BR102022000690A2 - Disposição introduzida em urnas funerárias - Google Patents
Disposição introduzida em urnas funerárias Download PDFInfo
- Publication number
- BR102022000690A2 BR102022000690A2 BR102022000690-3A BR102022000690A BR102022000690A2 BR 102022000690 A2 BR102022000690 A2 BR 102022000690A2 BR 102022000690 A BR102022000690 A BR 102022000690A BR 102022000690 A2 BR102022000690 A2 BR 102022000690A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- base
- funeral urns
- arrangement introduced
- present
- funeral
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61G—TRANSPORT, PERSONAL CONVEYANCES, OR ACCOMMODATION SPECIALLY ADAPTED FOR PATIENTS OR DISABLED PERSONS; OPERATING TABLES OR CHAIRS; CHAIRS FOR DENTISTRY; FUNERAL DEVICES
- A61G17/00—Coffins; Funeral wrappings; Funeral urns
- A61G17/08—Urns
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E04—BUILDING
- E04H—BUILDINGS OR LIKE STRUCTURES FOR PARTICULAR PURPOSES; SWIMMING OR SPLASH BATHS OR POOLS; MASTS; FENCING; TENTS OR CANOPIES, IN GENERAL
- E04H13/00—Monuments; Tombs; Burial vaults; Columbaria
- E04H13/001—Accessories for grave sites, e.g. liners, covers, vault lowering devices
Abstract
O presente invento pertence ao campo dos dispositivos funerários, tais como urnas funerárias para acondicionamento de cadáveres humanos. O presente dispositivo compreende uma peça composta de pelo menos três partes, uma base a qual possui um contentor para necrochorume, uma estrutura principal, construída em material biodegradável e uma tampa, dotada de uma mídia filtrante para a filtragem dos gases originários da decomposição do cadáver.
Sendo que o presente invento se diferencia das urnas funerárias conhecidas no estado da técnica pelo fato de reter o necrochorume no interior da urna após a decomposição evitando que o mesmo entre no subsolo e contamine lençóis freáticos, por exemplo.
Sendo que o presente invento se diferencia das urnas funerárias conhecidas no estado da técnica pelo fato de reter o necrochorume no interior da urna após a decomposição evitando que o mesmo entre no subsolo e contamine lençóis freáticos, por exemplo.
Description
[001] O presente invento pertence ao campo dos dispositivos funerários, tais como urnas funerárias para acondicionamento de cadáveres humanos. O presente dispositivo compreende uma peça composta de pelo menos três partes, uma base a qual possui um contentor para necrochorume, uma estrutura principal, construída em material biodegradável e uma tampa também construída em material biodegradável, dotada de uma mídia filtrante para a filtragem dos gases originários da decomposição do cadáver.
[002] Sendo que o presente invento se diferencia das urnas funerárias conhecidas no estado da técnica pelo fato de reter o necrochorume no interior da urna após a decomposição evitando que o mesmo entre no subsolo e contamine lençóis freáticos, por exemplo, além de ser construída em material biodegradável.
[003] Urnas funerárias para condicionar um cadáver humano, são bem conhecidas no estado da técnica, são normalmente construídas e derivados de madeira e derivados sintéticos a base de solventes em formato bipartido, onde uma estrutura principal acondiciona o cadáver e uma tampa fecha a respectiva urna. As urnas conhecidas no estado da técnica possuem um período de decomposição médio de dois anos, sendo que em derivados de madeira artificiais como MDF este período pode ser igual ao de madeira convencional.
[004] Na dinâmica de decomposição de um cadáver ocorre, a partir da desidratação, onde a alta temperatura e a ação bacteriana provem o rompimento dos tecidos e a saída dos fluidos corporais, convertidos em necrochorume. Um cadáver gera em média 80% de sua massa em necrochorume.
[005] O necrochorume é um fluido viscoso composto por 60% de água, 30% de sais minerais e 10% de substâncias orgânicas, sendo duas delas altamente tóxicas: a putrescina e a cadaverina. A sua formação começa aproximadamente seis meses após o óbito, quando começa a decomposição das partes moles do corpo. Sua cor é castanho-acinzentada e, além do conteúdo orgânico, nele também há metais pesados, oriundos dos adereços metálicos dos caixões, substâncias farmacológicas, formaldeídos e metanol, estes dois últimos utilizados em embalsamamentos. Ao final desse processo de decomposição parte desse material é absorvido pelo solo do entorno do túmulo e o restante fica retido na superfície em forma gelatinosa, retirado após eventual exumação.
[006] Durante o processo de decomposição de um cadáver humano, há ainda a geração de gases, como o enxofre, que possuem grande capacidade de contaminação da atmosfera.
[007] Estudo atuais demonstram que o necrochorume representa a principal fonte de contaminação do solo e água nas áreas de cemitérios e seu entorno causado pelos cemitérios, uma vez que o solo atua como receptor de impurezas colocadas sobre ele ou em suas camadas mais superficiais, sendo que a prática dos sepultamentos, se não for feita com o atendimento das regras ambientais, pode causar vários tipos de poluição: a atmosférica, a do solo e em especial a da água, uma vez que a contaminação pode atingir o lençol freático ou até mesmo os aquíferos através do carreamento do necrochorume.
[008] Assim, é objetivo do presente invento, a provisão de uma disposição introduzida em urnas funerárias, que possua um meio de retenção do necrochorume para que não sejam atingido o solo e os lençóis freáticos.
[009] É, ainda objetivo do presente invento, a provisão de disposição introduzida em urnas funerárias, que possua uma mídia filtrante para os gases oriundos do processo de decomposição.
[0010] É, adicionalmente, objetivo do presente invento, a provisão de uma disposição introduzida em urnas funerárias, que possua uma construção em material biodegradável ecologicamente correto, que evite a contaminação por resíduos da urna.
[0011] É, finalmente, objetivo do presente invento a provisão de uma disposição introduzida em urnas funerárias, que seja de fácil construção e custos competitivos.
[0012] Estes e outros objetivos e vantagens, são alcançados pela provisão de uma disposição introduzida em urnas funerárias, compreendendo uma base, a qual possui meios de retenção do necrochorume, de modo que esta base possua uma vida útil superior as demais partes garantindo a estanqueidade e contenção do necrochorume até sua retirada de destinaçao. Sobre a base forma-se um corpo, em formato de um cerco em relação a base, sendo que este corpo da urna funerária é construído de material de fácil decomposição, e, biodegradável ou hidrossolúvel, sendo que uma armação estrutural interliga as duas partes a partir de reforços em fibras naturais, como biocompositos plásticos estruturado ou outras fibras que oferece boa resistência mecânica durante as cargas impostas durante o transporte da urna.
[0013] Sobre o conjunto anteriormente descrito, está montada uma tampa, a qual acondiciona pelo menos uma mídia filtrante, como, por exemplo, carvão ativado ou outro meio bem conhecido e adequado.
[0014] O invento será melhor descrito com base nas figuras anexas, dadas a título exemplificativo de uma possível forma de idealização, nas quais:
[0015] Figura 01 – Vista superior em planta da disposição introduzida em urnas funerárias, objeto do presente invento;
[0016] Figura 02 – Vista lateral em planta da disposição introduzida em urnas funerárias, objeto do presente invento;
[0017] Figura 03 – Vista frontal em planta da disposição introduzida em urnas funerárias, objeto do presente invento.
[0018] Com base nos desenhos em figuras acima descritas o presente invento compreende uma disposição introduzida em urnas funerárias, sendo dotada de uma base (01), que ao fundo um depósito ou reservatório inferior para o armazenamento do necrochorume, e pode conter sulcos drenantes em baixo relevo com caimentos e com absorvente para captação e armazenamento do necrochorume no seu interior e complementarmente carregar algum material absorvente para o necrochorume, sendo que sobre esta base (01), está montada um corpo (02), que forma uma espécie de cerco sobre a base, sendo que este corpo (02) se intertrava com a base através de travessas de materiais naturais de alta resistência, como biocompositos plásticos estruturado, por exemplo, bem como meios de junção não permanentes como travas reutilizáveis, formando uma armação estrutural capaz de suportar as cargas impostas durante o transporte do corpo.
[0019] A respectiva urna possui na porção superior uma tampa (03), dita tampa, também se trava ao restante do conjunto, por meios de junção não permanentes, como travas reutilizáveis, sendo que dita tampa possui pelo menos um elemento filtrante para os gases oriundos da decomposição, o qual carrega mídias filtrantes como o carvão ativado entre outros materiais de adsorçao, bem conhecidos e adequados.
[0020] A construção em comento da presente disposição em urnas funerárias pode ser realizada a partir de 80% de materiais hidrossolúveis, fabricada em material biocompósito de amido termoplástico (tps) e hidrossolúveis, derivadas de fontes renováveis, como compostos de polímeros biodegradáveis são materiais emergentes, vantajosos ambiental e socialmente que auxiliam a minimizar resíduos depositados em aterros sanitários públicos ou privados.
[0021] A presente invenção traz ainda como benefício o fato da presente disposição poder ser utilizada bem como urna ordinária ou bem como urna especial para traslados, dispensando o uso do zinco (anvisa rdl n° 147/2006).
[0022] Como já descrito as partes contém reforços e tirantes com fibras naturais e biocompositos reforçados. Sendo que as peças e acessórios são fabricados em plástico oxibiodegradável, como material absorvente levando uma camada de pó de fibras naturais orgânicas ou gel absorvente envolta com um lençol de tela, compondo um recipiente resistente, impermeável e biodegradável, podendo ser usada para acondicionamento e transporte de restos mortais humanos (anvisa rdc n° 68/2007). A base da urna que é de encaixe por bordes de segurança, têm sulcos nas partes centrais e laterais formando uma espinha de peixe destinado a captar o necrochorume e conduzir o líquido ao reservatório que é a base como um todo, transforma se num recipiente de contentor temporário para transporte e destinação final do necrochorume para tratamento em estações de tratamento de efluentes domésticos ou industriais.
[0023] A base que é um recipiente não estanque permite o troca gasosa no seu interior evitando a dispersão ao ar livre e a percolaçao de líquido “necrochorume” no solo e possivelmente lençol freático, bem como todo o corpo da urna que também conta com o uso como urna especial para traslados tipos I e II.
[0024] Tendo sido descrita a configuração preferencial da presente disposição introduzida em urnas funerárias, fica óbvio que eventuais mudanças nas formas ou disposições podem ocorrer sem que se fuja do escopo de uma ou mais reivindicações que acompanham o presente relatório descritivo.
Claims (3)
- DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM URNAS FUNERÁRIAS compreende uma base (01), caracterizada por formar um reservatório, possuindo sulcos drenantes de baixo relevo que recebem material absorvente para os fluidos, sendo que esta base (01) se intertrava com o corpo (02), a partir de materiais, sendo que dito corpo forma uma espécie de cerco sobre a base (01) e recebe uma tampa dotada de pelo menos um elemento filtrante que carrega uma mídia filtrante para gases.
- DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM URNAS FUNERÁRIAS caracterizada por ter suas partes produzidas em até 80% por materiais hidrossolúveis, como material biocompósito de amido termoplástico (tps), hidrossolúveis ou outros conhecidos e adequados.
- DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM URNAS FUNERÁRIAS de acordo com a reivindicação 1 é caracterizada por a base (01) e o corpo (02) serem construídas em uma única peça.
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102022000690A2 true BR102022000690A2 (pt) | 2023-07-25 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US20080083102A1 (en) | Structure and method for connecting cremation ashes with living plants | |
CA2389777A1 (en) | Cremation and record burial system | |
Chiappelli et al. | Drinking grandma: the problem of embalming | |
BR102022000690A2 (pt) | Disposição introduzida em urnas funerárias | |
Davidson | “They laid planks ‘crost the coffins”: The African origin of grave vaulting in the United States | |
US5425163A (en) | Multi-functional cremation container for a cadaver | |
CN106109158A (zh) | 一种专用于逝者遗体海葬的棺椁 | |
JPH05193Y2 (pt) | ||
KR200255050Y1 (ko) | 지관 | |
CN201870896U (zh) | 一种海葬装置 | |
KR200392056Y1 (ko) | 납골묘 | |
BR112021008004B1 (pt) | Caixão notadamente para a inumação em plena terra | |
CN201030013Y (zh) | 骨灰盒 | |
JP3148890U (ja) | 柩 | |
KR200332747Y1 (ko) | 유골 보관용 상자어셈블리 | |
KR200443752Y1 (ko) | 산골 및 수목장용 유골보관용기 | |
WO2001078644A1 (en) | Improved sepulchral container | |
BR102020009262A2 (pt) | Caixa retentora de necrochorume | |
BR202017009857U2 (pt) | sistema para sepultamento em cemitérios verticais | |
Burns | Death is not the end... | |
CN201154054Y (zh) | 可永久保存逝者头发的骨灰盒 | |
Furtado Koche et al. | Ecological burial proposal for the city of Curitiba (PR). | |
KR20030079864A (ko) | 한지 포대 납골함 | |
BR202013009547U2 (pt) | manta absorvedora de necrochorume aplicada como forração de urnas ou covas funerárias ecológicamente correta | |
CN101416913A (zh) | 一种人的尸体处理装置及方法 |