BR112017001056B1 - Análise e operação de espectro de um dispositivo de rádio duplo - Google Patents

Análise e operação de espectro de um dispositivo de rádio duplo Download PDF

Info

Publication number
BR112017001056B1
BR112017001056B1 BR112017001056-9A BR112017001056A BR112017001056B1 BR 112017001056 B1 BR112017001056 B1 BR 112017001056B1 BR 112017001056 A BR112017001056 A BR 112017001056A BR 112017001056 B1 BR112017001056 B1 BR 112017001056B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
radio
spectrum
lte
interference
period
Prior art date
Application number
BR112017001056-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112017001056A2 (pt
Inventor
Jibing Wang
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BR112017001056A2 publication Critical patent/BR112017001056A2/pt
Publication of BR112017001056B1 publication Critical patent/BR112017001056B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/12Wireless traffic scheduling
    • H04W72/1215Wireless traffic scheduling for collaboration of different radio technologies
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/50Allocation or scheduling criteria for wireless resources
    • H04W72/54Allocation or scheduling criteria for wireless resources based on quality criteria
    • H04W72/542Allocation or scheduling criteria for wireless resources based on quality criteria using measured or perceived quality
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • H04W88/02Terminal devices
    • H04W88/06Terminal devices adapted for operation in multiple networks or having at least two operational modes, e.g. multi-mode terminals

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Quality & Reliability (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

Trata-se de métodos, sistemas e dispositivos para comunicações sem fio cujo espectro não-licenciado pode ser usado para comunicações celulares (por exemplo, comunicações de Evolução a Longo Prazo (LTE)). Mais particularmente, os recursos descritos se referem ao aperfeiçoamento do gerenciamento de recursos em um dispositivo sem fio com múltiplos rádios ou múltiplos modens utilizando-se um rádio ou modem (por exemplo, uma rede de área local sem fio (WLAN) radio) para informar a operação de outro rádio ou modem (por exemplo, um rádio LTE) colocalizado no dispositivo sem fio. O rádio monitorado (por exemplo, rádio WLAN) pode varrer um espectro não-licenciado ou compartilhado para sinais de interferência (por exemplo, militares, climáticos, etc.) transmitidos em canais designados dentro do espectro compartilhado. Mediante a detecção do sinal de interferência, o rádio de monitoramento pode gerar uma análise de espectro da interferência detectada e informar o segundo rádio (por exemplo, rádio LTE) para modificar sua operação com base na análise de espectro.

Description

REFERÊNCIAS REMISSIVAS
[0001] O presente Pedido de Patente reivindica prioridade ao Pedido de Patente no U.S. 14/447.404 por Wang, intitulado “Spectrum Analysis and Operation of a Dual Radio Device,” depositado em 30 de julho de 2014, e cedido à mesma requerente.
FUNDAMENTOS
[0002] As redes de comunicação sem fio são amplamente implantadas para proporcionar vários serviços de comunicação, como voz, vídeo, dados de pacote, mensagens, radiodifusão, e similares. Essas redes sem fio podem ser redes de acesso múltiplo capazes de suportar múltiplos usuários compartilhando-se os recursos de rede disponíveis.
[0003] Uma rede de comunicações sem fio pode incluir estações de base e pontos de acesso (APs) que suportam comunicação para uma série de dispositivos sem fio. As estações de base de uma rede celular podem incluir uma série de NodeBs (NBs) ou NodeBs evoluídos (eNBs). Os APs de uma rede de área local sem fio (WLAN) podem incluir uma série de WLAN APs, como nós que operam de acordo com a família IEEE 802.11 de padrões (WiFi). Cada estação de base e/ou AP pode suportar comunicação para uma série de dispositivos (por exemplo, equipamentos de usuário (UEs)) e pode, geralmente, se comunicar com múltiplos dispositivos ao mesmo tempo. De modo similar, cada UE pode se comunicar com uma série de estações de base e/ou APs que empregam diferentes tecnologias de acesso.
[0004] Visto que redes celulares se tornam mais congestionadas, os operadores estão começando a buscar formas de aumentar a capacidade. Uma abordagem pode incluir o uso de um espectro não-licenciado para comunicação sem fio. Geralmente, os regulamentos ditam, no entanto, que um dispositivo sem fio que opera em uma largura de banda não- licenciada monitorando o espectro para uso priorizado. Os regulamentos podem exigir que canais particulares de um espectro não-licenciado sejam evitados. Porém, um monitoramento de espectro constante pode desviar recursos limitados de um dispositivo sem fio e degradar o desempenho do sistema. Portanto, pode ser benéfico gerenciar eficientemente os recursos de um dispositivo sem fio enquanto se adequa às exigências do monitoramento de espectro.
SUMÁRIO
[0005] Em geral, os recursos descritos se referem a um ou mais sistemas, métodos e aparelhos aperfeiçoados para comunicações sem fio nas quais um espectro não-licenciado pode ser usado por dispositivos que empregam padrões de comunicações sem fio designados para operação de espectro licenciado. Mais particularmente, os recursos descritos se referem ao gerenciamento de recursos e mitigação de interferência com um dispositivo sem fio com múltiplos rádios ou múltiplos modens utilizando-se um rádio ou modem (por exemplo, um rádio WLAN) para informar a operação de outro rádio ou modem (por exemplo, um rádio de Evolução a Longo Prazo (LTE)) colocalizado no dispositivo sem fio.
[0006] Em um primeiro conjunto de exemplos ilustrados, revela-se um método para comunicação sem fio com um dispositivo que compreende um primeiro rádio que emprega uma primeira tecnologia de acesso via rádio (RAT) e um segundo rádio que emprega uma segunda RAT. O método pode compreender varrer um espectro designado para interferência durante um primeiro período de tempo que utiliza a primeira RAT. O espectro designado pode ser compartilhado pelo primeiro e segundo rádios. O método pode compreender, ainda, detectar um sinal de interferência no espectro designado durante o primeiro período de tempo e gerar uma análise de espectro com base pelo menos em parte no sinal de interferência detectado. Em alguns exemplos, a operação do segundo rádio durante um segundo período de tempo pode se basear pelo menos em parte na análise de espectro gerado.
[0007] Em alguns exemplos, o método pode compreender receber um sinal com o segundo rádio através de uma antena compartilhada pelo primeiro e segundo rádios durante o primeiro período de tempo. Adicional ou alternativamente, a transmissão com o segundo rádio no espectro designado durante o segundo período de tempo pode se basear na análise de espectro gerado. Por exemplo, o método pode compreender sintonizar o segundo rádio para evitar a comunicação em um canal do espectro designado durante o segundo período de tempo. Em outros exemplos, o método pode incluir inibir a transmissão pelo segundo rádio em um canal do espectro designado durante o segundo período de tempo com base na análise de espectro gerado. A geração da análise de espectro pode compreender, ainda, enviar a análise de espectro a partir do primeiro rádio ao segundo utilizando-se uma interface de mensagens.
[0008] Em alguns exemplos, a análise de espectro compreende determinar a estrutura de sinal do sinal de interferência, sendo que a estrutura de sinal compreende um dentre o ciclo de trabalho e a assinatura espacial, ou ambos. O primeiro e segundo rádios podem compartilhar um amplificador de baixo ruído e uma antena. Em determinados exemplos, o sinal de interferência pode compreender pelo menos um dentre um sinal de rede de área local sem fio (WLAN), um sinal de radar, ou um sinal de Evolução a Longo Prazo (LTE). O espectro designado pode compreender uma banda de espectro não-licenciada. Adicional ou alternativamente, o primeiro rádio pode compreender um modem de WLAN e o segundo rádio pode compreender um modem de LTE operando no espectro designado.
[0009] Em um segundo conjunto de exemplos ilustrados, revela-se um aparelho para comunicação sem fio. O aparelho pode compreender um primeiro rádio que emprega uma primeira tecnologia de acesso via rádio (RAT) e um segundo rádio que emprega uma segunda RAT. O aparelho pode compreender, ainda, um digitalizador de largura de banda para varrer um espectro designado para interferência durante o primeiro período de tempo utilizando a primeira RAT, em que o espectro designado é compartilhado pelo primeiro e segundo rádios. O aparelho também pode compreender um detector de interferência para detectar um sinal de interferência no espectro designado durante o primeiro período de tempo e um analisador de sinal para gerar uma análise de espectro com base pelo menos em parte no sinal de interferência detectado. O aparelho pode incluir, ainda, um gerenciador de comunicação para operar o segundo rádio durante um segundo período de tempo com base pelo menos em parte na análise de espectro gerado. Em determinados exemplos, o aparelho pode implementar um ou mais aspectos do método para comunicações sem fio descrito anteriormente em relação ao primeiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[0010] Em um terceiro conjunto de exemplos ilustrados, revela-se um aparelho para comunicação sem fio. O aparelho pode compreender um primeiro rádio que emprega uma primeira tecnologia de acesso via rádio (RAT) e um segundo rádio que emprega uma segunda RAT. O aparelho pode incluir, ainda, meios para varrer um espectro designado para interferência durante um primeiro período de tempo utilizando a primeira RAT. O espectro designado pode ser compartilhado pelo primeiro e segundo rádios. O método pode compreender, ainda, meios para detectar um sinal de interferência no espectro designado durante o primeiro período de tempo e meios para gerar uma análise de espectro com base pelo menos em parte no sinal de interferência detectado. Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir, ainda, meios para operar o segundo rádio durante um segundo período de tempo podem se basear pelo menos em parte na análise de espectro gerado. Em determinados exemplos, o aparelho pode implementar um ou mais aspectos do método para comunicações sem fio descrito anteriormente em relação ao primeiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[0011] Em um quarto conjunto de exemplos ilustrados, um código de armazenamento de meio legível por computador não-transitório para comunicação sem fio com um dispositivo que compreende um primeiro rádio que emprega uma primeira RAT e um segundo rádio que emprega uma segunda RAT. O código pode compreender instruções executáveis por um processador para varrer um espectro designado para interferência durante um primeiro período de tempo utilizando a primeira RAT. O espectro designado pode ser compartilhado pelo primeiro e segundo rádios. As instruções executáveis pelos processadores podem detectar, ainda, um sinal de interferência no espectro designado durante o primeiro período de tempo e gerar uma análise de espectro com base pelo menos em parte no sinal de interferência detectado. Em alguns exemplos, as instruções executáveis por um processador podem operar o segundo rádio durante um segundo período de tempo com base pelo menos em parte na análise de espectro gerado. Em determinados exemplos, o meio legível por computador não-transitório pode implementar um ou mais aspectos do método para comunicações sem fio descrito anteriormente em relação ao primeiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[0012] O mencionado anteriormente destacou amplamente os recursos e vantagens técnicas dos exemplos de acordo com a revelação de modo que a revelação detalhada a seguir seja mais bem compreendida. Descrever-se-ão, mais adiante, recursos e vantagens adicionais. A concepção e os exemplos específicos revelados podem ser utilizados prontamente como uma base para modificar ou projetar outras estruturas para realizar os mesmos propósitos da presente revelação. Essas construções equivalentes não divergem do escopo das reivindicações anexas. Os recursos que são considerados como características dos conceitos revelados no presente documento, tanto quanto a sua organização quanto ao método de operação, em conjunto com as vantagens associadas serão mais bem compreendidos a partir da descrição a seguir quando consideradas em conexão às Figuras anexas. Cada uma das Figuras é proporciona com o propósito apenas de ilustrar e descrever e não se destina a limitar as reivindicações.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0013] Uma compreensão adicional da natureza e vantagens da presente invenção pode ser realizada em relação aos desenhos a seguir. Nas Figuras anexas, componentes ou recursos similares podem ter a mesma marcação de referência. Adicionalmente, diversos componentes do mesmo tipo podem ser distinguidos seguindo- se a marcação de referência através de um traço e de uma segunda marcação que distingue entre os componentes semelhantes. Em instâncias onde apenas a primeira marcação de referência é usada no relatório descritivo, a descrição será aplicável a qualquer dentre os componentes similares tendo a mesma primeira marcação de referência independentemente da segunda marcação de referência.
[0014] A Figura 1 mostra um diagrama que ilustra um exemplo de um sistema de comunicações sem fio operando com um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos;
[0015] A Figura 2 mostra um diagrama que ilustra um exemplo de um sistema de comunicações sem fio que opera com um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos;
[0016] A Figura 3 mostra um diagrama de fluxo de mensagens que ilustra um fluxo de comunicação entre um dispositivo com múltiplos rádios e outros, de acordo com os princípios da presente revelação;
[0017] A Figura 4 mostra um diagrama de um UE que ilustra um exemplo de um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos;
[0018] A Figura 5 mostra um diagrama de blocos que ilustra um exemplo de um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos;
[0019] A Figura 6 mostra um diagrama de blocos que ilustra um exemplo de um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos;
[0020] A Figura 7 mostra um diagrama de blocos que ilustra um exemplo de um mitigador de interferência de um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos;
[0021] A Figura 8 mostra um diagrama de blocos que ilustra um exemplo de um sistema que opera com um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos;
[0022] A Figura 9 mostra um diagrama de blocos que ilustra um exemplo de um sistema que opera com um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos;
[0023] A Figura 10 mostra um fluxograma que ilustra um método para comunicações sem fio com um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos; e
[0024] A Figura 11 mostra um fluxograma que ilustra um método para comunicações sem fio com um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0025] Um dispositivo com múltiplos rádios pode operar com tecnologias de acesso com múltiplos rádios (RATs) por uma porção compartilhada não-licenciada de um espectro sem fio. WiFi era um RAT de princípio empregado para uso com o espectro não-licenciado. Em alguns casos, WiFi pode ser utilizado para aliviar níveis constantemente crescentes de congestionamento em redes celulares descarregando-se o tráfego de rede a essas bandas não- licenciadas. Porém, um RAT novo baseado em LTE em um espectro não-licenciado pode ser utilizado adicional ou alternativamente a WiFi de grau de portadora. Logo, comunicações LTE/LTE-Avançado (LTE-A) em um espectro não- licenciado ou compartilhado podem ser utilizadas para aliviar o congestionamento para redes celulares (por exemplo, espectro de licença).
[0026] Em termos gerais, o espectro não- licenciado em algumas jurisdições pode variar de 600 Megahertz (MHz) a 6 Gigahertz (GHz). Conforme o uso em questão, o termo “espectro não-licenciado” ou “espectro compartilhado” pode se referir a bandas de rádio industriais, científicas e médicas (ISM), independentemente da frequência dessas bandas. Em alguns exemplos, o espectro não-licenciado é a banda de rádio U-NII, que também pode ser referida como uma banda de 5GHz ou 5G. Em contrapartida, o termo “espectro licenciado” ou “espectro celular” pode ser usado no presente documento para se referir a um espectro sem fio utilizado por operações de rede sem fio sob uma licença administrativa de uma agência governamental.
[0027] Comunicações LTE/LTE-A em um espectro não-licenciado ou compartilhado pode aproveitar muitos conceitos LTE e podem introduzir algumas modificações a aspectos de camada física (PHY) e controle de acesso de mídia (MAC) da rede ou dispositivos de rede, que podem proporcionar uma operação de dispositivo eficiente enquanto satisfaz requerimentos regulatórios. Em alguns casos, LTE/LTE-A em um espectro não-licenciado ou compartilhado pode funcionar significativamente melhor que WiFi.
[0028] À medida que o tráfego de rede aumenta, as operadoras de rede (por exemplo, provedores de serviço celular) podem crescentemente aproveitar o espectro não- licenciado para acentuar a capacidade de transmissão de dados. Embora LTE/LTE-A possa ser uma opção atraente para esse descarregamento, o uso do espectro não-licenciado pode resultar em sinais de interferência de outros dispositivos também operando no espectro não-licenciado. Os dispositivos e recursos descritos abaixo podem ser utilizados para detectar eficientemente e evitar essa interferência.
[0029] Um dispositivo sem fio pode ser equipado com rádios WLAN e LTEs, e o dispositivo pode utilizar o rádio WLAN para informar a operação do rádio LTE. Por exemplo, o rádio WLAN pode varrer um espectro não- licenciado ou compartilhado para determinados sinais de interferência (por exemplo, comunicações militares, tráfego de radar climático, etc.) transmitidos nos canais designados no espectro compartilhado. Logo, o rádio WLAN pode ser utilizado para detectar esses sinais e gerar uma análise de espectro enquanto o rádio LTE é utilizado para comunicação ativa. Em alguns casos, a análise de espectro gerada pelo rádio WLAN pode ser utilizada para informa a operação do rádio LTE. Por exemplo, o rádio LTE pode fazer transmissões subsequentes e/ou evitar determinados canais com base na análise de espectro.
[0030] A descrição a seguir proporciona exemplos, e não se limita ao escopo, aplicabilidade ou configuração estabelecidos nas reivindicações. Podem-se realizar alterações na função e disposição dos elementos discutidos sem divergir do âmbito e escopo da revelação. Várias modalidades podem omitir, substituir ou adicionar vários procedimentos ou componentes, conforme apropriado. Por exemplo, os métodos descritos podem ser realizados em uma ordem diferente daquela descrita e várias etapas podem ser adicionadas, omitidas ou combinadas. Além disso, recursos descritos em relação a determinadas modalidades podem ser combinados em outras modalidades.
[0031] Referindo-se à Figura 1, um diagrama que ilustra um exemplo de um sistema ou rede de comunicações sem fio 100. O sistema 100 inclui estações de base (ou células) 105, pontos de acesso de WLAN (APs) 120, dispositivos de comunicação 115, e uma rede principal 130. As estações de base 105 podem se comunicar com os dispositivos de comunicação 115 sob o controle de um controlador de estação de base (não mostrado), que pode fazer parte da rede principal 130 ou das estações de base 105 em várias modalidades. As estações de base 105 podem comunicar informações de controle e/ou dados de usuário com a rede principal 130 através de enlaces de tráfego de retorno 132. De modo similar, os WLAN APs 120 podem se comunicar com o dispositivo de comunicação 115 usando um enlace de comunicação bidirecional 126. Em alguns exemplos, as estações de base 105 podem se comunicar entre si, seja direta ou indiretamente, pelos enlaces de tráfego de retorno 134, que podem ser enlaces de comunicação com ou sem fio. O sistema 100 pode suportar uma operação em múltiplos portadores (sinais de forma de onda de diferentes frequências). Os transmissores de múltiplos portadores podem transmitir sinais modulados simultaneamente nos múltiplos portadores. Por exemplo, cada enlace de comunicação 125 e 126 pode ser um sinal de múltiplos portadores modulados de acordo com as várias tecnologias de rádio descritas anteriormente. Cada sinal modulado ode ser enviado em um portador diferente e pode transmitir informações de controle (por exemplo, sinais de referência, canais de controle, etc.), informações de sobrecarga, dados, etc.
[0032] Cada uma das estações de base 105 e/ou APs 120 podem proporcionar uma cobertura de comunicação para uma respectiva área de cobertura 110 e 122 respectivamente. Em alguns exemplos, uma estação de base 105 pode ser referida como uma estação de transceptor de base (BTS), uma estação de base de rádio, um transceptor de rádio, um conjunto de serviços básicos (BSS), um conjunto de serviços estendidos (ESS), um NodeB, um NodeB evoluído (eNB), um NodeB Domiciliar, um eNodeB Domiciliar. Um ponto de acesso 120 pode ser referido como um WLAN AP, um nó WiFi ou alguma outra terminologia adequada. A área de cobertura 110 para as estações de base 105 e pontos de acesso 120 pode ser dividida em setores constituindo somente uma porção da área de cobertura (não mostrada). O sistema 100 pode incluir uma estação de base 105 de diferentes tipos (por exemplo, estações de base macro, micro, e/ou pico). Os pontos de acesso 105 também podem utilizar diferentes tecnologias de rádio, tais como tecnologias celulares e/ou de acesso via rádio WLAN. Os pontos de acesso 105 podem ser associados a redes de acesso iguais ou diferentes ou implantações do operador. Em sistemas de comunicações LTE/LTE-A, o termo NodeB evoluído ou eNB pode geralmente ser usado para descrever as estações de base 105.
[0033] Em alguns exemplos, o sistema 100 pode incluir um sistema de comunicações (ou rede) LTE/LTE-A que suporte modos de operação ou cenários de implantação em um espectro não-licenciado ou compartilhado. Em outras modalidades, o sistema 100 pode suportar comunicações sem fio simultâneas usando um espectro não-licenciado e uma tecnologia de acesso diferente de LTE/LTE-A em um espectro licenciado, não-licenciado ou compartilhado.
[0034] O sistema 100 pode ser uma rede LTE/LTE-A heterogênea na qual diferentes tipos de estações de base 105 proporcionam cobertura para várias regiões geográficas. Por exemplo, cada estação de base 105 pode proporcionar uma cobertura de comunicação para uma macrocélula, uma picocélula, uma femtocélula, e/ou outros tipos de célula. Células pequenas, tais como picocélulas, femtocélulas, e/ou outros tipos de células, podem incluir nós de baixa energia ou LPNs. Em geral, uma macrocélula cobre uma área geográfica relativamente grande (por exemplo, vários quilômetros de raio) e pode permitir acesso irrestrito por UEs com subscrições de serviço com o provedor de rede. Em geral, uma picocélula cobriria uma área geográfica relativamente menor e permitiria acesso irrestrito por UEs com subscrições de serviço com o provedor de rede. Em geral, uma femtocélula também cobriria uma área geográfica relativamente pequena (por exemplo, um domicílio) e, além do acesso irrestrito, também pode proporcionar acesso restrito por UEs tendo uma associação com a femtocélula (por exemplo, UEs em um grupo de assinante fechado (CSG), UEs para usuários no domicílio, e similares). Em alguns exemplos, um AP de célula pequena 120 pode ser configurada com múltiplos rádios empregando diferentes RATs, ambos em espectro não-licenciado. Logo, o AP de célula pequena 120 pode utilizar um rádio para varrer buscando-se por interferência e, se a interferência for detectada, gerar uma análise de espectro que possa ser usada para informa a operação do outro rádio do AP 120.
[0035] A rede principal 130 pode se comunicar com os APs 105 através de um enlace de tráfego de retorno 132 (por exemplo, SI, etc.). As estações de base 105 também podem se comunicar entre si, por exemplo, direta ou indiretamente através de enlaces de tráfego de retorno 134 (por exemplo, X2, etc.) e/ou através de enlaces de tráfego de retorno 132 (por exemplo, através da rede principal 130). O sistema de comunicações sem fio 100 pode suportar uma operação síncrona ou assíncrona. Para uma operação síncrona, as estações de base 105 podem ter uma temporização de quadro e/ou acoplamentos similares, e as transmissões de diferentes pontos de acesso podem ser aproximadamente alinhadas em tempo. Para uma operação assíncrona, as estações de base 105 podem ter temporizações de quadro e/ou acoplamentos diferentes, e transmissões de diferentes pontos de acesso podem não ser alinhadas em tempo. As técnicas descritas no presente documento podem ser usadas para operações síncronas ou assíncronas.
[0036] Os UEs 115 podem ser dispersos em todos os sistemas de comunicações sem fio 100, e cada UE 115 pode ser estacionário ou móvel. Um UE 115 também pode ser denominado, por indivíduos versados na técnica, como um dispositivo móvel, uma estação móvel, uma estação de assinante, uma unidade móvel, uma unidade de assinante, uma unidade sem fio, uma unidade remota, um dispositivo sem fio, um dispositivo de comunicações sem fio, um dispositivo remoto, uma estação de assinante móvel, um terminal de acesso, um terminal móvel, um terminal sem fio, um terminal remoto, um fone, um agente de usuário, um cliente móvel, um cliente ou alguma outra terminologia adequada. Um UE 115 pode ser um telefone celular, um assistente pessoal digital (PDA), um modem sem fio, um dispositivo de comunicação sem fio, um dispositivo de mão, um computador do tipo tablet, um computador do tipo laptop, um telefone sem fio, um item vestível tal como relógio ou óculos, uma estação de circuito sem fio local (WLL) ou similares. Um UE 115 pode ter a capacidade de se comunicar com macro-eNBs, pico-eNBs, femto-eNBs, relés e similares. Um UE 115 também pode ter a capacidade de comunicar diferentes redes de acesso, tais como celular ou outras redes de acesso WWAN, ou redes de acesso WLAN. Adicional ou alternativamente, um UE 115 pode ser configurado com múltiplos rádios de diferentes RATs configurados para operar dentro de um espectro não- licenciado ou compartilhado.
[0037] Os enlaces de comunicação 125 mostrados no sistema 100 podem incluir transmissões em enlace ascendente (UL) a partir de um dispositivo móvel 115 até um ponto de acesso 105, e/ou transmissões em enlace descendente (DL), a partir de um ponto de acesso 105 a um dispositivo móvel 115. As transmissões em enlace descendente também podem ser denominadas como transmissões em enlace dianteiro enquanto as transmissões em enlace ascendente também podem ser denominadas como transmissões em enlace reverso. As transmissões em enlace descendente podem ser feitas usado um espectro licenciado (por exemplo, LTE), LTE/LTE-A em um espectro não-licenciado ou compartilhado, ou ambos. De modo similar, as transmissões em enlace ascendente podem ser feitas usando um espectro licenciado (por exemplo, LTE), LTE/LTE-A em um espectro não-licenciado ou compartilhado, ou ambos. Quando o dispositivo ou estação sem fio 115 no sistema 100 se comunicar com uma rede WLAN ou WiFi, os enlaces de comunicação 126 podem incluir uma transmissão em enlace ascendente e em enlace descendente entre o UE 115 e um AP 120 proporcionando uma cobertura de comunicação para uma respectiva área geográfica 122. Logo, os UEs 115 podem se comunicar simultaneamente com uma rede LTE e com uma rede WiFi.
[0038] Em alguns exemplos do sistema 100, vários cenários de implantação para LTE/LTE-A em um espectro não-licenciado ou compartilhado podem ser suportados. As transmissões entre um UE 115 e um dispositivo de rede usando um espectro não-licenciado podem ser realizadas utilizando-se uma ou mais frequências portadoras em uma banda de frequência. Uma banda de frequência, por exemplo, pode ser dividida em múltiplas frequências portadoras, e cada frequência portadora pode ter a mesma largura de banda ou uma largura de banda diferente. Por exemplo, cada frequência portadora pode ocupar 20 MHz de uma banda de frequência de 5 GHz.
[0039] Em muitas implantações, pode-se exigir que um UE 115 e/ou uma estação de base 105 que busca transmitir usando um espectro não-licenciado verifiquem que o espectro esteja disponível para uso nessa transmissão. Em alguns exemplos, a verificação pode incluir verificar que o espectro desejado não está de outro modo ocupado (por exemplo, utilizado por um sinal de prioridade superior) antes de iniciar as transmissões. Porém, mesmo em situações onde o UE 115 ou a estação de base 105 verificou com sucesso a disponibilidade do espectro não-licenciado no momento do início da transmissão, uma interferência periódica ainda pode ser encontrada. Por exemplo, outro dispositivo na rede (por exemplo, dispositivo de radar militar ou climático) pode começar a transmitir no espectro compartilhado durante o mesmo período de tempo.
[0040] Em uma estação de base com múltiplos rádios 105 ou UE 115, um 'radio pode ser usado para varrer, e, logo, pode detectar a presença dessa interferência no espectro não-licenciado ou compartilhado. Mediante a detecção da interferência, a estação de base 105 ou UE 115 podem realizar técnicas de cancelamento ou evitação de interferência conforme discutido abaixo com referência às Figuras 2 a 9.
[0041] A Figura 2 mostra um diagrama que ilustra um exemplo de um sistema de comunicações sem fio 200 que opera com um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos. O sistema 200 pode ser um exemplo de porções do sistema 100 descrito com referência à Figura 1. O sistema 200 inclui um eNBs 105-a, um UE 115-a, e um AP 120-a, que podem ser exemplos de dispositivos correspondentes descritos com referência à Figura 1. Os eNBs 105-a podem se comunicar como o UE 115-a usando um enlace bidirecional 220. De modo similar, um AP de célula pequena 120-a pode se comunicar com o UE 115-a usando um enlace bidirecional 225. Cada um dentre eNB 105-a e AP 120- a pode ter uma área de cobertura correspondente 210. De acordo com algumas modalidades, os enlaces bidirecionais 220 e 225 podem ser transmitidos usando um espectro licenciado, um espectro não-licenciado/compartilhado, ou uma combinação de ambos.
[0042] Conforme supramencionado, pode-se exigir que as transmissões no espectro não-licenciado empreguem um protocolo baseado em contenção, tal como um protocolo Escute antes de Falar (LBT) com base no protocolo LBT especificado em ETSI (EN 301 893). Ao usar um intervalo de aproveitamento que define a aplicação de um protocolo LBT, o intervalo de aproveitamento pode indicar um intervalor de escuta durante o qual pode-se esperar que um dispositivo de transmissão realize uma Avaliação de Canal Liberado (CCA). O resultado da CCA pode indicar ao dispositivo de transmissão (por exemplo, UE 115-a) se um canal do espectro não-licenciado estiver disponível ou em uso. Quando a CCA indicar que o canal está disponível (por exemplo, “liberado” para uso), o intervalo de aproveitamento pode permitir que o dispositivo de transmissão use o canal, por exemplo, durante um período de transmissão predefinido. Quando a CCA indicar que o canal não está disponível (por exemplo, em uso ou reservado), o intervalo de aproveitamento pode evitar que o dispositivo de transmissão use o canal durante o período de transmissão. Em outros exemplos, diferentes protocolos baseados em contenção podem ser usados, tal como um protocolo de acesso múltiplo de captação de portadora (CSMA) com detecção de colisão, por exemplo.
[0043] Um dispositivo emissor de radar ou nó de radar 205 pode ter uma área de cobertura correspondente 215, e pode transmitir sinais de radar 230. Os sinais de radar 230 podem ser transmitidos pelos canais do espectro não-licenciado/compartilhado utilizado para enlaces bidirecionais 220 e 225. Logo, os sinais de radar 230 podem ser sinais de interferência para UE 115-a. Em algumas situações, muito embora eNB 105-a e UE 115-a possam ter realizado com sucesso uma CCA para acesso ao espectro não- licenciado, um nó de radar 205 pode transmitir um sinal de interferência (por exemplo, um sinal de radar 230) simultaneamente às transmissões a partir do eNB 105-a ou UE 115 no espectro não-licenciado ou compartilhado. Por exemplo, um nó de radar 205 pode iniciar a transmissão após a CCA ter sido concluída. Essa interferência pode degradar significativamente a taxa de erro de encaminhamento para comunicações LTE/LTE-A em um espectro não-licenciado ou compartilhado e reduzir o rendimento. Adicionalmente, sob alguns regimes regulatórios, os sinais de radar 230 constituem usos de prioridade do espectro não- licenciado/compartilhado. Portanto, o UE 115-a, eNB 105-a, e/ou AP 120 podem ser obrigados a evitar transmissões em canais utilizados para os sinais de radar 230
[0044] A fim de evitar os sinais de radar 230, um rádio do UE 115-a pode ser usado para varrer canais do espectro não-licenciado ou compartilhado, enquanto um segundo rádio do UE 115-a é usado para receber uma transmissão através do enlace bidirecional 220. O UE 115-a pode ser equipado com um rádio WLAN e um rádio LTE, e o mesmo pode utilizar o rádio WLAN para varrer um espectro, enquanto recebe simultaneamente dados (por exemplo, recebendo durante o mesmo período de tempo) através do rádio LTE. O rádio WLAN pode detectar os sinais de radar 230, e pode gerar uma análise de espectro. O UE 115-a pode, então, operar o rádio LTE com base na análise de espectro realizada pelo rádio WLAN, que pode incluir ressintonizar o rádio LTE para evitar os sinais de radar 230. Ou, o UE 115- a pode transmitir, durante um período de tempo subsequente, com o rádio LTE em um canal que evita os sinais de radar 230. Alternativamente, o UE 115-a pode inibir transmissões pelo rádio LTE utilizadas pelos sinais de radar 230.
[0045] Nesse exemplo, embora a interferência seja descrita a partir de um nó de radar 205, outros usos do espectro não-licenciado ou compartilhado também podem constituir uma interferência. Por exemplo, sinais WLAN (por exemplo, WiFi) ou LTE transmitidos por outros dispositivos na rede em um espectro não-licenciado também podem constituir uma interferência. Em alguns exemplos, um sinal de AP 120-a (por exemplo, através do enlace bidirecional 225) pode interferir potencialmente nas comunicações entre o eNB 105-a e o UE 115-a (por exemplo, através do enlace bidirecional 220). Nesses casos, uma varredura por um rádio do EU 115-a pode detectar uma interferência através do enlace bidirecional 220, e, logo, pode gerar uma análise de espectro. Em alguns exemplos, a análise de espectro inclui uma determinação da estrutura de sinal do sinal de interferência, que pode incluir um ciclo de trabalho e/ou uma assinatura espacial do sinal de interferência. O UE 115-a pode operar um segundo rádio do UE 115-a com base na análise de espectro.
[0046] A Figura 3 mostra um diagrama de fluxo de mensagens 300 que ilustra um fluxo de comunicação entre um dispositivo com múltiplos rádios e outros dispositivos de rede. O dispositivo 305 pode ser um exemplo de um UE 115 ou AP 120 descrito com referência às Figuras 1 e 2. De modo similar, eNB 105-b e WLAN AP 120-b podem ser exemplos de várias estações de base 105 e APs 120 descritos com referência às Figuras 1 e 2. Em alguns exemplos, o dispositivo 305 pode incluir um rádio WLAN 310 e um rádio LTE 315 colocalizados no dispositivo 305 para estabelecer uma comunicação com a rede que emprega diferentes tecnologias de acesso via rádio (RATs).
[0047] Em alguns exemplos, o rádio LTE 315 pode estabelecer uma comunicação LTE/LTE-A 302 com um eNB 105-b utilizando um espectro não-licenciado ou compartilhado. A comunicação 302 pode ser estabelecida seguindo uma determinação de CCA bem sucedida para acesso ao espectro não-licenciado. Os indivíduos versados na técnica compreenderão que realizar uma determinação de CCA pode não ser um pré-requisito para utilizar o espectro não- licenciado. De acordo com os exemplos da presente revelação, o rádio WLAN 310 pode monitorar o espectro compartilhado 304 para sinais de interferência enquanto o rádio LTE 315 se comunica com o eNB 105-b pelo espectro não-licenciado ou compartilhado. Em alguns exemplos, o rádio WLAN 310 e o rádio LTE 315 podem operar na mesma largura de banda ou em larguras de banda sobrepostas.
[0048] Como resultado, o rádio WLAN 310 pode monitorar o espectro compartilhado seja contínua ou periodicamente enquanto o rádio LTE 315 mantém uma comunicação ativa com o eNB 105-b. Adicional ou alternativamente, o rádio WLAN 310 também pode estabelecer uma comunicação 306 com o ponto de acesso WLAN 120-b durante o mesmo período de tempo. Logo, o rádio WLAN 310 pode ser configurado para monitorar ativamente o espectro compartilhado 304 enquanto se comunica alternativamente com o ponto de acesso WLAN 120-b para maximizar uma utilização de largura de banda. Em alguns exemplos, o rádio WLAN 310 pode detectar um sinal de interferência 308 pelo espectro não-licenciado ou compartilhado. A interferência pode ser proveniente de um nó de radar, eNB vizinho, ou AP que utiliza o espectro compartilhado.
[0049] Mediante a detecção do sinal de interferência 308 no espectro compartilhado, o rádio WLAN 310 pode gerar uma análise de espectro 312 do sinal detectado. A análise de espectro pode incluir identificar canais específicos que observaram uma interferência e/ou determinar a estrutura do sinal de interferência. Em um exemplo, a estrutura de sinal pode incluir o ciclo de trabalho e a assinatura espacial (por exemplo, fluxos espaciais únicos ou múltiplos) do sinal de interferência.
[0050] O rádio WLAN 310 pode transmitir uma mensagem 314 ao rádio LTE 315 para reportar a interferência detectada, e/ou interromper as transmissões pelo rádio LTE 315. Em alguns exemplos, a mensagem transmitida 314 inclui a análise de espectro gerada pelo rádio WLAN 310. Em resposta à análise de espectro, o rádio LTE 315 pode modificar sua operação 316 no espectro não-licenciado para mitigar os efeitos da interferência. As modificações podem, por exemplo, incluir sintonizar 318 o rádio LTE 315 para evitar a comunicação com o eNB 105-b nos canais identificados pelo rádio WLAN 310 como sendo utilizado por outros sinais. Em alguns exemplos, o rádio LTE 315 pode comutar dinamicamente sua comunicação com o eNB 105-b a partir de um espectro não-licenciado ou compartilhado a um espectro licenciado a fim de manter a conexão ativa entre eNB 105-b e o dispositivo 305. Em outros exemplos, o rádio LTE 315 pode inibir a transmissão no espectro não- licenciado ou compartilhado por um período de tempo predeterminado mediante a notificação da interferência detectada pelo rádio WLAN 310. Em qualquer caso, o rádio LTE 315 pode deletar um monitoramento ativo do espectro não-licenciado ao rádio WLAN 310, enquanto preserva recursos limitados do rádio LTE 315 para maximizar um rendimento de comunicações LTE/LTE-A no espectro não- licenciado ou compartilhado.
[0051] Voltando-se à Figura 4, um diagrama de blocos 400 de um dispositivo 305-a ilustra um exemplo de um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos. O dispositivo 305-a pode ilustrar aspectos dos UEs 115 ou APs 120 descritos com referência às Figuras 1, 2 e/ou 3. O dispositivo 305-a pode incluir um rádio WLAN 310- a e um rádio LTE 315-a. O rádio WLAN 310-a e o rádio LTE 315-a podem ser um exemplo do rádio WLAN 310 e do rádio LTE 315 descritos com referência à Figura 3. O dispositivo 305- a pode incluir, ainda, uma antena 405, uma pluralidade de comutadores 410, e amplificadores de baixo ruído 415.
[0052] Em alguns exemplos, o rádio WLAN 310-a e o rádio LTE 315-a podem compartilhar uma antena comum 405 para estabelecer a comunicação com a rede e/ou outros dispositivos sem fio. O dispositivo 305-a pode configurar um comutador 410-b para encaminhar sinais recebidos 414 simultaneamente ao rádio WLAN 310-a e ao rádio LTE 315-a. Alternativamente, o dispositivo 115-c pode disparar o comutador 410-a para alternar a transmissão de pacotes de dados 404 e 406 à rede entre o rádio LTE 315-a e o rádio WLAN 310-a através do enlace 408.
[0053] A fim de evitar os sinais de interferência, o rádio WLAN 310-a do dispositivo 305-a pode ser usado para varrer canais do espectro não-licenciado ou compartilhado, enquanto o rádio LTE 315-a é usado para receber uma transmissão através da rede. Em alguns exemplos, o rádio WLAN 310-a é um rádio de 5GHz (por exemplo, um rádio WiFi), e a trajetória de receptor do rádio WLAN 310-a pode ser usada para realizar uma detecção de radar e interferência no espectro não-licenciado ou compartilhado. O uso de uma trajetória de receptor de rádio WLAN 310-a pode permitir que o rádio WLAN 310-a varra vários canais no espectro compartilhado, enquanto permite que o rádio LTE 315-a preserve recursos limitados evitando- se o uso do rádio LTE para varredura de radar e, logo, aperfeiçoar o rendimento das comunicações LTE/LTE-A no espectro não-licenciado ou compartilhado.
[0054] Em alguns exemplos, o rádio WLAN 305-a, mediante a detecção de um sinal de interferência em pelo menos um canal do espectro não-licenciado ou compartilhado, pode gerar uma análise de espectro. A análise de espectro pode incluir identificar canais específicos que observam uma interferência e/ou determinar a estrutura do sinal de interferência. A estrutura de sinal pode incluir o ciclo de trabalho e a assinatura espacial do sinal de interferência. O ciclo de trabalho pode, por exemplo, inclui uma porcentagem de tempo de atividade de interferência nos canais designados. Adicional ou alternativamente, a assinatura espacial pode capturar a classificação (por exemplo, o número de camadas espaciais) da interferência no canal de frequência designado.
[0055] Em alguns exemplos, o rádio WLAN 310-a pode transmitir uma mensagem 402 ao rádio LTE 315-a para reportar a detecção do sinal de interferência. Em um exemplo, o rádio WLAN 310-a pode utilizar uma interface de mensagens Interface de Coexistência Sem Fio (WCI-2) para transmitir uma análise de espectro ao rádio LTE 315-a. Em resposta, o rádio LTE 315-a pode modificar sua operação no espectro não-licenciado ou compartilhado para mitigar os efeitos da interferência, ou evitar um sinal detectado. As modificações podem incluir sintonizar o rádio LTE 315-a, por exemplo, para evitar a comunicação com um eNB 105 (Figuras 1-3) nos canais identificados ou cessar a transmissão no espectro não-licenciado por um período de tempo predeterminado.
[0056] Referindo-se agora à Figura 5, um diagrama de blocos 500 ilustra um dispositivo 305-b para uso na detecção de interferência em um terminal sem fio com múltiplos rádios de acordo com várias modalidades. Em algumas modalidades, o dispositivo 305-b pode ser um exemplo de um ou mais aspectos dos UEs 115 ou APs 120 descritos com referência às Figuras 1, 2, 3, e/ou Figura 4. O dispositivo 305-b, ou porções do mesmo, também pode ser um processador. O dispositivo 305-b pode incluir um receptor 505, um mitigador de interferência 510, e/ou um transmissor 515. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0057] Em algumas modalidades, o receptor 505 pode ser, ou incluir, um receptor de radiofrequência (RF). O receptor de RF pode incluir receptores separados para as diferentes bandas. Por exemplo, o receptor de RF pode incluir um receptor (isto é, parte de m rádio ou modem) operável para receber transmissões em uma ou mais bandas WiFi (por exemplo, 2,4 GHz, 5 GHz). O receptor RF também pode incluir um receptor operável para receber uma transmissão em uma ou mais bandas LTE. O receptor 505 pode ser usado para receber vários tipos de dados e sinais de controle (por exemplo, transmissões) pelos enlaces de comunicação de um sistema de comunicações sem fio, incluindo enlaces de comunicação das redes celulares (por exemplo, redes LTE) e/ou as redes WLAN ou WiFi descritas com referência às figuras anteriores.
[0058] Em alguns exemplos, o transmissor 515 pode ser, ou incluir, um transmissor RF. O transmissor RF pode incluir transmissores separados para as diferentes bandas. Por exemplo, o transmissor RF pode incluir um transmissor (por exemplo, parte de um rádio ou modem) operável para transmitir em bandas WiFi (por exemplo, 2,4 GHz, 5 GHz). O transmissor RF também pode incluir um transmissor operável para transmitir em bandas LTE. O transmissor 515 pode ser usado para transmitir vários tipos de dados e sinais de controle pelos enlaces de comunicação de um sistema de comunicações sem fio, incluindo enlaces de comunicação das redes celulares (por exemplo, redes LTE) e/ou as redes WLAN ou WiFi descritas com referência às figuras precedentes.
[0059] Em alguns exemplos, o mitigador de interferência 510 é configurado para detectar um sinal de interferência no espectro não-licenciado ou compartilhado utilizado pelo rádio LTE para comunicações LTE/LTE-A. o mitigador de interferência 510 pode ser integrado ao rádio LTE e/ou ao rádio WLAN descritos com referência à Figura 4. Em alguns exemplos, a funcionalidade do mitigador de interferência 510 pode ser implementada como um submódulo de um a processador do dispositivo 305-b. O mitigador de interferência 510 pode, por exemplo, monitorar o espectro não-licenciado ou compartilhado para sinais de interferência usando WiFi. Mediante a detecção do sinal de interferência, o mitigador de interferência 510 pode direcionar o rádio WLAN a realizar uma análise de espectro, incluindo identificar os canais que experimentam uma interferência e determinar a estrutura do sinal detectado. O mitigador de interferência 510 pode reportar, ainda, a interferência detectada e a análise de espectro correspondente ao rádio LTE. Em alguns exemplos, o rádio LTE pode modificar suas operações no espectro não- licenciado com base no relatório de interferência recebido a partir do WLAN.
[0060] Referindo-se agora à Figura 6, mostra- se um diagrama de blocos 600 que ilustra um exemplo de um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos 305-c. Em alguns exemplos, o dispositivo 305-c pode ser um exemplo de aspectos dos UEs 115 ou APs 120 descritos com referência às figuras anteriores. O dispositivo 305-c, ou porções do mesmo, também pode ser um processador. O 305-c pode incluir um receptor 505-a, um mitigador de interferência 510-a, e/ou um transmissor 515- a. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0061] O receptor 505-a e o transmissor 515-a podem ser exemplos do receptor 505 e do transmissor 515 descritos anteriormente com referência à Figura 5, e podem realizar substancialmente as mesmas funções. O mitigador de interferência 510-a pode ser um exemplo do mitigador de interferência 510 da Figura 5, e pode incluir um monitor de espectro 605 e um gerenciador de comunicação 610. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0062] O monitor de espectro 605 pode ser configurado para monitorar (por exemplo, varrer) um espectro não-licenciado ou compartilhado, e identificar parâmetros de interferência que possam indicar uma interferência no espectro não-licenciado ou compartilhado. Adicional ou alternativamente, o monitor de espectro 605 pode ser configurado para analisar o sinal de interferência detectado para identificar os canais interferentes e a estrutura do sinal de interferência.
[0063] O gerenciador de comunicação 610 pode ser configurado para gerar mensagens e interrupções entre o rádio WLAN e o rádio LTE. O gerenciador de comunicação 610 também pode ser configurado para modificar operações do rádio LTE com base no sinal de interferência detectado. Em alguns exemplos, o gerenciador de comunicação 610 pode sintonizar o rádio LTE para evitar a comunicação nos canais interferentes utilizando-se uma Seleção de Frequência Dinâmica (DFS). O DFS pode identificar sinais de prioridade que operam no espectro não-licenciado (por exemplo, banda de 5GHz) e proporcionar meios para executar etapas para evitar perturbação para sinais de prioridade no espectro não-licenciado ou compartilhado. Essas etapas de evitação podem incluir um canal alternativo para manter as comunicações LTE/LTE-A com o eNB no espectro compartilhado e/ou evitar a transmissão pelo rádio LTE em um ou mais canais do espectro compartilhado identificado pelo rádio WLAN que experimentam uma interferência. Em alguns exemplos, o sinal interferente ou de prioridade pode ser induzido por um sinal de radar ou outro dispositivo de rede que se comunica no espectro designado (por exemplo, sinal LTE, sinal WLAN, etc.).
[0064] Referindo-se agora à Figura 7, um diagrama de blocos 700 ilustra um exemplo de um mitigador de interferência 510-b de um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos 305. O mitigador de interferência 510-b pode ser um exemplo do mitigador de interferência 510 descrito com referência às Figuras 5 e/ou 6. O mitigador de interferência 510, ou porções do mesmo, também podem ser um processador. O mitigador de interferência 510 pode incluir um monitor de espectro 605-a e um gerenciador de comunicação 610-a, que podem ser exemplos do monitor de espectro 605 e do gerenciador de comunicação 610 acima em relação à Figura 6. Cada um dos componentes pode estar em comunicação entre si.
[0065] O monitor de espectro 605-a pode incluir um digitalizador de largura de banda 705, um detector de interferência 710, e um analisador de sinal 715. O digitalizador de largura de banda 705 pode ser configurado para varrer ativamente as frequências do espectro não-licenciado ou compartilhado para presença de sinais de interferência. O sinal de interferência pode ser, por exemplo, sinais comumente transmitidos usando o espectro de frequência particular (por exemplo, sinais WiFi, sinais de radar, ou sinais LTE/LTE-A em um espectro não-licenciado ou compartilhado). Logo, o monitor de espectro 605-a pode ser configurado para monitorar sinais recebidos em frequências portadoras no espectro de frequência designado.
[0066] A presença de sinais de interferência pode ser detectados pelo detector de interferência 710 com base nas características de transmissão e/ou estrutura de um ou mais sinais modulados em cada uma das frequências portadoras recebidas. Em alguns exemplos, o sinal de interferência inclui um sinal WLAN, a sinal de radar, e/ou um sinal LTE/LTE-A modulado no espectro não-licenciado por um dispositivo remoto. Um dispositivo remoto pode consistir em outros UEs, radares, estações de base e/ou pontos de acesso. O detector de interferência 710, pode ser configurado para, mediante a detecção da interferência no espectro não-licenciado ou compartilhado, emitir uma solicitação ao analisador de sinal 715 para avaliação do sinal detectado. Em alguns exemplos, o analisador de sinal 715 é configurado para avaliar o sinal detectado para identificar canais específicos que experimentam interferência e uma estrutura do sinal detectado. A análise de espectro pode incluir determinar a estrutura de sinal incluindo um ciclo de trabalho e uma assinatura espacial (por exemplo, fluxos espaciais únicos ou múltiplos). O analisador de sinal 715 pode ser configurado adicionalmente para analisar um espectro designado para identificar canais alternativos que podem ser usados pelo rádio LTE para estabelecer comunicações LTE/LTE-A no espectro não- licenciado ou compartilhado.
[0067] Em alguns exemplos, o gerenciador de comunicação 610-a inclui um gerador de mensagem 720, agendador de canal 725, e um inibidor de comunicação 730. O gerador de mensagem 720 pode ser utilizado pelo rádio WLAN e pelo rádio LTE para se comunicarem entre si. Em alguns exemplos, o gerador de mensagem 720, em resposta à interferência de detecção de rádio WLAN, é configurado para gerar e enviar uma mensagem ou uma interrupção ao rádio LTE que identifica a interferência detectada e solicita o rádio LTE para modificar suas operações no espectro não- licenciado ou compartilhado. Adicional ou alternativamente, o gerador de mensagem 720 pode ser utilizado para se comunicar com o receptor 505 e o transmissor 515 conforme descrito com referência às Figuras 5 e/ou 6. Logo, em alguns exemplos, o gerador de mensagem 720 pode gerar pacotes para transmissão à rede que utiliza uma comunicação LTE/LTE-A no espectro não-licenciado ou compartilhado.
[0068] Em alguns exemplos, o gerenciador de comunicação 610-a pode utilizar o agendador de canal 725 e o inibidor de comunicação 730 para modificar as operações do rádio LTE no espectro não-licenciado ou compartilhado. O agendador de canal 725 pode ser configurado para utilizar DFS para sintonizar o rádio LTE de modo a evitar a comunicação no canal identificado pelo rádio WLAN experimentando-se uma interferência (por exemplo, um canal ocupado por um sinal de radar). Em outros exemplos, o agendador de canal 725 pode comutar dinamicamente a operação do rádio LTE a partir do espectro não-licenciado ou compartilhado a um espectro licenciado mediante identificação de um sinal de interferência no espectro compartilhado. Adicional ou alternativamente, o inibidor de comunicação 730 pode evitar a transmissão pelo rádio LTE em um canal do espectro designado com base na análise de espectro.
[0069] Os componentes do dispositivo 305 e/ou mitigador de interferência 510-b das Figuras 5, 6, e 7 podem, individual ou coletivamente, ser implementados com um ou mais ASICs adaptados para realizar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser realizadas por uma ou mais unidades de processamento (ou núcleos), em um ou mais circuitos integrados. Em outras modalidades, outros tipos de circuitos integrados podem ser usados (por exemplo, ASICs Estruturados/Plataforma, FPGAs, e outros ICs Semi-Padrão), que podem ser programados de qualquer maneira conhecida na técnica. As funções de cada unidade também podem ser implementadas, completa ou parcialmente, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas a serem executadas por um ou mais processadores de aplicação geral ou específica.
[0070] A Figura 8 mostra um diagrama de blocos 800 que ilustra um exemplo de um sistema que opera com um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos. O sistema pode incluir um eNB 105-c e UEs 115-b e 115-c, que podem consistir em um exemplo de dispositivos correspondentes com referência às figuras anteriores.
[0071] O dispositivo 115-b pode incluir antena(s) 805, transceptor(s) 810, dispositivos I/O 815, um processador 820, e uma memória 825, que podem estar em comunicação, direta ou indiretamente, entre si, por exemplo, através do barramento 835. O transceptor 810 pode ser configurado para se comunicar bidireccionalmente, através das antenas 805, com o eNB 105-c, APs 120 (não mostrados) e/ou UE 115-c através dos enlaces de comunicação 125-a e 126-a. O transceptor 810 pode inclui um modem configurado para modular os pacotes e proporcionar os pacotes modulados às antenas 805 para transmissão, e demodular pacotes recebidos a partir das antenas 805. O transceptor 810 pode ser configurado para manter múltiplos enlaces de comunicação concorrentes usando interfaces de rádio iguais ou diferentes (por exemplo, WiFi, celular, etc.). O dispositivo 115-b pode inclui uma única antena 805 ou múltiplas antenas 805. O dispositivo 115-b pode ser capaz de empregar múltiplas antenas 805 para transmitir e receber comunicações em um sistema de comunicação de múltiplas entradas e múltiplas saídas (MIMO).
[0072] O dispositivo 115-b também pode incluir um rádio WLAN 305-b e um rádio LTE 315-b, que podem gerenciar comunicações com outros dispositivos de rede, como UE 115-c e a estação de base 105-c conforme mostrado na Figura 8, através do transceptor 810 e das antenas 805. O dispositivo sem fio 115-b pode ter qualquer uma das várias configurações. O dispositivo 115-b pode, em alguns casos, ter uma fonte de alimentação interna, tal como uma bateria pequena, para facilitar a operação móvel.
[0073] A memória 825 pode incluir uma memória de acesso aleatório (RAM) ou uma memória somente para leitura (ROM), ou ambas. A memória 825 pode armazenar um software legível por computador e executável por computador (SW) 830 contendo instruções que sejam configuradas para, quando executadas, induzam o processador 820 a realizar várias funções descritas no presente documento. Alternativamente, o software executável por computador 830 pode não ser diretamente executável pelo processador 820, mas pode ser configurado para induzir o dispositivo 115-b (por exemplo, quando compilado e executado) a realizar funções descritas no presente documento. O processador 820 pode incluir um dispositivo de hardware inteligente, por exemplo, uma unidade de processamento central (CPU), um microcontrolador, um circuito integrado de aplicação específica (ASIC), etc. Em alguns exemplos, a memória 825 armazena parâmetros associados a outros modos de economia de energia e categorias de conexões de dados.
[0074] De acordo com a arquitetura da Figura 8, o UE 115-b inclui, ainda, um mitigador de interferência 510-c. O mitigador de interferência 510-c pode ser um exemplo do mitigador de interferência 510 descrito anteriormente com referência às Figuras 5-7, e o mesmo pode implementar as técnicas descritas anteriormente para detectar um ou mais sinais de interferência em um espectro de frequência não-licenciado particular. O mitigador de interferência 510-c pode permitir, ainda, uma ou mais técnicas de cancelamento de interferência ou supressão de interferência a serem aplicadas, conforme descrito com referência às Figuras 1-7. A título de exemplo, esses componentes do dispositivo sem fio 115-b podem estar em comunicação com alguns ou todos os outros componentes do dispositivo 115-b através do barramento 835. Adicional ou alternativamente, a funcionalidade desses componentes pode ser implementada através do transceptor 810, como um produto de programa computacional armazenado em software (SW) 830, e/ou como elementos de controlador do processador 820. Em alguns exemplos, o mitigador de interferência 510-c pode ser implementado como sub-rotinas em memória 825/software 830, executadas pelo processador 820. Em outros casos, esses componentes podem ser implementados como submódulos no próprio processador 820.
[0075] A Figura 9 mostra um diagrama 900 que ilustra um exemplo de um sistema que opera com um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos. O sistema 900 pode incluir uma estação de base 105-d, UE 115-d, APs 120, e uma rede principal 130-a. Cada um desses dispositivos pode consistir em exemplos dos dispositivos correspondentes descritos com referência às figuras anteriores. O AP 120-c pode incluir um processador 905, uma memória 915, um transceptor 935, antenas 940, rádio WLAN 310-c, rádio LTE 315-c, e o mitigador de interferência 510-d. O AP 120-c também pode incluir um dentre o módulo de comunicações de dispositivo de rede 925 e o módulo de comunicações de rede 950, ou ambos. O mitigador de interferência 510-d pode ser um exemplo de módulos similares nas Figuras 5-7. Esses componentes podem estar em comunicação entre si, direta ou indiretamente, por um ou mais barramentos 1015.
[0076] A memória 915 pode incluir RAM e ROM. A memória 915 também pode armazenar um código de software legível por computador e executável por computador (SW) 920 contendo instruções que sejam configuradas para, quando executadas, induzir o processador 905 a realizar várias funções descritas no presente documento para gerenciar recursos no dispositivo com múltiplos rádios. Alternativamente, o código de software 920 pode não ser diretamente executável pelo processador 905, mas configurado para induzir o computador, por exemplo, quando compilado e executado, a realizar funções descritas no presente documento.
[0077] O processador 905 pode incluir um dispositivo de hardware inteligente, por exemplo, uma CPU, um microcontrolador, um ASIC, etc. O processador 905 pode processar informações recebidas através do transceptor 935, do módulo de comunicações de dispositivo de rede 925, e/ou do módulo de comunicações de rede 950. O processador 905 também pode processar informações a serem enviadas ao transceptor 935 para transmissão através das antenas 940, ao módulo de comunicações de dispositivo de rede 925, e/ou ao módulo de comunicações de rede 950. O processador 905 pode manipular, sozinho ou em combinação com o mitigador de interferência 510-d, vários aspectos para gerenciar eficientemente recursos de múltiplos rádios.
[0078] O transceptor 935 pode incluir um modem configurado para modular os pacotes e proporcionar os pacotes modulados às antenas 940 para transmissão, e demodular os pacotes recebidos a partir das antenas 940. O transceptor 935 pode ser implementado como um ou mais transmissores e um ou mais receptores separados. O transceptor 935 pode suportar comunicações de uma banda livre ou aberta (por exemplo, banda ISM ou WiFi). O transceptor 935 pode ser configurado para se comunicar bidireccionalmente, através das antenas 940, com um ou mais terminais ou estações sem fio associados (ST As). O AP 120- c pode incluir múltiplas antenas 940. O AP 120-c pode se comunicar com uma rede através do módulo de comunicações de rede 950. Em algumas instâncias, a rede pode ser parte de uma rede WLAN ou WiFi ou pode estar em comunicação com a rede principal 130 da Figura 1. O AP 120-c pode se comunicar com outros dispositivos de rede, como os APs 120- d e/ou estações de base 105-d, usando o módulo de comunicações de dispositivo de rede 925, o transceptor 935, e/ou o módulo de comunicações de rede 950.
[0079] O mitigador de interferência 510-d pode ser configurado para realizar vários aspectos relacionados ao manuseio de interferência, incluindo detectar a interferência no espectro não-licenciado ou compartilhado, transmitir e receber mensagens relacionadas à mitigação de interferência, e/ou incluindo a comutação do canal operacional para evitar sinais de prioridade ou outra interferência celular. Ademais, algumas ou todas as funcionalidades do mitigador de interferência 510-d podem ser realizadas pelo processador 905 e/ou em conexão ao processador 905.
[0080] A Figura 10 mostra um fluxograma que ilustra um método 1000 para comunicações sem fio com um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos. Por motivos de clareza, o método 1000 é descrito com referência ao dispositivo sem fio 305 descrito com referência às Figuras 3-8. Em alguns exemplos, o dispositivo sem fio 305 pode ser um aspecto de um UE 115 e/ou AP 120 descrito com referência às Figuras 1 e 2. Em alguns exemplos, o processador 820 descrito com referência à Figura 8 pode executar conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais de um dispositivo sem fio 115 para realizar as funções descritas abaixo. Em outros exemplos, o processador 905 descrito com referência à Figura 9 pode executar conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais de um dispositivo sem fio 115 para realizar as funções descritas abaixo.
[0081] No bloco 1005, o dispositivo sem fio pode varrer um espectro designado para interferência durante um primeiro período de tempo que utiliza a primeira RAT. O espectro designado pode ser compartilhado pelo primeiro e segundo rádios. Em alguns exemplos, o primeiro rádio pode ser um rádio WLAN e o segundo rádio pode ser um rádio LTE. A(s) operação(ões) do bloco 1005 pode(m) ser realizada(s) pelo digitalizador de largura de banda descrito com referência à Figura 7.
[0082] No bloco 1010, o método pode incluir detectar um sinal de interferência no espectro designado durante o primeiro período de tempo. A detecção de um ou mais sinais de interferência em um espectro de frequência particular pode permitir que uma ou mais técnicas de cancelamento de interferência ou supressão de interferência sejam aplicadas, podendo aperfeiçoar o desempenho do sistema. Em alguns exemplos, a interferência pode ser causada por um nó de radar, um eNB vizinho ou Ponto de Acesso transmitindo pelo espectro não-licenciado ou compartilhado usando as comunicações TDD. A(s) operação(ões) do bloco 1010 pode(m) ser realizada(s) pelo detector de interferência descrito com referência à Figura 7.
[0083] No bloco 1015, o dispositivo sem fio pode gerar uma análise de espectro com base no sinal de interferência detectado. A análise de espectro pode incluir identificar canais que observam interferência e/ou determinam a estrutura do sinal de interferência. Em um exemplo, a estrutura de sinal pode incluir o ciclo de trabalho e a assinatura espacial (isto é, fluxos espaciais únicos ou múltiplos) do sinal de interferência. A(s) operação(ões) do bloco 1015 pode(m) ser realizada(s) pelo analisador de sinal descrito com referência à Figura 7.
[0084] No bloco 1020, o dispositivo sem fio pode modificar a operação do segundo rádio durante um segundo período de tempo com base na análise de espectro gerado para mitigar os efeitos da interferência. Em alguns exemplos, as modificações podem incluir evitar canais designados e/ou cessar a comunicação no espectro não- licenciado ou compartilhado, ou ambos. A(s) operação(ões) do bloco 1020 pode(m) ser realizada(s) pelo gerenciador de comunicação descrito com referência à Figura 6.
[0085] A Figura 11 mostra um fluxograma que ilustra um método 1100 para comunicações sem fio com um dispositivo com múltiplos rádios de gerenciamento de recursos. Por motivos de clareza, o método 1100 é descrito com referência ao dispositivo sem fio 305 descrito com referência às Figuras 3-8. Em alguns exemplos, o dispositivo sem fio 305 pode ser um aspecto de um UE 115 e/ou AP 120 descrito com referência às Figuras 1 e 2. Em alguns exemplos, o processador 820 descrito com referência à Figura 8 pode executar conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais de um dispositivo sem fio 115 para realizar as funções descritas abaixo. Em outros exemplos, o processador 905 descrito com referência à Figura 9 pode executar conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais de um dispositivo sem fio 115 para realizar as funções descritas abaixo.
[0086] No bloco 1105, o dispositivo sem fio pode varrer um espectro designado para interferência durante um primeiro período de tempo utilizando o rádio WLAN, em que o espectro designado é um espectro não- licenciado compartilhado pelo rádio WLAN e pelo rádio LTE. A(s) operação(ões) do bloco 1105 pode(m) ser realizada(s) pelo digitalizador de largura de banda descrito com referência à Figura 7.
[0087] No bloco 1110, o método pode incluir detectar uma interferência e/ou sinais de prioridade no espectro designado durante o primeiro período de tempo. A detecção de um ou mais sinais de interferência em um espectro de frequência particular pode permitir que uma ou mais técnicas de cancelamento de interferência ou supressão de interferência sejam aplicadas, podendo aperfeiçoar o desempenho do sistema. Em alguns exemplos, a interferência pode ser causada por um nó de radar, um eNB vizinho ou Ponto de Acesso transmitindo pelo espectro não-licenciado ou compartilhado usando comunicações TDD. A(s) operação(ões) do bloco 1110 pode(m) ser realizada(s) pelo detector de interferência descrito com referência à Figura 7.
[0088] No bloco 1120, o dispositivo sem fio pode gerar uma análise de espectro com base no sinal de interferência detectado. A análise de espectro pode incluir identificar canais que observam interferência e/ou determinam a estrutura do sinal de interferência. Em um exemplo, a estrutura de sinal pode incluir o ciclo de trabalho e a assinatura espacial (isto é, fluxos espaciais únicos ou múltiplos) do sinal de interferência. A(s) operação(s) do bloco 1115 pode(m) ser realizada(s) pelo analisador de sinal descrito com referência à Figura 7.
[0089] No bloco 1120, o dispositivo sem fio pode transmitir uma mensagem a partir do rádio WLAN ao rádio LTE reportando uma interferência detectada e/ou análise de espectro gerado. A(s) operação(ões) 1120 pode(m) ser realizada(s) pelo gerador de mensagem 720 descrito com referência à Figura 7.
[0090] No bloco 1125, o dispositivo sem fio pode modificar a operação do segundo rádio durante um segundo período de tempo com base na análise de espectro gerado para mitigar os efeitos de interferência. A(s) operação(ões) do bloco 1125 pode(m) ser realizada(s) pelo gerenciador de comunicação descrito com referência à Figura 6.
[0091] No bloco 1127, o dispositivo sem fio pode receber um sinal durante, o primeiro período de tempo, com o segundo rádio através de uma antena compartilhada pelo primeiro e segundo rádios. A(s) operação(ões) do bloco 1127 pode(m) ser realizada(s) pelos receptores 505 descritos com referência às Figuras 5 e 6.
[0092] Em alguns exemplos, as modificações podem incluir um dentre evitar canais designado e/ou cessar a comunicação no espectro não-licenciado ou compartilhado, ou ambos. Por exemplo, no bloco 1130, o dispositivo sem fio pode transmitir com o rádio LTE no espectro designado durante o segundo período de tempo com base na análise de espectro gerado. Em geral, o dispositivo sem fio pode agendar sua transmissão sintonizando-se o rádio LTE afastando-se do canal que experimenta interferência. A(s) operação(ões) do bloco 1130 pode(m) ser realizada(s) pelo canal agendado descrito com referência à Figura 7.
[0093] Alternativamente, em outros exemplos, as modificações podem incluir cessar a transmissão no espectro não-licenciado. Por exemplo, no bloco 1135, o dispositivo sem fio pode inibir a transmissão pelo rádio LTE nos canais do espectro designado durante o segundo período de tempo com base na análise de espectro. A(s) operação(ões) do bloco 1135 pode(m) ser realizada(s) pelo inibidor de canal com referência à Figura 6.
[0094] A descrição detalhada estabelecida acima em conexão com os desenhos anexos descreve exemplos e não representa apenas os exemplos que podem ser implantados ou que se encontram no escopo das reivindicações. A descrição detalhada inclui detalhes específicos para o propósito de fornecer uma compreensão dos conjuntos de procedimentos descritos. Esses conjuntos de procedimentos podem, entretanto, ser praticados sem esses detalhes específicos. Em alguns casos, estruturas e dispositivos bem conhecidos são mostrados na forma de diagrama de blocos a fim de evitar o obscurecimento dos conceitos dos exemplos descritos.
[0095] As informações e os sinais podem ser representados com o uso de qualquer um dentre uma variedade de tecnologias e técnicas diferentes. Por exemplo, dados, instruções, comandos, informações, sinais, bits, símbolos, e chips que podem ser referenciados por toda a descrição acima podem ser representados por tensões, correntes, ondas eletromagnéticas, partículas ou campos magnéticos, partículas ou campos ópticos ou qualquer combinação dos mesmos.
[0096] Os vários blocos e módulos ilustrativos descritos em conjunto em conexão com a revelação no presente documento podem ser implementados ou realizados com um processador de propósito geral, um processador de sinal digital (DSP), um circuito integrado de aplicação específica (ASIC), uma matriz de portas programáveis em campo (FPGA) ou outro dispositivo lógico programável, porta distinta ou lógica de transistor, componentes de hardware distintos ou qualquer combinação dos mesmos projetada para realizar as funções descritas no presente documento. Um processador de propósito geral pode ser um microprocessador, mas alternativamente, o processador pode ser qualquer processador, controlador, microcontrolador ou máquina de estado convencional. Um processador também pode ser implantado como uma combinação de dispositivos de computação, por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, uma diversidade de microprocessadores, um ou mais microprocessadores em conjunto com um núcleo de DSP ou qualquer outra tal configuração.
[0097] As funções descritas no presente documento podem ser implantadas em hardware, software, firmware, ou qualquer combinação dos mesmos. Caso implantadas em software executado através de um processador, as funções podem ser armazenadas, ou transmitidas, como uma ou mais instruções ou código em um meio legível por computador. Outros exemplos e implantações se encontram no escopo da revelação e reivindicações anexas. Por exemplo, devido à natureza de software, as funções descritas acima podem ser implantadas com uso de software executado por um processador, hardware, firmware, conexão por fios, ou combinações de qualquer um desses. Os recursos que implantam funções também podem ser fisicamente localizados em várias posições, incluindo serem distribuídos de modo que as porções de funções sejam implantadas em localizações físicas diferentes. Além disso, conforme usado no presente documento, incluindo nas reivindicações, “ou” conforme usado em uma lista de itens (por exemplo, uma lista de itens precedida por uma frase tal como “pelo menos um dentre ou um ou mais dentre”) indica uma lista disjuntiva de modo que, por exemplo, uma lista de “pelo menos um dentre A, B ou C” signifique A ou B ou C, ou AB, ou AC, ou BC ou ABC (isto é, A e B e C).
[0098] As mídias legíveis por computador incluem tanto as mídias de armazenamento em computador quanto as mídias de comunicação, incluindo qualquer mídia que facilite a transferência de um programa de computador de um local para outro, incluindo mídias não transitórias. Um meio de armazenamento pode ser quaisquer meios disponíveis que possa ser acessados por um computador de uso geral ou de uso específico. A título de exemplo, e sem limitação, as mídias legíveis por computador podem compreender RAM, ROM, EEPROM, CD-ROM ou outro armazenamento de disco óptico, armazenamento de disco magnético ou outros dispositivos de armazenamento magnético ou qualquer outra mídia que possa ser usada para portar ou armazenar meios de código de programa desejados na forma de instruções ou estruturas de dados e que possa ser acessada por um computador de propósito geral ou de propósito específico ou um processador de propósito geral ou de propósito específico. Além disso, qualquer conexão pode ser denominada adequadamente de um meio legível por computador. Por exemplo, se as instruções forem transmitidas proveniente de um sítio da web, servidor ou outra fonte remota com o uso de um cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par trançado, linha de inscrição digital (DSL) ou tecnologias sem fio como infravermelho, rádio e micro-onda, então, o cabo coaxial, o cabo de fibra óptica, o par trançado, a DSL ou as tecnologias sem fio como infravermelho, rádio e micro-onda estão incluídos na definição de mídia. Disco magnético e disco óptico, conforme usado no presente documento, incluem disco compacto (CD), disco laser, disco óptico, disco versátil digital (DVD), disquete e disco Blu-ray, em que os discos magnéticos reproduzem frequentemente os dados de modo magnético, enquanto os discos ópticos reproduzem os dados de modo óptico com lasers. Combinações do supracitado também estão incluídas no escopo de meios legíveis por computador.
[0099] As técnicas descritas no presente documento podem ser usadas para vários sistemas de comunicações sem fio, como acesso múltiplo por divisão de código (CDMA), acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA), acesso múltiplo por divisão de frequência (FDMA), acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (OFDMA), acesso múltiplo por divisão de frequência de portadora única (SC-FDMA), e outros sistemas. Os termos “sistema” e “rede” são usados frequentemente de modo intercambiável. Um sistema CDMA pode implantar uma tecnologia de rádio como o CDMA2000, Acesso por Rádio Terrestre Universal (UTRA), etc. O CDMA2000 abrange os padrões IS-2000, IS-95 e IS-856. Liberações 0 e A de IS-2000 são comumente chamadas de CDMA2000 IX, IX, etc. IS-856 (TIA-856) é comumente chamado de CDMA2000 IxEV-DO, Dados de Pacote de Taxa Alta (HRPD), etc. UTRA inclui CDMA de Banda larga (WCDMA) e outras variantes de CDMA. Um sistema de TDMA pode implantar uma tecnologia de rádio, como Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM). Um sistema de OFDMA pode implantar uma tecnologia de rádio tal como a Banda Larga Ultra Móvel (UMB), o UTRA Evoluído (E-UTRA), o IEEE 802.11, o IEEE 802.16, o IEEE 802.20, Flash-OFDM™, etc. O UTRA e o E-UTRA são partes do Sistema de Telecomunicação Móvel Universal (UMTS). 3GPP Evolução a Longo Prazo (LTE) e LTE Avançada (LTE-A) são lançamentos novos de Sistema de Telecomunicações Móveis Universais (UMTS) que usam E-UTRA. O UTRA, o E-UTRA, o UMTS, a LTE, a LTE-A e o Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM) são descritos nos documentos de uma organização chamada “Projeto de Parceria de Terceira Geração” (3GPP). O CDMA2000 e o UMB são descritos nos documentos de uma organização chamada “Projeto de Parceria em Terceira Geração 2” (3GPP2). Esses conjuntos de procedimentos descritos no presente documento podem ser usados para os sistemas e tecnologias de rádio mencionados acima, assim como para outros sistemas e tecnologias de rádio.
[0100] A descrição anterior da revelação é proporcionada para possibilitar que uma pessoa versada na técnica faça ou use a revelação. Várias modificações à revelação serão prontamente evidentes para aqueles versados na técnica, e os princípios genéricos definidos no presente documento podem ser aplicados a outras variações sem se afastar do escopo da revelação. Por toda essa revelação, o termo “exemplo” ou “exemplificativo” indicam um exemplo ou uma ocorrência e não implicam ou exigem qualquer preferência para o exemplo observado. Desse modo, a revelação não deve ser limitada aos exemplos e projetos descritos no presente documento, mas deve ser compatível com o escopo mais amplo coerente com os princípios e recursos inovadores revelados no presente documento.

Claims (14)

1. Método para comunicação sem fio com um dispositivo (305) que compreende um primeiro rádio (310) que emprega uma primeira tecnologia de acesso via rádio (RAT) e um segundo rádio (315) que emprega uma segunda RAT, o método caracterizado pelo fato de que compreende: varrer um espectro designado para interferência durante um primeiro período de tempo utilizando uma primeira RAT, em que o espectro designado é compartilhado pelo primeiro (310) e segundo rádios (315); detectar um sinal de interferência (308) no espectro designado durante o primeiro período de tempo; gerar uma análise de espectro (312) com base pelo menos em parte no sinal de interferência detectado (308), em que a análise de espectro (312) inclui identificar canais que observam interferência e determinar uma estrutura do sinal de interferência incluindo um ciclo de trabalho e uma assinatura espacial do sinal de interferênci; e operar o segundo rádio (315) durante um segundo período de tempo com base pelo menos em parte nos canais identificados pela análise de espectro gerado (312).
2. Método, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda: receber um sinal com o segundo rádio (315) através de uma antena (405) compartilhada pelo primeiro (310) e segundo rádios (315) durante o primeiro período de tempo.
3. Método, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende, ainda, transmitir com o segundo rádio (315) no espectro designado durante o segundo período de tempo com base nos canais identificados pela análise de espectro gerado (312).
4. Método, de acordo com reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que compreende, ainda, sintonizar o segundo rádio (315) para evitar a comunicação em um canal do espectro designado durante o segundo período de tempo.
5. Método, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende, ainda, inibir a transmissão pelo segundo rádio (315) em um canal do espectro designado durante o segundo período de tempo com base nos canais identificados pela análise de espectro gerado (312).
6. Método, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que gerar a análise de espectro (312) compreende gerar a análise de espectro utilizando o primeiro rádio (310), e em que o método compreende, ainda: enviar a análise de espectro (312) a partir do primeiro rádio (310) ao segundo (315) utilizando uma interface de mensagens.
7. Método, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro (310) e segundo (315) rádios compartilham um amplificador de baixo ruído (415) e uma antena (405).
8. Método, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sinal de interferência (308) compreende pelo menos um dentre um sinal de rede de área local sem fio (WLAN), um sinal de radar, ou um sinal de Evolução a Longo Prazo (LTE).
9. Método, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o espectro designado compreende uma banda de espectro não-licenciada.
10. Método, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro rádio (310) compreende um modem de rede de área local sem fio (WLAN) e o segundo rádio (315) compreende um modem de Evolução a Longo Prazo (LTE) operando no espectro designado.
11. Aparelho para comunicação sem fio, caracterizado pelo fato de que compreende: um primeiro rádio (310) que emprega uma primeira tecnologia de acesso via rádio (RAT); um segundo rádio (315) que emprega uma segunda RAT; meios para varrer um espectro designado para interferência durante um primeiro período de tempo utilizando a primeira RAT, em que o espectro designado é compartilhado pelo primeiro (310) e segundo rádios (315); meios para detectar um sinal de interferência (308) no espectro designado durante o primeiro período de tempo; meios para gerar uma análise de espectro (312) com base pelo menos em parte no sinal de interferência detectado (308), em que a análise de espectro (312) inclui identificar canais que observam interferência e determinar uma estrutura do sinal de interferência incluindo um ciclo de trabalho e uma; e meios para operar o segundo rádio (315) durante um segundo período de tempo com base pelo menos em parte nos canais identificados pela análise de espectro gerado.
12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que compreende ainda: meios para receber um sinal com o segundo rádio (315) através de uma antena (405) compartilhada pelo primeiro (310) e segundo rádios (315) durante o primeiro período de tempo.
13. Aparelho, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que que compreende, ainda: meios para transmitir com o segundo rádio (315) no espectro designado durante o segundo período de tempo com base nos canais identificados pela análise de espectro gerado.
14. Memória legível por computador caracterizada pelo fato de que compreende instruções armazenadas na mesma, as instruções sendo executáveis por um computador para realizar o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 10.
BR112017001056-9A 2014-07-30 2015-07-20 Análise e operação de espectro de um dispositivo de rádio duplo BR112017001056B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14/447,404 2014-07-30
US14/447,404 US9961696B2 (en) 2014-07-30 2014-07-30 Spectrum analysis and operation of a dual radio device
PCT/US2015/041112 WO2016018661A1 (en) 2014-07-30 2015-07-20 Spectrum analysis and operation of a dual radio device

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112017001056A2 BR112017001056A2 (pt) 2017-11-14
BR112017001056B1 true BR112017001056B1 (pt) 2023-04-18

Family

ID=53836204

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112017001056-9A BR112017001056B1 (pt) 2014-07-30 2015-07-20 Análise e operação de espectro de um dispositivo de rádio duplo

Country Status (8)

Country Link
US (1) US9961696B2 (pt)
EP (1) EP3175671B1 (pt)
JP (1) JP6469836B2 (pt)
KR (1) KR101992472B1 (pt)
CN (1) CN106576356B (pt)
BR (1) BR112017001056B1 (pt)
TW (1) TWI644528B (pt)
WO (1) WO2016018661A1 (pt)

Families Citing this family (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9608678B1 (en) * 2013-12-19 2017-03-28 Marvell International Ltd. Method and apparatus for mitigating interference between wireless local area network (WLAN) communications and cellular communications
US20160036498A1 (en) * 2014-08-01 2016-02-04 Htc Corporation Method of Wireless Power Connection
US10341034B2 (en) * 2014-11-03 2019-07-02 Avago Technologies International Sales Pte. Limited Dynamic LTE signal detection
US10158999B2 (en) * 2015-03-12 2018-12-18 Bae Systems Information And Electronic Systems Integration Inc. Spectrum sharing system and method thereof
WO2016153882A1 (en) 2015-03-25 2016-09-29 Kyocera Corporation Transmission of priority indicator between enbs in a licensed frequency band to manage communication resources in an unlicensed frequency band
US10122406B2 (en) 2015-06-29 2018-11-06 Qualcomm Incorporated Coexistence over a shared band with dual antenna sharing
BR112018001479A2 (pt) * 2015-08-06 2018-09-11 Ericsson Telefon Ab L M método e aparelho para transmissão baseada em escuta
US9806971B2 (en) * 2015-11-19 2017-10-31 EVA Automation, Inc. Restricted-signal confirmation for high-throughput links
US20170272979A1 (en) * 2016-03-15 2017-09-21 Comcast Cable Communications, Llc Network based control of wireless communications
WO2017184071A2 (en) * 2016-04-22 2017-10-26 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Methods and systems for unscheduled uplink transmissions on unlicensed bands
US10652835B2 (en) 2016-06-01 2020-05-12 Isco International, Llc Signal conditioning to mitigate interference impacting wireless communication links in radio access networks
US10598763B2 (en) * 2016-07-27 2020-03-24 Raytheon Company System and method for concurrent communication of different signal types by a radar
CN109983825B (zh) * 2016-11-11 2021-06-15 华为技术有限公司 完全频谱共享的频谱资源分配方法及装置
US10548020B2 (en) * 2016-11-14 2020-01-28 Qualcomm Incorporated Techniques for selectively adjusting wireless communication parameters based on aggregated interference from listen-before-talk wireless devices
TWI621361B (zh) 2016-11-15 2018-04-11 財團法人資訊工業策進會 於無線通訊系統中共享未授權頻譜的傳輸裝置、傳輸方法及傳輸系統
US10499410B2 (en) 2016-12-01 2019-12-03 Dell Products, Lp Method and apparatus for context aware concurrent radio communication with co-existing WWAN and WLAN radios in shared spectrum
US10298279B2 (en) 2017-04-05 2019-05-21 Isco International, Llc Method and apparatus for increasing performance of communication paths for communication nodes
US10772052B2 (en) * 2017-06-16 2020-09-08 Qualcomm Incorporated Controlling coexistent radio systems in a wireless device
US10945250B2 (en) 2017-06-23 2021-03-09 Samsung Electronics Co., Ltd. Wireless communication apparatus for supporting a plurality of radio access technologies and wireless communication method thereof
US10355727B2 (en) * 2017-06-30 2019-07-16 T-Mobile Usa, Inc. Increasing wireless spectral efficiency by leveraging interfering signals
US10812121B2 (en) 2017-08-09 2020-10-20 Isco International, Llc Method and apparatus for detecting and analyzing passive intermodulation interference in a communication system
US10284313B2 (en) * 2017-08-09 2019-05-07 Isco International, Llc Method and apparatus for monitoring, detecting, testing, diagnosing and/or mitigating interference in a communication system
US10716120B2 (en) * 2017-08-25 2020-07-14 Qualcomm Incorporated Channel access mechanisms for multi-band operation
US10555332B2 (en) 2017-10-24 2020-02-04 Cisco Technology, Inc. Data transmission based on interferer classification
US11006460B2 (en) * 2017-11-28 2021-05-11 Mediatek Singapore Pte. Ltd. Wireless communication with dedicated dynamic frequency selection
US10952084B2 (en) * 2018-03-08 2021-03-16 Qualcomm Incorporated Interference management for spectrum sharing
US10631305B2 (en) 2018-07-17 2020-04-21 Cisco Technology, Inc. Automatic multi-cell enablement for coexistence with unlicensed interferer waveforms
US10897730B2 (en) 2018-10-04 2021-01-19 Cypress Semiconductor Corporation Devices, systems and methods for selecting communication protocol transmission frequencies
EP3737007B8 (en) * 2019-05-06 2023-11-15 Rohde & Schwarz GmbH & Co. KG Mobile radio testing device and method for protocol testing
CN112654053B (zh) * 2019-10-11 2023-06-02 广州海格通信集团股份有限公司 干扰状态反馈信息生成方法、装置、设备和存储介质
US11818644B2 (en) * 2021-03-17 2023-11-14 Dell Products, Lp Dock-assisted system and method of diversifying dual-band simultaneous communications
US20220345988A1 (en) * 2021-04-26 2022-10-27 Comcast Cable Communications, Llc Management of wireless service to minimize disruption
US11956166B2 (en) 2021-12-22 2024-04-09 T-Mobile Usa, Inc. Refarming telecommunications spectrum blocks in a telecommunications network

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7317900B1 (en) * 2001-12-28 2008-01-08 Broadcom Corporation Method and apparatus for co-location of two radio frequency devices
US7593692B2 (en) 2003-09-15 2009-09-22 Broadcom Corporation Radar detection circuit for a WLAN transceiver
US7265714B2 (en) * 2004-09-23 2007-09-04 Interdigital Technology Corporation Pattern diversity to support a MIMO communications system and associated methods
US20060082489A1 (en) 2004-10-15 2006-04-20 Liu Jiewen J Radar presence alert for WLAN
US20070160020A1 (en) 2006-01-05 2007-07-12 Robert Osann Interleaved wireless mesh network
US9258833B2 (en) * 2006-02-09 2016-02-09 Altair Semiconductor Ltd. LTE/Wi-Fi coexistence
US9307416B2 (en) 2008-01-17 2016-04-05 Nokia Technologies Oy Using information obtained from one wireless medium for communication in another wireless medium
JP5585964B2 (ja) * 2008-03-18 2014-09-10 マーベル ワールド トレード リミテッド 共有の低雑音増幅器を有するBluetooth(登録商標)およびWLANの共存構造
US8838046B2 (en) 2010-06-18 2014-09-16 Mediatek Inc. System and method of hybrid FDM/TDM coexistence interference avoidance
US8842546B2 (en) * 2010-07-22 2014-09-23 Mediatek Inc. Method for wireless communication in a device with co-existence radio
US9497636B2 (en) * 2010-07-26 2016-11-15 Nokia Technologies Oy Apparatus and method to reduce interference between disparate communication systems
US8583138B2 (en) 2010-08-03 2013-11-12 Plantronics, Inc. Communications system with efficient multiprotocol-aware channel selection and interference avoidance
US9246603B2 (en) * 2010-08-12 2016-01-26 Mediatek Inc. Method of in-device interference mitigation for cellular, bluetooth, WiFi, and satellite systems coexistence
JP5986084B2 (ja) * 2010-08-13 2016-09-06 インターデイジタル パテント ホールディングス インコーポレイテッド デバイス内干渉軽減のための方法およびシステム
US8180412B2 (en) 2010-08-26 2012-05-15 Research In Motion Limited Mobile wireless communications device having frequency selective grounding and related method
US9398602B2 (en) * 2010-09-22 2016-07-19 Qualcomm Incorporated Multi-radio coexistence
US9144084B2 (en) 2011-06-13 2015-09-22 Qualcomm Incorporated Multi-radio coexistence
US9467866B2 (en) 2011-12-15 2016-10-11 Broadcom Corporation Centralized control sharing of spectrum for coexistence of wireless communication systems in unlicensed bands
WO2014064322A1 (en) * 2012-10-22 2014-05-01 Nokia Corporation Interference avoidance and power savings for coexistence among different radio access technologies
US10735599B2 (en) * 2014-01-30 2020-08-04 Sony Corporation Unlicensed band usage measurement reporting
CN109905842B (zh) * 2014-06-30 2020-11-17 优倍快公司 确定无线传输特征的方法

Also Published As

Publication number Publication date
KR20170038811A (ko) 2017-04-07
US20160037544A1 (en) 2016-02-04
JP6469836B2 (ja) 2019-02-13
EP3175671B1 (en) 2019-08-21
TW201605188A (zh) 2016-02-01
CN106576356B (zh) 2020-03-31
WO2016018661A1 (en) 2016-02-04
JP2017523707A (ja) 2017-08-17
US9961696B2 (en) 2018-05-01
KR101992472B1 (ko) 2019-06-24
BR112017001056A2 (pt) 2017-11-14
CN106576356A (zh) 2017-04-19
EP3175671A1 (en) 2017-06-07
TWI644528B (zh) 2018-12-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101992472B1 (ko) 듀얼 라디오 디바이스의 스펙트럼 분석 및 동작
EP3314979B1 (en) Coexistence over a shared band with dual antenna sharing
KR102439685B1 (ko) 비허가 스펙트럼에 있어서 lte/lte-a 통신들에서의 버스티 wifi 간섭의 검출
JP6449291B2 (ja) アンライセンススペクトルまたは共有スペクトルにおけるコンポーネントキャリアをまたぐサブフレームスタガリング
KR102091370B1 (ko) 향상된 머신-타입-통신을 위한 대역폭 선택
US10111122B2 (en) Collaborative sensing using coordinated silencing of user equipment in license-exempt bands
KR102400942B1 (ko) 밀리미터파 네트워크들에서의 백홀 동작들을 위한 방법들
TW201815183A (zh) 用於在存在定向無線波束的情況下的切換的技術
KR20200052885A (ko) 동기화 신호 블록 및 제어 리소스 세트 멀티플렉싱
EP3626015B1 (en) On-demand interference management
US9615340B2 (en) Monitoring periods for device-to-device synchronization signals
US9526111B2 (en) Clear-to-send signaling to limit WiFi interference in unlicensed spectrum
KR20180118665A (ko) 라디오 주파수 스펙트럼 대역 조화
US10098016B2 (en) Adaptive scanning with multi-radio device
KR20180061208A (ko) Lte 제어 wi-fi에서의 클리어 채널 평가
WO2016138664A1 (en) Coordination between macro cell and small cell to handle interference for flexible duplex system
EP2904858B1 (en) A user equipment, a network node and methods for device discovery in a device-to-device (d2d) communication in a wireless telecommunications network
KR101834388B1 (ko) 적응형 라디오 주파수 로컬 오실레이터 튜닝
WO2022027244A1 (en) Independent measurement gap configuration in an unlicensed spectrum
BR112017019167B1 (pt) Método e aparelho para operações de retorno em redes de ondas milimétricas e memória legível por computador
BR112017000631B1 (pt) Projeto de enlace ultraconfiável

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/07/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS