BR112012002668B1 - sistema para monitorar e controlar um sistema de transmissão televisiva via satélite - Google Patents

sistema para monitorar e controlar um sistema de transmissão televisiva via satélite Download PDF

Info

Publication number
BR112012002668B1
BR112012002668B1 BR112012002668-2A BR112012002668A BR112012002668B1 BR 112012002668 B1 BR112012002668 B1 BR 112012002668B1 BR 112012002668 A BR112012002668 A BR 112012002668A BR 112012002668 B1 BR112012002668 B1 BR 112012002668B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
monitoring
carrier
satellite
signaling
transmission
Prior art date
Application number
BR112012002668-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012002668A2 (pt
Inventor
Stefano Tempra
Original Assignee
Telespazio S.P.A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Telespazio S.P.A filed Critical Telespazio S.P.A
Publication of BR112012002668A2 publication Critical patent/BR112012002668A2/pt
Publication of BR112012002668B1 publication Critical patent/BR112012002668B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/14Relay systems
    • H04B7/15Active relay systems
    • H04B7/185Space-based or airborne stations; Stations for satellite systems
    • H04B7/18523Satellite systems for providing broadcast service to terrestrial stations, i.e. broadcast satellite service

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Astronomy & Astrophysics (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Radio Relay Systems (AREA)

Abstract

Sistema para monitorar e controlar em sistema de transmissão televisiva via satélite. A presente invenção se refere a um sistema de monitoração e controle de um sistema de telecomunicação via satélite (2) que compreende uma pluralidade de estações transmissoras (21, 22) que transmitem para um satélite (3) as respectivas portadoras que transportam um serviço. O sistema de monitoração e controle é caracterizado pelo fato de ser configurado para adquirir a partir das respectivas estações transmissoras (21,22) o primeiro conjunto de dados em relação ás respectivas condições de operações das estações transmissoras (21,22), para detectar um mar funcionamento do sistema de telecomunicações via satélite (2), para detectar um mau funcionamento do sistema de telecomunicações via satélite (2) e/ou do dito serviço com base no primeiro conjunto de dados adquiridos e no segundo conjunto de dados com relação a uma qualidade de dito serviço, e caso qualquer mau funcionamento seja detectado, inibir a transmissão por uma das estações transmissoras (21;22) de uma das respectivas portadoras e ativar a transmissão de dita portadora através de uma estação transmissora diferente (22; 21). De preferência, o sistema de telecomunicações via satélite (2) é um sistema por satélite de transmissões de dados de televisão, as estações transmissoras (21, 22) são alimentadas por um única fonte (23) com os mesmos sinais (...).

Description

Setor técnico da invenção
[001] A presente invenção se refere a um sistema para monitorar e controlar um sistema de telecomunicações via satélite.
[002] Em particular, a presente invenção mostra-se vantajosa, embora de aplicação não exclusiva, no campo de transmissão televisiva via satélite com base no padrão de transmissão digital de vídeo via satélite (DVB-S) e/ou no padrão de transmissão digital de vídeo via Satélite de segunda geração (DVB-S2).
[003] Conseqüentemente, a simplicidade da descrição e sem que isso implique qualquer perda de generalidade, no que se segue, a descrição da presente invenção irá fazer referência explícita aos sistemas de transmissão televisiva via satélite, permanecendo o entendimento de que a presente invenção pode ser vantajosamente aplicada também para outros tipos de sistemas de telecomunicações via satélite.
Estado da arte
[004] Como é de conhecimento, no contexto de transmissão televisiva via satélite, em particular uma baseada nos padrões DVB-S e/ou DVB-S2, uma estação transmissora localizada em uma dada posição sobre a superfície do planeta e suprida com sinais digitais de televisão, transmite, por meio de uma antena de satélite, os ditos sinais modulando-os sobre portadoras diferentes. A fim de que as portadoras transmitidas pela estação transmissora sejam recebidas de forma eficiente pelo satélite, uma unidade de controle de antena (ACU) é acoplada na antena de satélite para controlar o movimento da mesma, de modo a mantê-la sempre alinhada com o satélite. O satélite, por sua vez, transmite as portadoras recebidas a partir da estação transmissora sobre uma ampla área da superfície do Planeta.
[005] Em geral, uma estação transmissora compreende uma cadeia de transmissão redundante, sendo que a presença de dispositivos de comutação permite que, em caso de mau funcionamento de um dispositivo, faça uso de um respectivo dispositivo redundante.
[006] Atualmente, os sistemas de transmissão televisiva via satélite podem compreender até duas ou mais estações transmissoras, cada uma das quais é localizada em uma respectiva posição geográfica, sendo projetadas para transmitir as respectivas portadoras, e gerenciar de forma independente e autônoma os respectivos recursos de redundância com os quais estão equipados.
[007] Desafortunadamente, no entanto, nas cadeias de transmissão das estações transmissoras dos sistemas de transmissão televisiva via satélite atuais alguns estão presentes alguns pontos para os quais não é possível haver redundância, tais como, por exemplo, a ACU ou a membrana de mylar que reveste o /êetfda antena de satélite e que tem o propósito de manter o interior do /éetfsob pressão, de modo a prevenir a entrada de água, por exemplo, devido à chuva e/ou formação de gelo no interior do feed.
[008] Com relação aos sistemas de transmissão via satélite que utilizam uma pluralidade de estações de transmissão, o documento EP 1241801 A descreve um método de diversidade de locais, um método de recepção de transmissão digital via satélite e um receptor de transmissão digital via satélite que pode fazer a diferença no tempo de saída de dados entre uma estação principal e uma estação subsidiária no momento da troca do local no menor possível e pode realizar a re-sincronização o mais rápido possível. No método de diversidade de locais para transmissão digital via satélite de acordo com EP 1241801 A, quando é recebido um sinal de designação de execução de troca de local, o local é trocado durante um período de um campo de informações TMCC de um quadro específico predeterminado de um super-quadro determinado quando o sinal de designação de execução é recebido. No lado do receptor, as informações da transmissão são recebidas continuamente, por meio da detecção de um campo de informação TMCC em um quadro específico durante um período em que o local foi trocado e por meio do estabelecimento da re-sincronização pelo uso de um padrão de sincronização de super- quadro W2 ou W3 após o campo de informação TMCC detectado.
Tema e síntese da invenção
[009] O Requerente tem notado que em uma estação transmissora de um sistema de transmissão televisiva via satélite, qualquer falha ou de mau funcionamento de um dispositivo da cadeia de transmissão que não esteja equipado com um respectivo dispositivo redundante e/ou uma falha simultânea ou mau funcionamento tanto de um dispositivo da cadeia de transmissão como do respectivo dispositivo redundante e/ou uma falha simultânea ou mau funcionamento tanto de um dispositivo da cadeia de transmissão como do dispositivo de comutação concebido para permitir a operação do respectivo dispositivo redundante pode causar uma interrupção da transmissão e, portanto, uma interrupção do serviço (ou de parte do serviço no caso de duas ou mais estações transmissoras), fornecido pelo sistema de transmissão televisiva via satélite.
[0010] O Requerente teve, igualmente, notado que, em condições meteorológicas particulares, por exemplo, no caso de fortes chuvas/tempestades de granizo/queda de neve que causam uma elevada atenuação das potências de transmissão, pode ser impossível manter uma transmissão eficiente e, consequentemente, pode haver até mesmo uma interrupção do serviço (ou de parte do serviço no caso de duas ou mais estações transmissoras), fornecido pelo o sistema de transmissão televisiva via satélite.
[0011] O objetivo da presente invenção é, portanto, fornecer um sistema para monitorar e controlar um sistema de transmissão televisiva via satélite que irá ser capaz de superar, ao menos em parte, os problemas supracitados.
[0012] O objetivo supracitado é alcançado através da presente invenção na medida em que ela se refere a um sistema para monitorar e controlar um sistema de telecomunicações via satélite, de acordo com o que está definido nas reivindicações anexas.
Breve descrição dos desenhos
[0013] Para uma melhor a compreensão da presente invenção, algumas formas de realização preferidas serão agora descritas, puramente a título de exemplo não limitativo, com referência à figura anexa (fora de escala), as quais são uma ilustração esquemática de um sistema para monitorar e controlar um sistema de transmissão televisiva via satélite de acordo com uma forma de realização preferida da presente invenção.
Descrição detalhada das formas de realização preferidas da invenção
[0014] A descrição a seguir é fornecida para permitir a um especialista no setor para implementar e utilizar a invenção. Diversas modificações nas formas de realização apresentadas serão imediatamente evidentes aos especialistas no sector, e os princípios genéricos descritos neste documento poderão ser aplicados a outras formas de realização e aplicações, sem que por isso se afaste do âmbito de proteção da a presente invenção.
[0015] Portanto, a presente invenção não deve ser entendida como sendo de qualquer maneira limitada apenas às formas de realização descritas e ilustradas, mas a ela deve ser concedido o mais vasto âmbito de proteção de forma consistente com os princípios e características aqui apresentados e definido nas reivindicações anexas.
[0016] A presente invenção se refere a um sistema configurado para: monitorar e controlar a operação de um sistema de telecomunicações via satélite, de preferência de um sistema de transmissão televisiva via satélite, e de um serviço fornecido dessa forma; detectar qualquer mau funcionamento possível de dito sistema de telecomunicações via satélite e/ou de dito serviço; e intervir em caso de mau funcionamento no dito sistema de telecomunicações via satélite para restaurar a operação apropriada de dito sistema de telecomunicações via satélite e/ou de dito serviço.
[0017] Em particular, a figura em anexo mostra um diagrama de bloco que representa um sistema 1 para monitorar e controlar um sistema de transmissão televisiva via satélite 2 de acordo com uma forma de realização preferida da presente invenção.
[0018] Em detalhe, como mostrado na figura anexa, o dito sistema 1 compreende os meios de monitoração e controle 11 e os meios de medição de qualidade de serviço 12, enquanto que o dito sistema de transmissão televisiva via satélite 2 compreende uma primeira estação transmissora e uma segunda estação transmissora, designadas nas figuras anexas por 21 e 22, respectivamente.
[0019] As estações transmissoras 21 e 22 são localizadas em respectivas posições sobre a superfície do Planeta, são supridas por uma única fonte 23, com os mesmos sinais digitais de televisão, de preferência compatíveis com o padrão DVB-S e/ou o padrão DVB- S2, e compreendem os respectivos sistemas de monitoração e controle, designados nas figuras anexas por 211 e 221, respectiva mente.
[0020] Em adição, as estações transmissoras 21 e 22, a fim de transmitir a um satélite 3 as respectivas porções de ditos sinais digitais de televisão, transmite, por meio de respectivas antenas de satélite (não mostradas na figura anexa), as respectivas portadoras que transportam as ditas respectivas porções de ditos sinais digitais de televisão.
[0021] Convenientemente, as estações transmissoras 21 e 22 compreendem as cadeias de transmissão redundantes nas quais a presença de dispositivos de comutação permite, em caso de mau funcionamento de um dispositivo, o uso de um respectivo dispositivo redundante.
[0022] Portanto, o satélite 3 transmite as portadoras recebidas a partir das estações transmissoras 21 e 22 sobre uma área da superfície do Planeta, na qual estão localizados os meios de medição de qualidade de serviço 12.
[0023] Em adição, mais uma vez com referência à figura anexa, os meios de monitoração e controle 11 são conectados aos sistemas de monitoração e controle 211 e 221 e aos meios de medição de qualidade de serviço 12, de preferência por meio de uma rede de comunicações baseada no Protocolo de Internet (IP).
[0024] Em geral, em caso de mau funcionamento do sistema de transmissão televisiva via satélite 2 e/ou do serviço prestado, portanto, os meios de monitoração e controle 11 de transferem uma ou mais portadoras transmitidas pela primeira estação transmissora 21 para a segunda estação transmissora 22 e/ou vice-versa; ou seja, eles realizam uma comutação geográfica da transmissão de uma ou mais portadoras entre as estações transmissoras 21 e 22.
[0025] Em particular, os meios de monitoração e controle 11, através de dita rede de comunicações, recebe, a partir dos sistemas de monitoração e controle 211 e 221, os respectivos dados relacionados com as respectivas condições de operação das estações transmissoras 21 e 22 e, a partir dos meios de medição de qualidade de serviço 12, os dados a respeito da qualidade do serviço fornecido pelo sistema de transmissão televisiva via satélite 2. Com base nos dados recebidos a partir dos sistemas de monitoração e controle 211 e 221 e a partir dos meios de medição de qualidade de serviço 12, os meios de monitoração e controle 11 detectam qualquer mau funcionamento possível do sistema de transmissão televisiva via satélite 2, e/ou, portanto, do serviço prestado.
[0026] Em detalhe, as estações transmissoras 21 e 22 compreendem os respectivos receptores de sinalização (não mostrados na figura anexa), os quais recebem um sinal de sinalização a partir do satélite 3.
[0027] Como é de conhecimento, um sinal de sinalização é um sinal não modulado transmitido por um satélite, em uma freqüência fixa pré-definida, dita como "freqüência de sinalização", e tem o propósito de permitir o alinhamento entre as antenas de satélite sobre o Planeta e o satélite e para avaliar a atenuação de potência pela qual passou os sinais transmitidos em downlink devido às condições meteorológicas. Muitos dos satélites atualmente em órbita transmitem diferentes sinais de sinalização em respectivas freqüências de sinalização.
[0028] Portanto, os receptores de sinalização das estações transmissoras 21 e 22 recebem a partir do satélite 3 os sinais de sinalização em uma ou mais freqüências de sinalização. Com base nos sinais de sinalização recebidos, em particular com base nas potências de ditos sinais de sinalização recebidos, os sistemas de monitoração e controle 211 e 221 determinam, ou seja, calculam, os valores do nível de sinalização indicando as atenuações de potência sofridas pelos sinais transmitidos em downlink devido às condições meteorológicas encontradas durante a propagação.
[0029] Assumindo que o princípio de reciprocidade dos canais de rádio em downlink e uplink seja válido, caso um sinal sofra uma dada atenuação de potência quando ele se propaga entre o satélite 3 e a estação transmissora 21 ou 22, ou seja, em downlink, é possível assumir que um sinal que propague entre a estação transmissora 21 ou 22 e o satélite 3, ou seja, em uplink, sofra uma atenuação de potência proporcional à sofrida no downlink.
[0030] Portanto, os valores de nível da sinalização determinados pelos sistemas de monitoração e controle 211 e 221 são assumidos como indicando as atenuações de potência sofridas pelas portadoras transmitidas pelas estações transmissoras 21 e 22 para o satélite 3 devido às condições climáticas encontradas durante a propagação.
[0031] Em adição, os sistemas de monitoração e controle 211 e 221 determinam, ou seja, calculam também os respectivos valores de potência efetiva isotrópica irradiada {effective-irradiated-isotropic-powef}(EIRP).
[0032] Em particular, os sistemas de monitoração e controle 211 e 221 determinam os ditos respectivos valores de EIRP com base nas respectivas potências com os quais as estações transmissoras 21 e 22 transmitem as respectivas portadoras, as ditas respectivas potências de transmissão sendo obtidas pelo uso de respectivos amplificadores de alta potência (HPAs) (não mostrados na figura anexa), acoplados nas respectivas antenas de satélite.
[0033] Em detalhe, os sistemas de monitoração e controle 211 e 221 determinam, para cada uma das portadoras transmitidas pelas estações transmissoras 21 e 22, um respectivo valor de EIRP.
[0034] Portanto, de preferência, os meios de monitoração e controle 11 recebem a partir dos sistemas de monitoração e controle 211 e 221 os respectivos valores de níveis da sinalização e os respectivos valores de EIRP determinados.
[0035] Convenientemente, os valores de nível de sinalização e os valores de EIRP recebidos a partir das estações transmissoras 21 e 22 são associados a outras informações que tenham a finalidade de validá-los, tais como, por exemplo, os alarmes de conexão e posições dos dispositivos de comutação para determinar as cadeias de transmissão ativas nas estações transmissoras 21 e 22.
[0036] Uma vez que a validade dos valores de nível da sinalização e dos valores de EIRP recebidos tenha sido determinada, os meios de monitoração e controle 11 aplicam nos valores de nível da sinalização e nos valores de EIRP recebidos e validados os respectivos limiares pré-definidos para determinar se a valores de nível da sinalização e os valores de EIRP recebidos e validados indicam uma situação de alarme.
[0037] Em particular, os meios de monitoração e controle 11 comparam os valores de nível da sinalização recebidos e validados com um respectivo limiar de sinalização pré- configurado e, caso a comparação revele uma situação de alarme, geram um alarme de sinalização. Da mesma forma, os meios de monitoração e controle 11 comparam os valores de EIRP recebidos e validados com os respectivos limiares de EIRP pré- configurados e, caso a comparação de um ou mais valores de EIRP com os respectivos limiares de EIRP pré-configurados revele uma situação de alarme, geram um alarme de EIRP para as respectivas portadoras.
[0038] Em adição, os meios de medição de qualidade de serviço 12 recebem, por meio de uma antena de satélite (não mostrado na figura anexa), as portadoras transmitidas pelo satélite 3 e determinam valores que indiquem a qualidade do serviço fornecido pelo sistema de transmissão televisiva via satélite 2; em particular, eles determinam os valores que indiquem a qualidade das portadoras recebidas.
[0039] De preferência, os meios de medição de qualidade de serviço 12 determinam, ou seja calculam, para cada uma das portadoras recebidas, um respectivo valor de taxa bit errado (bit-error-rate} (BER). Caso um valor de BER determinado seja menor do que um respectivo limiar de qualidade de pré-configurado, os meios de medição de qualidade de serviço 12 indicam uma situação de alarme para a respectiva portadora e informa, através de dita rede de comunicações, um respectivo alarme de BER aos meios de monitoração e controle 11.
[0040] Convenientemente, os meios de medição de qualidade de serviço 12 também fornecem os parâmetros para determinar a validade das medições aos meios de monitoração e controle 11.
[0041] A validação dos valores de nível da sinalização, dos valores de EIRP, e das medições de BER, com base nos sinais que são para serem validados e enviados pelos sistemas de monitoração e controle 211 e 221 e pelos meios de medição de qualidade de serviço 12 para os meios de monitoração e controle lie pelos dispositivos das cadeias de transmissão das estações transmissoras 21 e 22 para os sistemas de monitoração e controle 211 e 221, assegura que as decisões tomadas pelos meios de monitoração e controle 11 são baseadas em dados válidos.
[0042] No caso de perda de comunicação, os processos de comutação geográfica podem ser convenientemente bloqueados até o restabelecimento da comunicação.
[0043] Dada a peculiaridade das lógicas do circuito {hardware}de comutação dos dispositivos na cadeia de transmissão individual, o fato de fornecer as informações nas quais o dispositivo esteja ativo para a dita cadeia de transmissão permite aos de meios de monitoração e controle 11 armazenar as posições dos dispositivos de comutação. As posições armazenadas dos dispositivos de comutação podem ser, portanto, convenientemente utilizadas no caso de perda de comunicação pelo circuito lógica de comutação. Desta forma, a intervenção dos meios de monitoração e controle 11 está segura, mesmo no caso de falha da lógica do circuito da cadeia de comutação, uma situação que demonstra ser de maior risco para a garantia de o serviço.
[0044] Retornando para a descrição da operação dos meios de monitoração e controle 11, no caso em que um alarme de BER para uma dada portadora e um alarme de EIRP para a dita dada portadora estejam simultaneamente presentes, ou então no caso em que um alarme de BER para uma dada portadora e um alarme de sinalização estejam simultaneamente presentes, os meios de monitoração e controle 11 inibem a transmissão de dita dada portadora para a estação transmissora 21 ou 22 que a estiver transmitindo no momento e ativam a transmissão de dita dada portadora através da outra estação transmissora 22 ou 21 .
[0045] Em particular, para um alarme de BER e sinalização ou então um alarme BER e EIRP duplo para uma dada portadora, os meios de monitoração e controle 11: executam os comandos para remover a dada portadora a partir da estação transmissora 21 ou 22 atualmente transmitindo através do respectivo sistema de monitoração e controle 211 ou 221; aguardam pela confirmação de que a remoção tenha ocorrido através de dito sistema de monitoração e controle 211 ou 221; e executa os comandos para ativação de dada portadora na outra estação transmissora 22 ou 21 através de respectivo sistema de monitoração e controle 221 ou 211, aguardando a confirmação de ativação.
[0046] De preferência, antes de realizar uma comutação geográfica da transmissão de dada portadora a partir de uma estação transmissora para a outra, os meios de monitoração e controle 11 validam temporariamente cada um dos três alarmes BER, EIRP e sinalização.
[0047] Em particular, cada um dos três alarmes, BER, EIRP e sinalização, deve durar um tempo mínimo antes de ser validado. Desta forma, as comutações geográficas extemporâneas e as comutações geográficas que não sejam efetivamente necessárias serão impedidas uma vez que uma intervenção de uma lógica do circuito de comutação sobre a cadeia de transmissão em mau funcionamento iria solucionar qualquer mau funcionamento contingente sem qualquer necessidade de uma comutação geográfica.
[0048] Convenientemente, os meios de monitoração e controle 11, podem ser configurados para cada portadora individual em um dos seguintes estados: um estado de "ANALISE", no qual os meios de monitoração e controle 11 são ativos para a portadora; um estado "MANUAL", no qual os meios de monitoração e controle 11 não são ativos para a portadora, mas é possível realizar a comutação geográfica através de um comando de um operador dos meios de monitoração e controle 11; e um estado de "MANUTENÇÃO", no qual os meios de monitoração e controle 11 não são ativos para a portadora e não é possível operar sobre os meios de monitoração e controle 11.
[0049] Portanto, quando um operador dos meios de monitoração e controle 11 define o estado de "ANALISE" para uma portadora, inicialmente é definido um estado "INICIALIZAR" nos meios de monitoração e controle 11 para a portadora, e, caso todas as informações necessárias sejam validadas, então o estado "ANALISE" é definido.
[0050] Durante uma comutação geográfica de uma portadora, a portadora nos meios de monitoração e controle 11 assume uma série completa de valores que descrevem o processo de comutação geográfica, na remoção particular da permissão de transmissão pela estação transmissora 21 ou 22 originalmente incumbida de transmitir a portadora, a verificação de que tenha ocorrido a remoção da habilitação, permitindo que ocorra a transmissão da portadora na outra estação transmissora 22 ou 21, e a verificação de que tenha ocorrido a habilitação.
[0051] No final da comutação geográfica, os meios de monitoração e controle 11 enviam o estado da portadora para o estado "MANUAL".
[0052] A reconfiguração do estado "ANALISE" pode ser convenientemente executada pelo operador dos meios de monitoração e controle 11, de forma a impedir quaisquer possíveis comutações geográficas repetidas entre as estações transmissoras 21 e 22.
[0053] Em adição, os meios de monitoração e controle 11 gerenciam também uma informação "INCUMBIDA", ou seja, a informação como para qual estação transmissora é atribuída a tarefa, em uma situação normal, de transmitir a portadora.
[0054] Esta informação tem o propósito de destacar para o operador se a situação apresentada pelos meios de monitoração e controle 11 é normal ou se estamos em uma situação na qual os meios de monitoração e controle 11 intervieram.
[0055] Na seqüência a respeito de uma comutação geográfica de uma portadora, a transmissão da portadora pode ser restaurada uma vez que a situação de alarme tenha terminado, novamente sobre a estação transmissora originalmente incumbida para a sua transmissão por meio de uma comutação geográfica manual por parte do operador, ou do contrário, a estação transmissora que atualmente transmite a portadora pode ser promovida a "Incumbida".
[0056] A fim de sinalizar para o operador o estado dos meios de monitoração e controle 11, uma informação adicional pode ser usada, concebida para indicar se a cadeia está: "on line com as informações incumbidas"; "salvo na estação transmissora não incumbida"; "pronta para aceitar a comutação da estação transmissora incumbida"; ou "não está pronta para aceitar a comutação da estação transmissora incumbida".
[0057] Convenientemente, os sistemas de monitoração e controle 211 e 221 podem ser redundantes, ou seja, eles podem compreender um servidor mestre e um servidor escravo, o qual pode ficar no lugar do servidor mestre em caso de mau funcionamento ou falha do último. Os meios de monitoração e controle 11, portanto, armazenam os endereços de IP de ambos os servidores e se conectam automaticamente ao primeiro dos dois servidores disponíveis e tentam se conectar novamente, em caso de perda de conexão, com o primeiro servidor disponível.
[0058] Em adição, os meios de monitoração e controle 11 também podem ser convenientemente redundantes, ou seja, eles podem convenientemente compreender um servidor mestre e um servidor escravo com a ativação do software no servidor escravo em caso de mau funcionamento ou a falha do servidor mestre.
[0059] Os meios de medição de qualidade de serviço 12 também podem ser convenientemente redundantes, ou seja, eles podem convenientemente compreender um servidor mestre e um servidor escravo, o qual pode ficar no lugar do servidor mestre em caso de mau funcionamento ou falha do último. Os meios de monitoração e controle 11, também no caso em questão, armazenam os endereços de IP de ambos os servidores e automaticamente se conectar ao primeiro dos dois servidores disponíveis e tentar se conectar novamente, no caso de perda de conexão, ao primeiro disponível.
[0060] Mais, os meios de monitoração e controle 11 armazenam as informações a respeito de qual servidor de sistemas de monitoração e controle 211 e 221 e qual servidor dos meios de medição de qualidade de serviço 12 está fornecendo as informações.
[0061] Por outro lado, os meios de monitoração e controle 11, em adição ao armazenamento de todos os eventos recebidos, todas as mudanças de estado, e todas as ações empreendidas, também armazenam um arquivo de histórico para cada evento.
[0062] Em particular, quando houver nos meios de monitoração e controle 11 o primeiro alarme para uma cadeia no estado "ANALISE", o estado da cadeia passa para "AVISADO", e isto ativa o início do evento que gerará um arquivo de histórico, identificado com o nome da portadora, a data e o horário, o qual contém todas as informações a respeito da portadora até que ele retorne para o estado "ANALISE" quando o alarme cessar ou ele irá para o estado "MANUAL" se a comutação geográfica tiver ocorrido. Desta forma, ele é particularmente simples para verificar os eventos correspondentes para uma comutação de geográfica específica.
[0063] A partir da descrição precedente as vantagens podem ser prontamente compreendidas.
[0064] Em particular, deveria ser enfatizada a forma como o sistema de acordo com a presente invenção permite que solução dos problemas causados pelas condições meteorológicas particularmente adversas e/ou pela falha ou mau funcionamento dos dispositivos das cadeias de transmissão que não estejam equipados com os respectivos automáticos de habilitação dos dispositivos redundantes e/ou pela falha simultânea ou mau funcionamento de ambos os dispositivos das cadeias de transmissão e dos respectivos dispositivos redundantes e/ou pela falha simultânea mau funcionamento de ambos os dispositivos das cadeias de transmissão e dos dispositivos de comutação concebidos para habilitar a operação dos respectivos dispositivos redundantes.
[0065] Outra vantagem da presente invenção deriva do fato de que ela impede a interrupção dos serviços prestados pelos sistemas de telecomunicações via satélite ou, ao menos, reduz o tempo e interrupção de ditos serviços.
[0066] Finalmente, é claro que diversas modificações podem ser feitas na presente invenção, todas da quais recaiam dentro da esfera de proteção da invenção tal como definido nas reivindicações anexas.

Claims (11)

1. Sistema (1) de monitoramento e controle projetado para monitorar e controlar um sistema de telecomunicações via satélite (2), caracterizado por: o dito um sistema de telecomunicações via satélite (2) compreender uma pluralidade de estações de transmissão (21, 22) para transmissão, para um satélite (3), de portadoras que transportam um serviço; o satélite (3) sendo configurado para: o transmitir sobre uma determinada área da superfície do Planeta as portadoras recebidas das estações de transmissão (21, 22), e o transmitir sinais de sinalização; e cada estação de transmissão (21, 22) é operável para transmitir as respectivas portadoras ao satélite (3), e é configurada para o receber os sinais de sinalização transmitidos pelo satélite (3), o determinar, com base nos sinais de sinalização recebidos, valores no nível de sinalização indicativos de atenuações de potência sofridas pelas respectivas portadoras transmitidas devido às condições climáticas encontradas durante a propagação a partir da dita estação de transmissão (21, 22) para o satélite (3), e o determinar os valores de EIRP para as respectivas portadoras transmitidas com base nas potências de transmissão utilizadas pela dita estação de transmissão (21, 22); o sistema (1) de monitoramento e controle compreendendo: - meios de medição de qualidade de serviço (12) localizados na dita área da superfície do planeta e configurados para: o receber as portadoras transmitidas pelo satélite (3), o determinar indicadores de qualidade para as portadoras recebidas, e o gerar um alarme de qualidade para uma portadora recebida se um indicador de qualidade correspondente determinado para a dita portadora recebida satisfizer uma primeira condição predefinida em relação a um limiar de qualidade predefinido; e - meios de monitoramento e controle (11) acoplados com as estações de transmissão (21, 22) e com os meios de medição da qualidade de serviço (12) para receber, respectiva mente, os valores no nível de sinalização e os valores de EIRP determinados pelas ditas estações de transmissão (21, 22), e os alarmes de qualidade gerados pelos ditos meios de medição da qualidade de serviço (12); os ditos meios de monitoramento e controle (11) sendo configurados para o detectar um mau funcionamento do sistema de telecomunicações via satélite (2) e/ou do serviço em relação a uma determinada portadora com base nos alarmes de qualidade recebidos, nos valores no nível de sinalização e nos valores de EIRP recebidos, e o caso um mau funcionamento em relação a uma determinada portadora seja detectado, inibir a estação transmissora (22, 21) que estiver transmitindo atualmente a dita determinada portadora a partir de outra transmissão de dita portadora e ativar a transmissão da dita determinada portadora por uma estação de transmissão diferente (21, 22).
2. Sistema de monitoramento e controle, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o sistema de telecomunicações via satélite (2) ser um sistema de transmissão televisiva via satélite, sendo que as estações de transmissão (21, 22) são supridas por uma única fonte (23) com os mesmos sinais digitais de televisão; e sendo que cada estação de transmissão (21, 22) é operável para transmitir as respectivas portadoras que transportam as respectivas porções de ditos sinais digitais de televisão.
3. Sistema de monitoramento e controle, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por indicadores de qualidade determinados pelos meios de medição de qualidade de serviço (12) serem valores BER.
4. Sistema de monitoramento e controle, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por os meios de monitoramento e controle (11) serem configurados ainda para gerar um alarme de sinalização caso um valor de nível de sinalização recebido satisfaça uma segunda condição pré-definida em relação a um limiar de sinalização pré-configurado.
5. Sistema de monitoramento e controle, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado por os meios de monitoramento e controle (11) serem configurados ainda para: receber das estações de transmissão (21, 22) os primeiros dados de validação a serem utilizados para validar os valores de nível de sinalização determinados pelas ditas estações de transmissão (21, 22); validar os valores recebidos no nível de sinalização com base nos primeiros dados de validação recebidos; e gerar um alarme de sinalização se um valor de nível de sinalização validado satisfizer uma segunda condição predefinida em relação a um limiar de sinalização predefinido.
6. Sistema de monitoramento e controle, de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizado por os meios de monitoramento e controle (11) serem configurados ainda para detectar um mau funcionamento do sistema de telecomunicações via satélite (2) e/ou do serviço em relação a uma determinada portadora caso um alarme qualidade para dita determinada portadora e um alarme de sinalização estejam presentes.
7. Sistema de monitoramento e controle, de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizado por os meios de monitoramento e controle (11) serem configurados ainda para detectar um mau funcionamento do sistema de telecomunicações via satélite (2) e/ou do serviço em relação a uma determinada portadora caso um alarme qualidade para dita determinada portadora e um alarme de sinalização permaneçam por um tempo mínimo predefinido.
8. Sistema de monitoramento e controle, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por os meios de monitoramento e controle (11) serem configurados ainda para gerar um alarme de EIRP para uma portadora caso um valor de EIRP recebido correspondente determinado para a dita portadora satisfaça uma terceira condição predefinida em relação a um limiar de EIRP predefinido.
9. Sistema de monitoramento e controle, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado por os meios de monitoramento e controle (11) serem configurados ainda para: receber das estações de transmissão (21, 22) os segundos dados de validação a serem usados para validar os valores de EIRP determinados pelas ditas estações de transmissão (21, 22); validar os valores de EIRP recebidos com base nos segundos dados de validação recebidos; e gerar um alarme de EIRP para uma portadora caso um valor de EIRP validado correspondente determinado para a dita portadora satisfaça uma terceira condição predefinida em relação a um limiar de EIRP predefinido.
10. Sistema de monitoramento e controle, de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizado por os meios de monitoramento e controle (11) serem configurados ainda para detectar um mau funcionamento do sistema de telecomunicações via satélite e/ou do serviço em relação a uma dada portadora caso um alarme de EIRP para a dita portadora e um alarme de qualidade para a dita portadora estejam presentes.
11. Sistema de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizado por os meios de monitoramento e controle (11) serem configurados ainda para detectar um mau funcionamento do sistema de telecomunicações via satélite e/ou do serviço em relação a uma determinada portadora caso um alarme de EIRP para a determinada portadora e um alarme de qualidade para a dita determinada portadora permaneçam por um tempo mínimo pré-definido.
BR112012002668-2A 2009-08-04 2009-08-04 sistema para monitorar e controlar um sistema de transmissão televisiva via satélite BR112012002668B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/IT2009/000359 WO2011016060A1 (en) 2009-08-04 2009-08-04 System for monitoring and control of a satellite-televi sion broadcasting system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012002668A2 BR112012002668A2 (pt) 2017-12-05
BR112012002668B1 true BR112012002668B1 (pt) 2020-10-20

Family

ID=41323530

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012002668-2A BR112012002668B1 (pt) 2009-08-04 2009-08-04 sistema para monitorar e controlar um sistema de transmissão televisiva via satélite

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP2462705B1 (pt)
BR (1) BR112012002668B1 (pt)
ES (1) ES2441865T3 (pt)
WO (1) WO2011016060A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103780325B (zh) * 2014-01-17 2016-04-27 航天数字传媒有限公司 一种卫星传输监控监测系统
US10656281B2 (en) 2016-11-10 2020-05-19 Cable Television Laboratories, Inc. Systems and methods for interference detection in shared spectrum channels
US10116381B1 (en) 2016-11-10 2018-10-30 Cable Television Laboratories, Inc Systems and methods for fixed satellite service protection using real-time measurement
WO2019067601A1 (en) * 2017-09-26 2019-04-04 Cable Television Laboratories, Inc. SYSTEMS AND METHODS FOR BEACON DETECTION INFRASTRUCTURES
FR3088783B1 (fr) * 2018-11-15 2020-11-27 Thales Sa Procede et systeme d'estimation des attenuations des liens montants respectifs de station(s) d'acces satellitaire nominale(s) a un satellite de telecommunications a tres haut debit vhts

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2295296A (en) * 1994-11-18 1996-05-22 Int Maritime Satellite Organiz Mobile satellite communications system
GB2316834B (en) * 1996-08-24 2001-05-16 Ico Services Ltd Earth station acquisition system for satellite communications
JP3987258B2 (ja) * 1999-12-20 2007-10-03 株式会社ケンウッド サイトダイバーシティ方法、デジタル衛星放送の受信方法およびデジタル衛星放送受信機
JP3701162B2 (ja) * 2000-01-19 2005-09-28 株式会社ケンウッド サイトダイバーシティ方法
US7584297B1 (en) * 2002-09-26 2009-09-01 Viasat, Inc. Soft diversity satellite gateway architecture

Also Published As

Publication number Publication date
EP2462705B1 (en) 2013-10-09
EP2462705A1 (en) 2012-06-13
BR112012002668A2 (pt) 2017-12-05
ES2441865T3 (es) 2014-02-06
WO2011016060A1 (en) 2011-02-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10903899B2 (en) Satellite communications networking
BR112012002668B1 (pt) sistema para monitorar e controlar um sistema de transmissão televisiva via satélite
JP5640246B2 (ja) 分散型障害感知および回復のためのシステムおよび方法
US8717986B2 (en) Apparatus and method for determining MIMO/DSM operating mode
EP3481117B1 (en) Point-to-point radio system, point-to-point radio apparatus, and communication control method
JP2011193263A (ja) 光信号冗長システム、光信号分配装置及び光信号冗長方法
WO2019137390A1 (zh) 信息传输方法、装置、第一设备及第二设备
EP0324363A2 (en) Demand assignment multiple access control system
JP2015501555A (ja) 分岐された光学ネットワークにおける障害回復のための方法およびシステム
WO2018192667A1 (en) Beam training for a wireless device
US11166146B2 (en) Combined riser in building emergency repeater system
US9271190B2 (en) Remotely managed data radios including remote management capabilities
ES2658191T3 (es) Equipo de cabecera, así como sistema y procedimiento para la conexión, tolerante a fallos, de terminales de banda ancha sobre líneas eléctricas a una red troncal mediante este equipo de cabecera
JP2003244047A (ja) 衛星通信方式
US11888757B2 (en) Performing calculation for state management when failure in communication has occurred
US20120243529A1 (en) Wireless base station, reference signal supply device, and wireless base station system
CN110011717B (zh) 一种星载网络化管控系统
WO2001086893A2 (en) Data packet communications system with a plurality of antennas
JPS5941620B2 (ja) 二重系ル−プ伝送システムのル−プバック方式
JP5234816B2 (ja) 通信制御方法及び通信制御システム
JP3674534B2 (ja) 衛星通信方法および衛星通信地球局システム
WO2022074766A1 (ja) 多重伝送システムおよび多重伝送システムのリソース制御方法
KR20090099698A (ko) 배전 자동화 시스템에서 이중화한 무선 브리지 통신장치
JP7266994B2 (ja) 可視光通信システム
JP4003704B2 (ja) 二重化伝送路切替装置及び方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/10/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.