BR102023018043A2 - Monitoramento de corte da colheita - Google Patents

Monitoramento de corte da colheita Download PDF

Info

Publication number
BR102023018043A2
BR102023018043A2 BR102023018043-4A BR102023018043A BR102023018043A2 BR 102023018043 A2 BR102023018043 A2 BR 102023018043A2 BR 102023018043 A BR102023018043 A BR 102023018043A BR 102023018043 A2 BR102023018043 A2 BR 102023018043A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
crop
cutting
crop cutting
condition
harvest
Prior art date
Application number
BR102023018043-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Bart M. A. Missotten
Martin Roberge
Original Assignee
Cnh Industrial Belgium Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cnh Industrial Belgium Nv filed Critical Cnh Industrial Belgium Nv
Publication of BR102023018043A2 publication Critical patent/BR102023018043A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D91/00Methods for harvesting agricultural products
    • A01D91/04Products growing above the soil

Abstract

Método para a monitoração de um de corte da colheita (102) assentado em um campo (104) ou durante um processo de corte da colheita, o método compreendendo: o recebimento de um sinal de sensoriamento (112) de um sensor de corte da colheita (108) posicionado em uma máquina agrícola móvel (106), em que o sinal de sensoriamento é representativo de uma composição gasosa sensorizada associada ao corte da colheita (102); a estimativa de uma condição de corte da colheita (102) com base no sinal de sensoriamento (112); e a produção de dados de estado de corte da colheita (114) compreendendo a condição de corte da colheita (102).

Description

Campo
[001] O presente relatório descritivo se refere ao monitoramento de um assentamento do corte da colheita em um campo ou durante um processo de corte e um sistema de monitoramento de corte da colheita.
Fundamentos
[002] Muitos processos agrícolas envolvem o corte de uma colheita e deixando pelo menos uma porção do corte da colheita no campo por um período de tempo. Por exemplo, o processo de fabricação de feno normalmente envolve cortar uma grama ou outra colheita herbácea e deixá-la deitada no campo para secar. Dependendo da secura, o corte da colheita pode ser coletado como silagem, forragens ou feno por enfardamento. O controle do processo de secagem e o gerenciamento da formação de moldes é um aspecto importante do processo de fabricação de feno. A monitoração, o controle e o gerenciamento da condição de corte da colheita são de importância em outros processos agrícolas que envolvem o assentamento do corte das colheitas em um campo. Tais processos podem ser direcionados para o corte das colheitas, incluindo: colheita de linhaça; subprodutos da colheita de grãos, como palha, palha e resíduos; e subprodutos de cultura de colheitas de raízes, como cobertura de lanço a partir de colheitas de batata ou folhas trituradas/cobertas de beterraba.
[003] O presente relatório descritivo fornece um sistema e método para a monitoração de um corte da colheita em um campo para melhorar o processo agrícola associado.
Sumário
[004] De acordo com um primeiro aspecto do presente relatório descritivo, é fornecido um método de monitoramento de um assentamento de corte da colheita em um campo ou durante um processo de corte da colheita, o método compreendendo: o recebimento de um sinal de sensoriamento a partir de um sensor de corte da colheita posicionado em uma máquina agrícola móvel, em que o sinal de sensoriamento é representativo de uma composição gasosa sensorizada associada ao corte da colheita; a estimativa de uma condição do corte da colheita com base no sinal de sensoriamento; e a produção de dados de estado de corte da colheita compreendendo a condição do corte da colheita.
[005] O método pode compreender ainda o recebimento de dados de posição de um sensor de posição posicionado na máquina agrícola móvel, e a produção de dados de estado de corte da colheita na forma de uma matriz de valores de condição, cada um dos valores associado a uma posição da máquina agrícola móvel.
[006] O método pode compreender a produção de dados de estado de corte da colheita na forma de dados de mapeamento representativos da condição de corte da colheita através de uma área do campo.
[007] O método pode compreender: a determinação de um ou mais parâmetros de processo relacionados a uma ou mais operações de processamento no corte da colheita com base na condição de corte da colheita, em que um ou mais parâmetros de processo correspondem a qualquer um dentre: um parâmetro de sincronização, parâmetro de posição, um parâmetro de seleção e/ou um parâmetro de intensidade da operação de processamento; e a produção dos parâmetros de processo como parte dos dados de estado de corte da colheita.
[008] O método pode compreender: seleção de uma ou mais operações de processamento futuras com base na condição do corte da colheita; e produção de uma ou mais operações de processamento futuras selecionadas como parte dos dados de condição de corte da colheita.
[009] O método pode compreender o processamento seletivo do campo com base nos dados do estado de corte da colheita.
[010] O método pode compreender o processamento de locais selecionados do campo com base nos dados do estado de corte da colheita.
[011] O processamento do campo pode compreender um ou mais fatores dentre: reorganizar o corte da colheita; condicionamento do corte da colheita; pulverizar o corte da colheita; coletar o core de colheita; e lavrar o corte da colheita no campo.
[012] A estimativa da condição do corte da colheita pode compreender estimar a condição do corte da colheita comparando o sinal de sensoriamento com uma biblioteca de odores de referência.
[013] A estimativa de uma condição do corte da colheita pode compreender: comparação do sinal de sensoriamento com um sinal de referência, representativo de um estado anterior do corte da colheita, para a determinação de uma mudança relativa na condição do corte da colheita e/ou de uma taxa de mudança na condição do corte da colheita; e a produção de mudança e/ou da taxa de mudança na condição do corte da colheita como parte dos dados de estado do corte da colheita.
[014] A estimativa de uma condição do corte da colheita pode compreender: comparação do sinal de sensoriamento com um sinal de sensoriamento de referência, representativo de uma composição gasosa anterior associada ao corte da colheita; e estimativa da condição do corte da colheita com base em uma mudança relativa na composição gasosa sensorizada.
[015] A condição do corte da colheita pode ser representativa de um ou mais fatores dentre: um estado de secura do corte da colheita; um estado de fermentação de corte da colheita; um estado de apodrecimento do corte da colheita; e um estado de decomposição do corte da colheita.
[016] A biblioteca de odores de referência pode compreender um ou mais sinais de referência correspondentes a um ou mais fatores dentre: um estado de secura do corte da colheita; um estado de fermentação de corte da colheita; um estado de apodrecimento do corte da colheita; e um estado de decomposição do corte da colheita, para um ou mais tipos de corte da colheita.
[017] O corte da colheita pode compreender qualquer um dentre: feno, grama, linhaça, grãos, palha, palha, resíduo, folhas, popas, talos, vagens, cascas, topos, colheitas trituradas, colheitas de cobertura morta ou caule.
[018] A produção dos dados de estado de corte da colheita pode compreender a produção dos dados de estado de corte da colheita para um ou mais fatores dentre: um módulo de monitoramento remoto; uma unidade de visualização de cabine de um veículo agrícola; ou um sistema de controle da máquina agrícola móvel, o sistema de controle para controlar um ou mais parâmetros operacionais da máquina agrícola móvel.
[019] De acordo com um segundo aspecto do presente relatório descritivo, é fornecido um sistema de monitoramento de corte da colheita compreendendo: uma máquina agrícola móvel compreendendo um sensor de corte da colheita capaz de sensoriar uma composição gasosa associada a um assentamento de corte da colheita em um campo ou durante um processo de corte da colheita; e um controlador configurado para: recebimento de um sinal de sensoriamento do sensor de corte da colheita, em que o sinal de sensoriamento é representativo da composição gasosa associada ao corte da colheita; estimativa de uma condição do corte da colheita com base no sinal de sensoriamento; e os dados de estado de corte da colheita de produção representativos da condição do corte da colheita.
[020] O controlador pode ser configurado para: estimativa da condição do corte da colheita comparando o sinal de sensoriamento com uma biblioteca de odores de referência.
[021] O sensor de corte da colheita pode compreender uma matriz de sensores incluindo uma pluralidade de elementos de sensores. O sinal de sensoriamento pode compreender um sinal de resposta de elemento para cada elemento de sensor. O controlador pode ser configurado para comparar uma combinação dos sinais de resposta do elemento com uma ou mais combinações de sinal de referência da biblioteca de odores de referência.
[022] O sensor de corte da colheita pode compreender um nariz eletrônico.
[023] O sensor de corte da colheita pode ser posicionado dentro de uma altura de sensoriamento limítrofe a partir de uma superfície do solo ou um ponto de contato da máquina agrícola móvel com uma superfície do solo. A altura de sensoriamento limítrofe pode compreender 1 metro, de preferência, 0,5 metros, mais preferencialmente, 0,3 metros. O sensor de corte da colheita pode compreender um duto de entrada para transportar a composição gasosa para uma área ativa do sensor de corte da colheita. O sensor de corte da colheita pode compreender mecanismos pneumáticos ativos para a produção de um fluxo de ar de uma extremidade distal do duto de entrada para uma extremidade proximal do duto de entrada adjacente à área ativa do sensor. A altura de sensoriamento limítrofe pode ser com referência à extremidade distal do duto de entrada.
[024] A condição do corte da colheita pode ser representativa de um ou mais fatores dentre: um estado de secura do corte da colheita; um estado de fermentação de corte da colheita; um estado de apodrecimento do corte da colheita; e um estado de decomposição do corte da colheita.
[025] A biblioteca de odores de referência pode compreender uma ou mais combinações de sinais de referência correspondentes a um ou mais fatores dentre: um estado de secura do corte da colheita; um estado de fermentação de corte da colheita; um estado de apodrecimento do corte da colheita; e um estado de decomposição do corte da colheita, para um ou mais tipos de corte da colheita.
[026] O sensor de corte da colheita pode ser configurado para sensoriar pelo menos um componente volátil da composição gasosa associada ao assentamento de corte da colheita em um campo.
[027] O controlador pode ser configurado para: comparação do sinal de sensoriamento com um sinal de referência, representativo de um estado anterior do corte da colheita, para a determinação de uma mudança na condição do corte da colheita; e produção de mudança na condição do corte da colheita como parte dos dados de estado de corte da colheita.
[028] A máquina agrícola móvel pode compreender um sensor de posição capaz de sensoriar uma posição da máquina agrícola móvel. O controlador pode ser configurado para: recebimento de dados de posição do sensor de posição, por exemplo, um sensor de GPS; e produção dos dados de estado de corte da colheita compreendendo uma matriz de valores de condição, cada um deles associado a uma posição sensorizada da máquina agrícola móvel
[029] O controlador pode ser configurado para a produção de dados de estado de corte da colheita compreendendo dados de mapeamento representativos da condição de corte da colheita através de uma área do campo.
[030] O controlador pode ser configurado para habilitar seletivamente o sensor de corte da colheita e/ou para estimar seletivamente a condição do corte da colheita com base nos dados de posição.
[031] O controlador pode ser configurado para: recebimento de dados de campo indicando uma ou mais regiões de interesse do campo; e habilitação seletiva do sensor de corte da colheita, a estimativa seletiva da condição do corte da colheita e/ou o ajuste seletivo de uma taxa de amostragem do sensor de corte da colheita com base nos dados de campo e nos dados de posição.
[032] Os dados de campo podem indicar: uma entrada de campo; uma borda de campo; e/ou uma região suscetível a mofo ou umidade.
[033] A máquina agrícola móvel pode ser configurada para processar seletivamente o campo com base nos dados do estado de corte da colheita.
[034] A máquina agrícola móvel pode ser configurada para processar locais selecionados do campo com base nos dados do estado de corte da colheita.
[035] A máquina agrícola móvel pode ser configurada para processar seletivamente o campo executando um ou mais fatores dentre: reorganização do corte da colheita; condicionamento do corte da colheita; pulverização do corte da colheita; coleta de corte da colheita; e lavramento do corte da colheita no campo.
[036] A máquina agrícola móvel pode compreender um ou mais dentre: um ancinho; um cortador; um macerador; uma enfardadeira; um implemento de lavoura; um trator; um vagão de forragem; um drone; e um batedor.
[037] A máquina agrícola móvel pode compreender um veículo agrícola e/ou implemento agrícola.
[038] A máquina agrícola móvel pode compreender um veículo e/ou implemento operado manualmente, semiautônoma ou autonomamente.
[039] O corte da colheita pode compreender qualquer um dentre: feno, grama, linhaça, grãos, palha, palha, resíduo, folhas, popas, talos, vagens, cascas, topos, colheitas trituradas, colheitas de cobertura morta ou caule.
[040] Pode ser fornecido um programa computacional que, quando executado em um computador, faz com que o computador configure qualquer aparelho, incluindo um circuito, controlador ou dispositivo divulgado neste documento ou execute qualquer método divulgado neste documento. O programa computacional pode ser uma implementação de software e o computador pode ser considerado como qualquer hardware apropriado, incluindo um processador de sinal digital, um microcontrolador e uma implementação em memória somente de leitura (ROM), memória somente de leitura programável apagável (EPROM) ou memória somente de leitura programável apagável eletronicamente (EEPROM), como exemplos não limitativos. O software pode ser um programa de montagem.
[041] O programa computacional pode ser fornecido em uma mídia legível por computador, que pode ser uma mídia legível por computador físico, tal como um disco ou um dispositivo de memória, ou pode ser incorporado como um sinal transiente. Tal sinal transitório pode ser um download de rede, incluindo um download de internet. Pode ser fornecida uma ou mais mídias de armazenamento legíveis por computador não transitórias armazenando instruções executáveis por computador que, quando executadas por um sistema de computação, fazem com que o sistema de computação execute qualquer método divulgado neste documento.
Breve Descrição das Figuras
[042] Uma ou mais modalidades serão agora descritas a título de exemplo apenas com referência aos desenhos anexos nos quais: a Figura 1 ilustra um sistema de monitoramento de corte da colheita de acordo com uma modalidade do presente relatório descritivo; e a Figura 2 ilustra um método de monitoramento de um assentamento de corte da colheita em um campo ou durante um processo de corte da colheita de acordo com uma modalidade do presente relatório descritivo.
Descrição Detalhada
[043] A evolução da colheita durante o processo de produção de feno, desde a decisão de quando cortar até a decisão de quando inverter, raspar e, eventualmente, enfardar, é muito complexa, sensível ao clima e depende do tipo e condição do solo, incluindo umidade e compactação do solo, condições ambientais, incluindo presença/ausência de sombra e presença/ausência de pragas, mofo e/ou fungos. A automação desse processo requer a coleta ou sensoriamento de dados e propriedades precisos relacionados à colheita para alimentar um sistema de suporte à decisão. Na indústria de feno e forragem, a sensoriamento óptica pode fornecer composição das colheitas ao lado do teor de umidade. No entanto, a mudança na condição da colheita pode dar origem a uma mudança associada em outras propriedades da colheita. Por exemplo, um cheiro da colheita pode mudar durante a secagem da colheita, da grama recém-cortada ao feno. Além disso, o feno infectado por fungos (mofo) ou um processo de apodrecimento pode produzir um cheiro claramente reconhecível (ruim).
[044] A mudança no cheiro no processo de produção de feno ou outros processos de corte da colheita resulta da exposição do corte da colheita às condições ambientais. As condições ambientais (temperatura, umidade, sol, vento, precipitação, etc.) podem variar enquanto o corte da colheita estiver no campo. Os processos de corte da colheita podem incluir secagem (por exemplo, para feno), fermentação (por exemplo, para silagem), apodrecimento (por exemplo, para linhaça) e decomposição (por exemplo, para resíduo / folhas / caule) e podem ter uma mudança ou evolução correspondente de cheiro decorrente de uma quantidade, tipo e/ou proporção relativa de componentes gasosos voláteis sendo liberados pelo processo.
[045] O presente relatório descritivo fornece um sistema e método para sensoriar uma composição gasosa associada ao corte da colheita durante um processo de corte da colheita ou enquanto o corte da colheita está assentado no campo e produzindo dados de estado de corte da colheita compreendendo uma condição do corte da colheita.
[046] A Figura 1 ilustra um sistema de monitoramento de corte da colheita 100 (que pode ser referido neste documento como simplesmente o sistema 100) monitorando um corte da colheita 102 assentado em um campo 104 de acordo com uma modalidade do presente relatório descritivo. O sistema 100 compreende uma máquina agrícola móvel 106 (que pode ser aqui referida como a máquina 106). A máquina agrícola móvel 106 pode compreender um sensor de corte da colheita 108 capaz de sensoriar uma composição gasosa associada ao corte da colheita 102. O sistema 100 compreende ainda um controlador 110. O controlador 110 pode receber um sinal de sensoriamento 112 do sensor de corte da colheita 108. O sinal de sensoriamento pode ser representativo de uma composição gasosa associada ao corte da colheita 102. O controlador 110 pode estimar uma condição do corte da colheita 102 com base no sinal de sensoriamento e nos dados de estado de corte da colheita de produção 114 representativos da condição estimada do corte da colheita 102.
[047] Através de estimativa e produção precisas de uma condição do corte da colheita 102, o sistema 100 pode vantajosamente fornecer dados para influenciar e melhorar o processamento do corte da colheita 102, resultando em maior eficiência, qualidade e/ou rendimento. Por exemplo, para o processo de fabricação de feno, o sistema 100 e/ou um operador pode fazer, selecionar, programar e/ou definir uma intensidade de uma operação de processamento, tal como raspagem, recolhimento, pulverização ou enfardamento, com base na condição do corte da colheita 102. Etapas de processo desnecessárias podem ser evitadas ou etapas de processo adicionais podem ser implementadas com base nos dados de estado de corte da colheita.
[048] Conforme descrito neste documento, uma composição gasosa pode compreender um ou mais componentes gasosos. A composição gasosa pode compreender um ou mais componentes gasosos voláteis.
[049] O controlador 110 pode estimar a condição do corte da colheita 102 comparando o sinal de sensoriamento 112 com uma biblioteca de odores de referência. Por exemplo, o controlador 110 pode identificar um tipo e/ou quantidade relativa de um ou mais odores (composições gasosas) associados ao corte da colheita 102 comparando o sinal de sensoriamento 112 com a biblioteca de odores de referência. O controlador 110 pode então estimar a condição do corte da colheita 102 com base no tipo e/ou quantidade de um ou mais odores.
[050] A biblioteca de odores de referência pode compreender uma base de dados de sinais de referência correspondentes a sinais de sensoriamento emitidos pelo sensor de corte da colheita em resposta a uma ou mais composições gasosas de referência. Uma ou mais das composições gasosas de referência podem compreender composições gasosas que podem ser produzidas durante o processamento do corte da colheita 102. Por exemplo, uma ou mais composições gasosas de referência podem estar associadas a diferentes estados de secura do corte da colheita (por exemplo, para um processo de fabricação de feno); diferentes estados de fermentação do corte da colheita (por exemplo, para silagem); um estado de apodrecimento do corte da colheita (por exemplo, para linhaça); diferentes estados de decomposição do corte da colheita (por exemplo, para resíduo); e diferentes níveis de formação de mofo no corte da colheita. A biblioteca de odores de referência pode ser específica da colheita (por exemplo, linhaça, alfafa) ou pode compreender sub-bibliotecas específicas da colheita. A biblioteca de odores de referência pode ser gerada durante um processo de calibração no qual o sensor de corte da colheita 108, ou um sensor de corte da colheita de referência substancialmente idêntico, é exposto a uma série de amostras de referência (por exemplo, amostras de feno em várias condições ou extratos químicos correspondentes às composições gasosas de referência associadas ao feno nas várias condições). O sinal de sensoriamento resultante pode então ser armazenado como um sinal de sensoriamento de referência associado à composição gasosa de referência. O controlador 110 pode gerar a biblioteca de odores de referência como parte do processo de calibração. O controlador 110 pode armazenar a biblioteca de odores de referência em uma memória do sistema 100 ou em armazenamento remoto acessível através de uma rede (tal como a internet). O processo de calibração pode ser repetido a cada poucos anos para garantir uma operação confiável do sensor. O controlador 110 pode produzir um sinal de aviso de calibração indicando que uma calibração é devida em resposta ao decurso de um período de calibração.
[051]O sensor de corte da colheita 108 pode compreender qualquer sensor capaz de sensoriar um ou mais componentes gasosos associados ao corte da colheita 102. O sensor de corte da colheita 108 pode compreender um sensor de odor. O sensor de corte da colheita 108 pode compreender um ou mais sub sensores que podem identificar e quantificar espécies químicas específicas associadas ao processamento de corte da colheita, por exemplo, espécies químicas específicas associadas à grama recém-cortada, como certos álcoois e aldeídos pertencentes aos chamados voláteis de folhas verdes, ou uma espécie específica associada ao molde de feno.
[052] Em alguns exemplos, o sensor de corte da colheita 108 pode compreender um nariz eletrônico. Os narizes eletrônicos podem sensoriar vantajosamente uma ampla faixa de composições gasosas. Por exemplo, o sensor de corte da colheita 108 pode compreender uma matriz de sensores incluindo uma pluralidade de elementos de sensores. Os elementos de sensores podem compreender qualquer elemento ativo que sofre uma mudança em uma ou mais propriedades químicas ou físicas na presença de um ou mais componentes gasosos. Cada elemento de sensor pode compreender um elemento de sensor não específico que pode sensoriar a presença de um ou mais componentes gasosos voláteis, mas não identifica as espécies químicas específicas. Um ou mais dos elementos de sensores podem compreender quaisquer elementos de sensores conhecidos, tais como elementos de sensores de semicondutores de óxido metálico (MOS) (incluindo elementos de sensores MOS complementares (CMOS)), elementos de sensores de transistores de efeito de campo semicondutores de óxido metálico (MOSFET), elementos de sensores de onda acústica de superfície, elementos de sensores de polímero condutor, elementos de sensores de fibra ótica, elementos de sensores de sistemas microeletromecânicos (MEMS) e elementos de sensores de microbalança de cristal de quartzo. Os elementos de sensores podem responder à presença de um ou mais componentes gasosos voláteis com uma mudança nas propriedades elétricas, tal como condutividade elétrica. Diferentes elementos de sensores da matriz de sensores podem ter propriedades físicas diferentes, de modo que tenham diferentes assinaturas de resposta à presença dos componentes gasosos. Por exemplo, diferentes elementos de sensores MOS ou MOSFET podem ter um tamanho físico diferente ou dopagem diferente. O fornecimento de diferentes respostas do elemento de sensor pode melhorar a sensoriamento de componentes gasosos específicos pelo sensor de corte da colheita 108.
[053] Cada elemento de sensor pode produzir um sinal de resposta de elemento. A combinação de sinais de resposta de elemento pode formar o sinal de sensoriamento 112. A combinação de sinais de resposta de elemento pode fornecer uma assinatura de odor distinta para uma composição gasosa particular. Por exemplo, muitos odores compreenderão uma pluralidade ou mistura de componentes gasosos voláteis. Cada elemento de sensor pode responder de forma diferente aos diferentes componentes voláteis da mistura devido a tolerâncias de fabricação, posição na matriz de sensores e/ou diferenças de projeto (tais como as diferentes propriedades físicas anteriormente mencionadas). A pluralidade de diferentes sinais de resposta de elemento de cada elemento de sensor pode fornecer uma impressão digital eletrônica distinta para identificar cada mistura gasosa. A biblioteca de odores de referência pode incluir combinações de sinais de referência correspondentes à combinação de sinais de resposta de elemento emitidos pela pluralidade de elementos de sensores na presença de composições gasosas de referência correspondentes. Durante a operação no campo 104, o controlador 110 pode comparar a combinação de sinais de resposta de elemento com as combinações de sinal de referência para identificar um tipo e/ou quantidade de uma ou mais composições gasosas associadas ao corte da colheita 102 e estimar a condição do corte da colheita 102 com base no tipo e/ou quantidade.
[054] O controlador 110 pode implementar técnicas de reconhecimento de padrões e/ou análise multivariada para gerar a biblioteca de odores de referência e/ou identificar o tipo e a quantidade relativa de uma ou mais composições gasosas associadas ao corte da colheita. Por exemplo, o controlador 110 pode treinar uma rede neural artificial (ANN) usando as amostras de referência (marcadas) durante o processo de calibração. Durante a operação em um campo 104, o controlador 110 pode então identificar, classificar e/ou quantificar uma ou mais composições gasosas associadas ao corte da colheita 102 usando o ANN. O controlador 110 pode implementar outras técnicas de análise multivariada, tais como análise de componentes principais (PCA).
[055] O sensor de corte da colheita 108 pode ser posicionado em uma frente da máquina agrícola móvel 106 em relação a uma direção de operação para a frente. O sensor de corte da colheita 108 pode ser posicionado dentro de uma altura de sensoriamento limítrofe a partir de uma superfície do solo ou um ponto de contato da máquina 106 com a superfície do solo. A altura de sensoriamento limítrofe pode compreender 1 metro, de preferência 0,5 metros, mais preferencialmente 0,3 metros. Em alguns exemplos, o sensor de corte da colheita 108 pode compreender um duto de entrada para transportar a composição gasosa para uma área ativa do sensor de corte da colheita 108. O sensor de corte da colheita 108 pode ainda compreender mecanismos pneumáticos ativos para a produção de um fluxo de ar de uma extremidade distal do duto de entrada para uma extremidade proximal do duto de entrada adjacente à área ativa do sensor 108. Nos exemplos que compreendem um duto de entrada, a altura de sensoriamento limítrofe pode ser com referência à extremidade distal do duto de entrada.
[056] Em alguns exemplos, a máquina agrícola móvel 106 pode incluir uma tampa ou alojamento para proteger o sensor de corte da colheita 108. A tampa do sensor pode proteger o sensor de corte da colheita 108 de poeira pesada e/ou de precipitação. A proteção do sensor da precipitação pode reduzir vantajosamente qualquer interferência da precipitação no sensoriamento de umidade. A proteção do sensor de corte da colheita de poeira pesada pode reduzir vantajosamente a saturação do sensor de corte da colheita ou entupimento de um filtro de partículas de ar do sensor de corte da colheita.
[057] A máquina agrícola móvel 106 pode compreender um veículo agrícola e/ou implemento agrícola. Neste exemplo, a máquina agrícola móvel 106 compreende um implemento agrícola na forma de um ancinho agrícola 118 rebocado por um veículo agrícola na forma de um trator 116. A máquina agrícola móvel 106 pode compreender qualquer veículo agrícola incluindo: um trator; um vagão forrageiro; um drone; ou um batedor. A máquina 106 pode, alternativamente ou adicionalmente, compreender: um ancinho; um cortador; uma enfardadeira; um macerador; ou um implemento de preparo do solo. A máquina agrícola móvel 106 pode compreender um veículo e/ou implemento operado manualmente, semiautônoma ou autonomamente. Embora a presente modalidade descreva a máquina 106 estimando a condição do corte da colheita 102 assentado no campo 104 (algum tempo após a roçada), será apreciado que a máquina 106 pode compreender um cortador e pode estimar a condição do corte da colheita durante um processo de corte da colheita. A estimativa da condição do corte da colheita durante o processo de corte da colheita pode fornecer um valor inicial da condição de corte da colheita, por exemplo, um valor de umidade inicial, um valor de molde inicial, etc.
[058] Neste exemplo, o corte da colheita não processado 102a é assentado disperso no campo 104. O corte da colheita não processado 102a pode ter sido disperso por um processo anterior, tal como recolhimento ou roçada. O ancinho agrícola 118 pode reorganizar ou reunir o corte da colheita não processado 102a em leiras ou faixas de corte da colheita processado 102b adequadas para coleta durante um processo subsequente, tal como enfardamento.
[059] Conforme anteriormente descrito, o sensor de corte da colheita 108 pode sensoriar uma composição gasosa associada ao corte da colheita não processado 102a e produzirr um sinal de sensoriamento correspondente 112 para o controlador 110. O controlador 110 pode identificar a composição gasosa e estimar a condição do corte da colheita não processado 102a. O controlador 110 pode estimar a condição do corte da colheita comparando um nível (ou quantidade) de uma composição gasosa identificada com um ou mais limites de condição correspondentes. Por exemplo, o controlador 110 pode estimar se o corte da colheita 102 compreende molde, ou molde excessivo, comparando um nível de uma composição gasosa associada ao molde com um limite de condição de molde. O controlador 110 pode realizar comparações semelhantes para limites de condição de umidade, limites de condição de fermentação, limites de condição de apodrecimento, etc. Neste exemplo, o controlador 110 estimou uma condição das primeiras porções 102c de corte da colheita para serem suficientemente secas e livres de mofo para serem raspadas em faixas. O controlador 110 pode estimar a condição do corte da colheita 102 para ser suficientemente seca e livre de mofo medindo um nível de uma composição gasosa associada ao cheiro de grama fresca (ou grama úmida) para ser menor que um limite de condição de umidade e medindo um nível de uma composição gasosa associada ao mofo de feno para ser menor que um limite de condição de mofo. Neste exemplo, o controlador 110 estimou uma condição de uma segunda porção 102d do corte da colheita para não ser suficientemente seca para varrer com base em um nível da composição gasosa associada ao cheiro de grama fresca que excede o limite de condição de umidade. Neste exemplo, o controlador 110 estimou uma condição de terceiras porções 102e do corte da colheita para compreender molde com base em um nível da composição gasosa associada ao molde de feno que excede o limite de condição de molde. As segundas 102d e/ou terceiras porções 102e podem compreender porções de baixa camada ou sombreadas do campo que são mais suscetíveis à retenção de umidade e formação de mofo.
[060] Em alguns exemplos, os limites de condição podem ser específicos da colheita, específicos da finalidade da colheita e/ou configuráveis pelo usuário. Por exemplo, os requisitos de condição e qualidade para a colheita de palha misturar em um sistema de razão de mistura total para combustível não são tão rigorosos quanto para a colheita de palha usar em cama de animal. Portanto, o limite de condição de molde pode ser ajustado para ser mais rigoroso para a colheita de palha para cama de animal. Como um exemplo adicional, os limites de condição podem ser configuráveis pelo usuário vantajosamente permitindo que um operador personalize a sensoriamento de condição para clientes específicos com base no feedback do cliente. Por exemplo, um primeiro produtor de alfafa pode rejeitar fardos de um empreiteiro (por exemplo, por ter muita umidade) que um segundo produtor de alfafa acharia aceitável.
[061] Em alguns exemplos, o controlador 110 pode monitorar uma mudança na condição do corte da colheita 102. Por exemplo, o controlador 110 pode determinar uma diferença entre um primeiro nível de uma composição gasosa em uma primeira vez e um segundo nível da composição gasosa em uma segunda vez, mais tarde do que a primeira vez, e determinar uma mudança correspondente e/ou taxa de mudança de condição do corte da colheita 102. A segunda vez pode corresponder a uma travessia diferente da máquina agrícola (por exemplo, uma segunda operação de recolhimento ou uma segunda travessia por um veículo de reconhecimento). Desta forma, o controlador 110 pode estimar uma mudança relativa e/ou uma taxa de mudança de uma condição de secura ou formação de molde etc. do corte da colheita 102. O controlador 110 pode produzir a mudança relativa e/ou a taxa de mudança da condição como parte dos dados de estado de corte da colheita 114. O monitoramento da mudança na condição do corte da colheita 102 pode remover vantajosamente o requisito de uma biblioteca de odores de referência.
[062] A máquina agrícola móvel 106 pode ainda compreender um sensor de posição 120. O sensor de posição 120 pode compreender um sensor de GPS ou qualquer sensor de posição conhecido. Neste exemplo, o sensor de posição 120 está localizado no trator 116. O sensor de posição 120 pode identificar uma posição da máquina 106 dentro do campo 104. O controlador 110 pode receber dados de posição do sensor de posição 120 e associar dados de posição com uma condição de uma porção do corte da colheita 102. Em outras palavras, o controlador 110 pode gerar os dados de estado de corte da colheita 114 como uma matriz de valores de condição com cada valor de condição tendo dados de posição associados. Desta forma, o sistema 100 pode mapear a condição do corte da colheita 102 através do campo 104.
[063] Em alguns exemplos, o controlador 110 pode habilitar seletivamente o sensor de corte da colheita 108 e/ou estimar seletivamente a condição do corte da colheita 102 com base na posição da máquina agrícola 106 identificada pelo sensor de posição 120. Por exemplo, o controlador 110 pode periodicamente ou aleatoriamente habilitar o sensor de corte da colheita 108 e/ou estimar a condição do corte da colheita 102 e produzir os dados de estado de corte da colheita 114 como valores de condição amostrados com uma posição associada através do campo 104. O controlador pode aumentar uma taxa de amostragem em porções predefinidas do campo 104 que podem ser identificadas por um operador. Por exemplo, o controlador 110 pode aumentar uma taxa de amostragem em uma área do campo 104 propensa a alto teor de umidade/drenagem deficiente. O controlador 110 pode inibir/desativar o sensor de corte da colheita 108 em áreas do campo 104 conhecidas por serem empoeiradas, tal como uma entrada de campo. O controlador 110 também pode inibir o sensor de corte da colheita 108 nas bordas ou bordas do campo 104 para evitar interferência de campos adjacentes. Isso pode reduzir a interferência de poeira ou odores de campos adjacentes e o uso desnecessário de armazenamento de dados. O controlador 110 pode receber dados de campo indicando uma ou mais regiões de interesse do campo 104 para sensoriamento da condição de colheita e/ou uma ou mais regiões para exclusão da sensoriamento da condição de colheita. O controlador 110 pode: habilitar seletivamente o sensor de corte da colheita; estimar seletivamente a condição do corte da colheita 102; e/ou ajustar seletivamente uma taxa de amostragem do sensor de corte da colheita 108 com base nos dados de campo e nos dados de posição. Os dados de campo podem ser fornecidos por um operador usando uma interface de usuário.
[064] Neste exemplo, o controlador 110 emite os dados de estado de corte da colheita 114 para um sistema de controle 124 do trator 116. O sistema de controle 124 pode controlar um ou mais parâmetros operacionais da máquina agrícola móvel 116, isto é, um ou mais parâmetros operacionais do trator 116 ou ancinho 118 (neste exemplo). Como descrito abaixo, o sistema de controle 124 pode controlar a máquina agrícola 106 em resposta aos dados de estado de corte da colheita 114.
[065] Neste exemplo, o controlador 110 também emite os dados de estado de corte da colheita 114 para um módulo de monitoramento remoto 122. O módulo de monitoramento remoto 122 pode estar localizado em uma fazenda e/ou um servidor de rede e pode monitorar o processo de corte da colheita, por exemplo, o processo de fabricação de feno. O controlador 118 pode produzir os dados de estado de corte da colheita 114 para visualização em uma tela de visualização do módulo de monitoramento remoto 122, por exemplo, para exibir um mapa virtual indicando a condição de corte da colheita através do campo 104 ou exibir valores ao vivo da condição de corte da colheita. O módulo de monitoramento remoto 122 pode se comunicar com o controlador 110 através de mídias de comunicação sem fio conhecidas.
[066] Em alguns exemplos (não ilustrados), o controlador 110 pode estar localizado no módulo de monitoramento remoto 122 e pode receber os sinais de sensoriamento do sensor de corte da colheita 108 localizado na máquina 106, através de mídias de comunicação sem fio. Em alguns exemplos, a funcionalidade do controlador 110 pode ser distribuída através de um ou mais processadores da máquina agrícola 106 (por exemplo, uma unidade de controle do trator 116 e uma unidade de controle do ancinho 118). Em alguns exemplos, a funcionalidade do controlador 110 pode ser distribuída entre um ou mais processadores na máquina agrícola 106, um ou mais processadores localizados no módulo de monitoramento remoto 122, um ou mais processadores localizados em outras máquinas agrícolas móveis e/ou outros processadores em rede.
[067] O controlador 110 pode produzir os dados de estado de corte da colheita 114 para uma unidade de visualização de cabine de um veículo agrícola, tal como o trator 116 ou outro veículo agrícola envolvido no processamento do corte da colheita 102. O controlador 114 pode produzir os dados de estado de recorte 114 para visualização na unidade de exibição, por exemplo, valores de condição e/ou um mapa virtual indicando a condição de recorte através do campo 104. Fornecer os dados de estado de corte da colheita 114 para visualização na unidade de visualização de cabine e/ou uma visualização do módulo de monitoramento remoto 122 pode vantajosamente permitir que um operador tome decisões sobre o processamento do corte da colheita 102 com base na condição e, opcionalmente, na localização do corte da colheita 102. Por exemplo, exibir os dados de estado de corte da colheita 114 na unidade de visualização de cabine pode ajudar o operador da máquina agrícola móvel 106 a operar a máquina agrícola móvel 106 de forma mais eficaz e evitar o processamento de corte da colheita 102 que não está pronto para processamento ou estragado.
[068] Em alguns exemplos, o controlador 110 pode determinar um ou mais parâmetros de processo para uma operação de processamento no corte da colheita 102, com base na condição do corte da colheita 102. O controlador 110 pode produzir um ou mais parâmetros de processo como parte dos dados de estado de corte da colheita 114, por exemplo, para o módulo de monitoramento remoto 122, um sistema de controle da máquina agrícola móvel 106 ou um sistema de controle de uma segunda máquina agrícola móvel.
[069] A operação de processamento pode compreender uma operação de processamento atual ou uma operação de processamento futura. A operação de processamento pode compreender qualquer um dos fatores dentre: rearranjar o corte da colheita 102, condicionar o corte da colheita 102; pulverizar o corte da colheita 102; coletar o corte da colheita e cultivar o corte da colheita. O rearranjo do corte da colheita 102 pode compreender raspar o corte da colheita 102, por exemplo, em faixas para enfardar ou fazer o recolhimento do corte da colheita 102, por exemplo, levantar e afofar o corte da colheita e/ou inverter o corte da colheita para melhorar a secagem. O rearranjo pode compreender o rearranjo em uma direção horizontal e/ou uma direção vertical (por exemplo, levantar e girar (inverter) o corte da colheita). O rearranjo do corte da colheita pode compreender jogar porções do corte da colheita para fora da faixa. O condicionamento do corte da colheita 102 pode compreender macerar o corte da colheita 102 com um macerador. A pulverização do corte da colheita 102 pode compreender a aplicação de um ou mais aditivos. Um ou mais dos aditivos podem compreender qualquer combinação de água/vapor, aditivos de correção de pH, inoculante bacteriano, enzimas, aditivos de silagem, etc. A coleta da colheita pode incluir enfardamento, coleta com um vagão de forragem ou remoção de fardos do campo. O cultivo da colheita pode incluir arar, por exemplo, arar resíduos, folhas, cobertura de transporte, etc., no solo e/ou gradar o core de colheita, por exemplo, com uma lâmina de disco.
[070] Um ou mais dos parâmetros de processo podem compreender um parâmetro de seleção para selecionar (ou não) uma operação de processamento particular. O parâmetro de seleção pode corresponder à seleção de um tipo de operação de processamento como uma operação de processamento futura. No exemplo ilustrado, se o controlador 110 determinar que uma condição de corte da colheita 102 no campo 104 não está suficientemente seca para enfardar (ou raspar), o controlador 110 pode determinar um parâmetro de seleção para selecionar uma operação de recolhimento / inversão como uma operação de processamento futuro. Por outro lado, se o controlador 110 determinar que uma condição de corte da colheita 102 no campo 104 é suficientemente seca para enfardar (ou raspar), o controlador 110 pode determinar um parâmetro de seleção para inibir uma operação de recolhimento / inversão e selecionar uma operação de enfardamento como uma operação de processamento futuro. De um modo semelhante, o controlador 110 pode determinar um parâmetro de seleção para selecionar ou inibir uma operação de pulverização para adicionar um inoculante bacteriano ao corte da colheita 102 com base numa condição de molde do corte da colheita 102.
[071] Alternativamente, ou adicionalmente, o parâmetro de seleção pode corresponder a habilitar seletivamente um tipo de operação de processamento da máquina agrícola móvel 106. No exemplo ilustrado, o controlador 110 pode determinar um parâmetro de seleção para habilitar seletivamente o ancinho 118 com base na condição (umidade, molde, etc.) do corte da colheita não processado 102a nas proximidades do sensor de corte da colheita 108. Desta forma, a máquina 106 opera seletivamente com base em dados atuais do estado de corte da colheita 114. Em outras palavras, a máquina agrícola móvel 106 pode processar seletivamente o corte da colheita 102 no campo 104 com base na condição do corte da colheita 102 nos dados de estado de corte da colheita 114. Exemplos da máquina agrícola móvel processando seletivamente o corte da colheita incluem: • quando a máquina agrícola móvel 106 compreende um enleirador, recolhendo seletivamente o corte da colheita quando uma condição de umidade do corte da colheita excede um limite de condição de umidade. Desta forma, apenas porções úmidas do corte da colheita no campo são recolhidas. • quando a máquina agrícola móvel 106 compreende um enleirador, recolhendo seletivamente o corte da colheita, ajustando seletivamente uma direção de lançamento e/ou ajustando seletivamente uma intensidade de recolhimento quando uma condição de molde do corte da colheita excede um limite de condição de molde. Desta forma, o corte da colheita infectado pelo molde pode ser jogado para fora da faixa, antes do enfardamento. • quando a máquina agrícola móvel 106 compreende um ancinho, varrendo seletivamente o corte da colheita quando uma condição de umidade do corte da colheita é inferior a um limite de condição de umidade. Desta forma, apenas porções secas do corte da colheita no campo são agrupadas em faixas. • quando a máquina agrícola móvel 106 compreende um ancinho, varrendo seletivamente o corte da colheita quando uma condição de molde do corte da colheita é inferior a um limite de condição de molde. Desta forma, o corte da colheita infectado pelo mofo não é assentado em faixas para enfardamento. • quando a máquina agrícola 106 compreende uma enfardadeira, suspendendo seletivamente uma coleta da enfardadeira e, opcionalmente, parando a coleta, ou soltando seletivamente o corte da colheita para fora da enfardadeira, quando uma condição de molde do corte da colheita excede um limite de condição de molde ou quando uma condição de umidade do corte da colheita excede um limite de condição de umidade. • quando a máquina agrícola 106 compreende uma enfardadeira, encerrando seletivamente a operação de enfardadeira quando uma condição de umidade do corte da colheita excede um limite de condição de umidade. Por exemplo, um orvalho no final do dia pode resultar em faixas úmidas e a enfardadeira pode adiar a operação de enfardamento. • quando a máquina agrícola 106 compreende um pulverizador, aplicando seletivamente um aditivo ao corte da colheita quando uma condição do corte da colheita excede um limite de condição. • quando a máquina agrícola 106 compreende um macerador (por exemplo, dois rolos de aço corrugados girando a velocidades diferentes para criar um cisalhamento na camada de colheita), realizando a maceração seletiva do corte da colheita quando uma condição de umidade do corte da colheita excede um limite de condição de umidade. • quando a máquina agrícola 106 compreende uma relha, com a aragem seletiva do corte da colheita quando uma condição de decomposição do corte da colheita é inferior a um limite de condição de decomposição.
[072] Um ou mais dos parâmetros de processo podem compreender um parâmetro de posição para a determinação de uma posição ou posições da operação de processamento. Por exemplo, o controlador 110 pode determinar um parâmetro de posição com base em dados de estado de corte da colheita 114 compreendendo valores de condição e dados de posição associados. O parâmetro de posição pode fornecer a habilitação seletiva de uma operação de processamento com base na posição de uma máquina agrícola processando o corte da colheita. No exemplo ilustrado, o controlador 110 pode determinar um parâmetro de posição para uma futura operação de enfardamento como valores de posição das porções 102b de faixas de corte da colheita adequadas para enfardamento e excluindo especificamente as porções moldadas 102e. Como um exemplo adicional, uma máquina agrícola móvel 106 na forma de um veículo de reconhecimento automatizado compreendendo um sensor de corte da colheita 108 e um sensor de posição 120 pode determinar uma pluralidade de valores de condição de molde de corte da colheita, cada valor tendo uma posição associada. O controlador 110 pode determinar um parâmetro de posição identificando locais selecionados do campo 104 para uma operação aditiva futura com base em se um valor de condição de molde em uma posição particular excede um limite de condição de molde.
[073] Um ou mais dos parâmetros de processo podem compreender um parâmetro de sincronização para programar uma operação de processamento. Por exemplo, o parâmetro de sincronização pode corresponder a um tempo de uma operação de processamento futura ou um atraso ou avanço de uma operação de processamento futura. O controlador 110 pode determinar o parâmetro de sincronização usando um modelo, por exemplo, um modelo de umidade para determinar um tempo de secagem esperado ou um modelo de molde para determinar uma taxa de crescimento de molde. O modelo pode ser baseado em dados históricos. Por exemplo, o controlador 110 pode implementar uma função de regressão para determinar o conteúdo do molde em função do tempo e determinar um parâmetro de sincronização para um processo de ancinho ou enleirador em conformidade. O modelo pode ser dependente do tempo e, conforme descrito adiante, o controlador 110 pode receber dados ambientais adicionais, tais como dados meteorológicos, e determinar o tempo de secagem esperado, a taxa de crescimento do molde, etc., e o parâmetro de sincronização resultante, com base nos dados de condição e nos dados ambientais.
[074] No exemplo ilustrado, o controlador 110 pode determinar um parâmetro de sincronização (e um parâmetro de posição correspondente) para processar a segunda porção 102d de corte da colheita que foi determinada como não sendo suficientemente seca para inclinação. O parâmetro de sincronização pode programar a máquina agrícola móvel 106 para inclinar a segunda porção 102d após um tempo de atraso especificado para permitir que a segunda porção 102d tenha mais tempo para secar. O atraso pode ser curto o suficiente para que a máquina agrícola móvel 106 possa retornar para inclinar a segunda porção 102d após terminar o corte da colheita não processado restante 102a no campo. Em outros exemplos, o parâmetro de sincronização pode programar uma ou mais operações de recolhimento futuras para inversão mais frequente, para melhorar o processo de secagem.
[075] Um ou mais dos parâmetros de processo podem compreender um parâmetro de intensidade para a definição de uma intensidade de uma operação de processamento. Por exemplo, o parâmetro de intensidade pode definir uma concentração ou taxa de fluxo de um aditivo para uma operação de pulverização. Como um exemplo adicional, o parâmetro de intensidade pode definir uma intensidade de uma operação de recolhimento ou uma operação de maceração. Em alguns exemplos, o parâmetro de intensidade pode se referir a uma configuração de velocidade de um veículo agrícola associado à operação de processamento. Por exemplo, a intensidade de uma operação de pulverização pode ser ajustada aumentando ou diminuindo a velocidade de um trator rebocando um pulverizador.
[076] Observa-se que diferentes parâmetros de processo podem ser combinados para a mesma operação de processo. Por exemplo, uma operação de processo pode ter um parâmetro de seleção indicando que o processo está habilitado, um parâmetro de posição indicando posições do campo em que o processo deve ser realizado, um parâmetro de sincronização indicando quando o processo deve ocorrer e um parâmetro de intensidade indicando a intensidade da operação. Por exemplo, a máquina agrícola móvel 106 pode identificar porções do campo 104 com uma umidade do corte da colheita 102 menor que um limite de umidade. O controlador 110 pode determinar um parâmetro de sincronização, um parâmetro de posição e um parâmetro de seleção de uma operação de recolhimento para retitular seletivamente (e raspar novamente) apenas as porções úmidas do corte da colheita 102.
[077] Em alguns exemplos, o controlador 110 pode receber dados ambientais adicionais, tais como dados meteorológicos, dados de umidade do solo ou dados de umidade. O controlador 110 pode determinar um ou mais parâmetros de processo com base nos dados de estado de corte da colheita e nos dados ambientais. Por exemplo, o controlador 110 pode ajustar um parâmetro de sincronização de uma operação de enfardamento, para avançar a operação de enfardamento se os dados meteorológicos indicarem uma previsão de precipitação. Alternativamente, ou adicionalmente, o controlador pode ajustar os limites de condição com base nos dados ambientais. Por exemplo, o controlador 110 pode reduzir o limite de condição de umidade se os dados meteorológicos indicarem uma previsão de precipitação.
[078] O controlador 110 pode produzir os dados de estado de corte da colheita 114 para controlar a máquina agrícola móvel 106 realizando uma operação de processamento atual e/ou para controlar uma segunda máquina agrícola móvel para realizar uma operação de processamento futura. O controlador 110 pode produzir os dados de estado de corte da colheita 114 compreendendo um ou mais parâmetros de processo para um sistema de controle da máquina agrícola móvel 106 e/ou segunda máquina agrícola móvel. A máquina agrícola móvel 106 e/ou a segunda máquina agrícola móvel podem processar ou processarem seletivamente o corte da colheita 102 com base nos dados de estado de corte da colheita 114. Em alguns exemplos, o controlador 110 pode produzir os dados de estado de corte da colheita 114 compreendendo um ou mais parâmetros de processo para visualização em uma unidade de visualização de cabine da máquina agrícola móvel 106 ou segunda máquina agrícola móvel. Por exemplo, um ou mais parâmetros de processo podem ser exibidos como uma instrução ou orientação para o operador da máquina, ajudando assim o operador a usar a máquina agrícola de forma mais eficaz.
[079] A Figura 2 ilustra um método de monitoramento de um assentamento de corte da colheita em um campo ou durante um processo de corte da colheita de acordo com uma modalidade do presente relatório descritivo. O método pode ser realizado pelo sistema de monitoramento de colheitas ou controlador da Figura 1.
[080] Uma primeira etapa 230 compreende o reecebimento de um sinal de sensoriamento de um sensor de corte da colheita posicionado em uma máquina agrícola móvel. O sinal de sensoriamento é representativo de uma composição gasosa sensorizada associada ao corte da colheita.
[081] Uma segunda etapa 240 compreende a estimativa de uma condição do corte da colheita com base no sinal de sensoriamento.
[082] Uma terceira etapa 250 compreende a produção de dados de estado de corte da colheita compreendendo a condição do corte da colheita.
[083] Embora o sistema e os métodos divulgados tenham sido predominantemente descritos em relação a um processo de fabricação de feno, observa-se que eles podem se referir a qualquer processo de corte da colheita. A colheita de corte da colheita pode compreender qualquer um dentre: feno, grama, linhaça, grãos, palha, palha, resíduo, folhas, popas, talos, vagens, cascas, topos, colheitas trituradas, colheitas de cobertura morta ou caule. Por exemplo, para uma colheita de trigo, o corte da colheita pode compreender palha que pode ser deixada em faixas por uma colheitadeira no início do processo de corte da colheita. O resíduo pode compreender palha picada e palha. Como um exemplo adicional, para uma colheita de milho, o corte da colheita pode compreender caules, cascas e/ou folhas. Como ainda um exemplo adicional, para uma colheita a partir de raízes (tal como batatas ou uma raiz de beterraba), o corte da colheita pode compreender um receio de caule.
[084] Ao longo do presente relatório descritivo, a terminologia relacionada à orientação e posição relativas, como "horizontal", "vertical", "superior", "inferior" e "lateral", são usados no sentido da orientação do sistema conforme apresentado nos desenhos. No entanto, tal terminologia não se destina a ser de forma alguma limitativa a um uso pretendido da invenção descrita ou reivindicada.
[085] Será apreciado que qualquer referência a "perto de", "antes", "pouco antes", "depois", "pouco depois", "maior que" ou "menor que", etc, pode se referir ao parâmetro em questão sendo menor ou maior que um valor limítrofe, ou entre dois valores limítrofes, dependendo do contexto.

Claims (15)

1. Método de monitoramento de um corte da colheita (102) assentado em um campo (104) ou durante um processo de corte da colheita, o método CARACTERIZADO pelo fato de compreender: recebimento de um sinal de sensoriamento (112) de um sensor de corte da colheita (108) posicionado em uma máquina agrícola móvel (106), em que o sinal de sensoriamento é representativo de uma composição gasosa sensorizada associada ao corte da colheita (102); estimativa de uma condição de corte da colheita (102) com base no sinal de sensoriamento (112); e produção de dados de estado de corte da colheita (114) compreendendo a condição do corte da colheita (102).
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de compreender ainda o recebimento de dados de posição de um sensor de posição (120) posicionado na máquina agrícola móvel (106) e a produção dos dados de estado de corte da colheita (114) como uma matriz de valores de condição, cada um dos quais associado a uma posição da máquina agrícola móvel.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato do método compreender ainda: determinação de um ou mais parâmetros de processo relacionados a uma ou mais operações de processamento de corte da colheita (102) com base na condição de corte da colheita (102), em que um ou mais parâmetros de processo correspondem a qualquer um dos fatores dentre: um parâmetro de sincronização, parâmetro de posição, um parâmetro de seleção e/ou um parâmetro de intensidade da operação de processamento; e produção dos parâmetros de processo como parte dos dados de estado de corte da colheita (114).
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de compreender ainda o processamento seletivo do campo (104) com base nos dados do estado de corte da colheita (114).
5. Método, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de compreender ainda o processamento de locais selecionados do campo (104) com base nos dados de estado de corte da colheita (114).
6. Método, de acordo com a reivindicação 4 ou reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato do processamento do campo (104) compreender um ou mais fatores dentre: reorganizar o corte da colheita (102); condicionar o corte da colheita (102); pulverizar o corte da colheita (102); coletar o corte da colheita (102); e cultivar o corte da colheita (102) no campo (104).
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato da estimação da condição de corte da colheita (102) compreender a estimação da condição de corte da colheita comparando o sinal de sensoriamento (112) com uma biblioteca de odores de referência.
8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato da condição de corte da colheita (102) ser representativa de um ou mais fatores dentre: um estado de secura de corte da colheita (102); um estado de fermentação de corte da colheita (102); um estado de apodrecimento de corte da colheita (102); e um estado de decomposição de corte da colheita (102).
9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato de corte da colheita (102) compreender qualquer um dentre: feno, grama, linhaça, grãos, palha, palha, resíduo, folhas, popas, talos, vagens, cascas, topos, colheita desfiada, colheita de cobertura morta ou caule.
10. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelo fato da produção dos dados de estado de corte da colheita (114) compreender a produção dos dados de estado de corte da colheita para um ou mais fatores dentre: um módulo de monitoramento remoto (122); uma unidade de visualização de cabine de um veículo agrícola (106); ou um sistema de controle da máquina agrícola móvel (106), o sistema de controle para controlar um ou mais parâmetros operacionais da máquina agrícola móvel.
11. Sistema de monitoramento de corte da colheita (100), CARACTERIZADO pelo fato de compreender: uma máquina agrícola móvel (106) compreendendo um sensor de corte da colheita (108) capaz de sensoriar uma composição gasosa associada a um corte da colheita (102) assentado em um campo (104) ou durante um processo de corte da colheita; e um controlador (110) configurado para: recebimento de um sinal de sensoriamento (112) do sensor de corte da colheita (108), em que o sinal de sensoriamento é representativo da composição gasosa associada ao corte da colheita (102); estimação de uma condição de corte da colheita (102) com base no sinal de sensoriamento (112); e os dados de estado de corte da colheita de produção (114) representativos da condição de corte da colheita (102).
12. Sistema de monitoramento de corte da colheita (100), de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato do controlador (110) ser configurado para: estimar a condição de corte da colheita (102) comparando o sinal de sensoriamento (112) com uma biblioteca de odores de referência.
13. Sistema de monitoramento de corte da colheita (100), de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato do: o sensor de corte da colheita (108) compreender uma matriz de sensores incluindo uma pluralidade de elementos de sensores; o sinal de sensoriamento (112) compreender um sinal de resposta de elemento para cada elemento de sensor; e o controlador (110) ser configurado para comparar uma combinação dos sinais de resposta do elemento com uma ou mais combinações de sinal de referência da biblioteca de odores de referência.
14. Sistema de monitoramento de corte da colheita (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações de 11 a 13, CARACTERIZADO pelo fato da máquina agrícola móvel (106) ser configurada para processar seletivamente o campo (104) com base nos dados de estado de corte da colheita (114).
15. Sistema de monitoramento de corte das colheitas, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 11 a 14, CARACTERIZADO pelo fato da máquina agrícola móvel compreender um ou mais dentre: um ancinho; um cortador; um macerador; uma enfardadeira; um implemento de preparo do solo; um trator; um vagão de forragem; um drone; e um batedor.
BR102023018043-4A 2022-09-15 2023-09-05 Monitoramento de corte da colheita BR102023018043A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP22.195.957.0 2022-09-15

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102023018043A2 true BR102023018043A2 (pt) 2024-03-26

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20220210975A1 (en) Agricultural system for controllably optimizing harvesting of forage
US12035657B2 (en) Residue quality assessment and performance system for a harvester
AU2016335176A1 (en) Method for operating a harvesting machine with the aid of a plant growth model
Pardon et al. Juglans regia (walnut) in temperate arable agroforestry systems: effects on soil characteristics, arthropod diversity and crop yield
US20220210972A1 (en) Mower-conditioner machine with sensing of crop yield
CN114049295A (zh) 一种霜霉病智能化检测处理的方法及系统
Vidigal et al. Nitrogen content, SPAD index and production of single head broccoli
EP4338573A1 (en) Agricultural system for sensing plant material
BR102023018043A2 (pt) Monitoramento de corte da colheita
GB2606741A (en) Residue spread monitoring
EP4159023A1 (en) Mower-conditioner machine with sensing of crop yield
US20240090376A1 (en) Cut crop monitoring
US20220375228A1 (en) Residue Spread Monitoring
US20240188493A1 (en) Residue Spread Monitoring
US20240183833A1 (en) Agricultural system
US20230225247A1 (en) Residue collector
BR102023025386A2 (pt) Sistema agrícola e método para monitorar a condição da cultura
US4503660A (en) Wheat swather
Cooper et al. Producing and harvesting grass seed in the Great Plains
US20230309448A1 (en) Harvesting machine for processing crop and method for determining properties of crop
US20180160614A1 (en) Strip tillage implement and method
RU2807735C2 (ru) Способ обработки почвы, способ управления оборудованием для обработки почвы и энергонезависимый читаемый компьютером носитель для хранения информации (варианты)
RU2383125C2 (ru) Очесывающая машина
Strakšas et al. The investigation and comparison of buckwheat harvesting technologies in Lithuania.
WO2024201162A1 (en) Residue spread monitoring