BR112016005626B1 - Dispositivo para o enriquecimento de espermatozoides e kit para o enriquecimento de espermatozoides - Google Patents

Dispositivo para o enriquecimento de espermatozoides e kit para o enriquecimento de espermatozoides Download PDF

Info

Publication number
BR112016005626B1
BR112016005626B1 BR112016005626-4A BR112016005626A BR112016005626B1 BR 112016005626 B1 BR112016005626 B1 BR 112016005626B1 BR 112016005626 A BR112016005626 A BR 112016005626A BR 112016005626 B1 BR112016005626 B1 BR 112016005626B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sperm
selectively permeable
wall
chromosome
partition wall
Prior art date
Application number
BR112016005626-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Thorsten Pilgrim
Original Assignee
Blupink Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Blupink Gmbh filed Critical Blupink Gmbh
Publication of BR112016005626B1 publication Critical patent/BR112016005626B1/pt

Links

Images

Abstract

DISPOSITIVO PARA O ENRIQUECIMENTO DE ESPERMATOZOIDES. A presente invenção refere-se a um dispositivo para introduzir em um canal vaginal ou para acomodar um pênis durante um coito, que compreende uma parede de separação seletivamente permeável para enriquecer os espermatozoides que portam o cromossomo X ou espermatozoides que portam o cromossomo Y, sendo que a parede de separação apresenta uma permeabilidade aumentada para os espermatozoides que portam o cromossomo X ou espermatozoides que portam o cromossomo Y.

Description

[001] A presente invenção refere-se a um dispositivo para introduzir um pênis em um canal vaginal ou para acomodar um pênis durante um coito para enriquecer espermatozoides.
[002] O desejo de poder influenciar o sexo da descendência éprovavelmente tão antigo quanto a própria história da humanidade. Enquanto para grande parte da história foram preferidos, em particular, descendentes masculinos, parece que em um mundo industrializado moderno isso tem uma importância nitidamente secundária ou se desloca mesmo em favor de descendentes femininos.
[003] Também para um chamado balanceamento da família(Engl. "Family balancing"), isto é, para produzir um equilíbrio dos sexos dentro de uma família, muitos casais desejam ter a possibilidade de aumentar pelo menos a probabilidade para procriar um descendente de um determinado sexo.
[004] Em parte, o desejo do sexo também é fundamentado a nível médico. Em particular, com respeito às doenças hereditárias recessivas ligadas ao cromossomo X, há o desejo de poder determinar o sexo dos descendentes. A esse grupo de até agora mais de 500 doenças conhecidas, incluem-se, por exemplo, a hemofilia, a distrofia muscular de Duchenne, bem como a síndrome de Lesch-Nyhan. Essas doenças são provocadas por genes recessivos no cromossomo X, de modo que mulheres, como portadoras desses genes, devem contar com o fato de que seus filhos sofrerão com uma probabilidade de 50 % da doença correspondente.
[005] O esperma de mamíferos contém, via de regra, aproximadamente o mesmo número de espermatozoides que portam um cromossomo Y (espermatozoides Y) e espermatozoides que portam um cromossomo X (espermatozoides X). A fecundação de um óvulo por um espermatozoide Y (também mencionado esperma Y ou esperma- tozoide Y) produz uma descendência masculina. A fecundação por um espermatozoide X leva a uma descendência feminina.
[006] Sobre a questão de como a probabilidade de produzir des-centes masculinos ou femininos, pode ser aumentada, existe em todo o mundo toda uma série de meios caseiros, que se referem, em particular, ao momento do ato sexual entre homem e mulher e/ou à posição durante o mesmo.
[007] Nesse contexto podem ser mencionados, por exemplo, oschamados parâmetros STORCH, em que o STORCH se compõe das letras iniciais de cinco parâmetros, que alegadamente podem influenciar o sexo da descendência.- posição durante o ato sexual- cronometragem: momento do ato sexual em conexão com as fases da lua- momento do orgasmo da mulher ou do homem- alimentação correta / equilíbrio de ácido-base- calendário de concepção chinês- calor: diferenças de temperatura do testículo masculino
[008] De fato, em relação aos parâmetros mencionados, em particular, em relação ao calendário de concepção chinês, existem algumas estatísticas promissoras, contudo, a aplicação correspondente dos processos está ligada, na maioria das vezes, com um custo de tempo considerável. Além disso, as instruções para o processo são dotadas, na maioria das vezes, com uma folga de interpretação considerável.
[009] No âmbito da inseminação artificial, existem outras possibilidades e em diversos países é permitida uma escolha de sexo na in-seminação artificial. Em relação ao tratamento de uma amostra para a inseminação artificial, diversos processos são conhecidos, por exemplo, do documento WO 02/052244 A1, que devem garantir uma separação de espermatozoides X e Y.
[0010] A invenção apresenta o objetivo de pôr um objetivo à disposição, que permite um enriquecimento de espermatozoides que portam um cromossomo X e/ou Y, nesse caso, contudo, não faz nem altas exigências industriais e financeiras, nem é particularmente incômodo no manuseio para o usuário.
[0011] Esse objetivo é resolvido de acordo com a invenção por umdispositivo, que compreende uma parede de separação seletivamente permeável com as características da reivindicação independente 1, uma parede de separação seletivamente permeável com as características da reivindicação 10, bem como por um kit com as características da reivindicação 11. Formas de concretização preferidas do dispositivo e do kit são objetivo das reivindicações dependentes 2 a 9 ou 12. O teor de todas as reivindicações é incorporado, aqui, por referência ao conteúdo do relatório descritivo.
[0012] De acordo com um primeiro aspecto, é criado um dispositivo para introduzir no canal vaginal de uma usuária ou para acomodar um pênis durante um coito, que compreende uma parede de separação seletivamente permeável para enriquecer espermatozoides que portam o cromossomo X ou espermatozoides que portam o cromossomo Y, sendo que a parede de separação apresenta uma permeabilidade aumentada para os espermatozoides que portam o cromossomo X ou para os espermatozoides que portam o cromossomo Y.
[0013] Como seletivamente permeável no contexto com o pedido,é designada uma parede de separação, que apresenta uma permeabilidade aumentada para os espermatozoides que portam o cromossomo X ou para os espermatozoides que portam o cromossomo Y, enquanto os espermatozoides como portadores do respectivo outro tipo de cromossomo são retidos. A parede de separação seletivamente permeável serve, com isso, para enriquecer os espermatozoides que portam o cromossomo X ou os espermatozoides que portam o cromossomo Y a jusante da parede de separação.
[0014] O dispositivo é configurado de tal modo, que esse possaser introduzido no canal vaginal de uma usuária ou possa acomodar um pênis durante um coito. O dispositivo, em outras palavras, é semelhante a um anticoncepcional de barreira conhecido, por exemplo, é configurado como um pessário ou um preservativo e um manuseio ocorre de modo e maneira correspondente. Como pessário no contexto com o pedido, são designados geralmente produtos, que são inseridos na vagina ou colocados no colo do útero. Uma configuração particular de um pessário é o diafragma.
[0015] A parede de separação seletivamente permeável serve preferivelmente para modificar um ejaculado no caminho para o colo do útero. A modificação consiste em que o ejaculado ou pelo menos uma parte do ejaculado, que passa pela parede separação permeável seletiva, depois de uma passagem pela parede de passagem, apresente mais, preferivelmente exclusivamente espermatozoides X ou Y, enquanto o respectivo outro tipo de espermatozoides é retido na parede de separação.
[0016] Tal como já foi citado acima, o esperma de mamíferos contém em princípio aproximadamente o mesmo número de espermato- zoides X e Y. Através de uma ejaculação modificada com auxílio da parede de separação seletivamente permeável, a probabilidade para obter descendentes masculinos (enriquecimento de espermatozoides Y depois da passagem pela parede de separação) ou femininos (enriquecimento de espermatozoides X depois da passagem pela parede de separação) pode aumentar.
[0017] De acordo com uma configuração do pedido, a parede de separação seletivamente permeável apresenta poros ou é formada como peneira ou tecido com malhas, sendo que o tamanho dos poros ou das malhas da parede de separação seletivamente permeável é ajustado ao tamanho dos espermatozoides que portam o cromossomo Y, de modo que a parede de separação seletivamente permeável apresenta uma permeabilidade elevada para os espermatozoides que portam o cromossomo Y.
[0018] Em outras palavras, nesse caso, o tamanho dos poros oumalhas da parede de separação seletivamente permeável é ajustado ao tamanho dos espermatozoides Y, de modo que esses possam passar pela parede de separação. Dessa maneira, obtém-se um enriquecimento de espermatozoides Y no lado do filtrado e no lado inferior do filtrado, um enriquecimento de espermatozoides X. Esses espermato- zoides X e Y parcial ou completamente separados podem ser utilizados, então, diretamente para a fertilização ou - em particular, ao usar um dispositivo estendido sobre o pênis - esses podem ser congelados para o uso posterior.
[0019] O efeito de separação de uma parede de separação seletivamente permeável correspondente baseia-se no conhecimento sur-preendente, de que os espermatozoides X e Y podem ser separados pelo menos parcialmente exclusivamente devido ao seu tamanho. A parede se separação de acordo com a invenção atua, nesse caso, como um tipo de filtro, o qual, dependendo do tamanho de poro ou da largura da malha selecionado, retém pelo menos parcialmente, preferivelmente por completo, os espermatozoides que portam o cromossomo X (lado não filtrado).
[0020] Entre os espermatozoides X e Y existe uma diferença detamanho mensurável, situada na faixa micrométrica. Portanto, um es- permatozoide Y tem uma circunferência média da cabeça de 14,73 μm com um desvio padrão de 1,07 μm. Um espermatozoide X apresenta, ao contrário, uma circunferência média da cabeça de 15,26 μm com um desvio padrão de 1,17 μm. Dessa maneira, o espermatozoide X apresenta uma circunferência em média em torno de aproximadamente 530 nm maior. Essa diferença é altamente significativa no sentido de processos de avaliação estatísticos, isto é, a probabilidade de erro p é menor do que 1 ^ (p < 0,001).
[0021] Com vantagem particular, a parede de separação seletivamente permeável de acordo com a invenção não é limitada apenas a uma aplicação no esperma humano ou espermatozoides humanos, mas sim, pode ser aplicada em cada tipo de esperma de mamífero, em particular, no caso da existência de uma diferença de tamanho entre espermatozoides que portam o cromossomo X e o cromossomo Y.
[0022] Em formas de concretização vantajosas, a parede de separação seletivamente permeável apresenta poros com um tamanho de poro nominal em uma faixa entre cerca de 3,800 μm e cerca de 4,900 μm, preferivelmente em uma faixa entre cerca de 3,800 μm e cerca de 4,500 μm, em particular, em uma faixa entre cerca de 3,900 μm e cerca de 4,000 μm. Em uma forma de concretização, os poros são formados devido a uma porosidade de um material poroso usado. Em outras formas de concretização, os poros são introduzidos em um material livre de poros, em particular, através de corte a laser, perfuração a laser, causticação ou similar. Em uma forma de concretização, os poros são moldados de forma irregular. Como tamanho do poro designa-se, nesse caso, um diâmetro de um círculo que envolve o poro. Os materiais porosos apresentam, via de regra, poros com diferente tamanho de poro. Uma distribuição de tamanhos de poros de um material é designada como distribuição de tamanho de poro. Como tamanho nominal de poro no sentido do pedido, designa-se o máximo na distribuição de tamanho de poro. Em um poro circular (hipotético) com um tamanho nominal de poro de 4,900 μm, uma circunferência da abertura do poro é de aproximadamente 15,394 μm.
[0023] De acordo com a invenção, neste contexto e no contextocom todos os seguintes dados de tamanhos nominais de poros é preferível, que entre 50 e 100 %, de modo particularmente preferido 60 e 99 %, em articular, 70 e 95 % de todos os poros da parede de separação, apresentem o tamanho nominal de poro indicado ou pelo menos não ultrapassem o mesmo.
[0024] A parede de separação apresenta, em particular, preferivelmente poros com um tamanho de poro D90 em uma faixa entre cerca de 3,800 μm e cerca de 4,900 μm, preferivelmente em uma faixa entre cerca de 3,800 μm e cerca de 4,500 μm, em particular, em uma faixa entre cerca de 3,900 μm e cerca de 4,000 μm. Como tamanho de poro D90 em conexão com o pedido, é designado aquele tamanho de poro, no qual 90 % do volume de poros do material apresentam um tamanho de poro menor do que o tamanho de poro D90.
[0025] A distribuição do tamanho de poro de um material pode serdeterminada através da porosimetria de mercúrio e/ou através de ad- sorção gasosa. Em princípio, esses métodos são conhecidos pelo especialista e são descritos, por exemplo, nas respectivas normas ISO 15901-1 EN, ISO 15901-2 EN, ISO 15901-3 EN, bem como nas normas DIN 66133, DIN 66 134 e DIN 66 135. Alternativamente, uma determinação é realizada por meio de microscopia eletrônica de exploração, medições de permeabilidade (cromatografia de permeação em gel) e pelo teste de ponto de bolha.
[0026] Em uma outra forma de concretização, a parede de separação é configurada como tecido ou peneira com malhas, sendo que as malhas apresentam uma largura de malha em uma faixa entre cerca de 3,800 μm e cerca de 4,900 μm, em particular, em uma faixa entre cerca de 3,900 μm e cerca de 4,000 μm. Como largura de malha é designado, nesse caso, um comprimento da diagonal de uma malha re- tangular. Uma determinação é realizada, por exemplo, por meio de mi- croscopia eletrônica de exploração.
[0027] Uma parede de separação de acordo com a invenção apresenta preferivelmente um número estatístico de poros por unidade de área entre 10000 mm-2 e 50000 mm-2, preferivelmente 15000 mm-2 e 40000 mm-2, em particular, 20000 mm-2 e 30000 mm-2.
[0028] Experimentos com uma amostra de esperma mostraram,que no caso de um tamanho nominal de poro de 4,773 μm, isto é, com um poro (hipotético) com corte transversal circular e com uma circunferência da abertura do poro de cerca de 14,995 μm, após a passagem da parede de separação seletivamente permeável, 59,8 % dos esper- matozoides Y e 41,2 % dos espermatozoides X estão presentes no volume da amostra remanescente no lado do filtrado. Dessa maneira, de fato, todo o número de espermas tem cera da metade, contudo, a proporção obtida de 59,8 % de espermatozoides Y para 41,2 % de es- permatozoides X corresponde a uma probabilidade em cerca de 23 % maior para o nascimento de um menino, quando se parte de uma composição de partida ideal da amostra de esperma de 50,0 % de es- permatozoides Y e 50,0 % de espermatozoides X e com uma probabilidade a 50 % associada para o nascimento de um menino.
[0029] Considerando o fato, de que o ejaculado masculino contém,em média, cerca de 5 x 108 espermatozoides X e Y na proporção de 1 para 1, ainda haveria à disposição cerca de 2,5 x 108 espermatozoides para uma inseminação após a passagem descrita de uma parede de separação de acordo com a invenção com um tamanho nominal de poros de 4,773 μm.
[0030] Na passagem de uma amostra de esperma através de umaparede de separação de acordo com a invenção com um tamanho nominal de poro de apenas 3,937 μm, isto é, com um poro (hipotético) com corte transversal circular com uma circunferência da abertura do poro de aproximadamente 12,368 μm, puderam ser obtidos 1,37% de espermatozoides Y e 0,68 % de espermatozoides X no lado do filtrado, o que inicialmente em média de 5 x 108 espermatozoides, corresponde ainda a aproximadamente 1 % dos espermatozoides originalmentecontidos na amostra. Tomando por base as mesmas hipóteses em relação à composição de partida da amostra de esperma tal como acima, com a proporção obtida de 1,37% de espermatozoides Y para 0,68% de espermatozoides X, há uma probabilidade em torno de aproximadamente 51% maior para o nascimento de um menino com um índice de espermatozoides disponível de aproximadamente 1 x 107 para uma fertilização.
[0031] Devido à permeabilidade para os espermatozoides Y, aqual apresenta a parede de separação seletivamente permeável com os tamanhos de poros ou larguras de malhas preferidos mencionados acima, a probabilidade para o nascimento de um menino, portanto, pode aumentar preferivelmente em mais de 15%, de modo particularmente preferido em 25%, em particular, 50%, quando é usada uma amostra para a fertilização enriquecida com espermatozoides Y obtida após a passagem pela parede de separação.
[0032] Para a produção da parede de separação, são concebíveisvários materiais biocompatíveis, que não favorece preferivelmente qualquer aderência ou adesão de espermatozoides. Visto que um ejaculado contém também, via de regra, uma parte considerável de substâncias do tipo da proteína, o material apresenta preferivelmente propriedades repelentes às propriedades. Assim, é possível evitar pelo menos parcialmente também um entupimento indesejável dos poros ou malhas.
[0033] A seleção de um material adequado varia, em particular, deacordo com a forma do dispositivo e do modo como esse deve ser usado. Também é concebível, que a parede de separação é formada, em parte, de modo rígido, por exemplo, a partir de um material cerâmico, sendo que o dispositivo apresenta preferivelmente áreas adicionais, que aumentam o conforto de uso.
[0034] O especialista conhece em princípio os materiais adequados. No mercado livre há um grande número de materiais de filtro, em particular, para a área das biociências, que são basicamente adequados para produzir uma parede de separação seletivamente permeável de acordo com a invenção. A vantagem no uso de tais materiais está no fato, de que esses, via de regra, já passaram pelos procedimentos médicos e são classificados como sendo inofensivos e/ou biocompatíveis.
[0035] A parede de separação seletivamente permeável consistepreferivelmente em um polímero selecionado do grupo com borracha, polilactida, celulose, acetato de celulose, nitrato de celulose, polietile- no, polipropileno, poliuretano, poli-isopreno, politetrafluoretileno, cloreto de polivinila, poliamida, policarbonato, fluoreto de polivinilideno, po- liétersulfonas, polissiloxanos e combinações dos mesmos e/ou a parede de separação é formada como membrana de AnoporeTM.
[0036] De acordo com uma outra forma de concretização, a parede de separação seletivamente permeável é provida em pelo menos um lado com um revestimento, em particular, com um revestimento básico.
[0037] O revestimento básico, nesse caso, é aplicado preferivelmente no lado do filtrado da parede de separação, portanto, no lado, que inicialmente não entra em contato com o ejaculado. O esperma masculino apresenta em princípio um valor de pH fracamente básico (7,2 - 7,8). Com particular vantagem, por meio de um revestimento básico no lado do filtrado da parede de separação, a tendência à migração dos espermatozoides no lado não filtrado pode aumentar através dos poros na direção do lado do filtrado, se a filtração é realizada em direção a um gradiente ácido. Um gradiente ácido resulta, por exemplo, se nas imediações no lado do filtrado da parede de separação predomina um meio ácido, enquanto que no lado inferior do filtrado, condicionado pela amostra básica de esperma, está presente um meio básico. O revestimento básico no lado do filtrado leva, neste caso, em proximidade imediata para o lado do filtrado, a um equilíbrio do valor de pH, de modo que a velocidade de migração dos espermato- zoides na direção do meio ácido aumenta. Nesse caso, em uma forma de concretização, o revestimento é selecionado de tal modo, que a parede de separação apresenta uma permeabilidade aumentada para os espermatozoides que portam o cromossomo X.
[0038] É concebível, além disso, uma forma de concretização, naqual o revestimento é provido de feromônios químicos para esperma- tozoides no lado do filtrado (Chemotaxis). Tais feromônios são conhecidos. Por exemplo, pode se tratar dos mesmos feromônios, que são secretados por um óvulo durante o processo de fertilização, para indicar o caminho aos espermatozoides (nucleotídeos cíclicos, cAMP ou cGMP).
[0039] Além disso, a parede de separação pode ser enriquecida,impregnada ou dotada em pelo menos um lado com bactericidas, de-sodorantes ou deslizantes. Além disso, essa pode ser enriquecida, im-pregnada ou dotada de vários compostos farmacológicos, tais como hormônios e derivados. As pessoas qualificadas conhecem, em princípio, os métodos do composto com medicamentos, hormônios ou outros compostos farmacológicos.
[0040] De acordo com uma forma de concretização particularmente preferida, a parede de separação seletivamente permeável é formada como um componente de um preservativo, de um diafragma ou de um pessário.
[0041] Para produzir um tal preservativo, pessário ou diafragma, aparede de separação seletiva nas formas de concretização vantajosas, está inicialmente presente em forma de película ou do tipo de membrana na espessura e/ou forma usual para um preservativo ou diafragma. Como materiais são oferecidos os materiais habitualmente usados para preservativos (por exemplo, poli-isopreno, polietileno, poliuretano) e para diafragmas (por exemplo, silicone, poliamida). No contexto da produção, então, uma parte do preservativo, em particular, na área do reservatório de espermatozoides ou uma parte do diafragma, em particular, na área do centroide, pode ser substituída pela parede de separação seletivamente permeável. A ligação dos materiais pode ser realizada, por exemplo, através de colagem ou solda.
[0042] De modo alternativo, a parede de separação seletivamentepermeável é moldada como preservativo, pessário ou diafragma. De acordo com essa forma de concretização, preferivelmente tanto o preservativo, quanto também o diafragma são produzidos em sua totalidade a partir de um material que age também como parede de separação. Uma solda ou colagem, via de regra, complicada, pode ser, assim, dispensada. Nesse caso, em uma forma de concretização, são previstas áreas, encaixes ou similares reforçados, que servem, por exemplo, como anel tensor para um diafragma.
[0043] Se a parede de separação seletivamente permeável estápresente na forma de um preservativo, pode ser preferível, além disso, que o lado externo do preservativo (que corresponde ao lado do filtrado) seja provido de um revestimento básico. Na área vaginal feminina, predomina em princípio um meio ácido, de modo que o revestimento básico, tal como descrito acima, causa localmente um equilíbrio do valor de pH e, assim, promove a migração de espermatozoides que se encontram no preservativo em direção ao lado do filtrado.
[0044] Se a parede de separação seletivamente permeável estápresente na forma de um pessário ou diafragma, é particularmente previsto, que o lado voltado para o colo do útero (corresponde ao lado do filtrado) após a colocação do pessário ou diafragma, seja provido de um revestimento básico. Com isso, a tendência dos espermatozoi- des à migração pode ser aumentada através da parede de separação seletivamente permeável na direção do colo do útero.
[0045] De acordo com um segundo aspecto, é disponibilizada umaparede de separação seletivamente permeável para um dispositivo para introduzir no canal vaginal de uma usuária ou para acomodar um pênis durante um coito. Nesse caso, a parede de separação seletivamente permeável pode ser ligada com o dispositivo antes do uso e/ou pode ser inserida no mesmo. O dispositivo compreende, por exemplo, em uma forma de concretização, um anel vaginal, no qual uma parede de separação seletivamente permeável pode ser acoplada de modo substituível.
[0046] Um outro objetivo da invenção é um kit para o enriquecimento de espermatozoides, que portam o cromossomo X ou o cromossomo Y, que compreende um dispositivo com uma parede de separação seletivamente permeável, de acordo com uma das formas de concretizações acima, bem como pelo menos deslizante.
[0047] O kit compreende preferivelmente uma parede de separação seletivamente permeável na forma de um preservativo ou de um diafragma e/ou como componente de um preservativo ou de um diafragma, sendo que os componentes individuais do kit são embalados preferivelmente espacialmente separados uns dos outros e, em particular, de modo estéril.
[0048] Em uma outra forma de concretização do kit de acordo coma invenção, o kit compreende adicionalmente ou ao invés do deslizante, um agente para produzir um revestimento básico sobre a parede de separação seletivamente permeável. O agente pode exercer preferivelmente também a função de um deslizante, de modo que a presença de um deslizante separado não é necessária.
[0049] De acordo com uma forma de concretização preferida, o kitcompreende uma parede de separação seletivamente permeável para ser usada com um dispositivo na forma de um preservativo e/ou na forma de um diafragma, bem como um deslizante e um agente para produzir um revestimento básico, tal como esse foi descrito acima.
[0050] Outras vantagens da invenção resultam das subreivindica-ções e da seguinte descrição de exemplos de concretização da invenção, que são esquematicamente ilustrados nos desenhos. Nos desenhos são usados sinais de referência uniformes para peças iguais ou similares. Características descritas ou representadas como parte de um exemplo de concretização podem ser usadas, do mesmo modo, em um outro exemplo de concretização, para obter uma outra forma de concretização da invenção.
[0051] Nos desenhos mostram:
[0052] Figura 1 - uma vista em perspectiva de uma forma de concretização de um dispositivo de acordo com a invenção na forma de um diafragma;
[0053] Figura 2 - um corte transversal do diafragma da Figura 1;
[0054] Figura 3 - um corte transversal de um diafragma similar àFigura 1;
[0055] Figura 4 - um corte transversal de um diafragma similar àFigura 1 com uma parede de separação acomodada de modo substituível e
[0056] Figura 5 - uma vista lateral de uma forma de concretizaçãode um dispositivo de acordo com a invenção na forma de um preservativo.
[0057] A Figura 1 e 2 mostram um dispositivo 1 configurado comodiafragma em forma de cúpula, que compreende uma parede de separação seletivamente permeável 2 em uma vista em perspectiva ou em um corte transversal.
[0058] A parede de separação 2 é produzida como membranaelástica, por exemplo, de silicone ou poliamida. O diafragma compreende, além disso, um anel elástico 3 estável quanto à forma, que serve para introduzir o diafragma em uma vagina e através do qual é garantido, que a forma do diafragma permanece também depois da introdução no corpo.
[0059] A parede de separação seletivamente permeável 2 apresenta poros 4 representados esquematicamente e não à escala com um tamanho nominal de poros de 4,773 μm. Devido à seleção do tamanho de poro, a parede de separação seletivamente permeável apresenta uma permeabilidade aumentada para os espermatozoides que portam o cromossomo Y.
[0060] A figura 3 mostra uma concretização alternativa de um dispositivo 101 configurado como diafragma em forma de cúpula, que compreende uma parede de separação seletivamente permeável 2 em um corte transversal. A configuração é similar às Figuras 1 e 2 e para formas de concretização iguais são usados sinais de referência uniformes. Diferentemente do exemplo de concretização de acordo com as Figuras 1 e 2, o diafragma de acordo com a Figura 3 é produzido como elemento integral a partir de um material, em que uma parte 103 age como elemento anelar elástico.
[0061] A Figura 4 mostra uma outra concretização alternativa deum dispositivo 201 configurado como diafragma em forma de cúpula, que compreende uma parede de separação seletivamente permeável 2 em um corte transversal. A configuração de acordo com a Figura 3 também é similar às Figuras 1 e 2 e para concretizações iguais são usados sinais de referência uniformes. Diferentemente do exemplo de concretização de acordo com as Figuras 1 e 2, o dispositivo 201 compreende um anel de duas peças. O anel apresenta dois elementos de anel 231, 232 que podem ser ligados um com o outro, entre os quais está acomodada uma parede de separação seletivamente permeável 2 substituível. O anel, em particular, seu tamanho e/ou elasticidade, pode ser ajustado, nesse caso, individualmente a uma usuária. Nesse caso, a parede de separação seletivamente permeável 2 pode ser configurada de tal modo, que essa pode ser usada para diversas configurações de anel.
[0062] A Figura 5 mostra uma vista lateral de um dispositivo 301de acordo com a invenção configurado como um preservativo com uma membrana seletivamente permeável 302. O preservativo representado apresenta uma área tubular 310 e um reservatório de esperma 311, sendo que a área do reservatório de esperma 311 é formado por uma parede de separação seletivamente permeável. A ligação da parede de separação 301 com a área tubular é preferivelmente realizada através de colagem ou solda. Nesse caso, um outro material pode ser usado para o reservatório de esperma 311 além daquele para a área tubular.

Claims (11)

1. Dispositivo na forma de um pessário ou diafragma para introduzir em um canal vaginal ou na forma de preservativo para aco-modar um pênis durante um coito, compreendendo uma parede de se-paração seletivamente permeável (2, 302) para enriquecer espermato- zoides que portam o cromossomo Y após passarem pela parede de separação, caracterizado pelo fato de que a parede de separação se-letivamente permeável (2, 302) possui poros, em que o tamanho dos poros da parede de separação seletivamente permeável é adaptado ao tamanho dos espermatozoides que portam o cromossomo Y e um tamanho nominal de poro está em uma faixa entre cerca de 3,800 μm e cerca de 4,900 μm, e/ou um tamanho de poro D90 está na faixa entre cerca de 3,800 μm e cerca de 4,500 μm, de modo que a parede de separação (2, 302) apresenta uma permeabilidade aumentada para os espermatozoides que portam o cromossomo Y.
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zado pelo fato de que a parede de separação seletivamente permeável (2, 302) apresenta poros (4) com um tamanho nominal de poro em uma faixa entre cerca de 3,800 μm e cerca de 4,900 μm.
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, carac-terizado pelo fato de que a parede de separação seletivamente per-meável (2, 302) apresenta poros (4) com um tamanho de poro D90 em uma faixa entre cerca de 3,800 μm e cerca de 4,900 μm.
4. Dispositivo na forma de um pessário ou diafragma para introduzir em um canal vaginal ou na forma de preservativo para aco-modar um pênis durante um coito, compreendendo uma parede de se-paração seletivamente permeável (2, 302) para enriquecer espermato- zoides que portam o cromossomo Y após passarem pela parede de separação, caracterizado pelo fato de que a parede de separação se-letivamente permeável (2, 302) é formada como peneira ou tecido com malhas, em que o tamanho das malhas da parede de separação sele-tivamente permeável (2, 302) é adaptado ao tamanho dos espermato- zoides que portam cromossomos Y e as malhas apresentam uma largura de malha em uma faixa entre cerca de 3,800 μm e cerca de 4,900 μm, de modo que a parede de separação seletivamente permeável (2, 302) tenha uma permeabilidade aumentada para os espermatozoides que portam o cromossoma Y.
5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que as malhas têm uma abertura de malha na faixa entre aprox. 3.800 μm e aprox. 4.500 μm.
6. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a parede de separação seletivamente permeável (2, 302) apresenta um número estatístico de poros por unidade de área entre 10000 mm-2 e 50000 mm-2.
7. Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a parede de separação seletivamente permeável (2, 302) apresenta um número estatístico de poros por unidade de área entre 15000 mm-2 e 40000 mm-2.
8. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a parede de separação seletivamente permeável (2, 302) é formada pelo menos parcialmente de um polímero selecionado do grupo com borracha, polilacti- da, celulose, acetato de celulose, nitrato de celulose, polietileno, poli- propileno, poliuretano, poli-isopreno, politetrafluoretileno, cloreto de polivinila, poliamida, policarbonato, fluoreto de polivinilideno, poliéter- sulfonas, polissiloxanos e combinações dos mesmos.
9. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a parede de separação seletivamente permeável (2, 302) é provida em pelo menos um lado com um revestimento básico.
10. Kit para o enriquecimento de espermatozoides, que por-tam o cromossomo X ou o cromossomo Y, caracterizado pelo fato de compreender um dispositivo (1, 101, 201, 301) com uma parede de separação seletivamente permeável (2, 302), como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 9 e um lubrificante.
11. Kit de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o kit, além disso ou ao invés do lubrificante, compreende uma substância para produzir um revestimento básico sobre a parede de separação (2, 302).
BR112016005626-4A 2013-09-16 2014-08-20 Dispositivo para o enriquecimento de espermatozoides e kit para o enriquecimento de espermatozoides BR112016005626B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102013218528.6 2013-09-16

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016005626B1 true BR112016005626B1 (pt) 2021-12-14

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3995634A (en) Vaginal cavity dispensing means and method
US7175502B2 (en) Areola pad
Martin et al. Tailoring width of microfabricated nanochannels to solute size can be used to control diffusion kinetics
US3995633A (en) Vaginal Medicament dispensing device
JP3803714B2 (ja) 膣内薬剤放出システム
US3991760A (en) Vaginal medicament dispensing means
US20200022842A1 (en) Drug-releasing device usable in mucosal body cavities
US20200038229A1 (en) Stomal support device
CA1122487A (en) Vaginal contraceptive
WO2015041353A1 (ja) 子宮脱又は子宮下垂治療用リングペッサリー
US4821741A (en) Barrier contraceptive
ES2700534T3 (es) Dispositivo para el enriquecimiento de espermatozoides
BR112016005626B1 (pt) Dispositivo para o enriquecimento de espermatozoides e kit para o enriquecimento de espermatozoides
US20160374648A1 (en) Wearable device and method for collecting ocular fluid
Tan et al. A rare case of congenital spindle cell rhabdomyosarcoma with TEAD1-NCOA2 fusion: A subset of spindle cell rhabdomyosarcoma with indolent behavior
US20100206924A1 (en) Apparatus and System to Facilitate Patient Mobility with Drainage Device
Scott et al. Autopsy of an Egyptian mummy. 3. Gross anatomic and miscellaneous studies.
US11510867B2 (en) Implantable medicament delivery system
JP7294641B2 (ja) 顔面神経麻痺治療用組成物
ES2803510T3 (es) Un sistema de administración de fármacos para uno o más principios activos
WO2019079869A1 (pt) Implante com reservatório contendo microporos de liberação prolongada para aplicação subdérmica com propriedades termoelásticas e termostática e uso do dito implante
McDonald et al. Use of a≥ 5-second threshold in baseline time to stand from supine to predict disease progression in Duchenne muscular dystrophy
BR102014028853B1 (pt) Dispositivo extensor peniano
CN204427455U (zh) 医疗康复枕头
CA1086170A (en) Vaginal medicament dispensing device