BR112016018509B1 - Dispositivos e métodos de transmissão e recepção - Google Patents

Dispositivos e métodos de transmissão e recepção Download PDF

Info

Publication number
BR112016018509B1
BR112016018509B1 BR112016018509-9A BR112016018509A BR112016018509B1 BR 112016018509 B1 BR112016018509 B1 BR 112016018509B1 BR 112016018509 A BR112016018509 A BR 112016018509A BR 112016018509 B1 BR112016018509 B1 BR 112016018509B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
image data
transmission
layer
unit
transmission image
Prior art date
Application number
BR112016018509-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112016018509A2 (pt
Inventor
Ikuo Tsukagoshi
Original Assignee
Sony Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sony Corporation filed Critical Sony Corporation
Priority claimed from PCT/JP2015/054074 external-priority patent/WO2015125719A1/ja
Publication of BR112016018509A2 publication Critical patent/BR112016018509A2/pt
Publication of BR112016018509B1 publication Critical patent/BR112016018509B1/pt

Links

Abstract

DISPOSITIVO E MÉTODOS DE TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO. A presente invenção habilita transmissão satisfatória de ambos dados de imagem HDR e dados de imagem LDR. Os primeiros dados de transmissão obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos primeiros dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% com relação ao brilho do pico branco convencional de uma imagem LDR, e os segundos dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos segundos dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% * N (N é um número maior do que 1), excedendo o brilho do pico branco convencional, são divididos em camadas e codificados para gerar um fluxo de vídeo apresentando dados de imagem codificados de uma imagem parada de cada uma das camadas. Um recipiente de formato predeterminado, incluindo este fluxo de vídeo é transmitido.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente tecnologia refere-se a um dispositivo de transmissão, um método de transmissão, um dispositivo de recepção e um método de recepção e, em detalhes, refere-se a um dispositivo de transmissão e similares que processam dados de vídeo de alta faixa dinâmica.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
[002] Convencionalmente, é conhecida correção de gama que corrige uma característica de gama de um monitor inserindo dados de imagem apresentando uma característica reversa para uma característica do monitor. Por exemplo, o Documento de Não Patente 1 descreve a transmissão de um fluxo de vídeo obtido codificando dados de imagem de transmissão obtidos aplicando conversão fotoelétrica a dados de imagem de alta faixa dinâmica (HDR) apresentando um nível de faixa de 0 a 100% * N (N é maior do que 1).
[003] Imagem de baixa faixa dinâmica (LDR) convencional é operada referindo-se principalmente a brilho (um nível de brilho) de 100 cd/m2, ajustando uma relação de contraste para o brilho para se tomar 100:1 e usando brilho mínimo como um nível de preto, com base em características de conversão fotoelétrica/elétrica-foto definidas. Uma imagem HDR possui níveis finos no lado preto e é requerida a apresentar o nível de brilho expandido e exibido. No instante de uma saída de câmera, conversão fotoelétrica especial para HDR é usada algumas vezes.
LISTA DE CITAÇÃO DOCUMENTO DE NÃO PATENTE
[004] Documento de Não Patente 1: High Efficiency Video Coding (HEVC) padrão ITU-T H.265
SUMÁRIO DA INVENÇÃO PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS PELA INVENÇÃO
[005] Um objetivo da presente tecnologia é habilitar a transmissão favorável de ambos dados de imagem HDR e dados de imagem LDR.
SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS
[006] Um conceito da presente tecnologia reside em um dispositivo de transmissão incluindo: uma unidade de codificação de imagem configurada para dividir os primeiros dados de imagem de transmissão e segundos dados de imagem de transmissão em camadas, e codificar as camadas, os primeiros dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos primeiros dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% para o brilho de um pico branco de uma imagem LDR convencional, e os segundos dados de imagem de transmissão obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos segundos dados de imagem de transmissão apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% * N (N é um número maior do que 1), a relação de contraste excedendo o brilho do pico branco convencional, para gerar um fluxo de vídeo apresentando dados de imagem codificados de imagens paradas das camadas; e uma unidade de transmissão configurada para transmitir um recipiente em um formato predeterminado, incluindo fluxo de vídeo.
[007] Na presente tecnologia, os primeiros dados de imagem de transmissão e os segundos dados de imagem de transmissão são divididos em camadas e codificados pela unidade de codificação de imagem, e é gerado o fluxo de vídeo apresentando dados de imagem codificados das camadas. Os primeiros dados de imagem de transmissão são obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos primeiros dados de imagem de entrada (dados de imagem LDR) apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% para brilho de um pico de branco de uma imagem LDR convencional. Os segundos dados de imagem de transmissão são obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos segundos dados de imagem de entrada (dados de imagem HDR) apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% * N (N é um número maior do que 1), a relação de contraste excedendo o brilho do pico de branco convencional.
[008] O recipiente em um formato predeterminado incluindo o fluxo de vídeo é transmitido pela unidade de transmissão. Por exemplo, o recipiente pode ser um fluxo de transporte (MPEG-2 TS) empregado em um padrão de radiodifusão digital. Adicionalmente, por exemplo, o recipiente pode ser um recipiente em um formato MP4 ou outros formatos usados na distribuição da Internet.
[009] Conforme descrito acima, na presente tecnologia, os primeiros dados de imagem de transmissão obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos dados de imagem LDR e os segundos dados de imagem de transmissão obtidos aplicando a conversão fotoelétrica aos dados de imagem HDR são divididos em camadas e codificados, e o recipiente incluindo o fluxo de vídeo apresentando dados de imagem codificados de imagens paradas das camadas é transmitido. Portanto, ambos dados de imagem HDR e dados de imagem LDR podem ser favoravelmente transmitidos.
[0010] Notar que, na presente tecnologia, por exemplo, a unidade de codificação de imagem pode realizar processamento de subtração entre os segundos dados de imagem de transmissão e os primeiros dados de imagem de transmissão para obter dados de imagem de diferença, e pode codificar os primeiros dados de imagem de transmissão para obter os dados de imagem codificados da primeira camada, e codifica os dados de imagem de diferença para obter dados de imagem codificados da segunda camada. Os dados de imagem de diferença são codificados e os dados de imagem codificados da segunda camada são obtidos, e a eficiência de codificação pode ser melhorada.
[0011] Neste caso, por exemplo, a unidade de codificação de imagem pode fazer com que um tipo de imagem parada codificada de cada uma das imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão e um tipo de imagem parada codificada de cada uma das imagens paradas correspondentes dos dados de imagem de diferença concordem umas com a outras. É feito com que os tipos de imagens paradas concordem uns com os outros deste modo, a decodificação de cada uma das imagens paradas dos dados de imagem codificados da primeira camada e a decodificação de cada uma das imagens paradas correspondentes dos dados de imagem codificados da segunda camada, podem ser realizadas na mesma temporização no lado da recepção. Um retardo de decodificação até obter os segundos dados de imagem de transmissão pode ser suprimido.
[0012] Adicionalmente, na presente tecnologia, por exemplo, uma unidade de inserção de informação de camada, configurada para inserir informação de camada dos dados de imagem codificados de imagens paradas das camadas para uma camada do fluxo de vídeo ou uma camada do recipiente podem ser incluídas. Neste caso, por exemplo, a unidade de inserção de informação de camada pode inserir a informação de camada em um cabeçalho de uma unidade NAL ao inserir a informação de camada na camada do fluxo de vídeo. Adicionalmente, neste caso, por exemplo, a informação de camada a ser inserida na camada do recipiente pode indicar um ID temporal correspondente a cada uma das camadas. A informação de camada é inserida desta maneira, de tal modo que os dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das camadas podem ser facilmente obtidos a partir do fluxo de vídeo, no lado da recepção.
[0013] Adicionalmente, na presente tecnologia, por exemplo, a unidade de codificação de imagem pode aplicar ajuste de nível aos primeiros dados de imagem de transmissão ou aos segundos dados de imagem de transmissão ao efetuar o processamento de subtração, para obter os dados de imagem de diferença. O ajuste de nível é realizado desta maneira, o valor dos dados de imagem de diferença pode ser tornado pequeno e a eficiência de codificação pode ser adicionalmente reforçada. Neste caso, por exemplo, uma unidade de inserção de informação que insere informação característica do ajuste de nível e/ou informação de nível e informação de contraste do brilho para uma camada do fluxo de vídeo pode ser adicionalmente incluída. Consequentemente, no lado da recepção, o nível dos primeiros dados de imagem de transmissão é ajustado com base na informação característica do ajuste de nível e são adicionados aos dados de imagem de diferença, de tal modo que os segundos dados de imagem de transmissão podem ser favoravelmente obtidos. Adicionalmente, no lado da recepção, ajuste de exibição pode ser realizado usando a informação de nível e a informação de contraste do brilho.
[0014] Adicionalmente, o conceito da presente tecnologia reside em um dispositivo de recepção incluindo: uma unidade de recepção configurada para receber um recipiente incluindo um fluxo de vídeo tendo dados de imagem codificados de imagens paradas de camadas, o fluxo de vídeo sendo constituído dividindo os primeiros dados de imagem de transmissão e os segundos dados de imagem de transmissão em camadas, e codificando as camadas, os primeiros dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos primeiros dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% para o brilho de um pico de branco de uma imagem LDR convencional, e os segundos dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos segundos dados de imagem de transmissão apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% * N (N é um número maior do que 1), a relação de contraste excedendo o brilho do pico de branco convencional; e uma unidade de processamento configurada para processar o fluxo de vídeo incluído no recipiente recebido na unidade de recepção.
[0015] Na presente tecnologia, o recipiente incluindo um fluxo de vídeo tendo dados de imagem codificados de imagens paradas de camadas, o fluxo de vídeo sendo constituído dividindo os primeiros dados de imagem de transmissão e os segundos dados de imagem de transmissão em camadas e codificando as camadas, é recebido pela unidade de recepção. Os primeiros dados de imagem de transmissão são obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos primeiros dados de imagem de transmissão (dados de imagem LDR) apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% para brilho de um pico de branco de uma imagem LDR convencional. Os segundos dados de imagem de transmissão são obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos segundos dados de imagem de transmissão (dados de imagem HDR) apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% * N (N é um número maior do que 1), a relação de contraste excedendo o brilho do pico de branco convencional.
[0016] O fluxo de vídeo incluído no recipiente recebido na unidade de recepção é processado na unidade de processamento. Por exemplo, a unidade de processamento pode emitir seletivamente os primeiros dados de imagem de transmissão ou os segundos dados de imagem de transmissão. Neste caso, por exemplo, a unidade de processamento pode emitir os primeiros dados de imagem de transmissão ou os segundos dados de imagem de transmissão de acordo com uma capacidade de exibição de uma unidade de exibição. Então, por exemplo, um conversor fotoelétrico que aplica conversão fotoelétrica correspondente, correspondente aos primeiros dados de imagem de transmissão ou aos segundos dados de imagem de transmissão emitidos a partir da unidade de processamento podem ser adicionalmente incluídos.
[0017] Conforme descrito acima, na presente tecnologia, o fluxo de vídeo apresentando os dados de imagem codificados de imagens paradas de camadas, o fluxo de vídeo sendo constituído dividindo os primeiros dados de imagem de transmissão obtidos aplicando a conversão fotoelétrica aos dados de imagem LDR e os segundos dados de imagem de transmissão obtidos aplicando a conversão fotoelétrica aos dados de imagem HDR em camadas e codificando as camadas. Portanto, ambos dados de imagem HDR e dados de imagem LDR podem ser favoravelmente recebidos.
[0018] Notar que, na presente tecnologia, por exemplo, o fluxo de vídeo pode incluir os dados de imagem codificados da primeira camada constituídos codificando os primeiros dados de imagem de transmissão e os dados de imagem codificados da segunda camada constituídos codificando dados de imagem de diferença obtidos efetuando processamento de subtração entre os segundos dados de imagem de transmissão e os primeiros dados de imagem de transmissão, e a unidade de processamento pode decodificar os dados de imagem codificados da primeira camada para obter os primeiros dados de vídeo de transmissão, e pode adicionar os primeiros dados de imagem de transmissão aos dados de imagem de diferença obtidos decodificando os dados de imagem codificados da segunda camada, para obter os segundos dados de imagem de transmissão.
[0019] Neste caso, por exemplo, informação de camada dos dados de imagem codificados de imagens paradas de camadas pode ser inserido em uma camada do fluxo de vídeo ou uma camada do recipiente, e a unidade de processamento pode obter os dados de imagem codificados da primeira camada e os dados de imagem codificados da segunda camada a partir do fluxo de vídeo, com base na informação de camada. Neste caso, os dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das camadas podem ser facilmente obtidos do fluxo de vídeo.
[0020] Adicionalmente, na presente tecnologia, por exemplo, a unidade de processamento pode aplicar ajuste de nível aos primeiros dados de imagem de transmissão ou dados de imagem adicionados ao obter os segundos dados de imagem de transmissão. Neste caso, por exemplo, informação característica do ajuste de nível é inserida em uma camada do fluxo de vídeo, e a unidade de processamento pode aplicar o ajuste de nível aos primeiros dados de imagem de transmissão dos dados de imagem adicionados, com base na informação característica do ajuste de nível. Pela aplicativo do ajuste de nível, os segundos dados de imagem de transmissão podem ser obtidos favoravelmente.
EFEITOS DA INVENÇÃO
[0021] De acordo com a presente tecnologia, ambos dados de imagem HDR e dados de imagem LDR podem ser favoravelmente transmitidos. Notar que os efeitos descritos na presente especificação, são meramente descritos de forma exemplificadora e não estão limitados, e pode haver efeitos adicionais.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0022] Figura 1 é um diagrama em blocos ilustrando um exemplo de configuração de um sistema de transmissão/recepção.
[0023] Figura 2 é um diagrama em blocos ilustrando um exemplo de configuração de um dispositivo de transmissão que configura o sistema de transmissão/recepção.
[0024] Figura 3 é um diagrama ilustrando um exemplo de uma característica de conversão fotoelétrica (uma curva LDR OETF e uma curva HDR OETF) para imagem LDR e imagem HDR.
[0025] Figura 4 é um diagrama ilustrando um outro exemplo de uma característica de conversão fotoelétrica (uma curva LDR OETF e uma curva HDR OETF) para imagem LDR e imagem HDR.
[0026] Figura 5 é um diagrama ilustrando um exemplo de codificação hierárquica executada em um codificador de vídeo do dispositivo de transmissão.
[0027] Figura 6(a) e 6(b) são diagramas ilustrando um exemplo de estrutura de um cabeçalho de unidade NAL e conteúdo principal no exemplo de estrutura.
[0028] Figura 7 é um diagrama em blocos ilustrando um exemplo de configuração de um codificador de vídeo.
[0029] Figura 8 é um diagrama ilustrando um exemplo de uma curva de ajuste de nível (curva de mapeamento) para fazer com que um valor dos primeiros dados de imagem de transmissão VI se aproxime dos segundos dados de imagem de transmissão V2.
[0030] Figura 9 é um diagrama ilustrando um outro exemplo de uma curva de ajuste de nível (curva de mapeamento) para fazer com que um valor dos primeiros dados de imagem de transmissão VI se aproxime dos segundos dados de imagem de transmissão V2.
[0031] Figura 10 é um diagrama ilustrando uma unidade de acesso principal de um GOP em um caso em que o método de codificação é HEVC.
[0032] Figuras 11(a) e 11(b) são diagramas ilustrando um exemplo de estrutura de ’’mensagem SEI Level_Adjusting".
[0033] Figura 12 é um diagrama ilustrando um exemplo de estrutura de ”Level_Adjusting_information_data ()".
[0034] Figura 13 é um diagrama ilustrando o conteúdo principal no exemplo de estrutura de "Level_Adjusting_information_data ()".
[0035] Figura 14 é um diagrama ilustrando um exemplo de estrutura de um descritor de hierarquia de camada.
[0036] Figura 15 é um diagrama ilustrando conteúdo principal em um exemplo de estrutura de um descritor de hierarquia de camada.
[0037] Figura 16 é um diagrama ilustrando um exemplo de configuração de um fluxo de transporte.
[0038] Figura 17 é um diagrama em blocos ilustrando um exemplo de configuração de um dispositivo de recepção que configura o sistema de transmissão/recepção.
[0039] Figura 18 é um diagrama em blocos ilustrando um exemplo de configuração de um decodificador de vídeo.
[0040] Figura 19 é um diagrama para descrever um método para classificar dados de imagem codificados CV1 em uma primeira camada e dados de imagem codificados CV2 em uma segunda camada incluída em um fluxo de vídeo.
[0041] Figura 20 é um diagrama em blocos ilustrando um outro exemplo de configuração do codificador de vídeo.
[0042] Figura 21 é um diagrama em blocos ilustrando um outro exemplo de configuração do decodificador de vídeo.
[0043] Figura 22 é um diagrama ilustrando um outro exemplo de codificação hierárquica realizada no codificador de vídeo do dispositivo de transmissão.
MODO PARA REALIZAR A INVENÇÃO
[0044] A seguir, será descrita uma forma para implementar a invenção (a seguir referida como "modalidade"). Notar que a descrição é dada na ordem abaixo.
1. Modalidade 2. Modificação <1. Modalidade> [Configuração do Sistema de Transmissão/Recepção]
[0045] Figura 1 é um diagrama em blocos ilustrando um exemplo de configuração de um sistema de transmissão/recepção 10 como uma modalidade. Este sistema de transmissão/recepção 10 é configurado a partir de um dispositivo de transmissão 100 e um dispositivo de recepção 200.
[0046] O dispositivo de transmissão 100 gera um fluxo de transporte TS de MPEG2 como um recipiente, e transmite o fluxo de transporte TS através de uma onda de radiodifusão ou um pacote de uma rede. Este fluxo de transporte TS inclui um fluxo de vídeo apresentando dados de imagem codificados de imagens paradas de camadas, o fluxo de transporte TS sendo constituído dividindo os primeiros dados de imagem de transmissão e segundos dados de imagem de transmissão em camadas, e codificando as camadas.
[0047] O dispositivo de transmissão 100 aplica uma característica de conversão fotoelétrica (curva LDR OETF) para imagem LDR para primeiros dados de imagem de entrada (dados de imagem LDR) apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% para brilho de um pico de branco de uma imagem LDR convencional para obter os primeiros dados de imagem de transmissão. Adicionalmente, o dispositivo de transmissão 100 aplica uma característica de conversão fotoelétrica (curva HDR OETF) para imagem HDR aos segundos dados de imagem de entrada (dados de imagem HDR) apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% * N (N é um número maior do que 1), a relação de contraste excedendo o brilho do pico de branco convencional, para obter os segundos dados de imagem de transmissão.
[0048] Como para os primeiros dados de imagem de transmissão, o dispositivo de transmissão 100 codifica os primeiros dados de imagem de transmissão como estão para obter dados de imagem codificados da primeira camada. Entrementes, como para os segundos dados de imagem de transmissão, o dispositivo de transmissão 100 codifica dados de imagem de diferença obtidos subtraindo os primeiros dados de imagem de transmissão dos segundos dados de imagem de transmissão para obter dados de imagem codificados da segunda camada. Conforme descrito acima, codificar os dados de imagem de diferença entre os primeiros dados de imagem de transmissão e os segundos dados de imagem de transmissão ao invés de codificar os próprios segundos dados de imagem de transmissão, pode melhorar a eficiência de codificação.
[0049] Ao obter os dados de imagem de diferença, o dispositivo de transmissão 100 aplica ajuste de nível aos primeiros dados de imagem de transmissão. Aplicando o ajuste de nível desta maneira, o dispositivo de transmissão 100 pode fazer com que um valor dos primeiros dados de imagem de transmissão se aproxime de um valor dos segundos dados de imagem de transmissão e possa adicionalmente melhorar a eficiência de codificação.
[0050] O dispositivo de transmissão 100 insere informação de característica do ajuste de nível em uma camada do fluxo de vídeo. Com a informação de característica do ajuste de nível, em um lado de recepção, o nível dos primeiros dados de imagem de transmissão a ser adicionado aos dados de imagem de diferença para obter os segundos dados de imagem de transmissão pode ser ajustado similarmente ao ajuste de um lado de transmissão, e os segundos dados de imagem de transmissão podem ser obtidos precisamente.
[0051] O dispositivo de transmissão 100 classifica imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão e os dados de imagem de diferença em uma pluralidade de hierarquias, e codifica as imagens paradas. Neste caso, por exemplo, codificação tal como H.264/AVC ou H.265/HEVC é aplicada de tal modo que uma imagem parada referida pertence a uma própria hierarquia e/ou a uma hierarquia mais baixa do que a própria hierarquia.
[0052] O dispositivo de transmissão 100 efetua codificação de tal modo que um tipo de imagem parada codificado de cada uma das imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão e um tipo de imagem parada codificado de cada uma das imagens paradas correspondentes dos dados de imagem de diferença concordam uns com os outros. Efetuando codificação de tal modo que o tipo de imagem parada de ambos dados de imagem concorde um com o outro, o retardo de decodificação para obter os segundos dados de imagem de transmissão no lado da recepção pode ser suprimido.
[0053] O dispositivo de transmissão 100 adiciona, para cada imagem parada, informação de identificação hierárquica para identificar uma hierarquia pertencente aos dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das hierarquias. Nesta modalidade, "nuh_temporal_id_plusl", que significa um identificador de hierarquia (temporal_id) é arranjado em uma porção de cabeçalho de uma unidade NAL (nal_unit) de cada uma das imagens paradas. Adicionando informação de identificação hierárquica desta maneira, a identificador hierárquica de cada uma das imagens paradas torna- se possível na camada da unidade NAL no lado da recepção.
[0054] O dispositivo de transmissão 100 aloca, por exemplo, os dados de imagem codificados de cada uma das imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão a uma hierarquia mais baixa, e aloca os dados de imagem codificados de cada uma das imagens paradas dos dados de imagem de diferença a uma hierarquia mais alta. O dispositivo de transmissão 100 então adiciona informação de camada para identificar uma camada, aos dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das hierarquias. Na modalidade, um identificador de camada (Layer_id) é arranjado na porção de cabeçalho da unidade NAL (nal_unit) de cada uma das imagens paradas da informação de camada.
[0055] O dispositivo de transmissão 100 insere a informação de camada para identificar a camada dos dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das hierarquias, na camada do recipiente (fluxo de transporte). Esta informação de camada é descrita em um descritor em uma malha de fluxo elementar de vídeo sob uma tabela de mapa de programa, por exemplo. Esta informação de camada indica um valor do identificador de hierarquia (temporalid) incluído em cada uma das camadas.
[0056] Conforme descrito acima, adicionando ou inserindo a informação de camada dos dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das hierarquias à camada do fluxo de vídeo ou uma camada do recipiente, os dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das camadas podem ser facilmente e precisamente obtidos a partir do fluxo de vídeo no lado da recepção.
[0057] O dispositivo de recepção 200 recebe o fluxo de transporte TS enviado a partir do dispositivo de transmissão 100 através de uma onda de radiodifusão ou um pacote de uma rede. Este fluxo de transporte TS inclui o fluxo de vídeo apresentando imagens codificadas de imagens paradas de camadas, o fluxo de transporte TS sendo constituído dividindo os primeiros dados de imagem de transmissão e os segundos dados de imagem de transmissão em camadas e codificando as camadas.
[0058] O dispositivo de recepção 200 processa o fluxo de vídeo, e emite seletivamente os primeiros dados de imagem de transmissão ou os segundos dados de imagem de transmissão, com base na capacidade de exibição da unidade de exibição. Isto é, em um caso em que a unidade de exibição tem capacidade de exibição da imagem LDR, o dispositivo de recepção 200 emite os primeiros dados de imagem de transmissão, aplica conversão fotoelétrica correspondente à imagem LDR aos dados de imagem de transmissão, e envia os dados de imagem de transmissão à unidade de exibição. Entrementes, em um caso em que a unidade de exibição tem capacidade de exibição da imagem HDR, o dispositivo de recepção 200 emite os segundos dados de imagem de transmissão, aplica conversão fotoelétrica correspondente à imagem HDR aos dados de imagem de transmissão e envia os dados de imagem de transmissão para a unidade de exibição.
[0059] Conforme descrito acima, o fluxo de vídeo apresenta os dados de imagem codificados da primeira camada constituídos pela codificação dos primeiros dados de imagem de transmissão e os dados de imagem codificados da segunda camada constituídos pela codificação dos dados de imagem de diferença obtidos subtraindo os primeiros dados de imagem de transmissão dos segundos dados de imagem de transmissão. O dispositivo de recepção 200 decodifica os dados de imagem codificados da primeira camada para obter os primeiros dados de vídeo de transmissão, e decodifica os dados de imagem codificados da segunda camada para obter os dados de imagem de diferença, e adiciona os primeiros dados de imagem de transmissão aos dados de imagem de diferença para obter os segundos dados de imagem de transmissão.
[0060] Conforme descrito acima, a informação de camada dos dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das camadas é inserida na camada do fluxo de vídeo ou na camada do recipiente. O dispositivo de recepção 200 extrai os dados de imagem codificados da primeira camada e os dados de imagem codificados da segunda camada do fluxo de vídeo, com base na informação de camada.
[0061] Adicionalmente, conforme descrito acima, a informação de característica do ajuste de nível é inserida na camada do fluxo de vídeo. O dispositivo de recepção 200 ajusta o nível dos primeiros dados de imagem de transmissão a serem adicionados aos dados de imagem de diferença, para obter os segundos dados de imagem de transmissão, similarmente ao ajuste do lado de transmissão, com a informação de característica do ajuste de nível.
(Configuração do Dispositivo de Transmissão)
[0062] Figura 2 ilustra um exemplo de configuração do dispositivo de transmissão 100. O dispositivo de transmissão 100 inclui uma unidade de controle 101, uma câmera LDR 102L, uma câmera HDR 102H, um conversor fotoelétrico LDR 103L, um conversor fotoelétrico HDR 103H, um codificador de vídeo 104, um codificador de sistema 105 e uma unidade de transmissão 106. A unidade de controle 101 inclui uma unidade de processamento central (CPU) e controla operações das respectivas unidades do dispositivo de transmissão 100 com base em um programa de controle armazenado em uma armazenagem (não ilustrado).
[0063] A câmera LDR 102L obtém imagem de um objeto c emite dados de imagem de baixa faixa dinâmica (LDR) (dados de vídeo LDR). Estes dados de imagem LDR apresentam uma relação de contraste de 0 a 100% para brilho de um pico de branco de uma imagem LDR convencional. A câmera HDR 102H obtém imagem do mesmo objeto como o objeto da câmera LDR 102L e emite dados de imagem de alta faixa dinâmica (HDR) (dados de vídeo HDR). Estes dados de imagem HDR apresentam uma relação de contraste de 0 a 100% * N, por exemplo, 0 a 400% ou 0 a 800%. Aqui, o nível de 100% pode ser baseado em um nível correspondente a um valor de luminância de branco de 100 cd/m2.
[0064] O conversor fotoelétrico LDR 103L aplica a característica de conversão fotoelétrica (curva LDR OETF) para imagem LDR aos dados de imagem LDR obtidos a partir da câmera LDR 102L para obter primeiros dados de imagem de transmissão VI. A curva al na Figura 3 ilustra um exemplo da curva LDR OETF. Adicionalmente, a curva a2 na Figura 4, ilustras um outro exemplo da curva LDR OETF. O conversor fotoelétrico HDR 103H aplica a característica de conversão fotoelétrica (curva HDR OETF) para imagem HDR aos dados de imagem HDR obtidos a partir da câmera HDR 102H, para obter segundos dados de imagem de transmissão V2. A curva bl na Figura 3 ilustra um exemplo da curva HDR OETF. Adicionalmente, a curva b2 na Figura 4 ilustra um outro exemplo da curva HDR OETF.
[0065] Notar que, na Figura 3 ou 4, o eixo horizontal representa uma entrada do conversor fotoelétrico LDR 103L ou conversor fotoelétrico HDR 103H com um valor relativo de brilho [%]. O nível de preto é de acordo com o valor mínimo da relação de contraste de N * 100:1. Na exibição no lado da recepção, este valor pode ser referido. O brilho de pico especifica o brilho de pico (o valor de iluminação máximo) do HDR e é usado um valor relativo N * 100. Um receptor pode executar ajuste de luminância necessário entre o valor e a capacidade de exibição do dispositivo de exibição (unidade de monitor) ao efetuar a conversão fotoelétrica (EOTF). Alternativamente, o receptor pode realizar um efeito similar, enviando um valor de um nível intermediário do brilho e um valor de uma relação de contraste deste para o lado de recepção, ao invés de especificar o nível de brilho máximo. Adicionalmente, na Figura 3 ou 4, o eixo vertical representa um valor de amplitude (AMP) que é uma saída do conversor fotoelétrico LDR 103L ou do conversor fotoelétrico HDR 103H.
[0066] O codificador de vídeo 104 divide os primeiros dados de imagem de transmissão VI e os segundos dados de imagem de transmissão V2 em camadas e codifica as camadas para gerar um fluxo de vídeo VS apresentando dados de imagem codificados de imagens paradas das camadas. Neste caso, o codificador de vídeo 104 codifica os primeiros dados de imagem de transmissão VI como estes são, para obter os dados de imagem codificados da primeira camada. Adicionalmente, neste caso, o codificador de vídeo 104 subtrai os primeiros dados de imagem de transmissão VD1 dos segundos dados de imagem de transmissão V2 para obter os dados de imagem de diferença DV, e codifica os dados de imagem de diferença DV para obter os dados de imagem codificados da segunda camada.
[0067] Para reforçar a eficiência de codificação, o codificador de vídeo 104 aplica o ajuste de nível para os primeiros dados de imagem de transmissão e faz com que o valor dos primeiros dados de imagem de transmissão VI se aproxime do valor dos segundos dados de imagem de transmissão V2, ao obter os dados de imagem de diferença DV. Neste caso, embora a descrição detalhada seja omitida, o ajuste é executado com base em uma curva de ajuste de nível (curva de coordenação de nível) obtido a partir de uma relação entre a curva LDR OETF e a curva HDR OETF. Neste instante, o codificador de vídeo 104 insere a informação de característica do ajuste de nível, isto é, informação de curva de ajuste de nível na camada do fluxo de vídeo.
[0068] O codificador de vídeo 104 classifica as imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão VI e os dados de imagem de diferença DV em uma pluralidade de hierarquias, e codifica as imagens paradas. Neste caso, os dados de imagem codificados de cada uma das imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão VI são alocados a uma hierarquia mais baixa, e os dados de imagem codificados de cada uma das imagens paradas dos dados de imagem de diferença DV são alocados a uma hierarquia mais alta. Então, neste caso, a codificação é realizada de tal modo que o tipo de imagem parada codificada de cada uma das imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão VI e o tipo de imagem parada codificada de cada uma das imagens paradas correspondentes dos dados de imagem de diferença DV concordam uns com os outros.
[0069] O codificador de vídeo 104 adiciona, para cada imagem parada, a informação de identificação hierárquica para identificar uma hierarquia pertencente aos dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das hierarquias. Nesta modalidade, "nuh_temporal_idjplusl", que significa um identificador de hierarquia (temporal_id) é arranjado na porção de cabeçalho da unidade NAL (nal unit) de cada uma das imagens paradas. Adicionalmente, o codificador de vídeo 104 adiciona, para cada imagem parada, a informação de camada para identificar uma camada de codificação para os dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das hierarquias. Nesta modalidade, o identificador de camada (Layer_id) é arranjado na porção de cabeçalho da unidade NAL (nal_unit) de cada uma das imagens paradas, como a informação de camada.
[0070] Figura 5 ilustra um exemplo de codificação hierárquica executada no codificador de vídeo 104. Este exemplo é um exemplo no qual as imagens paradas são classificadas em seis hierarquias de 0 a 5, e é aplicada codificação aos dados de imagem da imagem parada de cada uma das hierarquias. O eixo vertical representa a hierarquia. As imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão VI configuram hierarquias mais baixas de hierarquias 0 a 2, e as imagens paradas dos dados de imagem de diferença DV configuram hierarquias mais altas de hierarquias 3 a 5.
[0071] São respectivamente configurados de 0 a 5 como temporal_ids (informação de identificação hierárquica) a ser alocada à porção de cabeçalho da unidade NAL (nal_unit) que configura os dados de imagem codificados das imagens paradas das hierarquias 0 a 5, 0 a 5 são estabelecidos respectivamente. O eixo horizontal representa uma ordem de exibição (POC: ordem de composição de imagem parada) e o lado esquerdo indica um tempo de exibição anterior e o lado direito indica um tempo de exibição posterior.
[0072] Figura 6(a) ilustra um exemplo de estrutura (sintaxe) de um cabeçalho de unidade NAL, e Figura 6(b) ilustra o conteúdo (semântica) de parâmetros principais no exemplo de estrutura. 0 é essencial para um campo de 1 bit de "Forbidden_zero_bit" e um campo de 6 bits de "nal_unit_type" indica o tipo de unidade NAL.
[0073] Um campo de 6 bits de "nuh_layer_id" indica o identificador de camada (Layer_id). "0" indica que nenhuma camada diferente da temporal_id (informação de identificação hierárquica) é provida. "1" indica que a camada diferente de temporal_id (informação de identificação hierárquica) pertence à camada base, isto é, a primeira camada. "2" indica que a camada diferente de temporal_id (informação de identificação hierárquica) pertence à camada melhorada, isto é, a segunda camada. Um campo de 3 bits de ’'nuh_temporal_id_plusl" indica o temporal_id e indica o valor (1 a 6) ao qual é adicionado 1.
[0074] Referindo-se de volta à Figura 5, os quadros retangulares ilustram imagens paradas, e os números indicam a ordem de imagens paradas codificadas, isto é, uma ordem de codificação (uma ordem de decodificação no lado de recepção). Quatro imagens paradas, de "1" a "4" configuram um grupo de sub imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão VI, e "1" é uma imagem parada principal do grupo de sub imagens paradas. "0" é uma imagem parada de um grupo de sub imagens paradas precedente. Adicionalmente, quatro imagens paradas de "5" a "8" configuram um próximo grupo de sub imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão VI e "5" é uma imagem parada principal do grupo de sub imagens paradas. Aqui, "1" é uma I imagem parada (Intra imagem parada), "5" é uma P imagem parada (Imagem parada de Uni previsão), e outras são B imagens paradas (Imagem parada de Bi previsão).
[0075] Adicionalmente, quatro imagens paradas de "1" a "4" configuram um grupo de sub imagens paradas dos dados de imagem de diferença DV, e ”1' ” é uma imagem parada principal do grupo de sub imagens paradas. "O' " é uma imagem parada de um grupo de sub imagens paradas precedente. Adicionalmente, quatro imagens paradas de "5' " a "8' " configuram um próximo grupo de sub imagens paradas dos dados de imagem de diferença DV, e "5' " é uma imagem parada principal do grupo de sub imagens paradas. Aqui, "1' " é uma I imagem parada (Intra imagem parada), "5' " é uma P imagem parada (Imagem parada de Uni previsão), e outras são B imagens paradas (Imagem parada de Bi previsão).
[0076] Conforme ilustrado, as imagens paradas de "1" a "8" dos primeiros dados de imagem de transmissão VI correspondem às imagens paradas de "T " a "8' " dos dados de imagem diferencial DV, e é realizada codificação de tal modo que os tipos de imagens paradas codificados, das imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão VI e os tipos de imagem parada codificados das imagens paradas correspondentes dos dados de imagem de diferença DV concordam uns com os outros.
[0077] As setas em linha sólida ilustram relações de referência entre imagens paradas na codificação. Por exemplo, a imagem parada "5" é a P imagem parada, e é codificada pela referência à imagem parada "1". Adicionalmente, a imagem parada "6" é a B imagem parada, e é codificada pela referência às imagens paradas "1" e "5". Similarmente, outras imagens paradas são codificadas pela referência a imagens paradas vizinhas em uma ordem de exibição.
[0078] Figura 7 ilustra um exemplo de configuração do codificador de vídeo 104. O codificador de vídeo 104 inclui uma unidade de codificação/quantização de conversão de previsão de movimento 141, uma unidade de codificação de entropia 142, uma unidade de ajuste de nível 143, uma unidade de subtração 144, uma unidade de codificação/quantização de conversão de previsão de movimento 145, uma unidade de codificação de entropia 146 e uma unidade de acondicionamento de fluxo 147.
[0079] A unidade de codificação/quantização de conversão de previsão de movimento 141 efetua codificação de conversão de previsão de movimento para os primeiros dados de imagem de transmissão VI a partir de dados no eixo do tempo em dados no eixo da frequência, e adicionalmente efetua quantização para os dados no eixo da frequência para obter dados quantizados. A unidade de codificação de entropia 142 executa codificação de entropia para os dados quantizados obtidos na unidade de codificação/quantização de conversão de previsão de movimento 141, para obter dados de imagem codificados da primeira camada CV1.
[0080] A unidade de ajuste de nível 143 aplica ajuste de nível aos primeiros dados de imagem de transmissão VI para reforçar a eficiência de codificação e faz com que o valor dos primeiros dados de imagem de transmissão VI se aproximem do valor dos segundos dados de imagem de transmissão V2. A unidade de ajuste de nível 143 ajusta o nível dos primeiros dados de imagem de transmissão com base na curva de ajuste de nível (curva de coordenação de nível) obtida a partir da relação entre a curva LDR OETF e a curva HDR OETF.
[0081] O ajuste de nível será descrito adicionalmente. A descrição é apresentada com referência à curva LDR OETF e curva HDR OETF na Figura 3. No ajuste de nível, é aplicada correção a um valor AMP da LDR, de tal modo que o valor AMP (o valor dos primeiros dados de imagem de transmissão VI) da LDR se aproxima de um valor AMP (o valor dos segundos dados de imagem de transmissão V2) da HDR dentro de uma faixa PL de um valor relativo de brilho LDR (uma faixa de entrada do eixo horizontal). Neste caso, Px_A que é o valor AMP (o valor dos primeiros dados de imagem de transmissão VI) da LDR a ser corrigido é mapeado em Px_B.
[0082] A curva cl na Figura 8 ilustra uma curva de mapeamento daquele instante. Esta curva de mapeamento configura uma curva de ajuste de nível em um caso em que a curva LDR OETF e a curva HDR OETF na Figura 3 são usadas. A unidade de ajuste de nível 143 mapeia Px_A que é o valor AMP (o valor dos primeiros dados de imagem de transmissão VI) da LDR sobre Px_B, com base nesta curva de mapeamento, e faz com que o valor dos primeiros dados de imagem de transmissão VI se aproxime do valor dos segundos dados de imagem de transmissão V2.
[0083] Notar que, mesmo se a curva LDR OETF e a curva HDR OETF estão em outra combinação, a curva de mapeamento que configura a curva de ajuste de nível pode ser obtida similarmente, e a unidade de ajuste de nível 143 pode fazer com que o valor dos primeiros dados de imagem de transmissão VI se aproxime do valor dos segundos dados de imagem de transmissão V2, mapeando Px_A que é o valor AMP (o valor dos primeiros dados de imagem de transmissão VI) de LDR sobre Px_B, com base na curva de mapeamento. Por exemplo, a curva c2 na Figura 9 ilustra uma curva de mapeamento em um caso em que a curva LDR OETF e a curva HDR OETF na Figura 4 são usadas.
[0084] Referindo-se de volta à Figura 7, a unidade de subtração 144 subtrai os primeiros dados de imagem de transmissão VI submetidos ao ajuste de nível na unidade de ajuste de nível 143 dos segundos dados de imagem de transmissão V2, para obter os dados de imagem de diferença DV. Notar que, nesta geração dos dados de imagem de diferença DV, processamento de previsão usando um vetor de movimento, similar à unidade de codificação/quantizaçao de conversão de previsão de movimento 145, é realizado de tal modo que a informação de diferença torna-se pequena, e o vetor de movimento é transmitido juntamente com dados de diferença. A unidade de codifícação/quantização de conversão de previsão de movimento 145 efetua codificação de conversão de previsão de movimento para os dados de imagem de diferença DV a partir de dados do eixo de tempo para dados no eixo de frequência, e adicionalmente efetua quantização para os dados do eixo de frequência para obter dados quantizados. A unidade de codificação de entropia 146 efetua codificação de entropia para os dados quantizados obtidos na unidade de codificação/quantização de conversão de previsão de movimento 145, para obter dados de imagem codificados da segunda camada CV2.
[0085] A unidade de acondicionamento de fluxo 147 gera um fluxo de vídeo (fluxo elementar de vídeo) VS incluindo os dados de imagem codificados da primeira camada CV1 e os dados de imagem codificados da segunda camada CV2. Neste instante, "nuh_temporal_id_plusl", o que significa um identificador de hierarquia (temporal_id), é arranjado, e o identificador de camada (Layer_id) é arranjado, na porção de cabeçalho da unidade NAL (nal_unit) de cada uma das imagens paradas. Adicionalmente, neste instante, a informação de característica do ajuste de nível é inserida na camada do fluxo de vídeo. Esta informação de característica é inserida em uma unidade de grupo de imagens paradas (GOP) que é uma unidade de acesso de exibição incluindo, por exemplo, uma imagem prevista.
[0086] Referindo-se de volta à Figura 2, o codificador de sistema 105 gera o fluxo de transporte TS incluindo o fluxo de vídeo VS gerado no codificador de vídeo 104. A unidade de transmissão 106 então transmite o fluxo de transporte TS ao dispositivo de recepção 200, através de uma onda de radiodifusão ou um pacote de uma rede.
[0087] Neste instante, o codificador de sistema 105 insere a informação de camada para identificar a camada dos dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das hierarquias, na camada do recipiente (fluxo de transporte). Esta informação de camada é descrita no descritor na malha de fluxo elementar de vídeo sob a tabela de mapa de programa, por exemplo. Esta informação de camada indica o valor do identificador de hierarquia (temporal_id) incluído em cada uma das camadas.
[0088] Uma operação do dispositivo de transmissão 100 ilustrado na Figura 2 será brevemente descrita. Dados de imagem LDR (dados de vídeo LDR) capturados e obtidos na câmera LDR 102L são fornecidos ao conversor fotoelétrico LDR 103L. Neste conversor fotoelétrico LDR 103L, a característica de conversão fotoelétrica (curva LDR OETF) para imagem LDR é aplicada aos dados de imagem LDR, e os primeiros dados de imagem de transmissão VI são obtidos. Os primeiros dados de imagem de transmissão VI são fornecidos ao codificador de vídeo 104.
[0089] Adicionalmente, dados de imagem HDR (dados de vídeo HDR) capturados e obtidos na câmera HDR 102H são fornecidos ao conversor fotoelétrico HDR 103H. Neste conversor fotoelétrico HDR 103H, a característica de conversão fotoelétrica (curva LDR OETF) para imagem HDR é aplicada aos dados de imagem HDR, e os segundos dados de imagem de transmissão V2 são obtidos. Estes segundos dados de imagem de transmissão V2 são fornecidos ao codificador de vídeo 104.
[0090] No codificador de vídeo 104, os primeiros dados de imagem de transmissão VI e os segundos dados de imagem de transmissão V2 são divididos em camadas e as camadas são codificadas, e o fluxo de vídeo VS apresentando imagem codificada de imagens paradas das camadas é gerado. Neste caso, os primeiros dados de imagem de transmissão VI são codificados como são e os dados de imagem codificados da primeira camada são obtidos. Adicionalmente, neste caso, os dados de imagem de diferença DV obtidos subtraindo os primeiros dados de imagem de transmissão VD1 dos segundos dados de imagem de transmissão V2 são codificados, e são obtidos os dados de imagem codificados da segunda camada.
[0091] Aqui, para melhorar a eficiência de codificação, é aplicado o ajuste de nível aos primeiros dados de imagem de transmissão com base na curva de ajuste de nível (curva de mapeamento) obtida a partir da relação entre a curva LDR OETF e a curva HDR OETF, e é feito com que o valor dos primeiros dados de imagem de transmissão VI se aproxime do valor dos segundos dados de imagem de transmissão V2, quando os dados de imagem de diferença DV são obtidos.
[0092] Adicionalmente, no codificador de vídeo 104, a informação de identificação hierárquica para identificar a hierarquia pertencente é adicionada, para cada imagem parada, aos dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das hierarquias. Adicionalmente, no codificador de vídeo 104, a informação de camada para identificar a camada é adicionada, para cada imagem parada, aos dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das hierarquias.
[0093] O fluxo de vídeo VS gerado no codificador de vídeo 104 é fornecido ao codificador de sistema 105. Neste codificador de sistema 105, é gerado o fluxo de transporte TS de MPEG2 incluindo o fluxo de vídeo. Neste instante, no codificador de sistema 105, a informação de camada para identificar a camada dos dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das hierarquias é inserida na camada do recipiente (fluxo de transporte). Este fluxo de transporte é transmitido pela unidade de transmissão 106 para o dispositivo de recepção 200, através de uma onda de radiodifusão ou um pacote de rede.
[Informação de Característica de Ajuste de Nível, Informação de Camada e Configuração TS]
[0094] Figura 10 ilustra uma unidade de acesso principal de um grupo de imagens paradas (GOP) no caso em que o método de codificação é HEVC. No caso do método de codificação HEVC, um grupo de mensagem SEI "Prefix_SEIs" para decodificação é arranjado antes de fatias onde dados de pixel foram codificados, e um grupo de mensagem SEI "Suffix_SEIs" para exibição é arranjado após as fatias. A mensagem de nível de ajuste/SEI é arranjada no grupo de mensagem SEI "SuffixJSEIs".
[0095] Figura 11(a) ilustra um exemplo de estrutura (sintaxe) da "mensagem SEI de Level_Adjusting". "uuid_iso_iec_11578" apresenta um valor UUID indicado pelo "ISO/IEC 11578:1996 Anexo A". "Level_Adjusting_SEI ()" é inserido em um campo de "user_data_payload_byte". Figura 11(b) ilustra um exemplo de estrutura (sintaxe) de "Level_Adjusting_SEI ()", e "LeveI_Adjusting_information_data ()" à medida que a informação característica de ajuste de nível é inserida em "Level_AdjustÍng_SEI ()". "userdata_id" é o identificador da informação de característica de ajuste de nível indicada em 16 bits sem código. Um campo de 8 bits de "Level_Adjusting_SEI_length" indica um tamanho de byte de "Level_Adjusting_information_data ()" no e após o campo.
[0096] Figura 12 ilustra um exemplo de estrutura (sintaxe) de "Level_Adjusting_information_data ()". Figura 13 ilustra o conteúdo (semântica) de informação no exemplo de estrutura ilustrado na Figura 12. Um campo de 8 bits de "peak_brightness_level" indica um nível de brilho de um pico atual. Neste caso, o nível de brilho do pico toma-se peak_brightness_level * 100 (cd/m2).
[0097] Um campo de 8 bits de "Contrast_ratio" indica uma faixa dinâmica de 0 a peak_brightness_level. Neste caso, o brilho de um nível de preto torna-se peak_brightness_level * (l/(black_level * 100)). "1" indica um nível de 1/100 de peak_brightness_level. "4" indica um nível de 1/400 de peak_brightness_level. "16" indica um nível de 1/1600 de peak_brightness_level. "64" indica um nível de 1/6400 de peak_brightness_level. Adicionalmente, "128" indica um nível de 1/12800 de peak_brightness_level.
[0098] Um campo de 4 bits de "coded_bit_extension_minusl" indica uma expansão de um bit de largura por componente de um pixel a ser transmitido. "0" indica expansão de 1 bit (8 bits + 1 bit = 9 bits). "1" indica expansão de 2 bits (8 bits + 2 bits = 10 bits). "2" indica expansão de 3 bits (8 bits + 3 bits = 11 bits). "3" indica expansão de 4 bits (8 bits + 4 bits = 12 bits). Um campo de 16 bits de "level_adjust [i]M indica um valor de correção de uma entrada Í por um valor com um código.
[0099] Adicionalmente, é descrita conforme acima, a informação de camada para identificar a camada dos dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das hierarquias na camada do recipiente (fluxo de transporte). Nesta modalidade, por exemplo, um descritor de hierarquia de camada (Layer_hierarchy descriptor) que é um descritor incluindo a informação de camada, é inserida sob uma tabela de mapa de programa (PMT).
[00100] Figura 14 ilustra um exemplo de estrutura (sintaxe) do descritor de hierarquia de camada. Figura 15 ilustra conteúdo (semântica) de informação no exemplo de estrutura ilustrado na Figura 14. Um campo de 8 bits de "Layer_hierarchy_tag" indica um tipo de descritor, e aqui indica que o tipo de descritor é o descritor de hierarquia de camada. Um campo de 8 bits de "Layer_hierarchy_length" indica o comprimento (tamanho) do descritor, e indica o número de bytes subsequentes, como a extensão do descritor.
[00101] Um campo de 3 bits de "Layer_id_for_full_decoding" indica um ID temporal máximo (temporal_id) em um caso do decodificar plenamente um fluxo de vídeo correspondente. Um campo de 3 bits de "Layer_id_for_base_decoding" indica ID temporal máximo (temporal_id) em um caso de decodificação da porção da camada base (primeira camada) do fluxo de vídeo correspondente. Um campo de 1 bit de "NAL_layer_signalÍng'' indica que a sinalização de camada com nuh_layer_id é realizada para o cabeçalho da unidade NAL.
[00102] Figura 16 ilustra um exemplo de configuração do fluxo de transporte TS. O fluxo de transporte TS inclui um pacote PES "PID1: video PES1" do fluxo elementar de vídeo. A mensagem de ajuste de nível/SEI acima descrita (mensagem SEI Level_Adjusting) é inserida no fluxo elementar de vídeo. Adicionalmente, "nuh_temporal_id_plusl", o que significa um identificador de hierarquia (temporal_id) é arranjado, e o identificador de camada (Layer id) é arranjado como a informação de camada, na porção de cabeçalho da unidade NAL.
[00103] Adicionalmente, o fluxo de transporte TS inclui a tabela de mapa de programa (PMT) como informação específica de programa (PSI). A PSI é informação que descreve a qual programa cada fluxo elementar incluído no fluxo de transporte pertence. Adicionalmente o fluxo de transporte TS inclui uma tabela de informação de evento (EIT) como informação servida (SI) que realiza gerenciamento em uma unidade de evento (programa).
[00104] Na PMT, existe uma malha elementar apresentando informação relacionada a cada fluxo elementar. Neste exemplo de configuração, existe uma malha elementar de vídeo (malha de Video ES). Nesta malha elementar de vídeo, informação tal como um tipo de fluxo e um identificador de pacote (PID) é arranjado correspondendo ao fluxo elementar de vídeo, e um descritor que descreve informação relacionada ao fluxo elementar de vídeo é também arranjado. O descritor de hierarquia de camada acima descrito (Layer_hierarchy descriptor) é arranjado sob a malha elementar de vídeo (malha de Video ES) da PMT.
(Configuração do Dispositivo de Recepção)
[00105] Figura 17 ilustra um exemplo de configuração do dispositivo de recepção 200. O dispositivo de recepção 200 inclui uma unidade de controle 201, uma unidade de recepção 202, um decodifícador de sistema 203, um decodifícador de vídeo 204, uma unidade de comutação 205, um conversor fotoelétrico LDR 206L, um conversor fotoelétrico HDR 206H e uma unidade de exibição 207 (dispositivo de exibição). A unidade de controle 201 inclui uma unidade de processamento central (CPU) e controla operações das respectivas unidades do dispositivo de recepção 200, com base em um programa de controle armazenado em uma armazenagem (não ilustrado).
[00106] A unidade de recepção 202 recebe o fluxo de transporte TS enviado a partir do dispositivo de transmissão 100, através de uma onda de radiodifusão ou um pacote de uma rede. O decodifícador de sistema 203 extrai o fluxo de vídeo (fluxo elementar) VS do fluxo de transporte TS. Adicionalmente, o decodifícador de sistema 203 extrai vários tipos de informação inserida na camada do recipiente (fluxo de transporte), e envia a informação para a unidade de controle 201. Esta informação inclui o acima descrito descritor de hierarquia de camada.
[00107] O decodifícador de vídeo 204 efetua processamento de decodificação e similar para o fluxo de vídeo VS extraído no decodifícador de sistema 203, e emite seletivamente os primeiros dados de imagem de transmissão VI ou os segundos dados de imagem de transmissão V2 de acordo com a capacidade de exibição da unidade de exibição 207. Isto é, em um caso em que a unidade de exibição 207 apresenta capacidade de exibição da imagem LDR, o decodifícador de vídeo 204 emite os primeiros dados de imagem de transmissão VI. Entrementes, em um caso em que a unidade de exibição 207 tem capacidade de exibição da imagem HDR, o decodifícador de vídeo 204 emite os segundos dados de imagem de transmissão V2.
[00108] Adicionalmente, o decodifícador de vídeo 204 extrai uma mensagem SEI inserida no fluxo de vídeo VS e envia a mensagem SEI à unidade de controle 201. Esta mensagem SEI inclui a mensagem de ajuste de nível/SEI apresentando a informação de característica de ajuste de nível.
[00109] Figura 18 ilustra uma configuração do decodifícador de vídeo 204. O decodifícador de vídeo 204 inclui uma unidade de desacondicionamento de fluxo 241, uma unidade de decodificação de entropia 242, uma unidade de decodificação de quantização inversa/compensação de movimento 243, uma unidade de decodificação de entropia 244, uma unidade de decodificação de quantização inversa/compensação de movimento 245, uma unidade de ajuste de nível 246, uma unidade de adição 247 e uma unidade de comutação 248.
[00110] A unidade de desacondicionamento de fluxo 241 classifica e extrai os dados de imagem codificados da primeira camada CV1 e os dados de imagem codificados da segunda camada CV2 do fluxo de vídeo VS. Neste caso, a unidade de desacondicionamento de fluxo 241 classifica os dados de imagem codificados da primeira camada CV1 e os dados de imagem codificados da segunda camada CV2 com base na informação de camada dos dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das camadas, a informação de camada sendo inserida na camada do fluxo de vídeo ou camada do recipiente. Quando um receptor efetua exibição LDR, a unidade de desacondicionamento de fluxo 241 envia somente os CV1 para a unidade de decodifícação de entropia 242. Entrementes, quando o receptor executa exibição HDR, a unidade de desacondicionamento de fluxo 241 envia os CV1 para a unidade de decodifícação de entropia 242 e envia os CV2 para a unidade de decodifícação de entropia 244.
[00111] Neste caso, a unidade de desacondicionamento de fluxo 241 seleciona o "método A" ou o "método B" baseado no campo de 1 bit de "NAL_layer_signaling" do descritor de hierarquia de camada (ver Figura 14) e classifica os dados de imagem codificados da primeira camada CV1 e os dados de imagem codificados da segunda camada CV2.
[00112] Por exemplo, quando o campo de 1 bit de "NAL_layer_signaling" é "1" e indica que a sinalização de camada com nuh_layer_id é realizada para o cabeçalho da unidade NAL, a unidade de desacondicionamento de fluxo 241 emprega o "método A". Neste instante, "nuh_layer_Íd" e "nuh_temporal_id_plusl" adquiridos em uma análise (avaliação) da unidade NAL se torna um estado ilustrado no lado do "método A" da Figura 19.
[00113] Isto é, as imagens paradas da primeira camada (camada base) onde "nuh_temporal_id__plusl" é 0, 1 e 2, "nuh_layer_id" toma-se 1, 1 e 1. Entrementes, nas imagens paradas da segunda camada (camada reforçada) onde "nuh_temporal_id_plusl" é 3, 4 e 5, "nuh_layer_id" torna-se 2, 2 e2. Portanto, neste "método A", os dados de imagem codificados da primeira camada CV1 e os dados de imagem codificados da segunda camada CV2 são classificados com os valores de "nuh_layer_id".
[00114] Entrementes, quando o campo de 1 bit de "NAL_layer_signaling" é "0" e indica que a sinalização de camada com nuh_layer_id não é realizada para o cabeçalho da unidade NAL, a unidade de desacondicionamento de fluxo 241 emprega o "método B". Neste instante, "nuh_layer_id" e "nuh_temporal_id_plusl" adquiridos em uma análise (avaliação) da unidade NAL se tomam um estado ilustrado no lado do "método B" da Figura 19.
[00115] Isto é, nas imagens paradas da primeira camada (camada base) onde "nuh_temporal_Íd_plusl" é 0, 1 e 2, "nuh_layer_id" toma-se 0, 0 e 0. Entrementes, nas imagens paradas da segunda camada (camada base) onde "nuh_temporal_id_plusl" é 3, 4 e 5, "nuh_layer_id" torna-se 0, 0 e 0. Portanto, os dados de imagem codificados da primeira camada CV1 e os dados de imagem codificados da segunda camada CV2 não podem ser classificados com os valores de "nuh_layer_id".
[00116] Entretanto, no descritor de hierarquia de camada, "Layer_id_for_full_decoding" e "Layer_id_for_base_decoding" existem. Conforme descrito acima, o campo de 3 bits de "Layer_id_for_full_decoding" indica um ID temporal máximo (temporal_Íd) em um caso de decodificar plenamente o fluxo de vídeo correspondente. Adicionalmente, o campo de 3 bits de "Layer_id_for_base_decoding" indica um ID temporal máximo (temporal_id) em um caso de decodificação da porção de camada base (primeira camada) do fluxo de vídeo correspondente. Portanto, neste "método B" os dados de imagem codificados da primeira camada CV1 e os dados de imagem codificados da segunda camada CV2 são classificados com os valores de "Layer_id_for_full_decoding" e "Layer_id_for_base_decoding" e um valor de "nuh_temporal_id_plusl".
[00117] Adicionalmente, referindo-se de volta à Figura 18, a unidade de desacondicionamento de fluxo 241 extrai a mensagem SEI inserida no fluxo de vídeo VS, e envia a mensagem SEI à unidade de controle 201. Esta mensagem SEI inclui a mensagem de ajuste de nível/SEI apresentando a informação de característica de ajuste de nível.
[00118] A unidade de decodificação de entropia 242 executa decodificação de entropia para os dados de imagem codificados da primeira camada CV1 obtidos na unidade de desacondicionamento de fluxo 241, para obter os dados quantizados. A unidade de decodificação de quantização inversa/compensação de movimento 243 aplica quantização inversa aos dados quantizados e adicionalmente executa decodificação de conversão de compensação de movimento a partir dos dados do eixo de frequência nos dados do eixo de tempo para obter os primeiros dados de imagem de transmissão VI.
[00119] A unidade de decodificação de entropia 244 executa decodificação de entropia para os dados de imagem codificados da segunda camada CV2 obtidos na unidade de desacondicionamento de fluxo 241, para obter dados quantizados. A unidade de decodificação de quantização inversa/compensação de movimento 245 aplica quantização inversa aos dados quantizados, e adicionalmente realiza decodificação de conversão de compensação de movimento a partir dos dados do eixo de frequência nos dados do eixo de tempo, para obter os dados de imagem de diferença DV.
[00120] A unidade de ajuste de nível 246 aplica o ajuste de nível aos primeiros dados de imagem de transmissão VI. Neste caso, a unidade de ajuste de nível 246 aplica correção usando uma curva de mapeamento (curva de ajuste de nível) similar a aquela na unidade de ajuste de nível 143 do codificador de vídeo 104 do dispositivo de transmissão 100, com base na informação de característica de ajuste de nível incluída na mensagem de ajuste de nível/SEI extraída na unidade de desacondicionamento de fluxo 241.
[00121] A unidade de adição 247 adiciona os primeiros dados de imagem de transmissão VI submetidos ao ajuste de nível na unidade de ajuste de nível 246 aos dados de imagem de diferença DV para obter os segundos dados de imagem de transmissão V2. Notar que, no instante da adição, previsão/compensação usando um vetor de previsão entre camadas é realizada. A unidade de comutação 248 emite seletivamente os primeiros dados de imagem de transmissão VI ou os segundos dados de imagem de transmissão V2 de acordo com a capacidade de exibição da unidade de exibição 207 (dispositivo de exibição) sob controle da unidade de controle 201. Isto é, quando a unidade de exibição 207 tem a capacidade de exibição da imagem LDR, a unidade de comutação 248 emite os primeiros dados de imagem de transmissão VI. Entrementes, quando a unidade de exibição 207 tem a capacidade de exibição da imagem HDR, a unidade de comutação 248 emite os segundos dados de imagem de transmissão V2.
[00122] Referindo-se de volta à Figura 17, a unidade de comutação 205 envia seletivamente dados de imagem de saída do decodifícador de vídeo 204 para o conversor fotoelétrico LDR 206L ou conversor fotoelétrico HDR 206H. Neste caso, a unidade de comutação 205 envia os primeiros dados de imagem de transmissão VI ao conversor fotoelétrico LDR 206L quando os dados de imagem de entrada do decodifícador de vídeo 204 são os primeiros dados de imagem de transmissão VI. Entrementes, a unidade de comutação 205 envia os segundos dados de imagem de transmissão V2 para o conversor fotoelétrico HDR 206H quando os dados de imagem de saída do decodifícador de vídeo 204 são os segundos dados de imagem de transmissão V2.
[00123] O conversor fotoelétrico LDR 206L aplica, aos primeiros dados de imagem de transmissão VI, conversão fotoelétrica apresentando uma característica reversa da característica de conversão fotoelétrica no conversor fotoelétrico LDR 103L no dispositivo de transmissão 100, para obter dados de imagem de saída para exibir a imagem LDR. Adicionalmente, o conversor fotoelétrico HDR 206H aplica, aos segundos dados de imagem de transmissão V2, conversão fotoelétrica apresentando uma característica reversa para a característica de conversão fotoelétrica no conversor fotoelétrico HDR 103H no dispositivo de transmissão 100, para obter dados de imagem de saída para exibir a imagem HDR.
[00124] A unidade de exibição 207 é configurada, por exemplo, a partir de um visor de cristal líquido (LCD), um painel orgânico de eletroluminescência (EL) e similares. Quando a unidade de exibição 207 apresenta a capacidade de exibição da imagem LDR, a unidade de exibição 207 exibe a imagem LDR pelos dados de imagem de saída obtidos no conversor fotoelétrico LDR 206L. Entrementes, quando a unidade de exibição 207 apresenta a capacidade de exibição da imagem HDR, a unidade de exibição 207 exibe a imagem HDR pelos dados de imagem de saída obtidos no conversor fotoelétrico HDR 206H. Notar que esta unidade de exibição 207 pode ser um dispositivo externo conectado ao dispositivo de recepção 200.
[00125] Uma operação do dispositivo de recepção 200 ilustrada na Figura 17 será brevemente descrita. Na unidade de recepção 202, é recebido o fluxo de transporte TS enviado a partir do dispositivo de transmissão 100 através de uma onda de radiodifusão ou um pacote de uma rede. Este fluxo de transporte TS é fornecido ao decodificador de sistema 203. No decodificador de sistema 203, o fluxo de vídeo VS (fluxo elementar) é extraído do fluxo de transporte TS. Adicionalmente, no decodificador de sistema 203, vários tipos de informação inserida na camada do recipiente (fluxo de transporte) são extraídos e são enviados à unidade de controle 201. Estes tipos de informação incluem o descritor de hierarquia de camada acima descrito.
[00126] O fluxo de vídeo VS extraído no decodifícador de sistema 203 é fornecido ao decodifícador de vídeo 204. Este fluxo de vídeo VS inclui os dados de imagem codificados da primeira camada CV1, que são constituídos codificando os primeiros dados de imagem de transmissão VI, e os dados de imagem codificados da segunda camada CV2 que são constituídos codificando os dados de imagem de diferença DV obtidos subtraindo os primeiros dados de imagem de transmissão VI dos segundos dados de imagem de transmissão V2.
[00127] No decodifícador de vídeo 204, os dados de imagem codificados da primeira camada CV1 e os dados de imagem codificados da segunda camada CV2 são divididos e extraídos do fluxo de vídeo VS, com base na informação de camada dos dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das camadas, que são inseridos na camada do fluxo de vídeo ou camada do recipiente.
[00128] Então, no decodifícador de vídeo 204, os dados de imagem codificados da primeira camada CV1 são decodificados, e os primeiros dados de imagem de transmissão VI são obtidos. Adicionalmente, no decodifícador de vídeo 204, os dados de imagem codificados da segunda camada CV2 são decodificados e os primeiros dados de imagem de transmissão VI são adicionados aos dados de imagem de diferença DV obtidos, e os segundos dados de imagem de transmissão V2 são obtidos. Aqui, o ajuste de nível é aplicado aos primeiros dados de imagem de transmissão VI a serem adicionados aos dados de imagem de diferença DV, com base na informação de característica de ajuste de nível incluída na mensagem de ajuste de nível/SEI.
[00129] Quando os dados de imagem de saída do decodifícador de vídeo 204 são os primeiros dados de imagem de transmissão VI, estes primeiros dados de imagem de transmissão VI são fornecidos ao conversor fotoelétrico LDR 206L através da unidade de comutação 205. Neste conversor fotoelétrico LDR 206L, conversão fotoelétrica apresentando uma característica reversa para a conversão fotoelétrica no dispositivo de transmissão 100 é aplicada aos primeiros dados de imagem de transmissão VI e os dados de imagem de saída para exibição da imagem LDR são obtidos. Estes dados de imagem de saída são enviados à unidade de exibição 207 e a imagem LDR é exibida na unidade de exibição 207.
[00130] Entrementes, quando os dados de imagem de saída do decodifícador de vídeo 204 são os segundos dados de imagem de transmissão V2, estes segundos dados de imagem de transmissão V2 são fornecidos ao conversor fotoelétrico HDR 206H através da unidade de comutação 205. Neste conversor fotoelétrico HDR 206H, conversão fotoelétrica apresentando uma característica reversa para a conversão fotoelétrica no dispositivo de transmissão 100 é aplicada aos segundos dados de imagem de transmissão V2, e os dados de imagem de saída para exibição da imagem HDR são obtidos. Estes dados de imagem de saída são enviados à unidade de exibição 207 e a imagem HDR é exibida na unidade de exibição 207.
[00131] Conforme descrito acima, no sistema de transmissão/recepçao 10 ilustrado na Figura 1, os primeiros dados de vídeo de transmissão obtidos aplicando a conversão fotoelétrica aos dados de imagem LDR e os segundos dados de vídeo de transmissão obtidos aplicando a conversão fotoelétrica aos dados de imagem HDR são divididos em camadas e codificados, e o recipiente incluindo o fluxo de vídeo possuindo dados de imagem codificados de imagens paradas das camadas é transmitido. Portanto, ambos dados de imagem HDR e dados de imagem LDR podem ser favoravelmente transmitidos.
[00132] Adicionalmente, no sistema de transmissão/recepção 10 ilustrado na Figura 1, os primeiros dados de imagem de transmissão são subtraídos dos segundos dados de vídeo de transmissão e os dados de imagem de diferença são obtidos, os primeiros dados de imagem de transmissão são codificados e os dados de imagem codificados da primeira camada são obtidos, e os dados de imagem de diferença são codificados e os dados de imagem codificados da segunda camada são obtidos. Portanto, a eficiência de codificação pode ser melhorada.
[00133] Adicionalmente, no sistema de transmissão/recepção 10 ilustrado na Figura 1, o tipo de imagem parada codificado de cada uma das imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão e o tipo de imagem parada codificado de cada uma das imagens paradas correspondendo aos dados de imagem de diferença estão de acordo com um com o outro. Portanto, no lado da recepção, a decodificação de cada uma das imagens paradas dos dados de imagem codificados da primeira camada e a decodificação de cada uma das imagens paradas correspondentes dos dados de imagem codificados da segunda camada pode ser realizada na mesma temporização, e um retardo de decodificação para obter os segundos dados de imagem de transmissão pode ser suprimido para ser pequeno.
[00134] Adicionalmente, no sistema de transmissão/recepção 10 ilustrado na Figura 1, a informação de camada dos dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das camadas é inserida na camada do fluxo de vídeo ou camada do recipiente e transmitida. Portanto, no lado da recepção, os dados de imagem codificados da imagem parada de cada uma das camadas podem ser facilmente extraídos do fluxo de vídeo.
[00135] Adicionalmente, no sistema de transmissão/recepção 10, ilustrado na Figura 1, quando os dados de imagem de diferença sistema operacional obtidos, o ajuste de nível é aplicado aos primeiros dados de imagem de transmissão e é feito com que se aproximem dos segundos dados de imagem de transmissão. Portanto, o valor dos dados de imagem de diferença pode ser tornado pequeno, e a eficiência de codificação pode ser adicionalmente melhorada.
[00136] Adicionalmente, no sistema de transmissão/recepção 10, ilustrado na Figura 1, a informação de característica do ajuste de nível é inserida na camada do fluxo de vídeo e é transmitida. Portanto, no lado da recepção, após o ajuste de nível dos primeiros dados de imagem de transmissão ser executado com base na informação de característica do ajuste de nível, os primeiros dados de imagem de transmissão são adicionados aos dados de imagem de diferença, de tal modo que os segundos dados de imagem de transmissão podem ser favoravelmente obtidos.
<2. Modificação>
[00137] Notar que, na modalidade acima descrita, um exemplo para obter os dados de imagem codificados da segunda camada CV2 codificando os dados de imagem de diferença DV obtidos subtraindo os primeiros dados de imagem de transmissão VI submetidos ao ajuste de nível a partir dos segundos dados de imagem de transmissão V2, foram descritos de modo exemplificado. Entretanto, (1) pode ser considerado obter dados de imagem codificados da segunda camada CV2 codificando dados de imagem de diferença DV obtidos subtraindo os primeiros dados de imagem de transmissão VI dos segundos dados de imagem de transmissão V2 submetidos a ajuste de nível. Adicionalmente, (2) obter os dados de imagem codificados da primeira camada CV1 codificando os próprios segundos dados de imagem de transmissão V2 pode ser considerado.
[00138] Figura 20 ilustra um exemplo de configuração de um codificador de vídeo 104A correspondendo (1) e (2) acima. Na Figura 20, uma porção correspondente à Figura 7 é denotada pelo mesmo sinal de referência, e a descrição detalhada desta é apropriadamente omitida. Uma unidade de ajuste de nível 143 aplica ajuste de nível aos segundos dados de imagem de transmissão V2 para fazer com que um valor dos segundos dados de imagem de transmissão V2 se aproxime de um valor dos primeiros dados de imagem de transmissão VI. Uma unidade de subtração 144 subtrai os primeiros dados de imagem de transmissão VI dos segundos dados de imagem de transmissão V2 submetidos ao ajuste de nível para obter os dados de imagem de diferença DV. Notar que, no instante da subtração, é realizada previsão/compensação usando um vetor de previsão entre camadas.
[00139] Uma unidade de comutação 148 envia seletivamente os segundos dados de imagem V2 ou os dados de imagem de diferença DV a uma unidade de codificação/quantização de conversão de previsão de movimento 145. Aqui, quando os dados de imagem de diferença DV são selecionados, os dados de imagem codificados da segunda camada CV2 são dados que são obtidos codificando os dados de imagem de diferença DV obtidos subtraindo os primeiros dados de imagem de transmissão VI dos segundos dados de imagem de transmissão V2 submetidos ao ajuste de nível. Entrementes, quando os segundos dados de imagem V2 são selecionados, os dados de imagem codificados da segunda camada CV2 são dados obtidos codificando os próprios segundos dados de imagem de transmissão V2.
[00140] Figura 21 ilustra um exemplo de configuração de um decodifícador de vídeo 204A correspondente ao codificador de vídeo 104A da Figura 20. Na Figura 21, uma porção correspondente à Figura 18 é indicada pelo mesmo sinal de referência, e descrição detalhada desta é apropriadamente omitida. Uma unidade de decodificação de quantização inversa/compensação de movimento 245 emite os dados de imagem de diferença DV quando os dados de imagem codificados da segunda camada CV2 enviados de um lado de transmissão são dados de imagem de diferença DV.
[00141] Neste caso, uma unidade de adição 247 adiciona os dados de imagem de diferença DV e os primeiros dados de imagem de transmissão VI. Notar que, no instante da adição, previsão/compensação usando um vetor de previsão entre camadas é realizada. Então, uma unidade de ajuste de nível 246 aplica, aos dados adicionados, ajuste de nível reverso para a unidade de ajuste de nível 143 no codificador de vídeo 204A para obter os segundos dados de imagem de transmissão V2. Então, neste caso, uma unidade de comutação 249 efetua comutação para emitir os segundos dados de imagem de transmissão V2 obtidos a partir da unidade de ajuste de nível 246.
[00142] Entrementes, a unidade de decodificação de quantização inversa/compensação de movimento 245 emite os segundos dados de imagem de transmissão V2 quando os dados de imagem codificados da segunda camada CV2 transmitidos a partir do lado de transmissão são os segundos dados de imagem de transmissão V2. Então, neste caso, a unidade de comutação 249 realiza comutação para emitir os segundos dados de imagem de transmissão V2.
[00143] Adicionalmente, na modalidade acima descrita, um exemplo de fazer com que o tipo de imagem parada codificada de cada uma das imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão VI e o tipo de imagem parada codificada de cada uma das imagens paradas correspondentes dos dados de imagem de diferença DV estejam de acordo um com o outro. Entretanto, a presente tecnologia pode ser aplicada a um caso de não fazer com que tipos de imagem parada codificada estejam de acordo com uns com os outros.
[00144] Figura 22 ilustra um exemplo de codificação hierárquica naquele caso. Neste exemplo, imagens paradas de dados são classificadas em quatro hierarquias de 0 a 3, e dados de imagem da imagem parada de cada uma das hierarquias são codificados. O eixo vertical representa a hierarquia. As imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão VI configuram hierarquias mais baixas a partir de uma hierarquia 0 a uma hierarquia 2, e as imagens paradas dos dados de imagem de diferença DV configuram uma hierarquia mais alta de uma hierarquia 3.
[00145] Como temporal ids (informação de identificação hierárquica) a ser arranjada em uma porção de cabeçalho de uma unidade NAL (nal_unit) que configura os dados de imagem codificados das imagens paradas das hierarquias 0 a 3, 0 a 3 são respectivamente configurados. O eixo horizontal representa uma ordem de exibição (POC: ordem de composição de imagem parada), e o lado esquerdo indica um instante de exibição mais cedo e o lado direito indica o instante de exibição mais tarde. Os quadros retangulares ilustram imagens paradas, e os números indicam a ordem de imagens paradas codificadas, isto é, uma ordem de codificação (uma ordem de decodifícação no lado da recepção).
[00146] Adicionalmente, na modalidade acima descrita, foi descrito um exemplo no qual um fluxo de vídeo VS apresentando dados de imagem codificados de imagens paradas da primeira camada (camada base) e da segunda camada (camada reforçada) são incluídos no fluxo de transporte TS. Entretanto, os fluxos de vídeo incluindo um fluxo de vídeo apresentando dados de imagem codificados de imagens paradas de uma primeira camada (camada base) e um fluxo de vídeo possuindo dados de imagem codificados de imagens paradas de uma segunda camada (camada reforçada) podem ser incluídos em um fluxo de transporte TS.
[00147] Adicionalmente, a presente tecnologia pode assumir as configurações abaixo. (1) Um dispositivo de transmissão inclui: uma unidade de codificação de imagem configurada para dividir os primeiros dados de imagem de transmissão e segundos dados de imagem de transmissão em camadas, e codificar as camadas, os primeiros dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos primeiros dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% para o brilho de um pico branco de uma imagem LDR convencional, e os segundos dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos segundos dados de imagem de transmissão apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% * N (N é um número maior do que 1), a relação de contraste excedendo o brilho do pico branco convencional, para gerar um fluxo de vídeo apresentando dados de imagem codificados de imagens paradas das camadas; e uma unidade de transmissão configurada para transmitir um recipiente em um formato predeterminado, incluindo o fluxo de vídeo. (2) O dispositivo de transmissão de acordo com (1), em que a unidade de codificação de imagem realiza processamento de subtração entre os segundos dados de imagem de transmissão e os primeiros dados de imagem de transmissão para obter dados de imagem de diferença, e codifica os primeiros dados de imagem de transmissão para obter os dados de imagem codificados da primeira camada, e codifica os dados de imagem de diferença para obter dados de imagem codificados da segunda camada. (3) O dispositivo de transmissão de acordo com (2), em que a unidade de codificação de imagem aplica ajuste de nível aos primeiros dados de imagem de transmissão ou aos segundos dados de imagem de transmissão ao efetuar o processamento de subtração, para obter os dados de imagem de diferença. (4) O dispositivo de transmissão de acordo com (3), inclui adicionalmente: uma unidade de inserção de informação configurada para inserir informação de característica do ajuste de nível e/ou informação de nível e informação de contraste de brilho para uma camada do fluxo de vídeo. (5) O dispositivo de transmissão de acordo com qualquer dentre (2) a (4), em que a unidade de codificação de imagem faz com que um tipo de imagem parada codificada de cada uma das imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão e um tipo de imagem parada codificada de cada uma das imagens paradas correspondentes aos dados de imagem de diferença concordem umas com as outras. (6) O dispositivo de transmissão de acordo com (1), em que a unidade de codificação de imagem codifica os primeiros dados de imagem de transmissão para obter dados de imagem codificados da primeira camada e codifica os segundos dados de imagem de transmissão para obter dados de imagem codificados da segunda camada. (7) O dispositivo de transmissão de acordo com qualquer dentre (1) a (6), inclui adicionalmente: uma unidade de inserção de informação de camada configurada para inserir informação de camada dos dados de imagem codificados de imagens paradas das camadas para uma camada do fluxo de vídeo ou uma camada do recipiente. (8) O dispositivo de transmissão de acordo com (7), em que a unidade de inserção de informação de camada insere a informação de camada em um cabeçalho de uma unidade NAL ao inserir a informação de camada na camada do fluxo de vídeo. (9) O dispositivo de transmissão de acordo com (7), em que a informação de camada a ser inserida na camada do recipiente indica um valor de um ID temporal correspondente a cada uma das camadas. (10) Um método de transmissão inclui as etapas de: dividir os primeiros dados de imagem de transmissão e segundos dados de imagem de transmissão em camadas, e codificar as camadas, os primeiros dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos primeiros dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% para o brilho de um pico branco de uma imagem LDR convencional, e os segundos dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos segundos dados de imagem de transmissão apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% * N (N é um número maior do que 1), a relação de contraste excedendo o brilho do pico branco convencional, para gerar um fluxo de vídeo apresentando dados de imagem codificados de imagens paradas das camadas; e transmitir, por uma unidade de transmissão, um recipiente em um formato predeterminado, incluindo o fluxo de vídeo. (11) Um dispositivo de recepção inclui: uma unidade de recepção configurada para receber um recipiente incluindo um fluxo de vídeo tendo dados de imagem codificados de imagens paradas de camadas, o fluxo de vídeo sendo constituído dividindo os primeiros dados de imagem de transmissão e os segundos dados de imagem de transmissão em camadas, e codificando as camadas, os primeiros dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos primeiros dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% para o brilho de um pico de branco de uma imagem LDR convencional, e os segundos dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos segundos dados de imagem de transmissão apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% * N (N é um número maior do que 1), a relação de contraste excedendo o brilho do pico de branco convencional; e uma unidade de processamento configurada para processar o fluxo de vídeo incluído no recipiente recebido na unidade de recepção. (12) O dispositivo de recepção de acordo com (11), em que a unidade de processamento emite seletivamente os primeiros dados de imagem de transmissão ou os segundos dados de imagem de transmissão. (13) O dispositivo de recepção de acordo com (12), em que a unidade de processamento emite os primeiros dados de imagem de transmissão ou os segundos dados de imagem de transmissão com base na informação de capacidade de exibição de uma unidade de exibição. (14) O dispositivo de recepção de acordo com (12) ou (13), inclui adicionalmente: um conversor fotoelétrico configurado para aplicar conversão fotoelétrica correspondente, aos primeiros dados de imagem de transmissão ou aos segundos dados de imagem de transmissão emitidos a partir da unidade de processamento. (15) O dispositivo de recepção de acordo com qualquer dentre (11) a (14), em que o fluxo de vídeo inclui os dados de imagem codificados da primeira camada constituídos codificando os primeiros dados de imagem de transmissão e os dados de imagem codificados da segunda camada constituídos codificando dados de imagem de diferença obtidos efetuando processamento de subtração entre os segundos dados de imagem de transmissão e os primeiros dados de imagem de transmissão, e a unidade de processamento decodifica os dados de imagem codificados da primeira camada para obter os primeiros dados de vídeo de transmissão, e adiciona os primeiros dados de imagem de transmissão aos dados de imagem de diferença obtidos decodificando os dados de imagem codificados da segunda camada, para obter os segundos dados de imagem de transmissão. (16) O dispositivo de recepção de acordo com (15), em que a unidade de processamento aplica ajuste de nível aos primeiros dados de imagem de transmissão ou dados de imagem adicionados, ao obter os segundos dados de imagem de transmissão. (17) O dispositivo de recepção de acordo com (16), em que informação de característica do ajuste de nível é inserida em uma camada do fluxo de vídeo, e a unidade de processamento aplica o ajuste de nível aos primeiros dados de imagem de transmissão ou os dados de imagem adicionados, com base na informação de característica do ajuste de nível. (18) O dispositivo de recepção de acordo com qualquer dentre (15) a (17), em que informação de camada dos dados de imagem codificados de imagens paradas de camadas é inserida em uma camada do fluxo de vídeo ou uma camada do recipiente, e a unidade de processamento extrai os dados de imagem codificados da primeira camada e os dados de imagem codificados da segunda camada a partir do fluxo de vídeo, com base na informação de camada. (19) Um método de recepção inclui as etapas de: receber, por uma unidade de recepção, um recipiente incluindo um fluxo de vídeo tendo dados de imagem codificados de camadas, o fluxo de vídeo sendo obtido dividindo os primeiros dados de imagem de transmissão e os segundos dados de imagem de transmissão em camadas, e codificando as camadas, os primeiros dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos primeiros dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% para o brilho de um pico de branco de uma imagem LDR convencional, e os segundos dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos segundos dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% * N (N é um número maior do que 1), a relação de contraste excedendo o brilho do pico de branco convencional; e processar o fluxo de vídeo incluído no recipiente recebido na etapa de recepção.
[00148] Uma característica principal da presente tecnologia é habilitar a transmissão favorável de ambos dados de imagem HDR e dados de imagem LDR, dividindo os primeiros dados de imagem de transmissão, que são obtidos aplicando a conversão fotoelétrica aos dados de imagem LDR, e aos segundos dados de imagem de transmissão, o que é obtido aplicando a conversão fotoelétrica aos dados de imagem HDR, em camadas e codificando as camadas, e transmitindo o recipiente incluindo o fluxo de vídeo apresentando dados de imagem codificados de imagens paradas das camadas (ver Figura 5). LISTA DE SINAIS DE REFERÊNCIA 10 Sistema de transmissão/recepção 100 Dispositivo de transmissão 101 Unidade de controle 102L Câmera LDR 102H Câmera HDR 103L Conversor fotoelétrico LDR 103H Conversor fotoelétrico HDR 104,104A Codificador de vídeo 105 Codificador de sistema 106 Unidade de transmissão 141 Unidade de codificação/quantização de conversão de previsão de movimento 142 Unidade de codificação de entropia 143 Unidade de ajuste de nível 144 Unidade de subtração 145 Unidade de codificação/quantização de conversão de previsão de movimento 146 Unidade de codificação de entropia 147 Unidade de acondicionamento de fluxo 148 Unidade de comutação 200 Dispositivo de recepção 201 Unidade de controle 202 Unidade de recepção 203 Decodifícador de sistema 204, 204A Decodifícador de vídeo 205 Unidade de comutação 206L Conversor fotoelétrico LDR 206H Conversor fotoelétrico HDR 207 Unidade de exibição 241 Unidade de desacondicionamento de fluxo 242 Unidade de decodifícação de entropia 243 Unidade de decodifícação de quantização inversa/compensação de movimento 244 Unidade de decodifícação de entropia 245 Unidade de decodifícação de quantização inversa/compensação de movimento 246 Unidade de ajuste de nível 247 Unidade de adição 248, 249 Unidade de comutação

Claims (19)

1. Dispositivo de transmissão (100), caracterizado pelo fato de que compreende: uma unidade de codificação de imagem (104, 104A) configurada para dividir os primeiros dados de imagem de transmissão e segundos dados de imagem de transmissão em camadas, e codificar as camadas, os primeiros dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos primeiros dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% para o brilho de um pico branco de uma imagem LDR convencional, e os segundos dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos segundos dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% * N, em que N é um número maior do que 1, a relação de contraste excedendo o brilho do pico branco convencional, para gerar um fluxo de vídeo apresentando dados de imagem codificados de imagens paradas das camadas; e, uma unidade de transmissão (106) configurada para transmitir um recipiente em um formato predeterminado, incluindo o fluxo de vídeo.
2. Dispositivo de transmissão (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a unidade de codificação de imagem (104, 104A) é configurada para: realizar processamento de subtração entre os segundos dados de imagem de transmissão e os primeiros dados de imagem de transmissão para obter dados de imagem de diferença; e, codificar os primeiros dados de imagem de transmissão para obter os dados de imagem codificados da primeira camada; e, codificar os dados de imagem de diferença para obter dados de imagem codificados da segunda camada.
3. Dispositivo de transmissão (100) de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a unidade de codificação de imagem (104, 104A) é configurada para aplicar ajuste de nível aos primeiros dados de imagem de transmissão ou aos segundos dados de imagem de transmissão ao efetuar o processamento de subtração, para obter os dados de imagem de diferença.
4. Dispositivo de transmissão (100) de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: uma unidade de inserção de informação configurada para inserir informação de característica do ajuste de nível e/ou informação de nível e informação de contraste de brilho para uma camada do fluxo de vídeo.
5. Dispositivo de transmissão (100) de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a unidade de codificação de imagem (104, 104A) associa um tipo de imagem parada codificada de cada uma das imagens paradas dos primeiros dados de imagem de transmissão e um tipo de imagem parada codificada de cada uma das imagens paradas correspondentes aos dados de imagem de diferença umas com as outras.
6. Dispositivo de transmissão (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a unidade de codificação de imagem (104, 104A) é configurada para codificar os primeiros dados de imagem de transmissão para obter dados de imagem codificados da primeira camada, e codificar os segundos dados de imagem de transmissão para obter dados de imagem codificados da segunda camada.
7. Dispositivo de transmissão (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: uma unidade de inserção de informação de camada configurada para inserir informação de camada dos dados de imagem codificados de imagens paradas das camadas para uma camada do fluxo de vídeo ou uma camada do recipiente.
8. Dispositivo de transmissão (100) de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a unidade de inserção de informação de camada é configurada para inserir a informação de camada em um cabeçalho de uma unidade NAL ao inserir a informação de camada na camada do fluxo de vídeo.
9. Dispositivo de transmissão (100) de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a informação de camada a ser inserida na camada do recipiente indica um valor de um ID temporal correspondente a cada uma das camadas.
10. Método de transmissão, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: dividir os primeiros dados de imagem de transmissão e segundos dados de imagem de transmissão em camadas, e codificar as camadas, os primeiros dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos primeiros dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% para o brilho de um pico branco de uma imagem LDR convencional, e os segundos dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos segundos dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% * N, em que N é um número maior do que 1, a relação de contraste excedendo o brilho do pico branco convencional, para gerar um fluxo de vídeo apresentando dados de imagem codificados de imagens paradas das camadas; e, transmitir, por uma unidade de transmissão (106), um recipiente em um formato predeterminado, incluindo o fluxo de vídeo.
11. Dispositivo de recepção (200), caracterizado pelo fato de que compreende: uma unidade de recepção (202) configurada para receber um recipiente incluindo um fluxo de vídeo tendo dados de imagem codificados de imagens paradas de camadas, o fluxo de vídeo sendo constituído dividindo os primeiros dados de imagem de transmissão e os segundos dados de imagem de transmissão em camadas, e codificando as camadas; os primeiros dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos primeiros dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% para o brilho de um pico de branco de uma imagem LDR convencional; e, os segundos dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos segundos dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% * N, em que N é um número maior do que 1, a relação de contraste excedendo o brilho do pico de branco convencional; e, uma unidade de processamento (204, 204A) configurada para processar o fluxo de vídeo incluído no recipiente recebido na unidade de recepção (202).
12. Dispositivo de recepção (200) de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a unidade de processamento (204, 204A) é configurada para emitir seletivamente os primeiros dados de imagem de transmissão ou os segundos dados de imagem de transmissão.
13. Dispositivo de recepção (200) de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a unidade de processamento (204, 204A) é configurada para emitir os primeiros dados de imagem de transmissão ou os segundos dados de imagem de transmissão com base na informação de capacidade de exibição de uma unidade de exibição (207).
14. Dispositivo de recepção (200) de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: um conversor fotoelétrico configurado para aplicar conversão fotoelétrica correspondente, aos primeiros dados de imagem de transmissão ou aos segundos dados de imagem de transmissão emitidos a partir da unidade de processamento.
15. Dispositivo de recepção (200) de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o fluxo de vídeo inclui os dados de imagem codificados da primeira camada codificando os primeiros dados de imagem de transmissão e os dados de imagem codificados da segunda camada codificando dados de imagem de diferença obtidos efetuando processamento de subtração entre os segundos dados de imagem de transmissão e os primeiros dados de imagem de transmissão; e, a unidade de processamento (204, 204A) é configurada para: decodificar os dados de imagem codificados da primeira camada para obter os primeiros dados de vídeo de transmissão; e, adicionar os primeiros dados de imagem de transmissão aos dados de imagem de diferença obtidos decodificando os dados de imagem codificados da segunda camada, para obter os segundos dados de imagem de transmissão.
16. Dispositivo de recepção (200) de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a unidade de processamento (204, 204A) é configurada para aplicar ajuste de nível aos primeiros dados de imagem de transmissão ou dados de imagem adicionados, ao obter os segundos dados de imagem de transmissão.
17. Dispositivo de recepção (200) de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que informação de característica do ajuste de nível é inserida em uma camada do fluxo de vídeo; e, a unidade de processamento (204, 204A) é configurada para aplicar o ajuste de nível aos primeiros dados de imagem de transmissão ou os dados de imagem adicionados, com base na informação de característica do ajuste de nível.
18. Dispositivo de recepção (200) de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que informação de camada dos dados de imagem codificados de imagens paradas de camadas é inserida em uma camada do fluxo de vídeo ou uma camada do recipiente; e, a unidade de processamento (204, 204A) é configurada para extrair os dados de imagem codificados da primeira camada e os dados de imagem codificados da segunda camada a partir do fluxo de vídeo, com base na informação de camada.
19. Método de recepção, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: receber, por uma unidade de recepção (202), um recipiente incluindo um fluxo de vídeo tendo dados de imagem codificados de camadas, o fluxo de vídeo sendo obtido dividindo os primeiros dados de imagem de transmissão e os segundos dados de imagem de transmissão em camadas, e codificando as camadas; os primeiros dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos primeiros dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% para o brilho de um pico de branco de uma imagem LDR convencional; e, os segundos dados de imagem de transmissão sendo obtidos aplicando conversão fotoelétrica aos segundos dados de imagem de entrada apresentando uma relação de contraste de 0 a 100% * N, em que N é um número maior do que 1, a relação de contraste excedendo o brilho do pico de branco convencional; e, processar o fluxo de vídeo incluído no recipiente recebido na etapa de recepção.
BR112016018509-9A 2014-02-21 2015-02-16 Dispositivos e métodos de transmissão e recepção BR112016018509B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2014032354 2014-02-21
JP2014-032354 2014-02-21
PCT/JP2015/054074 WO2015125719A1 (ja) 2014-02-21 2015-02-16 送信装置、送信方法、受信装置および受信方法

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112016018509A2 BR112016018509A2 (pt) 2018-05-08
BR112016018509B1 true BR112016018509B1 (pt) 2023-07-18

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11330303B2 (en) Transmission device, transmission method, reception device, and reception method
JP6888717B2 (ja) 送信方法および送信装置
US11695947B2 (en) Signaling high dynamic range and wide color gamut content in transport streams
JP6614156B2 (ja) 送信装置、送信方法、受信装置および受信方法
BR112015026979B1 (pt) Dispositivos e métodos de transmissão e recepção
BR112016003135B1 (pt) Dispositivos de codificação, de transmissão, de decodificação e de recepção, e, métodos de codificação e de decodificação
ES2885548T3 (es) Dispositivo de transmisión, método de transmisión y dispositivo de recepción
JP2021101566A (ja) 送信方法および送信装置
BR112016018509B1 (pt) Dispositivos e métodos de transmissão e recepção
BR112017018459B1 (pt) Dispositivos e métodos de transmissão e de recepção
BR112016020162B1 (pt) Dispositivos e métodos de transmissão e de recepção