BR112012015463B1 - sistema de suspensão, e, torre para uma embarcação de aproamento flutuante amarrada - Google Patents

sistema de suspensão, e, torre para uma embarcação de aproamento flutuante amarrada Download PDF

Info

Publication number
BR112012015463B1
BR112012015463B1 BR112012015463-0A BR112012015463A BR112012015463B1 BR 112012015463 B1 BR112012015463 B1 BR 112012015463B1 BR 112012015463 A BR112012015463 A BR 112012015463A BR 112012015463 B1 BR112012015463 B1 BR 112012015463B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
suspension
flexible transport
connection point
support
length
Prior art date
Application number
BR112012015463-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012015463A2 (pt
Inventor
Claus Dencker Christensen.
Original Assignee
National Oilwell Varco Denmark I/S
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by National Oilwell Varco Denmark I/S filed Critical National Oilwell Varco Denmark I/S
Publication of BR112012015463A2 publication Critical patent/BR112012015463A2/pt
Publication of BR112012015463B1 publication Critical patent/BR112012015463B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63BSHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; EQUIPMENT FOR SHIPPING 
    • B63B21/00Tying-up; Shifting, towing, or pushing equipment; Anchoring
    • B63B21/50Anchoring arrangements or methods for special vessels, e.g. for floating drilling platforms or dredgers
    • B63B21/507Anchoring arrangements or methods for special vessels, e.g. for floating drilling platforms or dredgers with mooring turrets

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Ocean & Marine Engineering (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Laying Of Electric Cables Or Lines Outside (AREA)
  • Bridges Or Land Bridges (AREA)
  • Load-Engaging Elements For Cranes (AREA)

Abstract

SISTEMA DE SUSPENSÃO, E, TORRE PARA UMA EMBARCAÇÃO DE APROAMENTO FLUTUANTE AMARRADA. A invenção se refere a um sistema de suspensão para uma estrutura offshore, p. ex., para transportar hidrocarbonetos de um poço no leito do mar (1) para uma embarcação (3) na superfície do mar. O sistema de suspensão compreende uma embarcação de aproamento amarrado, flutuante (3), com uma torre (11) com uma estrutura de suspensão (8). O sistema de suspensão (8) compreende ainda pelo menos uma unidade de transporte flexível (2) pendendo da estrutura de suspensão (8). A torre (11) compreende um sistema de suporte e articulação (5,9) conectado a ou integrado com a estrutura de suspensão (11). O sistema de suporte e articulação (5,9) compreende um eixo geométrico central (4) em uma relação estrutural, de modo que um vetor se estendendo do ponto de conexão submarino (1) ao ponto de conexão de suspensão (7) tem um componente vertical e um horizontal e o componente horizontal é perpendicular a um planon vertical de suspensão, se estendendo através do eixo geométrico central do sistema de suporte e articulação. O plano vertical de suspensão separa a estrutura de suspensão (8) em uma parte de cabeça de unidade de transporte flexível (2) e uma parte oposta. A parte de cabeça de unidade de transporte flexível (2) é horizontalmente mais (...).

Description

SISTEMA DE SUSPENSÃO, E, TORRE PARA UMA EMBARCAÇÃO DE APROAMENTO FLUTUANTE AMARRADA
[0001] A presente invenção se refere a sistema de suspensão compreendendo uma embarcação de aproamento flutuante, consistindo de uma estrutura de suspensão e uma ou mais unidades de transporte flexíveis suspensas por dita estrutura de suspensão. A invenção também se refere a uma torre compreendendo uma estrutura de suspensão.
Fundamentos da Invenção
[0002] Os sistemas de suspensão compreendendo uma embarcação de aproamento flutuante com uma estrutura de suspensão e uma ou mais unidades de transporte flexíveis suspensas na estrutura de suspensão são bem conhecidos na técnica e são geralmente usados no transporte offshore de fluidos, eletricidade, ondas eletromagnéticas e outros meios para ou de uma embarcação de aproamento flutuante.
[0003] Uma embarcação de aproamento flutuante, de que uma ou mais unidades de transporte flexíveis estão se dirigindo para um ponto de conexão submarina, usualmente compreende um sistema de torre externo ou um sistema de torre interno. O sistema de torre interno conduz as unidades de transporte flexíveis através do fundo do casco, enquanto que o sistema de torre externo conduz a unidade de transporte flexível de uma estrutura de suspensão no lado do topo se estendendo além do casco e da amurada da embarcação.
[0004] A embarcação de aproamento é usualmente amarrado no leito do mar, de modo que possa indicar as direções do vento em torno do eixo geométrico central de sua torre.
[0005] A estrutura de suspensão é usualmente montada na torre, via um sistema de suporte e articulação da torre, de modo que, quando a embarcação de aproamento estiver indicando a direção do vento, a estrutura de suspensão será girada com relação à embarcação de aproamento, porém não girará substancialmente com relação às unidades de transporte flexíveis.
[0006] Em muitas situações somente espaços horizontal e/ou vertical limitados serão disponíveis para a embarcação de aproamento e/ou as unidades de transporte flexíveis. Neste tema, “espaço horizontal” significa espaço horizontal na superfície do mar e/ou no leito do mar e/ou qualquer plano horizontal ali no meio. “Espaço vertical” significa profundidade da água da superfície do mar para o leito do mar e/ou da quilha da embarcação de aproamento para o leito do mar. Em tais situações com espaço limitado há um risco elevado de que a unidade de transporte flexível seja submetida a elevado desgaste e mesmo a dobragem com curvatura danificante e/ou um excesso de estiramento da unidade de transporte flexível.
[0007] O objetivo da invenção é prover um sistema de suspensão que resulte em um reduzido risco de submeter a(s) unidades(s) de transporte flexíveis a elevado desgaste, a dobragem com curvatura danificante e/ou a estiramento excessivo da unidade de transporte flexível.
Descrição da Invenção
[0008] O objetivo da invenção e resolvido pelo sistema de suspensão, como definido nas reivindicações. Soluções benéficas adicionais, que podem ter vantagens adicionais, são definidas nas sub-reivindicações e são descritas a seguir.
[0009] A expressão “leito do mar” é geralmente usada para indicar o piso submarino.
[00010] Nos sistemas de suspensão da técnica anterior, a estrutura de suspensão normalmente tem sido provida com uma estrutura de placa circular essencial, integrada com um mesa de corrente de amarração para amarrar a embarcação de aproamento por cabos ao leito do mar. Aberturas circulares na estrutura de placa circular arranjada em torno do eixo geométrico central (normalmente também o eixo geométrico central para um sistema de suporte e articulação) formam pontos de conexão de suspensão para uma ou mais unidades de transporte flexíveis, se estendendo para um ponto de conexão submarino. Geralmente, nos sistemas de suspensão da técnica anterior, uma ou mais unidades de transporte flexíveis eram dispostas para suspender de um ponto de conexão de suspensão que era tão próximo ao ponto de conexão submarina quanto possível.
[00011] O inventor da presente invenção constatou que grandes e imprevisíveis benefícios podem ser obtidos aumentando-se a distância horizontal entre o ponto de conexão de suspensão e o ponto de conexão submarino e, além disso, o inventor proveu um sistema de suspensão que permite um tal aumento da distância horizontal. Mesmo embora um tal aumento na distância horizontal requeira que a unidade de transporte flexível seja maior do que nos sistemas da técnica anterior correspondentes, os benefícios obtidos com relação ao risco reduzido de submeter a(s) unidade(s) de transporte flexível(eis) a desgaste mais elevado, a dobragem com curvatura danificante e/ou estiramento excessivo da unidade de transporte flexível, excede em muito as desvantagens de se utilizar uma unidade de transporte ligeiramente mais flexível.
[00012] A estrutura de suspensão é, em particular, útil em águas ou áreas altamente rasas, com limitado espaço horizontal para a embarcação de aproamento, porém pode também ser benéfica em outras áreas offshore. O sistema de suspensão da invenção é altamente aplicável em águas rasas, com uma profundidade de até cerca de 200 m, tal como, preferivelmente, com uma profundidade de até cerca de 100 m, tal como com uma profundidade de até cerca de 80 m.
[00013] Mais escopo de aplicabilidade da presente invenção tornar-se-á evidente pela descrição dada a seguir. Entretanto, deve ser entendido que a descrição detalhada e exemplos específicos, enquanto indicando formas de realização preferidas da invenção, são dados somente como ilustração, uma vez várias mudanças e modificações dentro do espírito e escopo da invenção se tomem evidentes daqueles hábeis na técnica por esta descrição detalhada.
[00014] O sistema de suspensão da invenção compreende uma embarcação de aproamento flutuante, amarrado, com uma torre.
[00015] A embarcação de aproamento pode ser qualquer espécie de embarcação de aproamento com um sistema de torre externa ou um sistema de torre interna. Exemplos de embarcações de aproamento incluem FPSO (sistemas flutuantes de produção, armazenagem e descarga), FSO (sistemas flutuantes de armazenagem e descarga) e FSRU (sistemas flutuantes de armazenagem e unidade de regaseificação).
[00016] As embarcações de aproamento com torres são bem conhecidos na técnica, p. ex., como descrito acima. A torre pode ser como a torre da técnica anterior, com a(s) modificação(ões) especificadas nas reivindicações e descritas abaixo.
[00017] O sistema de torre do sistema de suspensão da invenção compreende uma estrutura de suspensão e pelo menos uma unidade de transporte flexível pendendo da estrutura de suspensão.
[00018] Uma estrutura de suspensão é uma estrutura em que a unidade ou unidades de transporte flexível são conectadas e pela qual ficam suspensas. A estrutura de suspensão é a parte da torre de onde a unidade de transporte flexível deixa a embarcação de aproamento e passa adiante para conexão com outra estrutura, no presente sistema de suspensão uma estrutura submarina.
[00019] A unidade de transporte flexível pode ser qualquer espécie de unidades de transporte flexíveis que são utilizáveis em um tal sistema de suspensão. A unidade de transporte flexível pode, por exemplo, ser um tubo ascendente flexível ou um umbilical. Preferivelmente, o sistema de suspensão compreende uma pluralidade de unidades de transporte flexíveis, p. ex., compreendendo uma pluralidade de tubos ascendentes, tais como uma pluralidade de tubos ascendentes e, opcionalmente, pelo menos um umbilical. As unidades de transporte flexíveis - às vezes também chamadas saltadoras -, tais como tubos ascendentes e umbilicais, são bem conhecidas na técnica. Os tubos elevadores são usualmente aplicados para transporte de produtos petroquímicos do leito do mar para uma instalação de superfície marinha, tal como uma embarcação de aproamento. Os umbilicais são com frequência usados para transportar fluidos, eletricidade, sinais e outros para as e/ou das instalações no ou além do leito do mar.
[00020] A torre compreende um sistema de suporte e articulação conectados a ou integrados com a estrutura de suspensão.
[00021] A expressão “conectado a” indica que as partes conectadas entre si são duas partes com funções distintas. A expressão “integrado com” indica que as partes integradas têm pelo menos algumas estruturas comuns ou parte(s) funcional(ais) comum(ns)
[00022] Os sistemas de suporte e articulação dos embarcações de aproamento são bem conhecidos na técnica e podem, por exemplo, ser como descrito na US 5.517.937. O sistema de suporte e articulação da torre é a parte da torre que assegura que a embarcação de aproamento possa aproar em torno da torre, usualmente em torno de um eixo geométrico central do sistema de suporte e articulação.
[00023] Em uma forma de realização, o sistema de suporte e articulação compreende duas partes que são rotativamente conectadas entre si. Uma primeira parte do sistema de suporte e articulação é conectada em uma conexão substancialmente rígida a um casco da embarcação de aproamento e uma segunda parte conectada à estrutura de suspensão e, preferivelmente, um sistema de amarração tal como uma mesa de corrente de amarração, através da qual a embarcação de aproamento está amarrada por cabos.
[00024] No sistema de suspensão da invenção, o sistema de suporte e articulação compreende um eixo geométrico central, que aqui é definido como um eixo geométrico de rotação do sistema de suporte e articulação. A unidade de transporte flexível pende de um ponto de conexão de suspensão a um ponto de conexão marinho.
[00025] O ponto de conexão de suspensão é definido como o ponto mais próximo do eixo geométrico central provido pelo sistema de suporte e articulação da estrutura de suspensão de onde a unidade de transporte flexível pende (o último ponto de conexão na direção do comprimento). Normalmente, a unidade de transporte flexível penderá de uma abertura de suspensão provida na estrutura de suspensão e a área final de conexão é a periferia desta abertura de suspensão. Deste modo, o ponto de conexão de suspensão é o ponto ao longo da periferia da abertura de suspensão que fica mais próxima do eixo geométrico central pelo sistema de suporte e articulação.
[00026] O ponto de conexão submarino é o ponto de conexão entre a unidade de transporte flexível e uma estrutura submarina que, na direção de comprimento do tubo, fica mais próxima do ponto de conexão de suspensão. Se diversos pontos forem igualmente próximos, o ponto de conexão submarino é o ponto intermediário dos dois mais distintos de tais diversos pontos igualmente próximos.
[00027] No sistema de suspensão da invenção, a estrutura de suspensão e a unidade de transporte flexível são arranjadas de modo que o risco de avaria da unidade de transporte flexível seja reduzido. Um vetor se estendendo do ponto de conexão submarino ao ponto de conexão de suspensão tem um componente vertical e um horizontal, o componente horizontal é perpendicular a um plano vertical de suspensão se estendendo através do eixo geométrico central do sistema de suporte e articulação, o plano vertical de suspensão separa a estrutura de suspensão em uma parte de cabeça e uma parte oposta. A parte de cabeça da unidade de transporte flexível é horizontalmente mais próxima do ponto de conexão submarino do que a parte oposta. Na presente invenção, o ponto de conexão de suspensão é arranjado na parte oposta da estrutura de suspensão, desse modo reduzindo o risco de avaria da unidade de transporte flexível.
[00028] Como mencionado acima, o sistema de suspensão da invenção pode compreender qualquer espécie de sistema de torre provendo um ou mais pontos de conexão de suspensão como aqui descrito.
[00029] Em uma forma de realização, a embarcação de aproamento tem um casco e compreende um sistema de torre externo, em que a estrutura de suspensão é uma estrutura de suspensão de borda, fixada em uma posição além do casco da embarcação de aproamento.
[00030] Os sistemas de torre externos como tais são bem conhecidos na técnica e são com frequência usados em embarcações que têm temporária ou permanentemente sido reconstruídos para tornarem-se uma embarcação de aproamento. Os sistemas de torre externos são com frequência relativamente pequenos, em comparação com os sistemas de torre internos e são, em particular, usados em aplicações de águas rasas, porém eles podem também ser usados em águas mais profundas.
[00031] Em uma forma de realização, a embarcação de aproamento tem um casco e compreende uma torre interna disposta dentro e/ou embaixo do casco da embarcação de aproamento. Tal torre interna pode, em princípio, ter qualquer tamanho.
[00032] O aproamento é preferivelmente amarado por cabos ao leito do mar e/ou a uma ou mais estruturas fixas, de modo que possa girar total ou parcialmente em torno do eixo geométrico central do sistema de suporte e articulação. Geralmente é preferido amarrar a embarcação de aproamento diretamente por cabos ao leito do mar para prover uma amarração segura.
[00033] A embarcação de aproamento amarrado geralmente tem uma grande liberdade para mover-se para adaptar-se às forças que lhe são aplicadas, p. ex., pelo vento, corrente de água e ondas e, mesmo embora a embarcação de aproamento esteja amarrado, seus movimentos pode tornar-se muito consideráveis.
[00034] A embarcação de aproamento pode, por exemplo, ser capaz de girar, de modo que possa ter uma posição ótima com relação ao vento, corrente de água e/ou ondas para ficar tão estável na água quanto possível. Em uma forma de realização, a embarcação de aproamento e sua amarração são dispostos de modo que a embarcação de aproamento fique sempre faceando o vento.
[00035] Em uma forma de realização, o sistema de torre compreende uma mesa de corrente de amarração, a embarcação de aproamento é amarrado por cabos conectados à mesa de corrente de amarração, de modo que ele pode girar total ou parcialmente em torno do eixo geométrico central da sistema de suporte e articulação, a mesa de corrente de amarração preferivelmente é conectada a ou integrada com o sistema de suporte e articulação, de modo que a embarcação de aproamento em condição amarrada pode aproar em torno do eixo geométrico central do sistema de suporte e articulação, enquanto mantendo a mesa de corrente de amarração substancialmente não-rotativa com relação à amarração ao leito do mar e/ou estrutura(s) submarina(s).
[00036] Em uma forma de realização, a mesa de corrente de amarração e a estrutura de suspensão são conectadas entre si. Tanto a mesa de corrente de amarração como a estrutura de suspensão são substancialmente não-rotativas com relação à amarração ao leito do mar e/ou estrutura(s) submarina(s), enquanto a embarcação de aproamento pode ou não aproar. A conexão entre a mesa de corrente de amarração e a estrutura de suspensão pode ser qualquer espécie de conexão, p. ex., mecânica, química e/ou física, preferivelmente uma conexão relativamente rígida. A conexão entre a mesa de corrente de amarração e a estrutura de suspensão pode ser uma conexão direta ou uma conexão via outro elemento, tal como um eixo da torre.
[00037] Em uma forma de realização, a mesa de corrente de amarração e a estrutura de suspensão são integradas entre si e compreendem, por exemplo, uma estrutura total ou parcialmente comum, compreendendo uma ou mais aberturas para a unidade de transporte flexível, para prover pontos de conexão de suspensão e total ou parcialmente contendo a mesa de corrente para amarrar a embarcação de aproamento.
[00038] Em uma forma de realização, o sistema de suporte e articulação, a mesa de corrente de amarração e a estrutura de suspensão são integrados entre si e compreendem, por exemplo, um sistema de suporte e articulação compreendendo uma primeira e uma segunda parte rotativa com relação entre si e uma estrutura total ou parcialmente comum, compreendendo pelo menos uma parte da segunda parte do sistema de suporte e articulação e compreendendo uma ou mais aberturas para a unidade de transporte flexível prover pontos de conexão de suspensão e total ou parcialmente conter a mesa de corrente para amarração da embarcação de aproamento.
[00039] Em uma forma de realização, onde a estrutura de suspensão é pelo menos parcialmente integrada com a mesa de corrente de amarração, a estrutura de suspensão compreende uma primeira parte e uma segunda parte, em que a primeira parte é pelo menos parcialmente provida pelo mesa de corrente de amarração - isto é, a primeira parte é total ou parcialmente provida por uma estrutura comum. A segunda parte da estrutura de suspensão é uma extensão da primeira parte e/ou uma parte conectada à primeira parte de uma conexão rígida. A segunda parte desse modo preferivelmente provê uma parte principal da parte oposta da estrutura de suspensão.
[00040] Em uma forma de realização preferida, a segunda parte se estende em uma direção afastada do plano vertical de suspensão. Desse modo, o pelo menos um ponto de conexão de suspensão é arranjado na segunda parte da estrutura de suspensão e mesmo ainda uma redução do risco de avariar a uma ou mais unidades de transporte flexível será obtida. Provendo-se a segunda parte se estendendo em uma direção para longe do plano vertical de suspensão, grande liberdade de projetar o sistema de suspensão é obtida e qualquer limitação com relação a espaço horizontal e/ou vertical disponível provê muito menos dificuldades e ainda o risco de que a unidade de transporte flexível seja submetida a elevado desgaste, curvatura de avaria e/ou um estiramento excessivo é altamente reduzido.
[00041] Em uma forma de realização, a estrutura de suspensão tem uma parte oposta maior do que a parte de cabeça da unidade de transporte flexível.
[00042] A parte de cabeça de unidade de transporte flexível tem um comprimento de parte de cabeça do plano vertical de suspensão e a parte oposta tem um comprimento de parte oposta a partir do plano vertical de suspensão. Em uma forma de realização, o comprimento da parte oposta é substancialmente maior do que o comprimento da parte de cabeça, mais preferivelmente, o comprimento da parte oposta é pelo menos cerca de 10% maior, tal como pelo menos cerca de 20% maior, tal como pelo menos cerca de 30% maior, tal como pelo menos cerca de 50% maior, tal como pelo menos cerca de 75% maior, tal como pelo menos cerca de 100% maior, tal como pelo menos cerca de 125% maior, tal como pelo menos cerca de 150% maior, tal como pelo menos cerca de 200% maior, tal como até cerca de pelo menos cerca de 100% maior do que o comprimento da parte de cabeça.
[00043] Todos os comprimentos do plano vertical de suspensão são medidos como comprimentos perpendiculares ao plano vertical de suspensão.
[00044] Em uma forma de realização, o comprimento da parte oposta é pelo menos cerca de 0,5 m maior, tal como pelo menos cerca de 1 m maior, tal como pelo menos cerca de 2 m maior, tal como pelo menos cerca de 4 m maior, tal como pelo menos cerca de 6 m maior, tal como pelo menos cerca de 6 m maior, tal como pelo menos cerca de 8 m maior, tal como pelo menos cerca de 10 m maior, tal como pelo menos cerca de 12 m maior, tal como pelo menos cerca de 14 m maior, tal como pelo menos cerca de 16 m maior, tal como até cerca de pelo menos 18 m maior do que o comprimento da parte de cabeça.
[00045] O pelo menos um ponto de conexão de suspensão tem uma distância de suspensão para o plano vertical de suspensão. Em uma forma de realização, a distância de suspensão é pelo menos de cerca de 1 m, tal como pelo menos cerca de 2 m, tal como pelo menos cerca de 4 m, tal como pelo menos cerca de 6 m, tal como pelo menos cerca de 8 m, tal como pelo menos cerca de 10 m, tal como pelo menos cerca de 12 m, tal como pelo menos cerca de 14 m, tal como pelo menos cerca de 16 m, tal como pelo menos cerca de 18 m, tal como pelo menos cerca de 20 m, tal como pelo menos cerca de cerca de 22 m, tal como pelo menos cerca de 24 m, tal como pelo menos cerca de 26 m, tal como pelo menos cerca de 28 m, tal como pelo menos cerca de 30 m.
[00046] Todas as distâncias do plano vertical de suspensão são medidas como distâncias perpendiculares ao plano vertical de suspensão.
[00047] O ponto de conexão submarino pode, em princípio, ser qualquer espécie de ponto de conexão com qualquer espécie de estrutura submarina, p. ex., um ponto de conexão conectando a unidade de transporte flexível a uma estrutura submarina ou diretamente ao leito do mar. O ponto de conexão submarino pode ser uma conexão fixa ou uma conexão não-fixa. Geralmente, é desejado que a estrutura submarina tenha uma influência mecânica sobre a unidade de transporte flexível, isto é, proveja algumas forças para a unidade de transporte flexível, p. ex., provendo a unidade de transporte flexível com uma curvatura.
[00048] Em uma forma de realização, o ponto de conexão submarino é uma conexão a uma estrutura submarina na forma de uma estrutura fixa, preferivelmente fixada diretamente ao leito domar, tal como uma torre de tubo ascendente e um dispositivo de ancoragem submarino para ancorar a uma ou mais unidades de transporte flexível. Exemplos de tais estruturas submarinas são, por exemplo, descritos em US. 4.182.584 e US 7.010.841.
[00049] Em uma forma de realização, o ponto de conexão submarino é uma conexão a uma estrutura submarina na forma de uma estrutura submarina amarrada a uma estrutura fixa, a estrutura submarina preferivelmente compreende um sistema de flutuação, mais preferivelmente a estrutura submarina é um arco de água intermediário amarrado. Tal arco de água intermediário é bem conhecido na técnica.
[00050] Em uma forma de realização, o ponto de conexão submarino é uma conexão com uma estrutura submarina mantida em posição pela uma ou mais unidades de transporte flexíveis. A estrutura submarina pode preferivelmente compreender um sistema de flutuação, mais preferivelmente a estrutura submarina é um arco de água intermediário amarrado ou uma camisa de água intermediária.
[00051] Como indicado acima, os sistemas de flutuação são bem conhecidos na técnica e incluem, na prática, quaisquer sistemas que possam manter uma parte da unidade de transporte flexível em uma posição acima do leito do mar por meio de ter-se uma densidade menor do que a da água do mar. Os sistemas de flutuação usualmente empregam um ou mais elementos compreendendo materiais ou elementos de baixa densidade com ar envelopado.
[00052] Em uma forma de realização, a pelo menos uma unidade de transporte flexível compreende ou é suportada por um sistema de flutuação dispondo a pelo menos uma unidade de transporte flexível em uma configuração de onda.
[00053] Em uma forma de realização, a pelo menos uma unidade de transporte flexível é suportada por um sistema de flutuação em curva de porco.
[00054] Em uma forma de realização, o sistema de suspensão compreende uma boia amarrada; a embarcação de aproamento é disposta para aproar em torno da boia amarrada.
[00055] Em uma forma de realização, a pelo menos uma unidade de transporte flexível compreende um ou mais de um tubo ascendente flexível e um umbilical. O sistema de suspensão pode preferivelmente compreender uma pluralidade de unidades de transporte flexíveis, tais como uma pluralidade de tubos ascendentes e, opcionalmente, pelo menos um umbilical.
[00056] Em princípio não há limite superior ao número de unidades de transporte flexíveis desde que o sistema de suspensão possa suportar o peso e ser projetado suficientemente grande para o número de unidades de transporte flexíveis.
[00057] Em uma forma de realização, o sistema de suspensão compreende pelo menos 2, tal como pelo menos 3, tal como pelo menos 4, tal como pelo menos 5, tal como pelo menos 6, tal como pelo menos 7, tal como pelo menos 8, tal como pelo menos 9, tal como pelo menos 10, tal como pelo menos 7, tal como pelo menos 8, tal como pelo menos 9, tal como pelo menos 10, tal como película 15 unidades de transporte flexíveis. Nem todas as unidades de transporte flexíveis necessitam ter pontos de conexão de suspensão dispostos na parte opostas da estrutura de suspensão. Em uma forma de realização, é desejado que pelo menos cerca de metade, tal como pelo menos cerca de 60%, tal como pelo menos cerca de 70%, tal como pelo menos cerca de 80%, tal como cerca de 90% das, tal como, preferivelmente, todas as unidades de transporte flexíveis, cada uma suspendendo por um ponto de conexão de suspensão para um ponto de conexão submarino, provendo um plano vertical de suspensão se estendendo através do eixo geométrico central do sistema de suporte e articulação, e o(s) ponto(s) de conexão de suspensão é/são dispostos na parte oposta da estrutura de suspensão.
[00058] Todas as percentagens das unidades de transporte flexíveis são arredondadas até unidades de transporte flexíveis inteiras.
[00059] Algumas unidades de transporte flexíveis são mais sensíveis a serem danificadas quando submetidas a elevado desgaste, dobragem com baixas curvatura e/ou estiramento, enquanto que outras unidades de transporte flexíveis têm uma mais elevada resistência. Em geral, os tubos ascendentes são mais sensíveis a elevado desgaste, dobragem com baixa curvatura e/ou estiramento do que os umbilicais, e as grandes unidades de transporte flexíveis são mais sensíveis a elevado desgaste, dobragem com baixa curvatura e/ou estiramento do que as pequenas unidades de transporte flexíveis (grandes/pequenas se referem ao diâmetro interno das unidades de transporte flexíveis).
[00060] Em uma forma de realização, o sistema de suspensão compreende uma pluralidade de unidades de transporte flexíveis na forma de tubos ascendentes ou na forma de tubos ascendentes e umbilicais, pelo menos cerca de metade, tal como pelo menos cerca de 60%, tal como pelo menos cerca de 70%, tal como pelo menos cerca de 80%, tal como cerca de 90%, tal como preferivelmente todas as unidades de transporte flexíveis na forma de tubos ascendentes, cada suspensão de um ponto de conexão de suspensão com um ponto de conexão submarino, provendo um plano vertical de suspensão se estendendo através do eixo geométrico central do sistema de suporte e articulação, e o ponto de conexão de suspensão é arranjado na parte oposta da estrutura de suspensão.
[00061] Em uma forma de realização, o sistema de suspensão compreende uma pluralidade de unidades de transporte flexíveis na forma de tubos de elevação ou na forma de tubos de elevação e umbilicais, pelo menos cerca da metade, tal como pelo menos cerca de 60%, tal como pelo menos cerca de 70%, tal como pelo menos cerca de 80%, tal como pelo menos cerca de 90%, tal como preferivelmente todas as unidades de transporte flexíveis na forma de tubos ascendentes tendo um diâmetro interno de pelo menos cerca de 3%, tal como pelo menos cerca de 4” (10,2 cm), tal como pelo menos cerca de 5” (12,7 cm), tal como pelo menos cerca de 6” (15,2 cm), tal como pelo menos cerca de 8” (20,3 cm), tal como pelo menos cerca de 10” (25,4 cm), tal como pelo menos cerca de 12” (30,5 cm), tal como pelo menos cerca de 14” (35,6 cm)., tal como pelo menos cerca de 16” (40,6 cm), tal como pelo menos cerca de 18” (20,3 cm), tal como pelo menos cerca de 20” (50,8 cm), tal como pelo menos cerca de 22” (55,9 cm), tal como pelo menos cerca de 24” (60,1 cm), tal como pelo menos cerca de 26” (66 cm), tal como pelo menos cerca de 28” (71,1 cm), tal como pelo menos cerca de 30”, cada suspensão de um ponto de conexão de suspensão com um ponto de conexão submarino, provendo um plano vertical de suspensão se estendendo através do eixo geométrico central do sistema de suporte e articulação, e o ponto de conexão de suspensão é arranjado na parte oposta da estrutura de suspensão.
[00062] Em uma forma de realização, o sistema de suspensão compreende no máximo 1 unidade de transporte flexível pendendo da parte de cabeça da unidade de transporte flexível, preferivelmente o sistema de suspensão compreende no máximo 2, tal como no máximo 3, tal como no máximo 4, tal como no máximo 5, tal como no máximo 6, tal como no máximo 7, tal como no máximo 8 unidades de transporte flexíveis pendendo da parte de cabeça da unidade de transporte flexível. Qualquer unidade(s) de transporte flexível pendendo da parte de cabeça de unidade de transporte flexível é preferivelmente sensível a ser danificada quando submetida a alto desgaste, dobragem com baixa curvatura e/ou estiramento do que uma unidade de transporte flexível pendendo da parte oposta da estrutura de suspensão.
[00063] Em uma forma de realização o sistema de suspensão compreende no máximo 1 unidade de transporte flexível pendendo da parte de cabeça da unidade de transporte flexível, preferivelmente o sistema de suspensão compreende no máximo 2, tal como no máximo 3, tal como no máximo 4, tal como no máximo 5, tal como no máximo 6, tal como no máximo 7, tal como no máximo 8 das unidades de transporte flexíveis pendendo da parte de cabeça da unidade de transporte flexível, preferivelmente a uma ou mais unidades de transporte flexíveis pendendo da parte de cabeça da unidade de transporte flexível compreende pelo menos um umbilical e/ou pelo menos as unidades de transporte flexíveis com um pequeno diâmetro interno.
[00064] Em uma forma de realização, em que o sistema de suspensão compreende uma pluralidade de unidades de transporte flexíveis, cada suspensão de um ponto de conexão de suspensão com um ponto de conexão submarino provendo um plano vertical de suspensão se estendendo através do centro do eixo geométrico do sistema de suporte e articulação, o ponto de conexão de suspensão sendo arranjado na parte oposta da estrutura de suspensão, é desejado que os planos verticais de suspensão para as respectivas unidades de transporte flexíveis difiram entre si. Desse modo, as unidades de transporte flexíveis não terão uma curvatura inteiramente uniforme porém podem, por exemplo, ser mais próximas entre si em algumas seções de comprimento do que em outras seções de comprimento. Pode também ser possível se proverem unidades de transporte flexíveis relativamente sensíveis, com comprimento adicional para uma proteção extra.
[00065] Em uma forma de realização, em que o sistema de suspensão compreende uma pluralidade de unidades de transporte flexíveis, cada uma suspendendo por um ponto de conexão de suspensão até um ponto de conexão submarino, provendo um plano vertical de suspensão se estendendo através do eixo geométrico central do sistema de suporte e articulação, o ponto de conexão de suspensão sendo arranjado na parte oposta da estrutura de suspensão, é desejado que os planos verticais de suspensão para pelo menos 2 ou mais das unidades de transporte flexíveis são substancialmente idênticas. Em uma forma de realização, os planos verticais de suspensão para todas as unidades de transporte flexíveis são substancialmente idênticos.
[00066] Nesta forma de realização, as unidades de transporte flexíveis podem ser arranjadas em uma estrutura substancialmente paralela e ter uma curvatura substancialmente idêntica. Altemativamente, as unidades de transporte flexíveis podem ser arranjadas para ficar mais próximas entre si em algumas seções de comprimento do que em outras seções de comprimento. Pode também ser possível se proverem unidades de transporte flexíveis relativamente sensíveis, com comprimento adicional para uma proteção extra.
[00067] Em uma forma de realização pelo menos 2, preferivelmente todos os pontos de conexão de suspensão são arranjados na parte oposta da estrutura de suspensão.
[00068] O sistema de torre pode ser provido em qualquer posição dentro ou externa da embarcação de aproamento. Dependendo da aplicação e do espaço disponível, bem como do número e tamanho das unidades de transporte flexíveis, algumas posições do sistema de torre podem ser mais preferíveis do que outras posições.
[00069] Em uma forma de realização, o sistema de torre é um sistema de torre externo, o sistema de suporte e articulação é posicionado à frente da embarcação de aproamento, o sistema de suporte e articulação preferivelmente sendo posicionado substancialmente em um plano vertical de uma direção de um sistema de navegação contínua da embarcação de aproamento.
[00070] Em uma forma de realização, a embarcação de aproamento tem um casco com uma quilha e o sistema de torre é um sistema de torre externo, o sistema de suporte e articulação posicionado atrás da embarcação de aproamento, o sistema de suporte e articulação preferivelmente sendo posicionado substancialmente em um plano vertical compreendendo a quilha.
[00071] A quilha é a espinha dorsal da embarcação, que corre ao longo de sua base e usualmente constitui a parte mais inferior da embarcação de aproamento.
[00072] Em uma forma de realização, a embarcação de aproamento compreende um casco, uma proa e uma popa e um comprimento do casco determinado como o comprimento máximo em um plano perpendicular à linha d’água, o sistema de torre é um sistema de torre interno, posicionado a uma distância da popa de até cerca de 95%, tal como em uma distância da popa de até cerca de 5% do comprimento do casco, tal como de cerca de 5% a cerca de 10% do comprimento do casco, tal como de cerca de 15% a cerca de 20% do comprimento do casco, tal como de cerca de 20% a cerca de 15% do comprimento do casco, tal como de cerca de 25% a cerca de 30% do comprimento do casco, tal como de cerca de 30% a cerca de 35% do comprimento do casco, tal como de cerca de 35% a cerca de 40% do comprimento do casco, tal como de cerca de 40% a cerca de 45% do comprimento do casco, tal como de cerca de 45% a cerca de 50% do comprimento do casco, tal como de cerca de 50% a cerca de 55% do comprimento do casco, tal como de cerca de 55% a cerca de 60% do comprimento do casco, tal como de cerca de 60% a cerca de 65% do comprimento do casco, tal como de cerca de 65% a cerca de 70% do comprimento do casco, tal como de cerca de 70% a cerca de 75% do comprimento do casco, tal como de cerca de 75% a cerca de 80% do comprimento do casco, tal como de cerca de 80% a cerca de 85% do comprimento do casco, tal como de cerca de 85% a cerca de 90% do comprimento do casco, tal como de cerca 90% a cerca de 95% do comprimento do casco, a partir da popa.
[00073] Quando se determina o comprimento do casco, o mastro da extremidade da proa e outros acessórios devem ser excluídos.
[00074] Em uma forma de realização, o sistema de torre é um sistema de torre interno, posicionados em uma distância da popa de até cerca de 550 m, tal como até cerca de 525 m, tal como até cerca de 500 m, tal como até cerca de 475 m, tal como até cerca de 450 m, tal como até cerca de 425 m, tal como até cerca de 400 m, tal como até cerca de 375 m, tal como até cerca de 350 m, tal como até cerca de 325 m, tal como até cerca de 300 m, tal como até cerca de 275 m, tal como até cerca de 250 m, tal como até cerca de 225 m, tal como até cerca de 200 m, tal como até cerca de 175 m, tal como até cerca de 150 m, tal como até cerca de 125 m, tal como até cerca de 100 m, tal como até cerca de 75 m, tal como até cerca de 50 m, tal como até cerca de 25 m a partir da popa externa mais traseira (stern) (fora de bordo).
[00075] Em uma forma de realização, o sistema de torre é aplicado na popa interna mais traseira (aft) (a bordo).
[00076] A diferença de popa interna e popa externa é que a popa interna é a parte mais traseira interna (a bordo) da embarcação, enquanto a popa externa se refere à parte mais traseira externa (fora de bordo) da embarcação.
[00077] Em situações em que o sistema de suspensão compreende pelo menos 2 unidades de transporte flexíveis com os pontos de conexão de suspensão dispostos em partes opostas da estrutura de suspensão, os pontos de conexão de suspensão podem ser arranjados em qualquer padrão e com qualquer distância mecanicamente possível. Geralmente é desejado que tais 2 ou mais pontos de conexão de suspensão sejam arranjados com uma distância que é pelo menos o diâmetro externo médio das unidades de transporte flexíveis. Em uma forma de realização, os pontos de conexão de suspensão são dispostos em um padrão de modo que os planos verticais de suspensão para as unidades de transporte flexíveis sejam substancialmente idênticas. Em uma forma de realização, os pontos de conexão de suspensão são arranjados em uma relação lado-a-lado com uma distância substancialmente igual aos planos verticais de suspensão substancialmente idênticos. Em uma forma de realização, a distância substancialmente idêntica aos planos verticais de suspensão substancialmente idênticos é preferivelmente de pelo menos cerca de 2 m, tal como pelo menos cerca de 4 m, tal como pelo menos cerca de 6 m, tal como pelo menos cerca de 8 m, tal como pelo menos cerca de 10 m, tal como pelo menos cerca de 12 m, tal como pelo menos cerca de 14 m, tal como pelo menos cerca de 16 m, tal como pelo menos cerca de 18 m, tal como pelo menos cerca de 20 m, tal como pelo menos cerca de 22 m, tal como pelo menos cerca de 24 m, tal como pelo menos cerca de 26 m, tal como pelo menos cerca de 28 m, tal como pelo menos cerca de 30 m.
[00078] A invenção também se refere a uma torre para uma embarcação de aproamento flutuante amarrada. A torre compreende uma estrutura de suspensão e um sistema de suporte e articulação conectado a ou integrado com a estrutura de suspensão. O sistema de suporte e articulação compreende um eixo geométrico central.
[00079] A estrutura de suspensão da torre tem um corpo de suspensão com uma extensão de suspensão em um plano perpendicular ao eixo geométrico central e uma periferia externa do corpo de suspensão compreendendo um formato assimétrico.
[00080] O corpo de suspensão pode preferivelmente compreender uma primeira e uma segunda parte, a periferia da primeira parte compreende uma distância ao eixo geométrico central, que é substancialmente uniforme e a periferia da segunda parte compreende uma ou mais distâncias ao eixo geométrico central que são maiores do que a distância substancialmente uniforme ao eixo geométrico central da periferia da primeira parte.
[00081] Em uma forma de realização, a torre compreende uma mesa de corrente de amarração conectada ao ou integrada com o sistema de suporte e articulação.
[00082] Em uma forma de realização, a corre compreende uma mesa de corrente de amarração conectada ao ou integrada com o sistema de suporte e articulação.
[00083] Em uma forma de realização da torre, a mesa de corrente de amarração e a estrutura de suspensão são conectadas entre si. A conexão entre a mesa de corrente de amarração e a estrutura de suspensão pode ser qualquer espécie de conexão, p. ex., mecânica, química e/ou física, preferivelmente uma conexão relativamente rígida. A conexão entre a mesa de corrente de amarração e a estrutura de suspensão pode ser uma conexão direta ou uma conexão via outro elemento, tal como uma haste de eixo geométrico da torre.
[00084] Em uma forma de realização da torre, a mesa de corrente de amarração e a estrutura de suspensão são integradas entre si e compreendem, por exemplo, uma estrutura comum total ou parcialmente comum, compreendendo uma ou mais aberturas para a unidade de transporte flexível para prover pontos de conexão de suspensão e conter total ou parcialmente a mesa de corrente para amarração da embarcação de aproamento.
[00085] Em uma forma de realização da torre, o sistema de suporte e articulação, a mesa de corrente de amarração e a estrutura de suspensão são integradas entre si e compreendem, por exemplo, um sistema de suporte e articulação compreendendo uma primeira e uma segunda parte rotativa em relação entre si [onde] e uma estrutura total ou parcialmente comum, compreendendo pelo menos uma parte da segunda parte do sistema de suporte e articulação e compreendendo uma ou mais aberturas para a unidade de transporte flexível para prover pontos de conexão de suspensão e total ou parcialmente conter a mesa de corrente para amarrar a embarcação de aproamento.
[00086] Em uma forma de realização da torre, em que a estrutura de suspensão é pelo menos parcialmente integrada com a mesa de corrente de amarração, a estrutura de suspensão compreende uma primeira parte e uma segunda parte em que a primeira parte é pelo menos parcialmente provida pela mesa de corrente de amarração - isto é, a primeira parte é total ou parcialmente provida por uma estrutura comum. A segunda parte da estrutura de suspensão é uma extensão da primeira parte e/ou uma parte conectada à primeira parte em uma conexão dura. A segunda parte desse modo provê a parte oposta da estrutura de suspensão.
[00087] Em uma forma de realização preferida da torre, a segunda parte se estende em uma direção se afastando do plano vertical de suspensão. Desse modo, o pelo menos um ponto de conexão de suspensão é arranjado na segunda parte da estrutura de suspensão.
[00088] Em uma forma de realização da torre, o corpo de suspensão compreende uma primeira e uma segunda parte, a periferia da primeira parte compreende uma primeira curta distância ao eixo geométrico central e a periferia da segunda parte compreende uma segunda longa distância ao eixo geométrico central que é maior do que a primeira curta distância ao eixo geométrico central da periferia da primeira parte, preferivelmente a segunda longa distância é de pelo menos cerca de 0,5 m maior, tal como pelo menos cerca de 1 m maior, tal como pelo menos cerca de 2 m maior, tal como pelo menos cerca de 4 m maior, tal como pelo menos cerca de 6 m maior, tal como pelo menos cerca de 8m maior, tal como pelo menos cerca de 10 m maior, tal como pelo menos cerca de 12 m maior, tal como pelo menos cerca de 14 m maior, tal como pelo menos cerca de 16 m maior, tal como até cerca de pelo menos cerca de 18 m maior do que a primeira curta distância ao eixo geométrico central da periferia da primeira parte.
[00089] Em uma forma de realização da torre, a estrutura de suspensão compreende pelo menos um ponto de suspensão para suspender uma unidade de transporte flexível, o pelo menos um ponto de suspensão é arranjado na segunda parte do corpo de suspensão, preferivelmente em uma distância do eixo geométrico central de pelo menos cerca de 2 m, tal como pelo menos cerca de 4 m, tal como pelo menos cerca de 6 m, tal como pelo menos cerca de 8 m, tal como pelo menos cerca de 10 m, tal como pelo menos cerca de 12 m, tal como pelo menos cerca de 14 m, tal como pelo menos cera de 16 m, tal como pelo menos cerca de 18 m, tal como pelo menos cerca de 20 m, tal como pelo menos cerca de 22 m, tal como pelo menos cerca de 24 m, tal como pelo menos cerca de 26 m, tal como pelo menos cerca de 28 m, tal como pelo menos cerca de 30 m.
Breve Descrição dos Desenhos
[00090] A invenção será explicada mais totalmente abaixo em conexão com uma forma de realização preferida e com referência aos desenhos, em que:
[00091] A Fig. 1 mostra uma vista lateral esquemática de um sistema de suspensão da invenção.
[00092] A Fig. 2 mostra o sistema de suspensão da Figura 1 em uma vista em perspectiva esquemática, parcialmente transparente.
[00093] A Fig. 3 mostra o sistema de suspensão da Fig. 1 em uma vista ligeiramente em perspectiva.
[00094] A Fig. 4 mostra uma torre de um sistema de suspensão visto em uma vista esquemática por debaixo.
[00095] As Figuras são esquemáticas e podem ser simplificadas para clareza. Do princípio ao fim os mesmos numerais de referência são usados para partes idênticas e correspondentes.
[00096] O sistema de suspensão da Fig. 1 compreende uma embarcação de aproamento flutuante amarrada 3, compreendendo uma torre 11. A torre compreende um sistema de suporte e articulação 5, 9, uma mesa de corrente de amarração 9 e uma estrutura de suspensão 9, 8. O sistema de suporte e articulação 5, 9, uma mesa de corrente de amarração 9 e uma estrutura de suspensão 9, 8 são integrados entre si pelo fato de que eles têm a mesa de corrente de amarração 9 como uma estrutura comum. O sistema de suporte e articulação compreende um eixo geométrico central 4 que, na Fig. 4, também provê uma vista lateral de um plano vertical de suspensão como explicado a seguir. A estrutura de suspensão 9, 8 compreende uma primeira parte 9 em comum com o sistema de articulação 5, 9 e a mesa de corrente de amarração 9 e ainda a estrutura de suspensão 9, 8 compreende uma segunda parte 8 aplicada como uma extensão da primeira parte 9, porém a segunda parte 8 poderia também ter sido conectada à primeira parte.
[00097] A segunda parte 8 da estrutura de suspensão 9, 8 se estende em uma direção se afastando do plano vertical de suspensão 4.
[00098] A embarcação de aproamento 3 é amarrado pelos cabos 6 da mesa de corrente de amarração 9 até o leito do mar. O sistema de suspensão compreende 2 unidades de transporte flexíveis 2. Como explicado acima, o sistema de suspensão poderia compreender somente uma ou poderia compreender mais do que duas. As unidades de transporte flexíveis 2 pendem da segunda parte da estrutura de suspensão 8. Cada uma das unidades de transporte flexíveis 2 pendem de um ponto de conexão de suspensão 7 até um ponto de conexão submarino 12 de uma estrutura submarina 1. Um plano vertical de suspensão 4 é definido para cada unidade de transporte flexível 2 e, no exemplo da Fig. 1, os planos verticais de suspensão 4 para as duas unidades de transporte flexíveis são substancialmente idênticos e, portanto, somente um pode ser visto. O plano vertical de suspensão para uma unidade de transporte flexível é como segue: um vetor se estendendo do ponto de conexão submarino 12 ao ponto de conexão de suspensão 7 tem um componente vertical e um horizontal, o componente horizontal é perpendicular a um plano vertical de suspensão se estendendo através do eixo geométrico central do sistema de suporte e articulação.
[00099] O plano vertical de suspensão 4 separa a estrutura de suspensão 9, 8 em uma parte de cabeça de uma unidade de transporte flexível, no lado do plano vertical de suspensão 4 horizontalmente mais próximo do ponto de conexão submarino 12 (lado esquerdo do plano vertical de suspensão 4) e uma parte oposta horizontalmente mais próxima do ponto de conexão de suspensão 7 (lado direito do plano vertical de suspensão 4).
[000100] O ponto de conexão de suspensão 7 é arranjado na segunda parte da estrutura de suspensão que constitui a parte principal da parte oposta da estrutura de suspensão.
[000101] A Fig. 2 mostra o mesmo sistema de suspensão da Fig. 1, porém em uma vista em perspectiva esquemática, parcialmente transparente. O sistema de torre é um sistema de torre eterno com a torre externa 11 conectada próximo da proa 10 da embarcação de aproamento 3.
[000102] A Fig. 3 mostra o mesmo sistema de suspensão que da Fig. 1, porém em uma vista ligeiramente em perspectiva. O formato da estrutura submarina 1 é mais visível e pode ser visto que as unidades de transporte flexíveis 2 seguem um padrão substancialmente paralelo.,
[000103] A Fig. 4 mostra uma torre de um sistema de suspensão visto em uma vista esquemática por debaixo. A torre mostrada na Fig. 4 poderia ser similar à torre 11 da Figura 1.
[000104] A torre compreende um suporte e articulação, em que somente uma haste de eixo geométrico 5 do sistema de suporte e articulação é visível, uma mesa de corrente de amarração 9 e uma estrutura de suspensão 9, 8 integradas com a mesa de corrente de amarração 9, pelo fato de que elas têm a mesa de corrente de amarração 9 como uma estrutura comum. A estrutura de suspensão 9, 8 compreende uma primeira parte 9 em comum com a mesa de corrente de amarração 9 e ainda a estrutura de suspensão 9, 8 compreende uma segunda parte 8 conectada à primeira parte 9 ou aplicada como uma extensão à primeira parte 9.
[000105] Em condição não-montada, as aberturas para montagem das unidades de transporte flexíveis são aplicadas na segunda parte 8 da estrutura de suspensão 9, 8.
[000106] Na condição montada, isto é, como aplicado em um sistema de suspensão como é mostrado na Fig. 4, a torre é amarrada pelos cabos de amarração 6 e duas unidades de transporte flexíveis 2 são dispostas para pender dos pontos de conexão de suspensão 7,que são pontos ao longo da periferia das aberturas mais próximas do eixo geométrico central 4 do sistema de suporte e articulação. No exemplo mostrado na Fig. 4, as unidades de transporte flexíveis têm idênticos planos verticais de suspensão 4 e as unidades de transporte flexíveis passam com um ângulo reto através dos planos verticais de suspensão 4, como indicado com referência 10.
[000107] Algumas formas de realização preferidas foram mostradas a seguir, porém deve ser salientado que a invenção não é limitada a estas, porém podem ser corporificadas de outras maneiras dentro do assunto definido nas seguintes reivindicações.

Claims (15)

  1. Sistema de suspensão, caracterizado pelo fato de compreender uma embarcação flutuante de aproamento amarrada (3) compreendendo uma torre (11) com uma estrutura de suspensão (8, 9) e pelo menos uma unidade de transporte flexível (2) pendendo da estrutura de suspensão (8, 9), sendo que a torre (11) compreende um sistema de suporte e articulação conectado a ou integrado com a estrutura de suspensão (8, 9), o sistema de suporte e articulação compreende um eixo geométrico central (4), a unidade de transporte flexível (2) suspende-se por um ponto de conexão de suspensão (7) até um ponto de conexão submarino (12), um vetor se estendendo do ponto de conexão submarino ao ponto de conexão de suspensão (7) tem um componente vertical e um componente horizontal, o componente horizontal é perpendicular a um plano vertical de suspensão se estendendo através do eixo geométrico central (4) do sistema de suporte e articulação, o plano vertical de suspensão separa a estrutura de suspensão (8, 9) em uma parte de cabeça de unidade de transporte flexível e uma parte oposta, a parte de cabeça de unidade de transporte flexível é horizontalmente mais próxima do ponto de conexão submarino (12) do que a parte oposta, o ponto de conexão de suspensão é arranjado na parte oposta da estrutura de suspensão, sendo que preferencialmente a embarcação de aproamento (3) tem um casco e compreende um sistema de torre externo, em que a estrutura de suspensão é uma estrutura de suspensão de topo fixada em uma posição além do casco da embarcação de aproamento (3).
  2. Sistema de suspensão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a embarcação de aproamento (3) é amarrada por cabos (6) ao leito do mar e/ou a uma ou mais estruturas fixadas, de modo que possa girar total ou parcialmente em torno do eixo geométrico central do sistema de suporte e articulação, sendo que a embarcação de aproamento (3) compreende preferencialmente uma mesa de corrente de amarração (9), a embarcação de aproamento (3) é amarrada por cabos (6) conectados à mesa de corrente de amarração (9), de modo que ela possa girar total ou parcialmente em torno do eixo geométrico central do sistema de suporte e articulação, a mesa de corrente de amarração sendo preferencialmente conectada a ou integrada com o sistema de suporte e articulação, o sistema de suporte e articulação, a mesa de corrente de amarração (9), e a estrutura de suspensão (8, 9) sendo mais preferencialmente conectadas a ou integradas uma com as outras.
  3. Sistema de suspensão de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a estrutura de suspensão (8, 9) é pelo menos parcialmente integrada com a mesa de corrente de amarração (9), a estrutura de suspensão (8, 9) preferivelmente compreende uma primeira parte e uma segunda parte, a primeira parte sendo pelo menos parcialmente provida pela mesa de corrente de amarração (9), a segunda parte sendo uma extensão da primeira parte e/ou uma parte conectada à primeira parte em uma conexão rígida, preferivelmente a segunda parte se estendendo em uma direção se afastando do plano vertical de suspensão, preferencialmente o pelo menos um ponto (7) de conexão de suspensão fica disposto na segunda parte da estrutura de suspensão (8, 9), mais preferencialmente o pelo menos um ponto (7) de conexão de suspensão tem uma distância de suspensão do plano vertical de suspensão, sendo a distância de suspensão de pelo menos 1 m.
  4. Sistema de suspensão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a estrutura de suspensão (8, 9) tem uma parte oposta maior do que a parte de cabeça de unidade de transporte flexível, preferivelmente a parte de cabeça de unidade de transporte flexível tem um comprimento de parte de cabeça do plano vertical de suspensão e a parte oposta tem um comprimento de parte oposta a partir do plano vertical de suspensão, sendo o comprimento da parte oposta substancialmente maior do que o comprimento da parte de cabeça, mais preferivelmente, o comprimento da parte oposta sendo pelo menos 10% maior, tal como pelo menos 20% maior, tal como pelo menos 30% maior, tal como pelo menos 50% maior, tal como pelo menos 75% maior, tal como pelo menos 100% maior, tal como pelo menos 125% maior, tal como pelo menos 150% maior, tal como pelo menos 200% maior, tal como até pelo menos 1000% maior do que o comprimento da parte de cabeça.
  5. Sistema de suspensão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o ponto (12) de conexão submarino conecta a unidade de transporte flexível (2) a uma estrutura submarina (1) ou diretamente ao leito do mar, preferencialmente o ponto de conexão submarino (13) é uma conexão a uma estrutura submarina na forma de uma estrutura fixa (1).
  6. Sistema de suspensão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de compreender ainda uma boia amarrada, ficando a embarcação de aproamento (3) disposta para aproamento em torno da boia amarrada.
  7. Sistema de suspensão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de compreender uma pluralidade de unidades de transporte flexíveis (2), cada uma suspendendo de um ponto de conexão de suspensão (7) a um ponto de conexão submarino (12), provendo um plano vertical de suspensão se estendendo através do eixo geométrico central (4) do sistema de suporte e articulação, o ponto de conexão de suspensão (7) sendo disposto na parte oposta da estrutura de suspensão (8, 9) e os planos verticais de suspensão para as respectivas unidades de transporte flexíveis (2) diferindo entre si.
  8. Sistema de suspensão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de compreender uma pluralidade de unidades de transporte flexíveis (2), cada uma suspendendo de um ponto de conexão de suspensão (7) a um ponto de conexão submarino (12), provendo um plano vertical de suspensão se estendendo através do eixo geométrico central (4) do sistema de suporte e articulação, o ponto de conexão de suspensão (7) sendo arranjado na parte oposta da estrutura de suspensão (8, 9) e os planos verticais de suspensão para pelo menos 2 das unidades de transporte flexíveis sendo substancialmente idênticos, preferivelmente os planos verticais de suspensão para todas as unidades de transporte flexíveis sendo substancialmente idênticos.
  9. Sistema de suspensão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que pelo menos 2, preferivelmente todos os pontos de conexão de suspensão (7) são dispostos na parte oposta da estrutura de suspensão.
  10. Sistema de suspensão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que o sistema de torre é um sistema de torre externa, o sistema de suporte e articulação fica posicionado à frente na embarcação de aproamento (3), o sistema de suporte e articulação preferivelmente fica posicionado substancialmente em um plano vertical de uma direção de navegação constante da embarcação de aproamento (3).
  11. Sistema de suspensão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a embarcação de aproamento (3) compreende um casco com uma quilha e o sistema de torre é um sistema de torre externa, o sistema de suporte e articulação sendo posicionado para trás da embarcação de aproamento (3), o sistema de suporte e articulação sendo preferivelmente posicionado substancialmente em um plano vertical compreendendo a quilha.
  12. Sistema de suspensão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a embarcação de aproamento (3) compreende um casco, uma proa e uma popa e um comprimento do casco determinado como o comprimento máximo em um plano perpendicular à linha d’água, o sistema de torre é um sistema de torre interna posicionado a uma distância da popa de até 95%, tal como uma distância da popa de até 5% do comprimento do casco, tal como de 5% a 10% do comprimento do casco, tal como de 10% a 15% do comprimento do casco, tal como de 15% a 20% do comprimento do casco, tal como de 20% a 25% do comprimento do casco, tal como de 25% a 30% do comprimento do casco, tal como de 30% a 35% do comprimento do casco, tal como de 35% a 40% do comprimento do casco, tal como de 40% a 45% do comprimento do casco, tal como de 45% a 50% do comprimento do casco, tal como de 50% a 55% do comprimento do casco, tal como de 55% a 60% do comprimento do casco, tal como de 60% a 65% do comprimento do casco, tal como de 65% a 70% do comprimento do casco, tal como de 70% a 75% do comprimento do casco, tal como de 75% a 80% do comprimento do casco, tal como de 80% a 85% do comprimento do casco, tal como de 85% a 90% do comprimento do casco, tal como de 90% a 95% do comprimento do casco da popa.
  13. Sistema de suspensão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de compreender pelo menos 2 unidades de transporte flexíveis, os pontos de conexão de suspensão (7) do sistema de suporte e articulação sendo arranjados em um padrão de modo que os planos verticais de suspensão para as unidades de transporte flexíveis (2) sejam substancialmente idênticos, os pontos de conexão de suspensão (7) sendo preferivelmente dispostos em uma relação lado-a-lado com uma distância substancialmente igual aos planos verticais de suspensão substancialmente idênticos, a distância substancialmente idêntica aos planos verticais de suspensão substancialmente idênticos sendo preferivelmente de pelo menos 2 m, tal como pelo menos 4 m, tal como pelo menos 6 m, tal como pelo menos 8 m, tal como pelo menos 10 m, tal como pelo menos 12 m, tal como pelo menos 14 m, tal como pelo menos 16 m, tal como pelo menos 18 m, tal como pelo menos 20 m, tal como pelo menos 22 m, tal como pelo menos 24 m, tal como pelo menos 26 m, tal como pelo menos 28 m, tal como pelo menos 30 m.
  14. Sistema de suspensão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que a torre (11) compreende uma suspensão e um sistema de suporte e articulação conectados ou integrados com a estrutura de suspensão (8, 9), o sistema de suporte e articulação compreende um eixo geométrico central (4), a estrutura de suspensão (8, 9) tem um corpo de suspensão com uma extensão de suspensão em um plano perpendicular ao eixo geométrico central (4) e uma periferia externa do corpo de suspensão compreendendo um formato assimétrico, em que o corpo de suspensão compreende preferivelmente uma primeira e uma segunda parte, a periferia da primeira parte compreende uma distância ao eixo geométrico central (4) que é substancialmente uniforme e a periferia da segunda parte compreende uma ou mais distâncias ao eixo geométrico central que são maiores do que a distância substancialmente uniforme ao eixo geométrico central da periferia da primeira parte.
  15. Sistema de suspensão de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a estrutura de suspensão compreende pelo menos um ponto de suspensão (7) para suspender uma unidade de transporte flexível (2), o pelo menos um ponto de suspensão (7) sendo arranjado na segunda parte do corpo de suspensão, preferivelmente em uma distância do eixo geométrico central de pelo menos 2 m, tal como pelo menos 4 m, tal como pelo menos 6 m, tal como pelo menos 8 m, tal como pelo menos 10 m, tal como pelo menos 12 m, tal como pelo menos 14 m, tal como pelo menos 16 m, tal como pelo menos 18 m, tal como pelo menos 20 m, tal como pelo menos 22 m, tal como pelo menos 24 m, tal como pelo menos 26 m, tal como pelo menos 28 m, tal como pelo menos 30 m.
BR112012015463-0A 2009-12-23 2010-11-26 sistema de suspensão, e, torre para uma embarcação de aproamento flutuante amarrada BR112012015463B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DKPA200901376 2009-12-23
DKPA200901376 2009-12-23
PCT/DK2010/050324 WO2011076210A1 (en) 2009-12-23 2010-11-26 A hang-off system and a hang-off structure

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012015463A2 BR112012015463A2 (pt) 2016-04-12
BR112012015463B1 true BR112012015463B1 (pt) 2020-08-25

Family

ID=44194971

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012015463-0A BR112012015463B1 (pt) 2009-12-23 2010-11-26 sistema de suspensão, e, torre para uma embarcação de aproamento flutuante amarrada

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP2516249B1 (pt)
CN (1) CN102811902B (pt)
AU (1) AU2010335657B2 (pt)
BR (1) BR112012015463B1 (pt)
IN (1) IN2012DN05240A (pt)
MY (1) MY165258A (pt)
WO (1) WO2011076210A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NO2704945T3 (pt) 2011-05-06 2018-03-24
CN102963501A (zh) * 2012-11-15 2013-03-13 大连船舶重工船业有限公司 一种单点系泊系统装置
WO2016193169A1 (en) * 2015-05-29 2016-12-08 Ulstein Design & Solutions As Stern extention for a vessel

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4299260A (en) * 1979-06-18 1981-11-10 Amtel, Inc. Hydrocarbon production terminal
DE3430628C2 (de) * 1984-08-20 1986-08-07 Blohm + Voss Ag, 2000 Hamburg Ventilstation zum Verbinden mehrerer auf dem Meeresgrund vorhandener Bohrlöcher für Öl- und/oder Erdgasförderung
US5893334A (en) 1993-12-03 1999-04-13 Fmc Corporation Method and apparatus for mooring floating storage vessels
US5480264A (en) * 1994-09-07 1996-01-02 Imodco, Inc. Offshore pipeline system
US5517937A (en) * 1995-03-03 1996-05-21 Imodco, Inc. Offshore turret system
GB9617209D0 (en) * 1996-08-16 1996-09-25 Mcdermott Sa J Ray Vessel turret systems
NO312821B1 (no) 1999-09-15 2002-07-08 Kvaerner Oil & Gas As Fremgangsmåte ved eksploatering av naturressurser under havbunnen og anlegg for boring av en brönn i havbunnen
US6126501A (en) * 1999-09-15 2000-10-03 Nortrans Offshore(S) Pte Ltd Mooring system for tanker vessels
NO312358B1 (no) * 2000-07-20 2002-04-29 Navion Asa Offshore laste- eller produksjonssystem for et dynamisk posisjonert skip
WO2005009842A1 (en) * 2002-01-30 2005-02-03 Single Buoy Moorings, Inc. Shallow water riser support
GB0421795D0 (en) * 2004-10-01 2004-11-03 Baross John S Full weathervaning bow mooring and riser inboarding assembly

Also Published As

Publication number Publication date
IN2012DN05240A (pt) 2015-10-23
BR112012015463A2 (pt) 2016-04-12
CN102811902A (zh) 2012-12-05
WO2011076210A1 (en) 2011-06-30
AU2010335657A1 (en) 2012-07-05
EP2516249B1 (en) 2019-01-02
EP2516249A4 (en) 2017-11-08
AU2010335657B2 (en) 2014-08-07
MY165258A (en) 2018-03-15
CN102811902B (zh) 2016-05-25
EP2516249A1 (en) 2012-10-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8763549B2 (en) Adjustable and disconnectable submerged-yoke mooring system
AU2012298371B2 (en) Mooring system and connector assembly
US7669660B1 (en) Riser disconnect and support mechanism
BRPI0716924A2 (pt) Sistema flutuante posicionado em um corpo de água tendo um fundo de água, e, método para modificar um sistema flutuante
BR112019018473A2 (pt) interface superior do riser de catenária em aço
JPH09506570A (ja) 浮遊貯蔵船繋留方法及び装置
BRPI0921816B1 (pt) Sistema para amarração de uma embarcação para a produção de hidrocarbonetos e método para a amarração de uma embarcação flutuante
WO1999062762A1 (en) Transfer pipe system
BR112012015463B1 (pt) sistema de suspensão, e, torre para uma embarcação de aproamento flutuante amarrada
BRPI1001329A2 (pt) estrutura naval com dispositivos de propulsão azimutal
US9701369B2 (en) Offshore top site system
EP2512911B1 (en) A shallow water system
EP0134313B1 (en) A mooring system
US11866130B2 (en) System for restriction of hawser movement in a tandem mooring and loading
BR112019026698B1 (pt) Embarcação offshore para produção e armazenamento de produtos de hidrocarboneto
BR112019026698A2 (pt) Embarcação offshore para produção e armazenamento de produtos de hidrocarboneto
BR102014030479A2 (pt) sistema de escoamento de fluidos para unidades flutuantes de produção de petróleo e gás
NO310605B1 (no) Fremgangsmåte og anordning ved offshore lasting av hydrokarboner

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/11/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2698 DE 20-09-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.