BR102022002878A2 - Túnel de tiro balístico, tanque pericial balístico em meio aquoso, mesa pericial balística em meio seco, sistema pericial balístico portátil e bancada para-balas - Google Patents

Túnel de tiro balístico, tanque pericial balístico em meio aquoso, mesa pericial balística em meio seco, sistema pericial balístico portátil e bancada para-balas Download PDF

Info

Publication number
BR102022002878A2
BR102022002878A2 BR102022002878-8A BR102022002878A BR102022002878A2 BR 102022002878 A2 BR102022002878 A2 BR 102022002878A2 BR 102022002878 A BR102022002878 A BR 102022002878A BR 102022002878 A2 BR102022002878 A2 BR 102022002878A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ballistic
tank
expert
fact
tunnel
Prior art date
Application number
BR102022002878-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Carlos Eduardo Francioni Costa Moreira Barbosa
Felipe Eduardo Bermudes Masetti
Original Assignee
Safety Wall Defesa E Segurança Ltda.
Filing date
Publication date
Application filed by Safety Wall Defesa E Segurança Ltda. filed Critical Safety Wall Defesa E Segurança Ltda.
Publication of BR102022002878A2 publication Critical patent/BR102022002878A2/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41JTARGETS; TARGET RANGES; BULLET CATCHERS
    • F41J1/00Targets; Target stands; Target holders
    • F41J1/10Target stands; Target holders
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41JTARGETS; TARGET RANGES; BULLET CATCHERS
    • F41J13/00Bullet catchers

Abstract

A presente invenção refere-se a um túnel de tiro balístico compreendendo um módulo para-balas formado por uma porção em forma de funil e um cilindro, em que o túnel de tiro balístico compreende ainda pelo menos um módulo de extensão de linha de tiro, acoplável e desacoplável ao túnel do tiro de balístico; a um tanque pericial balístico em meio aquoso compreendendo uma carenagem, um fluido, um sistema de filtragem de fluido, em que a porção inferior do tanque é inclinada com relação ao solo e em que próximo ao fundo do tanque pericial é formada uma inclinação lateral, e em que em um lado externo do tanque pericial (8) na direção do primeiro vértice traseiro V1 é fixada uma válvula (14). Refere-se ainda a uma mesa pericial balística em meio seco compreendendo uma carenagem, em que a parte interna da carenagem é preenchida com uma manta balística e um elemento sinalizador que quando acionado emite luz em direção à porção inferior da carenagem; a sistema pericial balístico portátil que compreende pelo menos um contêiner, no qual é montado pelo menos um túnel de tiro balístico, um tanque pericial balístico em meio aquoso, uma mesa pericial balística ou uma combinação dos mesmos, e por fim bancada para-balas que compreende um sistema de para-balas feito de material elasto- mérico para frenagem.

Description

TÚNEL DE TIRO BALÍSTICO, TANQUE PERICIAL BALÍSTICO EM MEIO AQUOSO, MESA PERICIAL BALÍSTICA EM MEIO SECO, SISTEMA PERICIAL BALÍSTICO PORTÁTIL E BANCADA PARA-BALAS CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção refere-se a equipamentos para perícia balística, mais especificamente refere-se a um túnel de tiro balístico, a um tanque pericial balístico em meio aquoso, a uma mesa pericial balística em meio seco, a um sistema pericial balístico portátil e a uma bancada para-balas de fácil montagem e transporte.
DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA
[002] Análises periciais balísticas são realizadas, de forma geral, para estabelecer se uma arma de fogo específica foi de fato utilizada para realizar o disparado de um determinado projétil obtido como evidência em determinadas situações.
[003] Atualmente, no mercado, existem diversas soluções para alcançar esse objetivo, mas essas soluções necessitam de edificações adequadas e, portanto, custosas, ou utilizam equipamentos complexos e de difícil montagem e manuseio. Além disso, muito tempo é gasto na recuperação dos projéteis utilizados nas perícias balísticas realizadas com o uso desses equipamentos.
[004] O documento WO 94/27111, por exemplo, descreve um túnel de tiro balístico que compreende duas placas defletoras, uma superior e uma inferior, que se afunilam em direção a um eixo de um duto balístico e duas placas defletoras laterais que são paralelas a esse eixo. Um recipiente do tipo tanque é localizado adjacente a saída do duto balístico, e dentro desse recipiente é inserida uma massa absorvente termoplástica para diminuir a velocidade e capturar o projétil disparado. Portanto, o túnel balístico descrito nesse documento possui uma montagem complexa, com muitos elementos, tendo que possuir uma estrutura fixa para que todos os elementos sejam encaixados adequadamente.
[005] Já o documento CA2871580 descreve uma câmara para recuperação de projétil que usa um gel para parar o projétil. Esse documento indica que é necessário o uso de um sistema de recirculação para que o gel se torne mais viscoso o suficiente para desacelerar o projétil. Além disso, esse mesmo sistema de recirculação é utilizado para capturar o projétil dentro da câmara com o auxílio de uma bomba de sucção.
[006] Adicionalmente, também já é conhecido no estado da técnica um tanque de recuperação de projétil que utiliza água. Para que um operador consiga realizar a recuperação do projétil, é necessário esvaziar todo o conteúdo do túnel, de modo que sempre será água descartada - sendo importante ressaltar que é uma água altamente contaminada com resíduos do disparo.
[007] Além disso, uma vez que a tampa do túnel precisa ser aberta e fechada a cada recuperação de projétil, é necessário que essa seja montada com sistemas de vedação complexos que impedem a abertura da tampa no momento do disparo.
[008] Além do tanque de recuperação de projétil em câmara aquosa, também existe no mercado o tanque de recuperação em meio seco, em que uma manta balística é inserida no interior de um túnel montado de mental balístico, para desacelerar o projétil disparado. Após o disparado, para realizar a recuperação do projétil é necessário que o operador coloque a mão no interior do túnel e tateei até encontrá-lo. Porém, é importante ressaltar que a manta balística pode ferir a mão do operador e, dessa forma, é necessário o uso de uma luva, o que por outro lado faz com que operador perca a sensibilidade nas mãos para tatear o projétil.
[009] Um outro problema existente no estado da técnica é um local para a realização de testes para verificar se ficou algum projétil na arma antes dessa ser guardada. Atualmente, é comumente utilizado um tanque de concreto com um tubo de PVC acoplado ao mesmo para inserção do cabo da arma, de modo que caso ocorra um disparado ele será feito para dentro do tubo de concreto.
[0010] Esse tanque posteriormente é descartado, não podendo ser recuperado e reaproveitado. Além disso, o tanque descartado contém resíduos e estilhaços de disparos que podem contaminar o meio ambiente, caso o descarte não seja adequado.
[0011] Dessa forma, a presente invenção visa solucionar os problemas acima mencionados, diminuindo a complexidade da montagem e utilização dos equipamentos para perícia balística. Ainda, a presente invenção tem por objetivo descrever equipamentos de perícia balístico que possam se adequar com facilidade a áreas externas pequenas ou limitadas.
[0012] É ainda outro objetivo da presente invenção fornecer equipamentos que possa ser modulares, ou seja, equipamentos que possam ser transportados por meio de um caminhão, por exemplo, permitindo que uma perícia balística possa ser realizada em qualquer lugar desejado, criando-se um laboratório/sistema balístico portátil, sem a necessidade de gastos e manutenção em edificações.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[0013] A presente invenção refere-se a um túnel de tiro balístico compreendendo um módulo para-balas formado por uma porção em forma de funil e um cilindro oco, em que o cilindro oco possui uma estrutura interna formada por revestimentos sobrepostos em forma de escama, em que túnel de tiro balístico compreende ainda pelo menos um módulo de extensão de linha de tiro, acoplável e desacoplável ao túnel do tiro de balístico, permitindo a extensão ou redução do túnel balístico, alterando a medida de tiro.
[0014] O túnel de tiro balístico ainda pode compreender uma bancada com suporte de fixação multi-armas, um disparador remoto e um painel de proteção contra estilhaços.
[0015] A presente invenção refere-se ainda a um tanque pericial balístico em meio aquoso compreendendo uma carenagem incluindo uma extremidade frontal aberta, uma extremidade traseira fechada formando um fundo de tanque e uma porção inferior, a qual forma quatro vértices com as extremidades frontal e traseira, sendo dois vértices frontais e dois vértices traseiros, um fluido é inserido no interior do tanque e um sistema de filtragem de fluido, em que a porção inferior do tanque é inclinada com relação ao solo na direção dos vértices traseiros, de modo que os vértices frontais possuem uma distância com relação ao solo maior do que a distância dos vértices traseiros com relação ao solo, em que próximo ao fundo do tanque pericial é formada uma inclinação lateral, por meio de um corte em degrau, de modo que há uma diferença de altura entre o primeiro vértice traseiro e o segundo vértice traseiro, sendo que o primeiro vértice fica a uma altura mais baixa do que o segundo vértice traseiro, formando-se uma inclinação em direção ao primeiro vértice traseiro, e em que em um lado externo do tanque pericial na direção do primeiro vértice traseiro é fixada uma válvula.
[0016] O tanque pericial balístico em meio aquoso pode ainda compreender uma bancada com suporte de fixação multi-armas, um disparador remoto e um painel de proteção contra estilhaços.
[0017] Ainda, a presente invenção refere-se a uma mesa pericial balística em meio seco compreendendo uma carenagem incluindo uma extremidade frontal fechada com uma tampa, uma extremidade traseira fechada, uma porção superior e uma porção inferior, em que uma parte interna da carenagem é preenchida com uma manta balística semitrans- lúcida A mesa pericial balística ainda compreende um elemento sinalizador, dotado de uma fonte luminosa, fixado imediatamente abaixo da porção inferior da carenagem, de modo que quando acionada, o elemento sinalizador quando acionado emite luz em direção à porção inferior da carenagem, em que a porção inferior é formada por um material translúcido permitindo a entrada de luminosidade na porção interna da mesa pericial.
[0018] A Mesa pericial balística pode ainda compreender uma bancada com suporte de fixação multi-armas, um disparador remoto e um painel de proteção contra estilhaços.
[0019] A presente invenção refere-se adicionalmente a um sistema pericial balístico portátil que compreende pelo menos um contêiner de 40’ de comprimento ou pelo menos dois contêineres de 20’ de comprimento, em que no contêiner é montado pelo menos um túnel de tiro balístico, um tanque pericial balístico em meio aquoso, uma mesa pericial balística ou uma combinação dos mesmos.
[0020] Por fim, a presente invenção refere-se a uma bancada para- balas, compreendendo pelo menos um dentre um porta-bala balístico autoportante e um desmuniciador que compreendem um sistema de para-balas feito de material elastomérico para frenagem, em que o material elastomérico do sistema para-balas 27 pode ser desmontado e recarregado na bancada 26.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHO
[0021] A presente invenção será, a seguir, descrita com base em uma concretização preferível representada nos desenhos.
[0022] A figura 1 é uma vista lateral do túnel balístico da presente invenção;
[0023] A figura 2 é uma vista em perspectiva do módulo de extensão de linha de tiro para o túnel balístico da presente invenção;
[0024] A figura 3 é uma vista em perspectiva da bancada com suporte de fixação multi-armas para a o túnel balístico da presente invenção;
[0025] A figura 4a é uma vista em perspectiva de uma cabine balística para o túnel balístico da presente invenção;
[0026] A Figura 4b é uma vista em perspectiva de uma segunda modalidade de cabine balística para o túnel balístico da presente invenção;
[0027] A Figura 5 é uma vista em perspectiva do tanque pericial balístico da presente invenção;
[0028] A Figura 6 é uma vista traseira do tanque pericial balístico da presente invenção;
[0029] A Figura 7 é uma vista em perspectiva de uma cabine balística para o tanque pericial balístico da presente invenção;
[0030] A Figura 8a é uma vista em perspectiva da mesa pericial balística em meio seco da presente invenção;
[0031] A Figura 8b é uma vista em perspectiva da extremidade frontal da mesa pericial balística em meio seco da presente invenção;
[0032] A Figura 9 é uma vista em perspectiva de uma cabine balística para da mesa pericial balística em meio seco da presente invenção;
[0033] A Figura 10 é uma vista em perspectiva de um contêiner modular para uso com as presentes invenções;
[0034] A Figura 11 é uma vista em perspectiva do sistema pericial balístico portátil da presente invenção; e
[0035] A Figura 12 é uma vista em perspectiva da bancada para- balas da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DOS DESENHOS
[0036] A figura 1 ilustra um túnel balístico 1 para desaceleração, deflexão e retenção de projéteis balísticos disparados, especialmente, em perícias balísticas.
[0037] O túnel balístico compreende um módulo para-balas 2 formado por uma porção em forma de funil (boca defletora) 2a e um cilindro oco 2b.
[0038] O cilindro oco 2b possui uma estrutura interna (não mostrada) que permite que o projétil disparado reduza a sua velocidade e seja defletido sempre para dentro do cilindro 2b. Essa estrutura interna é formada através de porções de revestimentos sobrepostos em forma de escama.
[0039] As porções de revestimento em formato de escama são sobrepostas de modo que a estrutura interna do cilindro fique em formato de uma espiral, de modo que quando o projétil entra em contato com a estrutura interna ele será desviado para dentro do cilindro 2b e, portanto, seguindo uma trajetória giratória até desacelerar e, por fim, por ação da gravidade cair no fundo do cilindro 2b.
[0040] Por sua vez, a porção de funil 2a funciona como uma parede defletora, ou seja, quando um operador dispara uma arma, o projétil deve seguir uma trajetória retilínea até o cilindro oco 2b, onde irá desacelerar. No entanto, há situações em que, seja por erro do operador ou por defeito na arma, o projétil é desviado de sua trajetória normal. Assim, para evitar que acidentes ocorram, pelo desvio do projétil, a porção de funil 2a é encaixada no cilindro oco 2b, de modo que caso haja um desvio este irá rebater na porção de funil 2a, sendo direcionado em direção ao cilindro oco 2b.
[0041] Adicionalmente, de modo a possibilitar o aumento ou a diminuição da distância entre o operador da arma e o fundo do túnel de tiro 1, módulos balísticos 3, mais detalhadamente mostrados na Figura 2, podem ser acoplados ou desacoplados do túnel de tiro 1, dependendo da necessidade do operador de uma distância de tiro maior ou menor.
[0042] Os módulos balísticos 3 possuem um formato retangular e são feitos de materiais balísticos, de modo a manter a segurança dos arredores do túnel de tiro, caso um projétil seja desviado de seu curso em direção ao cilindro oco 2b. Além disso, os módulos balísticos 3 podem ser acoplados diretamente à porção de funil 2 ou uns aos outros, na quantidade desejada pelo o operador. Dessa forma, torna-se possível aumentar/diminuir a distância de tiro sem adições desnecessárias ou complexas de elementos ao túnel de tiro.
[0043] Adicionalmente, o túnel de tiro balístico 1 pode ser associado a uma mesa com um suporte de fixação de armas 4, conforme mostrado na Figura 3. Esse suporte 4 funciona como uma segurança adicional, uma vez que o operador não precisará segurar a arma ou mirar no alvo no fim do túnel 1, apenas realizar o disparo.
[0044] Como forma de segurança adicional a mesa com o suporte de fixação de arma 4 é dotado de um painel de proteção 5, que pode ser fabricado de vidro policarbonato, por exemplo, evitando que estilhaços de projéteis seja dispersado nos arredores do túnel de tiro 1. Ainda, é possível a utilização de um disparador remoto (não mostrado), que é um mecanismo encaixável no gatilho de uma arma, de modo que o operador pode realizar o disparo do projétil a uma determinada distância da arma evitando que quaisquer acidentes com o projétil ou mesmo a arma atinjam o operador.
[0045] Adicionalmente, conforme mais detalhadamente mostrado nas Figuras 4a e 4b, a carenagem 7 da cabine pode ser feita de material acústico, o que minimiza a transmissão de ruídos para o meio externo, permitindo que o entorno do túnel 1 permaneça sem ou com reduzida poluição sonora.
[0046] De forma complementar, pode ser montado à cabine 6 um elemento exaustor, para filtragem de materiais particulados provenientes do disparo da arma, através da sucção de resíduos do projétil deflagrado, não permitindo contaminação ao ambiente externo ao túnel de tiro 1.
[0047] A presente invenção ainda refere-se a um taque pericial balístico em meio aquoso 8 para recuperação de projéteis, tal como mostrado na Figura 5. O referido tanque pericial balístico 8 compreende uma carenagem 9, preferencialmente retangular, que inclui uma extremidade frontal aberta 9a, onde o operador irá realizar o disparo de uma arma, uma extremidade traseira fechada 9b formando um fundo de tanque e uma porção inferior 9c formando quatro vértices V1, V2, V3 e V4 com as extremidades frontal e traseira 9a, 9b, sendo dois vértices frontais V2, V4 e dois vértices traseiros V1, V3. A extremidade frontal 9a compreende ainda uma tampa 12, vedada ao ambiente externo, com um orifício pra a inserção do cano da arma.
[0048] A carenagem 9, opcionalmente, poderá conter filtragem acústica, o que minimiza a transmissão de ruídos para o meio externo, permitindo que o entorno do tanque 8 permaneça sem ou com reduzida poluição sonora.
[0049] No interior do taque pericial 8 é inserido um fluido que pode ser água, gel ou gelatina balística. Esse fluido funciona como um meio para desacelerar o projétil no interior do taque balístico 8.
[0050] Destaca-se que esse fluido no interior do tanque pericial, quando ocorre um disparo de projétil, é contaminado por elementos residuais tais como pólvora ou estilhaços, por exemplo. Com o intuito de evitar contaminação ambiente caso haja vazamento do fluido ou até mesmo em um momento de manutenção com a troca, é instalado no tanque pericial um sistema de filtragem de fluido 11 que irá captar e reciclar o líquido.
[0051] Importante ressaltar que a porção inferior 9c do taque balístico 8 é inclinado com relação ao solo na direção dos vértices traseiros V1 e V3, de modo que os vértices frontais V2 e V4 ficam em uma posição mais alta do que os vértices traseiros V1 e V3, ou seja, a distância do solo D1 dos vértices frontais V2 e V4 é maior do que a distância D2 do solo dos vértices traseiros V1 e V3.
[0052] Essa diferença de altura entre os vértices frontais V2 e V4 e os vértices traseiros V1 e V3 permite que se forme um caimento (ou uma rampa) em direção à extremidade traseira 9b (fundo) do tanque pericial 8.
[0053] Ainda, como pode ser mais bem visualizado na Figura 6, próximo ao fundo do tanque pericial 8 é formada uma inclinação lateral, por meio de um corte em degrau 13, de modo que há uma diferença de altura entre o primeiro vértice traseiro V1 e o segundo vértice traseiro V3, sendo que o primeiro vértice V1 fica a uma altura mais baixa do que o segundo vértice traseiro V3. Com isso, essa diferença de altura entre os primeiro e segundo vértices V1 e V3 forma uma inclinação em direção ao primeiro vértice traseiro V1.
[0054] Dessa forma, a porção de fundo do tanque 8 é inclinada em direção à extremidade traseira 9b e em direção ao primeiro vértice traseiro V1. Assim, quando o projétil disparado pelo operado perder velocidade com auxílio do fluido no interior do tanque pericial 8, pela ação da gravidade, o projétil irá ser direcionado para o primeiro vértice V1.
[0055] No lado externo do tanque pericial 8 na direção do primeiro vértice traseiro V1, onde se encontra o projétil, é fixada uma válvula 14, preferencialmente do uma válvula 14 do tipo esfera, com aberturas para o interior e o exterior do tanque balístico. Para recuperação do projétil, primeiramente a válvula 14 é aberta para o interior do tanque pericial 8, na direção do vértice V1, de modo que há a captação do projétil. Em seguida, a válvula 14 é fechada para o interior do tanque pericial, impedido escape de todo o fluido no interior do tanque - apenas uma pequena fração de fluido escapa do tanque 5 - e aberto para o exterior, onde o operador poderá recuperar o projétil para posterior análise.
[0056] O tanque pericial 8 com o fundo inclinado para trás e lateralmente em direção a um vértice traseiro combinado com uma válvula com abertura para o interior e o exterior do tanque 8 facilita ao operador a recuperação de um projétil disparado, além ser um tanque pericial 8 de montagem facilitada, uma vez que não há a necessidade de uso de sistemas auxiliares para içamento da tampa 12 ou sistemas de vedações complexos devido a necessidade de abrir e fechar a tampa a cada recuperação de projétil.
[0057] O tanque pericial 8 pode ainda ser montado no interior de uma cabine 15 podendo possuir vidros balísticos ou não, conforme mostrada na figura 7. Essa cabine balística 15 permite que os arredores do tanque pericial 8 fiquem ainda mais seguros, uma vez que quaisquer incidentes ficarão restritos ao interior da cabine 15.
[0058] De forma complementar, pode ser montado à cabine 15 um elemento exaustor, para filtragem de materiais particulados provenientes do disparo da arma, através da sucção de resíduos do projétil deflagrado, não permitindo contaminação do ambiente externo ao tanque de tiro 1.
[0059] Adicionalmente, o tanque pericial 8 pode ser associado a uma mesa com um suporte de fixação de armas (não mostrado). Esse suporte funciona como uma segurança adicional, uma vez que o operador não precisará segurar a arma ou mirar, apenas realizar o disparo.
[0060] Como forma de segurança adicional a mesa com o suporte de fixação de arma é dotada de um painel de proteção, que pode ser fabricado de vidro policarbonato, por exemplo, evitando que estilhaços de projéteis seja dispersado nos arredores do tanque pericial 8.
[0061] Ainda, é possível a utilização de um disparador remoto (não mostrado), que é um mecanismo encaixável no gatilho de uma arma, de modo que o operador pode realizar o disparo do projétil a uma determinada distância da arma evitando que quaisquer acidentes com o projétil ou mesmo a arma atinjam o operador.
[0062] A presente invenção refere-se ainda a uma mesa pericial balística em meio seco 16 para recuperação de projéteis, tal como mostrado na Figura 8. A referida mesa pericial 16 compreende uma carena- gem 17, preferencialmente retangular, que inclui uma extremidade frontal 18a fechada com uma tampa 19 dotada de um orifício para inserção do cano de uma arma, uma extremidade traseira fechada 18b, uma porção superior 20a e uma porção inferior 20b, formando uma espécie de caixa balística com uma porção interna oca.
[0063] Destaca-se que a carenagem 17 da mesa pericial 16 é coberta em toda a sua extensão por uma blindagem balística leve, de modo a cobrir toda a trajetória possível do projétil disparado pelo operador, desde o cano da arma até o final a extremidade traseira 18b da mesa pericial 16, garantindo segurança ao operador e áreas externas à mesa pericial 16. Adicionalmente, a carenagem 17 pode ser feita de material acústico, o que minimiza a transmissão de ruídos para o meio externo, permitindo que o entorno da mesa pericial 16 permaneça sem ou com reduzida poluição sonora.
[0064] A porção interna oca é preenchida com uma manta balística ou lã de retenção (não mostrada), preferencialmente uma manta de ara- mida semitranslúcida e de baixa abrasão que será utilizada para reduzir a velocidade do projétil antes deste atingir a extremidade traseira 18b da mesa pericial 16.
[0065] Adicionalmente, um elemento sinalizador 21, dotado de uma fonte luminosa, tal como LED, é fixado imediatamente abaixo da porção inferior 20b da mesa pericial. Dessa forma, quando acionado, o elemento sinalizador 21 emitirá luz diretamente na porção inferior 20b da carenagem 17.
[0066] Importante destacar que a porção inferior 20b da carenagem 17 da mesa pericial 16 é formada por um material translúcido, como por exemplo, policarbonato ou vidro balístico. Dessa forma, quando o elemento sinalizador 21 é acionado sob a porção inferior 20b este irá iluminar toda a porção interna da mesa pericial 16.
[0067] Quando o operador disparar a arma, liberando o projétil, este será desacelerado com auxílio da manta balística na porção interna da mesa pericial 16, de modo que com a força da gravidade o projétil cairá na porção inferior 20b da carenagem 17. Ao acionar o elemento sinalizador 21 iluminado a porção interna da mesa 16 será possível identificar a posição do projétil no interior da mesa pericial 16, facilitando a sua recuperação pelo operador, evitando, assim, que o operador tenha que procurar por meio do tato o projétil no interior da mesa 16.
[0068] A mesa pericial 16 pode ainda ser montada no interior de uma cabine 22 podendo possuir vidros balísticos ou não, conforme mostrada na figura 9. Essa cabine balística 22 permite que os arredores da mesa pericial 16 fiquem ainda mais seguros, uma vez que quaisquer incidentes ficarão restritos ao interior da cabine 22.
[0069] De forma complementar, pode ser montado à cabine 22 um elemento exaustor, para filtragem de materiais particulados provenientes do disparo da arma, através da sucção de resíduos do projétil deflagrado, não permitindo contaminação do ambiente externo à mesa pericial 16.
[0070] Adicionalmente, a mesa pericial 16 pode ser associada a uma mesa com um suporte de fixação de armas (não mostrada). Esse suporte funciona como uma segurança adicional, uma vez que o operador não precisará segurar a arma ou mirar, apenas realizar o disparo.
[0071] Como forma de segurança adicional a mesa com o suporte de fixação de arma é dotada de um painel de proteção, que pode ser fabricado de vidro policarbonato, por exemplo, evitando que estilhaços de projéteis seja dispersado nos arredores da mesa pericial 16.
[0072] Ainda, é possível a utilização de um disparador remoto (não mostrado), que é um mecanismo encaixável no gatilho de uma arma, de modo que o operador pode realizar o disparo do projétil a uma determinada distância da arma evitando que quaisquer acidentes com o projétil ou mesmo a arma atinjam o operador.
[0073] Destaca-se que o túnel de tiro 1, o tanque pericial em meios aquoso 5ea mesa pericial em meio seco 16, por serem de fácil montagem e não demandarem elementos ou sistema complexos para utilização e funcionamento podem ser montados em contêineres reciclados 23 de 20’ ou 40’ de comprimento, tal como mostrado na Figura 10. Ao serem montados em contêineres 23 esses equipamentos utilizados para realização de perícias balísticas tornam-se modulares, podem ser transportados para onde necessários e ainda abrigados de intempéries, caso as perícias necessitem ser realizadas em ambientes externos.
[0074] Importante ressaltar que os contêineres 23 com um os mais dos equipamentos periciais descritos, o túnel de tiro 1, o tanque pericial em meios aquoso 5 e a mesa pericial em meio seco 16, devidamente montados podem ser transportados por meio de uma carreta ou caminhão 24 (carreta tipo BUG e cavalo mecânico), conforme ilustrado na Figura 11, de modo que um sistema pericial balístico portátil 25 é formado (laboratório).
[0075] Essas carretas 24 podem transportar pelo menos dois contêineres de 20’ de comprimento ou pelo menos um contêiner 23 de 40’ de comprimento.
[0076] Com isso, é possível transportar toda uma estrutura laboratorial balística a um local desejado, facilitando a realização das análises necessárias sem que haja grande deslocamento das provas, por exemplo, diminuindo as chances de perdas das mesmas. Ainda, o sistema pericial balístico portátil 25 diminui os custos de manutenção de um laboratório balístico, uma vez que dispensa o uso de edificações e eventuais reformas e manutenções custosas.
[0077] Ainda, uma vez que os equipamentos balísticos, o túnel de tiro 1, o tanque pericial em meios aquoso 5 e a mesa pericial em meio seco 16, estão montados em contêineres 23, permite que estes sejam montados de acordo com o espaço disponível, ou seja, de forma longitudinal ou justaposta, adequando-se com facilidade a áreas externas pequenas ou limitadas.
[0078] Por fim, a presente invenção refere-se ainda a uma bancada para-balas portátil 26, conforme mostrada na Figura 12. A referida bancada 26 compreende pelo menos um dentre um porta-bala balístico au- toportante ou um desmuniciador que compreende um sistema de para- balas 27 feito de material elastomérico para frenagem do projétil disparado e que impede ricochetes ou geração de fragmentos danosos ao operador. A bancada para-balas 26 pode ainda compreender rodas ou pés tipo vibra-stop (não mostrados) o que facilita o seu transporte.
[0079] Destaca-se que o sistema de para-balas 27 pode ser desmontado, permitindo, de modo que o material elastomérico pode ser removido para que seja realizado seu descarte adequado. O material elastomérico pode ainda ser recarregado na bancada 26, o que permite que esta seja novamente utilizada e não descartada como ocorre atualmente.
[0080] Além disso, a bancada para-balas 26 pode ainda ser customizada conforme necessidade, se adaptado com facilidade a áreas pequenas ou limitadas.
[0081] Adicionalmente, a bancada para-balas 26 pode ainda ser montada no interior de uma cabine, dotada de filtragem acústica, que minimiza a transmissão dos ruídos para o meio externo, permitindo que o ambiente de trabalho no entorno permaneça sem poluição sonora, e podendo possuir vidros balísticos ou não. Essa cabine balística permite que os arredores da bancada para-balas 26 fiquem ainda mais seguros, uma vez que quaisquer incidentes ficarão restritos ao interior da cabine.
[0082] A descrição exposta acima ilustra concretizações preferíveis da presente invenção, porém o escopo desta não está limitado pelos exemplos expostos, nem pelas figuras que acompanham o pedido. O técnico no assunto perceberá que diversas outras configurações são perfeitamente possíveis.

Claims (14)

  1. Túnel de tiro balístico (1) compreendendo: um módulo para-balas (2) formado por uma porção em forma de funil (2a) e um cilindro oco (2b), em que o cilindro oco (2b) possui uma estrutura interna formada por revestimentos sobrepostos em forma de escama; caracterizado p elo fato de que o túnel de tiro balístico (1) compreende ainda pelo menos um módulo de extensão de linha de tiro (3), acoplável e desacoplável ao túnel do tiro de balístico (1), permitindo a extensão ou redução do túnel balístico (1), alterando a medida de tiro.
  2. Túnel de tiro balístico (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado p elo fato de que ainda compreende: uma bancada com suporte de fixação multi-armas.
  3. Túnel de tiro balístico (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado p elo fato de que ainda compreende um disparador remoto.
  4. Túnel de tiro balístico (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado p elo fato de que ainda compreende um painel de proteção contra estilhaços.
  5. Tanque pericial balístico em meio aquoso (5) compreendendo: uma carenagem (9) incluindo uma extremidade frontal aberta (9a), uma extremidade traseira fechada (9b) formando um fundo de tanque e uma porção inferior (9c), a qual forma quatro vértices (V1, V2, V3, V4) com as extremidades frontal e traseira (9a, 9b), sendo dois vértices frontais (V2, V4) e dois vértices traseiros (V1, V3); um fluido, inserido no interior do tanque (5); um sistema de filtragem de fluido (11); caracterizado p elo fato de que a porção inferior (9c) do tanque (8) é inclinada com relação ao solo na direção dos vértices traseiros (V1, V3), de modo que os vértices frontais (V2, V4) possuem uma distância com relação ao solo maior do que a distância dos vértices traseiros V1, V3) com relação ao solo; em que próximo ao fundo do tanque pericial (8) é formada uma inclinação lateral, por meio de um corte em degrau (13), de modo que há uma diferença de altura entre o primeiro vértice traseiro (V1) e o segundo vértice traseiro (V3), sendo que o primeiro vértice (V1) fica a uma altura mais baixa do que o segundo vértice traseiro (V3), formando- se uma inclinação em direção ao primeiro vértice traseiro (V1); em que em um lado externo do tanque pericial (8) na direção do primeiro vértice traseiro (V1) é fixada uma válvula (14).
  6. Tanque pericial balístico em meio aquoso (5), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que ainda compreende uma bancada com suporte de fixação multi-armas.
  7. Tanque pericial balístico em meio aquoso (5), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que ainda compreende um disparador remoto.
  8. Tanque pericial balístico em meio aquoso (5), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que ainda compreende um painel de proteção contra estilhaços.
  9. Mesa pericial balística em meio seco (16) compreendendo: uma carenagem (17) incluindo uma extremidade frontal (18a) fechada com uma tampa (19), uma extremidade traseira fechada (18b), uma porção superior (20a) e uma porção inferior (20b), em que uma parte interna da carenagem (17) é preenchida com uma manta balística semitranslúcida; caracterizada pelo fato de que ainda compreende um elemento sinalizador (21), dotado de uma fonte luminosa, fixado imediatamente abaixo da porção inferior (20b) da carenagem (17), de modo que quando acionada, o elemento sinalizador (21) quando acionado emite luz em direção à porção inferior (20b) da carenagem (17), em que a porção inferior (20b) é formada por um material translúcido permitindo a entrada de luminosidade na porção interna da mesa pericial (16).
  10. Mesa pericial balística (16), de acordo com a reivindicação 9, caracterizado p elo fato de que ainda compreende uma bancada com suporte de fixação multi-armas.
  11. Mesa pericial balística (16), de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que ainda compreende um disparador remoto.
  12. Mesa pericial balística (16), de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que ainda compreende um painel de proteção contra estilhaços.
  13. Sistema pericial balístico portátil (25), caracterizado pelo fato de que compreende: pelo menos um contêiner (23) de 40’ de comprimento ou pelo menos dois contêineres (23) de 20’ de comprimento, em que no contêiner (23) é montado pelo menos um túnel de tiro balístico (1) como definido na reivindicação 1, um tanque pericial balístico em meio aquoso (5) como definido na reivindicação 5, uma mesa pericial balística (16) como definida na reivindicação 9 ou uma combinação dos mesmos.
  14. Bancada para-balas (26), compreendendo: pelo menos um dentre um porta-bala balístico autoportante e um desmuniciador que compreendem um sistema de para-balas (27) feito de material elastomérico para frenagem, caracterizada pelo fato de que o material elastomérico do sistema para-balas (27) pode ser desmontado e recarregado na bancada (26).
BR102022002878-8A 2022-02-15 Túnel de tiro balístico, tanque pericial balístico em meio aquoso, mesa pericial balística em meio seco, sistema pericial balístico portátil e bancada para-balas BR102022002878A2 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022002878A2 true BR102022002878A2 (pt) 2023-08-29

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2529723T3 (es) Sistema de lanzamiento para vehículos
KR20180066376A (ko) 화재 진압 드론
KR101961686B1 (ko) 컨테이너형 이동 사격장
US7055438B1 (en) System and method for a flameless tracer/marker utilizing heat marking chemicals
ES2350005T3 (es) Almacén de munición e instalación de mortero de autoprotección configurada con dicho almacén.
KR100915517B1 (ko) 소총 탄두 회수장치
ES2891559T3 (es) Aparato de mirilla
BR112017007808B1 (pt) Estande de tiro modular
BR102022002878A2 (pt) Túnel de tiro balístico, tanque pericial balístico em meio aquoso, mesa pericial balística em meio seco, sistema pericial balístico portátil e bancada para-balas
ES2559941T3 (es) Sistema de carga de municiones de artillería
ES2274180T3 (es) Sistema de obturacion para un orificio de una via de introduccion de aire en la camara de combustion de un statorreactor, asi como statorreactor y misil comprendiendo dicho sistema.
CN209634726U (zh) 一种农业植保监测用无人机
JPS61116299A (ja) 装甲車における砲付の兵器
KR20150049577A (ko) 탄두 회수 장치
GB2124741A (en) Missile launcher
TW201700351A (zh) 潛水艇壓力管發射筒
WO2013162348A1 (es) Cámara de recuperación de proyectiles
CN207712298U (zh) 无人机网枪抓捕模块
KR101630901B1 (ko) 듀얼 스테이지 위험 제어 시스템을 위한 방법 및 장치
CN113606997A (zh) 一种带正压滤毒通风的棘龙防暴驱散车
RU214742U1 (ru) Минный заградитель на гусеничном шасси
US10307803B2 (en) Transmission window cleanliness for directed energy devices
CN110030879A (zh) 一种无人机机载平台的捕网发射装置
CN207253598U (zh) 一种消防无人机用发射装置
US6860052B1 (en) Teargas deploying assembly