BR112015024128B1 - Método para realizar um tratamento de limpeza - Google Patents

Método para realizar um tratamento de limpeza Download PDF

Info

Publication number
BR112015024128B1
BR112015024128B1 BR112015024128-0A BR112015024128A BR112015024128B1 BR 112015024128 B1 BR112015024128 B1 BR 112015024128B1 BR 112015024128 A BR112015024128 A BR 112015024128A BR 112015024128 B1 BR112015024128 B1 BR 112015024128B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hydrophobically modified
polymer
acid
succinic acid
treatment fluid
Prior art date
Application number
BR112015024128-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112015024128A2 (pt
Inventor
Julio Estuardo Vasquez
Raghava B. Reddy
Natalie Lynn Pascarella
Original Assignee
Halliburton Energy Services, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Halliburton Energy Services, Inc. filed Critical Halliburton Energy Services, Inc.
Publication of BR112015024128A2 publication Critical patent/BR112015024128A2/pt
Publication of BR112015024128B1 publication Critical patent/BR112015024128B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09KMATERIALS FOR MISCELLANEOUS APPLICATIONS, NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • C09K8/00Compositions for drilling of boreholes or wells; Compositions for treating boreholes or wells, e.g. for completion or for remedial operations
    • C09K8/52Compositions for preventing, limiting or eliminating depositions, e.g. for cleaning

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Separation Of Suspended Particles By Flocculating Agents (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)

Abstract

método para realizar um tratamento de limpeza métodos para realizar um tratamento de limpeza incluindo fornecer um furo de poço numa formação subterrânea tendo particulados não consolidados na mesma; proporcionar um fluido de tratamento compreendendo um fluido de base aquoso e um polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado; introduzir o fluido de tratamento no furo de poço na formação subterrânea; flocular pelo menos uma porção dos particulados não consolidados pela exposição ao polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado; remover o fluido de tratamento compreendendo os particulados não consolidados floculados do furo de poço na formação subterrânea.

Description

FUNDAMENTOS
[001] A presente invenção se refere a métodos e composições para melhorar tratamentos de limpeza de furo de poço.
[002] Formações subterrâneas contendo hidrocarbonetos são frequentemente penetradas por um ou mais furos de poços e tratadas com ácido com composições de ácido aquosas para estimular a produção de hidrocarbonetos das mesmas. Em alguns tratamentos, a composição de ácido aquosa é introduzida no furo de poço sob pressão, de modo que ela flua através dos espaços de poros da formação e reaja com materiais solúveis ácidos neles contidos. Ao fazer isso, a composição de ácido aquosa alarga os espaços de poros através dos quais os hidrocarbonetos podem fluir e ser recuperados. Tais tratamentos ácidos também envolvem bombear um ácido para o furo de poço através de tubulares de equipamentos utilizados durante operações de formação subterrânea (por exemplo, linhas de tratamento, equipamentos de bombeamento, coluna de tubulação e similares) que também removem beneficamente detritos de contaminante (por exemplo, incrustações, depósitos de lama ou cimento, subprodutos de corrosão e semelhantes) das superfícies internas dos tubulares. Com efeito, o processo de remover detritos de contaminantes de tubulares de equipamentos pode ser realizado mesmo sem tratar com ácido a formação.
[003] Embora o tratamento com ácido de um furo de poço numa formação subterrânea proporciona vantagens benéficas para a produção de hidrocarbonetos e a manutenção dos equipamentos, tal tratamento pode também provocar a permanência de particulados indesejáveis não consolidados no furo de poço. Por exemplo, o ácido pode provocar dissolução de mineral e precipitação de particulado (por exemplo, óxido de ferro, sílica e semelhantes) da própria formação subterrânea e/ou dos tubulares de equipamentos. Tais partículas não consolidadas podem se agrupar nos espaços de poros recentemente alargados da formação e negar efetivamente alguns ou todos os benefícios do tratamento com ácido da formação. Portanto, tratamentos com ácidos são geralmente precedidos por tratamentos de limpeza que recirculam os particulados não consolidados de volta para a superfície e para fora do furo de poço e preparam o furo de poço e os tubulares para receber fluidos acídicos. Tais tratamentos são muitas vezes denominados como decapagem ou tratamentos de decapagem e os fluidos são muitas vezes denominados como decapagem ácida ou fluidos de decapagem. Tipicamente, tais tratamentos de limpeza utilizam injeções de lama viscosas fracamente acídicas contendo viscosificantes, tal como injeções de lama de gel de revestimento de hidroxietil celulose não reticulada, utilizadas para suspender particulados e/ou inibidores de corrosão para minimizar corrosão aos tubulares durante o tratamento. Injeções lama de gel lineares compreendem soluções de polímeros não reticulados aquosas. No entanto, essas injeções de lama pílulas viscosas muitas vezes têm taxas de sucesso apenas de moderadas a baixas na captura e remoção de particulados não consolidados. A baixa taxa de sucesso pode ser atribuída a uma incapacidade de suspender suficientemente os particulados não consolidados. As injeções de lama viscosa podem adicionalmente reduzir a permeabilidade na formação, tal como pela obstrução dos poros da formação perto do furo de poço com particulados devido a vazamento de fluido indesejável na formação.
[004] Portanto, um fluido de tratamento de limpeza capaz de fornecer a suspensão de particulados não consolidados ou controle de perda de fluido pode ser de benefício para aqueles versados na técnica.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[005] A presente invenção se refere a métodos e composições para melhorar tratamentos de limpeza de furo de poço. Em particular, a presente invenção se refere à suspensão e remoção de particulados não consolidados de um furo de poço numa formação subterrânea, tal como após um tratamento ácido, ou de formação fracamente consolidada.
[006] Os métodos da presente invenção utilizam um polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado em um fluido de tratamento que fornece suspensão floculada de particulados não consolidados e pode proporcionar propriedades de controle de perda de fluido para aperfeiçoar a limpeza de particulados não consolidados de furos de poços. O polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado pode fazer os particulados não consolidados formarem agregados floculados com capacidade de penetração na formação diminuída, permitindo maior recuperação dos particulados não consolidados do furo de poço e para a superfície, porque eles não são tão pequenos que sejam aprisionados nos espaços de poros. Os compostos hidrófobos contidos no polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado podem também ajudar na suspensão e remoção de resíduos solúveis em óleo indesejáveis, tal como de graxas, composto para lubrificação de brocas ou surfactantes solúveis em óleo usados com alguns equipamentos de operações subterrâneas. Adicionalmente, o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado pode conferir propriedades de controle de perda de fluido ao fluido de tratamento, reduzindo ainda mais a tendência dos particulados não consolidados sedimentarem nos espaços de poros dentro da formação. Os polímeros solúveis em água de floculação hidrofobicamente modificados da presente invenção podem adicionalmente operar como modificadores de permeabilidade relativa que podem ser capazes de controlar a produção de água de ou a penetração de fluido de limpeza para uma formação subterrânea sem reduzir significativamente a permeabilidade da formação a óleo e/ou gás. Mais ainda, os polímeros hidrofobicamente modificados também podem auxiliar na dissolução ou corrosão de inibidores para um revestimento mais homogêneo de tubulares para proteger contra a corrosão induzida por ácido. Portanto, os polímeros solúveis em água de floculação hidrofobicamente modificados da presente invenção podem servir a múltiplas funções para utilização em operações de formação subterrânea.
[007] Em algumas modalidades, a presente invenção proporciona um método para realizar um tratamento de limpeza num furo de poço numa formação subterrânea tendo particulados não consolidados. Um fluido de tratamento compreendendo um fluido de base aquoso e um polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado é introduzido no furo de poço. Pelo menos uma porção dos particulados não consolidados é, então, floculada e suspensa. Finalmente, o fluido de tratamento compreendendo os particulados não consolidados floculados é removido do furo de poço.
[008] Como aqui utilizado, o termo "hidrofobicamente modificado" se refere a um monômero ou polímero tendo composto(s) hidrofóbico(s) quimicamente fixado aos mesmos. O polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado para utilização na presente invenção pode ser catiônicos; aniônico; não iônico; e qualquer combinação dos mesmos. Tipicamente, os polímeros solúveis em água de floculação hidrofobicamente modificados têm pesos moleculares na faixa de cerca de 500.000 a cerca de 10.000.000, de preferência na faixa de cerca de 1.000.000 a cerca de 8.000.000. Este alto peso molecular dos polímeros solúveis em água de floculação hidrofobicamente modificados da presente invenção contribui para as suas capacidades de floculação. O polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado pode ser sintetizado por qualquer método conhecido por aqueles versados na técnica, tal como por uma reação de polimerização.
[009] Em algumas modalidades, o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado da presente invenção pode ser sintetizado por modificação hidrofóbica de um polímero hidrofílico. Polímeros hidrofílicos adequados podem incluir, mas não estão limitados a, uma poliacrilamida; uma poli(metacrilamida); uma polivinilamina; um poli (álcool vinílico); acetato de polivinila; um alquil acrilato; um poliacrilato; um óxido de polietileno; um éter de metil de óxido de polietileno; um polietileno glicol; uma celulose; uma quitosana; uma poliamida; uma polieteramina; uma polietilenoimina; uma poli-hidroxieteramina; uma polilisina; uma polissulfona; um amido; uma goma; um poli (ácido itacônico); um poli(ácido (E)-but-2-enoico); um poli(ácido acrílico); um poli(ácido malônico); um poli(ácido metacrílico); um poli(ácido maléico); um poli(anidrido maleico); um poli (anidrido citracônico); um poli(ácido2- acrilamidometilpropanossulfônico); um poli(ácido 1-aliloxi-2-hidroxipropil sulfônico), uma poli(vinil pirrolidona); uma poli(N-vinil formamida); um poli(cloreto de dialildimetilamônio); um poli(sulfato de dialildimetilamônio); um poli (cloreto de metacrilamidopropiltrimetilamônio); um poli(metacriloiletiltrimetilamina); um poli(dimetilaminopropil metacrilamida); um poli(cloreto de 2-metacriloxietiltrimetilamônio); poli(hidroxietil acetato); um poli(ácido vinilsulfônico); poli(ácido vinilfosfônico); uma poli(N-vinil caprolactama); uma poli(N- vinilformamida); um polímero de N,N-dialilacetamida; um poli(haleto de dimetil-dialil-amônio); um poli(ácido estireno sulfônico); um polímero de haleto de metacrilamidoetiltrimetil amônio; um poli(N, N-dimetilacrilamida); um poli(dimetilaminoetil metacrilato); qualquer derivado dos mesmos; qualquer copolímero dos mesmos; qualquer terpolímero dos mesmos; e qualquer combinação dos mesmos.
[0010] Polímeros hidrofílicos específicos para a utilização nos polímeros solúveis em água de floculação hidrofobicamente modificados da presente invenção podem incluir, mas não estão limitados a, um poli(acrilamida/dimetilaminoetil metacrilato); um poli(ácido metacrílico/dimetilaminoetil metacrilato, um poli(ácido 2-acrilamido-2-metil propano sulfônico/dimetilaminoetil metacrilato); um poli(acrilamida/dimetilaminopropil metacrilamida), um poli(ácido acrílico/dimetilaminopropil matacrilamida); um poli(metacrílico/dimetilaminopropil metacrilamida), um polímero de ácido acrílico e um C10-C30 alquil acrilato; qualquer copolímero dos mesmos; qualquer terpolimero dos mesmos; e qualquer combinação dos mesmos.
[0011] Em algumas modalidades, os polímeros solúveis em água de floculação hidrofobicamente modificados da presente invenção podem ser sintetizados por uma reação de monômero(s) hidrofílico(s) capazes de formar qualquer um dos polímeros hidrofílicos da presente invenção, seguido por modificação hidrofóbica do polímero hidrofílico. Em outras modalidades, o polímero solúvel em água de floculação hidrofilicamente modificado da presente invenção pode ser formado por uma reação compreendendo um monômero hidrofílico e um monômero hidrofílico hidrofobicamente modificado. O(s) monômero(s) hidrofílico(s) para uso em qualquer capacidade, incluindo como monômero(s) hidrofílico(s) ou como monômero(s) hidrofílico(s) hidrofobicamente modificado(s) da presente invenção podem ser qualquer monômero capaz de formar qualquer polímero hidrofílico que é capaz de modificação hidrofóbica ou na sua forma monomérica (como é o caso com o monômero hidrofílico modificado hidrofobicamente) ou após a reação para formar um polímero hidrofílico para se tornar um polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado. Monômeros hidrofílicos adequados, por exemplo, para uso na presente invenção em qualquer capacidade pode ser qualquer monômero capaz de formar os polímeros hidrofílicos aqui descritos. Exemplos de monômeros hidrofílicos apropriados incluem, mas não estão limitados a, acrilamida; metacrilamida; vinilamina; álcool vinílico; acetato de vinila; alquil acrilato; um sal acrilato de metal alcalino terroso; um sal acrilato de metal alcalino terroso; óxido de etileno; etileno glicol; glicose; glicosamina; uma amida; uma amina; etilenoimina; lisina; uma sulfona; ácido acrílico; ácido metacrílico; um sal de metal alcalino terroso de ácido metacrílico; um sal de metal alcalino de ácido metacrílico; ácido 2-acrilamido-2-metil propano sulfônico; um sal de metal alcalino terroso de ácido 2-acrilamido-2-metil propano sulfônico; um sal de metal alcalino terroso de ácido 2-acrilamido-2- metil propano sulfônico; N,N-dimetilacrilamida; vinil pirrolidona; dimetilaminoetil metacrilato; dimetilaminopropilmetacrilamida; cloreto de trimetilamôniometil metacrilato; hidroxietil acrilato; ácido vinil sulfônico; um sal de metal alcalino terroso de ácido vinil sulfônico; um sal de metal alcalino terroso de ácido vinil sulfônico; ácido vinil fosfônico; um sal de metal alcalino terroso de ácido vinil fosfônico; um sal de metal alcalino terroso de ácido vinil fosfônico; vinil caprolactama; N-vinilformamida; N,N- dialilacetamida; haleto de dimetil-dialil-amônio; ácido itacônico; ácido estireno sulfônico; haleto de metacrilamidoetiltrimetil amônio; ácido (E)-but- 2-enoico; ácido malônico; ácido maleico; anidrido maleico; anidrido citracônico; ácido 1-aliloxi-2-hidroxipropil-sulfônico; N-vinil formamida; cloreto de dialildimetilamônio; sulfato de dialildimetilamônio; cloreto de metacrilamidopropiltrimetilamônio; acetato de hidroxietil; brometo de octadecildimetilamôniometil metacrilato; brometo de hexadecildimetilamôniometil metacrilato; brometo de hexadecildimetilamôniopropil metacrilamida; 2-etilhexil metacrilato; hexadecil metacrilamida; derivados de sal quaternário de acrilamida; derivados de sal quaternário de ácido acrílico; e qualquer combinação dos mesmos.
[0012] Em algumas modalidades, os monômeros hidrofílicos, polímeros hidrofílicos e/ou os monômeros hidrofílicos hidrofobicamente modificados da presente invenção podem, adicionalmente, ser hidrofilicamente modificados de modo a, por exemplo, introduzir ou intensificar a ramificação, desde que a função do polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado não seja adversamente afetado. A modificação hidrofílica pode ocorrer antes ou após a modificação hidrofóbica a um monômero hidrofílico ou um polímero hidrofílico e pode ser conseguida utilizando um ou mais grupos hidrofílicos. Qualquer grupo hidrofílico capaz de introduzir ou intensificar a ramificação pode ser utilizado para modificação hidrofílica. Grupos hidrofílicos adequados podem incluir, mas não estão limitados a, um grupo hidroxila; um grupo carbonila; um grupo carboxila; um grupo sulfidrila; um grupo amino; um grupo fosfato; um grupo poliéter; qualquer derivado dos mesmos; e qualquer combinação dos mesmos. De um modo preferido, se um grupo poliéter for utilizado para modificação hidrofílica, ele também compreende um halogênio; sulfonato; sulfato; ácido orgânico; éter metílico de óxido de polietileno terminado em epicloro-hidrina; ou um derivado do mesmo. Grupos poliéter apropriados incluem, mas não estão limitados a, óxido de polietileno; óxido de polipropileno; óxido de polibutileno; copolímeros dos mesmos; terpolímeros dos mesmos; e qualquer combinação dos mesmos. Tipicamente, a modificação hidrofílica dos monômeros hidrofílicos, polímeros hidrófilos e/ou os monômeros hidrofílicos hidrofobicamente modificados tem uma razão em peso na faixa de cerca de 1:1 a cerca de 10:1.
[0013] Em algumas modalidades, a espinha dorsal do polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado (por exemplo, a espinha dorsal do polímero hidrofílico formado antes ou após a modificação hidrofóbica com composto(s) hidrófobo(s)) pode compreender grupos amino reativos capazes de reagir com os grupos hidrofóbicos. Grupos amino adequados podem incluir, mas não estão limitados a, um grupo dimetil-amino; um dimetilaminoetil metacrilato; uma dimetilaminopropil metacrilamida; e qualquer combinação dos mesmos. Em outras modalidades, a espinha dorsal do polímero solúvel em água hidrofobicamente modificado pode compreender heteroátomos polares incluindo, mas não se limitando a, oxigênio; nitrogênio; enxofre; fósforo; e qualquer combinação dos mesmos.
[0014] Os compostos hidrofóbicos capazes de reagir com o polímero hidrofílico ou um monômero hidrofílico para formar os polímeros solúveis em água hidrofobicamente modificados da presente invenção podem incluir um haleto de alquila; um sulfonato; um sulfato; um ácido orgânico; qualquer derivado dos mesmos; e qualquer combinação dos mesmos. Compostos hidrofóbicos adequados incluem, mas não estão limitados a, ácido octenil succínico; um anidrido de ácido octenil succínico; um éster de ácido octenil succínico; uma imida de ácido octenil succínico; uma amida de ácido octenil succínico; ácido dodecenil succínico; um anidrido de ácido dodecenil succínico; um éster de ácido dodecenil succínico; uma imida de ácido dodecenil succínico; uma amida de ácido dodecenil succínico; éster de vinila; éster de alquila de ácido acrílico; éster de álcool alquilaril de ácido acrílico; éster de alquila de ácido metacrílico; éster de álcool alquilaril de ácido metacrílico; haleto de alquila; butadieno; 1-vinilnaftaleno; e qualquer combinação dos mesmos. Em certas modalidades, o composto hidrofóbico pode ter um comprimento de cadeia de alquila de cerca de 6 a cerca de 22 carbonos. Em outra modalidade, o grupo hidrofóbico pode ter um comprimento de cadeia alquila de cerca de 7 a cerca de 20 carbonos. Em ainda outras modalidades, o composto hidrofóbico pode ter um comprimento de cadeia alquila de cerca de 12 a cerca de 18 carbonos.
[0015] Nestas modalidades nas quais os polímeros solúveis em água hidrofobicamente modificados da presente invenção são formados primeiro proporcionando um polímero hidrofílico ou proporcionando um polímero hidrofílico após polimerizar monômeros hidrofílicos, a razão molar de polímero hidrofílico ou monômeros hidrofílicos para composto(s) hidrofóbicos(s) está na faixa de cerca de 99,98:0,02 a cerca de 90:10. Nestas modalidades nas quais o polímero solúvel em água hidrofobicamente modificado da presente invenção é formado por uma reação de polimerização de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofílico hidrofobicamente modificado, a razão molar do monômero hidrofílico para o monômero hidrofílico hidrofobicamente modificado no polímero solúvel em água hidrofobicamente modificado está na faixa de 99,98:0,02 a cerca de 90:10.
[0016] Um polímero solúvel em água hidrofobicamente modificado adequado é HPT-1®, um polímero catiônico hidrofobicamente modificado, parcialmente hidrolisado de poli (dimetiaminoetilmetacrilato) disponível de serviços de Halliburton Energy Services, Inc. de Houston, Texas. Procedimentos sintéticos específicos e divulgação relativa ao HPT-1® são descritos na Patente US de propriedade comum 7.114.568.
[0017] Como mencionado anteriormente, em algumas modalidades da presente invenção, o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado age como um modificador da permeabilidade relativa para a formação subterrânea, de modo a reduzir a permeabilidade da formação subterrânea a água. Em outras modalidades, os fluidos de tratamento da presente invenção compreendendo os polímeros solúveis em água de floculação hidrofobicamente modificados aqui descritos podem ainda compreender um polímero suplementar selecionado do grupo consistindo em um polímero de floculação não modificado hidrofobicamente; um polímero modificador de permeabilidade relativa; e qualquer combinação dos mesmos.
[0018] Estes polímeros suplementares podem intensificar o efeito de floculação e/ou permeabilidade relativa dos polímeros solúveis em água de floculação hidrofobicamente modificados da presente invenção. Por exemplo, o modificador de permeabilidade relativa, quando colocado dentro da formação subterrânea, pode ajudar a bloquear ou resistir ao fluxo de fluidos aquosos sem alterar substancialmente o fluxo de fluidos de hidrocarboneto. Adicionalmente, o polímero de floculação não hidrofobicamente modificado pode intensificar as capacidades de floculação dos polímeros solúveis em água hidrofobicamente modificados da presente invenção. Em alguns casos, os polímeros suplementares para adição aos fluidos de tratamento aqui divulgados servem tanto como um modificador de permeabilidade relativa quanto como um polímero floculante não hidrofobicamente modificado. Em algumas modalidades o polímero de floculação não hidrofobicamente e/ou o polímero modificador de permeabilidade relativa estão presentes nos fluidos de tratamento no total numa quantidade total de cerca de 0,5% a cerca de 5%, em peso do fluido de tratamento, de preferência, no total, numa quantidade de cerca de 0,1% a cerca de 1% em peso do fluido de tratamento. Aqueles versados na técnica, com o beneficio desta divulgação, reconhecerão qual razão de cada polímero suplementar a incluir em um fluido de tratamento particular, se algum, para alcançar um resultado particular. Fatores podem incluir, mas não estão limitados a, tipo de polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado escolhido, as condições da formação subterrânea (por exemplo, temperatura, a probabilidade de particulados não consolidados, permeabilidade e semelhantes) e a natureza da operação sendo realizada.
[0019] Polímero(s) modificador(es) de permeabilidade relativa adequado(s) podem incluir, mas não estão limitados a, poliacrilamida; poliacrilamida hidrolisada; xantana; escleroglicano; um polissacarídeo; um polímero anfótero feito de acrilamida, ácido acrílico e cloreto de dialildimetilamônio; um terpolímero de sulfonato de vinila/amida de vinil/acrilamida; um copolímero de sulfonato de vinila/acrilamida; um copolímero de acrilamida/ácido acrilamido-metilpropanossulfônico; um copolímero de acrilamida/vinilpirrolidona; sódio carboximetil celulose; poli[dialquilaminoacrilato-co-acrilato-g-poli(óxido de etileno)]; e qualquer combinação dos mesmos. Polímero(s) modificador(es) de permeabilidade relativa para uso na presente invenção inclui(em) aqueles revelados nas Patentes US 4.982.793, 5.067.565 e 5.122.549. Polímeros de floculação não modificados hidrofobicamente adequados incluem, mas não estão limitados a, uma poliacrilamida; um poli(cloreto de dialildimetilamônio); um óxido de polietileno; e qualquer combinação dos mesmos.
[0020] Exemplos de polímeros de floculação não hidrofobicamente modificados adequados disponíveis comercialmente para utilização como polímeros suplementares nos fluidos de tratamento da presente invenção incluem, mas não estão limitados a, MAGNAFLOC®, SUPERFLOC®, e HYPERFLOC®, disponíveis de BASF Corporation e UCARFLOC™ disponível de Dow Chemical Company.
[0021] Fluidos de base aquosos adequados para utilização nos fluidos de tratamento da presente invenção podem compreender água doce; água salgada (por exemplo, água contendo um ou mais sais dissolvidos na mesma); salmoura (por exemplo, água salgada saturada); água do mar; e qualquer combinação dos mesmos. Geralmente, a água pode ser de qualquer fonte, se ele não contiver componentes que possam afetar negativamente a estabilidade e/ou o desempenho dos fluidos de tratamento da presente invenção. Em certas modalidades, a densidade do fluido de base aquoso pode ser ajustada para, entre outros fins, assegurar o transporte e suspensão de particulados adicionais nos fluidos de tratamento utilizados nos métodos da presente invenção. Em certas modalidades, o pH do fluido de base aquoso pode ser ajustado (por exemplo, por um tampão ou outro agente de ajuste de pH), entre outros fins, para ativar um agente de reticulação e/ou aumentar a viscosidade do primeiro fluido de tratamento (por exemplo, ativando a hidratação de um polímero). Nestas modalidades, o pH pode ser ajustado para um nível específico o qual pode depender, entre outros fatores, dos tipos de agentes gelificantes, ácidos e outros aditivos incluídos no fluido de tratamento. Aqueles versados na técnica, com o beneficio desta divulgação, reconhecerão quando tais ajustamentos de densidade e/ou pH são apropriados. Em algumas modalidades, a faixa de pH pode ser de preferência de cerca de 4 a cerca de 11.
[0022] Em algumas modalidades, os fluidos de tratamento da presente invenção podem compreender ainda um aditivo incluindo, mas não se limitando a, um agente viscosificante; um agente de reticulação; um inibidor de corrosão; e qualquer combinação dos mesmos. Agentes viscosificantes podem ser usados para aumentar a viscosidade do fluido de tratamento. Em certas modalidades, o agente viscosificante pode compreender um ou mais polímeros que têm pelo menos duas moléculas que são capazes de formar uma reticulação numa reação de reticulação na presença de um agente de reticulação e/ou polímeros que têm pelo menos duas moléculas que são assim reticuladas (isto é, um agente viscosificante reticulado). Os agentes viscosificantes podem ser agentes viscosificantes ocorrendo naturalmente; agentes viscosificantes sintéticos; e qualquer combinação dos mesmos. Os agentes viscosificantes podem também ser agentes viscosificantes catiônicos; agentes viscosificantes aniônicos; e qualquer combinação dos mesmos. Agentes viscosificantes apropriados incluem, mas não estão limitados a, polissacarídeos; biopolímeros; quaisquer derivados dos mesmos que contêm uma ou mais destas unidades de monossacarídeo: galactose; manose; glicosídeo; glicose; xilose; arabinose; frutose; ácido glicurônico; sulfato de piranosil; e qualquer combinação dos mesmos (por exemplo, homopolímeros, copolímeros, terpolímeros, polímeros quad e semelhantes). Exemplos de polissacarídeos adequados incluem, mas não estão limitados a, gomas guar (por exemplo, hidroxietil guar, hidroxipropil guar, carboximetil guar, carboximetilhidroxietil guar e carboximetilhidroxipropil guar ("CMHPG")); derivados de celulose (por exemplo, hidroxietilcelulose, carboxietilcelulose, carboximetilcelulose e carboximetilhidroxietilcelulose); xantana; escleroglicano; succinoglicano; diutano; e combinações dos mesmos.
[0023] Polímeros sintéticos apropriados incluem, mas não estão limitados a, cloreto de acrilamida etiltrimetil amônio; acrilamida; sal de amônio de acrilamido alquil trialquil; sal de amônio de metacrilamido-alquil trialquil, ácido acrilamidomethipropano sulfônico; cloreto de acrilamidopropil trimetil amônio; ácido acrílico; dimetilaminoetil metacrilamida; dimetilaminoetil metacrilato; dimetilaminopropil metacrilamida; dimetilaminopropilmetacrilamide; cloreto de dimetildialilamônio; dimetiletil acrilato; fumaramida; metacrilamida; cloreto de metacrilamidopropil trimetil amônio; cloreto de metacrilamidopropildimetil-n-dodecilamônio; cloreto de metacrilamidopropildimetil-n-octilamônio; cloreto de metacrilamidopropiltrimetilamônio; sais de metacriloilalquil trialquil amônio; cloreto de metacriloiletil trimetil amônio; cloreto de metacrililamidopropildimetilcetilamônio; N-(3-sulfopropil)-N- metacrilamidopropil-N,N-dimetil amônio betaína; N,N-dimetilacrilamida; N- metilacrilamide; nonilfenoxipoli(etilenoxi)etilmetacrilato; poliacrilamida parcialmente hidrolisada; ácido poli-2-amino-2-metil propano sulfônico; álcool polivinílico; sulfonato de sódio 2-acrilamido-2-metilpropano; dimetilaminoetilacrilato quaternizado; dimetilaminoetilmetacrilato quaternizado; qualquer copolímero dos mesmos; qualquer derivado dos mesmos; e qualquer combinação dos mesmos. Em certas modalidades, o agente viscosificante compreende um copolímero de acrilamida/2- (metacriloiloxi)etiltrimetilamônio metil sulfato. Em certas modalidades, o agente viscosificante pode compreender um copolímero de acrilamida/2- (metacriloiloxi)etiltrimetilamônio cloreto. Em certas modalidades, o agente viscosificante pode compreender uma celulose derivada que compreende celulose enxertada com um alil ou um monômero de vinila, tal como aquelas reveladas nas Patentes US 4.982.793, 5.067.565 e 5.122.549.
[0024] Adicionalmente, polímeros, incluindo homopolímeros, copolímeros, terpolímeros e polímeros quad, que compreendem um ou mais grupos funcionais (por exemplo, hidroxil, cis-hidroxil, ácidos carboxílicos, derivados de ácidos carboxílicos, sulfato, sulfonato, fosfato, fosfonato, amino ou grupos amida) podem ser usados como agentes viscosificantes.
[0025] O agente viscosificante pode estar presente nos fluidos de tratamento úteis nos métodos da presente invenção em uma quantidade suficiente para proporcionar a viscosidade desejada. Em algumas modalidades, os agentes viscosificantes (isto é, o material polimérico) podem estar presentes numa quantidade na faixa de cerca de 0,1% a cerca de 10%, em peso do fluido de tratamento. Em certas modalidades, os agentes viscosificantes podem estar presentes numa quantidade na faixa de cerca de 0,15% a cerca de 2,5%, em peso do fluido de tratamento.
[0026] Nessas modalidades da presente invenção em que é desejável reticular o agente viscosificante, o fluido de tratamento pode compreender um ou mais agentes de reticulação. Os agentes de reticulação podem compreender um íon borato, um íon metálico ou componente similar que seja capaz de reticular pelo menos duas moléculas do agente viscosificante. Exemplos de agentes de reticulação adequados incluem, mas não estão limitados a, íons borato; íons de magnésio; íons de zircônio (IV) quelado; íons de titânio (IV) quelado; íons de alumínio; íons de antimônio; íons de cromo; íons de ferro; íons de cobre; íons de zinco; e qualquer combinação dos mesmos. Estes íons podem ser fornecidos fornecendo qualquer composto que é capaz de produzir um ou mais destes íons. Exemplos de tais compostos incluem, mas não estão limitados a, cloreto férrico; ácido bórico; octaborato dissódico tetra-hidratado; diborato de sódio; pentaboratos; ulexita; colemanita; óxido de magnésio; lactato de zircônio; zircônio trietanola mina; zircônio trietanolamina lactato; carbonato de zircônio; zircônio acetilacetonato; malato de zircônio; citrato de zircônio; zircônio di-isopropilamina lactato; zircônio glicolato; zircônio trietanol amina glicolato; zircônio lactato glicolato; lactato de titânio; malato de titânio; citrato de titânio; titânio amônio lactato; cloreto de titânio trietanolamina; acetilacetonato de titânio; lactato de alumínio; citrato de alumínio; compostos de antimônio; compostos de cromo; compostos de ferro; compostos de cobre; compostos de zinco; e qualquer combinação dos mesmos.
[0027] Em certas modalidades da presente invenção, o agente de reticulação pode ser formulado para permanecer inativo até que ele seja "ativado" por, entre outras coisas, certas condições no fluido de tratamento (por exemplo, pH, temperatura, etc.) e/ou interação com alguma outra substância. Em algumas modalidades, a ativação do agente de reticulação pode ser retardada por encapsulação com um revestimento (por exemplo, um revestimento poroso através do qual o agente de reticulação pode difundir lentamente ou um revestimento que degrada no fundo de poço) que retarda a liberação do agente de reticulação até um tempo ou lugar desejado. A escolha de um agente de reticulação particular será governada por várias considerações que serão reconhecidas por aqueles versados na técnica incluindo, mas não se limitando ao seguinte: o tipo de agente viscosificante incluído, o peso molecular do(s) agente(s) viscosificante(s), as condições na formação subterrânea sendo tratada, os requisitos de manipulação de segurança, o pH do fluido de tratamento, temperatura e/ou o retardo desejado para o agente de reticulação reticular as moléculas de agente viscosificante.
[0028] Quando incluídos, os agentes de reticulação adequados podem estar presentes nos fluidos de tratamento úteis nos métodos da presente invenção em uma quantidade suficiente para proporcionar o grau desejado de reticulação entre as moléculas do agente viscosificante. Em certas modalidades, o agente de reticulação pode estar presente nos fluidos de tratamento da presente invenção numa quantidade na faixa de cerca de 0,005% a cerca de 1% em peso do fluido de tratamento. Em certas modalidades, o agente de reticulação pode estar presente nos fluidos de tratamento da presente invenção numa quantidade na faixa de cerca de 0,05% a cerca de 1%, em peso do fluido de tratamento. Aqueles versados na técnica, com o beneficio desta divulgação, reconhecerão a quantidade apropriada de agente de reticulação a incluir em um fluido de tratamento da presente invenção com base, entre outras coisas, nas condições de temperatura de uma aplicação particular, no tipo de agentes viscosificantes, no peso molecular dos agentes viscosificantes, no grau desejado de viscosificação e/ou no pH do fluido de tratamento.
[0029] Em algumas modalidades da presente invenção, a presente invenção proporciona um processo para realizar um tratamento de limpeza num furo de poço numa formação subterrânea. O furo de poço é tratado com ácido com um fluido ácido que compreende um fluido de base aquoso e um ácido, desse modo causando a formação de particulados não consolidados. Após isso, um fluido de tratamento compreendendo um fluido de base aquoso e um polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado é introduzido no furo de poço e pelo menos uma porção dos particulados não consolidados é floculada e suspensa. Finalmente, o fluido de tratamento compreendendo os particulados não consolidados floculados é removido do furo de poço.
[0030] O fluido ácido para utilização na presente invenção pode incluir um fluido de base aquoso, tal como aqui descrito, e qualquer ácido adequado para utilização numa formação subterrânea. O fluido de base aquoso para utilização no fluido ácido pode ser, mas não precisa ser, o mesmo que aquele usado nos fluidos de tratamento da presente invenção. Mais ainda, qualquer um dos aditivos que podem ser incluídos nos fluidos de tratamento da presente invenção podem também ser incluídos no fluido ácido, desde que eles não afetem adversamente a função do ácido no fluido ácido. Exemplos de ácidos adequados incluem, mas não estão limitados a, ácido clorídrico; acido fluorídrico; ácido acético; ácido fórmico; ácido cítrico; ácido etileno diamina tetracético; ácido glicólico; ácido sulfâmico; qualquer derivado do mesmo; e qualquer combinação dos mesmos. Em algumas modalidades, ácido clorídrico; ácido acético; e ácido fórmico são preferidos. Em algumas modalidades, o ácido pode estar presente no fluido ácido numa quantidade na faixa de cerca de 0,5% a cerca de 20% em peso do fluido ácido. Em outras modalidades, o ácido pode estar presente no fluido ácido numa quantidade na faixa de cerca de 5% a cerca de 15% em peso do fluido ácido.
[0031] Em algumas modalidades, um inibidor de corrosão é adicionado aos fluidos de tratamento ou fluidos ácidos da presente invenção. Tipicamente, inibidores de corrosão são utilizados para proteger metais do efeito corrosivo de sais e/ou ácidos colocados na formação (por exemplo, de um fluido de base de salmoura) empregado durante perfuração, completação, limpeza, recondicionamentos e outras operações de formação subterrânea. Os inibidores de corrosão são depositados nos metais para protegê-los. Inibidores de corrosão adequados para utilização nos fluidos da presente invenção incluem, mas não estão limitados a, álcool aetilênico; um composto de carbonila insaturado; um composto de éter insaturado; formamida; ácido fórmico; formato; um composto de carbonila; um iodeto; um terpeno; um hidrocarboneto aromático; café; tabaco; gelatina; cinamaldeído; álcool propargílico; um surfactante fluorado; um derivado quaternário de uma base de nitrogênio heterocíclico; um derivado quaternário de um composto aromático halometilado; uma amina terciária; um composto de amônio quaternário; um aldeído; cloreto 1-(Benzil)quinolínio; qualquer combinação com iodo; qualquer derivado do mesmo; e qualquer combinação dos mesmos. Em algumas modalidades, o inibidor de corrosão pode ser um produto de reação de um aldeído, um composto contendo carbonila e um composto contendo nitrogênio. Um inibidor de corrosão comercialmente disponível adequado inclui, mas não está limitado a, Inibidor de Corrosão HAI-404M™, disponível de Halliburton Energy Services, Inc., em Houston, Texas. Inibidor HAI-404M™ é um inibidor de corrosão ácido de mistura de aldeído catiônico para uso em ácido clorídrico até 400°F (204°C) em 15% de HCl. Geralmente, a quantidade de inibidor de corrosão está presente na faixa de cerca de 0,1% a cerca de 3% em volume do fluido ácido ou do fluido de tratamento da presente invenção. Em algumas modalidades, os inibidores de corrosão podem ser suspensos num álcool, tal como metanol ou isopropanol, para fins de armazenamento, por exemplo. A presença de tal álcool não deve mudar o volume dos inibidores de corrosão tipicamente utilizados nos métodos da presente invenção.
[0032] Inibidores de corrosão são frequentemente difíceis de solubilizar em fluidos aquosos usados em operações de formação subterrânea, devido à sua natureza hidrofóbica e, portanto, são tipicamente apenas fracamente emulsionados com agitação vigorosa, o que é incapaz de impedi- los de separar como uma fase diferente uma vez colocados no furo de poço . Tal separação frequentemente impede os inibidores de corrosão de aderir uniformemente aos metais. Outro benefício dos polímeros solúveis em água de floculação hidrofobicamente modificados da presente invenção é que eles são capazes de solubilizar inibidores de corrosão dentro do fluido de tratamento ou mediante contato com os polímeros solúveis em água de floculação hidrofobicamente modificados se o inibidor de corrosão for adicionado ao fluido ácido. As moléculas dos inibidores de corrosão são solubilizadas nas micelas formadas pelo(s) composto(s) hidrofóbico(s) dos polímeros solúveis em água de floculação hidrofobicamente modificados.
[0033] Para facilitar uma melhor compreensão da presente invenção os seguintes exemplos de modalidades preferidas ou representativas são dados. De modo algum os exemplos seguintes serão lidos para limitar, ou definir, o escopo da invenção.
EXEMPLO 1:
[0034] Um polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado, HPT-1®, foi testado para determinar sua capacidade para solubilizar Inibidor de Corrosão HAI-404M™. Em um primeiro frasco, foram adicionados 49,5 ml de água doce e 0,5 ml de HAI-404M™. A um segundo frasco, foram adicionados 39,5 ml de água doce, 0,5 ml de HAI-404M™ e 500 ppm (10 ml) de HPT-1®. A partir de uma inspeção visual, o primeiro frasco formou uma suspensão líquida opaca devido à insolubilidade do inibidor de corrosão na água. No entanto, o segundo frasco formou uma suspensão líquida translúcida demonstrando a capacidade do polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado para solubilizar o inibidor de corrosão.
EXEMPLO 2.
[0035] Neste exemplo, a capacidade de floculação do polímero solúvel em água hidrofobicamente modificado foi avaliada. Duas suspensões foram preparadas. A primeira suspensão compreendeu 0,1% de areia Brazos River em água da torneira. A segunda suspensão compreendeu 0,1% de areia Brazos River em água da torneira e 500 ppm (7 ml) do polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado, HPT-1®. A areia Brazos River em ambas as suspensões sedimentou em condições estáticas. No entanto, a areia Brazos River na segunda suspensão, contendo HTP-1®, aglomerou em grupos, que se moveram como massas aglomeradas que não se dispersaram mediante agitação. Esta aglomeração não foi observada na primeira suspensão e a areia Brazos River permaneceu em partículas discretas, mesmo mediante agitação.
EXEMPLO 3.
[0036] Foi preparada uma suspensão idêntica à segunda suspensão no Exemplo 2, e grupos aglomerados da areia Brazos River foram novamente observados. À suspensão, 0,3% de agente viscosificante hidroxietil celulose foi adicionado, o que impediu sedimentação dos grupos aglomerados. Esta observação indica que particulados finos (por exemplo, a areia Brazos River) podem ser aglomerados pelo uso de um polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado e de um agente viscosificante pode auxiliar na circulação de tais particulados aglomerados para fora de um furo de poço mantendo-os em suspensão.
EXEMPLO 4.
[0037] Foi preparada uma suspensão idêntica à segunda suspensão no Exemplo 2, e grupos aglomerados da areia Brazos River foram novamente observados. À suspensão, 0,3% de agente viscosificante diutano foi adicionado, o que impediu sedimentação dos grupos aglomerados. Esta observação indica que particulados finos (por exemplo, a areia Brazos River) podem ser aglomerados pelo uso de um polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado e de um agente viscosificante pode auxiliar na circulação de tais particulados aglomerados para fora de um furo de poço mantendo-os em suspensão.
[0038] Modalidades aqui reveladas incluem: A. Um método para realizar um tratamento de limpeza num furo de poço numa formação subterrânea tendo particulados não consolidados. Um fluido de tratamento compreendendo um fluido de base aquoso e um polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado é introduzido no furo de poço. Pelo menos uma porção dos particulados não consolidados é, então, floculada e suspensa. Finalmente, o fluido de tratamento compreendendo os particulados não consolidados floculados é removido do furo de poço. B. Um método para realizar um tratamento de limpeza num furo de poço numa formação subterrânea. O furo de poço é tratado com ácido com um fluido ácido que compreende um fluido de base aquoso e um ácido, desse modo causando a formação de particulados não consolidados. Após isso, um fluido de tratamento compreendendo um fluido de base aquoso e um polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado é introduzido no furo de poço e pelo menos uma porção dos particulados não consolidados é floculada e suspensa. Finalmente, o fluido de tratamento compreendendo os particulados não consolidados floculados é removido do furo de poço. C. Um método para realizar um tratamento de limpeza num furo de poço numa formação subterrânea tendo particulados não consolidados. Um fluido de tratamento compreendendo um fluido de base aquoso e um polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado e um inibidor de corrosão é introduzido no furo de poço. O inibidor de corrosão é solubilizado no fluido de tratamento por contato com o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado. Após a introdução do fluido de tratamento no furo de poço, pelo menos uma porção dos particulados não consolidados é, então, floculada e suspensa. Finalmente, o fluido de tratamento compreendendo os particulados não consolidados floculados é removido do furo de poço.
[0039] Cada uma das modalidades A, B e C pode ter um ou mais dos seguintes elementos adicionais em qualquer combinação:
[0040] Elemento 1: Em que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado é formado por modificação hidrofóbica de um polímero hidrofílico.
[0041] Elemento 2: Em que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado é formado por modificação hidrofóbica de um polímero hidrofílico, o polímero hidrofílico de que é formado por uma reação de polimerização de monômeros hidrofílicos.
[0042] Elemento 3: Em que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado é formado por uma reação de polimerização de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofílico hidrofobicamente modificado.
[0043] Elemento 4: Em que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado é hidrofobicamente modificado com um composto selecionado do grupo consistindo em ácido octenil succínico; um anidrido de ácido octenil succínico; um éster de ácido octenil succínico; uma imida de ácido octenil succínico; uma amida de ácido octenil succínico; ácido dodecenil succínico; um anidrido de ácido dodecenil succínico; um éster de ácido dodecenil succínico; uma imida de ácido dodecenil succínico; uma amida de ácido dodecenil succínico; éster de vinila; éster de alquila de ácido acrílico; éster de álcool alquilaril de ácido acrílico; éster de alquila de ácido metacrílico; éster de álcool alquilaril de ácido metacrílico; haleto de alquila; butadieno; 1-vinilnaftaleno; e qualquer combinação dos mesmos.
[0044] Elemento 5: Em que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado compreende ainda uma modificação hidrofílica com um grupo hidrofílico selecionado do grupo consistindo em um grupo hidroxila; um grupo carbonila; um grupo carboxila; um grupo sulfidrila; um grupo amino; um grupo fosfato; um grupo poliéter; qualquer derivado dos mesmos; e qualquer combinação dos mesmos.
[0045] Elemento 6: Em que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado transmite controle de perda de fluido para o fluido de tratamento.
[0046] Elemento 7: Em que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado age como um modificador de permeabilidade relativa para a formação subterrânea de modo a reduzir a permeabilidade da formação subterrânea a água.
[0047] Elemento 8: Em que o fluido de tratamento compreende ainda um polímero suplementar selecionado do grupo consistindo num polímero de floculação não modificado hidrofobicamente; um polímero modificador da permeabilidade relativa; e qualquer combinação dos mesmos.
[0048] Elemento 9: Em que o fluido de tratamento compreende ainda um inibidor de corrosão que é solubilizado no fluido de tratamento por contato com o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado.
[0049] A título de exemplo não limitativo, combinações exemplares aplicáveis a A, B, C incluem: A em combinação com 2, 6 e 7; A em combinação com 4 e 5; B em combinação com 7, 8, 9 e 10; B em combinação com 5; C em combinação com 1, 2, 9 e 10; C em combinação com 4, 5 e 8, etc.
[0050] Portanto, a presente invenção é bem adaptada para alcançar os fins e as vantagens mencionadas assim como aquelas que são inerentes à mesma. As modalidades particulares divulgadas acima são ilustrativas somente, pois a presente invenção pode ser modificada e praticada de maneiras diferentes, mas equivalentes, aparentes àqueles versados na técnica tendo o benefício dos ensinos deste documento. Mais ainda, nenhuma limitação é pretendida aos detalhes de construção ou projeto mostrados neste documento, que não os descritos nas reivindicações abaixo. Assim, é evidente que as modalidades ilustrativas específicas divulgadas acima podem ser alteradas, combinadas ou modificadas e que todas essas variações são consideradas parte do escopo e do espírito da presente invenção. A invenção ilustrativamente divulgada neste documento devidamente pode ser praticada na ausência de qualquer elemento que não seja especificamente divulgado neste documento e/ou qualquer elemento opcional divulgado neste documento. Embora composições e métodos sejam descritos em termos de “compreendendo”, “contendo” ou “incluindo” vários componentes ou etapas, as composições e os métodos podem também “consistir essencialmente em” ou “consistir em” vários componentes e etapas. Todos os números e faixas divulgadas acima podem variar por alguma quantidade. Sempre que uma faixa numérica com um limite inferior e um limite superior for divulgada, qualquer número e qualquer faixa caindo dentro da faixa é especificamente divulgada. Em particular, toda faixa de valores (da forma, “de cerca de a a cerca de b”, ou, equivalentemente, “de aproximadamente a a b” ou, equivalentemente, “de aproximadamente a-b”) divulgada aqui será compreendida para estabelecer todo número e faixa abrangidos dentro da faixa mais ampla de valores. Também, os termos nas reivindicações têm seu significado claro e comum, a menos que definido de outra maneira explicitamente e claramente pelo titular da patente. Além disso, os artigos indefinidos “um” ou “uma” conforme usados nas reivindicações, são definidos neste documento para significar um ou mais de um do elemento que introduzem.

Claims (17)

1. Método para realizar um tratamento de limpeza, caracterizadopelo fato de que compreende: proporcionar um fluido de tratamento compreendendo um fluido de base aquoso, um polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado, um inibidor de corrosão presente no fluido de tratamento em uma quantidade na faixa de 0,1% a 3% em volume do fluido de tratamento, e polímeros suplementares separados presentes no fluido de tratamento em uma quantidade na faixa de 0,5% a 5%, em peso do fluido de tratamento; em que os polímeros suplementares separados são uma combinação de um polímero de floculação não modificado hidrofobicamente de um poli(cloreto de dialildimetilamônio) e um polímero de modificador da permeabilidade relativo; introduzir o fluido de tratamento em um furo de poço em uma formação subterrânea com particulados não consolidados; flocular pelo menos uma porção dos particulados não consolidados pela exposição ao polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado; remover o fluido de tratamento compreendendo os particulados não consolidados floculados do furo de poço na formação subterrânea.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado é formado por modificação hidrofóbica de um polímero hidrofílico.
3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizadopelo fato de que o polímero hidrofílico é formado por uma reação de polimerização de monômeros hidrofílicos.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado é formado por uma reação de polimerização de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofílico hidrofobicamente modificado.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado é hidrofobicamente modificado com um composto selecionado do grupo consistindo em ácido octenil succínico; um anidrido de ácido octenil succínico; um éster de ácido octenil succínico; uma imida de ácido octenil succínico; uma amida de ácido octenil succínico; ácido dodecenil succínico; um anidrido de ácido dodecenil succínico; um éster de ácido dodecenil succínico; uma imida de ácido dodecenil succínico; uma amida de ácido dodecenil succínico; éster de vinila; éster de alquila de ácido acrílico; éster de álcool alquilaril de ácido acrílico; éster de alquila de ácido metacrílico; éster de álcool alquilaril de ácido metacrílico; haleto de alquila; butadieno; 1- vinilnaftaleno; e qualquer combinação dos mesmos.
6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado compreende ainda uma modificação hidrofílica com um grupo hidrofílico selecionado do grupo consistindo em um grupo hidroxila; um grupo carbonila; um grupo carboxila; um grupo sulfidrila; um grupo amino; um grupo fosfato; um grupo poliéter; qualquer derivado dos mesmos; e qualquer combinação dos mesmos.
7. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado transmite controle de perda de fluido para o fluido de tratamento.
8. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado age como um modificador de permeabilidade relativa para a formação subterrânea de modo a reduzir a permeabilidade da formação subterrânea a água.
9. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o inibidor de corrosão é solubilizado no fluido de tratamento por contato com o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado.
10. Método, caracterizado pelo fato de que compreende: proporcionar um fluido ácido compreendendo um primeiro fluido de base aquoso e um ácido; proporcionar um fluido de tratamento compreendendo um segundo fluido de base aquoso, um polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado, polímeros suplementares separados presentes no fluido de tratamento em uma quantidade na faixa de 0,5% a 5%, em peso do fluido de tratamento, e um inibidor de corrosão presente no fluido de tratamento em uma quantidade na faixa de 0,1% a 3% em volume do fluido de tratamento; em que os polímeros suplementares separados são uma combinação de um polímero de floculação não modificado hidrofobicamente de um poli(cloreto de dialildimetilamônio) e um polímero de modificador da permeabilidade relativo; tratar com ácido um furo de poço em uma formação subterrânea com o fluido ácido, dessa forma formando particulados não consolidados; introduzir o fluido de tratamento no furo de poço na formação subterrânea, após tratar com ácido o furo de poço na formação subterrânea; flocular pelo menos uma porção dos particulados não consolidados pela exposição ao polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado; remover o fluido de tratamento compreendendo os particulados não consolidados floculados formados do tratamento com ácido do furo de poço na formação subterrânea.
11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado é formado por modificação hidrofóbica de um polímero hidrofílico.
12. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o polímero hidrofílico é formado por uma reação de polimerização de monômeros hidrofílicos.
13. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado é formado por uma reação de polimerização de um monômero hidrofílico e um monômero hidrofílico hidrofobicamente modificado.
14. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado é hidrofobicamente modificado com um composto selecionado do grupo consistindo em ácido octenil succínico; um anidrido de ácido octenil succínico; um éster de ácido octenil succínico; uma imida de ácido octenil succínico; uma amida de ácido octenil succínico; ácido dodecenil succínico; um anidrido de ácido dodecenil succínico; um éster de ácido dodecenil succínico; uma imida de ácido dodecenil succínico; uma amida de ácido dodecenil succínico; éster de vinila; éster de alquila de ácido acrílico; éster de álcool alquilaril de ácido acrílico; éster de alquila de ácido metacrílico; éster de álcool alquilaril de ácido metacrílico; haleto de alquila; butadieno; 1- vinilnaftaleno; e qualquer combinação dos mesmos.
15. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado compreende ainda uma modificação hidrofílica com um grupo hidrofílico selecionado do grupo consistindo em um grupo hidroxila; um grupo carbonila; um grupo carboxila; um grupo sulfidrila; um grupo amino; um grupo fosfato; um grupo poliéter; qualquer derivado dos mesmos; e qualquer combinação dos mesmos.
16. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado transmite controle de perda de fluido para o fluido de tratamento.
17. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o polímero solúvel em água de floculação hidrofobicamente modificado age como um modificador de permeabilidade relativa para a formação subterrânea de modo a reduzir a permeabilidade da formação subterrânea a água.
BR112015024128-0A 2013-05-20 2014-05-12 Método para realizar um tratamento de limpeza BR112015024128B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/897,559 US9475976B2 (en) 2013-05-20 2013-05-20 Methods and compositions of improving wellbore cleanout treatments
US13/897,559 2013-05-20
PCT/US2014/037630 WO2014189698A1 (en) 2013-05-20 2014-05-12 Methods and compositions of improving wellbore cleanout treatments

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112015024128A2 BR112015024128A2 (pt) 2017-07-18
BR112015024128B1 true BR112015024128B1 (pt) 2021-09-21

Family

ID=51894860

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015024128-0A BR112015024128B1 (pt) 2013-05-20 2014-05-12 Método para realizar um tratamento de limpeza

Country Status (3)

Country Link
US (1) US9475976B2 (pt)
BR (1) BR112015024128B1 (pt)
WO (1) WO2014189698A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9475976B2 (en) 2013-05-20 2016-10-25 Halliburton Energy Services, Inc. Methods and compositions of improving wellbore cleanout treatments
US9976390B2 (en) 2015-03-30 2018-05-22 Baker Hughes, A Ge Company, Llc Drilling fluids with leakoff control and drill cuttings removal sweeps
EA201890470A1 (ru) 2015-08-11 2018-09-28 Шлюмбергер Текнолоджи Б.В. Композиции и способы обслуживания подземных скважин
WO2017176952A1 (en) * 2016-04-08 2017-10-12 Schlumberger Technology Corporation Polymer gel for water control applications
US10988677B2 (en) 2016-06-22 2021-04-27 Halliburton Energy Services, Inc. Micro-aggregates and microparticulates for use in subterranean formation operations
WO2018038726A1 (en) 2016-08-24 2018-03-01 Halliburton Energy Services, Inc. Coil tubing cleanout fluid
EP3532563A2 (en) * 2016-10-31 2019-09-04 TouGas Oilfield Solutions GmbH Method for enhancing metal corrosion inhibition in oil and natural gas production
US10927289B2 (en) 2017-04-03 2021-02-23 Halliburton Energy Services, Inc. Water-soluble corrosion inhibitor for subterranean treatments
CN110184039A (zh) * 2019-06-24 2019-08-30 河北硅谷化工有限公司 钻井液用抗高温降粘剂

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5067565A (en) 1989-03-10 1991-11-26 Halliburton Company Crosslinkable cellulose derivatives
US4982793A (en) 1989-03-10 1991-01-08 Halliburton Company Crosslinkable cellulose derivatives
US5122549A (en) 1989-03-10 1992-06-16 Halliburton Company Crosslinkable cellulose derivatives
AU8401998A (en) 1997-07-15 1999-02-10 Rhodia Chimie Method for producing polymers using micellar polymerization
US6516885B1 (en) 1998-02-18 2003-02-11 Lattice Intellectual Property Ltd Reducing water flow
US6476169B1 (en) 2000-09-28 2002-11-05 Halliburton Energy Services, Inc. Methods of reducing subterranean formation water permeability
US6364016B1 (en) 2000-10-26 2002-04-02 Halliburton Energy Services, Inc. Methods of reducing the water permeability of subterranean formations
US6702044B2 (en) 2002-06-13 2004-03-09 Halliburton Energy Services, Inc. Methods of consolidating formations or forming chemical casing or both while drilling
US7741251B2 (en) 2002-09-06 2010-06-22 Halliburton Energy Services, Inc. Compositions and methods of stabilizing subterranean formations containing reactive shales
US7117942B2 (en) * 2004-06-29 2006-10-10 Halliburton Energy Services, Inc. Methods useful for controlling fluid loss during sand control operations
US8278250B2 (en) * 2003-05-16 2012-10-02 Halliburton Energy Services, Inc. Methods useful for diverting aqueous fluids in subterranean operations
US7759292B2 (en) 2003-05-16 2010-07-20 Halliburton Energy Services, Inc. Methods and compositions for reducing the production of water and stimulating hydrocarbon production from a subterranean formation
US8091638B2 (en) * 2003-05-16 2012-01-10 Halliburton Energy Services, Inc. Methods useful for controlling fluid loss in subterranean formations
US7114568B2 (en) 2004-04-15 2006-10-03 Halliburton Energy Services, Inc. Hydrophobically modified polymers for a well completion spacer fluid
US7398825B2 (en) * 2004-12-03 2008-07-15 Halliburton Energy Services, Inc. Methods of controlling sand and water production in subterranean zones
US20090253594A1 (en) 2008-04-04 2009-10-08 Halliburton Energy Services, Inc. Methods for placement of sealant in subterranean intervals
US7998910B2 (en) * 2009-02-24 2011-08-16 Halliburton Energy Services, Inc. Treatment fluids comprising relative permeability modifiers and methods of use
US7992656B2 (en) * 2009-07-09 2011-08-09 Halliburton Energy Services, Inc. Self healing filter-cake removal system for open hole completions
US8420576B2 (en) 2009-08-10 2013-04-16 Halliburton Energy Services, Inc. Hydrophobically and cationically modified relative permeability modifiers and associated methods
US8905135B2 (en) * 2010-03-24 2014-12-09 Halliburton Energy Services, Inc. Zero shear viscosifying agent
US9546314B2 (en) * 2011-04-07 2017-01-17 Halliburton Energy Services, Inc. Treatment fluids containing a relative permeability modifier and a companion polymer interacting synergistically therewith and methods for use thereof
US8813843B2 (en) * 2011-10-21 2014-08-26 Halliburton Energy Services, Inc. Hydrophobically modified polymer for thermally stabilizing fracturing fluids
US9475976B2 (en) 2013-05-20 2016-10-25 Halliburton Energy Services, Inc. Methods and compositions of improving wellbore cleanout treatments

Also Published As

Publication number Publication date
BR112015024128A2 (pt) 2017-07-18
US9475976B2 (en) 2016-10-25
US20140338916A1 (en) 2014-11-20
WO2014189698A1 (en) 2014-11-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112015024128B1 (pt) Método para realizar um tratamento de limpeza
US6823939B2 (en) Methods of treating subterranean zones penetrated by well bores
US8573302B2 (en) Surfactants and friction reducing polymers for the reduction of water blocks and gas condensates and associated methods
EP2524017B1 (en) Treatment fluids for wetting control of multiple rock types and associated methods
US7645725B2 (en) Subterranean treatment fluids with improved fluid loss control
JPS58101994A (ja) 油置換の増強方法および組成物
WO2006106287A1 (en) Methods useful for controlling fluid loss in subterranean treatments
WO2012044986A2 (en) Viscosified fluid loss control agent utilizing chelates
US4487867A (en) Water soluble anionic polymer composition and method for stimulating a subterranean formation
MX2011002754A (es) Composiciones y metodos para impedir el deposito de asfaltenos.
EP2524016B1 (en) Surfactants for reduction of water blocks and/or gas condensates and associated methods
US20100144560A1 (en) Methods and compositions for reducing fluid loss during treatment with viscoelastic surfactant gels
JPS6164783A (ja) 増粘された固形物不含水性ブラインおよび重質の固形物不含水性ブラインの増粘方法
CA1211880A (en) Method of improving dispersibility of water soluble anionic polymers
BR112017014046B1 (pt) Modificador de permeabilidade relativa e método
EP0130732B1 (en) Anionic polymer composition and its use for stimulating a subterranean formation
WO2008066918A1 (en) Scale squeeze treatment methods and systems

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/05/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.