BR102022004069A2 - Linha de plantio com duplo estágio de copiagem - Google Patents

Linha de plantio com duplo estágio de copiagem Download PDF

Info

Publication number
BR102022004069A2
BR102022004069A2 BR102022004069-9A BR102022004069A BR102022004069A2 BR 102022004069 A2 BR102022004069 A2 BR 102022004069A2 BR 102022004069 A BR102022004069 A BR 102022004069A BR 102022004069 A2 BR102022004069 A2 BR 102022004069A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
line
copying
stage
copying stage
planting
Prior art date
Application number
BR102022004069-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Átila Stapelbroek Trennepohl
Original Assignee
Stara S/a. Industria De Implementos Agrícolas
Filing date
Publication date
Application filed by Stara S/a. Industria De Implementos Agrícolas filed Critical Stara S/a. Industria De Implementos Agrícolas
Publication of BR102022004069A2 publication Critical patent/BR102022004069A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/06Seeders combined with fertilising apparatus

Abstract

A presente invenção descreve uma estrutura de linha de plantio com duplo estágio de copiagem projetada para realizar a deposição das sementes no solo com a profundidade adequada, com um mínimo de variação nessa medida, e copiagem do solo aprimorada. A linha de plantio (1) com duplo estágio de copiagem compreende um primeiro estágio de copiagem (2) sendo uma linha de adubo montada em um braço de primeiro estágio de copiagem (2) sobre o qual uma força é exercida por molas (4, 5) para propiciar a copiagem do terreno, e um segundo estágio de copiagem (3) sendo uma linha de semente montada em um braço de segundo estágio de copiagem (3) sobre o qual uma força é exercida por um atuador (6) para propiciar a copiagem do terreno e a copiagem é ainda aprimorada por um atuador (7) que atua tanto sobre a linha de adubo quanto sobre a linha de semente, sendo acionado por um sinal de leitura emitido por um sensor de posição (8).

Description

Campo da Invenção
[001] A presente invenção se situa nos campos das engenharias e da agricultura. Mais especificamente, a presente invenção descreve uma linha de plantio com duplo estágio de copiagem do solo, que permite ao equipamento um aumento de copiagem quando este necessitar percorrer um solo com irregularidades de grande amplitude, quando há grande distância entre picos e vales da topografia.
Antecedentes da Invenção
[002] Na agricultura é importante que todas as sementes de uma cultura sejam plantadas a uma mesma profundidade, de modo que as plantas cresçam com tamanhos uniformes a fim de não prejudicar a produtividade. Por esta razão, atualmente, os equipamentos de plantio possuem linhas de plantio com sistemas de copiagem de solo para garantir que o plantio será realizado a uma mesma profundidade. Porém, em alguns casos a copiagem oferecida por estas linhas de plantio não é suficiente para alcançar toda a amplitude de irregularidades dos diferentes tipos de relevos.
[003] Na busca para aumentar a efetividade deste processo, o documento US9148989B2 descreve unidades de tratamento de solo adaptadas para serem acopladas a uma plantadeira multilinha e incorporando uma combinação de ferramentas que inclui um conjunto de roda de fechamento de vala de semente e um conjunto de roda compactadora. A aplicação e a força para baixo exercida pela roda compactadora é ajustável e controlada independentemente usando operadores pneumáticos. O documento disserta sobre poder apresentar sensores montados nas unidades da linha para transmitir dados para o sistema de controle da cabine que também pode ser usado para ajustar várias pressões e/ou profundidade de penetração no solo, porém, não é descrito como funcionariam tais sensores nem onde seriam instalados. Além disso, o sistema é previsto para atuar sobre a roda de fechamento de vala por meio de molas pneumáticas que exercem força descendente sobre a roda de fechamento.
[004] O documento US9554504B2 apresenta um sistema de plantio que inclui uma pluralidade de conjuntos de linhas de semeadura, cada um com componentes mantidos em uma elevação controlada. O conjunto de linhas de semeadura inclui uma unidade de linha de lavoura controlada para manter uma elevação desejada em relação a uma unidade de linha de semeadura, sendo este configurado para seguir passivamente o terreno local. Cada conjunto de linha de semeadura pode incluir dois sensores de posição que geram sinais correspondentes à elevação da unidade de linha de semeadura e ao encaixe do solo, respectivamente, ou um sensor de posição diferencial que gera sinais correspondentes à diferença nas elevações. Várias realizações incluem um controlador local de circuito fechado que ajusta a elevação da unidade de linha de semeadura em relação a um ponto de ajuste desejado. Em algumas realizações, a força de descida da unidade de linha de semeadura é controlada ativamente. No entanto, não prevê um movimento lateral oscilante capaz de prover uma melhor copiagem do terreno.
[005] O documento US5228522A tem por objetivo apresentar um implemento agrícola que incorpora uma estrutura adaptada para acoplar um engate de três pontos de um trator. A estrutura emprega um membro de extensão longitudinal que é conectado de modo pivotante a um membro de ligação. Um conjunto de elasticidade resiliente é disposto entre o membro de extensão longitudinal e o membro de ligação para absorver as forças exercidas do membro de ligação para o membro de extensão longitudinal. Assim, quando a ligação é atuada por forças que fazem com que a ligação exerça uma tensão sobre o engate de três pontos de um trator, o conjunto de elasticidade resiliente permite que o primeiro elo gire sobre o membro longitudinal, reduzindo assim as cargas compressivas exercidas sobre a ligação superior do engate de três pontos do trator. Mas assim como os documento mencionados anteriormente, não alcança o movimento lateral oscilante.
[006] Já no documento EP3400765B1, descreve um chassi de linhas de cultivo, as quais se movimentam verticalmente e lateralmente. Entretanto, a movimentação lateral provocada pelos cilindros hidráulicos não é oscilante, mas apenas provoca um deslocamento lateral e paralelo ao solo de uma seção de unidades de plantio.
[007] Mesmo frente as anterioridades citadas, ainda é identificada a necessidade de uma linha de plantio com duplo estágio de copiagem, que permita ao equipamento um aumento de copiagem quando este necessita percorrer um solo com irregularidades de grande amplitude, em que há uma grande distância entre os picos e vales da topografia.
Sumário da Patente de Invenção
[008] Como é de conhecimento dos técnicos no assunto, as máquinas agrícolas, durante o processo de plantio, percorrem um terreno naturalmente irregular, tanto no caso do plantio direto, quanto no terreno preparado ou já cultivado, onde é comum, a presença de ondulações, torrões de terra, buracos de tatu, pedras etc., exigindo que cada linha de plantio da máquina plantadora supere esses obstáculos, sem danos estruturais e sem prejuízo ao plantio em si. Se a linha de plantio não for capaz de realizar uma eficiente copiagem do solo, podem ocorrer falhas que comprometem o rendimento da colheita, por exemplo, sementes que não germinam ou plantas com diferentes graus de desenvolvimento, evidenciado pela diferença de tamanho entre as plantas. O resultado, então, é uma produção de baixa qualidade, resultando em prejuízos financeiros ao agricultor.
[009] Deve-se considerar também que cada planta possui uma profundidade ótima de plantio, para o melhor rendimento na colheita, portanto, o equipamento destinado a essa tarefa deve manter, o máximo possível, a profundidade ótima, independentemente do perfil do solo. Adicionalmente, além da capacidade de copiar as irregularidades do terreno, outro fator importante é a capacidade de compensar as variações de textura e dureza do solo. Basicamente, são esses os fatores principais que determinam a qualidade do plantio.
[0010] Devido à grande variabilidade nas características do solo onde vai ser desenvolvida uma cultura, são imprescindíveis dispositivos de ajuste da pressão da linha de plantio, para cada tipo de solo, topografia etc. Esse ajuste normalmente é feito sobre a geometria do sistema de suspensão da linha de plantio, por exemplo, no caso de mecanismos de quatro barras, ou pantógrafos, por mudança no comprimento das barras. Também geralmente são realizadas mudanças na carga das molas, ou componentes de suspensão similares ou cilindros hidráulicos, por exemplo.
[0011] A fim de solucionar os problemas apontados pelo estado da técnica, a presente invenção propõe uma linha de plantio com duplo estágio de copiagem e equipamentos com sistema de articulação dos chassis da máquina que proporcionam um aumento de copiagem das linhas, com sistemas controlados por módulos. Devido a detalhes construtivos diferenciados, a linha de plantio proposta consegue manter uma boa estabilidade nas condições de plantio, e facilita o ajuste da pressão sobre o solo.
[0012] É objetivo do presente pedido de patente de invenção, prover uma estrutura de linha de plantio com duplo estágio de copiagem projetada para realizar a deposição das sementes no solo com uma profundidade adequada e uniforme, com um mínimo de variação nessa medida, e copiagem do solo aprimorada.
[0013] Para obtenção do efeito desejado, ou seja, minimizar a variação na carga aplicada ao solo pela linha de plantio, é aplicada força por meio de molas e atuadores, para aplicação da chamada “down force”, sem utilizar um sistema de alta complexidade, e garantindo resultado satisfatório através do posicionamento de atuadores e controles por sensores de posição.
[0014] A linha de plantio com duplo estágio de copiagem compreende: um primeiro estágio de copiagem em uma linha de adubo, na qual a copiagem do terreno é garantida por uma força gerada por molas; e um segundo estágio de copiagem em uma linha de sementes, na qual a copiagem é garantida por uma força gerada por atuadores. Adicionalmente, tanto a linha de adubo quanto a linha de sementes são atuadas por um atuador comandado por um controlador, que recebe um sinal de leitura de posição da linha de plantio em relação ao solo, a partir de um sensor de posição. Este atuador também é responsável por promover a elevação das linhas de plantio quando estas são dobradas para assumir uma posição de transporte com largura reduzida, e para reposicioná-las para a posição de trabalho.
[0015] A linha de plantio com duplo estágio de copiagem compreende ainda um disco de corte rotativo que realiza movimento oscilante vertical e movimento oscilante lateral em relação ao solo, em que a copiagem do terreno pelo disco de corte rotativo é garantida por uma força gerada por mola.
Breve Descrição das Figuras
[0016] Para uma melhor compreensão da presente linha de plantio com duplo estágio de copiagem, faz-se referência as figuras representativas, de forma que possa ser integralmente reproduzido, permitindo plena caracterização da sua funcionalidade, sendo, contudo, figuras meramente ilustrativas, e podem, portanto, apresentar variações, desde que não fujam do princípio funcional aqui proposto.
[0017] A figura 1 ilustra uma vista superior da linha de plantio com duplo estágio de copiagem;
[0018] A figura 2 ilustra uma vista em perspectiva traseira da linha de plantio;
[0019] A figura 3 ilustra uma vista lateral da linha de plantio;
[0020] A figura 4 ilustra uma vista lateral da linha de plantio em elevação;
[0021] A figura 5 ilustra uma vista em perspectiva frontal da linha de plantio.
[0022] A figura 6 ilustra o sensor de posição presente na articulação da linha, o qual permite precisar a posição em relação ao solo e ao chassi;
[0023] A figura 7 ilustra uma vista em perspectiva da montagem das linhas de plantio no implemento agrícola;
[0024] A figura 8 ilustra uma vista lateral da montagem das linhas de plantio no implemento agrícola.
[0025] A figura 9 mostra uma vista explodida dos componentes da linha de plantio.
[0026] A figura 10 ilustra em recorte o posicionamento das molas e cilindros hidráulicos.
[0027] A figura 11 ilustra em recorte o batente limitador de movimento oscilante vertical do primeiro estágio de copiagem da linha de plantio com duplo estágio de copiagem.
[0028] A figura 12 ilustra em recorte os batentes limitadores de movimento oscilante lateral do disco de corte da linha de plantio com duplo estágio de copiagem.
Descrição Detalhada da Invenção
[0029] A figura 1 ilustra uma vista superior da linha de plantio (1) da presente invenção compreendendo: uma cabeça de engate (a) para engate da linha de plantio (1) em uma estrutura do implemento agrícola no qual a linha de plantio (1) será montada; um atuador (7) conectado entre a dita cabeça de engate (a) e uma conexão articulada (b); um braço de primeiro estágio de copiagem (2) montado na dita conexão articulada (b); e um atuador (6) conectado entre o dito braço do segundo estágio de copiagem (3) e a dita conexão articulada (b).
[0030] A linha de plantio (1) compreende ainda, um disco de corte da palhada (2.1) montado em um suporte oscilante (b1) também conectado a dita conexão articulada (b); um facão condutor de fertilizante (2.2) montados no braço de primeiro estágio de copiagem (2); e um reservatório de sementes (3.1) com duto condutor de sementes (não mostrado), discos sulcadores (3.2), rodas reguladoras de profundidade de sulco (3.3) e rodas compactadoras (3.4), montados no braço do segundo estágio de copiagem (3), como visto nas demais figuras.
[0031] Deve-se considerar que os atuadores (6 e 7) podem ser qualquer atuador conhecido, hidráulico, pneumático ou mecânico. Na concretização da linha de plantio (1) aqui representada, os atuadores foram representados como os cilindros hidráulicos (6 e 7).
[0032] Para fins de esclarecimento, o elemento indicado pela referência numérica (2) nos desenhos anexos pode ser designado pelos termos “primeiro estágio”, “primeiro estágio de copiagem”, “braço de primeiro estágio”, “braço de primeiro estágio de copiagem” ou “linha de adubo”. De modo análogo, o elemento indicado pela referência numérica (3) nos desenhos anexos pode ser designado pelos termos “segundo estágio”, “segundo estágio de copiagem”, “braço de segundo estágio”, “braço de segundo estágio de copiagem” ou “linha de sementes”. Também deve-se considerar que os elementos de plantio: reservatório de sementes (3.1) com duto condutor de sementes (não mostrado), discos sulcadores (3.2), rodas reguladoras de profundidade de sulco (3.3) e rodas compactadoras (3.4) formam o que podemos chamar de unidade de plantio.
[0033] Conforme pode ser observado nas figuras anexas, a linha de plantio (1) possui dois estágios de copiagem. O primeiro estágio de copiagem (2) sendo a linha de adubo montada no braço do primeiro estágio de copiagem (2), no qual está conectado um facão condutor de fertilizante (2.2)A linha de plantio (1) compreende ainda um suporte oscilante (b1) sendo o suporte do disco de corte da palhada (2.1) conectado de modo rotativo a um braço de roda (b2). Para que o disco de corte (2.1) e o facão (2.2) da linha de adubo realizem uma eficiente copiagem do solo, o braço do primeiro estágio de copiagem (2) é mantido a uma distância do solo previamente estabelecida por meio da mola vertical (5) e o disco de corte é mantido a uma distância do solo previamente estabelecida por meio da mola horizontal (4). O segundo estágio de copiagem (3) sendo a linha de sementes montada no braço do segundo estágio de copiagem (3), no qual estão conectados um reservatório de sementes (3.1) com duto condutor de sementes (não mostrado), discos sulcadores (3.2), rodas reguladoras de profundidade de sulco (3.3) e rodas compactadoras (3.4). Para que os discos sulcadores (3.2), as rodas reguladoras de profundidade de sulco (3.3) e as rodas compactadoras (3.4) da linha de sementes realizem uma eficiente copiagem do solo, o braço do segundo estágio de copiagem (3) é mantido a uma distância do solo previamente estabelecida por meio de um atuador “down force” (6).
[0034] Além das forças exercidas pelas molas (4, 5) e pelo cilindro (6), tanto a linha de adubo do braço do primeiro estágio de copiagem (2) quanto a linha de sementes do braço do segundo estágio de copiagem (3) são também acionados pelo atuador (7) em resposta a um sinal de leitura de posição de um sensor de posição (8). O atuador (7) também pode ser acionado para elevar as linhas de plantio (1) quando o implemento assume uma posição de transporte, e reposicioná-las na posição de trabalho.
[0035] As figuras 1 a 8 mostram uma linha de plantio (1) com duplo estágio de copiagem, com um primeiro estágio (2) sendo um braço de primeiro estágio de copiagem (2) da linha de adubo. A dita linha de adubo (2) compreende um facão condutor de fertilizante (2.2). A linha de plantio (1) compreende ainda um dito disco de corte (2.1) rotativamente fixado em uma extremidade inferior de um braço de roda (b2), o qual se conecta a um suporte oscilante (b1) por meio de um pino (P2). Conforme visto nas Figuras 9 e 10, o suporte oscilante (b1) tem um formato aproximadamente de um “S deitado, tal que a primeira concavidade do “S deitado” é voltada para cima e a segunda concavidade é voltada para baixo. Assim, o braço de roda (b2) se conecta por meio do pino (P2) na primeira concavidade voltada para cima do suporte oscilante (b1) e, por meio do pino (P1), o braço de roda (b2) se conecta à mola vertical (4), que por sua vez, atravessa a segunda concavidade voltada para baixo do suporte oscilante (b1). Como melhor visualizado nas Figuras 9 e 10, o suporte oscilante (b1) apresenta na sua porção superior dois alojamentos, sendo um deles para receber e fixar a extremidade inferior da mola vertical (4) e o outro para unir a conexão articulada (b) ao suporte oscilante (b1) por meio de uma haste de rotação (d).
[0036] Por sua vez, conforme pode ser visto nas figuras 2, 5, 6, 9 e 10, o braço do primeiro estágio de copiagem (2) compreende um travessão de oscilação (b3), que passa sobre a conexão articulada (b), de modo a permitir que o braço de primeiro estágio de copiagem (2) realize movimento oscilante vertical. A extremidade livre do braço do primeiro estágio de copiagem (2) acopla de modo fixo o facão condutor de fertilizante (2.2). Como visto nas figuras 5 e 9, uma mola horizontal (5) é fixada por uma porca trava ao travessão de oscilação (b3) e na conexão articulada (b), onde apoia a mola, provendo força de tensão horizontal ao conjunto suporte oscilante (b1).
[0037] Com este primeiro estágio de copiagem (2) é possível prover uma copiagem eficiente do solo aos elementos da linha de adubo, isto é, ao facão de adubo (2.2), independentemente da posição em que se encontra a linha de sementes montada no braço do segundo estágio de copiagem (3). Uma força horizontal exercida pela mola horizontal (5) no facão de adubo (2.2), e uma força vertical exercida pela mola vertical (4) no disco de corte (2.1) mantém ambos a uma distância uniforme do solo. O suporte oscilante (2) oscila verticalmente sobre a conexão articulada (b) por meio do travessão de oscilação da mola (b3), e o pino (P3), possibilitando que o facão de adubo (2.2) acompanhe a topografia do terreno, de forma independente do segundo estágio de copiagem (3). O movimento oscilante vertical do primeiro estágio de copiagem (2) é limitado por um batente limitador (e) presente na face inferior da conexão articulada (b), como mostrado na figura 11.
[0038] De forma similar e independente, o suporte oscilante (b1) sofre uma força exercida pela mola vertical (4), a qual mantém o disco de corte (2.1) a uma distância uniforme do solo. Além do movimento oscilante vertical provido ao disco de corte (2.1) por meio da mola vertical (4), o disco de corte também é provido com movimento oscilante lateral por meio da haste de rotação (d), de modo a facilitar o plantio em terrenos com curvas. O movimento oscilante lateral da haste de rotação (d) também é limitado por batentes limitadores (f) presentes na porção superior do suporte oscilante (b1), na face externa do alojamento da haste de rotação (d), como mostrado na figura 12.
[0039] As figuras 1 a 8 mostram uma linha de plantio (1) com duplo estágio de copiagem, com um segundo estágio de copiagem (3) sendo um braço de segundo estágio de copiagem (3) da linha de sementes. A dita linha de sementes (3) compreende um reservatório de sementes (3.1) com duto condutor de sementes (não mostrado), discos sulcadores (3.2), rodas reguladoras de profundidade de sulco (3.3) e rodas compactadoras (3.4). Como visto nas figuras 2 a 5 e figura 9, o braço do segundo estágio de copiagem (3) tem uma de suas extremidades fixada de modo pivotante à extremidade livre da conexão articulada (b), permitindo ao braço do segundo estágio de copiagem (3) rotacionar em relação à conexão articulada (b). Desta forma, o segundo estágio de copiagem (3) é capaz de acompanhar a topografia do terreno sobre o qual o implemento agrícola se desloca, independentemente da posição do braço do primeiro estágio de copiagem (2). A conexão articulada (b) compreende um suporte (6.1) para o atuador vertical (6), o qual exerce pressão down-force sobre o braço do segundo estágio de copiagem (3). Como visto na figura 2, o atuador (6) tem sua extremidade superior fixada na extremidade superior do suporte (6.1) e extremidade inferior fixada sobre um travessão de fixação (3.5), que une de modo fixo às duas paredes laterais do braço do segundo estágio (3). Deste modo, o atuador (6) age sobre o braço do segundo estágio de copiagem (3) com uma pressão down-force, garantindo que os elementos da linha de sementes, fixados na extremidade livre do braço do segundo estágio de copiagem (3), sejam mantidos a uma distância uniforme do solo. Os demais elementos da linha de sementes (3), a saber, reservatório de sementes (3.1), discos sulcadores (3.2), rodas reguladoras de profundidade de sulco (3.4) e rodas compactadoras (3.5) são acoplados uns aos outros, formando uma unidade de plantio conhecida, de forma que a dita unidade de plantio é montada, de modo pivotante, na extremidade livre do braço do segundo estágio de copiagem (3) por meio de uma extensão curva (c). A extensão curva (c) tem sua extremidade superior fixada na extremidade livre do braço do segundo estágio de copiagem (3), de modo não pivotante, enquanto sua extremidade inferior é fixada de modo não pivotante à unidade de linha formada pelo reservatório de sementes (3.1), discos sulcadores (3.2), rodas reguladoras de profundidade de sulco (3.3) e rodas compactadoras (3.4). A extremidade superior da extensão curva (c) é presa às paredes laterais do braço do segundo estágio de copiagem (3) formando uma passagem aberta (3.6) na sua face superior para permitir a passagem do tubo de fertilizante (2.21), que conduz para o facão condutor (2.2), o fertilizante a ser depositado no solo.
[0040] Com este segundo estágio de copiagem do braço de segundo estágio (3) é possível prover uma copiagem eficiente do solo para os elementos da linha de sementes, isto é, reservatório de sementes (3.1) com condutor de sementes (não mostrado), discos sulcadores (3.2), rodas reguladoras de profundidade de sulco (3.3) e rodas compactadoras (3.4), de modo independente da posição em que se encontra a linha de adubo montada no braço do primeiro estágio de copiagem (2). Uma força vertical exercida pelo atuador (6) mantém os elementos da linha de sementes, a uma distância do solo previamente estabelecida, possibilitando que estes acompanhem a topografia do terreno.
[0041] Além da copiagem obtida para o primeiro estágio da linha de adubo (2), propiciada pelas molas (4, 5) e da copiagem obtida para o segundo estágio da linha de semente (3), aprimorada pelo atuador down force (6), a linha de plantio (1) compreende ainda um terceiro nível de regulagem, que atua sobre os dois estágios de copiagem (2, 3), provida pelo atuador (7). O atuador (7) tem sua extremidade superior conectada à cabeça de engate (a) e extremidade inferior conectada ao suporte articulado (b), como visto nas figuras 3 e 4. Desta forma, quando acionado, o atuador (7) age sobre o suporte articulado (b) que transfere o movimento provocado pelo atuador (7) para os braços de primeiro e segundo estágio (2, 5), conferindo-lhes um grau de mobilidade maior quando associados à mobilidade provida pelas molas (4, 5) do primeiro estágio de copiagem (2) e à mobilidade provida pelo atuador (6) do segundo estágio de copiagem (5). Com isto, a linha de plantio (1) proposta consegue acompanhar com maior precisão a topografia do terreno sobre o qual o implemento agrícola se desloca, mesmo quando os acidentes do terreno são de grande amplitude.
[0042] O atuador (7) é acionado em resposta a leitura de posição realizada pelo sensor de posição (8).
[0043] A figura 3 mostra a linha de plantio (1), em que o braço de primeiro estágio de copiagem (2) está numa posição, onde o disco de corte (2.1) e o facão condutor de fertilizante (2.2) penetram no solo e o braço de segundo estágio de copiagem (3) está numa posição um pouco mais elevada em relação ao solo do que o braço do primeiro estágio (2). Por outro lado, na figura 4 pode ser observado que ao contrair o atuador (7), este atua sobre a conexão articulada (b) provocando diferentes amplitudes de elevação sobre os dois estágios de copiagem (2 e 3). Com isto, o posicionamento da linha de plantio (1) em relação ao solo, através do acionamento do primeiro estágio (2), do segundo estágio (3) e do atuador (7) é aprimorado, permitindo que a linha de plantio (1) alcance uma copiagem do terreno mais eficiente, mesmo quando há acidentes de topografia de grande amplitude.
[0044] A figura 6 mostra em detalhe o sensor de posição (8) presente na articulação entre o braço de segundo estágio de copiagem (3) e a conexão articulada (b) da linha de plantio (1), o qual permite precisar a posição da mesma em relação ao solo e ao chassi. As figuras 7 e 8 ilustram a unidade linha de plantio (1) montada em um implemento agrícola. A figura 9 mostra em detalhes a localização das molas (4, 5) e a figura 10 apresenta todos os componentes de aprimoramento da copiagem de solo aplicados a linha de plantio.
[0045] Na invenção aqui descrita, para o aprimoramento da copiagem do solo pela linha de plantio (1), esta dispõe de duas molas (4, 5) na linha de adubo (2) que podem trabalhar em diversas combinações conforme o perfil e características do solo a ser plantado, tipo de semente, etc. A linha (1) conta ainda com a presença de um atuador down force (6) na linha de semente (3), e um segundo atuador (7) acionado por sensor (8). O atuador (7) também atua para elevação das linhas de plantio (1) para a posição de transporte e reposicionamento desta para a posição de trabalho.
[0046] O acionamento dos atuadores (6, 7), para a posição mais adequada para o trabalho de plantio, são controlados por módulos no implemento agrícola, através de software associado, os quais podem ser facilmente controlados pelo operador diretamente da cabine do implemento. Seus posicionamentos podem ser corrigidos e ajustados automaticamente pela leitura dos sinais emitidos pelos sensores de posição (8) para um controlador.
[0047] O operador do implemento agrícola através de um sinal de leitura do sensor de posição (8) é transmitido para um controlador, que por meio de software determina a força a ser aplicada pelos atuadores (6, 7), em conjunto ou individualmente, sobre os dois estágios de copiagem (2 e 3) da linha de plantio (1) de acordo com o tipo de cultivo a ser realizado.
[0048] Durante o cultivo, o sensor de posição (8) enviará sinais de leitura de posição da linha de plantio (1) em relação ao solo para um controlador no implemento agrícola, que por meio de software, determina a força a ser aplicada, pelos atuadores (6, 7), em conjunto ou individualmente, sobre os dois estágios de copiagem (2 e 3) da linha de plantio (1), de modo a manter a distância dos dois estágios de copiagem em relação ao solo, previamente estabelecidas pelo operador.
[0049] O aprimoramento do sistema de copiagem da linha de plantio se dá pelo acionamento do sistema de pressão, por meio dos cilindros (6, 7) e molas (4, 5) das linhas de adubo (2) e de sementes (3), conforme a necessidade do solo, picos e vales, percebida pelo sensor de posição (8).

Claims (12)

1. LINHA DE PLANTIO COM DUPLO ESTÁGIO DE COPIAGEM caracterizado pelo fato de a linha de plantio (1) compreender: - uma cabeça de engate (a) para engate da linha de plantio (1) em uma estrutura de um implemento agrícola; - uma conexão articulada (b); - um primeiro estágio de copiagem (2) sendo uma linha de adubo montada em um braço de primeiro estágio de copiagem (2) conectado a dita conexão articulada (b) de modo oscilante por meio de um travessão de oscilação(b3) dotado de uma mola horizontal (5); - um segundo estágio de copiagem (3) sendo uma linha de sementes montada em um braço de um segundo estágio de copiagem (3) conectado a dita conexão articulada (b) de modo oscilante por meio de um suporte (6.1) dotado de um atuador down force (6); - um suporte oscilante (b1) sendo um suporte para um disco de corte (2.1) conectado a dita conexão articulada (b) de modo oscilante por meio de uma haste de rotação (d) e sendo dotado de uma mola horizontal (4); e - um segundo atuador (7) conectado entre a dita cabeça de engate (a) e a dita conexão de articulada (b) que atua tanto sobre o primeiro estágio de copiagem (2) da linha de adubo quanto sobre o segundo estágio de copiagem (3) da linha de sementes, e em que o atuador (7) compreende um sensor de posição (8).
2. LINHA DE PLANTIO COM DUPLO ESTÁGIO DE COPIAGEM, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o braço do primeiro estágio de copiagem (2) da linha de adubo compreender pelo menos um facão condutor de fertilizante (2.2).
3. LINHA DE PLANTIO COM DUPLO ESTÁGIO DE COPIAGEM, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de o braço do primeiro estágio de copiagem (2) realizar movimento oscilante vertical pela ação da mola horizontal (5) e do segundo atuador (7) conectado entre a dita cabeça de engate (a) e a dita conexão de articulada (b).
4. LINHA DE PLANTIO COM DUPLO ESTÁGIO DE COPIAGEM, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de o segundo estágio de copiagem (3) compreender um reservatório de sementes (3.1) com duto condutor de sementes, discos sulcadores (3.2), rodas reguladoras de profundidade de sulco (3.3) e rodas compactadoras (3.4).
5. LINHA DE PLANTIO COM DUPLO ESTÁGIO DE COPIAGEM, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de o segundo estágio de copiagem (3) realizar movimento oscilante vertical pela ação da do atuador (6) down force e do segundo atuador (7) conectado entre a dita cabeça de engate (a) e a dita conexão de articulada (b).
6. LINHA DE PLANTIO COM DUPLO ESTÁGIO DE COPIAGEM, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de o suporte oscilante (b1) compreender pelo menos um disco de corte (2.1) fixado de modo rotativo em um braço de roda (b2) conectado ao dito suporte oscilante (b1).
7. LINHA DE PLANTIO COM DUPLO ESTÁGIO DE COPIAGEM, de acordo com qualquer a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de o suporte oscilante (b1) realizar movimento oscilante vertical ao disco (2.1) pela ação da mola vertical (4) e do segundo atuador (7) conectado entre a dita cabeça de engate (a) e a dita conexão de articulada (b), e ainda realizar movimento oscilante lateral pela rotação da haste de rotação (d).
8. LINHA DE PLANTIO COM DUPLO ESTÁGIO DE COPIAGEM, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de o dito sensor de posição (8) enviar um sinal de leitura de posição da linha de plantio (1) em relação ao solo para um controlador, que por meio de software, determina a força a ser aplicada pelos atuadores (6 e 7), em conjunto ou individualmente, sobre os dois estágios de copiagem (2 e 3) da linha de plantio (1) de acordo com o tipo de cultivo a ser realizado.
9. LINHA DE PLANTIO COM DUPLO ESTÁGIO DE COPIAGEM, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de o sensor de posição (8) informar ao controlador, por meio de software, a posição da linha de plantio (1), compreendendo a posição das linhas de adubo (2) e de semente (5).
10. LINHA DE PLANTIO COM DUPLO ESTÁGIO DE COPIAGEM, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de o operador do implemento agrícola através da leitura do sensor de posição (8) informar ao controlador, por meio de software, a força a ser aplicada, pelos atuadores (6, 7), em conjunto ou individualmente, a linha de plantio (1), compreendendo as linhas de adubo (2) e de semente (5).
11. LINHA DE PLANTIO COM DUPLO ESTÁGIO DE COPIAGEM, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de o atuador(7) controlar ainda a elevação da linha de plantio (1) para posição de transporte, e reposicionar para posição de trabalho.
12. LINHA DE PLANTIO COM DUPLO ESTÁGIO DE COPIAGEM, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de os atuadores (6, 7) serem acionadas por meio de sistema hidráulicos, elétricos ou mistos, combinado a sistemas mecânicos e hidráulicos, e assim ajustando os atuadores de modo a obter a melhor posição e profundidade da linha, ou seu levantamento para transporte.
BR102022004069-9A 2022-03-04 Linha de plantio com duplo estágio de copiagem BR102022004069A2 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022004069A2 true BR102022004069A2 (pt) 2023-09-12

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2673138C (en) Disc gang assembly for an agricultural implement
US8006775B2 (en) Strip tillage implement
US20110284253A1 (en) Disc cultivator
US6125775A (en) System for gauge wheel load adjustment
US4576238A (en) Folding outrigger attachment for farm implements
US4762181A (en) Minimum tillage implement
US4679634A (en) Apparatus for extending the frame of a tractor
US9084390B2 (en) Agricultural machine with an improved terrain following for the work elements
US4422511A (en) Hydraulic reset for tillage and seeding equipment
CA2498677C (en) Tillage apparatus having flexible frame and weight distribution system
US2362728A (en) Agricultural implement
US3924694A (en) Chisel plow
US3752238A (en) Sod planting attachment
US4676321A (en) Framework for ground working implement
US4655295A (en) Tractor and implement stabilizer
BR102022004069A2 (pt) Linha de plantio com duplo estágio de copiagem
US2375850A (en) Cultivator and planting attachment therefor
CN201036261Y (zh) 带有调偏和仿形装置的小型精量播种机
US20150163989A1 (en) Agricultural implements with hinged and floating wings
EP4070634B1 (en) Cultivator for tillage and/or for spreading of seeds and/or fertilisers
CA1237014A (en) Hinged cultivator frame
US20230284551A1 (en) Cultivator
EP4346367A1 (en) Soil cultivator seed drill
US2102262A (en) Tractor lister cultivator
BR102023018270A2 (pt) Implemento agrícola dotado de unidades de linha com sistema de movimento combinado