BR102022013987A2 - Processo de aplicação de camada protetora polimérica em minério de ferro para controle de perda/absorção de água e mitigação de perda eólica - Google Patents

Processo de aplicação de camada protetora polimérica em minério de ferro para controle de perda/absorção de água e mitigação de perda eólica Download PDF

Info

Publication number
BR102022013987A2
BR102022013987A2 BR102022013987-3A BR102022013987A BR102022013987A2 BR 102022013987 A2 BR102022013987 A2 BR 102022013987A2 BR 102022013987 A BR102022013987 A BR 102022013987A BR 102022013987 A2 BR102022013987 A2 BR 102022013987A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
loss
polymeric
protective layer
absorption
control water
Prior art date
Application number
BR102022013987-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Letícia Vitorazi
Newton Narciso Pereira
Erik Nascimento De Carvalho
Original Assignee
Universidade Federal Fluminense
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Universidade Federal Fluminense filed Critical Universidade Federal Fluminense
Priority to BR102022013987-3A priority Critical patent/BR102022013987A2/pt
Publication of BR102022013987A2 publication Critical patent/BR102022013987A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09KMATERIALS FOR MISCELLANEOUS APPLICATIONS, NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • C09K3/00Materials not provided for elsewhere
    • C09K3/22Materials not provided for elsewhere for dust-laying or dust-absorbing
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21FSAFETY DEVICES, TRANSPORT, FILLING-UP, RESCUE, VENTILATION, OR DRAINING IN OR OF MINES OR TUNNELS
    • E21F5/00Means or methods for preventing, binding, depositing, or removing dust; Preventing explosions or fires
    • E21F5/02Means or methods for preventing, binding, depositing, or removing dust; Preventing explosions or fires by wetting or spraying
    • E21F5/04Spraying barriers
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21FSAFETY DEVICES, TRANSPORT, FILLING-UP, RESCUE, VENTILATION, OR DRAINING IN OR OF MINES OR TUNNELS
    • E21F5/00Means or methods for preventing, binding, depositing, or removing dust; Preventing explosions or fires
    • E21F5/02Means or methods for preventing, binding, depositing, or removing dust; Preventing explosions or fires by wetting or spraying
    • E21F5/06Fluids used for spraying

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Paints Or Removers (AREA)
  • Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)

Abstract

processo de aplicação de camada protetora polimérica em minério de ferro para controle de perda/absorção de água e mitigação de perda eólica. a presente invenção compreende uma técnica de revestimento de materiais minerais ou não, particulados, empregando solução polimérica com solvente volátil. com a evaporação do solvente é formada uma camada protetiva no material, hidrofóbica, que controla a perda de umidade, o ganho de umidade e a perda de particulado, a depender da composição inicial do minério.

Description

CAMPO DE APLICAÇÃO
[0001] A presente invenção se aplica no campo de revestimentos de materiais empregando soluções líquidas poliméricas em solvente volátil. A inovação consiste no emprego dessas soluções para a obtenção de filmes finos hidrofóbicos que controlam taxas de perda ou ganho de umidade. Esses filmes finos também podem reduzir a perda de material mineral por emissão eólica quando revestem materiais que tenham particulados ultrafinos e finos variando da ordem de tamanhos de 2,5 a 10μm (micrômetros), passíveis de serem arrastadas por emissão eólica, tanto durante o transporte, bem como, durante seu armazenamento a céu aberto.
[0002] Esse revestimento é obtido através da pulverização da solução polimérica cujo solvente volátil evapora e forma a película polimérica sobre o material a ser revestido.
[0003] Os agentes e/ou materiais a serem revestidos são minérios ou outros materiais minerais ou não, particulados, que podem estar em diferentes concentrações de umidade (0 à 10%) e podem gerar problemas em relação a perda ou ganho de umidade pela exposição em atmosfera rica em água, durante as etapas de transporte terrestre e armazenamento em pátios a céu aberto.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[0004] A presente invenção tem como objetivo a aplicação de um revestimento que pode ser formado na superfície de materiais minerais ou não, contendo particulados, por pulverização. A camada de filme hidrofóbico formada após a evaporação do solvente pode controlar a perda e a absorção de água, a depender da concentração de água do material, bem como, do meio a qual o material é exposto.
[0005] Para a presente invenção, o preparo das soluções de pulverização deve considerar a concentração do polímero, bem como, o efeito da massa molar na viscosidade das soluções resultantes. Para uma aplicação típica empregando o polímero acetato de celulose, de massa molar (MM) de 30.000 g.mol-1, pode ser empregada soluções de concentrações aproximadamente nas faixas 3-5% m/v. Concentrações superiores podem ser usadas, contudo são limitadas pelo aumento da viscosidade que inviabiliza o processo. Para o emprego de soluções de acetato de celulose de massas molares superiores ao valor supracitado, faixas de concentração inferiores devem ser utilizadas em função do aumento da viscosidade da solução.
[0006] Por pulverização, o procedimento para aplicação da solução com a seguinte formação do filme deve seguir as seguintes etapas: primeiro, prepara-se a solução do polímero no solvente volátil, adicionando ao polímero o solvente e deixando o sistema em repouso para intumescimento. Após o intumescimento faz-se a agitação. Em seguida, preenche-se o recipiente para realizar a pulverização por meio de ar comprimido com a solução previamente preparada. Após isso, aplica-se a solução sobre o material particulado mineral ou não a ser revestido por pulverização. O tempo sugerido de pulverização das soluções pode variar de 30 a 60 segundos, contudo filmes mais espessos podem ser obtidos com tempos maiores de pulverização, caso seja necessário. Ao final desse procedimento, o substrato estará revestido com o filme polimérico cuja espessura pode ser controlada pelo tempo de aplicação, bem como, a concentração da solução empregada.
[0007] Diferentes polímeros podem ser usados na formação dos revestimentos desta invenção. São indicados polímeros insolúveis em água e solúveis em solventes voláteis. Um exemplo a ser citado é o emprego de acetato de celulose como polímero e acetona como solvente.
ESTADO DA TÉCNICA
[0008] Revestimentos poliméricos são usados como proteção ou modificação de superfícies. Polímeros podem ser usados como revestimentos orgânicos e protegem o substrato desejado através de mecanismo de barreira. Desta forma podem controlar a perda ou absorção de água, bem como, a barreira protetiva, mecânica, pode ser empregada no controle de emissão eólica.
[0009] A técnica de aplicação por pulverização pode ser realizada empregando um aspersor de ar comprimido com capilares finos (10 mm) e isso pode resultar em filmes finos que já limitam a permeação de vapor d’água controlando a perda ou ganho de água do ambiente externo. Espessuras maiores de filmes podem ser adquiridas caso a espessura do capilar seja aumentada, bem como, o tempo de aplicação ou concentração do polímero sejam aumentados. Filmes de espessuras mais finas controlam a permeação do vapor d’água, contudo resistência mecânica ainda maior pode ser atingida com filmes de espessuras maiores.
[00010] A sustentabilidade da invenção é evidenciada pela utilização de um polímero modificado, oriundo de matéria renovável, a celulose. Durante a aplicação, pelo controle de emissão eólica de minérios, a sustentabilidade pode ser evidenciada pela potencial redução da contaminação ambiental.
[00011] A invenção RU 2690925 é aplicada no campo de mineração e empregada para prevenir a formação de poeira de vários materiais de granulação fina (cinzas, carvão, escória, potássio e outros fertilizantes, pós de argila, pós de grafite, etc.) durante o armazenamento e transporte. O material supressor de poeira contém uma mistura de monoetilenoglicol, dietilenoglicol, trietilenoglicol, tetraetilenoglicol, pentaetilenoglicol, subprodutos da produção de dioxano, carboximetilcelulose (1-3%), agente umectante e água. Embora a formulação RU 2690925 empregue um polímero derivado da celulose, a carboximetilcelulose, um derivado da celulose solúvel em água, a invenção não tem relação com a proposta neste documento. A formulação contém água, possui vários aditivos tais como etilenoglicóis, subprodutos da produção de dioxano, além de não relatar o controle de umidade do material revestido.
SÚMARIO DA INVENÇÃO
[00012] A presente invenção baseia-se na formação de revestimentos protetivos para superfícies de materiais minerais ou não, particulados. Os filmes são obtidos a partir da técnica de pulverização empregando aspersor de ar comprimido que espalha a solução polimérica sobre o material, podendo o filme formado responder a absorção/perda de água ou proteção a perda eólica principalmente de minérios em suspensão durante transporte e armazenamento a céu aberto, embora outros sistemas possam ser considerados.

Claims (1)

1. Processo de aplicação de camada protetora polimérica em minério de ferro para controle de perda/absorção de água e mitigação de perda eólica aplicado no revestimento de materiais minerais ou não, particulados, empregando a técnica de pulverização de solução polimérica em solvente volátil (acetona) CARACTERIZADO pelo fato de compreender as etapas de: i. Preparo de solução polimérica com polímero insolúvel em água (acetato de celulose, de massa molar entre 30.000 - 100.000 g.mol-1; ii. utilização de solvente volátil (acetona); iii. solução polimérica composta por 3-5% de polímero; iv. aplicação do filme polimérico por um aspersor de ar que distribui o filme sobre a área exposta dos minérios de ferro variando de 30 à 60s, ou tempos maiores para filmes mais espessos; v. Obtenção de filme polimérico hidrofóbico na superfície dos minérios, por meio da evaporação do solvente resultando na superfície revestida do material; vi. filme sobre o material revestido pode responder, não absorvendo umidade do meio, não perdendo umidade para o meio ou não perdendo particulado para o meio.
BR102022013987-3A 2022-07-14 2022-07-14 Processo de aplicação de camada protetora polimérica em minério de ferro para controle de perda/absorção de água e mitigação de perda eólica BR102022013987A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102022013987-3A BR102022013987A2 (pt) 2022-07-14 2022-07-14 Processo de aplicação de camada protetora polimérica em minério de ferro para controle de perda/absorção de água e mitigação de perda eólica

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102022013987-3A BR102022013987A2 (pt) 2022-07-14 2022-07-14 Processo de aplicação de camada protetora polimérica em minério de ferro para controle de perda/absorção de água e mitigação de perda eólica

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022013987A2 true BR102022013987A2 (pt) 2024-01-23

Family

ID=89984478

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102022013987-3A BR102022013987A2 (pt) 2022-07-14 2022-07-14 Processo de aplicação de camada protetora polimérica em minério de ferro para controle de perda/absorção de água e mitigação de perda eólica

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102022013987A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4316811A (en) Dust suppressant
US4388203A (en) Composition and method for melting frozen aqueous solutions
US4369121A (en) Method and composition for the control of dust
US4770794A (en) Foam fire extinguishing compositions for aerial fire extinguishing
BRPI0613989A2 (pt) método para a fabricação de um compósito retardante de fogo e compósito assim obtido
MX9306714A (es) Composiciones que forman pelicula curables con amonoplastico que proporcionan peliculas que tienen resistencia a la corrosion por acidos.
US5215786A (en) Composition for providing a foam barrier between a substrate and the atmosphere and the method of use
CN107603564A (zh) 一种无污染路面抑尘剂及其使用方法
US7922928B2 (en) Composition for fire fighting and formulations of said composition
US8945667B2 (en) Alkylcellulose and salt compositions for dust control applications
US4741956A (en) Biodegradable coatings of ionomer polymer
US5409626A (en) Methods and compositions for short term residual dust suppression
BR102022013987A2 (pt) Processo de aplicação de camada protetora polimérica em minério de ferro para controle de perda/absorção de água e mitigação de perda eólica
US4597884A (en) Ice and snow melt
EP0267263B1 (en) Coatings with sulfonated polymers
US20140231705A1 (en) Aqueous polymer composition for removing dust
US3708319A (en) Stabilizing soils and accumulations of fine particulate material
US3752234A (en) Fire fighting system
US2731353A (en) De-icing material
US4801498A (en) Substrates coated with neutralized carboxylated polymers
SK281637B6 (sk) Spôsob na ochranu povrchu pred neželateľnou kontamináciou
CN104291860A (zh) 一种混凝土养护剂及其制备方法
CN111500261A (zh) 一种生态环保道路抑尘剂及其制备方法
CN108986946B (zh) 一种对空气中放射性核污染物的吸附沉降材料及消除方法
PL179416B1 (pl) Srodek do ochrony powierzchni narazonych na zanieczyszczeniei sposób ochrony powierzchni narazonych na zanieczyszczenie PL

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]