uma base iterativa e serial nos recipientes.
[029] O fornecimento de um sistema de carregamento pode compreender fornecer um aparelho de carregamento que compreende pelo menos uma estação de remoção de cobertura dentro da câmara e em que transferir para a estrutura de localização de destino a cuba de recipiente compreende remover a cobertura de cuba de recipiente da cuba de recipiente operando-se tanto o estágio rotatório quanto a pelo menos uma estação de remoção de cobertura. A operação da pelo menos uma estação de remoção de cobertura pode compreender rodar a pelo menos uma estação de remoção de cobertura. O fornecimento do sistema de carregamento pode compreender fornecer dentro da câmara pelo menos uma estação de remoção de cobertura que tem uma ferramenta de engate, em que transferir para a câmara pelo menos uma cuba de recipiente pode compreender fixar à cobertura de cuba de recipiente um acessório de remoção de cobertura; e em que a operação da pelo menos uma estação de remoção de cobertura compreende engatar a ferramenta de engate com o acessório de remoção de cobertura.
[030] O método pode compreender, adicionalmente, transferir para a câmara uma cuba de encerramento de recipiente vedada por uma cobertura de cuba de encerramento de recipiente e conter pelo menos um ninho de encerramento de recipiente que suporta uma pluralidade de encerramentos de recipiente farmacêutico. O método pode compreender, adicionalmente, posicionar um dentre os ninhos de pelo menos um encerramento para alinhar encerramentos no pelo menos um ninho de encerramento com recipientes correspondentes no ninho de recipiente; transferir os ninhos de encerramentos e recipientes alinhados para a estação de pressionamento rodando-se o estágio rotatório; e forçar os encerramentos nos recipientes correspondentes. O método pode incluir, adicionalmente, ajustar uma estrutura de localização de cuba para acomodar um tamanho da cuba de ninho de encerramento. O posicionamento de um dentre o pelo menos um ninho de encerramento pode compreender: obter informações de imagem sobre um dentre os ninhos de pelo menos um encerramento; e posicionar o um dentre os ninhos de pelo menos um encerramento com base nas informações de imagem. O posicionamento de um dentre o pelo menos um ninho de encerramento pode compreender: aplicar um vácuo aos copos de sucção; levantar o ninho de encerramento de recipiente com os copos de sucção; e operar o estágio rotatório.
[031] Transferir para a abertura de localização de destino o ninho de recipiente pode compreender: aplicar um vácuo aos copos de sucção; levantar o ninho de recipiente com os copos de sucção; e operar o estágio rotatório. O método pode incluir adicionalmente selecionar um dentre uma pluralidade de conjuntos de copos de sucção e em que a aplicação de um vácuo aos copos de sucção é realizada para o conjunto de copos de sucção selecionados. A seleção pode incluir girar um dentre uma pluralidade de conjuntos de copos de sucção na posição. O método pode incluir, adicionalmente, a estrutura de localização de destino para acomodar um tamanho do ninho de recipiente. O ajuste pode ser realizado em duas direções pelo menos geralmente ortogonais. O método pode incluir, adicionalmente, ajustar uma estrutura de localização de cuba para acomodar um tamanho da cuba de ninho de recipiente.
[032] Em outro aspecto geral, a invenção apresenta um conjunto de recipiente para reter partes de recipiente farmacêutico aninhadas. A mesma inclui um recipiente que compreende um fundo, um rebordo superior que fornece uma superfície de vedação superior horizontal que tem um contorno periférico e paredes laterais localizadas entre o fundo e o rebordo superior. A mesma também inclui uma cobertura de recipiente descascável que consiste em uma folha de material flexível vedada na superfície de vedação do rebordo superior do recipiente retangular para vedar o conteúdo do recipiente e um acessório de remoção de cobertura na cobertura de recipiente.
[033] A cobertura de recipiente descascável vedada pode incluir uma porção que se estende para fora do contorno periférico da superfície de vedação superior do recipiente e o acessório de remoção de cobertura pode estar na porção da cobertura de recipiente descascável que se estende para fora do contorno periférico da superfície de vedação superior do recipiente. O recipiente pode ser retangular e inclui quatro paredes laterais. O acessório de remoção de cobertura pode incluir um apetrecho para permitir que o mesmo seja engatado por uma ferramenta de engate. O acessório de remoção de cobertura pode incluir um apetrecho em formato de bola para permitir que o mesmo seja engatado por uma ferramenta de engate. A cobertura de recipiente descascável pode ser vedada a quente na superfície de vedação do rebordo superior do recipiente retangular para vedar o conteúdo do recipiente contra descontaminação. A cobertura de recipiente descascável pode ser vedada na superfície de vedação do rebordo superior do recipiente retangular para vedar o conteúdo do recipiente contra descontaminação com o uso de um agente químico. A cobertura de recipiente descascável pode ser vedada na superfície de vedação do rebordo superior do recipiente retangular para vedar o conteúdo do recipiente contra descontaminação com o uso de uma radiação. A cobertura de recipiente descascável pode ser vedada na superfície de vedação do rebordo superior do recipiente retangular para vedar o conteúdo do recipiente contra descontaminação com o uso de plasma. A cobertura descascável pode ser produzida a partir de um material plástico. A cobertura descascável pode ser produzida a partir de uma folha metálica laminada impermeável. A cobertura descascável pode ser produzida a partir de uma membrana polimérica. O acessório de remoção de cobertura pode ser preso a uma porção da cobertura de recipiente descascável que se estende para fora do contorno periférico da superfície de vedação superior do recipiente. O recipiente vedado pode reter encerramentos ou recipientes farmacêuticos esterilizados.
[034] Em um aspecto adicional, é fornecido um método para remover em um invólucro de ambiente controlado uma cobertura de recipiente de um recipiente vedado, em que o recipiente vedado é vedado pela cobertura de recipiente, em que o método compreende: dotar o recipiente no invólucro de ambiente controlado da cobertura vedada para uma superfície de vedação de um rebordo do recipiente para vedar os conteúdos do recipiente contra descontaminação, em que a cobertura tem um acessório de remoção de cobertura, descontaminar o recipiente vedado no invólucro de ambiente controlado, engatar o acessório de remoção de cobertura com uma ferramenta de engate, e remover a cobertura do recipiente com o uso da ferramenta de engate. O engate pode engatar o acessório de remoção de cobertura com uma ferramenta de engate em formato de garfo. O engate pode engatar um apetrecho em formato de esfera no acessório de remoção de cobertura.
[035] O fornecimento pode incluir fornecer recipientes ou encerramentos farmacêuticos esterilizados no recipiente vedado antes da descontaminação. A fixação pode ocorrer antes do recipiente estar no invólucro de ambiente controlado. A descontaminação do recipiente vedado no invólucro de ambiente controlado pode ocorrer antes da remoção da cobertura. A remoção da cobertura pode incluir mover a ferramenta de engate com relação ao recipiente. A remoção da cobertura pode incluir mover tanto o recipiente quanto a ferramenta de engate. O método pode compreender adicionalmente fixar o acessório de remoção de cobertura à cobertura antes de fornecer o recipiente no invólucro de ambiente controlado.
[036] Em um aspecto adicional, é fornecido um método para remover em um ambiente esterilizável uma cobertura de uma cuba vedada com a cobertura, em que o método compreende: fornecer uma câmara esterilizável que tem capacidade para manter uma condição asséptica; reter na câmara uma cuba vedada com uma cobertura destacável, em que a cuba e a cobertura têm pluralidades correspondentes de cantos; iluminar uma ou mais zonas de monitoramento de descascamento próximas à estação de remoção de cobertura com luz a partir de pelo menos uma fonte de luz; descascar a cobertura a partir de um dentre a pluralidade de cantos da cuba; medir uma primeira intensidade de luz da iluminação em uma dentre as zonas de monitoramento de descascamento próximas a e que não sobrepõe substancialmente a cuba e após pelo menos uma porção do descascamento; avaliar uma situação atual do descascamento da cobertura da cuba com base na primeira intensidade de luz; e fornecer uma indicação da situação atual avaliada. A medição de uma primeira intensidade de luz pode compreender medir uma primeira intensidade de luz da fonte de luz difusamente refletida a partir da uma dentre as zonas de monitoramento de descascamento.
[037] O método pode compreender adicionalmente decidir uma próxima etapa no processo de remoção com base na situação atual do descascamento. A avaliação de uma situação atual do descascamento da cobertura do um dentre a pluralidade de cantos da cuba pode compreender comparar a primeira intensidade de luz com um primeiro valor de intensidade de luz predeterminado. A avaliação de uma situação atual do descascamento da cobertura do um dentre a pluralidade de cantos da cuba pode compreender detectar a cobertura que bloqueia luz da iluminação na uma dentre as zonas de monitoramento de descascamento.
[038] O método pode compreender adicionalmente, se o um dentre a pluralidade de cantos da cuba for o último da pluralidade de cantos a ser descascado, desafixar a cobertura completamente da cuba; medir uma última intensidade de luz da iluminação na uma dentre as zonas de monitoramento de descascamento; e avaliar a desafixação da cobertura da cuba com base na última intensidade de luz e na primeira intensidade de luz. A avaliação da desafixação da cobertura da cuba pode compreender comparar a última intensidade de luz com um último valor de intensidade de luz predeterminado. A medição da última intensidade de luz pode compreender medir luz da fonte de luz difusamente refletida a partir da uma dentre as zonas de monitoramento de descascamento.
[039] As zonas de monitoramento de descascamento podem estar em uma plataforma móvel e o descascar a cobertura do um dentre a pluralidade de cantos da cuba pode compreender mover a plataforma. O fornecimento da câmara esterilizável pode compreender fornecer uma câmara esterilizável que compreende um plano de estágio rotatório que tem uma estrutura de localização de fonte para realizar a retenção da cuba, e o descascamento da cobertura do um dentre a pluralidade de cantos da cuba pode compreender girar o plano de estágio rotatório. O fornecimento da câmara esterilizável pode compreender fornecer uma plataforma móvel que tem uma estrutura de localização de fonte para realizara a retenção da cuba, e o descascamento da cobertura do um dentre a pluralidade de cantos da cuba pode compreender mover a plataforma.
[040] O fornecimento da câmara pode compreender fornecer uma estação de remoção de cobertura que compreende uma ferramenta de engate e o descascamento pode compreender: fixar um acessório de cobertura removível à cuba cobertura antes de colocar a cuba na estrutura de localização de fonte; engatar o acessório de cobertura removível com a ferramenta de engate; e mover a ferramenta de engate. O fornecimento da câmara esterilizável pode compreender fornecer uma câmara esterilizável que compreende um plano de estágio rotatório que tem uma estrutura de localização de fonte para realizar a retenção da cuba, e o descascamento da cobertura do um dentre a pluralidade de cantos da cuba pode compreender girar o plano de estágio rotatório.
[041] Em um aspecto adicional, é fornecido um sistema para monitorar e controlar automaticamente a remoção em um ambiente esterilizável de uma cobertura vedada para uma cuba, em que a cuba e a cobertura têm pluralidades correspondentes de cantos, em que o sistema compreende: uma câmara esterilizável que tem capacidade para manter uma condição asséptica, em que a câmara compreende: uma estrutura de localização de fonte disposta para reter a cuba em uma posição fixa, uma estação de remoção de cobertura disposta para engatar com a cobertura e descascar a cobertura da cuba, uma superfície de monitoramento de descascamento posicionada próxima à estação de remoção de cobertura, uma ou mais fontes de luz dispostas para iluminar pelo menos a porção do superfície de monitoramento de descascamento, e um ou mais sensores de luz sensíveis à luz da fonte de luz e dispostos para, preferencialmente, coletar e medir luz difusamente refletida a partir da porção iluminada do superfície de monitoramento de descascamento. O sistema pode compreender adicionalmente um controlador em comunicação com a estação de remoção de cobertura, a fonte de luz e o sensor de luz. A fonte de luz pode ser uma fonte de luz infravermelha e o sensor pode ser um sensor de infravermelho.
[042] O controlador pode compreender uma memória e instruções de software que quando carregadas na memória e executadas pelo controlador fazem com ao controlador operar a estação de remoção de cobertura, a fonte de luz e o sensor de luz. A superfície de monitoramento de descascamento pode ser parte de uma superfície de uma plataforma móvel; e as instruções de software quando carregadas na memória e executadas pelo controlador podem, adicionalmente, fazer com que o controlador tenha a capacidade para mover a plataforma. A plataforma móvel pode ser um plano de estágio rotatório que tem um eixo geométrico de rotação do estágio rotatório. Pelo menos uma dentre a estação de remoção de cobertura e a plataforma pode ser operável para descascar a cobertura de um dentre a pluralidade de cantos da cuba e mover uma porção descascada da cobertura em uma zona de monitoramento de descascamento, em que a zona de monitoramento de descascamento está dentro da porção iluminada da plataforma, próxima da cuba e que não sobrepõe substancialmente a cuba.
[043] O sensor pode ser configurável para medir uma primeira intensidade de luz da fonte de luz difusamente refletida a partir da zona de monitoramento de descascamento; e as instruções de software quando carregadas na memória e executadas pelo controlador podem, adicionalmente, permitir que o controlador: opere pelo menos uma dentre as fontes de luz e pelo menos um dentre os sensores para medir a primeira intensidade de luz imediatamente após a porção descascada da cobertura ter sido movida para a zona de monitoramento de descascamento; avaliar uma situação atual do descascamento da cobertura da cuba com base na primeira intensidade de luz; e determinar uma próxima etapa na remoção com base na situação atual do descascamento. Um primeiro valor de intensidade de luz predeterminado pode ser armazenado na memória e as instruções de software quando carregadas na memória e executadas pelo controlador podem, adicionalmente, permitir que o controlador avalie uma situação atual do descascamento da cobertura da cuba comparando-se a primeira intensidade de luz com o primeiro valor de intensidade de luz predeterminado.
[044] Se a primeira dentre uma pluralidade de cantos da cuba for o último dentre a pluralidade de cantos que são descascados as instruções de software quando carregadas na memória e executadas pelo controlador podem, adicionalmente, permitir ao controlador: operar pelo menos uma dentre a estação de remoção de cobertura e a plataforma para desafixar a cobertura completamente da cuba; operar pelo menos uma dentre as fontes de luz e pelo menos um dentre os sensores para medir uma última intensidade de luz da fonte de luz difusamente refletida a partir da zona de monitoramento de descascamento; e avaliar a desafixação da cobertura da cuba com base na última intensidade de luz e na primeira intensidade de luz. Um último valor de intensidade de luz predeterminado pode ser armazenado na memória; e as instruções de software quando carregadas na memória e executadas pelo controlador podem, adicionalmente, permitir que o controlador avalie a desafixação da cobertura da cuba comparando-se a última intensidade de luz com o último valor de intensidade de luz predeterminado.
[045] Sistemas e métodos, de acordo com a invenção, não precisam empregar bacias vibratórias ou escapamentos. Nem tais sistemas ou método exigem luvas. Sistemas e métodos, de acordo com a invenção, podem, portanto, abordar necessidade de compactação, carregamento em escala pequena e composição de produtos farmacêuticos fluidos.
Breve descrição dos desenhos
[046] Os recursos e objetivos da presente invenção mencionados acima, entre outros, e a maneira de alcançar os mesmos se tornarão mais evidentes e a invenção em si será mais bem entendida por meio de referência à seguinte descrição de uma modalidade da invenção tomada em combinação com os desenhos anexos, em que:
[047] A Figura 1A é um desenho de um aparelho para carregar recipientes farmacêuticos com um produto fluido farmacêutico. Para fins de clareza, algumas superfícies são mostradas na forma recortada e outras são mostradas como transparentes.
[048] A Figura 1B é uma vista em plano de uma câmara do aparelho da Figura 1A.
[049] A Figura 1C mostra um estágio rotatório do aparelho da Figura 1A e da Figura 1B.
[050] A Figura 1D mostra uma vista lateral de uma porção do aparelho da Figura 1A e da Figura 1B.
[051] A Figura 1E mostra uma cobertura de cuba de recipiente farmacêutica repousada no estágio rotatório da Figura 1A a Figura 1D que é removido.
[052] A Figura 1F mostra recipientes farmacêuticos que são carregados com uma substância fluida farmacêutica no aparelho da Figura 1A a Figura 1E.
[053] A Figura 1G fornece uma vista mais detalhada dos componentes de remoção de cobertura do aparelho da Figura 1A, da Figura 1B e da Figura 1E.
[054] A Figura 2A e a Figura 2B formam juntamente um desenho de um fluxograma para um método de carregar assepticamente recipientes farmacêuticos com uma substância fluida farmacêutica em um ambiente espacialmente restrito.
[055] A Figura 3A é um desenho de subsistemas de outra modalidade de um aparelho para carregar recipientes farmacêuticos com um produto fluido farmacêutico.
[056] A Figura 3B mostra uma porção da Figura 3A em maiores detalhes.
[057] A Figura 4A é um desenho de subsistemas de uma modalidade adicional de um aparelho para carregar recipientes farmacêuticos com um produto fluido farmacêutico.
[058] A Figura 4B mostra uma porção da Figura 4A em maiores detalhes.
[059] A Figura 5A é um desenho de subsistemas de ainda uma modalidade adicional de um aparelho para carregar recipientes farmacêuticos com um produto fluido farmacêutico.
[060] A Figura 5B mostra uma porção da Figura 5A em maiores detalhes.
[061] A Figura 6 mostra um fluxograma de um método adicional para carregar recipientes farmacêuticos aninhados com uma substância fluida farmacêutica.
[062] A Figura 7 é um desenho do aparelho da Figura 1A a 1G adicionalmente equipado com uma fonte de luz e um sensor adicional.
[063] A Figura 8A a 8D é um conjunto de desenhos que mostra o descascamento no sistema da Figura 7 de uma cobertura de uma cuba vedada pela cobertura em conjunto com o uso da fonte de luz e do sensor adicional para monitorar e controlar o descascamento da cobertura.
[064] A Figura 9 mostra um fluxograma que fornece maiores detalhes da etapa de descascamento do fluxograma na Figura 2A conforme realizado com o uso do sistema da Figura 7 e da Figura 8A a 8D.
[065] Os caracteres de referência correspondentes indicam partes correspondentes ao longo das várias vistas. Embora os desenhos representem modalidades da presente invenção, os desenhos não estão necessariamente em escala e certos recursos podem ser exagerados para mais bem ilustrar e explicar a presente invenção. Os fluxogramas também são representativos por natureza, e as modalidades reais da invenção podem incluir recursos ou etapas adicionais não mostrados nos desenhos. As exemplificações apresentadas no presente documento ilustram modalidades da invenção, em uma ou mais formas, e tais exemplificações não devem ser interpretadas como limitantes do escopo da invenção de nenhuma maneira.
Descrição detalhada
[066] As modalidades reveladas abaixo são ilustrativas e não se destinam a serem exaustivas ou limitar a invenção à forma precisa revelada na seguinte descrição detalhada. Em vez disso, as modalidades são escolhidas e descritas de modo que outros versados na técnica possam utilizar seus ensinamentos.
[067] A presente invenção se refere a um aparelho e método para carregar recipientes farmacêuticos com uma substância fluida farmacêutica em um ambiente espacialmente restrito. Na Figura 1A, o sistema de carregamento 1000 compreende câmara vedável 100 em comunicação com um ambiente, em que a câmara vedável 100 tem a capacidade para ter um ambiente asséptico estabelecido dentro de seu e capacidade para manter tal ambiente asséptico dentro de seu interior. O interior da câmara vedável 100 pode ser tornado asséptico por qualquer um ou mais dentre uma diversidade de tratamentos, incluindo, porém sem limitação, tratamento com um esterilizante, tal como vapor d'água, vapor de peróxido de hidrogênio, ozônio, dióxido de nitrogênio e óxido de etileno. As estruturas e os mecanismos para realizar tais etapas de esterilização são bem conhecidos na técnica e não são mostrados na Figura 1A.
[068] Câmaras 200 e 300 são separadas da câmara 100 por parede superior 110 e parede inferior 120 respectivamente, e não se exige que tenham a capacidade para manter ambientes assépticos dentro de seus interiores. A comunicação da câmara 100 com o ambiente pode ser por meio de entrada de acesso assepticamente vedável adequada 102, esquematicamente mostrada em contorno pontilhado na Figura 1A. Entradas e portas vedáveis adequadas são bem conhecidas na técnica e serão tratadas posteriormente neste relatório descritivo. O ambiente pode ser, por exemplo, uma sala limpa adaptada para o manuseio de produtos farmacêuticos durante a produção. Visto que o espaço é importante em tais ambientes limpos espacialmente restritos, há um mérito muito maior na redução da chamada "identificação" do equipamento a ser alojado no ambiente limpo.
[069] Os termos "asséptico" e "esterilizar" e seus derivados devem ser entendidos conforme o seguinte para os propósitos do presente relatório específico. Estabelecer uma condição asséptica no interior de uma câmara deve ser entendido como significando estabelecer tal condição ao longo de toda a atmosfera interna da câmara bem como em substancialmente todas as superfícies interiores expostas da câmara. Isso deve incluir as superfícies de todos os itens, recipientes, subsistemas e semelhantes expostos à atmosfera interior da câmara. Na medida em que fendas extremamente apertadas ou fendas microscópicas podem existir no interior da câmara, de modo que um gás ou vapor de esterilização pode não penetrar perfeitamente em tais regiões apertadas, por exemplo, o grau de esterilização em casos práticos pode não ser total. Isso é reconhecido tanto na indústria quanto nos padrões estabelecidos para a indústria. A ação de estabelecer uma condição asséptica dentro do interior da câmara e "esterilizar o interior da câmara" devem ter o mesmo significado neste relatório descrito.
[070] A introdução no interior de uma câmara com uma condição asséptica de um item do qual as superfícies não são adequadamente esterilizadas destrói a condição asséptica existente dentro da câmara. Por outro lado, a introdução de um item asséptico ou esterilizado em um interior de uma câmara que não tem uma condição asséptica dentro de tal interior não torna tal interior asséptico. De fato, o que isso faz é destruir a condição asséptica da superfície do item assim introduzido. De modo semelhante, introduzir ar filtrado, mesmo com todas as entidades biológicas filtradas, em uma câmara não esterilizada de forma alguma esteriliza a câmara ou torna a mesma asséptica a um grau aceitável na indústria farmacêutica. O motivo é que as superfícies interiores da câmara não são esterilizadas pela introdução de tal ar. O que é obtido é a contaminação do ar filtrado com espécies biológicas ativas residentes nas superfícies interiores da câmara não esterilizada.
[071] Com o propósito de esclarecimento e completude, também deve ser registrado que na técnica o termo "asséptico" algumas vezes também é usado em associação à introdução de fluidos farmacêuticos ao longo de tubos assépticos nos corpos dentro de câmaras controladas. Em tais casos, o termo na técnica se refere à condição dentro do tubo ou ao fato de que o fluido farmacêutico pode ser filtrado a um grau adequado. Isso de forma alguma esteriliza ou torna asséptico o interior da câmara em questão. A condição asséptica em tais casos é confinada ao interior do tubo que carrega a corrente farmacêutica. Tais correntes são frequentemente filtradas a um alto grau, mas tal filtração afeta apenas o interior do tubo particular e de forma alguma esteriliza o interior da câmara.
[072] Em alguns sistemas da técnica anterior, os recipientes introduzidos em uma câmara para os propósitos de serem carregados com um produto farmacêutico são orientados através de subsistemas de esterilização. Isso elimina espécies biológicas nos recipientes. Quando tais recipientes esterilizados são introduzidos na câmara a própria câmara não for asséptica os recipientes perdem suas condições assépticas visto que espécies biológicas contidas dentro da câmara se depositarão nos recipientes anteriormente assépticos.
[073] Deve ser destacado que salas limpas farmacêuticas ou semicondutoras de qualquer nível de qualidade, incluindo “Classe 100", "Classe 10" ou "Classe 1", mesmo quando se emprega capuzes de fluxo laminar e semelhantes ou qualquer qualidade de filtros de HEPA (Ar de Particulado de Alta Eficácia) ou filtros de ULPA (Ar de Particulado de Ultrabaixo), não constituem uma câmara asséptica devido ao fato de não terem um meio assegurável para tornar as superfícies da câmara asséptica estéreis ou assépticas. Os padrões para salas de limpeza existem tanto a partir do Governo Federal do Estados Unidos quanto da ISO (Organização Internacional de Normalização). Esses especificam em maiores detalhes os diferentes padrões do teor de particulado permitido de um volume cúbico de ar em tal instalação de sala limpa. Nenhum desses padrões aborda a matéria de espécies biológicas presentes nas superfícies na câmara asséptica. Isso serve para considerar que uma câmara não pode ser tornada asséptica pelo gerenciamento de sua atmosfera ou fluxo de ar apenas. Nem, por outro lado, a câmara pode ser tornada asséptica pela esterilização apenas das superfícies de seu interior.
[074] O texto "Guideline for Disinfection and Sterilization in healthcare Facilities, 2008" por Rutala et al. do Centro de Controle de Doenças lista um compêndio de mecanismos e métodos para esterilização. A preocupação neste relatório específico é especificamente com tais mecanismos para esterilização do interior de uma câmara; isto é, esterilizar tanto as superfícies interiores quanto a atmosfera dentro da câmara. Com as exigências determinadas, os métodos-base de vapor são mais adequados para a tarefa. Esses incluem, porém sem limitação, tratamento com vapor de água aquecida, vapor de peróxido de hidrogênio, ozônio, dióxido de nitrogênio, óxido de etileno, vapor de glutaraldeído ou outros gases e vapores de esterilização adequados. Em um método adequado apropriado para a presente invenção, a esterilização é realizada por meio de vapor de peróxido de hidrogênio que é, então, descarregado com o uso de ozônio antes da câmara ser empregada no carregamento de recipientes farmacêuticos.
[075] Os subsistemas do aparelho 1000 contidos na câmara vedável 100 serão agora descritos a partir da Figura 1A a Figura 1G. Devido à compacidade e densidade de componentes e subsistemas do aparelho 1000, determinados componentes e subsistemas são omitidos dos desenhos da Figura 1B a Figura 1G com propósito de clareza e o foco é colocado nos componentes e subsistemas mais relevantes para o texto de apoio neste relatório descritivo. O estágio rotatório planar 130 é completamente giratório em 360 graus em um plano horizontal paralelo à parede inferior 120 em torno do eixo geométrico de rotação do estágio rotatório 131 e pode ser elevado e abaixado por meio da alimentação atravessante de foles 190. O uso de alimentação atravessante de foles 190 permitem que a câmara 100 retenha sua condição asséptica durante o movimento do estágio rotatório 130. Um motor adequado e sistema de engrenagem 320 podem ser alojados dentro da câmara 300. Os motores, por exemplo, motores motriz de passo, bem como sistemas de engrenagem adequados para girar o estágio rotatório 130 com precisão angular e repetibilidade adequadas são bem conhecidas na técnica e não são adicionalmente discutidas neste relatório descritivo.
[076] Conforme mostrado na Figura 1C, pelo menos três aberturas de localização fiducial 132, 134, e 136 são fornecidos no estágio rotatório 130. Abertura de localização fiducial 132 é empregada para receber cubas de recipiente 530 que retêm recipientes esterilizados farmacêuticos 510 pré-embalados em um padrão predeterminado em ninhos de recipientes 500. Cubas de recipiente 530 são, tipicamente, retangulares de modo substancial e são vedadas com coberturas descascáveis 520. Os fornecedores de recipientes farmacêuticos fornecem seu produto nesse formato para usuários do aparelho do presente relatório específico. A abertura de localização fiducial 134 é empregada para receber cubas de encerramento de recipiente 630 que retêm encerramentos de recipientes esterilizados farmacêuticos 610 pré-embalados em um padrão predeterminado em ninhos de encerramento de recipiente 600. Cubas de encerramento de recipiente 630 são, tipicamente, retangulares de modo substancial e são vedadas com coberturas de cuba descascáveis não mostradas na Figura 1A a Figura 1G. As coberturas descascáveis de cubas 630 são funcionalmente idênticas a coberturas descascáveis 520. Os fornecedores de recipientes farmacêuticos fornecem seu produto nesse formato para usuários do aparelho do presente relatório específico. No interesse da compacidade do sistema 1000, os eixos geométricos retangulares de aberturas de localização 132, 134, e 136 podem ser orientados em ângulo com relação à direção radial do estágio rotatório 130 a fim de garantir um raio adequadamente pequeno para estágio rotatório 130.
[077] Os ninhos de recipientes 500 e os ninhos de encerramento de recipiente 600 adequados; as cubas de recipiente 530 e as cubas de encerramento de recipiente 630; e coberturas de cuba descascáveis 520 são descritos no Pedido de Patente publicado no U.S.2016-0200461, cujo relatório específico é incorporado em sua totalidade ao presente documento. Disposições de pega de cobertura para a remoção de coberturas de cuba de cubas também são descritas no Pedido de Patente publicado no U.S.2016-0251206, cujo relatório específico é incorporado em sua totalidade ao presente documento.
[078] Com o propósito de clareza, a Figura 1A a Figura 1G mostram, e o texto associado a ser seguido abaixo descreverá, o uso de cuba única 530 dos recipientes farmacêuticos 510 em conjunto com a cuba única 630 de encerramentos de recipiente 610. Na prática, os encerramentos de recipiente 610 são fornecidos como múltiplos ninhos 600 por cuba de encerramento de recipiente 630. Para essa finalidade, o estágio rotatório 130 pode conter mais que uma abertura de localização fiducial 132 para que cada uma recebe um respectivo dentre uma cuba de recipiente 530 que retém recipientes esterilizados farmacêuticos 510 pré-embalados em ninho de recipiente 500. Em ainda outras implantações, mais que um ninho 500 dos recipientes 510 pode estar presente em uma única cuba de recipiente farmacêutica 530.
[079] A abertura de localização fiducial 136 é especificamente disposta para receber ninhos de recipientes 500 que carregam recipientes farmacêuticos 510. Enquanto as cubas 530 e 630 naturalmente localizadas nas aberturas de localização fiducial 132 e 134 e são suspensas por seus próprios aros uma vez que estejam na abertura 132 e 134, os recipientes 510 são corretamente localizados na abertura 136 e retidos em posição por algum outro mecanismo. Para essa finalidade, a abertura de localização fiducial 136 compreende quatro guias de retenção fiducial 137. A placa- base 138 é localizada dentro da abertura de localização fiducial 136 como um componente solto do sistema 1000, e repousa nas porções horizontais nas partes de fundo de cada uma dentre as quatro guias de retenção fiducial 137 (consultar a Figura 1C e a Figura 1D) . Essa disposição permite que a placa-base 138 se mova livremente, guiada por guias de retenção fiducial 137. Deve-se voltar a essa disposição quando estiver discutindo sobre o encerramento dos recipientes com encerramentos de recipiente.
[080] A Figura 1E mostra a abertura de localização fiducial 136 como vazia, enquanto a cobertura 520 é descascada da cuba de recipiente 530 na abertura de localização fiducial 132 (não visível) para expor o ninho 500 que carrega recipientes farmacêuticos 510. Nesse ponto na operação do sistema 1000, uma cobertura semelhante à cobertura 520 já foi descascada da cuba 630 na abertura de localização fiducial 134 (não visível) para expor o ninho 600 que carrega encerramentos de recipiente 610. A Figura 1G mostra uma vista detalhada ampliada do descascamento da cobertura 520. A estação de remoção de cobertura 140 é giratória em torno do eixo geométrico de rotação de estação de remoção de cobertura 144 paralelo ao eixo geométrico de rotação do estágio rotatório 131 e compreende ferramenta de engate 142, que, nessa modalidade particular, tem formato de garfo a fim de se engatar com o acessório de remoção de cobertura 540 fixado à cobertura 520. O acessório de remoção de cobertura 540 é pré-fixado à cobertura 520 antes de a cuba 530 ser transferida para o sistema 1000 por meio de entrada 102 (Consultar a Figura 1A). Na modalidade mostrada na Figura 1E e Figura 1G, o acessório de remoção de cobertura 540 é grampeado à cobertura 520 e tem um apetrecho em formato de esfera para permitir que o mesmo seja engatado por ferramenta de engate 142. Outras combinações de acessórios de remoção de cobertura e ferramentas de engate são contempladas e o sistema 1000 não é limitado à combinação particular de acessório de remoção de cobertura e ferramenta de engate mostrada na Figura 1A, na Figura 1E e na Figura 1G. O acessório de remoção de cobertura 540, por exemplo, pode ser fabricado como uma parte integrante de cobertura 520 para o uso em sistemas de carregamento, tais como sistema de carregamento 1000. Ou o mesmo pode ser grampeado à cobertura 520 durante a colocação na cuba 530 de ninhos 500 que carregam recipientes 530 e durante a colocação na cuba 630 de ninhos 600 que carregam encerramentos de recipiente 610.
[081] O estágio rotatório 130 pode ser abaixado para auxiliar na obtenção de um ângulo menos agudo entre a cobertura 520 e a cuba 530. Um ângulo muito agudo pode resultar no rasgamento de cobertura 520. A estação de remoção de cobertura 140 pode ser girada enquanto o estágio rotatório 130 gira, de modo que os movimentos combinados de estação de remoção de cobertura 140 e estágio rotatório 130 forneçam uma baixa trajetória de tensão para a remoção de cobertura 520, dessa forma, limitando as chances de rasgamento de cobertura 520. Em particular, a estação de remoção de cobertura 140 pode ser girado para garantir que a ferramenta de engate 142 não esteja presente acima da abertura de localização fiducial 132 quando a cuba de recipiente 530 for colocada em ou removida da abertura de localização fiducial 132 .
[082] Em algumas modalidades, o sistema 1000 compreende a única estação de remoção de cobertura 140 para sequencialmente remover as coberturas das cubas 520 e 620. Em outras modalidades, o sistema 1000 pode ser equipado com duas ou mais estações de remoção de cobertura 140 para remoção dedicada de coberturas das cubas 520 e 620 e outras cubas adicionais. Em algumas modalidades, as coberturas são simultaneamente removidas das cubas 520 e 620 e de outras cubas, em que todas os processos de remoção se beneficiam de um único movimento rotatório do estágio rotatório 130.
[083] Na Figura 1A, na Figura 1B e na Figura 1F, a estação de carregamento 170 para carregar recipientes farmacêuticos 510 com produto fluido farmacêutico compreende linha de alimentação de produto fluido farmacêutico 172 que abastece o produto fluido farmacêutico para uma cabeça de dispensador de produto fluido farmacêutico 174 (Consultar a Figura 1F) . A estação de carregamento 170 é giratória em torno do eixo geométrico de rotação de estação de carregamento 176 paralelo para o eixo geométrico de rotação do estágio rotatório 131. A estação de carregamento 170 e o estágio rotatório 130 podem simultânea ou sequencialmente girar para colocar a cabeça de dispensador 174 sobre uma abertura de qualquer recipiente selecionado 510 no ninho 500 quando o ninho 500 estiver repousado na abertura de localização fiducial 136. Isso permite que todos os recipientes 510 no ninho 500 sejam carregados com produto fluido farmacêutico por produto cabeça de dispensador 174. Quando não estiver engatada em recipientes de carregamento 510, a estação de carregamento 170 pode ser girada para oscilar a cabeça de dispensador 174 completamente na direção oposta à abertura de localização fiducial 136, dessa forma, permitindo que os ninhos 600 que carregam encerramentos de recipiente 610 sejam colocados sobre o ninho 500 com encerramento 610 diretamente sobre uma abertura de todos os recipientes 510 que residem na abertura de localização fiducial 136.
[084] Outro termo empregado para descrever a cabeça de dispensador 174 é "agulha de carregamento". As agulhas de carregamento adequadas e disposições de bainha protetora para tais agulhas de carregamento são descritas nos Pedidos de Patente no U.S.2016-0346777 e U.S.2017-0121046, cujos relatórios descritivos são incorporados em suas totalidades ao presente documento.
[085] A Figura 1A e a Figura 1B mostram dois sistemas de captura a vácuo 150 e 160, em que cada um compreende respectivamente uma pluralidade de copos de sucção 152 e 162 (Consultar a Figura 1B) . O sistema de captura a vácuo 150 é disposto para capturar ninhos 500 dos recipientes 510 por meio de copos de sucção 152, e o sistema de captura a vácuo 160 é disposto para capturar ninhos 600 dos recipientes 610 por meio de copos de sucção 162. O sistema de captura a vácuo 160 pode ser elevado e abaixado a fim de permitir que os copos de sucção 162 se engatem com ninhos diferentes 600 de encerramentos de recipiente 610 contidos em profundidades diferentes dentro da cuba 630. Para essa finalidade, o sistema de captura a vácuo 160 pode compreender uma alimentação atravessante de foles que permite o movimento vertical enquanto mantém a integridade asséptica da câmara 100. Bombas a vácuo adequadas, ou linhas a vácuo de uma fonte de vácuo externa ao sistema 1000, podem ser conectadas aos sistemas de captura a vácuo 150 e 160, e garantir vácuo adequado aos copos de sucção 152 e 162.
[086] As câmeras 210 e 220 são dispostas para visualizar e registrar o posicionamento de copos de sucção 152 e 162 nos ninhos 500 e 600, respectivamente. Na modalidade mostrada na Figura 1A, as câmeras 210 e 220 são dispostas dentro da câmara 200 e visualizadas em ninhos 500 e 600 através de janelas vedadas 112 e 122, respectivamente. Em outras modalidades, as câmeras 210 e 220 podem ser dispostas dentro da câmara 100 e visualizadas em ninhos diretamente a partir de dentro da câmara 100.
[087] O sistema de pressionamento de encerramento de recipiente 180, mostrado na Figura 1A, na Figura 1B e na Figura 1D, compreendem placa de pressionamento superior 182 disposta dentro da câmara 100 acima do estágio rotatório 130, a placa de pressionamento inferior 184 disposta dentro da câmara 100 abaixo do estágio rotatório 130, e a unidade de pressionamento 310 dentro da câmara 300. A unidade de pressionamento 310 é disposta para acionar a placa de pressionamento inferior 184 verticalmente em direção à placa de pressionamento superior 182 por meio de alimentação atravessante de foles 186. A placa-base solta 138 da abertura de localização fiducial 136, quando localizada acima da placa de pressionamento inferior 184 girando-se adequadamente o estágio rotatório 130, é empurrada para cima por placa de pressionamento 184 e é guiada no processo pelas guias de retenção fiducial 137 (Consultar a Figura 1D) . Quando os encerramentos 610 no ninho de encerramento 600 são, por fim, empurrados contra a placa de pressionamento superior 182, os mesmos são forçados para as aberturas dos recipientes 510 no ninho 500. Isso cria um ninho ensanduichado de recipientes encerrados 510, em que cada um é encerrado por um encerramento correspondente 610. Conforme mostrado na Figura 1D, os ninhos 500 e 600 são forçados juntamente no processo para criar um ninho composto 500/600.
[088] O controlador 400, mostrado na Figura 1A e na Figura 1B, pode se comunicar com o restante do sistema 1000 por meio de linha de comunicações de controle 410, ou pode estar contido fisicamente dentro sistema 1000, por exemplo, dentro da câmara 200. O controlador 400 pode ter memória adequada e um processador que contém instruções de programação de software adequadas que, quando carregadas na memória são executadas pelo processador, controlam os movimentos de sistema de pressionamento 180, o movimento vertical e a ação rotatória do estágio rotatório 130, a aplicação de vácuo a sistemas de captura a vácuo 150 e 160, o imageamento por câmeras 210 e 220, o movimento vertical de sistema de captura a vácuo 160, quaisquer movimentos rotatórios ou verticais exigidos a partir das estações de remoção de cobertura 140 e da estação de carregamento 170, bem como o válvula de ligamento e desligamento do abastecimento de produto fluido farmacêutico para cabeça de dispensador 174. Válvulas e bombas adequadas, bombas tipicamente peristálticas, exigidas para o abastecimento de produto fluido farmacêutico para cabeça de dispensador 174 são bem conhecidas na técnica e pode serem alojadas na câmara 200 ou podem ser localizadas fora do sistema 1000. As várias unidades mecânicas para os subsistemas descritas acima que são bem conhecidas na técnica, não serão discutidas aqui em detalhes. Essas podem, tipicamente, ser alojadas na câmara 200 do sistema 1000. O software, quando executado pelo processador, instrui o estágio rotatório a girar para posições angulares que são predeterminadas ou tem como base as informações de imagem das câmeras e controles das estações de remoção de cobertura, da estação de carregamento, dos sistemas de captura a vácuo e do sistema de pressionamento para operar especificamente em conjunto com o estágio rotatório.
[089] Um método com base em sistema 1000 para carregar recipientes farmacêuticos aninhados com um produto fluido farmacêutico será agora descrito por meio do fluxograma determinado na Figura 2A, e que é continuado na Figura 2B. O método compreende fornecer [2010] aparelho de carregamento 1000 que compreende câmara esterilizável 100 capacidade para manter uma condição asséptica, em que a câmara compreende estágio rotatório 130 com a abertura de localização fiducial de destino 136 e pelo menos duas aberturas de localização fiducial de fonte (132 e 134); estação de carregamento 170; pelo menos uma estação de remoção de cobertura 140; sistema de pressionamento de recipiente verticalmente orientado 180; e pelo menos um sistema de captura a vácuo (por exemplo 150 e/ou 160) . O método compreende adicionalmente transferir [2020] para pelo menos uma primeira dentre as pelo menos duas aberturas de localização fiducial de fonte (132 e 134) pelo menos uma cuba de recipiente 530 vedada pela cobertura de cuba de recipiente 520 e que contém ninho de recipiente 500 que carrega uma pluralidade de recipientes farmacêuticos 510; e transferir [2025] para uma segunda dentre as pelo menos duas aberturas de localização fiducial de fonte (134 e 132) a cuba de encerramento de recipiente 630 vedada por uma cobertura de cuba de encerramento e que contém pelo menos um ninho de encerramentos de recipiente 600 que carrega uma pluralidade de encerramentos de recipiente farmacêutico 610.
[090] O método compreende adicionalmente vedar assepticamente [2030] a câmara 100 e estabelecer [2035] uma condição asséptica dentro da câmara 100. O estabelecimento [2035] de uma condição asséptica dentro da câmara 100 pode compreender tratar o interior da câmara 100 com qualquer dentre um ou mais de vapor d'água, vapor de peróxido de hidrogênio, ozônio, dióxido de nitrogênio, e óxido de etileno.
[091] O método compreende adicionalmente operar [2040] a pelo menos uma estação de remoção de cobertura 140 e girar o estágio rotatório 130 para remover a cobertura de cuba de recipiente 520 da pelo menos uma cuba de recipiente 530 e remover a cobertura de cuba de encerramento da cuba de encerramento 630; operar [2050] o estágio rotatório 130 e um dentre o pelo menos um sistema de captura a vácuo (por exemplo, 150 e/ou 160) para transferir para a abertura de localização fiducial de destino 136 o ninho de recipiente 500 que carrega a pluralidade de recipientes farmacêuticos 510; e dispensar [2060] em uma maneira iterativa e em série uma substância fluida farmacêutica em pelo menos uma porção da pluralidade de recipientes farmacêuticos 510 operando-se o estágio rotatório 130 e a estação de carregamento 170. A frase "iterativo e em série" é empregada neste relatório descritivo para descrever o fato de que as mesmas etapas operativas são repetidamente usadas para carregar os vários recipientes e o fato de que os recipientes são carregados um após o outro, em oposição a simultaneamente. Em algumas modalidades, múltiplos recipientes podem ser simultaneamente carregados com o uso de uma estação de carregamento com múltiplas cabeças de dispensador.
[092] As etapas [2040], [2050] e [2060] envolvem, cada uma, girar o estágio rotatório 130 e operar outro dispositivo, que é, respectivamente, a estação de remoção de cobertura 140, um dentre o pelo menos um sistema de captura a vácuo (por exemplo 150 e/ou 160) e a estação de carregamento 170. Os movimentos envolvidos podem ser simultâneos em alguns casos ou modalidades, e em série em outros casos ou modalidades. Em algumas modalidades, parte dos movimentos pode ser simultânea e outra pode ser em série.
[093] A operação [2040] da pelo menos uma estação de remoção de cobertura 140 pode compreender engatar uma ferramenta de engate (por exemplo, ferramenta 142) com um acessório de remoção de cobertura (por exemplo, acessório 540) pré-fixado à cobertura que é removida. Operar [2050] um dentre o pelo menos um sistema de captura a vácuo pode compreender colocar o ninho de recipiente 500 em contato com uma pluralidade de copos de sucção 152 enquanto aplica vácuo aos copos de sucção 152. A dispensação [2060] de uma substância fluida farmacêutica em pelo menos uma porção da pluralidade de recipientes farmacêuticos pode compreender dispor em uma forma iterativa e em série a cabeça de dispensador de produto fluido 174 da estação de carregamento 170 sobre as aberturas da pelo menos uma porção da pluralidade de recipientes farmacêuticos 510. A operação [2050] do estágio rotatório 130 e de um dentre o pelo menos um sistema de captura a vácuo pode compreender operar a câmera 210 para obter informações de imagem de ninho de recipiente 500 que carrega a pluralidade de recipientes farmacêuticos 510 e para posicionar o um dentre o pelo menos um sistema de captura a vácuo sobre o ninho de recipiente 500.
[094] O método compreende adicionalmente operar [2070] um dentre o pelo menos um sistema de captura a vácuo (por exemplo 150 e/ou 160) e o estágio rotatório 130 para transferir para a abertura de localização fiducial de destino 136 um dentre o pelo menos um ninho de encerramento de recipiente 600 que carrega a pluralidade de encerramentos de recipiente farmacêutico 610 e posicionar o pelo menos um ninho de encerramento 600 para alinhar encerramentos 610 com recipientes 510; operar [2080] o estágio rotatório 130 para posicionar juntamente o ninho de recipiente alinhado 500 e o ninho de encerramento 600 em sistema de pressionamento 180; e operar [2090] o sistema de pressionamento 180 para forçar a pluralidade de encerramentos de recipiente 610 na pluralidade de recipientes 510.
[095] Operar [2070] um dentre o pelo menos um sistema de captura a vácuo pode compreender colocar o ninho de encerramentos de recipiente 600 em contato com uma pluralidade de copos de sucção 162 enquanto aplica vácuo aos copos de sucção 162. Operar [2090] o sistema de pressionamento 180 pode compreender acionar a pluralidade de recipientes farmacêuticos 510 em direção à placa de pressionamento superior 182 do sistema de pressionamento 180.
[096] Operar [2070] o estágio rotatório 130 e um dentre o pelo menos um sistema de captura a vácuo pode compreender operar câmera 220 para obter informações de imagem do um dentre o pelo menos um ninho de encerramento de recipiente 600 que carrega a pluralidade de encerramentos de recipiente farmacêutico 610 e para posicionar o um dentre o pelo menos um sistema de captura a vácuo sobre o um dentre o pelo menos um ninho de encerramento de recipiente 600.
[097] Fornecer [2010] um aparelho de carregamento pode compreender fornecer um aparelho de carregamento que compreende adicionalmente o controlador 400 e um programa de software executável pelo controlador 400. Qualquer um ou mais dentre vedar assepticamente [2030] as câmaras 1000; estabelecer [2035] uma condição asséptica dentro da câmara 100; operar o estágio rotatório 130; operar a pelo menos uma estação de remoção de cobertura 140; operar [2070] um dentre o pelo menos um sistema de captura a vácuo (150 e/ou 160); operar a estação de carregamento 170; e operar [2090] o sistema de pressionamento 180 pode ser realizado automaticamente executando-se o programa de software no controlador.
[098] Na modalidade descrita por meio das Figuras 1A a 1F, em que cada uma das etapas [2040], [2050], [2060], [2070] e [2080] compreende girar um estágio rotatório, por exemplo, o estágio rotatório 130, que carrega os ninhos de recipientes e ninhos de encerramento de recipiente.
[099] Em outras modalidades uma pluralidade das etapas de remoção de uma cobertura de cuba de recipiente de pelo menos uma cuba de recipiente 530; remover uma cobertura de cuba de recipiente de pelo menos uma cuba de encerramento de recipiente 630; transferir para a abertura de localização fiducial de destino 136 o ninho de recipiente 500; dispensar uma substância fluida farmacêutica nos recipientes farmacêuticos 510; transferir para abertura de localização fiducial de destino 136 um dentre o pelo menos um ninho de encerramento de recipiente 600; e posicionar o ninho de recipiente alinhado 500 e o ninho de encerramento 600 no sistema de pressionamento 180 compreende girar um estágio rotatório que carrega o ninhos de recipientes e ninhos de encerramento de recipiente.
[100] Em uma modalidade geral, pelo menos uma dentre as etapas de remoção de uma cobertura de cuba de recipiente de pelo menos uma cuba de recipiente 530; remover uma cobertura de cuba de recipiente de pelo menos uma cuba de encerramento de recipiente 630; transferir para a abertura de localização fiducial de destino 136 o ninho de recipiente 500; dispensar uma substância fluida farmacêutica nos recipientes farmacêuticos 510; transferir para abertura de localização fiducial de destino 136 um dentre o pelo menos um ninho de encerramento de recipiente 600; e posicionar o ninho de recipiente alinhado 500 e o ninho de encerramento 600 no sistema de pressionamento 180 compreende girar um estágio rotatório que carrega o ninhos de recipientes e ninhos de encerramento de recipiente.
[101] Deve ser observado que nem o sistema de carregamento 1000, nem o método associado precisam empregar as bacias vibratórias ou escapamentos que são típicos da técnica anterior. Diferente de muitos sistemas da técnica anterior, o sistema de carregamento 1000 também não exige o uso de luvas para o uso pelo operador para acessar o interior da câmara.
[102] O sistema acima foi descrito como empregando um controlador que executa software armazenado de execução em uma plataforma de computador de propósito geral, mas também pode ser implantado por inteiro ou em parte com o uso de hardware de propósito especial.
[103] O sistema descrito acima também emprega aberturas fiduciais definidas no estágio rotatório para reter as cubas e os ninhos, mas também pode empregar outros tipos de estruturas fiduciais que incluem outras configurações de superfícies de restrição suficientes para reter as cubas e os ninhos no local. Postes entalhados montados no estágio rotatório podem reter as cubas e/ou os ninhos acima do estágio rotatório, por exemplo. As estruturas fiduciais de localização adicionais para reter cubas de ninhos para recipientes ou encerramentos de recipiente serão descritas baixado por meio das Figuras 3A, 3B, 4A e 5A.
[104] Conforme mostrado na Figura 7 e nas Figuras 8A a 8D, o sistema de carregamento 1000 pode compreender sensor de monitoramento de descascamento 230 disposto para coletar luz a partir de uma abertura de localização fiducial de fonte, por exemplo, 132 ou 134, quando a abertura de localização fiducial 132 ou 134 for localizada próxima à estação de remoção de cobertura 140 para permitir uma remoção de uma cobertura de uma cuba localizada na abertura de localização fiducial de fonte 132 ou 134. O sensor de monitoramento de descascamento 230 pode ser localizado atrás da janela vedada 124 que separa o sensor 230 da câmara vedável 100. O sensor de monitoramento de descascamento 230 pode ser uma câmera de CCD ou qualquer outro sensor de luz que seja abordável ou configurável por meio de software ou outros meios adequados para fornecer um sinal de luz total de uma porção predefinida de seu campo de visão.
[105] Nas Figuras 8A a 8D, a cuba de recipiente 530 é mostrada localizada na abertura de localização fiducial 132, que é obscurecida pela cuba 530 enquanto a cuba 530 tem sua cobertura 520 removida ou descascada pela estação de remoção de cobertura 140. O uso de ferramenta de engate 142 e do acessório de remoção de cobertura 540 fixados à cobertura 520 já foi descrito.
[106] Conforme mostrado na Figura 7, o sistema de carregamento 1000 pode compreender a fonte de luz de monitoramento de descascamento 240 disposta para iluminar uma porção do estágio rotatório 130 próxima à estação de remoção de cobertura 140. A fonte de luz de monitoramento de descascamento 240 fornece uma quantidade adequadamente alta de iluminação para garantir que sua iluminação domine fortemente sobre qualquer luz ambiente no sistema 1000. A fim de garantir adicionalmente que a iluminação da fonte de luz 240 possa ser diferenciada da luz ambiente, a fonte de luz 240 pode ser de um comprimento de onda ou faixa de comprimento de onda selecionado. Uma escolha adequada de dispositivo para fonte de luz 240 pode ser um diodo emissor de luz infravermelha. A fonte de luz 240 pode ser dotada de filtro de comprimento de onda óptico 242 que transmite apenas luz de radiação infravermelha adequadamente diferenciada. A fonte de luz 240 pode iluminar a porção relevante do estágio rotatório 130 através de janela vedada que separa a fonte de luz 240 da câmara vedável 100. Para fins de clareza, janela vedada que separa fonte de luz 240 da câmara vedável 100 não mostrado na Figura 7.
[107] Visto que o contraste adequado é vantajoso no monitoramento da remoção de cobertura ou do processo de "descascamento", e visto que o estágio rotatório 130 pode ter uma superfície que exibe uma quantidade de refletividade que pode interferir com o trabalho do sensor de monitoramento de descascamento 230, a fonte de luz 240 e o sensor de monitoramento de descascamento 230 podem ser dispostos um em relação ao outro de maneira a garantir que a luz da fonte de luz 240 que é diretamente refletida pelo estágio rotatório 130 não seja direcionada em direção ao sensor de monitoramento de descascamento 230. Para essa finalidade, o sensor de monitoramento de descascamento 230 pode ser disposto voltado para a porção do estágio rotatório 130 próximo à estação de remoção de cobertura 140, mas localizado em uma posição que esteja fora de qualquer plano definido por qualquer linha perpendicular ao estágio rotatório 130 dentro da área do estágio rotatório 130 iluminada pela fonte 240 e a trajetória de qualquer luz da fonte de luz 240 ao ponto em que a linha perpendicular cruza a superfície iluminada do estágio rotatório 130. No entanto, também é vantajoso que o sensor de monitoramento de descascamento 230 tenha o mais próximo possível de uma vista em plano da área iluminada do estágio rotatório 130, sem passar por reflexo direto do estágio rotatório 130.
[108] Na Figura 7, uma colocação exemplificativa de sensor de monitoramento de descascamento 230 e de fonte de luz 240 é determinada. A porção do estágio rotatório 130 próxima à estação de remoção de cobertura 140 é iluminada pela fonte de luz 240 a um ângulo de inclinação, com a fonte de luz 240 disposta na parede traseira da câmara vedável 100 a fim de obter o ângulo exigido. O sensor de monitoramento de descascamento 230 é disposto na parede superior 110 da câmara vedável 100. Conforme prontamente evidente a partir da Figura 7, a luz da fonte de luz 240 não será especularmente refletiva pela superfície da porção do estágio rotatório 130 próxima à estação de remoção de cobertura 140. Isso permite que a luz da fonte de luz 240 seja difusamente refletida pela cobertura 520 da cuba 530, quando for removida da cuba 530 pela estação de remoção de cobertura 140, para dominar na luz recebida pelo sensor de monitoramento de descascamento 230.
[109] Voltando-se agora às Figuras 8A a 8D que representam uma progressão de estágios em uma remoção de cobertura 520 da cuba 530 pela estação de remoção de cobertura 140. No presente relatório específico, a frase "área monitorada" é usada para descrever a área 232 das Figuras 8A a 8D que é iluminada pela fonte de luz 240 e monitorada pelo sensor de monitoramento de descascamento 230. Durante o descascamento ou remoção da cobertura 520 no sistema 1000, o estágio rotatório 130 é girado e, portanto, a área monitorada 232 muda de posição no estágio rotatório 130 no processo.
[110] Outros sistemas de carregamento farmacêuticos podem ser dispostos diferentemente e podem funcionar diferentemente com relação à localização de aberturas de localização fiducial para cubas. Por exemplo, em tais outros sistemas as aberturas de localização fiducial podem ser estacionárias e as coberturas podem ser removidas unicamente manipulando-se uma estação de remoção de cobertura associada. Em sistemas ainda adicionais, as aberturas de localização fiducial podem ser movidas linearmente, em vez de serem girada como no caso do sistema 1000. Na implantação mais ampla do sistema de monitoramento e controle para remoção de cobertura das cubas que carregam recipientes ou encerramentos farmacêuticos, considera-se apenas o fato de que a cobertura é, de alguma forma, descascada da cuba e é fixada a essa.
[111] Nas Figuras 8A a 8D, a cuba 530 tem um formato substancialmente retangular com quatro cantos e cuba inteira 530 é vedada a estanque contra o ambiente pela cobertura 520 quando a cuba 530 for inicialmente colocada na abertura de localização fiducial 132, que é obscurecida pela cuba 530 nas Figuras 8A a 8D. A cobertura 520 tem quatro cantos correspondentes. O primeiro canto da cobertura 520 a ser descascado da cuba 530 é o canto que é mostrado mais distante da estação de remoção de cobertura 140 na Figura 8A. Em uma implantação da remoção de cobertura sistema de monitoramento e controle do presente relatório específico o descascamento do primeiro canto da cobertura não é monitorado.
[112] A Figura 8A mostra a situação muito brevemente após o descascamento do próximo canto da cobertura 520, que é nessa modalidade o canto da cobertura 520 que corresponde ao canto do lado mais à esquerda da cuba 530 na Figura 8A. No caso do sistema 1000, o descascamento do primeiro e segundo cantos da cobertura 520 é realizada pela rotação do estágio rotatório 130 enquanto o primeiro canto da cobertura 520 é retido pela estação de remoção de cobertura 140 com o uso de ferramenta de engate 142 e do acessório de remoção de cobertura 540, conforme descrito acima no presente relatório específico.
[113] Pela escolha adequada da localização exata de uma primeira zona de monitoramento de descascamento 234 dentro da área monitorada 232, próxima ao segundo canto da cuba 530 e que não sobrepõe substancialmente a cuba de recipiente 530 imediatamente mediante a conclusão do descascamento da cobertura 520 do segundo canto da cuba 530, o sinal de luz ou o brilho de imagem produzido pelo sensor 230 quando o segundo canto da cobertura 520 foi descascado pode ser feito para ser muito grande, permitindo, dessa forma, uma medição sensível da possibilidade ou não de o segundo canto ter sido descascado com sucesso. Isso resulta de cobertura, de modo geral, branca 520 que cobre substancialmente a zona de monitoramento 234 no momento do descascamento ser concluído e que reflete difusamente a luz da fonte de luz 240 na direção de sensor de monitoramento de descascamento 230.
[114] O termo "zona de monitoramento de descascamento" é usado neste relatório descritivo para descrever uma faixa de posições que o sistema é configurado para avaliar na determinação de situação de descascamento. Isso pode ser um volume tridimensional inteiro que tem uma base definida por, por exemplo, linha pontilhada 232 na Figura 8A e uma vértice definido pelo sensor 230, que torna a zona de monitoramento de descascamento 234 um cone oblíquo. Na medida em que tal cobertura 520, mediante a ser descascada, é introduzida em seu cone oblíquo, a cobertura 520 é sobreposta na zona de monitoramento de descascamento 230. Uma variedade de outras dimensões de zona adequadas também pode ser fornecida, tal como uma zona cilíndrica colimada, um feixe estreitamente focado, ou até mesmo um feixe de varredura móvel. Deve-se notar também que, de modo geral, a base do volume tridimensional que constitui a zona de monitoramento de descascamento não deve ser restringida a um único plano, nem, deve ter uma base que é um corte cônico. A base pode ser uma porção definida de um campo de visão de sensor 230, e pode ser distribuída através de superfícies físicas diferentes dentro do sistema de carregamento 1000. Também pode ser possível restringir o quão longe a zona de detecção se estende acima da base.
[115] A captura do sinal ou da imagem do sensor 230 pode ser temporizada para coincidir com o momento em que o descascamento do segundo canto é concluído. Se o sensor 230 for um sensor de imageamento, zona de monitoramento 234 pode ser selecionado por software dentro da imagem produzida pelo sensor 230. Se o sensor 230 for sensor de não imageamento, então, uma medição simples de sinal de luz absoluto servirá o mesmo propósito. Em ambas as implantações, a distinção entre não descascado e descascado pode ser feita com base no sinal de luz total recebido a partir da primeira zona de monitoramento de descascamento de canto 234. Para diferenciar um bom descascamento de um descascamento insatisfatório, um "valor de nível" pode ser estabelecido para o sinal absoluto medido pelo sensor 230 da zona de monitoramento 234. Se o sensor 230 for um sensor de imageamento, então, as medições podem ser, por exemplo, porém sem limitação, uma média sobre a imagem recebida da zona de monitoramento 234. Deve ser observado que o método não exige gerenciamento de imagem extensivo ou correção de perspectiva, nem qualquer compensação por distorções de lente e semelhantes, conforme é frequentemente exigido em aplicações de visão por máquina. E embora seja contemplado no presente documento que o método deve ser realizado em conexão com a execução de software no controlador 400 ou outro processador, o mesmo pode ser implantado pelo menos em parte com o hardware dedicado.
[116] Na Figura 8B o descascamento de um terceiro canto da cobertura 520 é mostrado, que é o canto mais à direita da cobertura 520 na Figura 8A. Na Figura 8B, o estágio rotatório 130 foi rodado em muitos graus no sentido horário com relação à Figura 8A, de modo a descascar o terceiro canto da cobertura 520, que é mostrado na Figura 8B tendo sido descascado. Como é o caso com o segundo canto da cobertura 520, através de uma escolha adequada da localização exata da zona de monitoramento de descascamento 236, próxima ao terceiro canto da cuba 530 e que não se sobrepõe substancialmente a cuba de recipiente 530 imediatamente após conclusão do descascamento da cobertura 520 do terceiro canto da cuba 530, o sinal difusamente refletido ou imagem produzida por sensor 230, quando o terceiro canto da cobertura 520 foi descascado, pode ser muito grande, o que permite, desse modo, uma medição sensível de a possibilidade ou não do terceiro canto ter sido descascado com sucesso. O método para determinar a qualidade do descascamento do terceiro canto pode avançar exatamente como no caso do segundo canto, com a exceção de que é a luz refletida da zona de monitoramento de descascamento 236 que é usada para fazer a determinação. No caso do sistema 1000, o descascamento do primeiro, segundo e terceiro cantos da cobertura 520 é através de rotação do estágio rotatório 130 enquanto o primeiro canto da cobertura 520 é retido pela estação de remoção de cobertura 140 com o uso da ferramenta de engate 142 e acessório de remoção de cobertura 540, conforme descrito acima no presente relatório descritivo.
[117] O descascamento do quarto e último canto da cobertura 520, como nas Figuras 8C e D, apresenta algum desafio diferente. Diferente do segundo e do terceiro cantos, a qualidade do descascamento não pode ser avaliada exclusivamente na base da cobertura que reflete difusamente branco 520 que cobre qualquer zona de monitoramento de descascamento próxima à cuba 530, pois isso seria, na verdade, evidência de que o descascamento não foi concluído. Uma abordagem levemente diferente é, portanto, seguida. Novamente, uma zona de monitoramento de descascamento adequada é escolhida, que é a zona 238 próxima ao quarto canto da cuba 530 e que se sobrepõe substancialmente a cuba 530 imediatamente após conclusão do descascamento da cobertura 520 do quarto canto da cuba 530. Duas medições são produzidas a partir de zona 238, a saber, uma medição no tempo da Figura 8C logo antes da cobertura 520 finalmente se desafixar da cuba 530, e outra como na Figura 8D após ter sido desafixada pela rotação da estação de remoção de cobertura 140. A primeira dentre as duas medições deve ter um alto sinal como resultado da cobertura 540 que reflete difusamente muito da luz da fonte de luz 240 na direção do sensor de monitoramento de descascamento 230, e a segunda medição deve ser muito baixa, devido à ausência de qualquer material de cobertura branco que reflete difusamente da cobertura 520 na zona 238. Em uma implantação geral do sistema de monitoramento e controle para remoção de cobertura de cubas que suportam encerramentos ou recipientes farmacêuticos, estágio rotatório 130 e estação de remoção de cobertura 140 podem ser movidos sequencialmente ou podem ser movidos simultaneamente.
[118] Com base na descrição acima, o método para carregar assepticamente recipientes farmacêuticos com uma substância fluida farmacêutica, descrito acima por meio do fluxograma da Figura 2 A, pode compreender, adicionalmente, como no fluxograma na Figura 9: monitorar e controlar a remoção da [2040] cobertura de cuba de recipiente 520 da pelo menos uma cuba de recipiente 530 por um método que compreende: iluminar [2042] a porção 232 do estágio rotatório 130 próximo à estação de remoção de cobertura 140 com luz da fonte de luz 240; medir [2044] uma intensidade de luz da fonte de luz 240 difusamente refletida a partir da zona de monitoramento de descascamento 234, 236, 238 próxima a e que não se sobrepõe substancialmente a pelo menos uma cuba de recipiente 530 imediatamente após conclusão do descascamento da cobertura 520 de um canto da pelo menos uma cuba 530 próxima à zona de monitoramento de descascamento 234, 236, 238; avaliar [2046] uma situação atual do descascamento da cobertura de cuba de recipiente 520 da pelo menos uma cuba 530 em um canto da cuba 530 próxima à zona de monitoramento de descascamento 234, 236, 238; decidir [2048] uma próxima etapa no processo de descascamento com base na situação atual do descascamento.
[119] Na descrição acima do processo de descascamento, as zonas de monitoramento de descascamento foram escolhidas como próximas ao canto relevante que é descascado e substancialmente em não sobreposição com a cuba 530, e a medições da luz refletida são feitas imediatamente após conclusão do descascamento da cobertura 520 dos cantos relevantes da cuba 530. Ficará entendido que, em algumas modalidades, as medições podem ser feitas em momentos predeterminados após conclusão dos descascamentos dos cantos correspondentes, e as zonas de monitoramento de descascamento correspondentes podem ser escolhidas para estar em localizações correspondentes de maneira comensurável diferentes próximas aos cantos correspondentes da cuba 530 e substancialmente em não sobreposição com a cuba 530 e, no entanto, na porção iluminada do estágio 130.
[120] Em algumas modalidades, em vez do sensor de monitor de descascamento único 230 que é empregado, uma pluralidade de sensores de monitoramento de descascamento separados pode ser empregada com um sensor diferente dentre uma pluralidade de sensores exclusivos para medição da luz refletida de cada zona de monitoramento de descascamento individual, por exemplo, zonas de monitoramento de descascamento 234, 236 e 238. Em modalidades adicionais, uma pluralidade de fontes de luz pode ser empregada, o que permite que uma fonte de luz separada sirva como iluminação para que cada canto correspondente da cuba 530 seja monitorado para descascamento. Ainda modalidades ainda adicionais, diferentes comprimentos de onda de iluminação podem ser empregados para que os diferentes cantos sejam monitorados, e as fontes e sensores compatibilizados correspondentemente pelo comprimento de onda ou faixa de comprimento de onda.
[121] A saída do sensor 230 pode ser usada de várias maneiras. Em uma modalidade, o sensor pode fornecer por meio de software no controlador 400 um sinal que indica a possibilidade de um canto ter sido descascado com êxito. Caso esse sinal indica descascamento com êxito de um canto, o controlador pode fazer com que o sistema continue a descascar a cobertura até que a próxima etapa de captação seja realizada e esse processo possa continuar até que a cobertura seja completamente removida. Caso o sensor detecte uma falha para remover um canto, o controlador pode parar o movimento da plataforma, emitir um alerta e/ou fornecer outra ação que permitirá que a condição seja inspecionada e/ou remediada.
[122] A avaliação [2045] pode compreender comparar a intensidade de luz da medição com [2044] um valor de intensidade de luz pré-determinado. O valor de intensidade de luz pré-determinado pode ser escolhido de modo que, caso seja excedido pela intensidade de luz medida durante a medição [2044], isso representa uma grande presença da cobertura de cuba 520 dentro da zona de monitoramento de descascamento 234, 236, 238, o que por sua vez é evidência da cobertura de cuba 520 que foi removida com êxito do canto da cuba 530 próxima à zona de monitoramento de descascamento 234, 236, 238. A iluminação [2042] com luz da fonte de luz 240 pode ser a iluminação [2042] com luz infravermelha da fonte de luz 240.
[123] O valor de intensidade de luz pré-determinado pode ser armazenado na memória do controlador 400. O controlador 400 pode conter instruções de programação de software adequadas que, quando carregadas na memória e executadas pelo processador, controlam a ação giratória do estágio rotatório 130, as medições pelo sensor 230 e quaisquer movimentações giratória ou vertical exigidas da estação de remoção de cobertura 140 de maneira mutuamente dependente e sincronizada. Isso permite que a medição [2044] seja temporizada para ocorrer imediatamente após conclusão do descascamento da cobertura 520 de um canto da pelo menos uma cuba 530 próxima à zona de monitoramento de descascamento 234, 236, 238. A segunda medição associada ao quarto canto da cuba 530 pode ser temporizado semelhantemente para ocorrer quando a cobertura de cuba 520 tiver sido completamente desafixada da cuba 530. Uma avaliação do descascamento do último canto da cuba 530 é feita com base na última medição que retorna a uma intensidade de luz que é inferior a um valor predeterminado associado à zona de monitoramento de descascamento 238. A sequência de alta intensidade de luz difusamente refletida seguida por alta intensidade de luz difusamente refletida é evidência do descascamento no último canto que ocorre respectivamente e na cobertura 520 que foi completamente desafixada e removida da zona de monitoramento de descascamento 238. Com essa abordagem acima, o processo de monitoramento e controle de remoção de cobertura pode ser completamente automatizado.
[124] A mesma estação de remoção de cobertura 140, fonte de luz 240, sensor 230, e zonas de monitoramento de descascamento 234, 236, 238 podem ser empregadas para, também, remover uma cobertura de uma cuba de encerramento de recipiente por meio de um método igual ao descrito acima.
[125] Embora o aparelho e método para monitorar a remoção de uma cobertura de uma cuba tenha sido descrito acima, ao alcance de um sistema que emprega a plataforma giratória que compreende uma abertura de localização fiducial simples para reter a cuba em uma posição fixa predeterminada, isso representa nada além de um exemplo não limitante de um sistema adequado que compreende uma plataforma que tem uma estrutura de localização de fonte fiducial. De modo geral, a plataforma não é limitada a um estágio rotatório. A plataforma pode ser uma plataforma móvel e pode ser móvel através de qualquer trajeto geral que permite a remoção da cobertura por uma estação de remoção de cobertura adequada. A estrutura de localização fiducial de fonte pode ser qualquer estrutura de localização fiducial que tem capacidade para reter a cuba em uma posição fixa predeterminada, incluindo aquelas descritas com referência às Figuras 3A, 3B, 4A e 5A.
[126] Em um exemplo, o sistema pode ser adaptado para monitorar remoção de cobertura em um aparelho do tipo descrito nas Publicações de Pedido de Patente dos Estados Unidos indicados acima U.S. 2017-0248626 e U.S. 2016-0251206 que empresa um braço articulado para reter a cuba durante remoção de cobertura. Visto que não há estágio rotatório 130 nesse caso, a zona monitorada 232 se estenderá sobre outra superfície de monitoramento de descascamento no interior da câmara asséptica, tal como uma superfície superior de um pedestal. Além disso, embora seja presentemente preferencial que a superfície seja uma superfície horizontal que é monitorada do topo, também pode ser possível, em alguns exemplos, monitorar o processo de remoção de cobertura de outro ponto vantajoso, tal como de cima para baixo. As propriedades ópticas da zone monitorada ou pelo menos as zonas de monitoramento de descascamento 234, 236, 238 podem ser dotadas de propriedades ópticas adequadas para intensificar o processo de monitoramento. Isso pode ser obtido de várias maneiras, tais como pela seleção do material que define a zona monitorada ou aplicando-se um revestimento ou outro tratamento de superfície para algumas ou para todas as zonas monitoradas.
[127] O sistema também pode ser reorganizado de várias maneiras. Em vez da medição reflexiva de cima para baixo da apresentadas acima, por exemplo, uma medição de transmissão de baixo para cima pode ser realizada colocando- se uma ou mais fontes de luz em uma ou mais zonas de detecção de descascamento na zona monitorada, tal como integrando-se as mesmas na plataforma. Em seguida, o sistema detecta o descascamento com êxito buscando-se a cobertura para bloquear luz das fontes de luz de atingir o sensor.
[128] Outra modalidade de um sistema de carregamento de acordo com a invenção pode ser, em todos os sentidos, idêntica às modalidades descritas acima com referência às Figuras 1A e 1B, com exceção do sistema de captura a vácuo (ou sistemas de captura a vácuo) 150 ou 160. As Figuras 3A e 3B mostram uma porção de um sistema de carregamento, conforme descrito acima. A Figura 3B, em particular, foca na área geral um dentre os sistemas de captura a vácuo, a título de exemplo, sistema de captura a vácuo 150. Nessa modalidade alternativa, o sistema de captura a vácuo 150 é substituído por um sistema de captura a vácuo 150’ reconfigurável. O sistema de captura a vácuo 160 das Figuras 1A e 1B pode ser substituído por um sistema de captura a vácuo reconfigurável 160' da mesma disposição do sistema de captura a vácuo 150' . A título de clareza, o sistema de captura a vácuo 160' não é mostrado na Figura 3A ou 3B. Em outras modalidades, um único sistema de captura a vácuo reconfigurável 150' pode ser empregado para capturar tanto agrupamentos no recipiente quanto de encerramento no recipiente. O sistema de captura a vácuo 150' pode acessar os agrupamentos de recipiente e agrupamentos de encerramento de recipiente por rotação de estágio rotatório 130.
[129] O sistema de captura a vácuo 150' compreende dois braços giratórios 154a' e 154b’ que compreendem, por sua vez, pluralidades de copos de sucção 152a' e 152b'. O sistema de captura a vácuo 150' está disposto para capturar agrupamentos 500 dos recipientes 510 por meio de copos de sucção 152a' e 152b'. O sistema de captura a vácuo 150' também pode ser disposto para capturar agrupamentos 600 de encerramentos de recipiente 610 por meio de copos de sucção 152a' e 152b'. Quanto ao sistema de captura a vácuo 150, o sistema de captura a vácuo 150' pode ser elevado e rebaixado a fim de permitir que copos de sucção 152a' e 152b' se engatem a diferentes agrupamentos 600 dos encerramentos de recipiente 610 contidos em diferentes profundidades no interior da cuba 630.
[130] Os copos de sucção 152a' e 152b' estão dispostos nos braços giratórios 154a' e 154b' como pluralidades de conjuntos de copos de sucção dispostos linearmente 152a' e 152b', cada conjunto de copos de sucção dispostos linearmente 152a' e 152b' que estão dispostos em um ângulo perpendicular aos eixos geométricos longitudinais de braços giratórios 154a' e 154b'. Essa disposição permite que os braços giratórios 154a' e 154b' sejam girados em torno dos eixos geométricos longitudinais dos mesmos a fim de orientar diferentes conjuntos de copos de sucção dispostos linearmente 152a' e 152b' para engatar a diferentes agrupamentos 500 dos recipientes 510. Isso permite que os conjuntos de copos de sucção 152a' e 152b' sejam individualmente selecionáveis para uso. A rotação de braços giratórios 154a' e 154b' pode ser realizada manualmente. Em outras modalidades, a rotação dos braços giratórios 154a' e 154b' pode ocorrer por meio de uma unidade motorizada adequada incorporada em um sistema de captura a vácuo 150' e controlado pelo controlador 400 mostrado na Figura 1A.
[131] Selecionando-se diferentes conjuntos de copos de sucção dispostos linearmente 152a' e 152b' por meio da rotação de braços giratórios 154a' e 154b', os conjuntos de copos de sucção 152a' e 152b' podem ser dispostos para se engatar a diferentes agrupamentos de recipiente 500 que portam os recipientes 510 ou agrupamentos de encerramento de recipiente 600 que portam encerramentos de recipiente 610.
[132] As Figuras 3A e 3B mostram sistema de captura a vácuo 150' como compreendendo dois braços giratórios, que são braços giratórios 154a' e 154b'. Em outras modalidades, um ou mais braços podem ser empregados, todas as modalidades que compartilham o conceito de uma configuração selecionável de copos de sucção. Em contrapartida, a seleção de configuração do copo de sucção na Figura 3A e da Figura 3B ocorre por meio de rotação dos braços 154a' e 154b' que portam os copos de sucção 152a' e 152b', a seleção em outras modalidades pode ocorrer em uma base diferente de configuração, incluindo, por exemplo, sem limitação, translação lateral de braços que portam copo de sucção em um plano paralelo ao plano de rotação de estágio rotatório 130 a fim de se engatar a diferentes conjuntos de copos de sucção com agrupamentos de recipiente ou agrupamentos de encerramento de recipiente. Nas Figuras 3A e 3B, os copos de sucção são dispostos em conjuntos lineares. Em outras modalidades, as disposições não lineares de copos de sucção podem ser empregadas.
[133] Voltando-se agora à Figura 3B especificamente, considera-se os membros 149 e 139 em maiores detalhes. Em uma modalidade, o membro de interrupção reconfigurável 149 é mostrado como tendo duas extremidades diferentes da qual uma primeira extremidade pode ser selecionada para uso por rotação adequada de membro de interrupção configurável 149 em torno do eixo geométrico de rotação do membro de interrupção 141 até uma posição definida predeterminada. Na posição definida, o membro de interrupção reconfigurável 149 fornece uma interrupção brusca para uma extremidade proximal do recipiente 530 contra a extremidade selecionada do membro de interrupção reconfigurável 149 junto de uma direção paralela aos eixos geométricos longitudinais de braços giratórios 154a' e 154b’. Nessa modalidade, o membro de interrupção reconfigurável 149 pode ser girado em 180 graus para dispor a segunda extremidade do membro de interrupção reconfigurável 149 para interromper o recipiente 530. A segunda extremidade do membro de interrupção reconfigurável 149 pode ser configurada para interromper a extremidade do recipiente 530 a um ponto diferente de onde a primeira extremidade do membro de interrupção reconfigurável 149 interrompe a extremidade proximal do recipiente 530.
[134] O membro de restrição 139 é configurado para empurrar contra uma extremidade distal do recipiente 530. Embora diferentes mecanismos sejam contemplados para garantir a ação de empuxo do membro de restrição 139, um meio adequado particular é por meio do fornecimento do membro de restrição 139 com carregamento por mola adequado para girar em torno do eixo geométrico 143. Com a operação acima, o membro de interrupção reconfigurável 149 e o membro de restrição 139 juntos permitem que o recipiente 530 seja posicionado até uma localização exata paralela aos eixos geométricos longitudinais dos braços giratórios 154a' e 154b'. A localização exata particular é selecionável selecionando-se a extremidade apropriada do membro de interrupção reconfigurável 149 para interromper o recipiente 530. Essa disposição permite que os recipientes 530 de diferentes dimensões paralelas aos eixos geométricos longitudinais dos braços giratórios 154a' e 154b' sejam localizados nas localizações predeterminadas exatas com relação aos conjuntos de copos de sucção 152a' e 152b*.
[135] Um conjunto particular de copos de sucção 152a' e 152b' pode ser selecionado para ser compatível com a seleção da extremidade particular do membro de interrupção reconfigurável 149. Dessa maneira, o sistema de captura a vácuo 150' pode ser definido a uma configuração que garante que um tamanho selecionado de recipiente 530 seja posicionado precisamente para permitir que os agrupamentos de recipiente 500 dentro recipiente 530 sejam engatados por conjuntos específicos de copos de sucção 152a' e 152b'. O sistema de captura a vácuo 150' é, então, reconfigurável para se engatar a agrupamentos de diferentes tamanhos dentro de recipientes de diferentes tamanhos.
[136] A título de clareza, a descrição acima, assim como as Figuras 3A e 3B, mostram uma disposição que permite o posicionamento exato de recipientes 530 ao longo de apenas uma dimensão no plano de rotação do estágio rotatório 130, a dimensão dos recipientes perpendicular à uma dimensão que é considerada idêntica. Em tal disposição, as aberturas de localização fiducial 132 e 134 são dimensionadas para reter os recipientes 530 na dimensão perpendicular no plano de rotação do estágio rotatório 130.
[137] Em outra modalidade, um membro de interrupção reconfigurável adicional e um membro de restrição pode ser adicionado à disposição da Figura 3A e da Figura 3B a fim de tratar do posicionamento do recipiente 530 na direção perpendicular dentro do plano de rotação do estágio rotatório 130. A fim de permitir o posicionamento do recipiente 530 nessa direção perpendicular, as aberturas de localização fiducial 132 e 134 não são dimensionadas para restringir recipientes em qualquer direção dentro do plano de rotação do estágio rotatório 130.
[138] Nas modalidades descritas acima, o membro de interrupção reconfigurável 149 foi descrito como tendo duas extremidades dentre as quais uma é selecionada para uso a qualquer momento girando-se um membro de interrupção reconfigurável 149 em torno do eixo geométrico de rotação do membro de interrupção 141. Em outras modalidades, o membro de interrupção reconfigurável 149 pode ser conformado ou configurado para ter mais de duas extremidades de interrupção, sendo que as extremidades são selecionáveis pela rotação adequada do membro de interrupção reconfigurável 149 em torno do eixo geométrico de rotação do membro de interrupção 141. Em uma modalidade, na qual o membro de interrupção reconfigurável tem um número muito grande de extremidades de interrupção, o membro de interrupção reconfigurável pode assumir o formato de um came, o que representa uma grande pluralidade de extremidades de interrupção possíveis que podem ser selecionados por meio da rotação do membro de interrupção reconfigurável sobre um eixo geométrico de rotação adequado do membro de interrupção.
[139] De modo geral o sistema descrito com referência às Figuras 3A e 3B compreende um sistema de posicionamento de ninho fiducial reconfigurável. O sistema de posicionamento de ninho fiducial reconfigurável compreende uma plataforma móvel que compreende abertura de localização fiducial 132, membro de interrupção reconfigurável 149 e membro de restrição 139. O caso do sistema das Figuras 3A e 3B, a plataforma móvel é um estágio rotatório 130. Conforme explicado posteriormente, outras plataformas móveis também são contempladas até o ponto que, por exemplo, a cuba 530 restrinja posicionalmente e localize os agrupamentos 500 no interior da cuba 530, qualquer sistema que localiza de maneira fiducial a cuba 530 também localiza, indiretamente, de maneira fiducial o ninho 500.
[140] Todas as várias modalidades contempladas compreendem um sistema de captura a vácuo reconfigurável que pode ser configurado para engatar copos de sucção do mesmo às áreas correspondentes em um ninho de recipiente farmacêutico. Os recipientes no ninho de recipiente podem ser fechados por encerramentos de recipiente correspondentes suspensos em um ninho de encerramento de recipiente. A superfície de ninho de encerramento de recipiente placa pode ter um contorno que deixa passagens no perímetro da mesma para que os copos de sucção passem para se engatarem ao ninho de recipiente. A título de exemplo, na Figura 3a, as passagens 602 são mostradas no perímetro do ninho de encerramento 600. Alternativa ou adicionalmente, o ninho de encerramento de recipiente pode ter aberturas adequadas no interior plano do mesmo para servir como passagens para que os copos de sucção passem para engatar ao ninho de recipiente. Os sistemas de captura a vácuo contemplados são configurados e dispostos adicionalmente para capturar a combinação de recipientes agrupados e os encerramentos dos mesmos pelo ninho de recipiente, ao contrário do ninho de encerramento.
[141] Em uma modalidade geral, um subsistema de manipulação de ninho compreende um sistema de captura a vácuo reconfigurável para capturar agrupamentos de recipiente e/ou os agrupamentos de encerramento de recipiente pode compreender um ou mais braços que portam uma pluralidade de conjuntos de copos de sucção. Pela reconfiguração do sistema de captura a vácuo, um conjunto de copos de sucção pode ser selecionado a partir de uma pluralidade de conjuntos de copos de sucção, o conjunto selecionado de copos de sucção que são pré-dispostos para engatar a um ninho de recipiente particular ou ninho de encerramento de recipiente. A seleção pode se basear tanto no tamanho quanto no formato do ninho ou em cada um dentre os mesmos. O sistema de manipulação de ninho pode compreender adicionalmente pelo menos um par de membros de interrupção reconfigurável 149 e membro de restrição 139 disposto próximo às extremidades opostas da abertura de localização fiducial 132 para reter a cuba 530 que contém agrupamentos de recipiente 500 que portem recipientes 510 a fim de engatar às extremidades opostas da cuba 530. Os membros de interrupção e de restrição são dispostos para posicionar a cuba 530 em uma posição predeterminada que garantir que o conjunto selecionado de copos de sucção possa engatar aos agrupamentos de recipiente e/ou agrupamentos de encerramento de recipiente.
[142] Igual ao caso com a abertura 132, a abertura 134 da Figura 3A também pode ser servida por pelo menos um conjunto de um membro de interrupção reconfigurável, que é o membro 145 nesse caso e um membro de restrição, que é o membro 135 nesse caso. O membro de interrupção reconfigurável 145 e membro de restrição 135 funcionam com relação a qualquer cuba na abertura 134 da maneira que o membro de interrupção reconfigurável 149 e o membro de restrição 139 funcionam com relação a qualquer cuba uma abertura 132.
[143] As várias modalidades acima foram descritas em termos da Figura 1A a E e Figura 3A, e Figura 3B na qual o sistema de captura a vácuo 150, 160 é descrito como parte de sistema de carregamento farmacêutico 1000. No entanto, o sistema de captura a vácuo 150', 160' também pode ser empregado em seu próprio direito sobre aparelho não limitado ao sistema de carregamento da Figura 1A a 1E, ou, de fato, a sistemas de carregamento em geral. Algumas outras aplicações exemplificativas incluem, sem limitação, sistemas de liofilização. O mesmo pode se aplicar a agrupamentos adequados de quaisquer objetos dispostos em um padrão predeterminado. Além disso, embora o sistema 1000 da Figura 1A à Figura 1E empregue o estágio rotatório 130, o sistema de captura a vácuo reconfigurável 150' pode empregar qualquer plataforma móvel adequada que compreende aberturas adequadas de localização fiducial.
[144] O método descrito acima com referência à Figura 2A e 2B agora será descrito em maiores detalhes com referência à Figura 3A e Figura 3B. O fornecimento pelo menos um sistema de captura a vácuo como parte do fornecimento de uma etapa de carregamento de aparelho [2010] pode compreender fornecer pelo menos um sistema de captura a vácuo reconfigurável 150', o pelo menos um sistema de captura a vácuo reconfigurável 150' que compreende uma pluralidade de conjuntos de copos de sucção 152a' e 152b'.
[145] O fornecimento de uma etapa de carregamento de aparelho [2010] pode compreender fornecer estágio rotatório 130 com abertura de localização fiducial de destino 136 e pelo menos duas aberturas de localização fiducial de fonte 132, 134, sendo que cada abertura fiducial de fonte tem pelo menos um par de membros de interrupção reconfigurável 149 e um membro de restrição 139.
[146] A etapa de transferência [2020] pode compreender operar pelo menos um primeiro membro de interrupção reconfigurável 149 para interromper a cuba de recipiente 530 em uma posição de cuba de recipiente predeterminada e operar pelo menos um primeiro membro de restrição 139 para restringir a cuba de recipiente 530 na posição de cuba de recipiente predeterminada.
[147] A etapa de transferência [2025] pode compreender operar pelo menos um segundo membro de interrupção reconfigurável 145 para interromper a cuba de encerramento de recipiente 630 em uma posição de cuba de encerramento predeterminada e operar pelo menos um segundo membro de restrição 135 para restringir a cuba de recipiente 630 na posição de cuba de encerramento predeterminada.
[148] A etapa de operar [2050] o pelo menos um sistema de captura a vácuo 150', 160' pode compreender configurar o pelo menos um sistema de captura a vácuo reconfigurável 150', 160' para selecionar um primeiro conjunto de copos de sucção predeterminado disposto para engatar ao ninho de recipiente 500.
[149] A operação [2070] de um dentre o pelo menos um sistema de captura a vácuo 150', 160' pode compreender configurar o pelo menos um sistema de captura a vácuo reconfigurável 150', 160' para selecionar um segundo conjunto predeterminado de copos de sucção disposto para se engatar ao ninho de encerramento de recipiente 600.
[150] O método pode compreender adicionalmente operar [2095] pelo menos um sistema de captura a vácuo 150', 160' com o primeiro conjunto predeterminado de copos de sucção selecionado para engatar ao ninho de recipiente 500 e juntamente remover o ninho de recipiente 500 e o ninho de encerramento de recipiente 600 do sistema de colisão 180.
[151] Considera-se na Figura 3A e na Figura 3B, as modalidades alternativas das disposições dos sistemas de captura a vácuo 150 e 160 da Figura 1a na forma dos sistemas de captura a vácuo 150' e 160'; e as disposições de posicionamento associados às aberturas de fonte 132 e 134 na forma de elementos 135,145,139, e 149. Agora, é dada atenção às modalidades alternativas para as disposições ao redor da abertura 136 da Figura 1A e Figura 3A. A Figura 4A e a vista aproximadamente na Figura 4B mostram o sistema da Figura 3A com uma modalidade diferente da disposição ao redor da abertura destino 136. Embora as câmeras 210 e 220 da Figura 1A podem ser empregadas em combinação com o controlador 400 e rotação do estágio rotatório 130 para posicionar o ninho 500 na abertura 136 e para posicionar o ninho 600 sobre o ninho 500 na abertura 136, o sistema de posicionamento fiducial destino ajustável da Figura 4A e Figura 4B que compreende elementos de posicionamento giratórios 164a e 164b pode ser alternativa ou adicionalmente empregado para posicionar precisamente os agrupamentos 600 e 500.
[152] Os agrupamentos de recipiente industriais típicos não são fabricados para um padrão dimensional e, como resultado, qualquer sistema para carregar e fechar os recipientes agrupados 510 tem que ter um mecanismo para posicionar com precisão agrupamentos diferentemente dimensionados 500 que portam recipientes 510. Com essa finalidade, os elementos de posicionamento giratórios 164a e 164b podem ter diferentes conjuntos de superfícies de posicionamento pareadas 167a,167b e 163a, 163b que permitem que os agrupamentos 500 de dimensões específicas sejam encaixados com precisão entre tais superfícies de posicionamento pareadas. Na Figura 4B, o ninho 500 se encaixa de modo que as duas extremidades opostas do mesmo em uma primeira dimensão toquem superfícies voltadas uma para a outra 167a e 167b dos elementos de posicionamento giratórios 164a e 164b respectivamente. Contragirando-se mutuamente os elementos 164a e 164b em torno dos eixos geométricos respectivos 166a e 166b, é possível fazer com que as superfícies 167a e 167b fiquem voltadas uma para a outra e possam, então, permitir a posicionamento preciso entre as mesmas de um ninho de diferente comprimento na primeira dimensão.
[153] Conforme fica evidente da Figura 4B, quando as superfícies 167a e 167b estão voltadas uma parada a outra, o ninho posicionado adequadamente entre as mesmas pode ser retido em uma posição vertical predeterminada e precisa repousando-se nas superfícies 165a e 165b dos elementos de posicionamento giratórios 164a e 164b respectivamente. Quando as superfícies 163a e 163b estão voltadas uma para a outra, o ninho alternativo posicionado adequadamente entre as mesmas pode ser retido em uma posição vertical predeterminada e precisa repousando-se nas superfícies 161a e 161b dos elementos de posicionamento giratórios 164a e 164b respectivamente. Os elementos 164a e 164b podem ser girados manualmente em torno dos eixos geométricos 166a e 166b respectivamente. Em algumas modalidades, a rotação dos elementos 164a e 164b pode ser feita automaticamente por meio de unidades motorizadas controladas pelo controlador 400 e um software de controle adequado. Esse controle pode ser com base em dados dimensionais predeterminados em relação ao ninho que é posicionado entre as superfícies dos elementos 164a e 164b. Isso também pode se basear nos dados de entrada derivados os dados de imageamento obtidos a partir das câmeras 210 e/ou 220. Além disso, a rotação pode ocorrer à medida que o ninho 500 é diminuído na posição de modo que as superfícies particulares dos elementos 164a e 164b destinadas para engatar com as extremidades opostas do ninho 500 ao longo da primeira dimensão pode servir como pega horizontal de fechamento no ninho 500 à medida que as superfícies firam em direção à posição na qual as mesmas estão voltadas uma para a outra. Nessa modalidade, o posicionamento horizontal e posicionamento vertical de um ninho entre os elementos 164a e 164b não são mutuamente independentes.
[154] Outra disposição, conforme mostrado na Figura 4A e na Figura 4B para a primeira dimensão do ninho 500, também pode ser estabelecido para a segunda dimensão plana do ninho 500 perpendicular para a primeira dimensão. Isso permite qualquer ninho 500 colocado na abertura 136 seja localizado com precisão em uma localização predeterminada pela escolha da definição dos elementos de posicionamento giratórios 164a e 164b.
[155] Outra modalidade de elementos de posicionamento giratórios é mostrada na Figura 5A e Figura 5B. Em contrapartida à modalidade da Figura 4A e da Figura 4B descrita imediatamente acima, o posicionamento horizontal e o posicionamento vertical de um ninho entre dois elementos mutuamente contragiratórios 164a' e 164b' na Figura 5A e Figura 5B são ações de posicionamento mutuamente independentes. Isso é alcançado empregando-se, em cada uma das duas dimensões planas mutuamente perpendiculares tratadas na modalidade imediatamente acima, um par de abas planas opostas fixas 165a' e 165b' para posicionar o ninho 500 na dimensão vertical, e um par de elementos de posicionamento giratórios 164a' e 164b' para posicionar o ninho 500 na primeira dimensão horizontal. Nessa modalidade, cada um dos elementos 164a' e 164b' compreendem dois elementos giratórios combinados nos eixos 166a' e 166b' respectivamente para girar em uníssono e em alinhamento mútuo em qualquer lado das abas planas 165a' e 165b' dentro das saliências 169a' e 169b' respectivamente. Os conjuntos de elementos giratórios 164a' e 164b', além de cada um sendo divididos em dois elementos combinados, servem para confiar o ninho 500 a dimensão horizontal da mesma maneira que os elementos giratórios 164a e 164b na modalidade da Figura 4A e Figura 4B descrita imediatamente acima.
[156] Embora os elementos 164a' e 164b' possam ser projetados para terem formato mais complexos, é mostrado na Figura 5A e Figura 5B uma implantação muito simples na qual as superfícies 167a' de elementos giratórios 164a' e superfícies 167b' se elementos giratórios 164b' servem para posicionar o ninho 500 na primeira dimensão horizontal. Girando-se os elementos 164a' unidos por um eixo 166a' em sentido anti-horário dentro saliência 169a' e elementos giratórios 164b' unidos pelo eixo 166b' em sentido horário dentro da saliência 169b', pode ser feito com que as superfícies 163a' e 163b' estejam voltadas uma para a outra e, desse modo, um ninho de comprimento diferente na primeira dimensão horizontal pode ser posicionado e localizado com precisão entre os elementos 164a' e 164b'.
[157] Os elementos combinados 164a' e 164b' podem ser girados manualmente em torno dos eixos 166a' e 166b' respectivamente no interior das saliências 169a' e 169b' respectivamente. Em algumas modalidades, a rotação dos elementos 164a e 164b pode ser feita automaticamente por meio de unidades motorizadas controladas pelo controlador 400 e um software de controle adequado. Esse controle pode ser com base em dados dimensionais predeterminados em relação ao ninho que é posicionado entre as superfícies dos elementos 164a e 164b. Isso também pode se basear nos dados de entrada derivados os dados de imageamento obtidos a partir das câmeras 210 e/ou 220. Além disso, a rotação pode ocorrer à medida que o ninho 500 é diminuído na posição de modo que as superfícies particulares dos elementos 164a e 164b destinadas para engatar com as extremidades opostas do ninho 500 ao longo da primeira dimensão pode servir como pega horizontal de fechamento no ninho 500 à medida que as superfícies giram em direção à posição na qual as mesmas estão voltadas uma para a outra.
[158] A Figura 5A e Figura 5B mostram um conjunto adicional de elementos de posicionamento giratórios contragiratórios mutuamente emparelhados não numerados a título de clareza, combinados semelhantemente para elementos 164a' e 164b’ e dispostos para localizar com precisão 500 independentemente na dimensão vertical e em uma segunda dimensão plana de ninho 500 perpendicular à primeira dimensão.
[159] Em um aspecto adicional, descrito com referência à Figura 6, é fornecido um método para carregar recipientes farmacêuticos aninhados 510 com uma substância fluida farmacêutica, sendo que o método que compreende: fornecer [6010] o sistema de carregamento 1000 que compreende câmara esterilizável 100 com capacidade para manter uma condição asséptica, sendo que a câmara 100 que compreende estação de carregamento 170 e plano de estágio rotatório 130 que tem estrutura de localização destino 136, 164a, 164b, 164a', 164b'; transferir [6020] na câmara pelo menos uma cuba de recipiente 530 vedada por cobertura de cuba de recipiente 520 e que contém o ninho de recipiente 500 que porta uma pluralidade de recipientes farmacêuticos 510; vedar assepticamente [6040] a câmara 100; estabelecer [6050] uma condição asséptica dentro da câmara 100; transferir [6060] na estrutura de localização destino 136, 164a, 164b, 164a', 164b' ninho de recipiente 500 que porta uma pluralidade de recipientes farmacêuticos 510 de modo que o ninho de recipiente 500 seja mantido no lugar; e dispensar [6070] a substância fluida farmacêutica na pelo menos uma porção de uma pluralidade de recipientes farmacêuticos 510 operando-se tanto o estágio rotatório 130 quanto a estação de carregamento 170. A estação de carregamento de operação 170 pode incluir girar a estação de carregamento 170. A dispensação da distribuição da substância fluida farmacêutica pode compreender distribuir a substância fluida farmacêutica em uma base iterativa e serial nos recipientes 510.
[160] O fornecimento [6010] do sistema de carregamento 1000 pode compreender fornecer aparelho de carregamento que compreende pelo menos uma estação de remoção de cobertura 140 dentro câmara 100 e em que a transferência na estrutura de localização destino cuba de recipiente 530 compreende remover a cobertura de cuba de recipiente 520 da cuba de recipiente 530 operando-se tanto o estágio rotatório 130 quanto a pelo menos uma estação de remoção de cobertura 140. Operar a pelo menos uma estação de remoção de cobertura 140 pode compreender rodar a pelo menos uma estação de remoção de cobertura 140. O fornecimento [6010] do sistema de carregamento 1000 pode compreender fornecer dentro câmara 100 pelo menos uma estação de remoção de cobertura 140 que tem ferramenta de engate 142, transferir [6020] para a câmara 100 pelo menos uma cuba de recipiente 530 pode compreender ficar à cuba de recipiente 520 cobertura, acessório de remoção de cobertura 540; e em que a operação da pelo menos uma estação de remoção de cobertura 140 compreende engatar a ferramenta de engate 142 com o acessório de remoção de cobertura 540.
[161] O método pode compreender adicionalmente transferir [6030] na câmara cuba de encerramento de recipiente 630 vedada por uma cobertura de cuba de encerramento de recipiente e que contém pelo menos um ninho de encerramento de recipiente 600 que porta uma pluralidade de encerramentos de recipiente farmacêuticos 610. O método pode compreender adicionalmente posicionar [6080] um dentre pelo menos um ninho de encerramento 600 para alinhar encerramentos 610 no pelo menos um ninho de encerramento 600 com recipientes correspondentes 530 no ninho de recipiente 500; transferir [6090] ninhos 500,600 de encerramentos alinhados 610 e recipientes 510 para uma estação de colisão girando-se o estágio rotatório 130; e forçando [6100] os encerramentos 610 nos recipientes correspondentes 510. O método pode incluir adicionalmente ajustar a estrutura de localização de cuba 135,145 para acomodar um tamanho da cuba de ninho de encerramento 630. Posicionar [6080] um dentre o pelo menos um ninho de encerramento 600 pode compreender obter informações de imagem sobre o um dentre o pelo menos um ninho de encerramento 600, e posicionar o um dentre o pelo menos um ninho de encerramento com base nas informações de imagem. O posicionamento [6080] de um dentre o pelo menos um ninho de encerramento 600 pode compreender: aplicar um vácuo aos copos de sucção 162, 152a, 152b, 152a', 152b'; elevar o ninho de encerramento de recipiente 600 com os copos de sucção; e operar o estágio rotatório 130.
[162] Transferir [6020] no ninho de recipiente de abertura de localização de destino 500 pode compreender: aplicar um vácuo aos copos de sucção; elevar um ninho de recipiente 500 com os copos de sucção; e operar o estágio rotatório 130. O método pode incluir adicionalmente selecionar um dentre uma pluralidade de conjuntos de copos de sucção e em que a aplicação de um vácuo aos copos de sucção é realizada para o conjunto de copos de sucção selecionados. A seleção pode incluir girar um dentre uma pluralidade de conjuntos de copos de sucção na posição. O método pode incluir adicionalmente a estrutura de localização destino 136, 164a, 164b, 164a', 164b' para acomodar um tamanho de ninho de recipiente 500. O ajuste pode ser realizado em duas direções pelo menos geralmente ortogonais. O método pode incluir adicionalmente ajustar a estrutura de localização de cuba 139,149 para acomodar um tamanho do ninho de cuba de recipiente 530.
[163] Em um aspecto adicional, um método é fornecido (consultar a Figura 1G) para remover dentro um invólucro de ambiente controlado uma cobertura de recipiente de um recipiente vedado, por exemplo, cuba 530 ou cuba 630, o recipiente vedado que é vedado pela cobertura de recipiente, por exemplo, cobertura 520, o método que compreende: fornecer o recipiente no invólucro de ambiente controlado 100 com a cobertura 520 vedada para uma superfície de vedação de um rebordo do recipiente para vedar os conteúdos do recipiente contra descontaminação, sendo que a cobertura 520 tem acessório de remoção de cobertura 540, descontaminar o recipiente vedado no invólucro de ambiente controlado 100, engatar o acessório de remoção de cobertura 540 com a ferramenta de engate 142 e remover a cobertura do recipiente com o uso de ferramenta de engate 142. O engate pode engatar acessório de remoção de cobertura 540 à ferramenta de engate em formato de garfo 142. O engate pode engatar um acessório em formato de esfera ao acessório de remoção de cobertura 540.
[164] O fornecimento pode incluir fornecer recipientes farmacêuticos esterilizados 510 ou encerramentos 610 no recipiente vedado, por exemplo, cuba 530 ou 630, antes da descontaminação. A fixação pode ocorrer antes do recipiente estar no invólucro de ambiente controlado 100. A descontaminação do recipiente vedado no invólucro de ambiente controlado 100 pode ocorrer antes da remoção da cobertura 520. A remoção de cobertura 520 pode incluir mover ferramenta de engate 142 em relação ao recipiente 530. Remover cobertura 520 pode incluir mover tanto recipiente 530 quanto a ferramenta de engate 142. O método pode compreender adicionalmente fixar acessório de remoção de cobertura 540 para a cobertura 520 antes de fornecer recipiente 530 no invólucro de ambiente controlado.
[165] Embora a presente invenção tenha sido descrita de modo a apresentar um projeto exemplificativo, a presente invenção pode ser adicionalmente modificada dentro do espírito e do escopo da presente divulgação. Este pedido é, portanto, destinado a abranger quaisquer variações, usos ou adaptações da invenção com o uso de seus princípios gerais. Adicionalmente, este pedido se destina a cobrir tais afastamentos da presente divulgação como abrangidos pela prática conhecida ou de costume na técnica à qual a presente invenção se refere.

Claims (15)

1. Conjunto de recipiente para reter partes de recipiente farmacêutico aninhadas caracterizado pelo fato de que compreende: uma cuba de recipiente (530) que compreende: um fundo, um rebordo superior que fornece uma superfície de vedação superior horizontal que tem um contorno periférico, e paredes laterais localizadas entre o fundo e o rebordo superior, uma cobertura de cuba descascável (520) que consiste de uma folha de material flexível tendo uma superfície inferior vedada na superfície de vedação do rebordo superior do recipiente retangular para vedar o conteúdo do recipiente, e um acessório de remoção de cobertura (540) distinto de e preso a uma superfície superior da cobertura de cuba (520).
2. Conjunto de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a cobertura de recipiente descascável (520) vedada inclui uma porção que se estende para fora do contorno periférico da superfície de vedação superior do recipiente e o acessório de remoção da cobertura (540) está na porção da cobertura da cuba descascável (520) que se estende para fora do contorno periférico da superfície de vedação superior do recipiente.
3. Conjunto de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a cuba do recipiente (530) é retangular e inclui quatro paredes laterais.
4. Conjunto de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-3, caracterizado pelo fato de que o acessório de remoção de cobertura (540) inclui um apetrecho para permitir que o mesmo seja engatado por uma ferramenta de engate.
5. Conjunto de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-4, caracterizado pelo fato de que o acessório de remoção de cobertura (540) inclui um apetrecho em forma de bola para permitir que o mesmo seja engatado por uma ferramenta de engate.
6. Conjunto de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-5, caracterizado pelo fato de que a cobertura de cuba descascável (530) é vedada a quente na superfície de vedação do reborbo superior do recipiente retangular para vedar o conteúdo do recipiente (510) contra descontaminação.
7. Sistema (1000) para carregar recipientes farmacêuticos (510) aninhados em um conjunto de recipiente como definido na reivindicação 1 com uma substância fluida farmacêutica, sendo que o sistema é caracterizado pelo fato de que compreende uma câmara (100) esterilizável que tem capacidade para manter uma condição asséptica, sendo que a câmara (100) compreende: um estágio rotatório (130) plano que tem um eixo geométrico de rotação do estágio rotatório (131), uma pluralidade de estruturas de localização posicionadas com relação ao estágio rotatório (130) em posições diferentes ao redor do eixo geométrico de rotação do estágio rotatório (131), para reter ninhos (500, 600) de partes de recipiente farmacêutico nas posições diferentes ao redor do eixo geométrico de rotação do estágio rotatório (131), as estruturas de localização (139, 149) incluem superfícies associadas a uma primeira abertura de retenção de cuba (132) no estágio rotatório (130) para reter uma primeira cuba (500) contendo pelo menos um ninho de recipientes (510), superfícies associadas a uma segunda abertura de retenção de cuba (134) no estágio rotatório (130) para reter uma segunda cuba (600) contendo pelo menos um ninho de fechamentos (610) e superfícies associadas a uma abertura de retenção de ninho de destino (136) no estágio rotatório (130) para reter pelo menos um ninho, e uma estação de carregamento de recipiente (170) que tem uma cabeça de distribuição (174) para carregar os recipientes enquanto estão retidos em um ninho em uma das estruturas de localização.
8. Sistema (1000) de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a câmara compreende ainda pelo menos um sistema de coleta a vácuo (150) compreendendo copos de sucção (152) dispostos para engatar com o ninho de recipiente (500) e o ninho de fechamento de recipiente (600) mantido no estágio rotatório (130), o pelo menos um sistema de coleta a vácuo (150) configurado em combinação com rotação do estágio rotatório (130) para levantar um ninho de recipiente farmacêutico (500) de uma cuba de recipiente farmacêutico (530) e para depositar o ninho de recipiente farmacêutico (500) na abertura de destino (136) em combinação com rotação do estágio rotatório (130) e para levantar um ninho de fechamento de recipiente farmacêutico (600) de uma cuba de fechamento de recipiente farmacêutico (630) e para depositar o ninho de fechamento de recipiente (630) no topo do ninho de recipiente farmacêutico (530).
9. Sistema (1000) de acordo com qualquer uma das reivindicações 7-8, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma das estruturas de localização inclui uma estrutura de localização reconfigurável com uma ou mais superfícies de posicionamento ajustáveis para posicionar uma cuba em relação ao estágio rotatório.
10. Sistema (1000) de acordo com qualquer uma das reivindicações 7-9, caracterizado pelo fato de que a estrutura de localização reconfigurável inclui pelo menos um par de um membro de parada reconfigurável (149) e um membro de restrição (139) dispostos em frente um ao outro através de uma abertura no estágio rotatório para posicionar com precisão em uma primeira posição predeterminada uma cuba que contém pelo menos um ninho.
11. Sistema (1000) de acordo com qualquer uma das reivindicações 7-10, caracterizado pelo fato de que o membro de parada (149) é ajustável para parar a cuba na primeira posição predeterminada por um ajuste rotatório e o membro de restrição (139) está disposto para restringir a cuba na primeira posição predeterminada.
12. Sistema (1000) de acordo com qualquer uma das reivindicações 7-11, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma primeira das estruturas de localização reconfiguráveis inclui um elemento de posicionamento rotatório (164a, 164b) com um eixo geométrico de rotação (166a, 166b) paralelo a um plano do estágio rotatório e inclui uma pluralidade de diferentes superfícies de posicionamento (167a, 167b)que são selecionáveis girando o elemento de posicionamento rotatório (164a, 164b).
13. Sistema (1000) de acordo com qualquer uma das reivindicações 7-12, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma das estruturas de localização reconfiguráveis inclui um par de elementos de posicionamento rotatórios opostos, cada um com um eixo geométrico de rotação paralelo a um plano do estágio rotatório e cada um incluindo uma pluralidade de superfícies de posicionamentos (167a, 167b e 163a, 163b) diferentes que são selecionáveis girando os elementos de posicionamento rotatórios, para acomodar diferentes larguras de ninho.
14. Sistema (1000) de acordo com qualquer uma das reivindicações 7-13, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma das estruturas de localização reconfiguráveis inclui pelo menos um primeiro par de elementos de posicionamento (164a, 164b) opostos que definem superfícies de posicionamento que se opõem umas às outras ao longo de um primeiro eixo de posicionamento (166a, 166b) que é pelo menos geralmente paralelo a um plano do estágio rotatório (130) e pelo menos um segundo par de elementos de posicionamento opostos que definem superfícies de posicionamento que se opõem umas às outras ao longo de um segundo eixo de posicionamento que é pelo menos geralmente paralelo a um plano do estágio rotatório (130) e pelo menos geralmente perpendicular ao primeiro eixo geométrico de posicionamento (131).
15. Método para remover em um ambiente esterilizável uma cobertura (520) de uma cuba (530) vedada com a cobertura do conjunto de recipiente como definido na reivindicação 1, em que o método é caracterizado pelo fato de que compreende: fornecer uma câmara (100) esterilizável que tem capacidade para manter uma condição asséptica; reter na câmara (100) uma cuba (530) vedada com uma cobertura descascável (520), em que a cuba (530) e a cobertura (520) têm pluralidades correspondentes de cantos; iluminar uma ou mais zonas de monitoramento de descascamento próximas à estação de remoção de cobertura com luz a partir de pelo menos uma fonte de luz (240); descascar a cobertura (520) a partir de um dentre a pluralidade de cantos da cuba (530); medir uma primeira intensidade de luz da iluminação em uma dentre as zonas de monitoramento de descascamento (234, 236, 238) próximas a e que não sobrepõe substancialmente a cuba (530) e após pelo menos uma porção do descascamento; avaliar uma situação atual do descascamento da cobertura (520) da cuba (530) com base na primeira intensidade de luz; e fornecer uma indicação da situação atual avaliada.
BR112019004866-9A 2016-09-13 2017-09-12 Conjunto de recipiente para reter partes de recipiente farmacêutico aninhadas, sistema para carregar recipientes farmacêuticos aninhados com uma substância fluida farmacêutica, e, método para remover em um ambiente esterilizável uma cobertura de uma cuba vedada com a cobertura BR112019004866B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR122022026476-0A BR122022026476B1 (pt) 2016-09-13 2017-09-12 Método para carregar recipientes farmacêuticos aninhados com uma substância fluida farmacêutica

Applications Claiming Priority (7)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US15/264,554 US20180072446A1 (en) 2016-09-13 2016-09-13 Apparatus and method for asepticaly filling pharmaceutical containers with a pharmaceutical fluid using rotary stage
US15/264,554 2016-09-13
US15/465,516 US10524980B2 (en) 2016-09-13 2017-03-21 Apparatus and method for aseptically filling pharmaceutical containers with a pharmaceutical fluid using rotary stage
US15/465,516 2017-03-21
US15/647,633 2017-07-12
US15/647,633 US10710758B2 (en) 2017-07-12 2017-07-12 Apparatus and method for monitoring and controlling the removal of a cover from a sealed tub in an aseptic environment
PCT/CA2017/051071 WO2018049516A1 (en) 2016-09-13 2017-09-12 Apparatus and method for monitoring and controlling the aseptic filling and sealing of pharmaceutical containers with a pharmaceutical fluid using rotary stage

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019004866A2 BR112019004866A2 (pt) 2019-06-11
BR112019004866B1 true BR112019004866B1 (pt) 2023-05-30

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR122022026476B1 (pt) Método para carregar recipientes farmacêuticos aninhados com uma substância fluida farmacêutica
US10710758B2 (en) Apparatus and method for monitoring and controlling the removal of a cover from a sealed tub in an aseptic environment
US10723497B2 (en) Apparatus and method for monitoring and controlling the filling of a container with a pharmaceutical fluid in an aseptic environment
KR102366435B1 (ko) 무균 환경에서 컨테이너를 유체 의약으로 충전하는 것을 모니터링하고 제어하기 위한 장치 및 방법
US10524980B2 (en) Apparatus and method for aseptically filling pharmaceutical containers with a pharmaceutical fluid using rotary stage
US20200223573A1 (en) Apparatus and method for asepticaly filling pharmaceutical containers with a pharmaceutical fluid using rotary stage
ES2953296T3 (es) Método, dispositivo y sistema para el llenado de envases farmacéuticos
JP2007516775A (ja) 再構成用アセンブリを製造するための装置および方法
JP6577233B2 (ja) 生命工学・医薬品化学用自動作業セル、生命工学・医薬品化学用自動作業方法、及び自動作業セル
BR112019004866B1 (pt) Conjunto de recipiente para reter partes de recipiente farmacêutico aninhadas, sistema para carregar recipientes farmacêuticos aninhados com uma substância fluida farmacêutica, e, método para remover em um ambiente esterilizável uma cobertura de uma cuba vedada com a cobertura
US11530064B2 (en) Apparatus and method for monitoring and controlling the removal of a cover from a sealed tube in an aseptic environment
US12037150B2 (en) Apparatus and method for monitoring and controlling the aseptic filling and sealing of pharmaceutical containers with a pharmaceutical fluid using rotary stage