BR112018010332B1 - Sistema de exposição de varejo inteligente - Google Patents

Sistema de exposição de varejo inteligente Download PDF

Info

Publication number
BR112018010332B1
BR112018010332B1 BR112018010332-2A BR112018010332A BR112018010332B1 BR 112018010332 B1 BR112018010332 B1 BR 112018010332B1 BR 112018010332 A BR112018010332 A BR 112018010332A BR 112018010332 B1 BR112018010332 B1 BR 112018010332B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
product
display
shelf
field communication
near field
Prior art date
Application number
BR112018010332-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018010332A2 (pt
Inventor
Percy D. Phillips
Andries D. Sebastian
Ercilia Hernandez
Original Assignee
R.J. Reynolds Tobacco Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US14/947,747 external-priority patent/US10130195B2/en
Application filed by R.J. Reynolds Tobacco Company filed Critical R.J. Reynolds Tobacco Company
Publication of BR112018010332A2 publication Critical patent/BR112018010332A2/pt
Publication of BR112018010332B1 publication Critical patent/BR112018010332B1/pt

Links

Abstract

O presente sistema refere-se aos métodos e aparelho para exposição de informações de varejo. Especialmente, o presente sistema fornece um sistema para exposição de informações de varejo especificadas por um varejista ou um consumidor e monitoramento em tempo real do produto de varejo para o varejista. Por exemplo, isso permite que um varejista envie ofertas promocionais a um dispositivo externo operado pelo consumidor, que o varejista mantenha estoque em tempo real dos produtos, e que o consumidor solicite a localização de um produto em uma loja de varejo. Adicionalmente, o sistema descrito fornece métodos e aparelho para detecção de roubo de um produto de varejo.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] O presente sistema e método está relacionado a sistemas de informações de exibição e varejo para exibir produtos e outras informações relacionadas. Especialmente, o sistema atualmente descrito refere-se a um visor de varejo inteligente que permite o controle e a exibição de informações de varejo e o monitoramento em tempo real de produtos de varejo, que utiliza comunicação de campo próximo. Além disso, refere-se ainda a métodos e aparelhos para fornecer informações ao consumidor e também relacionadas à detecção de roubo de produtos de varejo.
ANTECEDENTES
[002] As lojas de varejo, como lojas de departamento, lojas de desconto, supermercados, etc., vendem vários produtos que vão desde eletrodomésticos a alimentos. Globalmente, a maior loja de varejos emprega diversas estratégias para atrair consumidores e obter seus negócios e transmitir informações relevantes ao consumidor. Manter um relacionamento positivo com o consumidor e fornecer informações relevantes para uma melhor experiência de compra é uma meta para qualquer loja de varejo em um esforço para reter o consumidor. Fornecer ao consumidor informações referentes a ofertas promocionais e a condição de um produto em questão é uma maneira de atingir esse objetivo.
[003] Existem muitos desafios na indústria de varejo que incluem a oferta promocional para atrair mais consumidores, manter o controle do estoque para saber quais produtos são populares ou quais produtos precisam ser encomendados de um fabricante e se manter competitivo com outros produtos de varejo. Além disso, existe o desafio de detectar e impedir o roubo em tempo real em uma loja de varejo. Assim, o sistema descrito abaixo estabelece várias modalidades que são desenvolvidos em um esforço para enfrentar esses desafios.
[004] Um planograma é um diagrama que indica a colocação de produtos em uma prateleira de varejo e quando um fabricante envia uma nova linha de produtos para uma loja de varejo, a linha de produtos é acompanhada de um planograma. Os planogramas fornecem um método visual de posicionamento do produto, colocando-se os produtos em posições estratégicas e pré-alocadas em uma prateleira em uma loja de varejo. Estes planogramas são criados para permitir a colocação consistente de produtos e representação em várias lojas de varejo e que são organizados de modo que os consumidores sejam visualmente atraídos para produtos específicos dentro dessa disposição.
[005] Outro método de promoção de produtos para o consumidor é com uma oferta promocional. A oferta promocional pode ser disponibilizada aos consumidores se o produto em particular estiver prestes a expirar, o produto específico está prestes a ficar desatualizado devido ao lançamento de um novo modelo, o produto específico precisa ser vendido após a temporada de férias, etc. Ofertas promocionais são muitas vezes fisicamente exibidas ao lado do produto específico para o qual a oferta promocional se destina, e são exibições estáticas que listam o valor em dólares ou a porcentagem que o consumidor economizará em determinado produto.
[006] Os atuais esquemas de detecção de roubo de varejo são comumente compostos de três componentes principais, uma antena eletrônica ou outra conexão de comunicação para detectar uma etiqueta ou identificação ativada quando um consumidor sai da loja, um desativador ou um coxim de detector para desativar uma etiqueta ou identificação, e a etiqueta eletrônica física anexada ao produto. Ver, por exemplo, o Sistema de Segurança Antirroubo de Lojas do Sistema de Vigilância Eletrônica de Artigo (EAS) Prevenção ao Roubo de Varejo. Esses sistemas são eficientes; no entanto, existe uma necessidade de melhoria sobre eles. No ponto de venda, cada produto adquirido é verificado como vendido, e uma etiqueta ou identificação eletrônica é desativada para evitar que um esquema de detecção de roubo seja discutido a partir do alerta de uma vítima de roubo após uma venda válida.
[007] A tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) utiliza campos eletromagnéticos para transferir dados e a etiqueta ou identificação de radiofrequência associada pode ser ativa ou passiva. Uma etiqueta ou identificação de radiofrequência ativa possui uma fonte de energia que permite a transmissão da etiqueta ou identificação de radiofrequência para um leitor de identificação de radiofrequência, enquanto uma etiqueta de identificação de radiofrequência passiva ou identificação não requer uma fonte de energia e a etiqueta ou identificação de radiofrequência é lida por um leitor de identificação de radiofrequência. Os sistemas de identificação de radiofrequência são classificados pelo tipo de etiqueta ou identificação e pelo leitor que utilizam, ou seja, se a etiqueta ou identificação de radiofrequência e/ou a identificação de radiofrequência é ativa ou passiva. A etiqueta ou identificação é incorporada em um produto específico e consiste em pelo menos duas partes: um circuito integrado para processamento e armazenamento de informações e para modulação e demodulação de um sinal de radiofrequência (RF); e uma antena e um transceptor ou gerador EMF podem ser fornecidos para transmitir e receber o sinal RF. Leitores de identificação de radiofrequência se comunicam com etiquetas de identificação de radiofrequência que transmitem e recebem sinais de RF codificados que contêm um identificador único de etiquetas correspondente e informações adicionais relacionadas ao produto especificadas por um usuário. O identificador único pode ser pelo menos um de um número de série ou as informações relacionadas ao produto podem ser coletadas por uma pluralidade de sensores. Devido aos identificadores únicos, o sistema de identificação de radiofrequência é capaz de diferenciar diferentes produtos e os dados relacionados ao produto quando a etiqueta de identificação de radiofrequência está dentro da faixa do leitor de identificação de radiofrequência.
[008] Os sistemas de identificação de radiofrequência são classificados pelo tipo de etiqueta ou identificação e o tipo de leitor que o sistema utiliza que inclui: um sistema de etiqueta ativo de leitura passiva (PRAT); uma etiqueta passiva de leitura ativa (ARPT); e uma etiqueta ativa de leitura ativa (ARAT). Os sistemas de etiqueta passiva de leitura passiva (PRPT) não são implementados porque a etiqueta de identificação de radiofrequência ou o leitor de identificação de radiofrequência deve estar ativo para que a comunicação entre eles ocorra. As etiquetas de identificação de radiofrequência ou identificações são de tamanho pequeno e incorporá-las dentro de um produto para rastreamento é bem conhecido na técnica. Os sistemas de identificação de radiofrequência já são empregados em diversos campos, como rastreamento de bagagem aeroportuária, rastreamento de animais e coleta de pedágios. Bandas de frequência de identificação de radiofrequência começam em 120 kHz (Hz) e se estendem a 10 gigahertz (GHz). A comunicação de campo próximo é um subconjunto da tecnologia de identificação de radiofrequência, que opera a 13,56 megahertz (MHz) e será discutido doravante; portanto, a mesma classificação baseada no tipo de etiqueta ou identificação e no tipo de leitor pode ser aplicada aos sistemas de comunicação de campo próximo.
[009] A comunicação de campo próximo é uma forma de comunicação de identificação de radiofrequência de alta frequência que permite que pelo menos dois dispositivos se comuniquem entre si quando estão dentro de uma proximidade particular um do outro. Como os sistemas de identificação de radiofrequência, os sistemas de comunicação de campo próximo utilizam campos eletromagnéticos para transferir dados de e para um dispositivo para outro dispositivo e podem ser ativos ou passivos. A tecnologia de comunicação de campo próximo é normalmente considerada uma tecnologia sem fio de curto alcance que permite comunicação ponto a ponto; no entanto, grandes redes de comunicação de campo próximo podem ser criadas pelo posicionamento estratégico de etiquetas e leitores de comunicação de campo próximo. Além disso, um telefone inteligente, um relógio inteligente, um computador do tipo tablet ou qualquer dispositivo que utilize de comunicação de campo próximo, WLAN ou qualquer outra conexão de comunicação equipado com uma etiqueta de comunicação de campo próximo pode utilizar a comunicação de campo próximo como principal método de comunicação.
[010] A tinta condutora é uma tinta que pode ser impressa em um objeto e conduzir eletricidade. A tinta condutora pode ser classificada como sistemas de alto teor de sólidos ou sistemas de película espessa de polímero. Materiais como flocos de prata e carbono são frequentemente usados em tintas condutoras para alcançar a condutividade. Essa tecnologia de ponta fornece um método econômico e inovador para uso na indústria de varejo e também pode ser usada para imprimir etiquetas de identificação de radiofrequência ou identificações.
BREVE SUMÁRIO
[011] A presente revelação é geralmente direcionada a métodos e aparelhos que adaptam a exibição de informações de varejo e controle de um sistema de exibição de varejo inteligente com base no recebimento de dados ambientais de um pacote de produto inteligente (referido doravante como um pacote de produtos) localizado em uma prateleira de varejo de comunicação de campo próximo inteligente (referido doravante como uma prateleira de comunicação de campo próximo inteligente ou simplesmente prateleira de comunicação de campo próximo) que acomoda vários pacotes de produto. O sistema de exibição de varejo inteligente está relacionado à tecnologia que permite a transmissão de mensagens personalizadas, ofertas promocionais, verificação de venda, etc. tanto para um consumidor quanto a um varejista. O sistema de exibição de varejo inteligente tem pelo menos quatro componentes, em que os componentes incluem: o dito pacote do produto com uma etiqueta de tinta condutora, etiqueta de comunicação de campo próximo ou etiqueta de identificação de radiofrequência, uma pluralidade de sensores e um visor de pacote de produto inteligente (referido doravante como um visor de pacote de produtos); dita prateleira de comunicação de campo próximo com um sistema de controle, uma pluralidade de sensores, e um visor inteligente (referido doravante como um visor de prateleira de comunicação de campo próximo inteligente ou simplesmente prateleira de comunicação de campo próximo); um banco de dados de identificadores de produto único para coletar, analisar e armazenar dados relacionados ao produto de varejo; e um dispositivo externo operado pelo consumidor, que pode ser um telefone inteligente, um relógio inteligente, um computador do tipo tablet ou qualquer dispositivo que utilize comunicação de campo próximo, comunicação de rede local sem fio (WLAN) ou qualquer outra conexão de comunicação. Além disso, a prateleira de comunicação de campo próximo facilita a comunicação de campo próximo, WLAN ou qualquer outra conexão de comunicação entre os quatro ou mais componentes descritos no presente documento.
[012] Por conexão de comunicação entende-se que qualquer dispositivo que possua uma conexão de comunicação pode estar em comunicação digital ou outra com qualquer outra parte do sistema através de um protocolo de comunicação sem fios ou com fio. Essa conexão de comunicação pode ser ativo ou passivo. A conexão de comunicação pode ser entre dois elementos ou pode ser suportado por um sistema de rede separado e pode ser fornecido para, opcionalmente, transferir dados entre um pacote de produto ou os pacotes de produto, uma prateleira inteligente ou outro sistema de controle de tipo de inventário, um banco de dados, um dispositivo de comunicação externo operado pelo consumidor, rede de área local sem fio (WLAN) ou qualquer outra estratégia de comunicação. A conexão de comunicação no presente documento pode simplesmente implicar o uso de várias tecnologias para transferir dados de um elemento do sistema para outro, seja ele iniciado pelo dispositivo emissor, dispositivo receptor, interrogatório ou por um sistema de controle. Além disso, as conexões de comunicação no presente documento podem ser integrados dentro dos vários elementos, tais como identificações, pacotes, visores, tecnologia de estrutura de prateleira e similares, ou, alternativamente, podem ser equipamentos eletrônicos separados. Assim, a conexão de comunicação pode, alternativamente, variar de transceptores a simples locais de memória que armazenam dados ou que respondem a interrogadores, tornando-se ativos apenas na presença de um campo de energia. A conexão de comunicação também pode significar uma área de armazenamento específica que pode ser lida por um dispositivo externo.
[013] Esse método e outras implementações de tecnologia reveladas no presente documento podem, cada um, compreender opcionalmente um ou mais dos seguintes recursos.
[014] Um sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo é composto por pelo menos três componentes: uma memória para armazenar uma pluralidade de comandos para o sistema executar; um controlador que pode ser, porém sem limitação a um microprocessador para executar a pluralidade armazenada de comandos na memória; e uma antena de transponder ou outra conexão de comunicação para facilitar a transmissão de dados entre um pacote de produtos, a prateleira de comunicação de campo próximo, um banco de dados de identificadores de produto único e um dispositivo externo operado pelo consumidor, em que o sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo é operável para transmitir informações de exibição para a exibição do pacote do produto e para o visor de prateleira de comunicação de campo próximo. O sistema de controle permite que um sistema de exibição de varejo inteligente opere com intervenção mínima do varejista. Por exemplo, um varejista pode querer que o sistema responda a um produto que expira comandando-se um alerta a ser enviado a um consumidor para não comprar o dito produto através de um visor de pacote do produto. Um microprocessador é acoplado a uma pluralidade de prateleiras de comunicação de campo próximo pelo menos um ou mais microprocessadores são utilizados para o controle de uma pluralidade de prateleiras de comunicação de campo próximo.
[015] Um sistema de exibição de varejo inteligente pode utilizar uma etiqueta de tinta condutora, uma etiqueta de comunicação de campo próximo ou, mais geralmente, uma etiqueta de identificação de radiofrequência incorporada em um pacote de produto para coletar, analisar e armazenar dados relacionados ao produto associados a um produto específico. Por exemplo, um pacote de produtos pode incluir uma etiqueta de comunicação de campo próximo que rastreia o produto até o ponto de venda e uma vez adquirida, a etiqueta registra a verificação de vendas no identificador de produto único de etiquetas correspondente em um banco de dados de identificadores de produto único. Alguns exemplos adicionais incluem o monitoramento em tempo real do inventário e o rastreamento de produtos em tempo real, que permitem a um varejista rastrear um determinado produto e um consumidor para encontrar um determinado produto em uma loja de varejo, respectivamente.
[016] Um pacote de produto inclui uma pluralidade de sensores, em que a pluralidade de sensores pode ser, porém sem limitação, um sensor de temperatura, um sensor de umidade e um sensor de temporização. A pluralidade de sensores permite que os dados ambientais relacionados ao produto sejam coletados, analisados e armazenados em um banco de dados de identificadores de produto único por meio de comunicação de campo próximo, WLAN ou qualquer outra conexão de comunicação. Além disso, os dados ambientais relacionados ao produto podem ser exibidos no pacote do produto para que um consumidor possa examinar e permitir que o dito consumidor tome uma decisão de compra informada. Por exemplo, um pacote de produto pode conter um filé de salmão e os dados do sensor exibidos no pacote do produto podem incluir quanto tempo o peixe foi empacotado e armazenado na prateleira de comunicação de campo próximo que permite ao consumidor selecionar o filé mais fresco de salmão para compra.
[017] Algumas implementações geralmente são direcionadas para adaptar o controle de um visor de um pacote de produto com base em dados ambientais relacionados ao produto, em que um método de exibição pode ser um visor de cristal líquido (LCD), um visor de diodo orgânico emissor de luz de matriz ativa (AMOLED), ou uma tela de diodo emissor de luz (LED), ou qualquer outro visor comumente usado na técnica. Por exemplo, um pacote do produto pode receber e exibir a temperatura atual ou a temperatura histórica do produto e a quantidade de tempo que o pacote do produto foi estocado na prateleira de comunicação de campo próximo a partir de dados sensoriais e avisar se o produto é seguro para um consumidor ingerir a partir dos ditos dados. Uma pluralidade de dados sensoriais fornecidos por um pacote de produtos, em conjunto com uma pluralidade de dados sensoriais fornecidos por uma prateleira de comunicação de campo próximo, pode ainda identificar quando um produto está prestes a expirar e comandar a exibição de uma oferta promocional a um consumidor, para que o produto não seja desperdiçado.
[018] A utilização de uma etiqueta de tinta condutora ativa, etiqueta de comunicação de campo próximo ou etiqueta de identificação de radiofrequência é utilizada no presente documento, pois permite que a etiqueta se comporte simultaneamente como receptor e transmissor, que se comunica entre, pelo menos, um visor de prateleira de comunicação de campo próximo e o pacote do produto, em que exista pelo menos uma localização de pacote do produto no visor de prateleira de comunicação de campo próximo, através da antena do transponder ou outra conexão de comunicação do sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo. A recepção simultânea e a transmissão de dados permitem que um visor de pacotes de produto e um visor de prateleira de comunicação de campo próximo sejam dinamicamente atualizados como atualizações de dados ambientais relacionados a produtos e atualizações de dados de tempos. Por exemplo, um produto contido em um pacote de produtos que tenha uma vida útil de dez dias pode estar em uma prateleira por oito dias. Um visor do pacote do produto pode ter exibido o prazo de validade para os primeiros cinco dias na cor verde, conforme o prazo de validade dos últimos três dias na cor amarela, e exibir o prazo de validade para os dois últimos dias do prazo de validade dos produtos em vermelho, que indica que o produto dentro do pacote do produto está prestes a expirar.
[019] Em algumas implementações, o visor do pacote do produto pode contar dinamicamente um prazo de validade em um formato "DIA: HORA: MINUTO: SEGUNDO" fornecer ao consumidor uma indicação numérica de quanto tempo até o produto expirar. Em outras implementações, uma representação visual, como um círculo cujo perímetro contém 10 segmentos, em que cada segmento representa um dia, pode contar dinamicamente um prazo de validade de 10 dias de um pacote de produto, embotando-se cada segmento dinamicamente em ordem sequencial, como atualizações de dados de tempo. Os dados representados no visor do pacote de produto são comandados por um sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo e recebidos por uma etiqueta de tinta condutora, etiqueta de comunicação de campo próximo, ou etiqueta de identificação de radiofrequência, em que os dados recebidos são exibidos. Existe uma pluralidade de maneiras de representar dados no visor do pacote de produto, mas uma pessoa versada na técnica reconhecerá que as várias modalidades se aplicam igualmente, independentemente do método de exibição e representação dinâmica de dados.
[020] Em algumas implementações, é fornecido um método que compreende receber, por um detector de movimento e/ou um detector de pressão, uma indicação de que um pacote do produto é removido de uma prateleira de comunicação de campo próximo que pode disparar uma de uma pluralidade de comandos. Por exemplo, um consumidor pode selecionar um pacote de produto e remover o mesmo de uma prateleira de comunicação de campo próximo que comanda uma mensagem personalizada para o visor na referida prateleira ou um dispositivo externo operado pelo consumidor para o consumidor ver. Além disso, se um pacote de produto for removido de uma prateleira de comunicação de campo próximo, então, um banco de dados de identificadores de produto único registrará a remoção do dito pacote do produto e um varejista saberá quando o estoque de prateleira do dito pacote do produto precisar ser reabastecido.
[021] Algumas implementações geralmente são direcionadas para adaptar o controle de visor de uma prateleira de comunicação de campo próximo baseado na preferência de um varejista, em que um método de exibição pode ser, porém sem limitação, um visor de cristal líquido, um visor de diodo orgânico emissor de luz de matriz ativa, ou uma tela de diodo emissor de luz, ou qualquer outro visor comumente usado na técnica. Por exemplo, uma prateleira de comunicação de campo próximo que abriga um determinado produto pode receber uma solicitação de um consumidor que procura o referido produto específico e comandar a prateleira de comunicação de campo próximo para exibir uma imagem personalizada que permite ao consumidor localizar o produto em questão. O consumidor pode fazer interface com um sistema de exibição de varejo inteligente através de um dispositivo externo operado pelo consumidor, como um telefone inteligente, um relógio inteligente, um computador do tipo tablet, ou qualquer dispositivo que utilize comunicação de campo próximo, WLAN ou qualquer outra conexão de comunicação.
[022] Tal como acontece com o visor do pacote de produtos, o visor de prateleira de comunicação de campo próximo também representa dados e informações que estão mudando dinamicamente através de dados recebidos da antena do transponder ou outros meios de comunicação do sistema de controle de prateleiras. Por exemplo, se um consumidor remover um pacote de produto de uma prateleira de comunicação do campo próximo, um detector de movimento e/ou de pressão detectará que o pacote do produto foi removido, a transmissão de um sinal será comandada por um sistema de controle de uma prateleira de comunicação de campo próximo a uma base de dados de identificadores de produto único, em que a remoção do dito pacote do produto é registada e a transmissão de uma mensagem (por exemplo “ME COMPRE!”) é comandada para o visor do dito pacote do produto para o consumidor ver. Além disso, a remoção de um pacote de produto de uma prateleira de comunicação de campo próximo pode desencadear um de uma pluralidade de comandos a serem executados por um sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo. Por exemplo, se um consumidor remover um pacote de produto de uma prateleira de comunicação de campo próximo, a mesma pode ser atualizada dinamicamente para fornecer ao consumidor uma oferta promocional para o pacote do produto que o consumidor removeu. Existe uma pluralidade de maneiras de representar dados no visor do pacote do produto, mas a pessoa versada na técnica reconhecerá que as várias modalidades se aplicam igualmente independentemente do método de exibição e representação dinâmica de dados.
[023] Algumas implementações geralmente são direcionadas para a adaptação do controle de um visor do pacote do produto de um local interno ou remoto. Um pacote de produto coleta continuamente dados ambientais relacionados ao produto através de uma pluralidade de sensores incorporados em um pacote de produto e transmite os dados ambientais relacionados ao produto para um banco de dados de identificadores de produto único por meio de uma antena transponder ou outra conexão de comunicação em uma prateleira de comunicação de campo próximo onde os dados são analisados e armazenados. Um banco de dados de identificadores de produto único pode estar localizado em um computador pessoal, um computador do tipo laptop e/ou um computador do tipo tablet que processa continuamente esses dados para um pacote de produtos ao longo da vida útil do dito produto, inclusive após a compra. A etiqueta de tinta condutora de cada pacote de produto, etiqueta de comunicação de campo próximo, ou etiqueta de identificação de radiofrequência está associado a um identificador de produto único que permite a um varejista analisar as tendências de compra de produtos do ponto de vista do consumidor.
[024] Além de processar dados de uma pluralidade de sensores correspondentes a um pacote de produto e uma prateleira de comunicação de campo próximo, um banco de dados de identificadores de produto único também pode fornecer verificação de ponto de venda e ajudar a empresa a manter o inventário em tempo real. Uma vez que um produto é comprado, a verificação de venda é transferida para a etiqueta de tinta condutora, etiqueta de comunicação de campo próximo, ou etiqueta de identificação de radiofrequência associado ao identificador único dos referidos produtos, que é utilizado para impedir o roubo, conforme doravante. Rastrear o inventário é muitas vezes uma tarefa demorada e monótona que os varejistas devem realizar para garantir que eles tenham estoque suficiente de um determinado produto. As várias modalidades permitem que o inventário seja mantido em tempo real, registrando-se um produto que foi comprado e subtraindo-o do inventário atual.
[025] Em algumas implementações, um banco de dados de identificadores de produto único também pode ser utilizado para permitir que um varejista organize, classifique e gerencie produtos por meio de seus identificadores de produto único. Por exemplo, um varejista pode querer organizar os produtos na base de dados através de um planograma particular que permita ao varejista analisar quais os produtos específicos e qual a quantidade de produtos específicos que precisam de ser armazenados numa determinada área de uma loja de varejo. Além disso, um varejista pode classificar o estoque em tempo real por produtos fornecidos por um determinado fabricante para permitir que o varejista veja quais produtos precisam ser solicitados ao fabricante específico. Ainda mais, um produtor pode comandar a transmissão de uma imagem ou mensagem para um visor de prateleira de comunicação de campo próximo que alerta um funcionário de uma loja de varejo de que um produto em particular na prateleira de comunicação de campo próximo precisa ser abastecido.
[026] Em algumas implementações, um banco de dados de identificadores de produto único também pode ser utilizado para rastrear as vendas de produtos sem a necessidade de software adicional de contabilidade. Por exemplo, uma vez que um determinado produto é vendido, um banco de dados de identificadores de produto único será comandado para anexar a verificação de vendas ao identificador único dos ditos produtos. Isso permite que um varejista visualize quais produtos foram vendidos, a que custo cada produto foi vendido e a quantidade total de vendas para aquele dia ou qualquer período de tempo especificado que o varejista deseja examinar.
[027] Um dispositivo externo operado pelo consumidor permite que um consumidor se comunique com um sistema de exibição de varejo inteligente através de comunicação de campo próximo, WLAN ou qualquer outra conexão de comunicação. Um aplicativo de consumidor para um telefone inteligente, um relógio inteligente, um computador do tipo tablet ou qualquer dispositivo que utilize comunicação de campo próximo, WLAN ou qualquer outra conexão de comunicação pode ser desenvolvido para auxiliar o consumidor em um ponto de venda e, além disso, ajudar um varejista a transmitir informações ao consumidor. Por exemplo, antes de entrar em uma loja de varejo, o consumidor pode listar os produtos específicos que pretende comprar nessa loja. Além disso, ao entrar em uma loja de varejo, o consumidor pode receber uma oferta promocional dessa loja por um ou mais produtos específicos que planeja comprar.
[028] Algumas implementações geralmente são direcionadas para adaptar o rastreamento de um pacote de produto por meio de uma etiqueta de tinta condutora incorporada, etiqueta de comunicação de campo próximo ou etiqueta de identificação de radiofrequência de um pacote de produto. Cada etiqueta incorporada relaciona um identificador de produto único a um pacote de produto com pelo menos um de um número de série, dados ambientais relacionados ao produto, e verificação de vendas transmitida entre um visor de prateleira de comunicação de campo próximo, um visor de pacote de produto e um banco de dados de identificadores de produto único. Por exemplo, um consumidor em uma loja de varejo pode usar um aplicativo consumidor em um dispositivo externo operado pelo mesmo para solicitar a localização de um determinado produto e receber uma mensagem personalizada de um banco de dados de identificadores de produto único no dispositivo externo operado pelo consumidor que detalha o local do dito produto específico. Em algumas implementações, a mensagem personalizada também pode aparecer em um visor de prateleira de comunicação de campo próximo para auxiliar um consumidor a localizar o dito produto específico. Por exemplo, o sistema de exibição de varejo inteligente pode incluir um sistema de controle de prateleira que está operativamente em comunicação com um dispositivo de exibição de usuário para receber um comando de informações de solicitação de localização, o sistema de controle de prateleira operável para enviar um comando para o visor de prateleira para iluminar, assim, localizar o produto solicitado pelo consumidor.
[029] Esse método e outras implementações de tecnologia reveladas no presente documento podem, cada um, compreender opcionalmente um ou mais dos recursos a seguir.
[030] Um pacote de produtos que inclua uma etiqueta de tinta condutora, uma etiqueta de comunicação de campo próximo ou uma etiqueta de identificação de radiofrequência pode fornecer um método de detecção de roubo de varejo. Por exemplo, um leitor de radiofrequência ou comunicação de campo próximo pode ser colocado na saída de uma loja de varejo e se comunicar com um banco de dados de identificadores de produto único para detectar o roubo de um produto que soa um sinal de alarme para alertar um varejista de que um produto específico não possui verificação de vendas registrada.
[031] Além disso, um sistema de detecção de roubo de varejo pode detectar roubo em uma loja de varejo não apenas por um consumidor, mas também por um funcionário da loja de varejo. Por exemplo, o rastreamento de vendas permite que um varejista determine a quantidade de produtos vendidos e a quantia em dólares correspondente vendida em tempo real. Se o funcionário do varejo roubasse dinheiro de uma caixa registradora em um ponto de venda, a loja saberia em qual caixa registradora no ponto de venda o dinheiro foi roubado depois que o dinheiro no registro for inferior ao valor gravado em um banco de dados.
[032] Deve ser observado que todas as combinações dos conceitos precedentes e conceitos adicionais descritos no presente documento em maior detalhe são contemplados como sendo parte do assunto revelado no mesmo. Por exemplo, todas as combinações de assuntos reivindicados que aparecem no final desta revelação são contempladas como sendo parte do assunto revelado no presente documento. As pessoas versadas na técnica apreciarão melhor as características e aspectos de tais modalidades, e outros, mediante revisão do restante da especificação.
[033] O termo “dados” pode denotar informações relativas a: etiqueta de tinta condutora, etiqueta de comunicação de campo próximo ou etiqueta de identificação de radiofrequência; informações relacionadas ao produto, tais como condições ambientais, localização, conteúdo ou quaisquer outras informações relacionadas associadas ou pretendidas como um descritor para o produto, condição do produto, conteúdo, fonte ou quaisquer outras informações relacionadas, incluindo a origem, produzir informações, tais como informações nutricionais, informações de origem relacionadas, como instalação ou fazenda; conteúdo e materiais de embalagem; números de série do identificador de produto único; e verificação de vendas. O termo "dados" não pretende ser limitante, como revelado no presente documento nos vários exemplos.
[034] O termo “banco de dados” pode denotar um mecanismo de armazenamento que permite a manipulação de dados e pode estar localizado em um computador pessoal, servidor remoto ou local, computador do tipo laptop e/ou computador do tipo tablet. O termo “banco de dados” não pretende ser limitante como revelado no presente documento.
[035] O termo “produto” pode denotar qualquer item vendido em várias lojas de varejo. O termo “produto” não pretende ser limitante como revelado no presente documento.
[036] O termo "comando" pode denotar sinais elétricos transmitidos entre vários aparelhos descritos no presente documento e pode incluir instruções, programas, comunicações por computador e qualquer outra comunicação digital eletrônica ou sinal analógico. O termo “comando” não pretende ser limitante como revelado no presente documento.
[037] O termo “antena transponder” pode denotar um dispositivo eletrônico que serve como um receptor ou transmissor e na recepção de um sinal eletrônico, transmite um sinal para vários aparelhos no sistema. O termo “antena de transponder” não pretende ser limitante como aqui divulgado e pode incluir conexões de comunicação incluindo transmissores, receptores, transceptores, interrogadores de radiofrequência ou outro hardware de comunicação e/ou software para troca de informações por qualquer forma, sem fio ou com fio. Isso pode incluir conexões de comunicação passivos ou ativos, troca de comunicações digitais ou analógicas e similares.
[038] O termo “inteligente” pode denotar qualquer aparelho do sistema, em que o aparelho está equipado com componentes elétricos que podem ser, porém sem limitação a: etiqueta de tinta condutora, uma etiqueta de comunicação de campo próximo ou uma etiqueta de identificação de radiofrequência; uma pluralidade de sensores; e uma antena de transponder. O termo “inteligente” não pretende ser limitante como revelado no presente documento.
[039] Outras implementações podem incluir uma implementação do método e sistemas aqui descritos em um meio de armazenamento legível por computador não transitório que armazene instruções executáveis por um processador para executar um tal método como um ou mais dos métodos descritos acima. Outra implementação pode incluir ainda um sistema de controle que inclui memória e um ou mais processadores operáveis para executar instruções, armazenadas na memória, para implementar um ou mais módulos ou mecanismos que, isoladamente ou coletivamente, executem um método como um ou mais dos métodos descrito acima.
[040] Em várias modalidades, o sistema de exibição de varejo inteligente pode incluir pelo menos uma prateleira de comunicação de campo próximo, pelo menos um visor de prateleira de comunicação de campo próximo conectada à plataforma de comunicação de campo próximo por pelo menos uma conexão de comunicação, pelo menos uma localização de pacote de produto na comunicação de campo próximo de prateleira de varejo, um controle de sistema de prateleira de comunicação de campo próximo que contêm uma memória, um processador e, pelo menos, uma conexão de comunicação, em que o sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo transmite informações de exibição para o visor de prateleira de comunicação de campo próximo; e pelo menos um pacote de produto que contém um visor de pacote de produto com uma conexão de comunicação, em que o sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo está em comunicação com o visor do pacote do produto através da conexão de comunicação.
[041] Em algumas variações, o sistema de exibição pode incluir pelo menos um identificador de produto único relacionado a uma etiqueta de tinta condutora, uma etiqueta de comunicação de campo próximo ou uma etiqueta de identificação de radiofrequência. Em outras implementações, o sistema pode ter um visor de pacote de produto e um visor de prateleira de comunicação de campo próximo que é um visor de cristal líquido, um visor de diodo orgânico emissor de luz de matriz ativa, ou uma tela de diodo emissor de luz.
[042] Outros aspectos podem incluir um pacote de produtos que inclui uma pluralidade de sensores. Ou pode ter uma pluralidade de sensores que possuem pelo menos um sensor de temperatura, um sensor de umidade e um sensor de temporização.
[043] Em alguns aspectos, o sistema de controle pode incluir uma memória para armazenar dados ambientais relacionados ao produto a serem coletados e armazenados em um banco de dados de identificadores de produto único, comunicados através de pelo menos uma conexão de comunicação no pacote do produto ou no visor do pacote de produto. O banco de dados de identificadores de produto único também pode incluir pelo menos um número de série, dados ambientais relacionados ao produto e verificação de vendas para cada um dos pelo menos um pacote de produto inteligente e pode estar localizado em um servidor, um computador pessoal, um computador do tipo laptop e/ou um computador do tipo tablet.
[044] Em outras variações e aspectos, o pacote do produto pode incluir pelo menos o sensor de pacote aberto, o pelo menos um sensor de pacote aberto operativamente em comunicação com o sistema de controle de prateleira. Além disso, a prateleira pode ainda incluir uma pluralidade de sensores que podem ser pelo menos um de um detector de movimento ou um detector de pressão. A estante pode, em alguns casos, ser operável para transmitir um comando ao sistema de controle de comunicação de campo próximo.
[045] Em ainda outras variações dos sistemas e métodos aqui descritos, o sistema de exibição de varejo inteligente pode compreender pelo menos uma prateleira de varejo de comunicação de campo próximo; pelo menos um visor de prateleira de comunicação de campo próximo conectada à prateleira de varejo de comunicação de campo próximo, tanto a prateleira de varejo quanto o visor de prateleira que contém pelo menos uma conexão de comunicação; pelo menos uma localização de pacote de produto na prateleira de varejo de comunicação de campo próximo; um sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo que contém uma memória, um processador e, pelo menos, uma conexão de comunicação, em que o sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo transmite informações de visualização para o visor de prateleira de comunicação de campo próximo; em que o sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo recebe uma solicitação de localização do produto de um consumidor, o sistema de controle de prateleiras em resposta à solicitação de localização do produto é operável para identificar a localização relacionada à solicitação de localização e transmitir para a prateleira de varejo exibir uma mensagem de exibição exclusiva.
[046] Deve ser observado que todas as combinações dos conceitos precedentes e conceitos adicionais aqui descritos em maior detalhe são contemplados como sendo parte do assunto revelado no presente documento. Por exemplo, todas as combinações de assuntos reivindicados que aparecem no final dessa revelação são contempladas como sendo parte do assunto revelado no presente documento.
BREVE DESCRIÇÂO DAS FIGURAS
[047] A Figura 1 é um diagrama de blocos de componentes eletrônicos de um sistema de exibição de varejo inteligente.
[048] A Figura 2 é um fluxograma que ilustra uma sequência exemplificativa de operações para um sistema de exibição de varejo inteligente.
[049] A Figura 3 é uma vista em perspectiva de uma prateleira de comunicação de campo próximo que emprega um sistema de exibição de varejo inteligente da Figura 1 e da Figura 2.
[050] A Figura 4 é um diagrama de blocos de componentes eletrônicos de um sistema de detecção de roubo de varejo.
[051] A Figura 5 é fluxograma que ilustra uma sequência exemplificativa de operações para um sistema de detecção de roubo de varejo.
[052] A Figura 6 é uma visão em perspectiva de uma loja de varejo que emprega um sistema de detecção de roubo de varejo da Figura 4 e da Figura 5.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERENCIAIS
[053] A Figura 1 ilustra vários componentes alternativos de um sistema de exibição de varejo inteligente descrito mais detalhadamente no presente documento. Nessa modalidade particular, uma prateleira de comunicação de campo próximo inteligente 120 (referida daqui em diante como uma prateleira de comunicação de campo próximo inteligente ou simplesmente prateleira de comunicação de campo próximo) serve como suporte de produto e conexão de comunicação para transferir dados entre um pacote de produto inteligente 110 (a seguir designado como um pacote de produtos), um banco de dados de identificadores de produto único 130 e um dispositivo externo operado pelo consumidor 140 através de comunicação de campo próximo, rede de área local sem fio (WLAN) ou qualquer outra conexão de comunicação. O sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo 121 pode ser compreendido de: uma memória para armazenar um de uma pluralidade de comandos ou instruções para o sistema executar; um controlador que pode ser, porém sem limitação a, um microprocessador para executar a pluralidade armazenada de comandos ou instruções na memória; e uma antena de transponder ou outra conexão de comunicação integrado eletronicamente com a mesma para facilitar a transmissão de dados entre o pacote do produto, a prateleira de comunicação de campo próximo 120, o banco de dados de identificadores de produto único 130 e o dispositivo externo operado pelo consumidor 140 conforme necessário ou exigido pelo projeto ou pela funcionalidade operacional.
[054] O sistema de controle de comunicação de campo próximo 121 opera tipicamente sob o controle de um microprocessador ou microcontrolador e executa vários aplicativos de software e firmware. O software do microprocessador ou microcontrolador normalmente compreende um ou mais comandos que residem em vários momentos em vários dispositivos de memória e armazenamento em um sistema de exibição de varejo inteligente. Além disso, embora as modalidades tenham e doravante sejam descritas no contexto de dispositivos eletrônicos programáveis em pleno funcionamento, as pessoas versadas na técnica irão observar que várias implementações são capazes de serem replicadas em uma variedade de formas, e que a descrição se aplica igualmente, independentemente do tipo de sinal ou meio de suporte de transmissão usado para realizar a distribuição de informações descrita no presente documento.
[055] Um controle de sistema de prateleira de comunicação de campo próximo 121 pode fazer interface com os dois sensores 122a a 122m e com os componentes operacionais 123a a 123n da prateleira de comunicação de campo próximo 120 por um barramento de comunicação 124, que pode ser uma conexão com ou sem fio. Os sensores da prateleira de comunicação de campo próximo 120 pode ser, por exemplo, porém sem limitação a, um detector de movimento ou localização 122a e um detector de pressão 122b. Os vários componentes exemplificativos de uma prateleira de comunicação de campo próximo 120 pode ser, porém sem limitação a, um método paro visor de prateleira 123a, como um visor de cristal líquido, um visor de diodo orgânico emissor de luz de matriz ativa, uma tela de diodo emissor de luz, ou qualquer outro visor comumente utilizado na técnica para exibir imagens e/ou mensagens especificadas por um varejista, seja de um local interno ou remoto.
[056] Um pacote de produto 110 pode incluir três ou mais componentes que podem ser, porém sem limitação, uma identificação 111 que pode ter um identificador de produto único, uma pluralidade de sensores para coletar dados relacionados ao produto 112, tais como, por exemplo, dados ambientais (referidos doravante como sensores para coletar dados ambientais), e um visor de pacote inteligente 113 (referido doravante como visor de pacote). A etiqueta 111 pode ter ou estar associada a um identificador de produto único e pode ser uma etiqueta de tinta condutora, etiqueta de comunicação de campo próximo ou etiqueta de identificação de radiofrequência e pode ser usada pelo sistema de controle ou hardware e software associados para associar dados coletados a um determinado pacote de produto na prateleira ou localizado em outro lugar. A pluralidade de sensores para coletar dados ambientais 112 pode incluir pelo menos um sensor de temperatura, um sensor de umidade e um sensor de temporização, os vários valores característicos ou de dados dos quais podem ser comunicados ao sistema de controle ou seu elemento. Em vários exemplos, os dados do sensor coletados podem ser recebidos pelo Sistema de Controle Comunicação de Campo Próximo e retidos em relação às condições ambientais ao longo de uma determinada prateleira 120. Além disso, os produtos que estão localizados ao longo da prateleira específica podem estar associados a tais dados armazenados pelo sistema de controle. Um ou todos os vários dados do sensor podem ser exibidos no pacote de produto 110 para um consumidor examinar ou para fins informativos gerais. O visor do pacote 113 pode utilizar um visor de cristal líquido, um visor de diodo orgânico emissor de luz de matriz ativa, um visor de diodo emissor de luz ou qualquer outro visor comumente usados na técnica para exibir informações de pacote de produto 110 e imagem (ou imagens) e/ou mensagem personalizada (ou mensagens personalizadas) especificadas por um varejista como comunicada ao pacote pelo sistema de controle ou conforme determinado pelo visor do pacote.
[057] Um banco de dados de identificadores de produto único 130 armazena informações sobre o pacote de produtos 110 e permite que um varejista comande a transmissão de mensagens e/ou imagens para o pacote de produtos 110 e o visor de prateleira de comunicação de campo próximo inteligente 302 (referido doravante como visor de prateleira de comunicação de campo próximo inteligente ou simplesmente visor de prateleira de comunicação de campo próximo) através de comunicação de campo próximo, WLAN ou qualquer outra conexão de comunicação. Por conexão de comunicação entende-se que qualquer dispositivo que possua uma conexão de comunicação pode estar em comunicação digital ou outra com qualquer outra parte do sistema através de um protocolo de comunicação sem fios ou com fio. Tal conexão de comunicação pode ser ativo ou passivo. Em algumas implementações, um banco de dados de identificadores de produto único 130 estará localizado em uma loja de varejo para análise de dados. Em algumas implementações, um banco de dados de identificadores de produto único 130 será localizado em um local remoto para análise de dados. Independentemente da localização, uma base de dados de identificadores de produto único 130 pode ser, porém sem limitação, armazenamento acessível e/ou controlável por um servidor, computador pessoal, um computador do tipo laptop e/ou um computador do tipo tablet e permite que um varejista analise e classifique dados de produtos em tempo real, desde dados de inventário até dados de vendas.
[058] Um dispositivo externo operado pelo consumidor 140 pode ser qualquer dispositivo operado por ou usado por um consumidor, tal como um telefone inteligente, um relógio inteligente, um computador do tipo tablet ou qualquer dispositivo que utilize comunicação de campo próximo, WLAN ou qualquer outra conexão de comunicação. O dito dispositivo externo operado pelo consumidor pode ser um aplicativo ao consumidor 141 que permite ao consumidor criar uma lista de produtos desejados antes de entrar numa loja de varejo 600, localizar um pacote de produto 110 em uma loja de varejo 600, receber ofertas promocionais ou mensagens personalizadas de um varejista, etc.
[059] Embora os blocos, fluxogramas e vistas em perspectiva sejam representados de maneiras específicas, a pessoa versada na técnica reconhecerá que blocos, operações e elementos podem ser adicionados, omitidos e/ou rearranjados e modificados para atingir os mesmos fins. As modalidades representadas são para fins ilustrativos e não pretendem ser limitativos.
[060] A Figura 2 ilustra uma rotina de fluxo 200 de um processo exemplificativo para um método de exibição de varejo que representa a sequência primária de operações comandada por um sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo 121 para implementar a funcionalidade descrita no presente documento. Em algumas modalidades, a rotina 200 começa no bloco 201, detectando dados ambientais de um pacote de produtos 110. Em algumas implementações, esses dados ambientais são coletados, analisados e armazenados localmente e, em outras implementações, esses dados são coletados, analisados e armazenados remotamente. Tais dados podem ser processados em um local remotamente posicionado a partir do sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo e também podem ser transmitidos através de comunicação de campo próximo, WLAN, ou qualquer outra conexão de comunicação para um banco de dados de identificadores de produto único 130 no bloco 202 para associação com vários produtos e locais. Em outra modalidade, o bloco 203 pode ser utilizado para determinar se um pacote de produto 110 é removido de uma prateleira de comunicação de campo próximo 120 através de um detector de movimento 122a, um detector de pressão 122b e/ou outro sensor 122m. Alternativamente, quando um produto não foi removido por um cliente de uma prateleira, pode ser que um cliente esteja solicitando informações sobre um produto específico, como dados coletados e disponíveis e/ou localização no produto. Pode ser determinado no bloco 204 que um produto está sendo solicitado por um aplicativo consumidor 141 de um dispositivo externo operado pelo consumidor. Se um produto não é solicitado por um consumidor, a sequência de operações retorna ao bloco 201 e o processo recomeça.
[061] Se um produto está sendo solicitado por um consumidor no bloco 204, então os dados ambientais do produto, a localização do produto e/ou uma imagem são transmitidos para o visor de prateleira de comunicação de campo próximo 302 no bloco 205 para que possa ser facilmente visualizado pelo consumidor associado ao pedido. Se for determinado, um produto é removido de uma prateleira de comunicação de campo próximo 121 no bloco 203, o bloco 206 processa a remoção de um pacote de produto 110. É então determinado no bloco 207 se o pacote de produto removido 110 for comprado por um consumidor. Essa determinação pode ser feita por sensores adicionais localizados em locais de pagamento, sensores de interrogatório ou outros dispositivos que mapeiam a localização do produto para uma finalização de compra ou outra estação de pagamento. Em caso afirmativo, a verificação de venda é registrada para o identificador de produto único associado no banco de dados 130 é armazenado no bloco 208. Se o produto removido não for comprado, o sistema de controle pode registrar o produto perdido (através de identificador de produto único) no banco de dados como ausente e a sequência de operações retorna ao bloco 201.
[062] A Figura 3 ilustra uma modalidade de uma vista em perspectiva de uma pluralidade de prateleiras de comunicação de campo próximo 300 que incorpora um sistema de exibição de varejo inteligente. Uma pluralidade de prateleiras de comunicação de campo próximo 300 inclui uma antena de comunicação de campo próximo, WLAN ou outra antena de comunicações sem fios 301 transmissor/receptor 301 para comunicar com um pacote de produto interrogado 110, uma base de dados associada e em rede de identificadores de produto único 130, um dispositivo externo operado pelo consumidor 140 e/ou uma pluralidade de prateleiras de comunicação de campo próximo 300. Naturalmente, entende-se que cada um desses elementos pode estar coletivamente em comunicação com um controlador de rede ou outro sistema de servidor sem fio que reúna as informações e direcione o fluxo de dados e informações de e para o local apropriado e/ou dispositivo eletrônico. Cada prateleira de comunicação de campo próximo 120 pode ser acoplado e/ou associado a uma pluralidade de pacotes de produtos e o visor de prateleira de comunicação de campo próximo 302 fornecer ao consumidor uma imagem (ou imagens) e uma indicação (ou indicações) que podem incluir, porém sem limitação a, retransmitir informações gerais sobre o produto, ofertas promocionais e localização do produto. Um ou mais pacotes de produtos 110 são acoplados a uma prateleira de comunicação de campo próximo correspondente através de comunicação de campo próximo, WLAN ou qualquer outro sinal de conexão de comunicação para facilitar a transferência de dados entre componentes. Ao indicar que um item ou aspecto descrito no presente documento é acoplado a outro elemento, entende-se que o sistema de controle ou o item em si está associado com isso ou a ele. Por exemplo, em algumas modalidades, os produtos que têm um pacote de produto 110 podem ser detectados em uma prateleira 120 e os sensores ou outros dispositivos podem detectar a localização do produto único na prateleira. Tal localização de um produto único pode ser armazenada no banco de dados para inventário, localização ou outros fins. Essa localização do produto também pode ser associada a dados de sensores de sensores ambientais próximos e ao visor de prateleira 302, todos eles integrados pelo sistema de controle, em vários exemplos. Uma pluralidade de prateleiras de comunicação de campo próximo 300 estão equipadas com uma unidade de processamento central (CPU) que pode ser, porém sem limitação, um microprocessador 303. O microprocessador 303 está acoplado ou associado a arquiteturas de suporte ou de rede, tais como uma ou mais prateleiras de comunicação de campo próximo 120, um receptor, transmissor, transponder 301 através do barramento de comunicação 304 ou outro método de transferência de dados. O microprocessador 303 pode controlar a coleta, transmissão e armazenamento de dados ambientais de um ou mais pacotes de produtos de uma pluralidade de sensores, e pode controlar a exibição de imagem (ou imagens) ou mensagem personalizada (ou mensagens personalizadas) para um ou mais pacotes de produtos 110, pode controlar a exibição de imagem (ou imagens) ou mensagem personalizada (ou mensagens personalizadas) para um ou mais visores de prateleira de comunicação de campo próximo 302, e pode controlar a transferência de informações do produto entre uma base de dados de identificadores de produto único 130 via transmissor/receptores (antenas coletivas) 301.
[063] A Figura 4 estabelece vários componentes eletrônicos alternativos de um sistema de detecção de roubo de varejo. Nessa modalidade particular, um leitor identificador de produto único 410 serve para transferir dados entre uma base de dados de identificadores de produto único 130 através de comunicação de campo próximo, WLAN, ou qualquer outra conexão de comunicação e para transferir dados para um sinalizador de alarme 420 para alertar um varejista que um roubo ocorreu. O sistema leitor/etiqueta pode ser um de um sistema etiqueta passiva de leitura ativa (PRAT), uma etiqueta passiva ativa de leitura (ARPT), ou uma etiqueta ativa de leitura ativa (ARAT) discutida anteriormente e lê a etiqueta de tinta condutora, etiqueta de comunicação de campo próximo ou etiqueta de identificação de radiofrequência associada a cada produto, que detecta a verificação de venda de cada pacote de produto individual 110 comprado por um consumidor.
[064] Embora os blocos, fluxogramas e vistas em perspectiva sejam representados de maneiras particulares, uma pessoa versada na técnica reconhecerá que blocos, operações e elementos podem ser adicionados, omitidos e/ou rearranjados para alcançar os mesmos fins. As modalidades representadas são para fins ilustrativos e não pretendem ser limitativos.
[065] A rotina 500 da Figura 5 ilustra um processo exemplificativo para um método de detecção de roubo de varejo e começa no bloco 501 por leitura (através do transmissor/receptores posicionados ao longo de um estabelecimento de varejo, por exemplo) cada etiqueta com um identificador de produto único 111 de cada pacote de produto 110 na posse de um consumidor através de um leitor de identificador de produto único 410. Em seguida, o bloco 502 verifica se um consumidor que sai de uma loja de varejo possui um pacote de produto 110 que não possui verificação de vendas registrada em um banco de dados de identificadores de produto único 130, como por exemplo o produto com o identificador de produto único detectado próximo ou em um registro de vendas ou interrogado por um sistema de scanner em um registro. Se um consumidor sair de uma loja de varejo 600 com um pacote de produto 110 que não tenha verificação de vendas registada, um sinalizador de alarme de detecção de roubo 420 irá soar e um varejista será avisado de que ocorreu um roubo no bloco 503. Se todos os pacotes de produto 110 possuem verificação de venda, a sequência de operações retorna ao bloco 501 e o processo se repete. Alternativamente, ou em adição a tal saída ou partida, o sistema, em vários exemplos, pode incluir um pacote inteligente que pode detectar, através de uma ruptura ou quebra no visor de pacote 113 ou outro sensor de "pacote aberto" no pacote 110. Esses podem incluir um sensor de pressão, circuito de continuidade ou outro dispositivo que possa detectar a abertura do pacote do produto e/ou a remoção do mesmo, momento em que o sensor interrogado transmitirá ao sistema de controle um sinal de que o pacote foi aberto ou que o produto foi removido do pacote. Assim, o pacote 110 poderia ter um transceptor ativo com lógica coordenada e fonte de alimentação para identificar tal condição e transmitir dados conforme necessário ou alternativamente modificar dados para interrogação por identificação de radiofrequência ou outras técnicas de interrogação ativa/passiva similares. O sistema pode então atualizar a situação do produto exclusivo associado ao identificador para um PACOTE ABERTO ou outra condição, conforme necessário.
[066] A Figura 6 ilustra uma vista em perspectiva de uma loja de varejo 600 com uma pluralidade de vista em perspectiva 300 que incorpora um sistema de detecção de roubo a varejo consistente com a descrição no presente documento. O ponto de venda 601 é um local onde um consumidor adquire um pacote de produto 110 para transmitir a verificação de venda a um banco de dados de identificadores de produto único 130. Como um consumidor sai de uma loja de varejo 600, um leitor de identificador de produto único 410 faz uma referência cruzada de um ou mais pacotes de produtos 110 em posse do consumidor com uma base de dados de identificadores de produto único 130. Se um ou mais pacotes de produtos 110 na posse de um consumidor não forem verificados como vendidos, o sinalizador de alarme 420 alertará sobre a origem de um roubo. Se todos os pacotes de um ou mais produtos forem verificados como vendidos, então um leitor de identificador de produto único 410 aguarda que o próximo consumidor saia. Um banco de dados 130 de identificadores de produto único está localizado em um ponto de venda ou em um local remoto 602, que processa os dados e informações coletadas por um sistema de exibição de varejo inteligente e um sistema de detecção de roubo de varejo.
[067] Muitas modificações e outras modalidades do sistema descritas virão à mente de uma pessoa versada na técnica ao qual isso pertence, tendo o benefício dos ensinamentos apresentados na descrição anterior. Por conseguinte, deve ser entendido que isso não se limita às modalidades específicas divulgadas, e que as modificações e outras modalidades se destinam a ser incluídas no âmbito das reivindicações anexas. Embora termos específicos sejam empregados no presente documento, eles são usados em um sentido genérico e descritivo apenas e não para fins de limitação.
[068] Várias implementações foram descritas e ilustradas no presente documento e uma variedade de outros meios e/ou estruturas para realizar a função e/ou obter os resultados e/ou uma ou mais das vantagens descritas no presente documento podem ser utilizadas, e cada uma dessas variações e/ou modificações é considerado dentro do escopo das implementações descritas no presente documento. De um modo mais geral, todos os parâmetros, dimensões, materiais e configurações aqui descritos pretendem ser exemplificativos e os parâmetros, dimensões, materiais e/ou configurações reais dependerão da aplicação ou aplicações específicas para as quais os ensinamentos é/são utilizados. As pessoas versadas na técnica irão reconhecer, ou serem capazes de determinar usando não mais do que a experimentação de rotina, muitos equivalentes às implementações específicas descritas no presente documento. É, portanto, para ser entendido que as implementações precedentes são apresentadas apenas a título de exemplo e que, dentro do âmbito das reivindicações anexas e equivalentes às mesmas, as implementações podem ser praticadas de modo diferente do que especificamente descrito e reivindicado. Implementações da presente revelação são direcionadas para cada característica individual, sistema, artigo, material, kit e/ou método descrito no presente documento. Além disso, qualquer combinação de duas ou mais características, sistemas, artigos, materiais, kits e/ou métodos, se tais características, sistemas, artigos, materiais, kits e/ou métodos não forem mutuamente inconsistentes, está incluída no escopo da presente revelação.

Claims (18)

1. Sistema de exibição de varejo inteligente caracterizado pelo fato de que compreende: pelo menos uma prateleira de varejo de comunicação de campo próximo; pelo menos um visor de prateleira de comunicação de campo próximo conectada à prateleira de varejo de comunicação de campo próximo por pelo menos uma conexão de comunicação; pelo menos uma localização de pacote de produto na prateleira de varejo de comunicação de campo próximo; um sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo que tem uma memória, um processador e pelo menos uma conexão de comunicação, em que o sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo transmite informações de exibição ao visor de prateleira de comunicação de campo próximo; e pelo menos um pacote de produto que tem um visor de pacote de produto com uma conexão de comunicação; em que o sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo está em comunicação com o visor de pacote de produto através da conexão de comunicação em que o pelo menos um pacote de produto inclui um pelo menos um sensor operável para coletar dados ambientais associados ao pelo menos um pacote de produtos, o pelo menos um sensor em comunicação com um processador com memória associada operável para: armazenar os dados ambientais coletados comunicados a partir de pelo menos um sensor em um banco de dados de identificadores exclusivos de produtos; e, armazenar uma verificação de vendas para cada um dos pelo menos um pacote de produtos no banco de dados de identificadores exclusivos de produtos.
2. Sistema de exibição de varejo inteligente, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um pacote de produto inclui pelo menos um identificador de produto único relacionado a uma etiqueta de tinta condutora, uma etiqueta de comunicação de campo próximo ou uma etiqueta de identificação de radiofrequência.
3. Sistema de exibição de varejo inteligente, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o visor de pacote de produto e o visor de prateleira de comunicação de campo próximo são um visor de cristal líquido, um visor de diodo orgânico emissor de luz de matriz ativa, ou uma tela de diodo emissor de luz.
4. Sistema de exibição de varejo inteligente, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um sensor inclui pelo menos um dentre um sensor de temperatura, um sensor de umidade e um sensor de temporização.
5. Sistema de exibição de varejo inteligente, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o banco de dados de identificadores de produto único pode estar localizado em um computador pessoal, um computador do tipo laptop e/ou um computador do tipo tablet.
6. Sistema de exibição de varejo inteligente, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o pacote de produto inclui pelo menos um sensor aberto de pacote, em que o pelo menos um sensor aberto de pacote é operável em comunicação com o sistema de controle de prateleira.
7. Sistema de exibição de varejo inteligente, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a prateleira de varejo de comunicação de campo próximo inclui uma pluralidade de sensores.
8. Sistema de exibição de varejo inteligente, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de sensores inclui pelo menos um dentre um detector de movimento ou um detector de pressão.
9. Sistema de exibição de varejo inteligente, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a prateleira de varejo é operável para transmitir um comando para o sistema de controle de comunicação de campo próximo.
10. Sistema de exibição de varejo inteligente caracterizado pelo fato de que compreende: pelo menos uma prateleira de varejo de comunicação de campo próximo que inclui uma pluralidade de sensores e pelo menos um visor de prateleira de comunicação de campo próximo operacionalmente conectada a pelo menos uma prateleira de varejo de comunicação de campo próximo, em que tanto a prateleira de varejo quanto o visor de prateleira têm uma conexão de comunicação; pelo menos um pacote de produto que inclui uma pluralidade de sensores operáveis em comunicação com um visor de pacote de produto por uma conexão de comunicação; em que a pluralidade de sensores também está operacionalmente em comunicação com uma memória e operável para coletar dados ambientais associados ao pelo menos pacote de produtos, a memória operável para: armazenar os dados ambientais coletados relacionados ao produto comunicados a partir da pluralidade de sensores em um banco de dados de identificadores exclusivos de produto; e, armazenar, no banco de dados de identificadores exclusivos de produtos, uma verificação de vendas para cada um dos pelo menos um pacote de produtos inteligentes; um sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo que tem uma memória, um processador, e pelo menos uma conexão de comunicação, em que o sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo transmite informações de exibição ao visor de prateleira e ao visor de pacote de produto; em que o sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo é operável para atualizar dinamicamente a exibição da prateleira e a exibição do pacote do produto através de pelo menos uma conexão de comunicação.
11. Sistema de exibição de varejo inteligente, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o visor de prateleira de comunicação de campo próximo e o visor de pacote de produto incluem uma dentre um visor de cristal líquido, um visor de diodo orgânico emissor de luz de matriz ativa ou um visor de diodo emissor de luz.
12. Sistema de exibição de varejo inteligente, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de sensores da prateleira de comunicação de campo próximo inclui pelo menos um dentre um detector de movimento ou um detector de pressão.
13. Sistema de exibição de varejo inteligente, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de sensores da embalagem do produto inclui pelo menos um sensor de temperatura, um sensor de umidade e um sensor de tempo para fornecer ao sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo, dados ambientais relacionados ao produto e dados de tempo.
14. Sistema de exibição de varejo inteligente, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a exibição da prateleira de comunicação de campo próximo é configurada para ser atualizada dinamicamente em resposta aos dados recebidos pelo sistema de controle da prateleira de comunicação de campo próximo da pluralidade de sensores como atualizações de dados ambientais relacionados ao produto e atualizações de dados de tempo através de pelo menos uma conexão de comunicação.
15. Sistema de exibição de varejo inteligente, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato da exibição do pacote do produto ser configurada para ser atualizada dinamicamente pelo sistema de controle da plataforma de comunicação de campo próximo em resposta aos dados recebidos em relação às atualizações de dados ambientais relacionados ao produto e à medida que os dados de tempo são atualizados da pluralidade de sensores através do pelo menos uma conexão de comunicação.
16. Sistema de exibição de varejo inteligente, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a exibição da embalagem do produto está configurada para exibir dados ambientais relacionados ao produto coletados pela pluralidade de sensores da exibição da embalagem do produto.
17. Sistema de exibição de varejo inteligente, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o sistema de controle de prateleira é operável em comunicação com um dispositivo de exibição de usuário para receber um comando de informações de solicitação de localização, sendo que o sistema de controle de prateleira é operável para enviar um comando ao visor de prateleira para iluminação.
18. Sistema de exibição de varejo inteligente caracterizado pelo fato de que compreende: pelo menos uma prateleira de varejo de comunicação de campo próximo, incluindo uma pluralidade de sensores; pelo menos um visor de prateleira de comunicação de campo próximo conectada à prateleira de varejo de comunicação de campo próximo, em que tanto a prateleira de varejo quanto o visor de prateleira têm pelo menos uma conexão de comunicação; uma pluralidade de locais de pacotes de produtos na prateleira de varejo de comunicação de campo próximo, cada local de pacote de produtos configurado para receber um pacote de produtos tendo um visor de pacote de produtos e uma conexão de comunicação associado; um sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo que tem uma memória, um processador, e pelo menos uma conexão de comunicação, em que o sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo transmite informações de exibição ao visor de prateleira de comunicação de campo próximo; em que o sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo é operável para receber dados da pluralidade de sensores; em que o sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo é operável para: receber uma solicitação de localização do produto de um consumidor e, em resposta ao recebimento da solicitação de localização do produto, identificar a localização relacionada à solicitação de localização; detectar, através de pelo menos um dentre a pluralidade de sensores, que uma embalagem do produto foi removida do local da embalagem do produto; e, responsivo à detecção: transmitir à embalagem do produto removida uma mensagem de exibição exclusiva para exibição na embalagem da embalagem removida; e registrar a remoção do pacote do produto removido em um banco de dados de identificadores exclusivos do produto, em que o sistema de controle de prateleira de comunicação de campo próximo se ainda operacional para registrar, no banco de dados de identificadores exclusivos de produto, uma verificação de vendas.
BR112018010332-2A 2015-11-20 2016-11-17 Sistema de exposição de varejo inteligente BR112018010332B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14/947,747 2015-11-20
US14/947,747 US10130195B2 (en) 2015-11-20 2015-11-20 System and method for smart retail display
PCT/US2016/062466 WO2017087632A1 (en) 2015-11-20 2016-11-17 System and method for smart retail display

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018010332A2 BR112018010332A2 (pt) 2018-12-04
BR112018010332B1 true BR112018010332B1 (pt) 2023-06-20

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10130195B2 (en) System and method for smart retail display
US7954712B2 (en) Product, asset, and device tracking, identification, and pricing system
US6988080B2 (en) Automated security and reorder system for transponder tagged items
Zhao et al. The design of the internet of things solution for food supply chain
CN103561614A (zh) 智能展示装置及设备系统
US20100271184A1 (en) Apparatus and Method for Monitoring and Communicating Data Associated with a Product
US20130033364A1 (en) Event driven context switching in passive radio frequency identification tags
US20120326849A1 (en) Electronic price label system and method
ES2423913T3 (es) Procedimiento y sistema de gestión automatizada de objetos dotados de etiquetas RFID
JP2001503890A (ja) データ通信及び電子物品監視タグの不活性化
US11392888B2 (en) Electronic price, inventory management and label system
RU2702264C2 (ru) Устройство и способ для примерочных
CN114556454A (zh) 验证射频识别(rfid)标签警报事件
JP2001031218A (ja) 商品管理システム
EP3216016B1 (en) An arrangement and method for fitting rooms
CN105389925B (zh) 电子标签防盗系统
BR112018010332B1 (pt) Sistema de exposição de varejo inteligente
CN114424261A (zh) 使用声磁检测的射频识别(rfid)标签位置验证
WO2014151935A4 (en) Systems and methods for radio frequency identification device management
CN206907087U (zh) 一种物流监控系统
RU108171U1 (ru) Система управления товарным потоком в крупном торговом комплексе
WO2013171478A1 (en) Garment hanger with display device
JP2002117298A (ja) 消耗品管理システム、ホームサーバ
RU2581564C2 (ru) Способ защиты изделий, находящихся на хранении, от несанкционированных действий
WO2005093455A1 (en) An article supply chain and/or authentication, monitoring, tracking and identification system, method and device