BR112016008513B1 - Sistema de dispensação de bebidas - Google Patents

Sistema de dispensação de bebidas Download PDF

Info

Publication number
BR112016008513B1
BR112016008513B1 BR112016008513-2A BR112016008513A BR112016008513B1 BR 112016008513 B1 BR112016008513 B1 BR 112016008513B1 BR 112016008513 A BR112016008513 A BR 112016008513A BR 112016008513 B1 BR112016008513 B1 BR 112016008513B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
beverage
ingredient
dispensing system
liquid
beverage dispensing
Prior art date
Application number
BR112016008513-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Alexa Perrin
Flavien Dubief
Original Assignee
Société des Produits Nestlé S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Société des Produits Nestlé S.A. filed Critical Société des Produits Nestlé S.A.
Publication of BR112016008513B1 publication Critical patent/BR112016008513B1/pt

Links

Images

Abstract

SISTEMA DE DISPENSAÇÃO DE BEBIDAS, MÉTODO PARA FORNECER UMA BEBIDA EM MULTICAMADAS, E RECIPIENTE DE INGREDIENTES PARA USO DO MESMO. A presente invenção refere-se a um sistema de dispensação de bebidas para fornecer uma bebida em multicamadas. O sistema de dispensação de bebidas é adaptado para preparar uma pluralidade de bebidas de diferentes densidades a partir de uma pluralidade de recipientes de ingredientes. O sistema de dispensação de bebidas dispensa, separadamente e sequencialmente, uma bebida de densidade mais baixa antes de dispensar uma bebida de densidade mais alta. As bebidas são dispensadas através do tubo de distribuição que está disposto proximalmente à base interna de um receptáculo para bebidas. Além disso, um recipiente de ingredientes é revelado. Além disso, um método para a fabricação da bebida em multicamadas é revelado.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se à dispensação de bebidas. Em particular, a presente invenção refere-se ao fornecimento de bebidas em multicamadas através de um sistema de dispensação de bebidas. Além disso, a presente invenção refere-se a um recipiente de ingredientes. Além disso, a presente invenção refere-se a um método para a fabricação de uma bebida em multicamadas.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Sistemas de dispensação de bebidas para a fabricação de uma bebida em multicamadas são conhecidos na técnica. Tais sistemas de dispensação de bebidas dispensam separadamente e sequencialmente uma pluralidade de bebidas em um receptáculo para bebidas para a fabricação da bebida em multicamadas.
[003] Um documento de técnica anterior, EP 2565258 (Lin, Bo), revela uma sistema de dispensação de bebidas (máquina de coquetel Rainbow) para a fabricação de uma bebida em multicamadas. Na máquina de coquetel Rainbow, cada bebida é adicionada separadamente a um copo medidor, e a máquina de coquetel Rainbow pulveriza uma bebida por um bocal giratório nas paredes internas de um receptáculo para bebidas. O copo medidor é então manualmente reabastecido com uma bebida sequencial e a máquina de coquetel Rainbow pulveriza a bebida sequencial pelo bocal giratório nas paredes internas do receptáculo para bebidas para a fabricação da bebida em multicamadas.
[004] A revelação do documento EP 2565258 apresenta certas desvantagens. A pulverização das bebidas produz uma bebida dispensada espumada, o que significa que quando uma bebida sequencial é pulverizada, há mistura das bebidas nas interfaces espumadas, e, portanto, a fabricação da bebida em multicamadas não é desejável. Ocor- re a mistura da pluralidade de bebidas devido a uma velocidade relativamente alta, na qual a pluralidade de bebidas é dispensada através de uma força centrífuga do bocal giratório no receptáculo para bebidas e, portanto, a fabricação da bebida em multicamadas nem sempre é possível. O reabastecimento do copo medidor é demorado para o operador. O copo medidor contém restos da bebida anterior que se misturam com a bebida sequencial, e, portanto, a fabricação da bebida em multicamadas nem sempre é possível. A limpeza do copo medidor antes da adição de cada bebida sequencial antes da mesma ser dispensada é necessária.
[005] Um documento da técnica anterior, EP 1681969 (Nestec SA), revela um sistema de dispensação de bebidas para a fabricação de uma bebida em multicamadas. O sistema de dispensação de bebidas dispensa, separadamente e sequencialmente, uma pluralidade de bebidas a partir de um concentrado, de modo que as bebidas são dispensadas através de um bocal a partir do topo de um receptáculo para bebidas.
[006] A revelação do documento EP 1681969 apresenta certas desvantagens. Uma vez que o sistema de dispensação de bebidas dispensa separadamente e sequencialmente uma pluralidade de bebidas a partir do topo do receptáculo para bebidas, há um risco de que a mistura das bebidas ocorra, e, portanto, a fabricação da bebida em multicamadas nem sempre é possível. A velocidade de dispensação e pressão das bebidas dispensadas precisam ser cuidadosamente monitoradas para assegurar a fabricação adequada da bebida em multica- madas. É necessário que o bocal seja movido em relação ao receptáculo de bebidas antes da dispensação de cada bebida sequencial para permitir a fabricação da bebida em multicamadas, o que torna o sistema de dispensação de bebidas mais complexo.
[007] Existe uma necessidade de fornecer um sistema de dispen- sação de bebidas que supera os inconvenientes acima mencionados da técnica anterior. Existe também uma necessidade de fornecer um recipiente de ingredientes adaptado para uso com um sistema de dis- pensação de bebidas que supera os inconvenientes acima mencionados da técnica anterior. Existe também uma necessidade de fornecer um método para fabricação de bebida em multicamadas que supera os inconvenientes acima mencionados da técnica anterior.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[008] A invenção soluciona os inconvenientes acima menciona dos dos sistemas existentes, com um sistema de dispensação de bebidas conforme reivindicado nas reivindicações a seguir.
[009] Em um primeiro aspecto, a presente invenção refere-se a um sistema de dispensação de bebidas. O sistema de dispensação de bebidas compreende uma pluralidade de recipientes de ingredientes. O sistema de dispensação de bebidas também compreende, de preferência, um suprimento de líquido que é adaptado para fornecer um líquido à pluralidade de recipientes de ingredientes, pelo menos àqueles que contêm um ingrediente diluível. Além disso, cada um da pluralidade de recipientes de ingredientes compreende um ingrediente que forma uma bebida com uma densidade diferente de cada outra bebida formada em cada outro da pluralidade de recipientes de ingredientes. O sistema de dispensação de bebidas é adaptado para dispensar, se-paradamente e sequencialmente, uma bebida de densidade mais baixa antes de dispensar uma bebida de densidade mais alta. As bebidas são dispensadas através de um tubo de distribuição, cuja extremidade de dispensação é colocada adjacentemente à superfície interna do fundo de um receptáculo para bebidas, de modo que cada bebida fornecida ao receptáculo para bebidas seja fornecida a partir do fundo em direção ao topo do receptáculo, sem turbulências ou respingos.
[0010] Em um outro aspecto, a presente invenção refere-se a um recipiente de ingredientes. O recipiente de ingredientes é adaptado para receber um líquido de um dispensador de bebidas. O recipiente de ingredientes compreende um concentrado diluível e um tubo de distribuição. O recipiente de ingredientes é adaptado para dispensar uma bebida formada por diluição do concentrado diluível com o líquido, através do tubo de distribuição.
[0011] Em um outro aspecto, a presente invenção refere-se a um método para a fabricação de uma bebida em multicamadas. O método compreende fornecer uma pluralidade de recipientes de ingredientes, cada um compreendendo um ingrediente, por exemplo um suco, uma infusão ou um concentrado diluível. Se o ingrediente for um concentrado diluível, o dito concentrado diluível é diluído com um líquido para formar uma bebida, de modo que cada bebida tenha uma densidade diferente de cada outra bebida. Então, dispensa-se, separadamente e sequencialmente, uma bebida de densidade mais baixa antes de dispensar uma bebida de densidade mais alta no receptáculo para bebidas, através de um tubo de distribuição, cuja extremidade de dispen- sação é colocada adjacentemente à superfície interna do fundo de um receptáculo para bebidas, de modo que cada bebida fornecida ao receptáculo para bebidas seja fornecida a partir do fundo em direção ao topo do receptáculo, sem turbulências ou respingos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0012] Recursos e vantagens adicionais da presente invenção são descritos em e serão evidentes a partir da descrição das modalidades preferenciais a seguir que são especificadas abaixo com referência às figuras nas quais:
[0013] As Figuras 1, 2, 3, 4 mostram um sistema de dispensação de bebidas de acordo com um aspecto da presente invenção;
[0014] A Figura 5 mostra um recipiente de ingredientes de acordo com um aspecto da presente invenção;
[0015] As Figuras 6, 7 mostram uma bebida em multicamadas de acordo com um aspecto da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0016] Para obter-se uma compreensão total da presente invenção e das vantagens da mesma, é feita referência à seguinte descrição detalhada, em conjunto com as figuras em anexo.
[0017] Deve ser entendido que os vários aspectos da descrição detalhada como revelados no presente documento são ilustrativos das formas específicas de preparar e utilizar a invenção, e não limitam o escopo da invenção quando considerada com as reivindicações e a descrição detalhada a seguir. Deve ser entendido também que os recursos de um aspecto da invenção podem ser combinados com recursos de outros aspectos.
[0018] Como usado aqui, a forma singular de uma palavra inclui o plural, e vice-versa, a menos que o contexto determine claramente o contrário. Assim, as referências "um", "uma", "o" e "a" são, de modo geral, inclusivas dos plurais dos respectivos termos. De modo similar, as palavras "compreender", "compreende" e "compreendendo" serão interpretadas inclusivamente em vez de exclusivamente. De modo similar, o termo "exemplos" particularmente quando seguido por uma lista de termos, é meramente exemplificador e ilustrativo e não deve ser considerado exclusivo ou compreensivo.
[0019] Exceto onde definido em contrário, todos os termos técni cos e científicos usados no presente documento têm o mesmo significado como eles são comumente entendidos pela pessoa versada na técnica.
[0020] Quaisquer referências citadas ou referenciadas no presente documento são aqui incorporadas, a título de referência na extensão permitida pela legislação. A discussão dessas referências é destinada a resumir as afirmações feitas nas mesmas. Não é feita qualquer ad- missão no sentido de que quaisquer destas referências, ou qualquer porção das mesmas, sejam material relevante, ou técnica anterior. O direito de contestar a exatidão e a pertinência de qualquer afirmação de tais referências como material relevante ou técnica anterior é especificamente reservado.
[0021] A presente invenção refere-se ao fornecimento de uma be bida em multicamadas 90 com um sistema de dispensação de bebidas 10 como mostrado na Figura 1. O sistema de dispensação de bebidas 10 compreende uma pluralidade de recipientes de ingredientes 30. Um suprimento de líquido 40 (não ilustrado) é adaptado para fornecer um líquido à pluralidade de recipientes de ingredientes 30. Além disso, a pluralidade de recipientes de ingredientes 30 compreende um concentrado diluível 50 que quando diluído com o líquido forma uma bebida 55 com uma densidade diferente de cada outra bebida 55 formada em cada um dos outros da pluralidade de recipientes de ingredientes 30. O sistema de dispensação de bebidas 10 é adaptado para dispensar, separadamente e sequencialmente, uma bebida de densidade mais baixa 55a antes de dispensar uma bebida de densidade mais alta 55b. As bebidas são dispensadas através de um tubo de distribuição 60, cuja extremidade de dispensação é colocada adjacentemente à superfície interna 70 do fundo de um receptáculo para bebidas 80, de modo que cada bebida fornecida ao receptáculo para bebidas seja fornecida a partir do fundo em direção ao topo do recipiente, sem turbulências ou respingos.
[0022] O sistema de dispensação de bebidas 10 pode compreen der um elemento de contenção /suporte 20 adaptado para engatar se-letivamente a pluralidade de recipientes de ingredientes 30. O engate seletivo da pluralidade de recipientes de ingredientes 30 pode ser obtido, por exemplo, por um índice mecânico para posicionar corretamente a pluralidade de recipientes de ingredientes 30 no elemento de con- tenção/suporte 20.
[0023] A pluralidade de recipientes de ingredientes 30 pode estar na forma de qualquer um dentre uma bolsa, um sachê, uma cápsula, uma bolsa dentro de uma caixa (bag-in-box), ou qualquer combinação dos mesmos. Embora nas figuras sejam mostrados apenas dois recipientes de ingredientes 30, certamente, podem haver mais.
[0024] O suprimento de líquido 40 (não ilustrado) é adaptado para fornecer o líquido à pluralidade de recipientes de ingredientes 30. O suprimento de líquido 40 (não ilustrado) pode ser água ou pode ser um líquido de base alcoólica. O suprimento de líquido 40 (não ilustrado) pode fornecer o líquido por meios de bombeamento ou por gravidade para a pluralidade de recipientes de ingredientes 30. Deve-se considerar que um líquido diferente pode ser fornecido a diferentes recipientes de ingredientes da pluralidade de recipientes de ingredientes 30.
[0025] Em cada um da pluralidade de recipientes de ingredientes 30 encontra-se um concentrado diluível 50. O concentrado diluível 50 pode estar, por exemplo, na forma de um pó concentrado diluível, por exemplo, de um líquido concentrado diluível, por exemplo, de um concentrado em forma de gel diluível, ou mesmo, por exemplo, de um concentrado em forma de pasta diluível. O concentrado diluível 50 deve ser diluído em cada um da pluralidade de recipientes de ingredientes 30 pelo líquido oriundo do suprimento de líquido 40 para formar a respectiva bebida 55.
[0026] Cada um da pluralidade de recipientes de ingredientes 30 é vedado para manter o frescor do concentrado diluível 50. Quando o suprimento de líquido 40 (não ilustrado) fornece o líquido para a pluralidade de recipientes de ingredientes 30, a vedação é rompida pela pressão do líquido, consequentemente, uma bebida 55 é formada dentro de cada um da pluralidade dos recipientes de ingredientes 30 por uma interação entre o concentrado diluível 50 e o líquido.
[0027] O concentrado diluível 50 pode conferir à respectiva bebida 55 qualquer um dentre, por exemplo, uma certa coloração e/ou, por exemplo, um sabor, e/ou, por exemplo, uma textura ou qualquer combinação dos mesmos. A este respeito, o concentrado diluível 50 pode ser, por exemplo, um pó para fornecer, por exemplo, um sabor de fruta, o concentrado diluível 50 pode ser, por exemplo, um xarope para fornecer, por exemplo, um sabor de caramelo, o concentrado diluível 50 pode ser, por exemplo, um xarope para fornecer, por exemplo, um sabor de morango, o concentrado diluível 50 pode ser, por exemplo, um corante, o concentrado diluível 50 pode ser, por exemplo, uma substância que forma uma espuma, o concentrado diluível 50 pode ser, por exemplo, um purê, o concentrado diluível 50 pode, por exemplo, fornecer um sabor de chá, o concentrado diluível 50 pode, por exemplo, ser usado para fornecer um produto à base de leite. Dessa forma, deve-se considerar que o concentrado diluível 50 pode ser utilizado para fornecer qualquer um dentre uma certa coloração e/ou sabor e/ ou textura ou qualquer combinação dos mesmos à respectiva bebida 55.
[0028] Conforme mostrado nas Figuras 1 a 5 há somente dois da pluralidade de recipientes de ingredientes 30 que fornecem duas bebidas 55a e 55b. Entretanto, três da pluralidade de recipientes de ingredientes 30 podem ser usados, os quais fornecem três bebidas 55a, 55b e 55c. Entretanto, quatro da pluralidade de recipientes de ingredientes 30 podem ser usados, os quais fornecem quatro bebidas 55a, 55b, 55c e 55d.
[0029] Portanto, o número de recipientes de ingredientes 30 resul ta no respectivo número de bebidas 55. Nas Figuras 1 a 5, a bebida 55a tem uma densidade mais baixa que a bebida 55b. Certamente, deve-se considerar que mais de dois da pluralidade de recipientes de ingredientes 30 pode estar presente, conforme observado acima.
[0030] É essencial que cada bebida 55 formada em cada um da pluralidade de recipientes de ingredientes 30 tenha uma densidade diferente da bebida 55 um do outro.
[0031] Para assegurar que cada bebida 55 formada em cada um da pluralidade de recipientes de ingredientes 30 tenha uma densidade diferente uma da outra, diferentes protocolos podem ser utilizados.
[0032] Um protocolo poderia ser que o sistema de dispensação de bebidas 10 usaria uma quantidade predeterminada de líquido para cada um da pluralidade de recipientes de ingredientes 30 para formar a respectiva bebida 55. Neste caso, as propriedades e as quantidades do concentrado diluível 50 em cada um da pluralidade de recipientes de ingredientes 30 são tais que a bebida resultante 55 teria uma densidade predeterminada. Em tal protocolo, a pluralidade de recipientes de ingredientes 30 seria fornecida como um conjunto que não pode ser modificado.
[0033] Um protocolo adicional poderia ser que o sistema de dis- pensação de bebidas 10 poderia alterar a quantidade de líquido para cada um da pluralidade de recipientes de ingredientes 30 para formar a respectiva bebida 55. Em tal protocolo, a pluralidade de recipientes de ingredientes 30 seria fornecida em um conjunto que não poderia ser modificado.
[0034] O protocolo a ser seguido para determinar se um volume fixo de líquido é adicionado a cada um da pluralidade de recipientes de ingredientes 30, ou se uma quantidade variável de líquido é adicionada a cada um da pluralidade de recipientes de ingredientes 30, pode ser determinado pelo sistema de dispensação de bebidas 10, por meio, por exemplo, de um escâner que lê um código na pluralidade de recipientes de ingredientes 30. Dessa forma, o sistema de dispensação de bebidas 10 pode determinar (por meio de software ou de hardware do sistema de dispensação 10) as densidades relativas das bebidas 55 em cada recipiente da pluralidade de recipientes de ingredientes 30.
[0035] O sistema de dispensação de bebidas 10 é adaptado para dispensar (por meio de software ou hardware dentro do sistema de dispensação de bebidas 10), separadamente e sequencialmente, uma bebida de densidade mais baixa antes de dispensar uma bebida de densidade mais alta. As bebidas são dispensadas através do tubo de distribuição 60 que é disposto proximalmente à base interna 70 do receptáculo para bebidas 80.
[0036] O receptáculo para bebidas 80 é fabricado de um material translúcido ou de um material transparente. Esse material pode ser vidro. O receptáculo para bebidas 80 pode ser da forma conhecida na técnica, como um receptáculo para bebidas do tipo copo 80 ou um receptáculo para bebidas do tipo taça 80.
[0037] Na Figura 1, é mostrado que a bebida de densidade mais baixa 55a é dispensada separadamente através do tubo de distribuição 60 que está disposto proximalmente à base interna 70 do receptáculo para bebidas 80.
[0038] Na Figura 2, é mostrado que separadamente e sequenci almente à dispensação da bebida de densidade mais baixa 55a, uma bebida de densidade mais alta 55b é, então, dispensada através do tubo de distribuição 60 que está disposto proximalmente à base interna 70 do receptáculo para bebidas 80.
[0039] Após a adição das bebidas 55a, 55b, separadamente e se quencialmente, na ordem da bebida de densidade mais baixa 55a para a bebida densidade mais alta 55b, e assim por diante, a fabricação da bebida em multicamadas 90 é obtida como mostrado na Figura 3. Separadamente e sequencialmente, outras bebidas (55c, 55d, e qualquer outra bebida subsequente tendo uma densidade e composição diferentes) podem ser adicionadas com as respectivas densidades mais altas para formar mais camadas.
[0040] A dispensação das bebidas 55 a partir da pluralidade de recipientes de ingredientes 30 pode ser realizada pela utilização de uma bomba ou por gravidade. A bomba seria parte do sistema de dis- pensação de bebidas 10. Uma pressão de dispensação pode ser ajustada por meio de uma bomba ajustável para assegurar que a dispen- sação das bebidas 55 seja relativamente lenta, a fim de assegurar que não haja mistura das bebidas separadas. A gravidade tem a vantagem de que a dispensação das bebidas 55 é relativamente lenta, a fim de assegurar que não haja mistura das bebidas separadas.
[0041] A abertura de cada recipiente para dispensar a bebida cor respondente pode ser realizada pela abertura de uma válvula (não ilustrada no desenho), localizada na extremidade inferior do dito recipiente, a qual é acionado pelo sistema de dispensação 10. Alternativamente, cada recipiente pode ser aberto por meio de uma ferramenta perfurante, que faz parte do sistema de dispensação, a qual perfura ou, de outro modo, rompe ou rasga uma parte inferior rompível de cada recipiente.
[0042] Nota-se uma estabilidade da bebida em multicamadas 90 quando pelo menos duas camadas de bebidas 55a, 55b são visualmente aparentes através do receptáculo para bebidas 80 durante um período de tempo de mais de dois minutos, de preferência, mais de cinco minutos, e com mais preferência, mais de dez minutos.
[0043] Uma altura relativa do elemento de contenção /suporte 20 pode ser ajustada para assegurar que o tubo de distribuição 60 esteja disposto proximalmente à base interna 70 do receptáculo para bebidas 80.
[0044] O tubo de distribuição 60 pode ser fixado ao elemento de contenção/suporte 20 ou à pluralidade de recipientes de ingredientes 30. Em ambos os casos, o tubo de distribuição 60 é removível do elemento de contenção/suporte 20 ou da pluralidade de recipientes de ingredientes 30. Em vista do tubo de distribuição 60 ser removível, o tubo de distribuição 60 pode ser usado como um canudo por um consumidor para beber a bebida em multicamadas 90 conforme mostrado na Figura 4. A remoção do tubo de distribuição 60 do elemento de contenção /suporte 20 ou da pluralidade de recipientes de ingredientes 30, pode ser realizada manualmente pelo consumidor (nesse caso, o tubo de distribuição será fixado ao dito elemento 20 ou recipientes 30 através de um pré-corte ou, de outro modo, de uma zona de enfraquecimento, que é fácil de romper manualmente). Alternativamente, a remoção do dito tubo de distribuição pode ser realizada pelo próprio sistema de distribuição, automaticamente, quando a dispensação das bebidas no receptáculo estiver completa. Neste caso, o corte do tubo de distribuição do elemento de contenção /suporte 20 ou da pluralidade de recipientes de ingredientes 30, pode ser realizado usando uma ferramenta cortante específica que faz parte do sistema de distribuição, como uma faca, por exemplo.
[0045] O tubo de distribuição 60 tem um diâmetro interno na faixa de 4 mm a 6 mm.
[0046] A Figura 5 mostra o recipiente de ingredientes 30 de acor do com um aspecto da presente invenção. O recipiente de ingredientes 30 pode ser adaptado para uso com o sistema de dispensação de bebidas 10. Conforme observado, o recipiente de ingredientes 30 é adaptado para receber um líquido do dispensador de bebidas 10. O recipiente de ingredientes 30 compreende um concentrado diluível 50 e o tubo de distribuição 60 fixado a sua extremidade inferior. Além disso, o recipiente de ingredientes 30 é adaptado para dispensar uma bebida 55 que é formada pela diluição do concentrado diluível 50 com o líquido, através do tubo de distribuição 60. O líquido de diluição é injetado a partir do lado superior dos recipientes de 30, pelo sistema de dispensação de bebidas. A fonte de líquido de diluição pode estar fora do sistema de dispensação, por exemplo, pode ser bombeado de uma fonte de água da torneira à qual o sistema de distribuição está conectado de maneira fluida. Ou, alternativamente, o líquido de diluição pode ser proveniente de um reservatório específico do líquido que é integrado ao sistema de distribuição. O líquido de diluição é, de preferência, água mineral, no entanto, outros tipos de líquidos comestíveis apropriados para diluir um concentrado alimentício podem ser usados.
[0047] Além disso, o recipiente de ingredientes 30 pode ser qual quer um dentre uma bolsa, um sachê ou uma cápsula.
[0048] O tubo de distribuição 60 do recipiente de ingredientes 30 tem um diâmetro interno na faixa de 4 mm a 6 mm.
[0049] Além disso, conforme observado acima, o tubo de distribui ção 60 é removível do recipiente ingredientes 30.
[0050] Em um outro aspecto, a presente invenção refere-se a um método para a fabricação de uma bebida em multicamadas 90. O método compreende:
[0051] fornecer a pluralidade de recipientes de ingredientes 30 ca da um compreendendo o concentrado diluível 50.
[0052] O concentrado diluível 50 é diluído com um líquido para formar uma bebida 55, de modo que cada bebida 55 tenha uma densidade diferente de cada outra bebida 55.
[0053] O tubo de distribuição 60 é fornecido e está disposto proxi- malmente à base interna 70 do receptáculo para bebidas 80.
[0054] Dispensar, então, separadamente e sequencialmente, a bebida de densidade mais baixa 55a antes de dispensar a bebida de densidade mais alta 55b, c, d, e, em um receptáculo para bebidas 80, através do tubo de distribuição 60.
[0055] A Figura 6 mostra uma bebida em multicamadas 90 de acordo com um aspecto da presente invenção. O número de recipientes de ingrediente 30 resulta no respectivo número de bebidas 55, por- tanto, para fabricar a bebida em multicamadas 90, conforme mostrado na Figura 6, quatro recipientes de ingredientes 30 seriam necessários, resultando no respectivo número de bebidas 55a - 55d e, portanto, em camadas consecutivas.
[0056] As densidades relativas das bebidas 55a - 55d são exempli ficadas na Figure 6, como são os diferentes tipos de bebidas 55a - 55d resultantes. A bebida 55a (por exemplo, álcool, espuma) tem uma densidade (dA < 1) mais baixa do que uma densidade (dB~1) da bebida 55b (por exemplo, água colorida). A bebida 55b (por exemplo, água colorida) tem uma densidade (dB~1) mais baixa do que uma densidade (1 < dC < 1,5) da bebida 55c (por exemplo, suco de fruta). A bebida 55c (por exemplo, suco de fruta) tem uma densidade (1< dC <1,5) mais baixa do que a densidade (1< dD <1,5 e dD > dC) da bebida 55d (por exemplo, xarope).
[0057] Conforme observado acima, o tubo de distribuição 60 é for necido e está disposto proximalmente à base interna 70 do receptáculo para bebidas 80.
[0058] As bebidas 55a a 55d são dispensadas separadamente e sequencialmente, de modo que a bebida de densidade mais baixa 55a seja dispensada antes de dispensar a bebida de densidade mais alta 55b, então, 55c, então, 55d, no receptáculo para bebidas 80, através do tubo de distribuição 60; Formando, portanto, a bebida em multica- madas 90, conforme mostrado na Figura 6.
[0059] A Figura 7 mostra uma bebida em multicamadas 90 de acordo com um aspecto da presente invenção. O número de recipientes de ingrediente 30 resulta no respectivo número de bebidas 55, portanto, para fabricar a bebida em multicamadas 90, conforme mostrado na Figura 7, três recipientes de ingredientes 30 seriam necessários, resultando no respectivo número de bebidas 55a - 55c e, portanto, em camadas consecutivas.
[0060] As densidades relativas das bebidas 55a - 55c são exempli ficadas na Figure 7, como são os diferentes tipos de bebidas 55a - 55c resultantes. A bebida 55a (por exemplo, bebida de tomate) tem uma densidade (dA < 1) mais baixa do que uma densidade (dB~1) da bebida 55b (por exemplo, bebida de cenoura). A bebida 55b (por exemplo, bebida de cenoura) tem uma densidade (dB~1) mais baixa do que a densidade (d>1) da bebida 55c (por exemplo, bebida de morango).
[0061] Conforme notado acima, o tubo de distribuição 60 é forne cido e posicionado proximalmente à superfície interna 70 do receptáculo para bebidas 80, ou seja, a extremidade de dispensação do tubo de distribuição 60 é funcionalmente disposta adjacente à superfície interna do fundo 70 de um receptáculo para bebidas 80, de modo que cada bebida fornecida ao receptáculo para bebidas seja fornecida a partir do fundo em direção ao topo do receptáculo, sem turbulências ou respingos.
[0062] As bebidas 55a a 55c são dispensadas separadamente e sequencialmente, de modo que a bebida de densidade mais baixa 55a seja dispensada antes de dispensar a bebida de densidade mais alta 55b, então, 55c, no receptáculo para bebidas 80, através do tubo de distribuição 60; Formando, portanto, a bebida em multicamadas 90, conforme mostrado na Figura 7.
[0063] A invenção tem a vantagem que as bebidas são dispensa das na base do receptáculo para bebidas 80 de uma forma cuidadosa, e evitando qualquer turbulência significativa das bebidas no receptáculo para bebidas 80. Evitar turbulência significativa assegura que, quando as bebidas são dispensadas separadamente e sequencialmente na ordem de uma bebida de densidade mais baixa para uma bebida de densidade mais alta, qualquer mistura das bebidas é evitada e a bebida em multicamadas 90 é formada com sucesso.
[0064] A invenção tem a vantagem que uma vez que as bebidas 55a, 55b, 55c (e qualquer outra bebida que possa ser dispensada) são dispensadas na base interna 70 do receptáculo para bebidas 80 na ordem de uma bebida de densidade mais baixa 55a antes de uma bebida de densidade mais alta 55b, qualquer bebida dispensada subsequentemente (ou seja, bebida de densidade mais alta 55b) empurra a bebida de densidade mais baixa 55a para cima no receptáculo para bebidas 80, eliminando, portanto, qualquer mistura das camadas de bebida. De modo geral, o princípio da invenção é que qualquer bebida recém-dispensada empurra a bebida anterior - já dispensada - ascendentemente no receptáculo.
[0065] Tendo, portanto, descrito a presente invenção e suas van tagens, deve ser entendido que os vários aspectos e modalidades da presente invenção, como revelados no presente documento, são meramente ilustrativos de formas específicas de produzir e utilizar a invenção.
[0066] Não obstante as modalidades acima descritas, a invenção também abrange a possibilidade de produzir bebidas em multicama- das utilizando outros tipos de ingredientes, tais como sucos de frutas ou vegetais, infusões de chá ou café, e similares.
[0067] As diferentes bebidas que são dispensadas dos recipientes de ingredientes para o copo de bebida do consumidor podem ser selecionadas pela seleção de uma receita de um painel de controle da máquina, ou pela seleção de ingredientes individuais.
[0068] No primeiro caso, a receita está contida em um programa memorizado da máquina, e quando selecionada, o programa aciona a máquina automaticamente para retirar os vários ingredientes necessários para produzir a receita selecionada a partir dos recipientes de ingredientes correspondentes, e sequencialmente, distribuir os ditos ingredientes dependendo de suas respectivas densidades, de acordo com o princípio da invenção.
[0069] No segundo caso, a máquina compila os diferentes ingredi entes selecionados pelo usuário e os distribui no copo de bebida do consumidor, em uma sequência de dispensação que leva em consideração suas respectivas densidades, de acordo com o princípio da invenção. Neste caso, há uma necessidade de que cada recipiente de ingrediente seja identificado, para que a máquina reconheça qual densidade corresponde a qual ingrediente que será dispensado, de modo que a máquina possa, então, selecionar automaticamente os diferentes ingredientes, tendo várias densidades, e distribuí-los, sequencialmente, de acordo com o princípio da invenção. Em uma modalidade, cada recipiente compreende um meio de identificação, como um código de barras, ou uma etiqueta de RFID, que contém informação acerca do tipo de ingrediente, e, em particular, sua densidade.
[0070] Se o ingrediente contido em um recipiente for um ingrediente diluível, a máquina dilui este ingrediente a um certo nível, mediante a variação da velocidade do jato de água introduzido no mesmo, ou sua temperatura. Em uma modalidade, a velocidade do jato de água é alta e produz uma espuma que é então distribuída com a bebida assim criada. Por fim, uma camada de espuma será criada como um complemento ao resto das camadas de ingrediente, a qual participa na estética do produto resultante no copo. De preferência, apenas o primeiro ingrediente dispensado no copo ou xícara é espumado, para que a espuma (que tem uma densidade mais baixa do que as outras camadas de bebida) permaneça como uma camada superior, e não se misture com o resto das camadas de bebidas que têm uma densidade maior.
[0071] Por princípio, bebidas em multicamadas, como coquetéis, precisam ser agitadas imediatamente antes de beber, para misturar os sabores. Como resultado deste princípio, não é absolutamente necessário que cada uma das camadas de bebida individuais que é dispen- sada no copo tenha uma densidade que proporcione propriedades or- ganolépticas ótimas como tal. Em vez disso, o que é importante é que a densidade final da bebida, e a razão final entre os ingredientes (sabor, açúcar, etc) de um lado, e teor de água, por outro lado, sejam ótimos, quando se considera o volume final da bebida no copo.
[0072] Por exemplo, algumas camadas de bebidas podem ser dis pensadas de uma forma mais concentrada (ou seja, menos diluída), portanto, uma forma mais densa, enquanto algumas outras podem ser mais diluídas quando dispensadas individualmente no copo ou xícara. Portanto, cada camada individual, quando dispensada pela máquina, pode não ter a densidade e a diluição em água mais adequadas para serem consumidas separadamente das outras camadas de bebidas. No entanto, é essencial que uma vez agitada e misturada, no momento do consumo, o teor total de água no copo ou na xícara, bem como a quantidade de sólidos de cada ingrediente (em particular, sabores) e de açúcar sejam otimizados para fornecer o sabor mais agradável possível para o consumidor.
[0073] A dosagem correta dos ingredientes deve, portanto, levar em consideração o conteúdo total de água e açúcar no copo (ou na xícara) e também a concentração final de sólidos de cada ingrediente (em particular, os sabores).
[0074] Deve-se compreender que várias alterações e modificações nas presentes modalidades preferenciais aqui descritas ficarão evidentes aos versados na técnica. Tais alterações e modificações podem ser feitas sem se afastar do espírito ou do escopo da presente invenção e sem diminuir suas vantagens presentes. Pretende-se, portanto, que tais alterações e modificações sejam abrangidas pelas reivindicações em anexo.

Claims (13)

1. Sistema de dispensação de bebidas (10), que compreende: uma pluralidade de recipientes de ingredientes (30), cada uma compreendendo: (i) uma válvula, (ii) um concentrado de bebida, e (iii) uma identificação de ingrediente que identifique uma densidade relativa do concentrado de bebida, cada uma da pluralidade de recipientes de ingredientes configurada para ser inserida em uma cavidade distinta predeterminada do sistema de dispensação de bebidas (10) e ainda configurada para dispensação de uma bebida; e uma placa eletrônica de controle programada para automaticamente determinar, com base na leitura da identificação do ingrediente, uma quantidade de líquido a ser adicionada a cada um da pluralidade de recipientes de ingredientes, de modo que um primeiro recipiente de ingredientes da pluralidade de recipientes de ingredientes distribua uma primeira bebida com uma densidade mais baixa que uma segunda bebida formada em um segundo recipiente de ingredientes, o painel de controle compreendendo um programa para controlar uma abertura e um fechamento da válvula do primeiro recipiente de ingredientes, e uma memória para armazenar uma receita como uma sequências de dispensação de ingredientes, caracterizado pelo fato de que a dita placa eletrônica de controle é programada para acionar a abertura e o fechamento da válvula do primeiro recipiente de ingredientes para dispensar, separadamente e sequencialmente a primeira bebida antes de dispensar a segunda bebida, o dito sistema compreendendo adicionalmente um tubo de distribuição (60), cuja extremidade de dispensação é colocada adjacentemente à superfície interna do fundo (70) de um receptáculo para bebidas (80), de modo que cada bebida de cada um dos diversos recipientes de ingredientes fornecida ao receptáculo para bebidas através do dito tubo (60) seja fornecida a partir do fundo em direção ao topo do receptáculo, sem turbulências nem respingos.
2. Sistema de dispensação de bebidas (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender adicionalmente um elemento de contenção/suporte (20) adaptado para engatar seletivamente a pluralidade de recipientes de ingredientes (30).
3. Sistema de dispensação de bebidas (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o meio de identificação dos recipientes de ingredientes inclui uma posição de cada um da pluralidade de recipiente de ingrediente.
4. Sistema de dispensação de bebidas (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda um leitor de código, em que a identificação do ingrediente é um código legível por um leitor de códigos, o dito código sendo escolhido do grupo que consiste em: um código de barras bidimensional, um código de barras tridimensional, um código de cores, um código mecânico e suas combinação.
5. Sistema de dispensação de bebidas (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada ingrediente é selecionado da lista de: um suco, um xarope diluído, um concentrado diluível, uma infusão como chá, café liquido e uma combinação dos mesmos.
6. Sistema de dispensação de bebidas (10), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por compreender adicionalmente um suprimento de líquido (40) adaptado para fornecer líquido a pelo menos alguns da pluralidade de recipientes de ingredientes (30), e em que o concentrado diluível (50) está na forma selecionada de um grupo consistindo em: um pó concentrado diluível, um concentrado líquido diluível, um concentrado em forma de gel diluível, um concentrado em forma de pasta diluível, e o concentrado diluído forma uma bebida de uma densidade predeterminada quando diluída com o líquido.
7. Sistema de dispensação de bebidas (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada um da pluralidade de recipientes de ingredientes (30) é selecionada de um grupo consistindo de: uma bolsa, um sachê, uma cápsula, uma câmara de ingredientes recarregável embutida no sistema e combinações dos mesmos.
8. Sistema de dispensação de bebidas (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o tubo de distribuição (60) é fixável ao elemento de contenção/suporte (20).
9. Sistema de dispensação de bebidas (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o tubo de distribuição (60) tem um diâmetro interno na faixa de 4 mm a 6 mm.
10. Sistema de dispensação de bebidas (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o tubo de distribuição (60) é removível do elemento de contenção/suporte (20).
11. Sistema de dispensação de bebidas (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o líquido é selecionado de um grupo consistindo de: água, um líquido de base alcoólica e qualquer combinação dos mesmos.
12. Sistema de dispensação de bebidas (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o tubo de distribuição é acoplável à pluralidade de recipientes de ingredientes.
13. Sistema de dispensação de bebidas (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o tubo de distribuição é removível da pluralidade de recipientes de ingredientes.
BR112016008513-2A 2013-10-28 2014-10-23 Sistema de dispensação de bebidas BR112016008513B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP13190417.9 2013-10-28

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016008513B1 true BR112016008513B1 (pt) 2021-11-09

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9756977B2 (en) Beverage dispensing system, method for providing a multi-layered beverage, and ingredients container for use thereof
ES2375960T3 (es) Método y dispositivo para distribuir bebidas con un aspecto visual multi-capa a partir de concentrados l�?quidos.
ES2754575T3 (es) Dispensador de bebidas para preparar bebidas en capas
US10414642B2 (en) Cold beverage dispenser and flexible pouch
CA2978175C (en) Dosing system
JP6737804B2 (ja) 層状飲料を調製するための飲料注出機
BRPI0708600B1 (pt) sistema dispensador de bebida
RU2018131660A (ru) Система по приготовлению напитков
WO2016106444A1 (pt) Aparelho para customização de cervejas pós-maturação
BR112016008513B1 (pt) Sistema de dispensação de bebidas
WO2019215747A1 (en) Multi suction single discharge liquid mixure assembly