BR112012016145B1 - Conjunto de coluna tubular se estendendo a partir de uma superfície para um local subterrâneo - Google Patents

Conjunto de coluna tubular se estendendo a partir de uma superfície para um local subterrâneo Download PDF

Info

Publication number
BR112012016145B1
BR112012016145B1 BR112012016145-8A BR112012016145A BR112012016145B1 BR 112012016145 B1 BR112012016145 B1 BR 112012016145B1 BR 112012016145 A BR112012016145 A BR 112012016145A BR 112012016145 B1 BR112012016145 B1 BR 112012016145B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cutter
housing
passage
assembly
channels
Prior art date
Application number
BR112012016145-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012016145A2 (pt
Inventor
Christopher W. Guidry
Anthony C. Zavesky
Joshua C. Joerg
Original Assignee
Baker Hughes Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Baker Hughes Incorporated filed Critical Baker Hughes Incorporated
Publication of BR112012016145A2 publication Critical patent/BR112012016145A2/pt
Publication of BR112012016145B1 publication Critical patent/BR112012016145B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B29/00Cutting or destroying pipes, packers, plugs or wire lines, located in boreholes or wells, e.g. cutting of damaged pipes, of windows; Deforming of pipes in boreholes or wells; Reconditioning of well casings while in the ground
    • E21B29/04Cutting of wire lines or the like

Landscapes

  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Knives (AREA)
  • Sawing (AREA)
  • Wire Processing (AREA)
  • Processing Of Terminals (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Shearing Machines (AREA)
  • Re-Forming, After-Treatment, Cutting And Transporting Of Glass Products (AREA)
  • Drilling And Boring (AREA)
  • Electric Cable Installation (AREA)

Abstract

aparelho de corte de conduto auxiliar. a presente invenção refere-se a um conjunto de corte para condutos externos em um cordão de tubulação ou conduto tubular principal que uma força de tensão. preferivelmente, cada conduto externo corre através de um alojamento de cortador que é integral com uma passagem possuindo conexões de extermidade enroscadas. enquanto em algumas situações é preferível que o conduto tubular principal seja cortado abaixo do conjunto de corte, permitindo, assim, que o aparelho de corte seja recuperado com as partes superiores do conduto tubular principal cortado e os elementos longitudinais externos, em outras circustâncias pode ser desejável que o conduto tubular principal seja cortado acima do conjunto de corte permitindo que o aparelho de corte seja deixado ''dentro do poço'' com a parte inferior do conduto tubular principal cortado e o bha. as câmaras de conjunto de lâminas de cortador ou canais podem ser estar em bancos que são axialmente espaçados utilizando-se os canais de ultrapassagem para acessar os bancos inferiores. o conjunto de lâmina de cortador e os canais associados podem ser images espelhadas de modo que os condutos externos possam ser cortados independentemente de onde o cordão de tubulação é cortador e um ou mais condutos podem ser cortados com um único conjunto de cortador.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "CONJUNTO DE COLUNA TUBULAR SE ESTENDENDO A PARTIR DE UMA SUPERFÍCIE PARA UM LOCAL SUBTERRÂNEO".
CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se ao corte de condutos auxiliares associados com um conjunto de furo inferior (BHA) quando a coluna que suporta o BHA é separado e puxado "para fora do furo" a partir de um recinto subterrâneo ou submarino.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Em muitas aplicações em poços de óleo e gás, um conduto tubular principal, tal como a tubulação de produção, corre para dentro do poço com um BHA anexado. O BHA pode ter um fio, linha de controle, linha de ventilação, ou outros elementos longitudinais similares fixados ao mesmo. Tipicamente, essas linhas de fio, linha de controle, linha de ventilação ou outros elementos longitudinais correrão externamente com relação à tubulação de produção. Tais elementos longitudinais serão referidos como elementos longitudinais externos aqui. Frequentemente, pode haver vários elementos longitudinais externos correndo para dentro do poço ao longo de, e fora da tubulação de produção ou outro conduto tubular principal.
[003] Em algumas circunstâncias, pode ser necessário se cortar o conduto tubular principal em um ponto dentro do furo, e puxar o conduto tubular de volta para fora do furo, deixando a parte inferior cortada do conduto tubular, e o BHA anexado à mesma, dentro do poço. Isso também exige o corte de elementos longitudinais externos, preferivelmente sem uma operação separada para a introdução de equipamento de corte especializado dentro do poço. É desejável também se poder cortar a linha, linha de controle, linha de ventilação ou outros elementos longitudinais em algum lugar dentro do poço o mais perto possível do ponto no qual o conduto tubular é cortado, para salvar o máximo possível do elemento longitudinal externo e manter o poço o mais aberto possível. Enquanto em algumas situações é preferível que o conduto tubular principal seja cortado abaixo do aparelho de corte, permitindo, assim, que o aparelho de corte seja recuperado com as partes superiores do conduto tubular principal cortado e elementos longitudinais externos, em outras circunstâncias pode ser desejável que o conduto tubular principal seja cortado acima do aparelho de corte permitindo que o aparelho de corte seja deixado "dentro do poço" com a parte inferior do conduto tubular principal cortado e o BHA.
[004] Um desenho anterior descrito em USP 6.997.262 fornece um método e um aparelho para cortar um ou mais elementos longitudinais externos, com uma ferramenta de corte fixada ao conduto tubular principal, acima do BHA. A ferramenta de corte consiste em um corpo de corte que foi preso no lugar na superfície externa do conduto tubular principal, tal como pela captura do corpo de corte entre dois acopladores enroscados no conduto tubular. Dentro do corpo de cortador encontra-se uma lâmina de corte que desliza longitudinalmente com relação ao corpo de cortador. Essa lâmina de corte é fixada ao elemento longitudinal externo, tal como sendo fixada ao mesmo. O elemento longitudinal externo ou elementos são direcionados através do corpo do cortador de modo a serem expostos à borda de corte da lâmina ou lâminas. Se houver várias lâminas, as mesmas podem ser orientadas voltadas uma para a outra, e o elemento longitudinal externo ou elementos são direcionados entre as bordas de corte nas lâminas do cortador. Uma superfície em cada lâmina de cortador se apoia em uma superfície de acionamento no corpo de cortador, com essa superfície de acionamento inclinando para baixo e de forma transversal com relação ao eixo geométrico longitudinal da ferramenta de corte. Se houver várias lâminas de cortador, pode haver uma única superfície de acionamento cônica ou várias superfícies de acionamento.
[005] Se for necessário se cortar o conduto tubular principal e recuperar a parte superior, essa operação será primeiramente realizada abaixo da ferramenta de corte. A parte superior do conduto tubular, além da ferramenta de corte, é então puxada para cima, ou para fora do poço, para recuperação da mesma.
[006] Depois que o conduto tubular é cortado, puxar para cima o conduto tubular elevará também o corpo de cortador, ou puxará o mesmo para uma direção de fora do poço. Ao mesmo tempo, o elemento longitudinal externo ao qual as lâminas de cortador são fixadas ainda estará fixado ao BHA, mantendo assim as lâminas de cortador no lugar de forma longitudinal no orifício de poço. O movimento para cima e para fora do poço do corpo de cortador com relação às lâminas do cortador faz com que as superfícies de acionamento inclinadas no corpo de cortador engatem as superfícies de apoio nas lâminas de cortador e forcem as lâminas de cortador na direção uma da outra, ou para dentro. Isso leva as lâminas de corte das lâminas de cortador através do elemento longitudinal externo ou elementos, cortando os mesmos. Isso permite que as partes superiores do elemento ou elementos longitudinais externos cortados e a ferramenta de corte sejam simultaneamente recuperados a partir do poço.
[007] Como ilustrado na figura 1, o aparelho 10 inclui geralmente um corpo de cortador 12, e uma ou mais lâminas de cortador 18, 20. O corpo de cortador 12 possui um orifício geralmente longitudinal 14 através do mesmo, para a passagem de um conduto tubular TC ao qual o aparelho 10 da presente invenção pode ser fixado. Por exemplo, o corpo de cortador 12 pode ser capturado no lugar longitudinalmente no conduto tubular TC enroscando os acopladores (não ilustrados) como é sabido na técnica, nas extremidades da seção do conduto tubular TC, acima e abaixo do corpo de cortador 12.
[008] O corpo de cortador 12 possui uma câmara de lâmina ge- ralmerrte longitudinal 16 na qual as lâminas do cortador 18, 20 são posicionadas de forma deslizante. As lâminas de cortador 18, 20 possuem corpos de fixação 22, 24 perto de suas extremidades superiores. Os corpos de fixação 22, 24 podem ser fixados juntos, tal como ilustrado melhor na figura 2, para prender de forma justa em torno de um elemento longitudinal, tal como um fio WL, que é posicionado fora do conduto tubular TC. Os corpos de fixação 22, 24 podem ser parafusados juntos nas superfícies coincidentes 50, como é bem sabido na técnica. Os parafusos e furos de parafuso são omitidos nessas vistas, por motivos de clareza.
[009] As lâminas de cortador 18, 20 possuem seções intermediarias finas 26, 28 que podem flexionar para permitir que as extremidades inferiores das lâminas 18, 20 deformem para dentro, como será explicado abaixo. As laminas do cortador 30, 32 são montadas nas lâminas 18, 20 perto de suas extremidades inferiores, com as lâminas 30, 32 possuindo bordas de corte 34, 36 voltadas uma para a outra, ou voltadas para dentro. A figura 3 ilustra essa orientação das bordas de corte 34, 36.
[0010] Como observado nas figuras de 1 a 3, uma passagem de fio 38 é fornecido longitudinalmente através do corpo de cortador 12, como uma passagem de linha de ventilação 40. De forma similar, uma passagem pode ser fornecida para uma linha de controle ou qualquer outro tipo de elemento longitudinal externo que possa estar em uso perto do conduto tubular TC. Essas passagens de elemento longitudinal 38 e 40, posicionam os elementos longitudinais externos VL, WL entre as lâminas de cortador 18, 20 e especificamente entre as bordas de corte 34, 36. Como ilustrado na figura 3, uma borda de corte 36 pode ter formato de V para centralizar a linha de ventilação VL e a linha de fio VL entre as bordas de corte 34, 36.
[0011] Um conjunto de dentes ou serrilhados 42 pode ser forneci do dentro da passagem de linha de fio 38 para facilitar a retenção das lâminas de corte 18, 20 na posição longitudinalmente com relação à linha de fio WL, quando os corpos de fixação 22, 24 são aparafusados juntos. A parte da passagem de fio de linha 38 entre os corpos de fixação 22, 24 é dimensionada de modo a apertar ligeiramente a linha de fio WL, sem desmontar a mesma ou de outra forma danificá-la. A passagem de linha de ventilação 40 é dimensionada para permitir a passagem da linha de ventilação VL sem apertar a mesma. Como ilustrado na figura 2, os parafusos e furos de parafusos 44 são fornecidos para parafusar juntas as duas metades 12A, 12B do corpo de cortador 12, de forma similar à contemplada para os corpos de fixação 22, 24. O aparafusamento das duas metades de corpo de cortador 12A, 12B facilita o posicionamento das lâminas de cortador 18, 20 dentro da câmara de lâmina 16.
[0012] Como ilustrado melhor na figura 1, uma ou mais superfícies inclinadas 46, 48 são fornecidas na extremidade inferior da câmara de lâmina 16, inclinando longitudinalmente e para dentro na direção dos elementos longitudinais VL, WL passando através do corpo de cortador 12. As extremidades inferiores das lâminas de cortador 18, 20 se apoiam nessas superfícies inclinadas 46, 48. Ao invés de possuir duas superfícies opostas distintas, uma superfície inclinada cônica pode ser utilizada com uma pluralidade de lâminas voltadas para dentro.
[0013] As configurações ilustradas nas figuras 1 e 3 representam a configuração de entrada ou criada do aparelho 10. Depois que o conduto tubular TC e o BHA (não ilustrado) são posicionados no poço, pode ser necessário se cortar o conduto tubular TC, a linha de ventilação VL, e a linha de fio WL acima do BHA e recuperar os mesmos a partir do poço. Depois que o condutor tubular TC é cortado, por qualquer meio conhecido na técnica, a parte superior do conduto tubular TC é puxada para cima, ou na direção de cima do poço.
[0014] Como ilustrado na figura 4, isso ergue o corpo de cortador 12 na direção de cima do poço. Visto que as lâminas de cortador 18, 20 são presas na posição longitudinalmente na linha de fio WL, a extremidade inferior da qual ainda é fixada ao BHA, as lâminas de cortador 18, 20 são forçadas para dentro pelas superfícies inclinadas 46, 48 no corpo de cortador 12, à medida que o corpo de cortador 12 sobe. Isso força as bordas de corte 34, 36 das lâminas 30, 32 na direção uma da outra, através dos elementos longitudinais VL, WL, cortando os mesmos. A figura 5 ilustra a sobreposição das lâminas de cortador 30, 32 depois que as lâminas de cortador 18, 20 foram forçadas totalmente para dentro pelas superfícies inclinadas 46, 48. Depois da operação de corte, as partes superiores dos elementos longitudinais externos VL, WL podem ser recuperados a partir do poço.
[0015] Existem dois problemas principais com a técnica descrita acima e figuras associadas. Um problema é a necessidade de se passar um cortador de linha para dentro da coluna para cortar o mesmo como a técnica preferida para se cortar uma parte do cortado do BHA. Isso adiciona custo, tempo e risco à operação. Além disso, é que depois de a coluna ser cortada e recolhida e os elementos VL e WL serem cortados, o que permanece abaixo do local de corte cai para dentro do poço e torna as operações de acabamento subsequentes mais difíceis, se não impossíveis, visto que obstruem o caminho das ferramentas de recuperação ou acabamento.
[0016] A invenção no pedido anterior depositado em 20 de maio de 2009 soluciona essas áreas problemáticas dos desenhos anteriores de USP 6.997.262. Utiliza um acoplamento que pode ser quebrado que se desmonta por uma força de tensão na coluna para dividir a coluna. Além disso, a posição do corpo de cortador ou corpos e do conjunto ou conjuntos de lâmina de cortador são invertidas com relação ao desenho anterior. Quando o cortado é dividido e puxado para cima, o que acontece é que o conduto longitudinal externo é tensionado, puxando as lâminas para dentro do modo de corte, mas pendendo na parte de corte inferior dos condutos longitudinais externos a partir de logo abaixo do local de corte para a fixação da localização no BHA, de modo que não haja extremidade solta que possa cair dentro do poço e perturbar as operações de acabamento subsequentes. Em uma modalidade alternativa, o alojamento de conjunto de cortador, que aloja os conjuntos de lâmina de cortador, pode ser uma peça única que se torna uma parte integral da coluna para permitir maior flexibilidade no tamanho ou número de conjuntos de lâmina de cortador por alojamento e permite o empilhamerrto de câmaras ou canais (para os conjuntos de lâmina de cortador), enquanto mantém um perfil inferior utilizando passagens de desvio para diferentes linhas. Adicionalmente, em outra modalidade alternativa, os condutos longitudinais externos podem ser cortados peã aplicação de uma força de tensão axial ao corpo de cortador ou corpos ou pela aplicação de uma força de tensão axial aos condutos longitudinais externos, dependendo de se a coluna será cortada acima de todas as câmaras de alojamento ou cortada abaixo de todas as câmaras de alojamento em uma operação anterior. Os versados na técnica compreenderão melhor a invenção a partir de uma revisão das modalidades preferidas e desenhos associados enquanto reconhecem que o escopo completo da invenção é fornecido nas reivindicações em anexo.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0017] Um conjunto de corte para condutos externos em uma coluna de tubulação caracteriza uma quebra na coluna que pode ser cortada com uma força de tensão. Alternativamente, a coluna pode ser cortado acima ou abaixo do conjunto de cortador pela criação de um corte mecânico através da parede tubular utilizando um cortador que é acionado por meios mecânicos, hidráulicos ou outros meios. Preferi velmente, cada conduto externo corre através de um alojamento de cortador que é integral com uma passagem possuindo conexões de extremidade enroscadas. Depois do corte da coluna e da aplicação de uma força de recolhimento, uma força de tensão é aplicada ao conjunto de cortador ou conjuntos ou a cada conduto externo dependendo de se o corte da coluna acontece acima ou abaixo das câmaras ou canais de conjunto de lâmina de cortador. O corte também pode acontecer abaixo dos alojamentos de cortador. Os canais podem estar em bancos que são axialmente espaçados utilizando-se canais de desvio para acessar os bancos inferiores. O conjunto de lamina de cortador pode ser uma imagem espelhada com lâminas dispostas para cortar linhas enquanto movem na direção axial com relação ao conjunto de cortador, permitindo, assim, um corte dos condutos longitudinais externos independentemente de onde o conduto tubular principal será cortado. Um ou mais condutos podem ser cortados com um único conjunto de cortador. O alojamento do conjunto de cortador é preferivelmente unitário com uma passagem fora do centro para a coluna deixando mais espaço para a passagem de cortador de cabo de vários tamanhos. As passagens para as linhas são desviadas do cortador de modo que as câmaras ou canais de conjunto de lâmina de cortador possam ser empilhados enquanto ainda permitem que o conjunto ou conjuntos de cortador passem através de diâmetros de poço limitados. Os conjuntos de cortador completos também são empilhados em conjunto e fornecem benefícios similares.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0018] A figura 1 é uma vista em corte longitudinal de um aparelho da técnica anterior (acopladores não ilustrados) ilustrando sua fixação a um conduto tubular, uma linha de ventilação e uma linha de fio;
[0019] A figura 2 é uma vista em corte transversal do aparelho ilustrado na figura 1, tirada na linha 2-2;
[0020] A figura 3 é uma vista em corte transversal do aparelho ilustrado na figura 1, tirada na linha 3-3;
[0021] A figura 4 é uma vista em corte longitudinal do aparelho ilustrando o acionamento das lâminas de cortador do conjunto de lâmina de cortador;
[0022] A figura 5 é uma vista em corte transversal do aparelho ilustrado na figura 4, ilustrando o acionamento das lâminas de cortador do conjunto de lamina de cortador;
[0023] A figura 6 é uma vista da invenção reivindicada no pedido anterior depositado em 20 de maio de 2009 ilustrado em uma posição de entrada com múltiplos cortadores para condutos ou linhas externos; [0024] A figura 7 é uma vista detalhada da figura 6 ilustrando uma vista aproximada de um conjunto de cortador dentro do qual se encontra um conjunto de lâminas de cortador;
[0025] A figura 8 é uma vista do aparelho ilustrado na figura 7, ilustrando a quebra separada e as lâminas de cortador do conjunto de lâmina de cortador acionadas;
[0026] A figura 9 é uma vista em perspectiva aproximada da figura 6 ilustrando uma linha que passa de um alojamento de conjunto de cortador para outro alojamento de conjunto de cortador, passando através de e desviando o conjunto de lâmina de cortador;
[0027] A figura 10 é uma modalidade alternativa ilustrando o alojamento de conjunto de cortador unitário em uma vista em perspectiva recortada parcial com três cortadores ilustrados de vários tamanhos; e [0028] A figura 11 é uma vista em perspectiva recortada parcial ilustrando as câmaras ou canais de conjunto de lâmina de cortador empilhados, seus respectivos conjuntos de lâmina de cortador nos mesmos, e canais de desvios, todos em um alojamento de conjunto de cortador unitário.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA MODALIDADE PREFERIDA
[0029] Com referência à figura 6, uma coluna 60 em uma parte na qual é ilustrada e os versados na técnica conhecerão se estende para a superfície do poço, características uma quebra ilustrada de forma esquemática 62 que possui um componente superior 64 e um componente inferior aninhado de forma vedada 66. Como utilizado aqui, "quebra" inclui qualquer acessório da coluna projetada para se separar quando a força é aplicada além do uso de ferramentas externas que realizam o mesmo resultado de separação. São presos de forma libe-rável juntos preferivelmente por um ou mais fixadores de cisalhamento 68. A invenção contempla uma variedade de desenhos com o objetivo final de separação na coluna 60. De acordo, a separação pode ser realizada com uma força axial ou rotação ou combinações dos movimentos tal como quando um conjunto de partição em j é utilizado. Alternativamente, pode haver um assento esférico em uma manga que aceite um objeto que cai para permitir a pressurização para realizar a separação, por exemplo, pela quebra de um fixador de cisalhamento na quebra 62. Utilizando-se pressão de fluido para a separação é possível se utilizar o conjunto em poços que possuam algum desvio ou não sejam totalmente verticais. Em uma aplicação utilizando uma bomba submersível elétrica (ESP), existe geralmente pouco desvio e uma quebra 62 que separa por uma força de retração geralmente funcionará bem. Aplicações mais desviadas exigirão provavelmente uma forma de desconexão hidráulica da quebra 62 da forma discutida acima ou técnicas equivalentes.
[0030] O componente superior 64 possui um guia 70 através do qual um conduto ou condutos externos podem ser orientados. Na figura 6, os condutos 72 e 74 são ilustrados, mas para tornar a figura 6 mais clara, apenas uma parte do conduto 74 é ilustrada. O conduto 72 se estende para dentro de um alojamento de conjunto de cortador 76. Continua então na extremidade inferior 78 e desvia o alojamento do conjunto cortador 80 para se estender para o BHA que não é ilustrado. O conduto 74 desvia o alojamento de cortador 76 como mais bem ilustrado na figura 9 e continua até o alojamento de cortador 80. Então possui uma extremidade inferior 82 que continua até o BHA que não é ilustrado. Para listar poucas possibilidades, o termo "conduto" como utilizado aqui pode incluir uma variedade de estruturas tal como um cabo de fibra ótica, linhas de energia e sinal, ou linhas de controle que portam a pressão de fluido. Enquanto condutos individuais são ilustrados associados com um alojamento de cortador 76 e 80, os versados na técnica apreciarão que um único alojamento pode cortar um ou mais condutos.
[0031] A inserção da figura 7 ilustra o alojamento de cortador 76 em maiores detalhes. Preferivelmente, todos os alojamentos de cortador são idênticos, mas não precisam ser. Um elemento tubular 84, que é parte da coluna 60, possui um alojamento 86 cercando o mesmo com uma passagem vazada 88 de modo que o elemento tubular 84 possa atravessar o alojamento 86 e suportar o mesmo. O alojamento 86 pode ser suportado por colares posicionados em cada extremidade, ou pode ser suportado por outros meios. Uma segunda passagem 90 possui uma abertura para cima do furo 92 e uma abertura para baixo do furo 94 para permitir que o conduto 72 passe através da mesma. Contido dentro da passagem 90 encontra-se um conjunto de agarre 96 utilizado para reter o conduto 72 fixado com relação ao dito conjunto de agarre. Acima do conjunto de agarre 96 encontra-se um conjunto de lâminas 98 que possui uma abertura permitindo que o conduto 72 seja alimentado continuamente em uma direção da abertura 92 para a abertura 94 enquanto permite um espaço entre o conjunto de lâmina 98 e o conduto 72 para evitar danificar o conduto 72. O conjunto de lâmina 98 é projetado para deslizar ascendentemente pelo afunilamen-to 100 quando existe uma força de retração no conduto 72 ara trazer as laminas opostas para perto uma da outra para cortar o conduto 72. O conjunto de agarre 96 move em conjunto com o conjunto de lâmina 98 em virtude das conexões 102. Quando uma quebra 62 separa, as extremidades inferiores dos condutos, tal como 72, permanecem fixas no BHA, não ilustrado. A retração contínua da coluna 60 removerá qualquer folga e colocará tensão em todos os condutos tal como 72 e 74 ao mesmo tempo ou em intervalos de tempo retardados e forçará as lâminas opostas no conjunto de lâminas 98 a se unirem para cortar cada conduto, tal como 72 e 74, ao mesmo tempo ou em momentos diferentes. O conjunto de agarre 96 se segura no conduto inferior recém cortado, tal como 72, de modo que não possa sair da abertura inferior 94 e obstruir o poço. Depois de o conduto, tal como 72, ser cortado, a parte superior do conduto cortado, tal como 72, será puxada para longe do alojamento de cortador 76 através da abertura 92. Isso é ilustrado na figura 8, com a quebra 62 distante e a parte superior 64 a uma distância da parte inferior fixa 66.
[0032] A figura 9 ilustra que uma cobertura 104 é presa com fixadores 106 para prender o conjunto de agarre 96 e o conjunto de lâmina 98 na camada 90 e permitir o movimento de modo que quando uma força de retração é aplicada ao conduto, tal como 72, no caso da figura 9, o movimento do conjunto de lamina 98 cortará o conduto 72 enquanto o conjunto de agarre 96 moverá com o conduto 72 até que o corte prescrito seja realizado, ponto no qual deslizará de volta na câmara 90 enquanto retém o contudo 72 e impede que o mesmo saia da abertura 94 que permaneceu estacionária durante a operação de corte.
[0033] Os versados na técnica apreciarão que a utilização de uma quebra 62 acima dos alojamentos de cortador 76, 80 permite que a remoção da coluna superior 60 seja utilizada para aplicar tensão aos condutos, tal como 72, 74 cujas extensões inferiores 78, 82 são fixa das pela fixação no BHA, não ilustrado. A tensão aplicada ao conduto 72 avança o conjunto de lâmina 98 na câmara 90 e aciona o conjunto de lâmina 98 para cortar o dito conduto 72. Os remanescentes inferiores do conduto 72, após o corte, são retidos na câmara 90 pelo conjunto de agarre 96. Enquanto um único conduto é ilustrado sendo cortado e retido em um alojamento dedicado, os versados na técnica apreciarão que um único alojamento pode cortar múltiplos condutos. Enquanto é preferível que o funcionamento dos conjuntos nos alojamentos de conjunto de cortador 76 e 80 seja idêntico, variações entre os mesmos podem ser feitas para adequar às necessidades do conduto específico que precisa ser cortado em um determinado alojamento. A quebra 62 pode ser acionada com uma variedade de movimentos mecânicos da coluna 60 que quebram os fixadores por cisalhamento, por exemplo, ou podem ser acionados hidraulicamente com uma manga que pode ser erguida com a pressão de fluido para romper um fixador que mantém a quebra 62 junta e pode, depois disso, ser assopra-do através de um conjunto de esfera em assento ou a esfera pode ser assoprada através do assento para o BHA. O resultado final da invenção é que a coluna 60 pode ser rapidamente separado e não exista remanescentes de conduto cortado que possa cair no poço e obstruir o mesmo para tornar as operações de acabamento subsequentes e outras operações mais difíceis.
[0034] A figura 10 ilustra uma junta de coluna 110 feita como uma única peça com um alojamento de conjunto de cortador 112 possuindo uma passagem 114 que está fora do centro. O alojamento possui três passagens ilustradas 116, 118 e 120 que se estendem longitudinalmente. Visíveis no topo 122 encontram-se entradas 124 e 126 que levam a passagens 118 e 120. No fundo 128 existem saídas 130, 132, 134 que levam, respectivamente, a partir das passagens 116, 118, 120. As extremidades 122 e 130 são afuniladas para facilitar a passa gem para dentro ou saída do furo. A passagem 118 é mais larga para o cabo ou linha maior e é localizada na posição de 12 horas, onde existe o maior espaço para essa passagem devido à localização desviada da passagem (abertura) 114 onde a conexão enroscada à qual a coluna é conectada é formada. As partes das passagens 116, 118 e 120 possuem coberturas respectivas 136, 138 e 140 acima ou abaixo dos conjuntos de lâmina de cortador 142, 144 e 146 dependendo das colocações de conjunto de lâmina de cortador. Existem também coberturas sobre os conjuntos de lâmina de cortador 142, 144 e 146. Exceto pelas diferenças de tamanho, os conjuntos de lâmina de cortador 142, 144 e 146 são similares visto que possuem uma passagem guia 148 que agarra a linha ou cabo (não ilustrado) com um par de elementos de extensão 150 e 152 que mantém um cabo de cortador 154 e/ou 156 nas extremidades. As lâminas de cortador 154 e 156 são unidas em torno da linha a ser cortada que está entre as mesmas (não ilustradas) à medida que as inclinações 158 e 160 são puxadas para cima à medida que a coluna 110 é cortada abaixo como foi previamente descrito para o desenho de USP 6.997.262. Dependendo da folga nas linhas a serem cortadas, a ação de corte pode ocorrer ao mesmo tempo ou em momentos separados visto que a coluna 110 é recolhida após ter sido cortado.
[0035] A figura 11 ilustra a mesma junção 110 feita de uma peça única com um alojamento de conjunto de cortador 200 com uma abertura fora do centro 202. Em oposição à figura 10 onde o alojamento 112 apresentava apenas uma única fileira de trilhos ou passagens paralelos tal como 116, 118 e 120, na figura 11 existem bancos de passagens espaçados axialmente tal como 204 e 206 ambos na posição 12 horas de modo que possam ter um tamanho maior do que outras passagens que podem correr em paralelo às mesmas, digamos na posição de 10 horas ou posição de 2 horas. A um ou mais passagens no banco superior tal como 204 pode ser desvio para alcançar o banco inferior com sua uma passagem ilustrada 206 através de um ou mais sulcos de desvio tal como 208 que, preferivelmente, possuem uma deformação em S (dog leg) tal como 210 de modo passagens de corte de linha de dimensão similar possam ser alinhadas longitudinalmente independentemente do número de tais passagens no banco inferior. Como entre bancos, o número de passagens pode ser igual ou diferente e o alinhamento longitudinal não é necessário. Tiras ou faixas 212 se mantêm em linha 214 na passagem de desvio 208 ou em deformação em S 210. O diâmetro externo do alojamento 200 para a aplicação particular e o tamanho das linhas que precisam correr nas passagens de corte de terminarão a apresentação e o número de bancos que encaixarão em uma aplicação determinada. Também se deve notar que as linhas podem ser agrupadas em uma determinada passagem. Por exemplo, as linhas 216 e 218 correm juntas para dentro do conjunto de lâmina de cortador 220 que é uma representação espelhada. Possui um cubo 222 que inclui aberturas vazadas de passagem de linha empilhadas. Uma ou mais lâminas do cortador 224 estão perto da extremidade superior e um ou mais cortadores 226 estão perto da extremidade inferior. As lâminas de cortador 224 interagem com as inclinações 228 e as lâminas de cortador 226 interagem com as inclinações 230. Se o ponto de quebra na coluna estiver abaixo da junção 110, então se forçar essa separação e recolher a junção 110 recolherá as superfícies de inclinação 230 e forçara a lâmina de cortador ou lâminas de cortador a se unirem 226. Alternativamente, um segundo local de quebra pode ser acima da junção 110 e determinado com um valor de força de quebra mais alto antes de se separara. Essa configuração fornece uma contingência de recuperação para um BHA posicionado abaixo de um conjunto de corte alojado ou preso. Quando a quebra na coluna é acima da junção 110, o recolhimento da coluna puxa tensão nas linhas 216 e 218 e traz a lâmina do cortador ou lâminas do cortador 224 para perto das superfícies afuniladas 228 para realizar o corte de uma forma alternativa. Dessa forma, se necessário, o conjunto de cortador e qualquer BHA anexado ao mesmo pode ser recuperado com relativa facilidade em uma operação subsequente. Na modalidade preferida, cada conjunto de cortador 224 ou 226 corta uma única linha ou conduto que é disposto adjacente a uma lâmina ou par de lâminas em lâminas. No entanto, outras disposições são vislumbradas tal como uma lâmina ou par de lâminas em cada extremidade de um conjunto de lâminas de cortador cortando a mesma linha ou cabo para garantir que seja cortado. Mais de um cabo pode ser cortado em afunilamentos 228 ou 230.
[0036] A descrição acima é ilustrativa da modalidade preferida e muitas modificações podem ser feitas pelos versados na técnica sem se distanciar da invenção cujo escopo deve ser determinado a partir do escopo literal e equivalente das reivindicações abaixo.
REIVINDICAÇÕES

Claims (30)

1. Conjunto de coluna tubular (60) se estendendo a partir de uma superfície para um local subterrâneo, caracterizado pelo fato de que compreende: pelo menos uma coluna tubular (60) possuindo uma pluralidade de juntas (110) e possuindo pelo menos um conduto externo (72, 74) se estendendo ao longo do mesmo, o dito conduto (72, 74) sendo retido em um local predeterminado a dita coluna (60); o dito conduto (72, 74) se estendendo através de pelo menos um alojamento (86) de cortador (76, 80), o dito alojamento (86) de cortador (76, 80) sendo fabricado integralmente com uma passagem (88) através do mesmo e conexões de extremidade tubular na dita passagem (88) de modo que o dito alojamento de cortador (76, 80) possa ser preso como uma junção na dita coluna; onde mediante o movimento relativo entre o dito conduto (72, 74) e a dita coluna em qualquer uma das direções opostas, o dito conduto (72, 74) é cortado por conjuntos de facas de cortador (98) discretos no dito alojamento de cortador (76, 80); os ditos conjuntos de facas de cortador (98) discretos compreendendo uma ou mais lâminas de cortador (18, 20).
2. Conjunto, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: a dita passagem (88) possui uma linha central (72) que está fora do centro para a linha central (72) do dito alojamento de cortador (76, 80).
3. Conjunto, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que: o dito alojamento de cortador (76, 80) possui pelo menos uma passagem (88) externa ou canal através do qual pelo menos um dos ditos condutos (72, 74) passa; a dita passagem (88) externa ou canal contém os ditos conjuntos de facas de cortador (98) com orientações opostas.
4. Conjunto, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que: a dita passagem (88) externa ou canal é espaçado em um lado oposto do centro do dito alojamento de cortador (76, 80) do que o centro da dita passagem (88).
5. Conjunto, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que: a dita passagem (88) externa ou canal compreende uma pluralidade de passagens externas (116, 118, 120) ou canais correndo substancialmente em paralelo um ao outro e circunferencialmente espaçados.
6. Conjunto, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que: as ditas passagens (116, 118, 120) ou canais possuem tamanhos diferentes e possuem condutos (72, 74) de tamanhos diferentes correndo através das mesmas.
7. Conjunto, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que: uma pluralidade das ditas passagens (116, 118, 120) ou canais possui pelo menos um conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) por passagem ou canal nos ditos condutos (72, 74) que correm através das ditas passagens ou canais (116, 118, 120); o dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) sendo acionado pelo contato com pelo menos um afunilamento nos ditos canais mediante o movimento relativo entre o dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) e o dito alojamento de cortador (76, 80).
8. Conjunto, de acordo com a reivindicação 7, caracteriza- do pelo fato de que: o dito conduto passa através de uma abertura em um corpo (12) do dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) e um par de elementos alongados se estendendo em uma primeira direção a partir do dito corpo (12) do conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) para espaçar pelo menos uma primeira lâmina (18, 20) com relação ao dito corpo (12) de conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220); a dita primeira lâmina de cortador (18, 20) corta o dito conduto mediante contato com um primeiro dito afunilamento pelos ditos elementos alongados suportando a dita primeira lâmina (18, 20) de cortador quando o movimento relativo entre o dito conduto e o dito alojamento de cortador (76, 80) está em uma primeira direção.
9. Conjunto, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que: o dito movimento relativo é permitido pelo acionamento de pelo menos uma quebra localizada na dita coluna.
10 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que: a dita quebra (68) é localizada na dita coluna mais perto da superfície do que do dito alojamento de cortador (76, 80).
11 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: os ditos canais externos compreendem adicionalmente coberturas removíveis (104) e o dito alojamento de cortador (76, 80) possui elementos de extremidade com afunilamentos externos e aberturas para permitir que o dito conduto entre e saia de um canal respectivo.
12 . Conjunto de coluna tubular (60) se estendendo a partir de uma superfície para um local subterrâneo, caracterizado pelo fato de que compreende: pelo menos uma coluna tubular (60) possuindo uma pluralidade de juntas (110) e possuindo pelo menos um conduto externo (72, 74) se estendendo ao longo do mesmo, o dito conduto (72, 74) sendo retido em um local predeterminado para a dita coluna; o dito conduto (72, 74) se estendendo através de pelo menos um alojamento de cortador (76, 80), o dito alojamento de cortador (76, 80) sendo fabricado integralmente com uma passagem (88) através do mesmo e conexões de extremidade tubular na dita passagem (88) de modo que o dito alojamento de cortador (76, 80) possa ser preso como uma junção na dita coluna; onde mediante o movimento relativo entre o dito conduto (72, 74) e a dita coluna, o dito conduto (72, 74) é cortado por pelo menos um conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) no dito alojamento de cortador (76, 80); o dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) compreende uma ou mais lâminas de cortador (18, 20); a dita passagem (88) possui uma linha central (72) que está fora do centro para a linha central (72) do dito alojamento de cortador (76, 80); o dito alojamento de cortador (76, 80) possui pelo menos uma passagem (88) externa ou canal através do qual pelo menos um dos ditos condutos (72, 74) passa; a dita passagem (88) externa ou canal é espaçado em um lado oposto do centro do dito alojamento de cortador (76, 80) do que o centro da dita passagem (88); a dita passagem (88) externa ou canal compreende uma pluralidade de passagens externas ou canais correndo substancialmente em paralelo um ao outro e circunferencialmente espaçados; uma pluralidade das ditas passagens ou canais possui pelo menos um conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) por pas sagem ou canal nos ditos condutos (72, 74) que correm através das ditas passagens ou canais; o dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) sendo acionado pelo contato com pelo menos um afunilamento nos ditos canais mediante o movimento relativo entre o dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) e o dito alojamento de cortador (76, 80); o dito conduto (72, 74) passa através de uma abertura em um corpo (12) do dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) e um par de elementos alongados se estendendo em uma primeira direção a partir do dito corpo (12) do conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) para espaçar pelo menos uma primeira lâmina (18, 20) com relação ao dito corpo (12) de conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220); a dita primeira lâmina de cortador (18, 20) corta o dito conduto (72, 74) mediante contato com um primeiro dito afunilamento pelos ditos elementos alongados suportando a dita primeira lâmina de cortador (18, 20) quando o movimento relativo entre o dito conduto (72, 74) e o dito alojamento de cortador (76, 80) está em uma primeira direção; o dito conduto (72, 74) passa através de um segundo par de elementos alongados se estendendo em uma segunda direção a partir do dito corpo (12) de conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) que é oposta à dita primeira direção para espaçar pelo menos uma segunda lâmina de cortador (18, 20) a partir do dito corpo (12) de conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220); a dita segunda lâmina de cortador (18, 20) cortando o dito conduto (72, 74) mediante contato com um segundo dito afunilamento pelo dito segundo par de elementos alongados suportando a dita segunda lâmina de cortador (18, 20) quando o movimento relativo entre o dito conduto e o dito alojamento de cortador (76, 80) está em uma segunda direção oposta à dita primeira direção.
13 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que: o dito movimento relativo na dita primeira direção é permitido pelo acionamento de pelo menos uma quebra localizada na dita coluna mais distante da superfície do que o dito alojamento de cortador (76, 80).
14 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que: o dito movimento relativo na dita primeira direção é permitido pelo acionamento de pelo menos uma quebra (68) localizada na dita coluna mais perto da superfície do que o dito alojamento.
15 . Conjunto de coluna tubular (60) se estendendo a partir de uma superfície para um local subterrâneo, caracterizado pelo fato de que compreende: pelo menos uma coluna tubular (60) possuindo uma pluralidade de juntas (110) e possuindo pelo menos um conduto externo (72, 74) se estendendo ao longo do mesmo, o dito conduto (72, 74) sendo retido em um local predeterminado para a dita coluna; o dito conduto (72, 74) se estendendo através de pelo menos um alojamento de cortador (76, 80), o dito alojamento de cortador (76, 80) sendo fabricado integralmente com uma passagem (88) através do mesmo e conexões de extremidade tubular na dita passagem (88) de modo que o dito alojamento de cortador (76, 80) possa ser preso como uma junção na dita coluna; onde mediante o movimento relativo entre o dito conduto (72, 74) e a dita coluna, o dito conduto (72, 74) é cortado por pelo menos um conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) no dito alojamento de cortador (76, 80); o dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) compreende uma ou mais lâminas de cortador (18, 20); a dita passagem (88) possui uma linha central (72) que está fora do centro para a linha central (72) do dito alojamento de cortador (76, 80); o dito alojamento de cortador (76, 80) possui pelo menos uma passagem (88) externa ou canal através do qual pelo menos um dos ditos condutos (72, 74) passa; a dita passagem (88) externa ou canal é espaçado em um lado oposto do centro do dito alojamento de cortador (76, 80) do que o centro da dita passagem (88); a dita passagem (88) externa ou canal compreende uma pluralidade de passagens externas ou canais correndo substancialmente em paralelo um ao outro e circunferencialmente espaçados; uma pluralidade das ditas passagens ou canais possui pelo menos um conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) por passagem ou canal nos ditos condutos (72, 74) que correm através das ditas passagens ou canais; o dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) sendo acionado pelo contato com pelo menos um afunilamento nos ditos canais mediante o movimento relativo entre o dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) e o dito alojamento de cortador (76, 80); pelo menos um canal de desvio correndo ao longo e além das ditas passagens ou canais possuindo um conjunto de faca de corte (142, 144,146. 220) no mesmo para pelo menos um segundo canal de amarração possuindo um conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) no mesmo.
16 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que: o dito segundo canal de amarração é axialmente alinhado com as ditas passagens ou canais que são espaçados com relação ao mesmo.
17 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que: o dito pelo menos um canal de desvio compreende uma pluralidade de canais de desvio levando a uma pluralidade de segundos canais de amarração que são substancialmente paralelos um ao outro.
18 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que: cada dito conduto passa através de uma abertura em um corpo (12) respectivo do dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) e um par de elementos alongados se estendendo em uma primeira direção a partir do dito corpo (12) de conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) para espaçar pelo menos uma primeira lâmina de cortador (18, 20) do dito corpo (12) de conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220); a dita primeira lâmina de corte (18, 20) corta o dito conduto mediante contato com o dito afunilamento pelos ditos elementos alongados suportando a dita primeira lâmina de cortador (18, 20) quando o movimento relativo entre o dito conduto e o dito alojamento de cortador (76, 80) está em uma primeira direção.
19 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que: cada dito conduto passa através de um segundo par de elementos alongados se estendendo em uma segunda direção a partir do dito corpo (12) de conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) que é oposta à dita primeira direção para espaçar pelo menos uma segunda lâmina de cortador (18, 20) do dito corpo (12) de conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220); a dita segunda lâmina de cortador (18, 20) corta o dito conduto mediante contato com o dito afunilamento pelo dito segundo par de elementos alongados suportando a dita segunda lâmina (18, 20) quando o movimento relativo entre o dito conduto e o dito alojamento de cortador (76, 80) é em uma segunda direção oposta à dita primeira direção.
20 . Conjunto de coluna tubular (60) se estendendo a partir de uma superfície para um local subterrâneo, caracterizado pelo fato de que compreende: pelo menos uma coluna tubular (60) possuindo uma pluralidade de juntas (110) e possuindo pelo menos um conduto externo se estendendo ao longo do mesmo, o dito conduto sendo retido em um local predeterminado para a dita coluna; o dito conduto se estendendo através de pelo menos um alojamento de cortador (76, 80), o dito alojamento de cortador (76, 80) sendo fabricado integralmente com uma passagem (88) através do mesmo e conexões de extremidade tubular na dita passagem (88) de modo que o dito alojamento de cortador (76, 80) possa ser preso como uma junção na dita coluna; onde mediante o movimento relativo entre o dito conduto e a dita coluna, o dito conduto é cortado por pelo menos um conjunto de faca de cortador no dito alojamento de cortador (76, 80); o dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) compreende uma ou mais lâminas de cortador (18, 20); a dita passagem (88) possui uma linha central (72) que está fora do centro para a linha central (72) do dito alojamento de cortador (76, 80); o dito alojamento de cortador (76, 80) possui pelo menos uma passagem externa (88) ou canal através do qual pelo menos um dos ditos condutos passa; a dita passagem externa (88) ou canal é espaçado em um lado oposto do centro do dito alojamento de cortador (76, 80) do que o centro da dita passagem (88); a dita passagem (88) externa ou canal compreende uma pluralidade de passagens externas ou canais correndo substancialmente em paralelo um ao outro e circunferencialmente espaçados; uma pluralidade das ditas passagens ou canais possui pelo menos um conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) por passagem ou canal nos ditos condutos que correm através das ditas passagens ou canais; o dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) sendo acionado pelo contato com pelo menos um afunilamento nos ditos canais mediante o movimento relativo entre o dito conjunto de facas de cortador (142, 144,146. 220) e o dito alojamento de cortador (76, 80); o dito movimento relativo é permitido pelo acionamento de pelo menos uma quebra localizada na dita coluna; a dita quebra é localizada na dita coluna mais perto da su-perfí-cie do que do dito alojamento de cortador (76, 80).
21 . Conjunto de coluna tubular (60) se estendendo a partir de uma superfície para um local subterrâneo, caracterizado pelo fato de que compreende: pelo menos uma coluna tubular (60) possuindo uma pluralidade de juntas (110) e possuindo pelo menos um conduto externo (72, 74) se estendendo ao longo do mesmo, o dito conduto sendo retido em um local predeterminado para a dita coluna; o dito conduto se estendendo através de pelo menos um alojamento de cortador (76, 80), o dito alojamento de cortador (76, 80) sendo fabricado integralmente com uma passagem através do mesmo e conexões de extremidade tubular na dita passagem de modo que o dito alojamento de cortador (76, 80) possa ser preso como uma junção na dita coluna; o dito alojamento de cortador (76, 80) tendo uma pluralidade de passagens externas ou canais através dos quais pelo menos um dito condito passa; onde mediante o movimento relativo entre o dito conduto e a dita coluna, o dito conduto é cortado por pelo menos um conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) em cada um das ditas passagens externas ou canais no dito alojamento de cortador (76, 80); o dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) compreendendo uma ou mais lâminas (18, 20) de cortador (76, 80); os ditos conjuntos de facas de cortador (98) em diferentes passagens externas ou canais sendo espaçados axialmente e geralmente alinhados de modo que uma dita passagem externa ou canal corre de forma geralmente paralela a outra dita passagem ou canal, ambos os canais exteriores ou passagens tendo curvas.
22 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que: a dita passagem possui uma linha central (72) que está fora do centro para a linha central (72) do dito alojamento de cortador (76, 80).
23 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de que: a dita passagem externa ou canal é espaçado em um lado oposto do centro do dito alojamento de cortador (76, 80) do que o centro da dita passagem.
24 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que: a dita passagem externa ou canal compreende uma plurali dade de passagens externas ou canais correndo substancialmente em paralelo um ao outro e circunferencialmente espaçados.
25 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que: as ditas passagens ou canais possuem tamanhos diferentes e possuem condutos de tamanhos diferentes correndo através das mesmas.
26 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que: uma pluralidade das ditas passagens ou canais possui pelo menos um conjunto de facas de cortador (142, 144,146. 220) por passagem ou canal nos ditos condutos que correm através das ditas passagens ou canais; o dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) sendo acionado pelo contato com pelo menos um afunilamento nos ditos canais mediante o movimento relativo entre o dito conjunto de facas de cortador (142, 144,146. 220) e o dito alojamento de cortador (76, 80).
27 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que: o dito conduto passa através de uma abertura em um corpo (12) do dito conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) e um par de elementos alongados se estendendo em uma primeira direção a partir do dito corpo (12) do conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220) para espaçar pelo menos uma primeira lâmina (18, 20) com relação ao dito corpo (12) de conjunto de faca de cortador (142, 144,146. 220); a dita primeira lâmina de cortador (18, 20) corta o dito conduto mediante contato com um primeiro dito afunilamento pelos ditos elementos alongados suportando a dita primeira lâmina de cortador (18, 20) quando o movimento relativo entre o dito conduto e o dito alojamento de cortador (76, 80) está em uma primeira direção.
28 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 26, caracterizado pelo fato de que: o dito movimento relativo é permitido pelo acionamento de pelo menos uma quebra localizada na dita coluna.
29 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de que: a dita quebra é localizada na dita coluna mais perto da superfície do que do dito alojamento de cortador (76, 80).
30 . Conjunto, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que: os ditos canais externos compreendem adicionalmente coberturas removíveis e o dito alojamento de cortador (76, 80) possui elementos de extremidade com afunilamentos externos e aberturas para permitir que o dito conduto entre e saia de um canal respectivo.
BR112012016145-8A 2009-12-31 2010-12-28 Conjunto de coluna tubular se estendendo a partir de uma superfície para um local subterrâneo BR112012016145B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/651,132 US8333236B2 (en) 2009-05-20 2009-12-31 Auxiliary conduit cutting apparatus
US12/651,132 2009-12-31
PCT/US2010/062188 WO2011082146A2 (en) 2009-12-31 2010-12-28 Auxiliary conduit cutting apparatus

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012016145A2 BR112012016145A2 (pt) 2016-05-31
BR112012016145B1 true BR112012016145B1 (pt) 2020-03-17

Family

ID=44227134

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012016145-8A BR112012016145B1 (pt) 2009-12-31 2010-12-28 Conjunto de coluna tubular se estendendo a partir de uma superfície para um local subterrâneo

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8333236B2 (pt)
AU (1) AU2010339592B2 (pt)
BR (1) BR112012016145B1 (pt)
GB (1) GB2488701B (pt)
MY (1) MY183760A (pt)
NO (1) NO341117B1 (pt)
WO (1) WO2011082146A2 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NO334976B1 (no) * 2011-04-08 2014-08-11 Deepwell As Kutteverktøy for bruk i fluidfylte hulrom og framgangsmåte for å kutte et langstrakt legeme i det fluidfylte hulrommet med kutteverktøyet
NO336242B1 (no) * 2011-12-21 2015-06-29 Wtw Solutions As Brønnkompletteringsarrangement og fremgangsmåte for å klargjøre en brønn for oppgivelse.
CN104428482B (zh) 2012-07-03 2017-03-08 哈利伯顿能源服务公司 通过第二井眼交叉第一井眼的方法
NO341132B1 (en) * 2015-01-07 2017-08-28 Dahle Bjoern Olav Completion Release Device
WO2020009695A1 (en) * 2018-07-03 2020-01-09 Halliburton Energy Services, Inc. Method and apparatus for pinching control lines
US10857689B2 (en) 2018-12-21 2020-12-08 Zids Tools, LLC Conduit cutting assembly
US11591876B1 (en) * 2021-10-14 2023-02-28 Timesaver Downhole Products, LLC Time-controlled cable-head cutter for line conveyed tools

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA1087519A (en) 1977-04-25 1980-10-14 Michael B. Calhoun Well tools
US4981177A (en) 1989-10-17 1991-01-01 Baker Hughes Incorporated Method and apparatus for establishing communication with a downhole portion of a control fluid pipe
US6789627B2 (en) 2000-05-15 2004-09-14 Schlumberger Technology Corporation Control line cutting tool and method
US6609567B2 (en) 2001-05-04 2003-08-26 Weatherford/Lamb, Inc. Tubing hanger with lateral feed-through connection
US6997262B2 (en) 2002-07-25 2006-02-14 Baker Hughes Incorporated Emergency cutting apparatus and method
US7264060B2 (en) 2003-12-17 2007-09-04 Baker Hughes Incorporated Side entry sub hydraulic wireline cutter and method
NO325622B1 (no) 2007-01-12 2008-06-30 Smart Installations As Kutteanordning og fremgangsmate for nodavkutting av en ledning i en bronn

Also Published As

Publication number Publication date
GB2488701B (en) 2016-03-16
WO2011082146A3 (en) 2011-10-06
AU2010339592A1 (en) 2012-06-07
BR112012016145A2 (pt) 2016-05-31
WO2011082146A2 (en) 2011-07-07
US8333236B2 (en) 2012-12-18
NO20120601A1 (no) 2012-07-16
GB2488701A (en) 2012-09-05
US20100294478A1 (en) 2010-11-25
NO341117B1 (no) 2017-08-28
GB201209700D0 (en) 2012-07-18
MY183760A (en) 2021-03-11
AU2010339592B2 (en) 2014-10-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012016145B1 (pt) Conjunto de coluna tubular se estendendo a partir de uma superfície para um local subterrâneo
US7431082B2 (en) Retaining lines in bypass groove on downhole equipment
BRPI0706452A2 (pt) aparelho e método para instalar uma linha de controle e uma coluna de tubo em um poço e método para fixar uma linha de controle a uma coluna de tubo
BRPI0706455A2 (pt) alimentação superior de linhas de controle a tripé de mesa elevada
BR112014000513B1 (pt) segmento de prendedor para montagem com pelo menos um outro segmento para formar um prendedor de superposição para assentamento submarino de elementos alongados em um arranjo superposto paralelo, prendedor de superposição para assentamento submarino de dois ou mais elementos alongados em um arranjo superposto, e método de fixar elementos alongados em um arranjo superposicionado paralelo durante o assentamento submarino dos elementos
BRPI0717865A2 (pt) Módulo cortador para seccionar um duto em um poço, método para seccionar um duto em um poço, sistema, método, e aparelho
PT2322724E (pt) Instalação de perfuração submarina e processo para introduzir um elemento de fundação tubular no fundo marinho
BRPI1010675B1 (pt) conjunto de coluna tubular para lançamento a um local subterrâneo acessível de uma superfície
US7128155B2 (en) Cutting tool and method of cutting an object in a well
US6997262B2 (en) Emergency cutting apparatus and method
CA2964466A1 (en) Method and apparatus for supporting a permanent cable splice during cable installation
US9624745B2 (en) Downhole umbilical release assembly
US9316069B2 (en) Guide device for coiled tubing
KR101113833B1 (ko) 호스 밴드 커넥터
BR112012003632B1 (pt) Lança tubular bobinada para recuperação de uma seção de tubo e método de recuperação de uma seção de tubo de um furo de poço.
EP2989285B1 (en) System and method for splicing a non-spoolable tool anywhere along a coiled tubing string
CA2648661A1 (en) Slotted thread protection device
CN103282596A (zh) 用于钻井系统的底部防喷器
WO2020070764A1 (en) Connection joint for cables for a cable stringing plant
NO20130899A1 (no) Nedihullskontrollkabelutløser

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/12/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.