BR102023009092A2 - Máquina agrígola - Google Patents

Máquina agrígola Download PDF

Info

Publication number
BR102023009092A2
BR102023009092A2 BR102023009092-3A BR102023009092A BR102023009092A2 BR 102023009092 A2 BR102023009092 A2 BR 102023009092A2 BR 102023009092 A BR102023009092 A BR 102023009092A BR 102023009092 A2 BR102023009092 A2 BR 102023009092A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
coupled
distributor
assembly
row unit
tank
Prior art date
Application number
BR102023009092-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Andrew W. Harmon
Original Assignee
Deere & Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Deere & Company filed Critical Deere & Company
Publication of BR102023009092A2 publication Critical patent/BR102023009092A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C15/00Fertiliser distributors
    • A01C15/005Undercarriages, tanks, hoppers, stirrers specially adapted for seeders or fertiliser distributors
    • A01C15/006Hoppers
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/08Broadcast seeders; Seeders depositing seeds in rows
    • A01C7/081Seeders depositing seeds in rows using pneumatic means
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/08Broadcast seeders; Seeders depositing seeds in rows
    • A01C7/10Devices for adjusting the seed-box ; Regulation of machines for depositing quantities at intervals
    • A01C7/102Regulating or controlling the seed rate
    • A01C7/105Seed sensors
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/20Parts of seeders for conducting and depositing seed
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/06Seeders combined with fertilising apparatus

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Filling Or Emptying Of Bunkers, Hoppers, And Tanks (AREA)
  • Fertilizing (AREA)

Abstract

Uma máquina agrícola compreende um tanque central de armazenamento de matérias-primas configurado para armazenar matériasprimas, uma unidade de fileira com uma tremonha configurada para receber a matéria-prima do tanque e um dosador configurado para distribuir a matériaprima da tremonha para o solo. Um conjunto coletor distribuidor é posicionado entre o tanque de armazenamento central e a tremonha e inclui uma válvula controlável configurada para direcionar a matéria-prima. O controlador move a válvula entre as posições para direcionar a matéria-prima do tanque de armazenamento central para a tremonha e da tremonha para o tanque de armazenamento central ou da tremonha para um depósito de sementes separado do tanque de armazenamento central. O controlador pode mover a válvula em resposta às características medidas associadas à distribuição de matéria-prima ou em resposta à entrada de uma interface de usuário.

Description

Campo da Descrição
[001] A presente descrição refere-se a uma máquina agrícola para plantio e, em particular, a um sistema e método para reverter o fluxo de matéria-prima através da máquina agrícola.
Fundamentos da Descrição
[002] Máquinas de trabalho agrícola convencionais, como plantadeiras ou máquinas de semeadura, são usadas para distribuir matérias- primas em um campo. O tipo de matéria-prima pode ser fertilizante, semente, granulados químicos e similares. Depois que a matéria-prima é distribuída, um usuário frequentemente limpa o tanque, mangueiras, funis secundários, tremonhas etc. de qualquer matéria-prima restante. Às vezes, a matéria-prima restante pode ser significativa. Se a matéria-prima permanecer na tremonha etc., pode danificar a máquina e/ou a matéria-prima com o tempo. Isso se torna mais problemático quando a máquina inclui várias unidades de fileira, por exemplo. O processo de limpeza é geralmente um processo manual e pode ser demorado. Uma máquina pode incluir a funcionalidade de purga do dosador, mas este é principalmente um processo manual que consome tempo. Além disso, o usuário pode ser incapaz de acessar as tremonhas da unidade de fileira devido a restrições de espaço associadas a máquinas com múltiplas unidades de fileira. Assim, há a necessidade de um melhor processo de retirada das sobras de matéria-prima.
Sumário
[003] Em uma modalidade ilustrativa, uma máquina agrícola para distribuição de matérias-primas compreende: uma armação; um tanque acoplado à armação e configurado para armazenar a matéria-prima; uma unidade de fileira acoplada à armação, a unidade de fileira compreendendo uma tremonha e um dosador de sementes; um conjunto coletor distribuidor configurado para direcionar a matéria-prima através da máquina agrícola; uma linha de tanque acoplada entre o tanque e o conjunto coletor distribuidor; uma linha de unidade de fileira acoplada entre o conjunto coletor distribuidor e a tremonha; uma linha de retorno acoplada entre o conjunto coletor distribuidor e o tanque; um soprador configurado para prover um fluxo de ar através da linha de tanque e da linha da unidade de fileira para transferir a matéria-prima do tanque, através do conjunto coletor distribuidor e para a tremonha da unidade de fileira; e um conjunto de vácuo configurado para prover um fluxo de ar através da linha da unidade de fileira e a linha de retorno para transferir a matéria-prima da tremonha da unidade de fileira, através do conjunto coletor distribuidor e para o tanque.
[004] Em algumas modalidades, o conjunto coletor distribuidor inclui uma válvula com um bloqueador móvel entre uma primeira posição e uma segunda posição; em que, quando o bloqueador está na primeira posição, a matéria-prima flui da linha de tanque, através da válvula, para a linha da unidade de fileira; e em que, quando o bloqueador está na segunda posição, a matéria-prima flui da linha da unidade de fileira, através da válvula, para a linha de retorno.
[005] Em algumas modalidades, a máquina agrícola compreende adicionalmente um controlador acoplado operativamente ao conjunto de vácuo e configurado para ligar e desligar o conjunto de vácuo; e em que, quando ligado pelo controlador, o conjunto de vácuo provê sucção para a tremonha da unidade de fileira e fluxo de ar através da linha da unidade de fileira em direção ao conjunto coletor distribuidor. Em algumas modalidades, o controlador é acoplado operacionalmente à válvula e configurado para causar movimento do bloqueador entre a primeira posição e a segunda posição. Em algumas modalidades, o controlador liga o conjunto de vácuo simultaneamente com o movimento do bloqueador para a segunda posição; e o controlador desliga o conjunto de vácuo simultaneamente com o movimento do bloqueador para a primeira posição.
[006] Em algumas modalidades, a máquina agrícola compreende adicionalmente um sensor de medição configurado para medir uma característica associada à matéria-prima medida do dosador de sementes; e o sensor de medição está acoplado de forma operacional ao controlador e configurado para enviar um sinal ao controlador indicativo da característica medida associada à matéria-prima medida a partir do dosador de sementes; e o controlador é configurado para ligar o conjunto de vácuo para prover sucção à tremonha da unidade de fileira e fluxo de ar através da linha da unidade de fileira em resposta à detecção de uma irregularidade na característica medida associada à matéria-prima medida do dosador de sementes.
[007] Em algumas modalidades, a máquina agrícola compreende adicionalmente um sensor de medição configurado para medir a taxa de separação de sementes dosadas pelo dosador de sementes; em que o sensor de medição está acoplado de forma operacional ao controlador e configurado para enviar um sinal ao controlador indicativo da taxa de singulação de sementes dosadas pelo dosador de sementes; e em que o controlador é configurado para ligar o conjunto de vácuo para prover fluxo de ar através da linha da unidade de fileira em resposta à determinação de que uma taxa de separação medida está abaixo de uma taxa de separação desejada.
[008] Em algumas modalidades, a máquina agrícola compreende adicionalmente uma válvula de palheta formada na tremonha da unidade de fileira; em que quando o bloqueador está na primeira posição, a válvula de palheta é impelida para uma posição aberta pelo fluxo de ar do soprador para facilitar a descarga do fluxo de ar da tremonha; e em que quando o bloqueador está na segunda posição, a válvula de palheta é impelida para uma posição fechada pelo fluxo de ar do conjunto de vácuo para facilitar a sucção do produto da tremonha.
[009] Em algumas modalidades, a máquina agrícola inclui uma pluralidade de unidades de fileira e uma pluralidade de linhas de unidade de fileira, em que cada linha de unidade de fileira é acoplada entre o conjunto coletor distribuidor e uma tremonha de uma unidade de fileira correspondente; em que o conjunto de vácuo inclui uma pluralidade de dispositivos de vácuo, cada um configurado para prover fluxo de ar através de uma linha de unidade de fileira e sucção para uma tremonha correspondente; e em que a máquina agrícola compreende adicionalmente uma fonte de ar comprimido configurada para prover ar comprimido a cada dispositivo de vácuo.
[0010] Em algumas modalidades, a máquina agrícola compreende adicionalmente uma pluralidade de unidades de fileira acopladas à armação, cada uma compreendendo uma tremonha e um dosador de sementes; uma pluralidade de linhas de tanque acopladas entre o tanque e o conjunto coletor distribuidor; uma pluralidade de linhas de unidade de fileira acopladas entre o conjunto coletor distribuidor e as tremonhas correspondentes; em que o conjunto coletor distribuidor inclui um primeiro coletor distribuidor, um segundo coletor distribuidor e uma válvula posicionada entre e acoplada ao primeiro coletor distribuidor e ao segundo coletor distribuidor; em que o primeiro coletor distribuidor é acoplado em uma primeira extremidade do mesmo à pluralidade de linhas de tanque e em uma segunda extremidade do mesmo a uma primeira abertura da válvula; em que o segundo coletor distribuidor é acoplado em uma primeira extremidade do mesmo à pluralidade de linhas de unidade de fileira e em uma segunda extremidade do mesmo a uma segunda abertura da válvula; e em que a linha de retorno é acoplada a uma terceira abertura da válvula.
[0011] Em algumas modalidades, o conjunto coletor distribuidor é um primeiro conjunto coletor distribuidor e a máquina agrícola compreende adicionalmente um segundo conjunto coletor distribuidor; em que a máquina agrícola compreende adicionalmente: uma primeira linha de retorno acoplada entre o primeiro conjunto coletor distribuidor e o tanque e uma segunda linha de retorno acoplada entre o segundo conjunto coletor distribuidor e o tanque; uma pluralidade de unidades de fileira acopladas à armação, cada uma compreendendo uma tremonha e um dosador de sementes; uma primeira pluralidade de linhas de tanque acopladas entre o tanque e o primeiro conjunto coletor distribuidor, uma segunda pluralidade de linhas de tanque acopladas entre o tanque e o segundo conjunto coletor distribuidor; uma primeira pluralidade de linhas de unidade de fileira acopladas entre o conjunto coletor distribuidor e as tremonhas correspondentes, e uma segunda pluralidade de linhas de unidade de fileira acopladas entre o conjunto coletor distribuidor e as tremonhas correspondentes; em que a máquina agrícola compreende adicionalmente uma fonte de ar comprimido que provê fluxo de ar para o primeiro conjunto coletor distribuidor e o segundo conjunto coletor distribuidor; e em que o primeiro conjunto coletor distribuidor e o segundo conjunto coletor distribuidor não podem receber fluxo de ar da fonte de ar comprimido simultaneamente.
[0012] Em outra modalidade ilustrativa, uma máquina agrícola para distribuição de matérias-primas compreende uma armação; um tanque acoplado à armação e configurado para armazenar a matéria-prima; uma unidade de fileira acoplada à armação, a unidade de fileira compreendendo uma tremonha e um dosador de sementes; um conjunto coletor distribuidor configurado para direcionar a matéria-prima através da máquina agrícola; uma linha de tanque acoplada entre o tanque e uma primeira abertura do conjunto coletor distribuidor; uma linha de unidade de fileira acoplada entre uma segunda abertura do conjunto coletor distribuidor e a tremonha; uma linha de retorno acoplada a uma terceira abertura do conjunto coletor distribuidor; um soprador configurado para prover um fluxo de ar através da linha de tanque e da linha da unidade de fileira para transferir a matéria-prima do tanque, através do conjunto coletor distribuidor e para a tremonha da unidade de fileira; e um conjunto de vácuo configurado para prover um fluxo de ar através da linha da unidade de fileira e da linha de retorno para transferir a matéria-prima através da linha da unidade de fileira, através do conjunto coletor distribuidor e através da linha de retorno; em que a terceira abertura está posicionada entre a primeira abertura e a segunda abertura.
[0013] Em algumas modalidades, a linha de retorno é acoplada entre a terceira abertura do conjunto coletor distribuidor e uma caixa de sementes que é separada do tanque; e o conjunto de vácuo é configurado para prover o fluxo de ar através da linha de retorno para transferir a matéria-prima através da linha de retorno para o depósito de sementes.
[0014] Em algumas modalidades, a máquina agrícola compreende adicionalmente um controlador acoplado operativamente ao conjunto de vácuo e configurado para ligar e desligar o conjunto de vácuo; e o conjunto de vácuo provê sucção para a tremonha da unidade de fileira e fluxo de ar através da linha da unidade de fileira quando ligado pelo controlador. Em algumas modalidades, o conjunto coletor distribuidor inclui uma válvula com um bloqueador móvel entre uma primeira posição e uma segunda posição; em que, quando o bloqueador está na primeira posição, a matéria-prima flui da linha de tanque, através da válvula, para a linha da unidade de fileira; e em que, quando o bloqueador está na segunda posição, a matéria-prima flui da linha da unidade de fileira, através da válvula, para a linha de retorno.
[0015] Em algumas modalidades, a máquina agrícola compreende adicionalmente uma válvula de palheta formada na tremonha da unidade de fileira; em que quando o bloqueador estiver na primeira posição, a válvula de palheta estará em uma posição aberta facilitando a descarga do fluxo de ar da tremonha; e em que quando o bloqueador está na segunda posição, a válvula de palheta está em uma posição fechada facilitando a sucção do produto da tremonha.
[0016] Em algumas modalidades, a máquina agrícola compreende adicionalmente uma interface de usuário e um controlador acoplado operativamente à interface de usuário e ao bloqueador; em que o controlador está configurado para mover o bloqueador entre a primeira posição e a segunda posição em resposta à entrada recebida da interface do usuário.
[0017] Em algumas modalidades, a máquina agrícola compreende adicionalmente uma fonte de ar comprimido que provê ar comprimido ao conjunto de vácuo quando o bloqueador estiver na segunda posição.
[0018] Em outra modalidade ilustrativa, um método de avanço da matéria-prima através de uma máquina agrícola compreende: avanço da matéria-prima de um tanque, através de uma linha de tanque, que é acoplada entre o tanque e o conjunto coletor distribuidor; após a etapa de avanço anterior, avançar a matéria-prima através de uma primeira abertura de uma válvula do conjunto coletor distribuidor e subsequentemente através de uma segunda abertura da válvula; subsequente à etapa de avanço anterior, avançar a matéria-prima através de uma linha de unidade de fileira, longe do conjunto coletor distribuidor, em que a linha de unidade de fileira é acoplada entre o conjunto coletor distribuidor e uma tremonha de uma unidade de fileira; subsequente à etapa de avanço anterior, avançar a matéria-prima da tremonha, através da linha da unidade de fileira em direção ao coletor distribuidor; subsequente à etapa de avanço anterior, avançar a matéria-prima através da segunda abertura da válvula e subsequentemente através de uma terceira abertura da válvula; e subsequente à etapa de avanço anterior, avançar a matéria-prima através de uma linha de retorno para longe do conjunto coletor distribuidor.
[0019] Em algumas modalidades, o método compreende adicionalmente reposicionar a válvula de uma primeira posição, na qual a terceira abertura está bloqueada, para uma segunda posição, na qual a primeira abertura está bloqueada.
Breve Descrição dos Desenhos
[0020] Os aspectos acima mencionados da presente descrição e a maneira de obtê-los se tornarão mais aparentes e a descrição em si será mais bem entendida por referência à seguinte descrição das modalidades da descrição, tomada em conjunto com os desenhos anexos, em que: a Figura 1 é uma vista lateral de uma máquina agrícola com um tanque central de matérias-primas, uma unidade de fileira, um conjunto coletor distribuidor e uma pluralidade de mangueiras ou linhas que conectam o conjunto coletor distribuidor ao tanque central de matérias-primas e à unidade de fileira; a Figura 2 é uma vista de baixo para cima do tanque central de matérias-primas, que é mostrado acoplado ao conjunto coletor distribuidor, que é acoplado a linhas de retorno que são configuradas para facilitar a passagem da matéria-prima de volta para o tanque central de matérias-primas ou para um recipiente de sementes separado quando a matéria-prima é forçada a montante pela operação de um conjunto de vácuo; a Figura 3 é uma vista esquemática de uma máquina agrícola mostrando os componentes usados para distribuir a matéria-prima ao solo durante uma operação agrícola e para facilitar o fluxo reverso da matéria- prima de volta ao tanque central de matéria-prima durante a operação do conjunto de vácuo; a Figura 4 é uma vista esquemática de uma máquina agrícola mostrando os componentes usados para distribuir o produto ao solo durante uma operação agrícola e para facilitar o fluxo do produto para o depósito de sementes durante a operação do conjunto de vácuo; e a Figura 5 é uma vista esquemática de um sistema de controle utilizável para controlar o fluxo de matéria-prima através de uma máquina agrícola conforme descrito nas figuras anteriores.
[0021] Os números de referência correspondentes são usados para indicar peças correspondentes ao longo das várias vistas.
Descrição Detalhada
[0022] As modalidades da presente descrição descritas abaixo não são destinadas a serem exaustivas ou a limitar a descrição às formas precisas na seguinte descrição detalhada. Em vez disso, as modalidades são escolhidas e descritas de modo que outros versados na técnica possam reconhecer e entender os princípios e práticas da presente descrição.
[0023] referência à figura 1 da presente descrição, uma modalidade de uma máquina de trabalho agrícola 10, tal como uma plantadeira ou semeadora, pode incluir uma armação 12 na qual uma ou mais plantadeira ou unidades de fileira 14 pode ser montada. Na Figura 1, apenas uma única unidade de fileira 14 é mostrada, mas deve ser entendido que uma pluralidade de unidades de fileira 14 pode ser acoplada à armação 12 de uma maneira conhecida. A unidade de fileira 14 pode ser acoplada à armação 12 por um conjunto de articulação 16 (por exemplo, um conjunto de paralelogramo) de modo que a unidade de fileira 14 possa se mover para cima e para baixo em um grau limitado em relação à armação 12.
[0024] Cada unidade de fileira 14 pode incluir uma tremonha auxiliar ou secundária 18 para armazenar matérias-primas, como fertilizantes, sementes, produtos químicos ou qualquer outra matéria-prima conhecida. Nesta modalidade, a tremonha secundária 18 pode reter sementes. Como tal, um dosador de sementes 20 é mostrado para medir as sementes recebidas da tremonha de sementes secundária 18. Um abridor de valas 22 pode ser provido na unidade de fileira 14 para formar um vala em um campo para receber sementes medidas (ou outro produto) do dosador de sementes 20. A semente ou outro produto pode ser transferido para o vala do dosador de sementes 20 por um tubo de sementes 24. Um conjunto de fechamento 26 pode ser acoplado a cada unidade de fileira 14 e é usado para fechar o vala com a semente ou outro produto contido no mesmo.
[0025] Em uma modalidade, o dosador de sementes 20 é um dosador de sementes a vácuo, embora em modalidades alternativas outros tipos de dosadores de sementes usando conjuntos mecânicos ou pressão de ar positiva também possam ser usados para medir sementes ou outro produto. Conforme descrito acima, a presente descrição não se limita apenas à distribuição de sementes. Em vez disso, os princípios e preceitos da presente descrição também podem ser usados para aplicar matérias-primas que não são sementes ao campo. Para produtos de sementes e não sementes, a unidade de fileira 14 pode ser considerada uma unidade de aplicação com uma tremonha secundária 18 para reter o produto, um medidor de produto para medir a matéria-prima recebido da tremonha secundária 18 e um aplicador para aplicar o produto medido em um campo. Por exemplo, um fertilizante químico seco ou pesticida pode ser direcionado para a tremonha secundária 18 e medido pelo dosador de produto 20 e aplicado ao campo pelo aplicador.
[0026] Com referência à Figura 1, a armação 12 da máquina 10 pode adicionalmente suportar uma tremonha principal ou tanque central de mercadorias 30 e um soprador ou ventilador 32. O soprador ou ventilador 32 pode ser acionado operacionalmente por um motor hidráulico. Em uma outra modalidade, no entanto, outros arranjos de motor, como um motor elétrico e similares, podem ser usados. O soprador ou ventilador 32 pode direcionar ar pressurizado para um coletor distribuidor 34 através de uma mangueira de ar principal ou linha 36. O coletor distribuidor 34 pode ser formado a partir de uma estrutura tubular oca fechada suportada pela armação principal 12 e pode ser provido com uma pluralidade de saídas de coletor distribuidor correspondentes ao número de unidades de fileira 14 montadas na armação 12. Nesta modalidade, as linhas de suprimento de ar individuais 38 podem se estender das saídas do coletor distribuidor e direcionar o ar pressurizado do coletor distribuidor 34 para um lado a montante de um conjunto de bocal 39. O conjunto de bocal 39 pode estar localizado em uma porção de fundo ou inferior da tremonha principal ou tanque 30, conforme melhor mostrado na Figura 2 da presente descrição.
[0027] À medida que o produto, como fertilizante ou semente, é depositado no tanque 30, o produto flui por gravidade para o conjunto de bocais 39. A matéria-prima na forma de semente ou matéria-prima que não é semente pode ser colocada no tanque 30 através de uma tampa 47. Em algumas modalidades, o conjunto de bocal 39 pode ser provido com um fundo côncavo com paredes laterais divergentes para fora que canalizam a matéria- prima para o bocal 39. O lado a montante do conjunto de bocais 39 é provido com várias entradas de ar 41 correspondentes ao número de mangueiras de abastecimento de ar 38. As entradas de ar 41 podem ser espaçadas transversalmente ao longo do lado a montante do conjunto de bocais 39. O lado a jusante do conjunto de bocais 39 pode ser provido com várias saídas de produto 43 correspondentes ao número de mangueiras de abastecimento de ar 38. As saídas de produto 43 também podem ser espaçadas transversalmente ao longo do lado a jusante do conjunto de bocais 39. As saídas de matéria- prima 43 ficam opostas às entradas de ar 41, conforme mostrado na Figura 2.
[0028] Cada entrada de ar 41 está alinhada com uma respectiva saída de matéria-prima 43. As saídas de mercadorias 43 podem ser acopladas a um conjunto coletor distribuidor 50, que será descrito abaixo com mais detalhes. Como mostrado na Figura 1, a máquina agrícola 10 inclui linhas de unidade de fileira 42 que são acopladas e se estendem do conjunto coletor 50 para as tremonhas secundárias individuais 18 para direcionar a mercadoria arrastada na corrente de ar para as tremonhas secundárias 18.
[0029] A transferência de mercadoria do tanque 30 para as tremonhas secundárias 18 pode ser feita automaticamente conforme a necessidade de mercadoria pela tremonha secundária 18. À medida que uma tremonha secundária individual 18 se enche de mercadoria, uma entrada 60 da tremonha secundária 18 fica coberta por um bloqueio de mercadoria e reduz a velocidade do fluxo de ar, de modo que o fluxo de ar não apanha mais o produto no tanque 30 e transporta o produto para o secundário tremonha 18. Inversamente, à medida que o produto é medido pelo medidor de produtos 20 e distribuído ao solo, a quantidade de produtos na tremonha 18 começa a cair de modo que a entrada 60 pode ser descoberta. Quando isso acontece, a corrente de ar do soprador 32 pega o produto para entrega à tremonha secundária 18. Desta forma, as tremonhas secundárias 18 podem ser providas contínua e automaticamente com mercadoria sob demanda, desde que o soprador 32 esteja funcionando, a mercadoria esteja disponível no conjunto de bocal 39 e um conjunto de vácuo 52 não tenha sido ativado (como será descrito em maiores detalhes abaixo). As paredes laterais de cada tremonha secundária 18 podem ser providas com válvulas de palheta 61 para liberar a pressão do ar para fora da tremonha secundária 18 durante uma operação de trabalho e impedir o fluxo de ar para dentro da tremonha secundária 18 durante a operação do conjunto de vácuo 52. Em algumas modalidades, as válvulas de palheta 61 também podem estar localizadas nas tampas das tremonhas secundárias 18, desde que as válvulas de palheta 61 estejam acima das respectivas entradas de matéria-prima 60. As válvulas de palheta 61 são um tipo de válvula de retenção, que restringem o fluxo para uma única direção (ou seja, para fora da tremonha 18). Cada válvula de palheta 61 abre em resposta à pressão positiva na face interna da válvula e fecha em resposta à sucção na face interna da válvula.
[0030] Em algumas modalidades, como mostrado na Figura 2, o conjunto coletor distribuidor 50 inclui um primeiro coletor distribuidor 56, um segundo coletor distribuidor 58 e uma válvula 70 acoplada e posicionada entre o primeiro e o segundo coletor distribuidor 56, 58. Na modalidade ilustrativa, a máquina agrícola 10 também inclui uma pluralidade de linhas de tanque 54 que são cada uma acoplada a uma respectiva saída de matéria- prima 43. No lado a montante do conjunto coletor distribuidor 50, as linhas de tanque 54 são cada uma acopladas ao primeiro coletor distribuidor 56. No lado a jusante do conjunto coletor distribuidor 50, as linhas de unidade de fileira 42 são acopladas, cada uma, ao segundo coletor distribuidor 58.
[0031] Deve ser reconhecido que a máquina agrícola 10 pode incluir mais de um conjunto coletor distribuidor 50. Por exemplo, como mostrado na Figura 2, um primeiro grupo de seis saídas de produtos 43 pode ser acoplado a um primeiro conjunto coletor distribuidor 50 (esquerda) e um segundo grupo de seis saídas de produtos 43 pode ser acoplado a um segundo conjunto coletor distribuidor 50 (direita). Deve ser reconhecido que a máquina agrícola 10 pode ter qualquer número de conjuntos coletores distribuidores 50, com um número apropriado de saídas de matérias-primas 43 e número correspondente de linhas de unidade de fileira 42 acopladas aos vários conjuntos coletor distribuidor 50. Para ilustrar, onde há doze saídas de matérias-primas 43 e doze linhas de unidades de fileira correspondentes 42, a máquina agrícola 10 pode incluir três conjuntos coletores distribuidores 50, cada um tendo quatro saídas de matérias-primas 43 e quatro linhas de unidades de fileiras correspondentes 42 acopladas aos mesmos. O número adequado de saídas de matéria-prima 43 e linhas de unidade de fileira 42 por conjunto coletor distribuidor 50 pode ser uma função da força do fluxo de ar a montante (ou seja, reverso) criado pela operação do conjunto de vácuo 52, conforme descrito em mais detalhes abaixo.
[0032] Na modalidade ilustrativa, o primeiro e o segundo coletor distribuidor 56, 58 são, cada um, acoplados à válvula 70 do conjunto coletor distribuidor 50, que às vezes é referido como uma válvula T com base em sua estrutura e função correspondentes. Na modalidade ilustrativa, a válvula 70 inclui um bloqueador móvel 62 configurado para direcionar o fluxo de matéria-prima através da válvula 70. Na modalidade ilustrativa, a válvula 70 inclui uma primeira abertura 71 acoplada ao primeiro coletor distribuidor 56, uma segunda abertura 73 acoplada ao segundo coletor distribuidor 58 e uma terceira abertura 75 acoplada a uma linha de retorno 64 que é configurada para facilitar o fluxo de matéria-prima longe do conjunto coletor distribuidor 50, conforme descrito em mais detalhes abaixo.
[0033] Conforme sugerido pela Figura 2, o bloqueador 62 é móvel entre uma primeira posição mostrada pelo conjunto coletor distribuidor esquerdo 50 e uma segunda posição mostrada pelo conjunto coletor distribuidor direito 50. Na primeira posição, o bloqueador 62 fecha (ou seja, bloqueia) e impede que o fluxo de ar e a semente arrastada passem pela terceira abertura 75, de modo que não possam entrar na linha de retorno 64 durante uma operação de trabalho. Na segunda posição, o bloqueador 62 fecha (ou seja, bloqueia) e impede que o fluxo de ar e a semente arrastada passem pela primeira abertura 71, de modo que não possam entrar nas linhas do tanque 54 durante a operação do conjunto de vácuo 52. A primeira abertura 71 não é bloqueada pelo bloqueador 62 quando o bloqueador 62 está na primeira posição, e a terceira abertura 75 não é bloqueada pelo bloqueador 62 quando o bloqueador 62 está na segunda posição. A segunda abertura 73 não é bloqueada pelo bloqueador 62 em nenhuma das primeira e segunda posições.
[0034] Referindo-se agora às Figuras 3 e 4, são mostradas vistas esquemáticas da máquina agrícola 10. As linhas de tanque 54 são acopladas entre o tanque 30 e o conjunto coletor distribuidor 50 e facilitam o fluxo do tanque 30 para o conjunto coletor distribuidor 50. Especificamente, as linhas de tanque 54 são acopladas ao primeiro coletor distribuidor 56. As linhas de unidade de fileira 42 são acopladas e facilitam o fluxo entre o conjunto coletor distribuidor 50 e as unidades de fileira 14. Especificamente, as linhas da unidade de fileira 42 são acopladas ao segundo coletor distribuidor 58. O conjunto coletor distribuidor 50 inclui a válvula 70, que é acoplada ao primeiro coletor distribuidor 56, ao segundo coletor distribuidor 58 e às linhas de retorno 64. Em algumas modalidades, conforme mostrado na Figura 3, as linhas de retorno são acopladas entre o conjunto coletor distribuidor 50 e facilitam o fluxo do conjunto coletor distribuidor 50 para o tanque 30. Por exemplo, conforme mostrado na Figura 1, a linha de retorno 64 abre para o tanque 30 na abertura 49.
[0035] Em algumas modalidades, como mostrado na Figura 4, as linhas de retorno 64 são acopladas entre o conjunto coletor distribuidor 50 e um ou mais recipientes 66, que podem ser referidos como recipientes de sementes e facilitam o fluxo do conjunto coletor distribuidor 50 para um ou mais caixas 66. Cada caixa 66 pode ter uma abertura acessível por um usuário para obter matéria-prima que não é usada durante uma operação de trabalho em um local mais facilmente acessível ao usuário do que as tremonhas 18 das unidades de fileira 14.
[0036] Referindo-se ainda às Figuras 3 e 4, nas modalidades ilustrativas, o conjunto de vácuo 52 é acoplado entre uma fonte de ar comprimido 68 e as linhas de unidade de fileira 42. O conjunto de vácuo 52 pode ter um ou mais dispositivos de vácuo 69. Quando um dispositivo de vácuo 69 é acoplado a uma linha de unidade de fileira 42, uma primeira porção (isto é, porção a jusante) 51 da linha de unidade de fileira 42 é acoplada entre o dispositivo de vácuo 69 e a tremonha 18 da unidade de fileira 14 e uma segunda porção (ou seja, porção a montante) 53 da linha de unidade de fileira 42 é acoplada entre o dispositivo de vácuo 69 e o conjunto coletor distribuidor 50. Em uso, quando o dispositivo de vácuo 69 é ligado, o ar comprimido flui para uma câmara do dispositivo de vácuo 69, onde é então injetado na porção a montante 53 da linha de unidade de fileira 42 em direção ao conjunto coletor distribuidor 50. Esta injeção cria um vácuo ou sucção na porção a jusante 51 da linha da unidade de fileira 42 e na tremonha 18 da unidade de fileira 14. Este vácuo ou sucção puxa a matéria-prima posicionada na tremonha 18 para a câmara do dispositivo de vácuo 69 e, finalmente, através da porção a montante 53 da linha da unidade de fileira 42 em direção ao conjunto coletor distribuidor 50.
[0037] Referindo-se novamente às Figuras 3 e 4, em algumas modalidades a fonte de ar comprimido 68 é suportada pela armação 12 e em outras modalidades, a fonte de ar comprimido 68 está posicionada longe da armação 12 (por exemplo, como um tanque de ar traseiro separado, ou em um trator). Em qualquer caso, em algumas modalidades, a fonte de ar comprimido 68 fornece ar comprimido para vários dispositivos de vácuo 69. Por exemplo, um dispositivo de vácuo separado 69 pode existir para cada linha de unidade de fileira 42. Em tais modalidades, um controlador 102 pode ser acoplado de forma operacional a um ou mais atuadores do conjunto de vácuo 52 ou a cada dispositivo de vácuo 69 do conjunto de vácuo 52 para ligar e desligar os dispositivos de vácuo 52, conforme descrito em mais detalhes abaixo. Qualquer número de dispositivos de vácuo 69 pode ser ligado e desligado juntos ou independentemente e, em algumas modalidades, o número de dispositivos de vácuo ligados juntos pode ser com base na disponibilidade de ar comprimido.
[0038] Com referência agora à Figura 5, o conjunto de vácuo 52 pode ser incluído em um sistema de controle 100. O sistema de controle 100 também pode incluir a válvula 70, o controlador 102, uma ou mais memórias 104 incluídas e/ou acessíveis pelo controlador 102, um ou mais processadores 106 incluídos e/ou acessíveis pelo controlador 102 e um usuário Interface 108. Um ou mais processadores 106 são configurados para executar instruções (isto é, etapas algorítmicas) armazenadas em uma ou mais memórias 104. O controlador 102 pode ser um único controlador ou uma pluralidade de controladores acoplado de forma operacionals uns aos outros. O controlador 102 pode ser alojado pela máquina agrícola 10 ou posicionado remotamente, longe da máquina agrícola 10. O controlador 102 pode ser conectado por fio ou sem fio a outros componentes da máquina agrícola 10 via Wi-Fi, Bluetooth ou outros meios conhecidos de comunicação sem fio. A interface de usuário 108 é acoplada operacionalmente ao controlador 102 e configurada para enviar sinais ao controlador 102 indicativos de informações aplicadas à interface de usuário 108 por um usuário.
[0039] Com referência ainda à Figura 5, em algumas modalidades, o controlador 102 é acoplado operativamente à válvula 70 para causar o movimento do bloqueador 62 entre a primeira posição e a segunda posição. Por exemplo, o controlador 102 pode enviar sinais para um atuador da válvula 70 acoplado ao bloqueador 62, que move o bloqueador 62 em resposta aos sinais recebidos do controlador 102. Em algumas modalidades, conforme sugerido pela Figura 2, a máquina agrícola 10 pode incluir múltiplas válvulas 70. Neste caso, o controlador 102 pode ser acoplado de modo operativo a cada válvula 70 para controlar o movimento de cada válvula 70 independentemente ou em conjunto.
[0040] Em algumas modalidades, como sugerido acima, o controlador 102 é acoplado de modo operativo ao conjunto de vácuo 52 e configurado para ligar e desligar o conjunto de vácuo 52. Quando o conjunto de vácuo 52 é ligado, o(s) dispositivo(s) de vácuo 69 criam fluxo de ar positivo e sucção usando o ar comprimido fornecido pela fonte de ar comprimido 68 conforme descrito acima. Quando o conjunto de vácuo 52 é desligado, o(s) dispositivo(s) de vácuo 69 não criam nenhum fluxo de ar. Em algumas modalidades, o controlador 102 é configurado para ligar o conjunto de vácuo 52 simultaneamente com o movimento do bloqueador 62 para a segunda posição e configurado para desligar o conjunto de vácuo 52 simultaneamente com o movimento do bloqueador 62 para a primeira posição. Em algumas modalidades, o controlador 102 é acoplado ao ventilador ou ventilador 32 e configurado para ligar e desligar o ventilador ou ventilador 32. Em algumas modalidades, o controlador 102 é configurado para ligar o ventilador ou ventilador 32 simultaneamente com o desligamento do conjunto de vácuo 52 e vice-versa.
[0041] Em algumas modalidades, conforme mostrado na Figura 5, o sistema de controle 100 inclui um sensor de medição 110 configurado para medir uma característica associada à matéria-prima medida a partir do dosador 20. Por exemplo, o sensor de medição 110 pode medir a taxa de singulação de sementes dosadas pelo dosador 20 ou vibração do dosador 20. O sensor de medição 110 está acoplado de forma operacional ao controlador 102 e configurado para enviar um sinal ao controlador 102 indicativo da característica medida. Em algumas modalidades, o controlador 102 é configurado para comparar a característica medida (por exemplo, taxa de singulação medida) com um valor armazenado na memória 104 (por exemplo, taxa de singulação desejada). Se o controlador 102 determinar que a característica medida está além de uma variação aceita do valor armazenado na memória 104, então o controlador 102 liga o conjunto de vácuo 52 para prover fluxo de ar através da linha de unidade de fileira 42 em resposta à detecção.
[0042] Em termos práticos, pode existir um entupimento em uma linha de matéria-prima durante uma operação de trabalho. O sensor de medição 110 pode medir a característica associada ao dosador 20 e o controlador 102 pode identificar uma irregularidade (isto é, o entupimento) comparando a medição do sensor de medição 110 com o valor associado armazenado na memória 104. Em resposta, o controlador 102 pode enviar sinais para os componentes descritos acima para alcançar o fluxo de ar reverso através das linhas de matéria-prima para desalojar o entupimento. No caso de um sensor de singulação, um atraso prolongado na distribuição de sementes do dosador de sementes 20 é evidência de um entupimento.
[0043] Em algumas modalidades, um usuário pode prover entrada para a interface de usuário 108 para limpar ou desconectar as tremonhas 18, linhas de unidade de fileira 42, porções do conjunto coletor distribuidor 50 ou as linhas de retorno 64. Ao receber a entrada de um usuário, a interface de usuário 108 pode enviar um sinal para o controlador 102, que em resposta envia sinais para a(s) válvula(s) 70 e o conjunto de vácuo 52 para inverter o fluxo de matéria-prima conforme descrito acima.
[0044] Embora esta revelação tenha sido descrita em relação a pelo menos uma modalidade, a presente descrição pode ser adicionalmente modificada dentro do espírito e escopo desta revelação. Este pedido é, portanto, destinado a cobrir quaisquer variações, usos ou adaptações da descrição que usem os seus princípios gerais. Adicionalmente, este pedido é destinado a cobrir tais desvios da presente descrição que estejam dentro da prática conhecida ou habitual na técnica à qual a presente descrição pertence e que se enquadrem nos limites das reivindicações anexas.

Claims (15)

1. Máquina agrícola (10) para distribuição de matéria-prima, caracterizadapelo fato de que compreende: uma armação (12); um tanque (30) acoplado à armação e configurado para armazenar a matéria-prima; uma unidade de fileira (14) acoplada à armação, a unidade de fileira compreendendo uma tremonha (18) e um dosador de sementes (20); um conjunto coletor distribuidor (50) configurado para direcionar a matéria-prima através da máquina agrícola; uma linha de tanque (54) acoplada entre o tanque e o conjunto coletor distribuidor; uma linha de unidade de fileira (42) acoplada entre o conjunto coletor distribuidor e a tremonha; uma linha de retorno (64) acoplada entre o conjunto coletor distribuidor e o tanque; um soprador (32) configurado para prover um fluxo de ar através da linha de tanque e da linha da unidade de fileira para transferir a matéria-prima do tanque, através do conjunto coletor distribuidor e para a tremonha da unidade de fileira; e um conjunto de vácuo (52) configurado para prover um fluxo de ar através da linha da unidade de fileira e a linha de retorno para transferir a matéria-prima da tremonha da unidade de fileira, através do conjunto coletor distribuidor e para o tanque.
2. Máquina agrícola de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de que o conjunto coletor distribuidor inclui uma válvula (70) com um bloqueador (62) móvel entre uma primeira posição e uma segunda posição; em que, quando o bloqueador está na primeira posição, a matéria-prima flui da linha de tanque, através da válvula, para a linha da unidade de fileira; e em que, quando o bloqueador está na segunda posição, a matéria-prima flui da linha da unidade de fileira, através da válvula, para a linha de retorno.
3. Máquina agrícola de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente um controlador (102) acoplado de forma operacional ao conjunto de vácuo e configurado para ligar e desligar o conjunto de vácuo; e em que, quando ligado pelo controlador, o conjunto de vácuo provê sucção para a tremonha da unidade de fileira e fluxo de ar através da linha da unidade de fileira em direção ao conjunto coletor distribuidor.
4. Máquina agrícola de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que o controlador é acoplado operativamente à válvula e configurado para causar o movimento do bloqueador entre a primeira posição e a segunda posição.
5. Máquina agrícola de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o controlador liga o conjunto de vácuo simultaneamente com o movimento do bloqueador para a segunda posição.
6. Máquina agrícola de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o controlador desliga o conjunto de vácuo simultaneamente com o movimento do bloqueador para a primeira posição.
7. Máquina agrícola de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente um sensor de medição (110) configurado para medir uma característica associada à matéria- prima medida a partir do dosador de sementes; em que o sensor de medição está acoplado de forma operacional ao controlador e configurado para enviar um sinal ao controlador indicativo da característica medida associada à matéria-prima medida a partir do dosador de sementes.
8. Máquina agrícola de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o controlador é configurado para ligar o conjunto de vácuo para prover sucção à tremonha da unidade de fileira e fluxo de ar através da linha da unidade de fileira em resposta à detecção de uma irregularidade na característica medida associada à matéria-prima medida a partir do dosador de sementes.
9. Máquina agrícola de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente um sensor de medição (110) configurado para medir a taxa de separação de sementes dosadas pelo dosador de sementes; em que o sensor de medição está acoplado de forma operacional ao controlador e configurado para enviar um sinal ao controlador indicativo da taxa de singulação de sementes dosadas pelo dosador de sementes; e em que o controlador é configurado para ligar o conjunto de vácuo para prover fluxo de ar através da linha da unidade de fileira em resposta à determinação de que uma taxa de singulação medida está abaixo de uma taxa de singulação desejada.
10. Máquina agrícola de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente uma válvula de palheta (61) formada na tremonha da unidade de fileira; em que quando o bloqueador está na primeira posição, a válvula de palheta é impelida para uma posição aberta pelo fluxo de ar do soprador para facilitar a descarga do fluxo de ar da tremonha; e em que quando o bloqueador está na segunda posição, a válvula de palheta é impelida para uma posição fechada pelo fluxo de ar do conjunto de vácuo para facilitar a sucção da matéria-prima da tremonha.
11. Máquina agrícola de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a máquina agrícola inclui uma pluralidade de unidades de fileira (14) e uma pluralidade de linhas de unidade de fileira (42), em que cada linha de unidade de fileira é acoplada entre o conjunto coletor distribuidor e uma tremonha (18) de uma unidade de fileira correspondente (14); em que o conjunto de vácuo inclui uma pluralidade de dispositivos de vácuo (69), cada um configurado para prover fluxo de ar através de uma linha de unidade de fileira e sucção para uma tremonha correspondente (18).
12. Máquina agrícola de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente: uma fonte de ar comprimido (68) configurada para prover ar comprimido a cada dispositivo de vácuo.
13. Máquina agrícola de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente: uma pluralidade de unidades de fileira (14) acopladas à armação, cada uma compreendendo uma tremonha (18) e um dosador de sementes (20); uma pluralidade de linhas de tanque (54) acopladas entre o tanque e o conjunto coletor distribuidor; uma pluralidade de linhas de unidades de fileira (42) acopladas entre o conjunto coletor distribuidor e as tremonhas correspondentes; em que o conjunto coletor distribuidor inclui um primeiro coletor distribuidor (56), um segundo coletor distribuidor (58) e uma válvula (70) posicionada entre e acoplada ao primeiro coletor distribuidor e ao segundo coletor distribuidor; em que o primeiro coletor distribuidor é acoplado em uma primeira extremidade do mesmo à pluralidade de linhas de tanque e em uma segunda extremidade do mesmo a uma primeira abertura (71) da válvula; e em que o segundo coletor distribuidor é acoplado em uma primeira extremidade do mesmo à pluralidade de linhas de unidade de fileira e em uma segunda extremidade do mesmo a uma segunda abertura (73) da válvula.
14. Máquina agrícola de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato de que a linha de retorno é acoplada a uma terceira abertura (75) da válvula.
15. Máquina agrícola de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o conjunto coletor distribuidor é um primeiro conjunto coletor distribuidor (50) e a máquina agrícola compreende adicionalmente um segundo conjunto coletor distribuidor (50); em que a máquina agrícola compreende adicionalmente: uma primeira linha de retorno (64) acoplada entre o primeiro conjunto coletor distribuidor e o tanque, e uma segunda linha de retorno (64) acoplada entre o segundo conjunto coletor distribuidor e o tanque; uma pluralidade de unidades de fileira (14) acopladas à armação, cada uma compreendendo uma tremonha (18) e um dosador de sementes (20); uma primeira pluralidade de linhas de tanque (54) acoplada entre o tanque e o primeiro conjunto coletor distribuidor, uma segunda pluralidade de linhas de tanque (54) acopladas entre o tanque e o segundo conjunto coletor distribuidor; uma primeira pluralidade de linhas de unidade de fileira (42) acoplada entre o primeiro conjunto coletor distribuidor e as tremonhas correspondentes, e uma segunda pluralidade de linhas de unidade de fileira (42) acopladas entre o segundo conjunto coletor distribuidor e as tremonhas correspondentes; em que a máquina agrícola compreende adicionalmente uma fonte de ar comprimido (68) que provê fluxo de ar para o primeiro conjunto coletor distribuidor e para o segundo conjunto coletor distribuidor; e em que o primeiro conjunto coletor distribuidor e o segundo conjunto coletor distribuidor não podem receber fluxo de ar da fonte de ar comprimido simultaneamente.
BR102023009092-3A 2022-08-22 2023-05-11 Máquina agrígola BR102023009092A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US17/892,658 2022-08-22
US17/892,658 US20240057519A1 (en) 2022-08-22 2022-08-22 Row unit clean out system and method

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102023009092A2 true BR102023009092A2 (pt) 2024-02-27

Family

ID=86942006

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102023009092-3A BR102023009092A2 (pt) 2022-08-22 2023-05-11 Máquina agrígola

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20240057519A1 (pt)
EP (1) EP4327641A1 (pt)
AU (1) AU2023206178A1 (pt)
BR (1) BR102023009092A2 (pt)
CA (1) CA3199277A1 (pt)

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19745098C2 (de) * 1997-10-11 2003-01-30 Lemken Gmbh & Co Kg Pneumatische Dillmaschine mit Saatgutrückführung
US6899042B1 (en) * 2004-08-25 2005-05-31 Cnh Canada, Ltd. Cleanup system for a planting implement
DE102016207510A1 (de) * 2016-05-02 2017-11-02 Deere & Company Pneumatische Drillmaschine

Also Published As

Publication number Publication date
AU2023206178A1 (en) 2024-03-07
CA3199277A1 (en) 2024-02-22
EP4327641A1 (en) 2024-02-28
US20240057519A1 (en) 2024-02-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11871694B2 (en) Crop input variety selection systems, methods, and apparatus
US8408478B2 (en) Product distribution apparatus with system and method of automatic meter calibration
CA2935438C (en) Multiple seed-type planting system with charging system
US10455760B2 (en) Systems, methods, and apparatus for crop input variety selection
RU2255455C2 (ru) Пневматический распределитель для сеялки
US9148990B2 (en) Agricultural implement particulate distribution system
US9648802B2 (en) Multiple seed-type planter with on-row selector assembly
CA2261541C (en) Seed planter distribution system
RU2544968C2 (ru) Система объемного дозирования с секционной заслонкой
US3653550A (en) Planting method and apparatus
BR102015025324A2 (pt) método de entrega de múltiplos tipos de semente em um campo agrícola com um implemento agrícola e implemento agrícola dotado de um sistema para entregar múltiplos tipos de semente em um campo agrícola
BR102023009092A2 (pt) Máquina agrígola
BR102012018008A2 (pt) Sistema de transferência de material e método de transferir material entre veículos
BR102021007640A2 (pt) Aparelho de medição para depositar um material, e, implemento agrícola .
US3467278A (en) Planting method and apparatus
EP4223098A1 (en) Agricultural work machine
BR102022025558A2 (pt) Máquina de trabalho agrícola
CA2143460A1 (en) Hose splitter for a pneumatic seed distribution system

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]