BR112012021893B1 - Método e sistema de processamento para entrega de multi-transportadores - Google Patents

Método e sistema de processamento para entrega de multi-transportadores Download PDF

Info

Publication number
BR112012021893B1
BR112012021893B1 BR112012021893-0A BR112012021893A BR112012021893B1 BR 112012021893 B1 BR112012021893 B1 BR 112012021893B1 BR 112012021893 A BR112012021893 A BR 112012021893A BR 112012021893 B1 BR112012021893 B1 BR 112012021893B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
base station
target
delivery
scell
source base
Prior art date
Application number
BR112012021893-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012021893A2 (pt
Inventor
Yada Huang
Original Assignee
Zte Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Zte Corporation filed Critical Zte Corporation
Publication of BR112012021893A2 publication Critical patent/BR112012021893A2/pt
Publication of BR112012021893B1 publication Critical patent/BR112012021893B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/0005Control or signalling for completing the hand-off
    • H04W36/0011Control or signalling for completing the hand-off for data sessions of end-to-end connection
    • H04W36/0027Control or signalling for completing the hand-off for data sessions of end-to-end connection for a plurality of data sessions of end-to-end connections, e.g. multi-call or multi-bearer end-to-end data connections
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W92/00Interfaces specially adapted for wireless communication networks
    • H04W92/16Interfaces between hierarchically similar devices
    • H04W92/20Interfaces between hierarchically similar devices between access points

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)

Abstract

método e sistema de processamento para entrega de multi-transportadores. a presente invenção descreve métodos de processamento e sistemas de processamento para entrega de multi-transportadores, em que um dos métodos de processamento compreende: uma estação base fonte, determinado, de acordo com uma relação suporte-transportador-agregação obtida entre as células em uma estação base adjacente, uma célula primária (pcell) alvo e célula secundária (scell) (s) alvo, e notificando uma estação base alvo à qual a pcell alvo e a scell (s) alvo e um comando de entrega correspondente, e enviando o comando de entrega para a estação base fonte; e a estação base fonte encaminhamento o comando de entrega para um equipamento de usuário que, de acordo com o comando de entrega, efetua um processo de entrega. a presente invenção alcança a entrega no sistema de multi-transportador.

Description

A presente invenção refere-se ao campo das comunicações e, em particular a um método de processamento e um sistema de processamento para entrega de multi-transportadores.
Fundamentos da Invenção
A fig. 1 mostra um diagrama esquemático estrutural de uma Evolved Universal Mobile Telecommunication System Radio Access Network (E-UTRAN) do sistema de Evolução de Longo Prazo (LTE), de acordo com o estado da técnica. Conforme mostrado na fig. 1, o LTE consiste na E-UTRAN e um Núcleo de Pacote Avançado (EPC), com a rede tendo uma estrutura plana. A E-UTRAN é conectada ao EPC via uma interface S1, em que a E-UTRAN consiste de uma pluralidade de Nodos B Avançados (eNB), que são conectados entre si via a Interface X2; e o EPC consiste de uma Entidade de Gerenciamento de Mobilidade (MME) e um Serving Gateway Entity (S-GW).
No sistema de rede de LTE, quando o equipamento de usuário (UE) se move na área de cobertura de rede, tal movimento pode causar variação da célula servidora do UE. A fim de manter a continuidade do serviço para o UE, é solicitado que a rede auxilie o UE a entregar entre células individuais, em que um lado de inicialização da entrega é chamado de lado fonte, enquanto o lado de destino da entrega é chamado de lado alvo.
Para satisfazer a demanda em banda larga maior, o LTE-Avançado (LTE- A) propõe um método de agregação de transportador para alcançar banda larga maior, em que um UE pode operar a uma pluralidade de transportadores contínuos ou descontínuos (cada transportador é chamado de um Transportador Componente, ou seja, CC). Entre os CCs, há um Transportador Componente Primário (PCC), enquanto os outros são Transportadores Componentes Secundários (SCC). Para cada CC, há uma célula servidora provendo serviço para o UE, em que a célula servidora no PCC é chamada de uma Célula Primária (Pcell), enquanto a célula servidora no SCC é chamada de uma Célula Secundária (Scell). Recursos de radio de LTE-A podem ser atribuídos a mais de um transportador, ou seja, a pelo menos uma Pcell e zero para várias Scells.
Em um sistema de multi-transportador de LTE-A no estado da técnica, quando uma pluralidade de células pode ser tratada como a célula alvo, uma estação base fonte não pode determinar qual célula deve ser usada como a célula alvo da entrega, portanto, a entrega não pode ser alcançada.
Resumo da Invenção
Um aspecto da presente invenção é prover um método de processamento e um sistema de processamento para entrega de multi-transportadores, para pelo menos resolver o problema mencionado acima.
De acordo com um aspecto da presente invenção, é provido um método de processamento para entrega de multi-transportadores que compreende: uma estação base fonte determinando, de acordo com uma relação suporte- transportador-agregação obtida entre as células em estações base adjacentes, uma Célula Primária (Pcell) alvo e Célula Secundária (Scell) (s) alvo; e notificando uma estação base alvo à qual a Pcell alvo e a Scell (s) alvo pertencem; a estação base alvo configurando a Pcell alvo, a Scell (s) alvo e um comando de entrega correspondente, e enviando o comando de entrega para a estação base fonte; e a estação base fonte encaminhando o comando de entrega para um equipamento de usuário que, de acordo com o comando de entrega, efetua um processo de entrega.
Adicionalmente, a fase da estação base fonte obtendo a relação suporte- transportador-agregação compreende: a estação base fonte obtendo a relação suporte-transportador-agregação através de configurações de Operação, Administração e Manutenção (OAM) ou uma interação de informação com uma interface X2.
Adicionalmente, a etapa do equipamento de usuário efetuando o processo de entrega de acordo com o comando de entrega compreende: o equipamento de usuário realizando um acesso randômico de acordo com a Pcell alvo indicada no comando de entrega.
Adicionalmente, neste método, a fase da estação base fonte notificando a estação base alvo compreende: a estação base fonte notificando a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega durante a entrega de X2; e a etapa da estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte compreende: a estação base alvo enviando diretamente o comando de entrega para a estação base fonte durante a entrega de X2.
Adicionalmente, no método, a fase de uma estação base fonte notificando a estação base alvo compreende: a estação base fonte notificando a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega via uma Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1; e a etapa da estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte compreende: a estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte via a Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1.
De acordo com um aspecto da presente invenção, outro método de processamento para entrega de multi-transportadores é provido, que compreende: uma estação base fonte determinando uma Pcell alvo e Scell (s) alvo candidata, e notificando uma estação base alvo à qual a Pcell alvo e a Scell (s) alvo candidata pertencem; a estação base alvo configurando a Pcell alvo, selecionando a Scell (s) alvo de acordo com um algoritmo de Gerenciamento de Recursos de Rádio e informação da Scell (s) alvo candidata, e configurando a Scell (s) alvo; a estação base alvo configurando um comando de entrega correspondente de acordo com a Pcell alvo e a Scell (s) alvo, e enviando o comando de entrega para a estação base fonte; e a estação base fonte encaminhando o comando de entrega para um equipamento de usuário que, de acordo com o comando de entrega, efetua o processo de entrega.
Adicionalmente, a etapa da estação base alvo selecionando a Scell (s) alvo de acordo com o algoritmo de Gerenciamento de Recursos de Rádio e a informação da Scell (s) alvo candidata compreende: a estação base alvo selecionando a célula a ser a Scell (s) alvo, baseada no algoritmo de Gerenciamento de Recursos de Rádio, informação de agregação local e a informação da Scell (s) alvo candidata, em que a célula selecionada pode ser agregada por transportador com uma Pcell alvo.
Adicionalmente, a etapa do equipamento de usuário efetuando o processo de entrega de acordo com o comando de entrega compreende: o equipamento de usuário realizando um acesso randômico de acordo com a Pcell alvo indicada no comando de entrega.
Adicionalmente, no método, a fase de uma estação base fonte notificando a estação base alvo compreende: a estação base fonte notificando a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega durante a entrega de X2; e a etapa da estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte compreende: a estação base alvo enviando diretamente o comando de entrega para a estação base fonte durante a entrega de X2.
Adicionalmente, no método, a fase da estação base fonte notificando a estação base alvo compreende: a estação base fonte notificando a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega via uma Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1; e a etapa da estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte compreende: a estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte via a Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1.
De acordo com um aspecto da presente invenção, também é provido outro método de processamento para entrega de multi-transportadores que compreende: uma estação base fonte determinando uma Pcell alvo candidata e Scell (s) alvo candidata, e notificando uma estação base alvo à qual a Pcell alvo candidata e a Scell (s) alvo candidata pertencem; a estação base alvo selecionando uma Pcell alvo e uma Scell (s) alvo de acordo com informação da Pcell alvo candidata e a Scell (s) alvo candidata; a estação base alvo configurando a Pcell alvo, a Scell (s) alvo e um comando de entrega correspondente, e enviando o comando de entrega para a estação base fonte; e a estação base fonte encaminhando o comando de entrega para um equipamento de usuário que, de acordo com o comando de entrega, efetua o processo de entrega.
Adicionalmente, a etapa da estação base alvo selecionando a Pcell alvo e a Scell (s) alvo de acordo com a informação da Pcell alvo candidata e a Scell (s) alvo candidata compreende: a estação base alvo, de acordo com um algoritmo de Gerenciamento de Recursos de Rádio, recursos no local, informação de carregamento, informação de agregação no local e a informação da Pcell alvo candidata e a Scell (s) alvo candidata, selecionando a Pcell alvo e a Scell (s) alvo que podem ser agregadas por transportador.
Adicionalmente, a etapa do equipamento de usuário efetuando o processo de entrega de acordo com o comando de entrega compreende: o equipamento de usuário realizando um acesso randômico de acordo com a Pcell alvo indicada no comando de entrega.
Adicionalmente, no método, a fase de uma estação base fonte notificando a estação base alvo compreende: a estação base fonte notificando a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega durante a entrega de X2; e a etapa da estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte compreende: a estação base alvo enviando diretamente o comando de entrega para a estação base fonte durante a entrega de X2.
Adicionalmente, no método, a fase da estação base fonte notificando a estação base alvo compreende: a estação base fonte notificando a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega via uma Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1; e a etapa da estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte compreende: a estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte via a Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1.
De acordo com um aspecto da presente invenção, é provido um sistema de processamento para entrega de multi-transportadores que compreende uma estação base fonte, uma estação base alvo e um equipamento de usuário, em que a estação base fonte compreende: um primeiro módulo de determinação, adaptado para, de acordo com uma relação suporte-transportador-agregação obtida entre as células em uma estação base adjacente, determinar uma Célula Primária (Pcell) alvo e uma Célula Secundária (Scell) (s) alvo; um primeiro módulo de notificação, adaptado para notificar o resultado determinado, determinado pelo primeiro módulo de determinação para a estação base alvo à qual a Pcell alvo e a Scell (s) alvo pertencem; um primeiro módulo de recepção, adaptado para receber um comando de entrega a partir de uma estação base alvo; e um primeiro módulo de encaminhamento, adaptado para encaminhar o comando de entrega para o equipamento de usuário, a estação base alvo compreende: um quarto módulo de recepção, adaptado para receber o resultado determinado a partir do primeiro módulo de notificação; um primeiro módulo de configuração, adaptado para configurar a Pcell alvo, a Scell (s) alvo e um comando de entrega correspondente; e um primeiro módulo de envio, adaptado para enviar o comando de entrega para a estação base fonte, e o equipamento de usuário compreende: um quinto módulo de recepção, adaptado para receber o comando de entrega a partir do primeiro módulo de encaminhamento; e um primeiro módulo de entrega, adaptado para efetuar um processo de entrega de acordo com o comando de entrega.
De acordo com um aspecto da presente invenção, outro sistema de processamento para entrega de multi-transportadores também é provido, que compreende a estação base fonte, uma estação base alvo e um equipamento de usuário, em que a estação base fonte compreende: um segundo módulo de determinação, adaptado para determinar uma Pcell alvo e Scell (s) alvo candidata; um segundo módulo de notificação, adaptado para notificar o resultado determinado, determinado pelo segundo módulo de determinação para a estação base alvo à qual a Pcell alvo e a Scell (s) alvo candidata pertencem; um segundo módulo de recepção, adaptado para receber um comando de entrega da estação base alvo; e um segundo módulo de encaminhamento, adaptado para encaminhar o comando de entrega para o equipamento de usuário, a estação base alvo compreende: um sexto módulo de recepção, adaptado para receber o resultado determinado a partir do segundo módulo de notificação; um segundo módulo de seleção, adaptado para selecionar a Scell (s) alvo de acordo com um algoritmo de Gerenciamento de Recursos de Rádio e informação de uma Scell (s) alvo candidata; um segundo módulo de configuração, adaptado para configurar a Pcell alvo, a Scell (s) alvo e um comando de entrega correspondente; e um segundo módulo de envio, adaptado para enviar o comando de entrega para a estação base fonte, e o equipamento de usuário compreende: um sétimo módulo de recepção, adaptado para receber o comando de entrega a partir do segundo módulo de encaminhamento; e um segundo módulo de entrega, adaptado para efetuar um processo de entrega de acordo com o comando de entrega.
De acordo com um aspecto da presente invenção, também é provido outro sistema de processamento para entrega de multi-transportadores que compreende uma estação base fonte, uma estação base alvo e um equipamento de usuário, em que a estação base fonte compreende: um terceiro módulo de determinação, adaptado para determinar uma Pcell alvo candidata e Scell (s) alvo candidata; um terceiro módulo de notificação, adaptado para notificar o resultado determinado, determinado pelo terceiro módulo de determinação para a estação base alvo à qual a Pcell alvo candidata e a Scell (s) alvo candidata pertencem; um terceiro módulo de recepção, adaptado para receber um comando de entrega a partir da estação base alvo; e um terceiro módulo de encaminhamento, adaptado para encaminhar o comando de entrega para o equipamento de usuário, a estação base alvo compreende: um oitavo módulo de recepção, adaptado para receber o resultado determinado a partir do terceiro módulo de notificação; um terceiro módulo de seleção, adaptado para selecionar uma Pcell alvo e uma Scell (s) alvo de acordo com um algoritmo de Gerenciamento de Recursos de Rádio e informação da Pcell alvo candidata e a Scell (s) alvo candidata; um terceiro módulo de configuração, adaptado para configurar a Pcell alvo, a Scell (s) alvo e um comando de entrega correspondente; e um terceiro módulo de envio, adaptado para enviar o comando de entrega para a estação base fonte, e o equipamento de usuário compreende: um nono módulo de recepção, adaptado para receber o comando de entrega a partir do terceiro módulo de encaminhamento; e um terceiro módulo de entrega, adaptado para efetuar um processo de entrega de acordo com o comando de entrega.
A presente invenção provê um método em que uma estação base fonte ou uma estação base alvo determina uma Pcell e uma Scell (s). Assim, a presente invenção resolve o problema de que uma entrega não pode ser alcançada porque uma estação base fonte não pode determinar qual célula deve ser usada como uma célula alvo da entrega em um sistema de multi-transportador LTE-A, e assim alcança e entrega em um em um sistema de multi-transportador.
Breve Descrição das Figuras
As figuras aqui descritas são providas para entendimento adicional da presente invenção, e formam uma parte do presente pedido. As modalidades exemplares da presente invenção e as suas descrições são providas para explicar a presente invenção, e não constituem limitação indevida da presente invenção. Nas figuras: A fig. 1 é um diagrama esquemático estrutural da E-UTRAN de um sistema de LTE de acordo com o estado da técnica; A fig. 2 é um fluxograma de um primeiro método de processamento para entrega de multi-transportadores de acordo com uma modalidade da presente invenção; A fig. 3 é um diagrama em bloco estrutural de um primeiro sistema de processamento para entrega de multi-transportadores de acordo com uma modalidade da presente invenção; A fig. 4 é um fluxograma de um segundo método de processamento para entrega de multi-transportadores de acordo com uma modalidade da presente invenção; A fig. 5 é um diagrama em bloco estrutural de um segundo sistema de processamento para entrega de multi-transportadores de acordo com uma modalidade da presente invenção; A fig. 6 é um fluxograma de um terceiro método de processamento para entrega de multi-transportadores de acordo com uma modalidade da presente invenção; A fig. 7 é um diagrama em bloco estrutural de um terceiro sistema de processamento para entrega de multi-transportadores de acordo com uma modalidade da presente invenção.
Descrição Detalhada das Modalidades
A presente invenção será descrita em detalhes em relação às figuras em combinação com as modalidades a seguir. Deve-se notar que as modalidades e as e as características das modalidades podem ser combinadas entre si se nenhum conflito for resultante.
O processo de entrega de um sistema de multi-transportador de LTE-A compreende principalmente: uma estação base fonte, uma estação base alvo e um equipamento de usuário. No processo de entrega, durante a entrega de X2, as estações base se comunicam entre si via uma interface X2 diretamente; durante a entrega de S1, as estações base se comunicam entre si via uma MME.
Modalidade 1 Um método de processamento para entrega de multi-transportadores é provido de acordo com uma modalidade da presente invenção. A fig. 2 é um fluxograma de um primeiro método de processamento para entrega de multi- transportadores de acordo com a modalidade da presente invenção. Conforme mostrado na fig. 2, o método compreende as seguintes fases.
Fase S202, uma estação base fonte determina, de acordo com uma relação suporte-transportador-agregação obtida entre as células em uma estação base adjacente, uma Célula Primária (Pcell) alvo e Célula Secundária (Scell) (s) alvo e notifica uma estação base alvo à qual a Pcell alvo e a Scell (s) alvo pertencem.
Fase S204, a estação base alvo também configura a Pcell alvo, a Scell (s) alvo e um comando de entrega correspondente, e envia o comando de entrega para a estação base fonte.
Fase S206, a estação base fonte envia o comando de entrega para um equipamento de usuário que, de acordo com o comando de entrega, efetua um processo de entrega.
No estado da técnica, uma entrega não pode ser alcançada no sistema de multi-transportador LTE-A porque a estação base fonte não pode determinar qual célula deve ser usada como célula alvo da entrega. Nesta modalidade, a estação base fonte determina a Pcell alvo e a Scell (s) alvo e alcança o processo de entrega. Especificamente, a estação base fonte pode aprender quais células em uma estação base alvo podem ser agregadas por transportador, tais como a célula adjacente NCelH da célula CC1, a célula adjacente NCell2 da célula CC2 e a célula adjacente NCell3 da célula CC3; e a estação base fonte pode aprender que as NCelH, NCell2 e NCell3 pertencem à mesma estação base através de configuração ou função de gerenciamento adjacente automático. Então, a estação base fonte determina de acordo com a relação suporte-transportador-agregação obtida, se duas ou mais células das NCelH, NCell2 e NCell3 podem ser agregadas por transportador. Desta forma, a estação base fonte pode aprender informações de carregamento e recursos de uma pluralidade de células em uma estação base alvo ao fazer a decisão de entrega. Portanto, a estação base fonte pode selecionar várias células em uma estação base alvo como células alvo da entrega do UE, assim alcança a entrega em um sistema de multi-transportador.
Preferencialmente, na fase S202, a estação base fonte obtém a relação suporte-transportador-agregação através de configurações de Operação, Administração e Manutenção (OAM) ou uma interação de informação via Interface X2. Com esta modalidade preferencial, a estação base fonte pode obter a relação suporte-transportador-agregação por um modo de pré-configuração ou um modo de autoconfiguração.
Preferencialmente, na fase S206, o equipamento de usuário realiza um acesso randômico de acordo com a Pcell alvo indicada no comando de entrega. Consequentemente, o equipamento de usuário transmite dados com a Pcell alvo e a Scell (s) alvo.
Adicionalmente, na fase S202, a estação base fonte notifica a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega durante a entrega de X2; na fase S204, a estação base alvo envia diretamente o comando de entrega para a estação base fonte durante a entrega de X2. Com esta modalidade preferencial, a entrega de X2 em um sistema de multi-transportador pode ser alcançada.
Adicionalmente, na fase S202, a estação base fonte notifica a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega via uma Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1; na fase S204, a estação base alvo envia o comando de entrega para a estação base fonte via a Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1. Com esta modalidade preferencial, a entrega de S1 em um sistema de multi-transportador é alcançada.
O processo de implementação da referida modalidade será descrito em detalhes a seguir.
Supondo que um UE LTE-A realiza agregação de três transportadores de CC1, CC2 e CC3 nas células de uma estação base fonte S-eNB, em que a célula CelH-1 na CC1 é uma célula primária, a célula Cell2-1 na CC2 é uma célula secundária, e a célula Cell3-1 na CC3 é uma célula secundária. O S-eNB tem uma estação base adjacente T-eNB que suporta quatro frequências incluindo a CC1, a CC2, a CC3 e a CC4, em que a CC1 tem uma célula CelH-2 sobre a mesma, a CC2 tem uma célula Cell2-2 sobre a mesma, a CC3 tem uma célula Cell3-2 sobre a mesma e a CC4 tem uma célula Cell4-2 sobre a mesma. E a CelH-1, Cell2-1, Cell3-1 são células adjacentes correspondentes à CelH-2, à
Cell2-2, à Cell3-2 e à Cell4-2, ou seja, a entrega pode ser realizada entre quaisquer células nas duas estações base em um único transportador, em que a CelH-2, a Cell2-2 e a Cell4-2 no T-eNB podem realizar a agregação de transportador, e a Cell3-2 é uma célula de transportador único.
A estação base fonte obtém a relação suporte-transportador-agregação entre as células nas estações base adjacentes através de configurações de OAM ou interação de informação via a Interface X2. As fases de entrega incluem que: a estação base fonte determina uma Pcell alvo e uma Scell (s) alvo, e notifica a estação base alvo durante A entrega de S1 ou X2; a estação base alvo prepara a entrega de acordo com a Pcell e a Scell (s) determinadas pela estação base fonte, e configura um comando de entrega correspondente; a estação base fonte envia o comando de entrega para um UE que realiza um acesso randômico de acordo com a Pcell alvo indicada no comando de entrega, e então efetua a entrega.
Uma premissa da presente modalidade é que a estação base fonte é solicitada a aprender a relação agregada disponível entre as células adjacentes na estação base adjacente antes da entrega. Em um sistema de LTE, uma estação base fonte pode obter células adjacentes de estações base adjacentes por um modo de pré-configuração (tal como o modo de OAM) ou um modo de autoconfiguração (tal como Informação de X2). Portanto, no sistema de LTE-A, a relação de agregação pode ser configurada por um modo de pré-configuração ou um modo de autoconfiguração.
Tomando-se o modo de autoconfiguração como um exemplo, de acordo com o processo de autoconfiguração no estado da técnica, relação adjacente pode ser obtida através de um processo de instalação inicial de X2, ou um processo de atualização de X2. O elemento de informação vizinho é incluído em uma mensagem de solicitação de instalação de X2, uma mensagem de resposta de instalação de X2 e uma mensagem de atualização de configuração de eNB, que também inclui uma identificação Global de Célula E-UTRA (E-CGI), uma Identificação de Célula Física (PCI) e um Número de Canal de Frequência de Rádio Absoluto de E-UTRA (EARFCN) de uma célula adjacente. Através do elemento de informação vizinho, dois eNBs podem aprender a configuração da célula um do outro e estabelecer um ao outro como sua própria célula adjacente. Nesta base, os eNBs podem atualizar a informação de agregação nos elementos de informação vizinhos, colocar as células que podem ser agregadas entre si em um grupo, e notificar outras estações base de tal informação de grupo. No presente exemplo, quando X2 do S-eNB e do T-eNB inicialmente se instala, o S- eNB envia uma solicitação de instalação de X2 para o T-eNB, em que a informação vizinha do mesmo inclui informação da Cell1-1, da Cell2-1 e da Cell3- 1, e é indicado na informação de agregação do mesmo que a CelH-1, a Cell2-1 e a Cell3-1 podem ser mutuamente agregadas. Depois de receber a solicitação de instalação de X2, o T-eNB a salva e envia uma resposta de instalação de X2 para o S-eNB, em que informação vizinha do mesmo inclui informação da CelH-2, da Cell2-2, da Cell3-2 e da Cell4-2, e é indicado na informação de agregação do mesmo que a CelH-2, a Cell2-2, a Cell4-2 podem ser mutuamente agregadas, enquanto a Cell3-2 não pode ser agregada com outras células. Quando a relação de agregação altera, o alterador notifica a alteração para a estação base adjacente através de uma mensagem de configuração de eNB de atualização.
Depois que o S-eNB aprende a informação de agregação do T-eNB, se o S-eNB relata que uma célula adjacente Cell2-2 é melhor que a Pcell atual, ou seja, a CelH-1, então o S-eNB determinará realizar a entrega quando um UE aciona a entrega, tal como o UE aciona um evento A3 de relatório de medição. Em tal evento, se uma entrega de X2 é realizada, é especificado que em uma mensagem de solicitação de entrega (Solicitação de Entrega) que Célula ID Alvo da célula alvo é a Cell2-2. No LTE-A, o T-eNB interpreta Célula ID Alvo como aquela que o S-eNB solicita que a Pcell alvo seja a Cell2-2, e transporta um KeNB* gerado por parâmetros providos pela Cell2-2 e uma Next hop Chaining Count (NCC) correspondente ao KeNB* em uma Informação de Segurança de AS. O S-eNB também especificará que a Scell (s) alvo é a CelH-2 e a Cell4-2 na Informação de Preparação de Entrega transportada em um contexto de RRC na Informação de Segurança de AS. Geralmente, o S-eNB também seleciona a Scell (s) alvo de acordo com o relatório de medição do UE para garantir o uso normal depois da entrega. Se uma entrega de S1 é realizada, o S-eNB preenche o ID do eNB do T-eNB no ID Alvo em uma mensagem solicitada de entrega e transporta um Recipiente Transparente de eNB Fonte para eNB Alvo em um Recipiente Transparente de Fonte para Alvo, em que a Célula ID Alvo e o recipiente de RRC da mesma tem o mesmo conteúdo da Célula ID Alvo e do contexto de RRC em uma Solicitação de Entrega de uma entrega de X2 mencionada acima. A MME encaminhará o “Recipiente Transparente de eNB Fonte para eNB Alvo” para o T- eNB através da Solicitação de Entrega de acordo com o ID Alvo.
Ao receber as configurações de entrega do S-eNB através da Solicitação de Entrega do X2 ou da Solicitação de Entrega do S1, o T-eNB especifica a Cell2- 2 como a Pcell alvo e duas células, a Cell 1-2 e a Cell4-2 como as Scells alvo. O T-eNB prepara recursos de acordo com estas configurações de transportador, e configura um comando de entrega da interface Uu adequadamente, em que no comando de entrega, a entrega do UE é especificada, e é especificado que a Cell2-2 é a Pcell alvo, e a CelH-2 e a Cell4-2 são as Scells alvo, e a informação de configuração relacionada dos transportadores e a reserva de recursos no local também são especificados. Se a entrega de X2 é realizada, o T-eNB transporta o comando de entrega através do elemento de informação “Recipiente Transparente de eNB Alvo para ENB Fonte” na Confirmação de Solicitação de Entrega. Se a entrega de S1 é realizada, o T-eNB envia a Confirmação de Solicitação de Entrega para a MME através de um Recipiente Transparente de Alvo para Fonte que transporta o elemento de informação acima “Recipiente Transparente de eNB Alvo para ENB Fonte”, e a MME encaminha a Confirmação de Solicitação de Entrega para o S-eNB através do comando de entrega. Se uma falha de recepção ocorre no T-eNB, por exemplo, o recurso local da Pcell ou da Scell é limitado, precisa responder uma mensagem de resposta de falha. No caso da entrega de X2, a Falha de Preparação de Entrega é respondida para o S-eNB. No caso da entrega de S1, a Falha de Entrega é respondida, e depois de receber a resposta, a MME encaminha a Falha de Preparação de Entrega para o S-eNB. A fim de evitar a falha de entrega resultante da falha de recepção da Scell, de forma a influenciar o êxito da taxa de entrega final (quando uma taxa de falha de recepção de um transportador é p, e transportadores N são entregues sincronicamente, a taxa de falha de entrega é N*p), o T-eNB pode responder uma resposta de êxito parcial quando a Pcell recebe com êxito enquanto as Scells recebem sem êxito. Por exemplo, na presente modalidade, quando a Cell2-2 recebe com êxito, a CelH -2 recebe com êxito, e a Cell4-2 recebe sem êxito, o T- eNB configura um comando de entrega de acordo com a Cell2-2 como a Pcell e a CelH-2 como a Scell, e reserva recursos relacionados, e responde um comando de entrega para o S-eNB de acordo com o processo acima. Adicionalmente, a informação de falha parcial pode ser indicada na mensagem correspondente, por exemplo, na presente modalidade, é indicado que a Cell4-2 recebe sem êxito, o que não é configurado no Comando de Entrega.
O S-eNB recebe o comando de entrega enviado do T-eNB (ou encaminhado pela MME), e envia para um UE através de um comando de Reconfiguração de Conexão de RRC de uma interface aérea. O UE, de acordo com a Pcell alvo Cell2-2 especificada na mensagem, inicializa um acesso randômico em uma Cell2-2. Depois do êxito, o UE envia uma “Completa Reconfiguração de Conexão de RRC”. O T-eNB, depois de receber a referida mensagem, libera recursos do S-eNB, que é o mesmo que o fluxo subsequente do LTE.
De acordo com uma modalidade da presente invenção, um sistema de processamento para entrega de multi-transportadores é provido. A fig. 3 é um diagrama em bloco estrutural de um primeiro sistema de processamento para entrega de multi-transportadores de acordo com uma modalidade da presente invenção. Conforme mostrado na fig. 3, o sistema compreende uma estação base fonte 2, uma estação base alvo 4 e um equipamento de usuário 6, em que: a estação base fonte 2 compreende: um primeiro módulo de determinação 24, que é adaptado para, de acordo com uma relação suporte-transportador- agregação obtida, determinar uma Célula Primária (Pcell) alvo e Célula Secundária (Scell) (s) alvo; um primeiro módulo de notificação 26, que é conectado ao primeiro módulo de determinação 24 e adaptado para notificar o resultado determinado, determinado pelo primeiro módulo de determinação 24 para a estação base alvo à qual a Pcell alvo e a Scell (s) alvo pertencem; um primeiro módulo de recepção 28, que é adaptado para receber um comando de entrega de uma estação base alvo; e um primeiro módulo de encaminhamento 20, que é conectado ao primeiro módulo de recepção 28 e adaptado para encaminhar o comando de entrega para o equipamento de usuário; a estação base alvo 4 compreende: um quarto módulo de recepção 40, que é conectado ao primeiro módulo de notificação 26 e adaptado para receber o resultado determinado a partir do primeiro módulo de notificação 26; um primeiro módulo configuração 42, que é conectado ao quarto módulo de recepção 40 e adaptado para configurar a Pcell alvo, a Scell (s) alvo e um comando de entrega correspondente; e um primeiro módulo de envio 44, que é conectado ao primeiro módulo de configuração 42 e ao primeiro módulo de recepção 28, e adaptado para enviar o comando de entrega para a estação base fonte; e o equipamento de usuário 6 compreende: um quinto módulo de recepção 60, que é conectado ao primeiro módulo de encaminhamento 20 e adaptado para receber o comando de entrega a partir do primeiro módulo de encaminhamento 20; e um primeiro módulo de entrega 62, que é conectado ao quinto módulo de recepção 60 e adaptado para efetuar um processo de entrega de acordo com o comando de entrega.
No estado da técnica, a entrega não pode ser alcançada em um sistema de multi-transportador de LTE-A porque a estação base fonte não pode determinar qual célula deve ser usada como a célula alvo da entrega. Com esta modalidade, a estação base fonte determina a Pcell alvo e a Scell (s) alvo e alcança o processo de entrega, a estação base fonte pode aprender quais células em uma estação base alvo podem ser agregadas por transportador, e aprender exatamente as informações de carregamento e recursos de uma pluralidade de células na estação base alvo ao fazer a decisão de entrega. Portanto, a estação base fonte pode especificar várias células em uma estação base alvo como as células alvo de uma entrega do UE, alcançando, assim, a entrega em um sistema de multi-transportador.
Preferencialmente, o primeiro módulo de entrega 62 realiza um acesso randômico de acordo com a Pcell alvo indicada no comando de entrega; consequentemente, o equipamento de usuário realiza a transmissão de dados com a Pcell alvo e a Scell (s) alvo.
Preferencialmente, um primeiro módulo de aquisição 22 obtém a relação suporte-transportador-agregação através de configurações de OAM ou uma interação de informação com uma interface X2. Com a modalidade preferencial, a estação base fonte pode obter a relação suporte-transportador-agregação por um modo de pré-configuração ou um modo de autoconfiguração.
Adicionalmente, o primeiro módulo de notificação 26 notifica a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega durante a entrega de X2; o primeiro módulo de envio 44 envia diretamente o comando de entrega para a estação base fonte durante a entrega de X2. Com a modalidade preferencial, um processo de entrega de X2 do sistema de multi-transportador pode ser alcançada.
Adicionalmente, o primeiro módulo de notificação 26 notifica a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega via uma Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1; o primeiro módulo de envio 44 envia o comando de entrega para a estação base fonte via a Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1. Com a modalidade preferencial, um processo de entrega de S1 do sistema de multi-transportador pode ser alcançado.
Modalidade 2 De acordo com uma modalidade da presente invenção, um método de processamento para entrega de multi-transportadores é provido. A fig. 4 é um fluxograma de um segundo método de processamento para entrega de multi- transportadores de acordo com uma modalidade da presente invenção. Conforme mostrado na fig. 4, o método compreende as seguintes fases.
Fase S402, uma estação base fonte determina a Pcell alvo e a Scell (s) alvo candidata, e notifica uma estação base alvo à qual a Pcell alvo e a Scell (s) alvo candidata pertencem.
Fase S404, a estação base alvo configura a Pcell alvo, seleciona a Scell (s) alvo de acordo com um algoritmo de Gerenciamento de Recursos de Rádio (RRM) e informação de uma Scell (s) alvo candidata, e configura a Scell (s) alvo.
Fase S406, a estação base alvo configura um comando de entrega correspondente de acordo com a Pcell alvo e a Scell (s) alvo, e envia o comando de entrega para a estação base fonte.
Fase S408, a estação base fonte envia o comando de entrega para um equipamento de usuário que, de acordo com o comando de entrega, efetua um processo de entrega.
No estado da técnica, a entrega não pode ser alcançada em um sistema de multi-transportador de LTE-A porque a estação base fonte não pode determinar qual célula deve ser usada como a célula alvo da entrega. Com esta modalidade, a estação base fonte determina a Pcell alvo, e a estação base alvo determina a Scell (s) alvo, alcançando, assim, a entrega em um sistema de multi- transportador.
Preferencialmente, na fase S404, a estação base alvo, de acordo com o algoritmo de RRM, informação de agregação no local e a informação da Scell (s) alvo candidata, seleciona as a Scell alvo a célula que podem ser agregadas por transportador com a Pcell alvo.
Preferencialmente, na fase S408, o equipamento de usuário realiza um acesso randômico de acordo com a Pcell alvo indicada no comando de entrega; consequentemente, o equipamento de usuário realiza a transmissão de dados com a Pcell alvo e a Scell (s) alvo.
Preferencialmente, na fase S402, a estação base fonte notifica a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega durante a entrega de X2; na fase S406, a estação base alvo envia diretamente o comando de entrega para a estação base fonte durante a entrega de X2. Com a modalidade preferencial, um processo de entrega de X2 no sistema de multi-transportador pode ser alcançado.
Preferencialmente, na fase S402, a estação base fonte notifica a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega via uma Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1; na fase S406, a estação base alvo envia o comando de entrega para a estação base fonte via a Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1. Com a modalidade preferencial, um processo de entrega de S1 no sistema de multi- transportador pode ser alcançado.
O processo de implementação da presente modalidade será descrito em detalhes a seguir. Nesta modalidade, as configurações da estação base fonte e a estação base alvo são as mesmas da modalidade 1, que não será repetida aqui.
A diferença entre a Modalidade 2 e a Modalidade 1 é que: se a Informação de Agregação das estações base adjacentes não pode ser obtida pelo S-eNB através do modo de pré-configuração ou do modo de autoconfiguração, apenas a própria estação base conhece a sua própria Informação de Agregação. Portanto, as fases de entrega incluem que: a estação base fonte determina a Pcell alvo, e notifica a Pcell alvo e outras possíveis células alvo (possíveis Scell) para a estação base alvo através de um processo de entrega de S1/X2; a estação base alvo prepara recursos de acordo com a Pcell determinada pela estação base fonte, e seleciona, a partir das outras possíveis células alvo transmitidas pela estação base fonte, uma Scell apropriada que pode ser agregada por transportador com a Pcell; a estação base alvo configura o comando de entrega correspondente de acordo com a PCell e a Scell finais; a estação base fonte envia o comando de entrega para o UE que realiza um acesso randômico de acordo com a Pcell alvo indicada no comando de entrega e efetua a entrega.
Como o S-eNB não conhece a Informação de Agregação do T-eNB, quando o UE aciona a entrega, tal como o UE aciona um evento A3 de relatório de medição, e supõe que o S-eNB relata que a célula adjacente Cell2-2 é melhor que a Pcell atual, ou seja, a CelH-1. Nesta situação, o S-eNB pode determinar que a Pcell alvo seja a Cell2-2, mas não pode determinar quais células dentre a Cell1-2, a Cell3-2 e a Cell4-2 podem ser agregadas por transportador com a Cell2-2. O S-eNB determina realizar a entrega, em que, se uma entrega de X2 é realizada, é especificado em uma mensagem de solicitação de entrega que o ID da Célula Alvo da célula alvo é a Cell2-2. No LTE-A, o T-eNB interpreta o ID da Célula Alvo como aquele que o S-eNB solicita a Pcell alvo para ser a Cell2-2, e transporta um KeNB* gerado por parâmetros providos pela Cell2-2 e uma Next hop Chaining Count (NCC) correspondente ao KeNB* na Informação de
Segurança de AS. O S-eNB também especificará que a possível Scell alvo é a CelH-2, a Cell3-2 e a Cell4-2 em Informação de Preparação de Entrega transportada em um contexto de RRC na Informação de Segurança de AS. Se o UE também relatou previamente um relatório de medição em que os sinais da CelH-2, da Cell3-2 e da Cell4-2 tornam-se melhores, o S-eNB pode selecionar uma possível Scell alvo, de acordo com o relatório de medição do UE para garantir que o T-eNB pode selecionar Scell (s) alvo a partir de células recebíveis pelo UE. Se uma Entrega de S1 é realizada, similar à Modalidade 1, o S-eNB preenche o ID do eNB do T-eNB no ID Alvo na mensagem de solicitação de entrega e transporta o Recipiente Transparente de eNB Fonte para eNB alvo em um Recipiente Transparente de Fonte para Alvo, em que o ID da Célula Alvo e o recipiente de RRC da mesma têm o mesmo conteúdo que o ID da Célula Alvo e o contexto de RRC em uma Solicitação de Entrega da entrega de X2 mencionada acima. O MME encaminhará o Recipiente Transparente de eNB Fonte para eNB alvo para o T-eNB através da Solicitação de Entrega de acordo com o ID Alvo.
Ao receber as configurações de entrega do S-eNB através da Solicitação de Entrega do X2 ou da Solicitação de Entrega do S1, o T-eNB especifica a Cell2- 2 como a Pcell alvo e especifica três células, incluindo a CelH-2, a Cell3-2 e a Cell4-2, como as possíveis Scells alvo. O T-eNB procura uma célula que pode ser agregada por transportador com a Pcell CelH-2 solicitada pelo S-eNB de acordo com sua própria Informação de Agregação. Na presente modalidade, a CelH-2 e a Cell4-2 podem ser agregadas por transportador com a Cell2-2. O T-eNB prepara recursos correspondente de acordo com a Pcell Cell2-2 especificada pelo S-eNB e a Scell CelH-2 e a Scell Cell4-2 selecionadas por ele como as configurações de transportador, e configura um comando de entrega da interface Uu adequadamente. É especificado no comando de entrega que o UE solicita uma entrega, e que a Cell2-2 é a Pcell alvo, e a CelH-2 e a Cell4-2 são as Scells alvo. A informação de configuração relacionada dos transportadores também é especificada no comando de entrega. Se a entrega de X2 é realizada, o T-eNB transporta o comando de entrega através do elemento de informação “Recipiente Transparente de eNB Alvo para ENB Fonte” na Confirmação de Solicitação de Entrega. Se a entrega de S1 é realizada, o T-eNB envia a Confirmação de Solicitação de Entrega para a MME através de um “Recipiente Transparente de Alvo para Fonte” que transporta o elemento de informação acima “Recipiente Transparente de eNB Alvo para eNB Fonte”, e a MME encaminha a Confirmação de Solicitação de Entrega para o S-eNB através do comando de entrega. Se uma falha de recepção ocorre no T-eNB, por exemplo, o recurso local da Pcell é limitado, precisa responder a mensagem de resposta de falha. No caso da entrega de X2, uma Falha de Preparação de Entrega is respondida para o S-eNB. Enquanto no caso da entrega de S1, uma Falha de Entrega é respondida, e, depois de receber a resposta, a MME encaminha uma Falha de Preparação de Entrega para o S-eNB.
O S-eNB recebe o comando de entrega enviado a partir do T-eNB (ou encaminhado pela MME), e envia o comando de entrega para o UE através do comando de Reconfiguração de Conexão de RRC de uma interface aérea. O UE, de acordo com a Pcell alvo Cell2-2 especificada na mensagem, inicializa um acesso randômico na Cell2-2. Depois do êxito, o UE envia uma mensagem de “Completa Reconfiguração de Conexão de RRC” para o T-eNB. O T-eNB, depois de receber a referida mensagem, libera recursos do S-eNB, que é o mesmo que o fluxo subsequente do LTE.
De acordo com uma modalidade da presente invenção, um sistema de processamento para entrega de multi-transportadores é provido. A fig. 5 é um diagrama em bloco estrutural de um segundo sistema de processamento para entrega de multi-transportadores de acordo com uma modalidade da presente invenção. Conforme mostrado na fig. 5, o sistema compreende uma estação base fonte 2, uma estação base alvo 4 e um equipamento de usuário 6, em que: a estação base fonte 2 compreende: um segundo módulo de determinação 12, que é adaptado para determinar a Pcell alvo e a Scell (s) alvo candidata; um segundo módulo de notificação 14, que é conectado ao segundo módulo de determinação 12 e adaptado para notificar o resultado determinado, determinado pelo segundo módulo de determinação 12 para a estação base alvo à qual a Pcell alvo e a Scell (s) alvo candidata pertencem; um segundo módulo de recepção 16, que é adaptado para receber um comando de entrega de uma estação base alvo; e um segundo módulo de encaminhamento 18, que é conectado ao segundo módulo de recepção 16 e adaptado para encaminhar o comando de entrega para o equipamento de usuário; a estação base alvo 4 compreende: um sexto módulo de recepção 30, que é conectado ao segundo módulo de notificação 14 e adaptado para receber o resultado determinado a partir do segundo módulo de notificação 14; um segundo módulo de seleção 32, que é conectado ao sexto módulo de recepção 30 e adaptado para selecionar a Scell (s) alvo de acordo com um algoritmo de RRM e a informação de uma Scell alvo candidata; um segundo módulo de configuração 34, que é conectado com o sexto módulo de recepção 30 e o segundo módulo de seleção 32, e adaptado para configurar a Pcell alvo, a Scell (s) alvo e um comando de entrega correspondente; e um segundo módulo de envio 36, que é conectado ao segundo módulo de configuração 34 e adaptado para enviar o comando de entrega para a estação base fonte; e o equipamento de usuário 6 compreende: um sétimo módulo de recepção 50, que é conectado ao segundo módulo de encaminhamento 18 e adaptado para receber o comando de entrega a partir do segundo módulo de encaminhamento 18; e um segundo módulo de entrega 52, que é conectado ao sétimo módulo de recepção 50 e adaptado para efetuar um processo de entrega de acordo com o comando de entrega.
No estado da técnica, a entrega não pode ser alcançada no sistema de multi-transportador de LTE-A porque a estação base fonte não pode determinar qual célula deve ser usada como a célula alvo da entrega. Com esta modalidade, a estação base fonte determina a Pcell alvo, e a estação base alvo determina a Scell (s) alvo, alcançando, assim, a entrega em um sistema de multi- transportador.
Preferencialmente, o segundo módulo de entrega 52 realiza um acesso randômico de acordo com a Pcell alvo indicada no comando de entrega; consequentemente, o equipamento de usuário realiza a transmissão de dados com a Pcell alvo e a Scell (s) alvo.
Adicionalmente, o segundo módulo de notificação 14 notifica a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega durante a entrega de X2; o segundo módulo de envio 36 envia diretamente o comando de entrega para a estação base fonte durante a entrega de X2. Com a modalidade preferencial, um processo de entrega de X2 em um sistema de multi-transportador pode ser alcançado.
Adicionalmente, o segundo módulo de notificação 14 notifica a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega via uma Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1; o segundo módulo de envio 36 envia o comando de entrega para a estação base fonte via a Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1. Com a modalidade preferencial, um processo de entrega de S1 em um sistema de multi-transportador pode ser alcançado.
Modalidade 3 De acordo com uma modalidade da presente invenção, um método de processamento para entrega de multi-transportadores é provido. A fig. 6 é um fluxograma de um terceiro método de processamento para entrega de multi- transportadores de acordo com uma modalidade da presente invenção. Conforme mostrado na fig. 6, o método compreende as seguintes fases.
Fase S602, uma estação base fonte determina uma Pcell alvo candidata e Scell (s) alvo candidata, e notifica uma estação base alvo à qual a Pcell alvo candidata e a Scell (s) alvo candidata pertencem.
Fase S604, a estação base alvo seleciona uma Pcell alvo e uma Scell (s) alvo de acordo com a informação da Pcell alvo candidata e da Scell (s) alvo candidata.
Fase S606, a estação base alvo configura a Pcell alvo, a Scell (s) alvo e um comando de entrega correspondente, e envia o comando de entrega para a estação base fonte.
Fase S608, a estação base fonte encaminha o comando de entrega para um equipamento de usuário que, de acordo com o comando de entrega, efetua um processo de entrega.
No estado da técnica, uma entrega não pode ser alcançada no sistema de multi-transportador de LTE-A porque a estação base fonte não pode determinar qual célula deve ser usada como a célula alvo da entrega. Com esta modalidade, a estação base alvo determina a Pcell alvo e a Scell (s) alvo, alcançando, assim, a entrega do sistema de multi-transportador.
Preferencialmente, na fase S604, a estação base alvo seleciona a Pcell alvo e a Scell (s) alvo que podem ser agregadas por transportador, de acordo com o algoritmo de RRM, recursos no local, informação de carregamento, informação de agregação no local e a informação da Pcell alvo candidata e da Scell (s) alvo candidata.
Preferencialmente, na fase S608, o equipamento de usuário realiza um acesso randômico de acordo com a Pcell alvo indicada no comando de entrega; consequentemente, o equipamento de usuário realiza a transmissão de dados com a Pcell alvo e a Scell (s) alvo.
Preferencialmente, na fase S602, a estação base fonte notifica a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega durante a entrega de X2; na fase S606, a estação base alvo envia diretamente o comando de entrega para a estação base fonte durante a entrega de X2. Com a modalidade preferencial, um processo de entrega de X2 em um sistema de multi-transportador pode ser alcançado.
Preferencialmente, na fase S602, a estação base fonte notifica a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega via uma Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1; na fase S606, a estação base alvo envia o comando de entrega para a estação base fonte via a Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1. Com a modalidade preferencial, um processo de entrega de S1 em um sistema de multi- transportador pode ser alcançado.
O processo de implementação da presente modalidade será descrito em detalhes a seguir. Em uma modalidade, as configurações da estação base fonte e da estação base alvo são as mesmas da modalidade 1; que não será repetida aqui.
A Modalidade 3 é similar à Modalidade 2 já que ambas trabalham para a situação que a Informação de Agregação das estações base adjacentes não pode ser obtida pelo S-eNB através do modo de pré-configuração ou do modo de autoconfiguração, e que apenas a própria estação base conhece sua própria Informação de Agregação. A diferença entre a modalidade 3 e a modalidade 2 é que: a estação base alvo não apenas pode selecionar a Célula Secundária alvo, mas também pode modificar a Célula Primária solicitada pela estação base fonte de acordo com seus próprios recursos e condições de carregamento. As fases de entrega incluem que: a estação base fonte determina possíveis Pcells alvo, e notifica a estação base alvo das possíveis Pcells alvo e outras possíveis células alvo (possíveis Scells) através de processo de entrega de S1 ou X2; a estação base alvo seleciona Pcell e Scell (s) apropriada de acordo com a informação das possíveis Pcells e Scells transmitidas pela estação base fonte, recursos no local, e informação de carregamento; a estação base alvo configura o comando de entrega correspondente de acordo com a PCell e a Scell finais; e a estação base fonte envia o comando de entrega para o UE que realiza um acesso randômico de acordo com a Pcell alvo indicada no comando de entrega e efetua a entrega.
Como o S-eNB não conhece a Informação de Agregação do T-eNB, quando o UE desencadeia a entrega, tal como o UE desencadeia um evento A3 de relatório de medição, supõe que o S-eNB relata que a célula adjacente Cell2-2 é melhor que a Pcell atual, ou seja, a CelH-1. O S-eNB pode determinar que a Pcell alvo seja a Cell2-2, mas não pode determinar quais células dentre a CelH-2, a Cell3-2 e a Cell4-2 podem ser agregadas por transportador com a Cell2-2. O S- eNB determina realizar a entrega. Se uma entrega de X2 é realizada, é especificada em uma mensagem de solicitação de entrega que o ID da Célula Alvo da célula alvo é a Cell2-2. No LTE-A, o T-eNB interpreta o ID da Célula Alvo como aquele que o S-eNB solicita a Pcell alvo para ser a Cell2-2, e transporta um KeNB* gerado por parâmetros providos pela Cell2-2 e uma Next hop Chaining Count (NCC) correspondente ao KeNB* em Informação de Segurança de AS. O S-eNB também especificará que a possível Scell alvo é a Cell 1-2, a Cell3-2 e a Cell4-2 em Informação de Preparação de Entrega transportada em um contexto de RRC na Informação de Segurança de AS. Como estas células também podem ser selecionadas como Pcells pelo T-eNB, o S-eNB também transporta a KeNB* gerada pelos parâmetros providos pela CelH-2, Cell3-2 e Cell4-2, e uma NCC correspondente ao KeNB* no contexto de RRC. Se o UE também relatou previamente um relatório de medição em que os sinais da CelH-2, da Cell3-2 e da Cell4-2 tornam-se melhores, o S-eNB pode selecionar uma possível Scell alvo, de acordo com o relatório de medição do UE para garantir que o T-eNB pode selecionar Scell (s) alvo a partir das células recebíveis pelo UE. Se uma Entrega de S1 é realizada, similar ao primeiro método, o S-eNB preenche o ID do eNB do T-eNB no ID Alvo em uma mensagem de solicitação de entrega e transporta o Recipiente Transparente de eNB Fonte para eNB alvo em um Recipiente Transparente de Fonte para Alvo, em que o ID da Célula Alvo e o recipiente de RRC da mesma têm o mesmo conteúdo que o ID da Célula Alvo e o contexto de RRC na solicitação de Entrega da entrega de X2 mencionada acima. A MME enviará o Recipiente Transparente de eNB Fonte para eNB alvo para o T-eNB através da Solicitação de Entrega de acordo com o ID Alvo.
Ao receber as configurações de entrega do S-eNB através da Solicitação de Entrega do X2 ou da Solicitação de Entrega do S1, o T-eNB especifica a Cell2- 2 como a Pcell alvo e especifica três células incluindo a CelH-2, a Cell3-2 e a Cell4-2 como as possíveis Scells alvo. O T-eNB pode realizar configurações baseadas na Pcell especificada pela estação base alvo de acordo com seus próprios recursos, carregamento e a Informação de Agregação correspondente a cada uma das células. Esta situação é similar ao processo subsequente da modalidade 2, ou pode ser determinada a modificar a Pcell especificada pelo S- eNB, em que a nova Pcell é a Celi1-2 e apenas a Cell4-2 é configurada como a Scell. O T-eNB prepara os recursos correspondentes tomando a Pcell CelH-2 e a Scell Cell4-2 finalmente selecionadas pelo T-eNB como as configurações de transportador, e configura um comando de entrega da interface Uu adequadamente. É especificado no comando de entrega que o UE solicita a entrega, e que a CelH -2 é a Pcell alvo e a Cell4-2 é a Scell alvo. E a informação de configuração relacionada dos dois transportadores também é especificada no comando de entrega. Se a entrega de X2 é realizada, o T-eNB transporta o comando de entrega através do elemento de informação “Recipiente Transparente de eNB Alvo para ENB Fonte” na Confirmação de Solicitação de Entrega. Se a entrega de S1 é realizada, o T-eNB envia a Confirmação de Solicitação de Entrega para a MME através de um Recipiente Transparente de Alvo para Fonte que transporta o elemento de informação acima “Recipiente Transparente de eNB Fonte para eNB Alvo”, e a MME encaminha a Confirmação de Solicitação de Entrega para o S-eNB através do comando de entrega. Se uma falha de recepção ocorre no T-eNB, por exemplo, uma Pcell ou Scell apropriada não pode ser encontrada porque o recurso é limitado, precisa responder uma mensagem de resposta de falha. No caso da entrega de X2, uma Falha de Preparação de Entrega é respondida para o S-eNB. Enquanto no caso da entrega de S1, a Falha de Entrega é respondida, e depois de receber a resposta, a MME encaminha uma Falha de Preparação de Entrega para o S-eNB.
O S-eNB recebe o comando de entrega da interface Uu enviado a partir do T-eNB (ou encaminhado pela MME), e envia para o UE através do comando de Reconfiguração de Conexão de RRC de uma interface aérea. O UE, de acordo com a Pcell alvo Cell1-2 especificada na mensagem, inicializa um acesso randômico em uma Cell1-2. Depois do êxito, o UE envia uma mensagem de “Completa Reconfiguração de Conexão de RRC” para o T-eNB. O T-eNB, depois de receber a referida mensagem, libera recursos do S-eNB, que é o mesmo que o fluxo subseqüente do LTE.
De acordo com uma modalidade da presente invenção, um sistema de processamento para entrega de multi-transportadores é provido. A fig. 7 é um diagrama em bloco estrutural de um terceiro sistema de processamento para entrega de multi-transportadores de acordo com uma modalidade da presente invenção. Conforme mostrado na fig. 7, o sistema compreende uma estação base fonte 2, uma estação base alvo 4 e um equipamento de usuário 6, em que: a estação base fonte 2 compreende: um terceiro módulo de determinação 72, que é adaptado para determinar uma Pcell alvo candidata e uma Scell alvo candidata; um terceiro módulo de notificação 74, que é conectado com o terceiro módulo de determinação 72 e adaptado para notificar o resultado determinado, determinado pelo terceiro módulo de determinação para a estação base alvo à qual a Pcell alvo candidata e a Scell (s) alvo candidata pertencem; um terceiro módulo de recepção 76, que é adaptado para receber um comando de entrega de uma estação base alvo; e um terceiro módulo de encaminhamento 78, que é conectado com o terceiro módulo de recepção 76 e adaptado para encaminhar o comando de entrega para o equipamento de usuário; a estação base alvo 4 compreende: um oitavo módulo de recepção 82, que é conectado com o terceiro módulo de notificação 74 e adaptado para receber o resultado determinado a partir do terceiro módulo de notificação 74; um terceiro módulo de seleção 84, que é conectado com o oitavo módulo de recepção 82, e adaptado para selecionar uma Pcell alvo e uma Scell (s) alvo de acordo com recursos no local, informação de carregamento e informação da Pcell alvo candidata e a Scell (s) alvo candidata; um terceiro módulo de configuração 86, que é conectado com o terceiro módulo de seleção 84 e adaptado para configurar a Pcell alvo, a Scell (s) alvo e um comando de entrega correspondente; e um terceiro módulo de envio 88, que é conectado com o terceiro módulo de configuração 86 e adaptado para enviar o comando de entrega para a estação base fonte; e o equipamento de usuário 6 compreende: um nono módulo de recepção 92, que é conectado com o terceiro módulo de encaminhamento 78 e adaptado para receber o comando de entrega a partir do terceiro módulo de encaminhamento 78; e um terceiro módulo de entrega 94, que é conectado com o nono módulo de recepção 92 e adaptado para efetuar um processo de entrega de acordo com o comando de entrega.
No estado da técnica, a entrega não pode ser alcançada no sistema de multi-transportador de LTE-A porque a estação base fonte não pode determinar qual célula deve ser usada como a célula alvo da entrega. Com esta modalidade, a estação base alvo determina a Pcell alvo e a Scell (s) alvo, alcançando, assim, a entrega no sistema de multi-transportador.
Preferencialmente, o terceiro módulo de seleção 84, de acordo com um algoritmo de RRM, recursos no local, a informação de carregamento, informação de agregação no local, e a informação da Pcell alvo candidata e Scell (s), seleciona a Pcell alvo e a Scell (s) alvo que podem ser agregadas por transportador.
Preferencialmente, o terceiro módulo de entrega 94 realiza um acesso randômico de acordo com a Pcell alvo indicada no comando de entrega; consequentemente, o equipamento de usuário realiza a transmissão de dados com a Pcell alvo e a Scell (s) alvo.
Adicionalmente, o terceiro módulo de notificação 74 notifica a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega durante a entrega de X2; o terceiro módulo de envio 88 envia diretamente o comando de entrega para a estação base fonte durante a entrega de X2. Com a modalidade preferencial, um processo de entrega de X2 no sistema de multi-transportador pode ser alcançado.
Adicionalmente, o terceiro módulo de notificação 74 notifica a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega via uma Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1; o terceiro módulo de envio 88 envia o comando de entrega para a estação base fonte via a Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1. Com a modalidade preferencial, um processo de entrega de S1 no sistema de multi-transportador pode ser alcançado.
Para resumir, com as modalidades da presente invenção acima, a estação base fonte determina a Pcell alvo e a Scell (s) alvo, ou a estação base fonte determina a Pcell alvo e a estação base alvo determina a Scell (s) alvo, ou a estação base alvo determina a Pcell alvo e a Scell (s) alvo. Portanto, a presente invenção pode resolver o problema de que a entrega não pode ser alcançada no sistema de multi-transportador de LTE-A porque a estação base fonte não pode determinar qual célula deve ser usada como a célula alvo da entrega e, assim, alcançar a entrega no sistema de multi-transportador.
Obviamente, aqueles versados na técnica devem entender que cada um dos módulos e cada uma das fases descritas acima podem ser implementados através de um dispositivo de computação comum, e podem ser integrados em um único dispositivo de computação ou distribuídos em uma rede composta de uma pluralidade de dispositivos de computação. Opcionalmente, eles podem ser implementados através de um código de programação executável por um dispositivo de computação, assim podem ser armazenados em um dispositivo de armazenagem para ser executados por um dispositivo de computação. E, em algumas condições, as fases mostradas ou descritas acima podem ser executadas em uma ordem diferente, ou fabricadas em módulos de circuito integrado individuais respectivamente, ou uma pluralidade de módulos e fases aqui podem ser fabricados em um módulo de circuito integrado único. Neste sentido, a presente invenção não é limitada a nenhuma combinação de hardware e software específicos.
Acima estão apenas as modalidades preferenciais da presente invenção, e não são destinadas a limitar a presente invenção. Para aqueles versados na técnica, várias modificações e alterações podem ser feitas à presente invenção. Qualquer modificação, substituto equivalente e melhoria dentro da ideia e 5 princípio básicos da presente invenção consideram-se incluídos no escopo da presente invenção.

Claims (18)

1. Método de processamento para entrega de multi-transportadores, caracterizado pelo fato de que compreende: uma estação base fonte determinando, de acordo com uma relação suporte-transportador-agregação obtida entre as células em estações base adjacentes, uma Célula Primária (Pcell) alvo e Célula Secundária (Scell) (s) alvo, e notificando uma estação base alvo à qual a Pcell alvo e a Scell (s) alvo pertencem; a estação base alvo configurando a Pcell alvo, a Scell (s) alvo e um comando de entrega correspondente, e enviando o comando de entrega para a estação base fonte; e a estação base fonte encaminhando o comando de entrega para um equipamento de usuário que, de acordo com o comando de entrega, efetua um processo de entrega.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a etapa da estação base fonte obtendo a relação suporte-transportador- agregação compreende: a estação base fonte obtendo a relação suporte-transportador-agregação através das configurações de Operação, Administração e Manutenção (AOM) ou uma interação de informação via uma interface X2.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a etapa do equipamento de usuário efetuando o processo de entrega de acordo com o comando de entrega compreende: o equipamento de usuário realizando um acesso randômico de acordo com a Pcell alvo indicada no comando de entrega.
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de que, a etapa da estação base fonte notificando a estação base alvo compreende: a estação base fonte notificando a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega durante a entrega de X2, e a etapa da estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte compreende: a estação base alvo enviando diretamente o comando de entrega para a estação base fonte durante a entrega de X2.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de que, a fase de uma estação base fonte notificando a estação base alvo compreende: a estação base fonte notificando a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega via uma Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1; é a etapa da estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte compreende: a estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte via a Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1.
6. Método de processamento para entrega de multi-transportadores, caracterizado pelo fato de que compreende: uma estação base fonte determinando uma Célula Primária (Pcell) alvo e Célula Secundária alvo candidata (Scell) (s), e notificando uma estação base alvo à qual uma Pcell alvo e a Scell (s) alvo candidata pertencem; a estação base alvo configurando a Pcell alvo (s), selecionando a Scell (s) alvo de acordo com a informação da Scell (s) alvo candidata, e configurando a Scell alvo; a estação base alvo configurando um comando de entrega correspondente de acordo com a Pcell alvo e a Scell alvo, e enviando o comando de entrega para a estação base fonte; e a estação base fonte encaminhando o comando de entrega para um equipamento de usuário que, de acordo com o comando de entrega, efetua um processo de entrega.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a etapa da estação base alvo selecionando a Scell alvo de acordo com um algoritmo de Gerenciamento de Recursos de Rádio (RRM) e a informação da Scell (s) alvo candidata compreende: a estação base alvo, de acordo com o algoritmo de RRM, informação de agregação no local e a informação da Scell (s) alvo candidata, selecionando como a Scell (s) alvo que pode ser agregada por transportador com a Pcell alvo.
8. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a etapa do equipamento de usuário efetuando o processo de entrega de acordo com o comando de entrega compreende: o equipamento de usuário realizando um acesso randômico de acordo com a Pcell alvo indicada no comando de entrega.
9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 6 a 8, caracterizado pelo fato de que, a fase de uma estação base fonte notificando a estação base alvo compreende: a estação base fonte notificando a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega durante a entrega de X2; e a etapa da estação base alvo enviando o comando de entrega para a 5 estação base fonte compreende: a estação base alvo enviando diretamente o comando de entrega para a estação base fonte durante a entrega de X2.
10. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 6 a 8, caracterizado pelo fato de que, a fase da estação base fonte notificando a estação base alvo compreende: 10 a estação base fonte notificando a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega via uma Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1; e a etapa da estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte compreende: a estação base alvo enviando o comando de 15 entrega para a estação base fonte via a Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1.
11. Método de processamento para entrega de multi-transportadores, caracterizado pelo fato de que compreende: uma estação base fonte determinando uma Célula Primária (Pcell) alvo 20 candidata e uma Célula Secundária (Scell) (s) alvo candidata, e notificando uma estação base alvo à qual a Pcell alvo candidata e a Scell (s) alvo candidata pertencem; a estação base alvo selecionando uma Pcell alvo e uma Scell (s) alvo de acordo com informação da Pcell alvo candidata e da Scell (s) alvo candidata; a estação base alvo configurando a Pcell alvo, a Scell (s) alvo e um comando de entrega correspondente, e enviando o comando de entrega para a estação base fonte; e a estação base fonte encaminhando o comando de entrega para um equipamento de usuário que, de acordo com o comando de entrega, efetua um 30 processo de entrega.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a etapa da estação base alvo selecionando a Pcell alvo e a Scell alvo de acordo com a informação da Pcell alvo candidata e da Scell (s) alvo candidata compreende: a estação base alvo, de acordo com um algoritmo de Gerenciamento de Recursos de Rádio (RRM), recursos no local, informação de carregamento, informação de agregação no local e a informação da Pcell alvo candidata e a Scell (s) alvo candidata, selecionando a Pcell alvo e a Scell (s) alvo que podem ser agregadas por transportador.
13. Método, de acordo com a feivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a etapa do equipamento de usuário efetuando o processo de entrega de acordo com o comando de entrega compreende: o equipamento de usuário realizando um acesso randômico de acordo com a Pcell alvo indicada no comando de entrega.
14. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 11 a 13, caracterizado pelo fato de que, a fase da estação base fonte notificando a estação base alvo compreende: a estação base fonte notificando a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega durante a entrega de X2; e a etapa da estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte compreende: a estação base alvo enviando diretamente o comando de entrega para a estação base fonte durante a entrega de X2.
15. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 11 a 13, caracterizado pelo fato de que, a fase da estação base fonte notificando a estação base alvo compreende: a estação base fonte notificando a estação base alvo através de uma mensagem de solicitação de entrega via uma Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1; e a etapa da estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte compreende: a estação base alvo enviando o comando de entrega para a estação base fonte via a Entidade de Gerenciamento de Mobilidade durante a entrega de S1.
16. Sistema de processamento para entrega de multi-transportadores, caracterizado pelo fato de que compreende uma estação base fonte, uma estação base alvo e um equipamento de usuário, em que, a estação base fonte compreende: um primeiro módulo de determinação, adaptado para, de acordo com uma relação suporte-transportador-agregação obtida entre as células em uma estação base adjacente, determinar uma Célula Primária (Pcell) alvo e Célula Secundária (Scell) (s) alvo; um primeiro módulo de notificação, adaptado para notificar o resultado determinado, determinado pelo primeiro módulo de determinação para a estação base alvo à qual a Pcell alvo e a Scell alvo pertencem; um primeiro módulo de recepção, adaptado para receber um comando de entrega de uma estação base alvo; e um primeiro módulo de encaminhamento, adaptado para encaminhar o comando de entrega para o equipamento de usuário, a estação base alvo compreende: um quarto módulo de recepção, adaptado para receber o resultado determinado a partir do primeiro módulo de notificação; um primeiro módulo configuração, adaptado para configurar a Pcell alvo, a Scell alvo e um comando de entrega correspondente; e um primeiro módulo de envio, adaptado para enviar o comando de entrega para a estação base fonte, e o equipamento de usuário compreende: um quinto módulo de recepção, adaptado para receber o comando de entrega a partir do primeiro módulo de encaminhamento; e um primeiro módulo de entrega, adaptado para efetuar um processo de entrega de acordo com o comando de entrega.
17. Sistema de processamento para entrega de multi-transportadores, caracterizado pelo fato de que compreende uma estação base fonte, uma estação base alvo e um equipamento de usuário, em que, a estação base fonte compreende: um segundo módulo de determinação, adaptado para determinar uma Célula Primária (Pcell) alvo e uma Célula Secundária alvo candidata (Scell) (s); um segundo módulo de notificação, adaptado para notificar o resultado determinado pelo segundo módulo de determinação para a estação base alvo à qual a Pcell alvo e a Scell alvo candidata pertencem; um segundo módulo de recepção, adaptado para receber um comando de entrega de uma estação base alvo; e um segundo módulo de encaminhamento, adaptado para encaminhar o comando de entrega para o equipamento de usuário, a estação base alvo compreende: um sexto módulo de recepção, adaptado para receber o resultado determinado a partir do segundo módulo de notificação; um segundo módulo de seleção, adaptado para selecionar a Scell (s) alvo de acordo com um algoritmo de Gerenciamento de Recursos de Rádio (RRM) e informação da Scell alvo candidata; um segundo módulo de configuração, adaptado para configurar a Pcell alvo, a Scell alvo e um comando de entrega correspondente; e um segundo módulo de envio, adaptado para enviar o comando de entrega para a estação base fonte, e o equipamento de usuário compreende: um sétimo módulo de recepção, adaptado para receber o comando de entrega a partir do segundo módulo de encaminhamento; e um segundo módulo de entrega, adaptado para efetuar um processo de entrega de acordo com o comando de entrega.
18. Sistema de processamento para entrega de multi-transportadores, caracterizado pelo fato de que compreende a estação base fonte, uma estação base alvo e um equipamento de usuário, em que, a estação base fonte compreende: um terceiro módulo de determinação, adaptado para determinar uma Célula Primária (Pcell) alvo candidata e uma Célula Secundária (Scell) (s) alvo candidata; um terceiro módulo de notificação, adaptado para notificar o resultado determinado, determinado pelo terceiro módulo de determinação para a estação base alvo à qual a Pcell alvo candidata e a Scell alvo candidata pertencem; um terceiro módulo de recepção, adaptado para receber um comando de entrega da estação base alvo; e um terceiro módulo de encaminhamento, adaptado para encaminhar o comando de entrega para o equipamento de usuário, a estação base alvo compreende: um oitavo módulo de recepção, adaptado para receber o resultado determinado a partir do terceiro módulo de notificação; um terceiro módulo de seleção, adaptado para selecionar uma Pcell alvo e uma Scell (s) alvo de acordo com um algoritmo de Gerenciamento de Recursos de Rádio (RRM) e informação da Pcell alvo candidata e da Scell alvo candidata; um terceiro módulo de configuração, adaptado para configurar a Pcell alvo, a Scell alvo e um comando de entrega correspondente; e um terceiro módulo de envio, adaptado para enviar o comando de entrega para a estação base fonte, e o equipamento de usuário compreende: um nono módulo de recepção, adaptado para receber o comando de entrega a partir do terceiro módulo de encaminhamento; e um terceiro módulo de entrega, adaptado para efetuar um processo de 5 entrega de acordo com o comando de entrega.
BR112012021893-0A 2010-04-30 2010-10-09 Método e sistema de processamento para entrega de multi-transportadores BR112012021893B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN201010174858.1A CN102238666B (zh) 2010-04-30 2010-04-30 多载波切换处理方法及系统
CN201010174858.1 2010-04-30
PCT/CN2010/077628 WO2011134239A1 (zh) 2010-04-30 2010-10-09 多载波切换处理方法及系统

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012021893A2 BR112012021893A2 (pt) 2016-05-24
BR112012021893B1 true BR112012021893B1 (pt) 2021-06-29

Family

ID=44860809

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012021893-0A BR112012021893B1 (pt) 2010-04-30 2010-10-09 Método e sistema de processamento para entrega de multi-transportadores

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8792895B2 (pt)
EP (1) EP2448350B1 (pt)
JP (1) JP5637647B2 (pt)
CN (1) CN102238666B (pt)
BR (1) BR112012021893B1 (pt)
WO (1) WO2011134239A1 (pt)

Families Citing this family (53)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0363885A (ja) * 1989-08-02 1991-03-19 Nec Corp フィルタリング方式
CN101742484B (zh) * 2008-11-07 2013-01-16 中兴通讯股份有限公司 小区物理地址的分配方法和基站
JP5337785B2 (ja) * 2010-12-03 2013-11-06 株式会社日立製作所 セルラシステムおよびハンドオフ品質改善方法
CN102892122A (zh) * 2011-07-19 2013-01-23 北京三星通信技术研究有限公司 多载波配置下降低干扰的方法
US8395985B2 (en) 2011-07-25 2013-03-12 Ofinno Technologies, Llc Time alignment in multicarrier OFDM network
US8811341B2 (en) * 2011-08-12 2014-08-19 Blackberry Limited Releasing time domain measurement restrictions
CN103220737B (zh) * 2012-01-20 2016-01-20 普天信息技术研究院有限公司 一种支持载波聚合的用户设备切换方法
US9237537B2 (en) 2012-01-25 2016-01-12 Ofinno Technologies, Llc Random access process in a multicarrier base station and wireless device
US8995405B2 (en) 2012-01-25 2015-03-31 Ofinno Technologies, Llc Pathloss reference configuration in a wireless device and base station
US8964683B2 (en) 2012-04-20 2015-02-24 Ofinno Technologies, Llc Sounding signal in a multicarrier wireless device
US8897248B2 (en) 2012-01-25 2014-11-25 Ofinno Technologies, Llc Multicarrier signal transmission in wireless communications
US20130258956A1 (en) 2012-04-01 2013-10-03 Esmael Hejazi Dinan Random Access Process in a Wireless Device
US11943813B2 (en) 2012-04-01 2024-03-26 Comcast Cable Communications, Llc Cell grouping for wireless communications
US8964593B2 (en) 2012-04-16 2015-02-24 Ofinno Technologies, Llc Wireless device transmission power
US11582704B2 (en) 2012-04-16 2023-02-14 Comcast Cable Communications, Llc Signal transmission power adjustment in a wireless device
US11825419B2 (en) 2012-04-16 2023-11-21 Comcast Cable Communications, Llc Cell timing in a wireless device and base station
EP2839705B1 (en) 2012-04-16 2017-09-06 Comcast Cable Communications, LLC Cell group configuration for uplink transmission in a multicarrier wireless device and base station with timing advance groups
US8958342B2 (en) 2012-04-17 2015-02-17 Ofinno Technologies, Llc Uplink transmission power in a multicarrier wireless device
US11252679B2 (en) 2012-04-16 2022-02-15 Comcast Cable Communications, Llc Signal transmission power adjustment in a wireless device
CN103391627B (zh) * 2012-05-07 2018-01-02 上海无线通信研究中心 混合网中基于载波的下行干扰消除方法
CN103458457B (zh) * 2012-06-04 2016-11-09 电信科学技术研究院 一种上报功率余量的方法、系统和设备
CN107708215B (zh) * 2012-06-12 2023-11-21 华为技术有限公司 载波资源配置方法、上行信息传输方法、基站及用户设备
US9107206B2 (en) 2012-06-18 2015-08-11 Ofinne Technologies, LLC Carrier grouping in multicarrier wireless networks
US11622372B2 (en) 2012-06-18 2023-04-04 Comcast Cable Communications, Llc Communication device
US11882560B2 (en) 2012-06-18 2024-01-23 Comcast Cable Communications, Llc Carrier grouping in multicarrier wireless networks
US9113387B2 (en) * 2012-06-20 2015-08-18 Ofinno Technologies, Llc Handover signalling in wireless networks
US9084228B2 (en) 2012-06-20 2015-07-14 Ofinno Technologies, Llc Automobile communication device
CN107248906B (zh) 2012-06-28 2023-03-10 华为技术有限公司 辅助主小区的调整方法以及基站
WO2014015474A1 (en) * 2012-07-24 2014-01-30 Empire Technology Development Llc Cell switching strategy for an lte-advanced system based on carrier aggregation technology
WO2014017478A1 (ja) * 2012-07-27 2014-01-30 京セラ株式会社 基地局及び通信制御方法
CN103582126B (zh) * 2012-07-31 2018-11-16 北京三星通信技术研究有限公司 在跨eNB载波聚合系统中配置和激活SCell的方法及终端
CN110191491B (zh) * 2012-09-21 2022-12-23 北京三星通信技术研究有限公司 一种支持指示失败事件给源接入系统的方法
EP2903342A4 (en) * 2012-09-28 2016-07-06 Mitsubishi Electric Corp MOBILE COMMUNICATION SYSTEM
WO2014190524A1 (zh) * 2013-05-30 2014-12-04 华为技术有限公司 一种切换小区的方法及装置
CN104219723B (zh) * 2013-05-30 2019-08-27 南京中兴软件有限责任公司 一种基于载波聚合技术实现软切换的方法及基站、终端
EP2999267B1 (en) * 2013-06-27 2020-04-22 Huawei Technologies Co., Ltd. Method for controlling handover of user equipment, base station, user equipment, and system
CN109548108B (zh) * 2013-08-05 2021-05-28 富士通互联科技有限公司 网络配置方法、基站和系统
CN104427566B (zh) * 2013-08-30 2019-09-10 南京中兴新软件有限责任公司 一种切换方法及载波聚合系统
CN104426643B (zh) * 2013-09-05 2019-03-29 中兴通讯股份有限公司 一种业务抢占方法、装置和基站
US9942820B2 (en) 2013-12-02 2018-04-10 Apple Inc. Systems and methods for cross-cell carrier aggregation for coverage balance improvement
EP3105973B1 (en) * 2014-02-10 2018-07-25 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Interworking between networks operating according to different radio access technologies
EP3117550B1 (en) * 2014-03-14 2019-09-11 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Network node, radio network node, and methods for selecting a second secondary cell of a wireless device
US9479989B1 (en) * 2014-09-25 2016-10-25 Sprint Spectrum L.P. Controlling handover based on carrier-aggregation policies
CN104581810B (zh) * 2014-12-12 2018-10-16 北京北方烽火科技有限公司 一种基于载波聚合的切换方法、板间聚合切换方法和装置
CN111465064B (zh) 2015-01-26 2022-10-28 华为技术有限公司 一种切换装置及方法
EP3059891B1 (en) * 2015-02-17 2020-06-10 Samsung Electronics Co., Ltd Method and apparatus for communication using a plurality of cells in a wireless communication system
US11259225B2 (en) * 2015-10-16 2022-02-22 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Apparatus and method for cell frequency change procedure signal timing selection
CN106714246A (zh) * 2015-11-12 2017-05-24 中兴通讯股份有限公司 一种基站及小区切换方法和装置
US10743232B1 (en) 2016-11-15 2020-08-11 Sprint Spectrum L.P. Controlling handover based on carrier-aggregation policies and UE capabilities
TWI627871B (zh) * 2017-09-05 2018-06-21 財團法人工業技術研究院 網路通訊系統的控制方法與邊緣運算裝置
US20220124853A1 (en) * 2019-02-25 2022-04-21 Nokia Technologies Oy Multi-carrier communication
WO2020248237A1 (zh) * 2019-06-14 2020-12-17 小米通讯技术有限公司 聚合连接建立方法、装置及存储介质
WO2023113662A1 (en) * 2021-12-15 2023-06-22 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Methods and network nodes for handling handover of a user equipment

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN1909723A (zh) * 2005-08-03 2007-02-07 华为技术有限公司 无线通信系统中广播邻小区系统信息的方法和装置
CA2681127C (en) * 2007-03-22 2016-01-05 Fujitsu Limited Base station, mobile station, communication system, and reordering method thereof
CN101616425A (zh) * 2008-06-23 2009-12-30 华为技术有限公司 多频点系统中获得配对小区信息的方法及装置
WO2010027176A2 (en) * 2008-09-05 2010-03-11 Electronics And Telecommunications Research Institute Terminal and method for handover thereof
CN101790212A (zh) 2009-01-23 2010-07-28 华为技术有限公司 选择目标小区的方法及网络节点
CN104768194B (zh) * 2009-02-13 2020-12-08 三星电子株式会社 包括毫微微小区的无线通信系统中的切换方法和装置
RU2520589C2 (ru) * 2009-06-19 2014-06-27 Мицубиси Электрик Корпорейшн Система мобильной связи
CN101674586B (zh) 2009-10-13 2014-03-19 中兴通讯股份有限公司 一种载波聚合中的测量处理方法及系统
WO2011122045A1 (ja) * 2010-03-31 2011-10-06 パナソニック株式会社 無線通信基地局、無線通信装置及び無線通信システム

Also Published As

Publication number Publication date
JP2013529000A (ja) 2013-07-11
US8792895B2 (en) 2014-07-29
CN102238666A (zh) 2011-11-09
EP2448350B1 (en) 2016-11-23
JP5637647B2 (ja) 2014-12-10
US20120302245A1 (en) 2012-11-29
EP2448350A1 (en) 2012-05-02
BR112012021893A2 (pt) 2016-05-24
CN102238666B (zh) 2015-10-21
WO2011134239A1 (zh) 2011-11-03
EP2448350A4 (en) 2013-11-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012021893B1 (pt) Método e sistema de processamento para entrega de multi-transportadores
CN110999449B (zh) 使用侧行链路载波聚合实现设备到设备通信的方法和计算设备
US10009800B2 (en) Method and system for performing handover from a fixed cell to a mobile cell
US9549350B2 (en) Methods and apparatus for handover management
JP2013529000A5 (pt)
US9408195B2 (en) Method, system and device for cell management
BR112019011962A2 (pt) procedimento de seleção de feixe de fallback durante falha de recepção de instrução de alteração de feixe
US9055492B2 (en) Method and a network node for sharing information over an interface in a telecommunications system
BR112019018044A2 (pt) método de comunicação e aparelho de comunicações
CN105103598A (zh) 操作无线接入网基站的方法和相关网络节点
BR112015027639B1 (pt) Método realizado em um primeiro nó de rede, primeiro nó de rede,método realizado em um segundo nó de rede, segundo nó de rede e meios de armazenamento não transitórios legíveis por computador relacionados
BR112015007189B1 (pt) Sistema de comunicação de rádio, estação de rádio, terminal de rádio, método de controle de comunicação e meio legível por computador
BR112013007367A2 (pt) método de notificação de alteração de informação e estação base
WO2011157091A1 (zh) 多载波系统的测量配置和上报方法及设备
BR112013004874B1 (pt) Estação base, método para facilitar transferência de frequência em uma rede de comunicação, porta de comunicação de estação base doméstica e equipamento de usuário
US20160262059A1 (en) Methods and apparatus for transitioning a ue between base stations
EP2836017A1 (en) Switching a primary node
EP3442255B1 (en) Method of handling measurement and related communication device
BR112019019001A2 (pt) método para receber relatório, dispositivo de rede, método para executar relatório, e estação base
US10506651B2 (en) Mobility signalling for user equipment using dual connectivity
BR112020022170A2 (pt) método para configurar um equipamento de usuário, primeira unidade centralizada, e, mídia legível por computador não transitória
US9699670B2 (en) Method for configuring interface in mobile communication system supporting multiple wireless access technologies and apparatus for performing same
JP6600741B2 (ja) 無線アクセスネットワークにおける制御プレーンとユーザプレーンの分離
JP6564061B2 (ja) 通信方法及びデバイス
WO2014117694A1 (zh) 一种建立x2接口的方法和基站以及信息处理方法和网关

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04W 72/04 , H04W 36/00

Ipc: H04W 36/00 (2009.01), H04W 92/20 (2009.01)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/10/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, , QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.