BR112017007610B1 - Corpo de cartão para um portador de dados e incrustação para um corpo de cartão parcial - Google Patents
Corpo de cartão para um portador de dados e incrustação para um corpo de cartão parcial Download PDFInfo
- Publication number
- BR112017007610B1 BR112017007610B1 BR112017007610-1A BR112017007610A BR112017007610B1 BR 112017007610 B1 BR112017007610 B1 BR 112017007610B1 BR 112017007610 A BR112017007610 A BR 112017007610A BR 112017007610 B1 BR112017007610 B1 BR 112017007610B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- light
- region
- area
- film
- opaque
- Prior art date
Links
Abstract
CORPO DE CARTÃO PARA UM PORTADOR DE DADOS E INCRUSTAÇÃO PARA UM CORPO DE CARTÃO PARCIAL. A invenção se refere a um corpo de cartão (1) para um portador de dados e uma incrustação para um corpo de cartão parcial de um portador de dados. O corpo de cartão (1) compreende pelo menos uma primeira e uma segunda películas (10, 20). A primeira película (10) compreende uma primeira região de área condutora de luz (11) de um material condutor de luz e uma primeira região de área opaca (13) de um material opaco que está em contiguidade com a primeira região de área condutora de luz (11). A segunda película (20) compreende uma segunda região de área condutora de luz (21) de um material condutor de luz, o qual é adjacente a uma segunda região de área opaca (23). A primeira película (10) e a segunda película (20) são dispostas depositando-se uma sobre a outra em área. A primeira e a segunda películas (10, 20) são alinhadas de modo que a primeira região de área condutora de luz (11) e a segunda região de área condutora de luz (21) formem uma região de sobreposição (100). O corpo de cartão (1) compreende adicionalmente uma primeira película de cobertura (30). A primeira película de cobertura (30) é configurada para ser opaca e (...).
Description
[0001] A presente invenção refere-se a um corpo de cartão para um portador de dados e uma incrustação para um corpo de cartão parcial.
[0002] Como prova de autenticidade para portadores de dados em formato de cartão, películas diferentes, por exemplo, hologramas, são aplicadas aos portadores de dados. Além disso, uma transmissão de luz através de um corpo de cartão também é conhecida como um recurso de autenticidade. O corpo de cartão pode compreender uma película em formato de tira. A película em formato de tira é configurada com tiras de película transparente, adjacentes às quais tiras de película opacas são dispostas. Acima da película em formato de tira, um elemento gráfico é disposto, o qual é reconhecível em luz transmitida ou em luz incidente.
[0003] O corpo de cartão é exposto a tensões diferentes em uso diário, por exemplo, tensão mecânica ou térmica. As superfícies externas do corpo de cartão podem ser arranhadas facilmente no processo, então, o corpo de cartão perde suas propriedades translúcidas ópticas. Adicionalmente, uma película em formato de tira pode ser copiada, então, a mesma pode ser falsificada como um recurso de autenticidade.
[0004] A mesma é, portanto, um objetivo da invenção para fornecer um recurso de autenticidade à prova de falsificação.
[0005] Esse objetivo é alcançado pelos recursos das reivindicações independentes. Modalidades vantajosas resultam a partir das reivindicações dependentes.
[0006] Um corpo de cartão, de acordo com a invenção, para um portador de dados, compreende pelo menos uma primeira e uma segunda películas. A primeira película compreende uma primeira região de área condutora de luz de um material condutor de luz, o qual é disposto em contiguidade com uma primeira região de área opaca. A primeira região de área opaca consiste em um material opaco. A segunda película compreende uma segunda região de área condutora de luz de um material condutor de luz. A segunda região de área condutora de luz é disposta adjacente a uma segunda região opaca. A primeira película e a segunda película são dispostas depositando-se uma sobre a outra em área. A primeira película e a segunda película são alinhadas de modo que a primeira região de área condutora de luz e a segunda região de área condutora de luz formem uma região de sobreposição.
[0007] O corpo de cartão de acordo com a invenção compreende adicionalmente uma primeira película de cobertura. A primeira película de cobertura é configurada para ser opaca e é disposta acima da primeira película. A transição entre a primeira e a segunda regiões de área condutoras de luz para a primeira e a segunda regiões de área opacas tem partículas de dispersão de luz.
[0008] A luz na primeira e/ou na segunda região de área condutora de luz é dispersa de modo isotrópico pelas partículas de dispersão de luz na transição para a primeira e/ou a segunda região de área opaca. Entre outras coisas, a luz é dispersa pela primeira e/ou segunda região de área opaca para a primeira película de cobertura de modo que uma porção da luz na primeira e/ou na segunda região de área condutora de luz na região da transição passe através da primeira película de cobertura e/ou seja visualmente reconhecível. A dispersão de luz ocorre dentro do corpo de cartão, substancialmente. Uma influência externa no efeito de dispersão pelas partículas de dispersão de luz, por exemplo, através de arranhões, não é mais dada. Por meio da dispersão de luz, em particular, o padrão de dispersão na primeira película de cobertura, a autenticidade do corpo de cartão e, desse modo, do portador de dados, pode ser verificada e garantida. Além disso, resulta, na primeira película de cobertura, um efeito óptico de uma iluminação de borda translúcida da transição da primeira e da segunda regiões de área condutoras de luz para a primeira e/ou a segunda região de área opaca. Com a presente modalidade, um efeito de brilho de luz é alcançado, o qual contribui para a avaliação e acentuação óptica do corpo de cartão. Com o auxílio da presente invenção, um recurso legível por máquina é criado. O recurso legível por máquina pode ser uma avaliação de um comprimento de onda e/ou um padrão de radiação óptica em uma superfície do portador de dados.
[0009] Geralmente, um material não transparente é chamado, no presente documento, de um material opaco. A opacidade do material indica a propriedade de bloqueio de luz do material. Um material opaco pode ser, entre outras coisas, semitransparente, leitoso ou não transmissivo de luz.
[0010] Um portador de dados dentro do significado da invenção é um cartão de pagamento e/ou identificação, preferencialmente no formato de cartão de crédito (IDO) ou em um formato que pode ser usado como cartão de autenticação e/ou memória. Esse tipo de portador de dados pode ser equipado com uma tira magnética e/ou um microprocessador, assim como uma interface de dados do tipo com contato e/ou sem contato para dispositivos de leitura, o que torna possível executar tarefas de processamento de dados com o auxílio do cartão. O circuito integrado tem um microprocessador e é particularmente à prova de interferências, entre outras coisas, mas tem uma potência de computação fortemente limitada e é, portanto, limitado em recursos em comparação a microprocessadores padrão comuns, tal como para PCs. Uma interface de usuário na forma de um dispositivo de exibição e/ou um número pequeno de chaves e/ou um sensor para detectar uma característica biométrica pode ser fornecido. A fabricação desse tipo de portador de dados é conhecida, por exemplo, a partir de "Handbuch der Chipkarten", W. Rankl, W. Effing, 5a edição, 2008, Karl Hanser Verlag, Munique, ou a partir do livro "Vom Plastik zur Chipkarte", T. Tarantino, Y. Haghiri, 1999, Carl Hanser Verlag, Munique. De acordo com esses trabalhos, os cartões são tipicamente construídos a partir de múltiplas camadas de plástico que são conectadas entre si por laminação.
[0011] As partículas de dispersão de luz podem ser tornadas disponíveis em várias formas na transição. Preferencialmente, as partículas de dispersão de luz são particularmente incorporadas na primeira e/ou na segunda região de área opaca. As partículas de dispersão de luz podem ser uma dopagem ou aditivos. Adicionalmente, as partículas de dispersão de luz podem ser tornadas disponíveis como bolhas de gás, microesferas e/ou flocos. As partículas de dispersão de luz podem ser tornadas disponíveis já durante a fabricação da primeira e/ou da segunda região de área condutora de luz e da primeira e/ou da segunda região de área opaca. Além disso, as partículas de dispersão de luz podem ser incorporadas na transição em qualquer forma desejada. As partículas de dispersão de luz podem diferir entre si em formato, cor, superfície e opacidade.
[0012] Em uma modalidade, as mesmas podem ser fornecidas de modo que a primeira e/ou a segunda película sejam tornadas disponíveis por meio de coextrusão. Isso permite uma fabricação simples do corpo de cartão.
[0013] Em uma modalidade, uma concentração das partículas de dispersão de luz na primeira e/ou na segunda região de área opaca é uniforme. Durante a fabricação da primeira e/ou da segunda película, uma troca da concentração pode ser efetuada, por exemplo, por meio de uma entrada de temperatura, para que uma densidade de partículas de dispersão de luz diminua na transição para a primeira e/ou a segunda região de área condutora de luz.
[0014] Em uma modalidade, pode ser garantido que a concentração de partículas de dispersão de luz na primeira região de área opaca e/ou na segunda região de área opaca na transição difira nas regiões da primeira e/ou da segunda região de área opaca que são dispostas longe da transição para a primeira e/ou a segunda região de área condutora de luz. Uma concentração mais alta de partículas de dispersão de luz efetua uma ocorrência frequente de dispersão de luz. A luz penetra da primeira e/ou da segunda região de área condutora de luz menos distante para a primeira e/ou a segunda região de área opaca. A largura da iluminação de borda é menor. Consequentemente, com uma concentração mais baixa de partículas de dispersão de luz na transição, uma profundidade de penetração mais alta de luz é possível devido a menos dispersão de luz. A largura da iluminação de borda é maior.
[0015] A concentração pode ser configurada de modo homogêneo ao longo da transição. Dependendo do método de fabricação, é possível executar a distribuição de partículas de dispersão de luz ao longo da transição de modo homogêneo. A mesma ou partículas diferentes podem ser usadas no mesmo. Efeitos ópticos especiais podem ser alcançados, como brilho de cor, refração de luz, iluminação lustrosa, preferencialmente iluminação lustrosa em formato de estrela e/ou um efeito de luz 3D.
[0016] Um corpo de cartão, de acordo com a invenção, pode ter uma segunda película de cobertura. Preferencialmente, a segunda película de cobertura é configurada por um material opaco, em particular, material não transmissivo de luz. A segunda película de cobertura pode ser disposta na segunda película disposta no lado oposto à primeira película e cobrir a segunda película em área. A segunda película de cobertura pode ser aplicada, por exemplo, por meio de laminação ou coextrusão. A mesma pode ser feita de plástico. A segunda película de cobertura tem preferencialmente uma superfície parcialmente metalizada. Alternativamente, a segunda película de cobertura pode ter uma superfície metalizada sobre a área completa. A segunda película de cobertura pode ter propriedades de reflexão de luz. Em uma modalidade, um revestimento refletivo pode ser aplicado ao lado voltado para a segunda película. A luz que é acoplada fora da segunda região de área condutora de luz e/ou da segunda região de área opaca e direcionada em direção à segunda película de cobertura é refletida novamente. Parcialmente, a intensidade de luz pode ser aumentada devido a perdas mais baixas. Além disso, a segunda película pode ter propriedades de absorção de luz.
[0017] Preferencialmente, o corpo de cartão tem uma região de alimentação de luz. A região de alimentação de luz é uma porção do corpo de cartão que é configurada para adicionar luz, em particular, para alimentar luz na primeira e/ou na segunda região de área condutora de luz. A região de alimentação de luz pode ser um componente, por exemplo, um sistema óptico, que é conectado à primeira e/ou segunda região de área condutora de luz. A mesma pode ser disposta, em particular, integrada, no corpo de cartão, em particular, na primeira e/ou na segunda região de área condutora de luz e/ou opaca. A região de alimentação de luz pode ser uma parte integral dessas regiões de área. Em uma modalidade, a mesma pode ser disposta em uma borda, isto é, não em um lado de área da primeira e/ou da segunda película de cobertura e/ou primeira e/ou segunda película. A região de alimentação de luz pode compreender um condutor de luz.
[0018] Em uma modalidade, uma fonte de luz externa voltada para o corpo de cartão pode ser conectada de modo óptico à primeira e/ou segunda região de área condutora de luz através da região de alimentação de luz. A fonte de luz externa pode alimentar, por exemplo, a luz na primeira e/ou na segunda região de área condutora de luz através da região de alimentação de luz na área de borda do corpo de cartão. Além disso, uma abertura para introduzir a luz da fonte de luz externa pode ser fornecida na primeira e/ou na segunda superfície de cobertura. A abertura pode se estender até a primeira e/ou a segunda região de área condutora de luz. Na abertura, um material condutor de luz pode ser incorporado. Em vez de uma abertura, a primeira e/ou a segunda superfície de cobertura pode ter uma região permeável à luz que é configurada para conduzir luz da fonte de luz externa para a primeira e/ou a segunda região de área condutora de luz pelo menos parcialmente. A abertura e/ou a região permeável à luz é, desse modo, pelo menos uma parte da região de alimentação de luz. A fonte de luz externa pode formar parte de um leitor de cartão.
[0019] Adicionalmente, o corpo de cartão pode incluir uma fonte de luz interna. A fonte de luz interna pode ser um diodo emissor de luz, por exemplo. A fonte de luz interna é preferencialmente disposta no corpo de cartão, para que a seção de emissão de luz se projete na primeira e/ou na segunda região de área condutora de luz. A fonte de luz interna pode ser disposta na primeira e/ou na segunda película e/ou na primeira e/ou na segunda película de cobertura. Além disso, os componentes ópticos, por exemplo, um sistema óptico, ou componentes eletrônicos, por exemplo, um suprimento de energia e/ou eletrônicos de controle, podem ser fornecidos no corpo de cartão.
[0020] Preferencialmente, a fonte de luz é disposta na região de sobreposição. A luz da fonte de luz pode ser dispersa na primeira e/ou na segunda película de cobertura em uma maneira quase uniformemente distribuída na primeira e na segunda películas.
[0021] A primeira e/ou segunda película de cobertura pode ser configurada para ser semitransparente ou parcialmente transparente pelo menos na região de sobreposição. Um brilho através da iluminação de borda da primeira e/ou da segunda película através da primeira película de cobertura e, então, de efeitos ópticos particulares, como iluminação lustrosa, redução de luz ou tiras de luz, são possíveis. Uma execução semitransparente da segunda película de cobertura permite, em particular, o uso de uma fonte de luz externa, por exemplo, em combinação com recursos de autenticidade.
[0022] Em uma modalidade, a mesma pode ser fornecida, em que na primeira e/ou na segunda região de área condutora de luz, pigmentos de cor ou agentes luminescentes são incorporados como aditivos. Tais aditivos podem resultar em uma configuração óptica especial com efeito de retroiluminação. Em particular, uma avaliação óptica da luz visível e/ou legível por máquina na primeira película de cobertura pode ser utilizada como um recurso de autenticidade. Além disso, resulta, na região de sobreposição, um efeito de mistura de luz da luz da primeira e da segunda película. Os agentes luminescentes podem ser partículas que têm um pós-luminescência após iluminação com luz UV, por exemplo. A duração e comprimento de onda da pós-luminescência dependem do material das partículas. Adicionalmente, os aditivos podem ser adequados para radiar ou filtrar luz de um certo comprimento de onda.
[0023] Os mesmos podem ser fornecidos, em que um símbolo é disposto na região de sobreposição e/ou na transição. Em particular, o símbolo é configurado para gerar uma interação óptica com o corpo de cartão por excitação com luz, em particular, retroiluminação. O símbolo é preferencialmente integrado na primeira película de cobertura ou aplicado à primeira película de cobertura. O símbolo pode ser uma metalização.
[0024] Preferencialmente, o símbolo é apenas reconhecível quando a retroiluminação ocorre.
[0025] De acordo com a invenção, os objetivos mencionados acima são adicionalmente alcançados por uma incrustação para um corpo de cartão parcial de um portador de dados. Sob a ação da luz, a incrustação produz um efeito que é visível através de uma primeira película de cobertura de um corpo de cartão. Uma região de alimentação de luz direciona a luz para um condutor de luz do corpo de cartão parcial. A luz introduzida é defletida em uma região de material.
[0026] Como uma incrustação, no presente caso, uma camada intermediária é entendida, a qual forma pelo menos uma parte de um corpo de cartão (corpo de cartão parcial) de um portador de dados. A incrustação pode ser tornada disponível como um corpo de película. Normalmente, a incrustação é coberta em extensão de área por pelo menos uma película de cobertura que é aplicada em área à incrustação.
[0027] Preferencialmente, a região de material é configurada para ser opaca. Em particular, a região de material é uma região de área opaca da incrustação. A incrustação pode ser tornada disponível como uma película de tira. Em uma modalidade preferida, a região de material se estende ao longo do condutor de luz e fica em contiguidade diretamente. A luz no condutor de luz pode ser acoplada parcialmente em sua transição para a região de material. Em particular, por meio de um efeito de dispersão de luz, a região de material efetua uma deflexão pelo menos parcial da luz acoplada. Por exemplo, uma retroiluminação da primeira película de cobertura é obtida.
[0028] Preferencialmente, a incrustação é usada em um corpo de cartão, conforme descrito acima. Aqui, a incrustação forma pelo menos a primeira película e/ou a segunda película. Em particular, a região de material determina a primeira e/ou a segunda região de área opaca e o condutor de luz determina a primeira e/ou a segunda região de área condutora de luz.
[0029] O corpo de cartão e/ou a incrustação pode compreender camadas, componentes, como componentes eletrônicos, e/ou gofragens adicionais. O corpo de cartão pode formar uma parte do portador de dados. Em particular, o mesmo pode ser fornecido de modo que camadas e/ou películas adicionais sejam dispostas entre a primeira película e a primeira película de cobertura e/ou a segunda película e a segunda película de cobertura. Além disso, à primeira e/ou segunda película de cobertura, uma camada adicional pode ser aplicada, por exemplo, uma camada impressa, uma camada protetora e/ou outras películas. A primeira e/ou segunda película de cobertura pode ter uma impressão, gofragem e/ou uma tira magnética.
[0030] A invenção será explicada adicionalmente mais adiante, a título de exemplo, com referência aos desenhos. Os mesmos são mostrados:
[0031] A Figura 1a é uma vista explodida de um corpo de cartão;
[0032] A Figura 1b é uma vista em perspectiva do corpo de cartão da Figura 1a;
[0033] A Figura 1c é uma vista plana do corpo de cartão da Figura 1a;
[0034] A Figura 2 é uma vista em corte esquemática de um corpo de cartão adicional;
[0035] Figura 3a é uma vista em corte esquemática de um corpo de cartão adicional;
[0036] A Figura 4 é uma vista em corte esquemática de um corpo de cartão adicional; e
[0037] A Figura 5 é uma vista plana esquemática de um corpo de cartão adicional.
[0038] Nas Figuras 1a a 1c, uma primeira modalidade da invenção é representada por meio de um corpo de cartão. A Figura 1a mostra uma vista explodida do corpo de cartão e a Figura 1b é uma representação em perspectiva. A Figura 1c mostra uma vista plana de uma primeira película de cobertura do corpo de cartão.
[0039] O corpo de cartão 1 é configurado para ser plano. Como exemplo nessa modalidade, o corpo de cartão 1 compreende uma primeira película 10 e uma segunda película 20. A primeira película 10 é configurada para ter formato de tira aqui e é fabricada, por exemplo, por meio de coextrusão. A mesma compreende três tiras dispostas próximas entre si, a saber, uma primeira região de área condutora de luz 11, e duas primeiras regiões de área opacas 13 as quais estão em contiguidade com a primeira região de área condutora de luz 11 em ambos os lados na direção longitudinal. As primeiras regiões de área opacas 13 são dispostas imediatamente adjacentes e em contiguidade com a primeira região de área condutora de luz 11. A primeira região de área condutora de luz 11 e as duas primeiras regiões de área opacas 13 são dispostas em um primeiro plano comum do corpo de cartão 1.
[0040] A segunda película 20 é configurada de modo análogo à primeira película 10. A mesma compreende uma segunda região de área condutora de luz 21 circundada em ambos os lados em sua extensão longitudinal por uma segunda região de área opaca 23. As duas segundas regiões de área opacas 23 ficam em contiguidade diretamente com a segunda região de área condutora de luz 21. Independentemente de uma espessura da segunda película 20, a segunda região de área condutora de luz 21 e as duas segundas regiões de área opacas 23 são dispostas em um segundo plano comum do corpo de cartão 1. O segundo plano é disposto abaixo e paralelo ao primeiro plano.
[0041] Alternativamente, a primeira película 10 pode consistir em um material opaco, no qual uma penetração de um formato geométrico específico, por exemplo, uma estrela ou um círculo, foi incorporada, por exemplo, por meio de uma punção ou um laser, em que a forma específica penetra a primeira película 10 completamente. Na penetração da primeira película 10, uma moldagem é colocada, a qual consiste em um material condutor de luz e tem o formato geométrico da penetração da primeira película 10. Como material para a moldagem, por exemplo, uma película transparente pode ser escolhida, a qual contém tintas fluorescentes, por exemplo. O mesmo se aplica à segunda película 20 de modo análogo.
[0042] No corpo de cartão 1, a primeira película 10 e a segunda película 20 são alinhadas entre si, de modo que a extensão longitudinal da primeira região de área condutora de luz 11 cruze a extensão longitudinal da segunda região de área condutora de luz 21 em uma região de sobreposição 100 (consultar linha de projeção pontilhada na Figura 1a).
[0043] Acima da primeira película 10, que está acima do primeiro plano, uma primeira película de cobertura 30 é disposta. A primeira película de cobertura 30 cobre a primeira película 10. Abaixo da segunda película 20, isto é, abaixo do segundo plano, uma segunda película de cobertura 40 é disposta. A segunda película de cobertura 40, a segunda película coextrudada 20, a primeira película coextrudada 10 e a primeira película de cobertura 30 são empilhadas entre si e dispostas em paralelo entre si e formam o corpo de cartão 1. A segunda película de cobertura 40 e a primeira película de cobertura 30 são películas externas do corpo de cartão 1 nesse exemplo de modalidade.
[0044] A primeira película de cobertura 30 consiste em um material opaco, é, preferencialmente, semitransparente, isto é, transmissor de luz (semitransparente). As estruturas internas do corpo de cartão 1, em particular, a primeira e/ou a segunda película 10, 20, não são imediatamente reconhecíveis através da primeira película de cobertura 30. A segunda película de cobertura 40 consiste, de modo semelhante, em um material opaco, preferencialmente semitransparente.
[0045] Na região de sobreposição 100, a segunda camada de cobertura 40 tem uma região de alimentação de luz 41.
[0046] Abaixo da região de alimentação de luz 41, uma fonte de luz 50 é disposta. A partir da fonte de luz 50, a luz é suprida através da região de alimentação de luz 41 para a segunda e primeira regiões de área condutora de luz 21, 11. A fonte de luz 50 é disposta, desse modo, na região de sobreposição 100.
[0047] A partir da fonte de luz 50, uma porção da luz penetra diretamente em uma linha reta, isto é, sem reflexão, através da região de alimentação de luz 41 para a primeira película de cobertura 30 para o lado voltado para a primeira película 10. A intensidade de luz é suficientemente alta para alcançar um brilho limpo e claro através da primeira película de cobertura 30. No lado da primeira película de cobertura 30 voltado para longe da primeira película 10, há na região de sobreposição 100, em particular, substancialmente na dimensão da área de interseção da primeira região de área condutora de luz 11 com a segunda região de área condutora de luz 21, uma primeira região de transiluminação completa 32. Devido ao efeito de dispersão na primeira película de cobertura 30, o qual é causado pela semitransparência ou opacidade da dita película, é resultante, em volta da primeira região completamente transiluminada 32, uma expressão semelhante a corona em torno da primeira região completamente transiluminada 32 e forma a primeira região de área parcialmente iluminada 34.
[0048] A primeira e a segunda regiões de área opacas 13, 23 consistem em um material preferencialmente semitransparente opaco. A primeira e a segunda regiões de área opacas 13, 23 podem ser do mesmo ou de materiais diferentes, em particular, de opacidade e/ou cor diferente. A transição entre a primeira e a segunda regiões de área opacas 13, 23 para a primeira e a segunda regiões de área condutoras de luz 11, 21 é determinada como região de borda 14, 24. As regiões de borda 14, 24 têm partículas de dispersão de luz. As partículas de dispersão de luz nessa modalidade são uma parte integral da primeira e da segunda regiões de área opacas 13, 23.
[0049] A luz da fonte de luz 50 passa através da região de alimentação de luz 41 para a primeira e a segunda regiões de área condutoras de luz 11, 21. A luz na primeira e na segunda região de área condutora de luz 11, 21 é conduzida na extensão longitudinal da primeira e da segunda regiões de área 11, 21. Além disso, a luz é acoplada na direção longitudinal para a primeira e a segunda região de área condutora de luz 11, 21 de modo que a condução de luz ocorra por meio da reflexão de borda. Devido às partículas de dispersão de luz na primeira e na segunda regiões de área opacas 13, 23 essa luz pode penetrar na primeira e na segunda regiões de área opacas 13, 23 parcialmente. As partículas de dispersão de luz efetuam uma dispersão de luz isotrópica da luz incidente. Um efeito óptico, a saber, uma iluminação de borda, ocorre nas regiões de borda 14, 24 da primeira e da segunda película 10, 20. O tamanho e a intensidade da iluminação de borda das regiões de borda 14, 24 dependem, inter alia, do tamanho e da condição das partículas de dispersão de luz e da opacidade da primeira e/ou da segunda regiões de área opacas 13, 23.
[0050] A luz da fonte de luz 50, a qual é conduzida para as regiões condutoras de luz, é defletida nas regiões de borda 14, 24, entre outras, de modo ortogonal para a expansão de área da primeira e da segunda películas 10, 20 e direcionada para a primeira película de cobertura 30.
[0051] A configuração semitransparente das primeiras regiões de área opacas 11 e da espessura de película da primeira película 10 permitem um brilho através da luz acoplada nas regiões de borda 24 da segunda região de área condutora de luz 21 pelas primeiras porções de superfície opacas 11. A princípio, a opacidade da primeira película 10 é proporcional à espessura de película, para que, com a espessura de película crescente, a intensidade do brilho diminua, enquanto a intensidade do brilho aumenta com a espessura de película decrescente. A intensidade depende, portanto, inter alia, da espessura de película, do material da primeira película, assim como da intensidade de luz para brilhar através da mesma. Tanto a luz acoplada nas regiões de borda 24 quanto a luz acoplada nas regiões de borda 14 da primeira película 10 brilha através da primeira película de cobertura 30. No lado de fora da primeira película de cobertura 30, isto é, no lado oposto da primeira película 10, há uma segunda região completamente transiluminada 33 na extensão longitudinal da primeira e da segunda regiões de área condutoras de luz 11, 21. A segunda região completamente transiluminada de área 33 é disposta de modo análogo para a posição das regiões de borda 14, 24 da primeira e da segunda películas 10, 20, para que para a primeira e para a segunda película 10, 20, em cada caso, substancialmente duas linhas intensivas de luz sejam visíveis, as quais se estendem em paralelo. Devido à condução de luz refletiva e dispersão constante nas regiões de borda 14, 24, a intensidade luminosa diminui na segunda região completamente transiluminada 33 com a distância crescente da região de alimentação de luz 41 ou região de sobreposição 100. A intensidade de luz da segunda região transiluminada 33 diminui ao longo da extensão da primeira e da segunda regiões de área condutoras de luz 11, 21 longe da região de sobreposição 100.
[0052] Observadas a partir da região de sobreposição 100, a primeira e a segunda regiões transiluminadas 32, 33 se misturam principalmente dentro e na região da primeira região parcialmente iluminada 34. Inicialmente, a primeira região completamente transiluminada 32 domina de modo óptico, de modo que as propriedades, por exemplo, a cor de luz, da primeira região completamente transiluminada 32 sejam reconhecíveis de modo óptico e substancial. Com a distância crescente da região de sobreposição 100, a segunda região completamente transiluminada 33 se torna dominante, para que as propriedades ópticas daquela região sejam reconhecíveis de modo predominante.
[0053] Uma primeira e uma segunda películas 10, 20 adequadas para alcançar esse efeito podem ser fabricadas por coextrusão. A primeira e a segunda regiões de área condutora de luz 11, 21 são dispostas imediatamente adjacentes e em contiguidade com a primeira e/ou a segunda regiões de área opacas 13, 23. Um acoplamento alvejado fora da luz nas regiões de borda 14, 24 é possível. A primeira e/ou segunda película 10, 20 pode ser fabricada separadamente em cada caso ou juntas em uma peça, em particular. A primeira região de área condutora de luz 11 pode se diferir da segunda região de área condutora de luz 21 com relação a suas propriedades de material, por exemplo, opacidade ou transmissão, cor e/ou material. De modo semelhante, a primeira região de área opaca 13 pode se diferir da segunda região de área opaca 23 com relação a suas propriedades de material, por exemplo, opacidade ou transmissão, cor e/ou material. A primeira e/ou as regiões de área opacas 13, 23 adjacentes a e/ou em contiguidade com a primeira e/ou a segunda regiões de área condutoras de luz 11, 21 podem ser executadas mútua e diferentemente. A primeira e/ou as regiões de área opacas 13, 23 adjacentes a e/ou em contiguidade com as primeiras e/ou segundas regiões de área condutoras de luz 11, 21 têm uma opacidade maior que nas primeiras e/ou segundas regiões de área condutoras de luz 11, 21.
[0054] A primeira película de cobertura 30 em relação à sua opacidade é semitransparente em tal maneira que um reconhecimento de estruturas abaixo da primeira película de cobertura 30 não é possível. Entretanto, uma luz traseira, por exemplo, uma iluminação de borda do corpo de cartão 1, brilha através da superfície da primeira película de cobertura 30 e é reconhecível ali. Com a presente modalidade, um efeito óptico é alcançado. Em particular, uma iluminação translúcida em formato de estrela na superfície da primeira película de cobertura 30 é tornada possível quando o corpo de cartão 1 é suprido com luz na região de sobreposição da segunda película de cobertura 40.
[0055] A Figura 2 mostra um exemplo de modalidade adicional da invenção na forma de um corpo de cartão 1 de um portador de dados em uma vista em corte esquemática. O corpo de cartão 1 é configurado de modo similar ao corpo de cartão 1 das Figuras 1a a 1c. O mesmo compreende de modo correspondente uma primeira película de cobertura 30, abaixo da qual uma primeira película 10 e uma segunda película 20 são dispostas em área e adjacentes em maneira contígua. A primeira película 10 é uma película de tira. A mesma tem uma primeira região de área opaca 13. A primeira região de área opaca 13 corresponde à espessura da primeira película 10. A primeira película 10 compreende uma primeira região de área condutora de luz 11. A primeira região de área condutora de luz 11 corresponde de modo semelhante à espessura da primeira película 10 e se estende por uma direção longitudinal da primeira película 10. A primeira região de área condutora de luz 11 é limitada de modo lateral em sua direção longitudinal pela primeira região de área opaca 13. A primeira película 10 forma um primeiro plano no corpo de cartão 1 no qual a primeira região de área opaca 13 e a primeira região de área condutora de luz 11 são dispostas.
[0056] A segunda película 20 é, de modo semelhante, uma película de tira e é configurada de modo análogo à primeira película 10 com uma segunda região de área opaca 23 e uma segunda região de área condutora de luz 21. A segunda região de área opaca 23 e a segunda região de área condutora de luz 21 são dispostas em formato de tira em maneira adjacente e mutuamente em contiguidade. A segunda película 20 forma um segundo plano no corpo de cartão 1. A segunda película 20 é alinhada à primeira película 10 de modo que a direção longitudinal de sua primeira região de área condutora de luz em formato de tira 11 não se estenda em paralelo à direção longitudinal da segunda região de área condutora de luz em formato de tira 21. A primeira região de área condutora de luz 11 cruza ou sobrepõe a segunda região de área condutora de luz 21 na região de sobreposição 100.
[0057] Abaixo da segunda película 20, uma segunda película de cobertura 40 é disposta. A segunda película de cobertura 40 consiste em um material opaco e é não transmissor de luz em relação à sua opacidade. A segunda película de cobertura 40 é disposta em área paralela à segunda película 20 e cobre a mesma. Na região de sobreposição 100, a segunda película de cobertura 40 tem uma região de alimentação de luz 41. A região de alimentação de luz 41 é configurada como uma reentrância para receber uma fonte de luz 50. A fonte de luz 50 é alinhada à região de alimentação de luz 41, para que a luz da fonte de luz 50 seja radiada diretamente na região de sobreposição 100 na primeira região de área condutora de luz 11 e na segunda região de área condutora de luz 21. Atualmente, a fonte de luz 50 se projeta na segunda região de área condutora de luz 11.
[0058] Como nas Figuras 1a a 1c, a luz é radiada da fonte de luz 50 de modo perpendicular para a primeira película de cobertura 30, para que uma primeira região completamente transiluminada 32 seja criada. Além disso, de modo semelhante, nas regiões de borda 14, 24, isto é, na transição entre a primeira e a segunda regiões de área condutoras de luz 11, 21 para a primeira e/ou a segunda regiões de área opacas 13, 23, as partículas de dispersão de luz são dispostas. Nas regiões de borda 14, 24, uma iluminação de borda é causada. A iluminação de borda da primeira e da segunda regiões de área condutoras de luz 14, 24 é dispersa de modo isotrópico, para que a luz seja direcionada, assim, para a primeira película de cobertura 30.
[0059] A execução semitransparente da primeira película de cobertura 30 permite que a luz das regiões de borda 14, 24 seja dispersa em direção à primeira película de cobertura 30 para brilhar através da mesma. Um destaque é representado na primeira película de cobertura 30. O destaque mostra uma região de área que é brilhante ou intensiva em luz na região de sobreposição 100, a partir da qual a iluminação de borda se estende para longe radialmente ou em um formato de estrela. Desse modo, uma iluminação lustrosa em formato de estrela é representada para um visualizador na superfície da primeira película de cobertura 30. Devido à opacidade da primeira película de cobertura 30, a primeira película 10 e a segunda película 20, em particular, a primeira e a segunda regiões de área condutoras de luz 14, 24, não são reconhecíveis. O padrão de brilho é reconhecível na primeira película de cobertura 30 apenas quando a fonte de luz 50 acopla a luz ao corpo de cartão 1 (fonte de luz está ligada). Quando a fonte de luz é desligada, meramente o lado da primeira película de cobertura 30 disposta de modo oposto à primeira película 10 é visível sem destaque.
[0060] Uma camada adicional e/ou película pode ser incorporada entre a primeira e a segunda películas 10, 20. A camada e/ou película adicional pode ser configurada para ser semitransparente ou transparente, por exemplo, preferencialmente transparente pelo menos em uma região parcial na região de sobreposição 100. Em particular, a camada adicional e/ou a película pode se estender em execução semitransparente sobre as regiões de borda 14, 24. Por exemplo, as segundas regiões de área completamente transiluminadas 33 (consultar Figura 1c) são pronunciadas mais fortemente e/ou em uma largura maior. Adicionalmente, efeitos de luz adicionais ópticos, como hello, podem ser obtidos.
[0061] Como alternativa para a posição descrita acima da fonte de luz 50 no corpo de cartão 1 de acordo com a invenção, a fonte de luz 50 pode ser disposta diretamente dentro de uma região condutora de luz 11, 21. Como alternativa adicional, a fonte de luz 50 pode ser disposta em um material transparente, em que o material transparente está em contiguidade com uma região condutora de luz 11, 21, para que a luz da fonte de luz 50 penetre o material transparente na região condutora de luz 11, 21. Como alternativa adicional, a fonte de luz 50 pode ser disposta em um material opaco, em que a fonte de luz 50 está em contiguidade direta com uma região condutora de luz 11, 21, para que a luz da fonte de luz 50 seja radiada na região condutora de luz 11, 21.
[0062] Na Figura 3, uma modalidade adicional da invenção é ilustrada. Com o auxílio dessa modalidade, um comportamento de dispersão de luz dentro de um corpo de cartão 1 é ilustrado. A vista em corte mostra uma seção através do corpo de cartão 1 ao longo de uma região de borda 24 de uma segunda película 20.
[0063] O corpo de cartão 1 tem uma estrutura em camadas similar às Figuras 1a a 1c e 2 e, consequentemente, compreende uma primeira película de cobertura 30, uma primeira película 10, a segunda película 20 e uma segunda película de cobertura 40, que são dispostas em paralelo entre si. A primeira película tem uma primeira região de área condutora de luz 11 e adjacente à mesma e imediatamente em contiguidade com uma primeira região de área opaca 13. Em uma região de transição (primeira região de borda 14) da primeira região de área condutora de luz 11 para a primeira região de área opaca 13, partículas de dispersão de luz são dispostas. De modo análogo à primeira película 10, a segunda película 20 tem uma segunda região de área condutora de luz 21 e, adjacente à mesma, uma segunda região de área opaca 23.
[0064] Em uma região de transição, a segunda região de borda 24, da segunda região de área condutora de luz 21 para a segunda região de área opaca 23, partículas de dispersão de luz são dispostas. A primeira e a segunda películas 10, 20 são dispostas de modo que a primeira região de área condutora de luz 11 sobreponha a segunda região de área condutora de luz 21 em uma região de sobreposição 100.
[0065] Abaixo da segunda película de cobertura 40, isto é, no lado oposto à segunda película 20, uma camada de impressão 60 é disposta. A camada de impressão 60 tem uma opacidade alta. A mesma é substancialmente não transmissora de luz.
[0066] Uma fonte de luz 50 é disposta na segunda região de área condutora de luz 21. A partir da fonte de luz 50, a luz é conduzida para a segunda região de área condutora de luz 21 (consultar linhas tracejadas). Uma porção da luz é dispersa de modo isotrópico na região de borda 24 da segunda película por partículas de dispersão de luz. A título de exemplo, apenas a dispersão de luz na primeira região de área opaca adjacente 13 da primeira película é representada na Figura 3. De modo similar, uma dispersão de luz da segunda região de área condutora de luz ocorre na segunda região de área opaca 23. A luz da segunda região de área condutora de luz 11 penetra a segunda região de área opaca 13 e é dispersa.
[0067] Uma porção da luz dispersa é dispersa na direção da primeira película de cobertura 30 e da segunda película de cobertura 40. Em detalhes, a luz é continuamente dispersa pela segunda região de área opaca 23 e pela primeira região de área opaca 13, para que uma porção da luz da fonte de luz 50 retroilumine a primeira e a segunda películas de cobertura 30, 40 sobre a região de borda 24 (consultar linhas tracejadas na direção da primeira película de cobertura 30). Devido às espessuras pequenas da primeira e da segunda películas 10, 20 e da primeira película de cobertura 30, a luz dispersa das regiões de borda 24 é enfraquecida apenas levemente em sua intensidade.
[0068] A porção da luz dispersa das regiões de borda 24 que é dispersa na direção da segunda película de cobertura 40 é refletida na camada de impressão 60 (consultar seta dupla tracejada na direção da camada impressa 60) e conduzida novamente para a região de área condutora de luz 21. Devido ao efeito de dispersão na transição entre a segunda região de área condutora de luz 21 e a segunda região de área opaca 23, a intensidade de luz na segunda região de área condutora de luz 23 é reduzida juntamente com a distância da fonte de luz 50 (representada de modo proporcional com a luz acoplada). A profundidade de penetração na região de borda 24 também se torna mais baixa. O efeito óptico representado na primeira película de cobertura 30 é menos brilhoso.
[0069] Adicionalmente, a luz é conduzida para a primeira região de área condutora de luz 11 através da segunda região de área condutora de luz 21. Na mesma, a luz é conduzida diretamente para a primeira película de cobertura 30. Adicionalmente, de modo análogo à região de borda 24 da segunda película 20, a luz é conduzida da região de borda 14 da transição da primeira película 10 para a primeira película de cobertura 30.
[0070] A intensidade de luz a ser esperada é representada por meio da densidade de seta e do comprimento de seta. A mesma pode ser reconhecida de modo que, na vista plana da primeira película de cobertura 30 na região da fonte de luz 50 e na região de sobreposição 100, uma intensidade de luz alta seja esperada.
[0071] A Figura 4 mostra um exemplo de modalidade adicional de um corpo de cartão 1 da invenção. Esse exemplo de modalidade é similar àquele da Figura 2. Como diferença, um símbolo 70 é configurado na primeira película 30 na região de sobreposição 100. O símbolo 70 pode ser um logotipo de empresa, um holograma e/ou um recurso para avaliação de máquina configurada como um recurso de autenticidade. Em relação à sua condição, o símbolo 70 pode ser transparente, semitransparente e/ou ter uma estrutura metalizada. Em particular, é fornecida uma primeira região completamente transiluminada de área 32 que destaca o símbolo 70 com retroiluminação. Simultaneamente, devido à estrutura de acordo com a invenção, a iluminação lustrosa longe do símbolo 70 se torna visível na primeira película de cobertura 30. Para marcação adicional, o símbolo 70 pode receber uma microperfuração, por exemplo.
[0072] Na Figura 5, diversos campos de aplicação da invenção são representados. Em particular, a Figura 5 mostra quatro posições de símbolos em um corpo de cartão. O corpo de cartão é configurado de acordo com a invenção e pode ser executado de acordo com as Figuras 1 a 4. A título de exemplo, meramente a primeira área de cobertura 30 e a primeira e a segunda regiões de área condutoras de luz 11, 21 dispostas abaixo são representadas. A primeira e a segunda regiões de área condutora de luz 11, 21 formam uma região de sobreposição 100.
[0073] Um primeiro símbolo 71 é disposto dentro da região de sobreposição 100. O primeiro símbolo 71 é menor que ou igual (não representado) à área da região de sobreposição. Quando a luz é conduzida para a primeira e/ou a segunda região de área condutora de luz 11, 21, uma primeira região completamente transiluminada é resultante, a qual circunda o primeiro símbolo 71 completamente. O primeiro símbolo 71 é retroiluminado. Adicionalmente, as regiões de borda 14, 24 são representadas devido à dispersão de luz, conforme já descrito em conexão com as Figuras 1 a 4, por retroiluminação da primeira película de cobertura 30.
[0074] Um segundo símbolo 72 é disposto na região de sobreposição 100 e, além disso, acima da segunda região de borda 24. O segundo símbolo 72 é parcialmente retroiluminado pela primeira região completamente transiluminada. Além disso, é dado ao segundo símbolo 72 um efeito de luz pela primeira região parcialmente iluminada e a iluminação de borda da segunda região de borda 24. Por exemplo, a região de borda 24 pode ser executada em um esquema de cor diferente da região de sobreposição 100. Consequentemente, o segundo símbolo 72 recebe os efeitos da iluminação de borda, por exemplo, uma cor de luz ou brilho especial, na seção que cobre a região de borda 24.
[0075] Um terceiro símbolo 73 é disposto na região de sobreposição 100 e, além disso, acima da região de borda 14 da primeira película. O terceiro símbolo recebe efeitos de luz de modo análogo ao segundo símbolo 72, entretanto, a partir da região de borda 14, em vez da influência pela região de borda 24.
[0076] Um quarto símbolo 74 é disposto na região de sobreposição 100 e, além disso, acima da região de borda 14 da primeira película e acima da região de borda 24 da segunda película. Consequentemente, o quarto símbolo é influenciado em relação a seus efeitos ópticos pelas regiões de borda 14, 24 e pela região de sobreposição 100.
[0077] Um quinto símbolo 75 é disposto na região de sobreposição 100 de modo que se estenda sobre a região de sobreposição completa 100. O quinto símbolo 75 recebe uma retroiluminação em uma região de área interna. Além disso, a região de área interna é iluminada pelas regiões de borda cobertas 14, 24 por meio de iluminação de borda. O quinto símbolo 75 aparece com uma mistura de efeitos de luz diferentes.
[0078] Além disso, uma janela transparente pode ser disposta no primeiro, segundo, terceiro, quarto e/ou quinto símbolo 71 a 75.
[0079] Com a presente invenção, efeitos ópticos especiais podem ser obtidos em um corpo de cartão 1 ou em uma incrustação, em particular, para uso em um corpo de cartão 1, destacando-se especialmente as regiões de borda 14, 24 da primeira e/ou da segunda película. Os efeitos ópticos podem ser usados para verificar a autenticidade e/ou para comunicação.
Claims (15)
1. Corpo de cartão (1) para um portador de dados, em que o corpo de cartão (1) compreende pelo menos uma primeira e uma segunda película (10, 20), a primeira película (10) compreende uma primeira região de área condutora de luz (11) de um material condutor de luz e uma primeira região de área opaca (13) de um material opaco em contiguidade com a primeira região de área condutora de luz (11), a segunda película (20) compreende uma segunda região de área condutora de luz (21) de um material condutor de luz que é adjacente a uma segunda região de área opaca (23), a primeira película (10) e a segunda película (20) são dispostas depositando-se uma sobre a outra em área e a primeira e a segunda películas (10, 20) são alinhadas de modo que a primeira região de área condutora de luz (11) e a segunda região de área condutora de luz (21) formem uma região de sobreposição (100); sendo que o corpo de cartão (1) é caracterizado pelo fato de que compreende uma primeira película de cobertura (30), em que a primeira película de cobertura (30) é configurada para ser opaca e é disposta acima da primeira película (10), e uma transição (14, 24) da primeira e da segunda regiões de área condutoras de luz (11, 21) para a primeira e a segunda regiões de área opacas (13, 23) tem partículas de dispersão de luz.
2. Corpo de cartão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira ou a segunda região de área opaca (13, 23) compreende partículas de dispersão de luz.
3. Corpo de cartão (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira película (10) ou a segunda película (20) é uma película coextrudada.
4. Corpo de cartão (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a concentração de partículas de dispersão de luz na primeira região de área opaca (13) ou na segunda região de área opaca (23) é menor na transição (14, 24) do que nas regiões da primeira ou da segunda região de área opaca (13, 23) que é disposta longe da transição (14, 24) para a primeira e/ou a segunda região de área condutora de luz (11, 13).
5. Corpo de cartão (1), de acordo com a reivindicação 1, sendo que o corpo de cartão é caracterizado pelo fato de que tem uma segunda película de cobertura (40) que é configurada para ser opaca.
6. Corpo de cartão (1), de acordo com a reivindicação 1, sendo que o corpo de cartão é caracterizado pelo fato de que tem uma região de alimentação de luz (41) para alimentar luz para a primeira região de área condutora de luz (11) ou para a segunda região de área condutora de luz (21).
7. Corpo de cartão (1), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a região de alimentação de luz (41) é disposta na primeira região de área condutora de luz (11) ou na segunda região de área condutora de luz (21).
8. Corpo de cartão (1), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a região de alimentação de luz (41) é disposta na primeira ou na segunda película de cobertura (30, 40).
9. Corpo de cartão (1), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a região de alimentação de luz (31) compreende uma fonte de luz interna (50) ou uma conexão condutora de luz a uma fonte de luz externa (50).
10. Corpo de cartão (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira ou a segunda película de cobertura (30, 40) na região de sobreposição (100) é configurada para ser parcialmente transparente.
11. Corpo de cartão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira ou a segunda região de área condutora de luz (11, 21) compreende pigmentos de cor ou partículas de dispersão de luz.
12. Corpo de cartão (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, acima da região de sobreposição (100), um símbolo (70, 71, 72, 73, 74, 75) é disposto, o qual é distinguido de modo óptico a partir do corpo de cartão (1) por excitação com luz da região de sobreposição (100), em particular, retroiluminação.
13. Corpo de cartão (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a opacidade da primeira e da segunda regiões opacas (13, 23) é maior que a opacidade da primeira película de cobertura (30).
14. Incrustação para um corpo de cartão parcial de um portador de dados caracterizada pelo fato de que, sob a ação de luz, produz um efeito que é visível através de uma primeira película de cobertura (30) de um corpo de cartão (1), em que, a partir de uma região de alimentação de luz (41), a luz é conduzida no corpo de cartão parcial (1) em um condutor de luz em uma extensão longitudinal e a luz é defletida em uma região de material, em que a incrustação é inserida em um corpo de cartão ou forma um corpo de cartão para um portador de dados, em que o corpo de cartão (1) compreende pelo menos uma primeira e uma segunda película (10, 20), a primeira película (10) compreende uma primeira região de área condutora de luz (11) de um material condutor de luz e uma primeira região de área opaca (13) de um material opaco em contiguidade com a primeira região de área condutora de luz (11), a segunda película (20) compreende uma segunda região de área condutora de luz (21) de um material condutor de luz que é adjacente a uma segunda região de área opaca (23), a primeira película (10) e a segunda película (20) são dispostas depositando-se uma sobre a outra em área e a primeira e a segunda películas (10, 20) são alinhadas de modo que a primeira região de área condutora de luz (11) e a segunda região de área condutora de luz (21) formem uma região de sobreposição (100); em que o corpo de cartão (1) compreende uma primeira película de cobertura (30), em que a primeira película de cobertura (30) é configurada para ser opaca e é disposta acima da primeira película (10), e uma transição (14, 24) da primeira e da segunda regiões de área condutoras de luz (11, 21) para a primeira e a segunda regiões de área opacas (13, 23) tem partículas de dispersão de luz.
15. Incrustação, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que a região de material se estende ao longo do condutor de luz e se estende em contiguidade com o dito condutor de luz.
Applications Claiming Priority (5)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE102014015279.0 | 2014-10-16 | ||
DE102014015279 | 2014-10-16 | ||
DE102015012616.4 | 2015-09-28 | ||
DE102015012616.4A DE102015012616A1 (de) | 2014-10-16 | 2015-09-28 | Kartenkörper für einen Datenträger und Inlay für einen Teil-Kartenkörper |
PCT/EP2015/002009 WO2016058686A1 (de) | 2014-10-16 | 2015-10-09 | Kartenkörper für einen datenträger und inlay für einen teil-kartenkörper |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112017007610A2 BR112017007610A2 (pt) | 2018-01-30 |
BR112017007610B1 true BR112017007610B1 (pt) | 2023-06-27 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US10013649B2 (en) | Card body for a data carrier and inlay for a partial card body | |
US20190212481A1 (en) | Display and article with label | |
US20170066168A1 (en) | Multilayer Body and Method for Producing Same | |
US9579921B2 (en) | Card-shaped data carrier | |
BR112017007610B1 (pt) | Corpo de cartão para um portador de dados e incrustação para um corpo de cartão parcial | |
US20220371355A1 (en) | Document of identification with optical lightguide | |
CN112328127A (zh) | 传感片及传感面板 | |
US11827046B2 (en) | Security document with lightguide having a sparse outcoupler structure | |
CN112882288B (zh) | 一种显示装置 | |
CN105445829B (zh) | 棱镜膜、导光板、背光模组及显示装置 | |
CN105163948A (zh) | 安全文件和检测安全文件的边缘的方法 | |
CN109360487B (zh) | 光学防伪识别卡 | |
CN106489067A (zh) | 用于机动车的被照明的指针式仪表 | |
JP2018504293A5 (pt) | ||
JP6536482B2 (ja) | 車両用計器 | |
KR101682015B1 (ko) | 시야각 제한 보안 필름 | |
EP2782089A2 (en) | Display device | |
CN113195242B (zh) | 用于安全文件的数据页的预层压件及其形成方法 | |
CN107577007B (zh) | 车辆用显示装置 | |
JP2017210011A (ja) | 乗物用内装材 | |
KR200319321Y1 (ko) | 금융 거래용 투명 또는 반투명 카드 | |
WO2024062119A1 (en) | Data carrier with independent light source and method of producing it | |
EP3534221A1 (en) | Optical element, laminate body, and book form | |
TWI486911B (zh) | Anti - light damage price file channel structure | |
BR112018012194B1 (pt) | Documento de segurança compreendendo um complexo de camadas múltiplas |