BR112017013005B1 - Processo aplicado por um dispositivo de comunicação, meios de armazenagem e dispositivo de comunicação - Google Patents
Processo aplicado por um dispositivo de comunicação, meios de armazenagem e dispositivo de comunicação Download PDFInfo
- Publication number
- BR112017013005B1 BR112017013005B1 BR112017013005-0A BR112017013005A BR112017013005B1 BR 112017013005 B1 BR112017013005 B1 BR 112017013005B1 BR 112017013005 A BR112017013005 A BR 112017013005A BR 112017013005 B1 BR112017013005 B1 BR 112017013005B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- communication
- communication device
- available
- material resources
- local services
- Prior art date
Links
Abstract
PROCESSO APLICADO POR UM DISPOSITIVO DE COMUNICAÇÃO, MEIOS DE ARMAZENAGEM E DISPOSITIVO DE COMUNICAÇÃO. Um dispositivo de comunicação efetua uma detecção de alteração de disponibilidade de pelo menos um de seus recursos materiais, uma fase de ocorrência, comportando as seguintes etapas: obtenção (303) de uma lista de serviços locais possíveis correspondendo a ações que esse dispositivo de comunicação está apto a implementar, baseando-se em seus recursos materiais; obtenção (304) de uma lista de recursos materiais desse dispositivo de comunicação que são necessários para oferecer esses serviços locais; obtenção (306) de uma lista de serviços locais disponíveis dentre os serviços locais possíveis, a partir de recursos materiais necessários parra oferecer esses serviços locais e a partir da disponibilidade efetiva de seus recursos materiais; e obtenção (307), via a rede de comunicação, da lista de serviços locais disponíveis obtida, a fim de permitir pelo menos a um dispositivo gestionário apresentar serviços globalmente disponíveis no meio de um sistema de comunicação, graças a listas de serviços locais disponíveis anunciados.
Description
[001] A presente invenção refere-se à colocação à disposição de serviços, notadamente face a conteúdos áudio e/ou vídeo, em uma rede de comunicação.
[002] Equipamentos, por exemplo audiovisual como dispositivo STB (Set Top Box, em inglês, geralmente denominado "caixa decodificadora", em francês) ou discos rígidos HDD (Hard Disk Drive, em inglês), podem ser interconectados por uma rede de comunicação, por exemplo, doméstica. Interconectar esses equipamentos por uma rede de comunicação permite notadamente dividir os recursos materiais (hardware resources) desses equipamentos e dá a flexibilidade na utilização desses equipamentos.
[003] São conhecidas soluções para criar uma reserva (pool, em inglês) de recursos materiais que pode ser apresentada a um usuário, de maneira a poder utilizar serviços, no nível sistema, aproveitando a rede de comunicação.
[004] De um ponto de vista do usuário, não se quer ter de gerar diretamente um sincronizador (também comumente denominado Tuner, a partir da terminologia anglo-saxônica), um disco rígido HDD ou outro recurso material. Quer-se unicamente visualizar um conteúdo, efetuar um registro... isto é, fazer efetuar uma ação ou uma série de ações que são coerentes no nível sistema e que forneça, por simples comandos, sem programação ou configuração complexa, um resultado usuário. O sistema de comunicação constituído do conjunto desses equipamentos deve assim oferecer serviços que o permitam.
[005] É desejável prevenir esses inconvenientes do estado da técnica. É assim desejável nesse contexto dividir recursos materiais, ocultando a complexidade de sua configuração e de sua gestão. É também desejável nesse contexto permitir oferecer a um ou vários usuários dos serviços coerentes no nível do sistema que ocultam a complexidade da configuração e da gestão dos recursos materiais, propondo uma solução evolutiva quando novos tipos de recursos materiais aparecem.
[006] A invenção se refere a um processo aplicado por um dispositivo de comunicação de um sistema de comunicação, esse dispositivo de comunicação é conectado via uma rede de comunicação a outros dispositivos de comunicação desse sistema de comunicação. O processo é tal que o dispositivo de comunicação efetua, sobre detecção de mudança de disponibilidade de pelo menos um de seus recursos materiais, uma fase de informação de ocorrência, que comporta as seguintes etapas:- obtenção de uma lista de serviços locais possíveis correspondendo a ações que esse dispositivo de comunicação está apto a implementar, baseando-se em seus recursos materiais; - obtenção de uma lista de recursos materiais desse dispositivo de comunicação que são necessários para oferecer esses serviços locais; - obtenção de uma lista de serviços locais disponíveis dentre os serviços locais possíveis, a partir de recursos materiais necessários para oferecer esses serviços locais e a partir da disponibilidade efetiva de seus recursos materiais; e - e informação de uma ocorrência, via a rede de comunicação, da lista de serviços locais disponíveis obtida, a fim de permitir pelo menos a um dispositivo gestionário apresentar serviços globalmente disponíveis no meio de um sistema de comunicação, graças a listas de serviços locais disponíveis anunciados de ocorrências pelos dispositivos de comunicação desse sistema de comunicação. Assim, a complexidade da configuração e da gestão dos recursos materiais desse dispositivo de comunicação são ocultadas pelo fato de a informação de ocorrência ser feita sobre os serviços locais disponíveis. Isto permite ter uma solução evolutiva, quando novos tipos de recursos materiais aparecem, graças a essa ocultação. Efetuando-se as informações de ocorrências sobre alteração de disponibilidade de seus recursos materiais, o dispositivo de comunicação assegura que são apresentadas informações efetivas referentes aos serviços.
[007] De acordo com um modo de realização particular, na fase de informação, o dispositivo de comunicação considerado indica a lista de serviços locais disponíveis, dentre a lista dos serviços locais possíveis.
[008] De acordo com um modo de realização particular. a fase de informação é, além disso, realizada com o recebimento de uma busca desse dispositivo gestionário.
[009] De acordo com um modo de realização particular. a busca é associada a uma informação representativa de um perfil usuário, e esse dispositivo de comunicação seleciona a lista de serviços locais disponíveis, afastando cada serviço local incompatível com esse perfil de usuário.
[0010] De acordo com um modo de realização particular, o dispositivo de comunicação considera um planejamento de reservas de serviços locais desse dispositivo de comunicação, de tal modo que, quando o planejamento mostra que os recursos materiais devem ser ocupados em um período de tempo que começa em um prazo inferior a um limite predefinido, esse dispositivo de comunicação considera que esses recursos materiais não estão disponíveis.
[0011] De acordo com um modo de realização particular, a fase de informação comporta as seguintes etapas: obtenção de uma lista de conteúdos áudio e/ou vídeo, contendo um identificador de cada conteúdo áudio e/ou vídeo que esse dispositivo de comunicação está apto a receber, quando esse dispositivo de comunicação é um dispositivo consumidor de conteúdos áudio e/ou vídeo, e um identificador de cada conteúdo áudio e/ou vídeo que esse dispositivo de comunicação está apto a fornecer, quando esse dispositivo de comunicação é um dispositivo fonte de conteúdos áudio e/ou vídeo; obtenção de uma lista de serviços locais possíveis face cada conteúdo áudio e/ou vídeo; e informar a lista dos serviços locais, face cada conteúdo áudio e/ou vídeo, que estão disponíveis.
[0012] De acordo com um modo de realização particular, cada dispositivo de comunicação desse sistema de comunicação efetua a fase de informação sobre detecção de alteração de disponibilidade de pelo menos um de seus recursos materiais, e pelo fato de cada dispositivo gestionário determinar serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação, a partir das listas de serviços locais disponíveis, tais como informados pelos dispositivos de consumo desse sistema de comunicação.
[0013] De acordo com um modo de realização particular, cada dispositivo gestionário determina cada serviço globalmente disponível no meio do sistema de comunicação, selecionando um serviço local disponível ou combinando serviços locais disponíveis, segundo regras predefinidas.
[0014] De acordo com um modo de realização particular, cada dispositivo gestionário seleciona a lista de serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação, afastando cada serviço globalmente disponível no meio do sistema de comunicação que é incompatível com um perfil do usuário.
[0015] A invenção se refere também a um dispositivo de comunicação destinado a ser utilizado em um sistema de comunicação, esse dispositivo de comunicação sendo destinado a ser conectado via uma rede de comunicação a outros dispositivos de comunicação desse sistema de comunicação. O dispositivo de comunicação é tal que ele comporta meios para efetuar uma fase de informação, sobre detecção de alteração de disponibilidade de pelo menos um de seus recursos materiais, implementando: meios para se obter uma lista de serviços locais possíveis correspondente a ações que esse dispositivo de comunicação está apto a implementar, apoiando-se em recursos materiais; meios para se obter uma lista de recursos materiais desse dispositivo de comunicação que são necessários para oferecer esses serviços locais; meios para a obtenção de uma lista de serviços locais disponíveis dentre os serviços locais possíveis, a partir dos recursos materiais necessários para oferecer esses serviços locais e a partir da disponibilidade efetiva de seus recursos materiais; e meios para informar, via a rede de comunicação, a lista de serviços locais disponíveis obtida, a fim de permitir a pelo menos um dispositivo gestionário apresentar serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação, graças a listas de serviços locais disponíveis informadas pelos dispositivos de comunicação desse sistema de comunicação.
[0016] A invenção se refere também a um programa de computador, que pode ser armazenado sobre um suporte e/ou telecarregado de uma rede de comunicação, a fim de ser lido por um processador. Esse programa de computador compreende instruções para implementar o processo mencionado acima, de acordo com qualquer uma de suas variantes, quando esse programa é executado pelo processador. A invenção se refere também a meios de armazenagem, compreendendo esse programa de computador.
[0017] As características da invenção mencionadas acima, assim como outras, aparecerão mais claramente com a leitura da descrição seguinte de um exemplo de realização, essa descrição sendo feita em relação com os desenhos anexados, dentre os quais: - A figura 1 ilustra esquematicamente um sistema de comunicação, no qual a presente invenção pode ser aplicada; - a figura 2A ilustra esquematicamente um exemplo de arquitetura material de um dispositivo que é destinatário de conteúdos áudio e/ou vídeo e com o qual um usuário interage com o sistema de comunicação; - a figura 2B ilustra esquematicamente um exemplo de arquitetura material de um primeiro dispositivo fonte de conteúdos áudio e/ou vídeo do sistema de comunicação; - a figura 2C ilustra esquematicamente um exemplo de arquitetura material de um segundo dispositivo fonte de conteúdos áudio e/ou vídeo do sistema de comunicação; - a figura 2D ilustra esquematicamente um exemplo de arquitetura material de um terceiro dispositivo fonte e destinatário de conteúdos áudio e/ou vídeo do sistema de comunicação; - a figura 3 ilustra esquematicamente um algoritmo de informação de serviços localmente disponíveis sobre um dispositivo do sistema de comunicação; - a figura 4 ilustra esquematicamente um algoritmo de coleta de informações relativas a serviços localmente disponíveis sobre dispositivos do sistema de comunicação; - a figura 5 ilustra esquematicamente um algoritmo de acompanhamento de serviços localmente disponíveis sobre os dispositivos do sistema de comunicação; e - a figura 6 ilustra esquematicamente um algoritmo de colocação à disposição de serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação.
[0018] A figura 1 ilustra esquematicamente um sistema de comunicação, no qual a presente invenção pode ser aplicada. O sistema de comunicação da figura 1 comporta dispositivos de comunicação interconectados por uma rede de comunicação 100.
[0019] O sistema de comunicação da figura 1 comporta preferencialmente pelo menos um dispositivo fonte de conteúdos áudio e/ou vídeo e pelo menos um dispositivo consumidor de conteúdos áudio e/ou vídeo. Dispositivos de comunicação que são, ao mesmo tempo, fontes desses conteúdos e consumidores desses conteúdos podem também fazer parte desse sistema de comunicação e ser conectados à rede de comunicação 100.
[0020] De maneira ilustrativa, o sistema de comunicação da figura 1 comporta um primeiro dispositivo STB 121 e um segundo dispositivo STB 122.
[0021] O primeiro dispositivo STB 121 está apto a receber, via uma rede de comunicação 111, conteúdos áudio e/ou vídeo sob a forma de fluxos de dados difundidos em contínuo ("live streaming", em inglês) como, por exemplo, cadeias televisadas. O primeiro dispositivo STB 121 está apto a receber, via a rede de comunicação 111, fluxos de dados correspondentes a conteúdos áudio e/ou vídeo conforme demanda (On demand em inglês). Para fazer isto, o primeiro dispositivo STB 121 comporta um ou vários sincronizadores. Na sequência, considera-se, a título ilustrativo, que o primeiro dispositivo STB 121 comporta dois sincronizadores. Os fluxos de dados são, por exemplo, segundo um formato definido pelo grupo MPEG (Moving Pictures Experts Group, em inglês), por exemplo, o formato MPEG-2. Esses sincronizadores podem, além disso, ser utilizados para receber atualizações de microprograma (firmware, em inglês). A rede de comunicação 111 é, por exemplo, a Internet, e o dispositivo STB 121 exerce o papel de portão Internet para a consideração dos dispositivos de comunicação conectados à rede de comunicação 100. O papel de portão Internet pode, como variante, ser implementado por um dispositivo distinto ao qual o primeiro dispositivo STB 121 é conectado, via a rede de comunicação 100 ou via um elo de comunicação dedicado a isso. A rede de comunicação 100 é, então, uma rede local LAN (Local Area Network, em inglês), por exemplo, conforme a família de padrões IEEE 802.3 ou a família de padrões IEEE 802.11. O primeiro dispositivo STB 121 está também apto a registrar esses conteúdos áudio e/ou vídeo. O primeiro dispositivo STB 121 está também apto a fornecer, a um ou vários dispositivos consumidores conectados à rede de comunicação 100, esses conteúdos áudio e/ou vídeo. O primeiro dispositivo STB 121 é assim considerado aqui como um dispositivo, ao mesmo tempo fonte de conteúdos áudio e/ou vídeo, e consumidor de conteúdos áudio e/ou vídeo (já que o primeiro dispositivo STB 121 é capaz de registrar conteúdos áudio e/ou vídeo). Um exemplo de arquitetura material do primeiro dispositivo STB 121 é detalhado a seguir, em relação com a figura 2B.
[0022] O segundo dispositivo STB 122 está apto a receber, via uma rede de comunicação 112, conteúdos áudio e/ou vídeo sob a forma de fluxos de dados difundidos em contínuo (live streaming, em inglês), como, por exemplo, cadeias televisadas. Para fazer isto, o segundo dispositivo STB 122 comporta um ou vários sincronizadores. Na sequência, considera-se, a título ilustrativo, que o segundo dispositivo STB 122 comporta um único sincronizador. Os fluxos de dados são, por exemplo, segundo um formato definido pelo grupo MPEG, por exemplo o formato MPEG-2. Esses sincronizadores podem, além disso, ser utilizados para receber atualizações de microprograma. A rede de comunicação 112 é, por exemplo, uma rede de difusão de televisão por satélite ou uma rede de difusão de televisão por cabo. O segundo dispositivo STB 122 está também apto a fornecer, a um ou vários dispositivos consumidores conectados à rede de comunicação 100, esses conteúdos áudio e/ou vídeo. O segundo dispositivo STB 122 é assim considerado aqui como um dispositivo fonte de conteúdos áudio e/ou vídeo. Um exemplo de arquitetura material do segundo dispositivo STB 122 é detalhado a seguir, em relação com a figura 2C.
[0023] Sempre de maneira ilustrativa, o sistema de comunicação da figura 1 comporta, além disso, um dispositivo de armazenagem rede NAS (Network Attached Storage, em inglês) 131. O dispositivo de armazenagem rede NAS 131 está apto a registrar conteúdos áudio e/ou vídeo fornecidos por intermédio da rede de comunicação 100, por exemplo pelo primeiro dispositivo STB 121 ou o segundo dispositivo STB 122. O dispositivo de armazenagem rede NAS 131 está também apto a fornecer, a um ou vários dispositivos consumidores conectados à rede de comunicação 100, esses conteúdos áudio e/ou vídeo registrados. O dispositivo de armazenagem rede NAS 131 é, então, considerado aqui como um dispositivo, ao mesmo tempo, fonte e consumidor de conteúdos áudio e/ou vídeo. Um exemplo de arquitetura material do dispositivo de armazenagem rede NAS 131 é detalhado a seguir em relação com a figura 2D.
[0024] Sempre de maneira ilustrativa, o sistema de comunicação da figura 1 comporta, além disso, um dispositivo de apresentação de conteúdo 141, via o qual um usuário interage com o sistema de comunicação, e via o qual o usuário aproveita os conteúdos áudio e/ou vídeo. O dispositivo de apresentação de conteúdo 141 é, então, considerado aqui como um dispositivo consumidor de conteúdos áudio e/ou vídeo. Um exemplo de arquitetura material do dispositivo de apresentação de conteúdo 141 é detalhado a seguir em relação com a figura 2A. É também possível que a funcionalidade de interação com o usuário (e, portanto, gestão de serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação) e de apresentação de conteúdo sejam implementados sobre dispositivos de comunicação da rede de comunicação 100 que são distintos.
[0025] É também possível que o sistema de comunicação comporte uma pluralidade desses dispositivos de apresentação e conteúdo, que apresentam interfaces homem-máquina respectivas que permitem interagir com usuários e notadamente que permitem a esses usuários conseguir dados de identificação pessoais (por exemplo, identificador de usuário e senha), a fim de conhecer o perfil do usuário que interage com tal ou tal dispositivo de apresentação de conteúdo. Conforme detalhado na sequência, esse aspecto permite apresentar a um usuário serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação que estejam em adequação com o perfil desse usuário.
[0026] Cada dispositivo de comunicação da rede de comunicação 100 comporta assim um conjunto de recursos materiais que permite oferecer serviços face a conteúdos áudio e/ou vídeo, assim como eventualmente serviços complementares de gestão (por exemplo, atualização de microprograma, parametragem desse dispositivo de comunicação) desse dispositivo de comunicação. Esses recursos materiais são, por exemplo, um ou vários sincronizadores, um ou vários espaços de armazenagem de dados, uma ou várias interfaces de comunicação (por exemplo, barra USB (Universal Serial Bus, em inglês), uma webcam (câmera) integrada, um ou vários componentes dedicados a um tratamento particular (por exemplo, transcodificação) ou a uma ação de gestão particular desse dispositivo de comunicação (por exemplo, atualização de microprograma, parametragem desse dispositivo de comunicação)... Determinados dispositivos de comunicação da rede de comunicação 100 podem propor apenas serviços de gestão (por exemplo, parametragem) desse dispositivo de comunicação.
[0027] Esses serviços são ditos locais, quando correspondem a ações, notadamente face a um conteúdo áudio e/ou vídeo, que um dispositivo de comunicação considerado está apto a implementar por ele próprio, ou um conjunto de dispositivos de comunicação considerado com um todo está apto a implementar por ele próprio, isto é, baseando-se em seus recursos materiais. Esses serviços são, por exemplo, serviços de tratamento de conteúdos áudio e/ou vídeo, de colocação à disposição para apresentação áudio e/ou vídeo, de registro de conteúdos áudio e/ou vídeo, de configuração desse dispositivo de comunicação, de atualização de microprograma desse dispositivo de comunicação, de acesso a jogos online, de acesso ou a locais web,...
[0028] Assim, o primeiro dispositivo STB 121 está apto a fornecer um serviço local de registro em interno de um conteúdo áudio e/ou vídeo que esse primeiro dispositivo STB 121 recebe da rede de comunicação 111. O primeiro dispositivo STB 121 está também apto a fornecer um serviço local de fornecimento, a um ou vários dispositivos consumidores via a rede de comunicação 100, de um conteúdo áudio e/ou vídeo registrado em interno ou de um conteúdo áudio e/ou vídeo que esse primeiro dispositivo STB 121 recebe da rede de comunicação 111. O primeiro dispositivo STB 121 pode estar apto a fornecer outros serviços locais, notadamente independentemente de qualquer conteúdo áudio e/ou vídeo.
[0029] Da mesma forma, o segundo dispositivo STB 122 está apto a fornecer um serviço local de fornecimento, a um ou vários dispositivos consumidores via a rede de comunicação 100, de um conteúdo áudio e/ou vídeo que esse segundo dispositivo STB 122 recebe da rede de comunicação 112. O segundo dispositivo STB 122 pode estar apto a fornecer outros serviços locais, notadamente independentemente de qualquer conteúdo áudio e/ou vídeo.
[0030] O dispositivo de armazenagem rede NAS 131 está, então, apto a fornecer um serviço local de registro em interno de um conteúdo áudio e/ou vídeo que o dispositivo de armazenagem rede NAS 131 recebe de um dispositivo fonte via a rede de comunicação 100. O dispositivo de armazenagem rede NAS 131 está também apto a fornecer um serviço local de fornecimento, a um ou vários dispositivos consumidores via a rede de comunicação 100, de um conteúdo áudio e/ou vídeo registrado em interno. O dispositivo de estocagem rede NAS 131 pode estar apto a fornecer outros serviços locais, sobretudo independentemente de qualquer conteúdo áudio e/ou vídeo.
[0031] Enfim, o dispositivo de apresentação de conteúdo 141 está apto a fornecer um serviço local de apresentação de um conteúdo áudio e/ou vídeo que o dispositivo de apresentação de conteúdo 141 recebe de um dispositivo fonte via a rede de comunicação 100. O dispositivo de apresentação de conteúdo 141 pode estar apto a fornecer outros serviços locais, sobretudo independentemente de qualquer conteúdo áudio e/ou vídeo.
[0032] Cada dispositivo de comunicação do sistema de comunicação é configurado para indicar, a pelo menos um dispositivo gestionário de serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação, os serviços locais que esse dispositivo de comunicação oferece e que estão disponíveis, visando a uma disponibilidade efetiva dos recursos materiais desse dispositivo de comunicação. A indicação dos serviços locais disponíveis está, portanto, dinamicamente adaptada em função da disponibilidade efetiva dos recursos materiais do dispositivo de comunicação, oferecendo esses serviços locais. Esse aspecto é detalhado a seguir em relação com a figura 3. A indicação dos serviços locais disponíveis pode, além disso, ser dinamicamente adaptada em função do perfil de um usuário aos serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação (definidos em função dos serviços locais disponíveis no meio do sistema de comunicação) são apresentados.
[0033] Recebendo as informações feitas pelos dispositivos de comunicação conectados à rede de comunicação 100, cada dito dispositivo gestionário é capaz de determinar uma lista de serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação. Esse dispositivo gestionário não deve considerar os recursos materiais efetivamente à disposição junto de cada um dos dispositivos de comunicação, conectados à rede de comunicação 100, esse aspecto sendo ocultado por esses dispositivos de comunicação que indicam, em tempo real, os serviços locais que esses dispositivos de comunicação podem efetivamente oferecer respectivamente. O comportamento desse dispositivo gestionário é detalhado a seguir, em relação com as figuras 4 a 6.
[0034] O sistema de comunicação pode comportar um ou vários dispositivos gestionários. É considerado na sequência, a título ilustrativo, na falta de menção contrária, que o sistema de comunicação comporta um único dispositivo gestionário.
[0035] Esse dispositivo gestionário é um dos dispositivos da rede de comunicação 100. Esse dispositivo gestionário é tipicamente um dispositivo de comunicação, via o qual o usuário interage para controlar o sistema de comunicação. De maneira ilustrativa, o dispositivo de apresentação de conteúdo 141 exerce o papel desse dispositivo gestionário.
[0036] As figuras 2A a 2D ilustram esquematicamente exemplos de arquitetura material de dispositivos de comunicação do sistema de comunicação.
[0037] Esses exemplos de arquitetura material se baseiam em uma base comum, segundo a qual cada dispositivo de comunicação comporta, ligados por uma barra de comunicação 220: um processador ou CPU (Central Processing Unit, em inglês) 210; uma memória viva RAM (Random Acess Memory, em inglês) 211; uma memória morta ROM (Read Only Memory, em inglês) 212; uma unidade de armazenagem ou uma leitora de suporte de armazenagem, tal como uma leitora de cartões SD (Secure Digital, em inglês); e um conjunto de interfaces 214 que permite a esse dispositivo de comunicação se comunicar no meio desse sistema de comunicação.
[0038] O processador 210 é capaz de executar instruções carregadas na RAM 211, a partir da ROM 212, de uma memória externa (não representada), de um suporte de armazenagem, ou de uma rede de comunicação. Quando o dispositivo de comunicação é colocado sob tensão, o processador 210 é capaz de ler da RAM 211 instruções e executá-las. Essas instruções formam um programa de computador causando a utilização, pelo processador 210, do total ou de parte dos algoritmos e etapas descritas a seguir.
[0039] Assim, o total ou parte dos algoritmos e etapas descritos a seguir pode ser implementados sob a forma de programa por execução de um conjunto de instruções por uma máquina programável, tal como um DSP (Digital Signal Processor, em inglês) ou um microcontrolador. O total ou parte dos algoritmos e etapas descritos a seguir pode também ser implementado(a) sob a forma material por uma máquina ou um componente dedicado, tal como um FPGA (Field Programmable Gate Array, em inglês) ou um ASIC (Application - Specific Integrated Circuit, em inglês).
[0040] Cada exemplo de arquitetura material comporta, além disso, uma ou vários recursos materiais específicos ao dispositivo de comunicação ao qual essa arquitetura material é adaptada. Esse aparelho é detalhado a seguir.
[0041] A figura 2A ilustra esquematicamente um exemplo de arquitetura material do dispositivo de apresentação de conteúdo 141. Segundo esse exemplo de arquitetura material, o dispositivo de apresentação de conteúdo 141 comporta, além disso, uma interface homem-máquina 215, permitindo interagir com o usuário, notadamente arquivar via uma tela dos serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação e receber comandos da parte do usuário. A interface homem-máquina 215 é mais particularmente adaptada para arquivar via a tela um ou vários conteúdos vídeo (por exemplo, em modo PIP Picture-In-Picture, em inglês) e/ou para propagar via alto-falantes um conteúdo áudio. A interface homem-máquina 215 pode ser adaptada para permitir ao usuário fornecer, por exemplo, captar, dados pessoais de identificação, permitindo assim determinar qual é o perfil do usuário (por exemplo, idade, sexo, direitos de acesso) dentre uma lista de perfis predeterminados.
[0042] A figura 2B ilustra esquematicamente um exemplo de arquitetura material do primeiro dispositivo STB 121. Segundo esse esquema de arquitetura material, o primeiro dispositivo STB 121 comporta, além disso, um primeiro sincronizador 230 e um segundo sincronizador 231. Esses sincronizadores podem fornecer, pelo menos para certos conteúdos áudio e/ou vídeo, fluxos de dados com características diferentes, como, por exemplo, resoluções diferentes, e/ou esses sincronizadores podem permitir captar conjuntos diferentes (eventualmente com sobreposição) de cadeias televisadas. Cada sincronizador está assim apto a receber conteúdos áudio e/ou vídeo através de uma rede de comunicação, tal como a rede de comunicação 111. Segundo esse exemplo de arquitetura material, o primeiro dispositivo STB 121 comporta, além disso, um disco rígido HDD 232, ou qualquer outro meio de armazenagem de dados, como, por exemplo, a memória EEPROM (Electrical Erasable Programmable Ready-Only Memory, em inglês) de tipo Flash. O disco rígido HDD 232 permite registrar conteúdos áudio e/ou vídeo, a partir do primeiro sincronizador 230 e/ou segundo sincronizador 231, e permite fornecer conteúdos áudio e/ou vídeo registrados via a rede de comunicação 100. O primeiro dispositivo STB 121 está assim apto a ser configurado, de modo que um conteúdo áudio e/ou vídeo obtido via o primeiro sincronizador 230 seja registrado sobre o disco rígido HDD 232 e/ou fornecido a pelo menos um dispositivo consumidor da rede de comunicação 100, via a interface dedicada ao conjunto de interfaces 214. O primeiro dispositivos STB 121 está também apto a ser configurado, de modo que um conteúdo áudio e/ou vídeo obtido via o segundo sincronizador 231 seja registrado sobre o disco rígido HDD 232 e/ou fornecido a pelo menos um dispositivo consumidor da rede de comunicação 100 via a interface dedicada do conjunto de interfaces 214. O primeiro dispositivo STB 121 está assim apto a ser configurado, de modo que um conteúdo áudio e/ou vídeo registrado sobre o disco rígido HDD 232 seja fornecido a pelo menos um dispositivo consumidor da rede de comunicação 100, via a interface dedicada do conjunto de interfaces 214.
[0043] A figura 2C ilustra esquematicamente um exemplo de arquitetura material do segundo dispositivo STB 122. Segundo esse exemplo de arquitetura material, o segundo dispositivo STB 122 comporta, além disso, um sincronizador 240 apto a receber conteúdos áudio e/ou vídeo, através de uma rede de comunicação, tal como a rede de comunicação 112. O segundo dispositivo STB 122 está assim apto a ser configurado, de modo que um conteúdo áudio e/ou vídeo obtido via o sincronizador 240 seja fornecido a pelo menos um dispositivo consumidor da rede de comunicação 100, via a interface dedicada do conjunto de interfaces 214.
[0044] A figura 2D ilustra esquematicamente um exemplo de arquitetura material do dispositivo e armazenagem rede NAS 131. Segundo esse exemplo de arquitetura material, o dispositivo de armazenagem rede NAS 131 comporta, além disso, um disco rígido HDD 250, ou qualquer outro meio de armazenagem de dados, como, por exemplo, da memória EEPROM de tipo Flash. O dispositivo de armazenagem rede NAS 131 está assim apto a ser configurado, de modo que um conteúdo áudio e/ou vídeo fornecido por um dispositivo fonte da rede de comunicação 100, via a interface dedicada do conjunto de interfaces 214, seja registrado sobre o disco rígido HDD 250. O dispositivo de armazenagem rede NAS 131 está também apto a ser configurado, de modo que um conteúdo áudio e/ou vídeo registrado sobre o disco rígido HDD 250 seja fornecido a pelo menos um dispositivo consumidor da rede de comunicação 100, via a interface dedicada do conjunto de interfaces 214.
[0045] A figura 3 ilustra esquematicamente um algoritmo de indicação de informação de serviços localmente disponíveis sobre um dispositivo de comunicação do sistema de comunicação. No âmbito ilustrativo do sistema de comunicação da figura 1, o algoritmo da figura 3 é mais particularmente executado pelo primeiro dispositivo STB 121, pelo segundo dispositivo STB 122, pelo dispositivo de armazenagem rede NAS 131 e pelo dispositivo de apresentação do conteúdo 141.
[0046] Em uma etapa 301, o dispositivo de comunicação considerado detecta uma ocorrência, implicando que o dispositivo de comunicação considerado indica os serviços locais que o dispositivo de comunicação considerado é efetivamente capaz de oferecer. Essa ocorrência pode ser gerada pelo dispositivo de comunicação considerado após conexão à rede de comunicação 100. Essa ocorrência pode também ser gerada pelo dispositivo de comunicação considerado sobre recebimento de um pedido da parte do dispositivo gestionário de serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação. Essa ocorrência pode, também, ser gerada pelo dispositivo de comunicação considerado sobre detecção de uma alteração de utilização de seus recursos materiais (alocação ou liberação) e/ou sobre detecção de uma desconexão (resp. conexão) de cabo, tornando assim indisponíveis (resp. disponíveis) dos recursos materiais do dispositivo de comunicação considerado e/ou sobre detecção de uma mudança de desempenhos de comunicação (por exemplo, qualidade de sinal, taxa de erro,...) do dispositivo de comunicação considerado, tornando indisponível pelo menos, em parte, recursos materiais do dispositivo de comunicação considerado. Essa ocorrência pode também ser gerada pelo dispositivo de comunicação considerado sobre detecção de uma ativação (resp. desativação) de um controle parental, tornado indisponíveis (resp. disponíveis) determinados conteúdos áudio e/ou vídeo, e/ou tornando indisponíveis (resp. disponíveis) determinados recursos materiais. Assim, de maneira geral, essa ocorrência pode também ser gerada pelo dispositivo de comunicação considerado sobre detecção de uma alteração de disponibilidade de seus recursos materiais.
[0047] Em uma etapa 302 seguinte, o dispositivo de comunicação considerado obtém uma lista de conteúdos áudio e/ou vídeo. Essa lista de conteúdos áudio e/ou vídeo contém um identificador de cada conteúdo áudio e/ou vídeo que o dispositivo de comunicação considerado está apto a receber, quando esse dispositivo de comunicação é um dispositivo consumidor. Essa lista de conteúdos áudio e/ou vídeo contém um identificador de cada conteúdo áudio e/ou vídeo que o dispositivo de comunicação considerado está apto a fornecer, quando esse dispositivo de comunicação é um dispositivo fonte.
[0048] Quando um conteúdo áudio e/ou vídeo é um conteúdo difundido via uma cadeia ativada, o identificador de conteúdo áudio e/ou vídeo pode ser obtido, a partir de um guia de programas, definido a fim de que uma mesma cadeia televisada difundida via duas redes de comunicação distintas (como as redes de comunicação 111 e 112) tenha apenas um único identificador e seja, portanto, efetivamente percebida como um mesmo conteúdo áudio e/ou vídeo. Esse identificador é, por exemplo, o nome da cadeia televisada referida.
[0049] Quando um conteúdo áudio e/ou vídeo é um conteúdo registrado, o identificador é tirado de metadados associados ao arquivo no qual está armazenado o conteúdo áudio e/ou vídeo. Esses metadados podem tipicamente conter cadeias de caracteres considerados pelo usuário no momento de ordenar o registro, ou dados automaticamente obtidos por um dispositivo de comunicação conectado à rede de comunicação 100 no momento de ordenar o registro (conforme seria o caso em um serviço de defasagem do direto (time shifting, em inglês)). Esses metadados contêm preferencialmente informações de formato, por exemplo resolução, sob o qual esse conteúdo áudio e/ou vídeo foi registrado.
[0050] Quando o conteúdo áudio e/ou vídeo é um conteúdo que o dispositivo de comunicação considerado está apto a receber, proveniente da rede de comunicação 100, esse conteúdo áudio e/ou vídeo é identificado por um primeiro identificador predefinido, que não é jamais representativo do conteúdo áudio e/ou do próprio vídeo, mesmo devido ao fato de o dispositivo de comunicação considerado estar apto a receber esse conteúdo áudio e/ou vídeo via uma interface com a rede de comunicação 100. Esse primeiro identificador predefinido é preferencialmente associado a informações de formatos, por exemplo, resolução, sob os quais esse conteúdo áudio e/ou vídeo é aceito.
[0051] Quando o conteúdo áudio e/ou vídeo é um conteúdo que o dispositivo de comunicação considerado está apto a fornecer, via a rede de comunicação 100, esse conteúdo áudio e/ou vídeo é identificado por um segundo identificador predefinido, que não é assim representativo do conteúdo áudio e/ou o próprio vídeo, mas devido ao fato de o dispositivo de comunicação considerado estar apto a fornecer esse conteúdo áudio e/ou vídeo via sua interface com a rede de comunicação 100. Esse segundo identificador predefinido é, preferencialmente, associado a informações de formatos, por exemplo resolução, sob os quais esse conteúdo áudio e/ou vídeo pode ser fornecido.
[0052] De maneira ilustrativa, considerando-se que o dispositivo de armazenagem rede NAS 131 dispõe de recursos materiais para registrar um ou vários conteúdos áudio e/ou vídeo e simultaneamente fornecer um ou vários conteúdos áudio e/ou vídeo registrado, via uma interface com a rede de comunicação 100, o dispositivo de armazenagem rede NAS 131 obtém então uma lista na qual aparecem os identificadores dos conteúdos áudio e/ou vídeo registrados pelo dispositivo de armazenagem rede NAS 131, assim como esse primeiro identificador predefinido e esse segundo identificador predefinido. Quando o dispositivo de comunicação considerado não manipula conteúdos áudio e/ou vídeo, a etapa 302 não é realizada. A etapa 302 é, portanto, nesse sentido, opcional.
[0053] Em uma etapa 303 seguinte, o dispositivo de comunicação considerado obtém uma lista de serviços locais possíveis, isto é, uma lista de ações que o dispositivo de comunicação considerado pode realizar para a conta do usuário, graças a seus recursos materiais (independentemente da disponibilidade efetiva desses recursos materiais nesse estágio). Quando aplicável, o dispositivo de comunicação considerado obtém uma lista de serviços locais possíveis para cada conteúdo áudio e/ou vídeo, isto é, uma lista de ações que o dispositivo de comunicação considerado pode realizar para a conta do usuário face a conteúdos áudio e/ou vídeo listados na etapa 302. Para determinar os serviços locais possíveis para cada conteúdo áudio e/ou vídeo, o dispositivo de comunicação referido pode se basear em informações de formatos associadas ao identificador desse conteúdo áudio e/ou vídeo.
[0054] De maneira ilustrativa, o primeiro dispositivo STB 121 oferece os seguintes serviços locais: fornecimento uma cadeia televisada em alta-resolução via a rede de comunicação 100 (por exemplo, graças ao primeiro sincronizador 230); fornecimento de uma cadeia televisada em resolução padrão via a rede de comunicação 100 (por exemplo, graças ao segundo sincronizador 211); registro em interno de uma cadeia televisada em resolução padrão (por exemplo, o disco rígido HDD 232 pode ser somente capaz de registrar em resolução padrão); fornecimento um conteúdo áudio e/ou vídeo registrado em interno; registro em interno um conteúdo áudio e/ou vídeo proveniente da rede de comunicação 100; atualização de um microprograma de controle do primeiro dispositivo STB 121.
[0055] Em uma etapa 304 seguinte, o dispositivo de comunicação considerado obtém uma lista de recursos materiais desse dispositivo de comunicação considerado que são necessários para utilizar cada serviço local possível, identificado na etapa 303. Os recursos materiais necessários para utilizar cada serviço local que o dispositivo de comunicação considerado pode oferecer são predefinidos. Quando serviço local considerado se aplica face a um conteúdo áudio e/ou vídeo, esses recursos materiais necessários são predefinidos notadamente em função da proveniência (por exemplo, na saída do sincronizador, ou na memória interna) e eventualmente do formato, por exemplo, da resolução, do conteúdo áudio e/ou vídeo.
[0056] Em uma etapa 305 seguinte, o dispositivo de comunicação considerado obtém uma lista de seus recursos materiais ocupados (por exemplo, utilização em curso desse dispositivo de comunicação). Uma lista de seus recursos materiais ainda disponíveis é equivalente. O dispositivo de comunicação considerado efetua assim uma avaliação da disponibilidade efetiva de seus recursos materiais.
[0057] Em um modo de realização particular, o dispositivo de comunicação considerado leva em conta reservas programadas de serviços locais desse dispositivo de comunicação considerado. O dispositivo de comunicação considerado planeja então, por exemplo, sobre busca usuário, utilizações de seus serviços locais ou de maneira mais geral de seus recursos materiais. Se o planejamento mostra que recursos materiais devem ser ocupados em um período de tempo que começa em um prazo inferior a um limite predefinido (por exemplo, quinze minutos), o dispositivo de comunicação considerado pode estimar que os recursos materiais referidos por essa utilização planejada não estão disponíveis. Esse planejamento pode ser pelo menos parcialmente obtido por análise estatística das ações realizadas por esse dispositivo de comunicação com o passar do tempo.
[0058] Em uma etapa 306 seguinte, o dispositivo de comunicação considerado seleciona a lista de serviços locais possíveis, obtida na etapa 303, a partir dos recursos materiais desse dispositivo de comunicação considerado que são necessários para utilizar cada serviço local possível e a partir da disponibilidade efetiva desses recursos materiais. O dispositivo de comunicação considerado desvia os serviços locais, utilizando pelo menos um recurso material que não está disponível. O dispositivo de comunicação considerado obtém, então, uma lista de serviços locais disponíveis.
[0059] Em um modo de realização particular, o dispositivo de comunicação considerado seleciona também a lista de serviços locais possíveis, obtida na etapa 303, a partir de um perfil usuário que seria previamente comunicado pelo dispositivo gestionário de serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação e regras predefinidas que consideram esse perfil usuário. Esse dispositivo de comunicação afasta de cada serviço local incompatível com esse perfil usuário. Por exemplo, o dispositivo de comunicação considerado impede ou não o acesso a certos serviços locais, em função da idade do usuário pela conta do qual esse dispositivo gestionário age. Conforme evocado a seguir em relação com a figura 6, essa etapa de seleção pode, como variante, ser utilizada por esse dispositivo gestionário.
[0060] Em uma etapa 307 seguinte, o dispositivo de comunicação considerado informa, via a rede de comunicação 100, a lista de serviços locais disponíveis (isto é, local e efetivamente disponíveis) obtida na etapa 306.
[0061] Quando aplicável, cada conteúdo áudio e/ou vídeo para o qual nenhum serviço local pode ser oferecido em vista da disponibilidade efetiva dos recursos materiais do dispositivo e comunicação considerado não é informado.
[0062] Em um modo de realização particular, o dispositivo de comunicação considerado indica na informação a lista de serviços locais disponíveis dentre a lista dos serviços locais possíveis.
[0063] Em um modo de realização particular, o dispositivo de comunicação considerado efetua a informação, conforme o protocolo SSDP (Simple Service Discovery Protocol em inglês)
[0064] O algoritmo da figura 3 propõe, portanto, uma fase de informação que é utilizada por um dispositivo de comunicação sobre detecção de alteração de disponibilidade de pelo menos um de seus recursos materiais.
[0065] A figura 4 ilustra esquematicamente um algoritmo de coleta de informações relativas a serviços localmente disponíveis sobre dispositivos de comunicação conectados à rede de comunicação 100. O algoritmo da figura 4 é executado pelo dispositivo gestionário de serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação.
[0066] Em uma etapa 401, esse dispositivo gestionário se inicializa. Essa etapa de inicialização pode fazer sequência a uma escolha no meio da rede de comunicação 100 para determinar qual o dispositivo de comunicação que assume o papel desse dispositivo gestionário. Essa etapa de inicialização pode seguir a uma colocação em funcionamento desse dispositivo gestionário (quando esse dispositivo gestionário é predefinido ou quando vários desses dispositivos gestionários estão presentes no sistema de comunicação).
[0067] Em uma etapa 402 seguinte, esse dispositivo gestionário envia uma busca que demanda a cada outro dispositivo de comunicação, conectado à rede de comunicação 100, informar a lista de serviços localmente disponíveis sobre esse outro dispositivo de comunicação. Esse dispositivo gestionário pode incluir na busca, ou em uma mensagem separada, uma informação representativa de um perfil usuário ao qual essa busca é aplicável. Isto permite a cada dispositivo de comunicação selecionar sua informação, em função desse perfil do usuário. As informações podem assim ser difundidas (a mesma informação para qualquer dispositivo gestionário) ou ser enviadas em ponto a ponto (informação adaptada ao perfil do usuário para a conta da qual esse dispositivo gestionário referido age). Esse dispositivo gestionário detecta, em seguida, recebimentos de informações de listas de serviços locais disponíveis, tais como enviadas por execução da etapa 307 por cada outro dispositivo de comunicação.
[0068] Em uma etapa 403 seguinte, esse dispositivo gestionário coleta as listas de serviços locais disponíveis contidas nas informações recebidas. No que se refere aos serviços locais, face a conteúdos áudio e/ou vídeo, esse dispositivo gestionário coleta preferencialmente as informações de formato desse conteúdo áudio e/ou vídeo. Uma vez coletadas as listas de serviços locais disponíveis, esse dispositivo gestionário deve determinar os serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação. Esse aspecto é detalhado a seguir em relação com a figura 6.
[0069] Em uma etapa 404 seguinte, esse dispositivo gestionário ativa um mecanismo de acompanhamento dos serviços locais disponíveis. Esse mecanismo é detalhado a seguir em relação com a figura 5.
[0070] A figura 5 ilustra esquematicamente um algoritmo de acompanhamento de serviços localmente disponíveis sobre os dispositivos de comunicação conectados à rede de comunicação 100. O algoritmo da figura 5 é um mecanismo de acompanhamento dos serviços locais disponíveis sobre os dispositivos de comunicação conectados à rede de comunicação 100, e é executado por cada dispositivo gestionário de serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação.
[0071] Em uma etapa 501, esse dispositivo gestionário detecta pelo menos uma nova informação, tal como enviada por execução da etapa 307 e assim recebida em proveniência da rede de comunicação da rede de comunicação 100. Essa informação pode vir em sequência a um aparecimento de um novo dispositivo de comunicação sobre a rede de comunicação, ou a uma alteração na disponibilidade dos recursos materiais de pelo menos um dispositivo de comunicação.
[0072] Em uma etapa 502 seguinte, esse dispositivo gestionário coleta as listas de serviços locais disponíveis contidas nas informações recebidas. No que se refere aos serviços locais face a conteúdos áudio e/ou vídeo, esse dispositivo gestionário coleta preferencialmente as informações de formato desses conteúdos áudio e/ou vídeo. Esse dispositivo gestionário atualiza assim a lista de serviços locais disponíveis para cada dispositivo de comunicação tendo transmitido uma informação recebida na etapa 501.
[0073] De maneira similar, esse dispositivo gestionário oculta a lista de serviços locais disponíveis para cada dispositivo de comunicação que esse dispositivo gestionário detectou como sendo desconectado da rede de comunicação 100.
[0074] Uma vez atualizadas as listas de serviços locais disponíveis, esse dispositivo gestionário deve atualizar os serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação. Esse aspecto é detalhado a seguir com relação à figura 6.
[0075] A figura 6 ilustra esquematicamente um algoritmo de colocação à disposição de serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação. O algoritmo da figura 6 é executado pelo dispositivo gestionário de serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação.
[0076] Em uma etapa 601, esse dispositivo gestionário detecta que as listas de serviços locais disponíveis foram coletadas ou atualizadas.
[0077] Em uma etapa 602 seguinte, esse dispositivo gestionário determina serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação, a partir das listas de serviços locais disponíveis que foram coletadas ou atualizadas. Em outros termos, o dispositivo gestionário determina quais os serviços que são efetivamente colocados à disposição do usuário, com vistas à disponibilidade efetiva dos recursos materiais do sistema de comunicação. Cada serviço globalmente disponível no meio do sistema de comunicação é definido por um serviço local disponível, ou uma cadeia de serviços locais disponíveis. No que se refere aos conteúdos áudio e/ou vídeo, cada serviço globalmente disponível no meio do sistema de comunicação é definido por um serviço local disponível, ou uma cadeia de serviços locais disponíveis, aplicável a esses conteúdos áudio e/ou vídeo, a fim de serem consumidos.
[0078] O dispositivo gestionário determina cada serviço globalmente disponível no meio do sistema de comunicação, selecionando um serviço local disponível ou combinando serviços locais disponíveis, segundo regras predefinidas. Essas regras asseguram que cada serviço proposto ao usuário seja coerente no nível sistema. De maneira ilustrativa, esse dispositivo gestionário determina os serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação seguintes, a partir das listas de serviços locais disponíveis coletadas ou atualizadas: visualização de uma cadeia televisada em alta resolução; registro de uma cadeia televisada em alta resolução; registro de cada cadeia televisada em resolução padrão; visualização de um conteúdo registrado; colocação em um jogo online; acesso a um site web; atualização de um microprograma de um dispositivo de comunicação.
[0079] De maneira ilustrativa, se o dispositivo de armazenagem rede NAS 131 tiver informado um serviço local disponível de tipo "registro em interno de um conteúdo áudio e/ou vídeo proveniente da rede de comunicação 100" e que o segundo dispositivo STB 122 tiver informado um serviço local disponível do tipo "fornecimento de uma cadeia televisada em resolução padrão via a rede de comunicação 100", esse dispositivo gestionário poderá oferecer um serviço globalmente disponível no meio do sistema de comunicação do tipo "registro de uma cadeia televisada em resolução padrão".
[0080] A lista dos serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação é assim dinamicamente atualizada e à medida que ocorrem as informações difundidas via a rede de comunicação 100, que são elas próprias difundidas em consequência das alterações de disponibilidade dos recursos materiais dos dispositivos de comunicação conectados à rede de comunicação 100. Esse dispositivo gestionário é capaz de determinar a lista dos serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação dentre os serviços globalmente possíveis no meio do sistema de comunicação.
[0081] Em um modo de realização particular, esse dispositivo gestionário seleciona a lista de serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação, a partir de um perfil usuário que é associado ao usuário para a consideração do qual esse dispositivo gestionário age e regras predefinidas que consideram esse perfil usuário. Esse dispositivo gestionário afasta assim cada serviço globalmente disponível no meio do sistema de comunicação que é incompatível com esse perfil do usuário. Por exemplo, esse dispositivo gestionário impede ou não o acesso a determinados serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação, em função da idade do usuário para a conta do qual esse dispositivo gestionário age.
[0082] Em uma etapa 603 seguinte, esse dispositivo gestionário coloca à disposição do usuário, ou de qualquer outro dispositivo de comunicação conectado à rede de comunicação 100 que pode interagir com o usuário, a lista dos serviços globalmente disponíveis no meio da rede de comunicação. Em vista do que precede, essa colocação à disposição pode depender do perfil do usuário em questão.
[0083] Em sistemas de comunicação onde conflitos de comandos ou de reserva de recursos materiais podem sobrevir, um dispositivo de comunicação conectado à rede de comunicação 100, que pode interagir com o usuário, pode arquivar uma mensagem de alerta e demandar eventualmente ao usuário qual a escolha a ser operada. Nessas situações, um dispositivo de comunicação conectado à rede de comunicação 100 pode, como variante, decidir a respeito da escolha a ser operada (qual o serviço recusar ou aceitar), segundo regras predefinidas.
Claims (10)
1. Processo aplicado por um dispositivo de comunicação (121; 122) de um sistema de comunicação, esse dispositivo de comunicação é conectado via uma rede de comunicação (100) a outros dispositivos de comunicação (131; 141) desse sistema de comunicação, caracterizado pelo fato de que, sobre detecção de alteração de disponibilidade de pelo menos um de seus recursos materiais, a alteração de disponibilidade do pelo menos um recurso material é relacionada à detecção da conexão do dispositivo de comunicação à rede de comunicação e/ou à uma conexão ou desconexão de cabo, o dito processo levando o dispositivo de comunicação a realizar uma fase de anúncio ao: - obter (303) uma lista de serviços locais possíveis correspondendo a ações que esse dispositivo de comunicação está apto a implementar, baseando-se em seus recursos materiais; os serviços locais compreendendo pelo menos um dentre: processamento de conteúdo de áudio e/ou vídeo, tornar conteúdos de áudio e/ou vídeo disponíveis para apresentação, gravar conteúdos de áudio e/ou vídeo, configuração do dito dispositivo de comunicação, atualização do microprograma do dito dispositivo de comunicação, acesso a jogos online, acesso a websites; - obter (304) uma lista de recursos materiais desse dispositivo de comunicação que são necessários para oferecer esses serviços locais e o dito dispositivo de comunicação leva em conta um planejamento de reservas de serviços locais do dito dispositivo de comunicação de modo que, quando o planejamento mostrar que recursos materiais devem ser ocupados por um período de tempo que inicia em um tempo abaixo de um limite predefinido, o dito dispositivo de comunicação considera que que os ditos recursos materiais não estão disponíveis e o dispositivo de comunicação refina a lista de possíveis serviços locais com base na disponibilidade de recursos materiais; - obter (306) uma lista de serviços locais disponíveis dentre os serviços locais possíveis, a partir de recursos materiais necessários parra oferecer esses serviços locais e a partir da disponibilidade efetiva de seus recursos materiais; os recursos materiais compreendendo pelo menos um dentre: um ou mais sincronizadores, um ou mais espaços de armazenamento de dados, uma ou mais interfaces de comunicação, uma câmera integrada e um ou mais componentes dedicados a um processamento particular; e - anunciar (307), via a rede de comunicação, a lista de serviços locais disponíveis obtida, a fim de permitir pelo menos a um dispositivo gestionário apresentar serviços globalmente disponíveis no meio de um sistema de comunicação, graças a listas de serviços locais disponíveis anunciados pelos dispositivos de comunicação desse sistema de comunicação.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de, na fase de anúncio, o dispositivo de comunicação considerado indicar a lista de serviços locais disponíveis dentre a lista dos serviços locais possíveis.
3. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de a fase de anúncio ser, além disso, efetuada em recebimento de uma solicitação desse pelo menos um dispositivo gestionário.
4. Processo, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de essa solicitação ser associada a uma informação representativa de um perfil usuário, e pelo fato de esse dispositivo de comunicação selecionar a lista de serviços locais disponíveis, afastando cada serviço local incompatível com esse perfil usuário.
5. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o dito processo leva o dispositivo de comunicação a realizar a fase de anúncio ao: - obter (302) uma lista de conteúdos áudio e/ou vídeo, contendo um identificador de cada conteúdo áudio e/ou vídeo que esse dispositivo de comunicação está apto a receber, quando esse dispositivo de comunicação é um dispositivo consumidor de conteúdos áudio e/ou vídeo, e um identificador de cada conteúdo áudio e/ou vídeo que esse dispositivo de comunicação está apto a fornecer, quando esse dispositivo de comunicação é um dispositivo fonte de conteúdos áudio e/ou vídeo; - obter (303) uma lista dos serviços locais possíveis face cada conteúdo áudio e/ou vídeo; e - anunciar (307) a lista dos serviços locais, face cada conteúdo áudio e/ou vídeo, que estão disponíveis.
6. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de cada dispositivo de comunicação desse sistema de comunicação efetuar a fase de anúncio sobre detecção de mudança de disponibilidade de pelo meno um de seus recursos materiais, e pelo fato de cada dispositivo gestionário determinar serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação, a partir das listas de serviços locais disponíveis, tais como anunciados pelos dispositivos de comunicação desse sistema de comunicação.
7. Processo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de cada dispositivo gestionário determinar cada serviço globalmente disponível no meio do sistema de comunicação, selecionando um serviço local disponível ou combinando serviços locais disponíveis, segundo as regras predefinidas.
8. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 7, caracterizado pelo fato de cada dispositivo gestionário selecionar a lista de serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação, afastando cada serviço globalmente disponível no meio do sistema de comunicação que é compatível com um perfil usuário.
9. Meios de armazenagem, caracterizados pelo fato de armazenarem instruções para aplicar, por um processador de um dispositivo de comunicação, o processo como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8, quando estas instruções são por esse processador.
10. Dispositivo de comunicação (121; 122), configurado para ser utilizado em um sistema de comunicação, esse dispositivo de comunicação sendo destinado a ser conectado via uma rede de comunicação (100) a outros dispositivos de comunicação (131, 141) desse sistema de comunicação, caracterizado pelo fato de o dispositivo de comunicação comportar meios para realizar uma fase de anúncio, sobre detecção de mudança de disponibilidade de pelo menos um de seus recursos materiais, a alteração de disponibilidade do pelo menos um recurso material é relacionada à detecção da conexão do dispositivo de comunicação à rede de comunicação e/ou à uma conexão ou desconexão de cabo, utilizando: - meios para a obtenção (303) de uma lista de serviços locais possíveis correspondendo a ações que esse dispositivo de comunicação está apto a implementar, baseando-se em seus recursos materiais, os serviços locais compreendendo pelo menos um dentre: processamento de conteúdo de áudio e/ou vídeo, tornar conteúdos de áudio e/ou vídeo disponíveis para apresentação, gravar conteúdos de áudio e/ou vídeo, configuração do dito dispositivo de comunicação, atualização do microprograma do dito dispositivo de comunicação, acesso a jogos online, acesso a websites; - meios para a obtenção (304) de uma lista de recursos materiais desse dispositivo de comunicação que são necessários para oferecer esses serviços locais, os recursos materiais compreendendo pelo menos um dentre: um ou mais sincronizadores, um ou mais espaços de armazenamento de dados, uma ou mais interfaces de comunicação, uma câmera integrada e um ou mais componentes dedicados a um processamento particular e o dito dispositivo de comunicação leva em conta um planejamento de reservas de serviços locais do dito dispositivo de comunicação de modo que, quando o planejamento mostrar que recursos materiais devem ser ocupados por um período de tempo que inicia em um tempo abaixo de um limite predefinido, o dito dispositivo de comunicação considera que que os ditos recursos materiais não estão disponíveis e o dispositivo de comunicação refina a lista de possíveis serviços locais com base na disponibilidade de recursos materiais; - meios para a obtenção (306) de uma lista de serviços locais disponíveis dentre os serviços locais possíveis, a partir dos recursos materiais necessários para oferecer esses serviços locais e a partir da disponibilidade efetiva de seus recursos materiais; os recursos materiais compreendendo pelo menos um dentre: um ou mais sincronizadores, um ou mais espaços de armazenamento de dados, uma ou mais interfaces de comunicação, uma câmera integrada e um ou mais componentes dedicados a um processamento particular, e - meios para anunciar (307), via a rede de comunicação, a lista de serviços locais disponíveis obtida, a fim de permitir a pelo menos um dispositivo gestionário apresentar serviços globalmente disponíveis no meio do sistema de comunicação, graças a listas de serviços locais disponíveis anunciados pelos dispositivos de comunicação desse sistema de comunicação.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR1462988A FR3030977B1 (fr) | 2014-12-19 | 2014-12-19 | Procede d'annonce de services dans un reseau de communication |
FR1462988 | 2014-12-19 | ||
PCT/EP2015/080249 WO2016097161A1 (fr) | 2014-12-19 | 2015-12-17 | Procédé d'annonce de services dans un réseau de communication |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112017013005A2 BR112017013005A2 (pt) | 2018-01-02 |
BR112017013005B1 true BR112017013005B1 (pt) | 2023-07-18 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US8386465B2 (en) | System and method to manage and distribute media using a predictive media cache | |
US7441261B2 (en) | Video system varying overall capacity of network of video servers for serving specific video | |
US7822862B2 (en) | Method of satisfying a demand on a network for a network resource | |
BR102015017882A2 (pt) | procedimento, sistema e dispositivo para a personalização proativa de conteúdos | |
TWI502931B (zh) | 聚集式調諧器排程 | |
BRPI0718373B1 (pt) | método e sistema de orientação de mídia para fornecer uma recomendação a um usuário | |
EP1662711A2 (en) | Synchronizing contents of removable storage device in a multimedia network | |
WO2016161171A1 (en) | Security device capability discovery and device selection | |
CN104572294A (zh) | 预测性自动缩放引擎 | |
KR20130004896A (ko) | 에이치티티피 스트리밍에서 레프리젠테이션 스위칭을 위한 방법 및 장치 | |
CA2546598A1 (en) | Methods and apparatus for hardware registration in a network device | |
US8935734B2 (en) | Methods, systems and apparatus for configuring a system of content access devices | |
BRPI0710685A2 (pt) | metodo e aparelho de programação de controle de conteúdo de mìdia | |
CN102763373B (zh) | 基于远程访问使用本地网络装置的服务的方法和设备 | |
KR20060129259A (ko) | 홈-네트워크 콘텐츠를 필터링하는 방법 및 시스템 | |
WO2013059742A1 (en) | Network connected media gateway for communication networks | |
US20060031887A1 (en) | Centralized resource manager | |
JP2009512008A (ja) | ユーザに向けてレンダリングすることが可能なデータ項目を扱う装置 | |
EP3207666B1 (en) | Broadcast readiness testing in distributed content delivery networks | |
US10375454B1 (en) | Audio data and image data integration | |
US10898815B1 (en) | Streamer-generated video items from game sessions | |
US8495215B2 (en) | Service URL management device and service URL management method | |
EP3398295B1 (en) | Systems and methods for bandwidth estimation in oscillating networks | |
CN115037970A (zh) | 一种控件有效性的检测方法及显示设备 | |
US11445246B1 (en) | Activity-based selection of replacement content |