BR102022010432A2 - Sistema de produção de placa para painel monolítico com poliestireno expandido (eps) através de injeção da matéria prima em uma forma que contempla todas as características para a moldagem de uma placa pronta - Google Patents

Sistema de produção de placa para painel monolítico com poliestireno expandido (eps) através de injeção da matéria prima em uma forma que contempla todas as características para a moldagem de uma placa pronta Download PDF

Info

Publication number
BR102022010432A2
BR102022010432A2 BR102022010432-8A BR102022010432A BR102022010432A2 BR 102022010432 A2 BR102022010432 A2 BR 102022010432A2 BR 102022010432 A BR102022010432 A BR 102022010432A BR 102022010432 A2 BR102022010432 A2 BR 102022010432A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
eps
expanded polystyrene
board
injection
raw material
Prior art date
Application number
BR102022010432-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Dione Francis Andrade
Original Assignee
Dione Francis Andrade
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dione Francis Andrade filed Critical Dione Francis Andrade
Priority to BR102022010432-8A priority Critical patent/BR102022010432A2/pt
Publication of BR102022010432A2 publication Critical patent/BR102022010432A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29CSHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
    • B29C45/00Injection moulding, i.e. forcing the required volume of moulding material through a nozzle into a closed mould; Apparatus therefor
    • B29C45/03Injection moulding apparatus
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29CSHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
    • B29C45/00Injection moulding, i.e. forcing the required volume of moulding material through a nozzle into a closed mould; Apparatus therefor
    • B29C45/03Injection moulding apparatus
    • B29C45/13Injection moulding apparatus using two or more injection units co-operating with a single mould

Landscapes

  • Laminated Bodies (AREA)

Abstract

Trata-se de um sistema de produção de placa para painel monolítico com poliestireno expandido (EPS) através de injeção da matéria prima em uma forma que contempla todas as características para a moldagem de uma placa pronta, possibilitando a construção de paredes monolíticas, utilizando-se de placa de poliestireno expandido (EPS) e malha de aço de ambos os lados, sendo complementado por micro pilares multidirecionais para ampliação de estruturação e resistência das paredes (1); encaixes de travamento entre as placas que tornam as junções das placas mais firmes durante a montagem da obra (2); sulcos para penetração de massa estrutural, envolvendo/concretando também o pino de travamento das malhas de aço dos dois lados da placa, criando uma união não só de aço, mas também de concreto entre as duas faces da parede (3); sulcos para passagem de conduítes elétricos com posicionamento e dimensões atendendo a norma ABNT (4); e espaçadores “on board” que limitam a instalação da malha de aço durante a montagem do painel, não permitindo que ela fique encostada no poliestireno expandido (EPS) e eliminando o uso de materiais “extras” acoplados ao produto (5).

Description

[001] Refere-se a presente patente de invenção a um sistema de produção de placa para painel monolítico com poliestireno expandido (EPS) através de injeção da matéria prima em uma forma que contempla todas as características para a moldagem de uma placa pronta que possibilitará a construção de paredes monolíticas, utilizando-se de placa de poliestireno expandido (EPS) e malha de aço de ambos os lados.
[002] Esse produto será produzido por máquina de injeção de poliestireno expandido (EPS), objetivando uma placa já pronta, acabada, para receber a malha de aço em ambos os lados e também os pinos de fixação, também em aço.
[003] Uma vez implantado, o sistema será utilizado em obras de todos os portes, construção civil e paredes de fechamento (vedação) e paredes estruturais.
[004] No estado da técnica, todos os painéis monolíticos existentes atualmente são feitos com poliestireno expandido (EPS) recortado, e não com a técnica de injeção em molde no formato final do produto. A placa de poliestireno expandido (EPS) para painel monolítico atual é extraída de grandes blocos, onde só é possível realizar cortes verticais e ou horizontais, não nos dois eixos ao mesmo tempo, muita das vezes somente cortando de forma reta. Também é necessário a utilização de espaçadores entre a placa de poliestireno expandido (EPS) e as malhas de aço, elevando o custo do produto e deixando o processo moroso, já que a colocação desses espaçadores é realizado de forma manual, apresentando fragilidade do painel antes de instalado e argamassado, uma vez que os encaixes entre as placas de poliestireno expandido (EPS) são feitas de forma arcaica com blocos recortados, o que fragiliza as junções e dificulta o esquadro da parede e prumo. Na técnica de produção atual, não há passagem de tubulação contemplada na placa de poliestireno expandido (EPS), pois o sentido do corte do poliestireno expandido (EPS) não é viável, somente produzindo de forma injetada em molde no formato final do produto.
[005] O sistema construtivo em painel monolítico com poliestireno expandido (EPS) injetado em molde no formato final do produto é inédito a nível mundial, nenhum painel atual utiliza-se da técnica de injeção direta de poliestireno expandido (EPS) (isopor) em molde/forma com o formato definitivo da placa para tal finalidade, somente POLIESTIRENO expandido (EPS) recortado.
[006] Com a utilização desta técnica de produção, será possível: 1- Dispensar do uso de espaçadores entre o poliestireno expandido (EPS) e a malha de aço, uma vez que já injetamos o espaçador em poliestireno expandido (EPS) na confecção da placa; 2- Contemplar passagem hidráulica e elétrica já na placa em poliestireno expandido (EPS); 3- Reforçar a união entre placas, uma vez que podemos injetar encaixes perfeitos, tipo macho e fêmea; 4- Proporcionar agilidade na montagem dos painéis, uma vez que não é necessário colocar espaçadores. 5- Estampar tanto em auto como baixo relevo, marca, informações e outros... 6- Painel na Cor Cinza, deixando mais confortável para o trabalhador o manuseio, já que o branco tradicional do poliestireno expandido (EPS) (isopor) gera um desconforto ocular com a incidência do sol, podendo causar em algumas pessoas reações como, tontura, etc. 7- Criar espaços vazios para que o aço que une as malhas de ambos os lados seja preenchido com massa estrutural tornando o sistema de painel monolítico muito mais resistente. 8- Criar ranhuras e vazios tanto no sentido vertical quanto no horizontal, além de espaços ocos para melhor aderência da argamassa, tendo melhor resistência de tração e arranque;
[007] Com o painel Injetado, conseguimos aumentar a taxa de cobertura da malha de aço, tanto no sentido vertical, quanto no horizontal, além da taxa de cobertura de concreto no pino de travamento que une as duas malhas de aço. O design do Injetado é extremamente superior ao material recortado, pois ele é industrializado e permite variadas formas de agregar dispositivos que colaboram com a estética e com a técnica do painel monolítico.
[008] Com a utilização do sistema de injeção de poliestireno expandidO (EPS) direto em forma final de produto acabado, será possível padronizar o produto com o que há de melhor no mercado, que é a placa de poliestireno expandido (EPS) Injetado para Painel Monolítico; Industrializar o painel de poliestireno expandido (EPS) injetado, permite maior penetração de mercado para clientes técnicos; Aumento da resistência do painel, graças ao método de injeção em molde no formato final do produto.
[009] No processo atual, há muita geração de resíduos e perda, pois as placas empregadas nessa tecnologia são extraídas de grandes blocos em processo de corte tipo CNC, e a geração de resíduo e perdas é muito expressiva nessa tecnologia. No produto oriundo da técnica de injeção direta em molde com formato final a perda é próxima de zero, pois o produto é injetado individualmente e caso tenha uma rara perda, consegue-se reprocessar de forma imediata, pois ainda está dentro da unidade fabril.
[010] Com as placas em poliestireno expandido (EPS) injetado para painel monolítico será possível proporcionar grande economia logística, visto que o produto chega ao cliente para montagem do painel já acabado, não necessitando ser beneficiado. No método atual o cliente recorta o produto gerando resíduo e a necessidade de leva-los de volta a fábrica para destinação correta. Em muitos casos, essa destinação não ocorre em locais apropriados.
[011] Redução expressiva no custo final do painel, com a dispensa dos espaçadores e a mão de obra necessária para alocação dos mesmos nos painéis.
[012] Haverá também economia de tempo, material e energia na abertura de passagem de tubulação elétrica e hidráulica, uma vez que o painel em poliestireno expandido (EPS) Injetado já traz essas passagens.
[013] Na questão meio ambiente, como o processo de fabricação é industrializado e injetado, não há geração de resíduo de beneficiamento, pois ele já sai acabado da fábrica;
[014] A distribuição do painel se dará através de logística terceirizada na grande maioria das vendas, com frete de retorno, já que há muita disponibilidade de caminhões que favorece esse modal.
[015] A placa de poliestireno expandido (EPS) injetado direto em formato final reduz o custo de fabricação por dispensar o uso de espaçadores, viabilizando a tecnologia de forma financeira onde há concorrência por preço, principalmente onde há o emprego do sistema construtivo de alvenaria tradicional.
[016] A placa de poliestireno expandido (EPS) injetado direto no formato final aumenta a resistência do sistema construtivo em painéis monolíticos, pois garante através de alto relevo dos espaçadores constantes no painel desde a sua fabricação, taxa de cobertura da malha de aço.
[017] Dispensa abertura in loco na obra de canaletas para passagem de tubulação, uma vez que essa passagem já está inclusa no painel de poliestireno expandido (eps) injetado.
[018] Permite controle do processo produtivo e padronização, já que será um produto industrializado.
[019] Agiliza a montagem do painel monolítico e economiza processos, uma vez que já chega pronto para ser agregado à malha de aço.
[020] Com a aplicação do sistema de produção de placa para painel monolítico com poliestireno expandido (EPS) através de injeção da matéria prima em uma forma que contempla todas as características para a moldagem de uma placa pronta, haverá aumento expressivo da resistência estrutural do sistema construtivo, visto que podemos contemplar vazios para preenchimento através da argamassa dos pinos usados nessa tecnologia para unir as malhas de aço de ambos os lados, eliminar a logística reversa do resíduo gerado no beneficiamento das placas de poliestireno expandido (EPS) utilizada atualmente, bem como o aumentar expressivamente a resistência e aderência da argamassa projetada no painel injetado, uma vez que é possível criar ranhuras no sentido horizontal e vertical, o que é deficitário no produto atual.
[021] O sistema de produção de placa para painel monolítico com poliestireno expandido (EPS) através de injeção da matéria prima em uma forma que contempla todas as características para a moldagem de uma placa pronta será descrito em conformidade com as figuras anexadas onde: A FIGURA 01: Apresenta fluxograma de Produção de Placa de poliestireno expandido (EPS) injetado para Painel Monolítico A FIGURA 02: Apresenta imagem do fundo da placa de poliestireno expandido (EPS) injetado.
[022] DESCRIÇÃO DO FLUXOGRAMA OPERACIONAL 1-Início do processo de fabricação da Placa de poliestireno expandido (EPS) injetado. 2-Poliestireno expansivo (EPS), matéria prima usada para fabricar a placa. 3-Pré - expansor é o equipamento usado para reduzir a densidade da matéria-prima e promover a expansão das pérolas de poliestireno expandido (EPS). Durante esse processo, o vapor penetra na pérola mais rápido que a saída do gás pentano (presente no granulo de poliestireno), criando assim uma pressão dentro da célula suficiente para aumentar o tamanho da pérola. Esse processo pode se repetir por uma ou mais vezes, até que o material atinja a densidade desejada. 4-Após a pré-expansão, as pérolas descansam por um período de 6 horas antes de serem injetadas no molde. 5-Nessa etapa, as pérolas são injetadas com ar comprimido ou vácuo em moldes (formas) que contemplam todas as características inovadoras do produto, como; micro pilares multidirecionais para ampliação de estruturação e resistência das paredes (1); encaixes de travamento entre as placas que tornam as emendas das placas mais firmes durante a montagem da obra (2); sulcos para penetração de massa estrutural, envolvendo/concretando também o pino de travamento das malhas de aço dos dois lados da placa, criando uma união não só de aço, mas também de concreto entre as duas faces da parede (3); sulcos para passagem de conduítes elétricos com posicionamento e dimensões atendendo a norma ABNT (4); espaçadores “on board” que limitam a instalação da malha de aço durante a montagem do painel, não permitindo que ela fique encostada no poliestireno expandido (EPS) e eliminando o uso de materiais “extras” acoplados ao produto (5); dentre outras, que somente são possíveis e ou viáveis em um produto injetado, resultando em placas para montagem de paredes monolíticas. 6-Produto final, Placa de poliestireno expandido (EPS) injetado para Painel Monolítico. 7- Fim do processo.
[023] Como pode ser observado na figura 2, a placa para painel monolítico com poliestireno expandido (EPS) injetado direto em molde no formato final é um produto inovador, revolucionário e com potencial de colocar a tecnologia em um patamar de uso popular no país, mudando o conceito construtivo atual. A placa para painel monolítico com poliestireno expandido (EPS) através de injeção da matéria prima em uma forma que contempla todas as características para a moldagem de uma placa pronta possui micro pilares multidirecionais para ampliação de estruturação e resistência das paredes (1); encaixes de travamento entre as placas que tornam as emendas das placas mais firmes durante a montagem da obra (2); sulcos para penetração de massa estrutural, envolvendo/concretando também o pino de travamento das malhas de aço dos dois lados da placa, criando uma união não só de aço, mas também de concreto entre as duas faces da parede (3); sulcos para passagem de conduítes elétricos com posicionamento e dimensões atendendo a norma ABNT (4); espaçadores “on board” que limitam a instalação da malha de aço durante a montagem do painel, não permitindo que ela fique encostada no poliestireno expandido (EPS) e eliminando o uso de materiais “extras” acoplados ao produto (5)
[024] Como a placa é injetada, é um produto é padronizado e instrutivo, e resolve inúmeros problemas técnicos e operacionais, como a dispensa da colocação manual de espaçadores. É de muita importância no sistema construtivo o cobrimento total do aço e indispensável o uso dos espaçadores, que afasta a malha de aço das placas em poliestireno expandido (EPS).
[025] Há muita variação de densidade, resistência e de características do painel recortado, pois não é um produto industrializado e sim advindo de um processo de beneficiamento. A placa para painel monolítico com poliestireno expandido (EPS) através de injeção da matéria prima em uma forma que contempla todas as características para a moldagem de uma placa pronta permite padronização, já que chega pronto para a montagem dos painéis monolíticos.
[026] Na placa para painel monolítico com poliestireno expandido (EPS) através de injeção da matéria prima em uma forma que contempla todas as características para a moldagem de uma placa pronta, é possível criar sulcos em todas as direções e não apenas unidirecional, como no poliestireno expandido (EPS) recortado atual. As malhas de aço estão em ambos os lados, mas atualmente só é possível obter um sulco pra formar um micro pilar no sentido vertical, deixando o painel com resistência muito inferior se comparado com a possibilidade de permitir que no sentido horizontal tenha os sulcos e forme também micro pilares e isso só é possível com o produto Injetado.
[027] A placa de poliestireno expandido (EPS) injetado para painel monolítico pode ser usada também sem a malha de aço, pois assim como na cerâmica (Lajota) é possível obter ranhuras que funcionam como ancoragem para a argamassa (reboco) além de cavidade (ocos) que transpassam de um lado para o outro, fazendo a união entre o reboco externo e o reboco interno.
[028] Com cavidades que deixam as placas com um (furo) que transpassa toda a espessura, é viável o cobrimento do aço que amarra as duas malhas, pois o furo será preenchido com a argamassa estrutural, proporcionando um aumento expressivo da resistência do sistema construtivo.
[029] No poliestireno expandido (EPS) injetado para painel monolítico, é possível contemplar cavidades para passagem elétrica e hidráulica, garantindo ainda mais agilidade na obra e sem diminuir a resistência do painel, pois com o soprador térmico e/ou outra ferramenta empregada para abertura dessa cavidade, há uma fragilização da placa de poliestireno expandido (EPS) recortado, diferente do que propomos com o poliestireno expandido (EPS) injetado, que já é um produto que dispensa essa abertura de maneira manual.
[030] Outra vantagem muito importante com esse processo produtivo é a possibilidade de fazer um poliestireno expandido (EPS) injetado colorido, pois no processo de injeção há a pigmentação da pérola de poliestireno expandido (EPS) ( bolinhas de isopor) e como são injetadas e não há o recorte posterior, toda a cor envolta das pérolas são preservadas, e no processo atual de produto recortado, expõe a cor interna do poliestireno expandido (EPS) que é branco. Um produto colorido permite melhor conforto ao trabalhar ao sol, pois o branco pode causar tontura e desconforto ocular pelo reflexo originado.
[031] Com o processo produtivo, aqui alvo desse pedido de patente, é possível agregar dispositivos que são incorporados ao painel no momento da injeção, como espaçadores plásticos, caso seja necessário ou preferencia do cliente, sem que ele tenha que fazer isso de forma manual.

Claims (5)

1- SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PLACA PARA PAINEL MONOLÍTICO COM POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS) ATRAVÉS DE INJEÇÃO DA MATÉRIA PRIMA EM UMA FORMA QUE CONTEMPLA TODAS AS CARACTERÍSTICAS PARA A MOLDAGEM DE UMA PLACA PRONTA caracterizado po possibilitar a construção de paredes monolíticas, utilizando-se de placa de poliestireno expandido (EPS) e malha de aço de ambos os lados.
2- SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PLACA PARA PAINEL MONOLÍTICO COM POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS) ATRAVÉS DE INJEÇÃO DA MATÉRIA PRIMA EM UMA FORMA QUE CONTEMPLA TODAS AS CARACTERÍSTICAS PARA A MOLDAGEM DE UMA PLACA PRONTA de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por micro pilares multidirecionais para ampliação de estruturação e resistência das paredes (1);
3- SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PLACA PARA PAINEL MONOLÍTICO COM POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS) ATRAVÉS DE INJEÇÃO DA MATÉRIA PRIMA EM UMA FORMA QUE CONTEMPLA TODAS AS CARACTERÍSTICAS PARA A MOLDAGEM DE UMA PLACA PRONTA de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por encaixes de travamento entre as placas que tornam as emendas das placas mais firmes durante a montagem da obra (2);
4- - SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PLACA PARA PAINEL MONOLÍTICO COM POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS) ATRAVÉS DE INJEÇÃO DA MATÉRIA PRIMA EM UMA FORMA QUE CONTEMPLA TODAS AS CARACTERÍSTICAS PARA A MOLDAGEM DE UMA PLACA PRONTA de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por sulcos para penetração de massa estrutural, envolvendo/concretando também o pino de travamento das malhas de aço dos dois lados da placa, criando uma união não só de aço, mas também de concreto entre as duas faces da parede (3); sulcos para passagem de conduítes elétricos com posicionamento e dimensões atendendo a norma ABNT (4);
5- SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PLACA PARA PAINEL MONOLÍTICO COM POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS) ATRAVÉS DE INJEÇÃO DA MATÉRIA PRIMA EM UMA FORMA QUE CONTEMPLA TODAS AS CARACTERÍSTICAS PARA A MOLDAGEM DE UMA PLACA PRONTA de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por espaçadores “on board” que limitam a instalação da malha de aço durante a montagem do painel, não permitindo que ela fique encostada no POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS) e eliminando o uso de materiais “extras” acoplados ao produto (5).
BR102022010432-8A 2022-05-27 2022-05-27 Sistema de produção de placa para painel monolítico com poliestireno expandido (eps) através de injeção da matéria prima em uma forma que contempla todas as características para a moldagem de uma placa pronta BR102022010432A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102022010432-8A BR102022010432A2 (pt) 2022-05-27 2022-05-27 Sistema de produção de placa para painel monolítico com poliestireno expandido (eps) através de injeção da matéria prima em uma forma que contempla todas as características para a moldagem de uma placa pronta

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102022010432-8A BR102022010432A2 (pt) 2022-05-27 2022-05-27 Sistema de produção de placa para painel monolítico com poliestireno expandido (eps) através de injeção da matéria prima em uma forma que contempla todas as características para a moldagem de uma placa pronta

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022010432A2 true BR102022010432A2 (pt) 2023-11-28

Family

ID=89075884

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102022010432-8A BR102022010432A2 (pt) 2022-05-27 2022-05-27 Sistema de produção de placa para painel monolítico com poliestireno expandido (eps) através de injeção da matéria prima em uma forma que contempla todas as características para a moldagem de uma placa pronta

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102022010432A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9487943B2 (en) Component building system
WO2020034173A1 (zh) 一种建筑结构模块及其制备方法
CN212358833U (zh) 一种t形柱结构及房屋
WO2013088154A1 (en) New building blocks, building systems and methods of building
CN103266685A (zh) 一种多功能联锁抗震防裂组合砌块及该砌块的组合结构
CN1665994A (zh) 模板元件
BR102022010432A2 (pt) Sistema de produção de placa para painel monolítico com poliestireno expandido (eps) através de injeção da matéria prima em uma forma que contempla todas as características para a moldagem de uma placa pronta
KR101464073B1 (ko) 거푸집 없이 시공되는 패널 일체형 콘크리트 벽체 및 이를 포함하는 건축 구조물
CN210395825U (zh) 保温骨架、保温框架及保温墙体
CN104234274A (zh) 一种多功能一体化墙体结构
KR101846305B1 (ko) 에어 단열 건축자재
US20220081902A1 (en) Pre-insulated block
WO2020034172A1 (zh) 一种建筑构件及其制备方法
KR101020395B1 (ko) 건축용 조립식 보온 벽돌 세트의 형성방법
KR20140112175A (ko) 형틀 일체형 건축 구조물 및 그 시공방법
US20060185283A1 (en) Interlocking construction panel showing fabrication thereof and the building system
JP2007247395A (ja) 外断熱プレキャストコンクリート壁体の製造法
CN203654565U (zh) 一种预制空腔构件
CN110774409B (zh) 一种设置有端部凹槽的预制梁的生产方法
CN210459623U (zh) 保温骨架、保温框架及保温墙体
CN212562478U (zh) 一种办公建筑二次结构构造柱的模板
CN211646832U (zh) 一种新型直板柱eps模块
CN111677151A (zh) 一种轻质砌筑模块后浇混凝土肋格承重墙体的构造及施工方法
CN115674426A (zh) 一种用后切法制作l型或t型蒸压加气混凝土板的方法
BR102020016128A2 (pt) Bloco modular para construção civil

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]