BR102021022187A2 - Sistema de detecção e notificação de alarmes de equipamentos médicos - Google Patents

Sistema de detecção e notificação de alarmes de equipamentos médicos Download PDF

Info

Publication number
BR102021022187A2
BR102021022187A2 BR102021022187-9A BR102021022187A BR102021022187A2 BR 102021022187 A2 BR102021022187 A2 BR 102021022187A2 BR 102021022187 A BR102021022187 A BR 102021022187A BR 102021022187 A2 BR102021022187 A2 BR 102021022187A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
medical equipment
detection
notification system
medical
alarm detection
Prior art date
Application number
BR102021022187-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Rafael Aguiar Faria
Giselda Félix Coutinho
Andeson De Jesus De Menezes
Paulo Eduardo E Silva Barbosa
Original Assignee
Universidade Estadual Da Paraiba
Filing date
Publication date
Application filed by Universidade Estadual Da Paraiba filed Critical Universidade Estadual Da Paraiba
Publication of BR102021022187A2 publication Critical patent/BR102021022187A2/pt

Links

Images

Classifications

    • GPHYSICS
    • G16INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR SPECIFIC APPLICATION FIELDS
    • G16HHEALTHCARE INFORMATICS, i.e. INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR THE HANDLING OR PROCESSING OF MEDICAL OR HEALTHCARE DATA
    • G16H40/00ICT specially adapted for the management or administration of healthcare resources or facilities; ICT specially adapted for the management or operation of medical equipment or devices
    • G16H40/60ICT specially adapted for the management or administration of healthcare resources or facilities; ICT specially adapted for the management or operation of medical equipment or devices for the operation of medical equipment or devices
    • G16H40/67ICT specially adapted for the management or administration of healthcare resources or facilities; ICT specially adapted for the management or operation of medical equipment or devices for the operation of medical equipment or devices for remote operation

Abstract

SISTEMA DE DETECÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE ALARMES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS, em que o sistema da presente invenção é dotado de um dispositivo de detecção responsável pela detecção do alarme de equipamentos médicos através de dois meios de detecção, sonoro ou vibratório, sendo cada meio de detecção adaptativo ao equipamento médico ao qual está monitorando. O dispositivo de detecção pode ser fixado diretamente ao corpo do equipamento médico e possui conexão para fontes de energia independentes do equipamento médico. O dispositivo de detecção fornece também identificação visual a partir de LEDs de alta luminosidade. Ainda, o sistema da presente invenção permite o envio em tempo real de dados referentes à identificação do equipamento médico em condição de alarme, através de comunicação sem fio, enviando os dados para uma base de dados online ou para um dispositivo móvel, onde os dados podem ser acessados por meio de aplicativos ou navegadores.

Description

SISTEMA DE DETECÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE ALARMES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS CAMPO DE APLICAÇÃO
[0001] A presente invenção pertence ao campo de aplicação de sistemas de sensoriamento e trata mais especificamente de um sistema de detecção e notificação de alarmes de equipamentos médicos, em que o sistema da presente invenção é dotado de um dispositivo de detecção responsável pela detecção do alarme de equipamentos médicos através de dois meios de detecção, sonoro ou vibratório, sendo cada meio de detecção adaptativo ao equipamento médico ao qual está monitorando.
[0002] Em particular, dito dispositivo de detecção pode ser fixado diretamente ao corpo do equipamento médico e possui conexão para fontes de energia independentes do equipamento médico. O dispositivo de detecção fornece também identificação visual a partir de LEDs de alta luminosidade.
[0003] Ainda, o sistema da presente invenção permite o envio em tempo real de informações sobre os sinais e dados captados e gerados pelo dispositivo de detecção através de comunicação sem fio, enviando as informações para uma base de dados online, onde os dados são armazenados. O acesso desses dados é feito por meio de aplicativos ou navegadores em dispositivos móveis, em que os dados referentes aos alarmes de diferentes equipamentos médicos podem ser verificados por usuários cadastrados, permitindo a identificação de quais equipamentos médicos estão em condição de alarme. Dito sistema permite também o envio de mensagem SMS contendo os dados referentes aos alarmes dos diferentes equipamentos médicos, diretamente a dispositivos móveis cadastrados, provendo uma segunda via de notificação.
DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA
[0004] São diversos os equipamentos médicos presentes em hospitais e clínicas, como monitores de função cerebral, eletrocardiógrafos, oxímetros, ventiladores mecânicos ou respiradores, entre outros, sendo tais equipamentos vitais para o monitoramento, manutenção ou evolução do quadro de saúde de pacientes.
[0005] Os equipamentos médicos comumente fazem uso de alarmes para indicar condições anormais durante seu uso, seja condições referentes ao estado fisiológico dos pacientes ou mesmo referentes ao próprio funcionamento do equipamento. Esses alarmes dos equipamentos médicos normalmente são visuais e/ou sonoros e não possuem comunicação com outros equipamentos médicos de uma mesma categoria ou de um mesmo ambiente, bem como não possuem comunicação com dispositivos dos profissionais de saúde. Com isso, os alarmes dos equipamentos médicos funcionam localmente, apenas no ambiente em que estão alocados, juntamente com diversos outros equipamentos médicos.
[0006] Devido ao fato de existirem diferentes equipamentos médicos num mesmo ambiente, são comuns problemas de identificação dos equipamentos em situação de alarme, o que pode causar atraso na identificação do equipamento pelo profissional de saúde e levar à demora no atendimento ao paciente.
[0007] O problema de identificação se agrava quando mais de um equipamento médico gera alarmes simultaneamente, de modo que os sons dos equipamentos se confundem e dificultam a identificação dos equipamentos corretos, principalmente em ambientes com grande área.
[0008] Um dos documentos do estado da técnica que busca solucionar o problema supracitado diz respeito ao documento WO2019204368, o qual apresenta sistemas de notificação de alarme que podem permitir que um médico responda a uma notificação de alarme recebida por meio de um dispositivo de computação, que pode ter uma funcionalidade mais avançada do que um pager. O dispositivo médico pode ser um dispositivo móvel, como um telefone celular ou smartphone, tablet, laptop, assistente digital pessoal (PDA) ou semelhante. O dispositivo clínico pode se comunicar com um servidor remoto para obter dados do paciente gerados por um dispositivo do paciente no ponto de atendimento (como um dispositivo de cabeceira ou monitor usado pelo paciente). Esses dados do paciente podem ser dados de monitoramento contínuo para um ou mais pacientes. Um aplicativo móvel (opcionalmente, um aplicativo de navegador) no dispositivo médico pode permitir que o médico visualize dados de monitoramento contínuo para vários pacientes, bem como visualize e responda a alarmes e alertas, todos a partir do dispositivo médico, independentemente da localização.
[0009] Um segundo exemplo é visto pelo documento US20200368469, o qual trata de métodos e aparelhos para detecção acústica para dispositivos automatizados, como aparelhos de tratamento respiratório. A análise acústica de ruído ou pulsos de som, como uma análise de cepstro, com base em sinais de um sensor de som permite a detecção de obstrução, como dentro de uma interface do paciente, máscara ou conduto respiratório ou dentro do sistema respiratório do paciente. Algumas modalidades permitem ainda a detecção de acessórios, como uma identificação dos mesmos ou uma condição de uso dos mesmos, como um vazamento. Ainda outras modalidades da tecnologia permitem a detecção de um paciente ou usuário que se destina a usar o dispositivo automatizado.
[0010] No entanto, os documentos do estado da técnica não apresentam sistemas versáteis para a identificação de diferentes equipamentos médicos em condição de alarme e que possuam meios redundantes de detecção de alarme e também de envio de notificações, apresentando apenas soluções para o envio de informações fisiológicas coletadas pelos próprios equipamentos médicos.
[0011] Portanto, fica claro que o estado da técnica se beneficiaria com a inclusão de um sistema de detecção e notificação de alarmes de equipamentos médicos dotado de um dispositivo de detecção que provê dois meios de detecção de alarme, sendo dito dispositivo de detecção adaptável a cada equipamento médico, bem como dito sistema sendo capaz de enviar notificações de alarmes para profissionais de saúde através de comunicação sem fio, como por exemplo via Wi-Fi ou mensagem SMS.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[0012] Um dos objetivos da presente invenção é fornecer um sistema de detecção e notificação de alarmes de equipamentos médicos dotado de um dispositivo de detecção que permite a detecção dos alarmes por dois meios distintos, sonoro e vibratório, além de ser adaptável às características do alarme de cada equipamento médico.
[0013] Outro objetivo da presente invenção é fornecer um sistema de detecção e notificação de alarmes de equipamentos médicos dotado de um dispositivo de detecção que permite a rápida identificação do equipamento médico em condição de alarme através de LEDs de alta luminosidade de diferentes cores.
[0014] Por fim, um último objetivo da presente invenção é fornecer um sistema de detecção e notificação de alarmes de equipamentos médicos capaz de enviar através de comunicação sem fio, notificações de disparo dos alarmes para dispositivos móveis ou navegadores, ditas notificações contendo informações para identificar quais equipamentos médicos estão em condição de alarme.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0015] A matéria objeto desta Invenção ficará totalmente clara em seus aspectos técnicos a partir da descrição pormenorizada que será feita com base nas figuras abaixo relacionadas, nas quais:
a figura 1 apresenta um diagrama esquemático do sistema de detecção e notificação de alarmes de equipamentos médicos da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0016] Em conformidade com os objetivos apresentados por meio da breve descrição, a presente invenção se refere a um “SISTEMA DE DETECÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE ALARMES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS”, que apresenta um sistema (1) de detecção e notificação o qual compreende:
  • - um dispositivo de detecção; e
  • - um microcontrolador,
em que ambos permitem ao sistema (1) o monitoramento contínuo, a detecção de sinais de alarme e o envio de notificações de alarme em tempo real para dispositivos móveis.
[0017] Em um aspecto da presente invenção, o dispositivo de detecção do sistema (1) compreende um sensor de áudio, um sensor de vibração, LEDs, além de componentes elétricos básicos, como resistores, capacitores e indutores.
[0018] Mais especificamente, dito dispositivo de detecção do sistema (1) é disposto próximo ou em contato com o corpo de um equipamento médico, de modo que o dito sensor de áudio fica numa distância de no máximo dezenas centímetros do equipamento médico, enquanto o referido sensor de vibração fica preferencialmente em contato físico com o corpo do equipamento médico ou ainda disposto no corpo do dispositivo de detecção de modo a vibrar quando o equipamento médico vibra.
[0019] Para tanto, dito dispositivo de detecção faz uso de meios de fixação que compreendem pelo menos uma abraçadeira com pelo menos dois pontos de contato com o corpo do equipamento médico, fixação por ventosas, fixação por fita dupla face, ou quaisquer outros meios de fixação não destrutivos e não invasivos, isto é, que não causem a quebra do equipamento médico e que não necessitem de sua abertura ou modificação.
[0020] O já o referido sensor de áudio do dispositivo de detecção monitora continuamente o áudio ambiente, de modo a detectar um som correspondente a um alarme do equipamento médico monitorado.
[0021] Em outro aspecto da presente invenção, o sistema (1) permite a configuração do limite mínimo ou intensidade mínima do sinal detectado pelo sensor de áudio que represente uma condição de alarme do equipamento médico. Assim, por padrão, inicialmente o sistema (1) define um valor de intensidade mínima para que o sensor de áudio atue, evitando que outras fontes de áudio ativem o sensor indevidamente.
[0022] Dito valor de intensidade mínima refere-se a valores ajustáveis de grandezas físicas, como resistência elétrica, tensão elétrica, corrente elétrica, potência elétrica, intensidade sonora, temperatura, tempo, pressão ou quaisquer outras grandezas físicas as quais sua determinação permite o ajuste de quando os sensores do sistema (1) devem atuar.
[0023] A intensidade mínima pode ser configurada com valores distintos pelo sistema (1), visto que diferentes equipamentos médicos podem apresentar alarmes com diferentes intensidades sonoras. Assim, o sistema (1) da presente invenção se torna versátil para ser aplicado em diversos equipamentos médicos diferentes.
[0024] Os referidos equipamentos médicos incluem quaisquer equipamentos médicos que emitam alarmes sonoros ou vibratórios, como monitores de função cerebral, eletrocardiógrafos, oxímetros, ventiladores mecânicos ou respiradores, entre outros.
[0025] Em outro aspecto da presente invenção, o sensor de áudio do dispositivo de detecção do sistema (1) da presente invenção é preferencialmente um microfone com pelo menos uma saída de sinal digital que é acionada quando o valor de intensidade mínima é atingido.
[0026] Ainda, dito sensor de áudio é dotado de uma saída de sinal analógico, permitindo que o sistema (1) leia e memorize os valores analógicos, de modo que a intensidade mínima pode ser configurada a partir dos valores analógicos detectados pelo sensor. Ademais, o sensor de áudio é dotado de um potenciómetro que permite também a configuração da intensidade mínima de atuação do sensor.
[0027] Portanto, o valor de intensidade mínima para atuação do sensor de áudio pode ser configurado tanto digitalmente através da programação do sistema (1), quanto mecanicamente por meio de ajuste do potenciómetro.
[0028] Em outro aspecto da presente invenção, o sensor de vibração do dispositivo de detecção do sistema (1) da presente invenção é preferencialmente um sensor piezoelétrico e possui as mesmas características de funcionamento do sensor de áudio, isto é, possui uma intensidade mínima para atuação, a qual pode ser configurada pela programação do sistema (1) ou também através de um potenciômetro.
[0029] Assim, em caso de vibração durante uma condição de alarme do equipamento médico, o sensor de vibração, em contato físico com o corpo do equipamento médico ou vibrando com o corpo do dispositivo de detecção, emite um sinal elétrico para o microcontrolador, que identifica a condição de alarme do equipamento médico.
[0030] Para aumentar a confiabilidade da detecção do sensor de vibração, o sistema (1) pode ser configurado para validar a condição de alarme por vibração apenas após a detecção da vibração contínua por tempo preestabelecido, evitando assim que um choque mecânico casual seja erroneamente considerado como uma condição de alarme.
[0031] Preferencialmente, os sensores de áudio e de vibração do sistema (1) da presente invenção atuam independentemente, contudo, caso seja necessário para identificar corretamente um dado equipamento médico, os sensores podem atuar de forma dependente, isto é, validando a ativação do alarme de um equipamento médico apenas quando ambos os sensores forem ativados em suas intensidades mínimas.
[0032] Portanto, com o dispositivo de detecção disposto numa distância próxima o suficiente do equipamento médico monitorado, o dispositivo pode detectar com precisão e confiabilidade a fonte de alarme, sem que outros equipamentos médicos em condição de alarme ou outras fontes sonoras possam prejudicar a detecção.
[0033] Em outro aspecto da presente invenção, o dispositivo de detecção dispõe também de LEDs que identificam a energização do sistema (1) e também a atuação dos sensores. O LED de energização do sistema possui cor distinta dos LEDs de sinalização de atuação dos sensores, estes que podem permanecer ligados quando há a detecção de um alarme ou podem oscilar em diferentes padrões de iluminação, como em um padrão liga-desliga até que o alarme cesse.
[0034] Os LEDs de sinalização são preferencialmente LEDs de alta intensidade do tipo RGB, os quais podem variar suas cores. A variação de cores é um aspecto importante da presente invenção, pois facilita a identificação do local exato ou do equipamento médico correto em condição de alarme, principalmente em ambientes com grande área.
[0035] Por exemplo, num primeiro cenário em que mais de um sistema (1) de detecção e monitoramento da presente invenção esteja monitorando mais de um equipamento médico em diferentes pontos dentro de uma mesma área, a definição de cores distintas para os LEDs de sinalização de cada sistema (1) pode facilitar a localização de cada equipamento médico em alarme, pois é fornecida mais uma forma de diferenciação entre cada sistema (1) atuando simultaneamente.
[0036] Num segundo cenário em que mais de um profissional de saúde lida com mais de um equipamento médico num mesmo ambiente, as cores distintas para os LEDs de sinalização também auxiliam na identificação do equipamento médico correto para qual cada profissional está responsável.
[0037] Ainda, as cores distintas dos LEDs permitem a segmentação de áreas ou equipamentos médicos de acordo com as cores emitidas, melhorando a organização e ação dos profissionais de saúde.
[0038] As cores dos LEDs de sinalização podem ser configuradas pelo sistema (1) da presente invenção e podem ser informadas através dos dados enviados pelo sistema (1) para os dispositivos móveis dos profissionais, o que facilita a identificação do equipamento médico no momento em que o profissional visualiza os dados no dispositivo móvel.
[0039] Em outro aspecto da presente invenção, o microcontrolador do sistema (1) da presente invenção gerencia o funcionamento do sistema e é responsável pelo controle do dispositivo de detecção e pelo controle de um módulo de comunicação que envia dados para uma base de dados online ou para redes de telefonia móvel.
[0040] Assim, o microcontrolador controla o envio, recebimento e processamento de todos os sinais do sistema (1) e compreende pelo menos um dos seguintes elementos: memória, microprocessador, portas de entrada e saída, conversor analógico-digital, conversor digital-analógico, temporizador e módulo de comunicação sem fio de rádio frequência.
[0041] Quando qualquer um dos sensores do dispositivo de detecção da presente invenção detecta o alarme de um equipamento médico, o microcontrolador aciona os LEDs de sinalização do dispositivo de detecção e envia dados correspondentes para os dispositivos móveis cadastrados através de seu módulo de comunicação sem fio.
[0042] O módulo de comunicação sem fio do sistema (1) da presente invenção permite o envio e recebimento de dados através de rádio frequência, que inclui a rede Wi-Fi de 2,4GHz ou a rede de telefonia móvel ou celular que faz uso de estações rádio base para envio e recebimento de SMS para dispositivos móveis.
[0043] Assim, o sistema (1) da presente invenção permite o envio dos dados de detecção de alarme tanto para uma base de dados online quanto para redes de telefonia celular, permitindo o uso tanto de Wi-Fi quanto de SMS para envio dos dados.
[0044] Em outro aspecto da presente invenção, podem ser utilizadas diferentes bases de dados online, sendo utilizada preferencialmente a base de dados Firebase Realtime Database, a qual permite o armazenamento, acesso de usuários cadastrados e envio e recebimento dos dados de alarme coletados pelo sistema (1) da presente invenção.
[0045] A base de dados online ainda permite que usuários cadastrados acessem os dados de alarme diretamente na base de dados a partir de navegadores de internet ou através de aplicativos em dispositivos móveis, tanto no sistema iOS quanto no sistema Android.
[0046] Portanto, um profissional de saúde cadastrado no sistema (1) da presente invenção ou na base de dados online pode receber e acessar os dados de alarme emitidos pelo sistema (1) por meio de dispositivos móveis.
[0047] Os dispositivos móveis incluem telefones celulares, smartphones, tablets, laptops, computadores, relógios inteligentes, entre outros dispositivos com acesso à rede Wi-Fi ou á rede de telefonia celular.
[0048] Em outro aspecto da presente invenção, os dados de alarme enviados pelo sistema (1) compreendem informações de identificação do equipamento médico monitorado, como o tipo do equipamento, código de identificação do equipamento, local do equipamento, cor do LED de sinalização, padrão de oscilação do LED de sinalização, identificação do profissional médico responsável, informações de contato do profissional ou área médica responsável, data, horário, informações de identificação do paciente, entre outros dados.
[0049] Em outro aspecto da presente invenção, o sistema (1) possui energização em baixa potência e tensão, preferencialmente com tensão de 3,3V, 5V, 9V, 12V, 20V ou baixas tensões equivalentes, sendo energizado independentemente dos equipamentos médicos monitorados.
[0050] Com isso, o sistema (1) da presente invenção é energizado com fontes de energia que compreendem baterias, pilhas, carregadores portáteis, fontes de tensão contínua, entre outras, sendo o sistema (1) conectado à fonte de energia por conectores convencionais, preferencialmente conector do tipo USB.
[0051] A energização independente provê maior versatilidade ao sistema (1) da presente invenção, pois dessa forma, o sistema (1) pode ser aplicado a qualquer equipamento médico emissor de alarme, sem depender de suas saídas de energia e sem depender de tomadas com a rede alternada.
[0052] Portanto, o sistema (1) de detecção e notificação de alarmes de equipamentos médicos da presente invenção provê dois meios de detecção de alarmes de diferentes equipamentos médicos, sendo adaptável às características de alarme de cada equipamento médico, além de permitir a visualização através de LEDs e envio de notificações de alarmes para dispositivos móveis dos profissionais de saúde tanto por Wi-Fi quanto por SMS.
[0053] Deve ficar entendido que a presente descrição não limita a aplicação aos detalhes aqui descritos e que a invenção é capaz de outras modalidades e de ser praticada ou executada em uma variedade de modos, dentro do escopo das reivindicações. Embora tenham sido usados termos específicos, tais termos devem ser interpretados em sentido genérico e descritivo, e não com o propósito de limitação.

Claims (10)

  1. “SISTEMA (1) DE DETECÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE ALARMES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS”, para detectar alarmes de equipamentos médicos e enviar notificações sobre os alarmes, caracterizado pelo fato de compreender
    • - um dispositivo de detecção;
    • - um microcontrolador; e
    • - meios de fixação do sistema (1) ao corpo de um equipamento médico,
    em que o dispositivo de detecção compreende um sensor de áudio, um sensor de vibração e LEDs, de modo que ditos sensores de áudio e vibração monitoram e detectam em tempo real o som e a vibração emitidos, respectivamente, por um equipamento médico; sendo que o microcontrolador controla o dispositivo de detecção, de modo que recebe e processa os sinais dos sensores, controla o acionamento dos LEDs, além de controlar um módulo de comunicação sem fio que envia dados para uma base de dados online ou para um dispositivo móvel;
  2. “SISTEMA (1) DE DETECÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE ALARMES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os sensores de áudio e de vibração são configurados com um valor de intensidade mínima que define quando os sensores devem atuar na captação de um som ou de uma vibração, dita intensidade mínima que é configurada através de programação digital do sistema (1) ou através de potenciômetro;
  3. “SISTEMA (1) DE DETECÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE ALARMES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os meios de fixação compreendem pelo menos uma abraçadeira dotada de pelo menos dois pontos de contato com o corpo do equipamento médico, ou pelo menos uma ventosa, ou fita dupla face, ou quaisquer outros meios de fixação não destrutivos e não invasivos ao equipamento médico;
  4. “SISTEMA (1) DE DETECÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE ALARMES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os LEDs compreendem um LED de energização do sistema (1) e LEDs de sinalização de condição de alarme, de modo que os LEDs de sinalização podem variar suas cores ou seu padrão de iluminação;
  5. “SISTEMA (1) DE DETECÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE ALARMES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o microcontrolador compreender pelo menos um dos elementos: memória, microprocessador, portas de entrada e saída, conversor analógico-digital, conversor digital-analógico, temporizador e módulo de comunicação sem fio de rádio frequência;
  6. “SISTEMA (1) DE DETECÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE ALARMES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os dados enviados pelo sistema (1) para a base de dados online ou para um dispositivo móvel compreendem informações de identificação do equipamento médico monitorado, como o tipo do equipamento, código de identificação do equipamento, local do equipamento, cor do LED de sinalização, padrão de oscilação do LED de sinalização, identificação do profissional médico responsável, informações de contato do profissional ou área médica responsável, data, horário, informações de identificação do paciente, entre outros dados;
  7. “SISTEMA (1) DE DETECÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE ALARMES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os dados são enviados pelo sistema (1) através de um módulo de comunicação de rádio frequência que inclui comunicação via Wi-Fi ou comunicação por redes de telefonia celular;
  8. “SISTEMA (1) DE DETECÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE ALARMES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS”, de acordo com as reivindicações 1 e 7, caracterizado pelo fato de que os dados podem ser recebidos e visualizados por usuários cadastrados na base de dados online ou no sistema (1), e são acessíveis por aplicativos de dispositivos móveis ou por navegadores de internet;
  9. “SISTEMA (1) DE DETECÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE ALARMES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS”, de acordo com as reivindicações 1 e 8, caracterizado pelo fato de que os dispositivos móveis compreendem telefones celulares, smartphones, tablets, laptops, computadores, relógios inteligentes, entre outros dispositivos móveis com acesso à rede Wi-Fi ou à rede de telefonia celular;
  10. “SISTEMA (1) DE DETECÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE ALARMES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado peio fato de que o sistema (1) possui fonte de energização independente do equipamento médico monitorado e compreende fontes como baterias, pilhas, carregadores portáteis ou outras fontes de tensão contínua.
BR102021022187-9A 2021-11-05 Sistema de detecção e notificação de alarmes de equipamentos médicos BR102021022187A2 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102021022187A2 true BR102021022187A2 (pt) 2023-05-23

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP7321214B2 (ja) ワイヤレス患者監視システムおよび方法
US11825536B2 (en) Patient-worn wireless physiological sensor with pairing functionality
US11457808B2 (en) Patient monitoring device with remote alert
ES2612562T3 (es) Sistema para el seguimiento a distancia de pacientes
US20120220835A1 (en) Wireless physiological sensor system and method
KR102309022B1 (ko) 인공지능 기반의 생체 신호 원격 모니터링 시스템
WO2004089202A1 (ja) 生体情報監視システム
US11633139B2 (en) Self-contained EEG recording system
BR102012005038A2 (pt) método, sistema e aparelho para monitoramento cardíaco contínuo em um indivíduo
RU2753720C2 (ru) Устройство для наблюдения, зонд для исследования и система наблюдения
Banerjee et al. Heartbeat monitoring using iot
US10667687B2 (en) Monitoring system for physiological parameter sensing device
KR102606782B1 (ko) 웨어러블 다중 생체 신호 측정장치
BR102021022187A2 (pt) Sistema de detecção e notificação de alarmes de equipamentos médicos
US20200121198A1 (en) Multi-parameter vital signs monitoring device for early warning score system
US11005575B2 (en) Wireless sensors in medical environments
KR101474223B1 (ko) 수면 무호흡 감지 장치 및 이를 이용한 방법
US20220110589A1 (en) Disposable device for remote biomedical monitoring
Singh et al. Internet of Things-Based Integrated Remote Electronic Health Surveillance and Alert System: A Review
BR102019001101A2 (pt) Sistema de gestão da ocupação de leitos hospitalares, sistema de monitoramento de pacientes em ambiente hospitalar ou sob atenção domiciliar e dispositivo de monitoramento
CN111489836A (zh) 一种远程医疗一体化管理系统
Soppimath et al. Human Health Monitoring System Using IoT and Cloud Technology-Review
CN215128517U (zh) 一种基于物联网的居家无线健康监测系统
CN117357099A (zh) 一种监护患者姿态设备及系统
NL1037330C2 (en) APPARATUS FOR MONITORING PHYSIOLOGICAL INFORMATION OF PATIENT.