BR112016020162B1 - Dispositivos e métodos de transmissão e de recepção - Google Patents

Dispositivos e métodos de transmissão e de recepção Download PDF

Info

Publication number
BR112016020162B1
BR112016020162B1 BR112016020162-0A BR112016020162A BR112016020162B1 BR 112016020162 B1 BR112016020162 B1 BR 112016020162B1 BR 112016020162 A BR112016020162 A BR 112016020162A BR 112016020162 B1 BR112016020162 B1 BR 112016020162B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
stream
level
still
encoded
level value
Prior art date
Application number
BR112016020162-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112016020162A2 (pt
Inventor
Ikuo Tsukagoshi
Original Assignee
Sony Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from JP2014045763A external-priority patent/JP5886341B2/ja
Application filed by Sony Corporation filed Critical Sony Corporation
Publication of BR112016020162A2 publication Critical patent/BR112016020162A2/pt
Publication of BR112016020162B1 publication Critical patent/BR112016020162B1/pt

Links

Abstract

DISPOSITIVOS E MÉTODOS DE TRANSMISSÃO E DE RECEPÇÃO. O objetivo da invenção é permitir que um processo de decodificação favorável seja realizado em um lado de recepção. Dados de imagem de imagens paradas que constituem dados de imagem em movimento são codificados para gerar um fluxo contínuo de vídeo (fluxo contínuo codificado). Neste caso, os dados de imagem das imagens paradas que constituem os dados de imagem em movimento são classificados em uma pluralidade de níveis e codificados para gerar um fluxo contínuo de vídeo com os dados de imagem das imagens paradas das camadas hierárquicas. Neste momento, a configuração hierárquica no lado de camada hierárquica mais baixo é equalizada à configuração hierárquica no lado de camada hierárquica mais alto, e imagens paradas mutuamente correspondentes nos lados de camada hierárquica mais alto e mais baixo são agrupadas como conjuntos respectivos e então codificadas sequencialmente. Isso pode reduzir o tamanho de buffer e retardo de decodificação, em um lado de recepção, na realização de um processo de decodificação para os dados de imagem codificados das imagens paradas nos lados de camada hierárquica mais alto e mais baixo.

Description

CAMPO
[001] A presente invenção refere-se a um dispositivo de transmissão, a um método de transmissão, a um dispositivo de recepção e a um método de recepção, mais especificamente, a um dispositivo de transmissão que sujeita dados de imagem das imagens paradas que constituem dados de imagem em movimento a codificação hierárquica e transmite os mesmos, e outros.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
[002] Para servir imagens em movimento comprimidas por meio de difusão, redes ou congêneres, há um limite superior na frequência de quadro reproduzível dependendo da capacidade de decodificação de um receptor. Portanto, provedores de serviço precisam limitar seus serviços a serviços de baixa frequência de quadro ou prover concorrentemente serviços de alta frequência de quadro e serviços de baixa frequência de quadro, com consideração dada às capacidades de reprodução dos receptores prevalecentes.
[003] Para corresponder a serviços de alta frequência de quadro, os o custo dos receptores se torna mais alto, o que é um desincentivo à popularização. Quando receptores econômicos dedicados a serviços de baixa frequência de quadro estiverem inicialmente em uso difundido e provedores de serviço iniciarem serviços de alta frequência de quadro no futuro, consumidores não poderão receber os serviços de alta frequência de quadro sem novos receptores, o que é um desincentivo à proliferação dos novos serviços.
[004] Por exemplo, é proposta escalonabilidade na direção do tempo pela sujeição de dados de imagem das imagens paradas que constituem dados de imagem em movimento a codificação hierárquica pela codificação de vídeo de alta eficiência (HEVC) (consulte Documento Não Patente 1). No lado de recepção, os níveis das imagens paradas podem ser identificados com base na informação de ID temporal (temporal_id) inserida no cabeçalho de uma unidade de camada de abstração em rede (NAL), que permite a decodificação seletiva até o nível correspondente à capacidade de decodificação.
LISTA DE CITAÇÃO DOCUMENTO NÃO PATENTE
[005] Documento Não Patente 1: Gary J. Sullivan, Jens-Rainer Ohm, Woo-Jin Han, Thomas Wiegand, “Overview of the High Efficiency Video Coding (HEVC) Standard” IEEE TRANSACTIONS ON CIRCUITS AND SYSTEMS FOR VIDEO TECNOLOGY, VOL. 22, NO. 12, pp. 1649-1668, dezembro DE 2012
SUMÁRIO DA INVENÇÃO PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS PELA INVENÇÃO
[006] Um objetivo da técnica em questão é permitir favorável decodificação no lado de recepção.
SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS
[007] Um conceito da técnica em questão reside em um dispositivo de transmissão que inclui: uma unidade de codificação de imagem que classifica dados de imagem das imagens paradas que constituem dados de imagem em movimento em uma pluralidade de níveis e codifica os dados de imagem classificados das imagens paradas nos respectivos níveis para gerar um fluxo contínuo de vídeo com os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos níveis; e uma unidade de transmissão que transmite um contêiner em um formato predeterminado que contêm o fluxo contínuo de vídeo gerado, em que a unidade de codificação de imagem equaliza a composição hierárquica entre um lado de baixo nível e um lado de alto nível, e combina correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível em um conjunto e codifica as mesmas sequencialmente.
[008] De acordo com a técnica em questão, a unidade de codificação de imagem codifica os dados de imagem das imagens paradas que constituem os dados de imagem em movimento para gerar o fluxo contínuo de vídeo (fluxo contínuo codificado). Neste caso, os dados de imagem das imagens paradas que constituem os dados de imagem em movimento são classificados em uma pluralidade de níveis e codificados para gerar o fluxo contínuo de vídeo com os dados de imagem das imagens paradas nos respectivos níveis. A composição hierárquica é equalizada entre o lado de baixo nível e o lado de alto nível. Correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível são combinadas em um conjunto e são sequencialmente codificadas.
[009] A unidade de transmissão transmite o contêiner no formato predeterminado que inclui o fluxo contínuo de vídeo exposto. Por exemplo, a unidade de codificação de imagem pode gerar um único fluxo contínuo de vídeo com os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos níveis ou dividir a pluralidade de níveis em dois conjuntos do lado do nível superior e do lado do nível inferior e gerar dois fluxos contínuos de vídeo com os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos conjuntos de nível.
[0010] De acordo com a técnica em questão, a composição hierárquica é equalizada entre o lado de baixo nível e o lado de alto nível, e correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível são combinadas em um conjunto e são sequencialmente codificadas. Isto permite que o lado de recepção decodifique os dados de imagem codificados das imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível com um menor tamanho de buffer e um reduzido atraso de decodificação.
[0011] Na técnica em questão, por exemplo, uma unidade de inserção de informação hierárquica que insere informação hierárquica em uma camada do contêiner pode ser adicionalmente incluída. Neste caso, por exemplo, a informação hierárquica pode ter informação sobre valores especificados de nível para os respectivos níveis. Além do mais, neste caso, por exemplo, a unidade de inserção de informação hierárquica pode inserir a informação hierárquica na camada do contêiner em posições em sincronização com os dados de imagem codificados das imagens paradas no fluxo contínuo de vídeo.
[0012] Por exemplo, a unidade de inserção de informação hierárquica pode inserir a informação hierárquica em um campo de extensão de um pacote PES. Neste caso, a unidade de inserção de informação hierárquica pode inserir a informação hierárquica no campo de extensão do pacote PES pelo menos para cada sequência de vídeo codificada. Além do mais, neste caso, por exemplo, uma unidade de inserção de informação que insere informação para descrever explicitamente se a informação hierárquica é inserida no campo de extensão do pacote PES pode ser adicionalmente incluída em uma tabela de mapa de programa.
[0013] Além do mais, por exemplo, a unidade de inserção de informação hierárquica pode inserir a informação hierárquica em uma tabela de mapa de programa. Além do mais, por exemplo, a unidade de inserção de informação hierárquica pode inserir a informação hierárquica em uma tabela de informação de evento.
[0014] A informação de hierarquia é inserida na camada do contêiner, e o lado de recepção pode consultar a informação de hierarquia para recuperar seletivamente a partir do fluxo contínuo de vídeo os dados de imagem codificados das imagens paradas até o nível comensurável com a capacidade do decodificador de uma maneira fácil.
[0015] Além do mais, um outro conceito da técnica em questão reside em um dispositivo de recepção que inclui uma unidade de recepção que recebe um contêiner em um formato predeterminado que contém um fluxo contínuo de vídeo com dados de imagem codificados das imagens paradas obtidos pela classificação de dados de imagem das imagens paradas que constituem dados de imagem em movimento em uma pluralidade de níveis e codificação dos mesmos, em que na codificação, composição hierárquica é equalizada entre um lado de baixo nível e um lado de alto nível, e correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível são combinadas em um conjunto e são sequencialmente codificadas, e o dispositivo de recepção inclui adicionalmente uma unidade de processamento que processa o contêiner recebido.
[0016] De acordo com a técnica em questão, a unidade de recepção recebe o contêiner no formato predeterminado. O contêiner contém o fluxo contínuo de vídeo com dados de imagem das imagens paradas nos respectivos níveis obtidos pela classificação dos dados de imagem das imagens paradas que constituem os dados de imagem em movimento em uma pluralidade de níveis e codificação dos mesmos. Neste caso, no processo de codificação, a composição hierárquica é equalizada entre o lado de baixo nível e o lado de alto nível, e correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível são combinadas em um conjunto e são sequencialmente codificadas.
[0017] A unidade de processamento processa o contêiner recebido. Por exemplo, a unidade de processamento pode ser configurada para recuperar seletivamente os dados de imagem codificados das imagens paradas em um nível predeterminado e aqueles inferiores a partir do fluxo contínuo de vídeo e decodificar os mesmos com base na informação de hierarquia, desse modo, obtendo os dados de imagem das imagens paradas no nível predeterminado e naqueles inferiores.
[0018] Da forma supradescrita, de acordo com a técnica em questão, no fluxo contínuo de vídeo contido no contêiner recebido, a composição hierárquica é equalizada entre o lado de baixo nível e o lado de alto nível, e correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível são combinadas em um conjunto e são sequencialmente codificadas. Isto torna possível decodificar os dados de imagem codificados das imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível com um menor tamanho de buffer e um reduzido atraso de decodificação.
[0019] De acordo com a técnica em questão, informação hierárquica pode ser inserida em uma camada do contêiner, e a unidade de processamento pode recuperar seletivamente a partir do fluxo contínuo de vídeo os dados de imagem codificados das imagens paradas em um nível predeterminado e aqueles inferiores e decodificar os mesmos, com base na informação hierárquica, para obter os dados de imagem das imagens paradas no nível predeterminado e naqueles inferiores. Neste caso, é fácil recuperar seletivamente a partir do fluxo contínuo de vídeo os dados de imagem codificados das imagens paradas no nível comensurável com a capacidade do decodificador de uma maneira fácil.
EFEITOS DA INVENÇÃO
[0020] De acordo com a técnica em questão, o lado de recepção pode realizar favorável decodificação. As vantagens da técnica não são limitadas àquelas aqui descritas, mas podem ser qualquer uma das vantagens descritas na descrição em questão.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0021] A figura 1 é um diagrama de blocos de um sistema de transmissão/recepção como uma modalidade.
[0022] A figura 2 é um diagrama de blocos de um exemplo de configuração de um dispositivo de transmissão.
[0023] A figura 3 é um diagrama que ilustra um exemplo de codificação hierárquica realizada por um codificador.
[0024] As figuras 4(a) e 4(b) são diagramas que ilustram um exemplo estrutural (Sintaxe) de um cabeçalho de unidade NAL e dos conteúdos (Semântica) de parâmetros principais no exemplo estrutural.
[0025] A figura 5 é um diagrama que ilustra um outro exemplo de codificação hierárquica realizada pelo codificador.
[0026] A figura 6 é um diagrama que ilustra um exemplo de configuração de dados de imagem codificados das imagens paradas.
[0027] As figuras 7(a) e 7(b) são diagramas que ilustram um exemplo estrutural (Sintaxe) de um descritor de decodificação de camada (Layer_decoding_descriptor).
[0028] A figura 8 é um diagrama que ilustra os conteúdos (Semântica) de informação principal no exemplo estrutural do descritor de decodificação de camada.
[0029] A figura 9 é um diagrama que ilustra um exemplo estrutural (Sintaxe) de dados de um campo de extensão de PES “pes_extension_field_data()”.
[0030] As figuras 10(a) e 10(b) são diagramas que ilustram um exemplo estrutural (Sintaxe) de um descritor de extensão de PES (PES_extension_descriptor) e os conteúdos (Semântica) da informação principal no exemplo estrutural.
[0031] A figura 11 é um diagrama de um exemplo de configuração de um fluxo contínuo de transporte TS no caso em que distribuição de fluxo contínuo individual for realizada e informação hierárquica for inserida em uma tabela de mapa de programa.
[0032] A figura 12 é um diagrama de um exemplo de configuração do fluxo contínuo de transporte TS no caso em que distribuição de dois fluxos contínuos for realizada e informação hierárquica for inserida sob a tabela de mapa de programa.
[0033] A figura 13 é um diagrama de um exemplo de configuração do fluxo contínuo de transporte TS no caso em que distribuição de fluxo contínuo individual for realizada e informação hierárquica for inserida em uma tabela de informação de evento.
[0034] A figura 14 é um diagrama de um exemplo de configuração do fluxo contínuo de transporte TS no caso em que distribuição de dois fluxos contínuos for realizada e informação hierárquica for inserida sob a tabela de informação de evento.
[0035] A figura 15 é um diagrama de um exemplo de configuração do fluxo contínuo de transporte TS no caso em que distribuição de fluxo contínuo individual for realizada e informação hierárquica for inserida em um campo de extensão de um cabeçalho de pacote PES.
[0036] A figura 16 é um diagrama de um exemplo de configuração do fluxo contínuo de transporte TS no caso em que distribuição de dois fluxos contínuos for realizada e informação hierárquica for inserida no campo de extensão do cabeçalho de pacote PES.
[0037] A figura 17 é um diagrama de blocos que ilustra um exemplo de configuração de um dispositivo de recepção.
[0038] A figura 18 é um diagrama que ilustra um exemplo de correspondência entre sinalização de “level_idc” e informação hierárquica dos dados de imagem codificados com mudanças na composição hierárquica.
MODO PARA REALIZAR A INVENÇÃO
[0039] Uma modalidade para realizar a invenção (a seguir, referida como “modalidade”) será descrita a seguir. As descrições serão dadas na seguinte ordem: 1. Modalidade 2. Exemplo de modificação
<1. Modalidade> [Sistema de transmissão/recepção]
[0040] A figura 1 ilustra um exemplo de configuração de um sistema de transmissão/recepção 10 como uma modalidade. O sistema de transmissão/recepção 10 tem um dispositivo de transmissão 100 e um dispositivo de recepção 200.
[0041] O dispositivo de transmissão 100 transmite um fluxo contínuo de transporte TS como um contêiner conduzido em ondas de difusão ou em pacotes sobre uma rede. O fluxo contínuo de transporte TS contém um fluxo contínuo de vídeo no qual dados de imagem das imagens paradas que constituem dados de imagem em movimento são classificados em uma pluralidade de níveis e dados codificados dos dados de imagem das imagens paradas nos respectivos níveis são incluídos. Neste caso, o fluxo contínuo de transporte TS contém um único fluxo contínuo de vídeo com os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos níveis ou dois fluxos contínuos de vídeo nos quais a pluralidade de níveis é dividida em dois conjuntos do lado de alto nível e do lado de baixo nível e os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos conjuntos de nível são incluídos.
[0042] Por exemplo, as imagens paradas referenciadas são codificadas de acordo com H.264/AVC ou H.265/HEVC, de maneira tal que eles pertençam a seus níveis e/ou àqueles inferiores. Neste caso, a composição hierárquica é equalizada entre o lado de baixo nível e o lado de alto nível, e correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível são combinadas em um conjunto e são sequencialmente codificadas. A realização de tal codificação permite que o lado de recepção decodifique os dados de imagem codificados das imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível com um menor tamanho de buffer e um reduzido atraso de decodificação.
[0043] Informação de identificação de nível é adicionada nos dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos níveis para identificar os níveis aos quais as imagens paradas pertencem. Na modalidade, a informação de identificação de nível (“nuh_temporal_id_plus1” indicativo de temporal_id) é adicionada nos cabeçalhos das unidades NAL (nal_unit) das imagens paradas. A adição da informação de identificação de nível permite que o lado de recepção recupere seletivamente os dados de imagem codificados no nível predeterminado e naqueles inferiores para processamento de decodificação.
[0044] Informação hierárquica que inclui informação sobre valores especificados de nível nos respectivos níveis e ainda outros é inserida na camada do contêiner. O lado de recepção pode consultar a informação hierárquica para recuperar seletivamente a partir do fluxo contínuo de vídeo os dados de imagem codificados das imagens paradas no nível comensurável com a capacidade do decodificador de uma maneira fácil. Por exemplo, a informação hierárquica é inserida em uma tabela de mapa de programa (PMT) ou em uma tabela de informação de evento (EIT).
[0045] Além do mais, a informação hierárquica é inserida em campos de extensão PES dos cabeçalhos dos pacotes PES nas posições em sincronização com os dados de imagem codificados das imagens paradas no fluxo contínuo de vídeo, por exemplo. Isto permite que o lado de recepção, mesmo com mudanças na composição hierárquica, recupere seletivamente a partir do fluxo contínuo de vídeo os dados de imagem codificados das imagens paradas no nível comensurável com a capacidade do decodificador.
[0046] Quando a informação hierárquica for inserida no campo de extensão do pacote PES, como exposto, informação de identificação que indica que a informação hierárquica é inserida no campo de extensão do pacote PES é inserida sob a tabela de mapa de programa. Neste caso, o lado de recepção pode identificar uma situação em que a informação hierárquica é inserida no campo de extensão do pacote PES com base na informação de identificação.
[0047] O dispositivo de recepção 200 recebe o fluxo contínuo de transporte TS enviado a partir do dispositivo de transmissão 100 em ondas de difusão ou em pacotes sobre uma rede. O dispositivo de recepção 200 processa o fluxo contínuo de transporte TS. Neste caso, o dispositivo de recepção 200 recupera seletivamente a partir do fluxo contínuo de vídeo os dados de imagem codificados das imagens paradas em um nível predeterminado e aqueles inferiores comensuráveis com a capacidade do decodificador e decodifica os mesmos com base na informação de hierarquia contida na camada do contêiner, desse modo, obtendo os dados de imagem das imagens paradas no nível predeterminado e naqueles inferiores.
“Configuração do dispositivo de transmissão”
[0048] A figura 2 ilustra um exemplo de configuração do dispositivo de transmissão 100. O dispositivo de transmissão 100 tem uma unidade de processamento central (CPU) 101, um codificador 102, um buffer de dados comprimidos (cpb: buffer de imagem parada codificada) 103, um multiplexador 104 e uma unidade de transmissão 105. A CPU 101 é uma unidade de controle que controla as operações dos componentes do dispositivo de transmissão 100.
[0049] O codificador 102 insere dados de imagem em movimento não comprimidos VD para realizar codificação hierárquica. O codificador 102 classifica os dados de imagem das imagens paradas que constituem os dados de imagem em movimento VD em uma pluralidade de níveis. Então, o codificador 102 codifica os dados de imagem classificados das imagens paradas nos respectivos níveis para gerar um fluxo contínuo de vídeo com os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos níveis.
[0050] O codificador 102 realiza codificação, tais como H.264/AVC ou H.265/HEVC. Neste momento, o codificador 102 realiza codificação, de maneira tal que as imagens paradas referenciadas pertençam a seus níveis e/ou aqueles inferiores. O codificador 102 também divide a pluralidade de níveis em lado de baixo nível e lado de alto nível, e equaliza a composição hierárquica entre o lado de baixo nível e o lado de alto nível, e combina correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível em um conjunto e codifica as mesmas sequencialmente.
[0051] A figura 3 ilustra um exemplo de codificação hierárquica realizada pelo codificador 102. Neste exemplo, os dados de imagem das imagens paradas são classificados em seis níveis de 0 a 5, e são sujeitos a codificação.
[0052] O eixo geométrico vertical indica os níveis. Os valores 0 a 5 são definidos como o temporal_id (informação de identificação de nível) adicionado nos cabeçalhos das unidades NAL (nal_unit) que constituem os dados de imagem codificados das imagens paradas nos níveis 0 a 5. Neste particular, o eixo geométrico horizontal indica a ordem de composição da imagem parada (POC), o tempo de exibição é anterior com proximidade crescente para o lado esquerdo e é posterior com proximidade crescente para o lado direito.
[0053] A imagem parada 4(a) ilustra um exemplo estrutural (Sintaxe) do cabeçalho de unidade NAL e a imagem parada 4(b) ilustra os conteúdos (Semântica) de parâmetros principais no exemplo estrutural. O campo de 1 bit “Forbidden_zero_bit” é essencialmente 0. O campo de 6 bits “Nal_unit_type” indica o tipo de unidade NAL. O campo de 6 bits “Nuh_layer_id” é 0 como uma pré-condição. O campo de 3 bits “Nuh_temporal_id_plus1” indica temporal_id e toma o valor aumentado em um (1 a 6).
[0054] Retornando para a figura 3, quadros retangulares indicam imagens paradas, e números nos quadros retangulares indicam a ordem de imagens paradas codificadas, isto é, a ordem de codificação (a ordem de decodificação no lado de recepção). Por exemplo, oito imagens paradas de “0” a “7” constituem um subgrupo de imagens paradas, e a imagem parada “0” torna-se a primeira imagem parada no subgrupo de imagens paradas. Diversos subgrupos de imagens paradas são coletados em um grupo de imagens paradas (GOP).
[0055] Neste exemplo, três níveis de 0 a 2 estão no lado de baixo nível e três níveis de 3 a 5 estão no lado de alto nível. Da forma ilustrada no desenho, a composição hierárquica é equalizada entre o lado de baixo nível e o lado de alto nível, e correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível são combinadas em um conjunto e são sequencialmente codificadas. Por exemplo, a imagem parada “0” no lado de baixo nível e a imagem parada “1” no lado de alto nível são combinadas primeiro em um conjunto e sujeitas a codificação e, então, a imagem parada “2” no lado de baixo nível e a imagem parada “3” no lado de alto nível são combinadas em um conjunto e sujeitas a codificação. As imagens paradas nos seguintes níveis são codificadas da mesma maneira. Neste caso, os baixos níveis são limitados a níveis inferiores a um nível específico. Desta maneira, para decodificar as imagens paradas nos baixos níveis, apenas as imagens paradas nos baixos níveis limitados podem ser decodificadas e exibidas de uma maneira estável. Esta questão também se aplica mesmo quando as imagens paradas não forem divididas nos baixos níveis e nos altos níveis.
[0056] Retornando para a figura 3, setas em linha cheia e em linha rompida indicam os relacionamentos de referência entre as imagens paradas em codificação. Por exemplo, a imagem parada “0” é uma intraimagem parada (imagem parada I) que não precisa de referência a outras imagens paradas, e a imagem parada “1” é uma imagem parada P que é codificada em relação à imagem parada “1”. A imagem parada “2” é uma imagem parada B que é codificada em relação à imagem parada “0” e uma imagem parada no subgrupo de imagens paradas prévio (não ilustrado). A imagem parada “3” é uma imagem parada B que é codificada em relação às imagens paradas “0” e “2”. Similarmente, as outras imagens paradas são codificadas em relação às imagens paradas próximas das mesmas na ordem de composição da imagem parada. O código “D” indica quanto cada imagem parada está distante da imagem parada referenciada na ordem de composição da imagem parada. Sem a indicação de “D”, D = 1.
[0057] A figura 5 ilustra um outro exemplo de codificação hierárquica realizada pelo codificador 102. Embora nenhuma descrição detalhada seja provida, no exemplo da figura 3, a ordem de composição da imagem parada no lado de alto nível é uma imagem parada atrás da ordem de composição da imagem parada no lado de baixo nível, enquanto que, no exemplo da figura 5, a ordem de composição da imagem parada no lado de alto nível é uma imagem parada na frente da ordem de composição da imagem parada no lado de baixo nível. Neste caso, a composição hierárquica é equalizada entre o lado de baixo nível e o lado de alto nível, e correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível são combinadas em um conjunto e são sequencialmente codificadas.
[0058] O codificador 102 gera um fluxo contínuo de vídeo com os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos níveis. Por exemplo, o codificador 102 gera um único fluxo contínuo de vídeo com os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos níveis ou gera dois fluxos contínuos de vídeo com os dados de imagem codificados das imagens paradas no lado do nível de ordem superior e no lado do nível de ordem inferior.
[0059] A figura 6 ilustra um exemplo de configuração dos dados de imagem codificados das imagens paradas. Os dados de imagem codificados da primeira imagem parada do GOP são compostos por unidades NAL de AUD, VPS, SPS, PPS, PSEI, SLICE, SSEI e EOS. Neste particular, as imagens paradas diferentes da primeira imagem parada do GOP são compostas por unidades NAL de AUD, PPS, PSEI, SLICE, SSEI e EOS. A unidade VPS pode ser transmitida juntamente com a unidade SPS uma vez por sequência (GOP), e a unidade PPS pode ser transmitida para cada imagem parada. A unidade EOS pode não existir.
[0060] O valor especificado do nível do fluxo contínuo de bits “general_level_idc” é inserido no conjunto de parâmetro de sequência (SPS). Além do mais, quando as imagens paradas que pertencem aos níveis indicados por “temporal_id” forem ligadas em subcamadas (sub_layer) e “Sublayer_level_presented_flag” for definido em “1”, o valor especificado do nível da taxa de bit para cada subcamada “sublayer_level_idc” também pode ser inserido no SPS. Esta questão é aplicada não apenas ao SPS, mas, também, ao VPS.
[0061] Por exemplo, o exemplo de codificação hierárquica ilustrado na figura 3 será discutido. O valor de “general_level_idc” inserido no SPS é um valor de nível que inclui todas as imagens paradas nos níveis 0 a 5. Por exemplo, quando a taxa de quadro for 120P, o valor é “Nível 5.2”. O valor de “sublayer_level_idc[2]” inserido no SPS torna-se um valor de nível que inclui apenas as imagens paradas nos níveis 0 a 2. Por exemplo, quando a taxa de quadro for 60P, o valor é “Nível 5.1”.
[0062] Retornando para a figura 2, o buffer de dados comprimidos (cpb) 103 acumula temporariamente o fluxo contínuo de vídeo que contém os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos níveis gerados pelo codificador 102. O multiplexador 104 lê o fluxo contínuo de vídeo acumulado no buffer de dados comprimidos 103, transforma o mesmo em um pacote PES, e transforma adicionalmente o mesmo em um pacote de transporte para multiplexar o mesmo, desse modo, obtendo um fluxo contínuo de transporte TS como um fluxo contínuo multiplexado. O fluxo contínuo de transporte TS contém um ou mais fluxos contínuos de vídeo, como exposto.
[0063] O multiplexador 104 insere a informação hierárquica na camada do contêiner. A unidade de transmissão 105 transmite o fluxo contínuo de transporte TS obtido pelo multiplexador 104 em ondas de difusão ou em pacotes sobre uma rede para o dispositivo de recepção 200.
[Inserção da informação hierárquica]
[0064] A inserção da informação hierárquica pelo multiplexador 104 será adicionalmente explicada. O multiplexador 104 insere a informação hierárquica na camada do contêiner por qualquer um dos seguintes métodos (A), (B) e (C), por exemplo: (A) Inserir a informação hierárquica sob a tabela de mapa de programa (PMT); (B) Inserir a informação hierárquica sob a tabela de informação de evento (EIT); e (C) Inserir a informação hierárquica no campo de extensão do cabeçalho do pacote PES.
“Descrição de (A)”
[0065] O fluxo contínuo de transporte TS contém uma PMT como informação específica de programa (PSI). A PMT tem uma malha elementar de vídeo (malha ES1 de vídeo) com informação relacionada a cada fluxo contínuo de vídeo. Na malha elementar de vídeo, informação, tais como tipo de fluxo contínuo e identificador de pacote (PID), é arranjada e descritores que descrevem informação relacionada a cada fluxo contínuo de vídeo também são arranjados em correspondência com o fluxo contínuo de vídeo.
[0066] O multiplexador 104 insere um descritor de decodificação de camada (Layer_decoding_descriptor) inovadoramente definido como um dos descritores. As figuras 7(a) e 7(b) ilustram um exemplo estrutural (Sintaxe) do descritor de decodificação de camada. A figura 8 ilustra os conteúdos (Semântica) de informação principal no exemplo estrutural.
[0067] O campo de 8 bits “Layer_decoding_descriptor_tag” indica o tipo de descritor e, neste exemplo, o descritor de decodificação de camada. O campo de 8 bits “Layer_decoding_descriptor_length” indica o comprimento (tamanho) do descritor como o número de bytes do subsequente “layer_information()”.
[0068] A imagem parada 7(b) ilustra um exemplo estrutural (Sintaxe) de “layer_information()”. O campo de 3 bits “layer_minimum LMI” indica o nível (camada) indicado pelo mínimo valor de “temporal_id”. O campo de 3 bits “layer_maximum LMX” indica o nível (camada) indicado pelo máximo valor de “temporal_id”. Neste exemplo, o número de camadas às quais “temporal_id” é atribuído é (LMX - LMI + 1). O campo de 8 bits “layer_level_idc[i]” indica “level_idc” como valor especificado do nível da taxa de bit em cada nível.
“Descrição de (B)”
[0069] O fluxo contínuo de transporte TS também contém EIT como SI (informação de serviço) para gerenciamento de cada evento. O multiplexador 104 arranja o descritor de decodificação de camada supradescrito (veja as figuras 7(a) e 7(b)) sob a EIT. Neste caso, o multiplexador 104 também arranja um descritor de componente convencionalmente conhecido sob a EIT para fazer uma ligação com o fluxo contínuo de PES.
“Descrição de (C)”
[0070] O campo de extensão de PES pode ser provido no cabeçalho do pacote PES. O multiplexador 104 insere dados do campo de extensão de PES com informação hierárquica no campo de extensão. Desta maneira, o multiplexador 104 provê o campo de extensão de PES no cabeçalho do pacote PES para inserir os dados do campo de extensão de PES com informação hierárquica pelo menos para cada sequência de vídeo codificada (CVS), por exemplo. A figura 9 ilustra um exemplo estrutural (Sintaxe) dos dados do campo de extensão de PES “pes_extension_field_data()”.
[0071] O “PES_extension field length” é dado fora da estrutura de sintaxe. O campo de 8 bits “start_sync_byte” indica o valor de código que representa o início do campo de extensão. O campo de 8 bits “extension_field_type” indica o tipo do campo de extensão, que significa o suprimento de informação hierárquica neste exemplo. O “layer_information()” tem campos “layer_minimum LMI”, “layer_minimum LMX” e “layer_level_idc[i]”, da forma supradescrita (veja a imagem parada 7(b)).
[0072] Neste caso, o multiplexador 104 arranja um descritor de extensão de PES (PES_extension_descriptor) como um dos descritores na malha elementar de vídeo para descrever explicitamente que a informação hierárquica é inserida no campo de extensão de PES.
[0073] A figura 10(a) ilustra um exemplo estrutural (Sintaxe) do descritor de extensão de PES (PES_extension_descriptor). A figura 10(b) ilustra os conteúdos (Semântica) da informação principal no exemplo estrutural. O campo de 8 bits “PES_extention_descriptor_tag” indica o tipo do descritor, que significa o descritor de extensão de PES neste exemplo.
[0074] O campo de 8 bits “PES_extention_descriptor_length” indica o comprimento (tamanho) do descritor como o número de bytes subsequentes. O campo de 1 bit “PES_extension_existed” indica se o campo de extensão de PES do fluxo contínuo de PES aplicável é codificado. O valor “1” indica que o campo de extensão de PES é codificado e o valor “0” indica que o campo de extensão de PES não é codificado.
[Configuração do fluxo contínuo de transporte TS]
[0075] A figura 11 ilustra um exemplo de configuração do fluxo contínuo de transporte TS no caso em que distribuição de fluxo contínuo individual for realizada e a informação hierárquica for inserida sob a tabela de mapa de programa (PMT) (o caso exposto (A)). Neste exemplo de configuração, há um pacote PES “PES1 de vídeo” de um fluxo contínuo de vídeo com dados de imagem codificados por HEVC de imagens paradas em uma pluralidade de níveis, por exemplo.
[0076] Os dados de imagem codificados das imagens paradas têm unidades NAL, tais como VPS, SPS, PPS, SLICE e SEI. Como exposto, a informação de identificação de nível (“nuh_temporal_id_plus1” indicativo de temporal_id) para a imagem parada é arranjada nos cabeçalhos das unidades NAL. O valor especificado do nível do fluxo contínuo de bits “general_level_idc” é inserido no SPS. Além do mais, as imagens paradas que pertencem aos níveis indicados por “temporal_id” são ligadas em subcamadas (sub_layer) e “Sublayer_level_presented_flag” é definido em “1”, de acordo com o que, o valor especificado do nível da taxa de bit para cada subcamada “sublayer_level_idc” é inserido no SPS.
[0077] O fluxo contínuo de transporte TS também contém a tabela de mapa de programa (PMT) como informação específica de programa (PSI). A PSI é informação que descreve a qual programa cada fluxo contínuo elementar contido no fluxo contínuo de transporte pertence.
[0078] A PMT tem uma malha de programa que descreve informação relacionada à íntegra do programa. A PMT também tem uma malha elementar com informação relacionada a cada fluxo contínuo elementar. Neste exemplo de configuração, existe uma malha elementar de vídeo (malha ES de vídeo).
[0079] Na malha elementar de vídeo, informação, tais como tipo de fluxo contínuo e identificador de pacote (PID), é arranjada em correspondência com o fluxo contínuo de vídeo (PES1 de vídeo), e descritores que descrevem informação relacionada ao fluxo contínuo de vídeo também são arranjados. Como um dos descritores, o descritor de decodificação de camada (Layer_decoding_descriptor) supradescrito é inserido.
[0080] Por exemplo, nos exemplos de codificação hierárquica ilustrados nas imagens paradas 3 e 5, os conteúdos descritos pelo descritor são como segue: “layer_minimum LMI” = 0, “layer_maximum LMX” = 5, “layer_level_idc[0]” = Nível 5, “layer_level_idc[1]” = Nível 5, “layer_level_idc[2]” = Nível 5.1, “layer_level_idc[3]” = Nível 5.2, “layer_level_idc[4]” = Nível 5.2 e “layer_level_idc[5]” = Nível 5.2.
[0081] A figura 12 ilustra um exemplo de configuração do fluxo contínuo de transporte TS no caso em que distribuição de dois fluxos contínuos for realizada e a informação hierárquica for inserida sob a tabela de mapa de programa (PMT) (o caso exposto (A)). Neste exemplo de configuração, uma pluralidade de níveis é dividida em dois conjuntos do lado de baixo nível e do lado de alto nível, e existem pacotes PES “PES1 de vídeo” e “PES2 de vídeo” dos fluxos contínuos de vídeo com dados de imagem codificados por HEVC das imagens paradas dos dois conjuntos, por exemplo.
[0082] Os dados de imagem codificados das imagens paradas no lado de baixo nível têm unidades NAL, tais como VPS, SPS, PPS, SLICE e SEI. A informação de identificação hierárquica (“nuh_temporal_id_plus1” indicativo de temporal_id) da imagem parada é arranjada no cabeçalho das unidades NAL. O valor especificado do nível do fluxo contínuo de bits “general_level_idc” é inserido no SPS. Além do mais, as imagens paradas que pertencem aos níveis indicados por “temporal_id” são ligadas em subcamadas (sub_layer) e “Sublayer_level_presented_flag” é definido em “1”, de acordo com o que, o valor especificado do nível da taxa de bit para cada subcamada “sublayer_level_idc” é inserido no SPS.
[0083] Neste particular, os dados de imagem codificados das imagens paradas no lado de alto nível têm unidades NAL, tais como PPS e SLICE. A informação de identificação hierárquica (“nuh_temporal_id_plus1” indicativo de temporal_id) da imagem parada é arranjada nos cabeçalhos das unidades NAL.
[0084] O fluxo contínuo de transporte TS também contém a tabela de mapa de programa (PMT) como informação específica de programa (PSI). A PSI é informação que descreve a qual programa cada fluxo contínuo elementar contido no fluxo contínuo de transporte pertence.
[0085] A PMT tem uma malha de programa que descreve informação relacionada à íntegra do programa. A PMT também tem uma malha elementar com informação relacionada a cada fluxo contínuo elementar. Neste exemplo de configuração, existem duas malhas elementares de vídeo (malha ES1 de vídeo e malha ES2 de vídeo).
[0086] Na malha elementar de vídeo, informação, tais como tipo de fluxo contínuo e identificador de pacote (PID), é arranjada em correspondência com os fluxos contínuos de vídeo (PES1 de vídeo e PES2 de vídeo), e descritores que descrevem informação relacionada aos fluxos contínuos de vídeo também são arranjados. Como um dos descritores, o descritor de decodificação de camada (Layer_decoding_descriptor) supradescrito é inserido.
[0087] Por exemplo, nos exemplos de codificação hierárquica ilustrados nas imagens paradas 3 e 5, os conteúdos descritos pelos descritores correspondentes aos pacotes PES “PES1 de vídeo” e “PES2 de vídeo” são como segue: o descritor correspondente ao pacote PES “PES1 de vídeo” descreve “layer_minimum LMI” = 0, “layer_maximum LMX” = 2, “layer_level_idc[0]” = Nível 5, “layer_level_idc[1]” = Nível 5 e “layer_level_idc[2]” = Nível 5.1; e o descritor correspondente ao pacote PES “PES1 de vídeo” descreve “layer_minimum LMI” = 3, “layer_maximum LMX” = 5, “layer_level_idc[3]” = Nível 5.2, “layer_level_idc[4]” = Nível 5.2 e “layer_level_idc[5]” = Nível 5.2.
[0088] A figura 13 ilustra um exemplo de configuração do fluxo contínuo de transporte TS no caso em que distribuição de fluxo contínuo individual for realizada e a informação hierárquica for inserida sob a tabela de informação de evento (EIT) (o caso exposto (B)). Neste exemplo de configuração, como no exemplo de configuração da figura 11, existe o pacote PES “PES1 de vídeo” do fluxo contínuo de vídeo com os dados de imagem codificados por HEVC das imagens paradas em uma pluralidade de níveis, por exemplo.
[0089] O fluxo contínuo de transporte TS contém a tabela de mapa de programa (PMT) como informação específica de programa (PSI). A PSI é informação que descreve a qual programa cada fluxo contínuo elementar contido no fluxo contínuo de transporte pertence.
[0090] A PMT tem uma malha de programa que descreve informação relacionada à íntegra do programa. A PMT também tem malhas elementares com informação relacionada a cada fluxo contínuo elementar. A PMT tem uma malha de programa que descreve informação relacionada à íntegra do programa. A PMT também tem uma malha elementar com informação relacionada a cada fluxo contínuo elementar. Neste exemplo de configuração, existe uma malha elementar de vídeo (malha ES de vídeo). Na malha elementar de vídeo, informação, tais como tipo de fluxo contínuo e identificador de pacote (PID), é arranjada em correspondência com o fluxo contínuo de vídeo (PES1 de vídeo), e descritores que descrevem informação relacionada ao fluxo contínuo de vídeo também são arranjados.
[0091] O fluxo contínuo de transporte TS também contém EIT como SI (informação de serviço) para gerenciamento de cada evento. O descritor de decodificação de camada (Layer_decoding_descriptor) supradescrito é arranjado sob a EIT. Embora não explicado com detalhes, os conteúdos descritos pelo descritor são os mesmos daqueles no exemplo de configuração da figura 11. Um descritor de componente convencionalmente conhecido é arranjado sob a EIT para fazer uma ligação com o pacote PES “PES1 de vídeo”.
[0092] A figura 14 ilustra um exemplo de configuração do fluxo contínuo de transporte TS no caso em que distribuição de dois fluxos contínuos for realizada e a informação hierárquica for inserida sob a tabela de informação de evento (EIT) (o caso exposto (B)). Neste exemplo de configuração, uma pluralidade de níveis é dividida em dois conjuntos do lado de baixo nível e do lado de alto nível, e existem pacotes PES “PES1 de vídeo” e “PES2 de vídeo” dos fluxos contínuos de vídeo com dados de imagem codificados por HEVC das imagens paradas dos dois conjuntos, por exemplo, como no exemplo de configuração da figura 12.
[0093] O fluxo contínuo de transporte TS também contém a tabela de mapa de programa (PMT) como informação específica de programa (PSI). A PSI é informação que descreve a qual programa cada fluxo contínuo elementar contido no fluxo contínuo de transporte pertence.
[0094] A PMT tem uma malha de programa que descreve informação relacionada à íntegra do programa. A PMT também tem uma malha elementar com informação relacionada a cada fluxo contínuo elementar. Neste exemplo de configuração, existem duas malhas elementares de vídeo (malha ES1 de vídeo e malha ES2 de vídeo). Na malha elementar de vídeo, informação, tais como tipo de fluxo contínuo e identificador de pacote (PID), é arranjada em correspondência com os fluxos contínuos de vídeo (PES1 de vídeo e PES2 de vídeo), e descritores que descrevem informação relacionada aos fluxos contínuos de vídeo também são arranjados.
[0095] O fluxo contínuo de transporte TS também contém EIT como informação de serviço (SI) para gerenciamento de cada evento. Os descritores de decodificação de camada (Layer_decoding_descriptor) correspondentes aos pacotes PES “PES1 de vídeo” e “PES2 de vídeo” são arranjados sob a EIT. Embora não explicado com detalhes, os conteúdos descritos pelos descritores são os mesmos daqueles no exemplo de configuração da figura 12. Um descritor de componente convencionalmente conhecido é arranjado sob a EIT para fazer ligações com os pacotes PES “PES1 de vídeo” e “PES2 de vídeo”.
[0096] A figura 15 ilustra um exemplo de configuração do fluxo contínuo de transporte TS no caso em que distribuição de fluxo contínuo individual for realizada e a informação hierárquica for inserida no campo de extensão do cabeçalho do pacote PES (o caso exposto (C)). Neste exemplo de configuração, há um pacote PES “PES1 de vídeo” de um fluxo contínuo de vídeo com dados de imagem codificados por HEVC de imagens paradas em uma pluralidade de níveis, por exemplo, como no exemplo de configuração da figura 11.
[0097] Um campo de extensão de PES é provido no cabeçalho do pacote PES, e dados do campo de extensão de PES “pes_extension_field_data()” com “layer_information()” são inseridos no campo de extensão de PES. Embora não descrito com detalhes, os conteúdos descritos em “layer_information()” são os mesmos daqueles descritos pelo descritor de decodificação de camada no exemplo de configuração da figura 11.
[0098] O fluxo contínuo de transporte TS também contém a tabela de mapa de programa (PMT) como informação específica de programa (PSI). A PSI é informação que descreve a qual programa cada fluxo contínuo elementar contido no fluxo contínuo de transporte pertence.
[0099] A PMT tem uma malha de programa que descreve informação relacionada à íntegra do programa. A PMT também tem uma malha elementar com informação relacionada a cada fluxo contínuo elementar. Neste exemplo de configuração, existe uma malha elementar de vídeo (malha ES de vídeo).
[00100] Na malha elementar de vídeo, informação, tais como tipo de fluxo contínuo e identificador de pacote (PID), é arranjada em correspondência com os fluxos contínuos de vídeo (PES1 de vídeo e PES2 de vídeo), e descritores que descrevem informação relacionada aos fluxos contínuos de vídeo também são arranjados. Como um dos descritores, um descritor de extensão de PES (PES_extention_descriptor) é inserido. O descritor de extensão de PES é um descritor para descrever explicitamente que a informação hierárquica é inserida no campo de extensão de PES.
[00101] A figura 16 ilustra um exemplo de configuração do fluxo contínuo de transporte TS no caso em que distribuição de dois fluxos contínuos for realizada e a informação hierárquica for inserida no campo de extensão do cabeçalho do pacote PES (o caso exposto (C)). Neste exemplo de configuração, uma pluralidade de níveis é dividida em dois conjuntos do lado de baixo nível e do lado de alto nível, e existem pacotes PES “PES1 de vídeo” e “PES2 de vídeo” dos fluxos contínuos de vídeo com dados de imagem codificados por HEVC das imagens paradas dos dois conjuntos, por exemplo, como no exemplo de configuração da figura 12.
[00102] Um campo de extensão de PES é provido no cabeçalho do pacote PES “PES1 de vídeo”, e dados do campo de extensão de PES “pes_extension_field_data()” com “layer_information()” são inseridos no campo de extensão de PES. Embora não descrito com detalhes, os conteúdos descritos em “layer_information()” são os mesmos daqueles descritos pelo descritor de decodificação de camada correspondente ao pacote PES “PES1 de vídeo” no exemplo de configuração da figura 12.
[00103] Um campo de extensão de PES é provido no cabeçalho do pacote PES “PES2 de vídeo”, e dados do campo de extensão de PES “pes_extension_field_data()” com “layer_information()” são inseridos no campo de extensão de PES. Embora não descrito com detalhes, os conteúdos descritos em “layer_information()” são os mesmos daqueles descritos pelo descritor de decodificação de camada correspondente ao pacote PES “PES2 de vídeo” no exemplo de configuração da figura 12.
[00104] O fluxo contínuo de transporte TS também contém a PMT (tabela de mapa de programa) como PSI (informação específica de programa). A PSI é informação que descreve a qual programa cada fluxo contínuo elementar contido no fluxo contínuo de transporte pertence.
[00105] A PMT tem uma malha de programa que descreve informação relacionada à íntegra do programa. A PMT também tem uma malha elementar com informação relacionada a cada fluxo contínuo elementar. Neste exemplo de configuração, existem duas malhas elementares de vídeo (malha ES1 de vídeo e malha ES2 de vídeo).
[00106] Na malha elementar de vídeo, informação, tais como tipo de fluxo contínuo e identificador de pacote (PID), é arranjada em correspondência com os fluxos contínuos de vídeo (PES1 de vídeo e PES2 de vídeo), e descritores que descrevem informação relacionada aos fluxos contínuos de vídeo também são arranjados. Como um dos descritores, um descritor de extensão de PES (PES_extention_descriptor) é inserido. O descritor de extensão de PES é um descritor para descrever explicitamente que a informação hierárquica é inserida no campo de extensão de PES.
[00107] A operação do dispositivo de transmissão 100 ilustrado na figura 2 será descrita em resumo. Dados de imagem em movimento não comprimidos VD são inseridos no codificador 102. O codificador 102 sujeita os dados de imagem em movimento VD a codificação hierárquica. Especificamente, o codificador 102 classifica dados de imagem das imagens paradas que constituem os dados de imagem em movimento VD em uma pluralidade de níveis e codifica os mesmos, desse modo, gerando um fluxo contínuo de vídeo com dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos níveis.
[00108] Neste caso, as imagens paradas referenciadas são codificadas, de maneira tal que elas pertençam a seus níveis e/ou àqueles inferiores. Neste caso, uma pluralidade de níveis é dividida em dois do lado de baixo nível e do lado de alto nível, e a composição hierárquica é equalizada entre o lado de baixo nível e o lado de alto nível, e correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível são combinadas em um conjunto e são sequencialmente codificadas. Também neste caso, um único fluxo contínuo de vídeo com os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos níveis é gerado, ou dois fluxos contínuos de vídeo com os dados de imagem codificados das imagens paradas no lado do nível de ordem superior e no lado do nível de ordem inferior são gerados.
[00109] O fluxo contínuo de vídeo gerado pelo codificador 102 e que contém os dados codificados das imagens paradas nos respectivos níveis é suprido para o buffer de dados comprimidos (cpb) 103 e é temporariamente acumulado no mesmo. O multiplexador 104 lê o fluxo contínuo de vídeo a partir do buffer de dados comprimidos 103, transforma o mesmo em pacote PES, transforma adicionalmente o mesmo em pacote de transporte para multiplexação, desse modo, obtendo o fluxo contínuo de transporte TS como um fluxo contínuo multiplexado. O fluxo contínuo de transporte TS contém um ou mais fluxos contínuos de vídeo, como exposto.
[00110] Quando o multiplexador 104 gerar o fluxo contínuo de transporte TS, a informação hierárquica é inserida na camada do contêiner sob a tabela de mapa de programa (PMT), sob a tabela de informação de evento (EIT) ou no campo de extensão do cabeçalho do pacote PES. O fluxo contínuo de transporte TS gerado pelo multiplexador 104 é enviado para a unidade de transmissão 105. A unidade de transmissão 105 transmite o fluxo contínuo de transporte TS em ondas de difusão ou em pacotes sobre uma rede para o dispositivo de recepção 200.
“Configuração do dispositivo de recepção”
[00111] A figura 17 ilustra um exemplo de configuração do dispositivo de recepção 200. O dispositivo de recepção 200 tem uma unidade de processamento central (CPU) 201, uma unidade de recepção 202, um demultiplexador 203 e um buffer de dados comprimidos (cpb: buffer de imagem parada codificada) 204. O dispositivo de recepção 200 também tem um decodificador 205, um buffer de dados descomprimidos (dpb: buffer de imagem parada decodificada) 206, uma unidade de pós-processamento 207 e uma unidade de exibição 208. A CPU 201 constitui uma unidade de controle que controla operações dos componentes do dispositivo de recepção 200.
[00112] A unidade de recepção 202 recebe o fluxo contínuo de transporte TS em ondas de difusão ou em pacotes sobre uma rede transmitido a partir do dispositivo de transmissão 100. O demultiplexador 203 recupera seletivamente a partir do fluxo contínuo de transporte TS os dados de imagem codificados das imagens paradas no nível comensurável com a capacidade do decodificador 205, e envia os mesmos para o buffer de dados comprimidos (cpb: buffer de imagem parada codificada) 204. Neste caso, o demultiplexador 203 refere-se ao valor de “nuh_temporal_id_plus1” indicativo de “temporal_id” arranjado nos cabeçalhos das unidades NAL (nal_unit) das imagens paradas.
[00113] Neste caso, o demultiplexador 203 extrai a informação hierárquica inserida na camada do contêiner, reconhece “layer_level_idc” nos respectivos níveis da informação hierárquica, e detecta até qual nível decodificação é habilitada de acordo com a capacidade do decodificador 205. Por exemplo, nos exemplos de codificação hierárquica das imagens paradas 3 e 5, considera-se que “layer_level_idc[0]” = Nível 5, “layer_level_idc[1]” = Nível 5, “layer_level_idc[2]” = Nível 5.1, “layer_level_idc[3]” = Nível 5.2, “layer_level_idc[4]” = Nível 5.2 e “layer_level_idc[5]” = Nível 5.2. Neste caso, quando o decodificador 205 tiver uma capacidade de 60P, isto é, “Nível 5.1”, o demultiplexador 203 detecta que decodificação é habilitada até o nível 2. Além do mais, neste caso, quando o decodificador 205 tiver uma capacidade de 120P, isto é, “Nível 5.2”, o demultiplexador 203 detecta que decodificação é habilitada até o nível 5.
[00114] O buffer de dados comprimidos (cpb) 204 acumula temporariamente os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos níveis enviados a partir do demultiplexador 203. O decodificador 205 lê e decodifica os dados de imagem codificados das imagens paradas acumulados no buffer de dados comprimidos 204 em sincronismos de decodificação dados pela decodificação de registros de tempo (DTS) das imagens paradas, e envia os mesmos para o buffer de dados descomprimidos (dpb) 206.
[00115] O buffer de dados descomprimidos (dpb) 206 acumula temporariamente os dados de imagem das imagens paradas decodificados pelo decodificador 205. A unidade de pós-processamento 207 corresponde a taxa de quadro para os dados de imagem das imagens paradas lidos sequencialmente em sincronismos de exibição dados pelos registros de tempo de apresentação (PTS) a partir do buffer de dados descomprimidos (dpb) 206 com a capacidade de exibição.
[00116] Por exemplo, quando a taxa de quadro dos dados de imagem das imagens paradas depois da decodificação for 60 fps e a capacidade de exibição for 120 fps, a unidade de pós-processamento 207 realiza interpolação nos dados de imagem das imagens paradas depois da decodificação, de maneira tal que a resolução na direção do tempo seja dobrada, e envia os mesmos como dados de imagem de 120 fps para a unidade de exibição 208.
[00117] A unidade de exibição 208 é composta por um visor de cristal líquido (LCD), um painel de eletroluminescência (EL) orgânica ou congêneres, por exemplo. A unidade de exibição 208 pode ser um dispositivo externo conectado no dispositivo de recepção 200.
[00118] Operações do dispositivo de recepção 200 ilustrado na figura 17 serão descritas em resumo. A unidade de recepção 202 recebe o fluxo contínuo de transporte TS em ondas de difusão ou em pacotes sobre uma rede a partir do dispositivo de transmissão 100. O fluxo contínuo de transporte TS é enviado para o demultiplexador 203. O demultiplexador 203 recupera seletivamente a partir do fluxo contínuo de transporte TS os dados de imagem codificados das imagens paradas no nível comensurável com a capacidade do decodificador 205 com base na informação hierárquica inserida na camada do contêiner, e envia os mesmos para o buffer de dados comprimidos (cpb) 204 para acúmulo temporário.
[00119] O decodificador 205 recupera os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos níveis acumulados no buffer de dados comprimidos 204. O decodificador 205, então, decodifica os dados de imagem codificados recuperados das imagens paradas nos respectivos sincronismos de decodificação para as imagens paradas, envia os mesmos para o buffer de dados descomprimidos (dpb) 206 para acúmulo temporário.
[00120] Então, os dados de imagem das imagens paradas lidos sequencialmente nos sincronismos de exibição a partir do buffer de dados descomprimidos (dpb) 206 são enviados para a unidade de pós-processamento 207. A unidade de pós-processamento 207 sujeita os dados de imagem das imagens paradas a interpolação ou subamostragem para corresponder a taxa de quadro com a capacidade de exibição. Os dados de imagem das imagens paradas processados pela unidade de pós-processamento 207 são supridos para a unidade de exibição 208 para exibição das imagens em movimento.
[00121] Da forma supradescrita, no sistema de transmissão/recepção 10 ilustrado na figura 1, o dispositivo de transmissão 100 equaliza a composição hierárquica entre o lado de baixo nível e o lado de alto nível, e combina correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível em um conjunto e codifica as mesmas sequencialmente. Desta maneira, o dispositivo de recepção 200 pode decodificar os dados de imagem codificados das imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível em uma sincronização coletiva, desse modo, reduzindo o tamanho de buffer e diminuindo o atraso de decodificação.
[00122] Além do mais, no sistema de transmissão/recepção 10 ilustrado na figura 1, o dispositivo de transmissão 100 insere a informação hierárquica na camada do contêiner para gerar um fluxo contínuo de transporte que contém um fluxo contínuo de vídeo com os dados de imagem das imagens paradas codificados nos respectivos níveis. Desta maneira, o dispositivo de recepção 200 pode consultar a informação hierárquica para recuperar seletivamente a partir do fluxo contínuo de vídeo os dados de imagem codificados das imagens paradas até o nível comensurável com a capacidade do decodificador de uma maneira fácil, por exemplo.
[00123] No sistema de transmissão/recepção 10 ilustrado na figura 1, o dispositivo de transmissão 100 insere a informação hierárquica no campo de extensão de PES do cabeçalho do pacote PES na posição sincronizada com os dados de imagem codificados das imagens paradas do fluxo contínuo de vídeo pelo menos para cada sequência de vídeo codificada (CVS). Isto permite que o lado de recepção, mesmo com mudanças na composição hierárquica, recupere seletivamente a partir do fluxo contínuo de vídeo os dados de imagem codificados das imagens paradas até o nível comensurável com a capacidade do decodificador.
[00124] A figura 18 ilustra um exemplo de correspondência entre a sinalização de “level_idc” e a informação hierárquica dos dados de imagem codificados com mudanças na composição hierárquica. Neste exemplo, a composição hierárquica muda de um primeiro sistema 50P CVS no qual codificação é realizada em três níveis de 0 a 2 para um segundo sistema 50P CVS no qual codificação é realizada em quatro níveis de 0 a 3, e muda adicionalmente para um sistema 100P CVS no qual codificação é realizada em seis níveis de 0 a 5. No exemplo ilustrado, a informação hierárquica é inserida sob a PMT. Entretanto, a questão exposta também se aplica ao caso em que a informação hierárquica é inserida sob a EIT ou no campo de extensão de PES, como exposto.
[00125] No período do primeiro sistema 50P CVS, dados são distribuídos em um único fluxo contínuo de vídeo. O valor de “general_level_idc” inserido no SPS dos dados de imagem codificados é definido em “Nível 5.1” como um valor de nível que contém todas as imagens paradas nos níveis de 0 a 2. O valor de “sublayer_level_idc[1]” como o valor especificado do nível da taxa de bit no nível de 1 é definido em “Nível 5”. Neste caso, a informação hierárquica é descrita como “layer_level_idc[0]” = Nível 4.1, “layer_level_idc[1]” = Nível 5, e “layer_level_idc[2]” = Nível 5.1”.
[00126] No período do segundo sistema 50P CVS, dados são distribuídos em um único fluxo contínuo de vídeo. O valor de “general_level_idc” inserido no SPS dos dados de imagem codificados é definido em “Nível 5.1” como um valor de nível que contém todas as imagens paradas nos níveis de 0 a 3. O valor de “sublayer_level_idc[2]” como o valor especificado do nível da taxa de bit no nível de 2 é definido em “Nível 5”. Neste caso, a informação hierárquica é descrita como “layer_level_idc[0]” = Nível 4, “layer_level_idc[1]” = Nível 4.1, “layer_level_idc[2]” = Nível 5”, e “layer_level_idc[3]” = Nível 5.1”.
[00127] No período do sistema 100P CVS, dados são distribuídos em dois fluxos contínuos de vídeo. O valor de “general_level_idc” inserido no SPS dos dados de imagem codificados é definido em “Nível 5.2” como um valor de nível que contém todas as imagens paradas nos níveis de 0 a 5. O valor de “sublayer_level_idc[2]” como o valor especificado do nível da taxa de bit no nível de 2 é definido em “Nível 5.1”. Neste caso, a informação hierárquica é descrita como “layer_level_idc[0]” = Nível 4.1, “layer_level_idc[1]” =Nível 5, “layer_level_idc[2]” = Nível 5.1, “layer_level_idc[3]” = Nível 5.2, “layer_level_idc[4]” = Nível 5.2, e “layer_level_idc[5]” = Nível 5.2”.
[00128] Embora a composição hierárquica mude, da forma ilustrada no desenho, se o decodificador 205 do dispositivo de recepção 200 corresponder a 50P, por exemplo, o demultiplexador 203 recupera os níveis de 0 a 2 no período do primeiro sistema 50P CVS, recupera os níveis de 0 a 3 no segundo sistema 50P CVS, e recupera os níveis de 0 a 2 no período do sistema 100P CVS, com base na informação hierárquica, e envia os mesmos para o buffer de dados comprimidos 204. O decodificador 205 decodifica os dados de imagem codificados das imagens paradas em seus respectivos sincronismos de decodificação para obter dados de imagem 50P.
<2. Exemplo de modificação>
[00129] Na modalidade exposta, o sistema de transmissão/recepção 10 é composto pelo dispositivo de transmissão 100 e pelo dispositivo de recepção 200. Entretanto, a configuração do sistema de transmissão/recepção no qual a técnica em questão é aplicável não é limitada a esta. Por exemplo, parte do dispositivo de recepção 200 pode ser formada como um receptor/decodificador integrado e um monitor conectado por meio de uma interface digital, tal como uma Interface Multimídia em Alta Definição (HDMI). A “HDMI” é uma marca registrada.
[00130] Na modalidade exposta, o contêiner é um fluxo contínuo de transporte (MPEG-2 TS). Entretanto, a técnica em questão também é aplicável a outros sistemas nos quais dados são distribuídos para terminais de recepção por meio de uma rede, tal como a Internet. Na distribuição pela Internet, dados são frequentemente distribuídos por um contêiner em MP4 ou outros formatos. Isto é, o contêiner pode ser um fluxo contínuo de transporte (MPEG-2 TS) empregado sob padrões de difusão digital, ou qualquer outro contêiner em vários formatos, tal como MP4, usados na distribuição pela Internet.
[00131] A técnica em questão pode ser configurada da forma descrita a seguir. (1) Um dispositivo de transmissão, que inclui: uma unidade de codificação de imagem que classifica dados de imagem de imagens paradas que constituem dados de imagem em movimento em uma pluralidade de níveis e codifica os dados de imagem classificados das imagens paradas nos respectivos níveis para gerar um fluxo contínuo de vídeo com os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos níveis; e uma unidade de transmissão que transmite um contêiner em um formato predeterminado que contêm o fluxo contínuo de vídeo gerado, em que a unidade de codificação de imagem equaliza a composição hierárquica entre um lado de baixo nível e um lado de alto nível, e combina correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível em um conjunto e codifica as mesmas sequencialmente. (2) O dispositivo de transmissão de acordo com (1), que inclui adicionalmente uma unidade de inserção de informação hierárquica que insere informação hierárquica em uma camada do contêiner. (3) O dispositivo de transmissão de acordo com (2), em que a informação hierárquica tem informação sobre valores especificados de nível para os respectivos níveis. (4) O dispositivo de transmissão de acordo com (2) ou (3), em que a unidade de inserção de informação hierárquica insere a informação hierárquica na camada do contêiner em posições em sincronização com os dados de imagem codificados das imagens paradas no fluxo contínuo de vídeo. (5) O dispositivo de transmissão de acordo com (4), em que a unidade de inserção de informação hierárquica insere a informação hierárquica em um campo de extensão de um pacote PES. (6) O dispositivo de transmissão de acordo com (5), em que a unidade de inserção de informação hierárquica insere a informação hierárquica no campo de extensão do pacote PES pelo menos para cada sequência de vídeo codificada. (7) O dispositivo de transmissão de acordo com (5) ou (6), que inclui adicionalmente uma unidade de inserção de informação que insere informação para descrever explicitamente se a informação hierárquica é inserida no campo de extensão do pacote PES em uma tabela de mapa de programa. (8) O dispositivo de transmissão de acordo com (2) ou (3), em que a unidade de inserção de informação hierárquica insere a informação hierárquica em uma tabela de mapa de programa. (9) O dispositivo de transmissão de acordo com (2) ou (3), em que a unidade de inserção de informação hierárquica insere a informação hierárquica em uma tabela de informação de evento. (10) O dispositivo de transmissão de acordo com qualquer um de (1) até (9), em que a unidade de codificação de imagem gera um único fluxo contínuo de vídeo com os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos níveis ou divide a pluralidade de níveis em dois conjuntos do lado do nível superior e do lado do nível inferior e gera dois fluxos contínuos de vídeo com os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos conjuntos de nível. (11) Um método de transmissão, que inclui: uma etapa de codificação de imagem para classificar dados de imagem das imagens paradas que constituem dados de imagem em movimento em uma pluralidade de níveis e codificar os dados de imagem classificados das imagens paradas nos respectivos níveis para gerar um fluxo contínuo de vídeo com os dados de imagem codificados das imagens paradas nos respectivos níveis; e uma etapa de transmissão por uma unidade de transmissão para transmitir um contêiner em um formato predeterminado que contêm o fluxo contínuo de vídeo gerado, em que na etapa de codificação de imagem, composição hierárquica é equalizada entre um lado de baixo nível e um lado de alto nível, e correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível são combinadas em um conjunto e são sequencialmente codificadas. (12) Um dispositivo de recepção, que inclui uma unidade de recepção que recebe um contêiner em um formato predeterminado que contém um fluxo contínuo de vídeo com dados de imagem codificados de imagens paradas obtidos pela classificação de dados de imagem das imagens paradas que constituem dados de imagem em movimento em uma pluralidade de níveis e codificação dos mesmos, em que na codificação, composição hierárquica é equalizada entre um lado de baixo nível e um lado de alto nível, e correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível são combinadas em um conjunto e são sequencialmente codificadas, e o dispositivo de recepção inclui adicionalmente uma unidade de processamento que processa o contêiner recebido. (13) O dispositivo de recepção de acordo com (12), em que informação hierárquica é inserida em uma camada do contêiner, e a unidade de processamento recupera seletivamente a partir do fluxo contínuo de vídeo os dados de imagem codificados das imagens paradas em um nível predeterminado e aqueles inferiores e decodifica os mesmos, com base na informação hierárquica, para obter os dados de imagem das imagens paradas no nível predeterminado e naqueles inferiores. (14) Um método de recepção, que inclui uma etapa de recepção, por uma unidade de recepção, para receber um contêiner em um formato predeterminado que contêm um fluxo contínuo de vídeo que tem dados de imagem codificados das imagens paradas em uma pluralidade de níveis obtidos pela classificação de dados de imagem das imagens paradas que constituem dados de imagem em movimento nos respectivos níveis e codificação dos mesmos, na codificação, composição hierárquica é equalizada entre um lado de baixo nível e um lado de alto nível, e correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível são combinadas em um conjunto e são sequencialmente codificadas, e o método de recepção inclui adicionalmente uma etapa de processamento para processar o contêiner recebido.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
[00132] Uma principal característica da técnica em questão é que a composição hierárquica é equalizada entre o lado de baixo nível e o lado de alto nível, e correspondentes imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível são combinadas em um conjunto e são sequencialmente codificadas, desse modo, permitindo que o lado de recepção decodifique os dados de imagem codificados das imagens paradas no lado de baixo nível e no lado de alto nível com um menor tamanho de buffer e um reduzido atraso de decodificação (veja as imagens paradas 3 e 5). Uma outra principal característica da técnica em questão é que a informação hierárquica é inserida na camada do contêiner para permitir que o lado de recepção recupere seletivamente a partir do fluxo contínuo de vídeo os dados de imagem codificados das imagens paradas até o nível comensurável com a capacidade do decodificador de uma maneira fácil (veja as figuras 7(a) e 7(b), e as figuras 11 a 16). LISTA DOS SINAIS DE REFERÊNCIA 10 Sistema de transmissão/recepção 100 Dispositivo de transmissão 101 CPU 102 Codificador 103 Buffer de dados comprimidos (cpb) 104 Multiplexador 105 Unidade de transmissão 200 Dispositivo de recepção 201 CPU 202 Unidade de recepção 203 Demultiplexador 204 Buffer de dados comprimidos (cpb) 205 Decodificador 206 Buffer de dados descomprimidos (dpb) 207 Unidade de pós-processamento 208 Unidade de exibição

Claims (7)

1. Dispositivo de transmissão (100), caracterizado pelo fato de que compreende: um codificador (102) configurado para: realizar codificação hierárquica em dados de imagem de imagens paradas que constituem dados de imagem em movimento à para gerar um primeiro fluxo contínuo com os dados de imagem codificados de imagens paradas em um lado de baixo nível e um segundo fluxo contínuo com os dados de imagem codificados de imagens paradas em um lado de alto nível, os dados de imagem codificados tendo uma estrutura de unidade NAL, e inserir um valor especificado de nível do primeiro fluxo contínuo junto com um valor especificado de nível de um fluxo contínuo de bits formado a partir de uma combinação do primeiro fluxo contínuo e o segundo fluxo contínuo na unidade NAL do SPS do primeiro fluxo contínuo, o valor de nível especificado do primeiro fluxo contínuo, sendo discreto do valor de nível especificado do fluxo contínuo de bits formado a partir da combinação do primeiro fluxo contínuo e o segundo fluxo contínuo; um multiplexador (104) configurado para: multiplexar o primeiro fluxo contínuo e o segundo fluxo contínuo gerados pela unidade de codificação de imagem para obter um contêiner em um formato predeterminado, inserir um primeiro descritor descrevendo o valor especificado de nível do primeiro fluxo contínuo no contêiner em uma primeira posição diferente da unidade NAL do SPS e em correspondência com o primeiro fluxo contínuo, e inserir um segundo descritor que descreve o valor de nível especificado do fluxo contínuo de bits formado a partir da combinação do primeiro fluxo contínuo e do segundo fluxo contínuo no contêiner em uma segunda posição diferente da unidade NAL do SPS e em correspondência com o segundo fluxo contínuo; e um transmissor configurado para transmitir o contêiner no formato predeterminado obtido pelo multiplexador (104).
2. Dispositivo de transmissão (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro descritor descreve adicionalmente informação máxima e mínima sobre os níveis das imagens paradas contidas no primeiro fluxo contínuo, e o segundo descritor descreve adicionalmente informação máxima e mínima sobre os níveis das imagens paradas contidas no segundo fluxo contínuo.
3. Dispositivo de transmissão (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o contêiner é um fluxo contínuo de transporte, e o primeiro descritor e o segundo descritor são inseridos sob uma tabela de mapa de programa.
4. Dispositivo de transmissão (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a informação de sinalizador indicativa de inserção do valor de nível especificado do primeiro fluxo contínuo é ainda inserida no SPS.
5. Método de transmissão, caracterizado pelo fato de que compreende: realizar codificação hierárquica em dados de imagem paradas que constituem dados de imagem em movimento para gerar um primeiro fluxo contínuo com os dados de imagem codificados das imagens paradas em um lado de baixo nível e um segundo fluxo contínuo com os dados de imagem codificados das imagens paradas em um lado de alto nível, os dados de imagem codificados tendo uma estrutura de unidade NAL; inserir um valor especificado de nível do primeiro fluxo contínuo junto com um valor especificado de nível de um fluxo contínuo de bits formado a partir de uma combinação do primeiro fluxo contínuo e o segundo fluxo contínuo na unidade NAL do SPS do primeiro fluxo contínuo, o valor de nível especificado do primeiro fluxo contínuo sendo discreto do valor de nível especificado do fluxo contínuo de bits formado a partir da combinação do primeiro fluxo contínuo e o segundo fluxo contínuo; e multiplexar o primeiro fluxo contínuo e o segundo fluxo contínuo gerados pela unidade de codificação de imagem para obter um contêiner em um formato predeterminado; inserir um primeiro descritor que descreve o valor especificado de nível do primeiro fluxo contínuo no contêiner em uma primeira posição diferente da unidade NAL do SPS e em correspondência com o primeiro fluxo contínuo; inserir um segundo descritor que descreve o valor de nível especificado do fluxo contínuo de bits formado a partir da combinação do primeiro fluxo contínuo e do segundo fluxo contínuo no contêiner na segunda posição diferente da unidade NAL do SPS e em correspondência com o segundo fluxo contínuo; e transmitir o contêiner no formato predeterminado obtido na multiplexação.
6. Dispositivo de recepção (200), caracterizado pelo fato de que compreende: um receptor configurado para receber um contêiner em um formato predeterminado que contém: um fluxo contínuo com dados de imagem codificados das imagens paradas em um lado de baixo nível e um segundo fluxo contínuo com dados de imagem codificados das imagens paradas em um lado de alto nível gerados, pela realização de codificação hierárquica em dados de imagem de imagens que constituem dados de imagem em movimento, e um primeiro descritor que descreve um valor de nível especificado do primeiro fluxo contínuo posicionado em uma primeira posição diferente de uma unidade NAL do SPS do primeiro fluxo contínuo e em correspondência com o primeiro fluxo contínuo e um segundo descritor que descreve um valor de nível especificado de um fluxo contínuo de bits formado a partir de uma combinação do primeiro fluxo contínuo e do segundo fluxo contínuo posicionado em uma segunda posição diferente da unidade NAL do SPS e em correspondência com o segundo fluxo contínuo, em que os dados de imagem codificados têm uma estrutura de unidade NAL, e o valor especificado de nível do primeiro fluxo contínuo é inserido junto com um valor especificado de nível de um fluxo contínuo de bits formado a partir da combinação do primeiro fluxo contínuo e o segundo fluxo contínuo na unidade NAL do SPS do primeiro fluxo contínuo, o valor de nível especificado do primeiro fluxo contínuo, sendo discreto do valor de nível especificado do fluxo contínuo de bits formado a partir da combinação do primeiro fluxo contínuo e o segundo fluxo contínuo; e o processador configurado para decodificar o primeiro fluxo contínuo ou tanto o primeiro quanto o segundo fluxo contínuo contidos no contêiner recebido dependendo de uma capacidade de decodificação, para obter os dados de imagem das imagens paradas que constituem dados de imagem em movimento.
7. Método de recepção, caracterizado pelo fato de que compreende: receber um contêiner em um formato predeterminado que contêm um fluxo contínuo com os dados de imagem codificados das imagens paradas em um lado de baixo nível e um segundo fluxo contínuo com os dados de imagem codificados das imagens paradas em um lado de alto nível gerados pela realização de codificação hierárquica em dados de imagem das imagens paradas que constituem dados de imagem em, e um primeiro descritor que descreve um valor especificado de nível do primeiro fluxo contínuo posicionado em uma primeira posição diferente de uma unidade NAL do SPS do primeiro fluxo contínuo e em correspondência com o primeiro fluxo contínuo e um segundo descritor que descreve um valor especificado de nível de um fluxo contínuo de bits formado a partir de uma combinação do primeiro fluxo contínuo e o segundo fluxo contínuo posicionado em uma segunda posição diferente da unidade NAL do SPS e em correspondência com o segundo fluxo contínuo, em que os dados de imagem codificados têm uma estrutura de unidade NAL, e o valor especificado de nível do primeiro fluxo contínuo é inserido junto com um valor especificado de nível de um fluxo contínuo de bits formado a partir da combinação do primeiro fluxo contínuo e o segundo fluxo contínuo na unidade NAL do SPS do primeiro fluxo contínuo, o valor de nível especificado do primeiro fluxo contínuo, sendo discreto do valor de nível especificado do fluxo contínuo de bits formado a partir da combinação do primeiro fluxo contínuo e o segundo fluxo contínuo; e decodificar o primeiro fluxo contínuo ou tanto o primeiro quanto o segundo fluxo contínuo contidos no contêiner recebido dependendo de uma capacidade de decodificação para obter os dados de imagem das imagens paradas que constituem dados de imagem em movimento.
BR112016020162-0A 2014-03-07 2015-02-16 Dispositivos e métodos de transmissão e de recepção BR112016020162B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2014-045763 2014-03-07
JP2014045763A JP5886341B2 (ja) 2014-03-07 2014-03-07 送信装置、送信方法、受信装置および受信方法
PCT/JP2015/054090 WO2015133250A1 (ja) 2014-03-07 2015-02-16 送信装置、送信方法、受信装置および受信方法

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112016020162A2 BR112016020162A2 (pt) 2022-07-19
BR112016020162B1 true BR112016020162B1 (pt) 2023-06-27

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6344392B2 (ja) 符号化装置、符号化方法、送信装置、復号化装置、復号化方法および受信装置
US11758160B2 (en) Transmission device, transmission method, reception device, and reception method
US11722714B2 (en) Transmitting method, receiving method, transmitting device and receiving device
JP7184140B2 (ja) 送信方法
JP5961317B2 (ja) 送信装置、送信方法、受信装置および受信方法
EP3823291B1 (en) Transmission device, transmission method, reception device, and reception method
JP5976189B2 (ja) 送信装置、送信方法、受信装置および受信方法
BR112016020162B1 (pt) Dispositivos e métodos de transmissão e de recepção
JP6614281B2 (ja) 受信装置および受信方法
JP6350638B2 (ja) 送信装置、送信方法、受信装置および受信方法
JP5976188B2 (ja) 送信装置、送信方法、受信装置および受信方法
JP6052354B2 (ja) 送信装置、送信方法、受信装置および受信方法
JP5966075B2 (ja) 送信装置、送信方法、受信装置および受信方法