BR112013022792B1 - artigo para fumar - Google Patents

artigo para fumar Download PDF

Info

Publication number
BR112013022792B1
BR112013022792B1 BR112013022792-3A BR112013022792A BR112013022792B1 BR 112013022792 B1 BR112013022792 B1 BR 112013022792B1 BR 112013022792 A BR112013022792 A BR 112013022792A BR 112013022792 B1 BR112013022792 B1 BR 112013022792B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
filter
smoking article
fact
article according
segments
Prior art date
Application number
BR112013022792-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112013022792A2 (pt
Inventor
Yves Jordil
Original Assignee
Philip Morris Products S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Philip Morris Products S.A. filed Critical Philip Morris Products S.A.
Publication of BR112013022792A2 publication Critical patent/BR112013022792A2/pt
Publication of BR112013022792B1 publication Critical patent/BR112013022792B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24DCIGARS; CIGARETTES; TOBACCO SMOKE FILTERS; MOUTHPIECES FOR CIGARS OR CIGARETTES; MANUFACTURE OF TOBACCO SMOKE FILTERS OR MOUTHPIECES
    • A24D1/00Cigars; Cigarettes
    • A24D1/02Cigars; Cigarettes with special covers
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24DCIGARS; CIGARETTES; TOBACCO SMOKE FILTERS; MOUTHPIECES FOR CIGARS OR CIGARETTES; MANUFACTURE OF TOBACCO SMOKE FILTERS OR MOUTHPIECES
    • A24D1/00Cigars; Cigarettes
    • A24D1/02Cigars; Cigarettes with special covers
    • A24D1/027Cigars; Cigarettes with special covers with ventilating means, e.g. perforations
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24DCIGARS; CIGARETTES; TOBACCO SMOKE FILTERS; MOUTHPIECES FOR CIGARS OR CIGARETTES; MANUFACTURE OF TOBACCO SMOKE FILTERS OR MOUTHPIECES
    • A24D3/00Tobacco smoke filters, e.g. filter-tips, filtering inserts; Filters specially adapted for simulated smoking devices; Mouthpieces for cigars or cigarettes
    • A24D3/04Tobacco smoke filters characterised by their shape or structure

Landscapes

  • Cigarettes, Filters, And Manufacturing Of Filters (AREA)

Abstract

ARTIGO PARA FUMAR COM DOIS OU MAIS SEGMENTOS DE FILTRO. A presente invenção refere-se a um artigo de fumar (10) compreendendo: uma barra de tabaco (12) circunscrita por um invólucro externo tendo uma pluralidade de perfurações que se estendem através do invólucro, e um filtro (14) compreendendo dois ou mais segmentos de filtro (16, 18, 20) em alinhamento axial um com o outro. Os segmentos de filtro adjacentes encostam-se em uma interface (22, 24) e os dois ou mais segmentos de filtro são pelo menos parcialmente circunscritos por um invólucro do plugue (26) substancialmente impermeável ao ar. O filtro (14) está circunscrito por um invólucro de filtro (28) que une o filtro (14) à barra de tabaco (12) em que o invólucro do filtro inclui uma ou mais linhas circunferenciais de fragilidade (30a, 30b) que se estendem em torno do filtro em uma posição correspondente à posição de uma interface (22 24). 0 invólucro do plugue substancialmente impermeável ao ar (26) se estende ao redor da interface sob uma ou mais linhas de fragilidade (30a, 30b) no invólucro do filtro (28). 0 artigo de fumar fornece dois ou mais níveis de alcatrão diferentes entre 0,1 mg e 15 mg, e em que cada nível de liberação de monóxido de carbono para cada nível de alcatrão está dentro de 1 mg (...).

Description

[001] A presente invenção refere-se a um artigo para fumar que pode ser ajustado para fornecer diferentes níveis de intensidade de sabor.
[002] Cigarros com filtro compreendem normalmente uma barra cilíndrica de enchimento de tabaco cortado rodeada por um invólucro de papel e um filtro cilíndrico alinhado em uma relação de encostar ponta a ponta com a barra de tabaco envolta, com o filtro acoplado à barra de tabaco por papel de ponteira. Em cigarros de filtro convencionais, o filtro pode consistir de um plugue de acetato de celulose embrulhado a rebo- que em invólucro poroso de plugue. Cigarros com filtro com filtros multi- componente que são compostos por dois ou mais segmentos de mate- rial de filtragem para a remoção de partículas e de componentes gaso- sos do fumo da corrente principal também são conhecidos.
[003] Tem sido proposto anteriormente fornecer artigos para fu- mar que podem ser adaptados pelo consumidor, a fim de variar a in- tensidade do sabor da corrente principal do fumo produzido durante o fumo. Por exemplo, é conhecido fornecer um artigo para fumar no qual a ventilação do artigo para fumar pode ser variada, a fim de variar a diluição do fumo da corrente principal. Variando o nível de diluição do fumo da corrente principal, é possível para o consumidor selecionar uma intensidade de aroma desejada. Em outros exemplos conhecidos, o filtro do artigo para fumar pode ser manipulado pelo consumidor de modo a variar as propriedades de filtragem do artigo para fumar e a intensidade de sabor resultante.
[004] Seria desejável fornecer um novo artigo para fumar que te- nha meios melhorados para proporcionar uma série de diferentes ní- veis de sabor de modo que o consumidor possa facilmente ajustar a intensidade do sabor do fumo da corrente principal, antes de fumar. Seria particularmente desejável que tal artigo para fumar pudesse ser construído de uma forma simples e de baixo custo de modo que seja possível a fabricação artigos de fumar em velocidades e volumes rela- tivamente altos.
[005] De acordo com a presente invenção é fornecido um artigo de fumar compreendendo: uma haste de tabaco embrulhada por um invólucro externo tendo uma pluralidade de perfurações que se esten- dem através do invólucro, e um filtro compreendendo dois ou mais segmentos de filtro em alinhamento axial um com o outro, em que os segmentos de filtro adjacentes do filtro encostam-se em uma interface. Os dois ou mais segmentos de filtro são pelo menos parcialmente cir- cunscritos por um invólucro do plugue substancialmente impermeável ao ar. Um invólucro de filtro circunscreve uma parte do filtro e uma par- te adjacente da barra de tabaco para conectar o filtro e a barra de ta- baco. O invólucro de filtro inclui uma ou mais linhas circunferenciais de fragilidade que se estendem em torno do filtro em uma posição corres- pondente à posição de uma interface. O invólucro do plugue substan- cialmente impermeável ao ar se estende ao redor da interface sob uma ou mais linhas circunferenciais de fragilidade. O artigo de fumar fornece dois ou mais diferentes níveis de alcatrão entre 0,1 mg e 15 mg, e em que cada nível de liberação de monóxido de carbono para cada nível de alcatrão está dentro de 1 mg um do outro, em que o ní- vel de alcatrão e o nível de liberação de monóxido de carbono são de- terminados quando o artigo de fumar é fumado sob condições ISO.
[006] Os artigos para fumar de acordo com a invenção fornecem uma forma efetiva para o consumidor variar a intensidade do sabor do artigo de fumar entre dois ou mais níveis discretos. O fornecimento das linhas circunferenciais de fragilidade na localização de cada inter- face entre os segmentos de filtro adjacentes permite que os segmen- tos de filtro sejam separados uns dos outros quebrando o invólucro de filtro ao longo das linhas de fragilidade. Através da remoção de um ou mais segmentos de filtro na extremidade da boca do filtro da parte res- tante do artigo para fumar, o comprimento do filtro pode ser alterado de modo a alterar a intensidade do sabor da corrente principal do fumo produzido durante o ato de fumar. Como um ou mais segmentos de filtro são removidos da extremidade da boca do filtro, o comprimento total do filtro é reduzido e menos da fase de partículas do fumo é re- movida pelo filtro. A intensidade de sabor resultante aumenta como resultado da entrega aumentada da fase particulada no fumo da cor- rente principal.
[007] O consumidor pode, por conseguinte, escolher aumentar a intensidade do sabor da corrente principal do fumo produzido por um artigo de fumar de acordo com a invenção, pela quebra de um ou mais segmentos de filtro da extremidade da boca do filtro. Isso fornece ao consumidor um controle e variedade maiores na experiência de fumar, que pode ser entregue a partir de um projeto simples de cigarro.
[008] O número de níveis discretos de sabor disponíveis para o consumidor pode ser alterado através da adaptação do número de segmentos de filtro no filtro. Em geral, o número de níveis de sabor disponíveis corresponde ao número de segmentos de filtro de modo que os níveis de sabor adicionais discretos podem ser incorporados através da adição de segmentos de filtro. Por exemplo, os artigos de fumar de acordo com a invenção, tendo dois segmentos de filtro po- dem fornecer dois níveis diferentes de sabor e os artigos de fumar de acordo com a invenção tendo três segmentos de filtro podem proporci- onar três níveis de sabor diferentes.
[009] De preferência, o filtro de artigos de fumar de acordo com a invenção compreende três segmentos de filtro em alinhamento axial um com o outro, proporcionando assim duas interfaces. O termo "in- terface" é utilizado na presente especificação para definir a área ou plano em que os segmentos de filtro adjacentes encostam entre si, de tal modo que as extremidades dos segmentos de filtro entram em con- tato umas com as outras. Em certas disposições de filtro, segmentos de filtro adjacentes podem não estar em contato uns com os outros, mas podem estar separados por um espaço ou cavidade estreita. Nes- te caso, uma ou mais linhas de fragilidade no invólucro de filtro se es- tendem em torno do filtro em uma posição correspondente ao espaço entre os segmentos de filtro adjacentes.
[0010] A construção do filtro de artigos de fumar de acordo com a invenção permite aos consumidores escolher entre dois ou mais níveis discretos de sabor e para conseguir o nível de sabor desejado com uma simples manipulação do filtro para remover um ou mais segmen- tos de filtro da extremidade da boca do filtro. O arranjo da presente invenção facilita a variação do sabor do fumo da corrente principal em comparação com os arranjos mais complicados da técnica anterior. Além disso, em artigos de fumar de acordo com a invenção, os níveis de sabor são bem definidos de tal forma que níveis de sabor consis- tentes podem ser fornecidos ao consumidor com todos os artigos para fumar tendo a mesma disposição dos segmentos de filtro.
[0011] De preferência, os artigos de fumar de acordo com a inven- ção fornecem dois ou mais níveis de alcatrão diferentes entre aproxi- madamente 0,1 mg e 10 mg; entre aproximadamente 1 mg e aproxi- madamente 15 mg; mais preferivelmente entre aproximadamente 4 mg e 12 mg; em que o nível de alcatrão é determinado quando o artigo para fumar é fumado sob condições ISO (baforadas de 35ml com du- ração de 2 segundos cada uma, a cada 60 segundos). O termo "nível de alcatrão" ou "entrega da fase de partículas" é usado para se referir ao material particulado seco total isento de nicotina (NFDPM) de um artigo de fumar, em condições ISO.
[0012] Em uma concretização preferida na qual o filtro compreen- de três segmentos de filtro, o artigo para fumar fornece três níveis de alcatrão disponíveis de aproximadamente 8 mg, aproximadamente 10 mg, e de aproximadamente 12 mg, em que os níveis mais elevados de aproximadamente 10 mg e aproximadamente 12 mg são alcançados pela quebra de um ou dois segmentos, respectivamente. Outros níveis de alcatrão, que podem ser fornecidos pelo cigarro são de aproxima- damente 1 mg; aproximadamente 2 mg, aproximadamente 4 mg e aproximadamente 6 mg. Onde o filtro tem três ou mais níveis de alca- trão disponíveis, os intervalos entre os níveis de liberação de alcatrão podem ser os mesmos. Por exemplo, os intervalos entre os níveis de alcatrão podem ser de aproximadamente 1 mg, de aproximadamente 2mg, de aproximadamente 3 mg, ou de aproximadamente 4 mg. Em outros casos, os intervalos entre três ou mais níveis de alcatrão dispo- níveis podem ser diferentes.
[0013] O envoltório de plugue que circunscreve os dois ou mais segmentos de filtro de artigos de fumar de acordo com a invenção é substancialmente impermeável ao ar. O envoltório de plugue substan- cialmente impermeável ao ar pode circunscrever o filtro ao longo de todo ou de uma parte do seu comprimento, mas, está disposto de mo- do que as interfaces entre os segmentos de filtro adjacentes sejam co- bertas pelo invólucro do plugue.
[0014] O termo “substancialmente impermeável ao ar" é usado em relação à presente invenção para descrever um material laminado que, quando incorporado dentro do filtro, permite menos de 10% de diluição da fumaça da corrente principal através da entrada de ar ambiente pa- ra dentro do filtro. O invólucro do plugue substancialmente imper- meável ao ar pode ser não poroso e não incluir quaisquer perfurações. De preferência, o invólucro do plugue substancialmente impermeável ao ar tem uma permeabilidade ao ar menor que 200 unidades Coresta, de preferência menor que 100 unidades Coresta, e mais preferivel- mente menor que 20 unidades Coresta. Em alguns destes casos, o invólucro do plugue substancialmente impermeável ao ar pode ter um limite inferior de 1 unidade de Coresta.
[0015] A unidade ‘Coresta' é a unidade de permeabilidade ao ar de um material laminado, que corresponde ao fluxo de ar (centímetros cúbicos por minuto) passando através de uma superfície de 1 centíme- tro quadrado do material de teste sob uma pressão de medição de 1,00 kPa. A pressão de medição é a diferença de pressão entre as du- as faces do material de teste durante a medição. Como tal, as unida- des correspondentes à unidade Coresta são centímetros cúbicos por minuto por centímetro quadrado (cm3min-1cm-2) a 1,00 kPa. Um mé- todo adequado para a determinação da permeabilidade ao ar de mate- riais laminados para utilização na presente invenção está descrito na norma ISO 2965:2009.
[0016] A permeabilidade ao ar em unidades Coresta (CU) para uma peça de teste é calculada usando a fórmula: CU = [Q /A] x [1 /d]
[0017] em que Q é o fluxo de ar medido em centímetros cúbicos por minuto, que passa através do corpo de prova, A é a área da super- fície, em centímetros quadrados, do corpo de prova, e d é a medida real de diferença de pressão, em pascal, entre as duas superfícies do corpo de prova.
[0018] A inclusão de um envoltório de plugue substancialmente impermeável ao ar sobre as interfaces entre os segmentos de filtro ad- jacentes assegura que uma ou mais linhas de fragilidade no invólucro do filtro tenham um efeito mínimo sobre a ventilação do filtro. Em vez disso, a ventilação necessária é fornecida pela pluralidade de perfura- ções no invólucro exterior da barra de tabaco.
[0019] O posicionamento da ventilação na barra de tabaco, em vez do filtro assegura vantajosamente que o nível global de diluição da fu- maça da corrente principal possa ser controlado e mantido a um nível predeterminado, incluindo quando um ou mais segmentos de filtro são removidos de modo a variar o nível de sabor. A ventilação na barra de tabaco não é substancialmente afetada pela remoção de segmentos de filtro de modo que um nível consistente de ventilação pode ser for- necido para cada nível de sabor. Em contrapartida, se a ventilação for fornecida no filtro, por exemplo, pelas linhas de fragilidade no invólucro do filtro, o nível de ventilação seria significativamente afetado pela re- moção dos segmentos de filtro e geralmente não seria possível forne- cer um nível controlado de ventilação para todos os níveis de sabor.
[0020] Além disso, em certas concretizações, o posicionamento da ventilação na barra de tabaco assegura que a liberação de monóxido de carbono (CO) de artigos de fumar de acordo com a invenção seja relati- vamente consistente, em cada um dos diferentes níveis sabor. A libera- ção de monóxido carbono é, por conseguinte, substancialmente não afetada pela remoção de um ou mais segmentos do filtro a fim de ajus- tar o nível de alcatrão. Conforme descrito acima, os níveis de liberação de monóxido de carbono para cada nível de sabor estão dentro de aproximadamente 1 mg um do outro, mais preferivelmente dentro de aproximadamente 0,3 mg e mais preferencialmente dentro de aproxi- madamente 0,1 mg. O nível de liberação de monóxido de carbono é de- terminado quando o artigo de fumar é fumado sob condições de ISO.
[0021] A fim de quebrar um segmento de filtro da parte restante do filtro, o invólucro do filtro é quebrado ao longo de uma ou mais linhas de fragilidade na interface e o invólucro do plugue subjacente substan- cialmente impermeável ao ar também deve ser rasgado ou separado ao longo da interface. De preferência, a fim de facilitar a ruptura do invólucro do plugue substancialmente impermeável ao ar em uma in- terface, o invólucro do plugue substancialmente impermeável ao ar é formado de um material laminado tendo uma baixa gramatura. De pre- ferência, o invólucro do plugue substancialmente impermeável ao ar é formado de um plástico, tal como um filme de ácido poliláctico (PLA). O invólucro plástico do plugue pode ter uma gramatura inferior a apro- ximadamente 70 gramas por metro quadrado (g/m2), mais preferivel- mente inferior a aproximadamente 40 g/m2. O invólucro do plugue substancialmente impermeável ao ar pode ser formado de um material de papel tendo uma gramatura inferior a aproximadamente 25 gramas por metro quadrado (g/m2), mais preferivelmente inferior a aproxima- damente 20 g/m2.
[0022] O invólucro do filtro que une o filtro à barra de tabaco é de preferência invólucro de ponteira, tal como um papel de ponteira do tipo usado em artigos de fumar convencionais. O invólucro de filtro es- tá dotado de uma ou mais linhas de fragilidade na posição ou nas po- sições que correspondem a cada interface entre segmentos de filtro adjacentes.
[0023] No contexto da presente invenção, quando uma ou mais linhas de fragilidade "correspondem" a uma posição de uma das inter- faces entende-se que a linha de fragilidade está dentro de aproxima- damente 2 mm da interface. Preferencialmente, uma ou mais linhas de fragilidade estão dentro de aproximadamente 1 mm da interface, ou mais preferivelmente dentro de aproximadamente 0,5 mm.
[0024] Da mesma forma, em filtros onde os segmentos de filtro adjacentes estão separados por um espaço ou cavidade, uma ou mais linhas de fragilidade são preferencialmente fornecidas em uma posição que corresponde ao espaço entre os segmentos de filtro adjacentes. Preferencialmente, uma ou mais linhas de fragilidade são então forne- cidas dentro de aproximadamente a 2 mm do espaço, mais preferivel- mente dentro de aproximadamente 1 mm do espaço, ou mais preferi- velmente dentro de aproximadamente 0,5 mm.
[0025] Preferencialmente, uma ou mais linhas de fragilidade no invólucro do filtro são formadas por uma ou mais filas circunferenciais de perfurações. Por exemplo, cada linha de fragilidade pode ser for- mada por uma fila de micro-perfurações a laser. De preferência, cada fila de perfurações compreende entre 10 e 20 furos por centímetro, mais preferivelmente aproximadamente 15 furos por centímetro. Nor- malmente, o invólucro do filtro para utilização em artigos de fumar de acordo com a invenção será pré-perfurado antes de ser enrolado em torno dos artigos de fumar. A posição das filas de perfuração sobre o invólucro de filtro pode ser controlada de modo que a posição que cor- responde à posição das interfaces no filtro. Aparelhos e métodos ade- quados para perfurar o invólucro do filtro serão conhecidos para a pessoa versada na técnica.
[0026] O invólucro externo que circunscreve a barra de tabaco é de preferência invólucro de papel de cigarro, do tipo usado em artigos de fumar convencionais. O invólucro externo é fornecido com uma plu- ralidade de perfurações. As perfurações podem ser fornecidas em uma ou mais filas que se estendem circunferencialmente em torno da barra de tabaco. Em alternativa, as perfurações podem ser uniformemente ou não uniformemente distribuídas sobre uma área do invólucro exter- no. Normalmente, o invólucro externo para utilização em artigos de fumar de acordo com a invenção será pré-perfurado antes de ser enro- lado em torno da barra de tabaco. Preferivelmente, o invólucro externo compreende uma pluralidade de perfurações eletrostáticas.
[0027] De preferência, o invólucro externo tem uma permeabilidade ao ar que permite pelo menos 20% de diluição de ar através da barra do cigarro, mais preferivelmente pelo menos 50% e mais preferivelmente pelo menos 75%. Por exemplo, o invólucro externo pode ser perfurado para proporcionar uma permeabilidade ao ar de pelo menos, 200 unida- des de Coresta, mais preferivelmente, pelo menos, 350 unidades Cores- ta. Um limite superior para as unidades Coresta do invólucro externo po- de ser determinado pela resistência requerida e outros atributos do invó- lucro. Como exemplo, a permeabilidade ao ar pode ser menor que 2000 unidades Coresta, de preferência menor que 700 unidades Coresta, e mais preferivelmente menor que 500 unidades Coresta.
[0028] A ventilação total do artigo de fumar fornece preferencial- mente diluição de ar da fumaça da corrente principal de pelo menos em torno de 20%, mais preferivelmente de pelo menos aproximadamente 50%, e mais preferivelmente de pelo menos aproximadamente 75%. Como descrito acima, o filtro proporciona de preferência menos de 10% da diluição, como resultado do invólucro do plugue substancialmente impermeável. A maior parte do ar de diluição é, por conseguinte, forne- cida pela ventilação no invólucro exterior da barra de tabaco.
[0029] Os dois ou mais segmentos de filtro de artigos de fumar de acordo com a invenção podem tomar uma variedade de formas e segmentos de filtro adequados serão conhecidos para a pessoa ver- sada na técnica. Os dois ou mais segmentos de filtro podem ser da mesma construção e materiais conforme cada um ou podem ter uma construção diferente, ou conter diferentes materiais de filtragem ou aditivos. Preferivelmente, os dois ou mais segmentos de filtro são, ca- da um, formado de um plugue de material de filtragem fibroso, tal co- mo acetato de celulose ou de papel. Cada segmento também pode compreender uma pluralidade de seções ou subsegmentos. Por exemplo, um ou mais dos segmentos do filtro podem compreender du- as ou mais seções ou subsegmentos dispostos entre as linhas de fra- queza na embalagem do filtro.
[0030] Onde os dois ou mais segmentos de filtro são formados de plugues de material de filtragem fibroso, os segmentos de filtro podem ter a mesmas ou diferentes denier de filamento, denier total, ou am- bas. O denier dos filamentos do material de filtração fibroso dos seg- mentos de filtro podem estar entre aproximadamente 1,5 e 8. O denier total do material de filtragem fibroso, dos segmentos de filtro pode es- tar entre aproximadamente 15.000 e 50.000. De preferência, os seg- mentos de filtro na extremidade da boca do filtro têm um denier de fi- lamentos mais baixo, ou fibras de menor diâmetro, do que os segmen- tos de filtro mais perto da barra de tabaco. De preferência, o denier total dos segmentos de filtro na extremidade da boca do filtro é maior do que os segmentos de filtro mais perto da barra de tabaco. Neste caso o segmento do filtro da extremidade da boca tem uma maior den- sidade linear que o segmento ou segmentos a montante.
[0031] A resistência à aspiração (RTD) dos artigos para fumar da presente invenção variará dependendo do número e do comprimento dos segmentos de filtro e do nível sabor selecionado pelo consumidor. De preferência, a RTD (resistência à aspiração) do artigo para fumar com todos os segmentos de filtro intactos está entre aproximadamente 90 e 130 mm de H2O. Cada um dos dois ou mais segmentos de filtro contribui para a RTD total do artigo de fumar e os segmentos de filtro podem ter os mesmos ou valores diferentes de RDT. De preferência, cada segmento de filtro tem um valor de RTD entre aproximadamente 10 mm de H2O e 50 mm H2O. De preferência, a RTD dos dois ou mais segmentos de filtro aumenta no sentido da extremidade da boca do filtro, de tal modo que segmento do filtro da extremidade da boca tem uma RTD mais elevada que o segmento ou segmentos de filtro a montante.
[0032] A resistência à aspiração de um artigo para fumar, filtro ou segmento de filtro ou refere-se à diferença de pressão estática entre as duas extremidades do exemplar quando é atravessado por uma corrente de ar, sob condições estáveis na qual o fluxo volumétrico é de 17,5 mililitros por segundo na extremidade de saída. A RTD de uma amostra pode ser medida utilizando o método descrito na norma ISO 6565:2002.
[0033] Um ou mais dos segmentos de filtro ou subsegmentos po- dem incluir um material em partículas. O material particulado é prefe- rencialmente incorporado em um segmento de filtro a montante, por exemplo, em um segmento de filtro da extremidade da barra.
[0034] O material em partículas pode ser disperso através de um plugue de material de filtragem, tais como um feixe de acetato de celu- lose ou papel. Um plastificante de filtro pode ser aplicado ao material de filtragem fibroso, de um modo convencional, pulverizando-o sobre as fibras separadas, de preferência, antes da aplicação do material em partículas ao material de filtragem. Alternativamente ou, além disso, o filtro pode incluir um segmento de filtro, com uma cavidade oca, pelo menos, parcialmente cheia de um material em partículas. Em tais con- cretizações, a cavidade oca é de preferência, fornecida entre dois plu- gues de um material de filtragem para formar um segmento de filtro, por exemplo, um segmento de filtro da extremidade da boca a jusante da cavidade e um segmento de filtro da extremidade da barra a mon- tante da cavidade.
[0035] O material particulado incorporado nos segmentos de filtro acima descritos pode incluir, pelo menos, um adsorvente capaz de re- mover pelo menos uma fase gasosa constituinte da fumaça da corren- te principal aspirada através do filtro. De preferência, pelo menos, um adsorvente é selecionado do grupo que consiste em carvão ativado, carvão revestido, alumínio ativo, zeólitas, sepiolitas, peneiras molecu- lares e sílica-gel.
[0036] Alternativamente ou além de pelo menos um adsorvente, o material em partículas pode incluir pelo menos um material aromati- zante/condimentante. Por exemplo, o material aromatizante em partí- culas pode incluir partículas de um material adsorvente ou celulósico impregnadas com um líquido aromatizante, por exemplo, mentol. Al- ternativamente, o material em partículas pode compreender partículas de material de planta. O material de planta pode ser na forma de folha de planta, como descrito em EP-A-1, 958.523. Por exemplo, o seg- mento de filtro pode incluir folha de tabaco, chá verde, hortelã, tais como hortelã-pimenta ou de menta, louro, eucalipto, manjericão, sál- via, verbena e estragão. O material de planta pode ser, alternativa- mente, na forma de uma semente, raiz, casca ou flor, tais como aque- les normalmente usados como especiarias.
[0037] Alternativamente, um, dois ou mais, ou todos os segmentos podem ter um aromatizante líquido tal como mentol aplicado direta- mente ao material de filtragem.
[0038] De preferência, o comprimento total dos artigos para fumar de acordo com a presente invenção com todos os segmentos de filtro intactos está entre aproximadamente 70 e 130 mm, mais preferivel- mente em torno de 84 mm.
[0039] De preferência, o diâmetro externo dos artigos para fumar de acordo com a presente invenção está entre aproximadamente 5 e 85 mm, mais preferivelmente em torno de 7,9 mm.
[0040] De preferência, o comprimento total dos filtros dos artigos para fumar de acordo com a presente invenção com todos os segmen- tos de filtro intactos está entre aproximadamente 18 e 36 mm, mais preferivelmente em torno de 27 mm.
[0041] O comprimento de cada segmento de filtro individual dos filtros está de preferência entre aproximadamente 5 mm e 22 mm. Os dois ou mais segmentos de filtro podem ser do mesmo comprimento entre si, ou de comprimentos diferentes. De preferência, o segmento de filtro na extremidade da boca do filtro situa-se aproximadamente entre 3mm e 12 mm, mais preferivelmente aproximadamente entre 5 mm e 10 mm. Uma primeira interface entre o segmento de filtro da ex- tremidade da boca e um segmento de filtro adjacente a montante está, por conseguinte preferivelmente posicionado entre aproximadamente 5 mm e 100 a partir da extremidade da boca do filtro. Uma segunda in- terface entre os segmentos de filtro adjacentes é preferencialmente fornecida entre aproximadamente 10 mm e 20 mm da extremidade da boca do filtro.
[0042] Os artigos para fumar de acordo com a presente invenção podem ser empacotados em embalagens, por exemplo, em embala- gens macias ou embalagens com tampa articulada, com um forro re- vestido com um ou mais aromatizantes.
[0043] A invenção será agora adicionalmente descrita, somente à guisa de exemplo, com referência aos desenhos anexados, nos quais:
[0044] a Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de um artigo de fumar de acordo com a invenção; e
[0045] a Figura 2 mostra uma vista em perspectiva do artigo de fumar da Figura 1, com o filtro sem envolver.
[0046] O cigarro com filtro 10 mostrado nas Figuras 1 e 2 compre- ende uma barra enrolada 12 de enchimento de tabaco cortado, que está acoplada a um filtro 14, alinhado axialmente. Como mostrado na Figura 2, o filtro 14 compreende três segmentos de filtro em relação de encostar ponta com ponta: um segmento da extremidade da boca 16, distante da haste de tabaco com invólucro 12; um segmento de filtro central, 18, localizados a montante do segmento de extremidade da boca 16; e um segmento da extremidade da barra 20 localizado a montante do segmento central do filtro 18 e adjacente e encostando na barra de tabaco com invólucro 12.
[0047] O segmento de extremidade da boca 16 do filtro 14 com- preende um plugue de um feixe de acetato de celulose que é de 7 mm de comprimento e o qual tem um denier de filamento de 1,5 e um de- nier total de 46.000. A resistência à aspiração (RDT) do segmento da extremidade da boca é de 38 mm H2O. O segmento central do filtro 18 compreende um plugue de um feixe de acetato de celulose que é de 10 mm de comprimento e o qual tem um denier de filamento de 3,4 e um denier total de 34.000. A RDT do segmento central do filtro é de 33 mm H2O. O segmento da extremidade da barra 20 compreende um plugue de um feixe de acetato de celulose que é de 10 mm de com- primento e o qual tem um denier de filamento de 8,0 e um denier total de 28.000. A RDT do segmento da extremidade da barra é de 12 mm H2O. A RTD global do filtro é de 27 mm de H2O.
[0048] O segmento da extremidade da boca 16 e o segmento cen- tral do filtro 18 encostam um no outro na primeira interface 22 que está localizado a 7 mm da extremidade da boca do cigarro 10. O segmento de filtro central 18 e o segmento de filtro da extremidade da barra 20 se encostam entre si em uma segunda interface 24 que está localizada a montante da primeira interface 22, 17 mm a partir da extremidade da boca do cigarro 10.
[0049] Os segmentos de filtro combinados são envolvidos com um envoltório de plugue substancialmente impermeável ao ar 26, que cir- cunscreve todo o comprimento do filtro 14. O envoltório de plugue substancialmente impermeável ao ar 26 é formado de um material de papel substancialmente não poroso de uma gramatura baixa.
[0050] A barra de tabaco 12 é de 57 mm de comprimento e tem uma resistência à aspiração (RDT) de 35 mm H2O. A barra de tabaco 12 está envolvida com um papel de cigarros (não mostrado), que cir- cunscreve todo o comprimento da barra. O papel de cigarro está ele- trostaticamente perfurado para alcançar uma permeabilidade ao ar de aproximadamente 320 unidades Coresta.
[0051] A barra de tabaco envolta 12 e o filtro envolto 14 são unidos por um invólucro de ponteira externo 28, o qual circunscreve o com- primento total do filtro 14 e uma parte adjacente da barra de tabaco 12 e recobre o envoltório do plugue substancialmente impermeável ao ar 26. O invólucro de ponteira 28 é formado por um papel de ponteira que é pré-perfurado para formar duas filas de perfurações 30a e 30b. As perfurações são posicionadas no invólucro de ponteira 28 de modo que o invólucro de ponteira 28 é envolto ao redor do filtro 14, uma pri- meira fila de perfurações 30a se estende circunferencialmente em tor- no do filtro em uma posição coincidente com a primeira interface 22 entre o segmento da extremidade da boca 16 e o segmento central do filtro 18. Uma segunda fila de perfurações 30b se estende circunferen- cialmente em torno do filtro em uma posição coincidente com a segun- da interface 24 entre o segmento de filtro central 18 e o segmento da extremidade da barra 20. Cada fila de perfurações 30a, 30b inclui em torno de 15 furos por centímetro.
[0052] O cigarro 10 pode ser fumado com os três segmentos de filtro intactos, como mostrado nas Figuras 1 e 2. Alternativamente, a fim de intensificar o sabor da fumaça da corrente principal, segmento extremidade da boca 16 pode ser separado do restante do artigo de fumar ao quebrar o invólucro da ponteira 28 e o envoltório do plugue substancialmente impermeável ao ar 26 subjacente ao longo da pri- meira fila de perfurações 30a para romper o segmento da extremidade da boca 16. O artigo de fumar resultante pode ser fumado então com o segmento central do filtro 18 e o segmento da extremidade da barra 20 no lugar. Alternativamente, novamente, a fim de intensificar o sabor da fumaça da corrente principal ainda mais, tanto o segmento da extremi- dade da boca 16 e o segmento central do filtro 18 podem ser destaca- dos ao quebrar o invólucro de ponteira 28 e o envoltório subjacente do plugue substancialmente impermeável ao ar 26 ao longo da segunda fila de perfurações 30b. O artigo de fumar resultante pode ser fumado apenas com o segmento do extremo da barra 20 no lugar.
[0053] A tabela abaixo mostra a liberação de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono (CO), bem como a RTD para cada comprimento do artigo de fumar.
Figure img0001
[0054] Conforme ilustrado pela tabela acima, o cigarro 10 fornece três níveis discretos de alcatrão de aproximadamente 8 mg, 10 mg e 12 mg. Se o consumidor desejar o mais baixo nível de alcatrão dispo- nível, o cigarro 10 pode ser fumado sem quaisquer alterações e com todos os três segmentos de filtro intactos. A fim de aumentar o nível de alcatrão e proporcionar um sabor mais intenso durante o ato de fumar, o consumidor pode escolher remover apenas o segmento de extremi- dade da boca, ou ambos os segmentos da extremidade da boca e o segmento da extremidade da barra, como anteriormente descrito. Ao mesmo tempo, como mostrado na tabela acima, a localização da venti- lação na barra do cigarro fornece um nível consistente de liberação de CO (dentro de 0,1 mg) entre os diferentes comprimentos de filtro.

Claims (13)

1. Artigo de fumar (10) compreendendo: o ma haste de tabaco (12) circunscrita por um invólucro ex- terno; um filtro (14) compreendendo dois ou mais segmentos de filtro em alinhamento axial um com o outro em que os segmentos de filtro adjacentes do filtro encostam-se em uma interface (22, 24), em que os dois ou mais segmentos de filtro são pelo menos parcialmente circunscritos por um invólucro do plugue (26); e um invólucro de filtro (28) que circunscreve uma parte do fil- tro (14) e uma parte adjacente da barra de tabaco (12) para conectar o filtro (14) e a barra de tabaco (12), em que invólucro de filtro (28) inclui uma ou mais linhas circunferenciais de fragilidade (30a, 30b) que se estendem em torno do filtro (14) em uma posição correspondente à posição da interface (22, 24) e em que o invólucro do plugue (26) se estende ao redor da interface (22, 24) sob uma ou mais linhas circun- ferenciais de fragilidade (30a, 30b), caracterizado pelo fato de que: o invólucro externo possui uma pluralidade de perfurações que se estendem através do invólucro externo; o invólucro do plugue (26) é impermeável ao ar; o artigo de fumar (10) fornece dois ou mais níveis de alca- trão diferentes entre 0,1 mg e 15 mg, em que o nível de alcatrão é de- terminado quando o artigo de fumar (10) é fumado sob condições ISO e tal que os níveis de liberação de monóxido de carbono para cada nível de alcatrão estão dentro de 1 mg um do outro, em que o nível de liberação de monóxido de carbono é determinado quando o artigo de fumar (10) é fumado sob condições ISO.
2. Artigo de fumar de acordo com a reivindicação 1, carac- terizado pelo fato de que o filtro (14) compreende três segmentos de filtro em alinhamento axial um com o outro e duas interfaces (22, 24).
3. Artigo de fumar de acordo com a reivindicação 1 ou 2, ca- racterizado pelo fato de que a gramatura do envoltório de plugue im- permeável ao ar (26) é menor do que 70 gramas por metro quadrado.
4. Artigo de fumar de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a porosidade do envoltório de plugue impermeável ao ar (26) é menor do que 10 unidades Coresta.
5. Artigo de fumar de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o envoltório de plugue impermeável ao ar (26) compreende um filme plástico.
6. Artigo de fumar de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o envoltório ex- terno é perfurado para fornecer uma permeabilidade ao ar de pelo me- nos 200 unidades Coresta.
7. Artigo de fumar de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a uma ou mais linhas circunferenciais de fragilidade (30a, 30b) no invólucro do filtro (28) são formadas por uma ou mais filas circunferenciais de perfura- ções e em que cada fila de perfuração compreende entre 10 e 20 furos por centímetro.
8. Artigo de fumar de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, caracterizado pelo fato de que um ou mais segmentos de filtro compreendem um material particulado.
9. Artigo de fumar de acordo com a reivindicação 8, carac- terizado pelo fato de que o material em partículas é fornecido em um segmento de filtro da extremidade da barra.
10. Artigo de fumar de acordo com qualquer uma das rei- vindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que as perfura- ções no invólucro externo da barra de tabaco (12) estão uniformemen- te distribuídas através do invólucro externo.
11. Artigo de fumar de acordo com qualquer uma das rei- vindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a uma ou mais linhas circunferenciais de fragilidade (30a, 30b) no invólucro do filtro (28) estão cada uma posicionadas dentro de 2 mm de uma inter- face (22, 24).
12. Artigo de fumar de acordo com qualquer uma das rei- vindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o envoltório de plugue impermeável ao ar (26) se estende no comprimento total do filtro (14).
13. Artigo de fumar de acordo com qualquer uma das rei- vindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a ventilação total do artigo de fumar (10) fornece pelo menos 20% da diluição em ar da fumaça da corrente principal durante o ato de fumar o artigo de fu- mar (10) sob condições ISO.
BR112013022792-3A 2011-03-07 2012-03-06 artigo para fumar BR112013022792B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP11250261A EP2497382A1 (en) 2011-03-07 2011-03-07 Smoking article including two or more filter segments
EP11250261.2 2011-03-07
PCT/EP2012/053795 WO2012120001A1 (en) 2011-03-07 2012-03-06 Smoking article with two or more filter segments

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112013022792A2 BR112013022792A2 (pt) 2016-12-06
BR112013022792B1 true BR112013022792B1 (pt) 2021-01-05

Family

ID=44342955

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013022792-3A BR112013022792B1 (pt) 2011-03-07 2012-03-06 artigo para fumar

Country Status (10)

Country Link
EP (2) EP2497382A1 (pt)
AR (1) AR085687A1 (pt)
AU (1) AU2012224700B2 (pt)
BR (1) BR112013022792B1 (pt)
ES (1) ES2640239T3 (pt)
PL (1) PL2683262T3 (pt)
RU (1) RU2602357C2 (pt)
UA (1) UA110127C2 (pt)
UY (1) UY33938A (pt)
WO (1) WO2012120001A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB201108475D0 (en) * 2011-05-20 2011-07-06 British American Tobacco Co Smoking article wrapper
TW201438607A (zh) 2012-10-16 2014-10-16 British American Tobacco Co 菸品包裝紙及製作菸品之方法
CN103478899B (zh) * 2013-09-06 2016-06-08 湖南中烟工业有限责任公司 一种改变传统烟气稀释过程的卷烟
TW201700019A (zh) * 2015-06-30 2017-01-01 菲利浦莫里斯製品股份有限公司 具有改良的熄滅性的菸製品
TW201731397A (zh) * 2016-02-29 2017-09-16 菲利浦莫里斯製品股份有限公司 具有中空管段濾嘴的吸菸製品
WO2018007300A1 (en) 2016-07-04 2018-01-11 Jt International Sa Smoking article with detachable filter segment
KR102434742B1 (ko) * 2016-09-29 2022-08-22 필립모리스 프로덕츠 에스.에이. 제거 가능한 티핑 래퍼부가 구비된 변형된 티핑 래퍼를 갖는 에어로졸 발생 물품
GB201715924D0 (en) 2017-09-29 2017-11-15 British American Tobacco Investments Ltd A filter unit for a smoking article
CN114599236A (zh) * 2020-06-04 2022-06-07 韩国烟草人参公社 包括生物降解卷纸的吸烟物品

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3046994A (en) * 1959-07-02 1962-07-31 Olin Mathieson Ventilated cigarette
CH467031A (de) * 1968-07-05 1969-01-15 Celfil Co Filterzigarette
US4924888A (en) * 1987-05-15 1990-05-15 R. J. Reynolds Tobacco Company Smoking article
GB9400985D0 (en) * 1994-01-19 1994-03-16 Rothmans International Ltd Filtered smoking article
PL1889550T3 (pl) 2006-08-04 2010-01-29 Philip Morris Products Sa Wieloskładnikowy filtr dający wielosmakowe wzbogacenie
US20080295853A1 (en) * 2007-05-31 2008-12-04 R. J. Reynolds Tobacco Company Filtered Smoking Article
US20100108084A1 (en) * 2008-10-31 2010-05-06 Norman Alan B Filtered cigarette with diffuse tipping material

Also Published As

Publication number Publication date
EP2683262A1 (en) 2014-01-15
EP2683262B1 (en) 2017-09-06
UY33938A (es) 2012-08-31
WO2012120001A1 (en) 2012-09-13
ES2640239T3 (es) 2017-11-02
AU2012224700A1 (en) 2013-09-12
BR112013022792A2 (pt) 2016-12-06
UA110127C2 (uk) 2015-11-25
RU2013144755A (ru) 2015-04-20
PL2683262T3 (pl) 2018-01-31
EP2497382A1 (en) 2012-09-12
RU2602357C2 (ru) 2016-11-20
AU2012224700B2 (en) 2016-05-12
AR085687A1 (es) 2013-10-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013022792B1 (pt) artigo para fumar
AU2018200737B2 (en) Smoking article including a flavour delivery member
US8235056B2 (en) Smoking article with concentric hollow core in tobacco rod and capsule containing flavorant and aerosol forming agents in the filter system
US7987856B2 (en) Smoking article with bypass channel
BR122021013385B1 (pt) Artigo de fumo
BRPI0809129B1 (pt) Filtro multicomponente para um artigo de fumo e artigo de fumo
JP6044908B2 (ja) 流量制限要素及びキャビティを含む喫煙物品フィルタ
BRPI0813791B1 (pt) filtro de múltiplos componentes para um artigo de fumar
KR102627051B1 (ko) 미립자 에어로졸 변경 재료를 갖춘 공동을 갖는 에어로졸 발생 물품
BR112012012396B1 (pt) Segmento de filtro para uso em um filtro de um artigo de fumo, filtro e artigo de fumo
BR212013014455Y1 (pt) Artigo para fumo tendo invólucro externo com porção recortada
BRPI0912172B1 (pt) Artigo de fumar com seção transparente
BR112014009163B1 (pt) artigo de fumo tendo uma cavidade da extremidade da boca com símbolos e método para a fabricação de um bocal para um artigo de fumo
BR202017009061U2 (pt) Filter tube for smoke item
RU2661841C2 (ru) Фильтр курительного изделия для легкого тушения
US20130112216A1 (en) Tobacco smoke filter
BR112020008265A2 (pt) filtro e artigo de fumo ou produto gerador de aerossol
BR112020006272A2 (pt) bocal ou filtro, haste múltipla, bocal ou filtro para uso, uso de um bocal ou filtro, e, artigo para fumo.
BR112020008108A2 (pt) filtro e artigo de fumo ou produto gerador de aerossol
BR0003473B1 (pt) filtro para cigarro, e, cigarro com filtro.
JP2019536477A (ja) 喫煙物品用のフィルタ要素
BR112020010454A2 (pt) filtro firme para artigo gerador de aerossol
KR20210143311A (ko) 흡연 물품

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06T Formal requirements before examination
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/03/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.