BR102022015669A2 - Composição para laqueamento de sementes, processo de obtenção de composição para laqueamento de sementes e sementes laqueadas - Google Patents

Composição para laqueamento de sementes, processo de obtenção de composição para laqueamento de sementes e sementes laqueadas Download PDF

Info

Publication number
BR102022015669A2
BR102022015669A2 BR102022015669-7A BR102022015669A BR102022015669A2 BR 102022015669 A2 BR102022015669 A2 BR 102022015669A2 BR 102022015669 A BR102022015669 A BR 102022015669A BR 102022015669 A2 BR102022015669 A2 BR 102022015669A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
seeds
weight
seed
composition
relation
Prior art date
Application number
BR102022015669-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Alan Rodrigues Lopes
Iago Portazio Coca
Original Assignee
Alcobering Consultoria Em Revestimento De Sementes Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alcobering Consultoria Em Revestimento De Sementes Ltda filed Critical Alcobering Consultoria Em Revestimento De Sementes Ltda
Priority to BR102022015669-7A priority Critical patent/BR102022015669A2/pt
Publication of BR102022015669A2 publication Critical patent/BR102022015669A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C1/00Apparatus, or methods of use thereof, for testing or treating seed, roots, or the like, prior to sowing or planting
    • A01C1/06Coating or dressing seed
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N59/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing elements or inorganic compounds
    • A01N59/06Aluminium; Calcium; Magnesium; Compounds thereof

Landscapes

  • Pretreatment Of Seeds And Plants (AREA)

Abstract

composição para laqueamento de sementes, processo de obtenção de composição para laqueamento de sementes e sementes laqueadas. a presente invenção descreve uma composição para laqueamento de sementes forrageiras e sementes em geral, um processo de obtenção da composição e às sementes laqueada, que se caracterizam por apresentar uma fina camada da composição. o laqueamento das sementes contribui tanto para maior eficiência do plantio, quanto para preservação dos maquinários empregados, uma vez que as sementes laqueadas pleiteadas possuem peso mínimo para proporcionar balística ideal durante o processo de semeadura mecânica e, por possuírem cobertura lisa e firmemente aderida, além de serem facilmente escoadas nos equipamentos utilizados para o plantio, não liberam resíduos, evitando desgastes desnecessários aos equipamentos.

Description

BREVE DESCRIÇÃO
[001] Trata a presente solicitação de patente de invenção de “COMPOSIÇÃO PARA LAQUEAMENTO DE SEMENTES, PROCESSO DE OBTENÇÃO DE COMPOSIÇÃO PARA LAQUEAMENTO DE SEMENTES E SEMENTES LAQUEADAS”, na qual uma composição para laqueamento de sementes forrageiras e sementes em geral, constituída de materiais inertes, é empregada no processo de revestimento de sementes caracterizado pela aplicação de uma fina camada da composição, para obtenção de sementes laqueadas. Sementes revestidas são amplamente conhecidas no campo técnico, no entanto, a presente invenção proporciona importantes vantagens técnicas, ao possibilitar padronização das sementes a partir da aplicação de uma fina camada de materiais inertes, capaz de conferir peso mínimo às sementes para proporcionar balística ideal para a semeadura e de melhorar o escoamento das sementes pelos equipamentos utilizados durante todas as fases do plantio.
CAMPO DE APLICAÇÃO
[002] A presente invenção pertence à seção de necessidades humanas, ao campo de agricultura, por se referir a uma composição para laqueamento de sementes forrageiras e sementes em geral, ao processo de obtenção da composição e das sementes laqueadas.
CONVENCIMENTO
[003] O revestimento ou recobrimento de sementes é amplamente conhecido no campo técnico e, para a obtenção de sementes revestidas são empregados mecanismos de aplicação de materiais inertes e adesivos, com o objetivo de aumentar o tamanho das sementes ou alterar seu formato e textura, de modo a facilitar a semeadura direta (de Quadros et al., 2013: Tecnologia do revestimento de sementes).
[004] De acordo com Silva (1997), em “Avaliação de métodos e materiais para peletização de sementes”, o principal objetivo do recobrimento das sementes é melhorar a semeadura mecânica, a partir da uniformização em função do tamanho, do peso e da forma das sementes, fazendo com que elas escoem pelos equipamentos com mais facilidade.
[005] O revestimento de sementes também pode ser utilizado para incorporação de produtos fitossanitários, hormônios, micronutrientes, agentes biológicos e polímeros com capacidade de melhorar o desempenho tanto das sementes quanto das plântulas e plantas (Bays et al., 2005: Revestimento de sementes de soja com micronutrientes (CoMoB), fungicida e polímero).
[006] Apesar das vantagens de se revestir sementes, são identificados no atual estado da técnica alguns problemas, os quais são resolvidos pela presente invenção. Por exemplo, as sementes recobertas possuem alto custo e peso elevado, de acordo com Doni Filho (1980), em “Semeadura de precisão: a falta de uma solução definitiva”, o efeito físico do revestimento sobre a semente pode representar um obstáculo, dada a maior necessidade de água para dissolver a cobertura, promovendo atraso na germinação, além de impactar o custo financeiro de transporte e de armazenamento das sementes (de Quadros et al., 2013), além disso, alguns materiais utilizados podem afetar a qualidade da semente. Nesse sentido, a presente invenção ao disponibilizar sementes laqueadas com uma fina camada de materiais inertes resolve esses problemas.
[007] Outro problema relacionado ao revestimento das sementes reside no desgaste dos equipamentos empregados no processo de semeadura mecânica, dado que os revestimentos tendem a ser frágeis, o que não possibilita que a camada aplicada cumpra sua finalidade de maneira satisfatória, uma vez que ela acaba se quebrando durante o processamento e soltando fragmentos que entopem os equipamentos. Além disso, como o revestimento não é liso, o atrito também contribui para o desgaste do maquinário. Esses problemas técnicos também são resolvidos pela presente invenção que disponibiliza sementes laqueadas lisas e polidas, dotadas de uma fina e bem aderida camada de material inerte.
[008] Assim, a presente invenção refere-se a uma composição para laqueamento de sementes forrageiras e sementes em geral, ao processo de obtenção da composição para laqueamento das sementes, e às sementes laqueadas, que se caracterizam pela presença de uma fina camada da composição a elas aderida, conferindo-as dureza, resistência mecânica e peso mínimo suficiente para dar balística e escoamento necessário à semeadura.
[009] A fina camada sobre a superfície da semente além dos benefícios do revestimento, possibilita arranque de germinação mais rápido em relação às sementes revestidas por outros processos atualmente utilizados, proporcionando um melhor estande de plantas, visto que essa camada não interfere no acesso a umidade do solo, o qual, quando insuficiente prejudica o processo germinativo.
[010] A presente invenção ainda possibilita sensível redução dos custos do produtor, uma vez que as sementes laqueadas possuem alta pureza na semeadura, superior a 60%, com menor relação de aplicação (kg/hectare) do mercado.
[011] As sementes laqueadas possuem acabamento liso e polido, o que proporciona um acabamento superior às sementes e melhora seu escoamento nos equipamentos. Além disso, as sementes laqueadas ainda possuem grande resistência física e alta dureza, reduzindo a fragmentação do revestimento durante sua passagem por maquinários e preservando a viabilidade das sementes, o que também contribui para redução de custos ao produtor.
[012] A composição para laqueamento empregada proporciona o peso ideal às sementes para a balística nas semeaduras e permite dosagens equilibradas de inoculantes, enraizadores e/ou defensivos, um vez que a porcentagem de materiais inertes são as mínimas necessárias. Assim, a formulação foi desenvolvida de maneira a manter a semente protegida dos danos mecânicos e ao mesmo tempo proteger os equipamentos.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[013] Conforme anteriormente mencionado, o revestimento de sementes é amplamente conhecido no campo técnico, no entanto, ainda existem diversos problemas técnicos a serem resolvidos, tais como: peso da semente revestida, espessura da camada de material inerte, comprometimento da qualidade da semente e desgaste do maquinário empregado, os quais são resolvidos pela presente invenção.
[014] O atual estado da técnica descreve diferentes técnicas de revestimento de sementes, as quais são brevemente comentadas a seguir: i. Peliculização: na técnica de peliculização as sementes são recobertas com uma camada de filme constituída de polímeros e outras substâncias de recobrimento, não havendo alteração no tamanho e formato das sementes. Essa técnica, diferentemente da presente invenção, não permite a padronização e uniformização do tamanho e formato das sementes; ii. Incrustação: a técnica de incrustação é um estágio intermediário entre a peliculização e a peletização, e consiste em um processo de recobrimento que aumenta o peso da semente melhorando a sua aparência, podendo ter aumento de materiais inertes na proporção de 1,6 a 4 em relação ao peso da semente. Ainda que a técnica de incrustação possibilite a padronização e uniformização das sementes do tamanho e formato das sementes, diferentemente da presente invenção, ela acarreta maior peso, o que, além de aumentar os custos de transporte e armazenamento, promove maior desgaste dos maquinários e pode atrasar a germinação e arranque das sementes, demandando maior gasto de água para o rompimento do revestimento, elevando os custos de produção; iii. Peletização: é um processo de recobrimento na qual a semente perde a sua forma original e ganha uma conformação mais arredondada, com essa técnica a semente pode ter um aumento de peso, em relação à semente nua, superior a cinco vezes. Portanto, assim como no caso da incrustação e diferentemente da presente invenção, as sementes peletizadas demandam mais água para rompimento do revestimento, pode ter germinação e arranque atrasados, além de desgastarem mais os maquinários utilizados no processo de semeadura.
[015] A presente invenção descreve a obtenção de sementes laqueadas, cujo processo de aplicação da composição prevê a aplicação de uma camada fina da composição, proporcionando um revestimento entre a peliculização e a incrustação, com proporções que podem variar entre 1,10 e 1,60, em relação ao peso da semente.
[016] A seguir são brevemente comentadas algumas anterioridades presentes no atual estado da técnica. No entanto, cabe ressaltar que, nenhuma das anterioridades, ainda que associadas, é capaz de possibilitar os avanços técnicos proporcionados pela presente invenção, tais como proporcionar a padronização de formato e tamanho das sementes a partir da aplicação de uma fina camada de materiais inertes, que conferem peso mínimo às sementes necessário para a balística e melhorar seu escoamento nos maquinários durante a etapa de semeadura, sem deixar resíduos no equipamento, minimizando seu desgaste.
[017] O documento BR102015024215-8, intitulado "Composição para revestimento de sementes utilizando pó madeira, argila, calcário, álcool polivinílico e processo de obtenção de semente revestida", descreve um processo de revestimento de sementes a partir do uso de uma composição que compreende uma porção de pó de madeira misturada com argila verde e calcário calcítico, e é misturada a um agente fixador à base de álcool polivinílico, diluído em água, que confere fluidez à massa.
[018] O documento PI0708399-8, intitulado "Revestimento de semente à base de polímero", descreve um revestimento compreendido por um aglutinante, uma cera, um pigmento e, um ou mais estabilizantes em uma quantidade efetiva para estabilizar a suspensão. O revestimento descrito na anterioridade tem como objetivo facilitar a aglutinação de um ingrediente bioativo, tal como um inseticida ou fungicida, possibilitando fluidez da semente revestida durante o plantio.
[019] A anterioridade PI0205826-0, intitulada "Semente fabricada, revestimento de semente para sementes fabricadas, e, método para fabricação de uma semente fabricada", descreve um revestimento para semente composto de um substrato celulósico impregnado por cera, no qual, a composição da mencionada cera é composta de um substrato de celulose de hidrocarbonetos parafínicos, tendo uma distribuição Gaussiana de comprimento de cadeia de carbonos variando de 21 carbonos por cadeia e um número máximo de cadeias de hidrocarbonetos parafínicos tendo 31 carbonos por cadeia. A invenção se propõe a fornecer uma formulação de cera capaz de resistir a fraturas em temperaturas baixas e, simultaneamente, associando uma viscosidade desejável para aplicações comerciais de revestimento de sementes fabricadas.
[020] A anterioridade PI0210341-9, intitulada "Semente revestida e processo para revestimento de uma semente", refere-se a um processo de revestimento de sementes para certos tipos de plantas, segundo o qual as sementes apresentam um revestimento para melhorar a eficiência do fósforo nos nutrientes da referida planta, compreendendo o mencionado revestimento: um agente de fixação aquoso que contém um subproduto fluido de agricultura ou fermentação e possivelmente um óleo emulsificante; um pó fertilizante que, dependendo do tipo de planta, é fosfato de mono-potássio, fosfato de mono-cálcio, fosfato de cálcio ou fosfato de ureia.
[021] A anterioridade BR112018009060B1, intitulada "Composição de revestimento de semente", se refere a uma composição de revestimento de semente que compreende um ou mais ingredientes ativos, a um método para aprimorar a bioeficácia de um ingrediente ativo em um revestimento de semente, e a uma semente revestida. Para tanto, a composição compreende um ou mais ingredientes biologicamente ativos e uma cera e/ou carboidrato polimérico, em que a cera é selecionada a partir do grupo que consiste em cera de polietileno, cera de Fischer-Tropsch e cera de carnaúba; em que o carboidrato polimérico é selecionado a partir do grupo que consiste em amido, celulose (e derivados dos mesmos), e dextrinas (incluindo ciclodextrinas), e em que compreende um total de cera e carboidrato polimérico em uma quantidade de 20-40% em peso total da composição de revestimento de semente.
[022] A anterioridade BR112019010528A2, intitulada "Composição de revestimento de semente", se refere a uma composição de revestimento de semente que contém um aglutinante polimérico, uma carga e um material fibroso. A composição de revestimento de semente pode ser formada combinando-se uma composição aquosa pré-mesclada que contém um aglutinante polimérico, com uma pré-mescla em pó que contém uma carga, e um material fibroso. O aglutinante polimérico contém, de preferência, polivinilpirrolidona, a carga contém, de preferência, talco e o material fibroso contém, de preferência, fibras de celulose.
[023] A anterioridade BRPI1007544B1, intitulada "Semente revestida", se refere ao revestimento de sementes cujo material de revestimento contém: um pó mineral inorgânico e um pó de resina de termocura com diâmetro de partícula médio de 10 a 200 μm, obtido por agregação de um pesticida em pó com uma resina de termocura.
[024] Assim, ainda que sementes revestidas sejam amplamente conhecidas e que no atual estado da técnica estejam presentes diversas anterioridades, nenhuma delas se refere a sementes laqueadas ou à composição empregada para laqueamento. Portanto, a invenção contribui com o campo técnico e resolve problemas identificados ao disponibilizar uma composição para laqueamento de sementes que possibilita a obtenção de sementes uniformes, padronizadas, lisas e polidas, com dureza e resistência superior; com peso de balística mínimo necessário e ideal para a semeadura mecânica; com mínimo de revestimento onde os aditivos e defensivos são adicionados de maneira equilibrada, possibilitando melhor arranque na germinação e deixando o estande uniforme.
OBJETIVO DA INVENÇÃO
[025] A presente invenção tem como objetivo possibilitar a uniformização e padronização de sementes forrageiras e sementes em geral, por meio do laqueamento das sementes, o qual contribui tanto para maior eficiência do plantio, quanto para preservação dos maquinários empregados, uma vez que as sementes laqueadas pleiteadas possuem peso mínimo para proporcionar balística ideal durante o processo de semeadura mecânica e, por possuírem cobertura lisa e firmemente aderida, além de serem facilmente escoadas nos equipamentos utilizados para o plantio, não liberam resíduos, evitando desgastes desnecessários aos equipamentos.
DA INVENÇÃO
[026] A presente invenção descreve uma composição para laqueamento de sementes forrageiras e sementes em geral, o processo de obtenção da composição de laqueamento e as sementes laqueadas obtidas a partir da aplicação de uma fina camada da composição. O laqueamento das sementes contribui tanto para maior eficiência do plantio, quanto para preservação dos maquinários empregados, uma vez que as sementes laqueadas pleiteadas possuem peso mínimo para proporcionar balística ideal durante o processo de semeadura mecânica e, por possuírem cobertura lisa e firmemente aderida, além de serem facilmente escoadas nos equipamentos utilizados para o plantio, não liberam resíduos, evitando desgastes desnecessários aos equipamentos.
VANTAGENS DA INVENÇÃO
[027] A presente invenção apresenta como principais vantagens: ✓ Disponibilizar sementes laqueadas com dureza superior às das sementes revestidas atualmente disponíveis, portanto, elas não se quebram durante a passagem pelos equipamentos e não deixam resíduos; ✓ Disponibilizar sementes laqueadas cujo revestimento é liso e polido, o que facilita o escoamento nos equipamentos de semeadura; ✓ Disponibilizar sementes laqueadas com peso mínimo necessário para a balística durante a semeadura; ✓ Disponibilizar sementes laqueadas com o menor peso máximo de semente por lote (PMS) ou peso de mil sementes dentre as disponíveis atualmente, o que reduz significativamente o custo de sementes por hectare; ✓ Disponibilizar sementes laqueadas capazes de reduzir os custos na semeadura por serem mais leves, demandando menos quilos por hectare; ✓ Disponibilizar sementes laqueadas que, devido a sua fina camada de revestimento, possui arranque de germinação superior às atualmente disponíveis, o que também garante melhor aproveitamento dos defensivos e micronutrientes a serem empregados no processo de cultivo; ✓ Disponibilizar sementes laqueadas que possuem o mínimo de sobreposição de materiais inertes, tornando o processo de dosagem de defensivos adequados e equilibrados, disponibilizando as quantidades ideias dos ativos determinadas pelos fabricantes das sementes; ✓ Disponibilizar uma composição para laqueamento de sementes que facilite o processo de laqueamento, reduzindo a exposição de sementes nuas durante a secagem, garantindo maior vigor das sementes.
DESCRIÇÃO DA FIGURA
[028] A fim de possibilitar melhor o entendimento da presente invenção, será feita referência à figura descrita a seguir: ✓ FIG. 1: Representação das sementes revestidas por meio de diferentes técnicas. Observa-se que a espessura da camada de revestimento da semente laqueada é muito mais fina que as peletizadas ou incrustadas. Ainda que a semente peliculizada tenha uma camada de revestimento mais fina, a técnica não possibilita a uniformização ou padronização da semente, o que pode atrapalhar o plantio mecanizado.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[029] A presente invenção se refere a uma composição para laqueamento de sementes forrageiras e sementes agrícolas em geral, tais como, soja, milho e feijão a qual compreende uma mistura de pós e uma mistura de calda: ✓ Mistura de pós: calcário calcítico, com 325 mesh, numa proporção de 80% m/m em relação ao peso da calda; e argila verde, com 325 mesh, numa proporção de 20% m/m em relação ao peso da calda; ✓ Mistura de calda (adesivo): álcool polivinílico em pó, numa proporção de 13% m/m em relação em relação ao peso de água; carbonato de cálcio, com mesh 325, numa proporção de 10% m/m em relação ao peso de água, e água.
[030] Alternativamente, a composição para laqueamento pode compreender inoculantes, enraizadores ou defensivos agrícolas.
[031] Para a obtenção da composição, os componentes da mistura em pó, calcário calcítico, com 325 mesh, numa proporção de 80% m/m em relação ao peso da calda; e argila verde, com 325 mesh, numa proporção de 20% m/m em relação ao peso da calda, são adicionados à calda previamente preparada a partir da adição do álcool polivinílico em pó, numa proporção de 13% m/m em relação em relação ao peso de água; carbonato de cálcio, com mesh 325, numa proporção de 10% m/m em relação ao peso de água à água e misturados em reatores, em temperatura ambiente por 1 hora, até total solubilização dos componentes. Após esse tempo a mistura obtida deve descansar pelo período de 30 minutos, antes de ser aplicada às sementes, em uma proporção entre 1,10 e 1,60 m/m, em relação ao peso da semente.
[032] As sementes laqueadas possuem formulação para revestimento de semente com baixa camada de materiais inertes, proporcionando resistência mecânica, acabamento liso e polido, e melhor arranque de germinação. Devido ao peso mínimo de sobreposição de camadas, o revestimento laqueado não compromete a fisiologia da semente e dispensa grandes quantidades de água para romper o revestimento e germinar.
[033] O peso mínimo do revestimento, inferior ao das sementes revestidas por processos convencionais, proporcionado pela deposição da fina camada da composição (FIG. 1), confere a uniformização e padronização da semente e possibilita a balística necessária em equipamentos de semeadura, no entanto, sem desgastá-lo demasiadamente, dado que a firme aderência da composição à semente produz menos resíduos nos equipamentos, que podem causar entupimento, uma vez que o revestimento se quebra menos que os convencionais.
[034] Devido a fina espessura da camada de revestimento, a semente não fica tão exposta a variações de temperaturas de secagem e de normalização da umidade, durante o processo de recobrimento, o que garante vigor da semente e consequente aumento de produtividade por saca, por exemplo, com 10 quilos de sementes revestidas de 36pp, e 31VC, com 20 plantas/m2, atende-se 01 hectare, enquanto que com 10 quilos de sementes laqueadas de 65pp, e 56VC, com 20 plantas/m2, é possível o atendimento de 03 hectares. As sementes laqueadas além de possuírem menor custo de produção, tanto de material, quanto gasto energético, ainda possibilita melhor equilíbrio entre materiais inertes que compõem o revestimento e os agentes ativos, reduzindo aplicações excessivas.
[035] Assim, a presente invenção contribui de maneira inovadora para o campo técnico ao disponibilizar uma composição para laqueamento de sementes, seu processo de obtenção e sementes laqueadas com a referida composição, a qual possibilita, por meio da aplicação de uma camada fina e firmemente aderida, a uniformização e padronização de sementes, com peso mínimo necessário para melhorar o plantio mecanizado de modo a preservar o maquinário empregado e de não atrapalhar as funções fisiológicas das sementes, permitindo uma rápida germinação sem a necessidade de grandes quantidades de água para rompimento do revestimento da semente, superando dessa maneira diversos problemas relacionados à dificuldade de obtenção de revestimentos de sementes com espessura reduzida.

Claims (7)

1. COMPOSIÇÃO PARA LAQUEAMENTO DE SEMENTES caracterizada por se constituir de uma mistura de pós compreendida por: calcário calcítico, com 325 mesh, numa proporção de 80% m/m em relação ao peso da calda; e argila verde, com 325 mesh, numa proporção de 20% m/m em relação ao peso da calda; e de uma mistura de calda (adesivo) constituída de: álcool polivinílico em pó, numa proporção de 13% m/m em relação em relação ao peso de água; carbonato de cálcio, com mesh 325, numa proporção de 10% m/m em relação ao peso de água, e água.
2. COMPOSIÇÃO PARA LAQUEAMENTO DE SEMENTES, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, alternativamente, compreender agentes ativos, tais como: inoculantes, enraizadores ou defensivos agrícolas.
3. COMPOSIÇÃO PARA LAQUEAMENTO DE SEMENTES, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada por ser aplicada para o revestimento de sementes forageiras e sementes agrícolas em geral, tais como milho, soja, feijão.
4. COMPOSIÇÃO PARA LAQUEAMENTO DE SEMENTES, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizada por ser aplicada às sementes em uma proporção entre 1,10 e 1,60 m/m, em relação ao peso da semente.
5. PROCESSO DE OBTENÇÃO DE COMPOSIÇÃO PARA LAQUEAMENTO DE SEMENTES, conforme definida na reivindicação 1, caracterizado pelos componentes da mistura em pó, calcário calcítico, com 325 mesh, numa proporção de 80% m/m em relação ao peso da calda; e argila verde, com 325 mesh, numa proporção de 20% m/m em relação ao peso da calda, serem adicionados à calda, previamente preparada, a partir da adição do álcool polivinílico em pó, numa proporção de 13% m/m em relação em relação ao peso de água; carbonato de cálcio, com mesh 325, numa proporção de 10% m/m em relação ao peso de água, à água e misturados em reatores, em temperatura ambiente por 1 hora, até total solubilização dos componentes; após esse tempo a mistura obtida deve descansar pelo período de 30 minutos, antes de ser aplicada às sementes, em uma proporção entre 1,10 e 1,60 m/m, em relação ao peso da semente.
6. SEMENTES LAQUEADAS caracterizadas pelas sementes forrageiras e sementes agrícolas em geral, tais como, milho, soja e feijão, serem revestidas por composição para laqueamento constituída de calcário calcítico, com 325 mesh, numa proporção de 80% m/m em relação ao peso da calda; e argila verde, com 325 mesh, numa proporção de 20% m/m em relação ao peso da calda; e de uma mistura de calda (adesivo) constituída de: álcool polivinílico em pó, numa proporção de 13% m/m em relação em relação ao peso de água; carbonato de cálcio, com mesh 325, numa proporção de 10% m/m em relação ao peso de água, e água, conforme definida na reivindicação 1.
7. SEMENTES LAQUEADAS, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo revestimento representar entre 1,10 e 1,60 m/m, em relação ao peso da semente.
BR102022015669-7A 2022-08-08 2022-08-08 Composição para laqueamento de sementes, processo de obtenção de composição para laqueamento de sementes e sementes laqueadas BR102022015669A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102022015669-7A BR102022015669A2 (pt) 2022-08-08 2022-08-08 Composição para laqueamento de sementes, processo de obtenção de composição para laqueamento de sementes e sementes laqueadas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102022015669-7A BR102022015669A2 (pt) 2022-08-08 2022-08-08 Composição para laqueamento de sementes, processo de obtenção de composição para laqueamento de sementes e sementes laqueadas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022015669A2 true BR102022015669A2 (pt) 2024-02-15

Family

ID=90575329

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102022015669-7A BR102022015669A2 (pt) 2022-08-08 2022-08-08 Composição para laqueamento de sementes, processo de obtenção de composição para laqueamento de sementes e sementes laqueadas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102022015669A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6557298B2 (en) Treatment of seeds with coatings containing hydrogel
US8931209B2 (en) Seed-delivered, soil-amendment method and composition
CA2839535C (en) Coated seeds
CN107001166A (zh) 用于减少吸湿性和粉尘形成的颗粒肥料的调节剂
EP0159344A1 (en) Seed coating
Souza et al. Effect of sulphur dose on the productivity and quality of onions.
CZ20022163A3 (cs) Způsob povlékání semen pro zlepąení účinnosti rostlinných ľivin a povlečené semeno
US20200369909A1 (en) Pla / pha biodegradable coatings for seeds and fertilizers
Zeļonka et al. Effect and after-effect of barley seed coating with phosphorus on germination, photosynthetic pigments and grain yield
CN103814892B (zh) 一种解淀粉芽孢杆菌水分散粒剂
CN104529629A (zh) 一种淀粉基复合种衣剂及其制备方法
BR102022015669A2 (pt) Composição para laqueamento de sementes, processo de obtenção de composição para laqueamento de sementes e sementes laqueadas
US7367158B2 (en) Fixing agent in the form of an oil/water type emulsion or suspension, and preparation of the same
US9133065B2 (en) High efficiency magnesium fertilizer
Keefer et al. Use of plant growth regulators to expand sagebrush germination rates for restoration efforts
AU2002231846A1 (en) A fixing agent in the form of an oil/water type emulsion or suspension, and preparation of the same
FI72966C (fi) Goedslingskomposition och anvaendning daerav.
Hugo et al. Weed species diversity and shifts in conservation agriculture-based crop rotation systems on the Highveld area of South Africa
JP2019129822A (ja) 直播栽培用の植物種子のコーティング処理法、直播栽培用のコーティング処理済み植物種子および植物種子の直播栽培方法
Kangsopa et al. A mono-layer matrix for pelleting marigold (Tagetes erecta) seeds
KR100641346B1 (ko) 수증기투과도가 상이한 2종류 이상의 라텍스 혼합물로피복된 완효성 입상비료 및 이의 제조방법
AU554911B2 (en) Seed coating
GRANÍFERO VANESSA APARECIDA PEREIRA BATISTA
BR102021006072A2 (pt) Revestimento biodegradável para peletização de sementes de hortaliças
Chikawa et al. Cultivar difference in germination characteristics of iron-coated seeds as affected by presoaking in rice direct seeding culture

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]