BR112014021281B1 - Método para operar um dispositivo sem fio e dispositivo sem fio - Google Patents

Método para operar um dispositivo sem fio e dispositivo sem fio Download PDF

Info

Publication number
BR112014021281B1
BR112014021281B1 BR112014021281-3A BR112014021281A BR112014021281B1 BR 112014021281 B1 BR112014021281 B1 BR 112014021281B1 BR 112014021281 A BR112014021281 A BR 112014021281A BR 112014021281 B1 BR112014021281 B1 BR 112014021281B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
scan
channels
channel
interval
time
Prior art date
Application number
BR112014021281-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014021281A2 (pt
Inventor
Mahmoud S. Elhaddad
Mitesh K. Desai
Henrique M.A. Filgueiras
Amer A. Hassan
Trideepraj Roychoudhury
Mukund Sankaranarayan
Original Assignee
Microsoft Technology Licensing, Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Microsoft Technology Licensing, Llc filed Critical Microsoft Technology Licensing, Llc
Publication of BR112014021281A2 publication Critical patent/BR112014021281A2/pt
Publication of BR112014021281B1 publication Critical patent/BR112014021281B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L67/00Network arrangements or protocols for supporting network services or applications
    • H04L67/01Protocols
    • H04L67/10Protocols in which an application is distributed across nodes in the network
    • H04L67/104Peer-to-peer [P2P] networks
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/16Discovering, processing access restriction or access information
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/005Discovery of network devices, e.g. terminals

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

DESCOBERTA PONTO A PONTO. A presente invenção refere-se a um dispositivo sem fio que descobre outros dispositivos sem fio para a formação de uma conexão ponto a ponto e que pode realizar uma varredura que é limitada em duração e em consumo de energia. No entanto, a varredura é altamente provável de descobrir um dispositivo, se um dispositivo detectável existir. Além disso, a varredura pode ser realizada em conformidade com os parâmetros de um protocolo ponto a ponto, tal que a varredura pode ser facilmente implementada em um dispositivo sem fio, em algumas modalidades, mesmo como uma atualização de firmware em um cartão de interface de rede sem fio. Os parâmetros de varredura podem ser ajustados para aumentar a probabilidade de que, se a varredura for concluída sem descobrir um dispositivo, não existe um dispositivo detectável. A varredura pode ser usada em um processo geral no qual a descoberta termina ou a varredura é repetida de maneira seletiva após uma varredura malsucedida, sem entrar em uma fase de busca.

Description

Antecedentes
[0001] As redes de computadores permitem que um computador execute as funções que exigem interação com outros computadores. Através dessas interações, um computador pode obter as informações de vários tipos. As conexões de rede têm suporte para as funções como o envio de e-mails, o download de conteúdo audiovisual a partir da Internet ou o acesso a arquivos eletrônicos armazenados em um servidor que é acessível por muitos colegas de trabalho.
[0002] As redes sem fio podem ser particularmente poderosas, permitindo que as funções de rede a serem executadas por computadores sejam altamente portáteis. No entanto, as redes sem fio impõem um problema que não existe quando um computador está conectado a uma rede com fio ao anexar um fio ao computador. Para um computador se conectar a uma rede sem fio, o computador deve determinar que não há outro dispositivo sem fio em sua vizinhança com o qual ele pode formar uma rede ou através do qual ele pode se conectar a uma rede.
[0003] Algumas redes operam em um modo de infraestrutura. No modo de infraestrutura, um dispositivo sem fio funciona como um ponto de acesso à rede. Um dispositivo sem fio que já está configurado com as informações sobre o ponto de acesso pode se conectar ao ponto de acesso. Uma vez conectado, o ponto de acesso reconhece, e determina a rota de forma adequada, os pacotes enviados pelo dispositivo sem fio. Se o dispositivo sem fio não estiver configurado para a comunicação com o ponto de acesso, pode ser necessário para o dispositivo sem fio "descobrir" o ponto de acesso.
[0004] Em geral, os protocolos sem fio apresentam a "descoberta". A descoberta envolve, de alguma forma, as comunicações entre um dispositivo sem fio que procuram descobrir um ou mais dispositivos sem fio e o dispositivo sem fio que está sendo descoberto.
[0005] Os protocolos de modo de infraestrutura podem ser proje tados com o pressuposto de que o ponto de acesso será configurado especificamente para o seu papel como um ponto de acesso. Assim, o ponto de acesso pode ser mais ativo na implementação das comunicações que permitem a descoberta. De acordo com alguns protocolos, o ponto de acesso pode transmitir avisos periodicamente em um ou mais canais utilizados pelo ponto de acesso. Os dispositivos que buscam descobrir um ponto de acesso à rede podem realizar uma "varredura". A varredura pode ser passiva em que o dispositivo que busca descobrir um ponto de acesso não transmite. Em vez disso, ele sucessivamente "escuta" cada um dos canais nos quais um aviso poderia ser transmitido em uma tentativa de receber um aviso.
[0006] Uma varredura passiva pode envolver um dispositivo sem fio que busca descobrir um ponto de acesso que escuta em cada canal para um intervalo que é longo o suficiente para que, se um ponto de acesso transmitir avisos nesse canal, um aviso seria detectado. Por exemplo, se um protocolo especifica que um ponto de acesso deve transmitir um aviso a cada 100 milissegundos, o dispositivo sem fio que executa uma varredura passiva pode escutar em cada canal que poderia ser utilizado por um ponto de acesso, pelo menos, 100 ms.
[0007] Alguns protocolos também suportam uma varredura ativa. Em uma varredura ativa, um dispositivo de busca de um ponto de acesso pode transmitir uma mensagem, às vezes chamada de "pedido de investigação" em canais que podem estar em uso por um ponto de acesso. Se um ponto de acesso estiver usando um canal em que um pedido de investigação é transmitido, o ponto de acesso irá responder ao pedido da investigação. Um dispositivo que realiza a varredura de forma ativa por um ponto de acesso pode determinar rapidamente se um ponto de acesso está usando um canal específico. Por exemplo, alguns protocolos podem especificar que um dispositivo de transmissão de um pedido de investigação deverá receber uma resposta da investigação dentro de 20 milissegundos, se houver um ponto de acesso no canal em que o pedido de investigação foi transmitido. Assim, o dispositivo só precisa ouvir por 20 ms em um canal antes de concluir que não existe um ponto de acesso no canal. No entanto, uma varredura ativa requer transmissões em qualquer canal no qual um dispositivo deve ser descoberto e, por regulamento, as transmissões para a varredura podem ser proibidas em alguns canais.
[0008] As redes que operam em um modo para essa finalidade empregam semelhante descoberta que envolve transmitir e ouvir. No entanto, no modo para essa finalidade, pode não haver qualquer ponto de acesso fixo. Em vez disso, os dispositivos que descobriram o outro podem emparelhar, e como parte de formar uma conexão com essa finalidade, determinar que um dos dispositivos tem um papel semelhante a um ponto de acesso para controlar a conexão. No protocolo Wi-Fi Direct, esse dispositivo é chamado de proprietário do grupo e é selecionado como parte da negociação do proprietário do grupo, o que não ocorre até depois da descoberta.
[0009] Durante a fase de busca, cada dispositivo pode executar uma sequência de ações que pode envolver ambos os intervalos durante os quais o dispositivo envia as mensagens e os intervalos durante os quais o dispositivo escuta outros dispositivos no envio de mensagens. Os dois dispositivos descobrem um ao outro quando estão para transmitir uma mensagem de descoberta no mesmo canal no qual o outro simultaneamente escuta uma mensagem de descoberta.
[00010] De acordo com o protocolo Wi-Fi Direct, a descoberta pode incluir uma fase de "varredura" e uma fase de "busca". Durante a fase de varredura, um dispositivo pode executar uma varredura ativa ou uma varredura passiva, da mesma forma que um dispositivo que iria realizar uma varredura de busca iria se conectar a uma rede de infra- estrutura. No entanto, porque não há nenhuma garantia de que um dispositivo, embora disponível para a descoberta, estará transmitindo as mensagens de identificação (por exemplo, quadros de aviso), enquanto outro está aguardando as mensagens de descoberta. Como resultado, uma varredura, particularmente uma varredura passiva, pode não descobrir um dispositivo disponível.
[00011] Um dispositivo que realiza a descoberta sob Wi-Fi Direct pode entrar na fase de "busca" para encontrar os dispositivos que não são encontrados durante a fase de varredura. Durante a fase de busca, um dispositivo usa apenas os canais que são designados como "canais sociais". Durante a fase de busca, um aparelho alterna entre as operações de pesquisa e audição. Durante a busca, um dispositivo pode transmitir uma mensagem de descoberta de um canal social e espera por respostas, ele pode, então, passar para o próximo canal social e repetir o processo. Durante a audição, o dispositivo escuta uma mensagem de descoberta de um "canal social" por uma quantidade de tempo selecionada de maneira aleatória que está entre cerca de 100 a 300 ms.
Sumário
[00012] Um dispositivo sem fio configurado para operar de acordo com um protocolo de comunicação ponto a ponto pode ser configurado para operar de acordo com um método de varredura que, uma elevada percentagem das vezes, resulta em descoberta de quaisquer dispositivos descobertos. A fase de varredura implementada pelo dispositivo sem fio pode cumprir os parâmetros especificados como parte do protocolo ponto a ponto, mas pode incorporar outros parâmetros que não são especificados. Como um exemplo específico, a descoberta pode ser realizada de acordo com um protocolo Wi-Fi Direct em que a média de tempo entre visitas a canais sociais é especificada, mas o fim específico e o momento dessas visitas não são especificados. Uma varredura aprimorada pode atingir o tempo especificado entre as visitas, mas de acordo com uma abordagem, a seleção do horário das visitas individuais não é exigida pelo protocolo Wi-Fi Direct.
[00013] Em algumas modalidades, a varredura pode ter um ou mais ciclos de varredura, cada um dos quais se encontra dividido em intervalos. Um intervalo pode ser selecionado de maneira aleatória para uma varredura detalhada. Durante o intervalo de varredura estendida, o dispositivo sem fio pode enviar uma solicitação de investigação em cada canal de varredura ativa e ouvir para responder os dispositivos. Em cada um dos outros intervalos, o dispositivo sem fio pode visitar cada um dos canais sociais para transmitir as solicitações de investigação e ouvir as respostas. Em cada intervalo de tempo, o tempo de uma visita a um canal social pode ser selecionado de maneira aleatória. No entanto, o tempo de visita pode ser selecionado de maneira aleatória a partir de uma série de vezes, estabelecido em relação ao tempo de uma visita em um intervalo de processo, de modo a alcançar um tempo médio entre as visitas para cada canal social, que está de acordo com um valor predeterminado. O valor predeterminado pode ser selecionado para cumprir um protocolo ponto a ponto. Enquanto não está realizando a varredura no intervalo de varredura estendida ou realizando a varredura nos canais sociais, o dispositivo sem fio pode ouvir em um ou mais canais de audição.
[00014] A probabilidade de que outro dispositivo detectável seja descoberto por meio de uma varredura implementada desse modo aumenta em proporção com o número de intervalos em um ciclo de varredura. Por conseguinte, o número de intervalos pode ser diferente em diferentes modalidades. Em cada modalidade, contudo, o número de intervalos pode ser ajustado para conseguir uma probabilidade de descoberta bem-sucedida que produz um desempenho aceitável. Além disso, se um dispositivo não for descoberto como resultado de um ciclo de varredura, uma fase de busca pode ser inserida para aumentar a probabilidade de que um dispositivo seja descoberto, se ele existir.
[00015] Com base na expectativa da utilização de tal padrão de varredura, um dispositivo é altamente susceptível de ser descoberto, se ele existir, o campo de descoberta pode ser alterado para reduzir o tempo médio gasto na descoberta ou a quantidade de energia, em média, consumido durante a descoberta. O tempo total gasto em uma varredura pode ser limitado. Por exemplo, a varredura pode ser limitada a 5 segundos ou menos. A descoberta pode acabar seguindo uma varredura se nenhum dispositivo for descoberto. De maneira alternativa, os ciclos adicionais de varredura podem ser realizados para aumentar a probabilidade de que, se um dispositivo detectável existir, ele seja descoberto. Em qualquer caso, a descoberta pode ser realizada sem entrar na fase de busca.
[00016] O que precede é uma síntese não limitativa da invenção, que é definida pelas reivindicações anexas. Deve ser observado que as técnicas anteriores podem ser utilizadas em conjunto, de forma separada ou em qualquer combinação adequada.
Breve Descrição dos Desenhos
[00017] Os desenhos anexos não se destinam a ser desenhados à escala. Nos desenhos, cada um dos componentes idênticos ou praticamente idênticos que é ilustrado em várias figuras é representado por um número semelhante. Para fins de clareza, nem todos os componentes podem ser marcados em cada desenho. Nos desenhos: a Figura 1 é um esboço de um sistema de exemplo no qual um dispositivo sem fio pode detectar os dispositivos remotos; a Figura 2 é um diagrama de blocos de arquitetura de um dispositivo sem fio que pode realizar a descoberta do dispositivo; as Figuras 3A e 3B são cronogramas que ilustram os aspectos de uma fase de varredura de descoberta que é consistente com um protocolo ponto a ponto; a Figura 4 é um diagrama de temporização de um aspecto adicional da fase de varredura ilustrada nas Figuras 3A e 3B; as Figuras 5A e 5B, quando ligadas entre si nos pontos rotulados A-A e B-B, são um diagrama de fluxo de um método de exemplo da operação de um dispositivo para realizar a varredura nos dispositivos remotos, como parte da descoberta do dispositivo que é compatível com um protocolo ponto a ponto; a Figura 6 é um fluxograma de um método de exemplo da operação de um dispositivo sem fio configurado como proprietário de grupo de acordo com um protocolo ponto a ponto; as Figuras 7A, 7B e 7C são esboços conceituais de uma interface gráfica de usuário exibida por um dispositivo sem fio para facilitar um usuário do dispositivo sem fio que controla a descoberta de dispositivo; a Figura 8 é um esboço de uma interface gráfica de usuário apresentada por um dispositivo sem fio para facilitar um usuário do dispositivo sem a definir os parâmetros para alcançar uma garantia de desempenho de uma fase de varredura de descoberta do dispositivo ponto a ponto; e a Figura 9 é um esboço de um dispositivo de computação ilustrativo no qual algumas modalidades da invenção podem ser praticadas.
Descrição Detalhada
[00018] Os inventores reconheceram e observaram que a operação de dispositivos sem fio seria mais satisfatória para os usuários desses dispositivos sem fio se um dispositivo sem fio pudesse descobrir ou- tros dispositivos com os quais pudesse se conectar mais rapidamente na maioria dos casos, mesmo que em uma porcentagem muito pequena do tempo, um dispositivo detectável não fosse descoberto em uma única passagem por uma fase de varredura. Além disso, os inventores reconheceram e observaram que os protocolos padrão para a comunicação sem fio, como o protocolo Wi-Fi Direct, embora especificando alguns parâmetros de descoberta, não definem um processo de descoberta de dispositivo que permite alcançar os objetivos de proporcionar a descoberta rápida na maioria dos casos. No entanto, a fase de varredura rápida realizada de acordo com os parâmetros que são especificados como parte do protocolo ponto a ponto pode facilitar a incorporação da varredura aprimorada em dispositivos configurados de modo para a comunicação ponto a ponto.
[00019] Por exemplo, o protocolo Wi-Fi Direct apresenta os "canais sociais", cujos dispositivos podem ser usados para facilitar a descoberta, e especifica os parâmetros da fase de busca, como a média de tempo entre visitas a um canal social e o tempo de permanência em um canal social. De acordo com o protocolo, um dispositivo na fase de varredura deve visitar cada um dos canais sociais, em média, a uma taxa predeterminada, como uma vez a cada 500 ms. O protocolo, no entanto, não especifica como essas visitas devem ser programadas de forma a assegurar que dois dispositivos, cada um procurando se conectar a outro dispositivo, irão descobrir um ao outro com uma proba-bilidade específica.
[00020] Além disso, os inventores reconheceram e observaram que, embora uma fase de busca possa ser introduzida por um dispositivo que não descobre um dispositivo, como um resultado de execução de uma varredura, em algumas modalidades, a fase de busca pode ser omitida. Se a fase de varredura levar à descoberta de um dispositivo, se houver um, com uma alta probabilidade de maneira adequada, a fase de busca pode ser omitida para proporcionar um resultado mais rápido quando nenhum dispositivo está disponível. Em situações em que o dispositivo sem fio recebeu a entrada do usuário, que indica que o usuário acredita que um dispositivo detectável está presente, ações adicionais podem ser tomadas após a conclusão da fase de varredura. Essas ações adicionais podem incluir a repetição da fase de varredura ou entrar em uma fase de busca.
[00021] No entanto, permitir que a descoberta seja realizada sem a necessidade de uma fase de busca pode permitir que um dispositivo sem fio tenha suporte para uma ampla faixa de funções. De acordo com alguns protocolos ponto a ponto, um dispositivo que tenha suporte para uma conexão ponto a ponto pode se conectar a um ponto de acesso de uma rede de infraestrutura. No entanto, quando se trabalha em uma fase de busca, um dispositivo sem fio pode usar o seu rádio para visitar os canais além daquele usado para a comunicação com o ponto de acesso. A duração da fase de busca pode ser superior a intervalos de tempo limite associados com a comunicação com o ponto de acesso. Como um resultado, a comunicação com o ponto de acesso pode ser interrompida. A natureza da perturbação pode depender da duração do atraso. No entanto, deixar o canal utilizado pelo ponto de acesso realizar uma fase de busca pode resultar em perturbações, tais como pacotes perdidos ou mesmo perda de conexão. Essas perturbações podem ocorrer, por exemplo, com uma fase de busca de 300 ms ou mais.
[00022] Um problema relacionado pode ocorrer se um dispositivo que já opera como proprietário de grupo, de acordo com um protocolo ponto a ponto for obrigado a deixar o canal em que seu grupo está em funcionamento para executar os aspectos da descoberta. Para evitar estes problemas, o dispositivo pode ser configurado para operar em formas de melhorar a sua descoberta, sem a dissolução de um grupo que está controlando. Como um exemplo, um dispositivo que opera como um proprietário de grupo em um canal de varredura passiva pode ser configurado para deixar o canal varredura passiva sem dissolver o seu grupo, a fim de transmitir as mensagens que anunciam a sua presença em um canal de varredura ativa.
[00023] Como um exemplo específico, o protocolo Wi-Fi Direct suporta os modos de economia de energia em que o proprietário de um grupo pode tornar-se temporariamente indisponível. O grupo não se dissolve, enquanto o proprietário do grupo não está disponível porque o protocolo suporta mecanismos para outros dispositivos a serem informados sobre a ausência temporária do proprietário do grupo. Esses ou outros mecanismos adequados podem ser utilizados para evitar que o grupo seja dissolvido, porque o proprietário do grupo não responde por algum período de tempo. Durante esse período de tempo, o proprietário do grupo não precisa entrar em um estado de baixa energia. Em vez disso, ele pode mudar para um canal de varredura ativa, onde ele pode transmitir avisos de sua presença. Esses avisos podem ser em qualquer formato adequado, e podem indicar o canal de varredura passiva em que o proprietário do grupo pode ser contatado.
[00024] As técnicas similares alternativas ou adicionalmente podem se aplicar a um dispositivo sem fio que não é o proprietário do grupo. Nesse caso, durante a fase de varredura, um dispositivo pode escutar as solicitações de investigação em um canal de origem enquanto não visita ativamente os canais. No entanto, se o canal de origem for um canal de varredura passiva, outros dispositivos não irão transmitir uma solicitação de investigação sobre esses canais. Assim, a escuta no canal de origem pode não facilitar a descoberta. Em vez disso, o dispositivo pode transmitir em um canal de varredura ativa uma indicação de sua presença, o que pode incluir uma indicação do seu canal de origem.
[00025] As técnicas acima podem ser utilizadas sozinhas ou em conjunto com qualquer combinação adequada em qualquer ambiente adequado. A Figura 1 ilustra um ambiente de computação de exemplo. No exemplo da Figura 1, um usuário 112 está operando o dispositivo de computação 110, o dispositivo de computação 110 é equipado com uma placa de interface de rede sem fio e por isso pode funcionar como um dispositivo sem fio. Como parte do dispositivo de computação operacional 110, o usuário 112 pode solicitar as operações que são executadas por meio da interação com outros dispositivos. Essas intera-ções podem ser efetuadas através do estabelecimento de conexões sem fio para esses dispositivos.
[00026] No exemplo da Figura 1, o dispositivo de computação 110 é ilustrado como um computador portátil. No entanto, deve-se observar que o fator de forma do dispositivo de computação 110 não é uma limitação da invenção. Os dispositivos de computação configurados como tablets, smartphones ou com qualquer outro formato adequado podem ser configurados e operados de acordo com as modalidades da invenção. Além disso, deve ser considerado que qualquer dispositivo sem fio pode desempenhar qualquer papel em um grupo ponto a ponto. Por conseguinte, não é uma exigência que qualquer dos dispositivos do grupo seja um dispositivo de computação.
[00027] O usuário 112 pode interagir com o dispositivo de computação 110 mediante a utilização de técnicas como são conhecidas na técnica para controlar um dispositivo de computação 110 de conexão sem fio com outros dispositivos.
[00028] A Figura 1 ilustra as conexões sem fio de exemplos ponto a ponto. O dispositivo de computação 110 é mostrado já formando as conexões 132 e 136 a 130 da câmera e da impressora 134, respectivamente. Nesse caso, a câmara 130 e a impressora 134 são exemplos de dispositivos sem fio com os quais o dispositivo computacional 110 pode se conectar, a fim de trocar dados.
[00029] A câmera 130, a impressora 134 e dispositivo de computação 110 podem se comunicar através de conexões sem fio 132 e 136 com o uso de um ponto a ponto. Nesse exemplo, a câmera 130, a impressora 134 e o dispositivo de computação 110 podem formar um grupo persistente de acordo com esse protocolo ponto a ponto. No entanto, em modalidades alternativas, o dispositivo de computação 110 pode formar um primeiro grupo com a câmara 130 e um segundo grupo com a impressora 134 Assim, deve-se observar que um grupo pode ser constituído por qualquer número de dispositivos adequados, incluindo apenas dois dispositivos.
[00030] As conexões sem fio 132 e 136 podem ser formadas de acordo com qualquer protocolo ponto a ponto adequado. Nesse exemplo, as conexões 132 e 136 são formadas com o uso de uma extensão do protocolo Wi-Fi, referido como Wi-Fi Direct.
[00031] Antes de formar uma conexão ponto a ponto, um dispositivo deve "descobrir" outros dispositivos para participar da conexão. O WiFi Direct, e outros protocolos ponto a ponto, pode apoiar a descoberta de dispositivos. Nesse exemplo, o protocolo Wi-Fi Direct especifica os formatos de mensagens que procuram um dispositivo para identificar o outro dispositivo que pode transmitir. O protocolo também pode especificar os formatos de mensagem para uma resposta adequada.
[00032] A mensagem transmitida por um dispositivo de busca para descobrir um dispositivo remoto pode ser referida como um pedido de investigação. A resposta pode ser referida como uma resposta da investigação. Os protocolos diferentes podem ter diferentes formatos para um pedido de investigação e uma resposta da investigação. Além disso, os protocolos diferentes podem utilizar terminologias diferentes para descrever uma mensagem de busca de uma resposta de um dispositivo detectável e tal resposta. Assim, nem o formato nem nome específico para identificar um pedido de investigação ou uma resposta da investigação é essencial para a invenção, e as mensagens em qualquer formato adequado podem ser utilizadas.
[00033] Para a descoberta ser eficaz, os formatos de mensagem utilizados pelos dispositivos são compatíveis de tal modo que um dispositivo de transmissão de um pedido de investigação reconhecerá uma resposta da investigação. Além de usar um formato comum, outros critérios precisam ser cumpridos. Por exemplo, os dispositivos devem operar próximos o bastante para um dispositivo receber as comunicações sem fio a partir de outro. A Figura 1 ilustra um cenário em que os dispositivos, tais como o dispositivo de computação 110, a câmera 130 e a impressora 134 operam próximos o bastante para trocar as comunicações sem fio.
[00034] Outros critérios também podem determinar se um dispositivo é "visível", de tal forma que o dispositivo poderia ser encontrado por outro dispositivo com a descoberta do dispositivo de acordo com um protocolo. Como exemplo de um critério, ao ser descoberto, um dispositivo sem fio pode ter o seu rádio ligado. De maneira alternativa ou adicionalmente, ao ser descoberto, um dispositivo pode estar operando em um estado em que ele envia ou responde as mensagens de acordo com as porções de descoberta do dispositivo do protocolo.
[00035] Deve-se observar, no entanto, que mesmo que um dispositivo esteja "visível", a transmissão de uma mensagem de descoberta não resulta necessariamente em uma resposta a partir desse dispositivo. Cada dispositivo pode funcionar com um número limitado de canais sem fio ao mesmo tempo. Muitos dispositivos sem fio têm um único rádio, permitindo-lhes transmitir ou receber em um canal sem fio por vez. Assim, a descoberta bem-sucedida requer um dispositivo de busca para descobrir um dispositivo de controle remoto sem fio que está transmitindo em um canal ao mesmo tempo em que o dispositivo remoto tem seu rádio sintonizado para ouvir no mesmo canal. Desse modo, a sequência específica de operações realizadas pelos dispositivos sem fio que estão realizando a descoberta ou são descobertos pode afetar o sucesso da descoberta do dispositivo. O controle de um dispositivo sem fio para transmitir em canais específicos e em momentos específicos, como descrito aqui, pode melhorar as chances de descoberta bem-sucedida.
[00036] Os dispositivos sem fio que funcionam de acordo com um protocolo sem fio ponto a ponto, adaptados para incluir a descoberta, tal como aqui descrito, podem ser implementados de qualquer forma adequada. Uma modalidade de exemplo é fornecida na Figura 2 A Figura 2 ilustra, em alto nível, uma arquitetura para o dispositivo 210 que pode ser operado de modo a formar pares de conexões sem fio ponto a ponto, como as conexões 132 e 136 (Figura 1) de computação. No exemplo da Figura 2, o dispositivo de computação 210 inclui dois rádios, o rádio 250 e o rádio 254. Cada um dos rádios pode ser adaptado para enviar e receber as comunicações sem fio. O rádio 250, por exemplo, pode ser usado para a comunicação sem fio em banda de celular, por exemplo. O rádio 254, por exemplo, pode ser utilizado para formar as conexões de acordo com o protocolo de Wi-Fi, que inclui as conexões ponto a ponto 132 e 136.
[00037] Nesse exemplo, o rádio 250 tem um controle de acesso ao meio (MAC) 252. O endereço MAC pode ser um identificador exclusivo relacionado com o rádio 250 de tal forma que ele pode ser usado para distinguir o rádio 250 do rádio 254 e também a partir de outros dispositivos celulares. Desse modo, o endereço MAC 252 pode ser incluído em pacotes enviados via rádio 250 para indicar que o quadro foi enviado pelo rádio 250 ou pode ser incluído em pacotes dirigidos pelo rádio 250 para indicar que um quadro destina-se ao rádio 250.
[00038] O endereço MAC 252 pode ser atribuído ao rádio 250 de qualquer maneira adequada. Pode ser atribuído, por exemplo, pelo fabricante de rádio 250. Embora, em algumas modalidades, o endereço MAC 252 pode ser atribuído por um transportador de celular ou lido a partir de um módulo pessoal associado a um serviço de celular.
[00039] O rádio 250 pode ser controlado através de software, representado como unidade 240 na Figura 2 Aqui, a unidade 240 inclui uma interface 242 através da qual o sistema operacional 230 pode emitir os comandos para a unidade 240 e através dos quais a unidade 240 pode informar o estado e notificar o sistema operacional 230 dos dados recebidos. A interface 242 pode ser implementada de qualquer modo adequado, incluindo de acordo com um padrão conhecido. Um exemplo de tal padrão conhecido é chamado NDIS, mas esse padrão não é uma crítica para a invenção.
[00040] A interface 242 pode suportar uma série de comandos em um formato que não depende da construção de rádio 250. Pelo contrário, a unidade 240 pode se traduzir os comandos, no formato padronizado de interface 242, em sinais de controle específicos que são aplicados ao rádio 250 Além disso, a unidade 240 pode ser programada para executar determinadas funções de baixo nível associadas à comunicação de celular. Por exemplo, após o recebimento de um pacote, a unidade 240 pode verificar que o pacote está formatado de maneira correta. Se o pacote estiver formatado de maneira correta, a unidade 240 pode controlar o rádio 250 para gerar um reconhecimento. Por outro lado, se o pacote não estiver formatado de maneira correta, a unidade 240 pode controlar o rádio 250 para transmitir uma confirmação negativa.
[00041] Embora a unidade 240, e em alguns casos, o rádio 250 possa realizar automaticamente as funções de baixo nível associadas para estabelecer e manter uma conexão de celular, as funções de nível mais elevado podem ser realizadas sob o controle do sistema ope- racional 230 ou aplicativos 220. Em algumas modalidades, um sistema operacional 230 ou aplicativos 220 podem proporcionar uma interface de usuário, tal que o controle final de comunicação celular é fornecido por um usuário do dispositivo de computação 210.
[00042] Na modalidade ilustrada na Figura 2, o dispositivo de computação 210 também inclui um rádio 254. Embora o rádio 250 possa ser utilizado, por exemplo, para a comunicação celular, o rádio 254 pode ser usado para formar uma ou mais conexões ponto a ponto 132 e 136 ou para a comunicação sem fio com um ponto de acesso em uma rede de infraestrutura.
[00043] O rádio 254 é incorporado no dispositivo de computação 210 com, em geral, a mesma arquitetura que o rádio 250. O rádio 254 está associado a uma unidade 244 que fornece um mecanismo para o sistema operacional 230 para controlar o rádio 254, a unidade 244 tem uma interface 246 através da qual o sistema operacional 230 pode enviar comandos para a unidade 244 e a unidade 244 pode fornecer o estado de funcionamento do sistema 230 de interface 246, como a interface 242, pode haver uma interface normalizada tal que o sistema operacional 230 pode se comunicar com a unidade 244 através de um conjunto semelhante de comandos como são utilizados para controlar a unidade 240. Embora, porque o rádio 254 é usado para implementar as conexões ponto a ponto ou as conexões com um ponto de acesso, a unidade 244 pode responder a comandos diferentes ou adicionais do que a unidade.
[00044] Como uma diferença adicional entre os rádios 250 e 254, o rádio 254 é ilustrado com vários endereços MAC. Em contraste, a rádio 250 inclui um único endereço MAC 252. Aqui, os endereços MAC 256A, 256B e 256C são ilustrados. Vários endereços MAC, por exemplo, podem ser atribuídos por um fabricante de rádio 254 ou os endereços MAC podem ser atribuídos de forma alguma adequada. De ma- neira alternativa, um ou mais dos endereços MAC podem ser atribuídos com base no identificador do usuário do dispositivo de computação 210.
[00045] Ter vários endereços MAC permite que rádio 254 apareça para os dispositivos externos ao dispositivo de computação 210 como várias entidades, cada uma com um endereço MAC separado. Como exemplo, se o dispositivo de computação 210 está se comunicando separadamente como proprietário do grupo em um grupo ponto a ponto em primeiro lugar e como um cliente em um segundo grupo ponto a ponto, podem ser estabelecidas entidades separadas para o proprietário do grupo e o cliente. Os dispositivos externos ao dispositivo de computação 210 podem dirigir os pacotes destinados a serem processados pelo dispositivo de computação 210 como um proprietário do grupo no primeiro grupo, com um primeiro endereço MAC. Os pacotes destinados a serem tratados como um cliente no segundo grupo podem ser abordados com o segundo endereço MAC. Da mesma forma, o dispositivo de computação 210 pode inserir o primeiro endereço MAC em pacotes vindos do proprietário do grupo; os pacotes do cliente podem incluir o segundo endereço MAC.
[00046] Para permitir que o sistema operacional 230 associe suas interações com a unidade 244 específica dessas entidades, interna ao dispositivo de computação 210, cada uma das entidades pode ser representada como uma porta. Assim, o sistema operacional 230 pode enviar comandos ou receber informações sobre o status de cada uma dessas entidades através de uma porta associada a essa entidade.
[00047] Cada uma das portas pode ser configurada para executar as funções apropriadas para o tipo de entidade que a porta representa. Uma modalidade na qual o dispositivo de computação 210 opera de acordo com Wi-Fi Direct, que é aqui utilizada como um exemplo de um protocolo ponto a ponto, um dispositivo que faz parte de um grupo ponto a ponto pode assumir um papel de proprietário de um grupo ou de um cliente. Um proprietário do grupo pode ser necessário, de acordo com um protocolo sem fio, para enviar certos tipos de quadros de ação e responder a outros tipos de quadros de ação em formas específicas. Um dispositivo configurado como um cliente pode enviar diferentes quadros de ação e respostas ou pode enviar os mesmos quadros de ação e respostas em diferentes contextos.
[00048] No entanto, deve-se observar que o proprietário de um grupo e um cliente são apenas dois exemplos dos papéis que o rádio 254 e a unidade 244 podem ser configurados para executar. Como outro exemplo, uma entidade pode ser configurada como um grupo, nem como proprietário nem cliente. Em vez disso, pode ser atribuído a uma entidade um papel como um controlador que gerencia as interações com outros dispositivos para formar um grupo e determinar o papel do dispositivo de computação 210 no grupo.
[00049] Apesar da Figura 2 ilustrar os rádios separados, o rádio 250 e o rádio 254, em modalidades em que as conexões de infraestrutura e as comunicações ponto a ponto operam com o uso dos mesmos canais de frequência, um único rádio pode ser usado. Em tal modalidade, as entidades que desempenham funções associadas à infraestrutura de comunicação e entidades que desempenham funções associadas às comunicações ponto a ponto podem ser implementadas com o mesmo rádio.
[00050] Em algumas modalidades, as funções específicas executadas pelo rádio 254 e os usos específicos feitos de endereços MAC 256A... 256C podem ser controlados por meio de instruções executáveis por computador que podem formar uma porção de unidade 244, ou uma porção do sistema operacional 230. Em algumas modalidades, essas instruções executáveis por computador poderão ser armazenadas em um disco rígido, ou outro tipo de memória do computador den- tro do dispositivo sem fio 210 entanto, deve-se observar que algumas ou todas as funções de controle de rádio 254 podem ser armazenadas como firmware em uma placa de rede que incorpora o rádio 254. Essas instruções podem controlar qualquer função adequada, incluindo as operações que fazem parte da descoberta de um protocolo ponto a ponto.
[00051] Em algumas modalidades, algumas funções podem ser parcialmente implementadas por instruções dentro do sistema operacional 230 e/ou instruções dentro da unidade 244 e/ou instruções que são implementadas em firmware de um cartão de interface de rede. Como um exemplo específico, as instruções que fazem parte do firmware ou parte de unidade 244 podem implementar uma função, tais como a detecção de um pedido de investigação e responder com uma resposta de pesquisa. O rádio pode ser configurado para executar essa função por um comando emitido a partir de um componente do sistema operacional 230. Um componente, como um gerenciador de dispositivos no sistema de operação 230, pode emitir tal comando através da interface 246.
[00052] Os rádios do dispositivo computacional e do controle dos rádios, através de programas são conhecidos na técnica. Assim, o rádio 254 pode ser configurado com o uso de técnicas conhecidas para executar qualquer função adequada. Tal função que pode ser realizada é a descoberta do dispositivo. Em algumas modalidades, as operações de detecção, tal como aqui descritas, podem ser realizadas por um software de controle de um cartão de interface de rede convencional ou como uma atualização do firmware para uma placa de interface de rede. Dessa forma, tais operações podem ser executadas mesmo que não sejam incorporadas em um dispositivo como parte de sua fabricação.
[00053] Em algumas modalidades, um dispositivo sem fio, tais co mo o dispositivo de computação 210, pode ser controlado para efetuar a descoberta do dispositivo de uma forma que é consistente com um protocolo ponto a ponto. Como um exemplo, a descoberta do dispositivo em conformidade com o protocolo de Wi-Fi Direct pode ser realizada.
[00054] Como é conhecido na técnica, o protocolo de Wi-Fi Direct não especifica as ações específicas durante os intervalos específicos de descoberta. De acordo com algumas modalidades, a descoberta de dispositivos como descrito aqui, as ações específicas em intervalos de tempo específicos podem ser especificadas como parte da descoberta do dispositivo. Um dispositivo sem fio, tal como o dispositivo de computação 210, pode ser configurado para funcionar de acordo com esses parâmetros especificados adicionais de descoberta de dispositivo.
[00055] A Figura 3 A ilustra as ações executadas por um dispositivo sem fio, de acordo com esse processo de descoberta de dispositivos. Nesse exemplo, as ações específicas realizadas durante a descoberta não são especificadas como parte do protocolo Wi-Fi Direct. No entanto, as ações propostas durante a descoberta do dispositivo podem ser consistentes com os parâmetros de detecção de dispositivos que são especificados. Como um exemplo específico, o protocolo Wi-Fi Direct pode especificar que, durante a fase de varredura de descoberta, um dispositivo sem fio que procura os dispositivos descobertos poderá dirigir um pedido de investigação em cada um dos três canais sociais, em média uma vez a cada 500 milissegundos.
[00056] A Figura 3 A ilustra uma sequência de temporização para um único dispositivo sem fio durante a varredura. Em algumas modalidades, a sequência de temporização ilustrada pelas figuras 3A, 3B e pela Figura 4 pode ser realizada sob o controle de software, tais como o sistema de operação 230 em um dispositivo de computação. Por conseguinte, vários dispositivos de computação podem ser configurados para realizar as operações de detecção, em conformidade com a sequência de temporização ilustrada. Dois dispositivos, cada um executando as operações de descoberta, de acordo com as sequências de tempo ilustradas, podem descobrir o outro. Nesse exemplo, as operações ilustradas nas Figuras 3A, 3B e na Figura 4, são realizadas por dois dispositivos sem fio no intervalo de comunicação um do outro levará a uma alta probabilidade de que um vai descobrir o outro. Para os exemplos numéricos específicos fornecidos nas Figuras 3A, 3B e na Figura 4, que pode ser elevada a probabilidade superior a 95%, tal como 98%. A probabilidade pode ser calculada com base na porcen-tagem de tempo em um ciclo de varredura que um dos dispositivos estará escutando em um canal específico, enquanto o outro dos dispositivos estará transmitindo no mesmo canal.
[00057] Nesse exemplo, a fase de varredura ilustrada na Figura 3A inclui vários ciclos de varredura. Nesse exemplo, três ciclos de varredura C1, C2 e C3 são ilustrados. No entanto, deve-se observar que o número de ciclos de varredura para uma varredura não é uma limitação da invenção. Em algumas modalidades, mais do que três ciclos de varredura podem ser realizados. Por outro lado, em outras modalidades, menos de três ciclos de varredura podem ser realizados.
[00058] O número de ciclos de varredura em uma varredura pode afetar o valor máximo de tempo gasto em uma varredura. A potência consumida por uma varredura também pode aumentar em proporção com o número de ciclos de varredura realizados. No entanto, a probabilidade de que um dispositivo detectável seja descoberto durante uma varredura aumenta com o número de ciclos de varredura. No exemplo ilustrado na Figura 3A em que a realização de um ciclo de varredura produz uma probabilidade de 98% de detecção de dispositivo, a realização dois ciclos os resultados da varredura tem uma probabilidade de 99,96% de detecção de dispositivos. A realização de três ciclos de varredura resulta em uma probabilidade de 99,992% de descoberta de dispositivo.
[00059] Em alguns cenários, um usuário de um dispositivo sem fio pode enfrentar desempenho desejável de ter uma fase de varredura relativamente curto, mesmo que uma pequena porcentagem do tempo de um dispositivo sem fio detectável não é descoberto. Tal cenário pode existir, por exemplo, para um dispositivo sem fio que se conecta a outros dispositivos sem fio que são visíveis para o usuário. Em tal cenário, um usuário pode inserir um comando a um dispositivo sem fio para procurar, e, por fim, conectar-se, apenas um dispositivo sem fio está disponível quando o usuário pode ver um dispositivo de controle remoto sem fio. Nesse cenário, o usuário pode esperar que o dispositivo sem fio responda prontamente a um comando para descobrir e co-nectar-se ao dispositivo de controle remoto sem fio e, portanto, pode experimentar a frustração ou insatisfação com o funcionamento do dispositivo sem fio a partir da duração da fase de varredura. Nos casos em que o dispositivo remoto, embora disponível, não seja descoberto durante a fase de varredura relativamente curta, o usuário pode introduzir o comando para executar uma varredura novamente. Um dispositivo sem fio que opera em um cenário como esse pode proporcionar uma maior satisfação do usuário se ele estiver configurado para executar uma fase de varredura curta, por exemplo, com o uso de apenas um ciclo de varredura.
[00060] Em outros cenários, o usuário pode não estar satisfeito com o desempenho de um dispositivo de computação se não conseguir descobrir um dispositivo de controle remoto sem fio que pode ser descoberto. Tal cenário, por exemplo, pode existir quando um usuário gostaria que o dispositivo sem fio se conectasse a um dispositivo de controle remoto sem fio, sempre que disponível, mas o usuário pode não ter informações indicando se ou não um dispositivo sem fio de controle remoto é detectável. Por exemplo, um usuário de um dispositivo de computação sem fio pode experimentar a frustração ao perceber que outros usuários de outros dispositivos de computação sem fio estão acessando um serviço através de um dispositivo remoto descoberto, mas o dispositivo de computação sem fio do usuário não foi descoberto e, portanto, se conecta ao serviço. Em tal cenário, o dispositivo de computação sem fio pode ser configurado para executar dois ou mais ciclos de varredura.
[00061] Independente do número de ciclos de varredura realizados, cada um dos ciclos de varredura pode ter o mesmo formato. No exemplo ilustrado na Figura 3A, cada um dos ciclos de varredura C1, C2 e C3 pode ter uma duração fixa. Nesse exemplo, a duração de cada ciclo de varredura é de cinco segundos. Essa duração pode ser selecionada como sendo uma fração de um ciclo de varredura convencional. Como um exemplo específico, a duração de cada ciclo de varredura pode ser selecionada para ser cerca de metade da duração de um ciclo de varredura convencional. No entanto, deve-se observar que a duração de cada um dos ciclos de varredura não é crítica para a invenção, e cada ciclo de varredura pode ter qualquer duração adequada.
[00062] Independente da duração, cada um dos ciclos de varredura pode ser dividido no mesmo número de intervalos. Nesse exemplo, cada um dos ciclos de varredura está dividido em vários intervalos, cada um dos quais tem a mesma duração. Nesse exemplo, cada um dos intervalos tem uma duração de 500 milésimos de segundo. Por conseguinte, a Figura 3A mostra que 2 um ciclo de varredura C2 dividido em intervalos de I2,1, I2,2, I2,3,... I2,N.
[00063] Nesse exemplo, um dos intervalos é designado como um intervalo de varredura estendida. Na Figura 3A, intervalo I2,N é designado como o intervalo de varredura estendida. No exemplo ilustrado, aquele específico dos intervalos designados como o intervalo de varredura estendida pode ser selecionado de maneira aleatória. Por conseguinte, a Figura 3B, que ilustra o formato de um ciclo de varredura posterior, ciclo C3, mostra um diferente dos intervalos designados como o intervalo de varredura estendida. No exemplo da Figura 3B, ciclo C3, dividido em intervalos I3,1, I3,2, I3,3,... I3,N.O intervalo I3,2 tem sido designado como o intervalo de varredura estendida. No entanto, deve-se observar que, porque o intervalo designado como o intervalo alargado de varredura é selecionado de maneira aleatória, em qualquer ciclo de varredura, qualquer um dos intervalos pode ser designada como o intervalo alargado de varredura.
[00064] Em cada um dos intervalos de um ciclo de varredura, um dispositivo sem fio que executa a descoberta do dispositivo pode digitalizar vários canais. Os canais específicos digitalizados podem depender da designação do intervalo. Em alguns protocolos, o espectro de frequência utilizado para as comunicações sem fio pode ser dividido em vários canais de diferentes tipos. Um primeiro tipo de canal pode ser utilizado, em geral, para a formação de conexões entre os dispositivos. Um segundo tipo de canal pode ser referido como um canal social. Os canais sociais podem ser designados como os canais para serem preferencialmente usados para dispositivos que tentam descobrir o outro. De acordo com alguns protocolos, os canais designados como canais sociais não podem ser utilizados para a formação de conexões entre os dispositivos.
[00065] De acordo com a implementação de uma fase de varredura ilustrada nas Figuras 3A e 3B, a varredura durante o intervalo de varredura estendida pode acarretar na visita de um ou mais dos canais do primeiro tipo. Nesse contexto, uma visita a um canal pode implicar na transmissão de uma mensagem de descoberta naquele canal e na espera para determinar se um dispositivo remoto respondeu à mensa- gem de descoberta.
[00066] O número de canais do primeiro tipo visitado durante um intervalo prolongado de varredura não é crítica para a invenção, e pode depender do número de canais definidos para o protocolo específico ponto a ponto em uso. Em algumas modalidades, o intervalo alargado de varredura pode incluir visitar cada canal do primeiro tipo. Embora, em alguns protocolos, alguns canais podem ser designados como a varredura de canais ativos e outros podem ser designados como a varredura de canais passivos. Um dispositivo que opera de acordo com esse protocolo poderá dirigir um pedido de in-vestigação em um canal designado como um canal de varredura ativo. No entanto, o protocolo pode proibir a transmissão de mensagens de solicitação de investigação em canais designados como canais de varredura passiva. Para a descoberta, de acordo com um protocolo que designa os canais como a varredura de canais ativos e canais de varredura passiva, a exploração durante um intervalo de varredura estendida pode implicar visitar o varredura de canais somente ativos.
[00067] O número de canais de varredura ativos visitados durante um intervalo de varredura estendida não é crítico para a invenção. Embora, em algumas modalidades, todos os canais de varredura ativa possam ser visitados pelo menos uma vez durante um intervalo de varredura estendida. Em algumas modalidades, cada canal de varredura ativa pode ser visitado mais de uma vez durante um intervalo prolongado. No entanto, o número de vezes que cada canal de varredura ativa é visitado durante um intervalo prolongado de varredura também não é crítico para a invenção.
[00068] A duração de uma "visita" para um canal não é crítica para a invenção e pode depender do protocolo de ponto a ponto que está sendo usado. Por exemplo, um protocolo pode fixar um prazo máximo de resposta a uma mensagem de solicitação de investigação. Esse tempo pode ditar a duração de uma visita a um canal. Por exemplo, o protocolo Wi-Fi Direct pode especificar que um dispositivo que recebe um pedido de investigação vai responder dentro de um prazo que permite que um dispositivo de envio de um pedido de investigação para receber a resposta dentro de 20 milissegundos. Em tal cenário, a duração de uma visita pode ser de 20 milésimos de segundo. No entanto, deve-se reconhecer que qualquer duração adequada de uma visita pode ser aplicada.
[00069] O tempo das visitas aos canais dentro do intervalo de varredura estendida também não é crítico para a invenção. Em algumas modalidades, os canais podem ser visitados em ordem aleatória em momentos aleatórios no intervalo de varredura estendida. No entanto, em outras modalidades, os canais podem ser visitados em uma ordem predeterminada, que é a mesma em cada intervalo de varredura estendida. As visitas podem ser sequenciais ou separadas por qualquer período de tempo adequado.
[00070] Durante cada intervalo que não é designado como um intervalo de varredura prolongada, o dispositivo que realiza a varredura de acordo com o cronograma das Figuras 3 A e 3B pode visitar os canais do segundo tipo. Em algumas modalidades, durante cada um dos intervalos de um ciclo, com exceção do intervalo de varredura mais detalhada, um dispositivo pode visitar cada canal social. As visitas aos canais sociais podem ocorrer em qualquer ordem adequada, com qualquer momento apropriado. Também qualquer número adequado de visitas a cada canal social pode ocorrer durante cada intervalo. No entanto, a Figura 4 ilustra um exemplo do padrão de visitas, de acordo com algumas modalidades.
[00071] A Figura 4 ilustra dois intervalos sucessivos, os intervalos de 12 e 13 No exemplo da Figura 4, o protocolo especifica três canais sociais, designados como CH1, CH6 e CH11. Embora, deve ser considerado que qualquer número adequado de canais sociais pode ser designado de acordo com um protocolo.
[00072] Nesse exemplo, cada um dos intervalos inclui uma visita para cada um dos canais sociais. A visita V2,1 ilustra uma visita ao canal sociais CH1 durante o intervalo I2. Da mesma forma, a visita V2,6 e V2,11 representam as visitas a canais sociais CH6 e CH11, respectivamente, durante o intervalo I2. As visitas V3,1, V3,6 e V3,11 representam visitas aos canais sociais CH1, CH6 e CH11, respectivamente, durante o intervalo I3.
[00073] Na modalidade ilustrada, a partir do intervalo a intervalo de tempo, o tempo entre as visitas para o mesmo canal varia. Na modalidade ilustrada na Figura 4 este tempo varia de forma aleatória. Por exemplo, a Figura 4 ilustra que o tempo entre as visitas ao canal sociais CH1 nos intervalos sucessivos I2 e eu I3 é R1. Da mesma forma, o tempo entre as visitas sucessivas canal sociais CH6 tempo é R6. O tempo entre as visitas sucessivas aos canais sociais CH11 é um tempo de R11. Como pode ser visto, os tempos de R1, R6 e R11 são diferentes. Nesse exemplo, a diferença em tempos surge porque o tempo de cada uma das visitas no intervalo I3 é selecionado de maneira alea-tória em relação a uma visita para o mesmo canal no intervalo anterior, o intervalo de I2.
[00074] Embora o tempo entre as visitas sucessivas para o mesmo canal social é selecionado de maneira aleatória, a seleção é feita de uma forma que fornece uma média, a frequência de visitas a cada um dos canais sociais que equivale a uma frequência predeterminada. A frequência de visita pode ser predeterminada com base em um protocolo ponto a ponto. Por exemplo, o protocolo ponto a ponto pode especificar que cada canal social é visitado, em média a cada 500 milis- segundos. No entanto, a frequência de visita específica não é crítica para a invenção.
[00075] A abordagem específica para selecionar os tempos de visita para obter a frequência de visita também desejada não é crítica para a invenção. No entanto, em algumas modalidades, as visitas para cada canal social, em um intervalo pode ser selecionado a partir de um intervalo de tempo que é um tempo fixo, depois da visita para o mesmo canal no intervalo anterior. Como um exemplo específico, o tempo R1 pode ser determinado através da identificação de um intervalo de tempo entre 400 milissegundos e 500 milissegundos após o início da visita V2,1. Ao selecionar uma vez a partir desta faixa de acordo com a distribuição uniforme, o espaçamento médio entre as visitas sucessivas ao canal social CH1 pode ser de 450 milissegundos. Quando outra vez durante um ciclo de varredura, como o tempo no intervalo de varredura estendida quando nenhuma visita ao canal social está programada é considerada, e cada canal social pode ser visitado em um ritmo desejado. Essa taxa pode ter qualquer valor numérico específico, e o início e/ou o final do intervalo de tempo a partir do qual a hora programada visita é selecionado pode ser ajustado para produzir qualquer taxa média desejada de visitas a cada um dos canais sociais.
[00076] Na modalidade ilustrada, a taxa média de visitas a cada um dos canais sociais é o mesmo. Assim, embora os tempos R6 e R11 possam ser diferentes, entre os intervalos I2 e I3 cada um dos tempos R6 e R11 pode ser selecionado da mesma forma como o tempo R1, porque embora cada um é selecionado de maneira aleatória a partir de um intervalo, o tempo entre as visitas sociais canais pode variar de um canal para outro, a partir de intervalo ao intervalo dentro de um ciclo de varredura e em todos os ciclos de varredura.
[00077] As Figuras 3A, 3B e Figura 4 ilustram os tempos durante uma varredura no qual um dispositivo sem fio que procuram descobrir um dispositivo de controle remoto sem fio transmite os pedidos de in- vestigação. Os períodos de tempo durante os quais o dispositivo está atendendo as solicitações de investigação transmitidas por dispositivos remotos não são indicados expressamente. No entanto, em algumas modalidades, um dispositivo sem fio que executa uma varredura pode escutar as solicitações de investigação em uma ou mais vezes durante um ciclo de varredura, quando não está visitando qualquer um dos canais. Em algumas modalidades, um dispositivo que executa uma varredura pode escutar as solicitações de investigação em todos os momentos em que não é uma visita a um canal. No entanto, em outras modalidades, o dispositivo sem fio pode escutar os pedidos de investigação apenas durante uma parte do tempo quando não está visitando os canais. Em conjunto com essa abordagem, o dispositivo sem fio pode desligar o seu rádio para economizar energia quando não visitar um canal ou escutar as solicitações de investigação. No entanto, o momento específico de ouvir intervalos, e se o dispositivo sem fio desligar o seu rádio para poupar energia, não são críticos para a invenção.
[00078] As Figuras 5A e 5B ilustram um método 500 em que um dispositivo sem fio pode operar para implementar uma varredura, conforme ilustrado nas Figuras 3A, 3B e na Figura 4. Nesse exemplo, o método começa no bloco 500, onde o dispositivo 510 recebe um gatilho, fazendo com que ele inicie a descoberta. O gatilho pode ser qualquer evento adequado, incluindo a entrada do usuário expresso na forma de um comando direcionando o dispositivo para descobrir os dispositivos remotos sem fio disponíveis para uma conexão ponto a ponto. Porém, em outros cenários, o gatilho pode ser a entrada do usuário implícito.
[00079] Como exemplo de entrada do usuário implícito, um usuário pode entrada para um dispositivo de computação de um comando para executar uma função que envolve a interação com um dispositivo de controle remoto sem fio. Em resposta a tal comando, o dispositivo de computador pode dar início à descoberta do dispositivo para determinar se uma conexão ponto a ponto pode ser formada para tal dispositivo. No entanto, deve-se observar que outros mecanismos podem ser usados na descoberta de gatilho, incluindo acontecimentos aleatórios ou periódicos. Por conseguinte, deve ser observado que o evento específico que desencadeia a descoberta, no bloco 510 não é crítico para a invenção.
[00080] Independente do gatilho específico que inicia a descoberta do dispositivo, o método 500 pode passar para o bloco 512 No bloco 512, o dispositivo pode selecionar de maneira aleatória um tempo de varredura estendida. A seleção de um tempo de varredura estendida pode implicar selecionar um de uma pluralidade de intervalos de um ciclo de varredura, durante os quais uma varredura detalhada pode ser realizada. Qualquer técnica adequada para fazer uma seleção aleatória pode ser utilizada. Nesse contexto, a seleção aleatória não precisa de se basear em uma quantidade estatisticamente aleatória. Pelo contrário, a seleção aleatória realizada no bloco 512 pode simplesmente obter um tempo que varia de ciclo para ciclo, e não está correlacionada com os tempos que podem ser selecionados em dispositivos remotos que podem igualmente realizar uma varredura detalhada.
[00081] Independente do modo em que o tempo de varredura estendida estiver selecionado, o processamento segue para início de ciclo 520. O início de ciclo 520 representa o início do processamento que é executado para cada um dos vários intervalos em um ciclo de varredura. O processamento em tal ciclo pode ser realizado para cada canal social a ser visitado como parte da varredura.
[00082] Para um canal social selecionado, o processamento prossegue para o bloco 522. No bloco 522, um tempo para uma visita ao canal social é selecionado. Nesse exemplo, o tempo para uma visita é selecionado de maneira aleatória, em relação a uma visita para que o canal social no intervalo anterior.
[00083] O tempo de visita para o canal social pode ser selecionado de maneira aleatória, conforme descrito acima em conexão com a Figura 4. Essa abordagem pode ser apropriada para cada intervalo após o primeiro. Para o primeiro intervalo de tempo, o tempo de visita pode ser selecionado de qualquer maneira adequada, incluindo de maneira aleatória. Da mesma forma, para um intervalo de, na sequência de um prolongado intervalo de varredura do tempo para uma visita a um canal social pode ser selecionado de qualquer maneira adequada, incluindo de maneira aleatória, em vez de um tempo aleatório depois de uma visita em um intervalo antes. No entanto, deve-se observar que em qualquer intervalo de tempo, o tempo de uma visita a um canal social pode ser selecionado de qualquer maneira adequada, de modo a proporcionar um tempo desejado entre as visitas ao canal social. Independente da forma em que o tempo para uma visita ao canal social é selecionado, o processamento pode prosseguir para o bloco de decisão 524 No bloco de decisão 524, 500 método pode loop de volta ao bloco de decisão 524 através do bloco 523, se o horário agendado para o canal visita não tenha sido atingido. No bloco 523, o dispositivo sem fio método de execução pode ser 500 ouvindo solicitações de investigação a partir de dispositivos remotos. O dispositivo sem fio pode estar a ouvir em um ou mais canais. Em algumas modalidades, cada dispositivo pode ser atribuído um canal de origem. Ouvir no bloco 523 pode implicar ouvir no canal inicial do dispositivo. O canal de origem pode ser de um dos canais sociais. De maneira alternativa, o canal de origem pode ser um canal de varredura ativa. Se o canal de origem não for um canal de varredura ativa, o dispositivo pode escutar em outro canal que é um canal de varredura ativa. Embora não seja ilustrado na Figura 5A, se escuta no bloco 523 detectar um pedido de investigação, o pedido de investigação pode ser processado. O tratamento po- de envolver a identificação do dispositivo que enviou o pedido de investigação e responder a ela. O processamento do pedido de investigação, em alternativa ou adicionalmente, pode implicar o tratamento do dispositivo de envio, como foi descoberto. O dispositivo pode ser avaliado como descrito a seguir em conexão com o bloco 534 ou em qualquer outra forma adequada.
[00084] Quando o tempo programado para uma visita a um canal social é alcançado, o método 500 pode ramificar a partir do bloco de decisão 524 para o bloco 530. Uma visita ao canal social pode implicar na transmissão de um ou mais pedidos de investigação e escutar uma resposta da investigação.
[00085] Por conseguinte, no bloco 530, uma mensagem de descoberta pode ser transmitida no canal social selecionado. De acordo com algumas modalidades, a mensagem de descoberta pode ser um pedido de investigação. Nesse exemplo, a descoberta de uma única mensagem é transmitida no bloco 530. Embora, em outras modalidades, várias mensagens de identificação podem ser transmitidas.
[00086] Independente do número e do formato das mensagens de identificação transmitidas, o método 500 pode prosseguir para o bloco de decisão 532 se for detectada uma resposta à mensagem de descoberta, o método 500 pode ramificar em um bloco de decisão 532 No bloco 534, um dispositivo que enviou a resposta da investigação detectou pode ser identificado. O dispositivo de identificação pode depois ser relatado.
[00087] O relato de um dispositivo, no bloco 534 pode ocorrer de qualquer maneira adequada, e o processamento específico, no bloco 534 pode depender da natureza do dispositivo sem fio 500 executar o método, por exemplo, em modalidades em que o método está a ser executadas 500 por um dispositivo de computação sem fio, em resposta a uma solicitação do usuário para exibir os dispositivos remotos sem fio disponíveis para uma conexão, informando o dispositivo no bloco 534 pode implicar apresentando ao usuário uma indicação do dispositivo sem fio descoberto. Em outras modalidades, o relato no bloco 534 pode implicar armazenar um registro do dispositivo ou tomar qualquer outra ação apropriada.
[00088] Por outro lado, se a resposta não for detectada no bloco de decisão 532, o método 500 pode prosseguir para o bloco de decisão 540 No bloco de decisão 540, o método 500 pode voltar, dependendo de se tempo em que o dispositivo sem fio irá esperar por uma resposta a um pedido de investigação expirou. Esse tempo pode ser com base no tempo de espera para uma visita, que pode definir a duração total de uma visita a um canal. Esse tempo pode ser determinado em qualquer forma adequada e pode ser especificado como um parâmetro de um protocolo ponto a ponto. Por exemplo, de acordo com alguns protocolos, um dispositivo pode esperar por 20 milissegundos para uma resposta a um pedido de investigação.
[00089] Independente da duração específica do período de tempo limite, se o tempo não expirou, o método 500 pode voltar do bloco de decisão 540 para o bloco de decisão 532 No bloco de decisão 532, o método de execução do dispositivo 500 pode determinar se uma nova resposta ao pedido de investigação transmitida no bloco 530 foi recebida.
[00090] Por outro lado, se o período de tempo limite expirou durante o processamento de bloco de decisão atinge 540, 500 método pode ramificar de bloco de decisão 540 a 542, bloco de decisão Quando o processamento atinge bloco de decisão 542, uma visita ao canal social selecionado foi concluída. Se mais canais sociais continuam a ser visitados, o método 500 volta ao bloco de decisão 542 para início de ciclo 520, onde o canal seguinte social é selecionado e processado.
[00091] Por outro lado, se não houver mais canais permanecem sociais para a transformação na repetição do ciclo de varredura representada na Figura 5A, o método 500 pode ramificar a partir do bloco de decisão 542 para o bloco de decisão 544. No bloco de decisão 544, o processo 500 pode ramificar, dependendo de se o tempo selecionado para um intervalo de varredura estendida foi alcançado ou não. Se assim for, o método de 500 se ramifica a partir do bloco de decisão 544 para executar o subprocesso 550 (Figura 5B). Por outro lado, se não tiver alcançado o tempo de um intervalo de varredura de tempo, o método 500 se ramifica a partir do bloco de decisão 544 para o bloco de decisão 546.
[00092] No bloco de decisão 546, o método 500 pode novamente se ramificar, dependendo se o processamento para o ciclo de leitura foi realizado. Se o ciclo de varredura não foi concluído, o método de 500 volta para início de ciclo 520, onde o processamento para outro intervalo de varredura é iniciado. Por outro lado, se o ciclo de leitura foi realizado, o método 500 pode ramificar a partir do bloco de decisão 546 para o fim.
[00093] No exemplo da Figura 5A, um único ciclo de varredura é realizado. No entanto, deve-se observar que, em algumas modalidades, vários ciclos de varredura podem ser realizados como parte de uma varredura. Em tais modalidades, embora não ilustrado na Figura 5A, em vez de terminar depois de bloco de decisão 546, o método 500 volta para o bloco 510, onde um novo ciclo de varredura pode começar.
[00094] A Figura 5B representa um subprocesso 550 que pode ser realizado durante um intervalo de varredura estendida. O subprocesso 550 começa no início de ciclo 552. Nesse exemplo, o início de ciclo 552 é o começo de um ciclo realizado para cada canal de varredura ativa em uso. No entanto, deverá ser observado que um ciclo de varredura estendida não é necessário realizar a varredura em cada pos- sível canal de varredura ativa o circuito iniciado no início de ciclo 552 pode ser realizado através de qualquer número adequado de canais de varredura ativa.
[00095] A partir de início de ciclo 552, o subprocesso 550 continua para o bloco 554. No bloco 554, o dispositivo sem fio que executa o subprocesso 550 pode transmitir uma mensagem de descoberta no canal de varredura ativa selecionado. Qualquer formato adequado de uma mensagem de descoberta pode ser transmitido no bloco 554. O formato pode ser a mesma que transmitida no bloco 530. Embora, diferentes ou adicionais formatos de mensagens podem ser transmitidos no bloco 554, conforme a invenção não é limitada a este respeito.
[00096] A partir do bloco 554, o subprocesso 550 continua para o bloco de decisão 560. No bloco de decisão 560, o subprocesso 550 se ramifica, dependendo se uma resposta à mensagem de descoberta foi detectada. Se tiver sido detectada uma resposta, o subprocesso 550 se ramifica a partir do bloco de decisão 550 para o bloco 562. No bloco 562, o dispositivo de transmissão da resposta detectada no bloco de decisão 560 pode ser identificado. Qualquer processamento adequado pode ser utilizado para identificar o dispositivo, incluindo a informação a partir da mensagem recebida como resposta à leitura. Essa informação pode ser usada para relatar o dispositivo. O processamento no bloco 562 pode ser realizado de qualquer modo adequado, incluindo como descrito acima em conexão com o bloco 534.
[00097] Independente do modo em que o dispositivo descoberto é relatado, o processamento pode prosseguir a partir do bloco 562 para o bloco de decisão 580. No bloco de decisão 580, o subprocesso 550 pode se ramificar, dependendo se a varredura de canais mais ativos continua a ser visitada. Se assim for, o subprocesso 550 pode volta para início de ciclo 552, onde o próximo canal ativo é selecionado a partir de processamento. Por outro lado, quando todos os canais de varredura ativos foram processados como parte de subprocesso 550, o subprocesso 550 pode ramificar a partir do bloco de decisão 580 para o bloco de decisão 546 (Figura 5A), onde a varredura pode completar ou voltar para um intervalo mais longo.
[00098] Por outro lado, se, uma resposta não for detectada no bloco de decisão 560, o subprocesso 550 pode continuar para o bloco de decisão 570, o subprocesso 550 pode se ramificar novamente, dependendo se o dispositivo tem esperado para uma resposta à mensagem de descoberta transmitida no bloco 554 por mais que o tempo de permanência de uma visita a um canal de varredura ativa. Se não, o sub- processo 550 pode executar um loop de volta ao bloco de decisão 560, onde um ciclo é novamente feito para uma resposta à mensagem de descoberta.
[00099] Em contrapartida, se o período de tempo limite foi atingido, o subprocesso 550 continua para o bloco de decisão 580 para o processamento como descrito acima.
[000100] As Figuras 5A e 5B ilustram o processamento que pode ser executado por um ou mais dispositivos que procuram localizar os dispositivos sem fio remoto. Os dispositivos sem fio podem realizar o processamento diferente ou adicional para auxiliar na descoberta. Em algumas modalidades, por exemplo, um dispositivo de ponto a ponto que já aderiu a um grupo e está funcionando como um proprietário do grupo pode transmitir periodicamente as mensagens que podem auxiliar na descoberta de outros dispositivos que grupo ou dispositivo. Por exemplo, um dispositivo que executa a descoberta de acordo com o método de 500 pode detectar tal transmissão enquanto escuta no bloco 523. Em algumas modalidades, cada grupo proprietário pode transmitir as mensagens periódicas no canal que está utilizando para se comunicar com outros membros do grupo. Essas mensagens podem servir para anunciar a presença do grupo de propriedade e pode ter qualquer formato adequado, incluindo o formato de mensagens transmitidas no bloco 530 (Figura 5A) ou bloquear 554 (Figura 5B). No entanto, as mensagens transmitidas por um proprietário do grupo pode ter um formato diferente. Independente disso, essas mensagens pode auxiliar no processo de descoberta, permitindo que um dispositivo remoto para detectar o proprietário do grupo, como resultado de receber uma mensagem.
[000101] A técnica de transmissão de mensagens de anúncio sobre o canal utilizado pelo proprietário de um grupo para facilitar a descoberta pode ser adequada em algumas circunstâncias. Especificamente, se o proprietário do grupo está operando em um canal designado como um canal de varredura passiva, as transmissões de mensagens que servem para anunciar a presença do proprietário do grupo para ajudar na descoberta podem ser proibidas de acordo com o protocolo utilizado para a comunicação ponto a ponto. A Figura 6 ilustra um método pelo qual o proprietário de um grupo pode funcionar para anunciar sua presença, respeitando um protocolo que proíbe a transmissão de tais anúncios em um canal de varredura passiva.
[000102] O método 600 começa no bloco de decisão 610 No bloco de decisão 610, o método 600 se ramifica, dependendo se o dispositivo sem fio 600 do método de execução está operando em um canal de varredura passiva. Se não, o método 600 se ramifica a partir do bloco de decisão 610 para o bloco 630. No bloco 630, o dispositivo executa o método 600 e transmite uma mensagem formatada como um anúncio do dispositivo sem fio configurado como proprietário do grupo. Tal mensagem pode ter qualquer formato adequado e pode ser feita de acordo com um protocolo em uso pelo proprietário do grupo ponto a ponto.
[000103] Quando o dispositivo está operando em um canal de varredura passiva, o método 600 pode ramificar de bloco de decisão 610 para o subprocesso 620. No subprocesso 620, o dispositivo pode executar as etapas de um processo para sinalizar a outros dispositivos em seu grupo que está entrando um modo de economia de energia. As etapas específicas realizadas no subprocesso 620 não são críticas para a invenção e podem ser realizadas de acordo com um protocolo conhecido. Por exemplo, o protocolo Wi-Fi Direct especifica as mensagens pelas quais o proprietário de um grupo pode sinalizar outros dispositivos que estarão disponíveis para as comunicações, por um período de tempo. Tal subprocesso está incluído no protocolo para permitir que o proprietário do grupo, de tempos a tempos, entre em um modo de economia de energia em que o seu rádio está desligado. Ao operar em tal modo de baixa energia com o seu rádio desligado, o proprietário do grupo não se comunica com outros dispositivos no seu grupo. Na ausência de tal modo de economia de energia por um longo período sem comunicação, pode-se interpretar pelos dispositivos como significando que o proprietário do grupo já não está operando como um proprietário do grupo, de tal forma que o grupo é dissolvido. Porém, quando o modo de economia de energia é usado, outros dispositivos do grupo não interpretam a falta de comunicação do proprietário do grupo como uma indicação de que o grupo foi dissolvido.
[000104] No método 600, a execução das etapas para entrar em um modo de baixa energia em subprocesso 620 é utilizada para fins aderentes. Nesse exemplo, o subprocesso 620 é um exemplo de um mecanismo pelo qual o proprietário do grupo pode alertar os dispositivos remotos que não irão se comunicar normalmente, mas, mais tarde, irão retomar para a comunicação normal.
[000105] Por conseguinte, seguindo subprocesso 620, o proprietário do grupo método 600 de execução pode deixar de se comunicar em seu canal normal. No bloco 622, as comunicações no canal normal utilizado pelo proprietário do grupo são temporariamente finalizadas quando o aparelho se o seu rádio para um canal de varredura ativa. Em modalidades em que o dispositivo método 600 de execução tem uma única rádio ou, por algum outro motivo, suporta as comunicações em um único canal no momento, a mudança para um canal de varredura ativa no bloco 622 encerra a comunicação no canal de varredura passiva que o dispositivo sem fio foi utilizado para a comunicação entre outros dispositivos em um grupo. Embora, como um resultado da execução do subprocesso 620, a cessação em comunicação no canal de varredura passiva não dissolve o grupo.
[000106] No entanto, porque o dispositivo é configurado para comunicação em um canal de varredura ativa, pode transmitir mensagens de anúncio nesse canal. No bloco 624, o dispositivo formata uma mensagem de anúncio para a transmissão no canal de varredura ativa. Nesse caso, o anúncio, além de indicar a informação sobre o dispositivo ou o grupo, indica que o dispositivo está a utilizar um canal de varredura passiva para comunicação normal entre o grupo. Também poderá ser indicado o canal varredura passiva específica em que o grupo está em funcionamento. Qualquer formato de mensagem adequada pode ser usado para representar esta informação de anúncio.
[000107] Independente do formato da mensagem configurada, no bloco 624, o método 600 pode passar para o bloco 630, onde a mensagem é transmitida. Após a transmissão do anúncio, a Figura 6 mostra que o método 600 termina. No entanto, deve-se observar que o anúncio pode ser transmitido várias vezes, ou pode ser realizada antes que quaisquer outras ações do subprocesso 600 sejam encerradas.
[000108] O processamento conforme descrito acima pode ser utilizado para apoiar quaisquer funções adequadas que podem ser realizadas por um dispositivo sem fio. Essas funções podem ser realizadas em resposta à entrada do usuário direto, a entrada do usuário direto ou em resposta a quaisquer condições adequadas. A Figura 7A ilustra um exemplo de uma situação em que um método de detecção, tal como descrito acima pode ser acionado.
[000109] A Figura 7A ilustra uma interface de usuário 700. A interface de usuário 700 pode ser apresentada em um visor de um dispositivo de computação sem fio, tais como dispositivo de computação 110 (Figura 1). Nesse exemplo, a interface de usuário 700 é gerada por um componente de um sistema de funcionamento do dispositivo de computação. Especificamente, nesse exemplo, a interface de usuário 700 é gerada por um componente de gerenciamento de dispositivo dentro do sistema de operação de um dispositivo de computação.
[000110] A interface do usuário 700 inclui um controle de 710, através da qual um usuário pode introduzir um comando que aciona o dispositivo de computação para iniciar uma varredura, como descrito acima. Nesse exemplo, o controle de 710 pode ser acessado por um usuário quando um usuário está tentando se conectar a um dispositivo sem fio.
[000111] No estado mostrado, a interface de usuário 700 não descreve quaisquer dispositivos sem fio disponíveis para a conexão. A interface do usuário 700 é ilustrada na Figura 7A em estado antes da descoberta, tal como descrito acima é realizado.
[000112] A Figura 7B ilustra a interface de usuário 700 depois que a descoberta do dispositivo foi realizada. Nesse exemplo, a interface de usuário 700 contém uma lista de dispositivos encontrados 720 durante uma varredura. Nesse exemplo, a interface de usuário 700 contém os ícones 722, 724 e 726, cada um que indica um dispositivo encontrado durante uma varredura. Em modalidades em que uma varredura é executada de acordo com o diagrama de temporização ilustrado em conexão com as Figuras 3 A e 3B e Figura 4, a lista 720 dos dispositi- vos pode ser gerada em um tempo que é percebido pelo usuário para ser relativamente curto. Embora o período de tempo necessário para o dispositivo de computação para gerar a lista de dispositivos encontrados 720 através da descoberta de dispositivo pode ser ditada fortemente pelo tempo das operações durante a descoberta do dispositivo, o usuário pode visualizar uma resposta lenta como uma indicação de mau desempenho do dispositivo de computação ou o sistema operacional. Por outro lado, uma resposta rápida pode conduzir a uma boa impressão do desempenho do dispositivo de computação, ou o seu sistema operacional.
[000113] A descoberta de dispositivos, tal como descrito acima pode ser realizada de forma relativamente rápida, com o uso de um número relativamente pequeno de ciclos de varredura ou de ciclos de varredura de duração relativamente curta. Como um exemplo específico, pode ser usado um único ciclo de varredura de 5 segundos e que permite que um gerenciador de dispositivo apresente a lista de 720 em menos de 5 segundos.
[000114] Conforme descrito acima, a descoberta de que o dispositivo inclui um único ciclo de varredura pode ter uma relativamente elevada a probabilidade de descobrir qualquer dispositivo disponível. No entanto, uma troca por um tempo relativamente rápido pode ser que, em alguns casos, não há dispositivos são descobertos, apesar de um dispositivo detectável estava presente. Por conseguinte, em algumas modalidades, o gerenciador de dispositivo gerador de interface de usuário 700 pode ser configurado para responder a realização de uma varredura sem descobrir um dispositivo. Em algumas modalidades, um ciclo de varredura posterior pode ser realizado. Em outras modalidades, depois de completar uma varredura sem descobrir todos os dispositivos, uma fase de busca pode ser realizada. A fase de busca pode ser realizada com o uso de técnicas que são conhecidas na técnica ou qualquer outro processamento adequado.
[000115] Embora, em algumas modalidades, após a conclusão de uma fase de varredura relativamente curta sem descobrir nenhum dispositivo, o usuário pode ser alertado e ter a possibilidade de digitalizar novamente. A Figura 7C ilustra uma interface gráfica do usuário que pode ser apresentado por um gerente de dispositivo após a conclusão de uma fase de varredura, sem identificar qualquer dispositivo. Nesse exemplo, a interface de usuário 700 inclui uma notificação 730, informando ao usuário que a varredura foi concluída sem identificar todos os dispositivos disponíveis. Além disso, a interface do usuário 700, na configuração ilustrada na Figura 7C, inclui um controle de 732 que permite que o usuário contribua para realizar outra varredura. Nesse exemplo, a entrada do usuário aciona a varredura seja realizada novamente, sem uma fase de busca estar sendo executada.
[000116] Ao repetir a varredura, o usuário tem a opção de determinar dinamicamente a quantidade de tempo gasto na descoberta do dispositivo. Este tempo é proporcional à energia que também pode ser uma preocupação para um usuário de um dispositivo sem fio funciona com bateria. No entanto, o usuário também tem a capacidade de controlar o rigor da varredura, e a probabilidade de que se um dispositivo detec- tável existir ele será localizado pela varredura. Outros mecanismos podem ser utilizados para permitir que um usuário forneça a entrada para controlar essa troca entre a certeza de descobrir um dispositivo de controle remoto sem fio e a quantidade de energia ou tempo consumido.
[000117] A Figura 8 ilustra uma nova interface de usuário 800 que pode ser apresentado por um gerente de dispositivo ou outro componente adequado de um sistema operacional de um dispositivo de computação. Nesse exemplo, a interface de usuário 800 pode permitir que um usuário especifique dinamicamente um parâmetro de controle de operação do dispositivo sem fio que afeta a quantidade de tempo gasto varredura durante a descoberta do dispositivo. Nesse exemplo, a interface de usuário 800 inclui um controle de 810 que permite ao usuário especificar um valor de parâmetro. Nesse exemplo, o controle 810 é apresentado como uma barra segmentada. A barra segmentada contém segmentos 8121...81210. Estas barras são ordenadas para corresponder ao aumento sucessivamente probabilidade de descoberta de dispositivo. Um usuário pode selecionar qualquer um dos segmentos 8121...81210 para indicar a probabilidade desejada de descoberta de dispositivo aceitável para o usuário.
[000118] Por exemplo, ao selecionar o segmento 8121, o usuário pode indicar que o usuário prefere uma fase de varredura rápida, menor consumo de energia, mas está disposto a aceitar uma relativamente baixa probabilidade de descoberta de dispositivo. Em resposta à seleção do segmento 8121, o gerenciador de dispositivos pode adaptar o calendário de operações como parte da varredura para incluir um número relativamente baixo de ciclos de varredura de duração relativamente curta.
[000119] Cada segmento de barra sucessivo pode ser interpretado pelo gerenciador de dispositivos, como a entrada do usuário, indicando que uma varredura é mais aceitável, mas o usuário prefere mais segurança que um dispositivo detectável, se existir, será descoberto durante a varredura. Por exemplo, o segmento de 8129 pode corresponder a uma indicação de que o usuário está buscando uma garantia de que 98% do tempo em que existe um dispositivo detectável, ele será identificado durante a varredura. Na modalidade descrita acima, esse nível de desempenho pode ser alcançado por um único ciclo de varredura de cerca de 5 segundos de duração. No entanto, as configurações específicas pelas quais o nível de desempenho indicado pelo usuário é alcançado não são críticas para a invenção.
[000120] Nesse exemplo, a interface de usuário 800 inclui um segmento adicional 81210 o que indica uma maior segurança, em seguida, a 98% indicado pelo segmento 8129. Tal maior segurança pode ser realizada de qualquer maneira adequada. Por exemplo, vários ciclos de varredura podem ser realizados como parte do dispositivo de detecção. Em alternativa ou adicionalmente, uma fase de busca pode ser realizada depois de uma fase de varredura.
[000121] Embora, deve ser observado que a Figura 8 serve como uma ilustração gráfica de uma abordagem para a definição de parâmetros de uma varredura. Os parâmetros podem ser pré-programadas em um dispositivo sem fio. De maneira alternativa ou adicionalmente, os parâmetros podem ser definidos por um aplicativo quando carregado em um dispositivo de computação, programado em um cartão de interface de rede através de uma atualização de firmware ou fornecido de qualquer outra forma adequada.
[000122] A Figura 9 ilustra um exemplo de um ambiente de computação apropriado sistema 900 sobre a qual a invenção pode ser implementada. O sistema de computação, por exemplo, pode representar qualquer dispositivo sem fio adequado que pode tentar descobrir ou possa ser descoberto com o uso das técnicas, como descrito acima. No entanto, deve ser observado que os dispositivos sem fio, não necessitam de ser formatado como dispositivos de computação. O ambiente de sistema de computação 900 é somente um exemplo de um ambiente de computação apropriado e não se destina a sugerir qualquer limitação quanto ao âmbito de utilização ou a funcionalidade da invenção. Nem deve o ambiente de computação de 900 ser interpretado como tendo qualquer dependência ou exigência relativa a qualquer um ou a combinação dos componentes ilustrados no ambiente operacional de exemplo 900.
[000123] A invenção é operacional com inúmeros outros de uso geral ou ambientes de sistemas de computação para fins especiais ou configurações. Exemplos bem conhecidos de sistemas computacionais, ambientes e/ou configurações que podem ser adequados para utilização com a invenção incluem, mas não estão limitados a, computadores pessoais, computadores servidores, dispositivos manuais ou portáteis, sistemas multiprocessador, sistemas baseados em microprocessadores, decodificadores, aparelhos eletrônicos programáveis, PCs em rede, minicomputadores, computadores de grande porte, ambientes de computação distribuída que incluam qualquer um dos sistemas ou dispositivos acima, e assim por diante.
[000124] O ambiente de computação pode executar instruções de computador executável, como os módulos do programa. Em geral, os módulos do programa incluem rotinas, programas, objetos, componentes, estruturas de dados, etc., que executam tarefas particulares ou implementam determinados tipos de dados abstratos. A invenção pode também ser praticada em ambientes computacionais distribuídos, onde as tarefas são realizadas por dispositivos de processamento remotos que são ligados através de uma rede de comunicações. Em um ambiente de computação distribuída, os módulos do programa podem ser localizados na mídia de armazenamento do computador local e remoto, incluindo dispositivos de armazenamento de memória.
[000125] Com referência à Figura 9, um sistema exemplificativo para implementar a invenção inclui um dispositivo de computação de propósito geral, sob a forma de um computador 910. Os componentes do computador 910 podem incluir, mas não estão limitados a, uma unidade de processamento 920, uma memória de sistema 930, e um barra- mento de sistema 921 que pares vários componentes do sistema, incluindo a memória de sistema à unidade de processamento 920. O barramento de sistema 921 pode ser qualquer de vários tipos de estruturas de barramento que incluem um barramento de memória ou con- trolador de memória, um barramento periférico, e um barramento local, que utiliza qualquer um de uma variedade de arquiteturas de barra- mento. A título de exemplo, e não limitação, essas arquiteturas incluem barramento de arquitetura padrão de indústria (ISA), barramento de arquitetura de microcanal (MCA), barramento avançado de ISA (EISA), barramento local de associação padrão de eletrônicos e vídeo (VESA), e barramento de componente periférico interconectado (PCI), também conhecido como barramento Mezzanine.
[000126] O computador 910 inclui, em geral, uma variedade de dados em suporte eletrônico. A mídia legível em computador pode ser qualquer mídia disponível, que pode ser acessada por computador 910 e inclui a mídia tanto volátil quanto a mídia não volátil, mídia removível e não removível. A título de exemplo, e não como limitação, os meios de leitura por computador podem compreender os meios de armazenamento de computador e os meios de comunicação. Os suportes informáticos incluem os meios voláteis e não voláteis, os removíveis e não removíveis implementados em qualquer método ou tecnologia para o armazenamento de informações, tais como computadores instruções legíveis, estruturas de dados, módulos de programas ou outros dados. Mídia de armazenamento do computador inclui, mas não está limitado a, RAM, ROM, EEPROM, memória flash ou outra tecnologia de memória, CD-ROM, discos versáteis digitais (DVD) ou outro armazenamento em disco óptico, cassetes magnéticas, fita magnética, disco magnético ou outros dispositivos de armazenamento magnéticos, ou qualquer outro meio que possa ser utilizado para armazenar a informação desejada e que se pode aceder por computador 910. Os meios de comunicação de computador tipicamente incorporam as instruções legíveis, as estruturas de dados, os módulos de programas ou outros dados em um sinal de dados modulado, como uma onda portadora ou outro mecanismo de transporte e inclui qualquer meio de en- trega de informações. O termo "sinal de dados modulado" significa um sinal que tem uma ou mais das suas características estabelecidas ou alteradas de forma a codificar a informação no sinal. A título de exemplo, e não como limitação, os meios de comunicação incluem a mídia com fio, tais como uma rede com fio ou conexão com fio direto, e mídia sem fio tais como acústico, RF, infravermelho e outros meios de comunicação sem fio. As combinações do qualquer dos acima, também devem ser incluídas no âmbito do suporte informático legível.
[000127] A memória do sistema 930 inclui suporte informático, sob a forma de memória volátil e/ou não volátil, como memória só de leitura (ROM) 931 e a memória de acesso aleatório (RAM) 932 e o sistema de entrada/saída básico 933 (BIOS), contendo as rotinas básicas que ajudam a transferir informações entre os elementos dentro do computador 910, como durante a inicialização, são normalmente armazenados em ROM 931. A RAM 932 normalmente contém módulos de dados e/ou programas que são imediatamente acessíveis e/ou atualmente a ser operados pela unidade de processamento 920 por meio de exemplo, e não como limitação, a Figura 9 ilustra o sistema operacional 934, os programas de aplicativo 935, outros módulos do programa 936, e os dados do programa 937.
[000128] O computador 910 pode também incluir outras mídias re- movíveis/não removíveis, voláteis/não voláteis de armazenamento de computador. A título de exemplo, a Figura 9 ilustra uma unidade de disco rígido 941 que lê ou grava, os meios magnéticos não voláteis e não removíveis, uma unidade de disco magnético 951 que lê ou grava em um disco magnético não volátil e removível 952, e um disco óptico da unidade 955 que lê ou grava em um disco óptico removível e não volátil 956, como um CD-ROM ou outra mídia óptica. Outras mídias removíveis/não removíveis, voláteis/não voláteis de armazenamento de computador que podem ser usadas no ambiente operacional de exemplos incluem, mas não estão limitados a, cassetes de fita magnética, cartões de memória flash, discos digitais versáteis, fita de vídeo digital, RAM de estado sólido, sólido ROM de estado, e outros semelhantes. A unidade de disco rígido 941 é normalmente conectada ao barramento do sistema 921 por meio de uma interface de memória não removível, como interface de 940, e a unidade de disco magnético 951 e a unidade de disco óptico 955 são normalmente conectadas ao bar- ramento do sistema 921 por uma interface de memória removível, tais como a interface 950.
[000129] As unidades e os seus suportes informáticos associados acima discutidos e ilustrados na Figura 9, proporcionam o armazenamento de computador instruções legíveis, estruturas de dados, módulos de programas e outros dados para o computador 910. Na Figura 9, por exemplo, uma unidade de disco rígido 941 é ilustrada como o armazenamento do sistema operacional 944, programas de aplicação 945, outros módulos de programas 946, e dados de programa 947. Nota-se que estes componentes podem ser o mesmo que ou diferente a partir do sistema operacional 934, programas de aplicação 935, outro programa de módulos de 936, e os dados do programa 937. Sistema operacional 944, 945 programas de aplicação, outros módulos do programa 946, e os dados do programa 947 são dadas diferentes números aqui para ilustrar que, no mínimo, eles são diferentes de cópias. Um usuário pode digitar comandos e informações para o computador 910 através de dispositivos de entrada, como um teclado 962 e apontando dispositivo 961, comumente referido como um mouse, trackball ou touch pad. Outros dispositivos de entrada (não mostrados) podem incluir um microfone, joystick, game pad, antena parabólica, ou similar. Estes e outros dispositivos de entrada são frequentemente ligados à unidade de processamento 920 através de uma interface de entrada de usuário 960, que é acoplada ao barramento de sistema, mas po- dem ser conectados por outras estruturas de interface e barramento, tais como uma porta paralela, porta de jogos ou um Universal Serial Bus (USB). Um monitor 991 ou outro tipo de dispositivo de visualização é igualmente ligado ao barramento de sistema 921 através de uma interface, tal como uma interface de vídeo 990. Além do monitor, os computadores podem também incluir outros dispositivos de saída periféricos, tais como alto-falantes 997 e impressora 996, que pode ser ligado através de uma interface periférica saída 995.
[000130] O computador 910 pode operar em um ambiente de rede usando conexões lógicas para um ou mais computadores remotos, tais como um computador remoto 980. O computador remoto 980 pode ser um computador pessoal, um servidor, um roteador, um PC de rede, um dispositivo par ou outro nó de rede comum, e tipicamente inclui muitos ou todos os elementos descritos acima relativamente ao computador 910, embora apenas um dispositivo de armazenamento de memória 981 tenha sido ilustrado na Figura 9. As conexões lógicas representadas na Figura 9 incluem uma rede de área local (LAN) 971 e uma rede de área ampla (WAN) 973, mas pode também incluir outras redes. Esses ambientes de rede são comuns em escritórios, redes de computadores em toda a empresa, intranets e da Internet.
[000131] Quando utilizado em um ambiente de rede LAN, o computador 910 é ligado à rede 971 através de uma interface de rede ou adaptador 970. Quando utilizado em um ambiente de rede WAN, o computador 910 inclui, tipicamente, um modem 972 ou outros meios para estabelecer a comunicação sobre a WAN 973, tal como a Internet. O modem 972, que pode ser interno ou externo, pode ser conectado ao barramento de sistema 921 através da interface de entrada de usuário 960, ou outro mecanismo apropriado. Em um ambiente de rede, os módulos de programa descrito relativamente ao computador 910, ou partes deste, podem ser armazenados no dispositivo de arma- zenamento de memória remota. A título de exemplo, e não como limitação, a Figura 9 ilustra os programas de aplicativos remoto 985 como residentes no dispositivo de memória 981. Será observado que as conexões de rede são apresentadas com meios de exemplos e outros de estabelecer um link de comunicação entre os computadores podem ser usados.
[000132] Tendo assim descrito vários aspectos de, pelo menos, uma modalidade da presente invenção, deve ser entendido que várias alterações, modificações e melhorias ocorrerão facilmente aos versados na técnica. Tais alterações, modificações e melhorias pretendem ser parte da presente descrição, e destinam-se a estar dentro do espírito e âmbito da invenção. Por conseguinte, a descrição anterior e os desenhos são apenas a título de exemplo.
[000133] As modalidades da presente invenção acima descritas podem ser implementadas em qualquer de várias maneiras. Por exemplo, as modalidades podem ser implementadas com o uso de hardware, software ou uma combinação destes. Quando implementado em software, o código do software pode ser executado em qualquer processador adequado ou uma coleção de processadores, seja fornecido em um único computador ou distribuído entre vários computadores. Esses processadores podem ser implementados como circuitos integrados, com um ou mais processadores de um componente de circuito integrado. Embora, um processador possa ser implementado com o uso de um circuito em qualquer formato adequado.
[000134] Além disso, deve ser observado que um computador pode ser incorporado em qualquer de uma série de formas, tais como um computador montado no bastidor, um computador pessoal, um computador portátil, ou um tablet PC. Além disso, um computador pode ser incorporado em um dispositivo não geralmente considerado como um computador, mas com capacidades de processamento adequadas, incluindo um assistente pessoal digital (PDA), um smartphone ou qualquer outro dispositivo eletrônico portátil ou fixo adequado.
[000135] Além disso, um computador pode ter um ou mais dispositivos de entrada e de saída. Estes dispositivos podem ser usados, entre outras coisas, para apresentar uma interface de usuário. Exemplos de dispositivos de saída que podem ser usados para fornecer uma interface de usuário incluem impressoras ou telas para apresentação visual de saída e alto-falantes ou outros dispositivos de geração de som para a apresentação audível de saída. Exemplos de dispositivos de entrada que podem ser usados para uma interface de usuário incluem teclados e dispositivos apontadores, como mouses, touchpads e mesas digitali- zadoras. Como outro exemplo, um computador pode receber informações de entrada através de reconhecimento de voz ou em outro formato sonoro.
[000136] Estes computadores podem ser interligados por uma ou mais redes em qualquer forma adequada, incluindo, como uma rede de área local, ou uma rede de área ampla, tal como uma rede de empresa ou da Internet. Essas redes podem ser baseadas em qualquer tecnologia adequada e pode operar de acordo com qualquer protocolo adequado e podem incluir as redes sem fio, redes com fio ou redes de fibra óptica.
[000137] Além disso, os vários métodos ou processos aqui descritos podem ser codificados como um software que é executável em um ou mais processadores que utilizam qualquer um de uma variedade de sistemas operativos ou plataformas. Além disso, esse software pode ser escrito usando qualquer um de uma série de linguagens de programação adequadas e/ou ferramentas de programação ou scripting, e também pode ser compilado como código de linguagem de máquina executável ou código intermediário que é executado em um quadro ou uma máquina virtual.
[000138] A este respeito, a invenção pode ser concretizada como um meio de armazenamento de leitura por computador (computador ou vários meios de leitura óptica) (por exemplo, uma memória de computador, um ou mais discos flexíveis, discos compactos (CDs), discos ópticos, discos de vídeo digitais (DVD), fitas magnéticas, memórias flash, configurações de circuito em Disposição de portas programável em campo ou outros dispositivos semicondutores, ou outro meio de armazenamento do computador tangível) codificados com um ou mais programas que, quando executado em um ou mais computadores ou outros controladores, executa os métodos que im-plementam as várias modalidades da invenção acima discutidas. Como é evidente a partir dos exemplos anteriores, um meio de computador de armazenamento legível podem reter informações por um tempo suficiente para fornecer instruções de computador executável de forma não transitória. Tal meio de armazenamento legível por computador ou meios de comunicação podem ser transportáveis, de tal modo que o programa ou programas armazenados nela podem ser carregados em um ou mais computadores diferentes ou outros processadores para implementar vários aspectos da presente invenção, como discutido acima. Tal como aqui utilizado, o termo "meio de armazenamento legível por computador" engloba apenas um meio legível por computador que pode ser considerado para ser um fabrico (isto é, artigo de fabricação) ou uma máquina. De maneira alternativa ou adicionalmente, a invenção pode ser concretizada como um meio de leitura por computador que não seja um meio de armazenamento legível por computador, tal como um sinal de propagação.
[000139] Os termos "programa" ou "software" são usados aqui de forma genérica para se referir a qualquer tipo de código de computador ou um conjunto de instruções de computador executável que podem ser empregadas para programar um computador ou outro proces- sador para implementar vários aspectos da o presente invento, tal como discutido acima. Além disso, deve-se observar que de acordo com um aspecto desta variante, um ou mais programas de computador que, quando executados realizam os métodos da presente invenção, não necessitam residir em um único computador ou processador, mas podem ser distribuídos de uma forma modular entre um número diferentes de computadores ou processadores para implementar vários aspectos da presente invenção.
[000140] As instruções executáveis por computador podem ser de várias formas, tais como módulos de programas, executados por um ou mais computadores ou outros dispositivos. Geralmente, os módulos do programa incluem rotinas, programas, objetos, componentes, estruturas de dados, etc., que executam tarefas particulares ou implementam determinados tipos de dados abstratos. Tipicamente, a funcionalidade dos módulos de programa pode ser combinada ou distribuída como desejado em várias modalidades.
[000141] Além disso, as estruturas de dados podem ser armazenadas nos meios legíveis por computador em qualquer forma adequada. Para simplicidade de ilustração, as estruturas de dados podem ser mostradas para ter campos que estão relacionados através da localização da estrutura de dados. Essas relações podem também ser alcançadas por meio da atribuição de armazenamento para os locais em campos com um meio legível por computador que transmite relação entre os campos. Contudo, qualquer mecanismo adequado pode ser utilizado para estabelecer uma relação entre as informações nos campos de uma estrutura de dados, incluindo através da utilização de apontadores, etiquetas e outros mecanismos que estabelecem a relação entre elementos de dados.
[000142] Vários aspectos da presente invenção podem ser utilizados isoladamente, em combinação, ou em uma variedade de disposições não especificamente discutidos nas modalidades descritas no antecedente e, portanto, não é limitada na sua aplicação aos detalhes e disposição dos componentes apresentados na descrição acima ou ilustrados nos desenhos. Por exemplo, os aspectos descritos numa modalidade podem ser combinados de qualquer forma com os aspectos descritos em outras modalidades.
[000143] Além disso, a invenção pode ser concretizada como um método, do que um exemplo foi fornecido. Os atos praticados como parte do método podem ser encomendados em qualquer forma adequada. Por conseguinte, modalidades podem ser construídas em que atos são realizados em uma ordem diferente daquela ilustrada, que pode incluir a realização a alguns atos simultaneamente, embora mostrado como atos sequenciais em modalidades ilustrativas.
[000144] O uso de termos ordinais, como "primeiro", "segundo", "terceiro", etc., nas reivindicações para modificar um elemento de afirmação por si só não conota qualquer prioridade, precedência, ou ordem de um elemento de afirmação em relação a outro ou a ordem temporal na qual atua de um método são realizados, mas são utilizados apenas como marcadores para distinguir um elemento de acordo com a reivindicação que tem certo nome de outro elemento que tem um mesmo nome (mas para o uso do termo ordinal) para distinguir os elementos de reivindicação.
[000145] Além disso, a fraseologia e a terminologia aqui utilizadas servem para o propósito de descrição e não devem ser consideradas como limitantes. O uso do termo "que inclui", "que compreende", ou "tem", "contém", "que envolve", e suas variações aqui, pretendem incluir os itens listados em seguida e seus equivalentes, bem como itens adicionais.

Claims (10)

1. Método para operar um dispositivo sem fio para descobrir um ou mais outros dispositivos sem fio em um espectro de frequência, que compreende uma pluralidade de canais de varredura ativa e uma pluralidade de canais sociais, o método compreendendo: durante um ciclo de varredura compreendendo uma pluralidade de intervalos: selecionar (512) um tempo de um intervalo de varredura estendido; para cada um da pluralidade de intervalos: se o intervalo coincide com o tempo selecionado, transmitir um pedido de investigação em cada um da pluralidade de canais de varredura ativa e ouvir uma resposta da investigação; caracterizado pelo fato de que se o intervalo não coincide com o tempo selecionado: selecionar um tempo de visita para cada um da pluralidade de canais sociais, os tempos de visita sendo selecionados de maneira aleatória para fornecer uma média de tempo predeterminado entre as visitas para cada um dos canais sociais; e no tempo de visita selecionado para cada um da pluralidade dos canais sociais, transmitir pelo menos uma mensagem e escutar uma resposta no canal social.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: selecionar (512) um tempo do intervalo de varredura estendida compreende selecionar de maneira aleatória um intervalo do ciclo de varredura.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que: o ciclo de varredura tem uma duração entre 3 segundos e 7 segundos.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: selecionar um tempo de visita para um canal social da pluralidade de canais sociais compreende, para um intervalo, selecionar de maneira aleatória um tempo em uma faixa de uma duração predeterminada que segue um tempo de visita para o canal social no intervalo anterior.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que: a faixa situa-se entre 400 e 500 ms.
6. Dispositivo sem fio, que compreende: um rádio (250, 254) configurado para operar através de uma pluralidade de canais, de acordo com um protocolo ponto a ponto, a pluralidade de canais a pluralidade de canais compreendendo uma pluralidade de canais de varredura ativa e uma pluralidade de canais sociais; e pelo menos um processador configurado para, em resposta a um comando para descobrir um dispositivo sem fio remoto, realizar uma varredura durante um intervalo de varredura, o ciclo de varredura, que compreende uma pluralidade de intervalos: em um primeiro intervalo da pluralidade de intervalos, o pelo menos um processador é configurado para visitar cada canal da pluralidade de canais de varredura ativa ao transmitir uma solicitação de sonda e ouvindo uma resposta da investigação; caracterizado pelo fato de que em cada intervalo da pluralidade de intervalos, diferente do primeiro intervalo, o pelo menos um processador é configurado para visitar cada canal da pluralidade de canais sociais, cada visita compreendendo transmitir pelo menos uma mensagem e ouvir uma res- posta, em que o pelo menos um processador é configurado para selecionar de maneira aleatória os tempos de pelo menos uma parte das visitas aos canais na pluralidade de canais sociais em relação a um tempo de uma visita ao canal em um intervalo anterior para fornecer uma média de tempo predeterminado entre as visitas a cada um dos canais sociais.
7. Dispositivo sem fio, de acordo com a reivindicação 6, ca-racterizado pelo fato de que: o pelo menos um processador é ainda configurado para controlar o rádio (250, 254) durante o ciclo de varredura para ouvir pelo menos um canal da pluralidade de canais durante pelo menos uma porção do tempo em que o dispositivo sem fio (210) não está visitando os canais na primeira pluralidade de canais ou na pluralidade de canais sociais.
8. Dispositivo sem fio, de acordo com a reivindicação 6, ca-racterizado pelo fato de que: o pelo menos um processador é ainda configurado para, em resposta à finalização do ciclo de varredura sem descobrir um dispositivo, entrar em uma fase de busca.
9. Dispositivo sem fio, de acordo com a reivindicação 6, ca-racterizado pelo fato de que: o pelo menos um processador é ainda configurado para, em resposta à finalização do ciclo de varredura sem descobrir um dispositivo, repetir o ciclo de varredura sem entrar em uma fase de busca.
10. Dispositivo sem fio, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que: o pelo menos um processador é ainda configurado para, em resposta à finalização do ciclo de varredura sem a descoberta de um dispositivo: avaliar a entrada do usuário para determinar se o usuário espera um dispositivo detectável; e repetir de maneira seletiva o ciclo de varredura, sem entrar em uma fase de busca, com base na avaliação da entrada do usuário.
BR112014021281-3A 2012-03-01 2013-03-01 Método para operar um dispositivo sem fio e dispositivo sem fio BR112014021281B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/410,098 2012-03-01
US13/410,098 US9282449B2 (en) 2012-03-01 2012-03-01 Peer-to-peer discovery
PCT/US2013/028605 WO2013130960A1 (en) 2012-03-01 2013-03-01 Peer-to-peer discovery

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014021281A2 BR112014021281A2 (pt) 2017-06-20
BR112014021281B1 true BR112014021281B1 (pt) 2022-09-27

Family

ID=49043483

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014021281-3A BR112014021281B1 (pt) 2012-03-01 2013-03-01 Método para operar um dispositivo sem fio e dispositivo sem fio

Country Status (6)

Country Link
US (2) US9282449B2 (pt)
EP (1) EP2820780B1 (pt)
CN (1) CN104137439B (pt)
BR (1) BR112014021281B1 (pt)
ES (1) ES2652255T3 (pt)
WO (1) WO2013130960A1 (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5332840B2 (ja) * 2009-04-08 2013-11-06 ソニー株式会社 無線通信装置、無線通信システム、無線通信方法及びプログラム
US8689123B2 (en) 2010-12-23 2014-04-01 Microsoft Corporation Application reporting in an application-selectable user interface
US9282449B2 (en) * 2012-03-01 2016-03-08 Microsoft Technology Licensing, Llc Peer-to-peer discovery
US9001806B2 (en) * 2012-03-06 2015-04-07 Intel Corporation Method and apparatus for managing a probe response related to wireless medium access control
CN108174431B (zh) 2012-07-18 2020-12-04 Kt株式会社 在无线局域网系统中的主动扫描方法
US10193933B2 (en) * 2012-09-17 2019-01-29 Qualcomm Incorporated System and method for post-discovery communication within a neighborhood-aware network
WO2014051399A1 (en) * 2012-09-28 2014-04-03 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and system for establishing wireless fidelity direct(wfd) connection in a wfd network environment
US20140122558A1 (en) * 2012-10-29 2014-05-01 Nvidia Corporation Technique for offloading compute operations utilizing a low-latency data transmission protocol
US9525753B2 (en) * 2012-12-12 2016-12-20 Netspective Communications Llc Integration of devices through a social networking platform
JP5969710B2 (ja) * 2012-12-25 2016-08-17 エルジー エレクトロニクス インコーポレイティド 無線lanシステムにおいて改善されたスキャニング方法及び装置
CN105027590B (zh) * 2013-01-18 2019-05-31 Hmd全球公司 通信系统中的发现
WO2014126606A1 (en) * 2013-02-12 2014-08-21 Qi Emily H Methods, wireless communication stations, and system for synchronizing devices and neighbor area networking (nan) configuration
JP6265607B2 (ja) * 2013-02-22 2018-01-24 キヤノン株式会社 通信装置、通信装置の制御方法、プログラム
US20140334338A1 (en) * 2013-05-13 2014-11-13 Electronics And Telecommunications Research Institute Method of generating peer service group and accessing link resources in peer service group
US9936372B2 (en) * 2013-07-03 2018-04-03 Lg Electronics Inc. Method and device for communication between devices in wireless communication system
US9480004B2 (en) * 2013-07-08 2016-10-25 Electronics And Telecommunications Research Institute Discovery method and apparatus in device-to-device direct communication
US9912415B2 (en) * 2013-11-12 2018-03-06 Qualcomm Incorporated Fast service discovery and pairing using ultrasonic communication
KR102162360B1 (ko) * 2014-03-05 2020-10-20 삼성전자주식회사 사용자 단말장치, 사용자 단말장치의 구동방법 및 컴퓨터 판독가능 기록매체
WO2016098275A1 (ja) * 2014-12-15 2016-06-23 日本電気株式会社 通信方法
US20160223333A1 (en) * 2015-01-30 2016-08-04 Qualcomm Incorporated Route determination using neighbor awareness network devices
US9723610B2 (en) * 2015-04-07 2017-08-01 Qualcomm Incorporated Multi-layer timing synchronization framework
WO2017006361A1 (en) * 2015-07-03 2017-01-12 Nec Corporation A device within a wireless peer-to-peer network, wireless communication system and control method
JP6300855B2 (ja) * 2016-03-24 2018-03-28 キヤノン株式会社 印刷装置、印刷装置の制御方法及びプログラム
CN106254337A (zh) * 2016-07-29 2016-12-21 北京北信源软件股份有限公司 一种网络扫描方法及网络扫描系统
CN114095913A (zh) * 2020-08-03 2022-02-25 青岛海信电子产业控股股份有限公司 一种电子家居设备的配网方法以及电子家居设备
US11765698B2 (en) 2020-10-05 2023-09-19 Apple Inc. Concurrent multi-band operation of a peer-to-peer link

Family Cites Families (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20040137905A1 (en) 2003-01-09 2004-07-15 Docomo Communications Laboratories Usa, Inc. System and method for channel scanning in wireless networks
US20050058109A1 (en) 2003-09-16 2005-03-17 Jan-Erik Ekberg Mechanism for improving connection control in peer-to-peer ad-hoc networks
ATE429107T1 (de) 2003-12-10 2009-05-15 Sony Deutschland Gmbh Protokoll für multi-hop ad-hoc-netzwerke
KR101277016B1 (ko) 2004-11-05 2013-07-30 텔코디아 테크놀로지스, 인코포레이티드 네트워크 발견 메커니즘
KR100677216B1 (ko) 2004-12-14 2007-02-02 엘지전자 주식회사 무선 랜 기반 모바일 장치의 원격 스캐닝을 이용한네트워크 채널 선택 방법
US7881269B2 (en) * 2006-07-26 2011-02-01 Symbol Technologies, Inc. Media type access category based channel management for a wireless network
US8433312B2 (en) * 2006-10-23 2013-04-30 Research In Motion Limited Methods and apparatus for scanning radio frequency bands in wireless local area networks
US8140103B2 (en) 2007-07-10 2012-03-20 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for power scaling in peer-to-peer communications
WO2009016800A1 (ja) 2007-07-31 2009-02-05 Nec Corporation 無線lan端末およびアクセスポイント探索方法
US8275373B2 (en) 2007-09-28 2012-09-25 Qualcomm Incorporated Randomization of periodic channel scans
TW201010354A (en) * 2008-08-27 2010-03-01 Inventec Corp A network interface card of packet filtering and method thereof
US8233495B2 (en) * 2009-04-22 2012-07-31 Intel Corporation Discovery channel and discovery beacon for peer-to-peer devices in wireless communications network
US20100284334A1 (en) * 2009-05-08 2010-11-11 Electronics And Telecommunications Research Institute Asynchronous multi-channel adaptation method for wireless ad-hoc network
KR101372232B1 (ko) 2009-05-08 2014-03-13 리서치 파운데이션 오브 더 시티 유니버시티 오브 뉴욕 무선 에드혹 네트워크에서의 비동기 다중채널 적응 방법
WO2010142468A1 (en) 2009-06-12 2010-12-16 Technische Universität Berlin Continous network discovery using opportunistic scanning
US8768323B2 (en) 2009-06-23 2014-07-01 Intel Corporation Service discovery in a wireless network
US8325697B2 (en) 2009-10-13 2012-12-04 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus for selecting and transmitting pilots
US8335937B2 (en) * 2009-12-24 2012-12-18 Intel Corporation Method and system for discoverability of power saving P2P devices
US9749832B2 (en) * 2010-09-24 2017-08-29 Qualcomm Incorporated Wireless display discovery and operation with TDLS
US9271136B2 (en) * 2010-11-19 2016-02-23 Qualcomm Incorporated Probe messaging for direct link connections
KR101735334B1 (ko) * 2010-11-25 2017-05-15 삼성전자 주식회사 와이파이 P2P 디바이스(Wi-Fi Peer to Peer Device)의 디스커버리(Discovery) 방법 및 장치
US20120151089A1 (en) * 2010-12-08 2012-06-14 Atheros Communications, Inc. Direct data communication in a peer-to-peer network
US9294545B2 (en) * 2010-12-16 2016-03-22 Microsoft Technology Licensing, Llc Fast join of peer to peer group with power saving mode
US9042243B2 (en) * 2011-01-19 2015-05-26 Qualcomm Incorporated Adaptive peer discovery based on non peer discovery transmissions and device density for Wi-Fi
EP2519071B1 (en) * 2011-04-30 2019-01-30 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and system for delegating group ownership in a wi-fi peer to peer network
US9001693B2 (en) * 2011-06-13 2015-04-07 Qualcomm, Incorporated Enhanced discovery procedures in peer-to-peer wireless local area networks (WLANs)
KR101826327B1 (ko) * 2011-08-02 2018-02-07 삼성전자주식회사 와이파이 피투피 그룹의 생성 방법
KR101867089B1 (ko) * 2011-09-14 2018-06-15 삼성전자주식회사 레거시 와이파이와 와이파이 p2p의 동시 사용 방법
US8897181B2 (en) * 2011-12-15 2014-11-25 Qualcomm Incorporated Multi-radio coexistence
US20130204962A1 (en) * 2012-02-02 2013-08-08 Texas Instruments Incorporated Network and peripheral interface circuits, systems and processes
US9282449B2 (en) * 2012-03-01 2016-03-08 Microsoft Technology Licensing, Llc Peer-to-peer discovery
US9198120B2 (en) * 2012-04-27 2015-11-24 Marvell World Trade Ltd. Method and apparatus for scanning multiple channels in a wireless network
US9661558B2 (en) * 2012-06-01 2017-05-23 Apple Inc. Service constraint advertisement and discovery

Also Published As

Publication number Publication date
BR112014021281A2 (pt) 2017-06-20
EP2820780B1 (en) 2017-09-20
US9282449B2 (en) 2016-03-08
ES2652255T3 (es) 2018-02-01
WO2013130960A1 (en) 2013-09-06
EP2820780A4 (en) 2015-11-18
CN104137439B (zh) 2017-06-13
US20160192282A1 (en) 2016-06-30
US20130232253A1 (en) 2013-09-05
CN104137439A (zh) 2014-11-05
US10039051B2 (en) 2018-07-31
EP2820780A1 (en) 2015-01-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112014021281B1 (pt) Método para operar um dispositivo sem fio e dispositivo sem fio
US10951470B2 (en) Bluetooth mesh network provisioning
US9565708B2 (en) Auto-connect in a peer-to-peer network
US8775533B2 (en) Auto connect in peer-to-peer network
US9986594B2 (en) IOT device to enable fast connection between low energy IOT devices
US20120297229A1 (en) Auto-connect in a peer-to-peer network
US8782257B2 (en) Communication apparatus, and communication method therefor
US7982585B2 (en) Method and apparatus for active RFID network
CN109952747A (zh) 用于管理来自用户设备的小数据传输的方法、计算机程序、载体、计算机程序产品和装置
US9900919B1 (en) Adaptive beacon rate system
BR112016027235B1 (pt) Método e dispositivo de controle para acionar comandos com base em notificações de evento, e, memória legível por computador
JP2015097107A (ja) モバイルオペレーティング環境のための、イベント制御された連続的なロギングを提供すること
BR112012007540B1 (pt) Negociação de proprietário de grupo ponto-a-ponto de wlan
WO2012125316A1 (en) Peer-to-peer group with renegotiation of group owner
JP6039694B2 (ja) 電子デバイスにおける無線走査及びアドバタイズメント
JP2010010761A (ja) 無線タグ通信システム及び無線タグ通信装置
US20140003291A1 (en) Communication apparatus, and communication method therefor
US20150257008A1 (en) Configuring network access parameters
WO2019096155A1 (zh) 无线连接方法和具有存储功能的装置
KR101173628B1 (ko) 애드혹 무선 인스턴트 메신저 시스템 및 서비스 보안 방법
US9860683B2 (en) Communication apparatus, method for controlling communication apparatus, and storage medium
WO2015100743A1 (zh) 网络设备发现方法、网络设备及网络设备发现系统
US20100322164A1 (en) Communication apparatus and communication method therefor
US20140269406A1 (en) System And Method For Using A Device To Operate On Multiple Networks
JP2009253607A (ja) 通信装置、通信装置の通信方法、プログラム、記憶媒体

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: MICROSOFT TECHNOLOGY LICENSING, LLC (US)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04B 7/24

Ipc: H04W 8/00 (2009.01), H04W 48/16 (2009.01)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 01/03/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS