BR112016021723B1 - Métodos, e aparelhos - Google Patents

Métodos, e aparelhos Download PDF

Info

Publication number
BR112016021723B1
BR112016021723B1 BR112016021723-3A BR112016021723A BR112016021723B1 BR 112016021723 B1 BR112016021723 B1 BR 112016021723B1 BR 112016021723 A BR112016021723 A BR 112016021723A BR 112016021723 B1 BR112016021723 B1 BR 112016021723B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
indication
processor
preamble
memory
satisfied
Prior art date
Application number
BR112016021723-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Juha Korhonen
Esa Malkamaki
Claudio Rosa
Chunli Wu
Original Assignee
Nokia Technologies Oy
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Technologies Oy filed Critical Nokia Technologies Oy
Publication of BR112016021723B1 publication Critical patent/BR112016021723B1/pt

Links

Abstract

MÉTODOS, E APARELHOS A presente invenção diz respeito a vários sistemas de comunicação podem se beneficiar de transmissões de preâmbulos em paralelo. Em particular, sistemas de comunicação da evolução a longo prazo do projeto de parceria de terceira geração podem se beneficiar de métodos e sistemas para trans-missão de preâmbulos em paralelo em situações de energia limitada. Um método pode incluir a determinação em uma camada física de um dispositivo que uma condição predeterminada foi satisfeita com relação a uma situação de energia limitada. O método pode incluir também a comunicação de uma indicação de que a condição predeterminada foi satisfeita para uma camada superior do dispositivo, baseado na determinação de que a condição predeterminada foi satisfeita.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[01] Vários sistemas de comunicação podem se beneficiar de transmissões de preâmbulos em paralelo. Em particular, sistemas de comunicação da evolução a longo prazo do projeto de parceria de terceira geração podem se beneficiar de métodos e sistemas para transmissão de preâmbulos em paralelo em situações de energia limitada.
Descrição da Técnica Relacionada:
[02] A soma da energia de transmissão total (TX) para um dado equipamento de usuário (UE) está limitada a um certo valor máximo devido às limitações físicas ou exigências regulamentares do dispositivo. Quando a soma de energia de diferentes transmissões simultâneas exceder o limite, um UE convencional faz escalonamento de energia de acordo com regras de prioridade, o que pode - em alguns casos - levar o UE a deixar cair, completamente, uma das transmissões. Uma situação em que transmissões simultâneas podem ocorrer é quando o UE procedimentos de acesso aleatório de sobreposição indo para um grupo de células mestras (MCG) e para um grupo de células secundárias (SCG).
[03] Esta situação pode se originar em liberação de evolução a longo prazo (LTE) com dupla conectividade. Em contraste, em liberações anteriores, ao UE é permitido continuar apenas um procedimento de acesso aleatório, se uma situação aparece onde dois procedimentos se sobrepõem. Quando procedimentos de acesso aleatório de MCG e de SCG se sobrepõem, o UE pode ter que transmitir preâmbulos de sobreposição.
[04] Uma questão particular é que enquanto a camada de controle de acesso a meio (MAC) do UE está preparando a camada física (PHY) para a transmissão de preâmbulo, a camada de MAC não tem conhecimento da energia do preâmbulo. Portanto, a camada de MAC não sabe acerca da aparência de uma situação de energia limitada.
[05] Uma maneira de evitar essa situação é que recursos de canal físico de acesso aleatório (PRACH) sejam configurados de modo que eles nunca se sobreponham em MCG e SCG. Isso limitaria a capacidade de RACH, visto que recursos seriam divididos entre células. Também, um certo nível de sincronicidade ou pelo menos conhecimento de cronometragem de células será necessário. Além disso, dupla conectividade pode precisar ser suportada em redes assíncronas.
[06] Escalonamento de energia semiestática será uma abordagem que poderia ser usada em situações onde a energia máxima necessária de preâmbulos de SCG pode ser suposta ser tão pequena que não haverá consequências práticas para a transmissão de preâmbulos de MCG, se sua energia máxima for um pouco reduzida por causa da transmissão de preâmbulos de SCG de sobreposição.
SUMÁRIO:
[07] De acordo com certas modalidades, um método pode incluir a determinação em uma camada física de um dispositivo de que uma condição predeterminada foi satisfeita com relação a uma situação de energia limitada. O método também pode incluir a comunicação de uma indicação de que a condição predeterminada foi satisfeita para uma camada superior do dispositivo com base na determinação de que a condição predeterminada foi satisfeita.
[08] Em certas modalidades, um método pode incluir o recebimento de uma indicação, de uma camada física de um dispositivo, em uma camada superior do dispositivo. A indicação pode indicar que a condição predeterminada foi satisfeita com relação a uma situação de energia limitada. O método também pode incluir levar em conta a indicação na camada superior, ao selecionar subsequentemente recursos para um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias.
[09] Um método, em certas modalidades, pode incluir o recebimento, em um elemento de rede, de uma indicação de que uma condição predeterminada foi satisfeita com relação a uma situação de energia limitada para um equipamento de usuário. O método também pode incluir o controle de pelo menos um dentre alocação de recursos, liberação ou transferência do equipamento de usuário entre um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias, com base na indicação.
[10] Um meio legível em computador, não transitório, pode, de acordo com certas modalidades, ser codificado com instruções que, quando executadas em hardware, realizam um processo. O processo pode incluir qualquer um dos métodos descritos acima.
[11] Um produto de programa de computador pode, em certas modalidades, ser codificado com instruções para realização de um processo. O processo pode incluir qualquer um dos métodos descritos acima.
[12] De acordo com certas modalidades, um aparelho pode incluir pelo menos um processador e pelo menos uma memória incluindo código de programa de computador. A pelo menos uma memória e o código de programa de computador podem ser configurados, com o pelo menos um processador, para fazer o aparelho pelo menos determinar, em uma camada física de um dispositivo que uma condição predeterminada foi satisfeita com relação a uma situação de energia limitada. A pelo menos uma memória e código de programa de computador também podem ser configurados, com o pelo menos um processador, para fazer o aparelho pelo menos comunicar uma indicação de que a condição predeterminada foi satisfeita.
[13] Em certas modalidades, um aparelho pode incluir pelo menos um processador e pelo menos uma memória incluindo código de programa de computador. A pelo menos uma memória e o código de programa de computador podem ser configurados, com o pelo menos um processador, para fazer o aparelho pelo menos receber uma indicação, de uma camada física de um dispositivo, em uma camada superior do dispositivo. A indicação pode indicar que uma condição predeterminada foi satisfeita com relação a uma situação de energia limitada. A pelo menos uma memória e o código de programa de computador também podem ser configurados, com o pelo menos um processador, fazer o aparelho pelo menos levar em conta a indicação na camada superior, ao selecionar subsequentemente recursos para um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias.
[14] Um aparelho, de acordo com certas modalidades, pode incluir meios para determinação, em uma camada física de um dispositivo que uma condição predeterminada foi satisfeita com relação a uma situação de energia limitada. O aparelho também pode incluir meios para comunicação de uma indicação que a condição predeterminada foi satisfeita para uma camada superior do dispositivo com base na determinação de que a condição predeterminada foi satisfeita.
[15] Um aparelho, em certas modalidades, pode incluir meios para recebimento de uma indicação, de uma camada física de um dispositivo, em uma camada superior do dispositivo. A indicação pode indicar que uma condição predeterminada foi satisfeita com relação a uma situação de energia limitada. O aparelho pode incluir também meios para levar em conta, na camada superior, ao selecionar subsequentemente recursos para um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias.
[16] De acordo com certas modalidades, um aparelho pode incluir pelo menos um processador e pelo menos uma memória incluindo código de programa de computador. A pelo menos uma memória e o código de programa de computador podem ser configurados, com o pelo menos um processador, para fazer o aparelho pelo menos receber, em um elemento de rede, uma indicação de que uma condição predeterminada foi satisfeita com relação a uma situação de energia limitada para um equipamento de usuário. A pelo menos uma memória e o código de programa de computador também podem ser configurados, com o pelo menos um processador, para fazer o aparelho pelo menos controlar pelo menos um dentre alocação de recursos, liberação ou transferência do equipamento de usuário entre um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias, com base na indicação.
[17] Em certas modalidades, um aparelho pode incluir meios para recebimento, em um elemento de rede, de uma indicação de que uma condição predeterminada foi satisfeita com relação a uma situação de energia limitada para um equipamento de usuário. O aparelho também pode incluir meios para controlar pelo menos um dentre alocação de recursos, liberação ou transferência do equipamento de usuário entre um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias, com base na indicação.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS:
[18] Para compreensão adequada da invenção, referência será feita aos desenhos anexos, em que:
[19] A Figura 1 ilustra um método de acordo com certas modalidades.
[20] A Figura 2 ilustra outro método de acordo com certas modalidades.
[21] A Figura 3 ilustra um sistema de acordo com certas modalidades.
[22] A Figura 4 ilustra um outro método de acordo com certas modalidades.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[23] Certas modalidades proporcionam métodos e sistemas que podem lidar adequadamente e, em alguns casos minimizar, as consequências de um sinal de extensão de largura de banda de domínio de frequência em procedimentos de acesso aleatório em paralelo. Desse modo, certas modalidades se relacionam com a dupla conectividade, que é discutida em um item de trabalho (WI) para LTE Rel. 12 WI, ver 3GPP RP- 132069, que é incorporado no presente documento, através de referência, em sua totalidade. Na dupla conectividade, o UE pode ser configurado para usar recursos de rádio dos Grupos de Células Mestres e Secundárias (MCG e SCG). Em particular, certas modalidades direcionam questões que podem aparecer quando o UE tem procedimentos de acesso aleatório (RA), indo, simultaneamente, para MCG e SCG.
[24] Mais particularmente, em certas modalidades PHY pode indicar para MAC a situação de energia limitada com relação à transmissão de preâmbulos. Essa indicação pode desencadear uma variedade de ações de MAC, conforme discutido abaixo.
[25] Por exemplo, em um caso particular, o PHY pode indicar que as energias dos preâmbulos foram escalonadas por causa de uma limitação de energia. A MAC pode levar em conta a indicação através da seleção de recursos PRACH de SCG e MCG de maneira que sobreposições sejam evitadas no futuro. Por exemplo, em um caso particular, a MAC pode postergar transmissões de preâmbulos de SCG até acabar um procedimento de acesso aleatório de MCG. Alternativamente, o preâmbulo de SCG pode ser postergado para o recurso de PRACH de não sobreposição disponível seguinte. O PHY também pode, ou alternativamente, enviar a indicação anterior quando preâmbulos não estão se sobrepondo, mas a situação de energia limitada aparecerá, se estiverem.
[26] Em uma implementação particular, o PHY pode cair, por exemplo, uma transmissão de preâmbulos de SCG completamente, se uma situação de energia limitada aparecer. O PHY pode, então, realimentar para a MAC uma indicação de um preâmbulo caído. A MAC pode saber, exatamente, quais preâmbulos foram transmitidos. A MAC pode, assim, levar em conta a queda de preâmbulos quando ajustando a energia dos preâmbulos: os preâmbulos repetidos, normalmente, são enviados com energia crescente e esse aumento de energia é controlado pela MAC que ordena ao PHY para fazer etapas relativas de energização entre preâmbulos transmitidos repetidamente. Se MAC sabe que PHY não realizou algumas transmissões de preâmbulos, ela pode evitar a acumulação excessiva de energia e energia de preâmbulos desnecessariamente grande, quando a situação de energia limitada desaparece.
[27] Em certas modalidades, uma nova causa de problemas de acesso aleatório pode ser especificada para o caso em que o acesso aleatório de SCG falha porque o UE não é capa de transmitir preâmbulos devido à limitação de energia. A nova causa poderia ser uma indicação para o controle de recursos de rádio (RRC), subsequentemente relatado para o eNode B mestre (MeNB), que a dupla conectividade pode não ser possível para o UE. Com base nessa indicação, o MeNB pode decidir, em vez disso, por exemplo, realizar uma transferência de eNB mestre para secundária. Mais geralmente, uma indicação para o RRC de que a limitação de energia aconteceu, durante transmissão de preâmbulos de PRACH, poderia também ser sinalizada em casos onde a transmissão de preâmbulos de PRACH em um eNB se sobrepõe com outras transmissões de ligação ascendente que não PRACH, por exemplo, canal de controle de ligação ascendente físico (PUCCH), canal compartilhado de ligação ascendente físico (PUSCH), sinal de referência de som (SRS) ou semelhantes, no outro eNB, resultando em limitação de energia sendo alcançada. Isso pode ocorrer mesmo que, devido às regras de priorização, isso pudesse não resultar na transmissão de preâmbulos de PRACH tendo caído ou sido escalonado em energia.
[28] Além disso, o novo tipo de indicação de problema de acesso aleatório poderia fazer com que MAC e/ou RRC reagissem diferentemente, dependendo de se preâmbulos dedicados estão em uso ou não. Essa diferença poderia ser razoável porque poderia ser desejável que a liberação de preâmbulos dedicados acontecesse, independente da causa do problema de acesso aleatório, dentro de um certo tempo, de modo que eNB sabe que pode ser alocado para outros EUS, embora o procedimento baseado em contenção poderia ser continuado mais livremente apesar dos retardos de transmissão de preâmbulos.
[29] Em um nível mais detalhado acesso aleatório (RA) baseado em não contenção poderia ser manipulado diferentemente. Por exemplo, um preâmbulo dedicado pode ser liberado dentro de um certo tempo, com um cronômetro ou um contador separado que aumenta em cada ocasião de preâmbulo. O contador pode ser diferente de um para a contagem de transmissão de preâmbulos, que não aumenta, se o preâmbulo cai quando a colisão acontece. Desse modo, o eNB pode conhecer os recursos para o preâmbulo dedicado poder ser alocado para outros UEs, independente da causa do problema de acesso aleatório. Quando o preâmbulo dedicado é liberado, o novo tipo de problema de acesso aleatório pode ser indicado para RRC e relatado para o MeNB. Embora o procedimento baseado em contenção pudesse ser continuado mais livremente apesar do retardo de transmissão de preâmbulos, a indicação sobre o problema de energia para o eNB poderia se aplicar ao RA baseado em contenção, igualmente.
[30] As modalidades acima podem ser implementadas de várias maneiras. Por exemplo, uma especificação de controle de acesso a meio (MAC), tal como aquela descrita na especificação técnica (TS) de 3GPP 36.321, poderia ser modificada para requerer postergação de transmissão de preâmbulos de SCG, se a camada física tiver indicado limitação de energia. Por exemplo, poderia ser especificado que, para SCG, o UE levará em conta a possível ocorrência de transmissão de preâmbulos em sobreposição em MCG, no caso de limitação de energia de preâmbulo ter sido indicada pela camada física. A totalidade de 3GPP TS 36.321 é incorporada no presente documento através de referência.
[31] Essa alternativa pode ser simples de implementar nas especificações de MAC. Contudo, nesse caso, a liberação do preâmbulo dedicado também pode ser postergada.
[32] Há maneiras alternativas de lidar com o término do procedimento de acesso aleatório de SCG, cujas transmissões de preâmbulos tenham sido retardadas por causa de situação de energia limitada. Uma maneira é especificar que MAC aumenta a contagem de preâmbulos como se preâmbulos postergados ou aqueles indicados por PHY como não transmitidos, fossem realmente transmitidos. Essa poderia der uma maneira de liberar os preâmbulos dedicados em um tempo similar, como seriam liberados sem preâmbulos retardados. Outra maneira é pela introdução de um cronômetro ou outro contador para liberação de preâmbulos dedicados, de modo que o eNB sabe quando o preâmbulo dedicado pode ser alocado para outros UEs, independente de se há ou não colisão e queda de preâmbulo devido à limitação de energia para esse UE. O contador de preâmbulos correntes pode contar apenas preás transmitidos. Então, a energia dos preâmbulos poderia ser obtida diretamente da contagem de preâmbulos, como é presentemente, sem quaisquer etapas de energia maiores devido aos preâmbulos contados, mas não transmitidos.
[33] A Figura 1 ilustra um método de acordo com certas modalidades. O método da Figura 1 pode ser realizado, por exemplo, por um equipamento de usuário. O método pode incluir, em 110, a determinação em uma camada física de um dispositivo que uma condição predeterminada foi satisfeita com relação a uma situação de energia limitada. A condição predeterminada pode ser que a situação de energia limitada se originou ou que a situação de energia limitada pode se originar, se as transmissões de preâmbulos para um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias se sobrepõem. Desse modo, a condição predeterminada pode ser apenas que a situação de energia limitada está em risco particular de se originar.
[34] O método também pode incluir, em 120, a comunicação de uma indicação de que a condição predeterminada foi satisfeita. Para uma camada superior do dispositivo com base na determinação de que a condição predeterminada foi satisfeita. A camada superior pode incluir pelo menos uma dentre a camada de controle de acesso a meio ou a camada de controle de recurso de rádio. A indicação pode ser uma indicação de um problema de acesso aleatório devido à limitação de energia.
[35] O método também pode incluir, em 130, a camada física fazendo cair uma transmissão de preâmbulos de grupo de células secundárias completamente, quando uma situação de energia limitada se apresenta. A indicação pode ser comunicada através do relato da transmissão de preâmbulos caída para a camada superior.
[36] A Figura 2 ilustra outro método de acordo com certas modalidades. O método da Figura 2 também pode ser realizado por um equipamento de usuário. Além disso, o método da Figura 2 pode ser usado junto com o método da Figura 1.
[37] Conforme mostrado na Figura 2, o método pode incluir, em 210, o recebimento de uma indicação, de uma camada física de um dispositivo, em uma camada superior do dispositivo. A indicação pode indicar que uma condição predeterminada foi satisfeita com relação a uma situação de energia limitada. Por exemplo, a indicação pode incluir uma indicação de um problema de acesso aleatório devido à limitação de energia.
[38] O método também pode incluir, em 220, levar em conta a indicação na camada superior, ao selecionar subsequentemente recursos para um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias. Levar em conta a indicação pode incluir, em 230, a postergação de transmissão de preâmbulos de grupo de células secundárias até o término de um procedimento de acesso aleatório de grupo de células mestras. Alternativamente, levar em conta pode incluir a postergação de transmissão de preâmbulos de grupo de células secundárias até o recurso de PRACH disponível seguinte não sobrepondo com a transmissão de preâmbulos de grupo de células mestras. Levar em conta a indicação pode ser contingente se os preâmbulos dedicados estiverem em uso.
[39] Desse modo, o método também pode envolver a inclusão, em 212, uma nova causa de falha de acesso aleatório com ou como a indicação. O método também pode incluir, em 214, o dispositivo relatando a indicação para um elemento de rede, tal como um MeNB. O relato pode ser realizado, por exemplo, usando sinalização de controle de recurso de rádio (RRC). O método também pode incluir, em 216, a determinação de energia de transmissão de preâmbulos (Tx) com base no relato de transmissão de preâmbulos caída.
[40] O método também pode incluir, em 225, o controle de um cronômetro ou contador para liberação de um preâmbulo dedicado, com base na indicação. Por exemplo, um preâmbulo dedicado pode ser liberado dentro de um certo tempo, com um cronômetro ou um contador separado que aumenta em cada ocasião de preâmbulo. O contador pode ser diferente de um para a contagem de transmissão de preâmbulos que não aumenta, se o preâmbulo cai quando a colisão acontece.
[41] A Figura 3 ilustra um sistema de acordo com certas modalidades. Deve ser compreendido que cada bloco do fluxograma das Figuras 1, 2 ou 4 e qualquer de suas combinações pode ser implementado por vários meios ou suas combinações, tais como hardware, software, firmware, um ou mais processadores e/ou circuito. Em uma modalidade um sistema pode incluir diversos dispositivos, tais como, por exemplo, elemento de rede 310 e equipamento de usuário (UE) ou dispositivo de usuário 320. O sistema pode incluir mais de um UE 320 e mais de um elemento de rede 310, embora apenas um de cada seja mostrado para fins de ilustração. Um elemento de rede pode ser um ponto de acesso, uma estação base, um eNode B (eNB), servidor, hospedeiro ou qualquer outro elemento de rede discutido aqui ou semelhante. Cada um desses dispositivos pode incluir pelo menos um processador ou unidade ou módulo de controle, respectivamente, indicados como 314 e 324. Pelo menos uma memória pode ser proporcionada em cada dispositivo e indicada como 315 e 325, respectivamente. A memória pode incluir instruções de programas de computador ou código de computador nela contidas. Um ou mais transceptores 316 e 326 podem ser proporcionados e cada dispositivo também pode incluir uma antena, respectivamente, ilustrada como 317 e 327. Embora apenas uma antena seja mostrada, muitas antenas e múltiplos elementos de antena podem ser proporcionados para cada um dos dispositivos. Outras configurações desses dispositivos, por exemplo, podem ser proporcionadas. Por exemplo, o elemento de rede 310 e o UE 320 podem ser configurados para comunicação cabeada, além de comunicação sem fio e, nesse caso, antenas 317 e 327 podem ilustrar qualquer forma de hardware de comunicação, sem estar limitado a apenas uma antena. Igualmente, alguns elementos de rede 310 podem ilustrar qualquer forma de hardware de comunicação cabeada, tal como um cartão de interface de rede.
[42] Os transceptores 316 e 326 podem, cada um deles, independentemente, ser um transmissor, um receptor ou ambos, um transmissor e um receptor, ou uma unidade ou dispositivo que pode ser configurado para transmissão e recepção. O transmissor e/ou receptor (no que se refere às partes de rádio) também pode ser implementado como uma caixa de rádio remota, que não está localizada no próprio dispositivo, mas em um mastro, por exemplo. As operações e funcionalidades podem ser realizadas em entidades diferentes, tais como nós, hospedeiros ou servidores, de maneira flexível. Em outras palavras, a divisão de trabalho pode variar caso a caso. Um uso possível é fazer um conteúdo local de distribuição de elemento de rede. Uma ou mais funcionalidades também podem ser implementadas como aplicação(ões) virtual(ais) em software que pode executar em um servidor.
[43] Um dispositivo de usuário ou equipamento de usuário 320 pode ser uma estação móvel (MS), tal como um telefone móvel ou um telefone inteligente ou dispositivo multimídia, um computador, tal como um tablete, dotado de capacidades de comunicação sem fio, assistente pessoal de dados ou digital (PDA), dotado de capacidades de comunicação sem fio, reprodutor de mídia portátil, câmera digital, câmera de vídeo de bolso, unidade de navegação dotada de capacidades de comunicação sem fio ou qualquer de suas combinações.
[44] Em uma modalidade exemplificativa, um aparelho, tal como um nó ou dispositivo de usuário, pode incluir meios para realização de modalidades descritas acima em relação às Figuras 1, 2 ou 4.
[45] Os processadores 314 e 324 podem ser concretizados por qualquer dispositivo computacional ou de processamento de dados, como uma unidade central de processamento (CPU), processador de sinais digitais (DSP), circuito integrado de aplicação específica (ASIC), dispositivos lógicos programáveis (PLDs), arranjos de portas programáveis em campo (FPGAs), circuitos otimizados digitalmente ou dispositivo comparável ou uma combinação dos mesmos. Os processadores podem ser implementados com um controlador único ou uma pluralidade de controladores ou processadores.
[46] Para firmware ou software, a implementação pode incluir módulos ou unidade de pelo menos um conjunto de chips (por exemplo, procedimentos, funções e assim por diante). As memórias 315 e 325 podem, independentemente, ser qualquer dispositivo de armazenamento adequado, tal como um meio legível em computador, não transitório. Uma unidade de disco rígido (HDD), memória de acesso aleatório (RAM), memória flash ou outra memória adequada pode ser usada. As memórias podem ser combinadas em um circuito integrado único como o processador ou podem ser separadas do mesmo. Além disso, as instruções de programa de computador podem ser armazenadas na memória e que podem ser processadas pelos processadores podem ser qualquer forma adequada de código de programa de computador, por exemplo, um programa de computador compilado ou interpretado escrito em qualquer linguagem de programação adequada. A memória ou entidade de armazenamento de dados—é, tipicamente, interna, mas também pode ser externa ou uma combinação de ambas, tal como no caso quando capacidade de memória adicional é obtida de um provedor de serviços. A memória pode ser fixa ou removível.
[47] A memória e as instruções de programas de computador podem ser configuradas com o processador para o dispositivo particular, para levar um aparelho de hardware, tal como um elemento de rede 310 e/ou UE 320, a realizar qualquer um dos processos descritos acima (ver, por exemplo, as Figuras 1, 2 e 4). Portanto, em certas modalidades, um meio legível em computador, não transitório, pode ser codificado com instruções de computador ou um ou mais programas de computador (tal como rotina de software adicionada ou atualizada, como, applet ou macro) que, quando executado em hardware, pode realizar um processo tal como um dos processos aqui descritos. Os programas de computador podem der codificados por uma linguagem de programação, que pode ser uma linguagem de programação de alto nível, tal como C-objetivo, C, C++, C#, Java, etc ou uma linguagem de programação de baixo nível, tal como uma linguagem de máquina ou Assembler. Alternativamente, certas modalidades da invenção podem ser realizadas inteiramente em hardware.
[48] Além disso, embora a Figura 3 ilustre um sistema incluindo um elemento de rede 310 e um UE 320, modalidades da invenção podem ser aplicáveis a outras configurações e configurações envolvendo elementos adicionais, conforme ilustrado e discutido aqui. Por exemplo, múltiplos dispositivos de equipamento de usuário e múltiplos elementos de rede podem estar presentes ou outros nós proporcionando funcionalidade similar, como nós que combinam a funcionalidade de um equipamento de usuário e um ponto de acesso, tal como um nó de relé. O UE 320 pode ser igualmente dotado de uma variedade de configurações para outro comunicação que não o elemento de rede de comunicação 310. Por exemplo, o UE 320 pode ser configurado para comunicação dispositivo-para-dispositivo.
[49] A Figura 4 ilustra um outro método de acordo com certas modalidades. O método da Figura 4 pode ser usado junto com o método das Figuras 1 e 2 em uma rede sem fio. Conforme mostrado na Figura 4, um método pode incluir, em 410, o recebimento, em um elemento de rede, de uma indicação de que uma condição predeterminada foi satisfeita com relação a uma situação de energia limitada para um equipamento de usuário. O método também pode incluir, em 420, o controle de pelo menos uma dentre alocação de recursos, liberação ou transferência do equipamento de usuário entre um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias, com base na indicação. A liberação pode, por exemplo, ser um procedimento de liberação de SeNB. A transferência pode ser, por exemplo, uma transferência para SeNB ou para um MeNB diferente.
[50] Pelo menos um preâmbulo dedicado pode estar em uso, como mencionado acima, e pode ser liberado depois dentro de um certo tempo. O controle pode, nesse caso, incluir o pelo menos um preâmbulo dedicado sendo alocado para outro equipamento de usuário.
[51] Certas modalidades podem proporcionar vários benefícios ou vantagens. Por exemplo, em certas modalidades, o MeNB pode ser capaz de obter uma indicação de limitação de energia de UE com dupla conectividade já durante o procedimento de RACH para o SeNB, que poderia ser usado para detectar mais rapidamente uma possível inviabilidade de dupla conectividade.
[52] Além disso, certas modalidades podem proporcionar liberação mais rápida de recursos de PRACH dedicados no caso de os procedimentos de RACH necessitarem levar um longo tempo, devido à transmissão simultânea de PRACH para MeNB e SeNB.
[53] Alguém de habilidade comum na técnica prontamente compreenderá que a invenção como foi discutida acima pode ser posta em prática com etapas em uma ordem diferente e/ou com elementos de hardware em configurações que são diferentes daquelas que são divulgadas. Portanto, embora a invenção tenha sido descrita com base nessas modalidades preferidas, será evidente para aqueles de habilidade na técnica que certas modificações, variações e construções alternativas serão evidentes, embora permanecendo dentro do espírito e do escopo da invenção. A fim de determinar os limites e as fronteiras da invenção, portanto, referência será feita às reivindicações anexas.

Claims (32)

1. MÉTODO, caracterizado por compreender: determinação em uma camada física de um dispositivo (320) de que uma condição predeterminada foi satisfeita para escalonar a energia de transmissões de preâmbulo paralelo do dispositivo (320) ou para deixar cair uma das transmissões de preâmbulo paralelo do dispositivo (320), em que as transmissões de preâmbulo paralelo são para um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias; e comunicação de uma indicação de que uma condição predeterminada foi satisfeita para uma camada superior do dispositivo que seleciona recursos para o grupo de células mestras e secundárias, com base na determinação de que a condição predeterminada foi satisfeita.
2. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela camada superior compreender pelo menos uma dentre camada de controle de acesso a meio ou camada de controle de recurso de rádio.
3. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por compreender ainda a queda de uma transmissão de preâmbulos de grupo de células secundárias completamente na camada física.
4. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por compreender ainda: relato da transmissão de preâmbulos caída para a camada superior como a indicação.
5. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por compreender ainda: determinação de energia de transmissão de preâmbulos com base no relato da transmissão de preâmbulos caída.
6. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pela indicação compreender uma indicação de um problema de acesso aleatório devido à limitação de energia.
7. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por compreender ainda: relato, pelo dispositivo, da indicação para um elemento de rede.
8. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por compreender ainda: liberar um preâmbulo dedicado dentro de um certo tempo, com um cronômetro ou um contador separado que aumenta em cada ocasião de preâmbulo.
9. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por compreender ainda: relatar, para uma célula mestra, um problema de acesso aleatório pela limitação de energia de transmissão no dispositivo.
10. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pela condição predeterminada ter sido satisfeita para deixar cair uma das transmissões de preâmbulo paralelo do dispositivo, e o método compreender ainda pelo menos evitar a acumulação excessiva de energia quando a situação de limitação de energia desaparece.
11. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pela condição predeterminada ter sido satisfeita para deixar cair uma das transmissões de preâmbulo paralelo do dispositivo, e o método compreender ainda pelo menos não aumentar um contador para contagem de transmissão de preâmbulo após comunicar a indicação.
12. MÉTODO, caracterizado por: compreender recebimento de uma indicação, de uma camada física de um dispositivo (320), em uma camada superior do dispositivo, em que a indicação indica que uma condição predeterminada foi satisfeita escalonar a energia de transmissões de preâmbulo paralelo do dispositivo (320) ou para deixar cair uma das transmissões de preâmbulo paralelo do dispositivo (320), em que as transmissões de preâmbulo paralelo são para um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias; e levar em conta a indicação na camada superior, ao selecionar subsequentemente recursos para um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias.
13. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por levar em conta a indicação compreender a postergação da transmissão de preâmbulos de grupo de células secundárias até o término de um procedimento de acesso aleatório de grupo de células mestras ou até que recursos de canal de acesso aleatório disponíveis seguintes não se sobreponham com uma transmissão de preâmbulos de grupo de células mestras.
14. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações 12 ou 13, caracterizado pela indicação compreender uma indicação de um problema de acesso aleatório devido à limitação de energia.
15. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações 12 ou 13, caracterizado por levar em conta a indicação ser contingente, se preâmbulos dedicados estiverem em uso.
16. APARELHO (320), caracterizado por compreender: pelo menos um processador (324); e pelo menos uma memória (325); em que a pelo menos uma memória (325) é configurada para, com o pelo menos um processador (324), fazer o aparelho pelo menos determinar, em uma camada física do aparelho (320), que uma condição predeterminada foi satisfeita escalonar a energia de transmissões de preâmbulo paralelo do dispositivo ou para deixar cair uma das transmissões de preâmbulo paralelo do dispositivo (320), em que as transmissões de preâmbulo paralelo são para um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias; e comunicar uma indicação de que a condição predeterminada foi satisfeita para uma camada superior do aparelho (320) que seleciona recursos para o grupo de células mestras e o grupo de células secundárias, com base na determinação de que a condição predeterminada foi satisfeita.
17. APARELHO (320), de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pela camada superior compreender pelo menos uma dentre camada de controle de acesso a meio ou camada de controle de recursos de rádio.
18. APARELHO (320), de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 ou 17, caracterizado por pelo menos uma memória (325) está configurada para, com o pelo menos um processador (324), fazer com que o aparelho pelo menos fazer cair uma transmissão de preâmbulos de grupo de células secundárias completamente na camada física.
19. APARELHO (320), de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por pelo menos uma memória (325) ser ainda configurado para com o pelo menos um processador (324), fazer o aparelho pelo menos relatar a transmissão de preâmbulos caídos para a camada superior como a indicação.
20. APARELHO (320), de acordo com a reivindicação 19, caracterizado por pelo menos uma memória (325) ser configurado para, com o pelo menos um processador (324), fazer o aparelho pelo menos determinar a energia de transmissão de preâmbulos com base no relato da transmissão de preâmbulos caída.
21. APARELHO (320), de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 ou 17, caracterizado pela indicação compreender uma indicação de um problema de acesso aleatório devido à limitação de energia.
22. APARELHO (320), de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por pelo menos uma memória (325) ser configurado para, com o pelo menos um processador (324), fazer o aparelho pelo menos relatar a indicação para um elemento de rede.
23. APARELHO (320), de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 ou 17, caracterizado por pelo menos uma memória (325) e ser ainda configurado para, com o pelo menos um processador (324), fazer o aparelho pelo menos liberar que um preâmbulo dedicado dentro de um certo tempo, com um cronômetro ou um contador separado que aumenta em cada ocasião de preâmbulo.
24. APARELHO (320), de acordo com a reivindicação 23, caracterizado por pelo menos uma memória (325) ser ainda configurado para, com o pelo menos um processador (324), fazer o aparelho pelo menos relatar a célula mestra um de problema de acesso aleatório causado pela limitação de potência de transmissão no aparelho.
25. APARELHO (320), de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 ou 17, caracterizado pela condição predeterminada ter sido satisfeita para deixar cair uma das transmissões de preâmbulo paralelo do dispositivo e a pelo menos uma memória (325) ser ainda configurada para, com o pelo menos um processador (324), fazer com que o aparelho pelo menos evitar a acumulação excessiva de energia quando a situação de limitação de energia desaparece.
26. APARELHO (320), de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 ou 17, caracterizado pela condição predeterminada ter sido satisfeita para deixar cair uma das transmissões de preâmbulo paralelo do dispositivo e a pelo menos uma memória (325) ser ainda configurada para, com o pelo menos um processador (324), fazer com que o dispositivo pelo menos não aumentar um contador para contagem de transmissão de preâmbulo após comunicar a indicação.
27. APARELHO (320), caracterizado por compreender: pelo menos um processador (324); pelo menos uma memória (325); em que a pelo menos uma memória (325) é configurado para, com o pelo menos um processador (324), fazer o aparelho pelo menos receber uma indicação, de uma camada física do aparelho, em uma camada superior do aparelho, em que a indicação indica que uma condição predeterminada foi satisfeita escalonar a energia de transmissões de preâmbulo paralelo do dispositivo ou para deixar cair uma das transmissões de preâmbulo paralelo do dispositivo, em que as transmissões de preâmbulo paralelo são para um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias; e levar em conta a indicação na camada superior, ao selecionar subsequentemente recursos para um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias.
28. APARELHO (320), de acordo com a reivindicação 27, caracterizado por pelo menos uma memória (325) ser configurado para, com o pelo menos um processador (324), fazer o aparelho pelo menos levar em conta a indicação através da postergação de transmissão de preâmbulos de grupo de células secundárias até o término de um processador de acesso aleatório de grupo de células mestras ou até que recursos de canal de acesso aleatório disponível seguinte não se sobrepondo com uma transmissão de preâmbulos de grupo de células mestras.
29. APARELHO (320), de acordo com uma das reivindicações 27 ou 28, caracterizado pela indicação compreender uma indicação de um problema de acesso aleatório devido à limitação de energia.
30. APARELHO (320), de acordo com uma das reivindicações 27 ou 28, caracterizado por pelo menos uma memória (325) ser configurado para, com o pelo menos um processador (324), fazer o aparelho pelo menos, levar em conta a indicação de contingente, se preâmbulos dedicados estiverem em uso.
31. APARELHO (310), caracterizado por compreender: pelo menos um processador (314); pelo menos uma memória (315); em que a pelo menos uma memória (315) é configurado, com o pelo menos um processador (310), para fazer o aparelho pelo menos receber uma indicação de que uma condição predeterminada foi satisfeita em um equipamento de usuário (320) para escalonar a energia de transmissões de preâmbulo paralelo do equipamento de usuário (320) ou para deixar cair uma das transmissões de preâmbulo paralelo do equipamento de usuário (320), em que as transmissões de preâmbulo paralelo são para um grupo de células mestras e um grupo de células secundárias; e controlar pelo menos uma dentre alocação de recursos, liberação ou transferência do equipamento de usuário (320) entre o grupo de células mestras e o grupo de células secundárias, com base na indicação.
32. APARELHO (310), de acordo com a reivindicação 31, caracterizado por pelo menos um preâmbulo dedicado estar em uso e ser liberado depois, dentro de um certo tempo, e em que a pelo menos uma memória (315) ser configurado para, com o pelo menos um processador (314), fazer o aparelho (310) pelo menos controlar através de alocação o pelo menos um preâmbulo dedicado para outro equipamento de usuário.
BR112016021723-3A 2014-03-21 Métodos, e aparelhos BR112016021723B1 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016021723B1 true BR112016021723B1 (pt) 2023-08-01

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP7121800B2 (ja) アンライセンス無線バンドシナリオのための一時的フローティングdlタイミングアプローチ
US9717099B2 (en) Parallel preamble transmission in power limited situations
ES2677228T3 (es) Sistema y método para activar y desactivar múltiples celdas secundarias
JP7092197B2 (ja) 端末デバイス、端末デバイスの方法、及びネットワークデバイスの方法
BR112014003550B1 (pt) Método para alocar potência para transmissões sobrepostas, aparelho para alocar potência para transmissões sobrepostas e método para calcular relatório de espaço livre de potência
BR112019020240A2 (pt) método de transmissão de dados, dispositivo de rede, terminal, chip, e mídia de armazenamento legível por computador
TW201924454A (zh) 具有頻寬部分切換的隨機接取技術
US11737144B2 (en) On multiple PRACH preambles and random access responses
WO2013107312A1 (zh) 一种实现调度请求的方法、装置和系统
JP2019516292A (ja) Harqアクノリッジメント情報のフィードバックを取得する方法及び装置
US20180368161A1 (en) Usage of Physical Uplink Control Channel for Quasi-Periodic Control Signals
BR112012025850B1 (pt) transmissão de relatório de sinalização em uma agregação de portadora
BR112020001823A2 (pt) métodos de operação de um dispositivo sem fio e de operação de um nó de acesso de rádio, dispositivo sem fio, e, nó de acesso de rádio.
WO2020191653A1 (en) Method, device and computer readable medium for multi-trp transmission
KR20220089705A (ko) 정보 지시 방법 및 장치
BR112020021244A2 (pt) configuração de tamanho de bloco de transporte
BR112016017704B1 (pt) Método, e, aparelho
US11129180B2 (en) Scheduling request procedure with multiple scheduling request configurations
BR112016021723B1 (pt) Métodos, e aparelhos
CN110720251A (zh) 调度请求传输方法及设备
WO2017097582A1 (en) Random access enhancement for unlicensed access
JP2020162168A (ja) 上りリンク送信及び受信を実施するための方法
GB2502093A (en) Adjusting back off time period based on current network load
BR112020014302A2 (pt) Método, aparelho e programa de computador
JP2022024129A (ja) ユーザ機器、基地局、及び方法