BR112018068651B1 - Método para elevação artificial - Google Patents

Método para elevação artificial Download PDF

Info

Publication number
BR112018068651B1
BR112018068651B1 BR112018068651-4A BR112018068651A BR112018068651B1 BR 112018068651 B1 BR112018068651 B1 BR 112018068651B1 BR 112018068651 A BR112018068651 A BR 112018068651A BR 112018068651 B1 BR112018068651 B1 BR 112018068651B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
water
gas
well
production
fluid
Prior art date
Application number
BR112018068651-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018068651A2 (pt
Inventor
Tord Jensen
Ivar 0Ystein Larsen
Arne Valle
0Ivind Fevang
Original Assignee
Equinor Energy As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Equinor Energy As filed Critical Equinor Energy As
Publication of BR112018068651A2 publication Critical patent/BR112018068651A2/pt
Publication of BR112018068651B1 publication Critical patent/BR112018068651B1/pt

Links

Images

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B43/00Methods or apparatus for obtaining oil, gas, water, soluble or meltable materials or a slurry of minerals from wells
    • E21B43/12Methods or apparatus for controlling the flow of the obtained fluid to or in wells
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B43/00Methods or apparatus for obtaining oil, gas, water, soluble or meltable materials or a slurry of minerals from wells
    • E21B43/12Methods or apparatus for controlling the flow of the obtained fluid to or in wells
    • E21B43/121Lifting well fluids
    • E21B43/122Gas lift

Landscapes

  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Jet Pumps And Other Pumps (AREA)
  • Prostheses (AREA)
  • Underground Or Underwater Handling Of Building Materials (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)

Abstract

Um método para elevação artificial é provido que é adequado para uso em reservatórios de óleo pesado. O método compreende injetar uma combinação de água e gás em um poço para criar elevação artificial.

Description

[0001] Poços de produção são usados para produzir fluido de reservatórios na subsuperfície geológica. Em particular, fluidos na forma de óleo e gás são produzidos através de poços, como é rotineiramente o caso na indústria de óleo e gás. O fluido de produção é tipicamente recebido no poço proveniente do reservatório de subsuperfície por causa das condições de pressão natural, e então escoa para fora do poço no interior de uma tubulação de produção dedicada disposta no poço. O fluxo de gás e líquidos em um poço de produção ocorre em decorrência da pressão no reservatório. A pressão que ocorre naturalmente pode ser suficiente para elevar os fluidos para a superfície. Além do fluxo natural de fluidos, uma pressão artificial pode ser adicionada para aumentar o fluxo, ou criar um fluxo se a pressão que ocorre naturalmente não for suficiente para elevar os fluidos para a superfície. A pressão artificial é também referida como elevação artificial. Uma bomba elétrica submersível (ESP) é uma bomba de fundo de poço que pode ser usada para criar elevação artificial. Um sistema de múltiplos poços elevados por EPS pode ser usado, em que os poços são conectados a um coletor comum. O fluido de produção do poço é então transportado ao longo de oleodutos para uma instalação à jusante, por exemplo, uma plataforma de produção flutuante (no caso de um poço ao largo) onde o fluido pode ser processado posteriormente. Bombas de intensificação adicionais podem ser providas no sistema de produção na superfície, por exemplo, no piso oceânico, para ajudar bombear o fluido de produção do poço ao longo do oleoduto para a instalação à jusante a uma taxa adequada.
[0002] Métodos existentes para criar elevação artificial para uma alta taxa de produção, por exemplo, acima de 1.000 metros cúbicos padrões por dia, são: elevação de gás para poços de óleo convencionais, ESP, principalmente para óleos pesados, HSP (bombas hidráulicas submersíveis) principalmente para óleos pesados, bombas de haste e bombas de jato hidráulico.
[0003] Os principais problemas com a tecnologia atual ESP são: uma limitada vida útil (0,5-1,5 anos) antes que elas tenham que ser trocadas; alto custo de troca da ESP (necessária uma plataforma de perfuração para trocar a bomba); perda de produção quando a ESP é abaixada; maior custo de poço por causa do equipamento de fundo de poço (além da própria ESP); alto OPEX da bomba ESP; custo, peso e espaço do equipamento de topo para controlar a bomba (principalmente VSD); diluente de fundo de poço pode ser exigido para reduzir a viscosidade do fluido no poço. O diluente é caro e usa parte da capacidade de processo de superfície disponível.
[0004] A invenção fornece um método e sistema como definido nas reivindicações anexas.
[0005] Algumas modalidades da invenção serão agora descritas apenas a título de exemplo e com referência ao desenho anexo, em que: Fig. 1 ilustra esquematicamente um sistema; Fig. 2 ilustra um método.
[0006] O método descrito aqui pode ser usado como um método de elevação artificial para reservatórios de óleo pesado onde elevação de gás não pode ser aplicada por causa da alta viscosidade do óleo do reservatório.
[0007] O método descrito aqui provê um método para injetar uma combinação de água e gás em um poço. Este método pode ser usado para criar elevação artificial. A água e gás podem ser injetados simultaneamente no poço.
[0008] A água e gás podem ser injetados no poço através de furos na tubulação de produção, opcionalmente o mais profundo possível de maneira tal que a injeção ocorra próxima a uma seção de completação inferior. Os furos na tubulação de produção podem ser providos com válvulas para controlar a entrada de água e gás.
[0009] A água e gás podem ser transportados abaixo no espaço anular entre a tubulação e o revestimento menor. Alternativamente, a água e gás podem ser transportados abaixo em uma única tubulação compartilhada que é provida dentro ou fora da tubulação de produção. Alternativamente, a água e gás podem ser transportados abaixo em tubulação separada dentro ou fora da tubulação de produção, em que um primeiro tubo é provido para a água e uma segunda tubulação para o gás. Com tubulação separada, a água pode ser provida em qualquer posição à montante da injeção de gás. Água pode também ser provida estendendo o poço ou uma derivação do poço ao interior de um aquífero.
[0010] Uma vantagem de adicionar ou injetar água ao fluido do reservatório produzido é gerar um regime de fluxo dentro da tubulação de produção com uma baixa viscosidade aparente, quando comparado ao fluido do reservatório sem água, para reduzir a perda de pressão por atrito. Uma vantagem de adicionar ou injetar gás ao fluido do reservatório produzido é gerar uma mistura de fluido na tubulação com baixa densidade aparente, quando comparado ao fluido do reservatório sem gás.
[0011] Consequentemente, pela adição, injeção e/ou mistura de água e gás de fundo de poço no poço com o fluido do reservatório produzido, a mistura de fluido na tubulação terá tanto baixa viscosidade quanto baixa densidade, por meio disto combinando as vantagens de água e gás.
[0012] A quantidade de água e gás injetada na tubulação de produção de fundo de poço pode ser regulada continuamente para maximizar a produção de fluido do reservatório. A quantidade de água e gás injetada no poço pode ser variada dependendo da composição do fluido produzido, tal como a razão de corte de água e gás líquido do fluido produzido do reservatório. A adição de água com condições de fluxo contínuo pode ser uma solução para garantir baixa viscosidade aparente do fluido na tubulação de produção.
[0013] A injeção tanto de água quanto de gás simultaneamente reduz as perdas de pressão tanto por causa do atrito quanto gravidade. Sem adicionar pressão adicional, a própria pressão do poço pode ser suficiente para transportar os fluidos de produção para a superfície em combinação com a redução de perdas de pressão após injeção de água e gás.
[0014] A água adicionada para reduzir a perda de pressão por atrito pode também ser usado em combinação com transporte de óleo pesado fora do poço, tal como em transporte de óleo em oleoduto.
[0015] Vantagens adicionais do método descrito aqui são: redução de custo (CAPEX e OPEX), melhor regularidade do poço (evitar troca de ESP’s, tempo de plataforma caro), reduzido peso (principalmente VSD’s), melhoria da utilização da capacidade de processamento na superfície (evita injeção de diluente antes de ele ser necessário no processo de superfície). Uma ESP é sensível a gás, e o uso de uma ESP influenciará a posição dos poços em um reservatório com um capeamento de gás. O uso de elevação de gás pode aumentar a flexibilidade de onde posicionar o trajeto do poço, por meio disto aumentando a produção do campo. Uma ESP limita os trajetos de poço (por exemplo, máxima perna de cachorro), enquanto o presente método não impõe nenhuma restrição ao trajeto do poço que pode permitir uma colocação mais ideal de poços com relação à taxa de recuperação e produção. A adição de água influenciará a quantidade de água que gera condições contínuas de água, que melhora a separação óleo/água e gás/líquido à jusante da cabeça de poço.
[0016] A Figura 1 ilustra uma implementação específica para SWAGL (elevação com injeção de água e gás simultânea). O gás e água são misturados acima do leito oceânico e combinados em um único tubo (1). O tubo se estende através da árvore de Natal (2) ao interior de uma coroa anular (3), que é provida fora do componente tubular mais interno que se estende em direção ao fundo do poço. O tubo termina em uma válvula (4) provida em uma abertura no componente tubular. A abertura é provida abaixo da água, abaixo do piso oceânico e abaixo da rocha de capeamento. Outras alternativas são injeção de água e gás em tubulações individuais ou separadas dentro ou fora da tubulação de produção, ou produção de água controlada a partir do aquífero combinada com elevação de gás convencional.
[0017] A Figura 2 ilustra um método para combinar gás e água (S1), e injetar a combinação de água e gás em um poço para criar elevação artificial (S2).
[0018] Embora a invenção tenha sido descrita em termos de modalidades preferidas aqui apresentadas, deve-se entender que essas modalidades são apenas ilustrativas e que as reivindicações não são limitadas a essas modalidades. Versados na técnica serão capazes de fazer modificações e alternativas em vista de descrição que são contempladas se enquadrando no escopo das reivindicações anexas. Cada recurso descrito ou ilustrado na presente especificação pode ser incorporado na invenção, quer sozinho ou em qualquer combinação apropriada com qualquer outro recurso descrito ou ilustrado aqui.

Claims (3)

1. Método para elevação artificial adequado para uso em reservatórios de óleo pesado, o método caracterizado pelo fato de que compreende: injetar uma combinação de água e gás em um poço para criar elevação artificial, e em que a combinação de água e gás é transportada no fundo do poço em uma única tubulação compartilhada que é provida dentro da tubulação de produção do poço.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a água e gás são injetados profundamente no poço de maneira tal que a injeção ocorra próxima a uma inferior da seção de completação.
3. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo fato de que água é provida estendendo o poço ou uma ramificação do poço ao interior de um aquífero.
BR112018068651-4A 2016-03-15 2017-03-15 Método para elevação artificial BR112018068651B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201662308593P 2016-03-15 2016-03-15
US62/308,593 2016-03-15
PCT/EP2017/056158 WO2017158049A1 (en) 2016-03-15 2017-03-15 Artificial lift method

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018068651A2 BR112018068651A2 (pt) 2019-02-05
BR112018068651B1 true BR112018068651B1 (pt) 2022-12-20

Family

ID=58314232

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112018068651-4A BR112018068651B1 (pt) 2016-03-15 2017-03-15 Método para elevação artificial

Country Status (7)

Country Link
AU (1) AU2017234995B2 (pt)
BR (1) BR112018068651B1 (pt)
CA (1) CA3017650A1 (pt)
GB (1) GB2564979B (pt)
NO (1) NO20181299A1 (pt)
RU (1) RU2728065C2 (pt)
WO (1) WO2017158049A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2580157B (en) 2018-12-21 2021-05-05 Equinor Energy As Treatment of produced hydrocarbons
GB2580145B (en) * 2018-12-21 2021-10-27 Equinor Energy As Treatment of produced hydrocarbons

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4711306A (en) * 1984-07-16 1987-12-08 Bobo Roy A Gas lift system
US5421408A (en) * 1994-04-14 1995-06-06 Atlantic Richfield Company Simultaneous water and gas injection into earth formations
RU2206728C1 (ru) * 2002-05-18 2003-06-20 Всероссийский нефтегазовый научно-исследовательский институт (ОАО ВНИИнефть) Способ добычи высоковязкой нефти
US8985221B2 (en) * 2007-12-10 2015-03-24 Ngsip, Llc System and method for production of reservoir fluids
US9896902B2 (en) * 2012-05-25 2018-02-20 Exxonmobil Upstream Research Company Injecting a hydrate slurry into a reservoir
GB201411213D0 (en) * 2014-06-24 2014-08-06 Maersk Olie & Gas Enhanced oil recovery method and apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
GB2564979B (en) 2021-06-23
WO2017158049A1 (en) 2017-09-21
NO20181299A1 (en) 2018-10-09
RU2728065C2 (ru) 2020-07-28
CA3017650A1 (en) 2017-09-21
AU2017234995B2 (en) 2022-05-12
GB201815679D0 (en) 2018-11-07
RU2018134343A3 (pt) 2020-04-15
GB2564979A (en) 2019-01-30
BR112018068651A2 (pt) 2019-02-05
AU2017234995A1 (en) 2018-10-25
RU2018134343A (ru) 2020-04-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9816367B2 (en) System, apparatus and method for well deliquification
US10344549B2 (en) Systems for removing blockages in subsea flowlines and equipment
CN105705729A (zh) 在生产期间用于分离井眼流体和固体的系统及设备
US6820696B2 (en) Petroleum production utilizing a salt cavern
US20190226303A1 (en) Subsea methane production assembly
BR112018068651B1 (pt) Método para elevação artificial
US10597993B2 (en) Artificial lift system
BR112015011137B1 (pt) sistema de injeção de produto químico de fundo de poço.
US20150285036A1 (en) Subsea dosing pump
CN104179477A (zh) 连续油管悬挂电泵采油工艺管柱
US20150330158A1 (en) Apparatuses, systems, and methods for injecting fluids into a subterranean formation
AU2017234997B2 (en) Pressure sensing system
US9752416B2 (en) Method of preventing hydrate formation in open water capture devices
US10895151B2 (en) Apparatus, systems and methods for oil and gas operations
CN204877402U (zh) 一种油田交替注水及co2的装置
CN103233710A (zh) 一种边抽气边循环注水的环保抽气法
WO2013180574A1 (en) Tracer device for downhole fluid processing
Pugh et al. First ever sub-sea hydraulic jet pump system used to optimize single well development offshore Tunisia
EA034540B1 (ru) Устройство для извлечения газа из залежи (варианты) и соответствующий способ (варианты)
US20190003289A1 (en) Enhanced riser-based gas-lift apparatus
NO20140842A1 (no) System og fremgangsmåte for brønnkompletteringsutstyr
Al Silwadi et al. Enhancing Unloading Operations on Intermittent Wells in an Offshore Carbonate Field in Abu Dhabi
BR102020014863A2 (pt) Sistema e método para elevação artificial através da redução da densidade média da coluna hidrostática em poços de petróleo
WO2023075815A1 (en) Zero-flaring well testing systems and methods
Khamees et al. Fit for Purpose Underbalanced Coil Tubing Surface Equipment Permits Safe Drilling of High H2S Horizontal Gas Wells in Saudi Arabia with Higher Productivity Results

Legal Events

Date Code Title Description
B15I Others concerning applications: loss of priority

Free format text: PERDA DA PRIORIDADE REQUERIDA US 62/308,593 DE 15.03.2016, POIS POSSUI DEPOSITANTE DIFERENTE DO INFORMADO NA ENTRADA NA FASE NACIONAL E SUA RESPECTIVA CESSAO NAO FOI APRESENTADA, MOTIVO PELO QUAL SERA DADA PERDA DESTA PRIORIDADE, CONFORME AS DISPOSICOES PREVISTAS NA LEI 9.279 DE 14/05/1996 (LPI) ART. 16 7O.

B151 Others concerning applications: resolution cancelled [chapter 15.31 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 15.9 NA RPI NO 2512 DE 26/02/2019 POR TER SIDO INDEVIDA.

B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/03/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS