BR102021013578A2 - Sistema para injúria fisiológica de microrganismos e vegetais com o uso de micro-ondas - Google Patents

Sistema para injúria fisiológica de microrganismos e vegetais com o uso de micro-ondas Download PDF

Info

Publication number
BR102021013578A2
BR102021013578A2 BR102021013578-6A BR102021013578A BR102021013578A2 BR 102021013578 A2 BR102021013578 A2 BR 102021013578A2 BR 102021013578 A BR102021013578 A BR 102021013578A BR 102021013578 A2 BR102021013578 A2 BR 102021013578A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ground
applicator
microwaves
cavity
resonant cavity
Prior art date
Application number
BR102021013578-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Marcos Aurélio Corrêa Machado
José Lavaquial Biosca Neto
Rafael Nunes Segantine
Original Assignee
Microondas Desenvolvimentos E Tecnologias Ltda Epp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Microondas Desenvolvimentos E Tecnologias Ltda Epp filed Critical Microondas Desenvolvimentos E Tecnologias Ltda Epp
Priority to BR102021013578-6A priority Critical patent/BR102021013578A2/pt
Publication of BR102021013578A2 publication Critical patent/BR102021013578A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01BSOIL WORKING IN AGRICULTURE OR FORESTRY; PARTS, DETAILS, OR ACCESSORIES OF AGRICULTURAL MACHINES OR IMPLEMENTS, IN GENERAL
    • A01B47/00Soil-working with electric potential applied between tools and soil
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01MCATCHING, TRAPPING OR SCARING OF ANIMALS; APPARATUS FOR THE DESTRUCTION OF NOXIOUS ANIMALS OR NOXIOUS PLANTS
    • A01M21/00Apparatus for the destruction of unwanted vegetation, e.g. weeds
    • A01M21/04Apparatus for destruction by steam, chemicals, burning, or electricity

Landscapes

  • Catching Or Destruction (AREA)

Abstract

SISTEMA PARA INJÚRIA FISIOLÓGICA DE MICRORGANISMOS E VEGETAIS COM O USO DE MICROONDAS constituído por um aplicador de micro-ondas compreendendo uma cavidade ressonante móvel (60), em forma de paralelepípedo achatado com suas faces maiores horizontais paralelas ao solo, dita cavidade estando sustentada por uma plataforma de suporte (50) rebocada por trator, onde a face superior(57b) da cavidade está provida de uma pluralidade de subconjuntos geradores de micro-ondas (56), e cuja face horizontal inferior, voltada para o solo, é aberta. As faces menores, verticais, de dita cavidade são providas em suas bordas inferiores de cortinas condutoras flexíveis (58) que formam prolongamentos de ditas faces em direção ao terreno e impedem o espalhamento dos campos eletromagnéticos para o ambiente. Cada subconjunto gerador de micro-ondas (56) é constituído por uma válvula magnetron (56b) acoplada a uma corneta tronco-cônica (56a) cuja boca (56c) se abre para o interior da cavidade (57a).

Description

SISTEMA PARA INJÚRIA FISIOLÓGICA DE MICRORGANISMOS E VEGETAIS COM O USO DE MICRO-ONDAS Campo da invenção
[001] Refere-se a presente invenção a um sistema para injúria fisiológica de vegetais e/ou agentes contaminantes tais como microrganismos, insetos, fungos, bactérias, protozoários, metazoários etc., por meio de micro-ondas.
Antecedentes da invenção
[002] Nos cultivares de toda espécie, é mister tanto o controle de agentes infestantes como o provimento de meios para a aceleração da colheita. Esta última atividade é uma prática muito comum que tem três objetivos: uniformizar a área da cultura, controlar plantas daninhas e outros agentes contaminantes e antecipar a colheita.
[003] Tradicionalmente utilizam-se nessa prática agentes químicos dessecantes, que nada mais são que herbicidas utilizados no controle de plantas infestantes tais como o Paraquat e o Diquat. No caso da soja, por exemplo, a dessecação pré-colheita com o uso de herbicida possibilita ao produtor uma antecipação média de cinco dias, acarretando a vantagem de antecipar o plantio do milho safrinha.
[004] No processo de dessecação via herbicida a planta vai morrer rapidamente e o trabalho precisa ser executado de forma dinâmica e em consonância com os dados pesquisados sobre a previsão do tempo. É fundamental que o produtor esteja atento a essas informações, antes de optar pela dessecação, pois o excesso de chuvas pode prejudicar o trabalho de colheita e ocasionar perdas. Com efeito, se ocorrer a demora na colheita após a dessecação química, o produtor pode ter surpresas desagradáveis como, por exemplo, perdas com abertura de vagens, maior incidência de grãos “ardidos” e até germinação da soja no próprio pé, dentro da vagem, caso ocorra excesso de umidade na lavoura por período prolongado.
[005] Essa situação não ocorre quando o processo é feito utilizando a técnica de dessecação por micro-ondas, mediante utilização do aparato descrito a seguir, e cuja utilidade abrange, além da dessecação das culturas, a descontaminação do solo pré-plantio, provendo a eliminação de plantas daninhas e de agentes infestantes tais como bactérias, fungos, protozoários, etc.
[006] A ocorrência de agentes infestantes nas plantações de diversas culturas provoca perdas que não se limitam unicamente à produtividade, mas também interferem sobre outros fatores de produção economicamente importantes para a cultura, tais como: qualidade da matéria prima, colheita, perdas no transporte e no processamento.
[007] Em razão das algumas culturas apresentarem um padrão de desenvolvimento com características de cultura perene, (cana de açúcar, eucalipto, seringueira por exemplo) populações de agentes infestantes interferem significativamente na longevidade das mesmas, especialmente no inicio da plantação. Cultura canavieira plantadas em solo de boa fertilidade, adubadas convenientemente e com características físicas de solo adequadas, que poderíam atingir elevado grau de produtividade e número de cortes (6 a 8), terão sua produtividade e longevidade afetadas, dependendo do grau de infestação a que são expostas.
[008] A utilização de herbicidas é uma prática condicionada por situações partieulares de cada unidade produtora. Estas condições estão ligadas a uma série de fatores, tais como, às alternativas de plantio de lavouras em rotação, disponibilidade de produtos e de máquinas para aplicação, etc.
[009] Quando se busca o controle de plantas infestantes em áreas cultivadas, as aplicações em pré-emergência ou em pós-emergência inicial são as mais indicadas para a diminuição da população das infestantes. A população de plantas infestantes, bem como a intensidade de ocorrência, são fatores importantes para a definição dos produtos a serem utilizados.
[0010] Pode-se dizer que as plantas infestantes estão sempre presentes e seu controle feito de forma inadequada ou deficiente é imediatamente visível, refletindo-se em maior ou menor dano na produção final.
[0011] Estima-se que cerca de 1.500 espécies de plantas infestantes habitam 0 agroecossistema de regiões produtoras do mundo. Essas plantas competem com as culturas por água, luz, nutrientes e espaço, causando perdas significativas no rendimento agrícola.
[0012] Para citar um exemplo a Cyperus rotundus é uma das espécies daninha que por sua interferência em uma cultura como a de cana de açúcar causa redução de 28% na produção agrícola, deixando de produzir 2.240 kg de açúcar por hectare. Outras plantas infestantes importantes como Sorghum halepense, Cynodon dactylon e Rottboellia exaltata chegam a causar reduções na ordem de 53, 45 e 80% respectivamente.
[0013] Dentre as plantas infestantes que interferem nas culturas, algumas espécies apresentam ciclo de vida anual e outras, perene. Entre as de ciclo de vida anual pode-se citar: Brachiaria plantaginea, Digitaria horizontalis, Cenchrus echinatus, Eleusine indica, Ipomea sp, Amaranthus sp, Portulaca oleraceae, Bidens pilosa, Acanthospermum hispidum, Euphorbia heterophylla, Emilia sonchifolia, Commelina sp, Sonchus oleraceus, Ageratum conysoides, Richardia brasiliensis, Croton lobatus, Chamaesyce hirta. As principais espécies infestantes de ciclo de vida perene são: Cynodon dactylon, Panicum maximum, Brachiaria decumbens, Brachiaria mutica, Sorghum halepense, Paspalum maritimum, Cyperus rotundus e Sida sp. Características como o ciclo de vida, são consideradas por ocasião da escolha do método de controle das plantas infestantes a ser empregado, pois não existe um herbicida de atuação generalizada com atuação eficiente.
[0014] A garantia de sustentabilidade e competitividade no setor agrícola depende, entre outros fatores, de uma base agrícola que atenda a padrões cada vez mais exigentes em termos de qualidade, produtividade e responsabilidade social e ambiental. Entre os fatores responsáveis pelos ganhos de produtividade está o uso de diferentes métodos de controle das plantas daninhas, isolados ou combinados, visando eficiência, baixo impacto ambiental e diminuição dos custos de produção.
[0015] O setor agrícola vem procurando aperfeiçoar as práticas de aplicação de herbicidas, como forma de reduzir despesas e diminuir os impactos negativos advindos do contato indesejado de produtos não-seletivos com a lavora desejada. Na escolha do herbicida ou da formulação a ser usada avalia-se os riscos e benefícios do uso do produto, considerando a forma de aplicação, a importância econômica e os riscos para culturas e áreas não-alvo. A aplicação ideal de um herbicida pressupõe colocar a quantidade certa de ingrediente ativo no alvo desejado, com a máxima eficiência e da maneira mais econômica possível.
[0016] Em áreas onde o controle químico é adotado, a deriva de herbicidas tem sido relatada com freqüência sendo considerado um dos maiores problemas da agricultura.
[0017] Em aplicações dirigidas de produtos não-seletivos, como no caso dos herbicidas á base de glifosato, a própria cultura pode ser afetada pelo contato com o herbicida, podendo causar intoxicação, queda no crescimento e até a morte das plantas.
[0018] Outras formas de controle de plantas invasoras na lavoura podem ser feitas por controle biológico, eletrocussão, etc.
[0019] O mesmo se aplica aos insetos e suas larvas, fungos, protozoários e metazoários, onde o controle é feito por pesticidas (inseticidas, fungicidas e outros venenos químicos) e por controle biológico.
[0020] A utilização de outras formas de controle de plantas infestantes ou invasoras dentro de uma cultura tem sido objeto de estudos e desenvolvimentos de equipamentos e métodos dos mais diversos.
[0021] Para citar, tem-se as patentes concedidas a equipamentos que utilizam micro-ondas, o primeiro MU7700561-9 denominado Enxada Eletrônica e o segundo MU 7701802-8U denominado Multienxada Eletrônica os quais se propõem a eliminar plantas invasoras mediante o aquecimento superficial do solo pela irradiação por micro-ondas.
[0022] A Fig. 1 ilustra a Enxada Eletrônica, que é um equipamento manual portado por um operador que também carrega às costas um gerador portátil (não ilustrado) que produz a energia elétrica necessária. O referido equipamento compreende uma haste 1 cuja extremidade superior (não ilustrada) está provida de uma empunhadura para manejo pelo operador. Na região inferior, detalhada na figura, estão providos os elementos da enxada alojados numa carcaça 7, compreendendo um transformador 3, uma válvula magnetron 5, uma hélice 4 de dispersão e refrigeração e uma aba direcionadora 6. Devido ao fato de utilizar a força física e a habilidade do operador, esse equipamento é pouco eficiente, além de não ser adequado a solos agrícolas de grandes extensões.
[0023] A Multienxada Eletrônica, objeto da patente MU 7701802-8 consiste simplesmente no agrupamento de uma pluralidade de enxadas eletrônicas, montada sobre uma estrutura metálica e puxada por um trator, segundo mostrado na Fig. 2. Dentre os inconvenientes desse sistema destaca-se o fato de que a hélice de dispersão, devido à proximidade com o solo, pode ficar atochada com terra e mesmo travada. Ademais, a aba direcionadora não provê um adequado casamento de impedâncias com o magnetron, nem resulta numa distribuição uniforme das micro-ondas.
[0024] Um inconveniente dos equipamentos acima descritos é a ausência de dispositivos atenuadores de fuga de micro-ondas. Por se tratar de um equipamento de emissão aberta, não há qualquer garantia contra a dispersão de campos eletromagnéticos que assim podem atingir tanto operador, o que é um fato gravíssimo, quanto as plantas de interesse.
[0025] Um aperfeiçoamento da tecnologia revelada nesses documentos encontra-se descrito no pedido PI1006303-0, intitulado “Sistema para Controle de Plantas Infestantes, Insetos, Fungos, Bactérias, Protozoários, Metazoários com o Uso de Micro-ondas”.
[0026] Nesse pedido, leva-se em conta a necessidade de maior penetração das micro-ondas no solo (15 cm), pois a inespecificidade objetiva de um eliminador de plantas invasoras ou infestantes, bem como suas sementes, é de alcançar o maior número de espécies possíveis abrigadas no subsolo. Essa característica é obtida utilizando-se válvulas magnetrons de alta eficiência e potência e com temperatura de trabalho controlada preferencialmente em valores abaixo de 50 graus centigrados, fonte de potência compatível e capacitores de alto desempenho.
[0027] As figuras 3 a 6 ilustram o sistema proposto naquele pedido, cujos principais aspectos são resumidos a seguir.
[0028] Segundo se observa na Fig. 3, o aparato, ora pertencente ao estado da técnica e de domínio público, compreende um trator agrícola 10 que reboca o sistema de controle, o qual compreende uma plataforma 11 atrelada ao trator, na qual estão montados dois suportes móveis 12 cujo posicionamento vertical é provido por braços hidráulicos 13 Segundo mostra essa figura e detalhado nas figuras 5 e 6, encontram-se fixados ao dito suporte, diversos subconjuntos geradores de micro-ondas 14, posicionados de modo a prover uma cobertura adequada da faixa de solo situada sob o dito suporte. Uma vez que a energia de micro-ondas deve ser direcionada em direção ao solo, é provida uma barreira condutora 15 destinada a confinar a radiação à faixa desejada e bloquear a fuga da radiação eletromagnética para os lados. Preferencialmente, esta barreira bloqueadora é flexível e constituída por elementos metálicos (tais como correntes) suspensos do dito suporte.
[0029] O diagrama esquemático simplificado de cada subconjunto gerador de micro-ondas 14 está mostrado na Fig. 4. Segundo este diagrama, um oscilador magnetron 18, alimentado por uma fonte de alta tensão 17 produz uma radiação eletromagnética de alta freqüência (aproximadamente 2450 MHz) sendo esta radiação encaminhada, através do guia de onda 19 a um circulador 20 que atua como isolador seletivo, deixando passar para a porta 2 a energia introduzida na porta 1, e desviando para a porta 3 a energia refletida pelo solo evitando seu retomo até o magnetron. O guia de onda ligado à porta 3 encaminha a energia refletida para uma carga dissipativa (não ilustrada) de acordo com a técnica conhecida.
[0030] A energia proveniente do magnetron que sai através da porta 2 é encaminhada a um sintonizador 21 o qual, através de um ou mais stubs (não ilustrados) provê o casamento de impedâncias entre o gerador e a carga que, no caso, é representada pelo solo. Ao sair do sintonizador, a energia passa por um guia de ondas bifurcado 22 e um colimador de feixes 23, que dirige a radiação eletromagnética em direção ao solo. Um circuito de controle 24 permite controlar a potência do sinal gerado pelo magnetron.
[0031] Ainda de acordo com as figuras, o suporte móvel 11 está montado numa plataforma fixada na parte traseira do trator, servindo esta plataforma como apoio para dispositivos auxiliares. Alguns destes dispositivos estão indicados na Fig. 3, e compreendem um reservatório de água, um reservatório de líquido iônico 27, destinado á aspersão de solo antes do tratamento com micro-ondas, tendo por finalidade modificar as características elétricas desse solo e uma bomba pressurizadora 26 do líquido iônico.
[0032] A Fig. 6 é uma vista posterior do suporte móvel 11 sobre o qual estão montadas as fontes de energia eletromagnética. Nessa figura pode-se observar o provimento da roda 32 que fica em contato com a superfície do solo. Esta roda está montada na extremidade de uma haste vertical 33 tipos cremalheiras, cujos dentes engrenam numa engrenagem 34, o conjunto desses elementos servindo para controlar a altura entre o suporte móvel e o solo, mediante um subsistema servo-controlado. Essa figura ainda ilustra os elementos de aterramento que penetram no solo de modo a evitar o acúmulo de cargas elétricas no equipamento. Numa versão preferida da invenção, tais elementos compreendem as hastes de aterramento 35 cuja profundidade de penetração no solo é de cerca de 20cm.
[0033] Um problema observado nesse aparato está relacionado com o guia de onda bifurcado 22, o qual, ao dividir as micro-ondas produzidas pelo magnetron produz a atenuação da potência irradiada. Tal redução diminui a área coberta de solo e a profundidade de penetração das micro-ondas, o que pode resultar na redução da eficácia do método, seja deixando áreas do trecho percorrido pelo implemento sem receber micro-ondas ou seja, devido ás micro-ondas não alcançarem a profundidade necessária para atingir as sementes das plantas infestantes, uma vez que a potência reduzida seria absorvida pelos estratos mais rasos do solo, não restando potência para os estratos mais profundos.
[0034] Com efeito, os guias de ondas de perfil retangular uniforme foram desenvolvidos para uso em conjunto com cavidades ressonantes multimodais, uma vez que as micro-ondas transmitidas por essas guias tendem a se combinar no interior dessas cavidades, resultando um campo uniforme em todos os pontos das mesmas. Na presente aplicação, onde as micro-ondas são aplicadas diretamente sobre o solo, tais guias promovem a queda de eficiência do processo, já que, devido á inexistência de cavidades ressonantes, não ocorre a recombinação das micro-ondas irradiadas, o que traz como consequência o aparecimento de regiões do solo não iluminados por micro-ondas. Disso resulta que as sementes e mudas de plantas infestantes, bem como outros organismos infestantes, deixarão de ser neutralizados nessas regiões.
[0035] Outro inconveniente do aparato descrito é o fato de que podem ocorrer faiscamentos na barreira formada pelas correntes de metal, e as faíscas podem incendiar a palha seca adjacente.
[0036] Ο pedido de patente BR112019012593-0 intitulado Aparelho e Método de Aplicação de Energia de Micro-ondas, Dispositivo de Extermínio de Erva Daninha, Parasita, Bactérias, Fungos, Esporo ou Semente, Dispositivo de Esterilização, Condicionamento ou Nitrificação de Solo e Dispositivo de Secagem, descreve um aparato rebocado por um trator ou veículo equivalente, o qual pode ser visto em perspectiva na Fig. 7. Tal aparato compreende pelo menos uma fonte de energia de micro-ondas, acoplada a um aplicador que tem uma face de emissão de energia eletromagnética que compreende um ressonador dielétrico voltado para o terreno.
[0037] De forma mais detalhada, a Fig. 7 mostra uma plataforma 40 e um motor-gerador 41, fontes de alimentação 30, magnetrons 32 e sintonizadores 34. As micro-ondas na saída de cada sintonizador são encaminhadas, através de guias de ondas articulados 36, 16, 38 aos ressonadores 42 que espalham as micro-ondas sobre o terreno numa faixa 43. Os rodízios 46 tem a função de manter os ditos ressonadores a uma determinada altura sobre o terreno.
[0038] Segundo se evidencia na figura, as micro-ondas são aplicadas sobre 0 terreno de forma descontínua, em faixas de largura 44, porém deixando sem tratamento as regiões intermediárias 45. Para cobrir todo o terreno, será necessário pelo menos um passe adicional, com o aparato deslocado lateralmente de modo a serem irradiadas as ditas regiões intermediárias. Trata-se de uma operação problemática, que exige precisão no posicionamento lateral e que, se mal executada, deixará partes do terreno sem tratamento.
Objetivos da invenção
[0039] Em vista do exposto, tem a presente invenção o objetivo de controlar a germinação e crescimento de plantas infestantes em culturas agrícolas de uso comercial ou de subsistência, e também de insetos e suas larvas e ovos, fungos, bactérias, protozoários, metazoários no substrato de cultura com uso de micro-ondas.
[0040] Outro objetivo é o de evitar o aparecimento de regiões do solo não atingidas pelas micro-ondas, assegurando destarte o controle uniforme de todos os organismos infestantes.
[0041] Outro objetivo é dispensar o uso de pulverizador de solução iônica, uma vez que as guias de onda são dimensionadas a otimizar o efeito, independente do tipo de solo e umidade.
[0042] Outro objetivo é permitir que sejam utilizadas válvulas de microondas de frequências variadas, tais como 915MHz, 2450 MHz ou 5100 MHz.
[0043] Outro objetivo da presente invenção, é o de evitar o faiscamento na barreira bloqueadora e a consequente possibilidade de incendiar o mato seco adjacente.
[0044] Mais outro objetivo é prover a dessecação de determinadas culturas, particularmente a soja, na época da colheita.
[0045] Ainda outro objetivo é possibilitar a dessecação pré-plantio, ou dessecação antecipada, prática essa, utilizada para eliminar toda a vegetação existente em uma área antes da semeadura de uma determinada cultura, o que inclui plantas daninhas e restos de culturas antecessoras.
Descrição resumida da invenção
[0046] Os objetivos acima bem como outros são atingidos pela invenção mediante a utilização de um aplicador de micro-ondas compreendendo uma cavidade ressonante móvel, a qual está sustentada por uma plataforma de suporte rebocada por trator ou assemelhado, dita cavidade tendo sua dimensão transversal, isto é, sua largura, correspondendo à largura da dita plataforma e onde dito aplicador compreende uma pluralidade de subconjuntos geradores de micro-ondas acoplados a dita cavidade.
[0047] De acordo com outra característica da invenção, dita cavidade ressonante tem o formato de um paralelepipedo achatado com as faces maiores horizontais e paralelas ao solo na posição de utilização do dispositivo, onde a face inferior, voltada para o solo, de dito paralelepípedo é aberta.
[0048] De acordo com outra característica da invenção, cada dito subconjunto gerador de micro-ondas compreende uma válvula magnetron acoplada a uma cometa tronco-piramidal.
[0049] De acordo com outra característica da invenção, as bocas de ditas cometas estão acopladas à face maior superior da cavidade paralelepipédica.
[0050] De acordo com outra característica da invenção, dita plataforma de suporte está provida de equipamentos acessórios compreendendo pelo menos um motor-gerador de energia elétrica para alimentação dos magnetrons.
[0051] De acordo com outra característica da invenção, as faces menores, verticais, de dita cavidade são providas em suas bordas inferiores de saias condutoras flexíveis que formam prolongamentos de ditas faces em direção ao terreno.
[0052] De acordo com outra característica da invenção, cada radiador tipo cometa é provido em seu interior de um conjunto de lâminas condutoras estendendo-se em leque até a boca da cometa, cuja função é uniformizar a distribuição do campo eletromagnético irradiado.
[0053] De acordo com outra característica da invenção, dita plataforma de suporte está provida de meios de ajuste da posição vertical de dito aplicador. Descrição das figuras
[0054] As demais características e vantagens da invenção tomar-se-ão evidentes através da descrição de uma concretização preferida, fornecida a título exemplificativo e não limitativo, e das figuras que a ela se referem nas quais:
[0055] A figura 1 ilustra a enxada eletrônica vista em corte.
[0056] A figura 2 mostra uma multi-enxada eletrônica atrelada a um trator.
[0057] As figuras 3 a 6 mostram um implemento aperfeiçoado, conforme pedido de patente PI1006303-0.
[0058] A figura 7 mostra outro implemento do estado da técnica, onde a radiação eletromagnética é aplicada ao solo através de ressonadores dielétricos planos.
[0059] A figura 8 ilustra o sistema da invenção com o aparato aplicador na posição de sua utilização.
[0060] A figura 9 mostra um detalhe em que o aparato aplicador está levantado.
[0061] A figura 10 mostra o aparato aplicador levantado, visto de outro ângulo.
[0062] A figura 11 é uma vista em perspectiva de uma das cometas utilizadas na invenção.
[0063] A figura 12 é uma vista em corte de uma das cometas da invenção. Descrição detalhada da invenção
[0064] Segundo ilustrado nas figuras 8 a 10, compreende o sistema proposto um implemento acoplado a um trator agrícola compreendendo um reboque 50, que compreende uma plataforma onde estão montados um motor-gerador 61 e reservatório de combustível 62, tanques de água e de líquido iônico 52, 53 e bomba pressurizadora 54.
[0065] A referida plataforma serve de sustentação para o aplicador de micro-ondas 60, o qual compreende uma cavidade ressonante 57 em forma de paralelepípedo achatado, com seu plano principal horizontal, isto é, paralelo ao solo. Segundo mostra a Fig. 9, sobre a face superior 67 da cavidade paralelepipédica 57 está montada uma pluralidade de subconjuntos irradiantes de micro-ondas 56, cada um dos quais compreendendo uma cometa tronco-piramidal 56a e respectiva válvula magnetron 56b, segundo ilustrado na Fig. 11.
[0066] De acordo com a Fig. 10, que é uma vista inferior do aplicador de micro-ondas, as bocas 56c das ditas cometas tem suas terminações na face superior 57b da cavidade, abrindo-se nesta de modo a lançar no interior 57a de dita cavidade as micro-ondas geradas pelos ditos magnetrons. O fato de ser provida uma pluralidade de magnetrons e serem estas válvulas e respectivas cometas instalados em uma multiplicidade de posições faz com que 0 campo eletromagnético no interior da cavidade 57a resulte uniforme e isento de pontos cegos. Uma vez que a face inferior da cavidade 57 é aberta e voltada em direção ao solo, as micro-ondas são aplicadas ao terreno de maneira uniforme em toda a largura da faixa de terreno 67 sendo tratada, onde a largura 65 dessa faixa equivale à dimensão transversal 66 do aplicador 60, a qual, por sua vez, corresponde à largura da plataforma 50. Verifica-se, portanto, a existência de vantagem da invenção com relação á técnica existente (tal como aquela descrita no pedido BR112019012593-0) onde sobram faixas não tratadas de terreno. Ao contrário da técnica conhecida, tem-se, no sistema ora proposto, uma faixa única e contínua de solo tratado 67, sem os intervalos não tratados 45 como é o caso dos sistemas do estado da técnica.
[0067] Segundo ilustrado nas figuras, o dito aplicador é provido de hastes laterais de aterramento 59, bem como de “saias” ou abas flexíveis 58 que se estendem a partir das bordas inferiores das paredes laterais da cavidade ressonante em direção ao solo. Essas abas, constituídas por um polímero condutor, formam uma barreira que tem a função de prover o fechamento lateral da cavidade ressonante, evitando o extravasamento da energia de micro-ondas e, dessa forma, protegendo o operador. Preferencialmente, o polímero condutor tem propriedades resistivas, o que evita o aparecimento de faíscas, que seria o caso se a barreira fosse constituída por correntes metálicas.
[0068] As figuras 11 e 12 detalham o subconjunto irradiante de micro-ondas 56, 0 qual compreende uma cometa tronco-piramidal 56a, no qual é montada uma válvula magnetron 56b, sendo mostrado ainda o conjunto de lâminas condutoras 64 que se estendem em leque desde a região da garganta até a boca 56c da cometa, formam canais divergentes entre a garganta e a boca 56c da cometa. A função desses canais é prover uma distribuição uniforme o campo irradiado pela cometa.
[0069] Segundo os princípios da invenção, as freqüências de operação variam entre 960MHz e 5,8GHz, sendo preferida a frequência de 2,45GHz.
[0070] Além do controle de pragas no solo, o sistema ora proposto também é útil na dessecação de diversas culturas na época da colheita.
[0071] Com efeito, é sabido que a dessecação para a pré-colheita, ou colheita antecipada, é uma prática muito usada para antecipar a retirada dos grãos na lavoura e ganhar mais em produtividade, especialmente no caso da soja.
[0072] Tradicionalmente, a dessecação é realizada mediante a pulverização de um herbicida, tal como o Paraquat ou o Diquat, no estádio R7.1, período caracterizado pelo início de amadurecimento das folhas. Trata-se de uma prática muito comum que tem três objetivos: uniformizar a área da soja, controlar plantas daninhas e antecipar a colheita, pois o produtor obtém uma antecipação média de cinco dias, o que antecipará o plantio do milho safrinha.
[0073] Ao se efetuar a dessecação por meios químicos a planta vai morrer rapidamente e o trabalho precisa ser executado de forma dinâmica e deve ser feito em consonância com os dados pesquisados sobre a previsão do tempo. É fundamental que o produtor esteja atento a essas informações, antes de optar pela dessecação, pois o excesso de chuvas pode prejudicar o trabalho de colheita e ocasionar perdas.
[0074] Ao pulverizar o dessecante é preciso tomar muito cuidado para que não haja deriva, ou seja, que o dessecante seja transportado pelo vento para lavouras próximas. Isso se deve ao fato de que o herbicida não é seletivo e sua ação ocorre principalmente pelo contato.
[0075] Tais problemas não existem quando a dessecação é feita por aplicação de micro-ondas. Vantajosamente, o sistema ora proposto pode ser utilizado para irradiar as culturas diversas, além da soja, podendo-se citar: algodão, arroz, batata, feijão, etc.
[0076] Isso se deve ao fato de que, ao contrário dos sistemas conhecidos, a altura do aplicador sobre o solo pode ser ajustada pelo manejo da lança 55. Assim sendo, o acionamento do dispositivo de controle 51 permite movimentar a lança que sustenta o aplicador 60, permitindo que a altura deste seja adaptada ao porte da cultura submetida à dessecação.
[0077] No caso específico da soja, o processo de dessecação deve ser iniciado na fase conhecida como o estágio R7 de desenvolvimento, onde boa parte das folhas já estão amareladas. A partir desse ponto, a planta já finalizou o transporte de nutrientes para os grãos e já atingiu o pico de matéria seca e está apenas perdendo água.
[0078] Se bem que a invenção tenha sido descrita tomando por base uma concretização preferida, deve-se entender que modificações poderão ser feitas por técnicos no assunto, desde que permanecendo dentro do conceito inventivo básico. Assim, por exemplo, não obstante as figuras terem mostrado os subconjuntos radiantes 56 dispostos regularmente espaçados, de modo a ficarem alinhados tais subconjuntos nas diferentes filas, o sistema proposto poderá empregar espaçamentos em que não ocorra tal alinhamento ou, ainda, sejam tais subconjuntos espaçados de forma aleatória ou pseudo-aleatória.
[0079] De acordo, a invenção deve ser considerada com estando definida pelo conjunto de reivindicações que se segue.

Claims (10)

  1. SISTEMA PARA INJÚRIA FISIOLÓGICA DE MICRORGANISMOS E VEGETAIS COM O USO DE MICROONDAS constituído por um implemento que compreende uma pluralidade de subconjuntos geradores de microondas (56) compreendendo cornetas piramidais e válvulas magnetron, montados em uma plataforma móvel, a qual está provida de meios de aterramento (59) e de meios de controle de altura sobre o solo (51, 55), dita plataforma estando instalada numa estrutura de suporte (50) rebocada por um trator ou assemelhado, caracterizado pelo fato de dita plataforma consistir essencialmente de um aplicador (60) compreendendo uma cavidade ressonante (57) configurada como um paralelepípedo achatado tendo suas faces maiores (67) paralelas ao solo e com sua dimensão transversal (68) correspondendo à largura de dita estrutura de suporte (50), onde as bocas (56c) das cornetas tronco-piramidais compreendidas em ditos subconjuntos (56) tem suas terminações na face maior superior (57b) da dita cavidade ressonante e onde a face maior inferior da dita cavidade ressonante é aberta e voltada para o solo.
  2. SISTEMA de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a região do terreno tratada pelo aplicador consistir em uma faixa única contínua (67) com largura (67) correspondente à largura (66) do aparato aplicador (60) e irradiada de forma contínua pelas microondas em toda a sua largura.
  3. SISTEMA de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de cada dita corneta piramidal estar provida em seu interior de uma pluralidade de canais divergentes formados por lâminas condutoras (64) que se estendem desde a região da garganta até a boca (56c) da corneta.
  4. SISTEMA de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de dito aparato (60) ser provido de uma “saia” ou aba flexível (58) que se prolonga em direção ao solo a partir das bordas inferiores das paredes laterais da cavidade ressonante, onde dita aba é constituída por um polímero condutor.
  5. SISTEMA de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de dito polímero condutor ter propriedades resistivas.
  6. SISTEMA de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato das válvulas magnetron (56b), dos subconjuntos geradores de microondas (56), operarem numa faixa de frequência compreendida entre 960MHz e 5,8GHz.
  7. SISTEMA de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de a frequência de operação das válvulas magnetron ser de 2,45GHz.
  8. SISTEMA de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado pelo fato de compreender uma lança de sustentação (55) do aplicador (60), associada a um dispositivo de controle (51).
  9. SISTEMA de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de prover a dissecação de culturas pré-colheita mediante ajuste da altura do aplicador (60) provida pela mudança de posição da lança de sustentação (55).
  10. SISTEMA de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de prover a descontaminação do terreno pré-plantio, eliminando plantas daninhas e agentes infestantes compreendendo bactérias, fungos e protozoários.
BR102021013578-6A 2021-07-09 2021-07-09 Sistema para injúria fisiológica de microrganismos e vegetais com o uso de micro-ondas BR102021013578A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102021013578-6A BR102021013578A2 (pt) 2021-07-09 2021-07-09 Sistema para injúria fisiológica de microrganismos e vegetais com o uso de micro-ondas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102021013578-6A BR102021013578A2 (pt) 2021-07-09 2021-07-09 Sistema para injúria fisiológica de microrganismos e vegetais com o uso de micro-ondas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102021013578A2 true BR102021013578A2 (pt) 2023-01-17

Family

ID=84922989

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102021013578-6A BR102021013578A2 (pt) 2021-07-09 2021-07-09 Sistema para injúria fisiológica de microrganismos e vegetais com o uso de micro-ondas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102021013578A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Parish A review of non-chemical weed control techniques
US5141059A (en) Method and apparatus for controlling agricultural pests in soil
US7601936B2 (en) Microwave system and method for controling the sterlization and infestation of crop soils
US6401637B1 (en) Microwave energy applicator
McWhorter Johnsongrass as a weed
Phillips A new technique of controlling weeds in sorghum in a wheat-sorghum-fallow rotation in the Great Plains
KR101225931B1 (ko) 토양멸균기
US20120091123A1 (en) Microwave system and method for controlling the sterilization and infestation of crop soils
US7560673B2 (en) Device for soil sterilization, insect extermination, and weed killing using microwave energy
BR102021013578A2 (pt) Sistema para injúria fisiológica de microrganismos e vegetais com o uso de micro-ondas
Bezpal'ko et al. Ways to increase the yield capacity of winter wheat and spring barley on the basis of applying pre-sowing seed irradiation with extra high frequencies microwave field in the conditions of Eastern Forest-Steppe of Ukraine
RU2463772C2 (ru) Способ борьбы с дикорастущей коноплей путем подсева борщевика сосновского
Reddy et al. Small farm mechanization technologies and transfer strategies
CN104798566A (zh) 一种杞柳的抗虫扦插育苗方法
JPH03503603A (ja) 米およびその他の作物の栽培装置およびその栽培方法
WO2018096542A1 (en) A field pesticide system and a method for eliminating pests
Gupta et al. Bio-efficacy of propaquizafop herbicide against weeds in sesame (Sesamum indicum L.)
EP4185106B1 (en) System for controlling the growth of weeds
RU2115316C1 (ru) Способ уничтожения сельскохозяйственных вредителей
Sivalingam et al. Advances in weed management
CN106856961A (zh) 玉米早熟栽培方法
RU2226339C1 (ru) Способ возделывания экологически чистого картофеля
Prayana et al. Population management strategy implementation brown planthopper Nilaparvata lugens Stal.(Homoptera: Delphacidae) integrated
Lal et al. Organic weed management: an ecofriendly approach
RU2020821C1 (ru) Способ борьбы с вредителями садовых насаждений и овощных культур

Legal Events

Date Code Title Description
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: MICROONDAS DESENVOLVIMENTOS E TECNOLOGIAS LTDA EPP (BR/SP)

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]