BR102023010063A2 - Implante dentário para montagem de prótese dentária - Google Patents

Implante dentário para montagem de prótese dentária Download PDF

Info

Publication number
BR102023010063A2
BR102023010063A2 BR102023010063-5A BR102023010063A BR102023010063A2 BR 102023010063 A2 BR102023010063 A2 BR 102023010063A2 BR 102023010063 A BR102023010063 A BR 102023010063A BR 102023010063 A2 BR102023010063 A2 BR 102023010063A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
implant
pin
dental
head
dental prosthesis
Prior art date
Application number
BR102023010063-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Roberto Ricardo Heit Gallinger
Original Assignee
Roberto Ricardo Heit Gallinger
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Roberto Ricardo Heit Gallinger filed Critical Roberto Ricardo Heit Gallinger
Publication of BR102023010063A2 publication Critical patent/BR102023010063A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C8/00Means to be fixed to the jaw-bone for consolidating natural teeth or for fixing dental prostheses thereon; Dental implants; Implanting tools

Abstract

Mais precisamente, trata de um implante dentário para a montagem de prótese dentária, do tipo que compreende uma peça rígida (A) provida de um revestimento áspero, rosca ou equivalente, (2) para facilitar sua osteointegração, e inclui uma folga longitudinal interna (4) sem saída inferior onde um pino de metal (P) é alojado, mantendo uma folga em relação ao corpo do implante (A) que, por sua vez, tem pequenas perfurações (3) que vão da superfície externa até o espaço interno onde a referida folga longitudinal (4) é definida; cabeça (9) do pino de metal (P) e a extremidade superior do implante (A) ser ajustado um recurso de travamento que impede voltas relativas entre ambas as partes montadas.

Description

ESCOPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção, pela qual é requerida a patente de invenção, tem como objeto principal um IMPLANTE DENTÁRIO PARA MONTAGEM DE PRÓTESE DENTÁRIA, do tipo constituído por uma peça rígida e oca, preferencialmente metálica, com uma seção de sua superfície externa rosqueada para facilitar sua osteointegração, definindo uma cavidade longitudinal interna sem saída inferior onde está alojado um pino metálico, que repousa na extremidade inferior da referida cavidade longitudinal, mantendo um espaço de separação em relação à referida peça rígida.
[002] A referida parede do implante é envolvida por pequenas perfurações transversais decorrentes da superfície externa e que se estendem para se comunicar com o referido espaço interno onde a folga longitudinal sem saída inferior é definida, que variam em quantidade, distribuição e direção, incluindo pequenas perfurações que são definidas em correspondência com a extremidade interna (apical) da parte rígida.
[003] Como é sabido, essas pequenas perfurações que vão desde a superfície externa até o espaço interno do implante foram incorporadas para favorecer a formação de um elemento fibromucoso dentro do implante, que é constituído às custas da estrutura óssea da qual é nutrido.
[004] Trata-se de aproveitar as características próprias e naturais das células fibrosas do tecido conjuntivo e mucoso formado pela estrutura óssea onde o implante é produzido.
[005] Desta forma, é possível incorporar um dispositivo de amortecimento biológico (elemento fibromucoso) no implante; e que não sofre de fadiga, uma vez que é naturalmente reabastecido através da irrigação da estrutura óssea na qual está incorporado.
[006] O problema surge porque o referido pino tem uma tendência a girar dentro do implante, o que é contraproducente, ele deve ser mantido estável, em posição fixa.
[007] De fato, o inconveniente que é resolvido com o implante ao qual esta invenção se refere reside no fato de que o pino alojado na referida lacuna longitudinal dentro do implante não deve girar.
[008] Atualmente, com a referida lacuna produzida entre o implante e o pino alojado nele, permite-se que o pino gire dentro do implante.
[009] Como solução para o problema supracitado, o implante referido na presente invenção incorpora um novo recurso de travamento que, sem afetar o processo de osteointegração, garante que o pino, uma vez posicionado dentro do corpo do implante, permaneça fixo, sem a possibilidade de movimentos de rotação relativa entre ambos os corpos.
[010] Para isso, o corpo do implante, em sua extremidade superior, inclui uma nervura saliente, em relevo, projetada para encaixar confortavelmente em uma ranhura ou canal definido na cabeça do pino, em sua face inferior.
[011] Dessa forma, quando o pino é colocado dentro do corpo do implante, é criado um mecanismo de travamento estável entre os dois, o que impede que o pino gire em relação ao implante.
[012] Além disso, a cabeça do pino tem um formato semelhante ao de uma porca hexagonal, a partir da qual é possível mover o implante durante a montagem usando uma ferramenta adequada, como uma "chave soquete" ou similar.
[013] A própria cabeça do pino inclui ainda uma abertura central especialmente projetada para quando for necessário aparafusar uma extensão ou alongamento, que é colocada(o) em uma etapa subsequente quando a prótese é incorporada.
[014] É uma invenção que define uma nova combinação de meios concebidos para alcançar um resultado superior, sendo o mesmo imprevisível e surpreendente mesmo para um técnico no assunto. Consequentemente, além de ser nova, sua concepção construtiva e funcional mostra uma clara atividade inventiva, de modo que atende às condições exigidas por lei para ser considerada uma patente de invenção.
ARTE ANTERIOR
[015] Os implantes são elementos metálicos que estão cirurgicamente localizados nos ossos maxilares, abaixo das gengivas. Uma vez no lugar, o dentista pode colocar sobre eles as coroas ou pontes fixas que compõem a prótese.
[016] No desenvolvimento dos implantes dentários tradicionais utilizados para a restituição de dentes, nas suas origens distinguiu-se pela sua rigidez, pelo que não permitem unir implantes com dentes.
[017] As próteses de implante suportadas, devido à sua rigidez, não funcionam como os dentes suportados, porque as forças descarregam diretamente sobre o osso.
[018] Posteriormente, foram desenvolvidos implantes dentários que incluem um elemento de junção elástico capaz de absorver todos os tipos de forças que são aplicadas à estrutura.
[019] Estes implantes dentários pertencem ao tipo daqueles que possuem um vão sem saída ao longo de seu comprimento, dentro deste está alojado um pino a partir do qual a prótese é mantida entre ambos. Eles são unidos por um elemento elástico de forma a permitir movimentos, sem se separarem um do outro. Este elemento de junção deve ser flexível para absorver todos os tipos de forças que são aplicadas à estrutura.
[020] Nesse sentido, a patente espanhola ES 2170709-A1 é citada como antecedente, onde é divulgado um implante dentário para restauração de dentes, que é fornecido com um dispositivo de amortecimento não biológico, graças ao qual melhorias significativas são alcançadas em relação aos implantes rígidos previamente conhecidos.
[021] Precisamente esta patente de invenção espanhola divulga e ensina um implante (1) pertencente ao tipo de configuração oca, com uma folga ao longo de seu comprimento, sem saída na extremidade inferior, tendo as seguintes particularidades: 1. Dentro deste implante oco (1) um pino (3) separado por um elemento elástico (2) é alojado. 2. Que a superfície da cavidade pode apresentar depressões bem como o pino que vai dentro dela, dando maior espessura ao elemento elástico (2a). 3. Que o pino (3) em sua extremidade interna pode ser ranhurado longitudinalmente (3a). 4. Que a cavidade e o pino também podem ser ovais (2b). 5. Que o elemento elástico tem uma elasticidade suficiente, o que permite que ele seja deformado pela força mastigatória (2-2a-2b) e recuperar sua posição novamente recuperando as referidas forças.
[022] Foi possível verificar que, com o uso, o implante divulgado nesta patente espanhola ES 2170709-A1, o elemento de amortecimento (2) perde elasticidade, sofre fadiga e deixa de ser eficiente.
[023] A patente de invenção AR 061960 B1 pertencente ao Dr. Roberto Ricardo HEIT GALLINGER, titular da presente invenção, propõe uma nova solução construtiva altamente eficiente e durável que consiste em eliminar a presença do referido elemento elástico intercalado e, elaborar um novo implante distinto por possuir uma pluralidade de pequenas perfurações (1a) que atravessam o corpo do implante e se comunicam com o interior de sua cavidade interna.
[024] Esta nova condição construtiva foi desenvolvida a fim de estimular a criação, nutrição e modelagem do elemento fibromucoso que se forma dentro do implante devido ao osso do qual é nutrido.
[025] É então que as perfurações acima mencionadas (1a) que comunicam a estrutura óssea onde o implante é estabelecido com a cavidade interna acima mencionada, permitem que, durante o processo de cicatrização, o elemento fibromucoso que atuará como um dispositivo de amortecimento biológico e natural entre e seja alojado.
[026] Consequentemente, a referida patente de invenção AR061960 B1 reivindica como invenção um IMPLANTE DENTÁRIO PARA RESTAURAÇÃO DE DENTES, do tipo que compreende uma peça rígida (1) dotada de um revestimento áspero, rosca ou equivalente, para facilitar sua osteointegração, que é fornecida com uma folga longitudinal interna sem saída inferior onde um pino de metal (3) está alojado, que repousa na extremidade inferior da referida folga longitudinal, mantendo um espaço de separação lateral (5) em relação à referida peça rígida. A novidade reside no fato de que a parede da peça rígida (1) tem pequenas perfurações (1a) que se estendem da superfície externa até o espaço interno onde a cavidade longitudinal inferior sem saída é definida, combinada com a condição de que a cavidade longitudinal, em sua extremidade inferior sem saída, tem um alargamento (1b) no qual a extremidade alargada do pino (3) se encaixa e se acopla, que por sua vez é atravessado por uma ranhura longitudinal (3a).
[027] Com a solução construtiva que abrange esta patente de invenção AR061960 B1 se busca acomodar o elemento fibromucoso que é gerado a partir do tecido ósseo onde se localiza o implante. Como é sabido, o elemento fibromucoso é constituído por células fibrosas de tecido conjuntivo e mucoso, formadas pelo organismo.
[028] Posteriormente, o mesmo titular da presente invenção Dr. Roberto Ricardo HEIT GALLINGER, produz uma nova solução construtiva a partir da qual surge a Patente de Invenção Argentina AR110403 B3 que complementou a patente AR 061960 B1 acima mencionada do mesmo titular.
[029] Esta invenção refere-se a um implante, do tipo que compreende uma parte rígida (1) dotada de um revestimento áspero, rosca ou equivalente, para facilitar sua osteointegração, que é fornecida com uma folga longitudinal interna sem saída inferior onde um pino de metal (3) está alojado, que repousa na extremidade inferior da referida folga longitudinal, mantendo um espaço de separação lateral (5) em relação à referida peça rígida, onde a parede da parte rígida (1) tem pequenas perfurações (1a) que vão desde a superfície externa até o espaço interno onde a folga longitudinal sem saída inferior é definida. A novidade reside no fato de que as referidas pequenas perfurações (1a) e a cavidade longitudinal sem saída inferior, acomodam e contêm um material intermediário reabsorvível, que se degrada durante o processo de cicatrização, favorecendo a osteointegração.
[030] Tal material intermediário reabsorvível pode ser orgânico ou inorgânico
[031] e preferencialmente compreende proteínas hidrofóbicas de matriz de esmalte extraídas de um esmalte embrionário suíno em desenvolvimento e contidas em um carregador de alginato de propilenoglicol.
[032] Também é contemplado que o material intermediário reabsorvível é composto por uma sequência de aminoácidos que se encontram na porção não alogênica da molécula de colágeno.
[033] Note-se então que nenhum dos antecedentes citados ensina a opção de que o pino incorporado no corpo do implante foi travado de tal forma que não possa girar em relação ao implante.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO - VANTAGENS
[034] O implante dentário para montagem de prótese dentária ao qual a presente invenção se refere, destaca-se em relação aos implantes que o estado da técnica anterior divulgou, pois incorpora um novo dispositivo de travamento concebido para a montagem do pino de metal no corpo do implante.
[035] De acordo com esta invenção, na extremidade externa (gengival) do implante oco, que recebe o pino de metal que constitui o suporte da prótese dentária, um dispositivo de travamento é definido para que o referido pino não gire.
[036] De fato, a referida trava é constituída por uma nervura saliente em relevo formada na face superior do implante, que está voltada para uma ranhura ou canal definido na face de assentamento do pino de metal.
[037] Da maneira exposta, uma vez que o pino é disposto alojado no corpo do implante, a presença do referido dispositivo de travamento impede que ele gire dentro do implante.
[038] O pino na extremidade externa define o que chamamos de cabeça do pino, que se distingue por incluir uma abertura central rosqueada, destinada a garantir um alongamento do pino, ou alguma extensão (que pode ser angulada) conforme a necessidade ao incorporar a prótese dentária.
[039] Nas configurações preferidas, essa cabeça do pino tem a forma hexagonal, de modo que, usando uma ferramenta, como uma chave soquete, seja possível incorporar e fixar, rosqueando o implante no osso.
ATIVIDADE INVENTIVA
[040] Nenhum implante dentário conhecido atualmente propõe, ou mesmo sugere, a solução construtiva que emerge do indicado nos parágrafos anteriores, razão pela qual se trata de uma proposta que, além de nova, possui clara atividade inventiva.
DESCRIÇÃO SINTÉTICA DAS FIGURAS
[041] Para especificar as vantagens assim brevemente comentadas, às quais os usuários e especialistas na arte podem acrescentar muitas outras vantagens, e para facilitar a compreensão das características construtivas, constituintes e funcionais do implante dentário inventado, descreve-se a seguir um exemplo preferencial de configuração, que é ilustrado, esquematicamente e sem uma escala específica, nas folhas anexas, com o esclarecimento expresso de que, justamente, por se tratar de um exemplo, não lhe cabe atribuir um caráter limitativo ou exclusivo do âmbito de proteção da presente invenção, mas apenas assiste a uma intenção meramente explicativa e ilustrativa da concepção básica na qual se baseia.
[042] A Figura 1 é uma vista em perspectiva mostrando um implante dentário, com a prótese dentária incorporada.
[043] A Figura 2 é uma perspectiva explodida que mostra o implante oco e o pino de metal formando o implante desta invenção.
[044] A Figura 3 é uma vista em corte vertical do mesmo implante das figuras anteriores.
[045] Esclarece-se que, em todas as figuras, aos mesmos números e letras de referência, correspondem as mesmas partes ou elementos constituintes equivalentes do conjunto, conforme o exemplo escolhido para a presente explicação do implante dentário inventado.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[046] Como pode ser visto na Figura 1, o implante dentário referido na presente invenção é constituído a partir de uma peça (A) de metal duro, biocompatível, distinguida em que sua superfície externa pode ser rugosa ou incluir uma rosca externa (2) para facilitar a osteointegração.
[047] Como é sabido, este implante (A) foi projetado para ser fixado cirurgicamente nos ossos maxilares, abaixo das gengivas, tendo como finalidade atuar como suporte para a incorporação de coroas ou pontes fixas que constituem a prótese dentária (D).
[048] Observando as Figuras 2 e 3, considera-se que o implante (A) é um corpo oco envolvido por perfurações transversais (3) que cruzam sua parede lateral e está associado ao pino de metal (P) incorporado para a montagem da prótese dentária.
[049] Olhando agora a Figura 3, pode ser visto que o mesmo implante (A) tem uma lacuna longitudinal interna (4) que aloja o referido pino de metal (biocompatível) (P) que se estende coaxialmente até chegar ao setor inferior da referida lacuna (4).
[050] Na mesma Figura 3, pode ser visto que o referido implante (A) tem pequenas perfurações (3) que podem variar em forma, quantidade e distribuição, todas as quais se comunicam com a referida lacuna longitudinal interna (4).
[051] Observa-se, inclusive, que a extremidade inferior do pino (3) apresenta um alargamento (5) acometido por um corte longitudinal (6) que corresponde ao referido alargamento (5) que se localiza em correspondência à extremidade inferior do mesmo orifício (4) do implante.
[052] A Figura 3 mostra que, tanto nas referidas pequenas perfurações (3), quanto na referida lacuna longitudinal interna (4) do implante (A), está incluída a presença de um material intermediário reabsorvível cuja função é degradar durante o processo de cicatrização, favorecendo a formação de um tecido de preenchimento (fibromucosa).
[053] Como indicado acima, este material intermediário influencia a atividade celular favorecendo a formação de fibromucosa nos referidos espaços internos.
[054] Entretanto, para evitar o problema acima mencionado, referente à necessidade do pino, alojado na cavidade (4) do implante, permanecer fixo e estável favorecendo a osteointegração, foi incorporado um novo dispositivo de travamento que não apenas garante a imobilização do pino (P) no implante (1), mas também resolve efetivamente a montagem e fixação do implante no osso.
[055] Para este fim, como pode ser visto especialmente na Figura 2, na face superior do corpo do implante é definido um par de nervuras salientes em relevo (7) projetadas para o assentamento dos canais (8) que são formados na face inferior da cabeça (9) do pino (P).
[056] Na mesma Figura 2, pode ser visto que a referida cabeça (9) do pino (P) tem a forma hexagonal, o que é extremamente útil para que o profissional, utilizando uma ferramenta adequada, possa incorporar o implante e fixá-lo de forma eficiente.
[057] Note-se também que a referida cabeça (9) do pino (P) inclui uma abertura rosqueada (10) provida para montar o dente.

Claims (4)

1) “IMPLANTE DENTÁRIO PARA A MONTAGEM DE PRÓTESE DENTÁRIA”, do tipo que compreende uma peça rígida (A) provida de um revestimento áspero, rosca ou equivalente, (2) para facilitar sua osteointegração, e inclui uma folga longitudinal interna (4) sem saída inferior onde um pino de metal (P) é alojado, mantendo uma folga em relação ao corpo do implante (A) que, por sua vez, tem pequenas perfurações (3) que vão da superfície externa até o espaço interno onde a referida folga longitudinal (4) é definida, caracterizadopor entre a cabeça (9) do pino de metal (P) e a extremidade superior do implante (A) ser ajustado um recurso de travamento que impede voltas relativas entre ambas as partes montadas.
2) “IMPLANTE DENTÁRIO PARA A MONTAGEM DE PRÓTESE DENTÁRIA”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopor face superior do corpo do implante (A) ser definida pelo menos uma nervura saliente em relevo (7) na qual assenta-se um respectivo canal (8) que é formado na face inferior da cabeça (9) do pino (P).
3) “IMPLANTE DENTÁRIO PARA A MONTAGEM DE PRÓTESE DENTÁRIA”, conforme reivindicado em 1, caracterizadopor cabeça (9) do pino (P) ter formato hexagonal.
4) “IMPLANTE DENTÁRIO PARA A MONTAGEM DE PRÓTESE DENTÁRIA”, conforme reivindicado em 1, caracterizadopor cabeça (9) do pino (P) incluir uma abertura rosqueada (10) para montagem do dente.
BR102023010063-5A 2022-09-13 2023-05-24 Implante dentário para montagem de prótese dentária BR102023010063A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ARP20220102474 2022-09-13

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102023010063A2 true BR102023010063A2 (pt) 2024-03-26

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5362234A (en) Self-drilling endosteal hollow-basket implant system with shock-absorber
JP5438967B2 (ja) 改良されたオッセオインテグレーションの特徴を有する歯科用インプラント
ES2584419T3 (es) Dispositivo y sistema para el implante de un elemento de fijación
KR101173758B1 (ko) 후크핀 결합구조를 갖는 임플란트 유닛
ES2381376T3 (es) Implante dental
ES2529350T3 (es) Conjunto de pilar para un implante dental y método de fabricación de una prótesis dental
JPH0341174B2 (pt)
BR112015000549B1 (pt) Sistema de apoio correlacionado a métodos dentários.
US20090191508A1 (en) Mini implant
KR102369161B1 (ko) 임플란트 크라운의 회전을 방지하는 지대주
CA2731248C (en) Implant for insertion into the jawbone, prosthetics pillar and implant system
JP2009526585A (ja) 歯科インプラントと歯科印象採得器具の組立体
JP2011104222A (ja) 歯科インプラント
BR102023010063A2 (pt) Implante dentário para montagem de prótese dentária
JP4558038B2 (ja) 位置決め手段を備えた歯科インプラント
KR100544272B1 (ko) 즉시 고정 가능한 임플란트
ES2933723T3 (es) Implante dental con material poroso de crecimiento interior
KR101067752B1 (ko) 임플란트용 픽스쳐
KR102372967B1 (ko) 틀니 임플란트 어셈블리
KR200433522Y1 (ko) 치과용 임플란트
KR20150086699A (ko) 멀티플 어버트먼트
RU2187283C2 (ru) Дентальный имплантат
RU2296531C2 (ru) Разборный зубной имплантат
KR101879550B1 (ko) 구조개선을 통한 조립의 용이성을 향상시킨 임플란트의 어버트먼트
KR20090045120A (ko) 정밀유도 식립을 위한 임플란트용 스텐트 고정체