BR112013032454B1 - Método e equipamento de usuário para resseleção de célula dentro de uma rede móvel pública terrestre e memória legível por computador - Google Patents

Método e equipamento de usuário para resseleção de célula dentro de uma rede móvel pública terrestre e memória legível por computador Download PDF

Info

Publication number
BR112013032454B1
BR112013032454B1 BR112013032454-6A BR112013032454A BR112013032454B1 BR 112013032454 B1 BR112013032454 B1 BR 112013032454B1 BR 112013032454 A BR112013032454 A BR 112013032454A BR 112013032454 B1 BR112013032454 B1 BR 112013032454B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cell
state
higher priority
period
serving cell
Prior art date
Application number
BR112013032454-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112013032454A2 (pt
Inventor
Francesco Pica
Heechoon Lee
Uzma Khan
Sharad Deepak Sambhwani
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BR112013032454A2 publication Critical patent/BR112013032454A2/pt
Publication of BR112013032454B1 publication Critical patent/BR112013032454B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/20Selecting an access point
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/16Discovering, processing access restriction or access information
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W76/00Connection management
    • H04W76/20Manipulation of established connections
    • H04W76/27Transitions between radio resource control [RRC] states
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W76/00Connection management
    • H04W76/20Manipulation of established connections
    • H04W76/28Discontinuous transmission [DTX]; Discontinuous reception [DRX]

Abstract

APARELHO E MÉTODOS PARA FACILITAR RE-SELEÇÃO DE CÉLULA PARA CAMADAS DE PRIORIDADE MAIS ALTA. Equipamentos de usuário (UEs) podem ser adaptados para entrar em um estado de RRC inferior a partir de um estado de RRC superior, e buscar por uma ou mais camadas de prioridade mais alta dentro de um período de tempo predeterminado ao entrar no estado de RRC inferior. De acordo com pelo menos um aspecto, esta busca por uma ou mais camadas de prioridade mais alta pode ser realizada independentemente da qualidade de RF de uma célula de serviço atual. De acordo com pelo menos um outro aspecto, esta busca por uma ou mais camadas de prioridade mais alta pode ser realizada dentro do período de tempo predeterminado, se um período de espera tiver decorrido desde o UE acampa na célula de serviço atual. Se o período de espera não tiver decorrido uma vez acampado na célula de serviço atual, a busca por uma ou mais camadas de prioridade mais alta pode ser realizada dentro do período de tempo predeterminado após uma duração do período de espera.

Description

[001] O presente pedido de patente reivindica prioridade ao Pedido Provisório No. 61/499,668, intitulado "CELL RESELECTION FOR HIGHER PRIORITY LAYERS" depositado em 21 de junho de 2011, e atribuído à cessionária e aqui expressamente incorporado para referência.
Campo da Invenção
[002] O seguinte refere-se geralmente a comunicações sem fio, e mais especificamente a métodos e dispositivos para facilitar resseleção de célula para as camadas de prioridade mais alta.
Descrição da Técnica Anterior
[003] Redes de comunicação sem fio são amplamente utilizadas para prover vários serviços de comunicação, tais como telefonia, vídeo, dados, troca de mensagens, broadcast, e assim por diante. Essas redes podem ser redes de acesso múltiplo que são capazes de suportar a comunicação para múltiplos terminais sem fio, compartilhando recursos de rede disponíveis. Exemplos de tais redes de acesso múltiplo incluem redes de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA), redes de Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA), redes de Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência (FDMA), e redes de Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal (OFDMA).
[004] Como terminais sem fio operam dentro de várias redes de comunicação sem fio, os terminais sem fio podem alternar entre duas ou mais células diferentes em uma rede. Em alguns casos, a comutação de uma célula para outra célula pode ser ditada de acordo com vários limites de métrica e/ou níveis de prioridade. Por exemplo, um terminal sem fio pode resselecionar uma nova célula a partir de uma célula anterior, porque a nova célula é uma prioridade mais alta do que a célula anterior. Tais procedimentos de seleção e resseleção de célula podem facilitar e até mesmo melhorar a eficiência operacional dos terminais sem fio em uma rede de comunicação sem fio, embora os procedimentos de seleção e resseleção de células também possam ser onerosos para a vida útil da bateria de um terminal sem fio em alguns casos. Assim, os avanços nos procedimentos de seleção e resseleção de célula podem ser benéficos para a melhoria da eficiência operacional dos terminais sem fio em redes de comunicação sem fio e/ou para melhorar a conservação de energia em terminais sem fio.
Sumário da Invenção
[005] Vários exemplos e implementações da presente divulgação podem estar relacionados com a melhoria dos procedimentos de seleção e resseleção de célula para melhorar a eficiência operacional dos dispositivos que operam em uma rede de comunicação sem fio e/ou para melhorar a conservação de energia de tais dispositivos. De acordo com pelo menos um aspecto, equipamentos de usuário (UEs) são providos. Em pelo menos alguns exemplos, tais UEs podem incluir um circuito de processamento acoplado a um meio de armazenamento e uma interface de comunicações adaptada para facilitar as comunicações sem fio. O circuito de processamento pode ser adaptado para entrar em um estado de controle de recurso de rádio (RRC) inferior a partir de um estado RRC superior. O circuito de processamento pode ainda buscar por uma ou mais camadas de prioridade mais alta dentro de um período predeterminado de tempo ao entrar no estado RRC inferior, independentemente de uma qualidade de RF de uma célula servidora atual.
[006] Os aspectos adicionais proveem métodos operacionais sobre o UE. Um ou mais exemplos de tais métodos podem incluir entrar em um estado RRC inferior a partir de um estado RRC superior. A busca pode ser realizada por uma ou mais camadas de prioridade mais alta. Esta busca pode ser realizada dentro de um período predeterminado de tempo ao entrar no estado RRC inferior, independentemente de uma qualidade de RF de uma célula servidora atual. Outros aspectos proveem UEs incluindo os mecanismos para a realização de tais métodos.
[007] No entanto, outros aspectos da divulgação incluem meios legíveis por máquina, incluindo instruções operacionais sobre o UE. De acordo com um ou mais exemplos, tais instruções podem fazer com que um processador entre em um estado RRC inferior a partir de um estado RRC superior, e busque por uma ou mais camadas de prioridade mais alta dentro de um período de tempo predeterminado ao entrar no estado RRC inferior, independente de uma qualidade de RF de uma célula servidora atual.
[008] De acordo com pelo menos um outro aspecto da presente divulgação, são providos UEs, os quais incluem um circuito de processamento acoplado a um meio de armazenamento e uma interface de comunicações adaptada para facilitar as comunicações sem fio. O circuito de processamento pode ser adaptado para acampar em uma célula servidora atual, e entrar em um estado RRC inferior a partir de um estado RRC superior. Se um período de espera tiver decorrido uma vez acampado na célula servidora atual, o circuito de processamento pode buscar por uma ou mais camadas de prioridade mais alta dentro de um período predeterminado de tempo ao entrar no estado RRC inferior. Se o período de espera não tiver decorrido uma vez acampado na célula servidora atual, o circuito de processamento pode buscar por uma ou mais camadas de prioridade mais alta dentro do período de tempo predeterminado após uma duração do período de espera.
[009] Aspectos adicionais incluem métodos operacionais sobre o UE e/ou UEs incluindo os mecanismos para a realização de tais métodos. Um ou mais exemplos de tais métodos podem incluir acampar em uma célula servidora atual. Um estado RRC inferior pode entrar a partir de um estado RRC superior. Se um período de espera tiver decorrido uma vez acampado na célula servidora atual, uma busca de uma ou mais camadas de prioridade mais alta pode ser realizada dentro de um período de tempo predeterminado ao entrar no estado RRC inferior. Se o período de espera não decorreu uma vez acampado na célula servidora atual, a busca de uma ou mais camadas de prioridade mais alta pode ser realizada dentro do período de tempo predeterminado após um período de duração do período de espera.
[0010] Ainda aspectos adicionais proveem meios legíveis por máquina, compreendendo instruções operacionais sobre o UE. De acordo com um ou mais exemplos, tais instruções podem fazer com que um processador acampe em uma célula servidora atual. As instruções podem ainda fazer com que o processador entre em um estado RRC inferior a partir de um estado RRC superior. Se um período de espera tiver decorrido uma vez acampado na célula servidora atual, as instruções podem fazer com que o processador busque uma ou mais camadas de prioridade mais alta dentro de um período predeterminado de tempo ao entrar no estado RRC inferior. Se o período de espera não tiver decorrido uma vez acampado na célula servidora atual, as instruções podem fazer com que o processador busque uma ou mais camadas de prioridade mais alta dentro do período de tempo predeterminado após uma duração do período de espera.
Breve Descrição das Figuras
[0011] Figura 1 - é um diagrama de blocos que descreve a seleção de componentes de um sistema de comunicação sem fio de acordo com pelo menos um exemplo da presente divulgação.
[0012] Figura 2 - é um diagrama em blocos ilustrando pelo menos um exemplo de um ambiente de rede, em que um ou mais aspectos da presente divulgação podem encontrar aplicação.
[0013] Figura 3 - é um diagrama de blocos que mostra a seleção de componentes de um equipamento de usuário de acordo com pelo menos um exemplo da presente divulgação.
[0014] Figura 4 - é um fluxograma que ilustra um método operacional em um equipamento de usuário de acordo com pelo menos uma aplicação.
[0015] Figura 5 - é um fluxograma ilustrando pelo menos um exemplo de um método operacional em um equipamento de usuário.
Descrição Detalhada da Invenção
[0016] Na descrição a seguir, detalhes específicos são dados para prover uma compreensão completa dos conceitos descritos. No entanto, será entendido por aqueles versados na técnica que os vários conceitos aqui descritos podem ser praticados sem estes detalhes específicos. Em alguns casos, circuitos bem conhecidos, estruturas, componentes e técnicas podem ser mostrados em forma de diagrama de blocos de modo a não obscurecer os conceitos e características descritos.
[0017] Os vários conceitos apresentados ao longo desta divulgação podem ser implementados através de uma ampla variedade de sistemas de telecomunicações, arquiteturas de rede e padrões de comunicação. Por exemplo, os conceitos aqui descritos podem ser empregados em redes de comunicação sem fio, tais como redes de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA), redes de Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA), redes de Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência (FDMA), redes FDMA Ortogonal (OFDMA), redes FDMA de Única Portadora (SC-FDMA) etc. Os termos "redes" e "sistemas" são frequentemente usados como sinônimos. A rede CDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tal como Acesso Rádio Terrestre Universal (UTRA), CDMA2000, etc. Uma rede UTRA (UTRAN) inclui CDMA de banda Larga (W-CDMA) e Baixa Taxa de Chips (LCR). CDMA2000 cobre padrões IS-2000, IS-95 e IS-856, e pode incluir padrões de interface aérea otimizada por Evolução de Dados (EV-DO) ou Banda larga Ultra Móvel (UMB). A rede TDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tal como Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM). Uma rede OFDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tais como UTRA Evoluída (E-UTRA), IEEE 802.11, IEEE 802.16, IEEE 802.20, FlashOFDM ®, etc. UTRA, E-UTRA e GSM são parte do Sistema de Telecomunicações Móveis Universal (UMTS). Evolução de Longo Prazo (LTE) é uma versão melhorada do UMTS que usa E-UTRA. UTRA, E-UTRA, GSM, UMTS e LTE encontram-se descritos em documentos de uma organização chamada "3rd Generation Partnership Project" (3GPP). CDMA2000 é descrito em documentos de uma organização chamada "3rd Generation Partnership Project 2" (3GPP2). Estas várias tecnologias de rádio e padrões são conhecidas na técnica. Por meio de exemplo e não como forma de limitação, determinados aspectos da divulgação são descritos a seguir para UMTS e LTE, e terminologia UMTS / LTE pode ser encontrada em grande parte da descrição que se segue.
[0018] A figura 1 é um diagrama de blocos que descreve a seleção de componentes de um sistema de comunicação sem fio 100, de acordo com pelo menos um exemplo de um sistema UMTS utilizando uma interface aérea de W-CDMA. O sistema de comunicação sem fio 100 inclui geralmente um equipamento de usuário (UE) 102, um Rede de Acesso Rádio Terrestre UMTS (UTRAN) 104, e uma rede núcleo (CN) 106 que estão adaptados para interagir um com o outro.
[0019] Um equipamento de usuário (UE) 102 inclui, geralmente, um dispositivo que se comunica com um ou mais outros dispositivos através de sinais sem fio. o UE 102 pode também ser referido pelos versados na técnica como uma estação móvel (MS), uma estação de assinante, uma unidade móvel, unidade de assinante, uma unidade sem fio, uma unidade remota, um dispositivo móvel, um dispositivo sem fio, um dispositivo de comunicação sem fio, um dispositivo remoto, uma estação móvel de assinante, um terminal de acesso (AT), um terminal móvel, um terminal sem fio, um terminal remoto, um aparelho, um terminal, um agente de usuário, um cliente móvel, um cliente, ou alguma outra terminologia apropriada. Alguns exemplos não limitantes de UEs 102 incluem telefones celulares, pagers, modems sem fio, assistentes digitais pessoais (PDAs), gerenciadores de informações pessoais (PIMs), reprodutores de mídia pessoais, palmtops, computadores portáteis, tablets, televisores, aparelhos, eleitores, gravadores digitais de vídeo (DVRs), e/ou outros dispositivos de comunicação / computação que se comunicam, pelo menos parcialmente, por meio de uma rede sem fio ou celular. Um ou mais UEs 102 podem se comunicar com uma rede sem fio através da UTRAN 104.
[0020] A UTRAN 104 geralmente é adaptada para prover vários serviços sem fio, incluindo telefonia, vídeo, dados, troca de mensagens, broadcast, e/ou outros serviços. A UTRAN 104 pode incluir uma pluralidade de Subsistemas de rede rádio (SRNs) 108, cada um controlado por um respectivo Controlador de Rede de Rádio (RNC) 110. Aqui, a UTRAN 104 pode incluir qualquer número de RNCs 110 e SRNs 108 além dos RNCs 110 e SRNs 108 aqui ilustrados. O RNC 110 é geralmente adaptado para, entre outras coisas, atribuir, reconfigurar e liberar recursos de rádio dentro do RNS 108. O RNC 110 pode ser interligado a outros RNC (não mostrados) na UTRAN 104 através de vários tipos de interfaces, tais como uma conexão física direta, uma rede virtual, ou similares, utilizando qualquer rede de transporte adequada.
[0021] A região geográfica coberta por cada RNS 108 pode ser dividida em um certo número de células (por exemplo, células 202 na figura 2), com um aparelho rádio transceptor servindo cada célula. Um aparelho rádio transceptor é comumente referido como um nó B 112 em aplicações de UMTS, mas pode também ser referido pelos versados na técnica como uma estação base (BS), uma estação transceptora base (BTS), uma estação rádio base, um rádio transceptor, uma função de transceptor, um conjunto de serviços básicos (BSS), um conjunto de serviços estendidos (ESS), um ponto de acesso (AP), ou alguma outra terminologia adequada. Para maior clareza, três Nós B 112 são mostrados em cada RNS 108. No entanto, a SRNs 108 pode incluir qualquer número de Nó B sem fio 112. Os Nós B 112 proveem pontos de acesso sem fio à rede núcleo (CN) 106 para qualquer número de UEs 102. A comunicação entre um UE 102 e um Nó B 112 pode ser considerada como incluindo uma camada física (PHY) e um controle de acesso ao meio (MAC). Além disso, a comunicação entre um UE e um RNC 102 110 por meio de um respectivo nó B 112 pode ser considerada como incluindo uma camada de controle de recursos de rádio (RRC). Na presente especificação, a camada PHY pode ser considerada uma camada, a camada MAC pode ser considerada a camada 2, e a camada RRC pode ser considerada a camada 3. Informações descritas nesta divulgação utiliza a terminologia introduzida na Especificação de Protocolo de Controle de Recursos de Rádio (RRC), 3GPP TS 25.331 v9.1.0, aqui incorporados por referência.
[0022] Para fins ilustrativos, um UE 102 é mostrado em comunicação com vários Nós B 112. O downlink (DL), também chamado de link direto, refere-se ao link de comunicação sem fio de um nó B 112 para um UE 102, e o uplink (UL), também chamado de link reverso, refere-se ao link de comunicação sem fio de um UE 102 para um nó B 112.
[0023] A rede núcleo 106 faz interface com uma ou mais redes de acesso, tais como a UTRAN 104. A rede núcleo 106 inclui um domínio comutado por circuito (CS) e um domínio comutado por pacote (PS). Alguns dos elementos comutados por circuitos são um Centro de Comutação de Serviços (MSC), um Registrador de Localização de Visitantes (VLR) e um MSC de Gateway. Elementos comutados por pacote incluem um Nó de Suporte de GPRS de Serviço (SGSN) e um Nó de Suporte de GPRS de Gateway (GGSN). Alguns elementos de rede, como EIR, HLR, VLR e AUC podem ser compartilhados por ambos os domínios comutado por pacote e comutado por circuito. No exemplo ilustrado, a rede núcleo 106 suporta os serviços comutados por circuito com um MSC 116 e um GMSC 118. Em algumas aplicações, o GMSC 118 pode ser referido como um gateway de mídia (MGW). Um ou mais RNCs, tal como o RNC 110, podem ser conectados ao MSC 116. O MSC 116 é um aparelho que controla as funções de configuração de chamada, encaminhamento de chamadas e mobilidade de UE. O MSC 116 também inclui um registrador de localização nativo (VLR) que contém informações relativas ao assinante pela duração que um UE 102 está na área de cobertura do MSC 116. O GMSC 118 provê um gateway através do MSC 116 para o UE 102 para acessar uma rede comutada por circuito 120.
[0024] A rede núcleo 106 inclui um registrador de localização nativa (HLR) 122 que contém dados de assinante, tais como os dados que refletem os detalhes dos serviços a que um determinado usuário assinou. O HLR 122 também está associado a um centro de autenticação (AUC) que contém os dados de autenticação específicos de assinante. Quando uma chamada é recebida por um determinado UE 102, o GMSC 118 consulta o HLR 122 para determinar a localização do UE 102 e encaminha a chamada para o MSC 116 particular servindo naquela localização.
[0025] A rede central 106 também suporta serviços de dados em pacote com um nó de suporte de GPRS de serviço (SGSN) 124 e um nó de suporte de GPRS de gateway (GGSN) 126. GPRS, que significa Serviço Geral de Rádio por Pacote, é projetado para prover serviços de pacotes de dados em velocidades mais altas do que as disponíveis com os serviços de dados comutados por circuito padrão. O GGSN 126 provê uma conexão para a UTRAN 104 a uma rede baseada em pacotes 128. A rede baseada em pacotes 128 pode ser a internet, uma rede de dados privada, ou alguma outra rede baseada em pacotes adequada. A função primária do GGSN 126 é prover os UEs 102 com conectividade de rede baseada em pacotes. Os pacotes de dados podem ser transferidos entre o GGSN 126 e os UEs 102 através do SGSN 124, que realiza basicamente as mesmas funções no domínio baseado em pacotes assim como o MSC 116 executa no domínio comutados por circuitos.
[0026] Voltando à figura 2, um diagrama de blocos é mostrado ilustrando um exemplo de um ambiente de rede, em que um ou mais aspectos da presente divulgação podem encontrar aplicação. A rede de comunicações sem fio 200 inclui várias regiões celulares (células), incluindo as células 202 (por exemplo, 202-a, 202-b, e 202-c), cada uma das quais pode incluir um ou mais setores. Os múltiplos setores podem ser formados por grupos de antenas com cada antena responsável pela comunicação com um ou mais dispositivos de comunicações sem fio em uma porção da célula 202. Por exemplo, em células 202-a, grupos de antenas 206, 208 e 210 podem, cada um corresponder a um setor diferente. Na célula 202-b, grupos de antenas 212, 214 e 216, cada um corresponder a um setor diferente. Na célula 202-c, grupos de antenas 218, 220 e 222, cada um corresponder a um setor diferente.
[0027] Cada uma das células 202-a, 202-b, e 202- c podem incluir um respectivo nó 112-a, 112-b, e 112-c. No exemplo ilustrado, vários UEs 102 estão em comunicação com os vários Nós B 112. Como referido acima, cada um dos Nós B 112 (por exemplo, 112-a, 112-b, 112-c) está adaptado para prover um ponto de acesso a uma rede núcleo (por exemplo, rede núcleo 106 na Figura 1) para todos os UEs 102 nas respectivas células 202-a, 202-b, e 202-c. Em alguns aspectos, os UEs 102 podem ser capazes de se comunicar com uma ou mais das diferentes células 202-a, 202-b, e 202-c. Por exemplo, embora não ilustrado na figura 2, as células 202-a, 202-b, e 202-c podem sobrepor-se e podem apresentar diferentes funções e/ou tecnologias de acesso rádio para a multiplicidade de UEs 102 operando na rede de comunicações sem fio 200.
[0028] Com referência à figura 3, um diagrama de blocos é mostrado ilustrando seleção de componentes de tal um UE 102 de acordo com pelo menos um exemplo da presente divulgação. O UE 102 pode incluir um circuito de processamento 302 acoplado a uma interface de comunicação 304 e a um meio de armazenamento 306.
[0029] O circuito de processamento 302 é disposto para obter, processar e/ou enviar dados, acesso e armazenamento de dados de controle, emitir comandos e controlar outras operações desejadas. O circuito de processamento 302 pode incluir um circuito configurado para implementar a programação desejada provida pelos meios apropriados em pelo menos uma modalidade. Por exemplo, o circuito de processamento 302 pode ser implementado como um ou mais de um processador, um controlador, uma pluralidade de processadores e/ou outra estrutura configurada para executar instruções executáveis, incluindo, por exemplo, instruções de software e/ou firmware e/ou circuitos de hardware. Exemplos de circuito de processamento 302 podem incluir um processador de propósito geral, um processador de sinal digital (DSP), um circuito integrado de aplicação específica (ASIC), um arranjo de portas programáveis em campo (FPGA) ou outro componente lógico programável, porta discreta ou lógica de transistor, componentes de hardware discretos, ou qualquer combinação dos mesmos projetada para executar as funções aqui descritas. Um processador de uso geral pode ser um microprocessador, mas, em alternativa, o processador pode ser qualquer processador, controlador, microcontrolador, ou máquina de estado convencional. Um processador pode também ser implementado como uma combinação de componentes de computação, tais como uma combinação de um DSP e um microprocessador, vários microprocessadores, um ou mais microprocessadores em conjunto com um núcleo DSP, ou qualquer outro tipo de configuração. Estes exemplos de circuito de processamento 302 são para ilustração e outras configurações adequadas no âmbito da presente descrição estão também contempladas.
[0030] O circuito de processamento 302 é adaptado para processamento, incluindo a execução de programas, que podem ser armazenados no dispositivo de armazenamento 306. Como usado aqui, o termo "programação" deve ser interpretado de forma ampla para incluir, sem limitação, instruções, conjuntos de instruções, código, segmentos de código, código de programa, programas, subprogramas, módulos de software, aplicações, software aplicativos, pacotes de software, rotinas, sub-rotinas, objetos, executáveis, sequências de execução, procedimentos, funções, etc., se referido como software, firmware, middleware, microcódigo, linguagem de descrição de hardware, ou outra forma. De acordo com pelo menos um exemplo, o circuito de processamento pode incluir um módulo de seleção de camada 308. O módulo de seleção de camada 308 pode incluir conjunto de circuitos e/ou programação adaptada para executar as operações de seleção de camada aqui descritas.
[0031] A interface de comunicação 304 está configurada para facilitar a comunicação sem fio do UE 102. Por exemplo, a interface de comunicação 304 pode incluir circuitos e/ou programação adaptada para facilitar a comunicação de informação bidirecionalmente com relação a um ou mais nós de rede. A interface de comunicações 304 pode ser acoplada a uma ou mais antenas (não mostradas), e inclui um circuito transceptor sem fio, incluindo pelo menos um circuito receptor 310 (por exemplo, uma ou mais cadeias receptoras) e/ou pelo menos um circuito transmissor 312 (por exemplo, uma ou mais cadeias transmissoras).
[0032] O meio de armazenamento 306 pode representar um ou mais dispositivos para armazenamento de programação e/ou dados, como código ou instruções executáveis por processador (por exemplo, software, firmware), dados eletrônicos, bancos de dados ou outras informações digitais. O meio de armazenamento 306 pode também ser utilizado para o armazenamento de dados que são manipulados pelo circuito de processamento 302 durante a execução de programação. O meio de armazenamento 306 pode ser qualquer mídia disponível que pode ser acessada por um processador de propósito geral ou de propósito especial. A título de exemplo e não de limitação, o meio de armazenamento 306 pode incluir um meio legível por computador não transitório, tal como um dispositivo de armazenamento magnético (por exemplo, disco rígido, disquete, fita magnética), um meio de armazenamento óptico (por exemplo, disco compacto (CD), discos versáteis digitais (DVD)), um cartão inteligente, um dispositivo de memória flash (por exemplo, cartão, stick, movimentação da chave), memória de acesso aleatório (RAM), memória somente de leitura (ROM), ROM programável (PROM), PROM apagável (EPROM), PROM eletricamente apagável (EEPROM), um registrador, um disco removível, e/ou outros meios legíveis por computador não transitórios para armazenar informações, bem como qualquer combinação destes. O meio de armazenamento 306 pode ser acoplado ao circuito de processamento 302 de tal modo que o circuito de processamento 302 pode ler informação a partir de, e gravar informação no meio de armazenamento 306. Isto é, o meio de armazenamento 306 pode ser acoplado ao circuito de processamento 302, de modo que o meio de armazenamento 306 é pelo menos acessível pelo circuito de processamento 302, e pode incluir exemplos em que o meio de armazenamento 306 é parte integrante do circuito de processamento 302 e exemplos onde o meio de armazenamento 306 é separado do circuito de processamento 302.
[0033] A programação armazenada pelo dispositivo de armazenamento 306, quando executada pelo circuito de processamento 302, faz com que o circuito de processamento 302 execute uma ou mais das diferentes funções e/ou etapas de processo aqui descritas. O meio de armazenamento 306 pode incluir operações de seleção de camada (isto é, instruções) 314. As operações de seleção de camada 314 podem ser implementadas pelo circuito de processamento 302, por exemplo, o módulo de seleção de camada 308. Assim, de acordo com um ou mais aspectos da presente divulgação, o circuito de processamento 302 pode ser adaptado para realizar qualquer uma ou todas as características, processos, etapas, funções e/ou rotinas de um ou todos os UEs 102 aqui descritos. Tal como aqui utilizado, o termo "adaptado" em relação ao circuito de processamento 302 pode referir-se ao circuito de processamento 302 sendo uma ou mais de configurado, utilizado, implementado, e/ou programado para realizar um processo particular, função, etapa e/ou rotina de acordo com várias características aqui descritas.
[0034] O circuito de processamento 302 está adaptado para empregar vários estados de controle de recursos de rádio (RRC) que o UE 102 opera em uma rede (por exemplo, a rede 200 na figura 2). Esses estados de controle de recursos de rádio (RRC) podem incluir um estado OCIOSO, um ou mais estados de stand-by, e um ou mais estados conectados. A título de exemplo e não de limitação, um estado de standby pode incluir um ou mais estados selecionados a partir de um grupo de estados de stand-by, incluindo um estado URA_PCH e um estado CELL_PCH. Para fins de exemplo e não de limitação, um estado conectado pode incluir um ou mais estados selecionados a partir de um grupo de estados conectados, incluindo um estado CELL_DCH e um estado CELL_FACH. O circuito de processamento 302 pode mudar seu estado RRC dependendo da chamada ou atividade de conexão. Por exemplo, o circuito de processamento 302 pode entrar em estados progressivamente mais baixos, quando não há dados para transmissão através da interface de comunicações 304 por um período de tempo suficiente. Em um exemplo, o circuito de processamento 302 pode ir de um estado CELL_DCH ou CELL_FACH para um dos, ou progressivamente através de, vários dos níveis intermediários de estados de stand-by (por exemplo, CELL_PCH, URA_PCH), e/ou a um estado OCIOSO. Os estados de stand-by provêm várias compensações entre os fatores, tais como a capacidade de rede, tempos de estabelecimento de chamada, tempo de bateria, e velocidades de dados. O estado OCIOSO economiza energia da bateria, mas provê pouca conectividade sem fio. O estados de stand-by (por exemplo, CELL_PCH, URA_PCH) e estado OCIOSO são estados de atividade mais baixos em relação aos estados conectados (por exemplo, CELL_DCH, CELL_FACH), e podem incluir exemplos de estados mais baixos, tal como referido na presente divulgação, enquanto o estado conectado pode incluir um exemplo de um estado mais elevado, tal como referido na descrição.
[0035] A 3rd Generation Partnership Project (3GPP) é um consórcio internacional responsável pela definição e manutenção de sistemas sem fio de próxima geração que evoluem a partir do sistema sem fio GSM de segunda geração. Em um aspecto, a especificação dos padrões 3GPP TS 25.133 descreve os requisitos de gestão de recursos de rádio, em grande parte relacionados com a especificação de quando e como as medições são feitas dos canais sem fio. Muitas dessas medições feitas pelo circuito de processamento 302 através da interface de comunicação 304 podem ser relativamente intensivas em bateria se realizadas com muita frequência.
[0036] As versões mais recentes desta especificação de padrões TS 25.133, toda a divulgação é aqui incorporada para referência, provêm que sempre que os circuitos de processamento 302 mudarem de um estado conectado (por exemplo, CELL_DCH, CELL_FACH) para um estado mais baixo (por exemplo, o estado OCIOSO, CELL_PCH, URA_PCH), o circuito de processamento 302 deve começar uma busca por todas as camadas de prioridade mais alta dentro de um ciclo de recepção descontínua (DRX) se a qualidade de RF da célula servidora for maior do que um limite predeterminado. Por exemplo, se o circuito de processamento 302 mudar de um estado conectado (por exemplo, CELL_DCH, CELL_FACH) para um dos níveis intermediários de estados de stand-by (por exemplo, CELL_PCH, URA_PCH) ou para o estado OCIOSO, a especificação de padrões determina que o circuito de processamento 302 deve começar uma busca por todas as camadas de prioridade mais alta dentro de um ciclo de recepção descontínua (DRX) se SrxlevServingCell for maior do que Sprioritysearch1 e se SqualServingCell for maior do que Sprioritysearch2. Srxlev e Squal geralmente referem-se à qualidade de RF da célula servidora. "S" refere-se a aptidão da célula. Srxlev refere-se à potência de código de sinal recebido (RSCP) a partir da célula, e Squal refere-se a Ec/I0 da célula. Sprioritysearch1 e Sprioritysearch2 são valores limites predeterminados.
[0037] Tal como aqui utilizado, uma camada de prioridade mais alta pode referir-se a uma frequência de portadora e/ou à tecnologia de acesso rádio (RAT), que pode ser preferível para servir o UE 102. A título de exemplo e não de limitação, uma camada de prioridade mais alta pode incluir uma ou mais células de interfrequência de UTRA de prioridade mais alta (ou camadas UTRA FDD de prioridade mais alta), uma ou mais portadoras de canal de controle de broadcast de GSM (BCCH) de prioridade mais alta, células E- UTRA de prioridade mais alta, ou uma ou mais outras camadas de prioridade mais alta, bem como as suas combinações. Em um exemplo ilustrativo da camada de prioridade mais alta correspondente a células de interfrequência de UTRA, pode ocorrer que o UE 102 está em um local servido por duas células UTRA diferentes em frequências diferentes. Isto pode ocorrer, por exemplo, em uma rede, tal como a rede AT & T, nos Estados Unidos da América, onde o serviço pode estar disponível na banda de 850 MHz e na banda de 1900 MHz. Em geral, a banda de 850 MHz provê uma melhor cobertura e melhor desempenho sobre a banda de 1900 MHz, e pode representar uma camada de prioridade mais alta sobre a banda de 1900 MHz. Assim, de acordo com a especificação 3GPP TS 25.133, sempre que o circuito de processamento 302 entra em estado OCIOSO ou um estado de stand-by (por exemplo, CELL_PCH, URA_PCH), a partir de um estado conectado (por exemplo, CELL_DCH, CELL_FACH), o circuito de processamento 302 irá conduzir uma busca para as camadas de prioridade mais alta dentro de um ciclo de DRX. Se uma camada de prioridade mais alta é encontrada (por exemplo, a camada 850 MHz), o circuito de processamento 302 resseleciona a camada de alta prioridade (por exemplo, para a camada de 850 MHz a partir da camada 1900 MHz). Como é observado, as camadas de prioridade mais alta podem ainda ou, alternativamente, incluir diferentes tecnologias de acesso rádio (RAT). Por exemplo, uma camada de prioridade mais alta pode ser uma célula de E-UTRA para LTE, ou uma célula GSM.
[0038] Esta característica de buscar por camadas de prioridade mais alta dentro de um determinado período de tempo (por exemplo, um ciclo de recepção descontínua (DRX)) depois de entrar em um estado inferior pode ser benéfica, pelo menos nos casos em que o circuito de processamento 302 pode estar mudando rápida e relativamente entre os estados. Por exemplo, o circuito de processamento 302 pode transmitir alguns bytes através da interface de comunicação 304, enquanto em um estado conectado, então está inativo por um período e transita para um estado de standby ou OCIOSO, seguido por mais alguns bytes para enviar de modo que o circuito de processamento 302 volta para um estado conectado, em seguida, comuta de volta a um estado de standby ou OCIOSO, etc. Em tal um cenário, o circuito de processamento 302 pode não ter tempo suficiente para completar a busca necessária para as camadas de prioridade mais alta sobre a introdução de um estado de stand-by ou OCIOSO, e pode nunca passar para a camada de prioridade mais alta. No entanto, uma vez que o circuito de processamento 302 busca por quaisquer camadas de prioridade mais alta rápida e relativamente (por exemplo, dentro de um ciclo de recepção descontínua (DRX) depois de entrar em um estado de menor, é mais provável de o circuito de processamento 302 completar uma busca, identificar camadas de prioridade mais alta, e mudar para tais camadas de prioridade mais alta antes de novos dados estarem disponíveis para enviar.
[0039] De acordo com pelo menos um aspecto da presente divulgação, o circuito de processamento 302 pode ser adaptado para realizar uma busca por camadas prioridade de mais elevada dentro de um período de tempo predeterminado, ao entrar em um estado RRC inferior a partir de um estado RRC superior, independentemente da qualidade de RF da célula servidora. Em pelo menos um exemplo, o período de tempo predeterminado pode ser um ciclo de recepção descontínua (DRX), de tal modo que o circuito de processamento 302 é adaptado para buscar por uma ou mais camadas de prioridade mais alta dentro de um ciclo de recepção descontínua (DRX), independentemente de entrar no estado RRC inferior, independentemente da qualidade de RF da célula servidora.
[0040] Quanto à figura 4, um fluxograma é mostrado ilustrando um método operacional em um UE, tal como UE 102, de acordo com pelo menos um exemplo. Com referência às duas figuras 3 e 4, o UE 102 pode entrar em um estado RRC inferior a partir de um estado RRC superior na etapa 402. Por exemplo, o circuito de processamento 302 pode mudar de um estado RRC superior para um estado RRC inferior. Em pelo menos um exemplo, o circuito de processamento 302 pode entrar em um estado RRC inferior quando o circuito de processamento 302 entra em um estado de stand-by (por exemplo, CELL_PCH, URA_PCH) ou um estado OCIOSO quando o estado RRC superior estava em um estado diferente de um estado de stand-by ou estado OCIOSO (por exemplo, se o estado RRC superior é um estado conectado, como CELL_DCH ou CELL_FACH). Por exemplo, o circuito de processamento 302 pode entrar em um estado RRC inferior entrando um de um estado CELL_PCH, um estado URA_PCH, ou um estado OCIOSO quando o circuito de processamento 302 não estava previamente em qualquer um desses estados.
[0041] Na etapa 404, o UE 102 busca por uma ou mais camadas de prioridade mais alta dentro de um período de tempo predeterminado ao entrar no estado RRC inferior, independentemente de qualidade de RF de uma célula servidora atual. Por exemplo, o circuito de processamento 302 (por exemplo, módulo de seleção de camada 308) implementando as operações de seleção de camada 314 pode conduzir uma busca por uma ou mais camadas de prioridade mais alta em resposta a entrar no estado RRC inferior, onde a busca é conduzida dentro de um período predeterminado de tempo a partir de quando o circuito de processamento 302 entrou em estado RRC inferior. Em um exemplo não limitativo, o circuito de processamento 302 (por exemplo, o módulo de seleção de camada 308) que implementa as operações de seleção de camada 314 inicia a busca por camadas de prioridade mais alta dentro de um ciclo de recepção descontínua (DRX) ao entrar no estado RRC inferior. A busca por camadas de prioridade mais alta pode incluir o circuito de processamento 302 obtendo dados (por exemplo, medindo, identificando a disponibilidade de células, etc.) relativos a uma ou mais camadas de prioridade mais alta através da interface de comunicação 304.
[0042] Em vez de inicialmente determinar se a qualidade de RF da célula servidora atual está acima de um limite predeterminado (s), o circuito de processamento 302 (por exemplo, o módulo de seleção de camada 308) que implementa as operações de seleção de camada 314 conduz a busca de uma ou mais camadas de prioridade mais alta e sem considerar e independente da qualidade de RF da célula servidora atual. Por exemplo, o circuito de processamento 302 (por exemplo, o módulo de seleção de camada 308) que implementa as operações de seleção de camada 314 conduz a busca de uma ou mais camadas de prioridade mais alta dentro do limite predeterminado de tempo, independentemente dos valores para SrxlevServingCell e SqualServingCell. Em outras palavras, uma busca por camadas de prioridade mais alta pode ser conduzida dentro do período de tempo predeterminado, independentemente dos valores de potência de código de sinal recebido (RSCP) e/ou Ec/I0 da célula servidora atual. Assim, contrariamente à especificação de padrões 3GPP TS 25.133 atuais, o circuito de processamento 302 está adaptado para implementar uma busca por uma ou mais camadas de prioridade mais alta durante o período de tempo predeterminado (por exemplo, uma ciclo de recepção descontínua (DRX)), mesmo que o valor para SrxlevServingCell seja inferior ou igual a Sprioritysearch1 e/ou se SqualServingCell for inferior ou igual a Sprioritysearch2.
[0043] De acordo com pelo menos um aspecto adicional ou alternativo da presente divulgação, o circuito de processamento 302 pode ser adaptado para retardar na realização de uma busca para as camadas de prioridade mais alta, se o UE 102 não acampou na célula servidora atual por uma quantidade limite de tempo predefinido. A figura 5 é um fluxograma ilustrando pelo menos um exemplo de um tal método operacional de um UE, tal como o UE 102.
[0044] Referindo-se a ambas as figuras 3 e 5, o UE 102 pode acampar em uma célula servidora atual na etapa 502. Por exemplo, o circuito de processamento 302 pode fazer com que o UE 102 acampe em uma célula servidora atual. Um tal processo de acampamento na célula servidora atual pode ser um resultado de um processo de resseleção de célula realizado pelo circuito de processamento 302. A resseleção de célula refere-se ao processo em que o circuito de processamento 302 seleciona uma nova célula para acampar no UE 102 após ele já ter se registrado e estar acampado na célula anterior. Pelo menos alguns dos aspectos dos procedimentos de resseleção de célula são descritos na especificação de padrões 3GPP TS 25.304, toda a divulgação da qual é aqui incorporada para referência.
[0045] Na etapa 504, o UE 102 pode entrar em um estado RRC inferior a partir de um estado RRC superior. Por exemplo, o circuito de processamento 302 pode mudar de um estado RRC superior para um estado RRC inferior. Em pelo menos um exemplo, o circuito de processamento 302 pode entrar em um estado RRC inferior quando o circuito de processamento 302 entra em um estado de stand-by (por exemplo, CELL_PCH, URA_PCH) ou um estado OCIOSO de um estado diferente de um estado de stand-by ou um estado OCIOSO (por exemplo, se o estado RRC superior for um estado conectado, como CELL_DCH ou CELL_FACH). Por exemplo, o circuito de processamento 302 pode entrar em um estado RRC inferior entrando em um estado CELL_PCH, um estado URA_PCH, ou um estado OCIOSO quando o circuito de processamento 302 não estava previamente em qualquer um desses três estados.
[0046] Na etapa 506, o UE 102 determina se um período de espera decorreu uma vez acampado na célula servidora atual. Por exemplo, o circuito de processamento 302 (por exemplo, o módulo de seleção de camada 308) que implementa as operações de seleção de camada 314 pode identificar se o período de espera decorreu uma vez acampado na célula servidora atual.
[0047] Em pelo menos alguns exemplos, o período de espera pode ser igual a um período de retardo associado com resseleção de célula. Em alguns casos, pode ser benéfico para o circuito de processamento 302 retardar a execução de um resseleção de célula para uma nova célula, quando o UE 102 acampou na célula servidora atual por menos do que um limite predefinido. Em outras palavras, quando o UE 102 inicialmente acampa em uma célula servidora atual, o circuito de processamento 302 pode ser adaptado para se abster de resselecionar uma nova célula até que um período de espera predefinido tenha passado. De acordo com pelo menos um exemplo descrito na especificação de padrões TS 25.304, este período de retardo para resseleção de célula pode ser definido como um (1) segundo. Assim, quando o UE 102 é adaptado para operar de acordo com esta especificação de padrões TS 25.304, o circuito de processamento 302 irá esperar pela duração de pelo menos um (1) segundo após o UE 102 acampar na célula servidora atual antes de realizar um procedimento de resseleção de célula. Nos exemplos em que o período de espera é igual ao período de retardo e o período de retardo é definido pela especificação de padrões TS 25.304, o circuito de processamento 302 (por exemplo, o módulo de seleção de camada 308) que implementa as operações de seleção de camada 314 também irá esperar pelo menos um (1) segundo depois do UE 102 acampar na célula servidora atual antes de realizar uma busca pelas camadas de prioridade mais alta, conforme descrito abaixo.
[0048] Por conseguinte, na etapa 508, se o período de espera decorreu uma vez acampado na célula servidora atual, o UE 102 pode buscar por uma ou mais camadas de prioridade mais alta dentro de um período predeterminado de tempo ao entrar no estado RRC inferior na etapa 504. Por exemplo, o circuito de processamento 302 (por exemplo, o módulo de seleção de camada 308) que implementa as operações de seleção de camada 314 pode conduzir uma busca por uma ou mais camadas de prioridade superior em resposta a entrar no estado RRC inferior, onde a busca é conduzida dentro de um período de tempo predeterminado a partir de quando o circuito de processamento 302 entrou em estado RRC inferior. Em um exemplo não limitativo, o circuito de processamento 302 (por exemplo, o módulo de seleção de camada 308) que implementa as operações de seleção de camada 314 inicia a busca pelas camadas de prioridade mais alta dentro de um ciclo de recepção descontínua (DRX) ao entrar no estado RRC inferior.
[0049] Na etapa 510, se o período de espera não decorreu uma vez acampado na célula servidora atual, o UE 102 pode buscar por uma ou mais camadas de prioridade mais alta dentro do período de tempo predeterminado após a duração do período de espera. Por exemplo, o circuito de processamento 302 (por exemplo, o módulo de seleção de camada 308) que implementa as operações de seleção de camada 314 pode conduzir uma busca por uma ou mais camadas de prioridade superior em resposta a entrar no estado RRC inferior, onde a busca é conduzida dentro de um período de tempo predeterminado a partir de quando o período de espera expirou. Em um exemplo não limitativo, o circuito de processamento 302 (por exemplo, o módulo de seleção de camada 308) que implementa as operações de seleção de camada 314 inicia a busca de uma ou mais camadas de prioridade mais alta dentro de um ciclo de recepção descontínua (DRX), após uma duração do período de espera.
[0050] Como mencionado acima, o período de espera pode ser igual a um período de retardo, que pode ser definido como um (1) segundo de acordo com a especificação de padrões TS 25.304. De acordo com um exemplo, o circuito de processamento 302 (por exemplo, o módulo de seleção de camada 308) que implementa as operações de seleção de camada 314 pode buscar por uma ou mais camadas de prioridade mais alta dentro do período de tempo predeterminado, ao entrar em estado RRC inferior mais o período de espera (por exemplo, um (1) segundo). Em outro exemplo, o circuito de processamento 302 (por exemplo, o módulo de seleção de camada 308) que implementa as operações de seleção de camada 314 pode buscar por uma ou mais camadas de prioridade superior dentro do período de tempo predeterminado após o período de espera (por exemplo, um (1) segundo) decorrido uma vez que o circuito de processamento 302 está acampado na célula servidora atual.
[0051] A busca por camadas de prioridade mais alta nas etapas 508 e 510 pode incluir o circuito de processamento 302 obtendo dados (por exemplo, medindo, identificando a disponibilidade de células, etc.) relativa a uma ou mais camadas de prioridade superior através da interface de comunicação 304.
[0052] Um ou mais dos componentes, etapas, características e/ou funções ilustradas nas figuras 1, 2, 3, 4 e/ou 5 podem ser rearranjados e/ou combinadas em um único componente, etapa, característica ou função ou incorporada em vários componentes, etapas ou funções. Elementos adicionais, componentes, etapas, e/ou funções também podem ser adicionados sem se afastar do âmbito da presente divulgação. O aparelho, dispositivos, e/ou componentes ilustrados nas figuras 1, 2 e/ou 3 podem ser configurados para executar um ou mais dos métodos, características ou etapas descritos nas figuras 4 e/ou 5. Os novos algoritmos descritos aqui também podem ser eficazmente aplicados em software e/ou incorporados em hardware.
[0053] Além disso, deve ser notado que pelo menos algumas implementações foram descritas como um processo que é descrito como um fluxograma, um diagrama de fluxo, um diagrama de estrutura, ou um diagrama de blocos. Embora um fluxograma possa descrever as operações como um processo sequencial, muitas das operações podem ser realizadas em paralelo ou simultaneamente. Além disso, a ordem das operações pode ser rearranjada. Um processo é finalizado quando as operações são concluídas. Um processo pode corresponder a um método, uma função, um procedimento, uma sub-rotina, um subprograma, etc. Quando um processo corresponde a uma função, a sua terminação corresponde a um retorno da função para a função de chamada ou a função principal.
[0054] Além disso, as modalidades podem ser implementadas por hardware, software, firmware, middleware, microcódigo, ou qualquer combinação destes. Quando implementado em software, firmware, ou middleware microcódigo, o código de programa ou segmentos de código para realizar as tarefas necessárias podem ser armazenados em um meio legível por máquina tal como um meio de armazenamento ou outro dispositivo de armazenamento (s). Um processador pode realizar as tarefas necessárias. Um segmento de código pode representar um procedimento, uma função, um subprograma, um programa, uma rotina, uma sub- rotina, um módulo, um pacote de software, uma classe, ou qualquer combinação de instruções, estruturas de dados ou instruções de programa. Um segmento de código pode ser acoplado a outro segmento de código ou um circuito de hardware passando e/ou recebendo informação, dados, argumentos, parâmetros, ou conteúdos de memória. Informações, argumentos, parâmetros, dados, etc., podem ser passados, encaminhados ou transmitidos por qualquer meio adequado, incluindo o compartilhamento de memória, mensagem de passagem, passagem de token, transmissão de rede, etc.
[0055] Os termos "meio legível por máquina", "meio legível por computador" e/ou "meio legível por processador" podem incluir, mas não estão limitados a, dispositivos de armazenamento portáteis ou fixos, dispositivos de armazenamento ópticos, e vários outros meios não transitórios capazes de armazenar, conter ou portar instrução (s) e/ou dados. Assim, os vários métodos aqui descritos podem ser parcial ou integralmente implementados por instruções e/ou dados que podem ser armazenados em um "meio legível por máquina", "meio legível por computador" e/ou "meio legível por processador" e executados por um ou mais processadores, máquinas e/ou dispositivos.
[0056] Os métodos ou algoritmos descritos em conexão com os exemplos aqui divulgados podem ser realizados diretamente em hardware, em um módulo de software executável por um processador, ou em uma combinação de ambos, em forma de unidade de processamento, instruções de programação, ou outras direções, e podem estar contidos em um único dispositivo ou distribuído em vários dispositivos. Um módulo de software pode residir na memória RAM, memória flash, memória ROM, memória EPROM, EEPROM, registradores, disco rígido, um disco amovível, um CD-ROM, ou qualquer outra forma de meio de armazenamento conhecida na técnica. Um meio de armazenamento pode estar acoplado ao processador de modo que o processador pode ler informação do, e gravar informação no meio de armazenamento. Em alternativa, o meio de armazenamento pode ser integral ao processador.
[0057] Os versados na técnica iriam adicionalmente apreciar que os diferentes blocos lógicos ilustrativos, módulos, circuitos, e etapas do algoritmo descritos em ligação com as modalidades aqui divulgadas podem ser implementados como hardware eletrônico, software de computador, ou combinações de ambos. Para ilustrar claramente esta permutabilidade de hardware e software, vários componentes ilustrativos, blocos, módulos, circuitos, e etapas foram descritos acima, geralmente em termos da sua funcionalidade. Se tal funcionalidade é implementada como hardware ou software depende da aplicação particular e restrições de projeto impostas ao sistema global.
[0058] As várias características das modalidades aqui descritas podem ser implementadas em diferentes sistemas sem se afastar do âmbito da divulgação. Deve ser notado que as modalidades anteriores são apenas exemplos e não devem ser interpretadas como limitando a divulgação. A descrição das modalidades destina-se a ser ilustrativa, e não a limitar o âmbito das reivindicações. Como tal, os presentes ensinamentos podem ser facilmente aplicados a outros tipos de aparelhos e muitas alternativas, modificações, e variações serão evidentes para os versados na técnica.

Claims (11)

1. Método para resseleção de célula dentro de uma rede móvel pública terrestre operacional em um equipamento de usuário, UE (102), compreendendo: entrar (402) em um estado de controle de recurso de rádio (RRC) de CELL_PCH, um de URA_PCH ou um ocioso a partir de um estado RRC diferente do estado CELL_PCH, do estado URA_PCH e do estado ocioso; e o método caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: buscar (404) por uma ou mais frequências portadoras e/ou tecnologias de radioacesso, RATs, exclusivamente de prioridade mais alta dentro de um período predeterminado de tempo quando da entrada no estado CELL_PCH, URA_PCH ou ocioso, independentemente de uma qualidade de RF de uma célula servidora atual.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que buscar por uma ou mais frequências portadoras e/ou RATs de prioridade mais alta dentro de um período predeterminado de tempo ao entrar no estado RRC inferior, independentemente de uma qualidade de RF de uma célula servidora atual compreende: buscar por uma ou mais frequências portadoras e/ou RATs de prioridade mais alta dentro do período predeterminado de tempo ao entrar no estado RRC inferior, independentemente de respectivos valores para potência de código do sinal recebido, RSCP, e para Ec/I0 da célula servidora atual.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que buscar por uma ou mais frequências portadoras e/ou RATs de prioridade mais alta dentro de um período predeterminado de tempo ao entrar no estado RRC inferior compreende: buscar por uma ou mais frequências portadoras e/ou RATs de prioridade mais alta dentro de cerca de um ciclo de recepção descontínua, DRX, ao entrar no estado RRC inferior.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: retardar uma duração de um período de espera predeterminado após acampar na célula servidora atual antes de buscar por uma ou mais frequências portadoras e/ou RATs de prioridade mais alta dentro do período de tempo predeterminado.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que retardar a duração do período de espera após acampar na célula servidora atual compreende: retardar por um período de tempo pelo menos substancialmente igual a um período de tempo durante o qual nenhum procedimento de resseleção de célula é conduzido após acampar na célula servidora atual.
6. Equipamento de usuário (102) configurado para resselecionar células dentro de uma rede móvel pública terrestre, compreendendo: meios para entrar em um estado de controle de recurso de rádio (RRC) de CELL_PCH, um de estado URA_PCH ou um ocioso a partir de um estado RRC diferente do estado CELL_PCH, do estado URA_PCH e do estado ocioso; e o equipamento de usuário caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: meios para buscar por uma ou mais frequências portadoras e/ou tecnologias de rádio acesso, RATs, exclusivamente de prioridade mais alta dentro de um período predeterminado de tempo quando da entrada no estado CELL_PCH, estado URA_PCH e ocioso independentemente de uma qualidade de RF de uma célula servidora atual.
7. Equipamento de usuário, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a qualidade de RF da célula servidora atual compreende potência de código do sinal recebido, RSCP, e Ec/I0 da célula servidora atual.
8. Equipamento de usuário, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o período de tempo predeterminado é de cerca de um ciclo de recepção descontínua, DRX.
9. Equipamento de usuário, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: meios para retardar por uma duração de um período de espera predeterminado após acampar na célula servidora atual antes de buscar por uma ou mais frequências portadoras e/ou RATs de prioridade mais alta dentro do período de tempo predeterminado.
10. Equipamento de usuário, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o período de espera é igual ao período de retardo durante o qual o circuito de processamento está adaptado para retardar antes de conduzir um procedimento de resseleção de célula após acampar na célula servidora atual.
11. Memória legível por computador, caracterizada pelo fato de que contém gravado na mesma o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 5.
BR112013032454-6A 2011-06-21 2012-06-20 Método e equipamento de usuário para resseleção de célula dentro de uma rede móvel pública terrestre e memória legível por computador BR112013032454B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201161499668P 2011-06-21 2011-06-21
US61/499,668 2011-06-21
US13/454,512 US9615321B2 (en) 2011-06-21 2012-04-24 Apparatus and methods for facilitating cell reselection for higher priority layers
US13/454,512 2012-04-24
PCT/US2012/043364 WO2012177773A1 (en) 2011-06-21 2012-06-20 Apparatus and methods for facilitating cell reselection for higher priority layers

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112013032454A2 BR112013032454A2 (pt) 2017-01-17
BR112013032454B1 true BR112013032454B1 (pt) 2022-03-29

Family

ID=47362336

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013032454-6A BR112013032454B1 (pt) 2011-06-21 2012-06-20 Método e equipamento de usuário para resseleção de célula dentro de uma rede móvel pública terrestre e memória legível por computador

Country Status (9)

Country Link
US (1) US9615321B2 (pt)
EP (1) EP2724567B1 (pt)
JP (1) JP5770934B2 (pt)
KR (1) KR101565297B1 (pt)
CN (1) CN103621150B (pt)
BR (1) BR112013032454B1 (pt)
CA (1) CA2839143C (pt)
RU (1) RU2581775C2 (pt)
WO (1) WO2012177773A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI102401B (fi) * 1997-05-28 1998-11-30 Raisio Chem Oy Menetelmä transparentin ja läpäisevyyttä vähentävän pinnoitteen aikaan saamiseksi paperille tai kartongille sekä menetelmässä käytettävä pääl lystysaine
EP2453704B1 (en) * 2009-07-07 2018-09-05 Sharp Kabushiki Kaisha Cell reselecting method and mobile station device
US9161267B2 (en) * 2012-08-06 2015-10-13 Apple Inc. Performing neighboring cell searches while transitioning to connected-mode
US8868026B2 (en) * 2012-08-30 2014-10-21 Nokia Solutions And Networks Oy Sending BCCH modification info/ETWS information to UEs in enhanced cell PCH in one DRX cycle
AU2014254504B2 (en) 2013-04-15 2016-07-21 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Application of a discontinous reception (DRX) cycle
US20170118761A1 (en) * 2015-10-23 2017-04-27 Qualcomm Incorporated Managing a Radio Frequency Resource Chain In a Multi-Subscription Multi-Standby Communication Device For Cell Acquisition
EP3542571A4 (en) * 2016-11-15 2020-05-13 Nokia Technologies Oy HANDLING USER DEVICE CONTEXT WHEN INACTIVITY
US11792712B2 (en) 2021-12-23 2023-10-17 T-Mobile Usa, Inc. Cell reselection priority assignment based on performance triggers

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7110765B2 (en) * 2002-08-27 2006-09-19 Qualcomm Incorporated Limiting cell reselection based on pilot power
KR101085634B1 (ko) 2003-08-22 2011-11-22 삼성전자주식회사 멀티미디어 브로드캐스트/멀티캐스트 서비스(mbms)를 제공하는 이동 통신 시스템에서 패킷 데이터를 수신하기 위한 셀 재선택 방법
RU2316895C2 (ru) 2003-08-22 2008-02-10 Самсунг Электроникс Ко., Лтд. Способ повторного выбора ячеек для приема пакетных данных в системе мобильной связи, поддерживающей mbms
WO2007088381A1 (en) 2006-02-03 2007-08-09 Vodafone Group Plc Network and method for optimizing cell reselection by using an estimation of mobility of a mobile terminal
US8135405B2 (en) * 2006-08-31 2012-03-13 Qualcomm Incorporated Efficient search for wireless networks while minimizing page loss
JP4916277B2 (ja) * 2006-10-31 2012-04-11 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ ユーザ装置及びユーザ装置で使用される方法
KR20090091230A (ko) 2006-12-20 2009-08-26 텔레폰악티에볼라겟엘엠에릭슨(펍) 이동 전기통신 네트워크에서 안테나 모드를 선택하는 방법 및 장치
KR101425134B1 (ko) 2007-04-30 2014-08-06 인터디지탈 테크날러지 코포레이션 강화된 cell_fach 상태로부터의 셀 재선택 및 천이와 강화된 cell_fach 상태로의 셀 재선택 및 천이 처리
CA2691682C (en) * 2007-06-18 2018-08-21 Interdigital Technology Corporation Method for inter-radio access technology cell reselection
KR101479340B1 (ko) 2007-09-18 2015-01-06 엘지전자 주식회사 무선통신 시스템에서 셀 재선택 과정을 수행하는 방법
WO2010049243A1 (en) 2008-10-31 2010-05-06 Nokia Siemens Networks Oy Cell selection techniques for idle mode for wireless networks
US8682331B2 (en) * 2009-02-10 2014-03-25 Qualcomm Incorporated System and method for interference beacon transmission
KR101707683B1 (ko) 2009-06-24 2017-02-16 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템상에서 단말의 측정 보고를 네트워크로 전송하는 방법
BR112012012362B1 (pt) 2009-11-23 2021-05-18 Blackberry Limited método e aparelho para transição de estado / modo
US9220028B2 (en) 2010-02-12 2015-12-22 Blackberry Limited Methods and apparatus to perform measurements
US8838106B2 (en) * 2010-02-23 2014-09-16 Apple Inc. Method and apparatus for cell reselection

Also Published As

Publication number Publication date
EP2724567B1 (en) 2018-05-02
RU2014101622A (ru) 2015-07-27
BR112013032454A2 (pt) 2017-01-17
JP5770934B2 (ja) 2015-08-26
CN103621150A (zh) 2014-03-05
CA2839143A1 (en) 2012-12-27
US9615321B2 (en) 2017-04-04
RU2581775C2 (ru) 2016-04-20
EP2724567A1 (en) 2014-04-30
KR20140031975A (ko) 2014-03-13
JP2014523155A (ja) 2014-09-08
WO2012177773A1 (en) 2012-12-27
CA2839143C (en) 2018-01-02
US20120329462A1 (en) 2012-12-27
CN103621150B (zh) 2018-01-19
KR101565297B1 (ko) 2015-11-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013032454B1 (pt) Método e equipamento de usuário para resseleção de célula dentro de uma rede móvel pública terrestre e memória legível por computador
JP5749365B2 (ja) サービング無線ネットワークサブシステム再配置中にコアネットワークのステータスを維持するシステムおよび方法
US9131475B2 (en) Fast acquisition in multi-subscriber identity module (SIM) devices
US9247472B2 (en) Method and apparatus for accommodating discontinuous reception in a handover determination
FI126673B (en) Radio-Driven Access Technologies (inter-RAT)
US9883451B2 (en) Detection techniques for high gain mobile devices
US9307394B2 (en) Devices and methods for preventing out-of-service periods in multi-subscription scenarios
US20130244655A1 (en) Methods and devices for facilitating fast cell reselection at call release
US20220353763A1 (en) Method and device for measurement relaxation
US20160066217A1 (en) Apparatus and method of intelligent radio access technology reselection in wireless communications
US9136892B2 (en) Apparatus and method for utilizing a smart receiver switch for improving idle mode performance
US9532303B2 (en) Increasing time interval between successive searches for signaling of neighboring cells of a different wireless technology
US8977213B2 (en) Receiving a message identifying neighbor cells
US20150065109A1 (en) Enhanced idle mode mechanisms for power efficient devices
US8798624B2 (en) Providing an indicator of presence of a first access network that is capable of interworking with a second access network
US9451618B2 (en) Devices and methods for facilitating H-RNTI updates in network-initiated cell redirection

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/06/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.