BR102023019285A2 - Monitoramento de condição de uma montagem de faca contínua de uma colheitadeira agrícola - Google Patents

Monitoramento de condição de uma montagem de faca contínua de uma colheitadeira agrícola Download PDF

Info

Publication number
BR102023019285A2
BR102023019285A2 BR102023019285-8A BR102023019285A BR102023019285A2 BR 102023019285 A2 BR102023019285 A2 BR 102023019285A2 BR 102023019285 A BR102023019285 A BR 102023019285A BR 102023019285 A2 BR102023019285 A2 BR 102023019285A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
knives
sensor
platform
fact
condition
Prior art date
Application number
BR102023019285-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Cory Douglas Hunt
Pieter Van Overschelde
Jethro Martin
Original Assignee
Cnh Industrial America Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cnh Industrial America Llc filed Critical Cnh Industrial America Llc
Publication of BR102023019285A2 publication Critical patent/BR102023019285A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D41/00Combines, i.e. harvesters or mowers combined with threshing devices
    • A01D41/12Details of combines
    • A01D41/14Mowing tables
    • A01D41/141Automatic header control

Abstract

Trata-se de uma plataforma para uma colheitadeira agrícola que inclui uma faca em circuito contínuo e um sensor para detectar as condições de uma pluralidade de facas da faca em circuito contínuo em incrementos que compreende os grupos não adjacentes de uma ou mais facas, em que substancialmente toda a pluralidade de facas é detectada depois que uma pluralidade de ciclos da faca em circuito contínuo passa pelo sensor. Com a plataforma assim equipada, uma determinação a tempo pode ser feita do desgaste ou danos nas facas em um sistema de corte com faca em circuito, de modo que as facas danificadas possam ser substituídas antes que ocorra uma deterioração significativa do desempenho de corte.

Description

[001] Esta invenção refere-se, em geral, a uma plataforma de uma colheitadeira agrícola e, em particular, a uma plataforma que inclui um sensor para detectar as condições de grupos não adjacentes de uma ou mais facas de uma montagem de faca em circuito contínuo, por meio da qual substancialmente todas as facas são detectadas depois que uma pluralidade de ciclos da faca em circuito contínuo passa pelo sensor.
Fundamentos da Invenção
[002] Uma colheitadeira agrícola, por exemplo, uma máquina de corte de planta como, mas não limitada a uma ceifeira-debulhadora ou uma enfardadeira, inclui, em geral, uma plataforma operável para cortar e coletar plantas ou material de colheita à medida que a colheitadeira é conduzida por um campo de colheita. A plataforma tem um mecanismo de corte de planta, por exemplo, uma barra de corte, para cortar as plantas ou colheitas através, por exemplo, de um mecanismo de foice alongado que inclui uma pluralidade de facas que são acionadas para alternar lateralmente em relação a uma estrutura de proteção não reciprocante conhecida como contrafacas. Depois que as colheitas são cortadas, elas fluem sobre rampas de colheita, onde são coletadas dentro da plataforma e transportadas através de um transportador, como um transportador de esteira e/ou transportador helicoidal, em direção a um alimentador localizado de modo central dentro da plataforma. Embora este seja um método de corte bem conhecido e testado, o movimento alternado das facas do mecanismo de foice tem inúmeras desvantagens. O sistema é submetido a vibrações e picos de forças elevados que podem causar desgaste prematuro das facas e/ou das contrafacas ou do próprio mecanismo de acionamento. Estas forças podem se tornar excessivas, especialmente nas colheitadeiras cada vez maiores atualmente utilizadas.
[003] Uma alternativa às facas alternadas é o chamado cortador de correia ou cortador de faca em circuito, no qual as facas são montadas em um membro ou transportador flexível sem fim em movimento contínuo, que se move ao longo da borda frontal da plataforma. O membro flexível que pode ser, por exemplo, uma correia, uma corrente ou similares, é guiado por um conjunto de polias ou rodas dentadas, uma das quais é girada ativamente a uma velocidade desejada. As facas se movem em uma direção, mais uma vez em relação às contrafacas estacionárias, ao longo do lado frontal do percurso do membro flexível, e se movem na direção oposta (isto é, em um circuito) ao longo do lado posterior do dito percurso. Embora as vibrações e os picos de forças sejam um problema muito menor com os cortadores de faca em circuito, a solução da faca em circuito é vulnerável a outros problemas. Um problema significativo é a quebra de facas quando uma obstrução é encontrada no campo, como uma pedra grande ou outro objeto sólido.
[004] Nos sistemas de facas em circuito atualmente conhecidos, tal quebra de facas deteriora o desempenho de corte, especialmente porque tais defeitos podem permanecer não detectados durante uma operação de colheita. Não somente grandes defeitos devido à quebra de facas passam despercebidos dessa forma, mas esse também é o caso de defeitos menores ou de falha de facas devido ao desgaste excessivo.
Sumário da Invenção
[005] De acordo com uma modalidade de exemplo, a presente divulgação fornece um plataforma para uma colheitadeira agrícola que compreende uma montagem de faca em circuito contínuo que compreende uma pluralidade de facas fixas a um membro flexível sem fim, e um sensor configurado para detectar uma condição da pluralidade de facas em incrementos que compreende os grupos não adjacentes de uma ou mais facas, em que substancialmente uma totalidade da pluralidade de facas é detectada depois que uma pluralidade de ciclos da faca contínua passa pelo sensor. A plataforma compreende ainda um motor engatado operativamente com a correia flexível sem fim para mover a pluralidade de facas além do sensor.
[006] De acordo com outra modalidade de exemplo, a presente divulgação fornece uma plataforma para uma colheitadeira agrícola que compreende uma plataforma para uma colheitadeira agrícola que compreende uma montagem de faca em circuito contínuo que compreende as facas X fixas a um membro flexível sem fim; e um sensor para detectar uma condição das facas X de acordo com um intervalo de amostragem de faca Y. O plataforma compreende ainda um motor engatado operativamente com a correia flexível sem fim para mover as facas X através do sensor, em que X é um número inteiro, em que Y é igual a qualquer número inteiro diferente de X ou um fator de X, excluindo 1, e em que X/Y tem um resto que não compartilha um fator de número primo com Y.
[007] De acordo com outra modalidade de exemplo, a divulgação do assunto fornece um método para monitorar uma condição de uma pluralidade de facas móveis em uma montagem de faca em circuito contínuo transportada por uma plataforma de uma colheitadeira agrícola que compreende a detecção, por um sensor, de uma condição da pluralidade de facas móveis em incrementos que compreende os grupos não adjacentes de uma ou mais facas, pelo que substancialmente uma totalidade da pluralidade de facas móveis é detectada depois que uma pluralidade de ciclos da pluralidade de facas móveis passa pelo sensor. O método compreende ainda a exibição, por meio de um monitor em comunicação com o sensor, da condição da pluralidade de facas móveis detectadas pelo sensor.
[008] De acordo com outra modalidade de exemplo, a divulgação do assunto fornece um método para monitorar as condições de facas móveis X em uma montagem de faca em circuito contínuo transportada por uma plataforma de uma colheitadeira agrícola, que compreende a detecção, por um sensor, de uma condição das facas móveis X de acordo com um intervalo de amostragem de faca Y. O método compreende ainda a exibição, por um monitor em comunicação com o sensor, da condição das X facas móveis detectadas pelo sensor de acordo com o intervalo de amostragem de faca Y, em que X é um número inteiro, em que Y é um número inteiro igual a qualquer número inteiro diferente de X ou um fator de X, excluindo 1, e em que X/Y tem um resto que não compartilha um fator de número primo com Y.
[009] Uma plataforma de acordo com a presente divulgação detecta e monitora de maneira eficaz as condições das facas de uma faca em circuito contínuo, ao detectar as condições da pluralidade de facas em incrementos que compreende os grupos não adjacentes de uma ou mais facas, em que substancialmente uma totalidade da pluralidade de facas é detectada depois que uma pluralidade de ciclos da faca em circuito contínuo passar pelo sensor.
[010] A divulgação do assunto permite uma determinação em tempo do desgaste ou dano às facas em um sistema de corte de faca em circuito, de modo que as facas danificadas possam ser substituídas antes que ocorra deterioração significativa do desempenho de corte. A presente divulgação também permite o monitoramento a longo prazo das condições da faca, possibilitando a detecção de desgaste e o planejamento eficiente de manutenção e revisão do sistema de corte.
[011] Outras características e vantagens da presente divulgação serão evidentes a partir da descrição mais detalhada a seguir das modalidades de exemplo.
Breve Descrição dos Desenhos
[012] O Sumário anterior, bem como a descrição detalhada a seguir das modalidades de exemplo da divulgação do assunto, serão mais bem compreendidos quando lidos em conjunto com os desenhos anexos. A fim de ilustrar a presente divulgação, as modalidades de exemplo são mostradas nos desenhos. Deve ser entendido, no entanto, que a divulgação do assunto não está limitada aos arranjos e instrumentos precisos mostrados. Nos desenhos: a figura 1 é uma vista esquemática de uma colheitadeira, que ilustra a posição das facas e de uma barra de corte na frente da plataforma da colheitadeira; a figura 2 é uma vista em perspectiva de uma estrutura de plataforma dotada de um sistema de corte de faca em forma de laço de acordo com uma modalidade de exemplo da divulgação do assunto; a figura 3 é uma vista em perspectiva ampliada de um lado da estrutura de plataforma da figura 2; a figura 4 mostra a estrutura de plataforma da figura 3 equipada com um sensor para detectar as condições da faca no sistema de corte da faca em circuito; a figura 5A é uma vista plana esquemática de uma montagem de cortador de faca em circuito com um sensor adjacente a uma extremidade de uma estrutura de plataforma; a figura 5B é uma vista plana esquemática de uma montagem de corte de faca em circuito com um sensor intermediário nas extremidades de uma estrutura de plataforma; e a figura 5C é uma vista plana esquemática de uma montagem de cortador de faca em circuito com um sensor em uma extremidade de uma estrutura de plataforma e outro sensor intermediário nas extremidades da estrutura de plataforma.
Descrição Detalhada dos Desenhos
[013] A referência será feita agora em detalhes às várias modalidades de exemplo da divulgação do assunto ilustradas nos desenhos anexos. Sempre que possível, os mesmos números de referência ou similares serão utilizados ao longo dos desenhos para se referir às mesmas características ou similares. Deve-se observar que os desenhos estão de forma simplificada e não são desenhados em escala precisa. Certa terminologia é utilizada na descrição a seguir apenas por conveniência e não é limitativa. Os termos direcionais como topo, fundo, esquerda, direita, acima, abaixo e diagonal são utilizados em relação aos desenhos anexos. O termo “distal” irá significar longe do centro de um corpo. O termo “proximal” irá significar mais próximo do centro de um corpo e/ou afastado da extremidade “distal”. As palavras “para dentro” e “para fora” se referem às direções em direção e distante, respectivamente, ao e do centro geométrico do elemento identificado e de suas partes designadas. Tais termos direcionais utilizados em conjunto com a descrição a seguir dos desenhos não devem ser interpretados como limitantes ao escopo do presente pedido de qualquer maneira não explicitamente estabelecida. Além disso, o termo “um(a)”, conforme utilizado no relatório descritivo, significa “pelo menos um(a)”. A terminologia inclui as palavras mencionadas acima especificamente, seus derivados e palavras de importância similar.
[014] Os termos “grão”, “espiga”, “caule”, “folha” e “material de colheita” são utilizados em todo o relatório descritivo por conveniência e deve ser entendido que estes termos não pretendem ser limitativos. Assim, “grão” refere-se à parte de uma colheita que é colhida e separada das partes descartáveis do material da colheita. A plataforma do presente pedido é aplicável a uma variedade de culturas, incluindo, mas não limitado a, trigo, soja e grãos pequenos. Os termos “resíduos”, “material diferente de grãos” e similares são utilizados indistintamente.
[015] “Cerca de”, como utilizado aqui quando se refere a um valor mensurável, como uma quantidade, uma duração temporal e similares, pretende abranger variações de ± 20%, ± 10%, ± 5%, ± 1% ou ± 0,1 % do valor especificado, uma vez que tais variações são adequadas.
[016] “Substancialmente”, conforme utilizado neste documento, irá significar considerável em extensão, em grande parte, mas não totalmente, o que é especificado, ou sua variação adequada, conforme aceitável no campo da técnica. “De exemplo”, conforme utilizado neste documento, significa servir como exemplo.
[017] Ao longo do presente pedido, seus vários aspectos podem ser apresentados em um formato de intervalo. Deve ser entendido que a descrição no formato de intervalo é meramente por conveniência e brevidade e não deve ser interpretada como uma limitação inflexível no escopo da divulgação do assunto. Por conseguinte, a descrição de um intervalo deve ser considerada como tendo descrito especificamente todos os subintervalos, bem como os valores numéricos individuais dentro daquele intervalo. Por exemplo, a descrição de um intervalo como de 1 a 6 deve ser considerada como tendo subintervalos especificamente divulgados, como de 1 a 3, de 1 a 4, de 1 a 5, de 2 a 4, de 2 a 6, de 3 a 6 etc., bem como números individuais dentro desse intervalo, por exemplo, 1, 2, 2,7, 3, 4, 5, 5,3 e 6. Isso se aplica independente da amplitude do intervalo.
[018] Além disso, os recursos, as vantagens e as características descritos das modalidades de exemplo da divulgação do assunto podem ser combinados de qualquer maneira adequada em uma ou mais modalidades. O versado na técnica relevante irá reconhecer, à luz da descrição aqui, que a divulgação do assunto pode ser praticada sem uma ou mais das características ou vantagens específicas de uma modalidade de exemplo particular. Em outros casos, os recursos e vantagens adicionais podem ser reconhecidos em certas modalidades que podem não estar presentes em todas as modalidades de exemplo da presente divulgação.
[019] Com referência à figura 1, uma colheitadeira agrícola representativa 10 que, por exemplo, pode ser uma ceifeira-debulhadora é mostrada. A colheitadeira agrícola compreende uma plataforma 1 montada na parte frontal da ceifeira- debulhadora. Uma pluralidade de facas 2 e uma barra de corte 3, descritas em mais detalhes abaixo, estão dispostas em uma extremidade frontal ou dianteira da plataforma na direção de deslocamento da ceifeira-debulhadora. As facas e a barra de corte são mantidas a uma determinada altura acima do nível do solo enquanto a ceifeira-debulhadora 10 se move por um campo de culturas que vão ser colhidas. Um molinete rotativo opcional 4 orienta as colheitas em direção às facas. As colheitas cortadas são transportadas de ambos os lados laterais da plataforma 1 em direção a uma área central por um sem-fim 5 (ou transportadores de esteira, não mostrados). O corpo principal 6 da ceifeira-debulhadora é suportado pelas rodas dianteiras e traseiras 7 e compreende os rotores debulhadores e uma seção de limpeza conhecida, em geral, pelos versados na técnica e, como tal, não estão representados na figura 1. A partir da área central da plataforma 1, as colheitas são transportadas para o corpo principal 6 da ceifeira-debulhadora por um alimentador 8.
[020] As vistas mais detalhadas de uma estrutura de plataforma 15 dotada de um sistema de corte com faca em circuito são mostradas nas figuras 2 e 3. A estrutura 15 compreende as paredes laterais 16, um piso de plataforma 17 e uma parede posterior 18. A parede posterior 18 compreende uma abertura central 19 através quais as culturas são transferidas para o alimentador, quando a plataforma é anexada a ele. As facas 2 e a barra de corte 3 se estendem entre divisórias 9 posicionadas lateralmente ao longo de todo o comprimento da plataforma. A figura 3 mostra uma imagem detalhada de um lado da estrutura da plataforma. Nesta vista, as facas 2 e a barra de corte 3 são claramente mostradas. O termo “barra de corte” é utilizado aqui para se referir a uma montagem de elementos que estão rigidamente conectados entre si. A barra de corte 3 compreende dedos de contrafaca 21 que se projetam na direção para frente. Em uma modalidade de exemplo, a plataforma compreende uma montagem de faca em circuito contínuo que compreende uma pluralidade de facas 2 fixa a um membro flexível sem fim, por exemplo, uma correia ou corrente flexível sem fim 20. De acordo com um aspecto, as facas 2 são facas de aço triangulares montadas em respectivos suportes de suporte 11 por uma conexão de parafuso 12, e esses suportes 11 são fixos a uma superfície lateral da correia 20. Qualquer outra maneira conhecida de fixar as facas 2 à correia 20 ou a um transportador equivalente em movimento contínuo, como uma corrente, ou similares, é observado como estando dentro da divulgação.
[021] Em operação, as facas 2 se movem de maneira contínua além dos dedos estacionários 21 da barra de corte 3, para assim cortar os caules da colheita no campo. A correia 20 é guiada por um par de polias 22, uma das quais é acionada ativamente por um mecanismo de acionamento de correia, como um atuador ou um motor 23. O motor 23 pode, por exemplo, ser um motor hidráulico ou um motor elétrico, acoplado a uma respectiva fonte de energia hidráulica ou elétrica não ilustrada da colheitadeira. O motor 23 é operacionalmente engatado na correia flexível sem fim 20 para mover a pluralidade de facas através de um sensor 26, descrito abaixo.
[022] Como mostrado na figura 3, um compartimento lateral protetor 25 é formado em torno das facas 2, no local onde elas fazem o giro de 180° ao longo da circunferência da polia 22. Este compartimento 25 serve como um possível local para colocar o sensor 26 em um sistema de corte de acordo à divulgação do assunto. Conforme descrito abaixo, outras localizações de sensores são possíveis e a divulgação do assunto não está limitada às plataformas que incluem o compartimento 25. O design de plataforma ilustrado é, portanto, utilizado meramente como um exemplo de uma maneira possível de implementar um sensor de acordo com a divulgação do assunto.
[023] A figura 4 ilustra o sensor 26 montado no compartimento lateral 25. O sensor 26 é representado de maneira esquemática como um cilindro, para indicar a localização geral do sensor, visto que vários tipos de sensores podem ser utilizados dentro do escopo da invenção. O sensor 26 pode ser fixado ao compartimento 25 por qualquer mecanismo de fixação adequado. Uma abertura é feita na superfície superior 29 do compartimento 25 e o sensor 26 é montado na abertura, de modo que as facas 2 passam na frente do sensor 26. Uma conexão de fio elétrico 27 é mostrada para indicar a maneira como um sinal de medição sai do sensor 26 e é transmitido para uma unidade de processamento 28, descrita abaixo. Outros tipos de conexões podem ser utilizados dependendo do tipo de sensor, como conexões sem fio.
[024] De acordo com a divulgação do assunto, o sensor 26 é configurado para detectar uma condição da pluralidade de facas 2 em incrementos que compreende os grupos não adjacentes de uma ou mais facas, pelo que substancialmente uma totalidade da pluralidade de facas é detectada depois que uma pluralidade de ciclos da montagem de faca em circuito contínuo passar pelo sensor. Como afirmado, o sensor 26 pode ser qualquer um dos vários tipos de sensores. De acordo com uma modalidade de exemplo, um sensor adequado é um dispositivo de gravação de imagem visual como, por exemplo, uma câmera, configurada para detectar as imagens de facas 2 que passam na frente do sensor.
[025] A unidade de processamento 28 é mostrada simbolicamente como um retângulo na figura 4. Qualquer unidade de processamento conhecida, como na técnica para monitorar a saída de um sensor do tipo dispositivo de gravação de imagem visual, pode ser utilizada. Esta unidade pode ser incorporada em uma unidade de controle de um implemento agrícola, como uma colheitadeira equipada com um sistema de corte da divulgação do assunto. A unidade de processamento 28 é configurada para receber um sinal do sensor 26, processar o sinal e derivar dele um ou mais parâmetros indicativos da condição de cada faca, desgaste visível ou quebra. Outros sensores adequados para detectar uma condição das facas 2 e para se comunicar com a unidade de processamento 28 podem incluir, sem limitação, sensores indutivos, ópticos, por exemplo, sensores de laser, sensores de proximidade pneumáticos e sensores de fotodiodo infravermelho.
[026] A unidade de processamento 28 é ainda configurada para comparar os parâmetros derivados com valores de referência (como o valor de referência, por exemplo, imagem, de uma faca não danificada). Ao fazê-lo, a unidade de processamento produz um resultado da comparação que pode ser interpretado por um operador do sistema e/ou determina se a comparação excede um valor limite predeterminado. Se a unidade de processamento determinar que a comparação excede um valor limite predeterminado, ela poderá alertar o usuário por meio de um sinal sonoro, que indica danos às facas que exigem a parada e revisão do sistema de corte. De acordo com outro aspecto, o sensor pode ser configurado para estar em comunicação com uma interface visual ou monitor 50 (figura 1) para exibir a condição da pluralidade de facas detectadas pelo sensor. A produção de tal sinal pode basear-se no grau de dano às facas individuais, bem como no número de facas nas quais um determinado grau de dano foi detectado. O resultado da comparação pode ser relatado no monitor 50, de modo que a condição da faca (grau de dano, número de facas danificadas/desgastadas/ausentes) possa ser continuamente verificada pelo operador. Em uma ceifeira-debulhadora, o monitor 50 pode ser fornecido na cabine do motorista. O monitor está, assim, em comunicação com o sensor para exibir a condição da pluralidade de facas detectadas pelo sensor. A interface ou monitor 50 compreende, de preferência, meios de entrada que permitem que o operador defina os limites em termos dos valores dos parâmetros derivados dos sinais ou imagens detectadas, e/ou em termos do número de facas às quais um determinado grau de dano pode ser permitido antes que um sinal de alerta seja fornecido.
[027] De acordo com uma modalidade de exemplo, a unidade de processamento é configurada para parar automaticamente a plataforma quando for detectado pelo sensor que um grau de dano predefinido foi alcançado ou excedido. De acordo com outra modalidade de exemplo, a unidade de processamento é configurada para relatar um tempo de vida útil restante estimado das facas, por exemplo, estimando quando o estado médio de desgaste será igual ao estado desgastado, que é o estado quando o comprimento médio medido é igual o comprimento desgastado, baseado na evolução do estado médio de desgaste ao longo do tempo. Ainda mais, a unidade de processamento 28 pode compreender ou estar conectada a uma memória na qual um histórico da condição da faca pode ser armazenado, permitindo o monitoramento a longo prazo de desgaste das facas, de modo que a manutenção e a revisão possam ser planejadas de maneira eficiente. O operador que interpreta ou verifica os resultados também pode estar fora da cabine do motorista. Em particular, um operador pode interpretar ou verificar os resultados remotamente em uma interface ou monitor visual remoto, por exemplo, no caso de uma ceifeira-debulhadora controlada remotamente ou no caso de uma ceifeira- debulhadora autônoma. Quando o operador está fora da cabine do motorista, os resultados podem ser comunicados diretamente ao operador, por exemplo, através de uma rede para o computador do operador ou através de uma conexão sem fio a um dispositivo sem fio, ou indiretamente, por exemplo, por meio de um serviço em nuvem.
[028] Com referência à figura 5A, apresenta-se uma montagem de faca em circuito contínuo 100a com um sensor 26 (neste caso, uma câmera) posicionado, em geral, consistente com a localização do sensor 26 da figura 4. A câmera da figura 5A é configurada para ter um campo de visão 60 suficiente para capturar uma imagem de uma única faca da pluralidade de facas nos grupos não adjacentes, por exemplo, 90a, 90b, 90c, etc. de uma ou mais facas. Como aqui utilizado, "grupos não adjacentes de uma ou mais facas" significa os grupos que compreendem uma ou mais facas cujas condições são capturadas pelo sensor e que são separados de outros grupos que compreendem uma ou mais facas, cujas condições são capturadas pelo sensor por pelo menos uma faca, cuja(s) condição(ões) não é(são) capturada(s) pelo sensor.
[029] Com referência à figura 5B, apresenta-se uma montagem de faca em circuito contínuo 100b com um sensor 26 (neste caso, uma câmera) configurado para ter um campo de visão 60 suficiente para capturar as imagens de facas adjacentes da pluralidade de facas em grupos não adjacentes de uma ou mais facas.
[030] Com referência à figura 5C, apresenta-se uma montagem de faca em circuito contínuo 100c com uma pluralidade de sensores 26 (neste caso, câmeras), cada um tendo um campo de visão para detectar diferentes facas da pluralidade de facas nos grupos não adjacentes de uma ou mais facas.
[031] A presente divulgação fornece ainda um método para monitorar uma condição de uma pluralidade de facas móveis 2 em uma montagem de faca em circuito contínuo 100a, 100b ou 100c transportada por uma plataforma de uma colheitadeira agrícola que compreende a detecção, por um sensor, de uma condição da pluralidade de facas móveis em incrementos que compreende os grupos não adjacentes de uma ou mais facas, em que substancialmente uma totalidade da pluralidade de facas móveis é detectada depois que uma pluralidade de ciclos da pluralidade de facas móveis passa pelo sensor. O método compreende ainda a exibição, por meio de um monitor em comunicação com o sensor, da condição da pluralidade de facas móveis detectadas pelo sensor.
[032] O método descrito acima pode compreender ainda a captura de imagens com o sensor de facas adjacentes da pluralidade de facas móveis nos grupos não adjacentes de uma ou mais facas. Além disso, o sensor pode incluir uma pluralidade de sensores espaçados 26, e o método pode compreender ainda a detecção de facas diferentes da pluralidade de facas móveis nos grupos não adjacentes de uma ou mais facas pela pluralidade de sensores espaçados.
[033] De acordo com uma outra modalidade de exemplo, apresenta-se uma plataforma para uma colheitadeira agrícola que compreende uma montagem de faca em circuito contínuo 100a, 100b ou 100c que compreende facas X fixadas a uma correia flexível sem fim; e um sensor para detectar uma condição das facas X de acordo com um intervalo de amostragem de faca Y. A plataforma compreende ainda um motor engatado operativamente com a correia flexível sem fim para mover as facas X além do sensor, em que X é um número inteiro, em que Y é igual a qualquer número inteiro diferente de X ou um fator de X, excluindo 1, e em que X/Y tem um resto que não compartilha um fator de número primo com Y. De acordo com a divulgação do assunto, o sensor pode ser um dispositivo ou câmera de gravação de imagem visual (ou outro sensor adequado).
[034] Além disso, o número, tipo e posicionamento do(s) sensor(es) podem ser apresentados, em geral, nas figuras 5A-5C. Por exemplo, similar à figura 5B, o sensor pode ser um dispositivo de gravação de imagem visual que tem um campo de visão suficiente para capturar as imagens de facas adjacentes das facas X. Similar à figura 5C, o sensor inclui uma pluralidade de sensores espaçados para detectar a condição das facas espaçadas das facas X. Em particular, a pluralidade de sensores pode compreender dispositivos de gravação de imagem visual que têm os campos de visão separados para capturar as imagens das facas espaçadas das facas X. Além disso, a plataforma pode compreender um monitor em comunicação com o sensor para permitir que um usuário exiba a condição das facas X detectadas pelo sensor de acordo com o intervalo de amostragem de faca Y.
[035] A presente divulgação fornece ainda um método para monitorar as condições de facas móveis X em uma montagem de faca em circuito contínuo transportada por uma plataforma de uma colheitadeira agrícola que compreende a detecção, por um sensor, de uma condição das facas móveis X de acordo com um intervalo de amostragem de faca Y. O método compreende ainda exibir, por um monitor em comunicação com o sensor, a condição das X facas móveis detectadas pelo sensor de acordo com o intervalo de amostragem de faca Y, em que X é um número inteiro, em que Y é um número inteiro igual a qualquer número inteiro não igual a X ou um fator de X, excluindo 1, e em que X/Y tem um resto que não compartilha um fator de número primo com Y.
[036] O método descrito acima pode compreender ainda a captura de imagens com o sensor de facas adjacentes das facas móveis X. Além disso, o sensor pode incluir uma pluralidade de sensores espaçados e o método pode compreender ainda a detecção de uma condição das facas móveis X pela pluralidade de sensores espaçados. Além disso, a pluralidade de sensores espaçados pode compreender dispositivos de gravação de imagem visual que têm campos de visão separados para capturar as imagens das facas móveis X.
[037] Ao capturar uma imagem de facas em um intervalo predeterminado não igual a uma fração inteira do número total de facas no laço, as facas que são analisadas mudarão a cada ciclo da pluralidade de facas móveis que passa pelo sensor. Ao fazer isso, todas as facas no circuito serão analisadas antes que qualquer uma delas seja repetida. Por exemplo, se houver dez facas no circuito e cada terceira faca for analisada, então, durante o primeiro ciclo, as facas números 3, 6 e 9 seriam analisadas. No segundo ciclom as facas números 2, 5 e 8 seriam analisadas, e no terceiro ciclo, as facas números 1, 4, 7 e 10 seriam analisadas.
[038] Da mesma forma, se duas facas adjacentes forem analisadas em uma imagem como na configuração mostrada na figura 5B, e o circuito tem vinte facas no total, então, por exemplo, cada quinta e sexta faca poderiam ser analisadas e um padrão similar poderia ser seguido: ciclo 1 (as facas 5+6, 11+12 e 17+18 seriam analisadas), ciclo 2 (as facas 3+4, 9+10 e 15+16 seriam analisadas) e ciclo 3 (as facas 1+2, 7+8 e 13+14 seriam analisadas).
[039] Será observado pelos versados na técnica que alterações poderiam ser feitas nas modalidades de exemplo descritas acima sem se afastar do amplo conceito da sua invenção. Portanto, deve ser entendido que a presente divulgação não está limitada a quaisquer modalidades de exemplo específicas divulgadas, mas pretende abranger as modificações dentro do espírito e do escopo da presente divulgação, conforme definido pelas reivindicações anexas.

Claims (15)

1. Plataforma (1) para uma colheitadeira agrícola (10), CARACTERIZADA pelo fato de que compreende uma montagem de facas em circuito contínuo (100a, 100b, 100c) que inclui uma pluralidade de facas (2) fixa a um membro flexível sem fim (20), em que: um sensor (26) configurado para detectar uma condição da pluralidade de facas em incrementos que compreende os grupos não adjacentes de uma ou mais facas (90a, 90b, 90c), em que substancialmente uma totalidade da pluralidade de facas é detectada depois que uma pluralidade de ciclos da montagem de faca em circuito contínuo passa pelo sensor; e um motor (23) engatado operativamente com o membro flexível sem fim para mover a pluralidade de facas além do sensor.
2. Plataforma, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o sensor é uma câmera configurada para ter um campo de visão suficiente para capturar as imagens de facas adjacentes da pluralidade de facas nos grupos não adjacentes de uma ou mais facas.
3. Plataforma, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o sensor inclui uma pluralidade de sensores para detectar diferentes facas da pluralidade de facas nos grupos não adjacentes de uma ou mais facas.
4. Plataforma, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o sensor é configurado para estar em comunicação com um monitor (50) para exibir a condição da pluralidade de facas detectadas pelo sensor.
5. Método para monitorar uma condição de uma pluralidade de facas móveis (2) em uma montagem de faca em circuito contínuo (100a, 100b, 100c) transportada por uma plataforma (1) de uma colheitadeira agrícola (10), CARACTERIZADO pelo fato de que: detectar, por um sensor (26), uma condição da pluralidade de facas móveis em incrementos que compreende os grupos não adjacentes de uma ou mais facas, em que substancialmente uma totalidade da pluralidade de facas móveis é detectada depois que uma pluralidade de ciclos da pluralidade de facas móveis passa pelo sensor; e exibir, por um monitor (50) em comunicação com o sensor, a condição da pluralidade de facas móveis detectadas pelo sensor.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda a captura de imagens com o sensor de facas adjacentes da pluralidade de facas móveis nos grupos não adjacentes de uma ou mais facas.
7. Método, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que o sensor inclui uma pluralidade de sensores espaçados, e o método compreende ainda a detecção de facas diferentes da pluralidade de facas móveis nos grupos não adjacentes de uma ou mais facas pela pluralidade de sensores espaçados.
8. Plataforma (1) para colheitadeira agrícola (10), CARACTERIZADA pelo fato de que compreende uma montagem de facas em circuito contínuo (100a, 100b, 100c) que inclui as facas X (2) fixas a um membro flexível sem fim (20), em que: um sensor (26) para detectar uma condição das facas X de acordo com um intervalo de amostragem de faca Y; e um motor (23) engatado operativamente com o membro flexível sem fim para mover as facas X através do sensor; em que X é um número inteiro, em que Y é um número inteiro igual a qualquer número inteiro diferente de X ou um fator de X, excluindo 1, e em que X/Y tem um resto que não compartilha um fator de número primo com Y.
9. Plataforma, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADA pelo fato de que o sensor é um dispositivo de gravação de imagem visual.
10. Plataforma, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADA pelo fato de que o dispositivo de gravação de imagem visual tem um campo de visão suficiente para capturar as imagens de facas adjacentes das facas X.
11. Plataforma, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADA pelo fato de que o sensor inclui uma pluralidade de sensores espaçados para detectar a condição de facas espaçadas das facas X, ou em que a pluralidade de sensores compreende os dispositivos de gravação de imagem visual que têm os campos de visão separados para capturar as imagens das facas espaçadas das facas X.
12. Plataforma, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADA pelo fato de que o sensor é configurado para estar em comunicação com um monitor (50) para permitir que um usuário exiba a condição das facas X detectadas pelo sensor de acordo com o intervalo de amostragem de faca Y.
13. Método para monitorar as condições de facas móveis X (2) em uma montagem de faca em circuito contínuo (100a, 100b, 100c) transportada por uma plataforma (1) de uma colheitadeira agrícola (10), CARACTERIZADO pelo fato de que: detectar, por meio de um sensor (26), uma condição das X facas móveis de acordo com um intervalo de amostragem de faca Y; e exibir, por um monitor (50) em comunicação com o sensor, a condição das X facas móveis detectadas pelo sensor de acordo com o intervalo de amostragem de faca Y; em que X é um número inteiro, em que Y é um número inteiro igual a qualquer número inteiro diferente de X ou um fator de X, excluindo 1, e em que X/Y tem um resto que não compartilha um fator primo com Y.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda capturar aws imagens com o sensor de facas adjacentes das facas móveis X.
15. Método, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que o sensor inclui uma pluralidade de sensores espaçados, e o método compreende ainda a detecção de uma condição das facas móveis X pela pluralidade de sensores espaçados, ou em que a pluralidade de sensores espaçados compreende os dispositivos de gravação de imagem visual que têm os campos de visão separados para capturar as imagens das facas móveis X.
BR102023019285-8A 2022-09-30 2023-09-21 Monitoramento de condição de uma montagem de faca contínua de uma colheitadeira agrícola BR102023019285A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US63/411,819 2022-09-30

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102023019285A2 true BR102023019285A2 (pt) 2024-04-16

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112020014441A2 (pt) controle autônomo de uma plataforma de corte de colheitadeira
DE60118518T2 (de) Mittel zur Messung der Schnittbreite von Erntegut
BR102017006636B1 (pt) Unidade de fileira com um monitor de rendimento de cabeça de colheita
US8820039B2 (en) Cornhead crop loss detection
US7743591B2 (en) Research plot harvester for continuous plot to plot grain evaluation
BR112019024053A2 (pt) Método de posicionamento de plataforma e alimentador
BE1022414B1 (nl) Sensoropstelling voor maaidorser voor het detecteren van het schoongraanverlies
BR102019016380A2 (pt) sistema de monitoramento de plataforma de colheita.
BR112019005535B1 (pt) Plataforma para uma colheitadeira-debulhadora e colheitadeira-debulhadora
BR112015027626B1 (pt) conjunto de guardas protetoras de corte para um acionamento de faca de um implemento agrícola
BR102019008401B1 (pt) Espigadeira de cultivo em fileira e divisor de cultivo para uma máquina agrícola, e, combinada
BR102019025047A2 (pt) placas de convés de ciclagem automática para um veículo agrícola
BR102023019285A2 (pt) Monitoramento de condição de uma montagem de faca contínua de uma colheitadeira agrícola
CS204177B1 (en) Miter collector
US20240107934A1 (en) Condition monitoring of a continuous knife assembly of an agricultural harvester
CN110337895A (zh) 一种基于脱粒力检测的凹板间隙自适应调节式脱粒机
EP4104661A1 (en) A belt-type cutting system comprising knives for cutting crops, including means for monitoring the condition of the knives
EP3530096B1 (en) Harvester with feedback assembly
AU2017101791A4 (en) Process Condition Monitoring Apparatus
EP4088560A1 (en) Grain loss sensing
Abdelmotaleb et al. Combine header control
JP3405315B2 (ja) コンバインの刈取装置
WO2023081429A1 (en) Magnetic reel tine for an agricultural header
WO2023081430A1 (en) Non-contact sensors in a crop ramp of an agricultural header
US20240172589A1 (en) Methods of Detecting Foreign Objects in Crop Material, and Related Harvesting Machines