BR112016023458B1 - Método para fertilizar ou bioestimular plantas e uso de ao menos um frutooligossacarídeo (fos) - Google Patents
Método para fertilizar ou bioestimular plantas e uso de ao menos um frutooligossacarídeo (fos) Download PDFInfo
- Publication number
- BR112016023458B1 BR112016023458B1 BR112016023458-8A BR112016023458A BR112016023458B1 BR 112016023458 B1 BR112016023458 B1 BR 112016023458B1 BR 112016023458 A BR112016023458 A BR 112016023458A BR 112016023458 B1 BR112016023458 B1 BR 112016023458B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- fos
- plants
- fructooligosaccharide
- fructose
- use according
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01N—PRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
- A01N43/00—Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
- A01N43/02—Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one or more oxygen or sulfur atoms as the only ring hetero atoms
- A01N43/04—Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one or more oxygen or sulfur atoms as the only ring hetero atoms with one hetero atom
- A01N43/14—Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one or more oxygen or sulfur atoms as the only ring hetero atoms with one hetero atom six-membered rings
- A01N43/16—Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one or more oxygen or sulfur atoms as the only ring hetero atoms with one hetero atom six-membered rings with oxygen as the ring hetero atom
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C05—FERTILISERS; MANUFACTURE THEREOF
- C05B—PHOSPHATIC FERTILISERS
- C05B17/00—Other phosphatic fertilisers, e.g. soft rock phosphates, bone meal
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C05—FERTILISERS; MANUFACTURE THEREOF
- C05B—PHOSPHATIC FERTILISERS
- C05B17/00—Other phosphatic fertilisers, e.g. soft rock phosphates, bone meal
- C05B17/02—Other phosphatic fertilisers, e.g. soft rock phosphates, bone meal containing manganese
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C05—FERTILISERS; MANUFACTURE THEREOF
- C05G—MIXTURES OF FERTILISERS COVERED INDIVIDUALLY BY DIFFERENT SUBCLASSES OF CLASS C05; MIXTURES OF ONE OR MORE FERTILISERS WITH MATERIALS NOT HAVING A SPECIFIC FERTILISING ACTIVITY, e.g. PESTICIDES, SOIL-CONDITIONERS, WETTING AGENTS; FERTILISERS CHARACTERISED BY THEIR FORM
- C05G3/00—Mixtures of one or more fertilisers with additives not having a specially fertilising activity
Landscapes
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Pest Control & Pesticides (AREA)
- Dentistry (AREA)
- Plant Pathology (AREA)
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Agronomy & Crop Science (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Wood Science & Technology (AREA)
- Zoology (AREA)
- Environmental Sciences (AREA)
- Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
- Fertilizers (AREA)
- Cultivation Of Plants (AREA)
Abstract
PRODUTO FERTILIZANTE E BIOESTIMULANTE CONTENDO FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS, MÉTODOS DE APLICAÇÃO E USOS A presente invenção se refere ao uso de um frutooligossacarídeo (FOS) que compreende entre 2 e 10 unidades de monossacarídeos, como um elicitador dos mecanismos de absorção de elementos minerais do solo, e dos mecanismos de defesa contra os patógenos. Também se refere a uma composição fertilizante e bioestimulante contendo os frutooligossacarídeos, bem como o uso da mesma em um método de tratamento de plantas cultivadas.
Description
[001] A presente invenção se refere ao uso de frutooligossacarídeos para produzir mecanismos para a absorção de nutrientes inorgânicos e que atuam como agentes na estimulação das defesas das plantas contra os patógenos.
[002] A invenção também se refere aos produtos de fertilização e bioestimulação que contêm tais frutooligossacarídeos, bem como a um método de espalhamento dos frutooligossacarídeos cultivados.
[003] A necessidade de aumentar a eficácia das práticas agrícolas está vinculada às condições econômicas e ambientais.
[004] Uma das estratégias para aumentar a colheita dos frutooligossacarídeos consiste, por exemplo, na produção de fertilizantes mais eficazes com a redução da perda de elementos nutritivos no solo. Por esta razão, têm sido utilizados os inibidores de urease e de nitrificação com a finalidade de reduzir a volatilização da amônia e a lixiviação dos nitratos.
[005] Outra estratégia suplementar consiste no desenvolvimento de moléculas que aumentam a capacidade da planta ao absorver os nutrientes do solo, ou estimular as defesas naturais da planta contra os patógenos. Recentemente, o frutooligossacarídeo que compreende treze unidades de frutose foi descrito como um ativador de crescimento das plantas em diferentes estágios de crescimento (CN 2007/101006777 et J. Phytopathol., 157, pp 201-207, 2009). Este efeito é atribuído à ativação da produção de ácido salicílico e do seu homólogo glicosilado nas folhas das plantas tratadas. O frutooligossacarídeo é obtido pela extração da fase aquosa das raízes de bardana (Arctium lappa) seguida da deprotonação enzimática, da precipitação do etanol e da purificação pela cromatografia.
[006] A invenção se refere aos futooligossacarídeos de peso molecular inferior aos descritos no estado da técnica. De fato, os inventores descobriram que os frutooligossacarídeos produzem uma melhor taxa na absorção de nutrientes pelas raízes das plantas, e, adicionalmente, estimular as defesas naturais delas. Este efeito está relacionado a todos os nutrientes inorgânicos, em particular, nitrogênio, fósforo e cálcio. De fato, os frutooligossacarídeos utilizados no contexto da invenção apresentam uma melhor solubilidade na água do que os frutooligossacarídeos do estado da técnica. Os inventores também observaram que a inulina não pode ser aplicada na forma de um fertilizante em uma solução aquosa, visto que o referido composto não permanece estável na solução de reserva antes de ser aplicado em seu cultivo.
[007] O objetivo da invenção é propiciar uma maior produção de nitrogênio orgânico na planta em resposta às condições de crescimento do cultivo, que se manifesta em seu maior rendimento. A invenção também tem como objetivo aumentar o conteúdo da proteína e do valor nutricional dos produtores da proteína e da forragem. Além disso, o objetivo da invenção é reduzir os riscos de toxicidade oriundos do acúmulo excessivo dos íons de amônio nas folhas ou o acúmulo de nitratos nelas.
[008] Neste sentido, a invenção propõe uma composição fertilizante e/ou bioestimulante que contém frutooligossacarídeos e um processo de tratamento das plantas e dos solos que os utiliza.
[009] No contexto da invenção, a expressão “composição fertilizante” significa qualquer produto com a finalidade de garantir ou aprimorar a nutrição das plantas.
[010] O termo “frutooligossacarídeo” significa um composto que compreende diversas unidades de frutose e, opcionalmente, outra unidade de monossacarídeo.
[011] No contexto da invenção, a expressão “composição bioestimulante” significa qualquer produto com a finalidade de garantir a capacidade das plantas e estimular o metabolismo de suas folhas ou raízes.
[012] De acordo com um primeiro aspecto, a invenção propõe uma composição fertilizante e/ou bioestimulante que contém ao menos um frutooligossacarídeo (FOS) compreendendo entre 2 e 10 unidades de monossacarídeo, cujo frutooligossacarídeo é opcionalmente sulfatado. A composição pode conter o frutooligossacarídeo combinado com um ou mais materiais fertilizantes. O frutooligossacarídeo apresenta, preferivelmente, uma quantidade eficaz na composição para produzir o efeito necessário.
[013] A quantidade de FOS fornecida às plantas deve ser suficiente para estimular a produção de mecanismos na absorção de nutrientes inorgânicos. A quantidade pode variar dependendo da natureza da planta a ser tratada e da forma de tratamento (pelas folhas ou raízes). Especificamente, a quantidade pode ser determinada com base em cada caso na utilização de testes de microarranjo, na definição abaixo.
[014] Os frutooligossacarídeos utilizados no contexto da invenção são polímeros que compreendem ao menos uma unidade de frutose e ao menos uma unidade de C3-C6 monossacarídeo, preferivelmente uma unidade de C6 monossacarídeo, exceto frutose, escolhida, por exemplo, da glucose, manose e xilose.
[015] O frutooligossacarídeo (FOS) utilizado no contexto da invenção compreende entre 2 e 10 unidades de monossacarídeo (incluindo 2 e 10 unidades), as referidas unidades de monossacarídeo compreendem ao menos uma frutose. Preferivelmente, o frutooligossacarídeo (FOS) utilizado no contexto da invenção compreende entre 2 e 9 unidades de monossacarídeo (incluindo 2 e 9), ou entre 2 e 8 unidades de monossacarídeo (incluindo 2 e 8), ou mesmo entre 2 e 7 unidades de monossacarídeo (incluindo 2 e 7), ou mesmo entre 2 e 6 unidades de monossacarídeo (incluindo 2 e 6), por exemplo, entre 2 e 6 unidades de monossacarídeo (incluindo 2 e 6), entre 2 e 5 unidades de monossacarídeo (incluindo 2 e 5), entre 2 e 4 unidades de monossacarídeo (incluindo 2 e 4). O frutooligossacarídeo (FOS) utilizado no contexto da invenção pode ser uma mistura dos frutooligossacarídeos supracitados.
[016] O frutooligossacarídeo (FOS) utilizado no contexto da presente invenção correspondente vantajosamente:
[017] - a fórmula Glucose-(Frutose)n ou Manose-(Frutose)n, também denominada GFn, em que n varia entre 1 e 9, preferencialmente entre 1 e 8, e preferivelmente entre 1 e 3, ou
[018] - a fórmula (Frutose)m, também denominada Fm, em que m varia entre 2 e 10.
[019] São preferidos os compostos da fórmula GFn em que n=1, 2 ou 3. O frutooligossacarídeo (FOS) utilizado no contexto da invenção pode ser uma mistura dos compostos de Glucose-(Frutose)n ou Manose-(Frutose)n em que n varia entre 1 e 3 (1 e 3 sendo incluídos).
[020] Os frutooligossacarídeos podem ser escolhidos do grupo que consiste dos compostos de nistose (GF3), questose (GF2), frutosilnistose (GF4), bifurcose (GF3), em que G=glucose, inulobiose (F2), inulotriose (F3) e inulotetraose (F4).
[021] Os FOSs podem ser obtidos das espécies supracitadas por um método que compreende as etapas de lavagem, moagem, extração, (separação sólido-líquido) e, opcionalmente, fracionamento e concentração.
[022] Os FOSs também podem ser obtidos pela hidrolise de ácidos ou enzimas, a partir dos extratos supracitados.
[023] De acordo com uma modalidade da invenção, os frutooligossacarídeos são obtidos pela hidrólise da inulina ou dos oligossacarídeos obtidos da inulina. A hidrólise pode ser executada por meios enzimáticos, químicos ou microbióticos (por exemplo, pela Bifidobacterium).
[024] De acordo com uma modalidade específica da invenção, os frutooligossacarídeos são obtidos pela hidrólise enzimática da inulina.
[025] A inulina é um polissacarídeo que consiste em unidades de D- frutose unidas por ligações de β(2,1) e em um grupo com terminação D- glucose unido por uma ligação de a(1,2). O grau de polimerização da inulina é, geralmente, da ordem de 40 a 60 unidades de monossacarídeo.
[026] A inulina pode ser extraída das raízes de várias plantas, particularmente da alcachofra de Jerusalém e da chicória.
[027] O extrato da planta que contém FOSs obtidos de acordo com um dos métodos supradescritos pode ser mais ou menos concentrado, dependendo do uso pretendido. A desidratação total do extrato confere a ele uma forma pulverulenta e solúvel em água. A desidratação pode ser obtida pelo tambor de secagem ou secagem por spray.
[028] Alternativamente, os frutooligossacarídeos podem ser obtidos pela síntese química.
[029] De acordo com uma variante, os frutooligossacarídeos podem ser obtidos pela transfrutosilação da sucrose, por exemplo, pela ação da transfrutosilação de Aspergillus niger β-fructosidase na sucrose.
[030] Os frutooligossacarídeos, por exemplo, podem ser sulfatados pela reação de um FOS supradescrito com ácido sulfúrico na presença da piridina.
[031] Os FOSs supradescritos podem ser utilizados sozinhos ou misturados com fertilizantes inorgânicos no preparo do produto fertilizante e/ou bioestimulante da invenção.
[032] É sabido que os fertilizantes são conhecidos como materiais de fertilização, cuja função principal é fornecer às plantas elementos diretamente úteis para sua nutrição (elementos de fertilização principais, elementos de fertilização secundários e elementos vestigiais).
[033] Para este fim, os fertilizantes de raízes ou folhas utilizam, geralmente, fontes de nitrogênio, fósforo e potássio, bem como elementos vestigiais e aminoácidos.
[034] As plantas absorvem, principalmente, nitrogênio, que é um elemento de nutrição essencial ao seu crescimento. O nitrogênio é fornecido na forma de nitrato ou amônio, cujo uso em grandes quantidades é problemático do ponto de vista ecológico.
[035] Na invenção, o produto fertilizante e/ou bioestimulante dos FOSs pode ser utilizado como um suplemento nas composições fertilizantes convencionais, como os próprios fertilizantes, para ativar a absorção de nitrogênio inorgânico e sua assimilação na forma de proteínas.
[036] Além disso, o produto fertilizante e/ou bioestimulante pode conter um ou mais materiais fertilizantes escolhidos de ureia, amônio, nitrato de amônio, fosfato natural, cloreto de potássio, sulfato de amônio, nitrato de magnésio, nitrato de manganês, nitrato de zinco, nitrato de cobre, ácido fosfórico e ácido bórico.
[037] O produto da invenção pode conter agentes bioestimulantes escolhidos de ácidos húmicos, extratos de algas marinhas, aminoácidos, hormônios de plantas ou sua mistura.
[038] O frutooligossacarídeo (FOS) representa, por exemplo, entre 0,1 e 10% por peso, por exemplo, 1% por peso, do peso da composição.
[039] Ao ser formulado na forma líquida, o produto da invenção contém, por exemplo, entre 0,1 e 5% por peso de FOS. Quando formulado na forma sólida, o produto contém, por exemplo, entre 1 e 10% por peso de FOS.
[040] O produto da invenção pode ser na forma de um produto escolhido de agentes enriquecedores de calcário, agentes enriquecedores orgânicos e reforços de cultivo, fertilizantes de raízes do tipo NP, PK, NPK, fertilizantes de folhas ou mesmo soluções nutritivas para as raízes.
[041] Outro objetivo da invenção é propor um método para fertilizar plantas aprimorando sua absorção de nutrientes inorgânicos, que compreende a aplicação nas referidas plantas ou sólidos de uma quantidade eficaz de frutooligossacarídeo (FOS) compreendendo entre 2 e 10 unidades de monossacarídeo na composição já descrita.
[042] A invenção também propõe um método referente à bioestimulação das plantas que compreende a aplicação, nas referias plantas ou solos, de uma quantidade eficaz de frutooligossacarídeo (FOS) entre 2 e 10 unidades de monossacarídeo do produto supracitado.
[043] De acordo com outro aspecto, o pedido de patente da invenção visa proteger um método de tratamento de plantas ou solos para ativar reações que produzem mecanismos na absorção de nutrientes inorgânicos, caracterizado por compreender a aplicação, nas referidas plantas ou solos, de uma quantidade eficaz de FOS.
[044] Em um dos três métodos acima, o produto da invenção ou o FOS pode ser aplicado nas plantas pelas folhas ou raízes.
[045] Geralmente, a quantidade de FOS fornecida às plantas é entre 0,1 g e 100 g por litro, e, preferencialmente, da ordem de 1 g por litro, quando na forma líquida, pelas folhas ou em soluções nutritivas nas raízes (hidroponicamente ou gota a gota).
[046] A quantidade de FOS fornecida às plantas é, por exemplo, entre 10 e 1000 g/ha, preferivelmente da ordem de 200 g/ha, quando em estado sólido, por exemplo, em fertilizantes pulverulentos ou granulados.
[047] O produto da invenção pode ser utilizado em um dos métodos que compõem os objetos da invenção, nas doses recomendas abaixo:
[048] - Aplicação nas folhas: entre 0,5 e 5 kg/ha em um grau de diluição entre 0,1-0,5%,
[049] - Aplicação nas raízes - aplicação no solo: 10-50 kg/ha,
[050] - Aplicação nas raízes - fertirrigação: 10-20 kg/ha por irrigação gota a gota em um grau de diluição entre 0,1-0,5%.
[051] Além disso, a invenção pode ser utilizada no tratamento de inúmeras variedades de plantas. Entre elas, são citadas especificamente as seguintes:
[052] - plantas cultivadas em larga escala, como cereais (trigo, milho),
[053] - plantas produtoras de proteína (ervilha),
[054] - plantas produtoras de óleo (soja, girassol),
[055] - pastagens utilizadas na alimentação de animais,
[056] - culturas especializadas, como, especificamente, de horticultura (alface, espinafre, tomate, melão), videiras, cultivo de árvores (pereiras, macieiras, nectarineiras) ou horticultura (roseiras).
[057] Na invenção, o termo “planta” significa a planta considerada por inteiro, incluindo seu sistema de raiz, sistema vegetativo, grãos, sementes e frutos.
[058] De acordo com mais um aspecto, a invenção propõe abranger o uso de FOSs, compreendendo entre 2 e 10 unidades de monossacarídeos, para produzir mecanismos de absorção de nutrientes inorgânicos nas plantas, além de atuar como agentes na estimulação das defesas naturais das plantas. Os nutrientes inorgânicos são, especificamente, nitrogênio, fósforo e cálcio.
[059] A presente invenção é ilustrada pelas figuras e os exemplos não limitantes. Nos exemplos, salvo indicado em contrário, as porcentagens são expressas por peso e a temperatura é a temperatura ambiente.
[060] Figura 1 representa a concentração de ácido salicílico (expressa como pmol/gPF) nos caules das plantas jovens de tabaco que apresentam uma solução nutritiva contendo um frutooligossacarídeo de acordo com a invenção (FOS) ou a mesma solução nutritiva sem FOS (C).
[061] Figura 2 representa a concentração de ácido jasmônico (expressa como pmol/gPF) nos caules das plantas jovens de tabaco que apresentam uma solução nutritiva contendo um frutooligossacarídeo de acordo com a invenção (FOS) ou a mesma solução nutritiva sem FOS (C).
[062] Figura 3 representa a concentração de ácido salicílico (expressa como pmol/gPF) nos caules das plantas que apresentam uma solução nutritiva contendo um frutooligossacarídeo não de acordo com a invenção (FOS comparativo) ou a mesma solução nutritiva sem FOS (Controle).
[063] Figura 4 representa a concentração de ácido jasmônico (expressa como pmol/gPF) nos caules das plantas que apresentam uma solução nutritiva contendo um frutooligossacarídeo não de acordo com a invenção (FOS comparativo) ou a mesma solução nutritiva sem FOS (Controle).
[064] 10 kg de frutooligossacarídeos, vendidos com a marca Profeed® L95, foram misturados com 250 kg de sulfato de amônio, 50 kg de ureia, 300 kg de superfosfato e 300 kg de cloreto de potássio em um cilindro de granulação na presença de 125 l de água em 45°C. Todas as matérias-primas, incluindo os frutooligossacarídeos, foram trituradas anteriormente.
[065] Os grânulos foram secos em um secador de tambor em 90°C por 15 min.
[066] 100 l de água foram misturados com 10 kg de frutooligossacarídeo, fabricado e vendido com a marca Profeed® L95. A mistura foi agitada de forma contínua por 2-6 horas. A temperatura ficou, preferivelmente, entre 25-70°C.
[067] O líquido que contém o frutooligossacarídeo foi misturado com 10 kg de ureia e 25 kg de fosfato de monopotássio. A mistura foi agitada de forma contínua em 25°C por 24 h., e o produto final foi filtrado.
[068] Os testes foram realizados em plantas jovens de alface com 15 dias de vida (Lactuca sativa) cultivadas hidroponicamente. Os testes foram efetuados em uma estufa com temperaturas de 22°C/16°C dia/noite, 60% de umidade e em um fotoperíodo de 10 horas.
[069] As mudas de alface (oriundas de um viveiro) foram lavadas para remover o composto ao redor da raiz e crescidas hidroponicamente em água por dois dias, para remover os elementos nutritivos oriundos do pré-cultivo.
[070] A taxa de absorção dos minerais foi comparada e condicionada à existência ou não (controle) de FOS (tratamento) contido na solução nutritiva.
[071] 9 plantas jovens de alface (cada uma dos três lotes compreendendo três plantas jovens) foram transferidas para uma solução fresca e nutritiva contendo 100 mg.l-1 de um frutooligossacarídeo vendido pela Beghin Meiji, com a referência Profeed® L95.
[072] 9 plantas jovens de alface (cada uma dos três lotes compreendendo três plantas jovens) foram transferidas para a mesma solução fresca e nutritiva não contendo FOS (controle).
[073] Conteúdo da solução nutritiva: 2 mM de NO3-, 2 mM de PO42-, 4 mM de K+, 1 mM de Ca2+, 2 mM de Mg2+, 100 μM de Fe, 14 μM de B, 16 μM de Mn, 4 μM de Mo e 0,8 μM de Cu. O pH da solução foi ajustado para 6 com KOH.
[074] A quantidade dos elementos inorgânicos absorvidos foi calculada ao ser monitorada a redução dos elementos na solução nutritiva por um período de 30 horas. As medições do nitrato foram executadas pela cromatografia iônica (Dionex 120) e as medições dos outros elementos (P, Ca, Mg, K, Fe) pelo ICP ótico (IRIS Intrepid II xdl, Thermo-Electron).
[075] As plantas foram então colhidas. A raiz e a parte aérea foram separadas, pesadas e secadas em um forno de exaustão forçada em 45°C, por 48 h., para determinar seu peso seco. Resultados:
[076] Os resultados foram analisados estatisticamente (ANOVA) com a utilização do programa STATISTICA 6.0, tornando P<0,05 significativo.
[077] Os graus de absorção na raiz do nitrato, fosfato e cálcio nos alfaces são apresentados na tabela abaixo. Os resultados são expressos como % em relação ao controle (100%).
[078] Na bioestimulação, o impacto do frutooligossacarídeo de acordo com a invenção e o impacto do frutooligossacarídeo não de acordo com a invenção foram comparados na medição do conteúdo de ácido jasmônico (hormônio da planta) nos caules das plantas jovens de tabaco.
[079] O processo acima ocorre em razão da trajetória metabólica do ácido jasmônico (JA) atuar na resistência a insetos e doenças. O aumento do conteúdo de ácido jasmônico nos tecidos é um bom indicador do aumento do potencial das plantas jovens na resistência aos agentes patogênicos.
[080] O efeito de um frutooligossacarídeo (FOS) que compreende entre 2 e 10 unidades de monossacarídeo (vendidas como Profeed® L95) foi comparado ao efeito de um FOS comparativo (vendido como Probiofeed®, contendo 95% de inulina e 5% de monossacarídeos).
[081] As plantas jovens de tabaco germinaram em uma mistura de turfa/areia (proporção de 1/1) e foram transplantadas em um estágio de cinco folhas para um pote de um litro em uma estufa. As plantas foram tratadas com a aplicação radicular de uma solução aquosa de FOS a 0,3%, uma solução aquosa de inulina e chicória a 0,3% (Sigma I2255), ou a mesma solução aquosa não contendo FOS ou inulina. O experimento foi realizado com cinco plantas em cada tratamento aplicado.
[082] Outros oligossacarídeos, como betamune (B), bio- mananoligossacarídeos (MS), mananoligossaarídeo (M), foram testados em solução aquosa (10 min., em 100°C) (B20, MS20, M20) ou em solução ácida (0,1N HCl, 10 min., em 100°C, cujo pH foi neutralizado antes da aplicação nas plantas) (BCl, MSCl, MCl). Análises
[083] As plantas colhidas, após a aplicação do tratamento, foram congeladas e moídas com nitrogênio líquido para a realização da análise quantitativa do ácido jasmônico e ácido salicílico que elas contêm, de acordo com o protocolo a seguir. Reagentes e Materiais
[084] Os padrões do ácido jasmônico (JAS) e do ácido salicílico (SAL) foram fornecidos pela Sigma-Aldrich (St Louis, USA). O ácido dihidrojasmônico (DHJAS), utilizado como um padrão interno do ácido jasmônico, foi fornecido pela OlChemin Ltd (Olomouc, República Checa), e o ácido salicílico 2H4- (D-SAL), utilizado como um padrão interno do ácido salicílico, foi fornecido pela Sigma-Aldrich (St Louis, EUA).
[085] As agitações foram executadas no sistema Multi Reax da Heidolph Instruments (Schwabach, Alemanha) e as centrifugações na centrífuga Centrikon T-124 da Kontron Instruments (Zurique, Suíça). As evaporações foram realizadas no evaporador de vórtice, modelo 432-2100, da Labconco Corporation (Kansas City, MO, EUA).
[086] 0,25 gramas do tecido de uma planta (peso fresco) foram pesados, sendo neles acrescentados 100 μl de uma solução de D-SAL e DHJAS (1.000 ng/ml, em metanol) e 2 ml de MeOH/H2O/HCOOH (90/9/1 por volume) contendo 2,5 mM de dietilditiocarbamato de sódio com -20°C. Todos os ingredientes foram agitados por 60 minutos em velocidade máxima, 2.000 min.-1, e a centrifugação foi realizada em 11.000 min.-1, por 10 minutos, em 20°C. 0,5 ml de sobrenadante foram introduzidos em um tubo de teste já contendo 0,5 ml de 0,4% de ácido acético, agitados e centrifugados em 12.000 min.-1 por 10 minutos. Uma porção do sobrenadante é derramada em um frasco de cromatografia, pelo qual ela é injetada no sistema LC/MS/MS. Método Cromatográfico
[087] O cromatógrafo da Waters AllianceHT (Milford, MA, EUA) foi utilizado, implantado com um módulo de separação 2795 XE, um módulo de coluna ALLCOLHTR com regulagem de temperatura e uma coluna cromatográfica de 4 μm da Hydro-RP Synergi (15 x 0,2 cm) (Phenomenex, Torrance, CA, EUA). O gradiente e as condições aplicadas são os seguintes:
[088] Volume da injeção: 40 μl.
[089] Temperatura da amostra: 20°C.
[090] Temperatura da coluna: 30°C.
[091] Foi utilizado um detector de espectrometria de massa 3200 Q TRAP LC/MS/MS System (Applied Biosystems/MDS Sciex, Ontário, Canadá), equipado com uma interface Turbo Ion Spray (ionização por eletrospray) operando em modo negativo.
[092] Parâmetros da fonte:
[093] CUR (taxa de fluxo da cortina de gás): 22,00 psi.
[094] IS (voltagem da ionização por eletrospray): -4000 V.
[095] TEM: 550°C.
[096] GS1 (taxa de fluxo do gás de nebulização): 45,00 psi.
[097] GS2 (taxa de fluxo do gás de reaquecimento): 55,00 psi.
[098] Parâmetros do analisador da massa:
[099] Modo do scan: MRM (monitoramento de reações múltiplas).
[0100] Resolução de Q1: baixa.
[0101] Resolução de Q3: 1.
[0102] Gás de CAD (dissociação ativada por colisão): médio.
[0103] CXP (potencial de saída da célula de colisão): -4,00 V.
[0104] Parâmetros do detector:
[0105] CEM (multiplicador de elétron multicanal): -2800,0 V.
[0106] Os dados obtidos são processados pelo software Analyst 1.4.2, da Applied Biosystems. Resultados
[0108] amu = unidade de massa atômica
[0109] Ácido jasmônico (JAS)
[0110] Ácido salicílico (SAL)
[0111] Ácido dihidrojasmônico (DHJAS)
[0112] 2H4-Ácido salicílico (D-SAL)
[0113] O rendimento total, incluindo o efeito da matriz, foi calculado de duas formas. Primeiro, as plantas foram dopadas com concentrações de hormônios diferentes, e a subtração da planta não dopada foi comparada com os padrões inseridos entre as amostras como controles. Nas tabelas indicadas, a dopagem foi executada com concentrações diferentes que dependiam do hormônio em questão, levando em conta as diferenças de sensibilidade entre elas e as diferenças de concentração observadas na planta utilizada, por exemplo, pepino. O rendimento obtido também foi calculado pelo padrão internacional, em razão do cociente entre a média das áreas de cada padrão internacional nas amostras a serem examinadas e nos padrões inseridos entre as amostras como controles. Os resultados são os seguintes: Rendimento total nas folhas: Rendimento total nas raízes:
[0114] Os valores do limite de detecção (LOD) e do limite de quantificação (LOQ) foram calculados considerando 10 vezes o nível médio do extrato das plantas, em ng/g da planta. Os resultados são os seguintes: Limite de detecção (LOD) e limite de quantificação (LOQ):
[0115] Os resultados são apresentados nas figuras 1 a 4. Observa-se que a inulina - que compreende mais de 10 unidades de monossacarídeo - não induz o aumento da concentração de ácido jasmônico.
[0116] Em contrapartida, de acordo com a invenção, o frutooligossacarídeo compreende entre 2 a 10 unidades de monossacarídeo induzindo uma concentração de hormônio 4 a 8 vezes maior, dependendo dos tecidos.
Claims (8)
1. Uso de ao menos um frutooligossacarídeo (FOS), caracterizado por compreender entre 2 e 10 unidades de monossacarídeos para obter mecanismos de absorção dos nutrientes inorgânicos em plantas e como um agente para estimular as defesas naturais das plantas.
2. Uso de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o pelo menos um FOS ser uma mistura de Glicose- (Frutose) n ou uma mistura de Manose- (Frutose) n em que n varia de 1 a 3.
3. Uso, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o pelo menos um FOS corresponder à fórmula Glicose- (Frutose) n ou Manose- (Frutose) n, também denominado GFn, em que n varia de 1 a 9, ou até a fórmula (Frutose) m, também denotada Fm, na qual m varia de 2 a 10.
4. Uso de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o pelo menos um FOS ser derivado da hidrólise enzimática da inulina.
5. Uso, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o pelo menos um FOS ser escolhido do grupo que consiste nos compostos nistose (GF3), cestose (GF2), frutosilnystose (GF4), bifurcose (GF3), inulobiose (F2) , inulotriose (F3) e inulotetraose (F4).
6. Uso de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o pelo menos um FOS ser sulfatado.
7. Uso de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o pelo menos um FOS ser aplicado às plantas através das folhas ou através das raízes.
8. Uso, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o pelo menos um FOS ser utilizado em uma quantidade: - de 0,1 a 100 g por litro, e de preferência da ordem de 1 g por litro, quando fornecido na forma líquida pelas folhas ou em soluções nutritivas para as raízes, - de 10 a 1000 ge de preferência na ordem dos 200 g por hectare, quando fornecidos na forma sólida, por exemplo, fertilizantes pulverulentos ou granulados.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR1453157 | 2014-04-09 | ||
FR1453157A FR3019715B1 (fr) | 2014-04-09 | 2014-04-09 | Composition fertilisante et biostimulante contenant des fructo-oligosaccharides, procede d'application et utilisations |
PCT/FR2015/050917 WO2015155476A1 (fr) | 2014-04-09 | 2015-04-08 | Produit fertilisant et biostimulant contenant des fructo-oligosaccharides, procede d'application et utilisations. |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112016023458A2 BR112016023458A2 (pt) | 2017-08-15 |
BR112016023458B1 true BR112016023458B1 (pt) | 2022-06-07 |
Family
ID=51210558
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112016023458-8A BR112016023458B1 (pt) | 2014-04-09 | 2015-04-08 | Método para fertilizar ou bioestimular plantas e uso de ao menos um frutooligossacarídeo (fos) |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
US (2) | US20170020132A1 (pt) |
EP (1) | EP3128840B1 (pt) |
BR (1) | BR112016023458B1 (pt) |
ES (1) | ES2933905T3 (pt) |
FR (1) | FR3019715B1 (pt) |
HR (1) | HRP20221365T1 (pt) |
HU (1) | HUE060565T2 (pt) |
PL (1) | PL3128840T3 (pt) |
PT (1) | PT3128840T (pt) |
WO (1) | WO2015155476A1 (pt) |
Families Citing this family (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US10683243B2 (en) * | 2016-01-28 | 2020-06-16 | R. Umar Hasan Saputra | Process for producing coal-based fertilizer and the products produced |
WO2024130376A1 (pt) * | 2022-12-23 | 2024-06-27 | Yessinergy Holding S.A. | Composição para promover a multiplicação e a sobrevida de microrganismos, método de tratamento de plantas e uso da composição em biodefensivos agricolas |
Family Cites Families (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US5733579A (en) * | 1995-04-05 | 1998-03-31 | Abbott Laboratories | Oral rehydration solution containing indigestible oligosaccharides |
AU6889698A (en) * | 1997-04-11 | 1998-11-11 | Auxein Corporation | Compositions and methods utilizing succinate and raffinates to improve plant growth |
JPH10298020A (ja) * | 1997-04-22 | 1998-11-10 | Gun Ei Chem Ind Co Ltd | 作物栄養補助剤及び該作物栄養補助剤を用いた作物栽培方法 |
FR2766059B1 (fr) * | 1997-07-18 | 1999-09-17 | Goemar Lab Sa | Procede pour la stimulation des defenses naturelles de plantes agronomiquement utiles et composition pour la mise en oeuvre de ce procede |
FR2836011B1 (fr) * | 2002-02-20 | 2004-05-14 | Goemar Lab Sa | Agent pour la stimulation des defenses naturelles des plantes et procede pour sa mise en oeuvre |
FR2868253B1 (fr) * | 2004-03-30 | 2006-07-21 | Cie Financiere Et De Participa | Utilisation des ulvanes comme activateurs des reactions de defense des plantes et de resistance contre des contraintes biotiques ou abiotiques |
JP2007215462A (ja) * | 2006-02-16 | 2007-08-30 | National Agriculture & Food Research Organization | ミネラル吸収促進物質を含有する食用植物体およびその製造方法 |
CN100486434C (zh) | 2007-01-11 | 2009-05-13 | 山东应天生物科技有限公司 | 牛蒡低聚果糖在农业上作为抗病诱导子的应用 |
KR101670092B1 (ko) * | 2008-06-12 | 2016-10-27 | 티엔세 수이케라피나데리예 엔.브이. | 프럭토올리고당 조성물, 이것의 제조 방법 및 용도 |
US20110294864A1 (en) * | 2009-01-13 | 2011-12-01 | Universiteit Gent | Aqueous coacervate compositions suitable for making powders and water-soluble formulations of biologically-active agents |
-
2014
- 2014-04-09 FR FR1453157A patent/FR3019715B1/fr active Active
-
2015
- 2015-04-08 HU HUE15720370A patent/HUE060565T2/hu unknown
- 2015-04-08 ES ES15720370T patent/ES2933905T3/es active Active
- 2015-04-08 EP EP15720370.4A patent/EP3128840B1/fr active Active
- 2015-04-08 US US15/302,410 patent/US20170020132A1/en not_active Abandoned
- 2015-04-08 BR BR112016023458-8A patent/BR112016023458B1/pt active IP Right Grant
- 2015-04-08 PL PL15720370.4T patent/PL3128840T3/pl unknown
- 2015-04-08 PT PT157203704T patent/PT3128840T/pt unknown
- 2015-04-08 WO PCT/FR2015/050917 patent/WO2015155476A1/fr active Application Filing
- 2015-04-08 HR HRP20221365TT patent/HRP20221365T1/hr unknown
-
2019
- 2019-02-20 US US16/280,812 patent/US20190183120A1/en active Pending
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
PL3128840T3 (pl) | 2023-01-09 |
FR3019715B1 (fr) | 2018-04-06 |
ES2933905T3 (es) | 2023-02-14 |
EP3128840A1 (fr) | 2017-02-15 |
WO2015155476A1 (fr) | 2015-10-15 |
PT3128840T (pt) | 2022-10-21 |
EP3128840B1 (fr) | 2022-09-28 |
BR112016023458A2 (pt) | 2017-08-15 |
HUE060565T2 (hu) | 2023-03-28 |
FR3019715A1 (fr) | 2015-10-16 |
HRP20221365T1 (hr) | 2023-01-06 |
US20170020132A1 (en) | 2017-01-26 |
US20190183120A1 (en) | 2019-06-20 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
KR100979931B1 (ko) | 천연 미네랄 성분을 포함하는 액체 비료 및 그의 제조방법 | |
Cavalcante et al. | Foliar spray of humic substances on seedling production of yellow passion fruit | |
Makinde | Effects of inorganic fertilizer on the growth and nutrient composition of Moringa (Moringa oleifera) | |
ES2550098T5 (es) | Utilización de ulvanos como inductores de mecanismos de absorción de nitrógeno y de la síntesis de proteínas | |
JP2011144175A (ja) | タンニン及び非タンニン物質の天然抽出物の使用による地力改善並びに栽培の根付肥効果の提供、並びにそのためのタンニン及び非タンニン植物組成物 | |
Lija et al. | Maize (Zea mays L.) nutrient use efficiency as affected by formulated fertilizer with Clinoptilolite Zeolite | |
Hassanein et al. | Grain-priming and foliar pretreatment enhanced stress defense in wheat ('Triticum aestivum'var. Gimaza 9) plants cultivated in drought land | |
Mona et al. | Response of wheat plants to application of selenium and humic acid under salt stress conditions | |
US20190183120A1 (en) | Fertilizing and bio stimulating product containing fructo oligosaccharides, application method and uses | |
Ehsan et al. | Effect of humic acid foliar spraying and nitrogen fertilizers management on wheat yield | |
Sá nchez-André u et al. | Humic substances. Incidence on crop fertility | |
EA019288B1 (ru) | Композиция для повышения фотосинтеза | |
Jalali et al. | Comparison the efficiency of some different Zn source on quantitative and qualitative yield of Lemon verbena | |
Bailey | Effects of gypsum on the uptake, assimilation and cycling of 15 N-labelled ammonium and nitrate-N by perennial ryegrass | |
Singh et al. | Soil phosphorus dynamics in a Vertisol as affected by cattle manure and nitrogen fertilization in soybean‐wheat system | |
Jurgiel-Malecka et al. | The effect of nitrogen fertilization on content of microelements in selected onions | |
Fenn et al. | Review of beneficial uses of calcium and ammonium salts for stimulating plant growth and metabolite translocation | |
Zamani et al. | The effects of salicylic acid (SA) and sodium nitroprusside (SNP) on physical and growth characteristics of Pinus eldarica | |
Niazi et al. | Salt tolerance in fodderbeet and seabeet: analysis of biochemical relations | |
Shedeed et al. | Silicon-enhanced reduction of some heavy elements accumulation in Cowpea Plants (Vigna unguiculata L.) | |
Kumar et al. | Assessment of cadmium and its impact on the uptake efficiency of Phosphate fertilizers by Amaranthus tricolour | |
Kovacevic et al. | Response of maize and soybeans to fertilization with phosphorus and potassium on acid soil | |
NZ553879A (en) | Enhanced plant growth | |
Temel et al. | The effect of soils having different salt content on mineral accumulations of some forage legume species | |
Mondal et al. | Biochemical response of mungbean (Vigna radiata L.) under the influence of reduced dose of chemical fertilizer and different time and method of application of biofertilizer. |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B350 | Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette] | ||
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/04/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS |